PDA

Ver Versão Completa : Melhorias no Maxion 2.5



Piratuba
11/06/2004, 10:27
Prezados Amigos

Muitos de nós posuímos ou queremos comprar uma Ranger ou S-10 com motor antigo, o maxion 2.5, devido ao seu preço.
Mas aí pensa-se, será que esse motor vai dar conta do recado?

Então proponho sugestões para melhorias nesse motor, como por exemplo na S-10 a instalação de um intercooler.

Esse motor não é tão ruim como falam, basta ver suas especificações.

Um Abraço

Piratuba

Klendatu
13/06/2004, 22:10
O que se pode fazer é além de istalar um intercooler, aumentar a presão da turbina e aumentar a vazão da bomba injetora. o problema e que esse motor por ser tão ruim, ja gasta diesel demais mesmo tão fraco, pra andar bem, ele vai ter que gastar mais combustivel ainda.

Henrique Josino
15/06/2004, 21:56
Prezados Amigos

Muitos de nós posuímos ou queremos comprar uma Ranger ou S-10 com motor antigo, o maxion 2.5, devido ao seu preço.
Mas aí pensa-se, será que esse motor vai dar conta do recado?

Então proponho sugestões para melhorias nesse motor, como por exemplo na S-10 a instalação de um intercooler.

Esse motor não é tão ruim como falam, basta ver suas especificações.

Um Abraço

Piratuba


Esse motor é muito bom, e para melhorar e muito facil, pode aumentar pressão da turbina, abrir mais a bomba injetora e aumentar sua pressão, colocar um intercooler maior esse é o mais facil e seguro, com um intercooler maior esse motor chega a mais de 130hp sem mexer em mais nada, mexendo em tudo passa facil dos 150hp.

[]'s

Klendatu
15/06/2004, 23:02
a S-10 2.5 vinha sem intercooler.
A simpes instalação de um intercooler não aumenta tanto assim a potencia(de 95 pra 130 so com o intercooler???!). O intercooler é uma peça que simplesmente esfria o ar antes dele seradmitido no motor, ar mais frio é mais denso e assim acaba entrando mais ar no motor. Para aumentar tanto assim a potencia é presciso injetar mais ar E mais combustivel.

xande4wd
16/06/2004, 11:54
Ola all, tenho um amigo que possui uma f-250 gasol.. Queriamos saber oque ele pode fazer para ganhar torque e uma melhoriazinha de leve.....

obrigado desde ja..... 8)

[]'s 8) 8) 8)

Klendatu
16/06/2004, 18:11
Se é gasolina, é fácil fácil, e barato tb.
Se ele que uma leve melhorada basta colocar um chip de potênia e um filtro de ar esportivo, o consumo vai subir proporcionamente ao aumento de perfomance.

Mas ele quer um motor pra arrebentar, ai as opções são quase infinitas, Turbo, aumento de taxa de compressão, blower, retrabalho de cabeçotes, comando de valvulas bravos, etc, etc etc, etc.....
Esse motor da f-250 tem potencial pra alcançar de 700 a 1000 cv
Mai ai a conta sobe para algunas dezenas de milhares de reais.

hugo.morais
16/06/2004, 19:28
Klendatu,

Pelo que andei lendo vc entende bem mais do que eu sobre preparação de carro :) Vc conhece a oficina do Douglas ai em Maceió? Já fiz muitos jipes com ele, inclusive a camper dele já foi minha e a minha camper atual tmb é daí de Maceió, era do Paulo Finger, conheces?

Cara, minha camper está com motor toyota 14B (3.7 L, 106CV ~ 4000 RPM e 24Kgfm ~ 2200 RPM) e estou pensando em turbiná-la. Já falei com alguns caras e ñão senti um consenso deles com relação ao tamanho da turbina, APL 240 (.42/..48) ou uma .47/.48, etc...

Tu sabes como é que se faz para dimensionar a turbina d um carro? Pelo que andei pesquisando na net esse motor tem uma versão turbinada e a turbina seria uma .45/.48, mas não descobri se o motor é diferente "por dentro" :D

Se puder me ajudar...

[ ]s,

Klendatu
16/06/2004, 19:40
Eu atualmente estou morando em João Pessoa, e so passei uns 2 mesesmoranndo em Maceió, praticamente não conheço ninguem lá.

Quanto ao tamanho da turbina, ja que vc pode escolher a turbina, a escolha vai depender do que vc espera do carro.
Se vc estiver intereçado em muito torque e não liga muito para potenca liquida o melhor é usar um turbina pequena, pois quanto maior a turbina, mais ela vai demorar pra encher, para que ela trabalhe bem vc vai ter que acelerar muito.
se vc vai utilizar o veiculo para off-road eu recomendo uma turbina não muito grande, pois assim vc terá a força extra já em baixas rotações, mas não faria tanta diferença assim por exemplo em uma ultrapassagem
se vc quer um estradeiro, escolha uma turbina grande, vc vai fazer ultrapagens perfeitas.
se vc que um equlibrio escolha uma turbina média, o turbo de fábrica é assim, ou seja uma boa base é comparar a turbina de um motor de caracteristicas semelhantes ao seu mas com turbo de fábrica.

hugo.morais
16/06/2004, 19:47
Klendatu,

Minha idéia inicial é melhorar o desempenho do carro nas retomadas e saídas, acho que nesse caso uma turbina menor me atenderia, o lance é como irei calcular essa turbina?

Por exemplo uma T2, com .35 quente e .48 fria irá tender minhas expectativas? Salvo engano essa turbina é a mesma da S-10 2.8, mas meu motor é um 3.7, será que ela irá dar pressão suficiente?. Já o maxion St4 Plus da D20 usa uma apl 240 e seu motor é 4.0 litros, mas tem menos giro do que meu motor.... Como posso dimensionar a turbina pro meu motor?

[ ]s,

Klendatu
16/06/2004, 21:35
Reamente eu não sei.
Não sou profissional, sou só curioso mesmo, so sei a teoria, mas acredito que não é tão presciso assim, vc não prescisa colocar exatamente a turbina do tamanho calculado.

Mas vc ja pensou no TGV, a turbina de gometria variavel da internacional(motor da ranger 2.8 ) è um turbo que une as vantagens das turbinas pequenas, e das grandes, sei que é cara, mas vc pode conseguir em um desmanche.

xande4wd
17/06/2004, 10:01
Ola Klendatu,


Nao tenho os dados numericos deste motor, so sei que tem 215hp. Instalando um chip e um filtro esportivo ela chegaria a uns 300hp??????
E para ter torque max em baixa potencia( - de 1000 rpm), qual a pratica mais comum e barata??????? Desculpa mas realmente n entendo nada de mecanica e preparaçoes..... Obrigado!!!!!

[]'s 8) 8) 8)

elmestizo
17/06/2004, 11:12
Chip+filtro ganha-se em torno de 10%... não existe milagre meu caro!

xande4wd
17/06/2004, 11:57
falei ki nao sacava nada de mec.... :cry: 8) 8)

[]'s :D

Klendatu
17/06/2004, 14:57
Dá pra programar o chip pra privilegiar o torque, mas é o tipo da modificação barata que taz resultados diretamente proporcionais ao valor. mais acedito que dó pra conseguir mais do que 10% de potencia.
esse motor tem 205 cv

Ivo Uvo
13/07/2004, 12:24
:P Fala galera!!!
Com chip e filtro o ganho só chega a 10% nos motores turbinados :evil:
nos aspirados o ganho é bem menor!!...perto de 4% :oops:
:shock: pra notar diferença vai ter que gastar mais com seu motor!!...
:mrgreen: sem querer desanimar..
abraços

Nitro no sangue
16/07/2004, 02:22
e ai... sou novo aqui, mas sei um pouquinho de motores, tenho uma ranger HSD 98 4x4... A minha recebeu preparação pesada no motor maxion, freios e suspensão... se quiserem dar uma olhada, tem a ficha tecnica dela e fotos no site:

http://planeta.terra.com.br/negocios/fazendaestiva/ranger

ps- se retrabalhar o coletor de adm e escape pode mecher na press da turbina e da bomba q vai dar uma boa diferença, um grande problema desse motorr é o coletor de admissão...

Edintruder
31/01/2005, 22:04
Tem muita gente que anda mexendo só na regulagem da turbina e já está ficando bem contente. Na minha ranger dei duas voltas no parafuso da waste gate e melhorou bastante, nas S-10 estão dando 4 voltas e estão ótimas. É soltar o anel de pressão da vareta em cima do turbo, soltar a contraporca e apertar as voltas que achar necessário, reapertar a contra-porca e com uma chave de fenda colocar a vareta no lugar. Na minha vou instalar um manômetro de pressão antes de apertar mais a válvula. O funcionamento da válvula é simples, é como diz o nome, porta de alívio, que libera o excesso de pressão da admissão para o escapamento, quando apertamos esse parafuso, criamos um atraso na abertura dessa "porta" criuando mais pressão na admissão. è bom não passar de 1.4 bar na admissão, pois apartir daí é necessário aumentar a vazão de diesel na bomba injetora, que através da válvula LSD a bomba scompensa automaticamente esse aumento de pressão até 1.4 bar. Falow! :D

Henrique Josino
31/01/2005, 22:16
e ai... sou novo aqui, mas sei um pouquinho de motores, tenho uma ranger HSD 98 4x4... A minha recebeu preparação pesada no motor maxion, freios e suspensão... se quiserem dar uma olhada, tem a ficha tecnica dela e fotos no site:

http://planeta.terra.com.br/negocios/fazendaestiva/ranger

ps- se retrabalhar o coletor de adm e escape pode mecher na press da turbina e da bomba q vai dar uma boa diferença, um grande problema desse motorr é o coletor de admissão...

Animal a ranger!!!

Agora as perguntas...

:arrow: A Valvula blow-off, ficou boa??funfa direito??

:arrow: Na ficha tecnica escreveu q ta com NX Ntercooler, valeu o investimento???ta funfando como? quando da um kickdown, ou na chave?? quantos hp acha q vc conseguio?

:arrow: O q vc fez no coletor de admissão??

[]'s

Walter L. L. Casitta
31/01/2005, 22:34
Edin,
Acho melhor você para de tentar ressuscitar os mortos :lol:

Henrique Josino
31/01/2005, 22:38
PUTZ!!!! nem tinha visto a data.......agora é tarde, tambem se alguem souber responder....q fale!!!

[]'s

Walter L. L. Casitta
31/01/2005, 22:47
Gostei mais da Ford Girl :lol: