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Ver Versão Completa : From Portugal - Supercharger - Ajuda



fcoelho
15/01/2008, 15:41
Sou o Fernando Coelho e sou o feliz dono de um Samurai 1300i de 1996.
http://img150.imageshack.us/img150/7595/dsc00591wy7yc5.jpg

O meu hobbie é alterar o meu samuka, como ele e eu sofremos!!!!!

http://img523.imageshack.us/img523/9588/dsc0209lv1.jpg

fcoelho
15/01/2008, 15:53
Pessoal agora precisava da vossa ajuda

Comprei um supercharger eaton m45 e queria colocá-lo no meu samurai.
Em portugal há pouca experiencia (ou nenhuma) nesta transformação mas sei que aí no brasil isso se tem feito.

O meu carro é de 1996, 1300 i com injecção monoponto.
Preciso de saber o que se tem de alterar a nível de injecção e como.
Tambem precisava de saber qual o diametro da poli que se deve instalar para ficar com uma pressão perto dos 0,5 bars e onde devo colocar a poli - no veio da cambota ou no veio do alternador?

Amigos preciso urgentemente de ajuda.

EduPuga
16/01/2008, 08:10
Fernando,

dá uma olhada no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35800
as vezes lá o pessoal pode sanar sua duvidas.

Abraços,

folgado
16/01/2008, 08:41
FCoelho,
bem-vindo e boa sorte.
Um abraço.
Antonio.

Fabil
16/01/2008, 11:11
Fcoelho,.

o Eaton M45 receio ser muito grande p/ um motor 1.3, o ideal seria o modelo M24 que aqui no brasil equipa os Ford Fiesta 1.0cc

talvez voce alterando bastante a relacao das polias possa adaptar o M45 de modo a funcionar bem com um motor 1.3... mas só testando p/ ver

boa sorte

T+

fcoelho
18/01/2008, 14:37
Fabi

Em Portugal não sairam esses carros pequenos da Ford com esse compressor.

Aqui se arranja o eaton M45 que dá para entre 1000 e 2000 cm3.

De qualquer modo o compressor já eu tenho.-

Continnuo é precisando de ajuda para resolver o problema da injecção.
Será que nesse grande país não há ninguem que já tenha feito esta alteração?

Preciso de ajuda

FC

Fabil
18/01/2008, 17:22
tá...
aqui no Brasil, geralemente quando turbinamos carros injetados, para nao gastar muito dinheiro com uma nova injecao eletronica programavel, usamos uma central auxiliar que comanda um bico injetor extra para alimentar na fase pressurizada...

qual tipo de ajuda vc precisa na injecao do seu samurai? vai usar a injecao original ou vai colocar outra?
T+

VOVÔ DO TROLLER
19/01/2008, 00:00
Pessoal agora precisava da vossa ajuda

Comprei um supercharger eaton m45 e queria colocá-lo no meu samurai.
Em portugal há pouca experiencia (ou nenhuma) nesta transformação mas sei que aí no brasil isso se tem feito.

O meu carro é de 1996, 1300 i com injecção monoponto.
Preciso de saber o que se tem de alterar a nível de injecção e como.
Tambem precisava de saber qual o diametro da poli que se deve instalar para ficar com uma pressão perto dos 0,5 bars e onde devo colocar a poli - no veio da cambota ou no veio do alternador?

Amigos preciso urgentemente de ajuda.
Bem vindo ao grupo fcoelho. Porquê você não se filia também ao grupo www.suzukioffroad.com.br (http://www.suzukioffroad.com.br). que aqui no Brasil também é muito conhecido ( é o maior site sobre Suzukis do Brasil pois é específico para Suzukis) e lá também há muitas pessoas com conhecimento de Samurais. Talvez o pessoal de lá também possa te ajudar. Na minha opinião quanto mais informação melhor. Abçs. Válter

Sukys
19/01/2008, 03:30
Comprei um supercharger eaton m45 e queria colocá-lo no meu samurai.Em portugal há pouca experiencia (ou nenhuma) nesta transformação mas sei que aí no brasil isso se tem feito

Por aqui também são poucos que fazem adaptações bem feitas, já que a prática mais comum fica por conta dos turbo-compressores, e para tornar a adaptação mais fácil, antes de mais nada é preciso entender pelo menos duas características deste tipo de compressor:

1º Deslocamento volumétrico: que em outras palavras, é a capacidade de bombeamento do compressor. Normalmente isso é expresso em polegadas cúbicas de deslocamento por revolução do seu eixo, e os fabricantes geralmente fazem esta indicação no próprio código do compressor.
Por exemplo, o Eaton M24 é capaz de deslocar 24pol³/rev já para o M45 este valor é de 45pol³/rev, e com essa indicação já é possível brincar com números.
24pol³ equivalem a 400cm³ por revolução, e 45pol³ a 750cm³
Seu motor possui deslocamento de 1300cm³, mas como o ciclo é de quatro tempos o deslocamento por revolução é de 650cm³
Como a sua idéia é alimentar este motor com 0,5bar, podemos dizer que no espaço de 650cm³ serão "socados" 975cm³ de ar (50% à mais sobre a pressão atmosférica) e isso por revolução do motor, e para compatibilizar este valor com o deslocamento do compressor (que é menor por revolução do seu eixo) é só uma questão de calcular o fator de multiplicação
Para o M24, 975 / 400 = 2,44 e para o M45, 975 / 750 = 1,3
E com isso chegamos à relação de polias para que estes dois compressores gerem uma pressão de 0,5bar em motor de 1.300cm³, ou seja, para cada revolução do motor o M24 deverá efetuar 2,44rev (relação 1:2,44), e o M45 1,3rev (relação 1:1,3)

2° Eficiência volumétrica: infelizmente a teoria não tem correspondência direta com a prática, já que o bombeamento de ar não é perfeito por causa das perdas por restrição e/ou estanqueidade do compressor, e estas perdas variam em função da velocidade com que o bombeamento é feito, e quanto maior a velocidade (rotação do compressor) menor a eficiência.
Por sorte, os fabricantes efetuam testes dinâmicos com os compressores justamente para determinar a eficiência volumétrica, e normalmente isso é expresso na forma de gráfico, demonstrando a eficiência versus rotação, e desde que se tenha esta tabela em mãos torna-se fácil corrigir, para a prática, as relações de polia acima encontradas, e inclusive estimar a variação de pressão em função da rotação.
Não possuo as tabelas da Eaton, mas digamos que o M45 possua uma eficiência volumétrica de 80% em 10.000 RPM
Então, para atingir uma pressão de 0,5bar com o eixo do compressor em 10.000 teremos que aumentar a relação de polias em 20%, resultando numa relação de 1:1,56
Com esta relação, com o compressor em 10000RPM haverá pressão de 0,5bar quando o motor estiver em 6400RPM, rotação bem próxima da máxima atingida por este motor, pelo menos considerando o motor como original.
Só que a coisa não para por aí, já que as tabelas de eficiência levam em conta o compressor com a "boca de admissão aberta", ou seja, sem a existência de dutos ou filtro de ar, e como estas duas coisas também geram restrição e como esta restrição é um tanto quanto complicada para calcular, a relação real só será obtida na base da tentativa e erro, mas os cálculos acima já apresentam uma boa aproximação (com exceção do valor de 80% de eficiência, que foi apenas um chute para tornar o assunto mais compreensível).

Resumo dessa história, é perfeitamente possível utilizar o M45 em motor de 1300cm³. A desvantagem frente ao M24 fica por conta do maior peso e volume, mas em contra-partida existe a vantagem de que o M45 trabalhará em rotação mais baixa (o limite é de 15000RPM) e isso pode representar maior vida útil e inclusive maior eficiência, já que a mesma tem a ver com a rotação do compressor.

Veja bem que tudo foi escrito na base da simplificação, e se eu não escrevi nenhuma bobagem (afinal, são 3:20 da madrugada) acho que é isso. :-)


onde devo colocar a poli - no veio da cambota ou no veio do alternador?

Isso vai depender da facilidade (ou dificuldade) sobre o acoplamento mecânico entre motor e compressor, que por sua vez pode determinar o uso de mais de uma correia, de polias intermediárias, esticadores de correia e por aí vai.
Se acionado pelo girabrequim (cambota) ou alternador, tanto faz, o importante é não cometer o mesmo erro elementar que muita gente comete por aqui, que é esquecer do ditado que diz, que "a resistência de uma corrente é igual ao seu elo mais fraco". Na prática isso quer dizer o seguinte, o tracionamento do compressor tem que ser feito por correia(s) com características iguais ou superiores à poli original do eixo do compressor.


Preciso de saber o que se tem de alterar a nível de injecção e como.

Este assunto é igualmente extenso e não menos complicado. No meu site (endereço abaixo, junto a assinatura) encontrará informação sobre dois equipamentos para correção de injeção de combustível (GTi e GIS) o que poderá servir de base para compreender um pouco mais sobre esta necessidade, e se for de seu interesse poderemos conversar sobre isso em outra oportunidade.

.

Joao Baeta
19/01/2008, 04:19
:arrow:FCoelho... Ate que enfim que está conseguindo saber das informacoes que o queria!!!!!!!!!!!

Abs

Morcego
21/01/2008, 00:04
:arrow:FCoelho... Ate que enfim que está conseguindo saber das informacoes que o queria!!!!!!!!!!!

Abs

Baeta, num pertuba não !!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Joao Baeta
21/01/2008, 02:44
Baeta, num pertuba não !!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
:arrow:Ih... Nao to pertubando nao... Eu hein? :pensativo: :mrgreen:

Joao Baeta
21/01/2008, 21:31
:arrow:Tem um parecido com M45

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35800

fcoelho
27/03/2008, 10:48
Obrigado pessoal pela vossa ajuda em especial o amigo SUKYS.:dance::dance:

Problemas de saude tem impedido de andar por aqui mas o projecto não morreu.

Está a recomeçar, e já entrei em contacto com o expert "SUKYS", para que me desse uma ajuda.

Vou dando noticias

lg_gustavo
02/04/2008, 15:28
Coelho,

Tem mais fotos e detalhes dessa modificação nos paralamas ?

[ ]s

fcoelho
10/04/2008, 07:21
Coelho,

Tem mais fotos e detalhes dessa modificação nos paralamas ?

[ ]s

Sim tenho toda a explicação junto com fotos.

fcoelho
10/04/2008, 07:31
oi pessoal

Voltando ao tema Supercharger, tenho andado doente, mas agora estou voltando em força.

Então é assim:

Já tenho o Eaton 45 vindo de um BMW Copper S novinho em folha.
O dono tambem me deu o intercooler. que dá muito bem no Samurai.

Tenho falado com pessoal do Forum, e o Fabiano me indicou a hipotese de usar um gerenciador de bico suplementar para regular a injeção.

Fabiano desculpa mas não tenho tido mais noticias tuas e como tal falei para a empresa Crestana & Crestana de S. Paulo que me deram cotação
para o modulo HIS R$ 290,00 e bico mono ponto ( monza / Kadett alcool ) 180,00 com suporte.

Não sei se é bom preço mas pelo que vi na NET me pareceu.

Estou à espera de arranjar forma de receber isso em Portugal.

Continuo é com algum medo de que o motor do Samurai não suporte esta alteração e funda.

Tenho lido em alguns Foruns que isso aconteceu em alguns casos.

Alguem sabe me informar sobre isso

fcoelho
10/04/2008, 07:35
Coelho,

Tem mais fotos e detalhes dessa modificação nos paralamas ?

[ ]s


Oi Gustavo

Reparei agora que você é de S. Paulo.

Será que você conhece a empresa Crestana & Crestana?

E já agora a BlowerCompany?

FC

lg_gustavo
10/04/2008, 08:37
Sim tenho toda a explicação junto com fotos.

:parede:


Poderia então colocá-las aqui no Forum ??? :mrgreen:

[ ]s

lg_gustavo
10/04/2008, 08:39
Oi Gustavo

Reparei agora que você é de S. Paulo.

Será que você conhece a empresa Crestana & Crestana?

E já agora a BlowerCompany?

FC

Oi Coelho !

A Crestana & Crestana eu conheço sim, mas a Blower Company não.

[ ]s

fcoelho
10/04/2008, 10:59
:parede:


Poderia então colocá-las aqui no Forum ??? :mrgreen:

[ ]s


http://www.4x4brasil.com.br/forum/avatars/blank_avatar.jpg

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http://img523.imageshack.us/img523/1988/dsc0207rz6.jpg


http://www.quemtterra.com/forum/forum_images/ip.gif O problema era o ET das jantes ser muito negativo.
Com o pneu montado ficavam cerca de 10 cm para fora das cavas da roda.

Solução?http://www.quemtterra.com/forum/smileys/smiley19.gif

Alargamento dos guarda lamas - home made.
tinha que fazer uns acrescentos com 6 cm para a traseira e 5cm para a frente.
mandei quinar numa serralharia amiga 4 tiras de chapa com os cantos quinados.http://img523.imageshack.us/img523/5200/dsc0002am7.jpg

Estas tiras como é obvio vinham em chapa direita . Agora o problema era curvar esta peça sem vincar e sem dar golpes nas abas .

No fim de muito pensar http://www.quemtterra.com/forum/smileys/smiley33.gifdecidi inventar uma mini calandra (está disponível para os necessitados). com capacidade de dobrar a chapa e não vincar as abas.

http://img523.imageshack.us/img523/8049/dsc0004tq1.jpg

Agora era só fazer passar as tiras de chapa pela calandra e consuante o aperto do rolo superior (tefelon) a curvatura seria mais ou menos acentuada.http://www.quemtterra.com/forum/smileys/smiley2.gif http://img523.imageshack.us/img523/6157/dsc0011na3.jpghttp://img523.imageshack.us/img523/530/dsc0006vl8.jpghttp://img523.imageshack.us/img523/5671/dsc0005wo4.jpg

O resultado foi espectacular.

Nada de deformações e com a curvatura desejada.http://img523.imageshack.us/img523/3883/dsc0007fw0.jpghttp://img523.imageshack.us/img523/251/dsc0008ut5.jpg

Tava na hora de as soldar nos guarda lamas . Uma pequena rectificação para tirar o minimo de tinta e toca a pingar as abas pelo lado de dentro e pelo lado de fora.
http://img523.imageshack.us/img523/5426/dsc0197qx6.jpg

http://img523.imageshack.us/img523/1051/dsc0196fj9.jpg

http://img523.imageshack.us/img523/5850/dsc0202iz3.jpg

http://img523.imageshack.us/img523/2647/dsc0199fw7.jpg

fcoelho
10/04/2008, 11:10
Continuando com a explicação

Entretanto soldei na aba do carro uma chapa com a mesma largura do acrescento para permitir que o acabamento interior ficasse identico ao original do carro.
e nada melhor do que fibrar a junção por cima e por baixo a fim de evitar corrosões futuras.

http://img523.imageshack.us/img523/739/dsc0215vn1.jpg

No fim ficou com este aspecto.

Estava em condições para fazer o primeiro ensaio e ver se era necessário correções.http://www.quemtterra.com/forum/smileys/smiley17.gif
http://img523.imageshack.us/img523/1823/dsc0208fp8.jpg
http://www.quemtterra.com/forum/forum_images/ip.gif
Tudo OK
Vamos betumar o acrescento.

Para isso comecei por fibrar com fibra de vidro a zona da aba acrescentada e a zona de soldadura mantendo intocável a zona de pintura por razões obvias. Este sistema permite uma resistencia da soldadura que foi só por pontos para não aquecer e deformar a chapa.
e não deicha estalar a junção.
Depois, depois e após uma lichadela para retirar o excesso de fibra voltei a betumar com betume tipo - Betume de pedra - que enche e permite o alisamento final do conjunto.

fcoelho
10/04/2008, 11:20
mais uma dicas!!!!

Para quem nunca usou fibra de vidro já pré preparada , posso afirmar que é muito simples, só precisamos de ter cuidado com a quantidade do endurecedor.
http://img207.imageshack.us/img207/3461/dsc0219sx1.jpg

http://img181.imageshack.us/img181/9544/dsc0221xf3.jpg

http://img181.imageshack.us/img181/2329/dsc0222ta8.jpg

http://img181.imageshack.us/img181/3999/dsc0399ke6.jpg

http://img181.imageshack.us/img181/2910/dsc0226ss8.jpg

Tá na altura de personalizar e dar um toque a alguns aspectos da peça.
E para isso usei uma técnica muito simples e de optimos resultados para executar qualquer tipo de efeito ou permenor.

Usei argila de moldar que se compra em qualquer casa que venda peças de gesso para pintar.

Com a argila e com a facilidade que tem em ser moldada podemos dar um toque pessoal a algumas peças.

Assim fazemos com a argila aquilo que pretendemos e de seguida (não precisa de secar pois ficará no interior ) fibramos por cima com fibra pré preparada ou com resina e manta.

Neste caso como o pormenor era pequeno usei a pré preparada.
10 m depois tá pronta a ser lixada e levar mais uma camad ou duas para dar rersistencia.

http://img181.imageshack.us/img181/1965/dsc0401ir5.jpg

http://img181.imageshack.us/img181/6623/dsc0402ig4.jpg

fcoelho
10/04/2008, 11:23
Continuando!!!!

depois é só voltar a usar o betume de pedra para dar o aspecto final.
lixar e aplicar o aparelho.

http://img181.imageshack.us/img181/5226/dsc0404fz4.jpg

http://img181.imageshack.us/img181/5437/dsc0405km6.jpg

http://img181.imageshack.us/img181/5437/dsc0405km6.jpg

http://img181.imageshack.us/img181/9002/dsc0406vx4.jpg

http://img181.imageshack.us/img181/4215/dsc0408zv5.jpg

http://img523.imageshack.us/img523/4628/dsc0409gw7.jpg

Alfredo Stavale
10/04/2008, 11:48
é economicamente vantajoso ter um supercharger?

aqui todo mundo quando pensa em potencia já pensa logo em trocar o motor !:mrgreen:

essa semana eu fui num galpão aqui perto do trabalho e fiquei vendo os carros comprados de leilão que são desmontados para vender peças. custava 3500 o motor 1.8 flex VW com 8 mil km. já com injeção mi e o motor completo. no momento nao tenho condição financeira de fazer uma empreitada dessas, mas achei o custo bom já que um radiador do jimny original custa 2 mil e qualquer pecinha é os olhos da cara.

amigo lusitano, de mais detalhes dessas modificações com supercharger pra gente por favor!

abraços!

fcoelho
10/04/2008, 12:21
OI

Mudar motor em portugal nãi é complicado mas não queria fazer isso.

Por outro lado o compressor Eaton 45 e o intercooler quase novo (5000 Km) custou-me 400 Reais na vossa moeda. o que me parece razoavel.

O problema que tenho agoraé fazer chegar a Portugal o Gerenciador de bicos que quero comprar em S Paulo na Crestana e Crestana.

O Gerenciador e o bico me vai ficar em 500 Reais , mas não me ligam nenhum da empresa e assim é dificil comprar.

Fcoelho

Alfredo Stavale
10/04/2008, 14:12
OI

Mudar motor em portugal nãi é complicado mas não queria fazer isso.

Por outro lado o compressor Eaton 45 e o intercooler quase novo (5000 Km) custou-me 400 Reais na vossa moeda. o que me parece razoavel.

O problema que tenho agoraé fazer chegar a Portugal o Gerenciador de bicos que quero comprar em S Paulo na Crestana e Crestana.

O Gerenciador e o bico me vai ficar em 500 Reais , mas não me ligam nenhum da empresa e assim é dificil comprar.

Fcoelho


por esse preço realmente vale a pena sim..é muito.

creio que o motor do jimny seja parecido com o do samurai

assim que tiver concluido diga quais peças foram usadas e as que você comprou aqui no brasil pois isso me interessou bastante fazer no jimny.

tem ideia de quantos CV e m.kgf você irá ganhar?


aguardo.

Morcego
10/04/2008, 16:21
FCoelho,
Aqui um amigo fez mais ou menos isto no Samurai dele.
O seu parece menor um pouco, ficou mais proporcional.:concordo:
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15100_7.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15100_8.jpg

Alfredo Stavale
10/04/2008, 18:00
FCoelho,
Aqui um amigo fez mais ou menos isto no Samurai dele.
O seu parece menor um pouco, ficou mais proporcional.:concordo:
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15100_7.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15100_8.jpg

muito bonito esse samurai, mas eu acho que fica mt desprotegido sem um parachoque tradicional.. poderia ter feito um simples tubular com os de trás(que por sinal ficou bem legal)

Alfredo Stavale
10/04/2008, 18:02
qual bico você vai usar? de qual veiculo???

eu já to procurando um compressor tb!:mrgreen::mrgreen:

já vi alguns e o preço achei acessivel, mas eu não sei quais são os componente restantes... tem como você fazer uma lista pra mim??:cool:

Eu tambem posso procurar para você...
agradeço a ajuda...

alfreis
10/04/2008, 18:16
FCoelho,

Você não conhece nenhuma pessoa que esteja vindo para o Brasil???
Sou filho de Portugueses e é uma pena que não temos nenhum conhecido indo para POrtugal nos próximos meses...
Acho que conseguir alguém que colocasse na mala seria a melhor alternativa para você!!!

[]s

fcoelho
11/04/2008, 07:22
qual bico você vai usar? de qual veiculo???

eu já to procurando um compressor tb!:mrgreen::mrgreen:

já vi alguns e o preço achei acessivel, mas eu não sei quais são os componente restantes... tem como você fazer uma lista pra mim??:cool:

Eu tambem posso procurar para você...
agradeço a ajuda...

Oi Alfredo

A lista já a mencionei na pagina 3, mas em principio será muito pouco
1 - supercharger
1 - modulo HIS Comprado eí em S Paulo por 290 R na Crestana e Crestana
1 - bico mono ponto ( monza / Kadett alcool ) 180,00 com suporte, tambem da
Crestana e Crestana
1 - manometro de pressão até 3 Bars
1 - Intercoller
Tubos de celicone
Tubos e curvas de ferro ou aço inox
mangueiras

e muita paciencia e fé em Deus......

FC

diogo ludovico
08/03/2009, 23:27
Voces sabem dizer com quantos CV e qual o torque com esta cofiguracao?