PDA

Ver Versão Completa : Motor AP na Niva.



Tanque Russo
15/01/2008, 17:32
Pessoal estou pensando seriamente em colocar um Motor Ap 1.8 2.0 injetado no Niva,ou o Motor do tempra , gostaria de saber de quem já possui o consumo a velocidade de cruzeiro, visto que o motor original faz na media de 6/1 Pista, e não anda nada.Por favor peço a gentileza e a colaboração dos amigos e camaradas.
obrigado

Girti
15/01/2008, 17:55
Pessoal estou pensando seriamente em colocar um Motor Ap 1.8 2.0 injetado no Niva,ou o Motor do tempra , gostaria de saber de quem já possui o consumo a velocidade de cruzeiro, visto que o motor original faz na media de 6/1 Pista, e não anda nada.Por favor peço a gentileza e a colaboração dos amigos e camaradas.
obrigado

Esta é uma pergunta que, volta e meia, aparece nos foruns do Niva. Segue a minha opinião (repetindo, para que os histéricos de plantão entendam bem: esta é a minha opinião, não estou obrigando ninguém a concordar com ela!).

Embora eu não goste dos carros da VW, acho que os motores AP estão, ainda hoje, entre os melhores motores nacionais. São duráveis, relativamente econômicos e potentes, suas peças são fáceis de serem encontradas.
Entretanto, ao instalarmos este motores no Niva estaremos fazendo uma adaptação. Se esta não for muito bem executada, a coisa não vai dar certo, e as dores de cabeça virão: trepidações, quebra prematura de componentes, etc... é o que chamamos de "adaptraição" :grin:
Se você conversar com os proprietários de Nivas que estão com este motor instalado, estes certamente dirão que estão satisfeitos. E muitos deles devem estar mesmo, pois a adaptação deve ter sido bem feita. Outros entretanto, estão vendendo seus Nivas...
Eu andei em três Nivas com motor AP. Dois estavam muito ruins, com fortes vibrações, não gostei. O outro estava bom, mas não senti grande diferença de comportamento em relação ao meu Niva com o motor original e o kit Aerocar. Não tive oportunidade de dirigir este Niva no asfalto, onde poderia desenvolver maior velocidade, aí eu talvez sentisse a diferença, pois o motor era 2000, TINHA que ser mais potente!

Na minha opinião, antes de botar a mão no bolso, você deveria tentar descobrir se o motor de seu Niva não está com algum problema, como desgaste excessivo (isto é, precisando de retífica), ou algo do gênero. Embora o motor original do Niva seja meio fraquinho, tornando o carro bastante lerdo, há recursos para melhorar este desempenho. Um bom carburador, velas e seus cabos novos e, caso você esteja disposto a gastar um pouco, a instalação do kit de comando de válvulas modificado da Aerocar, irão melhorar bastante o desempenho de um Niva, desde que o motor do mesmo esteja em boas condições. Há também quem aumente a cilindrada do motor original, com a troca de pistões (do Niva 1.7, do Fusca, do Chevette), mas isto deve ser feito com muito cuidado, pois poderá acarretar o enfraquecimento das paredes do bloco do motor.

Sugestão: procure dirigir alguns Nivas, seja com o motor original, seja com o motor AP. Assim, você poderá ter uma idéia melhor de como está o seu carro e como se comportam outros Nivas. Caso você venha a São Paulo, poderá, se quiser, experimentar o meu Niva.

[ ]s

Fred Bailune
15/01/2008, 19:00
Esta é uma pergunta que, volta e meia, aparece nos foruns do Niva. Segue a minha opinião (repetindo, para que os histéricos de plantão entendam bem: esta é a minha opinião, não estou obrigando ninguém a concordar com ela!).

Embora eu não goste dos carros da VW, acho que os motores AP estão, ainda hoje, entre os melhores motores nacionais. São duráveis, relativamente econômicos e potentes, suas peças são fáceis de serem encontradas.
Entretanto, ao instalarmos este motores no Niva estaremos fazendo uma adaptação. Se esta não for muito bem executada, a coisa não vai dar certo, e as dores de cabeça virão: trepidações, quebra prematura de componentes, etc... é o que chamamos de "adaptraição" :grin:
Se você conversar com os proprietários de Nivas que estão com este motor instalado, estes certamente dirão que estão satisfeitos. E muitos deles devem estar mesmo, pois a adaptação deve ter sido bem feita. Outros entretanto, estão vendendo seus Nivas...
Eu andei em três Nivas com motor AP. Dois estavam muito ruins, com fortes vibrações, não gostei. O outro estava bom, mas não senti grande diferença de comportamento em relação ao meu Niva com o motor original e o kit Aerocar. Não tive oportunidade de dirigir este Niva no asfalto, onde poderia desenvolver maior velocidade, aí eu talvez sentisse a diferença, pois o motor era 2000, TINHA que ser mais potente!

Na minha opinião, antes de botar a mão no bolso, você deveria tentar descobrir se o motor de seu Niva não está com algum problema, como desgaste excessivo (isto é, precisando de retífica), ou algo do gênero. Embora o motor original do Niva seja meio fraquinho, tornando o carro bastante lerdo, há recursos para melhorar este desempenho. Um bom carburador, velas e seus cabos novos e, caso você esteja disposto a gastar um pouco, a instalação do kit de comando de válvulas modificado da Aerocar, irão melhorar bastante o desempenho de um Niva, desde que o motor do mesmo esteja em boas condições. Há também quem aumente a cilindrada do motor original, com a troca de pistões (do Niva 1.7, do Fusca, do Chevette), mas isto deve ser feito com muito cuidado, pois poderá acarretar o enfraquecimento das paredes do bloco do motor.

Sugestão: procure dirigir alguns Nivas, seja com o motor original, seja com o motor AP. Assim, você poderá ter uma idéia melhor de como está o seu carro e como se comportam outros Nivas. Caso você venha a São Paulo, poderá, se quiser, experimentar o meu Niva.

[ ]s
`

eu tive um Niva 91, que deu PT no motor original. Colocamos o AP 2000 carburado. O que posso te dizer é que o carro fica outro, na parte de consumo nem tanto mas ele andava MUITO. Em desempenho era muito proximo a uma Pajero GLS 2.8 Turbo Intercooler e andava mais que um Land 90 (eram os carros do meu pai na epoca e fizemos varios testes).

Agora concordo 100% com o Girti, é uma adaptacao, logo vc precisa tomar muito cuidado com a caixa de marchas, diferencial (em trilhas) etc no mas fica muito bom mesmo. Hoje eu nao colocaria o 2.0 e sim o 1.8, achei que ficou muito motor para o carro (freio, suspensao etc)

Abs

Nivoide
15/01/2008, 23:23
Primeiro, vc quert usar o niva para que?
Velocidade de cruzeiro? Vc quer andar com o niva a mais de 100? Onde?
Meu o niva é jipe...qq carro mil mesmo vc estando com um motor 2.0 vai andar mais e muito mais seguro.
Agora se for pra andar na trilha e vc precisa do carro pra outros usos, a estoria muda.
Primeira opçao, mude o original, mais em conta, mexe menos = menos dor de cabeça.
Eu tenho ap, e anda muito, depois da regulagem que fiz no carbura entao..afe! E se quiser dar de louco ainda, em qq boteco de beira de estrada existem N soluçoes pra melhorar o motor, ate um turbo na faixa de 1200~1500 reais....ignorancia completa...
Só nao esqueça que o motor é a ponta do iceberg!

Ando com o meu na pista a 90Km/h no máximo. Sobe a 60km/h, depnde. Consome 6 na estrada e 5 na cidade. Na trilha, faz 4.
Ando só com o pe no bucho...
Valeo

emtsuhako
16/01/2008, 00:44
Conversando com dois bons mecânicos de Niva eles me falaram que colocar um AP 2.0 não vale a pena pq detona o câmbio. Que é muito motor para o Niva. Recomendam colocar apenas o AP 1.8, já que o AP 1.6 é praticamente a mesma coisa que o motor original do Niva.

Tem uma matéria boa do Rotberg testando o AP 2.0. Segue link:

http://www.jipemania.com/testes/testes_jm.htm

m.vinicius
16/01/2008, 05:58
o meu tá com ap 1.8 carburado gaslina, sem problema algum, ficou muito melhor que com o motor original, outro desempenho, outro carro. consumo estrada mias ou menos 8,5, depende do pé nomomento. um amigo colocou um ap 2.0 alcool, ficou um fuguete, porém, consumo estrada de asfalto 4,5 ou 5 km/l, já quebrou caixa, diferencial, caixa de novo e dif. de novo, pra ele fica até maisbarato consertar pq é mecânico, mas tá querendo vender a mais de dois anos e não consegue, todos torcem o nariz "ap 2.0 alcool!"
agora o do tempra eu já vi falar mas nunca vi instalado, não posso opnar.

braszil
16/01/2008, 06:45
Caro Tanque Russo,
Comprei meu Niva com motor original nao gostei troquei a igniçao mesmo assim parecia um tanque de guerra. Coloquei um AP 2.0 injetado e uma caixa de chevete 5 marchas o carro ficou exelente especialmente porque tenho pneus maiores que o normal. Vale muito a pena a troca. Eu acho que o 1.8 que é o bastante para um carro original mas coloque a caixa do chevete tambem que nao vai se arrepender. Ja o comentario a respeito de todos torcerem o nariz isso é mais uma tolice daquels que gostam de inventar coisas. Meu carro tem motor 2.0 e sou abordado em qualquer lugar que estou com propostas de compra. Comprar e vender um carro depende muito do estado do vehiculo e da necessidade do comprador. Nao vai na onda daqueles que nao entendem nada do assunto procure conversar com quem realmente entende. Tente entrar em contato com quem inventou o kit para adaptaçao do motor AP no Niva que ele vai te ajudar. O Rogerio Bacelar em Sao Paulo (011) 6952-9078. Provavelmente o cara quer vender o carro por um preço exorbitante ou esta todo arrebentado e ai ele coloca a culpa no motor 2.0. Boa sorte. Se precisar me mande uma MP

m.vinicius
16/01/2008, 07:45
eu não acho o carro feio, pelo contrario muito inteiro 16k de latinhas

Tanque Russo
16/01/2008, 10:10
Amigo Girt obrigado pela sua ajuda, se eu precisar entrarei em contato com vc. obrigado mesmo.


[ quote=Girti;527342]Esta é uma pergunta que, volta e meia, aparece nos foruns do Niva. Segue a minha opinião (repetindo, para que os histéricos de plantão entendam bem: esta é a minha opinião, não estou obrigando ninguém a concordar com ela!).

Embora eu não goste dos carros da VW, acho que os motores AP estão, ainda hoje, entre os melhores motores nacionais. São duráveis, relativamente econômicos e potentes, suas peças são fáceis de serem encontradas.
Entretanto, ao instalarmos este motores no Niva estaremos fazendo uma adaptação. Se esta não for muito bem executada, a coisa não vai dar certo, e as dores de cabeça virão: trepidações, quebra prematura de componentes, etc... é o que chamamos de "adaptraição" :grin:
Se você conversar com os proprietários de Nivas que estão com este motor instalado, estes certamente dirão que estão satisfeitos. E muitos deles devem estar mesmo, pois a adaptação deve ter sido bem feita. Outros entretanto, estão vendendo seus Nivas...
Eu andei em três Nivas com motor AP. Dois estavam muito ruins, com fortes vibrações, não gostei. O outro estava bom, mas não senti grande diferença de comportamento em relação ao meu Niva com o motor original e o kit Aerocar. Não tive oportunidade de dirigir este Niva no asfalto, onde poderia desenvolver maior velocidade, aí eu talvez sentisse a diferença, pois o motor era 2000, TINHA que ser mais potente!

Na minha opinião, antes de botar a mão no bolso, você deveria tentar descobrir se o motor de seu Niva não está com algum problema, como desgaste excessivo (isto é, precisando de retífica), ou algo do gênero. Embora o motor original do Niva seja meio fraquinho, tornando o carro bastante lerdo, há recursos para melhorar este desempenho. Um bom carburador, velas e seus cabos novos e, caso você esteja disposto a gastar um pouco, a instalação do kit de comando de válvulas modificado da Aerocar, irão melhorar bastante o desempenho de um Niva, desde que o motor do mesmo esteja em boas condições. Há também quem aumente a cilindrada do motor original, com a troca de pistões (do Niva 1.7, do Fusca, do Chevette), mas isto deve ser feito com muito cuidado, pois poderá acarretar o enfraquecimento das paredes do bloco do motor.

Sugestão: procure dirigir alguns Nivas, seja com o motor original, seja com o motor AP. Assim, você poderá ter uma idéia melhor de como está o seu carro e como se comportam outros Nivas. Caso você venha a São Paulo, poderá, se quiser, experimentar o meu Niva.

[ ]s[/quote]

Márcio Magalhães
16/01/2008, 10:29
Olá,

O melhor Niva que eu andei até hoje tinha um motor AP 1.8. Foi o próprio dono que colocou e acertou. Por pouco eu não comprei aquele Niva.

É quase unânime que pode até ficar bom, mas é uma dor de cabeça enorme até que isso aconteça. Bem, como dor de cabeça pode ser uma constante com o motor original do Niva, avalie se vale a pena para a cabeça e para o bolso!

[]´s,

alexandre roveri
16/01/2008, 13:30
Rodrigo, vc nunca vai encontrar consenso nessa sua pesquisa ! :parede:
O que eu te aconselho é montar uma planilha de Eng. de Custos para essas duas opções:concordo:
Leve tudo em consideração até mesmo sua satisfação pessoal com o projeto, tente pesquisar tudo sobre os dois trabalhos, peça um orçamento para oficinas especializadas, o Albino vai ter o maior prazer em te enviar um orçamento detalhado, peça o mesmo para a Bomer, Status, ETC, não que vc vai fazer o serviço com eles, mais pra pesquisar preço mesmo. :mrgreen:
Dê nota para itens que VOCÊ considere importante e relevante
Verifique no mercado o preço de VENDA REAL 8)(não o dos anúncios) de Nivas AP e Nivas originais. E tome a decisão perante as suas convicções de projeto e suas possibilidades financeiras! Eu sei que esse negocio de Jipe não tem grana que paga, mas uma coisa é certa, só comece o que vc puder terminar, não existe nada mais frustrante do que um projeto pela metade (ai sim vc joga dindin fora):cry::cry::cry:
Caso opte por retificar o motor original posso te ajudar com algumas informações
Caso queira colocar AP aconselho já trocar o cambio tb, coloca um de Chevette, diminui muito o custo do Kit, se achar um de Chevette Junior melhor ainda
Independente da opção, vai comprando as peças, deixa no fundo de casa, só comece, quando tiver tudo em mãos!
Capiti ?

ANDRÉHUFF
16/01/2008, 15:05
Fala Rodrigo beleza, eu tenho original não muito original como vc sabe, gosto do motor do niva por suas caracteristicas como por exemplo a localização do distribuidor bem alto, acho um motor simples e robusto, em questão de economia tanto o original alterado como o AP 1.8 gastam praticamente a mesma coisa, claro que se vc só retificar o motor pra 1.7 não ira atingir um grau de economia e potencia esperados, vc tera tambem de adequar o carburador, colocar uma ignição eletronica usar cabos de velas e bobinas melhores, um alternador mais forte é bem vindo, e principalmente no seu caso alterar a relação dos diferenciais, coisa que tambem quero colocar no meu, pra ficar bom com esses pneus vc devera usar coroa e pinhão 10/43 e se quiser melhorar ainda cambio de chevete junior, caso vc opte em repotencializar o seu motor siga receitas ja conhecidas e muito testadas pelo mercado, como comando e carburação vendidos pela aerocar, retifica feita pela Status Lada, etc, não que vc tenha que negociar com esses que citei mas procure no mercado soluções ja estudadas e testadas para que o acerto do carro de menos dor de cabeça.
Agora vou tocar em ponto importante, a legalização do Ap no Niva, quero lembrar a vc que se optar por colocar um Ap verifique com muita cautela a procedencia do motor, ja são inumeros os casos de proprietarios de veiculos que adaptaram ap e hoje estão com um pepino na mão para resolver, no caso do original a legalização é mais facil e da menos trabalho, mas bola pra frente quando decidr conta pra gente.

Marcio Rossetto
17/01/2008, 12:23
Eu vou dar minha opnião , porque tenho um com ap 2.0 a alcool .

Voce gasta no mínimo 5.000 na brincadeira

Colocar o ap 1.8 acho que não vale a pena , pois vai ganhar 5 cv a mais e isso voce consegue melhorando o original

Com o Ap 2.0 voce não usa mais a quarta e nem terceira na estrada . São 117cv contra 70 do motor original

O cambio e diferenciais aguentam , pois ja chequei isso .

Agora vem os problemas :

Achar uma embreagem que aguenta é um caos e o meu atual problema. Usa-se o Plato do santana e disco do tempra ou disco do niva.

Toda vez que se desmonta o conjunto para trocar a embreagem , há necessidade de ajustar as regulagens do garfo , etc .

Foram 2 anos de trabalho para o meu niva ficar bom .

alexandre roveri
18/01/2008, 07:27
Oh Marcio, acho que tem algo errado nessa sua conta . Pelo menos no manual e documento de minha Parati 1.8 carburada consta como 95CV :concordo: o que daria uns 25CV pelo menos de acréscimo:mrgreen:
Fora que é muito facil e barato colocar um comando 0.49G e polia regulavel em AP, o que geraria ai uns 100 a 105 CV 8-)
Mas é lógico que se vc vai colocar AP, procura logo por 2000:concordo:

Rones Jr
18/01/2008, 09:22
Rodrigo, vc nunca vai encontrar consenso nessa sua pesquisa ! :parede:
O que eu te aconselho é montar uma planilha de Eng. de Custos para essas duas opções:concordo:
Leve tudo em consideração até mesmo sua satisfação pessoal com o projeto, tente pesquisar tudo sobre os dois trabalhos, peça um orçamento para oficinas especializadas, o Albino vai ter o maior prazer em te enviar um orçamento detalhado, peça o mesmo para a Bomer, Status, ETC, não que vc vai fazer o serviço com eles, mais pra pesquisar preço mesmo. :mrgreen:
Dê nota para itens que VOCÊ considere importante e relevante
Verifique no mercado o preço de VENDA REAL 8)(não o dos anúncios) de Nivas AP e Nivas originais. E tome a decisão perante as suas convicções de projeto e suas possibilidades financeiras! Eu sei que esse negocio de Jipe não tem grana que paga, mas uma coisa é certa, só comece o que vc puder terminar, não existe nada mais frustrante do que um projeto pela metade (ai sim vc joga dindin fora):cry::cry::cry:
Caso opte por retificar o motor original posso te ajudar com algumas informações
Caso queira colocar AP aconselho já trocar o cambio tb, coloca um de Chevette, diminui muito o custo do Kit, se achar um de Chevette Junior melhor ainda
Independente da opção, vai comprando as peças, deixa no fundo de casa, só comece, quando tiver tudo em mãos!
Capiti ?


Roveri,

matou a questão. Qualquer coisa a se fazer em um Jeep, ainda mais em um Niva que desperta tanta paixão, deve levar em conta as assertivas acima.

CAVESO
01/02/2008, 18:41
Caros Niveiros,

Onde compro o kit de adaptação do motor ap no niva?

Luciano SHAKALL
01/02/2008, 20:22
Caros Niveiros,

Onde compro o kit de adaptação do motor ap no niva?CAVESO, os kits mais conhecidos são:

O chamado "kit BR 2000", do BACELAR (Rogério Bacelar, se não me engano, o cara que "inventou" essa adaptação,
possui também um kit para instalação de DH VW no Niva), comercializados - até onde eu sei - por:

"ATACAMA 4X4"
SITE: www.atacama4x4.com.br
e-Mail: atendimento@atacama4x4.com.br
TEL.: (11) 3965-4171

e pelo "MUNDO NIVA 4X4"
e-Mail: mundoniva4x4@yahoo.com.br

a "APOIO 4X4" também tem seu "kit":
SITE: http://www.apoio4x4.com (http://www.apoio4x4.com/)
e-Mail: apoio4x4@apoio4x4.com
END.: Av. Quito Junqueira, 380, Campos Elíseos, Ribeirão Preto/SP.
CEP: 14085-610.
TEL.: (16) 3969-3130 / 3969-6272 / 9215-0511.

e, vi em uma revista, uma "nova (ao menos pra mim) opção",
que é a "GIOVANNI PERFORMANCE"
SITE: www.giovanniperformance.com.br
e-Mail: contatos@giovanniperformance.com.br
END.: Rua Albino Marques, 2501, Jd. Centenário, Franca - SP.
CEP: 14403-556.
TEL.: (16) 3705-1412, NEXTEL: 7*27730.

[]'s

JUCA DO NIVA
01/02/2008, 22:17
Rodrigo

Coloquei um ap 1.8; kit do Bacelar.
Foi muito bem adaptado aqui em Manaus, não trepida nadinha.
Aproveitei e coloquei um carburador 2E, pneus aro 15 x 205.
Quanto a consumo não posso dizer muito, pois só uso em trilhas.

Mas, pode ter certeza NÃO ME ARREPENDO, ficou show.
http://br.youtube.com/profile?user=jucadoniva
Um abraço
Juca do Niva

CAVESO
02/02/2008, 01:32
CAVESO, os kits mais conhecidos são:

O chamado "kit BR 2000", do BACELAR (Rogério Bacelar, se não me engano, o cara que "inventou" essa adaptação,
possui também um kit para instalação de DH VW no Niva), comercializados - até onde eu sei - por:

"ATACAMA 4X4"
SITE: www.atacama4x4.com.br
e-Mail: atendimento@atacama4x4.com.br
TEL.: (11) 3965-4171

e pelo "MUNDO NIVA 4X4"
e-Mail: mundoniva4x4@yahoo.com.br

a "APOIO 4X4" também tem seu "kit":
SITE: http://www.apoio4x4.com (http://www.apoio4x4.com/)
e-Mail: apoio4x4@apoio4x4.com
END.: Av. Quito Junqueira, 380, Campos Elíseos, Ribeirão Preto/SP.
CEP: 14085-610.
TEL.: (16) 3969-3130 / 3969-6272 / 9215-0511.

e, vi em uma revista, uma "nova (ao menos pra mim) opção",
que é a "GIOVANNI PERFORMANCE"
SITE: www.giovanniperformance.com.br
e-Mail: contatos@giovanniperformance.com.br
END.: Rua Albino Marques, 2501, Jd. Centenário, Franca - SP.
CEP: 14403-556.
TEL.: (16) 3705-1412, NEXTEL: 7*27730.

[]'s

Valeu Shakal!!!!!!!!!!

Refinando minha pergunta: desses kits, qual o melhor custo-benefício?

Luciano SHAKALL
02/02/2008, 14:16
Valeu Shakal!!!!!!!!!!
Refinando minha pergunta: desses kits, qual o melhor custo-benefício?CAVESO...
Essa questão de "Custo-Benefício" é meio que opinião pessoal, particular e individual de cada um :mrgreen: ...
Até onde eu sei, os preços são equivalentes, oscilando entre "1500/1600 lascas" ,
Mas no quesito "benefício"...
Posso está sendo injusto :pensativo: , mas o Kit do BACELAR é o mais conhecido e com confiabilidade/durabilidade comprovada :concordo:...
Mas... de repente... Outros "menos conhecidos", podem ser "melhores", mas não são "mais famosos" porque não lhes damos chance...
De qualquer forma, tem que ser BEM INSTALADO :stop: ! ! !

[]'s

Jossano
07/02/2008, 17:49
Camaradas,

Nesses quase 10 anos de Niva posso dizer uma coisa a vcs:

1 - Se for para por AP que seja o AP 2000.... pois para gastar 5000 que seja para por alguma coisa que realmente valha apena debaixo do capo.

2 - AP 1.8???? um niva com o motor preparado e passado para 1.7 da show em um AP 1.8. e olha que vai gastar muito menos e dor de cabeça zero.

3 - se for gastar 5000 , junta 7000 e poem um motor diesel

O diferencial guenta, o cambio guenta..... desde que o motorista seja motorista, senao nada guenta

abracos

Jossano

Mauricio Rossetto
11/02/2008, 19:58
Minha gente, carro é uma familia e Niva então é uma com filho na faculdade. Na verdade a faculdade quem faz é o niveiro - engenharia mecânica. Então passei no Rogério Bacelar e saí com um kit debaixo do braço. Estou agora me preparando para a troca do motor (vou vender o original standard que está revisado com polia SOBE/AEROCAR e cabeçote preparado com 0,7mm - andando pacas).
Quero trocar a caixa do Niva junto ( depois de trocar tudo não vou ficar com a caixa original - é barulhenta demais, principalmente na quinta - tenho três caixas e vendo também).
E finalmente a pergunta do milhão:
Que acham da caixa do Opala? Vejo o pessoal com caixa do Chevette, mas e a do Opala, não serve? Têm que ter um ano específico (tanto a do Opala quanto a do Chevette)?

Giuliano Barbosa
16/02/2008, 15:48
Minha gente, carro é uma familia e Niva então é uma com filho na faculdade. Na verdade a faculdade quem faz é o niveiro - engenharia mecânica. Então passei no Rogério Bacelar e saí com um kit debaixo do braço. Estou agora me preparando para a troca do motor (vou vender o original standard que está revisado com polia SOBE/AEROCAR e cabeçote preparado com 0,7mm - andando pacas).
Quero trocar a caixa do Niva junto ( depois de trocar tudo não vou ficar com a caixa original - é barulhenta demais, principalmente na quinta - tenho três caixas e vendo também).
E finalmente a pergunta do milhão:
Que acham da caixa do Opala? Vejo o pessoal com caixa do Chevette, mas e a do Opala, não serve? Têm que ter um ano específico (tanto a do Opala quanto a do Chevette)?

Grande Maurício, sempre inventando alguma novidade para o Niva...só não vende todo aquele monte de peças que vc tem pq qualquer hora posso precisar de algo!
E aquela trilha/passeio, que hora que vai sair? O terreno da Votorantin nos aguarda!

Nivoide
16/02/2008, 21:26
u temnho AP e te agora tudo 100%. Essa questáo de melhor cambio, bem, se haver um modelo que seja só instalar no que eu já tenho, eu até toparia tb...

JUCA DO NIVA
17/02/2008, 14:22
Dilmar, tudo bem?
Desculpe a demora, mas estou postando as fotos da distribuição do meu niva, aproveito para colocar fotos das chapas de proteção do motor.

Abraços
Juca do Niva

JUCA DO NIVA
17/02/2008, 14:25
segue a foto do snoker do meu niva, pois vi um tópico falando a respeito
abraços
juca do niva

alexandre roveri
17/02/2008, 19:44
Minha gente, carro é uma familia e Niva então é uma com filho na faculdade. Na verdade a faculdade quem faz é o niveiro - engenharia mecânica. Então passei no Rogério Bacelar e saí com um kit debaixo do braço. Estou agora me preparando para a troca do motor (vou vender o original standard que está revisado com polia SOBE/AEROCAR e cabeçote preparado com 0,7mm - andando pacas).
Quero trocar a caixa do Niva junto ( depois de trocar tudo não vou ficar com a caixa original - é barulhenta demais, principalmente na quinta - tenho três caixas e vendo também).
E finalmente a pergunta do milhão:
Que acham da caixa do Opala? Vejo o pessoal com caixa do Chevette, mas e a do Opala, não serve? Têm que ter um ano específico (tanto a do Opala quanto a do Chevette)?

É uma questão de comprimento ! A caixa opala é muito mais comprida o que impossibilita a instalação . A não ser que vc retire o tanque de lugar e prolongue o túnel uns 30 CM (acho inviável)
A caixa de chevette é sussa, guenta muito bem Cj e Rural e o que é melhor. deu pau joga tudo fora e compra outra
A Grande questão sempre é como conectar com a caixa de transferência ! Cada um acha a sua solução
Outra questão a se pensar é com relação a redução final, se teu Niva tem uma relação de dif. 10/41 vale a pena procurar um cambio de chevette Jr.
E se vc faz muita trilha não tenha pudor em optar por uma cambio 4M é muito mais robusto, leve, facil de acoplar com a Tcase

Marcio Rossetto
17/02/2008, 20:04
Alexandre , eu não sei nem , to louco para comprar uma caixa de chevette e desmontar para ver se é melhor doque a do Niva .

Eu tenho duas caixas do niva e ja desmontei e montei algumas vezes esse cambio e vou dizer é bem resistente , pois possui rolamentos de rolo nos mancais , as engrenagens são bem dimensionadas e o eixo é bem feito e escalonado .O único problema é que as marchas são muita próximas e os engates muito curto , então por exemplo , se o garfo de engate gasta um pouquinho ja conduz a luva de engate de maneira torta e com isso engata mau a marcha e aí escapa .

O meu motor ap 2.0 trabalha com o cambio do Niva e vai bem , mas vira e mexe a segunda começa a escapar , antes era quarta , mas também so monto ou reparo com peças usadas , aí é fogo .

Niva com motor 2.0 sem a quinta é fogo, pois quase não usamos a quarta e precisamos de uma sexta .

Agora o cambio do opala é com certeza mais resistente doque o do chevette , mas como voce falou , ele é mais comprido . Os modelos mais novos não varetados parece que são mais curtos um pouco e mais práticos .

Acredito que há possibilidade de cortar o rabo do cambio num torneiro e encurtá-lo, colocar retentor , um rolamento no final... etc , não sei o quanto pode encurtar , mais não custa analisar .

Mauricio Rossetto
19/02/2008, 16:09
É isso aí Giuliano, e agora estou usando no Niva o duplo acoplamento homocinético. Tem que ter mais um ponto de apoio na caixa de transferência. Realmente não vibra mais mas gera mais tranco ao arrancar, pois adicionando as homocinéticas, aumenta a folga entre componentes no sistema. Vou testar o acoplamento rígido, fixando uma caixa a outra, que deverá ficar melhor com menos manutenção.

Vou estudar essas caixas de marcha, pois pretendo trocar junto com o motor. A unica coisa que tenho contra a caixa do Niva é seu alto índice de ruído, principalmente na quinta marcha. Isso é que mata, pois até tirei o rádio que tinha no jipe - é impossível ouvir algo diferente de punk rock nele hehehe.
Então a caixa mais indicada no caso do Chevette com 5 marchas e montado com motor AP2.0 é a do Chevette Jr, correto?
E do Opala será ver a possibilidade da caixa do Opala mais novo...agora qual deles? têm 4.1, 2.alguma coisa.... Qual deve ser a relação entre marchas dessa caixa?

Marcio Rossetto
20/02/2008, 19:59
Olá maurício, tudo bem

O alto ruído na quinta , pode ter como causa o desgaste da engrenagem da quinta marcha . Tenho 2 cambios e ambas as minhas engrenagens da quinta apresentam desgaste acelerado. O dente fica fininho da engrenagem flutuante e passa gerar alto ruído .

Uma engrenagem nova custa R$ 300,00 a R$ 350,00 , um absuso , pois sabem que só essa que desgasta .

O cambio do chevette junior acredito que tem a relação muito curta , é melhor o cambio do 1.6 , se vc por o ap 2.0 .

Com relação ao cambio do opala , o seis cilindros parece que não saiu com 5 marchas . Então resta o cambio do modelo novo , não varetado , cambio 5 marchas .

kemramone
21/02/2008, 12:42
segue ai um arquivo que acompanha os kits para adaptação de AP's vendidos pela Erosão 4X4. Pode ajudar alguém.

Mauricio Rossetto
21/02/2008, 17:58
Pois é Marcio, mais um motivo para eu trocar de caixa. Eu tenho três caixas e uma delas com 40.000Km e todas com o mesmos ruídos.
A relação do Chevette e outros detalhes, lembro que foi colocado no tópico Nivopala, e realmente parece ser bastante interessante. Mas com o AP2000 surge mais uma necessidade:shock:: alongar as diferenciais para 11/43. Uma coisa leva a outra e aparece mais uma coisa a se mexer....:|:|:|:|:rolleyes:

alexandre roveri
21/02/2008, 18:35
Pois é Marcio, mais um motivo para eu trocar de caixa. Eu tenho três caixas e uma delas com 40.000Km e todas com o mesmos ruídos.
A relação do Chevette e outros detalhes, lembro que foi colocado no tópico Nivopala, e realmente parece ser bastante interessante. Mas com o AP2000 surge mais uma necessidade:shock:: alongar as diferenciais para 11/43. Uma coisa leva a outra e aparece mais uma coisa a se mexer....:|:|:|:|:rolleyes:

10:43 é curto !! 10:41 é o longo ;)

Mauricio Rossetto
21/02/2008, 18:41
Não 10/43, 11/43 = 3,9 O Jossano vende.

Marcio Rossetto
21/02/2008, 23:07
Pois é Maurício , eu ja estudei em colocar o cambio do chevette no meu ap 2.0 , mas não é tão trivial assim, porque o cambio do chevette é mais longo em quase 8 a 10 cm e a caixa de reduzida vai ficar encostando no túnel ou talvez nem caiba . Outra , só a flange tem 10 cm de espessura .

Aí na época alguns camaradas me falaram , joga o motor pra frente , aí tudo bem , só que pra isso tem que desacoplar o diferencial do motor quanto a sua fixação e aí vai ..... resumindo , pode jogar o kit do Barcelar no lixo , porque muda tudo .

Parece que o Bacelar fez uma tampa menor do trambulador do chevette que elimina esse problema . Agora na raça , da uma dor de cabeça pra por esse cambio.

Outra , se você reparar na flange do chevette para o ap 2.0 , para adaptação da caixa seca , verá que tem uma pancada de parafuso para apertar em toda a volta da caixa seca , então com certeza voce não vai mais poder colocar o cambio por baixo . Vai ter que por o motor no cambio. Pra mim por exemplo não compensa fazer isso , ou seja , perde-se a praticidade do brinquedo .

Se vc usa o esquema do Beto lá de Goias , que faz a junção rígida da caixa com o cambio através da gaiola , mesma coisa , vc não tira nem põe nunca mais o cambio por baixo na sequencia cambio e depois a reduzida , quando for trocar a embreagem por exemplo, pois vc não consegue apertar os parafuso da gaiola .

Ou seja , voce monta a gaiola e o cambio na bancada , põe embaixo do niva , fixa tudo e depois coloca o motor no niva . A praticidade de desmontar o bichinho ja era .

Isso é só para nós pensarmos um pouco , pois adaptação não é fácil .



Pois é Marcio, mais um motivo para eu trocar de caixa. Eu tenho três caixas e uma delas com 40.000Km e todas com o mesmos ruídos.
A relação do Chevette e outros detalhes, lembro que foi colocado no tópico Nivopala, e realmente parece ser bastante interessante. Mas com o AP2000 surge mais uma necessidade:shock:: alongar as diferenciais para 11/43. Uma coisa leva a outra e aparece mais uma coisa a se mexer....:|:|:|:|:rolleyes:

chegade4x2
21/02/2008, 23:48
O meu motor esta regulado, e com carburador w460 . Ele nunca me deixou na mão . Eu não botaria o ap jamais , acho que tem bom desempenho mas não é resistente . O motor do meu niva ja ferverveu 3x e nada aconteceu, ja o meu passat empenou o cabeçote rapidinho quando aqueceu uma unica vez.

Giuliano Barbosa
22/02/2008, 08:50
O meu motor esta regulado, e com carburador w460 . Ele nunca me deixou na mão . Eu não botaria o ap jamais , acho que tem bom desempenho mas não é resistente . O motor do meu niva ja ferverveu 3x e nada aconteceu, ja o meu passat empenou o cabeçote rapidinho quando aqueceu uma unica vez.

Só 3 x he he... o meu ferveu isso só na última trilha!
O danado do motor russo é barulhento, anda menos do que o desejável, mas de alguma forma também me passa muita segurança quanto à resistência/durabilidade - vou com ele mesmo até onde não der mais! (depois passa pra 1.7 e roda mais trocentos mil km...)

Nivoide
22/02/2008, 19:02
Ma entao cambio é laika mesmo? O meu ronca batante, ma engates perfeitos, ma eu queira colocar um cambio revisdo plug and play...nao quero encostar uma semana pra mexer e depois quye abrir tá tudo moido...qula a melhor opçao?

Marcio Rossetto
23/02/2008, 11:42
Também concordo com Vcs mas não tiro o meu ap 2.0 por nada , principalmente por conta da discriminação , vcs sabem , o Niva é o patinho feio no meio dos Engesas , Willis , etc durante uma trilha ou passeio , com gente que não conhecemos .
Na hora que coloco os meus 122 cv pra funcionar no meu brinquedinho levinho , o negócio muda .

Marcio Rossetto
23/02/2008, 11:52
Ma entao cambio é laika mesmo? O meu ronca batante, ma engates perfeitos, ma eu queira colocar um cambio revisdo plug and play...nao quero encostar uma semana pra mexer e depois quye abrir tá tudo moido...qula a melhor opçao?


Bem camarada , eu acho que por enquanto ainda compensa manter o cambio original do Niva , pois é muito trabalho para enfiar o do Chevette e o ganho , nunca ninguem comprovou . Eu estou estudando uma forma mais fácil de colocar o cambio do chevette , no caso a flange seria para por a caixa seca do niva no cambio do chevette , mas é um estudo...

Num segundo plano , também penso em estudar a possibilidade de colocar logo o cambio da C20 , o Clark de 5 marcha , é uma grana , mas resolvemos de uma vez por todas o problema do cambio. Esses dias eu vi um Willis ap 2.0 com cambio da C20, fica show de bola .

Nivoide
25/02/2008, 00:33
Marcio, falou tudo...o niva aparece no meio dos jipoes e todo mundo olha de cara feia...vem as piadinhas do tipo, esse 147 é traçado? olha o rolha de trilha ae! e coisa e tal. Depois vc enfia o pé no 100CV do APzão a 4500 rpm em primeira simples no atoleiro e é só neguin correndo dos pelotes de barro...kkkkkkkkk
Clao que isso depois que eu sai dos militares, fazia tudo certinho, mas os pneus nao ajudavam nada...agora com os cavocators é ooooutra estoria!

Nao existe jipe ideal. Na trilha vejo que é mais sorte do que máquina (claro que maquina ajuda). Teml ugar que ninguem passa, nem esteira D4...entao só guincho mesmo e pronto...

umberto xxxrrr
25/02/2008, 08:49
Olá maurício, tudo bem
Com relação ao cambio do opala , o seis cilindros parece que não saiu com 5 marchas . Então resta o cambio do modelo novo , não varetado , cambio 5 marchas .


Saiu no seis cilindros sim, mas SÓ no ano de 1992(o derradeiro) e causa até briga entre opaleiros quando aparece um pra vender. Coisa de duas mil latinhas pra mais.

Otávio Luiz
25/02/2008, 15:26
Só 3 x he he... o meu ferveu isso só na última trilha!
O danado do motor russo é barulhento, anda menos do que o desejável, mas de alguma forma também me passa muita segurança quanto à resistência/durabilidade - vou com ele mesmo até onde não der mais! (depois passa pra 1.7 e roda mais trocentos mil km...)

Galera, motor original não ferve a toa não, tem algum problema aí.
Pra exemplificar, deixei meu motor original (1.7 com pistões VW, cabeçote rebaixado, Weber 460 álcool e GNV) sem a válvula termostática (adaptada do Corcel/Del Rey álcool) e o danado não passava dos 70º. Ou seja, andei o tempo todo com o motor FRIO!!! Uma mer...
Verifiquem o radiador (não tá entupido de barro?), válvula termostática, mangueiras, etc... pois tem caroço neste angú.
Dilmar, a caixa do Laika é a mesma do Niva.

Luciano SHAKALL
30/09/2008, 00:45
"... TEREI DE DAR UM TRATO NO MOTOR QUE É ORIGINAL ... TENHO UM AP 2.0 ÁLCOOL ... VALE MAIS A PENA DAR UMA GERAL NO ORIGINAL OU COMPRAR UM KIT DE ADAPTAÇÃO E JOGAR O AP? ... QUANTO CUSTA ESTE KIT?:idea:Citação extraída do POST#53 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=703124&postcount=53), do tópico "Gás no Niva (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=703124#post703124) ".


Fala - novamente - ,André :mrgreen: . . .
Cara, "valer a pena" depende do ponto-de-vista... Teu AP tá "inteiro"?
Os Kits de adaptação do AP no Niva, como você deve ter lido nesse tópico, são em torno de 1500 lascas :shock: ,
e por esse preço você pode (pra usar suas palavras) "dar uma geral no original" :roll: . . .

Podem dizer: Ah, se é pra gastar "a mesma coisa", bota o AP que "é melhor"...
O "detalhe", é que se a adaptação não for muito bem feita (e ajustada) vai ser muuito difícil "ficar bom" :parede: . . .
E ainda tem o risco de gastar uma grana na adaptação e o AP está "prestes a abrir o bico".
Se for pra retificar o AP e instalá-lo no Niva, aí seria "outra coisa", maaaaas.... Eu que pergunto: Compensa :pensativo: ?
Novamente, a resposta é: DEPENDE!

A MO vai ser sua?

Você preza resistência ou desempenho?

Ou sua prioridade é o consumo?

Você, sendo do Rio, não deve ter dificuldade com peças :dance: . . .

[]'s

Turtle
04/10/2008, 18:19
Fala meu bom povo!

Eu tenho um NIva 1991 com motor 1.8 ap gasolina, carburado, cambio original, pneus rodo rural, o carro ta beleza pura, funcionando tudo.

Mas pra ajudar os senhores aqui, o q acontece é o seguinte: qdo vc tá numa rodovia merda, tipo a fernando dias, que tem umas subidas ingremes intermináveis, o MEU JIPE nao aguenta manter a velocidade em 5º marcha, ou seja, tenho que cambiar pra 4º e as vezes até 3º pra ele manter uns 60,70 km/h... Agora se vc ta na castelo e pega um leve aclive, soca o pé que ele vai a 90, 100 sussa sem abrir o bico... em 5ºmarcha na reta a 90km/h o motor tá em 2500-2700rpm aproximadamente....

nunca fiz trilha pesada com ele, pois eu e meu pai reformamos ele inteiro, logo acho desperdício tacar ele em trilha pesada, agora trilha facil (tipo as de atibaia), media (tipo castelhanos em ilha bela em epoca de chuva) o jipe vai onde a DEFENDER 110 nao foi.

To querendo turbinar o jipe com 0.6kg de pressao, andar na gasolina mesmo, sõ pra depois de 2500rpm ele acordar e nao miar nas subidas, tornando assim as viagens mais prazerosas do que ja sao.

to anexando uma foto, ignorem o imbecil que tá em pé na frente do jipe (sou eu uhuaua_) e o meu niva é o vermelhao, o outro niva vinho é de um amigo.

abs

Marcio Rossetto
05/10/2008, 10:49
Camarada ,
no passado ocorreu uma notícia que o AP 1.8 era o melhor motor para o NIva e muitos continuam fazendo isso .
Trocar um motor original por um ap 1.8 é trocar 6 por meia duzia .

Acho que se colocar o Kit da Aerocar no comando o motor original fica muito parecido .

Eu se fosse vc , trocaria o seu motor por um ap 2.0 a alcool e o seu problema esta resolvido , muito melhor que turbo que vai ser caro e complicado .

O motor ap 2.0 a alcool tem um dimensionamento diferente de Virabrequim , tem um cuso maior de deslocamento do pistão , ou seja , tem uma curva superior de torque a menor rotação , na rotação de cruzeiro do Niva : 2700 a 3000 RPM

O AP 1.8 tem torque claro, mais concebido talvez em uma rotação mais alta .

O Meu Niva esta com ap 2.0 a alcool , sobe até a serra de Ubatatuba em Quarta ou quinta marcha , não falta fôlego .

Troca só o bloco e cabeçote , vai pagar uns R$ 1000 e Vai sair mais barato que o turbo e o seu problema esta resolvido .

Mauricio Rossetto
10/10/2008, 14:39
Mais sobre o assunto:

http://www.atacama4x4.com.br/


Porque motor original meu camarada, é, é, pedalinho!

camaradaboris
13/10/2008, 09:38
Camaradas, como ja vi comentários a maioria troca o motor original, mas mantem várias peças originais, aí vem minha dúvida:

ALGUEM JÁ TROCOU ALÉM DO MOTOR, O RESTANTE DAS PEÇAS PARA O ORIGNAL AP, TIPO : MOTOR PARTIDA, BOMBA DE ÓLEO, BOMBA DE ÁGUA, CARBURADOR, RADIADOR COMPLETO, ETC???????

COMO SE DEU ESTA TROCA??????

Subaru Rio
13/10/2008, 11:04
Bom dia turtle , eu estou desenvolvendo um kit turbo para niva com motor pedalinho (original) e para os aps!!! vamos trocar figurinha, caso vc queira tocar esse projeto junto!! Abraços e força nas trilhas!!

GARCIA/SP
13/10/2008, 12:50
Fala meu bom povo!

Eu tenho um NIva 1991 com motor 1.8 ap gasolina, carburado, cambio original, pneus rodo rural, o carro ta beleza pura, funcionando tudo.

Mas pra ajudar os senhores aqui, o q acontece é o seguinte: qdo vc tá numa rodovia merda, tipo a fernando dias, que tem umas subidas ingremes intermináveis, o MEU JIPE nao aguenta manter a velocidade em 5º marcha, ou seja, tenho que cambiar pra 4º e as vezes até 3º pra ele manter uns 60,70 km/h... Agora se vc ta na castelo e pega um leve aclive, soca o pé que ele vai a 90, 100 sussa sem abrir o bico... em 5ºmarcha na reta a 90km/h o motor tá em 2500-2700rpm aproximadamente....

nunca fiz trilha pesada com ele, pois eu e meu pai reformamos ele inteiro, logo acho desperdício tacar ele em trilha pesada, agora trilha facil (tipo as de atibaia), media (tipo castelhanos em ilha bela em epoca de chuva) o jipe vai onde a DEFENDER 110 nao foi.

To querendo turbinar o jipe com 0.6kg de pressao, andar na gasolina mesmo, sõ pra depois de 2500rpm ele acordar e nao miar nas subidas, tornando assim as viagens mais prazerosas do que ja sao.

to anexando uma foto, ignorem o imbecil que tá em pé na frente do jipe (sou eu uhuaua_) e o meu niva é o vermelhao, o outro niva vinho é de um amigo.

abs

Turtle,

Aproveito o tópico para dar os parabéns pelo belo Niva:palmas::concordo:
Tá show de bola!

Abs
Renatão

Marcio Rossetto
17/11/2008, 11:17
Pessoal para quem quer tomar a decisão de colocar um motor ap 2.0 a alcool no Niva , vou passar um relato importante que fiz ontem .

Como mudei para Belo Horizonte , trouxe o meu Niva de São Paulo rodando.

Carga no porta mala ( sem banco0 : mais ou menos 200 kg
Carga no bagageiro :mais ou menos 90 kg
2 passageiros : 230 kg

Motorização : ap 2.0 a alcool
RPM : Média 3000 ; em algumas ocasiões em torno de 30% da viagem 3500 rpm
Diferencial : 10:41
Marcha : quinta
Distância percorrida : 600 km
Consumo de alcool : 5,5 km por litro .
Custo de combustível : R$ 170,00
Abastecimentos : São Paulo R$ 55,00 Reais - Litro R$ 1,29 42,6 litros
Extrema MG : R$ 25,00 Litro R$ 1,47 - 17 litros
Tres Corações : R$ 60,00 : Litro R$ 1,5 - 40 litros
Carmópolis de Minas : R$ 30,00 : Litro 1,80 ; 16,6

Praticamente não usamos a quarta marcha .
Em algumas ocasiões chegamos a 130 km/hora a 4500 rpm para se manter na esquerda com uma fila de carros atrás , isso na reta
Não consequimos manter 3500 rpm direto em quinta , devido a vibração no cardã dianteiro , gera um pequeno incômodo.
RPM que não tem ruído nehum , parece carro de passeio : 3000 rpm


Quando chegamos em Betim
Sobraram ainda mais ou menos 10 litros no tanque .

cRiPpLe_rOoStEr
18/11/2008, 23:10
tempos atrás vi um niva com o motor 1.6 da kombi diesel... ficou ainda mais lento que o vitara do meu tio... o dono me disse que desde que instalou o motor nunca chegou a mais de 90 km/h...

marcaoz
10/12/2008, 10:51
Caro Márcio! Em paz? Quero saber se pode tirar-me umas dúvidas. Pretendo comprar um Niva e como meu uso será para puxar um barco, acredito que o 2.0 álcool seja mais indicado, tanto para subidas como p/ consumo. O que melhoraria com o câmbio do chevette? Não compensa manter o câmbio original e trocar apenas o diferencial? Os diferenciais 10:43 que vejo comentarem no site seria de qual veículo? E no caso de colocar o do chevette, coloco só o câmbio (sem precisar mecher no diferencial)? Não preciso de final, apenas um Niva que suba a 80/90 puxando uma carreta de barco. Desculpe-me pelo monte de perguntas. Abraços. Marcos.

braszil
10/12/2008, 13:08
tempos atrás vi um niva com o motor 1.6 da kombi diesel... ficou ainda mais lento que o vitara do meu tio... o dono me disse que desde que instalou o motor nunca chegou a mais de 90 km/h...

Se ele colocar um turbo ou um blower ai vc vera o que acontece com ele. Tira o turbo dos motore a diesel e eles perdem toda a velocidade se tornam tratores.
Conheço algumas kombis com turbo e atingem 140 km/h brincando.
Por isso alguns motores diesel ja usam Twin Turbo, duas turbinas trabalhando juntas.

BACALHAU
10/12/2008, 14:41
Se ele colocar um turbo ou um blower ai vc vera o que acontece com ele. Tira o turbo dos motore a diesel e eles perdem toda a velocidade se tornam tratores.
Conheço algumas kombis com turbo e atingem 140 km/h brincando.
Por isso alguns motores diesel ja usam Twin Turbo, duas turbinas trabalhando juntas.

Pelo que você fala, se colocarmos um turbo em um AP 1,6 Diesel ele se torna "viável" no NIVA? Ou seja, o NIVA anda? Não digo em trilhas, mas em viagens em asfalto e em estradas de chão ou caminhos difíceis?

E o motor da Sportage? Pode ser adaptado no NIVA?
E não me venham falar que em mecânica tudo é posível... O que eu quero saber é se é viável.

Flugêncio
10/12/2008, 16:05
... O que eu quero saber é se é viável.

Bacalhau,
Quem vai dizer que é viável é o tamanho do patrocínio ($$$$$$$$$$$$) que vc dará pro seu Niva.

Acaba não mundão!

BACALHAU
10/12/2008, 17:31
Bacalhau,
Quem vai dizer que é viável é o tamanho do patrocínio ($$$$$$$$$$$$) que vc dará pro seu Niva.

Acaba não mundão!

"Cumpade" Flugêncio:
Segundo o dicionário Aurélio Século XXI, viável é o que não oferece obstáculo; executável, exeqüível, realizável.
No dicionário Aulete Digital, ainda pode ser algo cuja realização é possível, que se pode levar a efeito (metas viáveis) ; EXEQÜÍVEL. Que se pode conseguir ; PRATICÁVEL.
Nesse sentido, a minha dúvida é essa. Se é tecnicamente viável, se é possível de modo prático e funcional. E não financeiramente, até porque dinheiro não é problema para mim. :mrgreen:

Mas, aproveitando o "gancho", seria possível o senhor responder ao meu e-mail enviado no dia 08, próximo passado? :pipoca:

Parafraseando um velho deitado e broxa, lá dos lados de Natal: "Acaba não mundão!" :twisted:

Flugêncio
10/12/2008, 17:41
"Cumpade" Flugêncio:
Segundo o dicionário Aurélio Século XXI, viável é o que não oferece obstáculo; executável, exeqüível, realizável.
No dicionário Aulete Digital, ainda pode ser algo cuja realização é possível, que se pode levar a efeito (metas viáveis) ; EXEQÜÍVEL. Que se pode conseguir ; PRATICÁVEL.
Nesse sentido, a minha dúvida é essa. Se é tecnicamente viável, se é possível de modo prático e funcional. E não financeiramente, até porque dinheiro não é problema para mim. :mrgreen:

Mas, aproveitando o "gancho", seria possível o senhor responder ao meu e-mail enviado no dia 08, próximo passado? :pipoca:

Parafraseando um velho deitado e broxa, lá dos lados de Natal: "Acaba não mundão!" :twisted:

Reafirmo!
Com patrocínio, tudo pode ser viável
Até o velho deitado e broxa, depois do Viagra, passou a ser viável. Acaba não mundão!
Realmente seu problema não é o dinheiro e sim as ligas (que não tem em Tamboril em quantidade suficiente) pra amarrar ele.

Esqueça aquelas pinças das fotos e procure pelas do Tempra, como havia lhe falado anteriormente.

[]s sargando a buzanfa em Natal-RN

BACALHAU
10/12/2008, 19:23
Ô Flugêncio, meça as suas palavras.
Há que se explicar para o pessoal do Sul, principalmente aquela turminha de Sorocaba, o que são essas ligas a que você se refere, senão o pessoal vai maldar e ficar pensando coisas...:pensativo:
LIGA, aqui por estas bandas, nada mais é do que o conhecido "elástico" (daquele tipo com que se prende os bolos de notas ou outros objetos). E não a tira elástica que era usada em priscas eras para cingir a meia à perna, ou uma presilha de elástico, unida a um cinto ou a uma cinta, que segura o alto das meias, a fim de conservá-las esticadas nas pernas, que ao contrário do que se pensa, não eram só usadas pelas senhoras, mas, também, pelos cavalheiros elegantes das primeiras décadas do século passado. Só isso.

xexelo
10/12/2008, 20:13
O motor Sportage diesel no Niva da certo sim. Aqui em Curitiba tem o Bibe que fez muitas dessas adaptações em Nivas. Telefone do Bibe (41) 33565047
Já andei em um, o consumo na cidade é mais ou menos 8,5 a 9,5 km/l dependendo do pé, na estrada uns 12. O Bibe disse que se for turbo intercooler melhora o consumo.

Abraços.

cRiPpLe_rOoStEr
10/12/2008, 20:25
O motor Sportage diesel no Niva da certo sim. Aqui em Curitiba tem o Bibe que fez muitas dessas adaptações em Nivas. Telefone do Bibe (41) 33565047
Já andei em um, o consumo na cidade é mais ou menos 8,5 a 9,5 km/l dependendo do pé, na estrada uns 12. O Bibe disse que se for turbo intercooler melhora o consumo.

Abraços.

o ar mais denso obtido com o intercooler melhora até as emissões de poluentes...

Marcio Rossetto
10/12/2008, 23:50
1) O cambio do Niva aguenta muito !!!!!! assim como os diferenciais , nada de anormal acontece , pelo contrário , os meus continuam zerados .

2) o cambio do Chevette é ótima opção , mas em termos de adaptação é um problema : tem que baixar o ap , ele é mais comprido , então tem que jogar o motor para frente , etc .
Outra , para fugir disso citado acima , tem que eliminar o acoplamento elástico tem que fazer por homocinética ou união rígida :parede:
Aliás , muitos trocam por homocinética .
Mas pense o seguinte , vc trocaria uma tecnologia de acoplamento do tipo STIL FLEX , que se auto regula , pois a borracha se deforma e se adapta absorvendo o desalinhamento na alta e baixa rotação para poupar os rolamantos , por um rígido ??? :parede: Legal , o carro para tremer pouca coisa e os rolamentos vão para o espaço .

3) O NIVA COM AP 2.0 PUXA UM BARCO E UMA F100 , JUNTOS . :concordo:

4) O CONSUMO A ALCOOL NA ESTRADA : 5,5 KM POR LITRO , PODE FAZER O QUE QUIZER QUE NÃO VAI CONSUMIR MENOS .

NA CIDADE ELE FAZ SETE a OITO POR LITRO .
isso porque só se usa o primeiro estagio do 2E

Solução : COLOCA UM SEGUNDO TANQUE E SÓ COMPRA ALCOOL BARATO .

5) O kit do Bacelar é quase perfeito para o ap 1.8 , para o 2.0 , muitas complementaçãos e melhorias devem ser feitas .

6) Os problemas do ap 2.0 são :

p : Diferencial que cai , porque os prisioneiros quebram.
s: Fazer um simples suporte adicional .

p) Disco de embragem que não aguenta
s: Colocar plato de 900 libras e um disco de embreagem cerâmico , ou reforçar um disco de lona comum .

p)Ponta do eixo piloto muito justa no rolamento de agulha , quebra o rolamentinho e escapa a quarta , devido a deficiência de apoio do eixo piloto , onde também esta a 4 marcha .
Para refletir : Vc acha que a flange de adaptação tem uma precisão na ordem de centésimos de Milímetro ? :parede:
S) Leva num torneitro e tira 0,1 mm do diametro da ponta do piloto , pronto esta resolvido .

p) O assoalho trinca e cai a caixa de transferência .
S) arrebita uma chapa de aço no assoalho original do Niva .

Feito isso :

O Niva 2.0 a alcool fica igual a um Troller e muito parecido com o andar de uma toyota Bandeirante .:concordo:





Caro Márcio! Em paz? Quero saber se pode tirar-me umas dúvidas. Pretendo comprar um Niva e como meu uso será para puxar um barco, acredito que o 2.0 álcool seja mais indicado, tanto para subidas como p/ consumo. O que melhoraria com o câmbio do chevette? Não compensa manter o câmbio original e trocar apenas o diferencial? Os diferenciais 10:43 que vejo comentarem no site seria de qual veículo? E no caso de colocar o do chevette, coloco só o câmbio (sem precisar mecher no diferencial)? Não preciso de final, apenas um Niva que suba a 80/90 puxando uma carreta de barco. Desculpe-me pelo monte de perguntas. Abraços. Marcos.

Musquitinho
20/12/2008, 18:51
1) O cambio do Niva aguenta muito !!!!!! assim como os diferenciais , nada de anormal acontece , pelo contrário , os meus continuam zerados .

2) o cambio do Chevette é ótima opção , mas em termos de adaptação é um problema : tem que baixar o ap , ele é mais comprido , então tem que jogar o motor para frente , etc .
Outra , para fugir disso citado acima , tem que eliminar o acoplamento elástico tem que fazer por homocinética ou união rígida :parede:
Aliás , muitos trocam por homocinética .
Mas pense o seguinte , vc trocaria uma tecnologia de acoplamento do tipo STIL FLEX , que se auto regula , pois a borracha se deforma e se adapta absorvendo o desalinhamento na alta e baixa rotação para poupar os rolamantos , por um rígido ??? :parede: Legal , o carro para tremer pouca coisa e os rolamentos vão para o espaço .

3) O NIVA COM AP 2.0 PUXA UM BARCO E UMA F100 , JUNTOS . :concordo:

4) O CONSUMO A ALCOOL NA ESTRADA : 5,5 KM POR LITRO , PODE FAZER O QUE QUIZER QUE NÃO VAI CONSUMIR MENOS .

NA CIDADE ELE FAZ SETE a OITO POR LITRO .
isso porque só se usa o primeiro estagio do 2E

Solução : COLOCA UM SEGUNDO TANQUE E SÓ COMPRA ALCOOL BARATO .

5) O kit do Bacelar é quase perfeito para o ap 1.8 , para o 2.0 , muitas complementaçãos e melhorias devem ser feitas .

6) Os problemas do ap 2.0 são :

p : Diferencial que cai , porque os prisioneiros quebram.
s: Fazer um simples suporte adicional .

p) Disco de embragem que não aguenta
s: Colocar plato de 900 libras e um disco de embreagem cerâmico , ou reforçar um disco de lona comum .

p)Ponta do eixo piloto muito justa no rolamento de agulha , quebra o rolamentinho e escapa a quarta , devido a deficiência de apoio do eixo piloto , onde também esta a 4 marcha .
Para refletir : Vc acha que a flange de adaptação tem uma precisão na ordem de centésimos de Milímetro ? :parede:
S) Leva num torneitro e tira 0,1 mm do diametro da ponta do piloto , pronto esta resolvido .

p) O assoalho trinca e cai a caixa de transferência .
S) arrebita uma chapa de aço no assoalho original do Niva .

Feito isso :

O Niva 2.0 a alcool fica igual a um Troller e muito parecido com o andar de uma toyota Bandeirante .:concordo:


Caríssimo Rosseto:

no Jacaré aconteceu isto com a quarta. A tão problemática 5ª nem aí... Mas o meu AP é 18.

Aliás, tu sabes quanto tá o consumo de um Ap18 gasolina carburado e de um injetado? Queria uma base de dados:pipoca:para "investigar " o custo de uma viagem.

Amplexos,

Musquitinho.

mukeka
28/01/2011, 12:50
galera meu Niva é AP 1.8 a alcool carburador 2E,
nao da problema algum esta uma beleza, porem bebe bastante
gostaria de saber se alguem tem alguma informaçao q ajude economia.

desde ja obrigado.

Dorscheid
28/05/2011, 14:11
Olá

Gostaria de Saber se O motor AP 1.6 do Santana é de todo compatível com o Niva

Próximo a minha residência há um Niva em uma revenda, ele está equipado com esse motor e pelo fato de eu estar disposto a adquirir o niva preciso de algumas informações a respeito desse motor

:!:Sua Manutenção : Simples? Barata? Estraga com Muita Frequencia? :!:(usarei o niva para passeios em serras e transitar em estradas mau conservadas)


Ele é Forte o Suficiente para encara subidas de Colinas e Morros? (Nada de Trilhas Apenas locais de Dificil acesso)


Quanto ao carro em si, o Vendedor me informou que nunca fez trilhas (Dúvido pois o carro está Todo modificado com suspensao trocada e pintada, perfurações no capo para enfiar as maos ao abri-lo [penso que tenha relação com o barro nas trilhas que tranca o capo] e o carro está emborrachado nos paralamas , de maneira que o barro nao voa na lataria), pelas informações acima o que vocês acham? este carro foi usado somente para passeio?


Se souberem fornecam dicas de lugares (assoalho, longarinas etc.) ou maneiras de checar o estado geral de conservação do niva.

Obrigado.

Djalma
28/05/2011, 15:30
Olá

Penso que o AP 1.6 é pouco motor para o Niva, mas recomendo vc confirmar, pois o usual é 1.8 ou 2.0, de qualquer maneira teste o carro em longas subidas e veja se não esta muito fraco.

Manutenção simples e relativamente barata se comparada a outros 4x4 e estraga muito mais que um carro de passeio, por exemplo. Pela descrição parece ser um carro de trilha, mas se estiver bem mantido e sem adaptações grotescas pode estar bom, mas fique esperto na avaliação, dirija outros Nivas e tenha calma. Em se tratando de Niva nem sempre preço baixo é sinônimo de bom negocio.

Enfrenta tranquilo as subidas que vc citou e muito mais.

No meu blog tem dicas de como avaliar o Niva e outras informações que poderão ser úteis a vc


Niva (http://jipeniva.blogspot.com/)

Abraço

Djalma

rafaellouro
28/05/2011, 22:29
Olá

Gostaria de Saber se O motor AP 1.6 do Santana é de todo compatível com o Niva

Próximo a minha residência há um Niva em uma revenda, ele está equipado com esse motor e pelo fato de eu estar disposto a adquirir o niva preciso de algumas informações a respeito desse motor

:!:Sua Manutenção : Simples? Barata? Estraga com Muita Frequencia? :!:(usarei o niva para passeios em serras e transitar em estradas mau conservadas)


Ele é Forte o Suficiente para encara subidas de Colinas e Morros? (Nada de Trilhas Apenas locais de Dificil acesso)


Quanto ao carro em si, o Vendedor me informou que nunca fez trilhas (Dúvido pois o carro está Todo modificado com suspensao trocada e pintada, perfurações no capo para enfiar as maos ao abri-lo [penso que tenha relação com o barro nas trilhas que tranca o capo] e o carro está emborrachado nos paralamas , de maneira que o barro nao voa na lataria), pelas informações acima o que vocês acham? este carro foi usado somente para passeio?


Se souberem fornecam dicas de lugares (assoalho, longarinas etc.) ou maneiras de checar o estado geral de conservação do niva.

Obrigado. boa noite.amigo o motor ap nao e compativel com o niva requer adptaçao a mais usual e a adptaçao usando o kit br2000 que por sinal e um kit muito bem projetado.Ja em relaçao ao motor ap 1.6 de gol/saveiro/passat etc.!o santana nao existe 1.6!acredito nao valer a pena se vai mexer ja coloca um 1.8 ou 2.0!.Em relaçao ao veiculo mencionado e dificil opinar sem ver!mas sempre de preferencia a veiculos mais originais possiveis.:cool:

Dorscheid
31/05/2011, 22:09
Olá

Final de Semana Estarei Postando Fotos do Niva com Motor Ap

Pequisando Encontrei diversos Tópicos Que Falavam A Respeito da PERDA da Tração Integral do Niva em decorrência da Instalação do Motor AP. Isto é algo Comum? Reconstruir o Sistema de Tração Integral é Muito Custoso?

Quanto Ao Motor Original, Penso que Seja Bom de Fato, Porém Minha Grande Preocupação é Quanto a Disponibilidade de Peças e De mão de obra qualificada, Alguém conhece alguma Loja-Oficina Autorizada LADA no Rio Grande do Sul?

E Quanto Ao Valor do Carro : R$ 12.800 , por este valor a mecânica do carro deveria estar Perfeita já que a "Lata" está um tanto "Judiada".

shuther4x4
31/05/2011, 22:46
Olá

Final de Semana Estarei Postando Fotos do Niva com Motor Ap

Pequisando Encontrei diversos Tópicos Que Falavam A Respeito da PERDA da Tração Integral do Niva em decorrência da Instalação do Motor AP. Isto é algo Comum? Reconstruir o Sistema de Tração Integral é Muito Custoso?

Quanto Ao Motor Original, Penso que Seja Bom de Fato, Porém Minha Grande Preocupação é Quanto a Disponibilidade de Peças e De mão de obra qualificada, Alguém conhece alguma Loja-Oficina Autorizada LADA no Rio Grande do Sul?

E Quanto Ao Valor do Carro : R$ 12.800 , por este valor a mecânica do carro deveria estar Perfeita já que a "Lata" está um tanto "Judiada".


Boa noite.
Se for feita adaptação correta de motor ap em Niva ele não perde a tração. Geralmente isso ocorre quando é mal feita (sem utilizar kit correto). Aí não é trocado o carter, o que impossibilita a colocação do diferencial dianteiro no local. Muitas vezes perde até a caixa de ventilação forçada do Niva. Fuja disso.
Sobre dificuldade de peças, fique tranquilo. O motor é sem dúvida uma das melhores coisas do Niva. Mas claro que não tem a potencia de um AP 2.0. Se for para encarar AP já encara o 2.0.
Agora, pesquise melhor que por esse valor você encontra Niva em boas condições gerais.
E uma coisa. Se comprar um Niva gambiarrado, vai odiar a viatura. Pode apostar.
abraços e se precisar de algo avise.
Fábio

wltreis
04/06/2011, 13:24
Olá

Final de Semana Estarei Postando Fotos do Niva com Motor Ap

Pequisando Encontrei diversos Tópicos Que Falavam A Respeito da PERDA da Tração Integral do Niva em decorrência da Instalação do Motor AP. Isto é algo Comum? Reconstruir o Sistema de Tração Integral é Muito Custoso?

Quanto Ao Motor Original, Penso que Seja Bom de Fato, Porém Minha Grande Preocupação é Quanto a Disponibilidade de Peças e De mão de obra qualificada, Alguém conhece alguma Loja-Oficina Autorizada LADA no Rio Grande do Sul?

E Quanto Ao Valor do Carro : R$ 12.800 , por este valor a mecânica do carro deveria estar Perfeita já que a "Lata" está um tanto "Judiada".

Caro Dorscheid , vc consegue Nivas muito bons por esse preço , e se estiverem com motor original , existem diversas receitas de como melhorar o desempenho do mesmo com mudanças de pistom , preparações de cabeçote e quites de preparação dos mais diversos ,não compre no impulso , pesquise !!!

Dorscheid
04/06/2011, 19:50
Ola

Hoje conversei com o Mecânico que irá olhar o carro pra mim , ficou decidido que iremos olha-lo no próximo sábado.

Ele me aconselhou a procurar diversos Nivas, inclusive me citou a região da Serra onde este carro é mais comum, e Ficou de Procurar alguns e me passar a situação deles.

Por Enquanto continuo focando no Niva com motor ap, e em relação ao que pesquisei só existem Santanas 1.8 - 2.0, e não 1.6, e se fosse o caso de um ap 1.6 acredito que seria o Diesel.

shuther4x4
06/06/2011, 20:57
Ola

Hoje conversei com o Mecânico que irá olhar o carro pra mim , ficou decidido que iremos olha-lo no próximo sábado.

Ele me aconselhou a procurar diversos Nivas, inclusive me citou a região da Serra onde este carro é mais comum, e Ficou de Procurar alguns e me passar a situação deles.

Por Enquanto continuo focando no Niva com motor ap, e em relação ao que pesquisei só existem Santanas 1.8 - 2.0, e não 1.6, e se fosse o caso de um ap 1.6 acredito que seria o Diesel.

Existe ap 1.6 também meu caro (muito comum por sinal). Mas não saiu no Santana.

EVANDRO COLLA
08/09/2011, 21:01
Amigos comprei um niva 90-91, e nao aguento mais , faço no maximo 3 km por litro na cidade,, com motor ap 1,8 gasolina... E o bixinho esquenta de mais chega aos 120 graus tranquilo, como em minha cidade ninguem mexe em niva, vcs poderiam me ajudar a resolver esse problema... Aguardo mais com urgencia senao vou falir

Djalma
23/02/2020, 08:54
Pessoal

Pessoal. Estou revisando o sistema de admissão e carburação do meu Niva com motor AP e fiz um vi*deo tentando explicar sobre esses sistemas. Serão dois videos; o primeiro com a teoria e o segundo, que gravarei em breve, com a pratica, incluindo a revisão completa, ajustes , etc...

YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=M75fUz65-Qk&t=4s)

didodaut16
11/04/2023, 22:46
Boa noite gente!
Estou a negociar um Niva, que já tem o motor 1.4 e o câmbio do chevette.
Não entendo muito, sobre adaptações, e as recomendações são de por um AP 1.8 ou 2.0.
O meu uso seria essencialmente urbano.
Alguma recomendação dos mais experientes?