Conectar

Ver Versão Completa : XJ 98 - Dúvidas mecânicas

Darwin
15/01/2008, 00:24
Falaê, privilegiados proprietários de XJs,

sou irmão do Sombra e colega de trampo do Pardini, XJzêiros de plantão aqui do fórum, e de tanto babar nas viaturas deles, vendi a minha L200 e peguei uma XJ 98 Auto (preta, com 117.000 Km rodados, inteirinha) na Terça passada... patacaparéu, não me perdôo por não ter feito isso uns 5 anos atrás, pelo menos... tô em êxtase... mas tô precisando de um help numas coisas nela, para as quais peço vossas preciosíssimas dicas e considerações:

1) Marcha lenta oscilando em qualquer posição do câmbio com a viatura parada: é pouquíssimo, mas perceptível tanto no ouvido quanto no conta-giros... nos demais veículos que tive, quando algo similar ocorreu, sempre foi o tal step-motor atuador de marcha lenta... seria o caso na XJ também :confused: ?

2) Marcha lenta subindo pra uns 1.200 RPM quando o câmbio é posicionado em P ou N - com qualquer marcha engatada, a marcha lenta desce para uns 900 RPM, o que penso ser o normal dela... teria isso a ver com problema "1" :( ?

3) Muita "vibração" embaixo do carro em baixas velocidades, sobretudo esterçando para qualquer um dos lados (nota: estou andando em 4X4 Full-time, mas em 4X2 também rola a mesma "vibração") - Já comprei Lubrax TRM-5 e aditivo Bardhal pra trocar nos diferenciais, mas será que basta atuar apenas nos diferenciais, sem nada fazer na caixa de transferência e no câmbio - no caso destes 2 últimos, quais a opções $viáveis$ :shock: ?

4) Vazamento na mangueira da caixa de direção (aquela que liga a parte alta da caixa com a parte baixa) nos 2 conectores - rola reparo nestes conectores, ou tem que trocar tudo (mangueira e conectores) :pensativo: ?

5) 2 mangueiras (uma grossa e outra um pouco mais fina) vindo "aparentemente" do sistema de ar-condicionado/quente, correndo pelo lado esquerdo do cabeçote, chegando "quase" até o radiador e se conectando à NADA... isso mesmo, terminam no "ar"; aí existe uma outra mangueira (curta) ligando os 2 pontos onde acredito que as 2 referidas mangueiras deveriam estar conectadas :parede:... que droga é essa :evil: ?

6) Consumo altíssimo (não chegará a 300Km de autonomia) :putz:: troquei óleo (coloquei Lubrax 20W50), filtro de óleo e filtro de ar... já estou com velas novas e os cabos de vela são NGK, aparentemente muito novos... algo mais dá ser feito pra melhorar o consumo ? (ando na macióta mesmo, com as marchas trocando à 2.000 RPM, com o carro vazio, com o ar desligado e os pneus calibrados)

Well, por enquanto, é isso... agradeço antecipadamente pela atenção!

gutoxj98
15/01/2008, 01:42

sou irmão do Sombra e colega de trampo do Pardini, XJzêiros de plantão aqui do fórum, e de tanto babar nas viaturas deles, vendi a minha L200 e peguei uma XJ 98 Auto (preta, com 117.000 Km rodados, inteirinha) na Terça passada... patacaparéu, não me perdôo por não ter feito isso uns 5 anos atrás, pelo menos... tô em êxtase... mas tô precisando de um help numas coisas nela, para as quais peço vossas preciosíssimas dicas e considerações:

1) Marcha lenta oscilando em qualquer posição do câmbio com a viatura parada: é pouquíssimo, mas perceptível tanto no ouvido quanto no conta-giros... nos demais veículos que tive, quando algo similar ocorreu, sempre foi o tal step-motor atuador de marcha lenta... seria o caso na XJ também :confused: ?

2) Marcha lenta subindo pra uns 1.200 RPM quando o câmbio é posicionado em P ou N - com qualquer marcha engatada, a marcha lenta desce para uns 900 RPM, o que penso ser o normal dela... teria isso a ver com problema "1" :( ?

3) Muita "vibração" embaixo do carro em baixas velocidades, sobretudo esterçando para qualquer um dos lados (nota: estou andando em 4X4 Full-time, mas em 4X2 também rola a mesma "vibração") - Já comprei Lubrax TRM-5 e aditivo Bardhal pra trocar nos diferenciais, mas será que basta atuar apenas nos diferenciais, sem nada fazer na caixa de transferência e no câmbio - no caso destes 2 últimos, quais a opções $viáveis$ :shock: ?

4) Vazamento na mangueira da caixa de direção (aquela que liga a parte alta da caixa com a parte baixa) nos 2 conectores - rola reparo nestes conectores, ou tem que trocar tudo (mangueira e conectores) :pensativo: ?

5) 2 mangueiras (uma grossa e outra um pouco mais fina) vindo "aparentemente" do sistema de ar-condicionado/quente, correndo pelo lado esquerdo do cabeçote, chegando "quase" até o radiador e se conectando à NADA... isso mesmo, terminam no "ar"; aí existe uma outra mangueira (curta) ligando os 2 pontos onde acredito que as 2 referidas mangueiras deveriam estar conectadas :parede:... que droga é essa :evil: ?

6) Consumo altíssimo (não chegará a 300Km de autonomia) :putz:: troquei óleo (coloquei Lubrax 20W50), filtro de óleo e filtro de ar... já estou com velas novas e os cabos de vela são NGK, aparentemente muito novos... algo mais dá ser feito pra melhorar o consumo ? (ando na macióta mesmo, com as marchas trocando à 2.000 RPM, com o carro vazio, com o ar desligado e os pneus calibrados)

fala Darwin......o Sombra comentou que tava comprando.....parabens...

vamos lá

1 - Eu tirei a minha TBI e limpei a cabeça (xiiii) de ferro do atuador, melhorou...nao oscila mais......ali gruda uma sujeira que vc nao acredita. é baba, nem precisa trocar junta, coloca a mesma.

2 - A minha tbem faz isso......nao sei o que é.......mas acredito que na mina é por causa do GNV, pois quando ando muito com ela na gasolina...isso nao acontece........

3 - Será que vc ta desligando esse 4x4 ?..pq as vezes acha que desliga mas fica lá......em part time ainda....eu evito manobrar em 4x4....ou ate fazer curvas fechadas, a nao ser quando chove !!!! Os BF grudam muito no chao....nao tem arrasto...ai balança tudo !!!!

4 - nao manjo

5 - Seu carro tem GNV ?...nao é a mangueira que passa agua quente pelo Redutor do GNV ?...se nao tem GNV....ja teve entao !!!

6 - Uma coisa que melhora o consumo é trocar o Fluido do Cambio (aut).....a pegada fica mais firme.........se tiver GNV, coloca variador de avanço que melhora tbem........

7 - Cola no seu Irmao neste sabado, vem com a sua XJ no encontro, os caras da AG3 Oficina, vao escanear nossos carros com o DRBIII que so as concessionarias tem, ai ja detecta algum erro se houver, deste consumo, tipo bicos, mistura rica....etc......coloca la seu nome, enche o tanque e comparece.........ok

abraço e boa sorte !!!!!!!!!!!!!!!....espero ter ajudado

nzardo
15/01/2008, 10:29
Darwin,

Consumo = pode ser o atuadar da marcha lenta sim.... mas antes tem q dar uma geral... cabos , velas, tampa/rotor.... podem ser os bicos tambem.... :pensativo:

A oscilação dos giros é normal qdo se altera a posição do cambio.... :concordo:

Vibrações.... verifique os coxins e as trocentas buchas q tem na suspensão.... :shock:

Darwin
15/01/2008, 10:33
Guto,

a minha XJ não tem GNV e "aparentemente", nunca teve... anyway, obrigado pelas respostas aos tópicos 1 e 6, vou seguir tuas sugestões... Quanto ao tópico 3, meus Goodyear On-Road "slicks" não deveriam ser motivo pra ela grudar no chão como os teus BFs... Em relação ao tópico 7, cara, eu queria MESMO ir, mas estou na busca de um novo lar pra minha família e pelo curto período que tenho pra isso, uso todo tempo livre que tenho... mas assim que isso terminar, vou pra uma trilha com ela!!!

Muito obrigado pelas respostas!!!

[ ]'s

Darwin
15/01/2008, 10:42
NZARDO,

dá pra fazer limpeza de bicos/flauta na XJ como nos demais motores injetados à gasolina?... tem alguma atenção especial pra isso, como no caso da troca de óleo que, se vacilar, quebra o sensor de pressão ? Vou dar um look na suspenão dela amanhã ou Quinta (vou erguê-la numa oficina), mas não sei exatamente o que olhar... alguma dica?

Tks,

[ ]'s

nzardo
15/01/2008, 10:47
NZARDO,

dá pra fazer limpeza de bicos/flauta na XJ como nos demais motores injetados à gasolina?... tem alguma atenção especial pra isso, como no caso da troca de óleo que, se vacilar, quebra o sensor de pressão ? Vou dar um look na suspenão dela amanhã ou Quinta (vou erguê-la numa oficina), mas não sei exatamente o que olhar... alguma dica?

Tks,

[ ]'s

Darwin,

Olhe os coxins do motor, são dois, principalmente o do lado do motorista..... verifique o coxim do cambio.... todo o conjunto motor x cambio x CT se apoiam neles.... ;)

Outras vibrações qdo se esterça..... verifique os terminais de direção e os pivôs ......... alias....... O Sr. Já engraxou os Pivôs e os terminais de direção ???? ....... :-D

De resto verifique as buchas da barra estabilizadora e as buchas dos braços inferiores e superiores + as donas bieletas..... :concordo:

Ricardo Bambhoo
15/01/2008, 11:54

Darwin: a teoria da evolução da teoria à prática - de uma L200 para uma XJ :palmas:
[]'s

Darwin
15/01/2008, 13:29
Darwin,

Olhe os coxins do motor, são dois, principalmente o do lado do motorista..... verifique o coxim do cambio.... todo o conjunto motor x cambio x CT se apoiam neles.... ;)

Outras vibrações qdo se esterça..... verifique os terminais de direção e os pivôs ......... alias....... O Sr. Já engraxou os Pivôs e os terminais de direção ???? ....... :-D

De resto verifique as buchas da barra estabilizadora e as buchas dos braços inferiores e superiores + as donas bieletas..... :concordo:
NZARDO,

coxins, OK, boa, vou olhar... terminais de direção e pivôs, OK, show, vou olhar também... mas cara, putz, acabei de pegar a XJ... tô aprendendo ainda... tudo que fiz nela, foi abastecer, calibrar os pneus dar um banho em cima, embaixo e dentro, pra descobrir vazamentos e o estado real das coisas. O que já descobri de problema foi o radiador vazando bastante na lateral oposta à tampa (faz barulho de panela de pressão quando começa aquele "sssssss"), a mangueira da caixa de direção (felizmente não é a caixa), as mangueiras indo pro nada que relatei, as oscilações de marcha lenta e as malditas (e fortes) vibrações que parecem falta de lubrificante em tudo... well, como eu disse, tô aprendendo... e aqui com vcs, tô aprendendo muuuuito !!!

Valews,

[ ]'s

Darwin
15/01/2008, 13:40
Darwin: a teoria da evolução da teoria à prática - de uma L200 para uma XJ :palmas:
[]'s
Falê Bambhoo,

Man, concordo contigo em gênero, número e grau... eu gostava mesmo da L200 (que vc viu quando fui na Pamonhas com ela... era aquela única L200 - preta - da trupe, e eu, o único careca além do Sombra... heheheh)... ela era um trator e passei por lugar onde Toyota Bandeirante ficou... mas esse é o problema... ela era um trator em TUDO... conforto zero e um motor de trator também... forte, lento que era uma desgraça... mas agora, putz, outro naipe... é cutucar o acelerador que a cavalaria da o ar da graça... sem falar no automático pra lama - esse americanos são dúca - e o conforto então?... como diz um amigo meu, os cara fizeram essa caranga pra vc entrar, sentar e gozar... seja onde for, passando por onde for preciso passar... heheheh!!!

[ ]'s

Darwin
15/01/2008, 13:58
fala Darwin......o Sombra comentou que tava comprando.....parabens...

vamos lá

1 - Eu tirei a minha TBI e limpei a cabeça (xiiii) de ferro do atuador, melhorou...nao oscila mais......ali gruda uma sujeira que vc nao acredita. é baba, nem precisa trocar junta, coloca a mesma.

2 - A minha tbem faz isso......nao sei o que é.......mas acredito que na mina é por causa do GNV, pois quando ando muito com ela na gasolina...isso nao acontece........

3 - Será que vc ta desligando esse 4x4 ?..pq as vezes acha que desliga mas fica lá......em part time ainda....eu evito manobrar em 4x4....ou ate fazer curvas fechadas, a nao ser quando chove !!!! Os BF grudam muito no chao....nao tem arrasto...ai balança tudo !!!!

4 - nao manjo

5 - Seu carro tem GNV ?...nao é a mangueira que passa agua quente pelo Redutor do GNV ?...se nao tem GNV....ja teve entao !!!

6 - Uma coisa que melhora o consumo é trocar o Fluido do Cambio (aut).....a pegada fica mais firme.........se tiver GNV, coloca variador de avanço que melhora tbem........

7 - Cola no seu Irmao neste sabado, vem com a sua XJ no encontro, os caras da AG3 Oficina, vao escanear nossos carros com o DRBIII que so as concessionarias tem, ai ja detecta algum erro se houver, deste consumo, tipo bicos, mistura rica....etc......coloca la seu nome, enche o tanque e comparece.........ok

abraço e boa sorte !!!!!!!!!!!!!!!....espero ter ajudado
Guto,

http://www.oficinaag3.com.br/ ... (Av Casa Verde, 3064, São Paulo/SP - tel: 11-3951-1585)... seria lá um bom lugar pra "manter" a XJ ? ... pelo menos vc falou que eles tem o scanner DRBIII que só as autorizadas normalmente tem... "aparentemente", ao menos aparelhados os caras são...

[ ]'s

Sombra
15/01/2008, 14:44
Bro,

Não arrumou essa panela de pressão, ainda??? Catso, arruma logo esse trem - já te falei, meu: se você pegar um congestionamento, vai ficar com o c* na mão ouvindo a "panela" ferver... Isso é importante!

E fica esperto com esses caras daqui: o Guto, o Seu Nilton, o Bambhoo, o Léo, o Sombra... e mais uns 30 doidos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:... vão te levar pro mau caminho... até já te conveceram comprar um XJ! :mrgreen:

Benvindo ao time!

Abraços,

gutoxj98
15/01/2008, 16:58
Guto,

http://www.oficinaag3.com.br/ ... (Av Casa Verde, 3064, São Paulo/SP - tel: 11-3951-1585)... seria lá um bom lugar pra "manter" a XJ ? ... pelo menos vc falou que eles tem o scanner DRBIII que só as autorizadas normalmente tem... "aparentemente", ao menos aparelhados os caras são...

[ ]'s

Os caras sao bem conceituados, era da antiga IZZO, e montaram a oficina, sao gabaritados no assunto, agora so nao sei a M.O. se custa muito ou nao !!!!

Procura casa no domingo.......nao precisa ir no passeio, por causa deste radiador aí..........pelo menos escaneia a danada !!!!!!

os caras falaram que se chega um lá querendo escanear o carro.......cobram 250 paus......!!!!!! ou vai neles ou na concessionaria !!

aproveita que o scaneamento é no vasco !!!!

valeu

Darwin
15/01/2008, 17:32
Os caras sao bem conceituados, era da antiga IZZO, e montaram a oficina, sao gabaritados no assunto, agora so nao sei a M.O. se custa muito ou nao !!!!

Procura casa no domingo.......nao precisa ir no passeio, por causa deste radiador aí..........pelo menos escaneia a danada !!!!!!

os caras falaram que se chega um lá querendo escanear o carro.......cobram 250 paus......!!!!!! ou vai neles ou na concessionaria !!

aproveita que o scaneamento é no vasco !!!!

valeu
Guto,

vc tá dizendo que posso me inscrever pra esse passeio, ir com a minha XJ, aproveitar a deixa pra um scan na bixa na faixa, mesmo sem de fato ir no passeio?... rola isso mesmo?... se rolar, vou ver com o Sombra como me inscrever então... Super thanks!!!

[ ]'s

gutoxj98
15/01/2008, 17:37
Guto,

vc tá dizendo que posso me inscrever pra esse passeio, ir com a minha XJ, aproveitar a deixa pra um scan na bixa na faixa, mesmo sem de fato ir no passeio?... rola isso mesmo?... se rolar, vou ver com o Sombra como me inscrever então... Super thanks!!!

[ ]'s

Os caras vao estar lá, estao ajudando na camiseta.....e o intuito deles é angariar clientes mesmo, por isso tao fazendo esse lance........chega cedo, passa vontade de ir no passeio ( hehehehe ou vai de zeca com alguem )....e na volta participa do churras, anda de maria fumaça.....e escaneia a XJ na faixa !!!!!!

ok ???..valeu

Darwin
15/01/2008, 20:49
Os caras vao estar lá, estao ajudando na camiseta.....e o intuito deles é angariar clientes mesmo, por isso tao fazendo esse lance........chega cedo, passa vontade de ir no passeio ( hehehehe ou vai de zeca com alguem )....e na volta participa do churras, anda de maria fumaça.....e escaneia a XJ na faixa !!!!!!

ok ???..valeu
Guto,

valeu mesmo, mas se eu for, a dona da pensão lá em casa me da PT na certa... vou passar mó perrengue de querer ir junto e estando lá, acabo fazendo besteira... anyway, o scan eu preciso mesmo... Sombra, me passa os bizú pra eu me inscrever, please?

[ ]'s

gutoxj98
15/01/2008, 21:46
Guto,

valeu mesmo, mas se eu for, a dona da pensão lá em casa me da PT na certa... vou passar mó perrengue de querer ir junto e estando lá, acabo fazendo besteira... anyway, o scan eu preciso mesmo... Sombra, me passa os bizú pra eu me inscrever, please?

[ ]'s

entra no topico do encontro que tem uma lista............coloca teu nome....ok !!

e tem uma ficha tbem.........preenche e manda no meu mail...ok ???

abraço

nzardo
15/01/2008, 23:54
Darwin,

Agora q me toquei q vc é o irmão do Sombra.... :oops:... preciso prestar mais atenção..... :putz:

Acabei nem te respondendo sobre os bicos,.... eu NÃO soua a favor da limpeza dos bicos, só se for necessário, ja vendi alguns por conta de defeitos causados na limpeza..... tem uns mecas q ''arrombam'' os coitadinhos..... va no arroz e feijão.... primeiro cabos velas...etc.... depois se ela estiver falhando..... dai.... relaxa e goz..... :concordo:

Vc comentou q ainda esta aprendendo/familiarizando com a viatura..... é ai q as vezes mora o perigo...... e é frequente acontecer.... compra-se a viatura e fica andando com ela sem saber se tudo esta realmente em ordem....... então não vacile...... verifique tudo o q tem q ser verificado.... assim vc não vai ter surpresas e o bolso agradece..... :wink:

nzardo
15/01/2008, 23:56
Bro,

Não arrumou essa panela de pressão, ainda??? Catso, arruma logo esse trem - já te falei, meu: se você pegar um congestionamento, vai ficar com o c* na mão ouvindo a "panela" ferver... Isso é importante!

E fica esperto com esses caras daqui: o Guto, o Seu Nilton, o Bambhoo, o Léo, o Sombra... e mais uns 30 doidos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:... vão te levar pro mau caminho... até já te conveceram comprar um XJ! :mrgreen:

Benvindo ao time!

Abraços,

Sr. Sombra,

Ao invés de ficar enchendo o sac.. do seu irmão e dizendo q a galera daqui é má influência..... da umas dicas pra ele PÔ !!!........ :twisted:

Darwin
16/01/2008, 00:05
entra no topico do encontro que tem uma lista............coloca teu nome....ok !!

e tem uma ficha tbem.........preenche e manda no meu mail...ok ???

abraço
Guto,

me inscreví no encontro no tópico do Fórum que vc passou e te mandei a ficha de inscrição por e-mail... acho que sou o 50°... que patota hein!?!?!... Show!!!

[ ]'s

Darwin
16/01/2008, 00:11
Darwin,

Agora q me toquei q vc é o irmão do Sombra.... :oops:... preciso prestar mais atenção..... :putz:

Acabei nem te respondendo sobre os bicos,.... eu NÃO soua a favor da limpeza dos bicos, só se for necessário, ja vendi alguns por conta de defeitos causados na limpeza..... tem uns mecas q ''arrombam'' os coitadinhos..... va no arroz e feijão.... primeiro cabos velas...etc.... depois se ela estiver falhando..... dai.... relaxa e goz..... :concordo:

Vc comentou q ainda esta aprendendo/familiarizando com a viatura..... é ai q as vezes mora o perigo...... e é frequente acontecer.... compra-se a viatura e fica andando com ela sem saber se tudo esta realmente em ordem....... então não vacile...... verifique tudo o q tem q ser verificado.... assim vc não vai ter surpresas e o bolso agradece..... :wink:
NZARDO,

muito obrigado pelas dicas "arroz e feijão"... vou "preservar" os bicos dela então... como peguei a bixôna agora, estou sem $tempo$ de fazer tudo que ela precisa e merece... por isso também estou "pianinho" com ela na tocada e por enquanto, pra minha angústia, NADA de trilhas... mas pelas dicas da turma aqui e com um pouco de $paciência$, ela vai ficar treta!!!

[ ]'s

nzardo
16/01/2008, 00:23
NZARDO,

muito obrigado pelas dicas "arroz e feijão"... vou "preservar" os bicos dela então... como peguei a bixôna agora, estou sem $tempo$ de fazer tudo que ela precisa e merece... por isso também estou "pianinho" com ela na tocada e por enquanto, pra minha angústia, NADA de trilhas... mas pelas dicas da turma aqui e com um pouco de $paciência$, ela vai ficar treta!!!

[ ]'s

Darwin,

Insisto, como mínimo, troque o óleo/filtro e verifique o liquido de arrefecimento e se necessário troque, o motor dela é uma fortuna.... ;-)

Verifique o nivel do oleo do cambio, se cheirar borracha queimada ou algo parecido, troque o filtro e o óleo e aproveite e veja o nivel do ´´oleo da CT, usa o mesmo do CA..... o CA/CT custam outra fortuna..... :wink:

Verifique o óleo dos diferenciais, de preferencia troque, raro os proprietários q usavam aditivo no diferencial traseiro, os diferenciais custam outra fortuna..... :concordo:

Não sai tão caro e vai por mim..... vale a pena..... :mrgreen::mrgreen:

Darwin
16/01/2008, 22:00
Darwin,

Insisto, como mínimo, troque o óleo/filtro e verifique o liquido de arrefecimento e se necessário troque, o motor dela é uma fortuna.... ;-)

Verifique o nivel do oleo do cambio, se cheirar borracha queimada ou algo parecido, troque o filtro e o óleo e aproveite e veja o nivel do ´´oleo da CT, usa o mesmo do CA..... o CA/CT custam outra fortuna..... :wink:

Verifique o óleo dos diferenciais, de preferencia troque, raro os proprietários q usavam aditivo no diferencial traseiro, os diferenciais custam outra fortuna..... :concordo:

Não sai tão caro e vai por mim..... vale a pena..... :mrgreen::mrgreen:
NZARDO,

óleo, filtro de óleo e filtro de ar, já troquei... limpeza do TBI (conforme vc falou), lubrificantes dos diferenciais e as velas o trocarei neste final de semana (o Sombra jura que é bico fazer o serviço em casa mesmo... será!?!?!)... lubrificantes do câmbio e caixa de transferência, serão os próximos... check dos cabos de vela e distribuidor, logo em seguida... reparo e limpeza do radiador, na sequência... reparo/troca da mangueira da caixa de direção, no embalo... daí vou pras "engraxadas" que vc me instruiu e check das suspensões... depois, os pneus... (tenho SAVERO M/T novinhos, mas são R16, aiiiiiiiiii)... depois... hummm... lift!?!?!... hehehe... ô 'troço viciante!!!

Obrigado pelas dicas...

[ ]ção

nzardo
17/01/2008, 23:50
NZARDO,

óleo, filtro de óleo e filtro de ar, já troquei... limpeza do TBI (conforme vc falou), lubrificantes dos diferenciais e as velas o trocarei neste final de semana (o Sombra jura que é bico fazer o serviço em casa mesmo... será!?!?!)... lubrificantes do câmbio e caixa de transferência, serão os próximos... check dos cabos de vela e distribuidor, logo em seguida... reparo e limpeza do radiador, na sequência... reparo/troca da mangueira da caixa de direção, no embalo... daí vou pras "engraxadas" que vc me instruiu e check das suspensões... depois, os pneus... (tenho SAVERO M/T novinhos, mas são R16, aiiiiiiiiii)... depois... hummm... lift!?!?!... hehehe... ô 'troço viciante!!!

Obrigado pelas dicas...

[ ]ção

Bom minino !!!... :concordo: .... o pior... quer dizer... o melhor é q vicia mesmo..:mrgreen::mrgreen:

Darwin
18/01/2008, 15:13
Bom minino !!!... :concordo: .... o pior... quer dizer... o melhor é q vicia mesmo..:mrgreen::mrgreen:
NZARDO,

logo na frente do cabeçote tem um componentezinho eletrônico plugado numa peça onde conectam-se mangueiras... este componete está rachado, quase se separando... que componente é esse?... quanto ele custa???... vc tem pra vender???

[ ]'s

Darwin
18/01/2008, 15:20
Guys,

depois que comprei a XJ, abastecí e rodei 272,2Km até o ponteiro "zerar" ontem à noite... abastecí hoje pela manhã e entraram 58,77 litros... calculando, minha XJ fez só 4,63 Km/l... isso trocando marchas à 2.000 rpm, andando sússa mesmo. Qual a capacidade do tanque da XJ? Sei que ele esteve parada por bastante tempo antes de eu adquirí-la... é possível que voltando a rodar essa performance melhore?

[ ]'s

nzardo
18/01/2008, 22:58
Darwin,

Aparentemente é o sensor de temperatura.... sai barato.... :concordo:

O tanque tem +_ 72 litros..... ta muito gastona..... se for estrada e pouco gastona se for no transito.... ;)

Darwin
20/01/2008, 16:12
Darwin,

Aparentemente é o sensor de temperatura.... sai barato.... :concordo:

O tanque tem +_ 72 litros..... ta muito gastona..... se for estrada e pouco gastona se for no transito.... ;)
NZARDO,

sobre o sensor da temperatura, por favor, vc pode me passar o preço, prazo de entrega e se tem algum segredo/manha/dica pra trocar?

Sobre a autonomia, o 4,6Km/litro foi somente rodando no trânsito de SP... anyway, as velas eu troquei na Sexta à noite... agora vou ver distribuidor e o óleo do câmbio, conforme o Guto me falou.

[ ]'s

[ ]'s

nzardo
22/01/2008, 11:19
NZARDO,

sobre o sensor da temperatura, por favor, vc pode me passar o preço, prazo de entrega e se tem algum segredo/manha/dica pra trocar?

Sobre a autonomia, o 4,6Km/litro foi somente rodando no trânsito de SP... anyway, as velas eu troquei na Sexta à noite... agora vou ver distribuidor e o óleo do câmbio, conforme o Guto me falou.

[ ]'s

[ ]'s

Darwin,

O sensor de temperatura é tirar um e colocar o outro... bem simples.... ta saindo por 213...... o Sombra deve passar aqui em casa hoje pra trocarmos o sensor de pressão de óleo dele....... :concordo:

Darwin
29/01/2008, 15:08
Srs,

eis os ítens de manutenção que enderecei, com a vossa ajuda, após adquirir minha XJ:

- Óleo do motor - trocado
- Filtros e ar e óleo - trocados
- Velas - trocadas
- Correia do motor - trocada
- Óleo dos diferenciais - trocados (com aditivo nos 2 diferenciais)

- Óleo do câmbio - mantido (quantidade, cor, viscosidade e odor OK)
- Sensor de temparatura do motor - mantido (colei a rachadura com Super Bonder)

- Reparo e limpeza do radiador - pendente (onde fazer? quanto morre?)
- Reparo/troca da mangueira da caixa de direção - pendente (onde fazer? quanto morre?)
- Engraxar as supensões (pivôs) e cruzetas dos cardãs - pendente
- Óleo da caixa de transferência - pendente
- Distribuidor - pendente (quanto morre num novo?)
- Limpeza do TBI - pendente (como fazer?)

... mais alguma coisa pra um check-up básico?

NOTA: o barulho nos diferenciais sumiu, mas algumas baixas rotações, inda sinto uma vibração "aparentemente" estranha vindo por baixo do carro... alguma idéia?

[ ]'s

adhoc
11/05/2008, 13:27
Darwin,

Só vi esse tópico agora. Caso ainda não tenha resolvido o problema de vibração, dá uma olhada no coxim do cambio que segura tb o catalizador do escapamento. Ele desgasta e o escapamento encosta na travessa inferior que cruza o cambio por baixo. O meu tava com a metade da espessura de um novo. Foi trocar e toda a vibração sumiu.

[]´s

JOAO+BELEZA
14/05/2008, 01:18
8)OLÁ GALERA,
Tenho uma Cheroka na garagem por um ano e sempre tive medo dela. Mas esta semana vendi meu Ka Severino e resolvi Domar a :twisted:Fera:twisted: Americana pq fiquei sem viatura. Entaum começou a aventura, eu e meu fiel escudeiro Cesar começamos a tentar resolver os Problemas da Cheroka. Entaum começei a ficar horas na net garimpando informações e peças para essa DANADA e acabei encontrando vcs aki no caloroso e saudável debate sobre Elas. Com uma semana já tenho mais horas de net do que todo esses primeiros meses de 2008 por conta dessa Cheroka. Mas estou conseguindo resolver muitos detalhes com a ajuda deste Forum. Bom, o sacrifício é enorme, mas quando piso na MALCRIADA RESPONDONA botando todos os carros para traz do meu retrovisor, eu esqueço da luta diária pra domar essa Caranga!!! ACHO QUE ESTOU DIANTE DE UMA GRANDE PAIXÃO, SÓ PODE SER ISSO!!!! JAJAJAJAJAJA:mrgreen:

Walther
14/05/2008, 19:59
João+Beleza,
Bem vindo ao time. rsrsrsrsrsrsrsrs

GH
26/05/2008, 11:51
Amigos,

Alguém poderia me dizer o que traz a tal suspensão (ou versão) UP COUNTRY?
Vantagens?
Desvantagens?
Diferencial diferente?

Jack Jipeiro
26/05/2008, 13:38
Uma polegada mais alta que as comuns, tanto na dianteira como na trazeira, e por isso, não tem barra estabilizadora na traseira. O resto tudo igual...

Abraços...

GH
26/05/2008, 21:49
Uma polegada mais alta que as comuns, tanto na dianteira como na trazeira, e por isso, não tem barra estabilizadora na traseira. O resto tudo igual...

Abraços...

Ops!

Felipe, mais alta o suficiente p/caber pneus 31 (ou até 32...)?
E a estabilizadora não faz falta?

Jack Jipeiro
27/05/2008, 01:02
Com certeza não, 31" só com Lift de 3" e 32" com lift 4,5".
Sem mexer na viatura o maximo que da para usar é uns 30", vai ficar justinho no asfalto, mas se for para a trilha com certeza vai raspar muito, capaz de estragar os fenders flares.

Sobre as estabilizadoras, não sei a diferença pois nunca andei em uma com elas, mas não me fez falta alguma, claro que se tivesse o carro seria mais estavel...

Mas GH, vi na sua assinatura que esta atras de uma cherokee sport manual, é isso?
Vc sabe que as cherokee manual por aqui são dificeis de achar, e por isso se tiver um probleminha de cambio, amigo tu ta frito para conseguir peças de reposição. Já no automatico é beeeem mais facil. Pense bem...
Eu antes de ter a minha XJ auto, tb tinha um preconceito sobre esses cambios, hoje não troco por nada, nem no asfalto, muito menos na trilha...

Abraços...

GH
27/05/2008, 09:09
Felipe,

Minha preferencia pela manual vai justamente da possível manutenção...
A galera que usa automática por aqui tem relatos de gastos de 4 a 5 mil em manutenção do cambio...assusta!

Tá certo que eles usam pneus 33 (ou mais), mas mesmo assim...penso que o cambio manual, estando bom, não teria porque dar problema.

Minha idéia é usar pneus 31 com um pequeno lift de suspensão, nada muito radical como eles usam por aqui.
Mas venho de Hilux e Camper, duas viaturas com custo de manutenção baixo, gostaria de continuar assim :-)

Jack Jipeiro
27/05/2008, 14:20
GH, concordo plenamente que a manutenção de um cambio manual é mais barata que de um auto, mas acredito que isso não se encaixe nos casos de uma XJ.

Converse com o Cotrim aqui do forum, a XJ dele é mecanica. Ele passou maior sufoco para achar a peça que quebrou do cambio dele. Ficou um tempão com o carro parado.
Acho melhor vc avaliar isso...

Abraços...

GH
28/05/2008, 08:53
GH, concordo plenamente que a manutenção de um cambio manual é mais barata que de um auto, mas acredito que isso não se encaixe nos casos de uma XJ.

Converse com o Cotrim aqui do forum, a XJ dele é mecanica. Ele passou maior sufoco para achar a peça que quebrou do cambio dele. Ficou um tempão com o carro parado.
Acho melhor vc avaliar isso...

Abraços...

Valeu, Felipe.

Vou avaliar isso, sim.
Você sabe dizer se a Auto se dá bem c/GNV?

Ontem fui olhar essa manual.
O cara que tá vendendo jura que o tal Up Country traz também um Dana 44 na traseira. Ela é 97.t
Ela tá um pouco caidinha de estofamento (nada rasgado, apenas um pouco feio, talvez uma lavagem resolva), o forro do teto descolou, e a pinura um pouco opaca, mas talvez seja tudo perfumaria...
Na verdade ela não "piscou" pra mim, não fechei negócio ainda...

E bateu uma dó danada de meter uma jóia dessas na trilha...

nzardo
28/05/2008, 15:54
GH,

As mecânicas podem ter o Dana 44 ou o Chrysler 8.25, mas creio q as 97 é o Chrysler 8.25.... :pensativo:.... ambos excelentes diferenciais...as 99 a 01 já sairam com Dana 44 mesmo as automáticas... :concordo:

E a barra estabilizadora na traseira faz falta sim.... ainda mais com um lift.... :rolleyes:

Pintura opaca.... cuidadin.... a pintura original das Xjs é muito boa... verifique se a viatura não foi batida.... :?

garrett
28/05/2008, 16:46
Valeu, Felipe.

Vou avaliar isso, sim.
Você sabe dizer se a Auto se dá bem c/GNV?

Ontem fui olhar essa manual.
O cara que tá vendendo jura que o tal Up Country traz também um Dana 44 na traseira. Ela é 97.t
Ela tá um pouco caidinha de estofamento (nada rasgado, apenas um pouco feio, talvez uma lavagem resolva), o forro do teto descolou, e a pinura um pouco opaca, mas talvez seja tudo perfumaria...
Na verdade ela não "piscou" pra mim, não fechei negócio ainda...

E bateu uma dó danada de meter uma jóia dessas na trilha...

GH,
tem quem prefira um ao outro ... bom eu posso falar do auto ..

o câmbio auto, é um câmbio para mais de 300Miil se bem cuidado, o problema é q compramos um carro com quase 10anos e n sabemos como o
bixinho foi cuidado, trocando oleo e filtro certinho n dá problema.

o meu auto com gnv trabalhalha redondo, sem problema. é claro q força um pouco mais o cambio, mas ai tem q adiantar as trocas de oleos ...

qto ao forro do teto, eh comum cair sim, devido ao calor, ainda mais se for preta ou escura.

[]s

Jack Jipeiro
29/05/2008, 00:38
Forro de teto, qualquer tapeceiro faz, mas pintura opaca é mais dificil.
E se o banco esta velho, por ai vc pode ter idéia de que o carro foi muito usado, muito entra e sai do carro, muito atrito gerou isso.
Analise bem os detalhes...

Abraços...

Darwin
09/07/2008, 00:14
Darwin,

Só vi esse tópico agora. Caso ainda não tenha resolvido o problema de vibração, dá uma olhada no coxim do cambio que segura tb o catalizador do escapamento. Ele desgasta e o escapamento encosta na travessa inferior que cruza o cambio por baixo. O meu tava com a metade da espessura de um novo. Foi trocar e toda a vibração sumiu.

[]´s
Adhoc,

subi a minha XJ num macaco jacaré afixado embaixo do diferencial traseiro... engatei o D e fui acelerando... o efeito se repetiu exatamente como quando em rodagem normal... entre 20Km/h e 40Km/h, ouve-se uma forte vibração no cardã/exio-diferencial traseiro... abaixo de 20Km/h e acima de 40Km/h, o barulho vai sumindo até desaparecer, ou ser engolido pelo ronco do motor ou dos pneus MT ralando no asfalto... segundo a Rally Brasil (Preparadores de carros de competição para o Rally dos Sertões), pode ser problema de balanceamento do cardã, ou mesmo um desgaste excessivo das engrenagens do diferencial, mas aí, só mexendo pra ter certeza... anyway, irei na AGIII nesta Quinta pra passar a viatura no scanner e levarei pra eles esta questão... valeu a dica do coxim... vou dar um look nisso também!

[ ]'s

tonhaodojeep
16/07/2008, 21:47
2) Marcha lenta subindo pra uns 1.200 RPM quando o câmbio é posicionado em P ou N - com qualquer marcha engatada, a marcha lenta desce para uns 900 RPM, o que penso ser o normal dela... teria isso a ver com problema "1" :sad: ?

Resposta: Tenho uma XJ-98-automática. Estava com o mesmo problema. No meu caso estava faltando o fusível da Sonda Lambda. Confira o funcionamento das suas Sondas Lambdas, pode ser elas ou sua fiação.

Abraço;
Tonhão do Jeep