Ver Versão Completa : Toyota 97 - qual motor usa ?
Algum amigo aqui sabe informar qual motor a toyota curta 97 usa ?
Vi escrito toyota nele mas não entendo nada de Toyota .
Este motor pode ser adaptado em um engesa ?
Danilo
É o motor produzido pela toyota mesmo, 3.0, japonês.
Adaptações com este motor não são muito comuns pelo preço alto de manutenção:confused:.
Bernardo Hoelz
15/01/2008, 17:24
Motor toyota 14B!
PS: a manutenção não é cara assim não.....
abraços
elmestizo
15/01/2008, 17:52
Apenas corrigindo o pessoal
Motor 14b. Construído pela toyota. 3.7 Litros. Pode ser instalado num engesa. Conheço 2 proprietários de camper que estão feliz da vida com esse motor... tá certo que um deles nunca rodou.. ehhehe
Qto a manunteção, não dá. E qdo der é um POUCO mais cara que o mercedez, mas a diferença de desempenho vale a pena se o uso não for para carregar peso.
abrass de quem já teve toyota com TODOS os motores. ( 608, 364, 364 turbo, 14b e 14b turbo)
Jun Okada
15/01/2008, 18:33
Pessoal, acho que o custo logicamente é mais alto se precisar de retífica, estou certo??
Abraços
Motor toyota 14B!
PS: a manutenção não é cara assim não.....
abraços
Bernardo,
Tentei comunicação com voce atraves do topico alongamento 12x35, já que não consigo responder sua MP. O sistema informa que sua MP`s estào travadas por você. Veja lá minha resposta.
elmestizo
15/01/2008, 19:35
Jun,
O custo básico, leia-se filtros, também um um pouco mais caro.. mas nda que assuste o que vá quebrar o dono.
abrass
RogerBand76
15/01/2008, 22:28
Um pequeno pitaco
É preciso um pouco de atenção ao motor 14B pois existem 2 versões.
Um nacional e uma importada.
Lembro que durante algum tempo durante a homolgação do motor importado sairam algumas band com motor MWM com a tampa de válvulas da Toyota.
Não lembro exatamente quando mas foi na transição do mercedes para 14B. japones
Ops...3.7 -corrigindo...pequeno lapso:lol:
Realmente, a facada seria grande no caso de uma retífica.
Mas que deve ficar uma beleza para o uso diário, isso sim!
*conheci um toyoteiro que diante da retífica, optou pelo Mercedez 709!
... que depois de pouco tempo também precisou de retífica!!!:shock: - esse sim exigia nas trilhas...um pouco demais, acredito eu.
joão k. chikui
16/01/2008, 06:01
DDR
A partir de 95 as Band sairam com o motor japones 3.7 L 14B. O conj motor, cambio e T-case deve ficar bem numa camper . Na engesa só precisa ver se cabe e se sobra espaço pro cardã e se a t-case não pega na travessa.
rodrigo camper
16/01/2008, 06:04
Creio que sou eu,um dos dois proprietarios de Camper que usa o 14B.
Uso o 14B a 3 anos e digo-lhes que a unica manutenção que deu até hoje foi a troca do oléo de motor, rsrs, ainda mais que o filtro lubrificante e o mesmo do Tempa.Que custa o absurdo 15,00 r$
Elmer_Jeep
16/01/2008, 11:01
Um pequeno pitaco
É preciso um pouco de atenção ao motor 14B pois existem 2 versões.
Um nacional e uma importada.
Lembro que durante algum tempo durante a homolgação do motor importado sairam algumas band com motor MWM com a tampa de válvulas da Toyota.
Não lembro exatamente quando mas foi na transição do mercedes para 14B. japones
Não existe versão nacional e importada, as diferenças entre o 14B são "Fase2" e "Fase3" Leia:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=49057#post49057
E aqui a informação oficial da MWM que nada tem haver com a produção do 14B
http://www.mwm-international.com.br/files/boletim/71.pdf
[]'s
elmestizo
16/01/2008, 19:51
Elmer de acordo.
Apenas completando, qto mais antigo o 14b, mais potente e poluetne ele é.
abrass
RogerBand76
16/01/2008, 20:23
Hummmm, sei não.
Vou consultar o pessoal do protótipo daquela época e depois retorno com a versão extra oficial confirmando ou não.
abraços confusos
Não existe versão nacional e importada, as diferenças entre o 14B são "Fase2" e "Fase3" Leia:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=49057#post49057
E aqui a informação oficial da MWM que nada tem haver com a produção do 14B
http://www.mwm-international.com.br/files/boletim/71.pdf
[]'s
Afinal, quais as diferenças entre as fases II e III? (Existe fase I também?) Em que anos ocorrem nas bands?
Grato
elmestizo
24/01/2008, 07:07
N]ão sei a diferença, mas sei que foi perdendo potencia, pelo menos a oficial, para atender normas contra poluição.
Elmer_Jeep
24/01/2008, 11:13
Vina, ta de sacanagem né...
por acaso vc se deu ao trabalho de ler o topico que indiquei ?
Lá dentro na primeira resposta tem um anexo que é uma tabela informando as diferenças entre fase2 e fase3.
[]'s
Tá certo Elmer!
Havia me dado ao trabalho sim, mas não havia notado os "Fase II"e "Fase III" no cabeçalho da coluna. Obrigado, está esclarecido pra mim as diferenças entre as fases II e III. Mas, de qualquer forma, ainda estou sem respostas para as outras dúvidas. Vc sabe?
Grande abraço
Apenas corrigindo o pessoal
Motor 14b. Construído pela toyota. 3.7 Litros. Pode ser instalado num engesa. Conheço 2 proprietários de camper que estão feliz da vida com esse motor... tá certo que um deles nunca rodou.. ehhehe
Qto a manunteção, não dá. E qdo der é um POUCO mais cara que o mercedez, mas a diferença de desempenho vale a pena se o uso não for para carregar peso.
abrass de quem já teve toyota com TODOS os motores. ( 608, 364, 364 turbo, 14b e 14b turbo)
Caro Elmestizo,
Como estou em cosntante construção da minha Band e acabei de alongar os diferenciais e como você já teve Band com todos os motores, lhe pergunto: em sua opinião o que é melhor turbinar o meu motor OM 314 ou substitui-lo por outro, MWM 2.8 ou mesmo 14 B?
Calango_MT
12/02/2008, 02:04
fica bom colocar um MWM 2.8 sprint com caixa de s10 4x4 na band?
Elmer_Jeep
12/02/2008, 10:54
a caixa da S10 não serve pra band pois a tcase(redução) tem saída dianteira do lado esquerdo e a saída trazeira centralizada, na band ambos os diferenciais ficam ao lado direito...
Prefiro a tcase da band pelo acionamento por alavanca e a opção de poder usar tomada de força(pto) pra guincho mecanico.
[]'s
Calango_MT
12/02/2008, 11:36
certo, caixa da s10 não serve.
então, motor MWM 2.8 com capa seca da silverado e caixa 5 manchas da toyota, serveria na band?
dalmo cruz torres
01/05/2009, 20:04
Aproveitando o tópico, eu estou com vontade de montar um MWM Sprint cilindros em minha Band 98, alguém já fez isso?
Lembro-me que o Jipão Azul o amigo Antônio Folgado montou um cambio da toyota 4 marchas no motor MWM 2.8 usando a capa seca das C20 e uma flange entre a capa seca e o cambio. Na época eu entrei em contato com o pessoal que montou jipe do Antônio e pedi por mais informações sobre a adaptação, mas eles não me deram mais informações. Alguém mais já fez essa transformação?