Ver Versão Completa : Problemão No S.u.v.:
JEFFCATUNDA
15/01/2008, 11:43
AOS MECÂNICOS DE PLANTÃO!
Colegas.
Venho enfrentando um problema com minha SW4 97 TD já há uns meses. Ela apareceu com uma pressão no radiador de agua...ar no radiador. O diagnostico dos 3 mecânicos que levei foi de trinca no cabeçote... retirei o cabeçote e mandei para o teste de trinca que deu positivo, uma microtrinca nos dutos de arrefecimento.
Troquei o cabeçote por um conjunto completo(usado mas com teste de trinca negativo), segundo o mecânico é melhor assim porque como o conjunte é todo original deste cabeçote, foi retirado de veiculo dado baixa por sinistro em seguradora, não seria necessário dar passes...O resultado é que continuou a fazer microblhas, e isso faz com que em velocidades muito altas o liquido seja cuspido para o reservatorio de expansão...
O mesmo problema que tinha antes da troca... mesmo assim ela nunca esquenta mais que o normal, ou seja, o ponteiro da temperatura não passa do meio.
Voltei no mecânico, ele desmontou o conjunto novamente, revisou valvulas e a mesma passou a funcionar "normal", isso é, com o liquido indo e voltando do reservatório de expansão (antes ele só ia e não voltava)... observei que para isso ele deixou o motor um pouco atrasado, o que diminuiu a velocidade final e retardou a entrada da turbina, o que faz ela ficar mais lenta até em baixas rotações...
Pensei que tinha reslolvido, pois quando abria antes a tampa do radiador mesmo frio e ainda pela manhã, tinha pressão dentro e agora não tem mais... O problema é que quando peguei uma estrada no final de semana, percurso pequeno de 20km na BR e estiquei ela derramou agua pelo reservatório...O mesmo problema antigo!
Observei que ela não tem mais pressão de ar no radiador pela manhã por que as bolhas (que continuam se formando dentro do radiador) estão saindo para o reservatório, mesmo fria elas se formam e ficam borbulhando lentamente dentro do vaso de expansão... Isso é certo?
Quando pego mais pesado deve aumentar o borbulhamento e isso provoca uma fuga de agua acima do normal e o radiador não consegue compensar, provavelmente não esquente porque eu não forço a máquina.
Tenho que reabrir mas não sei se vale a pena fazer com o mesmo mecânico. Talvez precise refazer este teste de trinca do cabeçote tambem...
Pergunto aos colegas:
O PROBLEMA PODE ESTAR EM UM OUTRO LOCAL?
Alguns colegas citaram que microbolhas pode ser problema de ar condicionado...só que ninguem sabe realmente como é isso...
PROCEDE?
Aguardo o auxílio dos colegas com maior experiência.
Muito grato.
JEFFCATUNDA
16/01/2008, 01:12
muita gente lê mais acho que a resposta é mesmo muito dificil!
Falam mal das L200, que esquentam e tal...dizem que a MIT saba do problema e mesmo assim só resolve se o cara comprar um tal KIT....
E a porra da TOYOTA, que sequer vende KIts que evitem a trinca do cabeçote?
buchmann
16/01/2008, 09:33
Blz ai Jeffcatuanda?? bom.. blz pelo jeito não está muito não.. mas vamos ver se eu ajudo
Vc está usando somente água no radiador ou esta usando algum aditivo junto??
se não, tente colocar para verificar se resolve.
Mas antes de levar de novo no mecânico tente levar a caranga em um especialista em radiador. Ele pode dar uma boa olhada no radiador e nas mangueiras, pois pode ser ai o seu problema. Pelo que vc disse acima, foi verificado e trocado somente cabeçote.
Como deu problema nele pode ter dado problema no resto junto, então tente dar uma olhada no conjunto...
bom .. não sei se ajuda estas dicas.. mas o que consigo deduzir por hora..
JEFFCATUNDA
18/01/2008, 00:36
VALEU COLEGA!
DEPOIS POSTO AQUI O RESULTADO
Blz ai Jeffcatuanda?? bom.. blz pelo jeito não está muito não.. mas vamos ver se eu ajudo
Vc está usando somente água no radiador ou esta usando algum aditivo junto??
se não, tente colocar para verificar se resolve.
Mas antes de levar de novo no mecânico tente levar a caranga em um especialista em radiador. Ele pode dar uma boa olhada no radiador e nas mangueiras, pois pode ser ai o seu problema. Pelo que vc disse acima, foi verificado e trocado somente cabeçote.
Como deu problema nele pode ter dado problema no resto junto, então tente dar uma olhada no conjunto...
bom .. não sei se ajuda estas dicas.. mas o que consigo deduzir por hora..
cara ate faz sentido..o pistao joga ar no sistema de arrefecimento..mas eu juro q nunca vi isso na vida...a pressao da camara fica menor e o turbo entra depois...mas realmente eh assustador....o pessoal de quimica pra saber aonde vai parar as moleculas marcam elas...se vc puder de algum jeito injetar algum tipo de marcador na camara de combustao vc vai saber por onde tah saindo ar. sei la! realmente se vc trocou o cabeçote nao teria como dar esse problema.
JEFFCATUNDA
18/01/2008, 13:47
cara ate faz sentido..o pistao joga ar no sistema de arrefecimento..mas eu juro q nunca vi isso na vida...a pressao da camara fica menor e o turbo entra depois...mas realmente eh assustador....o pessoal de quimica pra saber aonde vai parar as moleculas marcam elas...se vc puder de algum jeito injetar algum tipo de marcador na camara de combustao vc vai saber por onde tah saindo ar. sei la! realmente se vc trocou o cabeçote nao teria como dar esse problema.
Sergio Holanda Escreveu:
Jeff leve seu carro a autorizada e peça um laudo técnico do que está acontecendo com seu carro, não vai custar nada e talvez seja alguma besteira que passou despercebido...
Grande abraço,Sérjão...Grandes amigos.
Resolvi levar a viatura para a oficina 4x4 mais famosa daqui de Fortaleza. Contei o caso com o seu loooongo histórico e o mecânico (que já foi da TOYOTA) disse logo que era o cabeçote.......POREM... quando ele abriu a tampa do radiador(estava quente), observou muita espuma... colocou um funil feito de garrafa PET vedando a boca do radiador, completou a agua e colocou a mangueira de retorno do vaso de expansão dentro do funil(deu para entender?)...
O resultado é que começou a se formar uma quantidade enorme de espuma dentro do funil, muita espuma mesmo, como se tivesse sabão em pó....Ele disse que isso não era normal e que esta espuma seria uma reação do aditivo a algum componente do radiador e poderia sim, estar provocando a dilatação do liquido o que resultaria na expulsão do mesmo para o vaso de expansão e impediria que a valvula da tampa abrisse para o retorno pois o radiador estaria cheio de espuma ocupando o lugar da agua...
Então retiramos todo o líquido do sistema, inclusive dos dutos do ar condicionado, lavamos bem, varetamos o radiador( não tinha obstruções ou sujo porque já havia vaertado em julho quando iniciou o problema...) e colocamos SÓ AGUA.....
INCRIVELMENTE TODAS AS BOLHAS DESAPARECERAM!!!
O mecânico acha que é a tal da espuma que estava atrapalhando o funcionamento, pois ocupa o espaço e impede a agua de retornar... aí fico pensando:
Tecnicamente espuma é ar...
Só sei que das duas vezes em que isso aconteceu foi exatamente depois que eu troquei a agua pela mistura de fluido TEXACO+agua destilada...
Quando comprei, rodei quase um ano com a SW só com agua destilada, ela nunca esquentou e sequer chegava no meio o ponteiro da temperatura... sei que vários colegas vão dizer que isso nào é bom, que ela deve rodar sempre estabilizada no meio do marcador de temperatura... só que até o momento que troquei o cabeçote da viatura, nào sabia que o dono anterior havia retirado a valvila termostatica... então eu achava que a temperatura de trabalho normal dela era em 1/4 do marcador de temperatura... porque era neste ponto que ela ficava quando rodava só com agua...
Então troquei a AGUA pelo fluido TEXACO + AD e ela imediatamente passou a rodar com uma temperatura mais elevada, próxima ao meio do marcador...só que o normal dela SEM A VALVULA TERMOSTÁTICA é proximo a 1/4... POIS É PARA ISSO QUE A TAL VALVULA SERVE, para manter uma temperatura estável.
Quando foi trocado o cabeçote, recebi o carro só com AGUA, SEM ADITIVO, ele estava “normal”, temperatira como de quando comprei(1/4 do marcador)...rodei assim por uns 3 ou 4 dias até ter tempo para colocar o tal fluido TEXACO + AD... foi colocar e a temperatura subir...
voltei ao mecânico e ele disse que eu nào havia observado direito, e disse que a temperatura até o meio era normal...(Só que sem a válvula não é, a não ser que vc esteja realmente em um longo percurso a velocidades altas, subindo em longos percursos ou andando em lama/areia)...em velocidade normal e transito urbano ele (sem a válvula) fica em ¼ do marcador de temperatura ou menos)...
Resumindo(finalmente); já estou ha dois dias sem aditivo no radiador e o ponteiro, mesmo em percursos na BR, náo passa nem perto do meio...
Será que o que eu pensava que era uma idiotice minha é a verdade?
O problema é do aditivo?
Programei para segunda-feira retornar a oficina para colocar AD + RADIEX.. mas confesso que estou MORRENDO DE MEDO!
Amostardeiro
18/01/2008, 16:13
Jeff
O Radiex é o aditivo que uso em minhas vtrs, nunca tive problema, alguns fabricantes mandam usar outro aditivo, da Radiex é vermelho, nos motores diesel dá uma olhada no manual, veja a proporção de aditivo se esta correta e qual aditivo usar.
Abraço
Edintruder
19/01/2008, 16:00
Esse problema tive em um Monza 2.0 a álcool. mandei consertar o AC e quando montaram o radiador, colocaram um aditivo que ocasionou vários aquecimentos. Drenei o sistema e coloquei só água e voltou ao normal. No meu caso, acredito que tenha ficado dois fluídos de marcas diferentes, por isso deu nisso.
Nunca tinha ouvido sobre usar água destilada no radiador. Por que isso? Quais os benefícios que ela apresenta? Alguém saberia me explicar?
Obrigado.
rogeriomasih
19/01/2008, 16:28
Como não tem sais minerais, ou seja, é dismineralizada, dificulta a oxidação.
Como não tem sais minerais, ou seja, é dismineralizada, dificulta a oxidação.
OK. Valeu.
leobnaval
19/01/2008, 17:35
sei que a água da torneira contém fluor, cloro e outros aditivos para que fique apropriada para o consumo e a água de nascentes e poços contém sais minerais e outras substâncias, por tanto podem afetar o sistema de arrefecimento bem como corroer ou reagir em contato com materiais como o alumínio, cobre ou aço.
se você repara vai encontrar aditivos para radiadores prontos pois já foi feita a diluição com água destilada.
acho que aguém vai conseguir te explicar melhor.
Abraços
sei que a água da torneira contém fluor, cloro e outros aditivos para que fique apropriada para o consumo e a água de nascentes e poços contém sais minerais e outras substâncias, por tanto podem afetar o sistema de arrefecimento bem como corroer ou reagir em contato com materiais como o alumínio, cobre ou aço.
se você repara vai encontrar aditivos para radiadores prontos pois já foi feita a diluição com água destilada.
acho que aguém vai conseguir te explicar melhor.
Abraços
Se vc perguntar esses donos de D-10 , F1000, D-60, MB 1113, F350 (antigas) que fazem fretes perto de mercados e feiras eles nao sabem nem o que é aditivo para sistema de arrefecimento e os carros rodam só com agua e sempre forçados e nao esquentam ou corroem o sistema por falta de aditivo.
O tal líquido de arrefecimento tem até anti-congelante e é vendido indiscriminadamente em qualquer lugar do Brasil. Pode até servir em São Joaquim ou Campos do Jordão, mas em Sobral ou Teresina vai se congelar o que num radiador ???
Aqui em Fortaleza o uso prático é o seguinte: apenas 1 litro de líquido já diluído ( Radiex é o mais comum) para todo o sistema da L200 por exemplo. ( prevenção da corrosao no sistema)
Se for pelo manual é até 60% de aditivo e 40% de água, que nessa proporção é mais concentração que preencher 100% com o diluído.
Assim, em local quente deve "esquentar" mesmo.
murilloaquino
03/06/2008, 19:24
Vc NAO PODE COMPARAR os motores perkins, mwm e mercedes antigos com esses motores modernos.Eles eram so trocar oleo e pronto.Os de hj sao muito mais leves, potentes e outros, mas exigem cuidado maior...
Márcio T
03/06/2008, 20:04
Pessoal, nestes compostos arrefecedores cada componente tem uma função: Um condutor térmico (água desmineralizada), um anticongelante (etil glicol) e aditivos detergentes, dispersantes e lubrificantes. Isoladamente, a água pura até refrigeraria melhor, mas não iria lubrificar a bomba, permitiria formação de depósitos e poderia congelar em situações extremas. Então, o composto melhora o funcionamento do sistema de arrefecimento, ainda que com uma pequena perda da capacidade de troca térmica, pór conter menos água.
Um abraço.
Márcio Teixeira
JEFFCATUNDA
04/06/2008, 10:00
Um colega já falou das diferenças entre os motores Diesel de baixa rotação e os de alta...Realmente faz muita diferença.
Agora, não podemos nos esquecer também que mesmo em regiões muito quentes, como as que você citou, os aditivos de radiador também ELEVAM A TEMPERATURA DE EBULIÇÃO, isso quer dizer que, se por um acaso o motor esquentar alem de 100 graus... o liquido não vai entarr em ebulição...não vai borbulhar ou evaporar...ou mesmo formar gazes...
Deu para entender?:concordo:
Um colega já falou das diferenças entre os motores Diesel de baixa rotação e os de alta...Realmente faz muita diferença.
Agora, não podemos nos esquecer também que mesmo em regiões muito quentes, como as que você citou, os aditivos de radiador também ELEVAM A TEMPERATURA DE EBULIÇÃO, isso quer dizer que, se por um acaso o motor esquentar alem de 100 graus... o liquido não vai entarr em ebulição...não vai borbulhar ou evaporar...ou mesmo formar gazes...
Deu para entender?:concordo:
Concordo com tudo que citaram anteriormente. Mas deveria ao menos ter aditivo para regiões quentes e regiões frias.
Se vc coloca aditivo num "radiador" acha que ele vai prioritariamente maximizar a funçao do sistema que é refrigeração; aí em vez disso ele causa aquecimento??????? :putz:
JEFFCATUNDA
04/06/2008, 16:45
Imagina você ter que trocar de aditivo toda vida que for para uma serra...e trocar novamente quando voltar para Sobral...isso sem mencionar regiões do planeta em que a temperatura muda de repente do gelo para a lava....O objetivo dos fluidos de arrefecimento é exatamente tornar estavel a temperatura da viatura independendo tanto dos fatores externos.....
JEFFCATUNDA
04/06/2008, 16:48
Desculpem...repeti a mensagem.
JEFFCATUNDA
04/06/2008, 16:50
Isso tambem justifica a importancia da valvula termostática...que torna a temperatura de trabalho uniforme.....e garante vida mais longa para o motor prevenindo o desgaste por atrito entre peças com diferentes dilatações por temperatura.:dance:
Imagina você ter que trocar de aditivo toda vida que for para uma serra...e trocar novamente quando voltar para Sobral...isso sem mencionar regiões do planeta em que a temperatura muda de repente do gelo para a lava....O objetivo dos fluidos de arrefecimento é exatamente tornar estavel a temperatura da viatura independendo tanto dos fatores externos.....
Do gelo pra lava até que tudo bem, mas...
...vc coloca da forma/proporção que o manual recomenda, e se vc mora em um local em torno de 30 graus aí o carro aquece por causa do líquido de arrefecimento??? Ta certo isso???
Tinha que ter uma outra forma, pq anti-congelante no radiador do meu carro imaginando que um dia eu vou a Lapônia... é >phodigas<
Imagina você ter que trocar de aditivo toda vida que for para uma serra...e trocar novamente quando voltar para Sobral...isso sem ...
Estou justamente concordando com seu raciocínio:
da forma que está, o aditivo está servindo perfeitamente para quem mora em local que neve, mas se for a Sobral... vai ter que arriar a mistura e trocar por agua pura ou senao o carro aquecerá.
Tem que ser um aditivo que funcione perfeitamente nos dois locais, pq anticongelante no radiador de quem mora em Teresina ... é FOGO. :parede:
JEFFCATUNDA
05/06/2008, 01:15
Tá bom GUGU...você venceu!
Tá bom GUGU...você venceu!
Valeu JeFFzão.
Um abraço conterrâneo.
:concordo:
JEFFCATUNDA
05/06/2008, 22:15
AGORA...
QUANDO ESTOURAR FERRUGEM ENTUPINDO TUDO...
NÃO ADIANTA CHORAR.
AGORA...
QUANDO ESTOURAR FERRUGEM ENTUPINDO TUDO...
NÃO ADIANTA CHORAR.
PUTZ
TÁ "JOGANDO" PRAGA.
:putz:
O meu não tá pura: 1 litro de Radiex diluído e o restante de agua da chuva. hehe
Julio Militão
02/07/2008, 23:39
O etileno glicol serve, tanto para diminuir a temperatura de congelamento, como para aumentar a de ebulição da água. Esta última propriedade mantem a refrigeração do sistema mesmo a temperaturas acima do 100 graus celsius, onde a água pura já estaria em ebulição (fervendo). Portanto, o aditivo não aumenta a temperatura do veículo, apenas desloca seu ponto de congelamento e ebulição, alem de lubrificar a bomba d'água. Alguns contem detergentes que desagregam a sujeira e as emusifica, deixando-a em suspensão. O problema é que ao retirar a sujeira, abrem "buracos" antes fechados por ela!
A propósito, estou perguntando nos tópicos relativos a sistemas de refrigeração, alguem conhece algum aditivo que "feche" as trincas de cabeçote? Ouvi falar que antigamente utilizavam um para motores de caminhões...
Abraços a todos,
Diego Matos
14/07/2008, 22:32
Julio, aqui em Porto Alegre encontra-se um produto chamado solda bloco (um liquido parecido com aditivo), que em sua embalagem traz a informação de que elimina pequenas trincas, mas a maioria dos mecas não gosta do produto...
Desmistificando o fluido anti-congelante / aumento do ponto de ebulicao x diminuicao do poder calorifico
Caros, alem de possuir uma SW4 participo de rallyes de carros antigos, e meu colega Ricardo Prado do MG Clube escreveu um texto que explica fisicamente o porque a agua pura é melhor que a solucao de etileno glicol no verao. Tudo esta relacionado ao poder calorifico da agua (~1) e a do alcool (~0.5)
Mario Lott
O superaquecimento e o etilenoglicol
Decidi escrever estas poucas linhas com o intuito de ajudar os colegas antigomobilistas na solução dos problemas de superaquecimento neste bravo verão que inicia.
Na realidade, não tive um arroubo de bom samaritano não. Tive é muitos problemas para terminar o último rallye de Campos do Jordão sem derreter o cabeçote do Puma DKW, com várias paradas na subida da serra da Pedra do Baú fato este, que quase me roubou a vitória.
Assim, após esta aventura heróica, mergulhei nas pesquisas sobre o etilenoglicol, já que todos os carros modernos têm, como recomendação de fábrica, uma porcentagem de 40% a 60% deste líquido misturado à água do radiador.
A história é a seguinte: Na manhã de sexta feira que precedia ao rallye, tirei um dia de férias acordando muito cedo (5:15hs) para preparar o carro para a viagem e para o rallye. Uma das primeiras providências, dado o calor de 35 graus, foi esvaziar o radiador, lavar todo o circuito e enchê-lo novamente com água limpa mais um litro de etilenoglicol de boa procedência. Depois, fiz os demais preparativos e controles. O etilenoglicol foi colocado por um raciocínio aparentemente lógico: se este aditivo, além de ser anti congelante, também aumenta a temperatura de ebulição da água, então a mesma vai ferver mais tarde no radiador (temperatura mais alta) retardando o supertaquecimento.
Logo na estrada Carvalho Pinto, sob o sol das 14:00 hs, o carro já demonstrava um excesso de temperatura um tanto estranho. Daí para chegar aos 1.650 mts. de Campos, foi ainda pior.
Notando isto, no mesmo dia à tarde, comprei mais etilenoglicol que adicionei ao pequeno radiador do Puma DKW para garantir mais segurança na prova.
Ledo engano. O carro aquecia até nas retas sem que existissem outros problemas como regulagem, etc., forçando-me a rodar com o afogador puxado nas subidas, para refrigerar a cabeça dos pistões mais intensamente, o que causava transtornos especialmente nas baixas rotações. É certo que com o aditivo mais a tampa com pressão extra utilizada para esta prova, a água agüentava até uns 110 graus sem ferver mesmo naquela altitude. O problema é que a mesma, não baixava nem para 109 graus!
Depois de tanto sofrimento descobri o problema, através de uma profunda pesquisa comprovada por vários testes, feita pelo NAMGAR, através de sua revista chamada MGA e que se encontrava publicada no site do VEA - Voitures Europeannes D'Autrofois.
Portanto, na realidade, a água pura absorve 1 Cal por centímetro cúbico a cada grau Celsius e uma mistura de 50/50% de água com etilenoglicol, absorve só 0,56 cal por c.c. por grau. Portanto senhores, água pura troca quase o dobro de calor que a mistura com eglicol e refrigera muuuuuito mais!
Aproveitando a discussão, complemento sobre a tão falada corrosão causada nos cabeçotes de alumínio e nos radiadores de cobre pelo etilenoglicol. Na realidade, todos os aditivos com esta base que sejam de fabricantes idôneos, carregam em sua formulação outros aditivos que são anticorrosivos, pois o etilenoglicol sozinho, é realmente muito corrosivo.
O problema é que após alguns meses (mais de 2 anos) estes anti corrosivos se degradam pelo calor, perdem efeito e deixam a corrosão tomar conta dos componentes.
Talvez por isto (minha suposição) é que em todos os procedimentos de manutenção dos carros modernos, está prevista a troca do líquido do radiador a cada X Kms.
Mais uma coisa, segundo a pesquisa citada, ideal mesmo é utilizar Nalcool, um produto anticorrosivo que é usado em caminhões de várias marcas. Óleo solúvel não causa mal ao sistema mas..., também na traz vantagens, a não ser por uma teórica melhor lubrificação da gaxeta da bomba d´água. Convenhamos, não é uma enorme vantagem frente aos poucos Kms que rodamos com nossas jóias.
Importante citar que água destilada ou deionizada causa também corrosão maior que água pura normal, porque fica ávida para receber partículas de sólidos e/ou minerais que obviamente serão retiradas do seu sistema de refrigeração.
Segundo testes, carros antigos diversos em utilização severa, chegaram a ter a temperatura do motor reduzida em até 15 graus Celsius, quando comparamos o mesmo trecho feito com e sem o etilenoglicol no radiador. É muita diferença.
Portanto meus amigos, a ordem é no verão, usar só água limpa.
Ricardo Prado
Mais artigos interessantes em http://www.mgcbr.com.br/artigos/artigos.php
Para quem gostou das historias sobre rallyes de carros antigos, segue o melhor blog brasileiro sobre o assunto :
http://luiscezar.blogspot.com/2008/04/rallye-da-pinga-60o-rallye-do-mg-club.html
http://luiscezar.blogspot.com
Márcio T
16/07/2008, 21:17
Tenho que concordar com o post do colega Mario Lott, pois é exatamente - embora com muito mais detalhes - o que eu havia postado:
Pessoal, nestes compostos arrefecedores cada componente tem uma função: Um condutor térmico (água desmineralizada), um anticongelante (etil glicol) e aditivos detergentes, dispersantes e lubrificantes. Isoladamente, a água pura até refrigeraria melhor, mas não iria lubrificar a bomba, permitiria formação de depósitos e poderia congelar em situações extremas. Então, o composto melhora o funcionamento do sistema de arrefecimento, ainda que com uma pequena perda da capacidade de troca térmica, por conter menos água.
Um abraço.
Márcio Teixeira
depois destes posts
pensando seriamente em usar agua pura. só ando em temperaturas acima de 30 C.
BoaTrilha
30/08/2008, 17:02
pois é companheiro, dificil essa resposta
pode ser N coisas.
porém, particularmente não acredito que a diferença dos liquidos dê toda essa diferença em temperatura (que dá diferença em resfriamento, isto é indiscutivel) porém, não tão palpavel assim.
mas se fosse "chutar", aconselho uma boa e minuciosa olhada no sistema de arrefecimento, qualquer probleminha em mangueiras, tampas ou radiador pode dar uma diferença monstruosa em temperatura.
abraços
Márcio T
31/08/2008, 09:12
depois destes posts
pensando seriamente em usar agua pura. só ando em temperaturas acima de 30 C.
Olá, Régis.
Interessante, pois minha conclusão é exatamente a oposta: Deve-se usar sempre o líquido arrefecedor pois, como o carlosdalk falou, a diferença de poder de refrigeração não é significativa para o sistema.
Em resumo (obviamente, falo por mim):Água pura tem maior capacidade de refrigeração que o "composto", mas perde nas propriedades de conservação do sistema. O sistema não precisa desse "plus" de capacidade de refrigeração mas, por outro lado, a conservação e o funcionamento regular são indispensáveis.
Um abraço.
olá Marcio
estou pensando , mas não fazendo. acho dificil todas as montadoras estarem recomendando errado. ( incluindo as nacionais ).
... mas se um dia precisar adicionar volume e não dispor de aditivo na hora não vou me sentir tão culpado.
regis
Cara,na minha Savana sempre usei o aditivo,na L200 do meu pai,com seus 265 mil rodados também e eles nunca ferveram...
Vale lembra que a temperatura de Fortaleza não ´nada baixa,e quando vou para a fazenda,chega a dar 40 graus!!!
E nunca passou do meio!!!
Tá bom GUGU...você venceu!
JEFF resolveu o problema do cabeçote da SW4?
Como foi?
:pensativo:
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