PDA

Ver Versão Completa : niva a mais de 120 KM/h

Orlando MOntenegro
15/01/2008, 21:16
amigos... Fui ultrapassado por um niva branco a mais de 120Km/h na castelo branco. Eu estava de palio. Como estava com a familia o freio de mão sentado ao meu lado não me deixou correr atras e ver oq tinha nesse Niva. Acontece q tenho um com motor AP 2.0 e ele não anda desse jeito. alguem poderia informar como se faz para o niva andar mais rapido?

Gustavo Niva
15/01/2008, 21:43
Orlando,
já tentou pisar mais fundo no acelerador? Normalmente funciona :dance:

Brincadeiras a parte, se com ap2.0 tu não tá chegando a 120, te garanto que tem algo errado... começa pelas coisas mais simples... freios pegando, velas e cabos, ponto de ignição, carburação (ou injeção?!), etc.

Como a gente não sabe o estado do teu carro fica difícil dizer "como se faz para o niva andar mais rapido"

[]s
Gustavo.

shuther4x4
15/01/2008, 22:29
Tem de ver também se a relação sua é igual a outra. Isso dá uma graaaande diferença!!!!!!!!

SFSagres
15/01/2008, 22:47
amigos... Fui ultrapassado por um niva branco a mais de 120Km/h na castelo branco. Eu estava de palio. Como estava com a familia o freio de mão sentado ao meu lado não me deixou correr atras e ver oq tinha nesse Niva. Acontece q tenho um com motor AP 2.0 e ele não anda desse jeito. alguem poderia informar como se faz para o niva andar mais rapido?

Me desculpa, Orlando. Espero não ter sido o reponsável por nenhum "atrito" com o seu "freio de mão" :D.
Não gostaria, também, que vc ficasse com algum trauma, ou se sentisse inferiorizado :shock:. Para evitar esse tipo de problema, quando eu vejo outro NIVA de longe, procuro diminuir a velocidade, para evitar constrangimentos :oops:, mas, como vc estava num Pálio, não podia advinhar. Só nunca vou conseguir entender :pensativo: porquê um cara que tem um NIVA, anda num outro carrinho qualquer. Mas tudo bem, cada um com o seu cada um :parede:.
Se você tivesse podido tentar me alcançar, com certeza vc poderia ter visto o que tinha no meu NIVA. Para começar um Motorista extremamente simpático, eu (8)). Ao meu lado, uma jovem mais simpática ainda:dance:. Embaixo do capô... bem, isso é um segredo que só conto para quem conseguir me alcançar com outro NIVA.
Agora, para complementar a resposta do Gustavo, de uma forma mais precisa. Talvez no seu NIVA o problema esteja naquele equipamento que fica entre o volante e o assento. E em outra coisa o Gustavo também acertou, o seu "freio de mão" está pegando. O dono de um NIVA não pode andar com o "freio de mão" pegando. Conserte-o ou jogue fora e "instale" outro:lol:.

Girti
15/01/2008, 23:11

Você não reparou no Niva 95 grená que estava ultrapassando este Niva a uns 130 Km/h? Era eu! :-)

Brincadeiras à parte: Orlando existe uma mistificação sobre a velocidade máxima do Niva. Mesmo um Niva totalmente original pode chegar a 120 Km/h, em uma estrada plana, desde que esteja em boas condições e não haja muito vento contra (é sério, a aerodinâmica do Niva não está entre as 10 mais, e o vento pode fazer muita diferença).
Tanto em meu último Niva (90/91) como no atual 95, ambos equipados com um comando de válvulas modificado, que propicia melhor desempenho, a velocidade de cruzeiro em estradas boas ficava/fica em torno de 110 Km/h, chegando a 120-130 em trechos mais livres, se eu afundar o pé (o que eu procuro não fazer, porque o consumo vai láááá para cima! :-( ).

Costumo rodar pela Castello Branco ao menos uma vez por semana, quando vou até Alphaville, onde mora minha mãe. Quando estou atrasado, pego a Marginal, pago (revoltado!!!) o pedágio mais caro do Brasil (quase R$1,00/Km!!!) e piso fundo, para compensar o atraso, chegando sem problemas a 120 Km/h (velocidade máxima permitida) ou um pouco mais.

Aliás, lembro-me de uma viagem com dois Nivas 90/91 (o meu e o de amigos de outra cidade), e um amigo com o seu Niva 99 1.7i. Na volta, já de noite, nos separamos, e eu deixei o outro Niva 90/91 para trás (ele tinha enormes pneus e motor original e eu tinha pneus radiais e o comando modificado), e fui seguindo pela Fernão Dias, bastante livre, a uns 110 -120 Km/h. Quando vi um par de faróis me alcançando rapidamente, fui para a direita. Com surpresa, vi que era meu amigo do Niva 99, que me passou e sumiu de vista, não me dando a menor chance de sequer tentar acompanhá-lo. Acredito que ele estivesse entre 130 e 140 Km/h (ele é pé de chumbo), fiquei pasmo, nunca tinha um Niva andar tanto!

Orlando, eu concordo com os colegas, se o seu Niva, com o motor AP, não chega a 120 Km/h, algo está errado. Pode ser o próprio motor, pode ser que seus pneus sejam excessivamente grandes, pode ser que o seu velocímetro esteja marcando a menos (os pneus podem ser o motivo! Cuidado com as multas!), enfim, há de haver uma razão para isto, talvez você deva investigar. Disponha de nós para ajudá-lo a descobrir o problema!

[ ]s

emtsuhako
16/01/2008, 00:39
Camaradas, pq tanta surpresa em ver um Niva apenas a 120km/h??? Já passei muitas vezes de Niva na Castelo Branco (sentido Sorocaba-São Paulo e vice-versa e sentido Sorocaba-Bauru e vice-versa e uma vez de Sorocaba até Presidente Prudente) e aposto que vcs nunca me viram... pudera, sou tão rápido, álias, meu russinho é tão rápido que torna-se impossível ver meu Niva, a não ser perceber um borrão vermelho... hehehe!!! Falando sério, se colocar tantos acessórios (quebra-mato, guincho, bagageiro, estribos, estepe e milhas no bagageiro, engate), vai ser bem mais difícil chegar aos 120km/h. Pneus no máximo 205/80/R16, mais do que isso deixa o Niva lento. Uma dúvida, em rodovias planas, como a Castelo Branco, vejo que o Niva chega tranquilo aos 120km/h, mas, e nas rodovias de serra??? O meu sofre pra caramba!!! Manter 90km/h em trechos de aclive não é fácil... e sempre tenho que engatar a quarta. Por acaso todos os que chegam aos 120km/h em rodovias planas também sofrem em trechos de serra???

braszil
16/01/2008, 07:05
Caro Orlando,
Nao é facil mas tambem nao é coisa impossivel um niva dar 120 ou mais. Como citado antes na reta plana o nivinha pode chegar a isso pois o Cacique chega claro que graças ao 2.0 com a caixa do chevete que é exelente. mas ja coloque ate mais que isso quando tireo o carda para ser alongado e balanceado o Cacique dava 120 facil pois com traçao apenas na traseira ele fica soltinho. Nao recomendo andar tao rapido com ele original porque é uma caixa de fosforo e os pneus originais sao muito finos e altos. Mas como eu tenho rodas e pneus mais largos e amortecedores regulaveis da pra endurecer o bichinho e acelerar mais sem sentir ele muito solto. Ele ja deu mais que 120 pois o velocimetro sempre marca um pouco menos com rodas menores e marcava um pouco mais que 120. Tanto que quando eu for pegar estrada por varios dias irei viajar sem o carda da frente.

Orlando MOntenegro
16/01/2008, 08:29
Boas piadas mas agradeço a intenção e ajudar. O fato é q realmente minha esposa não é chegada a Off Road e muito menos altas velocidades mas tb não me reprime com meus brinquedinhos caros e nunca me negou alvará para meus passeios. Em fim Tenho o Niva para poder ir acampar e praticar atividades em locais de acesso extremamete ruins. É um bom carro para isso e tem muuuuuuuuuiiiiitoooooo espaço. Pelo menos comparativamente com o meu Jeep para trilha. Antes q algum afobado fique indignado do pq não uso o niva para fazer trilhas eu vou responder. Alias se um dia alguem se dispor a vir passear por aqui é so avisarserá muito bem vindo.Os locais são praticamente inacessiveis com subidas fortes e muita mas muitaaaaaaaa lama da pior especie onde um peneu frontera vira Slick de tanto barro grudado. O jeep é mais robusto com seu sistema de eixo rigido e feixe de molas alem do ganho de altura com a troca de rodas e peneus maiores.
Voltando ao q interessa, a velocidade do niva. eu não disse q o meu não chega a 120 mas q para isso eu sou obrigado a afundar o pe totalmente e mesmo assim na primeira subida ele cai a velocidade o q otorna um gastão. gostaria de saber q tipo de transmissão é praticavel na adamptação do AP?

Soldier
16/01/2008, 08:32
Camaradas, pq tanta surpresa em ver um Niva apenas a 120km/h??? Já passei muitas vezes de Niva na Castelo Branco (sentido Sorocaba-São Paulo e vice-versa e sentido Sorocaba-Bauru e vice-versa e uma vez de Sorocaba até Presidente Prudente) e aposto que vcs nunca me viram... pudera, sou tão rápido, álias, meu russinho é tão rápido que torna-se impossível ver meu Niva, a não ser perceber um borrão vermelho... hehehe!!! Falando sério, se colocar tantos acessórios (quebra-mato, guincho, bagageiro, estribos, estepe e milhas no bagageiro, engate), vai ser bem mais difícil chegar aos 120km/h. Pneus no máximo 205/80/R16, mais do que isso deixa o Niva lento. Uma dúvida, em rodovias planas, como a Castelo Branco, vejo que o Niva chega tranquilo aos 120km/h, mas, e nas rodovias de serra??? O meu sofre pra caramba!!! Manter 90km/h em trechos de aclive não é fácil... e sempre tenho que engatar a quarta. Por acaso todos os que chegam aos 120km/h em rodovias planas também sofrem em trechos de serra???

Edson, pego constantemente trechos longos de aclive na Fernão Dias entre São Paulo e Atibaia e pra mim isso é normal... no fim da serra (chegando em Terra Preta, pra quem conhece), muitas vezes :lol: engato até a 3ª pra não ficar abaixo de 70km/h... já nos trechos planos e longos, principalmente quando precedidos por um declive, fica fácil chegar nos 110... assim como o Gil, prefiro não forçar pra economizar combustível e nunca cheguei aos 120, mas acho que vai fácil num trecho longo e plano.

[]s:concordo:

Girti
16/01/2008, 12:00

Camarada Edson, eu viajo bastante em serras, e sofri muito, no passado, devido à pouca potência do motor Lada. A situação melhorou bastante quando instalei o comando Aerocar em meu Niva 90/91, e está muuuuuuuuuuito melhor no atual 95, com o comando, carburador original novo e a relação de diferenciais mais curta.
Em diversas ocasiões, venci longas subidas em quinta marcha, e as subidas mais lentas, como, por exemplo, a da estrada que passa por Passa Quatro e Itanhandu, são feitas com mais tranqüilidade, sem que o motor fique se "esgoelando" em alto giro.

Deve ter gente que acha que eu ganho comissão da Aerocar, isto não é verdade, apenas acho que a relação custo-benefício deste kit é ótima, o resultado é muito bom, e o que é bom deve ser divulgado.

[ ]s

Soldier
16/01/2008, 12:09
...Deve ter gente que acha que eu ganho comissão da Aerocar, isto não é verdade, apenas acho que a relação custo-benefício deste kit é ótima, o resultado é muito bom, e o que é bom deve ser divulgado.

Gil, aproveitando...

Sabe dizer qto mais ou menos fica hoje a instalação desse kit da aerocar :?:
Há ganho representativo no consumo :?:
E sua comissão de quantos % é :?: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: (brincadeira, brincadeira... rsrs!)

Vlw:concordo:

Girti
16/01/2008, 12:26
Gil, aproveitando...

Sabe dizer qto mais ou menos fica hoje a instalação desse kit da aerocar :?:
Há ganho representativo no consumo :?:
E sua comissão de quantos % é :?: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: (brincadeira, brincadeira... rsrs!)

Vlw:concordo:

Soldier, não sei o preço hoje, em Outubro/06 eu paguei R$360,00 pelo comando, na Aerocar. A instalação foi feita pelo Wilson, não posso dizer exatamente quanto custou, pois ele executou outros serviços, num total de R$160,00. Imagino que esteja cobrando, hoje, entre R$100-150.
Não percebi alteração no consumo, talvez até tenha melhorado um pouco, uma vez que, com o comando, pode-se pisar menos no acelerador ao dirigir, pois o torque é maior. Por outro lado, como o Niva fica mais "esperto", existe uma coceira muito grande para desfrutar desta melhora :-D , o que pode acarretar, caso não haja bom senso, um aumento no consumo :-( . Ou seja: como o carro fica mais gostoso de dirigir, dá vontade de dirigir de forma mais esportiva, o que irá aumentar o consumo. Mas, depois de algum tempo, a gente se acostuma e passa a administrar melhor o peso do pé direito!

[ ]s

Eduardo Tescarollo
16/01/2008, 12:27
Bom dia Niveiros, hoje não tenho mais Niva. No passado já tive dois e
gosto muito desde jipe. A unica multa que tomei por excesso de velocidade foi com ele, tenho até guardado em casa a multa como prova
do crime, me pegaram a 123KM na rodovia D. Pedro I.

Abraços

ferchina
16/01/2008, 13:24
Apos retifica do motor com pistoes 1.6 do passat alcool e dar um trato geral na suspensão, o Niva chega facil aos 120km/h em rodovias planas, já cheguei com o pe tolado aos 130km/h, mas em subidas chega a cair aos 60km/h.

Otávio Luiz
16/01/2008, 13:52
.....A situação melhorou bastante quando instalei o comando Aerocar ..... diversas ocasiões, venci longas subidas em quinta marcha, e as subidas mais lentas, como, por exemplo, a da estrada que passa por Passa Quatro e Itanhandu, são feitas com mais tranqüilidade, sem que o motor fique se "esgoelando" em alto giro.....

Pois é, tenho o comando também, o meu está com motor 1.8 a álcool e pra subir a serra é um perrengue... tenho que subir em 3ª, daí ele pede a 4ª, troco de marcha mas não consigo manter, vai perdendo força, volta pra terceira... igualzinho ao meu antigo fusca 1300...:sad:
Qual o tamanho dos seus pneus Gil? Tôa achando que os meus 215/80/16 são os vilões da história.
Alguém mais com esta medida de pneu pra comparar? A subida da serra aqui do Paraná acredito que seja tipo a de SP, talvez um pouco mais íngrime por ser uma estrada mais antiga, sem tantos viadutos...
No plano vai bem, andei a 100km/h, não pus mais por medo mesmo, estava com a famíla na viatura.

ANDRÉHUFF
16/01/2008, 15:32
Pois é, tenho o comando também, o meu está com motor 1.8 a álcool e pra subir a serra é um perrengue... tenho que subir em 3ª, daí ele pede a 4ª, troco de marcha mas não consigo manter, vai perdendo força, volta pra terceira... igualzinho ao meu antigo fusca 1300...:sad:
Qual o tamanho dos seus pneus Gil? Tôa achando que os meus 215/80/16 são os vilões da história.
Alguém mais com esta medida de pneu pra comparar? A subida da serra aqui do Paraná acredito que seja tipo a de SP, talvez um pouco mais íngrime por ser uma estrada mais antiga, sem tantos viadutos...
No plano vai bem, andei a 100km/h, não pus mais por medo mesmo, estava com a famíla na viatura.

Pois é amigos temos de colocar uns pingos em alguns is.

Primeiro quando colocamos o comando sobe ou da aerocar que na verdade são os mesmos, temos na polia do citado tres diferentes regulagens, ponto "A" deixa o carro mais propicio para rotações mais altas, ou seja prioriza o torque para que o carro ande mais solto em rodovias onde as velocidades são mais elevadas, ponto "B" que prioriza o torque a baixa rotação, ou seja para aqueles que pretendem um desempenho melhor em saidas como em casos que enfrentamos em trilhas, como subida de barrancos ou aclives ingremes a baixa velocidade, quase sempre reduzido para ter mais torque ainda, e ponto "C" onde praticamente o carro trablha como o comando original, lembro ainda que o acerto da carburação é estremamente importante, não adianta ter um motor taxado, comando e outras coisa mais com uma carburação estrangulada, o carro atinge velocidades boas mas na hora de fazer força cai demais, ou tambem gasta execivamente, isso denota que ele esta tendo uma alimentação inadequada, portanto não basta apenas colocar as coisas no carro, é preciso paciencia e com o tempo ir acertando tais detalhes e tambem adequando esse acerto ao que cada um pretende do carro, mas no caso de não haver paciencia e tempo para tal é melhor que se rode com o carro mais original possivel, afinal la fabrica um engenheiro passou bom tempo estudando e acertando o carro para que ele saia da fabrica com um ajuste o mais proximo do ideal possivel.

André - Indaiatuba - SP

Otávio Luiz
16/01/2008, 16:49
Ok André, meu carburador é um Weber 460 álcool, e a polia está no ponto de maior troque, segundo o antigo dono.
Velas, cabos e filtro de ar novos, o carbura recebeu uma geral quando comprei (4 meses atrás).
Continuo achando que são os pneus, qual a medida dos seus? Sente falta de torque em subidas?

NIVA4X4
16/01/2008, 20:05
O meu Niva bate 120 km tranquilos e no gás , só que nao faço isso todos os dias só fiz duas vezes uma foi para testar o carro e minha coragem ( alias quem tem niva é doido mesmo ), e a outra foi para socorrer o meu cachorro . NIVA com pneus rodo rural ,aro 16 , cabo sde vela de silicone , carburador aerocar , gas , bobina vermelha bosch .Mas aconselho a correr em retas pois numa curva que fiz junto com uma zafira e uma blazer quase me ferrei o niva saiu bobo na curva a traseira com cilindro de gás serpentiou , mas o pior foi aguentar meu pai gritando que o cahcorro ia sobreviver e a gente ia morrer .

fondevila
16/01/2008, 20:58
Meu Niva com pneu 215 e motor original anda a 120 no plano, na ultima vez que peguei a castelo, no trecho entre Avaré e Ourinhos, cheguei a quase 140 (na descida claro), até tirei foto do velocimetro...

O problema de andar a 120 é que o consumo vai pras alturas....

jiper
16/01/2008, 22:39
Camarada GIL, tava aki vendo seu relato e vou colcar comando aerocar no Mikhail (meu niva), que ja comprei e recebi. Que relação vc usa no seu?
Tenho um cj do laika 9/43 (acho) aki guradado. Eu uso pneus maggion militar 4x4 700x16 diagonal. Motor origi com psitões de tempra, carb, weber 460 e ignição eletronica. Queima alcool e gnv na boa.

VKASP
17/01/2008, 02:40
O meu Niva bate 120 km tranquilos e no gás. (...)NIVA com pneus rodo rural...

Rodo rural a 120 km ??!! :shock:
Esse é amante dos cães mesmo!

Soldier
17/01/2008, 08:58
Rodo rural a 120 km ??!! :shock:
Esse é amante dos cães mesmo!

:discordo: Naum entendi :rolleyes: :!:

O meu tb é rodo rural e acho inclusive que ele facilita a velocidade pela pouca largura... não é um radial mas dá conta de asfalto e terra tranquilo.

Peter
17/01/2008, 09:27
Durante alguns anos pegava a Airton Sena ou Dutra todo fim de semana e era constante a velocidade de 120 km/h.Não tão constante porque tinha um freio no banco do passageiro.

2 pneus Maggion e 2 originais russos.

Giuliano Barbosa
17/01/2008, 11:23
Ontem testei o meu Niva na madruga, chegou a 120Km/h com certo esforço (já cheguei a 130Km/h na maior descida da Dutra mas dá até um certo panico duvido aquele zunido fiiiiiiiiiiiiizzzzzzzzzz que faz).
Geralmente vou até 110/115 daí bate 4000rpm e eu tiro o pé pois parece que acima disso o motor meio que se recusa a subir mais o giro, daí eu respeito este limite. Aliás uma bela velocidade num 4x4 integral.
Uma vez andei com um colega numa Land 90, sujeito pé-de-chumbo mesmo, a viatura com turbo berrando bateu 130Km/h na reta. Um colega que tem um Troller também falou que anda na mesma velocidade de cruzeiro que eu, entre 80 e 100. JPX parece que é a mesma coisa.
Pra mim tá de bom tamanho, acho que a velocidade cai demais na subida por causa da tração integral. Se levarmos em consideração que o projeto do motor é bem antigo pode-se dizer que o desempenho é bem razoável.
Fico imaginando se o Niva fosse mais leve (uns 300kg a menos que nem o Samuca por exemplo) , e tracionando só com as rodas de trás...na descida uns 150Km/h?!...aí já viajei...teria que mudar todo sistma de freios, etc, etc senão ia matar muitos proprietários!! Devagar a gente sempre chega.:mrgreen:

montd
17/01/2008, 12:20
Camaradas
Tenho um niva 94 (ignição eletrônica), motor original, com pneus enormes e sem o kit da aerocar, que chega facilmente aos 100, e com um pouco mais de esforço passa dos 120.
O motor foi retificado há 5.000 km atrás, e instalei uma bobina do santana de injeção eletrônica monoponto (uma tremenda centelhona), cabos de vela de silicone, e mantenho sempre as velas novas, óleo novo, e filtro de ar limpo. Também troquei o carburador pelo w 460.
Acho o motor do niva, para o uso ao qual se destina, muito bom. Só o trocaria pelo motor do tempra diesel (argentino, só alguns privilegiados do sul conseguiram).

Girti
17/01/2008, 12:54

Otávio,sem dúvida os pneus fazem alguma diferença, mas não creio que, no seu caso, façam taaaaanta diferença. Meu Niva está com os pneus BF Goodrich, bastante "borrachudos" (= pesados) e as rodas Mangels (chapa mais grossa, portanto mais pesadas que as originais), e está andando bem. Há muitos outros fatores a serem verificados:

- qual a posição da polia?
- qual o ponto de ignição? Será que o seu distribuidor não está atrasado?
- a giglagem do carburador é adequada? E o próprio carburador, está bom?

Se alguém me contasse que um carburador "Weber" (2o estágio à vácuo) russo novo ia se comportar de forma tão mais eficiente do que um "Solex" (2o estágio mecânico) russo usado, eu não ia acreditar, mas a diferença é gritante!

Enfim, como o motor de seu Niva é bastante modificado em relação ao motor original, será necessário experimentar bastante, até que você encontre os parâmetros adequados a ele.

[ ]s

Girti
17/01/2008, 13:06
Camarada GIL, tava aki vendo seu relato e vou colcar comando aerocar no Mikhail (meu niva), que ja comprei e recebi. Que relação vc usa no seu?
Tenho um cj do laika 9/43 (acho) aki guradado. Eu uso pneus maggion militar 4x4 700x16 diagonal. Motor origi com psitões de tempra, carb, weber 460 e ignição eletronica. Queima alcool e gnv na boa.

Se eu entendi bem, com "relação" você se refere à posição da polia, certo? Se não me engano, no meu Niva ela está na posição A. Entretanto , a Aerocar agora está fornecendo as polias com apenas um furo. O Gilberto me explicou que resolveu simplificar a instalação, porque muita gente estava se atrapalhando com as opções de furação, deixando o carro pior do que estava.

Como o seu motor foi modificado, caso você instale o comando, provavelmente você vai ter que fazer algumas experiências, até chegar ao ponto certo.

[ ]s

Otávio Luiz
17/01/2008, 13:46
Gil, vou verificar a posição da polia, mas o antigo dono me falou que está na posição "mais torque".
O ponto está ok, acabei de instalar o RCI do Sukys e verifiquei que no álcool se adiantar um pouco bate pino. Ponto atrasado não é...
Vou atrás da dica sua e do André Nivahuff, estou achando que é o carburador...:pensativo:

danielmendesleao
17/01/2008, 15:26
fala parceiro... é fácil tirar o cardã ??
rodei 2.147 km no ano novo e não me toquei dessa manha.
daniel leão

danielmendesleao
17/01/2008, 15:43
Camaradas
Tenho um niva 94 (ignição eletrônica), motor original, com pneus enormes e sem o kit da aerocar, que chega facilmente aos 100, e com um pouco mais de esforço passa dos 120.
O motor foi retificado há 5.000 km atrás, e instalei uma bobina do santana de injeção eletrônica monoponto (uma tremenda centelhona), cabos de vela de silicone, e mantenho sempre as velas novas, óleo novo, e filtro de ar limpo. Também troquei o carburador pelo w 460.
Acho o motor do niva, para o uso ao qual se destina, muito bom. Só o trocaria pelo motor do tempra diesel (argentino, só alguns privilegiados do sul conseguiram).

melhorou muito com o w 460 o consumo ?
meus pneus são 6.00 r16 pirelli... curto o visual dele... queria mudar pra um r15 só por causa de consumo não.

Peter
17/01/2008, 17:26
Nossos hermanos argentinos estão fazendo uma pesquisa,sobre qual a velocidade final do Niva de cada um.

http://http://www.niva4x4.com/modules.php?op=modload&name=phpBB2&file=viewtopic&t=1645&postdays=0&postorder=asc&start=0&sid=cd0fed615b8c86594a6f50705b3958da (http://www.niva4x4.com/modules.php?op=modload&name=phpBB2&file=viewtopic&t=1645&postdays=0&postorder=asc&start=0&sid=cd0fed615b8c86594a6f50705b3958da)

NIVA4X4
17/01/2008, 17:28
rodo rural é ruim? ue nunca me deixou na mao , e anda que é uma beleza .Realmente o pneu faz um barulho , mais junta com o barulho dos rolamentos do 4x4 e mais o som que coloquei ai um mata o outro ,hehee.Nesse dia andou tanto o niva que ate comprei uma sirene ,mas como eu falei foi coisa de emergencia é o instinto , mas nao aconselho a fazer isso nao , eu que sou doido mesmo que ja cai do viaduto com uma s10 , era motoqueiro e sofri varios acidentes ,fiquei em coma , e isso faz agente amadurecer um pouco apesar da pouca idade .Mas o niva aguenta correr sim , bom a nao ser que for um barrichelo ai coloca desculpa ate no vento que estava contra , mas pra que correr se a tartaruga anda tao lento e vive 100 anos .
Não corra ,não morra .hehehe.valeu

alexandre roveri
17/01/2008, 22:31
rodo rural é ruim? ue nunca me deixou na mao , e anda que é uma beleza .Realmente o pneu faz um barulho , mais junta com o barulho dos rolamentos do 4x4 e mais o som que coloquei ai um mata o outro ,hehee.Nesse dia andou tanto o niva que ate comprei uma sirene ,mas como eu falei foi coisa de emergencia é o instinto , mas nao aconselho a fazer isso nao , eu que sou doido mesmo que ja cai do viaduto com uma s10 , era motoqueiro e sofri varios acidentes ,fiquei em coma , e isso faz agente amadurecer um pouco apesar da pouca idade .Mas o niva aguenta correr sim , bom a nao ser que for um barrichelo ai coloca desculpa ate no vento que estava contra , mas pra que correr se a tartaruga anda tao lento e vive 100 anos .
Não corra ,não morra .hehehe.valeu

Não está em discusão se rodorual é bom ou não, ou se o niva corre tanto assim !!! A questão é que o rodo rural tem um código de velocidade máxima incompatível com 120/h, e isso não sou eu que está dizendo, é a própia Pirelli :shock:
Porra gente, depois Niveiro fica com má fama e não sabe o porque :!:

VKASP
17/01/2008, 23:27
rodo rural é ruim? ue nunca me deixou na mao , e anda que é uma beleza .

Não, não é que seja ruim, nada disso!
Meu comentário vai mais no sentido do que falou o Roveri, ou seja, que pelas suas características, o Rodo rural não é um pneu "estradeiro".
Em alta velocidade e em linha reta ainda vai, mas numa situação de emergência...
Não tenho dúvida que um Niva bem tratado anda bem. Mas se pudesse escolher, eu trocaria os pneus antes de pisar mais fundo!

Um abraço!

Valdomiro

GARCIA/SP
18/01/2008, 00:52
Não está em discusão se rodorual é bom ou não, ou se o niva corre tanto assim !!! A questão é que o rodo rural tem um código de velocidade máxima incompatível com 120/h, e isso não sou eu que está dizendo, é a própia Pirelli :shock:
Porra gente, depois Niveiro fica com má fama e não sabe o porque :!:

:palmas::palmas::concordo:

Sukys
18/01/2008, 01:35
...A questão é que o rodo rural tem um código de velocidade máxima incompatível com...

Freio, suspensão e dirigibilidade também possuem um "código" de velocidade, e este código está explícito na aplicação típica que o fabricante determinou no momento da criação do veículo, e em veículos modificados tem que se levar em conta estes três itens, não só motor ou característica dos pneus. :concordo:

.

Soldier
18/01/2008, 10:25
... pelas suas características, o Rodo rural não é um pneu "estradeiro".
Em alta velocidade e em linha reta ainda vai, mas numa situação de emergência...
Não tenho dúvida que um Niva bem tratado anda bem. Mas se pudesse escolher, eu trocaria os pneus...

Camaradas Niveiros;

:oops: Eu sinceramente não conhecia esse "limite" do rodo rural e até o momento não tive nenhum problema, mas vou ficar "mais esperto" daqui por diante.

:stop: Quanto a tal "má fama" que citaram... desconheço , mas não creio que seja devida a Niveiros novos ou inexperientes e sim a Niveiros irresponsáveis que fazem alterações sem critérios ou mesmo necessidade e colocam em risco a própria vida e o que é pior, de outros (ainda que os que eu conheço são muito criteriosos).

:? Agora, em relação ao "tom" da conversa, se me permitem, muito humildemente sugiro a todos que tem experiencia de sobra em off road, em mecânica, em técnica, etc. (que são muitos aqui) que tenham um "pouquinho" mais de paciência e tato quando se propôem a escrever aqui... afinal, este (não só este tópico mas o fórum em si) é um espaço aberto e democrático e todos têm o direito de dar sua opinião e as vezes falar (escrever) uma bobagem... que nem sempre é bobagem pra todos, mas isso não dá o direito a quem quer que seja de desrespeitar a opinião ou mesmo o desconhecimento de ninguém.

;) Não me entendam mal, meu recado não é pra ninguém específico e nem só pra este tópico, mas as vezes tenho essa impressão e achei que devia exteriorizá-la, por favor, sem intenção de causar nenhuma polêmica.

No mais agradeço o constante aprendizado com todos, sem exceções.:concordo:

[]s

Girti
18/01/2008, 12:24
Camaradas Niveiros;

:oops: Eu sinceramente não conhecia esse "limite" do rodo rural e até o momento não tive nenhum problema, mas vou ficar "mais esperto" daqui por diante.

[]s

Os Rodo Rural são pneus de conceito/projeto muito antigo, diagonais e com câmara, são derivados dos antigos "Cidade/Campo" (lembro-me que a Rural 66 de meu pai tinha estes pneus instalados). Hoje em dia usa-se muito mais pneus radiais sem câmara, mais modernos e seguros (é difícil que um pneu sem câmara estoure, normalmente, em caso de furo, baixa aos poucos), a sua utilização está restrita aos Jeeps, Rurais e ao Niva, tanto que é difícil encontrá-los nas revendas Pirelli, muitas vezes é necessário encomendar os pneus. Acredito que serão descontinuados em breve, se é que já não o foram e o que está sendo vendido é o saldo de estoque...

Na minha opinião (que, deixo claro, não precisa ser a dos outros), é um pneu para ser usado apenas por quem mora em uma pequena cidade do interior e circula apenas por estradas vicinais, indo ao seu sítio, ou algo parecido. Acho que não é um pneu seguro para uso por nós, urbanóides, que utilizamos as autoestradas que permitem velocidades entre 100 e 120 Km/h. Neste caso, os pneus radiais são muito mais adequados e seguros. São mais caros, concordo, mas também são melhores e duram mais (o que, de certa forma, compensa o maior preço). Além disso, segurança não tem preço!

[ ]s

Soldier
18/01/2008, 13:20
Os Rodo Rural são pneus de conceito/projeto muito antigo, diagonais e com câmara, são derivados dos antigos "Cidade/Campo" (lembro-me que a Rural 66 de meu pai tinha estes pneus instalados). Hoje em dia usa-se muito mais pneus radiais sem câmara, mais modernos e seguros (é difícil que um pneu sem câmara estoure, normalmente, em caso de furo, baixa aos poucos), a sua utilização está restrita aos Jeeps, Rurais e ao Niva, tanto que é difícil encontrá-los nas revendas Pirelli, muitas vezes é necessário encomendar os pneus. Acredito que serão descontinuados em breve, se é que já não o foram e o que está sendo vendido é o saldo de estoque...

Na minha opinião (que, deixo claro, não precisa ser a dos outros), é um pneu para ser usado apenas por quem mora em uma pequena cidade do interior e circula apenas por estradas vicinais, indo ao seu sítio, ou algo parecido. Acho que não é um pneu seguro para uso por nós, urbanóides, que utilizamos as autoestradas que permitem velocidades entre 100 e 120 Km/h. Neste caso, os pneus radiais são muito mais adequados e seguros. São mais caros, concordo, mas também são melhores e duram mais (o que, de certa forma, compensa o maior preço). Além disso, segurança não tem preço!

[ ]s

Ô Gil, ocê tá mi chamanu de caipira, sô :?: Só pruque sô di Atibaia :?:

Como vc naum me disse isso antes... rsrsrs!!:shock::mrgreen:

Agora, na próxima vou comprar outro tipo! Como eu disse, aprendendo sempre!!

Vlw:concordo: :!:

mauniva
18/01/2008, 14:51
Amigos,Niveiros estive olhando o tòpico de titúlo pangaré,
e o Flugêncio postou um site neste tópico muito interessante
sobre reforma do Niva la é possivel ver que em outros paises estão
ultilizando outros tipos de pneu,não sei se porque sejam paises mais pobre que o nosso,se aqui já e dificil encontra pneus 650 ou 670 imaginem nesses paises,vale mais uma discusão.

GARCIA/SP
18/01/2008, 18:35
Ô Gil, ocê tá mi chamanu de caipira, sô :?: Só pruque sô di Atibaia :?:

Como vc naum me disse isso antes... rsrsrs!!:shock::mrgreen:

Agora, na próxima vou comprar outro tipo! Como eu disse, aprendendo sempre!!

Vlw:concordo: :!:

Intão sumo tudo caipira :mrgreen::mrgreen::mrgreen:...moro em Sorocaba e tumbem uso pneu sem as tar di camara...e agora, sô?:pensativo: Tô correnu pirigo?:mrgreen:

danielmendesleao
18/01/2008, 18:39
me animei com essa conversa ontem de noite e dei uma esticada na 13 de maio seguindo uma bandeirantes militar com dois soldados dentro... os caras deram uma estigada na band e eu passei eles no retão com 120 cravados...

baixei logo pois minha junta elástica tá meio detonada, a caixa de marcha também precisando de revisão, daí apavorei.. hehehehe

Girti
18/01/2008, 22:29
Intão sumo tudo caipira :mrgreen::mrgreen::mrgreen:...moro em Sorocaba e tumbem uso pneu sem as tar di camara...e agora, sô?:pensativo: Tô correnu pirigo?:mrgreen:

Cumpadi Renatu, cê si inganô, si uis seus pineu é essi tar du rodururar, intão é COM câmira!

[ ]s

GARCIA/SP
19/01/2008, 00:19
Cumpadi Renatu, cê si inganô, si uis seus pineu é essi tar du rodururar, intão é COM câmira!

[ ]s

Uai, sô...é verdadi...us pineu qui tô usanu tem a tar di camara...mi inrolei todo:putz:...i num são rodorurar, são militar!

SFSagres
19/01/2008, 01:48
me animei com essa conversa ontem de noite e dei uma esticada na 13 de maio seguindo uma bandeirantes militar com dois soldados dentro... os caras deram uma estigada na band e eu passei eles no retão com 120 cravados...

baixei logo pois minha junta elástica tá meio detonada, a caixa de marcha também precisando de revisão, daí apavorei.. hehehehe

Eis aqui, senhores, um belo exemplo de imprudência e irresponsabilidade.
Vizualizem a cena: Av. 13 de maio. Uma avenida em mão dupla, com duas pista estreitas para cada sentido de tráfego divididas por um pequeno e tosco canteiro central. Esta via possui inúmeros cruzamentos, muitos dos quais sem sinalização. Por ser uma área comercial e residencial (bancos, escolas, faculdade federal, CEFET, shopping, lanchonetes, cinema, bares, restaurantes...ah, e um quartel do exército), tem trânsito intenso de veículos e pedestres, inclusive à noite. Ali os acidentes são freqüentes. Há poucos dias mais um ciclista foi morto por um cidadão que dirigia uma S10 em velocidade excessiva.
Considerem a situação: O bacana todo feliz, pilotando "Carlôzinho" (???), o seu possante Niva 1600, ano 90, vermelho, em perfeito estado de conservação (só com "a junta elástica meio detonada, a caixa de marcha também precisando de revisão") e sabe-se lá o estado da suspensão, freios, direção, etc. Afinal, o que importa é se o motor "anda". Pois bem, aí o nosso amigo vê dois soldadinhos, sente um arrepio na espinha e pisa no acelerador com força: 80, 90,.......100,.................110,............... .................................120 Km/h. Aí ele apavora.
Imaginem as manchetes: Motorista irresponsável causa tragédia... ...a perícia constatou que o veículo era velho, sem manutenção e sem condições de trafegar naquela velocidade.

Tirem as suas conclusões

GARCIA/SP
19/01/2008, 04:28
Eis aqui, senhores, um belo exemplo de imprudência e irresponsabilidade.
Vizualizem a cena: Av. 13 de maio. Uma avenida em mão dupla, com duas pista estreitas para cada sentido de tráfego divididas por um pequeno e tosco canteiro central. Esta via possui inúmeros cruzamentos, muitos dos quais sem sinalização. Por ser uma área comercial e residencial (bancos, escolas, faculdade federal, CEFET, shopping, lanchonetes, cinema, bares, restaurantes...ah, e um quartel do exército), tem trânsito intenso de veículos e pedestres, inclusive à noite. Ali os acidentes são freqüentes. Há poucos dias mais um ciclista foi morto por um cidadão que dirigia uma S10 em velocidade excessiva.
Considerem a situação: O bacana todo feliz, pilotando "Carlôzinho" (???), o seu possante Niva 1600, ano 90, vermelho, em perfeito estado de conservação (só com "a junta elástica meio detonada, a caixa de marcha também precisando de revisão") e sabe-se lá o estado da suspensão, freios, direção, etc. Afinal, o que importa é se o motor "anda". Pois bem, aí o nosso amigo vê dois soldadinhos, sente um arrepio na espinha e pisa no acelerador com força: 80, 90,.......100,.................110,............... .................................120 Km/h. Aí ele apavora.
Imaginem as manchetes: Motorista irresponsável causa tragédia... ...a perícia constatou que o veículo era velho, sem manutenção e sem condições de trafegar naquela velocidade.

Tirem as suas conclusões

Ué...:pensativo:...mas não era vc o "motorista extremamente simpático" que, ainda outro dia, trafegava a mais de 120 km/h (acima do permitido por lei) na rodovia Castelo Branco:?:
Mesmo o seu Niva tendo "um mistério sob o capô"...:mrgreen:, vc também pode ser rotulado de irresponsável...ou não?
Ah...ia me esquecendo...em caso de acidente, no máximo...talvez desse uma notinha de rodapé...e olhe lá...:mrgreen::mrgreen:

alexandre roveri
19/01/2008, 07:48
Ué...:pensativo:...mas não era vc o "motorista extremamente simpático" que, ainda outro dia, trafegava a mais de 120 km/h (acima do permitido por lei) na rodovia Castelo Branco:?:
Mesmo o seu Niva tendo "um mistério sob o capô"...:mrgreen:, vc também pode ser rotulado de irresponsável...ou não?
Ah...ia me esquecendo...em caso de acidente, no máximo...talvez desse uma notinha de rodapé...e olhe lá...:mrgreen::mrgreen:

Pra mim esse usuario é FAKE, as duas msg´s dele foram para tumultuar a lista.
Peço a atenção dos moderadores para com o usuario SFSagres ! :evil:

Soldier
19/01/2008, 10:56

x2

:mad:

Gustavo Niva
19/01/2008, 11:46
Na boa, eu já tô desconfiando de fakes a algum tempo, não só aqui como em algumas listas também...

GARCIA/SP
19/01/2008, 13:39

:concordo::palmas:

NIVA4X4
19/01/2008, 21:46
Rodo rural , nao pode correr , caramba bati dois tabus ao mesmo tempo passei dos 120 km com meu nivinha e com rodo rural , to falando que Deus ajuda os niveiros .
Mas valeu , pessoal o emule é que tem muito fake , aki acho eu que deveria ter um bom senso nas respostas ou nas perguntas ,porque o que vai acontecer é que perderá a credibilidade. E se é mesmo que o cara roletou os sinais e arriscou a vida de terceiros,e se atropelar um pobre nao dara nada pois isso no Brasil é normal, mais se der azar e atropelar um filho de juiz, vai rezar no milho .
lembres-se niva é ótimo (isso porque tenho uma ,heheh) ,mas todos os carros tem suas limitaçoes .valeu e um abraço a todos

emtsuhako
19/01/2008, 22:45
Edson, pego constantemente trechos longos de aclive na Fernão Dias entre São Paulo e Atibaia e pra mim isso é normal... no fim da serra (chegando em Terra Preta, pra quem conhece), muitas vezes :lol: engato até a 3ª pra não ficar abaixo de 70km/h... já nos trechos planos e longos, principalmente quando precedidos por um declive, fica fácil chegar nos 110... assim como o Gil, prefiro não forçar pra economizar combustível e nunca cheguei aos 120, mas acho que vai fácil num trecho longo e plano.

[]s:concordo:

Soldier, já tive que engatar a terceira para não ficar abaixo dos 70km/h, mas isso foi um trecho em aclive bem longo, numa rodovia que vai de Itirapina para São Carlos... na Fernão Dias consigo manter os 90km/h, mas com a quarta engatada... quinta o giro fica abaixo dos 3.000RPM, sem condições de manter uma velocidade razoável. Eu também não gosto de forçar, mas de vez em qdo é acelero além das contas para deixar os 4x4 mais modernos comendo poeira... rsrsrs...

emtsuhako
19/01/2008, 22:46
Camarada Edson, eu viajo bastante em serras, e sofri muito, no passado, devido à pouca potência do motor Lada. A situação melhorou bastante quando instalei o comando Aerocar em meu Niva 90/91, e está muuuuuuuuuuito melhor no atual 95, com o comando, carburador original novo e a relação de diferenciais mais curta.
Em diversas ocasiões, venci longas subidas em quinta marcha, e as subidas mais lentas, como, por exemplo, a da estrada que passa por Passa Quatro e Itanhandu, são feitas com mais tranqüilidade, sem que o motor fique se "esgoelando" em alto giro.

Deve ter gente que acha que eu ganho comissão da Aerocar, isto não é verdade, apenas acho que a relação custo-benefício deste kit é ótima, o resultado é muito bom, e o que é bom deve ser divulgado.

[ ]s

Gil, relação de diferenciais mais curta??? Vc mudou a relação dos diferenciais de seu Niva??? Se sim, passa aí a receita pra nóis!!!

emtsuhako
19/01/2008, 22:54
Rodo rural , nao pode correr , caramba bati dois tabus ao mesmo tempo passei dos 120 km com meu nivinha e com rodo rural , to falando que Deus ajuda os niveiros .
Mas valeu , pessoal o emule é que tem muito fake , aki acho eu que deveria ter um bom senso nas respostas ou nas perguntas ,porque o que vai acontecer é que perderá a credibilidade. E se é mesmo que o cara roletou os sinais e arriscou a vida de terceiros,e se atropelar um pobre nao dara nada pois isso no Brasil é normal, mais se der azar e atropelar um filho de juiz, vai rezar no milho .
lembres-se niva é ótimo (isso porque tenho uma ,heheh) ,mas todos os carros tem suas limitaçoes .valeu e um abraço a todos

Cumpadres, voismecêis são tudin aloucados!!! Passar de 120km/h com rodo rural ou militares??? Esses pneus são finos e com menos borracha em contato com o solo do que os pneus comuns. Numa curva vc pode passar pela tangente... em chuva, então, nem se fala... mesmo no seco, o espaço para frenagem é bem maior!!! Melhor trocar de pneus ou contratar um bom seguro de saúde... rsrsrs...

alexandre roveri
19/01/2008, 22:58
Gil, relação de diferenciais mais curta??? Vc mudou a relação dos diferenciais de seu Niva??? Se sim, passa aí a receita pra nóis!!!

Depoi de 93/94 os Nivas já passaram a vir com a relação 10/43, ou seja mais curta :concordo:

Girti
20/01/2008, 11:43

Edson, eu não mudei nada, os Nivas de 95 para a frente vêm com uma relação de diferenciais mais curta (não me pergunte qual é, eu sempre faço confusão!), o que os torna mais espertos, tanto nas arrancadas como nas retomadas. Além disso, a quinta marcha se torna mais forte, possibilitando o seu uso quase contínuo, nas estradas. Eu já havia percebido isto quando guiei pela primeira vez o meu atual Niva, ainda na mão do proprietário anterior, em Cunha. O carro não tinha comando "esperto", era original, mas era bem mais esperto do que os Nivas que eu conhecia.
Nada impede o proprietário de um Niva mais antigo de trocar os diferenciais pelos mais reduzidos, exceto o custo da brincadeira, a troca em si é muito simples.

[ ]s

emtsuhako
20/01/2008, 18:55
Roveri, os Nivas 95 em diante também possuem a relação 10/43? E os Nivas 91 e 92, qual a relação?

Gil, até que não é má idéia trocar os diferenciais antigos pelos atuais! Bobear, farei isso se eu achar algum Niva 93 pra cima num desmanche.

Girti
20/01/2008, 19:25
Roveri, os Nivas 95 em diante também possuem a relação 10/43? E os Nivas 91 e 92, qual a relação?

Gil, até que não é má idéia trocar os diferenciais antigos pelos atuais! Bobear, farei isso se eu achar algum Niva 93 pra cima num desmanche.

Edson, Alexandre, os diferenciais de relação mais curta são dos modelos 95 (noventa e cinco) para cá. Os modelos 93 e 94 ainda têm a relação mais longa, salvo algum carro alterado (isto não era tão incomum, assim como alguns poucos dos primeiros Nivas vieram com a relação do Laika, mais longa ainda, pode ser que alguns 93 ou 94 tenham vindo com a relação mais curta - controle de qualidade Lada... :putz: )!

[ ]s