PDA

Ver Versão Completa : Suspensão Band Curta de Lona



jbraido
16/01/2008, 22:13
Olá amigos, to precisando de uma ajuda.
A minha Band é curta de lona e eu to com um problema, ela PULA DEMAIS, já levei no moleiro e troquei todas as buchas e foi revisado os feixes que estão com jumelos altos, foram trocados todos os terminais de direção, os amortecedores são novos e os pneus são do Geninho Modelo 1001/ 265/75/R16, já calibrei os pneus com tudo quanto foi pressão, atualmente tá com 22 libras na frente e atrás, e mesmo assim a dita cuja pula que nem louca, gostaria de saber se alguém já passou por isso ou se tem alguma solução pra deixá-la mais mansa, pq o bixo tá bravo.

Desde já agradeço a todos e parabéns ao forum.

João Braido
Band 84 Lona - "Treme Treme"

Guiga Tostes
16/01/2008, 22:21
Bem vindo João,

não te esqueças de que estas pilotando um jipe...e jipe que eh jipe pula mais que qualquer carrinho de passeio...ou carrão de luxo.

Para saber mais sobre as possiveis melhorias para a suspensão da Bands, utilize a ferramenta de busca neste forum (Toyota), clicando em: "procurar no forum".

Boa leitura!

Abr

jbraido
18/01/2008, 22:35
Isso eu já havia feito, por isso recorri aos membros mais experientes!!



Bem vindo João,

não te esqueças de que estas pilotando um jipe...e jipe que eh jipe pula mais que qualquer carrinho de passeio...ou carrão de luxo.

Para saber mais sobre as possiveis melhorias para a suspensão da Bands, utilize a ferramenta de busca neste forum (Toyota), clicando em: "procurar no forum".

Boa leitura!

Abr

Elmer_Jeep
19/01/2008, 11:38
Quando li o título do tópico já pensei logo, (já que tem teto de lona vou recomendar pro cara tirar umas laminas no feixe... humm vai ver o cara tá com jumelão...)

Agora que confirmei posso dar minha opinião.

O moleiro devia saber disso...Tirar algumas laminas pra aumentar a flexibilidade do conjunto e colocar jumelos de tamanho original pra permitir que os feixes comprimam e extendam corretamente.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=83621&d=1181231118
A figura 1 mostra a posição correta do jumelo com a suspensão em repouso.

[]'s

jbraido
19/01/2008, 20:27
Cara, nada com falar com quem sabe....eu já andava desconfiado dos jumelos, pois eu moro em Ilhabela e aqui tem Band de monte e sempre as observo e agora que vc falou isso me lembrei que quase todas andam com jumelos pequenos ou originais.
Mas vc acha que devo trocar todos ou só na frente ou só atrás?
Muito obrigado, abraço.



Quando li o título do tópico já pensei logo, (já que tem teto de lona vou recomendar pro cara tirar umas laminas no feixe... humm vai ver o cara tá com jumelão...)

Agora que confirmei posso dar minha opinião.

O moleiro devia saber disso...Tirar algumas laminas pra aumentar a flexibilidade do conjunto e colocar jumelos de tamanho original pra permitir que os feixes comprimam e extendam corretamente.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=83621&d=1181231118
A figura 1 mostra a posição correta do jumelo com a suspensão em repouso.

[]'s

Ronaldo Rolim
20/01/2008, 21:30
Olha a minha só melhorou quando pus molas aspirais trazeiras do galaxie... Na dianteira eu coloquei em 2000... Se eu soubesse... Teria colocado logo em 97 quando comprei a dita cuja. Todo mundo se adimira de como é macia. E eu faço questão de passar nas costeletas de vaca só prá mostrar. Só que as vezes acontece o seguinte: o cara nem repera! Aí eu digo: bota a cabeça prá fora e olha a roda subindo e decendo a cada costeleta e a lataria e o chassis totalmente imóvel. Antes parecia que ia desmanchar! Claro que tem as suas mãnhas: esse efeito de andar de "galaxie" parece ser mais forte pelos 60 km/h, mais devagar balança um pouco, também não é a "ar", mas a 60 realmente impressiona!

elmestizo
20/01/2008, 21:42
Ronaldo,

tem fotos?

Ronaldo Rolim
20/01/2008, 22:18
Tenho! As da dianteira, quando ainda não tinha máquina digital terei que "catar" entre 9.000 fotos que tenho... Mas tenho. Da trazeira, estou te mandando uma de 1/12/2006 quando coloquei com molas de opala trazeiras na trazeira da band. Aqui vai uma resalva: não é fácil acertar! Na dianteira, as trazeiras do galaxie, depois de um tempo, tipo meio ano, elas "cederam"! Já eram molas usadas de galaxie e cederam! Aí tive que relevanta-las, recalça-las. Aí pararam de ceder... Mas na dianteira tem o motor, pesadissimo, etc, tudo bem. Atráz, botei de opala, e agora? Será que vai ceder? Já deixei mais alto e fiquei assim, de bunda erguida, esperando "baixar" e nada. E tava muuuito alto. Cortei as molas. Pois daí, as putas cederam! Agora que estou reformando ela toda; 4 freios a disco, motor reformado, turbo, guincho mecânico e capota de fibra do wangler (será que tá certo?) , arranquei as de opala e mais duas de galaxie atráz. Se não vai ficar dura, não sei, só andando. Muitas fotos dela no orkut, caso tenha página me fala que te add para veres...

Ronaldo Rolim
20/01/2008, 22:37
Taí dianteira, depois de revirar umas 2.000...
Na foto do monte de aterro, a trazeira ainda tava original...

Elmer_Jeep
21/01/2008, 10:36
um projeto desses tem que ser muito bem elaborado pra dar certo.

vc disse que as fotos são antigas, por acaso as barras de direção continuam posicionadas dessa forma ? http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=107688&d=1200875736

[]'s

Diego Durigon
21/01/2008, 17:43
João... esse é um dos fatores que deve ser analisado na hora da compra da band.. infelizmente a realidade não foge muito dessa não..
Sempre surge essa idéia de molas espirais na band, como é o caso do nosso amigo Ronaldo, mas no mínimo isso requer ajustes e pode não satisfazer as perspectivas, além do que pode comprometer na hora da venda.
(PS: não tô desmerecendo o projeto)

Em relação a band não sou muito favorável a adaptações(digo, não tão conservadoras:lol:)... já que nos modelos mais recentes ela dispõe de peças e componentes que geralmente precisamos..como a caixa 5 marchas.

Não sei se confere.. mas quando foram colocados pneus maiores que os originais ela pareceu mais macia. Tem a opção de amortecedores como o da Rancho. Há também quem troque o feixe de molas pelo das toys mais recentes.

Abraço.

Ronaldo Rolim
22/01/2008, 00:30
Sim Elmer, as barras de direção continuam na mesma posição, só que de f-1000 agora com olhais e pivôs mais grossos, por que os de willys não aguentavam muito tempo(lembre-se, eixos de willys por baixo, os eixos toyota moreram a muito tempo) e essa barras da f-1000, tipo semi maciço são bem mais resistentes. Agora, o que foi falado, tá certo: adaptação da trabalho, ajustes, tempo, gastos... Tem que amar o que faz para se aventurar a fazer. No meu caso o problema é o seguinte: não consigo ter nada original... Acho que nunca vou ter um troller, que não tem nada para melhorar, rsrsrsr. Bom, daí eu pioro, como já fiz muito...

Abraços adaptados.

jbraido
06/02/2008, 11:06
Queria agradecê-lo pela dica valiosa.
Sua sugestão de alterar os jumelos foi certeira, o jipe ficou muito melhor pulando só um pouco, aceitável e igual aos outros que conheço.
Mia uma obirgado, abraço.


Quando li o título do tópico já pensei logo, (já que tem teto de lona vou recomendar pro cara tirar umas laminas no feixe... humm vai ver o cara tá com jumelão...)

Agora que confirmei posso dar minha opinião.

O moleiro devia saber disso...Tirar algumas laminas pra aumentar a flexibilidade do conjunto e colocar jumelos de tamanho original pra permitir que os feixes comprimam e extendam corretamente.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=83621&d=1181231118
A figura 1 mostra a posição correta do jumelo com a suspensão em repouso.

[]'s

onduty
06/02/2008, 12:46
Aproveitando o topico :

Minha band ta com as molas traseiras baixas e se eu colocar uns 700 à 1000 kg o jumelo traseiro encosta no chassi, o q pode ser ?

Será q tenho q colocar umas molas novas, ou tenho q trocar por um jumelo maior ?


Valeu

Luiz Antonio C. Bodon
09/02/2008, 20:34
Se as molas estiverem "cansadas", não dando mais para arqueá-las, aí vc vai ter que trocá-las e, se carregar muito peso, talvez tenha que aumentar o número de folhas...

Luiz Antonio C. Bodon
09/02/2008, 20:45
Uma vez, conversando c/ um tio meu, ele relatou que na época que trabalhava na Prefeitura de S.Paulo, no setor de mecânica pesada ( só mexiam com caminhões de lixo e ônibus), houve uma "transformação" nos feixes de mola de um Jeep (era um CJ-2).

Todos que utilizavam esse veículo, reclamavam que ele "pulava muito" e era "muito duro" :roll:... Por isso, esse veículo não era lá muito bem visto por lá :roll:.

Dois mecânicos então tiveram uma idéia: retiraram uma ou duas folhas de todos os feixes de mola do CJ-2 e, para substituir, colocaram tiras de pneu de caminhão, fazendo uma espécie de "sanduíche intercalado" com as folhas restantes. :pensativo:

De acordo com meu tio, isso não só melhorou muito o "pula-pula" do CJ-2, como também tornou-o mais "suave".:shock:

Já perguntei a vários moleiros aqui em SP e nunca ninguém ouviu falar disso.....Será que isso é válido ???? :?:

guilhermeabreu
10/02/2008, 02:01
Tive uma BAND curta aço que vivia com a trazeira arreada e o lado direito mais arreada ainda , coloquei mais uma mola em cada lado , ficou bom , mas o lado direito voltou a ficar um pouco mais arreado , aí coloquei mais uma mola só do lado direito , uma mola de espessura mais fina , ACABOU o problema de arrear e PAROU DE ARREAR O LADO DIREITO ( o lado direito ficou com uma mola a mais e ficou alinhado o tempo todo ), mas ficou um pouco dura , aí comprei aquelas fitas que vem de fábrica nas molas trazeiras do UNO , e coloquei entre as molas (comprei 6 jogos de fita do UNO , coloquei 3 jogos em cada lado do feixe) , FICOU ESPETACULAR , qdo descia uma calçada , só fazia barulho dos pneus , ficou muito silencioso e macio o andar do bichão .

jpaes
20/02/2008, 18:50
Ronaldo

Percebí qye a sua band não tem eixos originais, quais eixos são esses? eles aguentam o torque do 364? E qual o cmabio/caixa de tranferencia/voce utiliza?
Obrigado

JPaes

Kim
20/02/2008, 21:19
Os eixos são D44!

jpaes
21/02/2008, 10:03
Me pareceu que fosse,...... agora, eles suportam bem o torque do motor mercedes 364? E quanto ao cambio/caixa de tranferencia/redução, qual a utilizada? A original da toyota sai para a direita, qual a adaptação feita? Pergunto isso porque tenho uma bandeirante 64, com caixa seca e estudo uma alternativa para o inflacionadissimo mercado de caixas sincronizadas de bands. Isso sem falar em trocar o eixo trazeiro. Acho um absurdo os preços cobrados e existe muita coisa boa por aí, talvez até melhor, e a preços bem mais interessantes.

Valeu

JPaes