Ver Versão Completa : Trilhas com ou sem carro
gabriel.inacio
15/01/2008, 08:10
Opa entao pessoal conforme a grande procura sobre trilhas, caminhadas e pratica de esportes de aventura, resolvi abrir esse topico....entao vamos compartilhar dessas aventuras.:concordo:
Opa entao pessoal conforme a grande procura sobre trilhas, caminhadas e pratica de esportes de aventura, resolvi abrir esse topico....entao vamos compartilhar dessas aventuras.:concordo:
Perfeito Gabriel!:palmas:
Acho que podemos começar com sugestões de passeios que mesclem 4x4 e caminhada... depois podiamos reunir aqueles que se interessarem para decidirmos algúm "evento"... o que acha :?:
[]s:concordo:
m.vinicius
15/01/2008, 09:40
será que dá para incluir bike neste tópico também? sou mais adepto de trekking, em minha cidade temos muitos adptos de esportes de aventura, minas também tem ótimos lugares para esportes ligados a natureza. costumo levar uma das bikes de jipe até algum lugar belo, dar umas pedaladas e voltar de jipe.
será que dá para incluir bike neste tópico também? sou mais adepto de trekking, em minha cidade temos muitos adptos de esportes de aventura, minas também tem ótimos lugares para esportes ligados a natureza. costumo levar uma das bikes de jipe até algum lugar belo, dar umas pedaladas e voltar de jipe.
Então Vinícius, acho que a idéia realmente é ser democrático no que se refere a esportes de aventura ou ecológicos, como off road, caminhada, trekking... sei lá, deixa o povo se manifestar aí...
[]:concordo:
Mineiro do Cerrado
15/01/2008, 10:20
Pessoal achei o tópico perfeito! Foi uma idéia nota 10!
Afinal tem lugares que nem um jipe te leva...
Vinicius, era para eu estar agora pedalando na Estrada Real à caminho de Paraty, mas meu companheiro de pedaladas deve a infeliz idéia de se casar! E eu sou testemunha do enforcamento! Ano passado eu e esse amigo demos uma voltinha de bike pela Argentina.
http://deterrasehomens.blogspot.com/
Abraços
Perfeito Gabriel!:palmas:
Acho que podemos começar com sugestões de passeios que mesclem 4x4 e caminhada... depois podiamos reunir aqueles que se interessarem para decidirmos algúm "evento"... o que acha :?:
Acho ótima a iniciativa, mas preciso lembrá-los que, para conseguirmos fazer uma caminhada legal, será preciso nos afastarmos de Sampa, o que fará com que a maioria destes passeios requeira um final de semana.
Um bom lugar para fazer algo é a região compreendida entre Monte Verde, Gonçalves e São Francisco Xavier, dá para rodar por bonitas estradas de terra e fazer caminhadas de algumas horas, para desenferrujar as pernas.
Se quiserem rodar mais, há a região de Visconde de Mauá e de Itatiaia (parte alta do parque), também dá para rodar por estradas de terra e fazer belas caminhadas.
Para um passeio de um dia, é preciso escolher, ou rodamos pouco para caminharmos mais (a Pedra do Lopo, em Extrema, seria um exemplo), ou rodamos mais, mas não sobra tempo para caminhar... :-(
[ ]s
Gil
Otávio Luiz
15/01/2008, 13:36
Aqui em Curitiba temos a serra do mar bem pertinho, dá pra fazer várias caminhadas num dia... é claro, uma de cada vez...:mrgreen:
Inclusive o Pico Paraná, ponto mais alto do sul do Brasil com 1.998 m de altitude (alguns dizem que tem 1970 m e alguma coisa, não sei quem está certo).
Dá pra ir pro Marumbi de trem (se não me falha a memória o pico mais alto, o Olimpo, tem 1778 m), tem a Trilha do Itoupava, feita pelos jesuítas que ligava Curitiba a Paranaguá. Tem vários pontos que preservam a trilha original, do jeito que foi feita (hoje em dia fazemos esta trilha de Borda do Campo a Morretes, o trecho da serra do mar).
O Morro do Anhangava, que fica a duas horas de Curitiba de carro, é considerado a escolinha dos escaladores daqui... e mais uma pá de morros por aí... Pão de Loth, ao lado do Anhangava; Caratuva e Itapiroca na serra do Pico Paraná; Gigante, Abrolhos, Pedra da lagartixa, Canal e Vigia na serra do Marumbi... fora as trilhas na serra do mar, a maioria beirando a estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá... pra dizer as que eu conheço.
Algumas trilhas (como Anhangava e Itoupava) eram perigosas, tinha muito assalto, mas não sei como está agora.
Um link legal pra conhecer, do Clube Paranaense de Montanhismo:
http://www.cpmorg.com.br/cpm/
Foi daí que tomei gosto por jipes... desde meus 18 anos passeio por estas paisagens. Mas ultimamente só motorizado!8)
Depois posto algumas fotos..:concordo:
Acho ótima a iniciativa, mas preciso lembrá-los que, para conseguirmos fazer uma caminhada legal, será preciso nos afastarmos de Sampa, o que fará com que a maioria destes passeios requeira um final de semana.
Um bom lugar para fazer algo é a região compreendida entre Monte Verde, Gonçalves e São Francisco Xavier, dá para rodar por bonitas estradas de terra e fazer caminhadas de algumas horas, para desenferrujar as pernas.
Se quiserem rodar mais, há a região de Visconde de Mauá e de Itatiaia (parte alta do parque), também dá para rodar por estradas de terra e fazer belas caminhadas.
Para um passeio de um dia, é preciso escolher, ou rodamos pouco para caminharmos mais (a Pedra do Lopo, em Extrema, seria um exemplo), ou rodamos mais, mas não sobra tempo para caminhar... :-(
[ ]s
Gil
Gil, suas sugestões são ótimas:palmas: e além dessas tb temos opções mais próximas como em Atibaia, Paranapiacaba, Santa Isabel... pra citar algumas que já conheço... gosto muito da região de Extrema tb mas não conheço a "Pedra do Lopo"... tb podemos estudar viagens maiores, de fim de semana... o legal é termos opções...
Alguém aqui gosta de espeleologia :pensativo: :?: Conhecem a Caverna do Diabo :twisted: :?:
[]s empolgados!!:concordo:
gabriel.inacio
16/01/2008, 10:14
BOM ACHO Q O TOPICO VAI BOMBAR HEIM
Então podemos marcar um encontro qq dia desses no pacaembu e combinarmos um passeio aqui por são paulo, oq acham??
Amanha eu to na Pacaembu, mas sem viatura
...podemos marcar um encontro qq dia desses no pacaembu e combinarmos um passeio aqui por são paulo, oq acham??
Amanha eu to na Pacaembu, mas sem viatura
Penso que devemos dar um tempo pra juntar mais gente... sugiro quinta, dia 31 antes do carnaval... o que acha :pensativo: :?:
Enquanto isso, vamos divulgando o tópico, a iniciativa e a oportunidade:dance::!:
Otávio Luiz
17/01/2008, 12:28
Quando tudo começou... esta fotos são de 1987...:concordo:
1 - Conjunto Marumbi visto do Véu da Noiva
2 - Cj. Marumbi visto do Salto dos Macacos
Otávio Luiz
17/01/2008, 12:32
Pico Paraná, ponto mais alto do sul do Brasil.
Acampado a quase 2.000 m...:dance:
Fotos tiradas do cume.
Otávio Luiz
17/01/2008, 12:37
1, 2 e 3 - fotos tiradas do acampamento 1 (A1), que é um local escolhido pra quem quer acampar no pé do PP e subir no dia seguinte.
A caminhada pro PP dura cerca de 5 a 7 horas carregado...:mad:
4 - Vale dos Perdidos, na subida do PP
Otávio Luiz
17/01/2008, 12:41
O Itapiroca fica na metade do caminho para o PP.
Fotos tiradas do cume...
Otávio Luiz
17/01/2008, 12:45
1 - Itapiroca visto de baixo.
4 - Por do sol no Itapiroca
2 - Do cume do Caratuva olhando o Itapiroca
3 - Do Caratuva p/ a represa do Capivari, aonde passa a BR116 vindo de SP e caiu a ponte tempos atrás.
Otávio Luiz
17/01/2008, 12:51
1 - O fusca que virou meu primeiro 4x4 (Niva Brinquedão) e o Canal ao fundo
2 - Canal
3 e 4 - Vigia
Caraca Otavio, que visual :!::!:
De dar água na boca, hein :!::?::p
Belíssimas fotos, parabéns:palmas:
Mineiro do Cerrado
17/01/2008, 16:12
Otávio,
Morei em Londrina uns 5 anos!
Iamos com freqüência ao come do PP! Poxa passei noites maravilhosas lá em cima!... e algumas tempestades também! hehehe :mrgreen: Uma pena que naquela epoca camera digital era um luxo e as poucas fotos que tenho não estão digitalizadas!
Mas poxa a saudade remoueu fundo agora!!! Acho que vou dar um jeito de marcar uma volta ao PP.... aquela trilha é ótima! Uma das melhores que já fiz, pelo visual, pelo clima... Um ótimo passeio! Se um dos passeio for o PP vou pensar seriamente em bater em Curitiba! Tá precisando de zequinha!? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Otávio Luiz
17/01/2008, 16:26
Soldier, tenho mais algumas pra postar, mas as melhores estão aí.
Mineiro, todas estas fotos são em papel, digitalizei elas em casa. Nesta época não existia maq. digital.
Quero ver se volto lá este ano, fazem uns quatro anos que não pratico mais escalaminhadas...
Mas tem que ser no inverno, mais fresco, menos inseto e sem chances de tempestades...
Neste dia que dormimos no pico (era verão) caiu uma tempestade daquelas, com raios e trovões. Tiramos tudo que era de metal de dentro da barraca e colocamos no meio do mato o mais longe possível...:shock:... mas o pico é pequeno, do tamanho de uma quadra de basquete, ou seja, se caísse um raio lá ia ser ruim, muito ruim...
Pra quem curte espeleologia, caminhada, escalada ou qq treco radical::twisted:
http://www.cavernasdopetar.com.br/
Quando tudo começou... esta fotos são de 1987...:concordo:
1 - Conjunto Marumbi visto do Véu da Noiva
2 - Cj. Marumbi visto do Salto dos Macacos
Pô, Otávio, você pegou pesado agora, hein? rsrsrs
Lindas fotos :concordo:, me deram inveja, eu ainda estou "me devendo" a região do Marumbi!
Vou colocar algumas fotos, também, só para atiçar o pessoal! :)
1 - Serra e Pico do Papagaio, vistos do povoado de Nogueira/MG;
2 - Travessia Aiuruóca - Alagoa, 2,5 dias de caminhada. Ao fundo o Pico do Papagaio;
3 - Estrada para Fragária, com o Camarada Marcos Ferrari, que seguiu p/ V de Mauá;
4 - Estrada Fragária - Capivara, que leva à ligação com V de Mauá;
5 - Mais uma da região do Papagaio, no Retiro dos Pedros. Este lugar é o ponto de acampamento da primeira noite da travessia. Foi em 95, e foi a única vez em que eu fui para lá de carro, procurem e acharão, no lado esquerdo, meu segundo Niva. Como havia três crianças, uma delas com apenas dois anos, não dava para irmos todos a pé, levando a bagagem, eu tive que subir levando a toda bagagem (para 5 adultos e 3 crianças, mais barracas e comida!) e a mãe da criança com a dita cuja no colo, enquanto o resto do pessoal subia a pé. A "estrada" era animal, com enormes pedras, cheguei a pensar que o russinho não conseguiria subir (eu tinha apenas 2 anos de Niva). Hoje, infelizmente, este local está sendo detonado pelos grandes grupos de jipeiros que lá sobem e, ao invés de caminhar pela região, preferem ficar "testando" seus 4x4 na região, detonando a frágil flora do lugar. Uma pena...
Tenho muuuuuitas fotos de divrsas caminhadas, mas, assim como o Otávio, minhas fotos são em 35mm, eu escaneei diversas, mas não dá para escanear todas! :confused:
[ ]s
Otávio Luiz
18/01/2008, 09:00
Show as fotos Gil...:palmas:
Tenho muita vontade de conhecer a região da Mantiqueira. Difícil é convencer a patroa, ela não gosta muito de mato, é mais urbanóide...
Gil ou Otávio, vcs conhecem a região do Petar :?:
Otávio Luiz
18/01/2008, 11:30
Não conheço Soldier, mas é uma região bem famosa. Pesquisa na net que deve ter bastante coisa...
Já fui a algumas cavernas por aqui... éramos malucos, certa vez entramos na caverna com umas lanterninhas vagabundas e elas pifaram...:putz:... conseguimos sair graças a um isqueiro. Íamos acionando a pedra e andando, tipo strobo...:shock:... sem contar os ataques de morcego, outra vez tivemos que sair da caverna, os bichinhos estavam "alvoroçados"...:D
Não conheço Soldier, mas é uma região bem famosa. Pesquisa na net que deve ter bastante coisa...
Já fui a algumas cavernas por aqui... éramos malucos, certa vez entramos na caverna com umas lanterninhas vagabundas e elas pifaram...:putz:... conseguimos sair graças a um isqueiro. Íamos acionando a pedra e andando, tipo strobo...:shock:... sem contar os ataques de morcego, outra vez tivemos que sair da caverna, os bichinhos estavam "alvoroçados"...:D
Minha pergunta foi mais no sentido de sugerir um destino... rsrsrs :-D !!
Na net tem bastante coisa realmente, eu inclusive, uns postes atrás, inseri um link para um site de turismo "eco-radical" bem completo... :concordo:
Show as fotos Gil...:palmas:
Tenho muita vontade de conhecer a região da Mantiqueira. Difícil é convencer a patroa, ela não gosta muito de mato, é mais urbanóide...
Otávio, a Mantiqueira não é, necessariamente, apenas "mato" :discordo:, há lugares mais "civilizados" :concordo:, com ótimos restaurantes e - importantíssimo para a patroa - muitas lojinhas. Visconde de Mauá é o melhor exemplo, é rústica, mas tem pousadas e hotéis confortáveis, boa comida (que tal uma truta? :p ) e muuuuuitas lojinhas.
Eu estarei lá nos próximos dias 25, 26 e 27, presente também o Camarada Jairo Pinheiro, do Rio. Se quiser aparecer por lá, escreva! :smile:
[ ] s
Gil ou Otávio, vcs conhecem a região do Petar :?:
Eu estive lá há muitos anos, visitei várias cavernas. Gostei, mas não me sinto tentado a retornar, meu negócio são as montanhas, e não as cavernas. Mas acho válido, para quem nunca foi, conhecer algumas, é algo impressionante!
[ ]s
Otávio Luiz
18/01/2008, 13:34
Otávio, a Mantiqueira não é, necessariamente, apenas "mato" :discordo:, há lugares mais "civilizados" :concordo:, com ótimos restaurantes e - importantíssimo para a patroa - muitas lojinhas. Visconde de Mauá é o melhor exemplo, é rústica, mas tem pousadas e hotéis confortáveis, boa comida (que tal uma truta? :p ) e muuuuuitas lojinhas.
É verdade, não tinha pensado por este lado... como gosto de mato mesmo, fico pensando em fazer caminhadas, subir as montanhas, coisas que ela não curte.
Eu estarei lá nos próximos dias 25, 26 e 27, presente também o Camarada Jairo Pinheiro, do Rio. Se quiser aparecer por lá, escreva! :smile:
Ah se fosse mais perto... valeu o convite.:concordo:
Aproveitano o gancho, uma trilha muito legal é de Bonete na Ilha Bela.
É verdade, não tinha pensado por este lado... como gosto de mato mesmo, fico pensando em fazer caminhadas, subir as montanhas, coisas que ela não curte.
Ah se fosse mais perto... valeu o convite.:concordo:
"Mais perto"? Não existem distâncias para quem tem um Niva! :lol::lol::lol::lol::lol:
[ ]s
Mineiro do Cerrado
18/01/2008, 17:28
Soldier,
Sei como é o pico! Já acampei lá também! Uma amigo teve a vereta da barraca quebrada pela ventania uma vez! A minha Manaslu, feita pelo Adauto (se é de Curitiba conhece a marca!) não quebrou mas o vento dobrava ela de encostar na cara!!!
Lá é ótimo! Eu escalava em Londrina e Região... e sempre que dava esticavamos para mais longe. Conhece o buraco do padre? Lá perto de Ponta Grossa?
Abraços
Soldier,
Sei como é o pico! Já acampei lá também! Uma amigo teve a vereta da barraca quebrada pela ventania uma vez! A minha Manaslu, feita pelo Adauto (se é de Curitiba conhece a marca!) não quebrou mas o vento dobrava ela de encostar na cara!!!
Lá é ótimo! Eu escalava em Londrina e Região... e sempre que dava esticavamos para mais longe. Conhece o buraco do padre? Lá perto de Ponta Grossa?
Abraços
Mineiro... do Amazonas... sou filho de baiana, mas eu sou paulista, paulistano... paranaense ou curitibano é o Otávio... se é que ele naum é carioca... :roll: rsrsrs!!! Que confusão :!::!: Londrina eu conheço, mas uma coisa eu "agarantio"... :discordo: não conheço o "buraco do padre" (que deve ser gaúcho :mrgreen:)... nem "ponta grossa" (ui):discordo: nem fina... rsrsrs :mrgreen::mrgreen::!::!:
[] :p:concordo:
Mineiro do Cerrado
19/01/2008, 16:48
Mineiro... do Amazonas... sou filho de baiana, mas eu sou paulista, paulistano... paranaense ou curitibano é o Otávio... se é que ele naum é carioca... :roll: rsrsrs!!! Que confusão :!::!: Londrina eu conheço, mas uma coisa eu "agarantio"... :discordo: não conheço o "buraco do padre" (que deve ser gaúcho :mrgreen:)... nem "ponta grossa" (ui):discordo: nem fina... rsrsrs :mrgreen::mrgreen::!::!:
[] :p:concordo:
PUTZ! :putz: Desculpe a confusão!
Eu jurava que havia colocado o nome do Otávio!!! :putz::putz::putz:
Mas deixa pra lá né afinal se vc é meio baiano meio paulistano eu já morei em tanta cidade que em sinto a diferença mais! No funto é tudo esse taperão descanchelado chamado Brasil!:mrgreen::dance::mrgreen::dance::mrgreen::d ance:
Mas esse trem ai de do Buraco do Padre é uma história Longa que o Otávio pode confirmar!8)
Dizem que os meninos de "Ponta Grossa" namoram as moças de "Campo Largo" :oops: e tem uns (que devem ser Total Flex) que se divertem no "Buraco do Padre" Uuiiiiiiiii :shock::shock::shock: hehehe
Eu não conheço mas desconfio que passa por lá a BR024 (conhecida como Tranviadonica) ligando Campinas a Pelotas! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (gaúchos se abstenham por favor!) hehehe...
Abraços à todos!
Otávio Luiz
21/01/2008, 10:33
Brasileiros, sou curitibano, nascido e criado por aqui.
Sobre o Buraco do Padre; não conheço, mas tenho vontade de ir...
É uma cachoeira bem conhecida por aqui. Se não me engano o nome vem da história de que um padre ia rezar sempre por lá, e a cachoeira cai dentro de um "buraco", fica meio escondida numa gruta, alguma coisa assim...
Dei uma googlada, veja o que apareceu...
http://www.terraeasfalto.com.br/destinos/pontagrossa/buracopadre/
http://pg.pr.gov.br/bpadre
Mineiro do Cerrado
21/01/2008, 11:06
Otávio,
Eu já conheço o Buraco do Padre! Uiiii :shock:
Realmente é uma cachoeira que cai em um buraco e que você pode entrar por baixo em uma pequena trilha!
Um lugar bonito :concordo: vale um passeio da Curitiba até lá!
Abraços
Aproveitano o gancho, uma trilha muito legal é de Bonete na Ilha Bela.
Jipeiro, vc tem mais detalhes :?:
[]s
Bonete é um vilarejo de pescadores onde se chega de Barco ou a pé. Dá p/ ir de carro até o começo da trilha e deixar o carro em um estacionamento e seguir a pé, o local é muito bonito passando por algumas cachoeiras dependo da velocidade p/ fazer este trajeto em 3 ou 4 horas. Pretendo ir no carnaval até Bonete ede Bonete Castelhano margendo a Ilha.
Bonete é um vilarejo de pescadores onde se chega de Barco ou a pé. Dá p/ ir de carro até o começo da trilha e deixar o carro em um estacionamento e seguir a pé, o local é muito bonito passando por algumas cachoeiras dependo da velocidade p/ fazer este trajeto em 3 ou 4 horas. Pretendo ir no carnaval até Bonete ede Bonete Castelhano margendo a Ilha.
Cara, muito show :palmas:
Vc vai acampar em Bonete :?:
Depois traga detalhes pra nós, tipo... movimento, estado da trilha, nível de dificuldade, tempo de caminhada, pontos de descanço, fotos :smile: etc. etc. etc. ;-)
Opções parece que não vão faltar... quero ver a empolgação do povo :pensativo:
Bom passeio :concordo:
Eae camaradas :?:
Fogo de palha :? :?:
Vamos agitar algo :dance: :?:
Eae camaradas :?:
Fogo de palha :? :?:
Vamos agitar algo :dance: :?:
Hehehe.... é fato!
Hehehe.... é fato!
Graaaaande Gil :mrgreen:, vc pretende ir ao evento de Porto Feliz em março :?:
Graaaaande Gil :mrgreen:, vc pretende ir ao evento de Porto Feliz em março :?:
Eu soube que o evento ainda não está confirmado, mas, caso ele se realize, pretendo ir!
[ ]s
P.S.: isto não está meio fora do tópico? :?
Eu soube que o evento ainda não está confirmado, mas, caso ele se realize, pretendo ir!
[ ]s
Tb estou pensando em ir... mas quero saber se haverão Nivas por lá antes...:mrgreen:
P.S.: isto não está meio fora do tópico? :?
Pode ser, mas quem sabe assim alguém não se manifesta... :?
Além do mais, será que por lá não tem opções do tipo :roll: :?:
gabriel.inacio
07/02/2008, 16:39
Pessoal, eu passei o carnaval em São Luiz do Paraitinga, q cidade legal, mas alem do carnaval q é bom d+ eu tbm descobri q tem varias cochoeiras pela regiao, alguem sabe alguma coisa sobre a cidade??
Ps: estava em uma trilha pra chegar ate uma cachoeira, quando me passa um niva espirrando barro na galera...isso me estigou :twisted:
Abraços
[QUOTE=Soldier;536946]Tb estou pensando em ir... mas quero saber se haverão Nivas por lá antes...:mrgreen:
Veja no tópico a respeito, no Orkut Camaradas do Niva, há vários proprietários de Niva interessados em ir (eu sou um deles), resta saber se irão... :???:
[ ]s
Tb estou pensando em ir... mas quero saber se haverão Nivas por lá antes...:mrgreen:
Veja no tópico a respeito, no Orkut Camaradas do Niva, há vários proprietários de Niva interessados em ir (eu sou um deles), resta saber se irão... :???:
[ ]s
No meu caso, a questão é que minha mulher estará com quase 9 meses (previsto para início de abril), por isso a dúvida ;-)
[]s :concordo:
No meu caso, a questão é que minha mulher estará com quase 9 meses (previsto para início de abril), por isso a dúvida ;-)
Até Porto Feliz, é só asfalto, você pode ir até lá, para encontrar o pessoal, sem participar dos passeios por estradas de terra. Aliás, pode ser que eu faça o mesmo!
[ ]s
Eduardo Velo
07/02/2008, 19:47
Pessoal, eu passei o carnaval em São Luiz do Paraitinga, q cidade legal, mas alem do carnaval q é bom d+ eu tbm descobri q tem varias cochoeiras pela regiao, alguem sabe alguma coisa sobre a cidade??Abraços
Gabriel , estava em Natividade , fugindo do agito de carnaval , fui pra S. Luiz pelas fazendas só tinha a gente no caminho , muito bom ... , passei por S. Luiz e não gostei nada , tava acostumado passar por lá e ser td bem calmo ... , tinha muita gente , muitas barracas ... , a maioria bêbado ... quase passei por cima de um com o Engesa , o cara pulou na frente do carro , bebum ... tava indo até a cachoeira grande que fica 20 km sentido lagoinha , fomos por asfalto e voltamos por terra ... não conseguimos ficar mais que 10 min. na cachoeira tamanho o barulho do som que puseram lá e a quantidade de gente , não dá pra encarar ... ali é natureza , não era pra ter nada daquilo ...
Aquela região é cheia de cachus , o bom é fazer a pé mesmo , passamos por algumas na beira da estrada .
Seguem algumas fotos ...
Até Porto Feliz, é só asfalto, você pode ir até lá, para encontrar o pessoal, sem participar dos passeios por estradas de terra. Aliás, pode ser que eu faça o mesmo!
[ ]s
Vendo desta forma, realmente é uma boa! A "muié" curtiu a idéia! :palmas:
Gabriel , estava em Natividade , fugindo do agito de carnaval , fui pra S. Luiz pelas fazendas só tinha a gente no caminho , muito bom ... , passei por S. Luiz e não gostei nada , tava acostumado passar por lá e ser td bem calmo ... , tinha muita gente , muitas barracas ... , a maioria bêbado ... quase passei por cima de um com o Engesa , o cara pulou na frente do carro , bebum ... tava indo até a cachoeira grande que fica 20 km sentido lagoinha , fomos por asfalto e voltamos por terra ... não conseguimos ficar mais que 10 min. na cachoeira tamanho o barulho do som que puseram lá e a quantidade de gente , não dá pra encarar ... ali é natureza , não era pra ter nada daquilo ...
Aquela região é cheia de cachus , o bom é fazer a pé mesmo , passamos por algumas na beira da estrada .
Seguem algumas fotos ...
Eduardo, acho que no Brasil, todos os lugares, por mais naturais e isolados que sejam, ficam "contaminados" pelo carnaval... ;) a propósito, pela forma que vc escreveu, acho que pegou o "espírito" deste tópico :mrgreen: :!:
Gabriel, realmente uma boa opção. Como falamos antes, precisamos nos planejar, alternativas não faltam :pensativo:, abundam :mrgreen:
Eduardo Velo
08/02/2008, 12:33
a propósito, pela forma que vc escreveu, acho que pegou o "espírito" deste tópico :mrgreen: :!:
Tenho uma mochila no jipe com td pronto pra encarar trilha a pé se precisar , já tive que deixar o jipe e seguir a pé algumas vzs ... e as vzs a gente faz até mais rápido a pé ... qdo a gente ve alguma coisa interessante e não da pra chegar de jipe , o melhor é encarar no pézão mesmo , basta estar preparado ...
abs ...
[QUOTE=Soldier;542118]Eduardo, acho que no Brasil, todos os lugares, por mais naturais e isolados que sejam, ficam "contaminados" pelo carnaval... ;) a
Neste último feriado, estive na região de Itamonte, Alagoa e Fragária, e não vi nem sombra do Carnaval! :pensativo: :smile:
[ ]s
Tenho uma mochila no jipe com td pronto pra encarar trilha a pé se precisar , já tive que deixar o jipe e seguir a pé algumas vzs ... e as vzs a gente faz até mais rápido a pé ... qdo a gente ve alguma coisa interessante e não da pra chegar de jipe , o melhor é encarar no pézão mesmo , basta estar preparado ...
abs ...
Qdo eu crescer quero ser igual vc :!: :p:mrgreen::mrgreen:
[quote=Soldier;542118]Eduardo, acho que no Brasil, todos os lugares, por mais naturais e isolados que sejam, ficam "contaminados" pelo carnaval... ;) a
Neste último feriado, estive na região de Itamonte, Alagoa e Fragária, e não vi nem sombra do Carnaval! :pensativo: :smile:
[ ]s
Sorte sua :mrgreen: Itamonte é região de montanhas... Alagoa e Fragária não conheço, mas qual era a "temperatura" por lá esses dias :?:
[quote=Girti;542327]
Sorte sua :mrgreen: Itamonte é região de montanhas... Alagoa e Fragária não conheço, mas qual era a "temperatura" por lá esses dias :?:
Não estava muito frio. Na semana anterior, aproveitando o feriado do dia 25, estive em V. de Mauá, e pegamos 12 graus à noite. No Verão!!! :shock:
Se quiser ler um pouco sobre a região Aiuruoca/Alagoa/Fragária, visite o tópico abaixo, onde há dicas, mapas e algumas fotos. Leia desde a primeira mensagem.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35429&page=2
O mais divertido é que, nesta troca de mensagens, acabei conhecendo pessoalmente o Miguel (no Ano Novo) e o Pedro (no Carnaval), ambas as vezes na Fragária.
[ ]s
[quote=Soldier;542396]
Não estava muito frio. Na semana anterior, aproveitando o feriado do dia 25, estive em V. de Mauá, e pegamos 12 graus à noite. No Verão!!! :shock:
Vc respondeu exatamente o que eu imaginei... acho que "carnaval e frio" não é bem o que os foliões procuram... :mrgreen:
[']s:concordo:
pedrodoniva
09/02/2008, 16:15
... qdo a gente ve alguma coisa interessante e não da pra chegar de jipe , o melhor é encarar no pézão mesmo , basta estar preparado ...
Se um jipe não pode me levar até o lugar, penso duas vezes antes de ir,kkkkkkkk
[quote=Girti;542848]
Vc respondeu exatamente o que eu imaginei... acho que "carnaval e frio" não é bem o que os foliões procuram... :mrgreen:
[']s:concordo:
Soldier, o frio foi em V de Mauá, uma semana antes do Carnaval. Na Fragária, durante o Carnaval, não estava tão frio, um pouco mais frio do que aqui em Sampa! :-P :-P
[ ]s
Bem camaradas... essa é a chance de falarmos sobre o assunto: Hoje, ao que tudo (inclusive o clima) indica, haverá o encontro de Niveiros no Pacaembu :grin:.
Podemos falar sobre o assunto lá e partir para a parte prática :dance::!:
Quem se interessar é só se chegar junto 8) :!:
gabriel.inacio
29/02/2008, 09:59
Pessoal, queria alguma sugestão de alguma trilha pra fazer de fds, tipo coisa rapida, so pra dar uma distraida mesmo.
e ai alguem sabe?
|___|
ö===ö
\\ \\
:rolleyes:
Pessoal, queria alguma sugestão de alguma trilha pra fazer de fds, tipo coisa rapida, so pra dar uma distraida mesmo.
e ai alguem sabe?
Trilha a pé :?: Vc conhece Paranapiacaba :?: Não é bem uma "trilha rápida" mas é um lugar muito legal :dance: Só não vá dar trabalho pros bombeiros hein :mrgreen:
e ai alguem sabe?
Uma boa opção para uma caminhada de um dia é a Pedra do Lopo, em Extrema. É só seguir pela Fernão Dias, entrar em Extrema e subir, de carro, até as antenas (podme ser vistas da F Dias). Deixa-se o carro por lá e, um pouco mais adiante, há uma porteira, aolado da qual há uma trilha, que leva à Pedra das Flores. De lá, outra trilha leva até a Pedra do Lopo. Leve comida e água, esta última é escassa no trajeto. A trilha deve levar ca. de 1 a 1,5 horas até a Pedra do Lopo.
[ ]s
toyotabike
04/03/2008, 12:43
olá pessoal estive vendo as mens e gostaria de participar tambem,, gostaria de saber quando vão marcar outro encontro no pacaembu para podermos espor as idéias,, conheço varios passeios na região do vale do ribeira e fui guia de carvernas no petar se um dia marcarmos de ir para lá! oque tambem podemos marcar seria de fazer um rapel na pedreira do dib aqui na serra da camtareira tenho os equipamentos é só marcar se alguem tiver disposto!1 na páscoa vou fazer a trilha para castelianos e o rapel da cachoeira do gato de alguem tiver afim !! desde já abraços a todos
olá pessoal estive vendo as mens e gostaria de participar tambem,, gostaria de saber quando vão marcar outro encontro no pacaembu para podermos espor as idéias,, conheço varios passeios na região do vale do ribeira e fui guia de carvernas no petar se um dia marcarmos de ir para lá! oque tambem podemos marcar seria de fazer um rapel na pedreira do dib aqui na serra da camtareira tenho os equipamentos é só marcar se alguem tiver disposto!1 na páscoa vou fazer a trilha para castelianos e o rapel da cachoeira do gato de alguem tiver afim !! desde já abraços a todos
Caio, minha vontade é de conhecer o Petar, mas isso requer um planejamento legal pra aproveitar bem o passeio... esse mês está cheio de opções :palmas:e temos que administrar bem :-D.
Só pra vc ter uma idéia, que eu saiba, no dia 16 tem um encontro em Porto Feliz (próximo a Sorocaba), na semana Santa o Baré marcou tb em Aiuruoca (sul de MG), dia 29 marcamos no Puma em Atibaia e a turma do Camaradas do Orkut está planejando ir pra São Francisco Xavier... opções não faltam :mrgreen:
Como eu disse antes, apareça lá em Atibaia e a gente conversa a respeito...
Gde abraço e bem vindo :concordo:
Eduardo Velo
04/03/2008, 14:08
... conheço varios passeios na região do vale do ribeira e fui guia de carvernas no petar se um dia marcarmos de ir para lá! ...
Camarada , mandei uma MP perguntando sobre Itaóca ...
Estou pra marcar trilha a pé na Serra do mar saindo prox. de R. Grande da Serra , assim que marcar coloco convite por aqui ... a gente deixa as vtrs no clube da Solvai ... leva o dia inteiro ida e volta ...
Camarada , mandei uma MP perguntando sobre Itaóca ...
Estou pra marcar trilha a pé na Serra do mar saindo prox. de R. Grande da Serra , assim que marcar coloco convite por aqui ... a gente deixa as vtrs no clube da Solvai ... leva o dia inteiro ida e volta ...
Edu, se o convite for aberto e a data não coincidir com o nascimento do herdeiro eu tô dentro!!!:dance:
toyotabike
04/03/2008, 14:21
Edu
já respondi sua mens sobre itaoca
Se for rolar essa trilha na serra do mar é só dar um toque que to dentro tambem
Abraços Caio
Sábado vou fazer uma trilha em Paranapiacaba e domingo vou participar de um Rally a pé em Guaraú / Paruibe
Pan
Eduardo Velo
04/03/2008, 17:10
Sábado vou fazer uma trilha em Paranapiacaba e domingo vou participar de um Rally a pé em Guaraú / Paruibe Pan
Jipeiro , a gente vai estar por paranapiacaba sab. , vamos entrar no Roncom , depois seguir pra Torre e trilha pra Quatinga , voltando depois pra Taquarussu ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28341&page=21
abs ...
Fernando da Terra
05/08/2010, 14:24
Conversando com o Gil hoje, resolvemos ressucitar esse tópico......
Como diretriz, podemos começar falando de um determinado lugar, ou de uma determinada trilha.
Como o assunto lá no outro tópico, era a Serra dos Orgãos, e da travessia Petrópolis-Teresópolis, vamos falar um pouco de lá....
O Pajé_Tapuya vai colocar aqui as fotos da travessia que ele fez lá, há 15 dias..... e nos contar mais detalhes da aventura........
O Gil também tem muita coisa para falar de lá (com fotos)...
Eu, ainda não fiz essa travessia (pretendo e vou ter que fazê-la), mas fiz 2 vezes a caminhada até a Pedra do Sino... ai vão algumas fotos que já tinha colocado lá, e mudei para cá.....
1 - Dedo do Home
2 - A Serra dos Órgãos
3 - Montanhas
4 - A galera
5 - Quati Invasor. Tinha um bando de 9, que vinha todo dia no acampamento atrás de rango..
Fernando
Fernando da Terra
05/08/2010, 14:27
mais algumas, depopis vou selecionar mais....
1 - Coisas estranhas podem acontecer à noite, sob o efeito do luar e depois de umas e outras...
2 - Flor muito linda, com um azul incomum
3 - visual do Mirante (Teresópolis ao fundo)
4 - na Pedra do Sino
(...)O Gil também tem muita coisa para falar de lá (com fotos)...(..)
Fernando
Sorry, são fotos em papel, eu teria que digitalizá-las... Quem sabe daqui a algum tempo? Mas tenho fotos digitalizadas ou digitais de outros lugares, como as fotos digitalizadas que anexei a essa mensagem:
Fotos 1 e 2: região do Itatiaia
Foto 3: Serra do Cipó
Fotos 4 e 5: Serra do Papagaio
Fernando da Terra
05/08/2010, 17:42
Gil, então relata (se sua memória permitir.....rsrsrs...) resumidamente, como foi a travessia Petrópolis-Teresópolis pra gente......:mrgreen:
Fernando
Gil, então relata (se sua memória permitir.....rsrsrs...) resumidamente, como foi a travessia Petrópolis-Teresópolis pra gente......:mrgreen:
Fernando
Chiiii, rapaz, faz muuuuuito tempo, fiz esta travessia eu fiz em Junho de 1992... O tempo estava bom no início e no final da caminhada (fizemos a travessia em 4 dias), mas encoberto e com muuuuita neblina no meio, tornando a navegação bastante complicada (nem se pensava em GPS naquele tempo). Felizmente, alguns dos participantes já haviam feito a trilha, o que facilitou as coisas. Revendo as fotos (saudades...), lembro-me que havia lindos visuais da Baía da Guanabara e da Serra dos Órgãos, mas isto à custa de muita pauleira, a trilha não é "impossível", mas é exigente!
Agora que você me fez desenterrar as fotos (rsrsrs), vou ver se escaneio algumas, para dar uma idéia de como foi a travessia!
CLAUDIOPEREIRA
05/08/2010, 22:46
Bem galera, também gosto de bater pernas por aí. Há alguns anos atrás, nos juntamos com um grupo aqui do RJ chamado "Clube dos Excurcionistas Brasileiro", e fizemos algumas trilhas e passeios com eles...isso na década de 90, se não me falha a memória...rsrs...fizemos o Parque da Tijuca, abrindo trilhas, Penedo, em Terê fomos a Pedra do Sino, Chapada Diamantina, na Ilha Grande e lá pretendo voltar em breve e uma última travessura foi caminhar do Rio até Saquarema pela serra do Mato Grosso...esse foi muito pesado pra minha idade...afinal foram 19 horas de caminhada puxada.
Hoje minha grande preocupação é saber se vai dar pra acompanhar os netos, que já estão sendo devidamente encaminhados por estas veredas...rsrsr, né mesmo Fernando?
No momento tenho a vontade de fazer a belíssima Ilha Grande. O que vcs acham de marcarmos uma data para contorná-la?? Alguém do grupo tem informações de como fazer isso?
Abraços.
CLAUDIOPEREIRA
05/08/2010, 22:51
Então, de qualquer forma toparia fazer parte de alguma "excurção" ou "incursão", rsrsrs, por algum lugar bacana na Região SE de preferência. mas...dependendo...dizem que a Chapada dos Veadeiros é lindíssima e estou na pista o que vier eu topo. rsrsrs.
Ah, as fotos dessa época tem que digitalizar...verei o que posso fazer e depois posto aki.
Bem galera, também gosto de bater pernas por aí. Há alguns anos atrás, nos juntamos com um grupo aqui do RJ chamado "Clube dos Excurcionistas Brasileiro", e fizemos algumas trilhas e passeios com eles...isso na década de 90, se não me falha a memória...rsrs...fizemos o Parque da Tijuca, abrindo trilhas, Penedo, em Terê fomos a Pedra do Sino, Chapada Diamantina, na Ilha Grande e lá pretendo voltar em breve e uma última travessura foi caminhar do Rio até Saquarema pela serra do Mato Grosso...esse foi muito pesado pra minha idade...afinal foram 19 horas de caminhada puxada.
Hoje minha grande preocupação é saber se vai dar pra acompanhar os netos, que já estão sendo devidamente encaminhados por estas veredas...rsrsr, né mesmo Fernando?
No momento tenho a vontade de fazer a belíssima Ilha Grande. O que vcs acham de marcarmos uma data para contorná-la?? Alguém do grupo tem informações de como fazer isso?
Abraços.
Até onde sei, a volta da Ilha Grande é sinalizada, e imagino que na Internet haja informações que poderão ser úteis. Entretanto, acho importante mencionar um incidente com um conhecido meu, há alguns meses: ele foi picado por uma cobra (Jararaca, se não me falha a memória), e por pouco não vai para a Terra dos Pés Juntos. É importante não menosprezar esta possibilidade, a despeito do fato de a ilha ser relativamente "civilizada"!
paje_tapuya
06/08/2010, 09:16
Sorry, são fotos em papel, eu teria que digitalizá-las... Quem sabe daqui a algum tempo? Mas tenho fotos digitalizadas ou digitais de outros lugares, como as fotos digitalizadas que anexei a essa mensagem:
Fotos 1 e 2: região do Itatiaia
Foto 3: Serra do Cipó
Fotos 4 e 5: Serra do Papagaio
Tô nessa!! Vou postar as fotos aqui. Se esse fds der eu trabalho as fotos e posto aqui p vcs verem. Abração
No próximo dia 20 estou indo fazer umas trilhas no Parque Nacional do Itatiaia. Vamos subir o Pico das Agulhas Negras inclusive.
Se alguém se animar, é só entrar em contato q passo os detalhes.:concordo:
Abs,
Baré
paje_tapuya
11/08/2010, 23:36
Estou com um grupo planejando fazer a volta da Ilha Grande no Verão. Te mantenho informado se vc quiser...
Ainda to devendo as fotos, meu pc novo ainda está sem fotoshop p eu diminuir o tamanho delas. Mas elas vem.
Abraços
Abraços.
Fernando da Terra
12/08/2010, 16:47
No próximo dia 20 estou indo fazer umas trilhas no Parque Nacional do Itatiaia. Vamos subir o Pico das Agulhas Negras inclusive.
Baré, onde vocês vão ficar hospedados/acampados?
Fernando
Fernando da Terra
20/08/2010, 15:17
Estamos pretendendo fazer a trilha até a praia de Ponta Negra, em Paraty-RJ, deixando o carro perto do condomínio Laranjeiras e caminhando até a praia do Sono, depois ir até as praias de Antigos e Antiguinhos e finalmente, fazer o trecho que vai até a praia de Ponta Negra.
Alguém foi lá recentemente? Como está de borrachudos por lá?
Quem tiver alguma dica, favor postar aqui......
Fernando
paje_tapuya
28/08/2010, 13:18
Seguem umas fotos da minha travessia da Serra dos Órgãos mês passado...
Não tirei muitas fotos pq no segundo dia caí num buraco cheio de lama e minha máquina molhou. Dessa forma, resolvi não mais usa-la durante a travessia.
1- Castelos do Açú;
2- Vista da Pedra do Sino e topo do Dedo de Deus;
3- Saída para o 2° dia da trilha com vista aos Castelos do Açú e o novo abrigo do parque;
4- Vista da Baía de Guanabarara;
5- Toda trupe do grupo comigo atrás da câmera...
Seguem umas fotos da minha travessia da Serra dos Órgãos mês passado...
Não tirei muitas fotos pq no segundo dia caí num buraco cheio de lama e minha máquina molhou. Dessa forma, resolvi não mais usa-la durante a travessia.
1- Castelos do Açú;
2- Vista da Pedra do Sino e topo do Dedo de Deus;
3- Saída para o 2° dia da trilha com vista aos Castelos do Açú e o novo abrigo do parque;
4- Vista da Baía de Guanabarara;
5- Toda trupe do grupo comigo atrás da câmera...
Estou muito querendo fazer novamente esta travessia, eu só a fiz uma vez, há muuuuuuito tempo, em Junho de 1992. Se quiser ver algumas fotos escaneadas, acesse http://girti.multiply.com/photos/album/40/40
paje_tapuya
28/08/2010, 18:32
Estou muito querendo fazer novamente esta travessia, eu só a fiz uma vez, há muuuuuuito tempo, em Junho de 1992. Se quiser ver algumas fotos escaneadas, acesse http://girti.multiply.com/photos/album/40/40
Valeu Guirti, meu objetivo agora é me preparar melhor para faze-la mais leve. Quando eu for programar te aviso.
Abração
Valeu Guirti, meu objetivo agora é me preparar melhor para faze-la mais leve. Quando eu for programar te aviso.
Abração
Para quem mora no Rio, é mais fácil, até num final de semana dá para fazer a travessia. Já quem mora em São Paulo tem que enfrentar uma viagem de várias horas para chegar ao início da trilha, o que demanda no mínimo um feriado de 3 dias...
paje_tapuya
29/08/2010, 03:00
A trilha é pesada para os meus 105kg, prefiro fazê-la em 3 dias. E na próxima vou com uma reserva para os abrigos para aliviar o peso do fogareiro e material de camping. Abração
Para quem mora no Rio, é mais fácil, até num final de semana dá para fazer a travessia. Já quem mora em São Paulo tem que enfrentar uma viagem de várias horas para chegar ao início da trilha, o que demanda no mínimo um feriado de 3 dias...
A trilha é pesada para os meus 105kg, prefiro fazê-la em 3 dias. E na próxima vou com uma reserva para os abrigos para aliviar o peso do fogareiro e material de camping. Abração
Hehehe.. são 30 Kg a mais do que eu... nem levando a mochila cargueira com cerca de 20 Kg eu chego lá... Qual é a sua altura?
paje_tapuya
29/08/2010, 12:31
Hehehe.. são 30 Kg a mais do que eu... nem levando a mochila cargueira com cerca de 20 Kg eu chego lá... Qual é a sua altura?
Apesar do peso não sou gordo, tenho 1,89m. Mas tem um pouco de excesso que precisa sair urgente para fazer essas trilhas pesadas. Na minha ida saí com 24kg na mochila, pesou um bocado. Na próxima, não levo máquina pesada, o tanto de comida que levei, fogareiro, nem barraca e isolante, etc. Quero ir com pelo com segunda pele p o frio, anorak, saco de dormir, e bem pouca comida desidratada, no máximo 15kg na mochila.
Abraço
Apesar do peso não sou gordo, tenho 1,89m. Mas tem um pouco de excesso que precisa sair urgente para fazer essas trilhas pesadas. Na minha ida saí com 24kg na mochila, pesou um bocado. Na próxima, não levo máquina pesada, o tanto de comida que levei, fogareiro, nem barraca e isolante, etc. Quero ir com pelo com segunda pele p o frio, anorak, saco de dormir, e bem pouca comida desidratada, no máximo 15kg na mochila.
Abraço
Quisera eu levar 15 Kg na cargueira, nunca consegui levar menos do que 20 Kg! Quando caminhei em Torres del Paine, numa caminhada de 8 dias, comecei com cerca de 28 Kg, pois tínhamos que levar comida para vários dias. Mas, pelo seu tamanho e peso, uns 20 Kg são razoáveis, dá para levar, desde que haja um mínimo preparo físico, o que, pelo jeito, você tem.
Otávio Luiz
06/09/2010, 16:27
Salve piazada!!!
Depois de um loooongo tempo afastado do fórum e das trilhas (a pé!) voltei a acampar em cima da montanha, 10 anos depois da última vez...
Fui para o Ciririca, montanha da serra do mar paranaense conhecida pelas placas e por ser uma das menos visitadas, devido a longa e desgastante trilha.
Foram 9h pra subir e 7h pra descer, esforço recompensado pela beleza da montanha e superação pessoal.
Depois posto umas fotos, agora na era digital!!!
Fernando da Terra
14/09/2010, 17:29
Fala Otávio!!!
Coloca as fotos aqui pra gente ver, pelo jeito a trilha é bem legal.......
Baré, você foi pra Itatiaia no mês passado?
Fernando