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Ver Versão Completa : Niva com motor original e injeção eletrônica (caseira rs)



Beto Marcicano
16/01/2008, 19:54
Tava pensando aqui nação Niveira hehe, eu to projetando uma injeção pro Chevette da "minha senhora" com um modulo FuelTech ou DigiPulse e 4 bicos de Monza a alcool, bomba elétrica de monza e um coletor e flauta feitos sob encomenda, (sem contar os outros detalhes envolvidos)... E cá estava esta mente doente pensando, " E se eu aplicar a receita no Niva?"...

Alguém já tentou fazer algo do tipo? Fiz um levantamento rápido, e o custo ficaria por volta dos 1500 Reais, por tanto bem mais barato que adaptar um motor AP nele, e creio que o desempenho e consûmo melhorariam muito, ainda mais se aliada a injeção, se instalar o kit performance nele (comando, modulo amplificador de faíscas, etc...)

Em fim, o que vocês acham da idéia? Tem alguma limitação que eu esteja me esquecendo, algo que pode não funcionar?

Gustavo Niva
16/01/2008, 20:35
Camarada Beto,
somos 2 pensando nisso... mas eu, num futuro que espero não ser muito distante, vou partir pra MegaSquirt... é mais barata e dá volta nas fueltech, digipulse, etc.

Rones Jr
16/01/2008, 20:53
Somos 3! Lembrando que nem precisamos dos 4 bicos....um monobico já ajudava bastante. Tbi de Gol por ter a furação da base no padrão W460...com um módulo alternativo...Gustavo...manda a fonte da MS in London...

Beto Marcicano
16/01/2008, 20:59
O Coletor eu mandei um e-mail pra Satti Soldas pedindo um orçamento, assim que eu receber eu posto aqui... ;)

Vicenzo
16/01/2008, 23:12
Olha esse link que vai dar um sentido pra essa adaptação...

Cara, boto fé nessa adaptação...

http://niva.caroba.net/index.php/topic,61.0.html

Gustavo Niva
17/01/2008, 00:43
Rones,
www.extraefi.co.uk ... tem várias outras em www.megasquirt.info com preços melhores... mas não comparei direito ainda, pois tem muito detalhe e eu ainda tô longe de começar a pesquisar preço.... OBS: O "futuro não muito distante" eu chutaria que é 1 ano... ou mais...

Vicenzo,
pelo que eu entendi desse tópico (que vale muito a pena ler todo) http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26127&highlight=opala+inje%E7%E3o essa aí não é uma solução muito boa, provavelmente vai funcionar, mas a chance de dor de cabeça é grande.

Drovk
17/01/2008, 15:09
Amigos, isto já é realidade aqui em Minas, pois temos um "maluco" no grupo Nivas Gerais 4x4 que projetou e instalou uma injeção eletrônica no Niva dele (usou a injeção do Palio). Ele instalou o módulo debaixo do banco do passageiro para evitar água (acho até que isolou este novo compartimento).

Ele refez o chicote algumas vezes até ficar perfeito e teve diversos problemas para configurar o chip (principalmente na marcha lenta)... Só resolveu depois que consegui para ele um contato direto com um engenheiro elétrico da fábrica da Fiat que trabalhava justamente com o sistema de injeção do Palio. Ele contou sobre o projeto do Niva para o engenheiro e os dois trabalharam juntos (o engenheiro ficou tão curioso quanto empolgado com a idéia de colocar uma injeção eletrônica num motor Russo da década de 70 - o motor do Niva foi fabricado nos anos noventa, mas este projeto da Lada é da década de 70. Aliás, a Lada tem um pouco da Fiat no sangue, já que ajudou a criar o Niva e foi justamente por isso que nosso amigo escolheu a injeção do Palio)... Bom, de qualquer forma, os dois tiveram que gastar muito tutano para criar, isso mesmo, criar um chip novo para este módulo instalado no Niva, mas conseguiram.

Ps.: O nome deste niveiro é Leo Stief (ele é fera em motores e já trabalhou com preparações de motores aspirados de Opala e Dorjão para competições de lancha). No site do grupo tem várias adaptações criadas por ele (vejam no www.nivasgerais4x4.com.br). O motor do Niva dele também foi modificado para 1.7 trocando os pistões (se não estou enganado, ele foi o primeiro a fazer tal modificação num Lada).

Depois, vou pedir e postar aqui umas fotos deste motor injetado.

1 ab.,
Drovk

Ex-Niva 1.7
Ex-Pajero TR4

guttemberg_machado
17/01/2008, 18:40
Gente, A IE do Niva1.7i é MUITO MUITO MUITO parecida com a dos Monza/Kadett/Corsa EFI (monoponto). Os sensores são todos os mesmos. Olhando os dois módulos qualquer pessoa diz que é o mesmo... Acho que muda mesmo é o software da injeção... Eu acho que esse é o caminho mais barato de adaptação...

Gustavo Niva
17/01/2008, 21:14
Pois é, acho que a melhor saida é essa.... "copiar" a "original" (que é da GM), a única coisa que não vale a pena usar é a ECU...

Rones Jr
17/01/2008, 22:04
Se usar a do Monza EFI (monobico) então é praticamente a mesma coisa. Ambos usam distribuidor e ignição idependente. Acho que até o peso de ambos é o mesmo. Daí não seria caso de futucar no chip pra deixar com mais torque? Não sei se a TBI do Monza usa o padrão W460.

guttemberg_machado
19/01/2008, 15:20
Acho que vale a pena usar até mesmo a ECU. Talvez copiando os parametros de um 1.7i original ou ainda mandando instalar um socket na placa para poder ficar brincando de trocar parametros com um pic desses da vida. Isso ja existe pra monza/kadett/corsa/s10 EFI.

Gustavo Niva
19/01/2008, 15:55
Pode crer... deve funcionar de cara mesmo e se ficar ruim aí parte pra reprogramar... O único problema é que pode ser mais complicado e caro reprogramar uma ecu original do que uma programável... ecu original não é feita pra ser reprogramada, geralmente dá pra mexer em alguns mapas (remapear) por obd2 mas isso não é o ideal pois vira muito "tiro no escuro"...

Quem vai saber isso é o Léo Stieff... pede pra ele postar detalhes aqui pra gente... ou então o Adriano Américo...

Tem mais alguém que já adaptou injeção eletrônica...??

Gustavo Niva
21/01/2008, 18:10
Mandei email pro Leo Stief e pro Adriano Americo, por enquanto só o Leo respondeu...

EU: "Leo,por que tu não partiu pra uma megasquirt ou fueltech? Posso estar muito enganado, mas pra mim parece mais facil adaptar uma dessas do que remapear uma ECU de outro carro... foi pelo $$ (isso que mata heheheh)...

Por favor posta em algum lugar (4x4brasil, niva.caroba.net, nivasgerais4x4, sei la hehehe) explicando melhor essa sua saga na instalação de ie..."

Leo: "Eu parti para a injeção do Fiat por achar que ela alimentaria bem o Niva já que são da mesma família e não tinha informações da Fueltec.Com todos os problemas ainda saiu mais barato..hoje eu colocaria Fueltec pois tem possibilidade de se regular de dentro do carro sem problemas e o que pegou ate agora para mim foi ajustar essa injeção(ainda não esta perfeita) .Os profissionais de injeção só sabem o trivial (ler o scaner ) e trocar peças...recalibrar nem pensar..por isso tive de estudar a tal da injeção e fazer tudo sozinho..deu uma mão de obra danada e no final se não encontro um especialista da própria Fiat estava ferrado pois depois de iniciada a transformação a volta é ainda mais cara.
Não consigo colocar nada na lista de discussão.
Se quiser pode postar esse e-mail por enquanto.
Vou fotografar os detalhes para vcs.
Por hora de uma olhada no site do Nivas Gerais 4x4 na dica sobre colocação de válvula termostatica já que nas fotos aparece vários detalhes da injeção e periféricos.
Ah! Se alguém estiver pensando em modificar o coletor atentem que só da para usar bico Magneti Mareli do Gol(falta espaço) e a distancia entre eles e a fixação deve obedecer a flauta da kombi com injeção (duas ligadas por mangueira)" http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/termostatica/termostatica.htm

Rones Jr
21/01/2008, 21:35
então....viu q trabalheira....Tasca logo a do Gol monobico...reprograme a ECU para a opção torque total e seja feliz! Mesmo não ficando perfeito já estaremos anos luz de nossos velhos e bons carburas. Lembrem-se...o ótimo é inimigo do bom. Rones o filósofo!

Rones Jr
21/01/2008, 21:38
e antes que pensem: O Léo é meu ídolo. Meu deu altas dicas, atendeu fones e mandou esquemas da DH de Opala. Sem ele não teria saído a primeira DH do Shrek. O cara foi fera, mandou logo uma i.e multibico e multipoint que não se compara à I.E monobico e monoponto...mas, na minha opnião...eu, PARTICULARMENTE, só preciso de algo mais eficiente e preciso que o carburador. Só!

Gustavo Niva
22/01/2008, 23:00
Bem... tô só esperando tu testar pra eu decidir o que vou fazer heheheheh...

Mas pq a do gol? Além de ter furação weber, tem mais algo que te fez (ou tá fazendo) decidir por essa? 1.6 ou 1.8?

Rones Jr
23/01/2008, 09:36
Gustavo, além da TBI padrão, temos a ignição que neste modelo de GOL tb é independente e o uso de sensores VW que são muito fáceis de achar por aqui. O módulo que tenho dúvida, o motor do GOL 1.6 parece ter parâmetros mais próximos do VAZ 2121. Preciso saber se o módulo da Saveiro de mesmo ano tem reprogramação diferente já que carregaria mais peso...
Por enquanto só pensamentos...

ANDRÉHUFF
23/01/2008, 10:31
To gostando dessa conversa, conversa alias que ja tive com um tio que tem oficina de injeção, ele achou bem interessante e possivel esse retrabalho.

André

Nivoide
23/01/2008, 20:39
Doidera....faltou alguem ter a ideia de montar um kit ie niva power flex e colocar a disposiçao de todos! Yes!

Otávio Luiz
24/01/2008, 10:41
Doidera....faltou alguem ter a ideia de montar um kit ie niva power flex e colocar a disposiçao de todos! Yes!

Também estou de olho por aqui, espero que saia alguma coisa legal e a galera disponibilize para todos...:palmas:

Giuliano Barbosa
24/01/2008, 11:15
Também "estou de olho".
Se a idéia virar realidade tipo "pulg and play" acho que compradores não faltarão!

Soldier
24/01/2008, 11:26
...tipo "pulg and play" acho que compradores não faltarão!

X2... se for plug & play, me incluo entre eles... 8)

[]s :concordo:

Otávio Luiz
24/01/2008, 13:23
Plug & play acho difícil, mas se rolar uma "receita de bolo" já tá dez!

Gustavo Niva
24/01/2008, 23:26
Otavio,
se usar tudo de outro carro é plug and play sim... pelo menos o "plug", o "play" eu pessoalmente não levo muita fé não... tô esperando pra ver :)

Agora sério,
o Sukys aqui do fórum já comentou sobre desenvolver kits de injeção específicos pra certos motores... que me lembre faltava pra ele uma oficina em São Paulo disposta a cooperar... pq algum dos paulistas não tenta juntar Sukys, o Sábio + Wilson, o Mago? Aposto que sai um kit dos bão :dance:

Otávio Luiz
25/01/2008, 09:32
Será?!?! Se for melhor assim, mas tenho minhas dúvidas. É uma adaptação bem complexa...:pensativo:
Por enquanto vamos aguardar aparecer uma alma caridosa que faça o trem funcionar e poste o resultado por aqui.

wallaceNiva
25/01/2008, 16:37
E ai Camaradas, que tal trocar uma idéia com o Jossano, fiquei sabemndo que ele tem um esquema fino, original (não sei se é a I.E do 1.7i) mais ele tem muito a manha e ter uma I.E no Niva é uma ótima idéia...:lol:

Vanderlei
25/01/2008, 21:44
Oi pessoal.

tempos atráz instalei no niva de um amigo uma tbi do gol com módulo HIS, funciona bem mais fica muito gastão. o ideal é usar o sistena completo do kadett 92. pode ser álcool. a injeção do niva 98 e a mesma usado no kadett opel alemão 1.6. apenas o módulo central tem outra configuração. de resto é tudo a mesma coisa. sensor IAQ, sensor rotação, sensor óxigênio, sensor velocidade. até os códigos de falha são os mesmos. digo isso porque trabalhei na GM e sei doque estou falando. além disso tenho um outro amigo que tem o niva 98 injeção de fábrica e qualquer um pode confirmar os sensores e tbi com a marca GM alemã. com esse processo pode tambêm rebaixar o cabeçote sem risco de o motor ficar batendo pino. só acho que não vale apena o alto investimento. essa é a maior rasão de ninguem querer instalar injeção no niva.

abs. Vanderlei

Gustavo Niva
30/01/2008, 19:18
tempos atráz instalei no niva de um amigo uma tbi do gol com módulo HIS, funciona bem mais fica muito gastão.Pelo que andei lendo, esses módulos são bons pra carro preparado, mas pra carro de rua não necessariamente vão atender...


o ideal é usar o sistena completo do kadett 92. pode ser álcool. a injeção do niva 98 e a mesma usado no kadett opel alemão 1.6. apenas o módulo central tem outra configuração. de resto é tudo a mesma coisa. sensor IAQ, sensor rotação, sensor óxigênio, sensor velocidade. até os códigos de falha são os mesmos. digo isso porque trabalhei na GM e sei doque estou falando. além disso tenho um outro amigo que tem o niva 98 injeção de fábrica e qualquer um pode confirmar os sensores e tbi com a marca GM alemã. com esse processo pode tambêm rebaixar o cabeçote sem risco de o motor ficar batendo pino. só acho que não vale apena o alto investimento. essa é a maior rasão de ninguem querer instalar injeção no niva.Quando tu fala sistema completo do kadett 92, tá incluindo o módulo?


E ai Camaradas, que tal trocar uma idéia com o Jossano, fiquei sabemndo que ele tem um esquema fino, original (não sei se é a I.E do 1.7i) mais ele tem muito a manha e ter uma I.E no Niva é uma ótima idéia...:lol:Se for a do 1.7i vai ficar gambiarra, pois a do 1.7i com certeza não vai ficar perfeita num 1.6, aí é melhor usar uma nacional mesmo, inclusive com muito mais chance de ficar bom... só falta saber qual hehehh

sthefano leandro
05/06/2008, 22:20
poxa que ótimo!!!

assim que alguém tiver um ideia me comuniquem eu não tenho noção de mecânica se não ajudava hehehehe

abraços

Carlão Pinheiro
11/06/2008, 15:43
All,

Fuçando aqui no computador achei estas imagens, estão meio ruins.

Mas quem sabe não ajuda os mecânicos de plantão.

Luciano SHAKALL
13/06/2008, 00:39
"... achei estas imagens, estão meio ruins ... Mas quem sabe não ajuda os mecânicos de plantão ..."Carlão, você não teria essas páginas em resolução maior não?
Talvez o Forum "não aceite" JPG com resolução maior que essa; mas,
se as tiver em "melhor qualidade", pode "zipá-las" juntas, ou converter pra PDF e anexar aqui;
ou ainda, enviar pra mim por e-Mail, que eu faço isso, pois a reportagem parece ser bem interessante...

[]'s

BACALHAU
13/06/2008, 02:29
Carlão, você não teria essas páginas em resolução maior não?
Talvez o Forum "não aceite" JPG com resolução maior que essa; mas,
se as tiver em "melhor qualidade", pode "zipá-las" juntas, ou converter pra PDF e anexar aqui;
ou ainda, enviar pra mim por e-Mail, que eu faço isso, pois a reportagem parece ser bem interessante...

[]'s

Faço minhas a palavras do "Google Man".

Carlão Pinheiro
13/06/2008, 09:42
Carlão, você não teria essas páginas em resolução maior não?
Talvez o Forum "não aceite" JPG com resolução maior que essa; mas,
se as tiver em "melhor qualidade", pode "zipá-las" juntas, ou converter pra PDF e anexar aqui;
ou ainda, enviar pra mim por e-Mail, que eu faço isso, pois a reportagem parece ser bem interessante...

[]'s

Luciano,

Infelizmente, não tenho.

Alguém postou isso em algum lugar desse tamanho mesmo (senão me engano foi na lista dos camaradas), as datas das imagens salvas no meu computador são de "21/01/05".

Carlão Pinheiro
13/06/2008, 11:14
Forcei um pouco a vista aqui, e saiu isso.

Vejam se ajuda.

BACALHAU
13/06/2008, 12:53
Valeu menino. Obrigado pelo seu esforço e boa vontade.
:palmas::palmas::palmas:

Será que o Dr. Rogério Bacelar não se habilitaria a produzir esse "kit" ?

Luciano SHAKALL
13/06/2008, 14:15
"... Forcei um pouco a vista aqui, e saiu isso ..."Caaaara.... Você digitou a matéria... :palmas: ?
Valeu mesmo pela camaradagem e muito boa vontade :concordo: . . .

[]'s

Carlão Pinheiro
13/06/2008, 14:41
Valeu menino. Obrigado pelo seu esforço e boa vontade.
:palmas::palmas::palmas:

Será que o Dr. Rogério Bacelar não se habilitaria a produzir esse "kit" ?



Caaaara.... Você digitou a matéria... :palmas: ?
Valeu mesmo pela camaradagem e muito boa vontade :concordo: . . .

[]'s

Fui obrigado a abrir as imagens no FireWorks, e dei (ops) um zoom (100%) com resolução de 800x600, às vezes aumentava o zoom (150%), mais foi dificil.

Estamos aqui pra isso camaradas.

GARCIA/SP
14/06/2008, 01:00
Forcei um pouco a vista aqui, e saiu isso.

Vejam se ajuda.

Aêêêê Carlão!:concordo:
Valeu mesmo, cara:palmas:

Beto Marcicano
22/06/2008, 21:02
Nuevas...

Fala povo, esquecí deste tópico hehehe...

O valor do Coletor que eu pedi o o orçamento para o Niva fica por volta dos 600 Reais, feito em Inox, na medida pro Niva, feito com flauta e capacidade pra 4 bicos, juntando com os outros ítens, mais a mão de obra, o orçamento fica fecha em cerca de 2200 Reais, isso pra teum motor afinadinho e com a possibilidade de rodar com alcool ou Gasolina...

Se a intenção fo rficar com o carro por um bom tempo, creio que vale bem a pena!

BACALHAU
22/06/2008, 21:54
Nuevas...

Fala povo, esquecí deste tópico hehehe...

O valor do Coletor que eu pedi o o orçamento para o Niva fica por volta dos 600 Reais, feito em Inox, na medida pro Niva, feito com flauta e capacidade pra 4 bicos, juntando com os outros ítens, mais a mão de obra, o orçamento fica fecha em cerca de 2200 Reais, isso pra teum motor afinadinho e com a possibilidade de rodar com alcool ou Gasolina...

Se a intenção fo rficar com o carro por um bom tempo, creio que vale bem a pena!

Ô seu mininu, deixe de ser chato.
Não aí fique matando a gente de suspense, não.
Coloque aí os detalhes. Fotos (se tiver), quem faz, se dá para mandar um kit pelos Correios para quem mora longe e para quem se esconde (eu). Diga logo o nome do santo, pô.:mrgreen:
Vou mandar o motor para a retífica e a hora é agora.. Já pensou... Já que não dá para colocar um motor a Diesel, imagine só, o Pangaré com um motor, como diria o Google Man Luciano SHAKALL, "novo" motor retificado, taxado e aumentado pra 1.8cc! e, além disso, com Injeção Eletrônica. :dance:
Isso muito me interessa.

Zabumbas retificados, taxados, aumentados e injetados. Vurrrrruuuummmmmm

Marcio Rossetto
22/06/2008, 22:57
Beleza pessoal muito boa essa sinergia :palmas:

Mas no seu caso Bacalhau , não compensa mete logo um ap 2.0 .

Tu vai gastar com a retífica do seu Niva ?

O kit do Bacelar ( esse novo que ele vende esta praticamente perfeito ) ,o meu vou te falar, KIT EROSÃO DE 1995, foi broca , cheio de problemas para deixar o carro redondo .

Bem , vamos aos valores :

R$ 1200 do kit , mais 2000,00 em um motor ap injetado .
Mais umas coisinhas, modificação do radiador , etc : r$ 500,00
R$ 3700,00 . :pensativo:

No seu caso vale a pena a injeção ?

Flugêncio
23/06/2008, 08:17
Beleza pessoal muito boa essa sinergia :palmas:

Mas no seu caso Bacalhau , não compensa mete logo um ap 2.0 .

Tu vai gastar com a retífica do seu Niva ?

O kit do Bacelar ( esse novo que ele vende esta praticamente perfeito ) ,o meu vou te falar, KIT EROSÃO DE 1995, foi broca , cheio de problemas para deixar o carro redondo .

Bem , vamos aos valores :

R$ 1200 do kit , mais 2000,00 em um motor ap injetado .
Mais umas coisinhas, modificação do radiador , etc : r$ 500,00
R$ 3700,00 . :pensativo:

No seu caso vale a pena a injeção ?

Marcio,
Cê esqueceu de umas coisinhas,
Transporte, documentação, vistoria no Inmetro, mão de obra... e onde mora este Bacalhau (onde bode usa rayban).
Vai ultrapassar os R$ 5.000,00 fácil. Pra transformar o do Niva pra 1.8, uns R$2.000,00, se quiser um cabeçote melhorado, mais uns R$700,00.

BACALHAU, tô fazendo a receitinha.

BACALHAU
23/06/2008, 12:35
Marcio,
Cê esqueceu de umas coisinhas,
Transporte, documentação, vistoria no Inmetro, mão de obra... e onde mora este Bacalhau (onde bode usa rayban).
Vai ultrapassar os R$ 5.000,00 fácil. Pra transformar o do Niva pra 1.8, uns R$2.000,00, se quiser um cabeçote melhorado, mais uns R$700,00.

BACALHAU, tô fazendo a receitinha.

Flugêncio: R$ 2mil para transformar o motor original para 1.8? Acho que não vou gastar tudo isso não. Achei uma retífica em uma cidade aqui perto (60 km) cujo dono é um cara "das antigas". Um senhor de idade, com excelentes referências profissionais, aqui na região. A retífica dele é a mais antiga da cidade. Se não fosse bom já tinha fechado, não acha?
Conversando com ele, tive excelente impressão. Parece ser competente e honesto. Para trocar as camisas dos cilindros (ele dando as camisas) R$ 320,00, retífica do eixo R$ 65,00, rebaixar cabeçote R$ 60,00. Esses são apenas alguns preços para eu ter uma idéia. O total vai depender de tudo o que for preciso fazer (estou esperando a "receita do bolo"). Ou seja, eu tenho que comprar os pistões de Fusca, juntas, retentores, etc., etc., mas, mesmo assim, acho que não chega a R$ 2mil não.
Agora, essa receita do Beto Marciano, se não for coisa de Marte,:mrgreen: parece interessante...:pensativo: Estou esperando o nosso camarada mandar outra mensagem "sideral" explicando isso bem direitinho. Só espero que não seja que nem aquela receita milagrosa de carburador lá das Alagos.:twisted:
"Cumpade", vou mandar-lhe ainda hoje um e-mail, com algumas novidades para sua apreciação.

Marcio Rossetto: Não gostei nem um pouco dessa sua idéia de meter logo um AP 2.0.:evil: Tá pensando o quê, cara? O cofrinho do meu NIVA é apertadinho. Que ZORRA é essa? Acha que é assim, sem nem uma conversa antes, um jantarzinho, flores, bombons, uma boa lata de graxa e uma fungadinha no cangote? Não, não e não. Quero dizer... talvez.:rolleyes:
Falando sério, por aqui essas coisas são um pouco difíceis devido, principalmente, à falta de mão-de-obra competente. Outra coisa, tirando o arroz com feijão, qualquer outra peça mais "singular" tem que mandar vir de fora.
Se um dia eu for colocar um Kit do Bacelar, vai ter que ser colocado pelo próprio Bacelar. Os motivos são vários e acho que são óbvios.
Depois, se eu tivesse R$ 3.700,00, eu corria atrás de um motor do JPX.
Mas, mesmo assim, obrigado pela sua sinergia.:concordo:

Zabumbas

Girti
23/06/2008, 13:27
Graaaande Bacalhau, que eu saiba, o motor original do Niva não é encamisado! Será que o seu já passou por uma retífica? Em caso positivo, não seria melhor você procurar outro bloco?

BACALHAU
23/06/2008, 13:36
:?::?::?::?::?::?::?::?::?:

Girti
23/06/2008, 13:43
:?::?::?::?::?::?::?::?::?:

:shock::shock::shock::shock::shock:

:!::!::!::!::!::!::!::!:

:?::?::?::?::?::?::?::?::?: por quê?

BACALHAU
23/06/2008, 13:54
Por quê, o quê? :mrgreen:

Gil, se o motor do NIVA é encamisado ou não eu não sei.
O que vai ser feito eu também não sei, mas, devo fazer algo parecido ao que o Luciano fez (pistões de Fusca 1500).
Só quando chegar com o motor lá na retífica e abri-lo é que a gente vai ver o tamanho da encrenca.:parede:
Os preços que eu coloquei acima, foram-me passados pelo dono da retífica a título de exemplo para eu ter uma noção aproximada de preços.
Confesso a minha "inguinorança" no assunto. Ainda estou aprendendo. O dono da retífica disse que eu podia assistir a todo o trabalho. Ou seja, aulas práticas incluídas no pacote:dance:. O restante estou aprendendo pela Internet.
Agora, me explica... Quer dizer que os pistões ficam "funfando" pra cima e pra baixo sem "camisinha", é? Direto nas paredes do bloco?

Zabumbas confusos.

Girti
23/06/2008, 14:02
Por quê, o quê? :mrgreen:

Gil, se o motor do NIVA é encamisado ou não eu não sei.
O que vai ser feito eu também não sei, mas, devo fazer algo parecido ao que o Luciano fez (pistões de Fusca 1500).
Só quando chegar com o motor lá na retífica e abri-lo é que a gente vai ver o tamanho da encrenca.:parede:
Os preços que eu coloquei acima, foram-me passados pelo dono da retífica a título de exemplo para eu ter uma noção aproximada de preços.
Confesso a minha "inguinorança" no assunto. Ainda estou aprendendo. O dono da retífica disse que eu podia assistir a todo o trabalho. Ou seja, aulas práticas incluídas no pacote:dance:. O restante estou aprendendo pela Internet.
Agora, me explica... Quer dizer que os pistões ficam "funfando" pra cima e pra baixo sem "camisinha", é? Direto nas paredes do bloco?

Zabumbas confusos.


Não sou expert no assunto, os que o forem poderão me auxiliar, mas, pelo que eu sei, nem todos os motores são encamisados, muito pelo contrário, apenas os de concepção mais antiga e/ou já retificados (em alguns casos, quando as paredes do bloco não suportariam um retífica). Sei, por exemplo, que os motores VW refrigerados a ar são encamisados, e os motores Lada originais não o são.

No mais, peço a ajuda dos universitários! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Marcio Rossetto
23/06/2008, 14:12
Sr. Bacalhau

Realmente o virus é um problema mundial, seja no computador , na Internet , no homem, mulher e GLS e com certeza um dia vai ser no motor , devido as parafernalhas eletrônicas .

Tira da cabeça esse negócio de motor XUd do JPX , ja tive um e vou te falar :putz:Mete logo o apezão 2.0 na sua Nivinha , motividado pelo alcool ,porque aí no Ceará deve ter muita cachaça e seja feliz .:-P
Jipe com Motorzinho é para quem tem homocinética .

SDS

Peter
23/06/2008, 15:38
Bacalhau

Acessa o link a seguir que mostra bem a diferença entre motor encamisado ou não.
http://www.vienco.com.br/recondicionar%20motor.htm

Qualquer coisa estamos aqui.

BACALHAU
23/06/2008, 16:49
Bacalhau

Acessa o link a seguir que mostra bem a diferença entre motor encamisado ou não.
http://www.vienco.com.br/recondicionar%20motor.htm

Qualquer coisa estamos aqui.


Valeu, Peter. :concordo:

Daqui a pouco vou virar um PhoDão em mecânica. :mrgreen:

Flugêncio
23/06/2008, 19:45
Flugêncio: R$ 2mil para transformar o motor original para 1.8? Acho que não vou gastar tudo isso não. Achei uma retífica em uma cidade aqui perto (60 km) cujo dono é um cara "das antigas". Um senhor de idade, com excelentes referências profissionais, aqui na região. A retífica dele é a mais antiga da cidade. Se não fosse bom já tinha fechado, não acha?
Conversando com ele, tive excelente impressão. Parece ser competente e honesto. Para trocar as camisas dos cilindros (ele dando as camisas) R$ 320,00, retífica do eixo R$ 65,00, rebaixar cabeçote R$ 60,00. Esses são apenas alguns preços para eu ter uma idéia. O total vai depender de tudo o que for preciso fazer (estou esperando a "receita do bolo"). Ou seja, eu tenho que comprar os pistões de Fusca, juntas, retentores, etc., etc., mas, mesmo assim, acho que não chega a R$ 2mil não.
Agora, essa receita do Beto Marciano, se não for coisa de Marte,:mrgreen: parece interessante...:pensativo: Estou esperando o nosso camarada mandar outra mensagem "sideral" explicando isso bem direitinho. Só espero que não seja que nem aquela receita milagrosa de carburador lá das Alagos.:twisted:
"Cumpade", vou mandar-lhe ainda hoje um e-mail, com algumas novidades para sua apreciação.

Marcio Rossetto: Não gostei nem um pouco dessa sua idéia de meter logo um AP 2.0.:evil: Tá pensando o quê, cara? O cofrinho do meu NIVA é apertadinho. Que ZORRA é essa? Acha que é assim, sem nem uma conversa antes, um jantarzinho, flores, bombons, uma boa lata de graxa e uma fungadinha no cangote? Não, não e não. Quero dizer... talvez.:rolleyes:
Falando sério, por aqui essas coisas são um pouco difíceis devido, principalmente, à falta de mão-de-obra competente. Outra coisa, tirando o arroz com feijão, qualquer outra peça mais "singular" tem que mandar vir de fora.
Se um dia eu for colocar um Kit do Bacelar, vai ter que ser colocado pelo próprio Bacelar. Os motivos são vários e acho que são óbvios.
Depois, se eu tivesse R$ 3.700,00, eu corria atrás de um motor do JPX.
Mas, mesmo assim, obrigado pela sua sinergia.:concordo:

Zabumbas




Bacalhau,

Os R$2.000 eram uma previsão de custo aqui no RJ. Por aí, com certeza será mais barato.
O bloco do Niva não tem camisas, a retífica e o brunimento é feita no próprio bloco, passando de 79mm para 83mm pra 1.7 e 84mm pro 1.8. aquelas fotos que vc viu de um outro bloco, acredito que tenham sido por medidas erradas.
Os pistões podem ser do Tempra 8V R$660,00, do Fusca 1500, Metal leve (Kit, onde desperdiça as camisas e as flautas) R$340,00 e da marca Suloy com anéis Cofap R$150,00. Os pistões do Fusca geralmente se encontra com mais facilidade os de medida STD, que fica 1.7, para o 1.8 tem de comprar com a medida de 1mm a mais.
Nos pistões do Fusca, tem travas de pino, que vc pode usar ou não, em virtude do mesmos serem colocados com uma certa pressão na biela. Nos originais, não há as travas. Ainda haverá a necessidade de um pequeno desbaste em um lado da saia do pistão, senão, o motor não gira, pode-se fazer até com uma Dremel.
O pistão do fusca, é +- 1,1mm mais alto que o original, com isso não há a necessidade de rebaixar o cabeçote para se ter uma maior compressão.

No cabeçote, vc poderá trocar as válvulas de admissão originais (37mm) por umas da L200 (40mm) fazendo um serviço de tornearia nas valvúlas para acertar o tamannho das hastes, trocando as sedes e melhorando o duto de admissão, R$700,00.

Para carburação, vc pode optar pelo Weber 460, 34SEIE, 2E 3E e até o original, a seu gosto. Tendo que adaptar uma panela de filtro nacional, Escort/Chevette/Opala etc...

Na ignição, eu optaria por uma adaptação de uma Bosch, utilizada nos motores AP, bobina do Gol MI, velas NGK WR8DC e cabos de vela do Tempra carburado 92. Acrescentando um um alternador de 90A.

Se for utilizar os pistões do Tempra (84mm) terá menos trabalho.

Já em relação aos retentores, vc poderá utilizar os seguintes da marca SABÓ:
No eixo, parte traseira, o mesmo do Fusca;
Na tampa frontal do motor, o da arvóre de comando dos FIAT 147/Tipo/Tempra/Palio etc...e
Nos retentores de valvúlas, usa-se os mesmos dos motores AP.

Os selos do bloco, podem ser trocados pelos do Opala
As juntas são as mesmas do motor 1.6, exceto a junta do cabeçote , que deve ser do 1.7, e que tb serve pro 1.8, e pra finalizar, veja qual o tipo do primeiro tubo do escapamento que se conecta ao coletor de escape, se de um tubo ou de dois tubos. O de um tubo só é bem melhor.

Ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaa:mrgreen::mrgreen:

Luciano SHAKALL
23/06/2008, 20:05
Achei uma retífica em uma cidade aqui perto (60 km) cujo dono é um cara "das antigas". Um senhor de idade, com excelentes referências profissionais ... Para trocar as camisas dos cilindros (ele dando as camisas) R$ 320,00 ...
"... que eu saiba, o motor original do Niva não é encamisado! Será que o seu já passou por uma retífica? ...
"... se o motor do NIVA é encamisado ou não eu não sei ... Quer dizer que os pistões ficam "funfando" pra cima e pra baixo sem "camisinha", é? Direto nas paredes do bloco? ...
"... nem todos os motores são encamisados ... apenas os de concepção mais antiga e/ou já retificados (em alguns casos, quando as paredes do bloco não suportariam um retífica) ...

Realmente, o motor Lada - originalmente - não é encamisado :discordo: .
Como o Gil citou, nem todos os motores são :wink: . Como ele disse, apenas os mais antigos!
Nossos moderníssimos russos não tem isso não :twisted: . . .
Os pistões, com já citado, "ficam roçando" nas paredes do bloco mesmo... Sem camisa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ...

Agora... O CAmaRAda Maurício Rossetto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=8676) instalou os Pistões de Tempra e - não que fosse necessário - encamisou o bloco.
Ele relatou isso em alguns tópicos, como:

:arrow: Como aumentar a potência? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27101) (Post #20 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=378063&postcount=20));

:arrow: Niva Nº do motor (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33849) (Post #38 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=568805&postcount=38));

[]'s

Girti
23/06/2008, 20:13
Realmente, o motor Lada - originalmente - não é encamisado :discordo: .
Como o Gil citou, nem todos os motores são :wink: . Como ele disse, apenas os mais antigos!
Nossos moderníssimos russos não tem isso não :twisted: . . .
Os pistões, com já citado, "ficam roçando" nas paredes do bloco mesmo... Sem camisa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ...

Agora... O CAmaRAda Maurício Rossetto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=8676) instalou os Pistões de Tempra e - não que fosse necessário - encamisou o bloco.
Ele relatou isso em alguns tópicos, como:

:arrow: Como aumentar a potência? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27101) (Post #20 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=378063&postcount=20));

:arrow: Niva Nº do motor (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33849) (Post #38 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=568805&postcount=38));

[]'s

Luciano, conta prá nós.... qual o segredo para se fazer estas inserções de mensagens dentro de mensagerns, dentro de mensagens, dentro de mensagens.... :pensativo::pensativo::pensativo:

Luciano SHAKALL
23/06/2008, 21:10
Luciano, conta prá nós.... qual o segredo para se fazer estas inserções de mensagens dentro de mensagerns, dentro de mensagens, dentro de mensagens.... :pensativo::pensativo::pensativo:Faaala, CAmaRAda Gil... Beleza :concordo: ?
Cara, não sei se tem um "modo automático" de fazer isso :pensativo:,
mas - como se tiver eu desconheço :oops: - eu faço no "manual" mesmo...

Eu ia responder por MP, mas vai por aqui mesmo porque pode ser que mais alguém tenha a mesma dúvida, ok ;) ?

Perceba que cada vez que você realizar citações, a mensagem citada ficará entre as expressões "quote" e "colchetes" (" [ "), não é mesmo?
Sendo que "no primeiro quote" aparece um "sinal de igualdade" (" = "), o nome de quem está sendo citado, "Ponto e vírgula" (" ; "),
uma seqüência numérica..... enfim: Tudo isso tem que ficar!

O texto a ser citado, é o que está entre "isso tudo", e pode ser editado:
Eu, inclusive, geralmente edito as citações que faço, pois as vezes, se quer mencionar apenas uma frase e "é obrigado" a citar um post inteiro....

Bom, como o texto citado é editável, você pode incorporar outras citações nele:
É só você clicar em "citar" sempre com o "botão direito" e escolher "abrir em uma nova aba" (no FireFox, ou Internet Explorer 7 - se for uma versão anterior, você pode implementar a "navegação por abas" ao utilizar uma "barra de ferramentas", por exemplo, do yahoo).

Em cada aba ficará uma "citação/resposta" diferente, que você deve editar como queira, e usar o famoso Ctrl C - Ctrl V,
levando as citações diferentes para uma mesma aba. LEMBRE-SE DE COPIAR OS "quote", OS "COLCHETES", etc, SE NÃO NÃO VAI DAR CERTO :discordo: !

Aí "é só" inserir a mensagem (com "quote", "Colchete" e tudo) que você quer por último, antes do último "quote" da mensagem que "ficará por fora" ("englobando" a outra).

Para ficar "dessa forma aí de cima", eu coloco a última citação que eu quero "dentro" da penúltima;
pego essas duas juntas e insiro dentro da antepenúltima; e assim sucessivamente :concordo: ...

Não sei se eu to sendo claro ou to ajudando a confundir mais :oops: ....

Bom, uma coisa que ajuda, é sempre clicar em "Visualizar mensagem" antes de enviar: Assim, a gente sabe se vai está de acordo com o que a gente quer ;-) ...

De qualquer forma; para fazer testes de todas possibilidade, há uma área do Forum específica pra isso, que é o tópico Teste (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=39),
usado pra isso mesmo, e que é apagado regularmente (pra não "encher" os servidores com testes...)

Bom, qualquer coisa "grita aê" :concordo: ...

[]'s

BACALHAU
23/06/2008, 22:00
Bacalhau,

...

Na ignição, eu optaria por uma adaptação de uma Bosch, utilizada nos motores AP, bobina do Gol MI, velas NGK WR8DC e cabos de vela do Tempra carburado 92. Acrescentando um um alternador de 90A.

...

Ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaa:mrgreen::mrgreen:

Cumpade, essa da ignição não entendi. Estava pensando em colocar uma original usada. Sabe de alguma para vender? :twisted:
E quanto ao alternador de 90 A e demais peças, também estou querendo comprar, o problema é que por aqui não tem.

Zabumbas

Girti
24/06/2008, 07:42
Faaala, CAmaRAda Gil... Beleza :concordo: ?
Cara, não sei se tem um "modo automático" de fazer isso :pensativo:,
mas - como se tiver eu desconheço :oops: - eu faço no "manual" mesmo...

Eu ia responder por MP, mas vai por aqui mesmo porque pode ser que mais alguém tenha a mesma dúvida, ok ;) ?

Perceba que cada vez que você realizar citações, a mensagem citada ficará entre as expressões "quote" e "colchetes" (" [ "), não é mesmo?
Sendo que "no primeiro quote" aparece um "sinal de igualdade" (" = "), o nome de quem está sendo citado, "Ponto e vírgula" (" ; "),
uma seqüência numérica..... enfim: Tudo isso tem que ficar!

O texto a ser citado, é o que está entre "isso tudo", e pode ser editado:
Eu, inclusive, geralmente edito as citações que faço, pois as vezes, se quer mencionar apenas uma frase e "é obrigado" a citar um post inteiro....

Bom, como o texto citado é editável, você pode incorporar outras citações nele:
É só você clicar em "citar" sempre com o "botão direito" e escolher "abrir em uma nova aba" (no FireFox, ou Internet Explorer 7 - se for uma versão anterior, você pode implementar a "navegação por abas" ao utilizar uma "barra de ferramentas", por exemplo, do yahoo).

Em cada aba ficará uma "citação/resposta" diferente, que você deve editar como queira, e usar o famoso Ctrl C - Ctrl V,
levando as citações diferentes para uma mesma aba. LEMBRE-SE DE COPIAR OS "quote", OS "COLCHETES", etc, SE NÃO NÃO VAI DAR CERTO :discordo: !

Aí "é só" inserir a mensagem (com "quote", "Colchete" e tudo) que você quer por último, antes do último "quote" da mensagem que "ficará por fora" ("englobando" a outra).

Para ficar "dessa forma aí de cima", eu coloco a última citação que eu quero "dentro" da penúltima;
pego essas duas juntas e insiro dentro da antepenúltima; e assim sucessivamente :concordo: ...

Não sei se eu to sendo claro ou to ajudando a confundir mais :oops: ....

Bom, uma coisa que ajuda, é sempre clicar em "Visualizar mensagem" antes de enviar: Assim, a gente sabe se vai está de acordo com o que a gente quer ;-) ...

De qualquer forma; para fazer testes de todas possibilidade, há uma área do Forum específica pra isso, que é o tópico Teste (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=39),
usado pra isso mesmo, e que é apagado regularmente (pra não "encher" os servidores com testes...)

Bom, qualquer coisa "grita aê" :concordo: ...

[]'s

VICHE!!!!!!!!!!!

Numa primeira leitura, não entendi lhufas :pensativo:, preciso reler com calma e fazer alguns testes, quem sabe eu consigo?

Obrigado pela "aula"!

[ ]s

Otávio Luiz
24/06/2008, 10:07
Aproveitando carona da dúvida do Gil, pergunto ao Mestre Luciano SHAKALL...:mrgreen:
E pra fazer aquele esquema de clicar em cima da palavra/frase e abrir o link?
Sabeo como é, quando você faz "assim", clicamos em cima e abre uma página da web...

Beto Marcicano
24/06/2008, 21:43
Flugêncio: R$ 2mil para transformar o motor original para 1.8? Acho que não vou gastar tudo isso não. Achei uma retífica em uma cidade aqui perto (60 km) cujo dono é um cara "das antigas". Um senhor de idade, com excelentes referências profissionais, aqui na região. A retífica dele é a mais antiga da cidade. Se não fosse bom já tinha fechado, não acha?
Conversando com ele, tive excelente impressão. Parece ser competente e honesto. Para trocar as camisas dos cilindros (ele dando as camisas) R$ 320,00, retífica do eixo R$ 65,00, rebaixar cabeçote R$ 60,00. Esses são apenas alguns preços para eu ter uma idéia. O total vai depender de tudo o que for preciso fazer (estou esperando a "receita do bolo"). Ou seja, eu tenho que comprar os pistões de Fusca, juntas, retentores, etc., etc., mas, mesmo assim, acho que não chega a R$ 2mil não.
Agora, essa receita do Beto Marciano, se não for coisa de Marte,:mrgreen: parece interessante...:pensativo: Estou esperando o nosso camarada mandar outra mensagem "sideral" explicando isso bem direitinho. Só espero que não seja que nem aquela receita milagrosa de carburador lá das Alagos.:twisted:
"Cumpade", vou mandar-lhe ainda hoje um e-mail, com algumas novidades para sua apreciação.

Marcio Rossetto: Não gostei nem um pouco dessa sua idéia de meter logo um AP 2.0.:evil: Tá pensando o quê, cara? O cofrinho do meu NIVA é apertadinho. Que ZORRA é essa? Acha que é assim, sem nem uma conversa antes, um jantarzinho, flores, bombons, uma boa lata de graxa e uma fungadinha no cangote? Não, não e não. Quero dizer... talvez.:rolleyes:
Falando sério, por aqui essas coisas são um pouco difíceis devido, principalmente, à falta de mão-de-obra competente. Outra coisa, tirando o arroz com feijão, qualquer outra peça mais "singular" tem que mandar vir de fora.
Se um dia eu for colocar um Kit do Bacelar, vai ter que ser colocado pelo próprio Bacelar. Os motivos são vários e acho que são óbvios.
Depois, se eu tivesse R$ 3.700,00, eu corria atrás de um motor do JPX.
Mas, mesmo assim, obrigado pela sua sinergia.:concordo:

Zabumbas




Fala queridão!

Então, cotei o preço do Coletor na Satti Soldas e na Binho escapes epeciais, em ambos o valor foi o mesmo, o único empecilho é que eles precisam do carro no local por algum tempo pra fazer, já que não possuem molde nem gabarito, nem nada para o Niva. Tendo o coletor que é o mais complicado, o resto é fácil, um bom preparador instala fácil o gerenciador de bicos, e demais componentes da injeção, e com um multímetro e um halmeter ele afina fácil o motor. Estou certo de que é a solução de melhor custo X benefício por enquanto. Pelo menos aqui na minha região esse tipo de adaptação está se tornando bem comum em vários tipos de veículos!

PS. Marciano é a nona hehehe...

BACALHAU
24/06/2008, 22:17
Esse seu "queridão" quase que arrepiou minhas escamas. Ainda bem que eu sou um BACALHAU espada.:-D
Quanto ao marciano, foi mal viu? Problemas causados pela "síndrome de PVC".:putz:
Agora, "lindinho", você falou e não disse nada. Parece até político :twisted:.
Quanto é a brincadeira $$$ afinal?
Como não dá para eu levar o Pangaré até aí, o que é que o cara precisa? Um motor? Explica isso tudim aí pra nóis. Leva a mal não, mas em matéria de mecânica sou meio "lourinho". Mas tô aprendendo, tô aprendendo.

Zabumbas agradecidos pela sua ajuda.

P.S.: Ibiúna fica perto de onde ? Onde ficam essas "Satti Soldas e Binho escapes epeciais"?

Beto Marcicano
25/06/2008, 13:47
Esse seu "queridão" quase que arrepiou minhas escamas. Ainda bem que eu sou um BACALHAU espada.:-D
Quanto ao marciano, foi mal viu? Problemas causados pela "síndrome de PVC".:putz:
Agora, "lindinho", você falou e não disse nada. Parece até político :twisted:.
Quanto é a brincadeira $$$ afinal?
Como não dá para eu levar o Pangaré até aí, o que é que o cara precisa? Um motor? Explica isso tudim aí pra nóis. Leva a mal não, mas em matéria de mecânica sou meio "lourinho". Mas tô aprendendo, tô aprendendo.

Zabumbas agradecidos pela sua ajuda.

P.S.: Ibiúna fica perto de onde ? Onde ficam essas "Satti Soldas e Binho escapes epeciais"?

Po, o queridão é comprimento padrão aqui hehehe...

Então cara, o custo exato é difícil estimar, porque de região para região muda muito o preço de peças e mão de obra. Aqui pelo levantamento que eu fiz com os preços daqui, mais a mão de obra do meu mecânico, a brincadeira fica por volta dos 2.500 Reais, segundo ele, isso pra entregar o carro pronto, montado e acertado.

No caso do Coletor, eles precisam do carro porque eles moldam os tubos no próprio carro, e precisam tirar as medidas para as flanges, juntas, etc...

Segue o site dos caras:

http://www.sattisoldas.com.br/

http://www.binhoescapamentos.com.br/

Agora achei esta outra empresa, mas ainda não cotei com eles:

http://www.mecanicazanetti.com.br/servicos.php

PS. Ibiúna fica a 60Km de São Paulo capital...

Qualquer coisa da um grito aí hehe...

Luciano SHAKALL
25/06/2008, 18:04
"... pra fazer aquele esquema de clicar em cima da palavra/frase e abrir o link? ... quando você faz "assim", clicamos em cima e abre uma página da web..."E aê, Otávio.... Beleza :concordo: ?
Cara, pra essa tem o "Modo Automático" :mrgreen: . . .
Seguinte: Você abre uma "Caixa de Resposta", ou "Citação", enfim... Lá no "Campo de escrever", tem um botãozinho pra isso (vide foto 1). Quando você clica lá, abre uma janela para você digitar o endereço completo do site que você quer - pode usar o "Ctrl V" também - (vide foto 2). No exemplo, eu usei o endereço do 4x4 Brasil (foto 3). Aí é só clicar em "OK" nessa janelinha, que vai aparecer como na foto 4. O texto que aparece selecionado automaticamente, é o texto que vai aparecer como "atalho" para o site que você escolheu: Por padrão, o "atalho" é o endereço do site, mas você pode mudar para a palavra (ou frase) que você quiser. No exemplo, eu digitei FORUM (www.4x4brasil.com.br), que é justamente esse atalho que está aqui. ESTÁ PRONTO! É só tomar cuidado pra não apagar os "COLCHETES", ou a palavra "URL" que tudo dá certo....

Ah, pode fazer ao contrário também:
Se você já tem o texto/resposta/pergunta pronto, você pode simplesmente selecionar a palavra (ou texto) que você quer "transformar em atalho" para um site, e clica naquele mesmo botão da 1ª foto. Vai abrir a mesma janelinha pra digitar o endereço completo do site. Só que quando clicar em "Ok", já vai aparecer "selecionado" a palavra (ou frase) que você escolheu e havia selecionado previamente...

Há também uma forma "manual" de fazer isso.
Você simplesmente digita:

[URL="xxx"]yyy[\URL]

Onde o xxx é o endereço do site, o yyy é o nome (ou frase) que você quer como atalho, e no lugar da "Contra-Barra" (\),
deve ser uma Barra "Normal" (/), que eu não coloquei pra ele "não transformar meu exemplo em link :mrgreen: ...

Bom, novamente.... Qualquer coisa é só "gritar"...

[]'s

Vicenzo
25/06/2008, 21:04
E aê, Otávio.... Beleza :concordo: ?
Cara, pra essa tem o "Modo Automático" :mrgreen: . . .
Seguinte: Você abre uma "Caixa de Resposta", ou "Citação", enfim... Lá no "Campo de escrever", tem um botãozinho pra isso (vide foto 1). Quando você clica lá, abre uma janela para você digitar o endereço completo do site que você quer - pode usar o "Ctrl V" também - (vide foto 2). No exemplo, eu usei o endereço do 4x4 Brasil (foto 3). Aí é só clicar em "OK" nessa janelinha, que vai aparecer como na foto 4. O texto que aparece selecionado automaticamente, é o texto que vai aparecer como "atalho" para o site que você escolheu: Por padrão, o "atalho" é o endereço do site, mas você pode mudar para a palavra (ou frase) que você quiser. No exemplo, eu digitei FORUM (www.4x4brasil.com.br), que é justamente esse atalho que está aqui. ESTÁ PRONTO! É só tomar cuidado pra não apagar os "COLCHETES", ou a palavra "URL" que tudo dá certo....

Ah, pode fazer ao contrário também:
Se você já tem o texto/resposta/pergunta pronto, você pode simplesmente selecionar a palavra (ou texto) que você quer "transformar em atalho" para um site, e clica naquele mesmo botão da 1ª foto. Vai abrir a mesma janelinha pra digitar o endereço completo do site. Só que quando clicar em "Ok", já vai aparecer "selecionado" a palavra (ou frase) que você escolheu e havia selecionado previamente...

Há também uma forma "manual" de fazer isso.
Você simplesmente digita:

[URL="xxx"]yyy[\URL]

Onde o xxx é o endereço do site, o yyy é o nome (ou frase) que você quer como atalho, e no lugar da "Contra-Barra" (\),
deve ser uma Barra "Normal" (/), que eu não coloquei pra ele "não transformar meu exemplo em link :mrgreen: ...

Bom, novamente.... Qualquer coisa é só "gritar"...

[]'s

Luciano, quando eu abro a caixa de resposta ou quote não aparece aquele monte de ferramenta como se fosse o word, como faço pra colocar aquilo???
Valeu

Luciano SHAKALL
25/06/2008, 23:26
"... quando eu abro a caixa de resposta ou quote não aparece aquele monte de ferramenta como se fosse o word, como faço pra colocar aquilo??? ..."Fala aê Vicenzo... :concordo:
Cara, qual o "Editor do Forum" você está utilizando?

Vai lá em "Painel de Controle" (Foto 1),
vai em "Editar opções" (Foto 2),
Aí desce até o final da página, que vai aparecer o tipo de editor usado (Foto 3).

Talvez você esteja usando o "Editor Básico", que é "uma simples caixa de txto :pensativo: ...
Eu uso o "Editor Padrão - Controles - Extra" que, como o nome sugere, possui controles extra :mrgreen: ...

Existe também uma terceira opção, que é o "Editor Completo WYSIWYG", que eu usava anteriormente, mas deixei porque - na época - estava com BUGs e a única diferença para o "Padrão Controles Extra", é que o "Completo" permite também uma edição do código da mensagem, o que, de uma forma geral, não tem muita utilidade...

Verifica lá teu editor e dá um retorno ;) ...

[]'s

Vicenzo
26/06/2008, 01:12
Luciano (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11755)
Pois realmente o meu tava no modo básico, mas agora mudei e deu certo...
Já aproveitei e fiz um teste aí com teu nome... Acho q vai dar certo...

Valeu

Luciano SHAKALL
26/06/2008, 03:09
" ... Luciano (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11755)
Pois realmente o meu tava no modo básico, mas agora mudei e deu certo...
Já aproveitei e fiz um teste aí com teu nome... Acho q vai dar certo... "Deu certo mesmo :wink: . . .
Pode crê então :concordo:!

VALEU!!!!!!!!!!

[]'s

Otávio Luiz
26/06/2008, 11:50
Valeu Luciano "Google" (http://www.google.com.br) Shakall...:concordo:

montanha4x4
26/08/2011, 20:11
mas no momento so em xerox !!! pois ainda não digitalizei , deve ter umas 20 folhas de a4 ... a injeção original e a mesma do monza monoponto (alemã) FOI MAL AE RESPOSTA SAIU NUM POST ERRADO !!!! E NÃO CONSEGUI DELETAR !!! DESCULPEM OK !!!!!

Marcelo J Manente
13/03/2012, 20:56
Achei para vender uma revista Oficina Mecânica nº 148, de janeiro de 99 com uma reportagem contando como colocar injeção num motor Laika 1.6.
A reportagem não é muito detalhada, mas acredito que deve ajudar a dar um inicio para quem pensa na hipotese.
Segue o scan.

Um abraço.

HMoura
15/03/2012, 20:31
Xexelo,

como você pediu, mudei to usando o fórum pra falar sobre o alternador do corsa. Ou acha melhor abrir um novo tópico?

Abç.

cobaltoss
22/04/2018, 11:47
!!!!Reavivando esse TÓPICO!!!!!

Alguém conseguiu no final das contas Instalar um injeção eletrônica funcional no Motor Original do Niva?
Com bom resultado? Tem fotos? Montagem? Diagramas? Modelos e peças usadas?

Ou tudo não passou de um sonho distante em uma galáxia perdida?

Abraços!!!

Rafa_Sbs
19/06/2018, 11:24
O meu Niva com motor original recebeu injeção eletrônica com módulo programável Megasquirt, mas ainda não andei com ele, o carro está em SP e eu em Santa Catarina rsrs

cobaltoss
19/06/2018, 17:49
O meu Niva com motor original recebeu injeção eletrônica com módulo programável Megasquirt, mas ainda não andei com ele, o carro está em SP e eu em Santa Catarina rsrs

Quando vc puder, envia mais informações sobre a adaptação. Ate hoje ja ouvi muita coisa sobre essas adaptações mas nada que concreto. Nos conte de sua experiência!

Rafa_Sbs
22/06/2018, 13:18
Quando vc puder, envia mais informações sobre a adaptação. Ate hoje ja ouvi muita coisa sobre essas adaptações mas nada que concreto. Nos conte de sua experiência!

Olha aí uma foto, TBI monoponto no lugar do carburador...quando o carro estiver comigo posto aqui minhas impressões e algumas fotos.559342