PDA

Ver Versão Completa : Shimmy na direção apenas em determinada velocidade

Bruno Pedra
17/01/2008, 10:59
Pessoal, meu carro esta dando shimmy na direção apenas quando estou entre 40 e 60km/h se passo disso para de vibrar, alguem sabe o que pode ser isso?

Meu sistema é de barras diretas + direcao hidraulica da s10, as ponteiras são novas...

Santoro
17/01/2008, 11:49
verifique as folgas dos rolamentos da roda , há um topico aki que o leopoldo explica como fazer o procedimento.

Sergio Rocha
17/01/2008, 13:41
verifique as folgas dos rolamentos da roda , há um topico aki que o leopoldo explica como fazer o procedimento.

Verifique tb:

O aperto dos feixes de mola, da caixa de direção, das rodas e etc.

[]'

leopoldo
17/01/2008, 18:10
Shimmy de alta velocidade acompanhado de vibração:

1-O certo é começar pelos rolamentos do MUNHÃO... a pré - carga é o segredo. Os rolamentos de roda ficam para 3º plano.

2-Depois, verificar balanceamento de pneu, pressão de cada um e desgaste.

3-Depois, verificar se não tem roda empenada aí aproveita e veja os rolamentos de roda.

4-Depois, verificar se as molas não estão cada uma de um jeito.

5-Depois, verificar o caster.

SE tudo está certo e o jeep shimma, vai colocar amortecedor de direção

Lucas Nassif
30/05/2008, 22:31
Pessoal,

meu Jeep começou com o tal Shimmy, apenas na faixa dos 40km/h.

Estava olhando se tinha folgas na barra de direção, e percebi que há folga naquela barra que vai do setor da direção até lá na frente.
Essa folga é normal ou tem que tá justo?

Tava olhando essa barra lá, e ela não é reta. Tem 2 curvas. Agora pergunto: essa barra é reta e a minha está empenada ou tem que ter uma curvatura mesmo?

Em tempo: direção 100% original.

[]'s com shimmy.

leopoldo
30/05/2008, 23:10
1º - A barra que tem 2 curvaturas é chamada de barra de ligação e ela tem mesmo estas 2 "curvas".

2º - oque ela tem também é um ajuste naquelas porcas com rasgo em cruz e coupilhada.

3º - o ajuste vc pega no manual de manutenção do jeep na seção de downloads ... é bem simples. Mas no final, vc verá que ela tem sim uma pequena folga. Mas esta folga vc só tem certeza que é a de projeto depois do procedimento de regulagem. Para virar a porca e cruz, que é difícil, vc pode usar uma chave fixa virada de lado. Uma chave 1/8 - 5/16 deve caber lá. E não esquece de devolver as coupilhas.

4º - o shimmy de alta é sempre entre 40 e 60 km/h. è sempre na faixa que o transito está andando e vc tem que brecar para irritar todo mundo que vem atrás e chingar o jeep de veio e vc de lerdo .... é a lei de murphy.

Lucas Nassif
30/05/2008, 23:17
2º - oque ela tem também é um ajuste naquelas porcas com rasgo em cruz e coupilhada.

Ah tá...eu procurei no manual do mecanico que tenho impresso e nao achei nada parecido...mas explica aí, tem que tirar o pino de trava e ir apertando a tal porca?

jeep4x4podre
31/05/2008, 15:16
também estou com esse problema de shimmy. depois, ao frear, a caranga ficava ainda mais instável. imaginava que era algum problema no chassi em sua parte traseira, bem naquela região dos suportes dos jumelos (que já narrei em algum tópico atrás), depois fui descobrir que o bf mud 33 estava com um parafuso encravado na borracha, o que fazia perder pressão lentamente. fui ao borracheiro, gastei os tradicionais $ 10 e ainda assim ele continua instável, embora com menor intensidade. por isso não passo mais de 80 km/h e começo a pisar no freio bem antes, para não ter nenhuma surpresa desagradável depois. vou descobrir mesmo quando deixar no estaleiro. repassarei as dicas importantes do Leopoldo ao mecânico, que terá a missão de deixá-lo confiável novamente.
deixar o chassi 0 km vai ser o grande desafio na reforma do jipe podre.
abraços (com shimmy e preocupado com a alma da viatura)...

leopoldo
31/05/2008, 16:20
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204

Yuri Rodrigues
09/06/2008, 11:21
Prezados

No caso do meu Jeep CJ-5 , o problema de Shimmy era assustador qdo. eu o comprei e ao trazer para casa cerca de uns 40 km , foi uma gde aventura ,pois a coisa era feia mesmo...a vistura estava com 4 rodas e pneus da F.1000 de Ferro e a suspensão original , a primeira coisa que fiz foi trocar as rodas e peneus pelos originais 16 6 , mas mesmo assim de vez em quando mesmo em baixa velocidade e ao pegar alguma depressão no alsfalto o Jeep Shimma , meu mecanico falou que é necessario adaptar um amortecedor de direção , pois o resto esta bom / fora reparado... sera que adaptando o amortecedor de direção ( e aproveito ) para saber qual o modelo indicado , este problema de Shimmy , vai acabar ? Agradeço e aguardo um retorno...

Abraços Yuri

leopoldo
09/06/2008, 11:56
A resposta ao seu questionamento está acima.

Leia o tópico desde o começo.

Yuri Rodrigues
09/06/2008, 12:20
Prezado Leopoldo

Obrigado pela atenção !
Eu já havia lido os topicos sim , e apenas fiz um comentario mais detalhado do problema , como o mecanico citou a necessidade de se apatar então o amortecedor de direção , por favor gostaria de saber qual o melhor/ mais indicado ? todo sistema de direção do Jeep é original . Abraços Yuri
P.S. Seguindo sua valiosa informação , troquei o óleo da caixa/reduzida pelo 90 SL-4 da Castrol ! Obrigado novamente pela ajuda !!!

leopoldo
09/06/2008, 12:53
Yuri,

O amortecedor é a última opção.

Muito antes disso, o seu mecanico deve ter feito o diagnóstico, mas eu pessoalmente duvido que tenha feito, ou como deve.

Por exemplo:

1- ele levantou as rodas no cavalete, tirou o pneu, soltou a barra de direção e mediu a pré-carga do rolamento do munhão lado direito e esquerdo com a balança ?

2- inspecionou o arqueamento das molas para ver se não há exageros de um lado em relação ao outro ?

3- inspecionou e ajustou a folga do braço de ligação de direção ?

4- inspecionou a condição de balanceamento dos pneus ?

Eu teimo nisso porque na maioria das vêzes, por preguiça ou ignorância, vc fala para o mecanico do shimmy e ele vem direto na solução popular de amortecedor, sendo que as vêzes, um simples ajuste da carga nos rolamentos corrige. Isso é equivalente ao seguinte: o paciente tem dor de cabeça por causa de derrame, o medico dá um analgésico e manda para casa.

Atente para o fato que simplesmente colocar amortecedor funciona, mas em último caso, desde que vc tenha em mente que: fazendo isso sem critério, vc mascara um problema que pode ser grave ou vir a ser grave.

1º, o diagnóstico completo, depois a solução.

Yuri Rodrigues
09/06/2008, 13:41
Caro Leopoldo

Correto , antes de se tentar adaptar o amortecedor , existe uma serie de procedimentos e como a carroceria esta enclinada para esquerda ( um pouco ) creio que pode ser tambem um dos fatores, mas o certo é fazer como você indicou ! Obrigado Yuri

U

leopoldo
09/06/2008, 14:10
Exatamente Yuri,

Carroceria torta pode indicar mola em colapso, afeta a carga em cada roda, deixa um eixo torto em relação ao outro e, no final, causa o shimmy.

O shimmy deve ser entendido apenas como um sintoma que algo vai mal, ou fora de sintonia.

Lucas Nassif
09/06/2008, 15:45
... deixa um eixo torto em relação ao outro e, no final, causa o shimmy.

Leopoldo,

no FDS percebi que o eixo traseiro do meu Jeep está deslocado (torto) pra esquerda. Com isso o Jeep está puxando a direção um pouco pra direita.

Como o shimmy aqui tá brabo, eu fui tentar alinhar a direção, e com isso eu percebi que o eixo tava torto.

Agora eu não sei se ele entortou agora ou já tava desse jeito desde quando o comprei.

Será que foi o pino de centro que quebrou?
Será que essa é a causa do shimmy? (já troquei todas as ponteiras e não resolveu)

:concordo:

leopoldo
09/06/2008, 16:17
Lucas,

Se o pino quebrou, oque é improvável, a mola corre por cima da sapata. Olha a sapata e veja se ela está distribuida igualmente na mola.

Trocou as ponteiras? que ponteiras ?

O eixo é de jeep ou foi "CONFECCIONADO" nessas super oficinas de adapretação ?

Lucas Nassif
09/06/2008, 16:27
Lucas,

Se o pino quebrou, oque é improvável, a mola corre por cima da sapata. Olha a sapata e veja se ela está distribuida igualmente na mola.

Trocou as ponteiras? que ponteiras ?

O eixo é de jeep ou foi "CONFECCIONADO" nessas super oficinas de adapretação ?

As ponteiras que me referi são os terminais de direção.

OBS.: o eixo é de Jeep mesmo.

leopoldo
09/06/2008, 19:44
Bom, o eixo parece estar torto quando uma mola está mais arqueada que outra.

Outro fator é o posicionamento da carroceria.

Pega uma trena e sai medindo as distancias entre borda de carroceria e chassis e entre borda da banda de rodagem do pneu e o chassis.

Compara esquerdo e direito e vc descobre se está torto ou não.

Olha o jeep por trás e confira o paralelismo dos jumelos.

chegue a uma conclusão.

Agora, o shimmy normalmente é problema de munhão, agravados por esses itens acima .... e os já mencionados.

Lucas Nassif
09/06/2008, 19:49
Compara esquerdo e direito e vc descobre se está torto ou não.

Que o eixo está torto eu não tenho duvidas.

Passei uma linha de pesca no centro da roda dianteira e levei-a até a roda traseira, passando no centro tbm.

Acontece que na dianteira, a linha pega na parte da frente e de trás do pneu. Já na roda traseira, a linha só pega ou na parte da frente ou na parte de trás do pneu, dependendo do lado em que eu estiver com a linha.

leopoldo
09/06/2008, 20:51
Lucas, vamos definir bem o problema:

ou

o eixo está torto (eixo torto mesmo)

ou

O eixo etá deslocado

escolha para poder seguir em frente

Bruno Pedra
10/06/2008, 09:01
Lucas, vamos definir bem o problema:

ou

o eixo está torto (eixo torto mesmo)

ou

O eixo etá deslocado

escolha para poder seguir em frente

Leopoldo, me tira uma duvida...

Jumelos revolveres e pé embaixo nos obstaculos podem resultar em deslocamento do eixo?

leopoldo
10/06/2008, 10:18
Não necessáriamente pelo jumelo mas sim pelas condições de uso.

Vc precisa determinar oque está acontecendo.

O eixo pode ter sido deslocado (está deslocado da posição certa) por uma deformação PERMANENTE no chassis e/ou nos suportes e/ou na mola.

Isso é facil de verificar com uma minuciosa inspeção visual e com uma boa trena fazendo comparações entre o lado esquerdo e direito, e medindo certos pontos do chassis numa forma em X, comparando também a inclinação dos jumelos

O eixo pode estar empenado (torto, envergado, torcido).

Isso é mais difícil de ser observado a olho nú, mas eixo torto é mais comum que se imagina.

Impactos em buracos, batidas em cupinzeiros, pouso "DURO" depois de alguma manobra radical, pode empenar o dianteiro ou traseiro.

Lucas Nassif
10/06/2008, 19:00
Leopoldo, me tira uma duvida...

Jumelos revolveres e pé embaixo nos obstaculos podem resultar em deslocamento do eixo?

Não se esqueça que tem bloqueio tbm! :mrgreen:

Eu conversei com o meca e ele ficou de olhar amanhãã. Tudo indica que o pino de centro sifú. Amanhã ou ddepois falo no que deu.

Lucas Nassif
18/08/2008, 21:49
Eu conversei com o meca e ele ficou de olhar amanhãã. Tudo indica que o pino de centro sifú. Amanhã ou ddepois falo no que deu.

Ae galera, vamos lá!

Como disse, o meca ficou de dar uma olhada no sistema de direção do meu jeep, por causa do shimmy. Pois bem, o Jeep ficou na oficina 2 dias, e de acordo com o meca, o problema era só o alinhamento da direção. Disse que as rodas dianteiras estavam muito 'fechadas'.

Ele corrigiu o alinhamento, e ficou nota 10, adeus shimmy!

Andei 1 mes só alegria, e agora o Jeep voltou com o shimmy, porém na casa dos 20km/h.

Hoje a noite peguei uns 15 km de BR com o Jeep e o shimmy não apareceu hora nenhuma, mas foi só entrar na cidade de novo e tava lá ele com o mal-de-Parkinson!

Será que novamente o Jeep está desalinhado?

Lembrando que todas as ponteiras de direção sao novas.

O Jeep de um amigo meu estava com esse problema, só que no dele acontecia entre 30 e 60 km/h. Depois de muitos dias de luta, ele descobriu que eram os parafusos da barra da direção que estavam ruins, e as barras giravam com o Jeep em movimento, desalinhando a direção com frequencia.

[]'s com Mal-de-Parkinson no Jeepão! :parede:

leopoldo
18/08/2008, 22:03
Isso pode indicar empenamento de disco de freio.

Na montagem de pneus não foi feito aperto em cruz e as rodas estão ligeiramente fora de centro.

Em casos de shimmy, analise completamente.

Lucas Nassif
18/08/2008, 22:09
Isso pode indicar empeneeanto de disco de freio.

Na montagem de pneus não foi feito aperto em cruz e as rodas estão ligeiramente fora de centro.

Em casos de shimmy, analise completamente.

Caro Leopoldo,

tenho algumas dúvidas:

:arrow: Das 5 porcas da roda dianteira direita, 1 está praticamente sem rosca, ou seja, ela não tá servindo pra nada. Pode ser isso??

:arrow: Sábado a tarde um amigo meu virá aqui em casa para tentar me ajudar a solucionar esse problema. Tem alguma técnica de fazer (ou conferir) o alinhamento da direção 'in home'??

:arrow: Pelo shimmy só aparecer na casa dos 20 a 30km/h, ajuda em algo? Tem alguma causa especifica que só causa shimmy nessa velocidade?

Abraço,
Lucas Nassif.

leopoldo
18/08/2008, 22:24
sim
não
costuma ser freio ou banda de rodagem do pneu

Lucas Nassif
19/08/2008, 21:01
Ontem a noite eu fui lá na garagem e vi que aquela porca que tinha perdido a rosca não estava mais lá.

Tirei uma das porcas que segura o estepe e pus no lugar...até aí OK!

Olhando a pinça de freio, também da roda dianteira direita, percebi que 1 daqueles pinos que trava a pastilha (onde tem uma chapinha de pressao por cima) estava quase caindo, ou seja, não estava segurando nada.

Coloquei no lugar de novo, reduzi a folga do setor (peloo parafuso de regulagem) e fui testar na rua!

Tá com shimmy ainda, deu a impressão que tá pouca coisa menos sensivel a buracos na pista, mas ainda tem o shimmy....

:parede: :parede: :parede: :parede:

Julinot
20/08/2008, 12:30
Lucas,
tome o cuidado de observar o desgaste dos pneus dianteiros. Eu acredito que eles possam estar se desgastando irregularmente... não ?

Abraços a todos...

Ontem a noite eu fui lá na garagem e vi que aquela porca que tinha perdido a rosca não estava mais lá.

Tirei uma das porcas que segura o estepe e pus no lugar...até aí OK!

Olhando a pinça de freio, também da roda dianteira direita, percebi que 1 daqueles pinos que trava a pastilha (onde tem uma chapinha de pressao por cima) estava quase caindo, ou seja, não estava segurando nada.

Coloquei no lugar de novo, reduzi a folga do setor (peloo parafuso de regulagem) e fui testar na rua!

Tá com shimmy ainda, deu a impressão que tá pouca coisa menos sensivel a buracos na pista, mas ainda tem o shimmy....

:parede: :parede: :parede: :parede:

Lucas Nassif
20/08/2008, 18:08
Lucas,
tome o cuidado de observar o desgaste dos pneus dianteiros. Eu acredito que eles possam estar se desgastando irregularmente... não ?

Abraços a todos...

Não sei se o desgaste de CADA pneu dianteiro está se desgastando irregularmente (parte de dentro mais gasta que a de fora, etc)... mas os 2 pneus dianteiros estão um pouco mais gastos que os traseiros.

Pelo que sei é isso.

Lucas Nassif
24/08/2008, 13:51
Problema resolvido!

leopoldo
24/08/2008, 15:24
Oque era ?

Lucas Nassif
24/08/2008, 16:15
Oque era ?

Foi um trabalho 'incansável' :-D
Sexta eu começei a mexer as 22:00hrs e terminei as 00:45! Ontem, retomei as 11:00 e terminei por completo as 16:00!! :lol:

Primeiro mexi na roda dianteira direita e a ponteira da direção que vai ligado naquele munhão. Como não tinha a balança pra ver a carga de esterçamento, fui no sentimento mesmo, mas logo vi que tinha algo errado. Estava muuuuito leve, bastava só encostar o dedo e ele esterçava todo pra fora (a pinça do freio pesava). Então, convencido que de tinha algo errado, tirei os 4 parafusos do toquinho de cima, e lá tinham 2 calços. Retirei os 2 calços, montei o toquinho com 7 kg de torque em cada parafuso.
Novamente, estercei o munhao, pelo sentimento, e não estava neem macio nem muito pesado. Bom, depois disso, ae eu já dei uma revisada no freio dianteiro, montei tudo, os braços da direção, pus a roda e beleza! Vamos para o outro lado...

Na roda dianteira direita, fiz a mesma coisa. So que o munhão estava esterçando 'normal', não estava leve nem pesado. Tirei o toquinho de cima, e não tinha nenhum calço. Deixei como estava, montei o toquinho, torqueei com 7kgs também, fiz aquele serviço o freio, montei, recoloquei a ponteira de direção, pus a roda e já tava pronto!

Bom, esse foi o serviço do sábado.

No domingo, conferi aperto dos jumelos, abraçadeiras que seguram o feixe, e outras coisas. Fazendo uma análise mais detalhada, percebi uma pequena folga naquela peça que fica embaixo do radiador (esqueci o nome).

Então, lá vem mais serviço: tirei radiador, hélice, e polia da bomba dágua. Tentei apertar mais aquela porca de cima, mas não ia. Então, retirei-a e pus mais 2 arruelas de calço (ja tinha 1 lá).

Apertei e a folga já era!

Montei a polia, radiador, enxi-o de água.

Proximo passo: Conferir alinhamento da direção!

In home mesmo, medi a distancia da parte da frente dos pneus dianteiros. Deu 1,57 mts...Depois medi a parte traseira dos pneus dianteiros: 1,575...

A direção estava convergente, 5 milimetros de diferença, então resolvi deixá-la como está.

Proximo passo: Alinhar o volante. Como não tinha o cachimbo pra tirar o cubo da coluna, retirei o volante do cubo, usando uma chave allen. Depois do volante alinhado, e uma folga de quase 90 graus (isso mesmo).....

Proximo passo: reduzir a folga do setor.

Usando uma chave de fenda e uma chave boca/estria 17mm, soltei aquela porca lateral do setor e fui apertando aquele parafuso de fenda, até obter uma resistencia. Depois, reapertei a porca, e fui conferir a folga no volante ...por incrivel que pareça, a folga não chega nem a 30°!!! Ficou ótimo.

Quase certo que tinha conseguido (finalmente) resolver o problema, ontem, as 22 hrs, fui pra rua ... A 500mts de casa tem um trecho com muito buraco, e ele sempre dava shimmy lá...não tinha jeito!

Pois bem, passando naquela rua, o jeep passou uma maravilha, não puxou pros lados, não shimbou, não fez absolutamente nada de errado....Que isso, a direção ficou muuuuito justa, só tem uma pequena folga no setor da direção. Do setor até as rodas, nao tem 1mm de folga!!

Fiquei muito satisfeito, que havia conseguido resolver o problema que me perseguia a 2 anos.

Agora sim, acho que a verdadeira causa do shimmy foi solucionada: regulagem dos rolamentos do munhão!! Entao, pude concluir que os inumeros serviços que o meca fez na direção para acabar com o shimmy, foi só um desfarce temporário....

Bom,
andando um pouco mais, sempre buscando o pior asfalto, não teve jeito: convenci que o shimmy tinha dado adeus.

Hoje já andei nele de novo, e realmente o shimmy já era....agora, espero que continue assim por um bom tempo!!

Abraços e obrigado a todos que me ajudaram.

Lucas Nassif.

Lucas Nassif
10/11/2008, 21:36
Atualizando sobre a "saga do Shimmy"....

Após 1 mês de felicidade, andando com um JEEP WILLYS sem shimmy, a felicidade foi embora:roll:. O shimmy voltou, de novo!!! :parede: :parede: :parede:
Na mesma faixa de velocidade de antes, de 0 a 30km/h!!

Isso foi numa sexta, e eu tinha uma trilha longa no sabado de manhã! (O shimmy apareceu logo enquanto "testava" o Jeep na city, na sexta a noite - 21 hrs +/-)

Mesmo sabendo que corria um enorme risco de não ir na trilha no sábado, na sexta a noite mesmo, quando cheguei em casa, tirei radiador, helice, correia, e tudo mais para ter acesso a uma peça lá que estava com folga (não sei o nome, mas é esta da foto abaixo). Coloquei mais 2 arruelas antes da porca (já tinham 2 lá:twisted:) e a folga sumiu:palmas:. Serviço concluido quase as 0 horas de sábado:lol: e fui pra trilha, rindo atoa!!! :dance: :lol:

Outro dia o c@r@io desse shimmy voltou, e já "sabia" que era aquela peça de novo que estava com folga. Justamente, era nela mesmo. Só que, não cabiam mais arruelas lá, tinha que desmontar pra embuxar.

Concluindo:

hoje retirei a tal peça, mesmo com o dedão da mão direita enfaixado (resultado do serviço do FDS passado:mrgreen:). Já lavei tudo com gasola e amanha se der vou levar em um torneiro para re.embuxar.

A folga está entre o furo maior (ui!) e o pino/parafuso!!

Sergio Rocha
10/11/2008, 21:49
Atualizando sobre a "saga do Shimmy"....

Após 1 mês de felicidade, andando com um JEEP WILLYS sem shimmy, a felicidade foi embora:roll:. O shimmy voltou, de novo!!! :parede: :parede: :parede:
Na mesma faixa de velocidade de antes, de 0 a 30km/h!!

Isso foi numa sexta, e eu tinha uma trilha longa no sabado de manhã! (O shimmy apareceu logo enquanto "testava" o Jeep na city, na sexta a noite - 21 hrs +/-)

Mesmo sabendo que corria um enorme risco de não ir na trilha no sábado, na sexta a noite mesmo, quando cheguei em casa, tirei radiador, helice, correia, e tudo mais para ter acesso a uma peça lá que estava com folga (não sei o nome, mas é esta da foto abaixo). Coloquei mais 2 arruelas antes da porca (já tinham 2 lá:twisted:) e a folga sumiu:palmas:. Serviço concluido quase as 0 horas de sábado:lol: e fui pra trilha, rindo atoa!!! :dance: :lol:

Outro dia o c@r@io desse shimmy voltou, e já "sabia" que era aquela peça de novo que estava com folga. Justamente, era nela mesmo. Só que, não cabiam mais arruelas lá, tinha que desmontar pra embuxar.

Concluindo:

hoje retirei a tal peça, mesmo com o dedão da mão direita enfaixado (resultado do serviço do FDS passado:mrgreen:). Já lavei tudo com gasola e amanha se der vou levar em um torneiro para re.embuxar.

A folga está entre o furo maior (ui!) e o pino/parafuso!!

Essa peça tem o apelido de "chifre de viado" :mrgreen:E costuma dar folga.

[]'

Lucas Nassif
10/11/2008, 21:57
Essa peça tem o apelido de "chifre de viado" :mrgreen:E costuma dar folga.

[]'

Hahahahhaha, Chifre de Viado!!!:mrgreen: :mrgreen: Dessa eu não sabia!!! :lol: :lol:

Na época do shimmy, eu pedi ao nosso amigo KIM que me passasse algumas dicas. Ele falou pra que eu balançasse aquelas barras da direção e percebesse se ia ter folga e que se tivesse era uma peça que ficava embaixo do radiador! ( e que folga lá é sinônimo de shimmy na certa)

Dito e feito!!! :lol: :lol:

Agora eu pergunto: observando a 3a foto do meu último post, eu fiquei meio "encucado" com aquela bucha de (???)cobre(???). Ela tem aqueles "rasgos" mesmo???? (no caso, seria para 'acumular' graxa??) :pensativo: :pensativo:

Abrs.

Kim
10/11/2008, 22:00
Opa!

Os rasgos são obrigatórios em peças que são engraxadas!

Servem para distribuir a lubrificação!

Lucas Nassif
10/11/2008, 22:08
Opa!

Os rasgos são obrigatórios em peças que são engraxadas!

Servem para distribuir a lubrificação!

Faala KIM, como estás??

Bem, então meu raciocínio não estava muito errado!!:mrgreen:

Mas aqui, ao fazer o embuxamento, o torneiro sabe que tem que fazer os rasgos ou tenho que avisar pra ele fazer??:pensativo:

netuno
10/11/2008, 22:15
Braço angular + pino da direção

a.veiga
10/11/2008, 22:46
acabei de trocar todo este conjunto!! :p inclusive o "chifre de viado" hahahahah !!!!
e parece q o Shimmy sumiu, só rodando mais pra ter certeza!!!
[]´s Shimmados

Lucas Nassif
10/11/2008, 22:51
acabei de trocar todo este conjunto!! :p inclusive o "chifre de viado" hahahahah !!!!
e parece q o Shimmy sumiu, só rodando mais pra ter certeza!!!
[]´s Shimmados

Boaa!!

Tomara que o shimmy daqui vá embora logo tbm!!:-D

Em tempo: Ali onde vai a bucha, alguém já experimentou colocar "rolamento"???

Kim
10/11/2008, 22:57
Faala KIM, como estás??

Bem, então meu raciocínio não estava muito errado!!:mrgreen:

Mas aqui, ao fazer o embuxamento, o torneiro sabe que tem que fazer os rasgos ou tenho que avisar pra ele fazer??:pensativo:

Geralmente ele sabe como fazer, não precisa muita explicação!

Lucas Nassif
10/11/2008, 23:19
Geralmente ele sabe como fazer, não precisa muita explicação!

Certo!!

Mas vasculhando na net eu achei o kit do pino com a bucha pra vender. Na Donatti custa R$ 43,55 e no Oxford, R$ 24,00. Ambos da marca UDEX!

Ao meu ver, comprando tudo pronto (na Oxford, claro) ficaria mais barato do que o serviço do torneiro.

http://www.stormecom.com.br/oxfordbr/loja/loja_detalhes.asp?cod_produto=127

http://www.stormecom.com.br/oxfordbr/loja/loja_popup.asp?img=../images/produtos/11527-350x350.jpg

Essa UDEX é boa ou é porcaria???

:?

Kim
10/11/2008, 23:32
Fico te devendo tal resposta.

Mais a fotim é bunitinha!!!!!!!!!!

Julinot
11/11/2008, 07:22
Depois de revisar tudo o quanto se recomenda neste forum para acabar - ou pelo menos minimizar - o shimmi, ainda ficou um shimminho residual que se manifestava por volta de 45 a 50 Km/h quando passava por alguma irregularidade do asfalto... sim, porque a essa vertiginosa velocidade eu só poderia estar no asfalto mesmo, não ?! Aí eu resolvi instalar o bendito amortecedor de direção - que segundo o que li aqui não acaba com as causas do shimmi, apenas mascara. O resultado foi que até agora não deu mais o maldito shimmi. Se o amortecedor mascara, então ele faz isso muito bem. Eu recomendo... depois de todas as outras medidas que aqui se recomenda.

Abraços a todos...

Lucas Nassif
11/11/2008, 19:49
É capaz de eu comprar um amortecedor desse também, caso um 'shimmyzinho' persista!!

Julinot
11/11/2008, 22:35
O meu é de Kombi... novinho e baratinho... se bem que eu nem me lembro quanto custou.

Abraços a todos...

coloma
14/11/2008, 22:13
Depois de revisar tudo o quanto se recomenda neste forum para acabar - ou pelo menos minimizar - o shimmi, ainda ficou um shimminho residual que se manifestava por volta de 45 a 50 Km/h quando passava por alguma irregularidade do asfalto... sim, porque a essa vertiginosa velocidade eu só poderia estar no asfalto mesmo, não ?! Aí eu resolvi instalar o bendito amortecedor de direção - que segundo o que li aqui não acaba com as causas do shimmi, apenas mascara. O resultado foi que até agora não deu mais o maldito shimmi. Se o amortecedor mascara, então ele faz isso muito bem. Eu recomendo... depois de todas as outras medidas que aqui se recomenda.

Abraços a todos...
o meu CJ5 parece ate que anda com mal de parkinson basta passar dos 50km pronto ja viu nao é?queria saber de vc qual foi o amortecedor de direção que vc comprou pois na minha cite tem muito ferro e quero aproveitar e ver logo isso para ver se resolvo essa doença.

SERGIO MOLLO
15/11/2008, 09:57
Coloma; no meu pus o da F250, que é mais reforçado, tem quem coloque o da D20 tambem.

coloma
15/11/2008, 23:05
Coloma; no meu pus o da F250, que é mais reforçado, tem quem coloque o da D20 tambem.
Tu lembra do valor da F250???

Julinot
16/11/2008, 13:03
Coloma... põ da Kombi.
Mas antes revisa tudo o que recomendam aqui no fórum.
O amortecedor é a última coisa... ajuste fino.
Por enquanto tá dando certo.

Abraços a todos...

SERGIO MOLLO
17/11/2008, 16:47
Coloma; Eu comprei numa revenda Ford, em nome de um mecânico amigo meu e saiu por R$ 90,00. Mas o preço de balcão era de R$ 135,00.
Abs:concordo:

Lucas Nassif
17/11/2008, 18:27
Hoje chegou a bucha e o pino do braço angular.
Já troquei a bucha usando uma prensa (quase 6ton pra tirar a velha) e se der hoje a noite ainda instalo lá no Jeep.

Ja já trago notícias!!

Abrss.

Lucas Nassif
19/11/2008, 20:39
Ja já trago notícias!!

Bom, ontem finalizei a instalação do braço angular, bem como as barras da direção.

Hoje fui pra rua testar, e o shimmy ainda estava lá...a uma velocidade beeem baixa (menor do que antes > 0 a 20km/h). Quando o shimmy aparece, só resolve com o pezão no freio.

Como nas barras não tem folga alguma mais, eu pensei na possibilidade desse shimmy ser causa de um mal alinhamento das rodas. O alinhamento que fiz foi no olhômetro, então estou achando que pode ser isso.

O que vocês acham???

Abrs.

Julinot
21/11/2008, 12:30
Com certeza... sem alinhar não dá para pensar em resolver o Shimmi.

Abraços a todos...

Bom, ontem finalizei a instalação do braço angular, bem como as barras da direção.

Hoje fui pra rua testar, e o shimmy ainda estava lá...a uma velocidade beeem baixa (menor do que antes > 0 a 20km/h). Quando o shimmy aparece, só resolve com o pezão no freio.

Como nas barras não tem folga alguma mais, eu pensei na possibilidade desse shimmy ser causa de um mal alinhamento das rodas. O alinhamento que fiz foi no olhômetro, então estou achando que pode ser isso.

O que vocês acham???

Abrs.

megadeth
21/11/2008, 12:42
Ae pessoal... tenho uma dúvida besta, mas enfim... resolví postar! :)

É o seguinte... tb estava penando com esse lance do shimmy e aproveitei na reforma que está nos finalmentes e instalei o amortecedor de direção. Realmente, o volante não treme mais, e aparentemente blz.
Porém, ouço de vez em quando, apesar da direção estar normal, a famogerada "cantada" de pneu quando o shimmy ocorria e refletia na direção.
Pergunta: apesar de não mais chacoalhar a direção, essa vibração ds rodas não é ainda deveras prejudicial à viatura?

Vlw!

Caio

coloma
21/11/2008, 13:17
Coloma; Eu comprei numa revenda Ford, em nome de um mecânico amigo meu e saiu por R$ 90,00. Mas o preço de balcão era de R$ 135,00.
Abs:concordo:
bote umas fotos para mim é melhor assim eu posso visualizar e mostrar para meu mecanico pois eu nao entendo nada .
Andrea coloma

coloma
21/11/2008, 13:18
SE VC PUDER POSTAR ALGUMAS FOTOS TE AGRADEÇO OU ENVIAR PARA MEU EMAIL
coloma2@hotmail.com

Cavalheri Junior
21/11/2008, 18:19
Pessoal..
estava com problema de shimmy e depois de gastar muito dinheiro (troquei amortecedor de direção, terminais das barras de direção, tirei todo o jogo da caixa de direção, balanceei e alinhei os pneus, troquei o 4 amortecedores, nivelei os feixes de molas traseiro...e mais algumas coisinhas....) levei o jipe em um outro moleiro e o mesmo me disse que havia sido trocado o jumelo dianteiro (a parte da frente é fixa e jumelos na parte traseira). o feixe de mola trabalha bem proximo ao chassi, o problema é que o antigo dono trocou o jumelo para deixar o jipe mais alto e diferencial ficou torto (para tras). O Moleiro colocou uma cunha (de tras para frente), e o não tive mais problema de shimmy........espero que possa ajudar alguem....Sou novato...se falei alguma besteira, por favor, me corrijam!!!!!!
abraços.
145306

145307

Lucas Nassif
21/11/2008, 18:48
Com certeza... sem alinhar não dá para pensar em resolver o Shimmi.

Abraços a todos...

Na quarta a noite fiz o ainhamento novamente pelo olhômetro. (estava beem fora).

Mais a noite, fui conferir folgas na suspensão, e encontrei o Jumelo dianteiro esquerdo folgado, no chassi. Como tenho 2 jumelos iguais atoa aqui, troquei. A folga parou, mas deu pra perceber que o problema está no furo do chassi, onde vai o pino do jumelo. Lá deve ser embuxado.

Depois de montar tudo e reapertar a direção, saí com ele ontem.

NADA DE SHIMMY!!!!

Andei beeeem devagar em alguns trechos de asfalto ruim, para tentar provocar um shimmy, mas ele não apareceu.

Dá pra ver que ele está esperando uma oportunidade para isso [as vezes ele ameaça, mas não desenvolve], mas mesmo assim não deu nada. Estou com planos de conferir o alinhamento da direção em aparelhos, embuxar os jumelos, lubrificar tudo direito e quem sabe um amortecedor de direção.

Abrss..

coloma
23/11/2008, 00:59
se alguem tiver fotos do amortecedor de direção ja instalado por favor poste aqui pois preciso mostrar isso ao meu mecanico (meu pai rsrsrsrsrsr):D

Lucas Nassif
23/11/2008, 10:03
Agora estou tentando resolver um shimmy do Jeep de um amigo!!! A coisa tá feia, o shimmy é violento, de 30km/h pra cima!!! (Direção hidráulica do Opala).

Ontem fui fazer a regulagem do munhão. No lado esquerdo tinham 2 calços e tava muuuito leve. Retirei os 2 e fiz o aperto dos parafusos com o munhão em movimento, como manda o figurino.

Fui pro lado direito, e o munhão estava beem leve também, mas não haviam calços nenhum. Quando o munhão tá leve e não tem calços, o que fazer????
Rolamentos já eram??

Abrs.

megadeth
24/11/2008, 14:51
SE VC PUDER POSTAR ALGUMAS FOTOS TE AGRADEÇO OU ENVIAR PARA MEU EMAIL
coloma2@hotmail.com

Olha na minha assinatura, no álbum de reformas. As últimas fotos são do bendito amortecedor, que me custou apenas 150 lt$. Uma pechincha pelo benefício que faz.

[]s
Caio

Lucas Nassif
06/12/2008, 22:04
Andei beeeem devagar em alguns trechos de asfalto ruim, para tentar provocar um shimmy, mas ele não apareceu.

Dá pra ver que ele está esperando uma oportunidade para isso [as vezes ele ameaça, mas não desenvolve], mas mesmo assim não deu nada. Estou com planos de conferir o alinhamento da direção em aparelhos, embuxar os jumelos, lubrificar tudo direito e quem sabe um amortecedor de direção.

Abrss..

Essa semana troquei as buchas do jumelo dianteiro esquerdo por buchas de PU. (a do lado direito ainda não deu, pois não consegui sacar a bucha velha ainda).:parede:

A folga no jumelo agora tá zero. Saindo pra testar o jumelo, ficou bem bacana, mas ainda tinha um shimmyzinho de leve.:putz:

Hoje tirei o dia para reapertar o jeep todo pra trilha segunda feira e tbm dei uma lubrificada nele. Ai eu vi que aquele pino [que é novo] do braço angular, no qual teve sua bucha trocada esse mes, estava com uma pequana folga. Então, reapertei a porca novamente, e a folga sumiu, mas a direção ficou bem pesada.:roll:

Saí com ele agora a pouco e tá 200%, o shimmy nem ameaça mais, seja qual for a velocidade. Porém, a direção tá pesada pra kct!! Pra se ter uma ideia, as vezes , depois de uma curva, o volante não volta sozinho!! :mrgreen:

Só que eu to com um certo receio daquela porca bambear de novo.:parede::parede: Aí o shimmy volta.:parede:

Tô cogitando a idéia de colocar uma arruela de pressão, ou uma porta autotravante. Como disse, segunda feira tenho uma trilha longa, e vou ver se vai bambear de novo.

Mas por enquanto, só alegria!!!!!! :lol: :lol:

:concordo: :concordo:

Pavão
24/03/2009, 11:17
Amigos do Fórum

Meu carro está com um grande problema.

Foi instalada a caixa de direção do santana VW.

Todos os pivos são novos, não possuo folga alguma, tem amortecedor de direção, já fiz o rodizio dos pneus e mesmo assim a +- 100km o jipe balança inteiro ( somente o jipe) a direção fica imóvel.

Fiz um teste colocando a máquina de balancear no lugar, e uma das rodas dianteiras roncou bastate.

Sou bem sincero em dizer que não entendi a explicação do amigo leopoldo para usar a balança e apertar em movimento. Se o próprio leopoldo poder me ajudar ou outro amigo do fórum, agradeço.

Estou pensando em trocar no eixo dianteiro os rolamentos de munhões, rodas e depois balancear no lugar os pneus ! O Que acham será que resolve ?

Grato

Pavão
24/03/2009, 13:30
No aguardo....

Grato

leopoldo
24/03/2009, 18:35
shimmy =

- folga nos rolamentos de munhão (90% dos casos)
- freio pegando na panela por ela estar empenada.
- uma mola do par dianteiro ou traseiro mais arriada que o outro (carga diferente em cima do pneu esquerdo-direito, principalmente no eixo dianteiro)
- pneu fora de balanceamento, ou fora de centralização(por desgaste), ou com boas diferenças de pressão.

Lucas Nassif
24/03/2009, 22:58
shimmy =

- uma mola do par dianteiro ou traseiro mais arriada que o outro (carga diferente em cima do pneu esquerdo-direito, principalmente no eixo dianteiro)
- pneu fora de balanceamento, ou fora de centralização(por desgaste), ou com boas diferenças de pressão.

Leopoldo,

O shimmy do meu não aguenta ficar muito tempo sem aparecer. De uns tempos pra cá tenho notado o seguinte:

De vez em quando eu pego algumas horas para fuçar no Jeep. Alinho a direção dele na trena (aqui ninguem quer alinhar jeep com maquina:parede:), deixo ele ligeiramente convergente, reaperto outras coisas e o shimmy some.

Quando vou pra trilha (aqui na região são trilhas com erosões), a direção está boa, mas sempre no deslocamento pós trilha, ele apresenta novamente o shimmy!!

Depois que comecei a observar isso, se passaram umas 4 trilhas e é sempre a mesma coisa!

Teria alguma peça em especial bambeando ou coisa parecida??
(Por ser trilha com erosão, a direção é muito forçada, por isso a minha pergunta)

Alguma luz??? :pensativo:

Obg,
Lucas Nassif.

Pavão
25/03/2009, 10:46
shimmy =

Caro Leopoldo

Depois de todas as atitudes tomadas estou partindo exatamente para essas etapas.

Acho que na primeira ( Munhão ) já deve dar resultado.

Porém acho que as molas estão com uma pequena diferença !!!!

Abraços e Obrigado

Pavão
25/03/2009, 10:49
Leopoldo,

O shimmy do meu não aguenta ficar muito tempo sem aparecer. De uns tempos pra cá tenho notado o seguinte:

De vez em quando eu pego algumas horas para fuçar no Jeep. Alinho a direção dele na trena (aqui ninguem quer alinhar jeep com maquina:parede:), deixo ele ligeiramente convergente, reaperto outras coisas e o shimmy some.

Quando vou pra trilha (aqui na região são trilhas com erosões), a direção está boa, mas sempre no deslocamento pós trilha, ele apresenta novamente o shimmy!!

Depois que comecei a observar isso, se passaram umas 4 trilhas e é sempre a mesma coisa!

(Por ser trilha com erosão, a direção é muito forçada, por isso a minha pergunta)

Alguma luz??? :pensativo:

Obg,
Lucas Nassif.

lucas não tem jeito !!!

Trilha é assim mesmo, alias se todos os companheiros que fazem trilhas realizarem a manutenção após trilha, dificilmente teriamos amigos dando muito trabalho nas próximas trilhas.

Abraço

Lucas Nassif
25/03/2009, 13:11
lucas não tem jeito !!!

Trilha é assim mesmo, alias se todos os companheiros que fazem trilhas realizarem a manutenção após trilha, dificilmente teriamos amigos dando muito trabalho nas próximas trilhas.

Abraço

Concordo em parte.

Tá certo que após as trilhas deve-se lavar bem o carro, engraxar e reapertar tudo.

Mas se meu Jeep sempre volta com Shimmy, não considero isso normal. Por que só o meu que dá shimmy pos trilha? Se fosse normal todos davam (ui).

Por isso que no meu último post eu disse que poderia ter alguma peça em especial que estaria provocando isso.

T+

Mauricio Rotta
25/03/2009, 16:49
E aí Galera. Beleza? Olha é o seguinte... Eu acompanhei esse tópico desde o começo ontem a noite, sou novo aqui no fórum mas sou antigo em mexidas em jeep, ja faz mas de 17 anos q mexo nessas tralhas... heheheheh

Bem é o seguinte, o problema de shime é difícil de ser resolvido e quase tudo que foi dito aqui tem valor, porém ninguem citou uma coisa que considero fundamental... Que são os retentores do munhão, isso mesmo, aquelas duas meia luas de feltro que aparentemente só servem para segurar a graxa dentro do munhão, elas também são responsávei por segurar as rodas e impedir o shime, agora vamos as soluções:

Retire as duas chapinhas q seguram os dois retentores na parte de tras do munhão, na lingação entre o munhão e a 'batata' da ponta do eixo; vá em uma borracharia e confeccione novos retentores com pedaços de pneus diagonais velhos de automóvel, ou se preferir faça com pedaços de correias de elevadores de maquinas industriais... corte com uma faca no mesmo tamanho dos retentores originais de feltro, monte e adeus shime!

jijoe_78
25/03/2009, 17:13
E aí Galera. Beleza? Olha é o seguinte... Eu acompanhei esse tópico desde o começo ontem a noite, sou novo aqui no fórum mas sou antigo em mexidas em jeep, ja faz mas de 17 anos q mexo nessas tralhas... heheheheh

Bem é o seguinte, o problema de shime é difícil de ser resolvido e quase tudo que foi dito aqui tem valor, porém ninguem citou uma coisa que considero fundamental... Que são os retentores do munhão, isso mesmo, aquelas duas meia luas de feltro que aparentemente só servem para segurar a graxa dentro do munhão, elas também são responsávei por segurar as rodas e impedir o shime, agora vamos as soluções:

Retire as duas chapinhas q seguram os dois retentores na parte de tras do munhão, na lingação entre o munhão e a 'batata' da ponta do eixo; vá em uma borracharia e confeccione novos retentores com pedaços de pneus diagonais velhos de automóvel, ou se preferir faça com pedaços de correias de elevadores de maquinas industriais... corte com uma faca no mesmo tamanho dos retentores originais de feltro, monte e adeus shime!

Ôpa!
Blz Mauricio?
Cara, com certeza vc tem uma solução robusta para quem faz muita trilha, mas associar isso à solução do shimmy, sei não...
No meu entender você está mascarando com esta solução o problema real do shimmy e que pode te trazer um desgaste prematuro da bolota do eixo. Provavelmente vc endureceu o movimento do munhão, certo? Chegou a colocar na ponta do braço do munhão onde vai o terminal de direção, uma daquelas balanças de mola para ver se o munhão se movimenta quando se aplica 5kg de força? Pq é esta a força que deve ser aplicada somente nos rolamentos dos pinos.

[]´s!

leopoldo
25/03/2009, 21:44

Só teria sentido se o seu chassis estivesse com as travessas soltas. Ou nessas ocasiões vc percebece as barras de direção ficassem tortas.

O que pode ser é uma folga que se acomoda quando vc anda "normal", depois que vc abusa, as peças saem da posição de conforto e começa o shimmy.

Mas sem inspecionar completamente, não dá para advinhar, mas eu percebí essas coincidências no meu no passado. Não tinha shimmy, passava num buraco qualquer, e depois disso era um inferno.

Shimmy é um inferno !

leopoldo
25/03/2009, 21:49
...os retentores do munhão ...

O que vc faz ao aumentar a carga de atrito é semelhante a colocar um amortecedor de direção, em menor escala de força. Tudo que vc colocar para IMPEDIR o giro, diminui o shimmy.

Isso é mascarar a causa, embora possa resolver o problema.

Pode resolver para uns, mas lembre-se que é mascaramento.

Mauricio Rotta
25/03/2009, 22:02
Leopoldo, longe de mim querer avançar em um terreno que é de propriedade de voces veteranos em jeeps e principalmente nesse forum que considero uma verdadeira enciclopedia em materia de jeep. Mas se tu ja revisou todo o sistema de direçao, trocou rolamentos, ajustou folgas e o shimmy persiste e de repente vc vai la e faz o que eu disse e o teu problema acaba isso não pode sim ser chamado de ''soluçao''?

Eu digo que sim, porque se tu ja reparou todo o sistema vai ser bem dificil de um terminal cair e te deixar sem volante, ou uma roda dianteira te ultrapassar e te mandar pra fora da estrada pq teu sistema direcional ta revisado, entao o sistema de retentor de munhao pode sim ser chamado de soluçao!

O que eu considero mascaramento sao os terminais todos balançando, os rolamentos desmanchando, e um monte de folga pra todo lado e o mecanico lambao vai la e solda um amortecedor no meio da barra de direcao, isso sim é mascaraçao de um problema grave.

Desculpem o post grande, é q qdo começo a escrever não paro mais...

leopoldo
26/03/2009, 19:25
Longe de ser crítica é um comentário. É só uma filosofia de manutenção, embora o shimmy seja um comportamento comum de eixos. Para os mecatronicos (não eu), que entedem bem disso, há divergência e o eixo não tem estabilidade.

Sua experiência é bem vinda e seu comentário é pertinente e verdadeiro uma vez que muitos observam que quando um retentor novo é instalado, o jeep tende a shimar pouco ou não shimar por um bom tempo.

Perceba que eu escreví ai em cima :

Pode resolver para uns, mas lembre-se que é mascaramento ...... da causa.

Porque causa ? porque originalmente não dava shimmy ou quando dava, era pouco. Alguma alteração gera o shimmy em maior intensidade e descontroladamente e então, saimos usando amortecedortes, por exemplo.

Normalmente sabemos a causa, tal como pneus maiores e alterações diversas.

Não que essa solução sua proposta não resolva, mas deve ser usada depois de esgotadas a identificação do que causa o shimmy.

Pode ser resolvido, beleza, não pode, use mascaramento.

Se for devido a pneus maiores, duvido que alguém troque os pneus por menores, então convivemos com a necessidade de usar o amortecedor, sabendo que é um mascaramento.

A regra do jogo é saber o que ocorre, porque ocorre e o que deve ser feito para resolver.

Aumento de precarga nos rolamentos do munhão, uso de calotas esféricas em vez de rolamentos, amortecedores, ou mesmo essa solução de retentor, devem ser aplicados com critério, passo a passo, mas sabendo o que acontece.

Assim, não vai haver munhão solto e retentor calçado + amortecedor.

Lucas Nassif
26/03/2009, 22:37
Esse FDS vou tentar fazer uma SAE (Solução Altamente Estratética - :mrgreen: :mrgreen: vulgo gambiarra:oops: :lol:) e ver se o shimmy para, ou pelo menos ameniza esse inferno. :lol:

Mauricio Rotta
27/03/2009, 08:32
Leopoldo,

Beleza, acho q chegamos a um lugar comum (ou talvez nunca tenhamos saído desse lugar), também concordo que sejam esgotadas todas as possibilidades antes de apelar para as adaptações!

O importante, e acho q nisso todos concordaremos, é estar sempre com o sistema revisado de ponta a ponta, terminais novos, rolamentos em dia e lubrificados, folgas devidamente ajustadas, alinhamento e balancemento em dia e sempre animo (e dindin) pra manter os guerreiros em ordem!

MK-GOODZILA
04/10/2009, 21:37
No meu caso enquanto estava usando os pneus 35", na minha F75 que tem eixos ensimec com hemocinetica da band e DH opala, nunca tive com problemas com shimmy, nem em baixa velocidade ou acima de 100km.
Agora coloquei os 39,5" ,e o shimmy acontece a 20km e tambem perto dos 60km, e é muito forte.Acima de 60km não fui louco de testar!
Pergunta:
Isso é normal devido aos pneus maiores?
Tem que regular a pre-carga do munhao diferente devido o aumento do pneu? Trocar os rolamentos por calotas esfericas, resolve?
Já tenho amortecedor de direção (da kombi), tenho que trocar por outro mais eficaz devido ao aumento do tamanho do pneu?

Mauro

Longe de ser crítica é um comentário. É só uma filosofia de manutenção, embora o shimmy seja um comportamento comum de eixos. Para os mecatronicos (não eu), que entedem bem disso, há divergência e o eixo não tem estabilidade.

Sua experiência é bem vinda e seu comentário é pertinente e verdadeiro uma vez que muitos observam que quando um retentor novo é instalado, o jeep tende a shimar pouco ou não shimar por um bom tempo.

Perceba que eu escreví ai em cima :

Pode resolver para uns, mas lembre-se que é mascaramento ...... da causa.

Porque causa ? porque originalmente não dava shimmy ou quando dava, era pouco. Alguma alteração gera o shimmy em maior intensidade e descontroladamente e então, saimos usando amortecedortes, por exemplo.

Normalmente sabemos a causa, tal como pneus maiores e alterações diversas.

Não que essa solução sua proposta não resolva, mas deve ser usada depois de esgotadas a identificação do que causa o shimmy.

Pode ser resolvido, beleza, não pode, use mascaramento.

Se for devido a pneus maiores, duvido que alguém troque os pneus por menores, então convivemos com a necessidade de usar o amortecedor, sabendo que é um mascaramento.

A regra do jogo é saber o que ocorre, porque ocorre e o que deve ser feito para resolver.

Aumento de precarga nos rolamentos do munhão, uso de calotas esféricas em vez de rolamentos, amortecedores, ou mesmo essa solução de retentor, devem ser aplicados com critério, passo a passo, mas sabendo o que acontece.

Assim, não vai haver munhão solto e retentor calçado + amortecedor.

leopoldo
04/10/2009, 22:09
Qto maior o pneu, mais baixa é a velocidade em que se apresenta e mais intenso é o shimmy.

Nem tente passar dessas velocidades ou muito provável é de romper as longarinas,

Para isso, vc tem que radicalizar.

Barra estabilizadora com terminais em rótula, varios amortecedores de direção, e ajuste preciso do munhão e rolamentos de roda.

Pode ser que também tenha de usar terminais rotulares no lugar dos de direção.

Não há receita pronta, além dessas.

É ir fazendo e monitorando.

MK-GOODZILA
04/10/2009, 22:39
Obrigado pela dica!
Vou tentar radicalizar o maximo, pra ter o minimo de segurança nos deslocamentos!
Valeu Leopoldo....

erv483219
12/11/2014, 12:37
Estou vendo que o nosso maior problema é o Shimmi das rodas do nosso CJ5, o meu ja fis de tudo, quando atinjo uma velocidade de 70 km, um asfalto ondulada ou buracos as rodas começão a balançar pra dos dois lados, quem poderia me dar umas dicas pra resolver esse problema que vem um bom tempo acontecendo com meu jeep Willys CJ5.

Eduardo de Barueri SP Capital

andre_agostinho
12/11/2014, 13:08
Estou vendo que o nosso maior problema é o Shimmi das rodas do nosso CJ5, o meu ja fis de tudo, quando atinjo uma velocidade de 70 km, um asfalto ondulada ou buracos as rodas começão a balançar pra dos dois lados, quem poderia me dar umas dicas pra resolver esse problema que vem um bom tempo acontecendo com meu jeep Willys CJ5.

Eduardo de Barueri SP Capital

ola ...tente ver pressão nos pneus.. abaixe um pouco.... o meu faz shimmi em qqer velocidade (geralmente menor) quando passo em asfalto ondulado e buracos com os pneus muito cheios... deixe eu torno de 18 psi que é pra isso diminuir bastante
dificilmente dá pra zerar essa desgraça.. um bom amortecedor de direção ajuda a diminuir porque ele absorve um pouco do impacto...
tem alguns colegas que depois de colocar hidraulica some...

tuna
12/11/2014, 23:11
ola ...tente ver pressão nos pneus.. abaixe um pouco.... o meu faz shimmi em qqer velocidade (geralmente menor) quando passo em asfalto ondulado e buracos com os pneus muito cheios... deixe eu torno de 18 psi que é pra isso diminuir bastante
dificilmente dá pra zerar essa desgraça.. um bom amortecedor de direção ajuda a diminuir porque ele absorve um pouco do impacto...
tem alguns colegas que depois de colocar hidraulica some...

:discordo: André, meu jeep roda com guerra 3k 35'', sem amortecedor de direção, caixa de maverick e não tem nada de shimmy nem de folga...
Se tem shimmy, tem coisa errada, o amortecedor de direção, vai somente mascarar o que está errado, assim com a direção hidráulico por si só não resolve o problema...

Deve-se verificar, rolamentos de roda, e de shimmy (munhões) e sua pré carga, se não há mangas de eixo, molas, grampos, jumelos soltos, o estado dos terminais e barras de direção, se ffor sisteema original, o pitman e o l na travessa dianteeira do chassi (sempre tá com os rolamentos ferrados) todas as buchas das molas e jumelos, e por fim o cáster, volta e meia tem coisa errada em algum dos ítens aí... ah outra coisa que contibui bastante para o aparecimento do shimmy é a convergência das rodas dianteiras errada, eu sempre deixo um pouco fechada na frente, pouca coisa, de 5 a 10 mm, muitas vezes elimina o shimmy aí...
Acredito que depois disso tudo checado, substituído e revisado, não terá mais shimmy. :concordo:

[]'s

andre_agostinho
13/11/2014, 01:13
:discordo: André, meu jeep roda com guerra 3k 35'', sem amortecedor de direção, caixa de maverick e não tem nada de shimmy nem de folga...
Se tem shimmy, tem coisa errada, o amortecedor de direção, vai somente mascarar o que está errado, assim com a direção hidráulico por si só não resolve o problema...

Deve-se verificar, rolamentos de roda, e de shimmy (munhões) e sua pré carga, se não há mangas de eixo, molas, grampos, jumelos soltos, o estado dos terminais e barras de direção, se ffor sisteema original, o pitman e o l na travessa dianteeira do chassi (sempre tá com os rolamentos ferrados) todas as buchas das molas e jumelos, e por fim o cáster, volta e meia tem coisa errada em algum dos ítens aí... ah outra coisa que contibui bastante para o aparecimento do shimmy é a convergência das rodas dianteiras errada, eu sempre deixo um pouco fechada na frente, pouca coisa, de 5 a 10 mm, muitas vezes elimina o shimmy aí...
Acredito que depois disso tudo checado, substituído e revisado, não terá mais shimmy. :concordo:

[]'s
ola tuna. Vou tentar fechar mais na frente então...porque já troquei tudo que vc disse aí...eu tb não uso amortecedor de direção...mas to pensando em por pra diminuir as pancadas do dia a dia...afinal uso o Bóris como meu veiculo diário...
vc recomenda o uso de amortecedor de direção?
abs

tuna
13/11/2014, 12:13
ola tuna. Vou tentar fechar mais na frente então...porque já troquei tudo que vc disse aí...eu tb não uso amortecedor de direção...mas to pensando em por pra diminuir as pancadas do dia a dia...afinal uso o Bóris como meu veiculo diário...
vc recomenda o uso de amortecedor de direção?
abs

André, o Bóris tá com o sistema orignal de direção? Se sim, o ponto franco fica na ligação do pitman que sai da caixa até os terminais, existem muito componentes passíveis de folga nessa linha.

Quanto ao amortecedor de direção, eu sempre penso no original, o original não tinha e andava direito e sem shimmy. Aí alguém vai falar, mas o seu não é original. Sim, não é, o que eu fiz foi eliminar a parte ruim do original então se eu melhorei o sistema ainda acho que o amortecedor de direção é desnecessário, meu jeep anda na Fernão Dias a 100/110 km/h, junto com a l200 do meu pai tranquilo...

Tenta fechar um pouco a convergência, costuma dar ótimos resultados.

[]'s

andre_agostinho
13/11/2014, 18:02
André, o Bóris tá com o sistema orignal de direção? Se sim, o ponto franco fica na ligação do pitman que sai da caixa até os terminais, existem muito componentes passíveis de folga nessa linha.

Quanto ao amortecedor de direção, eu sempre penso no original, o original não tinha e andava direito e sem shimmy. Aí alguém vai falar, mas o seu não é original. Sim, não é, o que eu fiz foi eliminar a parte ruim do original então se eu melhorei o sistema ainda acho que o amortecedor de direção é desnecessário, meu jeep anda na Fernão Dias a 100/110 km/h, junto com a l200 do meu pai tranquilo...

[]'s
É tuna...o sistema e original...uma m3rd@....já pensei em colocar hidraulica nele....mas os caras pedem coisa de 3k pra isso...eu acho muito caro...então vou convivendo com essa chatisse....a mudança do cjto ta nos meus planos....mas preciso trocar os amortecedores e dar um tapa nos feixes de mola....então vou gastar agora nos amortecedores e feixe...mas valeu a dica...já que melhora mesmo...será meu próximo investimento...
ah...valeu pelo convite no FB....SEU Tsunami é muito top. Aquele seu parabrisa é uma das minhas procuras...mas ruim de achar....quem tem não vende...kkkk

tuna
14/11/2014, 10:08
É tuna...o sistema e original...uma m3rd@....já pensei em colocar hidraulica nele....mas os caras pedem coisa de 3k pra isso...eu acho muito caro...então vou convivendo com essa chatisse....a mudança do cjto ta nos meus planos....mas preciso trocar os amortecedores e dar um tapa nos feixes de mola....então vou gastar agora nos amortecedores e feixe...mas valeu a dica...já que melhora mesmo...será meu próximo investimento...
ah...valeu pelo convite no FB....SEU Tsunami é muito top. Aquele seu parabrisa é uma das minhas procuras...mas ruim de achar....quem tem não vende...kkkk

Pois é, mas não precisa ser hidráulica não, uma caixa mais desmultiplicada como a de opala , maverick, landau, dodge, dá conta do serviço tranquilamente, a minha é de maverick, e é leve como hidraúlica, o único incoveniente é a quantidade de voltas de batente a batente, mas não me incomoda mais, eu pelo menos, cosegui me acostumar :mrgreen:
O quadro foi uma novela, eu ganhei a armação bem podrona, o resto tive que comprar tudo separado, ficou mais o menos o preço de um desses novos de três palhetas :parede: mas o tesão de andar com ele aberto não tem preço...tinha um por 500 reais nos classificados da atlantida capotas, dá uma olhada lá, mas faz tempo...
eu vi as fotos do Bóris no fb, show de bola, pilotar meu próprio jeep na trilha é algo que não sei o que é já faz 5 anos, mas decidi que vou biuscá-lo no sítio amanhã, deixando em casa fica mais fácil pra terminar a obra, veremos...

[]'s

vavarusso
14/11/2014, 10:55

[]'s
Tuna como tu corres! O meu parece que nao passa de 70km é como se o motor estivesse na máxima rotação. Será que é a relação? Uso pneus 265 70 16. Nao tenho shimmy.

tuna
14/11/2014, 11:12
Tuna como tu corres! O meu parece que nao passa de 70km é como se o motor estivesse na máxima rotação. Será que é a relação? Uso pneus 265 70 16. Nao tenho shimmy.

Raimundo, é o motor :mrgreen: e os pneus maiores, andava assim com 8x43, com as 9x44 ainda não testei...

Fico feliz que não tenha shimmy é sinal de que está tudo ok :concordo:, mas tá com amortecedor de direção né?

[]'s

Marcio Rossetto
14/11/2014, 13:08
Prezados

Tive willis Monstro por muito tempo e fiz tudo que é trilha com ele . Percebi que o maior causador do Shimmy são os jumelos . Esses jumelos de bucha de Pu e altos dão muito Shymmy , pois a origem dele , são folgas axiais ao sentido do eixo . Aqui resolvemos Shimmy com a inserção de uma barra Panhard . E vou alem, vc pode ter tudo certinho e ainda ter Shimmy depois de fazer alguams trilhas. Faz uma panhard e seja feliz ! SDS

Kako
14/11/2014, 23:03
Panhard e molas semi-elípticas?????????

vavarusso
15/11/2014, 19:43
Raimundo, é o motor :mrgreen: e os pneus maiores, andava assim com 8x43, com as 9x44 ainda não testei...

Fico feliz que não tenha shimmy é sinal de que está tudo ok :concordo:, mas tá com amortecedor de direção né?

[]'s
Grande Tuna, uso motor GM151 e relação 8x43. Nao uso amortecedor de direção. Jumelos originais com buchas de borracha de pneu feitas por um toneiro. Valeu meu caro

tuna
17/11/2014, 12:37
Grande Tuna, uso motor GM151 e relação 8x43. Nao uso amortecedor de direção. Jumelos originais com buchas de borracha de pneu feitas por um toneiro. Valeu meu caro

É isso aí então tá tudo certinho :concordo: parabéns! pelo jeito valeu a pena ficar aqui no fórum lendo e aprendendo :palmas:

Marcio Rossetto

Prezados

Tive willis Monstro por muito tempo e fiz tudo que é trilha com ele . Percebi que o maior causador do Shimmy são os jumelos . Esses jumelos de bucha de Pu e altos dão muito Shymmy , pois a origem dele , são folgas axiais ao sentido do eixo . Aqui resolvemos Shimmy com a inserção de uma barra Panhard . E vou alem, vc pode ter tudo certinho e ainda ter Shimmy depois de fazer alguams trilhas. Faz uma panhard e seja feliz ! SDS

Marcio, na minha himlde opinião, o problema aí começou com os jumelos altos :roll: já discutimos isso aqui no fórum, quase exaustivamente...

[]'s

erv483219
21/11/2014, 20:50
Galera eu estou com esse problemão,SHIMMY já faz um tempo que tenho esse enorme problema, tem alguém que possa me dar uma dicas?

Eduardo de Barueri SP Capital.

Marcio Rossetto
29/11/2014, 21:17
Grande Tuna , ja discutimos e insisto nessa solução da Panhard. Cada vez mais incrementamos os jipes com pneus cada vez maiores , colocamos jumelos altos, spoa . Aqui em Minas que tem Willis ainda e samurai com eixos de rural.... Troca tudo poe tudo novo e da Shimmy . As vezes não dá, mas depois de uma trilha nas pedras que torce tudo como a nossa famosa Galopeira ou Tapete Branco o Shymmy aparece , é uma praga , desanima o jipeiro. Resolvemos com Panhard esse mal ! Inclusive amigo, vc pode sair com os cubos soltos do mato, mas com Panhard Shymmy não dá. Tem que fazer a Panhard com barras e terminais de direção do Mercedes 1519. sds . Agora estou com um JPX mas tenho saudades do meu Willis .

É isso aí então tá tudo certinho :concordo: parabéns! pelo jeito valeu a pena ficar aqui no fórum lendo e aprendendo :palmas:

Marcio Rossetto

Prezados

Marcio, na minha himlde opinião, o problema aí começou com os jumelos altos :roll: já discutimos isso aqui no fórum, quase exaustivamente...

[]'s

tuna
03/12/2014, 10:03
Cara, tá mascarando problema aí...
olha que legal os cubos tudo solto e sem shimmy, aí nego taca o pau e perde uma roda :concordo: kkkk
Márcio, eu não sou contra melhorias, muito pelo contrário, tenho várias delas no meu jeep...
Na verdade, a única coisa que quiz dizer por aqui foi que shimmy não é original do jeep...
[]'s

Willy - F75 AP turbo
23/10/2018, 08:48
bom dia pessoal, preciso de uma ajuda, tenho uma f 75, anda normal, quando chega nos 60km/h começa a jogar a direção de um lado pro outro, ja olhei e não tem nenhuma folga, foram trocados pivos de direção, feito geometria, alguem sabe de alguma outra posibilidade que esteja causando isso?

Wilson Oliveira Santos
28/10/2018, 17:21
bom dia pessoal, preciso de uma ajuda, tenho uma f 75, anda normal, quando chega nos 60km/h começa a jogar a direção de um lado pro outro, ja olhei e não tem nenhuma folga, foram trocados pivos de direção, feito geometria, alguem sabe de alguma outra posibilidade que esteja causando isso?

DÊ uma revisão nos rolamentos do munhão = superior e inferior