Conectar

Ver Versão Completa : Pra quem tem 14B turbo.

Elmer_Jeep
16/01/2008, 12:11
Pessoal, estou abrindo o topico na seção toyota devido ser o fabricante do motor mas quem tiver um 14B Turbo no seu engesa, CJ, etc pode ajudar também.

Seguinte o camarada que comprou o Prateado(meu ex CJ5) adquiriu recentemente um kit turbo da maxcooler(muito ruim por sinal) e estou fazendo a instalação, CJ5 motor 14B.

Uma dúvida que surgiu é sobre o mangote do corpo-de-borboleta na entrada do coletor de admissão, queria ver algumas fotos pra saber como foi adaptado pois na porcaria do kit não veio mangote compatível com o diametro da boca do coletor. Estive pensando em usar o mangote original mas esse é feito de borracha comum e pode estourar com a pressão.

Estou montando sem intercooler e tentando adequar o kit que veio faltando peças importantes e sobrando coisas que não servem...

Algumas fotos do processo:

1-Curvas do coletor mal projetadas... :parede:
2-Montagem inicial :pensativo:
3-Instalando(e adaptando) pressurização :putz:
4-Olhando pra borboleta do coletor de admissão e pensando em criar esse tópico... :idea:

elmestizo
16/01/2008, 19:48
Elmer,

Na época eu utilizei duas curvas de 90 graus do motor mercedes. A borracha original, não aguenta 5km.

Sds,
LM

Guiga Tostes
16/01/2008, 22:32
Elmer,

não sei se estas fotos irão ajudar mas...

Certo dia estive no meu meca e vi uma instalação excelente em um motor 14B sem intercooler, o kit eh da Turbo Anhanguera e o capricho eh do meca Joãozinho da Sollo 4WD.

Ps.: Note os mangotes de alta performance utilizados

Espero q ajude:concordo:.

Abr

Elmer_Jeep
17/01/2008, 11:12
Guiga, esse kit aí e a montagem está muito show, sem comparação...

Obrigado pelas fotos é basicamente o mesmo esquema de montagem que planejei, falta só concluir.

Quem tiver outras fotos pode mandar viu.

[]'s

CAVESO
17/01/2008, 13:05
Show de bola esse kit da Anhanguera!

Só pelas fotos dá pra ver que é bem superior ao outro.

Guiga Tostes
17/01/2008, 14:39
Show de bola esse kit da Anhanguera!

Só pelas fotos dá pra ver que é bem superior ao outro.

Vale lembrar que os cromados foram solicitações do cliente e providenciados pelo meca bem como os mangotes azuis, no entanto o kit eh muito bom p&p.

Possuo um kit deles na minha Band om314 com intercooler(comprado) a parte q tb ficou mto bom!

Abr

Loras
17/01/2008, 22:54
Mira!!!

É nóis!!! De Sampa!!!:mrgreen:

Se precisar de algum mangote, aproveita o frete...:concordo:

Abs,

helton1
18/01/2008, 09:35
Perdoem a "inguinnorancia" na matéria... mas, assumindo que o 14B foi bem turbado (p ex num jeep band curto), qual o impacto:

1- na potencia?
2- na aceleração?
3- na velocidade final?
4- no consumo?
5- no torque?
6- na vida util do motor?

Em fim qual a estimativa de custo (peças e MO) de uma boa instalação (sem os cromados)?
Vale a pena o custo e o benefício :?:

Bernardo Hoelz
18/01/2008, 10:28
Perdoem a "inguinnorancia" na matéria... mas, assumindo que o 14B foi bem turbado (p ex num jeep band curto), qual o impacto:

1- na potencia?
2- na aceleração?
3- na velocidade final?
4- no consumo?
5- no torque?
6- na vida util do motor?

Em fim qual a estimativa de custo (peças e MO) de uma boa instalação (sem os cromados)?
Vale a pena o custo e o benefício :?:

Tbm quero saber....mas pra frente em um futuro ($$$$) próximo espero turbinar e colocar um intercooler.

abraços

elmestizo
18/01/2008, 13:02
Em minh aopnião

1- na potencia? uns 120cv
2- na aceleração? melhora mto a performance, vc acelera menos para agnhar velocidade
3- na velocidade final? inalterada
4- no consumo? se andar do mesmo jeito que andava, tende a diminuir, mas vc acaba pisando mais... no meu ficou a mesma coisa, com melhor desempenho.
5- no torque? aumenta-se
6- na vida util do motor? depende do pé... diminui uns 5% (chute)

Guiga Tostes
19/01/2008, 19:43
Em minh aopnião

2- na aceleração? melhora mto a performance, vc acelera menos para agnhar velocidade
4- no consumo? se andar do mesmo jeito que andava, tende a diminuir, mas vc acaba pisando mais... no meu ficou a mesma coisa, com melhor desempenho.
5- no torque? aumenta-se

X2:concordo:

Para ganhar velocidade final somente alongando os diferenciais uma vez q as Bands com motor 14B(original) ja são 5 marchas.

Quanto a vida util, realmente depende do pe, manutenção e uso q se faz da viatura. Se andar com um minimo de cuidado vai durar tanto quanto uma aspirada.

A minha Band esta turbinada a quase um ano e eh so alegria, não baixa oleo, não emite fumaça(alem do normal e permitido) e o consumo esta excelente 12KmL na cidade.

Sou totalmente a favor de turbo nas Bands, eh fazer e não se arrepender...satisfação e diversão garantidos!!

Abr

Abr

Abr

JAIME
19/01/2008, 20:03
Senhores,

Vejam este excelente arquivo anexado sobre o turbinamento de uma HILUX e os resultados em grafícos, curvas, potencia final, durabilidade, análises, etc

joão k. chikui
19/01/2008, 20:35
Jaime
Esses resultados absurdamente otimistas devem ser empíricos, pois , na prática, com 0,8 kg/cm2, com intercooler , pela tecnologia do motor, acredito que 115 CV e 29 mkgf de torque já seria fantástico.
Agora , se pegar um 2.8 atual , eletrônico, 16 Valvulas , TGV , etc... e mesmo assim com 1.2 kg/cm2 , pode-se chegar próximo destes valores(167 CV , 35,8 mkgf e 167 km/h a 4670 rpm????).

joão k. chikui
19/01/2008, 20:49
3- Inalterada na descida e baixadões, mas , a velocidade média aumenta muito , pois vc passa a subir tudo em 5ª a 110-120 na boa.

Vc chega ao destino sem o menor cansaço , pois no maçarico, o "sofrimento" para subir serra , é transferido para o motorista.

4- Consumo chega a ser melhor , se tocado com inteligencia(turbo em 0,2 a 0,4 kg/cm2, subindo para 0.6 a 0,7 em serras ou ultrapassagens). Agora , se começar a andar só com o turbo no amarelo ou vermelho, vai gastar mais.
5-O torque deve subir ~~50%.

6- No meu caso , a durabilidade aumentou 10 vezes. Explico: Antes de turbinar/intercoolar , estava até pensando em vender , pois estava vindo de uma D-20 turbo,que tinha torque demais.Depois de turbinar/intercoolar , são 7 anos de alegrias. E incrível que com todo aumento de torque, a band não quebra.

Em minh aopnião

5- no torque? aumenta-se

JAIME
19/01/2008, 21:21
João,

Voce e o Guiga Tostes estão me animando a turbinar a minha OM314. Realmente em serras há um grande sofrimento transferido ao motorista. A mudança é tão grande assim na Band turbinada?

Guiga Tostes
19/01/2008, 22:19
João,

Voce e o Guiga Tostes estão me animando a turbinar a minha OM314. Realmente em serras há um grande sofrimento transferido ao motorista. A mudança é tão grande assim na Band turbinada?

Jaime,

o convite continua valendo se estiver em Sampa me avise para marcarmos um test drive. Realmente eh outro carro...mas tem que saber tocar.

Abr

joão k. chikui
19/01/2008, 22:31
Jaime
É muito grande a diferença. Tipo se vc estivesse guiando um gol 1.0 e pegasse um 2.0 , mas que gastasse o mesmo que o 1.0...

Ano passado fui para Salvador , subi até quase Sergipe,voltei para Chapada Diamantina ,onde rodei dez dias, desci até Cumuruxatiba (Prado), depois voltei para São Paulo,num total de 6000 km . Ainda viajei no mesmo dia para minha sogra que mora perto do paraná, para passar o Reveillon.
É legal subir em 5ª , sem forçar , não cansa.

João,

CAVESO
20/01/2008, 01:54
desci até Cumuruxatiba (Prado)

Joãoponeis,

Cumuruxatiba é um lugarzinho fantástisco, né?

Adorei lá!

helton1
21/01/2008, 22:04
Deveras animadores os graficos de desempenho da Hilux turbinada... podem ser extrapolados para o 14B?
O kit turbo para Band - Anhanguera - eh algo plug and play?
Qual o custo estimado?

Guiga Tostes
22/01/2008, 01:05
Helton,

o kit eh "praticamente" p&p, mas um bom mecanico com experiencia neste tipo de adaptação eh fundamental...

...uma vez que, por mais q do mesmo ano e modelo cada Band tem suas "particularidades" que as fazem unicas...iguais e diferentes ao mesmo tempo, o que pode levar a pequenas diferenças na instalação em um ou outro carro.

Uma simples posição de um filtro de ar, escape, coletor etc podem mudar o rumo da instalação. Não eh um bicho de 7 cabeças mas, mão de obra especializada conta muito.

Abr

helton1
13/10/2008, 09:26
Guiga,
quais os seus conselhos para preparação turbo-intercooler do 14B?

JAIME
13/10/2008, 09:38
Guiga,
quais os seus conselhos para preparação turbo-intercooler do 14B?

Por tudo que já li acho que o Guiga vai recomendar que voce procure o Joaozinho da 4WD. É o que farei com meu 364, caso resolva turbinar.

Guiga Tostes
13/10/2008, 10:42
Por tudo que já li acho que o Guiga vai recomendar que voce procure o Joaozinho da 4WD. É o que farei com meu 364, caso resolva turbinar. X2:concordo:

Porem, atencao com o kit escolhido e tamanho do radiador(intercooler) que sera instalado X o espaco disponivel.

Recomendo o intercooler do caminhao VW 8-150 que tem um otimo dimensionamento para a cilindrada do 14b.

Helton, caso tenha alguma duvida especifica me avise que posso pesquisar por aqui e te informo ok?

Abrs

helton1
13/10/2008, 11:05
Guiga e Jaime,
vejam o comentario abaixo...
(http://www.turbocar.com.br/dicasprep.htm (http://www.turbocar.com.br/dicasprep.htm)).
"Me lembro a alguns anos estive em um preparador na Florida e perguntei a ele que turbina deveria usar para um motor X, na ocasião era 1.6. A resposta foi; me passa o motor, diâmetro e curso, taxa de compressão, diâmetro das válvulas, número de válvulas, diagramação do comando, peso do carro, relação de câmbio, relação do diferencial tipo do pneu, que passaremos para o fabricante da turbina e ele te manda a turbina ideal. Aquilo me deixou perplexo"

Sera que alguem tem uma "receita" mais simples?
Sera que o 14B, fora do Brasil, tem uma versão turbinada?
Qual o melhor kit -> TURBO BIAGIO ou MAXCOOLER?

aspedreira
13/10/2008, 11:22
Guiga,

Você usa o seu turbo com quanto de pressão?

André

Guiga Tostes
13/10/2008, 12:56
Helton,

realmente eh mais simples que isso pois ja existem kits e profissionais com receitas testadas, a Turbo Anhanguera(SP) eh quem fornece as turbinas e kits para os trabalhos que o Joao da Sollo 4wd realiza. De forma geral eles te indicarao o kit e turbina ideais para o 14b.

Andre, a pressao passa dos 1,2kg facilmente se "pisar" fundo. Porem, ando sempre entre 0,5kg e 0,7kg, basta dosar o pe no acelerador.

Abrs

Elmer_Jeep
13/10/2008, 15:01
Também recomendo o kit da Turbo Anhanguera apezar de nunca ter visto ao vivo mas só pelas fotos da primeira pagina dá pra ter uma idéia.

O kit da maxcooler é horrível, eu tenho uma retífica de motores, trabalho com montagem de motores e tenho experiencia com preparação, aquele coletor é muuuito mal projetado e a turbina fica mal posicionada e pra completar 90% dos mangotes que vieram no kit não foram utilizados...

JUNINHO_BITTENCOURT
13/10/2008, 15:55
Amigos, me ajudem por favor.
Estou com um intercooler da ranger 2.8 e amanha devo encomendar uma master power APL 240, vos pergunto, farei um negocio bom?
Ja li gente falando que apl 240 fica mto bom, outros falando que optariam por outra que encheria mais rapido ( menor rpm) porem que outra seria essa?

Me ajudem por favor, pq essa semana estou comprando.

Obrigado desde já.

Elmer_Jeep
13/10/2008, 16:14
Juninho, quando eu tava montando o kit turbo do Prateado cheguei a ver um intercooler da ranger e sinceramente achei muito pequeno, penso que aquilo pode restringir o ar pressurizado...

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
13/10/2008, 16:24
Cada vez mais confuso... hehe
Realmente se o intercooler estrangular vai ficar uma merlin.

Valeu pela dica Elmer.