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Ver Versão Completa : Como fazer para comprar um carro no exterior



Murillus
16/01/2008, 15:59
Como fazer para comprar um carro no exterior e trazer pro Brasil ?

Compensa ?

Tenho que pagar imposto na entrada ? Ou vai ser quando for licenciar o veiculo ? Quanto de imposto incide ?

Se eu entrar dirigindo, mesmo assim pago imposto ?

[]

Elmer_Jeep
16/01/2008, 16:19
Esses dias conversei com um conhecido que trabalha na RF e o cara simplesmente disse que não é impossível mas é inviável, no final das contas vc gasta umas 3x o valor do veículo.

Murillus
16/01/2008, 16:41
Vou dar um exemplo...

o HUMMER ou uma LAND, na venezuela custa +/- 60.000 a 80.000 reais...

viajaria pra la, e traria o carro (dirigindo) ate Manaus...

Elmer_Jeep
16/01/2008, 16:46
humm, e vc acha que se desse certo eu estaria andando de carro popular... ?

A fronteira fica à 250km daqui.

[]'s

Murillus
16/01/2008, 16:55
humm, e vc acha que se desse certo eu estaria andando de carro popular... ?

A fronteira fica à 250km daqui.

[]'s

por falar nisso... preciso de uma ajudinha com o topico do "brasil ao alasca de 4x4"... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35524

estou com problemas de tracar uma rota de fortaleza ate venezuela... talvez vc possa me ajudar...

ramalho-vitoria
16/01/2008, 22:05
Bom noite a todos !!!

Primeiramente gostaria de me apresentar. Sou filho do Ramalho-Vitoria que possui tambem um 4x4 e esta iniciando neste forum.

Meu nome é André e tambem sou amante de trilhas já a alguns anos, só que sobre duas rodas.

Minha área de trabalho é exatamente importação e exportação, não propriamente no mercado de veiculos automotores e sim outros materiais e área de petróleo, mas temos algum knowhow para importar veiculos.

Ao contrario do que as pessoas pensam é sim viavel e muito mais econômico trazer um veiculo do exterior e a burocracia não é muito grande desde que se conheça os caminhos lícitos (sempre caminhos legais).

Como já dissemos temos o knowhow na importação de pelo menos uns 10 veiculos para amigos, conhecidos e principalmente motos que é meu hobby.

Posso lhes garantir que o preço pode chegar a uns 35% a 40% mais barato do que comprar um carro numa concessionaria ou lojas que importam.

Se fossemos entrar em detalhes de como se importar um veiculo, ficariamos aqui pelo menos uma semana até explicar tudo, por isso farei um breve resumo para não pagarem mais e as vezes até perderem o investimento realizado na Receita Federal.

Topicos:

1 - É terminantemente proibida a importaçao de veiculos usados salvo no caso de competições (que deverao voltar ao pais de origem) ou veiculos considerados para colecionadores (acima de 30 anos).

2 - Nunca, em hipotese alguma compre um carro no exterior, mesmo que esse exterior, fronteira fique a apenas alguns quilometros da fronteira mais proxima. Se fizer isso perderá o valor pago.

3 - Nunca pague com seu cartao de credito, leve dinheiro na mala, ou qualquer coisa do genero para uma loja de carros no exterior, é necessario uma empresa importadora para fazer toda a tramitaçao (alem de licenças, fechamento de cambio via banco de primeira linha e banco central)

4 - Verificar origem do veiculo, procedencia, estado de conservaçao pois eles costumam mascarar o veiculo. O famoso comprando gato por lebre. Eles lhe vendem um veiculo usado como se fosse um novo. E se existir alguma suspeita na Aduana Brasileira, se perde o Veiculos. Cuidado eles são artistas, principalmente os americanos. Sugiro consularizar todos os documentos.

5 - Verificar a logistica dessa operação. Quando falo em logistica falo nao só em tempo mas segurança e valores tambem.

6 - Lembrar sempre que voce não terá garantia desse veiculo no Brasil mesmo que o modelo que esta trazendo tenha montadora aqui. E trazer alguma peça sobresalente pode se torna inviavel.

Tomado todos esses cuidados está na hora de escolher o seu veiculos.

Realmente nao sai barato trazer um veiculo, mas como disse sai muito mais barato do que ja comprar de uma loja no brasil. As pessoas tem mania de criar dificuldades para vender facilidades.

Caso queiram posso estar futuramente mostrando uma planilha de simulação de custos para importaçao.

Além dos custos de um processo de importaçao, frete seja maritimo, aéreo, rodoviario, despachantes, liberaçao de documentos, taxas pagas por utilizaçao de servicos, armazenagem em EADIS (estacoes aduaneiras de interior) licenças (CAT , LCVM, IBAMA, Inmetro) temos os impostos.

Estou tomando como base um automovel de De cilindrada superior a 1.500 cm 3 , mas não superior a 3.000 cm:

Impostos incidentes

II - Imposto de importação - 35%
IPI - 25%
Pis -2%
Cofins -9,6%
ICMS - No nosso caso Espirito Santo 12%

Lembrando sempre que esses impostos são em cascata e pagos na entrada do veiculo no Brasil exceto o ICMS que as impresas de importação no ES tem prazo de ate 56 dias para pagar dependendo da data de emissao da Nota fiscal de saida.

Para terem como exemplo o utimo carro que trouxemos foi um Chevrolet Mustang (uns 2 meses atras) com o preço de USD 27.020,00 (taxa na epoca USD 1,80) chegou no Brasil a R$ 137.223,87. caro né. Mas se for comprar em qualquer loja nao sairia por menos de R$180.000,00 reais.


Qualquer duvida que tiverem com relaçao a documentacao, como proceder e etc escrevam no forum que assim que puder poderemos ajudar

Esperando ter esclarecido um pouco estamos a desta forma a disposição.

André Ramalho

alexandre roveri
17/01/2008, 08:11
André, valeu ! Desmistificou o negócio !

Agora só me falta ganhar na Mega sena pra trazer 2 Nivas 4 portas pro Brasil :mrgreen:

ZYKAO
17/01/2008, 08:42
Andre,


Mandei Uma Mp Para Você, Me Responda No Email.


Obrigado.

Beto Lacerda
17/01/2008, 08:44
Para terem como exemplo o utimo carro que trouxemos foi um Chevrolet Mustang

Larry Shinoda deve ter dado umas 3 piruletas completas no caixão ...

Varela
17/01/2008, 10:58
Larry Shinoda deve ter dado umas 3 piruletas completas no caixão ...

kakakakakakakakkakakakakkakakak

NVN!!!

[]s

offroad
17/01/2008, 10:59
Larry Shinoda deve ter dado umas 3 piruletas completas no caixão ...
se falasse q era 331 hemi... ai resucitava

proença
17/01/2008, 10:59
sobre o tema é bom verificar o seguinte

Embaraço aduaneiro

Não incide IPI na importação de produto por pessoa física

Pessoa física que faz importação de produto para uso próprio não tem de pagar IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O entendimento, com base em julgados do Supremo Tribunal Federal, é do juiz federal, Edvaldo Gomes dos Santos, da 2ª Vara Federal de Santos (SP), que isentou Cláudio Pinheiro da Rocha Fragoso de pagar imposto sobre a importação de um veículo.
O consumidor ajuizou mandado de Segurança, com pedido de liminar, contra ato da Alfândega do Porto de Santos que tinha por objetivo recolher IPI na operação de importação.
No MS, a defesa alegou que o artigo 46 do Código Tributário Nacional fere frontalmente o princípio constitucional da não-cumulatividade do IPI. Isso porque o consumidor — pessoa física — não promove qualquer atividade que lhe proporcione a utilização do crédito acumulado do tributo nas operações de importação, já que o bem é destinado a uso próprio.
O princípio da não-cumulatividade existe para impedir que o ônus do imposto se vá acumulando em cada operação — se incidiu sobre a matéria prima — não se deve reproduzir esse ônus no produto final.
O artigo diz que o contribuinte do imposto é o importador ou quem a lei a ele equiparar. Ou seja, incide o tributo para qualquer produto estrangeiro seja por pessoa física ou jurídica.
Os advogados sustentaram, ainda, que o Supremo Tribunal Federal firmou entendimento no sentido de que, em razão do principio da não-cumulatividade, aqueles que não são contribuintes do ICMS e do IPI, não devem ser forçados a pagar esse tributo quando da importação de bens do exterior.
O juiz Edvaldo Gomes dos Santos, ao analisar o pedido, destacou que o imposto sobre produtos industrializados tem como fato imponível o seu desembaraço aduaneiro quando é de procedência estrangeira. Por isso, a importação do veículo está sujeita a incidência do IPI.
Segundo ele, no entanto, o STF já decidiu, em dois recursos extraordinários, pelo descabimento da exigência do IPI incidente sobre bem importado do exterior por pessoa física, por conta do princípio da não-cumulatividade do tributo.
Assim, com base neste precedente o juiz acolheu a liminar e livrou o consumidor de pagar o tributo sobre a importação. Rejeitou, contudo, a condenação aos honorários advocatícios. Aplicou a súmula 105 do STJ que diz: “Na ação de Mandado de Segurança não se admite condenação em honorários advocatícios”.
O consumidor foi representado pelos advogados Nelson Monteiro Junior e Rodrigo Helfstein, do escritório Monteiro & Neves Advogados Associados.

Processo: 2007. 61.04.010536-9

Revista Consultor Jurídico, 6 de janeiro de 2008

Elmer_Jeep
17/01/2008, 11:22
ô galera, da um tempo, o camarada ja disse que a especialidade dele não é automóveis...

André, a opinião que registrei na mensagem #2 foi o que ouvi de um funcionário da RF, pra ser sincero acho que o cara não queria conversar sobre o assunto e me jogou esse balde de água fria.

Vc sabe confirmar se para compra como pessoa física existe alguma isenção sobre o IPI ?


[]'s

paris
18/01/2008, 02:31
Tópico muito interessante! Qualquer informação sobre a importação de veículos é bem vinda!

BIOCOM
08/05/2008, 17:18
será que essas regras se aplicam a importação de motores, tipo trazer um motor ELKO alemão ?
esse motor é o PAPA-TUDO: roda com qualquer combustivel. vejam a revista 4R 1987.
abs
Evandro

Murillus
09/05/2008, 16:34
motor ELKO



Tanque cheio de vento por Fabricio Rocha Da equipe do Correio

Combustível caro, guerras no Oriente Médio, poluição. Com os problemas dos carros movidos a derivados do petróleo, vêm aí os movidos a qualquer coisa
http://www2.correioweb.com.br/cw/2001-09-06/fio1.gif Uma vez passou no Fantástico, há tempos, e muita gente já esqueceu. Mas, segundo a empresa inventora e fabricante, o carro movido a ar começará a ser fabricado e vendido daqui a pouco mais de três meses — quem quiser ser avisado pode se inscrever no site www.theair car.com . Preparem os bolsos, porque a previsão de preço lá fora é de algo entre US$ 8 mil e US$ 10 mil. Em compensação, você só vai gastar um dólar (ou menos) a cada 200 quilômetros com esse carrinho.

O motor a ar, inventado pelo ex-engenheiro de Fórmula-1 Guy Nègre, já foi visto, admirado e testado por vários jornais e revistas da Europa, além da equipe do referido Fantástico. Ele é uma das mais expressivas alternativas energéticas ao uso do petróleo e derivados como combustível — decerto o carro a álcool brasileiro foi a melhor delas, apesar de hoje estar entregue às traças por razões desconhecidas.

Entre essas razões, obviamente, deve estar a que sempre é apontada como principal nos fracassos de projetos desse tipo: o desinteresse da multibilionária e poderosa indústria do petróleo. Porém, o carro a ar da empresa luxemburguesa MDI, de Guy Nègre, tem argumentos fortíssimos a seu favor. Destaca-se acima de tudo a questão da poluição. O motor não tem combustão, não gera gases, e ainda filtra todo ar que tira da atmosfera.

O pequeno motor não tem, como era de se esperar, o mesmo desempenho de um motor a gasolina, mas proporcionalmente a seu tamanho o rendimento é considerável: com dois pistões e cilindrada de 0,566 litro, tem 25cv de potência (ver quadro). É suficiente para o uso urbano e, numa velocidade média de 50km/h, tem autonomia para rodar algo entre 200 e 300km, algo como 10 horas de uso. Os protótipos criados pela MDI, com 700kg e não muito aerodinâmicos, chegaram a 130km/h. A 100km/h, a autonomia do tanque fica em torno de 100km.

O abastecimento toma três a quatro minutos numa estação de ar comprimido, ou quatro horas com o compressor embutido no carro, que só precisa ser ligado a uma tomada. O óleo é trocado a cada 50 mil quilômetros, pois não há combustão, e para trocá-lo é só passar num supermercado e comprar uma lata de óleo de soja.

Só o carro a álcool brasileiro realmente emplacou, entre os vários projetos de motores com combustíveis alternativos feitos no mundo inteiro. Um dos mais badalados no Brasil, em meados de 1986, foi o motor Elko, que funcionava com gasolina, diesel ou qualquer óleo, mesmo óleo de cozinha usado. Funcionava bem e era muito econômico, conforme indicaram testes da revista Quatro Rodas. O motor Elko desapareceu depois que o Grupo Garavelo comprou sua licença de fabricação e faliu pouco tempo depois.

LANCHONETES

A Universidade de Brasília já fez experiências com motores alternativos, como um carro a água. Entre os projetos atuais do Departamento de Engenharia Mecânica, está o motor movido a óleo de fritura, que deverá ter também a participação da faculdade de Química no desenvolvimento. ‘‘Vamos começar o projeto em breve e no ano que vem, se conseguirmos parcerias com algumas empresas, vamos fazer testes em ônibus’’, declara o professor Carlos Alberto Gurgel, especialista em máquinas térmicas.

Uma das vantagens do projeto da UnB é que os motores diesel não precisarão de adaptação. O combustível é que muda. O óleo de soja usado, que poderá vir de lanchonetes, por exemplo, passa por um processo químico chamado trans-esterificação, que consiste na adição de compostos para tornar o óleo de soja mais parecido com o diesel. ‘‘A vantagem é que este é um óleo vindo de vegetal, que tem carbono tirado da própria atmosfera como CO2. Não é como você tirar óleo da terra e jogar esse carbono na atmosfera’’, explica o professor Gurgel. Outro diferencial é a economia pública, como aponta Gurgel: ‘‘O Brasil exporta gasolina, mas importa petróleo por causa do diesel, que move o país’’.


Fonte: http://www2.correioweb.com.br/cw/2001-09-06/mat_11631.htm

Carlos Baldo
28/08/2008, 18:59
ola amigo tudo bem bom gostaria de solucionar uma grande duvida ja que vc trabalha com comercio exterior em relacao a importacao de veiculos, e o seguinte morro aqui nos USA a 8 anos e gostaria de estar levando o meu carro de uso embora para o brasil , pergunto e posivel e sem residente no exterior leva-lo com minha mudanca, o pessoal fala muita coisa aqui e gostaria de ter uma opniao de quem entende...

obrigado e fico no aguado
:-Dbarao

BADIA
28/08/2008, 21:33
All, com o dolar caindo, há algum tempo tenho rodado nas repartições da Receita Federal buscando informações sobre esse tema e o que descobri até agora é:
- Pode-se entrar rodando com um veículo estrangeiro em nosso nome, ele terá visto de turista por 3 meses de depois poderá ser renovado por mais 3 em qualquer estabelecimento da RF. Depois dos 6 meses obrigatóriamente deve-se sair por uma fronteira nem que seja para voltar em seguida com novos 3 meses. Nesse periodo somos fiéis depositários do bem, em caso de roubo, etc. podemos sofrer as penas da lei, dependendo do caso prisão. Em 81 fui a Assuncion no Paraguai e comprei uma Honda CBX1050 6cc, enchi o saco de viajar uma vez por ano até a fronteira, em 84 voltei com ela ao Paraguai e vendi, dando baixa do visto de entrada na saida do Brasil.
- Carros com mais de 30 anos podem ser legalmente importados por pssoas físicas, não precisam ser colecionadores e nem ter vínculos com clubes afins, desde que comprovados 95% da sua originalidade, os impostos são os mesmos do zero km, cerca de 110% se for direto, ou seja todo o processo encaminhado pessoalmente, sem contratação de escritórios especializados. Esse tópico do IPI ser suspenso não conhecia e nem fui informado nas repartições federais, mas é um grande abatimento, 25% menos. Mas apenas um veículo por CPF.
- Pode-se trazer um veículo, 4 ou 2 rodas, para participar de uma prova ou de um campeonato inteiro, sem o recolhimento de impostos. Funciona como um visto de turista com prazo mais longo e o solicitante deve comprovar inscrição, carteira de piloto, etc.etc.
- Pode-se importar de tudo, desde que pagas as taxas e cumpra-se os trâmites exigidos pelo governo federal.
Não esqueçam que para fazer uma importação de U$ 100.000, na declaração de renda pessoa física, este valor tem que "sobrar" como rendimento e ai mais 15% de alíquota.
Esse Forum é "duca" e com esse tópico já economizei 25%, valeu.
Era isto, espero ter ajudado. Badia

lpfm
30/08/2008, 18:51
Srs, pelo que vi esse assunto esta rodando em dois topicos paralelos. Sugiro que os moderadores unifiquem os dois.
Vou colocar alguns pontos: 1- quem tem tempo, paciencia e grana para contratar um advogado e tentar nao pagar o ipi? 2- Sem duvida se alguem se despuser a fazer um esforco de Hercules consiguira enomizar o ganho do importador, do despachante e do advogado que estaram trabalhando nesse processo. Lembrem-se estamos tirando o negocio das montadoras e o lobby eh grande.
Portanto, acredito que no final das contas seja masi facil, menos cansativo p/ mortais comuns que nao sao do ramo de exportacao, (todos nos temos facilidades nos ramos de nossos trabalhos nao eh mesmo?), pagar esses custos.
Resumindo, qq carro custa 140% a mais , na sua garagem e com toda papelada correta

lpfm
30/08/2008, 18:54
se falasse q era 331 hemi... ai resucitava

Chevrolet mustang com motor hemi eh o carro !!!!hehe

MARCELO VITARA SUBMARINO
01/09/2008, 14:01
Chevrolet mustang com motor hemi eh o carro !!!!hehe

Esse intendi pra car@io de V8......

Murillus
01/09/2008, 15:09
Portanto, acredito que no final das contas seja masi facil, menos cansativo p/ mortais comuns que nao sao do ramo de exportacao, (todos nos temos facilidades nos ramos de nossos trabalhos nao eh mesmo?), pagar esses custos.
Resumindo, qq carro custa 140% a mais , na sua garagem e com toda papelada correta

por isso o forum é importante... pegamos as brechas... afinal 140% a mais ja nao é nem mais roubo... é um estupro... e com areia e uma bacia de methiolate depois...

[]s

Murillus
01/09/2008, 15:35
Importação de carros antigos cresce 150% (http://www.newscomex.com.br/)


O dólar barato e o interesse cada vez maior de novos e antigos

(...)

Somente este ano, até setembro, foram importadas 207 unidades, ante 88 há três anos

(...)

A valorização do real não é o único fator responsável pelo aumento. ''''Ter carro antigo passou a ser um estilo de vida'''',

(...)

A importação de veículos usados é permitida desde 1994, somente para a finalidade de coleção e pode ser feita apenas por pessoas físicas, informa Saulo Rodrigues Ferreira, despachante aduaneiro que este ano intermediou a importação de 60 modelos. Segundo ele, a média mensal de importações saltou de 20 a 30 unidades para 40 nos últimos três meses.

Só em impostos, recolhe-se o equivalente a 110% do preço do carro, fora os custos de frete, embarque e armazenamento. Um veículo que custa US$ 5 mil lá fora chega aqui na casa dos US$ 25 mil.

(...).

A frota nacional de carros antigos, com mais de 30 anos e no mínimo 80% de peças originais, conforme define a classificação, equivale a 15% a 20% do que foi vendido apenas no mês passado em veículos novos.

''''Há cerca de 30 mil a 40 mil carros de colecionadores no País'''', calcula Thielmann. Ele diz que muitos dos modelos importados são ''''sucatas'''', adquiridos em condições ruins e restaurados aqui. ''''Às vezes é preciso trazer três carros para montar um.'''' Depois de restaurados, os veículos são supervalorizados e boa parte fica nas mãos dos colecionadores, mas uma parcela é vendida no mercado.

(...)

O comerciante acredita também que os antigos são vistos como mais seguros. ''''Quando uma pessoa compra um carro novo, fica visada para assaltos e a vizinhança pode ficar tentada a riscar a pintura. Mas um automóvel clássico traz a simpatia para o comprador.''''

(...)

Fonte: Estadão ( http://blog.newscomex.com/2007/10/importao-de-carros-antigos-cresce-150.html )

[]s

lpfm
01/09/2008, 18:10
Murillus, eh isso mesmo!! Resumindo: Nao existe almoco gratis!!!!

lpfm
01/09/2008, 18:11
Sr Moderador, tem dois topicos com esse mesmo interesse rolando no forum!!

Robert Costa
27/02/2009, 16:52
All, com o dolar caindo, há algum tempo tenho rodado nas repartições da Receita Federal buscando informações sobre esse tema e o que descobri até agora é:
- Pode-se entrar rodando com um veículo estrangeiro em nosso nome, ele terá visto de turista por 3 meses de depois poderá ser renovado por mais 3 em qualquer estabelecimento da RF. Depois dos 6 meses obrigatóriamente deve-se sair por uma fronteira nem que seja para voltar em seguida com novos 3 meses. Nesse periodo somos fiéis depositários do bem, em caso de roubo, etc. podemos sofrer as penas da lei, dependendo do caso prisão. Em 81 fui a Assuncion no Paraguai e comprei uma Honda CBX1050 6cc, enchi o saco de viajar uma vez por ano até a fronteira, em 84 voltei com ela ao Paraguai e vendi, dando baixa do visto de entrada na saida do Brasil.


BADIA, a dúvida que tenho é a seguinte: você vai até o Paraguai, escolhe o veículo, verifica documentação, paga pelo veículo e vem rodando p/o Brasil. Mas a questão é você pode colocar a documentação em seu nome sendo estrangeiro? Outra coisa, pode-se ficar entrando e saindo do Brasil com o veículo quantas vezes quiser com a intenção de apenas "renovar o visto"? Parece uma alternativa muito conveniente para quem mora próximo da fronteira. Outra coisa, e os impostos que incidem sobre o veículo, como fica essa regularização? Valeu.

Jpaulo_rolim
09/03/2009, 14:23
amigo, sou de rolim de moura, e ví o seu post sobre carros no exterior, gostaria de saber qual a possibilidade de, comprar um novo gol, vc poderia me ajudar??
espero resposta,

abraços

João Paulo
msn: paulo_bateragospel@hotmail.com (paulo_bateragospel@hotmail.com)

leo cabral
09/03/2009, 22:28
amigo, sou de rolim de moura, e ví o seu post sobre carros no exterior, gostaria de saber qual a possibilidade de, comprar um novo gol, vc poderia me ajudar??
espero resposta,

abraços

João Paulo
msn: paulo_bateragospel@hotmail.com (paulo_bateragospel@hotmail.com)

fácil , qualquer concessionária VW aqui no brasil mesmo tem.:concordo:

Jacson F Maliska Lovatel
25/04/2010, 21:08
André, inicialmente agradeço pelo tempo despendido em instruir todos do fórum. Você poderia dizer, no caso de caminhões, particularmente nos caminhões americanos, que não serão utilizados para trabalho no Brasil, teria alguma facilidade ou segue as mesmas regras para veículos? Muito obrigado e antecipo agradecimentos pela ajuda.

lorena vasconcelos
11/05/2011, 13:55
Olá André. No tópico você simulou uma compra de um carro no valor de USD 27.020,00 usando o câmbio atual da época. E hoje, compensa comprar ainda um carro nessa média de valor? Obrigada "Bom noite a todos !!!

Primeiramente gostaria de me apresentar. Sou filho do Ramalho-Vitoria que possui tambem um 4x4 e esta iniciando neste forum.

Meu nome é André e tambem sou amante de trilhas já a alguns anos, só que sobre duas rodas.

Minha área de trabalho é exatamente importação e exportação, não propriamente no mercado de veiculos automotores e sim outros materiais e área de petróleo, mas temos algum knowhow para importar veiculos.

Ao contrario do que as pessoas pensam é sim viavel e muito mais econômico trazer um veiculo do exterior e a burocracia não é muito grande desde que se conheça os caminhos lícitos (sempre caminhos legais).

Como já dissemos temos o knowhow na importação de pelo menos uns 10 veiculos para amigos, conhecidos e principalmente motos que é meu hobby.

Posso lhes garantir que o preço pode chegar a uns 35% a 40% mais barato do que comprar um carro numa concessionaria ou lojas que importam.

Se fossemos entrar em detalhes de como se importar um veiculo, ficariamos aqui pelo menos uma semana até explicar tudo, por isso farei um breve resumo para não pagarem mais e as vezes até perderem o investimento realizado na Receita Federal.

Topicos:

1 - É terminantemente proibida a importaçao de veiculos usados salvo no caso de competições (que deverao voltar ao pais de origem) ou veiculos considerados para colecionadores (acima de 30 anos).

2 - Nunca, em hipotese alguma compre um carro no exterior, mesmo que esse exterior, fronteira fique a apenas alguns quilometros da fronteira mais proxima. Se fizer isso perderá o valor pago.

3 - Nunca pague com seu cartao de credito, leve dinheiro na mala, ou qualquer coisa do genero para uma loja de carros no exterior, é necessario uma empresa importadora para fazer toda a tramitaçao (alem de licenças, fechamento de cambio via banco de primeira linha e banco central)

4 - Verificar origem do veiculo, procedencia, estado de conservaçao pois eles costumam mascarar o veiculo. O famoso comprando gato por lebre. Eles lhe vendem um veiculo usado como se fosse um novo. E se existir alguma suspeita na Aduana Brasileira, se perde o Veiculos. Cuidado eles são artistas, principalmente os americanos. Sugiro consularizar todos os documentos.

5 - Verificar a logistica dessa operação. Quando falo em logistica falo nao só em tempo mas segurança e valores tambem.

6 - Lembrar sempre que voce não terá garantia desse veiculo no Brasil mesmo que o modelo que esta trazendo tenha montadora aqui. E trazer alguma peça sobresalente pode se torna inviavel.

Tomado todos esses cuidados está na hora de escolher o seu veiculos.

Realmente nao sai barato trazer um veiculo, mas como disse sai muito mais barato do que ja comprar de uma loja no brasil. As pessoas tem mania de criar dificuldades para vender facilidades.

Caso queiram posso estar futuramente mostrando uma planilha de simulação de custos para importaçao.

Além dos custos de um processo de importaçao, frete seja maritimo, aéreo, rodoviario, despachantes, liberaçao de documentos, taxas pagas por utilizaçao de servicos, armazenagem em EADIS (estacoes aduaneiras de interior) licenças (CAT , LCVM, IBAMA, Inmetro) temos os impostos.

Estou tomando como base um automovel de De cilindrada superior a 1.500 cm 3 , mas não superior a 3.000 cm:

Impostos incidentes

II - Imposto de importação - 35%
IPI - 25%
Pis -2%
Cofins -9,6%
ICMS - No nosso caso Espirito Santo 12%

Lembrando sempre que esses impostos são em cascata e pagos na entrada do veiculo no Brasil exceto o ICMS que as impresas de importação no ES tem prazo de ate 56 dias para pagar dependendo da data de emissao da Nota fiscal de saida.

Para terem como exemplo o utimo carro que trouxemos foi um Chevrolet Mustang (uns 2 meses atras) com o preço de USD 27.020,00 (taxa na epoca USD 1,80) chegou no Brasil a R$ 137.223,87. caro né. Mas se for comprar em qualquer loja nao sairia por menos de R$180.000,00 reais.


Qualquer duvida que tiverem com relaçao a documentacao, como proceder e etc escrevam no forum que assim que puder poderemos ajudar

Esperando ter esclarecido um pouco estamos a desta forma a disposição.

André Ramalho"

Nazur Amorim Gomes
16/09/2011, 17:59
Preciso de alguns documentos q possam me informar a respeito de tarifas alfandegarias, ficarei grato se vc puder me ajudar.

nazuramorim@hotmail.com
Bom noite a todos !!!

Primeiramente gostaria de me apresentar. Sou filho do Ramalho-Vitoria que possui tambem um 4x4 e esta iniciando neste forum.

Meu nome é André e tambem sou amante de trilhas já a alguns anos, só que sobre duas rodas.

Minha área de trabalho é exatamente importação e exportação, não propriamente no mercado de veiculos automotores e sim outros materiais e área de petróleo, mas temos algum knowhow para importar veiculos.

Ao contrario do que as pessoas pensam é sim viavel e muito mais econômico trazer um veiculo do exterior e a burocracia não é muito grande desde que se conheça os caminhos lícitos (sempre caminhos legais).

Como já dissemos temos o knowhow na importação de pelo menos uns 10 veiculos para amigos, conhecidos e principalmente motos que é meu hobby.

Posso lhes garantir que o preço pode chegar a uns 35% a 40% mais barato do que comprar um carro numa concessionaria ou lojas que importam.

Se fossemos entrar em detalhes de como se importar um veiculo, ficariamos aqui pelo menos uma semana até explicar tudo, por isso farei um breve resumo para não pagarem mais e as vezes até perderem o investimento realizado na Receita Federal.

Topicos:

1 - É terminantemente proibida a importaçao de veiculos usados salvo no caso de competições (que deverao voltar ao pais de origem) ou veiculos considerados para colecionadores (acima de 30 anos).

2 - Nunca, em hipotese alguma compre um carro no exterior, mesmo que esse exterior, fronteira fique a apenas alguns quilometros da fronteira mais proxima. Se fizer isso perderá o valor pago.

3 - Nunca pague com seu cartao de credito, leve dinheiro na mala, ou qualquer coisa do genero para uma loja de carros no exterior, é necessario uma empresa importadora para fazer toda a tramitaçao (alem de licenças, fechamento de cambio via banco de primeira linha e banco central)

4 - Verificar origem do veiculo, procedencia, estado de conservaçao pois eles costumam mascarar o veiculo. O famoso comprando gato por lebre. Eles lhe vendem um veiculo usado como se fosse um novo. E se existir alguma suspeita na Aduana Brasileira, se perde o Veiculos. Cuidado eles são artistas, principalmente os americanos. Sugiro consularizar todos os documentos.

5 - Verificar a logistica dessa operação. Quando falo em logistica falo nao só em tempo mas segurança e valores tambem.

6 - Lembrar sempre que voce não terá garantia desse veiculo no Brasil mesmo que o modelo que esta trazendo tenha montadora aqui. E trazer alguma peça sobresalente pode se torna inviavel.

Tomado todos esses cuidados está na hora de escolher o seu veiculos.

Realmente nao sai barato trazer um veiculo, mas como disse sai muito mais barato do que ja comprar de uma loja no brasil. As pessoas tem mania de criar dificuldades para vender facilidades.

Caso queiram posso estar futuramente mostrando uma planilha de simulação de custos para importaçao.

Além dos custos de um processo de importaçao, frete seja maritimo, aéreo, rodoviario, despachantes, liberaçao de documentos, taxas pagas por utilizaçao de servicos, armazenagem em EADIS (estacoes aduaneiras de interior) licenças (CAT , LCVM, IBAMA, Inmetro) temos os impostos.

Estou tomando como base um automovel de De cilindrada superior a 1.500 cm 3 , mas não superior a 3.000 cm:

Impostos incidentes

II - Imposto de importação - 35%
IPI - 25%
Pis -2%
Cofins -9,6%
ICMS - No nosso caso Espirito Santo 12%

Lembrando sempre que esses impostos são em cascata e pagos na entrada do veiculo no Brasil exceto o ICMS que as impresas de importação no ES tem prazo de ate 56 dias para pagar dependendo da data de emissao da Nota fiscal de saida.

Para terem como exemplo o utimo carro que trouxemos foi um Chevrolet Mustang (uns 2 meses atras) com o preço de USD 27.020,00 (taxa na epoca USD 1,80) chegou no Brasil a R$ 137.223,87. caro né. Mas se for comprar em qualquer loja nao sairia por menos de R$180.000,00 reais.


Qualquer duvida que tiverem com relaçao a documentacao, como proceder e etc escrevam no forum que assim que puder poderemos ajudar

Esperando ter esclarecido um pouco estamos a desta forma a disposição.

André Ramalho

robertogral
21/09/2011, 06:40
Muito bom esse topico, tenho um amigo que importou um Trabi direto de Berlim para o Rio de Janeiro, e ele levou muito tempo até conseguir todas as informacoes...

Também gostaria de saber a respeito das tarifas para saber se vale a pena importar diretamente,

Abracos,

Roberto.