PDA

Ver Versão Completa : Como colocar pra funcionar roda livre Sportage ??



Páginas : [1] 2

leandrosamo
14/01/2008, 12:51
Pessoal,

Este é meu primeiro tópico nao sei se estou no postando certo !:oops:

Meu nome é Leandro moro em Santa Rita do Sapucaí sul de minas, comprei uma Sportage Grand 98/99 a 3 meses ja fiz algumas viagens com ela para Campos do Jordao e Ubatuba. :concordo:

Gostaria de Perguntar para o pessoal q tem sptg o q eu devo trocar para colocar a Roda livre Original da Sportage pra funcionar ???
Já pesquisei no forum e quase todos recomendam trocar a RL por uma da AVM, porem gostaria de ter pelo menos por algum tempo o sistema original em funcionamento.

desde já agradeço.

leonardo trilheiro
15/01/2008, 13:14
naum, sei c vale a pena naum eh muito caro e muitas das vezes naum eh muito confialvel bota um da avm manual e corra para o abraço

Amostardeiro
15/01/2008, 15:08
Pessoal,

Este é meu primeiro tópico nao sei se estou no postando certo !:oops:

Meu nome é Leandro moro em Santa Rita do Sapucaí sul de minas, comprei uma Sportage Grand 98/99 a 3 meses ja fiz algumas viagens com ela para Campos do Jordao e Ubatuba. :concordo:

Gostaria de Perguntar para o pessoal q tem sptg o q eu devo trocar para colocar a Roda livre Original da Sportage pra funcionar ???
Já pesquisei no forum e quase todos recomendam trocar a RL por uma da AVM, porem gostaria de ter pelo menos por algum tempo o sistema original em funcionamento.

desde já agradeço.

Leandro

1º A roda livre das Sportage 99 são a vácuo, se estiver funcionando corretamente quando tu acionares o 4x4 a roda livre aciona também, pode ser feito até 80 km/h segundo o manual;

2º Se ela não estiver funcionando pode ser a solenóide que libera o vácuo aí tem conserto, a peça é barata ou, se for a roda livre aí meu fu...u tudo pois custa caro pkct, em Porto Alegre 750,00 cada, e seguiras sujeito a ficar na mão denovo, logo se for o caso troca pela AVM manual que é + confiável e + barata.

Abraço

leandrosamo
15/01/2008, 21:03
Valeu Leonardo e Amostardeiro,

Quando comprei ela as RL estavam invertidas a mola com a engrenagem ou seja travado o o eixo com as rodas.

Precebi isso quando desmontei as rodas livres entao limpei as engrenagens que estavam enferrujadas e com bastante sujeira depois parti pra solenoide que estava travada depois de uma limpeza voltou a funcionar.

Percebi q o vácuo chega nas mangueiras mas ainda nao aciona a roda livre, será q coloquei muita graxa ?

Troquei o retentor e um rolamento agulha q estava estourado.

Bom vou tentando sou teimoso rsrsrs ... depois de esgotar as possibilidades vou alterar a original pra manual e economizar pra comprar uma AVM automatica.

Valew
Abraços

Leandro Morais
Sportage 99 Preta
Scorpion ATR 235/75/R15

mbm4x4
20/03/2008, 23:53
Valeu Leonardo e Amostardeiro,

Quando comprei ela as RL estavam invertidas a mola com a engrenagem ou seja travado o o eixo com as rodas.

Precebi isso quando desmontei as rodas livres entao limpei as engrenagens que estavam enferrujadas e com bastante sujeira depois parti pra solenoide que estava travada depois de uma limpeza voltou a funcionar.

Percebi q o vácuo chega nas mangueiras mas ainda nao aciona a roda livre, será q coloquei muita graxa ?

Troquei o retentor e um rolamento agulha q estava estourado.

Bom vou tentando sou teimoso rsrsrs ... depois de esgotar as possibilidades vou alterar a original pra manual e economizar pra comprar uma AVM automatica.

Valew
Abraços

Leandro Morais
Sportage 99 Preta
Scorpion ATR 235/75/R15


E ai Leandro?
Tudo certo?
E aí já conseguiu resolver o problema das rodas livres?
Eu ainda não consegui resollver o problema das minhas.
Nas minhas, ela não acopla o lado direito, noto que chega vácuo na mangueira,mas hora ela aciona e hora fica em falso.
Resolvi abrir e notei que estava bem sujo, fiz a limpeza, e coloquei um pouco de graxa.
Testei novamente e ela continua não acoplando.
Voce tem alguma sugestão??
Será que botei muita graxa, (usei a mesma graxa que se coloca para lubrificar cardãs e cruzetas).
As vezes acho que o vácuo é muito fraquinho. Existe alguma regulagem para ele ficar mais forte??
Se algum sportager de plantão tiver uam dica, agradeço.
Abs
Mateus

Tarcisio Pinheiro
21/03/2008, 08:20
Olá BLZZ!

Eu não conheço o sistema de RL das SPTG mas de tudo que já li, dá pra ter uma idéia e então eu pergunto:

O vácuo que aciona as RL vem do próprio motor ou tem uma bomba de vácuo para isso?

E se acelerar o motor, até próximo de 2000RPM na hora do engate,
o vácuo será maior !


Até!!!:concordo:

mbm4x4
21/03/2008, 10:51
E ai amigão?Blza?
Até aonde eu sei o vácuo é adquirido pelo sistema do freio(servo-freio), dai passa para um depósito que fica antes da Válvula selenóide. Qdo se aciona o 4x4, esta válvula abre e libera o vácuo para o sistema de mangueiras que vai até as rodas.
Me corrijam se estiver errado.
abraço
mateus

Tarcisio Pinheiro
21/03/2008, 11:40
BLZZ! amigo!

Bom e o vácuo do sist. de freio vem de onde?

Acho que em quase todos veiculos o vácuo do sistema de freio
vem da aspiração do motor, mas como este é um motor turbo
então no lugar da aspiração se tem pressão,ok, logo tem que existir outro equipamento para produzir vácuo (bomba de vácuo)

As ford F-1000 tem essa bomba de vácuo acoplada no motor(MWM antigo) e as mais recentes Maxion 2.5 também tem mas é externa, tocada pela correia e funcionam fazendo vácuo para o freio e demais coisa que dependem de vácuo.

E na SPTG o vácuo vem de onde?


Até!!!:concordo:

mbm4x4
21/03/2008, 12:18
Fala Tarcisio.
É verdade, no final tudo é irmão ou primo, ta tudo relacionado...KKKK!
A minha é a gasolina, não tem turbo, mas com certeza o vácuo é criado em algum lugar...
Estava lendo nos tópicos da ranger com RL à vácuo, e alguem menciona que a lubrificação da RL deve ser de leve, no "máximo um WD-40 leve"...
Alguém confirma, porque se for assim, a graxa que eu usei para lubrificar deve estar atraplalhando para a RL acoplar????
Valeu
Alguem sabe como se lubrifica as RL original à vácuo da Sportage 2000 a gasolina??
Agradeço
mateus.

Tarcisio Pinheiro
21/03/2008, 12:24
Eu ainda não sei, pois ainda não comprei a minha SPTG

mas tô batalhando, mais uns 40/50 dias eu compro


até!!!:concordo:

Amostardeiro
21/03/2008, 14:19
Para todos

A Sportage Diesel e a TDi tem uma bomba de vácuo acoplada no motor para acionar o freio e roda livre, uma mer..., na modelo a gasolina o vácuo vem da aspiração do motor como em todos os outros a gasolina.

Abraço

mbm4x4
21/03/2008, 14:55
Grandíssimo Amostardeiro.
valeu pela explicação.
Mas ainda continuo na duvida da lubrificação da bendita RL.
Abri novamente limpei bem a graxa e agora lubrifiquei com wd-40 e fechei novamente.
Agora de tarde vou dar uma testada para ver se vai "funfar".
Valeu a todos.
Grande Tarcisio, não tenha pressa em achar a sportage. Procure bem para achar uma bem conservada, porque depois é só alegria.
Gosto muito do carro.
Boa sorte
mateus.

Marciotod
21/03/2008, 16:18
Olá, sou dono de uma pousada em Visconde de Mauá, onde os 700mts finais carros de passeio não tem acesso, portanto toda vez que meus hóspedes chegam e saem ofereço um traslado para aqueles que não possuem um 4x4, fui dono de uma Sportage de 2001 a 2003, ela tinha apenas 2 anos, pois era modelo 99, o carro era semi-novo e advinha, na primeira subida do meu morro cade a tração dianteira!!!!!!!!!!:evil: Fui na autorizada e comprei 2 rodas livres originais R$ 1000 jogados no lixo não funciona, quando funcionava escapava no meio ada subida, portanto vamos colocar a roda livre da AVM, aí acabou o problema, não!!!!!!! Enagatava a reduzida e acionava nas rodas e depois de um mês usando o sistema começou a soltar no meio da subida, porque????? A ponta de eixo da Sportage é muito fina e curta, quando começa a balançar nos sulcos da estrada a ponta do eixo entrava e desegatava a tração dianteira, solução, levei as duas pontas de eixo num torneiro mecânico, abri mais a cavidade onde vai a presilha que segura o eixo e coloquei uma presilha ignorante, para nunca mais sair, enfim, a partir daí nunca mais soltou. Este carro é bom para trilhas leves , mas não se arrisque em trajetos muito hards, pois corre o risco de ficar no caminho, um abraço e boa sorte.:mrgreen:

mbm4x4
21/03/2008, 16:31
E ai Marcio?
blza?
Valeu pelo depoimento.
Vivendo e aprendendo.
As AVM manuais com certeza é a solução mais confiável, entretando estou relutando em manter as originais pq. ainda não convenci a patroa de que descer do carro para acionar a 4x4, não é tão ruim assim?!?!
De qualquer maneira, a luta continua.
forte abraço
aloha
mateus

Tarcisio Pinheiro
21/03/2008, 16:38
Para todos

A Sportage Diesel e a TDi tem uma bomba de vácuo acoplada no motor para acionar o freio e roda livre, uma mer..., na modelo a gasolina o vácuo vem da aspiração do motor como em todos os outros a gasolina.

Abraço

E aí BLZZZ!


Diga aí, a bomba de vácuo da SPTG diesel da pra ser trocada por outra de outro tipo (EX: a da F-1000 97) que é bem pequena e facil de adaptar.

Porque a original é ruim?

Atée!

Tarcisio Pinheiro
21/03/2008, 16:47
E ai Marcio?
blza?
Valeu pelo depoimento.
Vivendo e aprendendo.
As AVM manuais com certeza é a solução mais confiável, entretando estou relutando em manter as originais pq. ainda não convenci a patroa de que descer do carro para acionar a 4x4, não é tão ruim assim?!?!
De qualquer maneira, a luta continua.
forte abraço
aloha
mateus


No meu caso tenho duas opções:

1-Revisar e rodar com as RL originais

ou

2-Trocar pelas AVM e descer do carro para acionar o 4x4

Pois, a terceira opção, de convencer a dona ONÇA a descer do carro ,e girar a RL, Essa pode esquecer:discordo:

atée!!

Amostardeiro
21/03/2008, 18:01
E aí BLZZZ!


Diga aí, a bomba de vácuo da SPTG diesel da pra ser trocada por outra de outro tipo (EX: a da F-1000 97) que é bem pequena e facil de adaptar.

Porque a original é ruim?

Atée!

Eu não disse que precisa trocar abomba de vácuo, o que é ruim é a RL, tanto a automática, quanto a vácuo são duas porcarias bem grandes.

Abraço

Tarcisio Pinheiro
24/06/2008, 17:59
E ai amigos BLZZ!

Comprei a SPT a 1 mes e no último sabado fiz um teste e descobri que as RL não estão acoplando.:discordo::putz:

Achei a valvula que libera o vácuo e ela estava travada; lubrifiquei com duas gotas de oleo singer(bem fino) e ficou oK mas achei muito pouco o vácuo que chega nas rodas.

Será pouco mesmo, será que é por causa do diametro das mangueiras?

No proximo sábado vou desmontar as RL e ver qual o real defeito.

Depois posto aqui o que achei

Até!!!:concordo:

Tarcisio Pinheiro
26/06/2008, 13:12
E ai pessoal


Alguem ai sabe me dizer se precisa de alguma chave especial para desmontar as RL, pois no sabado vou desmontar e montar, e já quero deixar tudo arrumado.


Atée!!:concordo:

Amostardeiro
27/06/2008, 10:40
E ai pessoal


Alguem ai sabe me dizer se precisa de alguma chave especial para desmontar as RL, pois no sabado vou desmontar e montar, e já quero deixar tudo arrumado.


Atée!!:concordo:

Tarcisio

Muito cuidado, existe um diafragma de borracha na RL que é muito fino, fácil de furar, além disso o sistema de fixação dele é de plástico frágil, testa a RL antes de desmontar se estiver acionando só limpa ela sem desmontar toda e coloca pouquissima graxa, já que no caso graxa d+ tranca a RL.

Não precisa de nenhuma ferramenta especial.

Abraço

Tarcisio Pinheiro
27/06/2008, 14:56
Tarcisio

Muito cuidado, existe um diafragma de borracha na RL que é muito fino, fácil de furar, além disso o sistema de fixação dele é de plástico frágil, testa a RL antes de desmontar se estiver acionando só limpa ela sem desmontar toda e coloca pouquissima graxa, já que no caso graxa d+ tranca a RL.

Não precisa de nenhuma ferramenta especial.

Abraço



E ai, BLZZ!!

Muito obrigado aos mais experientes

Vou segir com cuidado, mas a grande duvida é:

Qual a quantidade de vacuo nas ponta das mangueiras ?

Verifiquei na mangueira que entra na roda e também na saída do reservatori de vacuo, e achei muito pouco vacuo.

É dificil de acreditar que alguma coisa possa se mover com aquele vácuo.

Será que é assim mesmo ou a bomba está ruim, ou tem algo entupido?


Desde já obrigado!!!

Atée!!:concordo::concordo:

Nava
27/06/2008, 19:32
A minha nao é assim, mas veja se na bomb tem entrada/saida pro ar. Desmonte e veja se nao tá só barro...

Lauriston Azevedo
03/07/2008, 04:37
meu caro; já conseguiste resolver o problemaa? tbm estou tendo problemas com estas rodas livres, podes realizar um teste para verificar se pode haver uma entrada de ar falsa no sistema das radas livres, vc só necessita conectar uma mangueira "naquela" conecxão que existe na parte "interna" da roda, e realizar vacuo com a propria "boca". se vc realizar vacuo e ele permanecer, esta bom. já realizei este teste na minha sportage,´desmontei as rodas livres e lubrifique com óleo, e constatei que uma das rodas livres esta acoplando, e a outra esta com vazamento. boa sorte.

Tarcisio Pinheiro
08/07/2008, 00:31
E aí amigos!!

BLZZ!!

É o seguinte:

Desmontei as RLs e estava tudo normal, com boa lubrificação e sem ferrugem, tudo bem novo, mas o projeto dessa RL realmente não é bom.

A minha opinião é: o vácuo é pouco para vencer a forca da mola então qualquer tranco do eixo prevalece a força da mola e aí desacopla a RL.

Tem como arrumar ?

Não sei, mas vou tentar, ou tem que aumentar o vácuo ou retirar a mola, mas se tirar a mola a RL corre o risco de acoplar sozinha e voce não perceber, aí então pensei e se manter o circuito de vacuo com pressão de ar para manter as RLs desacopladas e quando for para 4x4 aí sai o ar e entra o vácuo e não terá a bendita da mola pra desacoplar as RLs.

Estou realmente pensando nisso, vou analizar custos de compressor e todo o resto do sistema e depois posto aqui, OK!

Enquanto isso espero a opinião de todos aí!


Atée!!:concordo:

mbm4x4
08/07/2008, 11:28
E aí amigos!!

BLZZ!!

É o seguinte:

Desmontei as RLs e estava tudo normal, com boa lubrificação e sem ferrugem, tudo bem novo, mas o projeto dessa RL realmente não é bom.

A minha opinião é: o vácuo é pouco para vencer a forca da mola então qualquer tranco do eixo prevalece a força da mola e aí desacopla a RL.

Tem como arrumar ?

Não sei, mas vou tentar, ou tem que aumentar o vácuo ou retirar a mola, mas se tirar a mola a RL corre o risco de acoplar sozinha e voce não perceber, aí então pensei e se manter o circuito de vacuo com pressão de ar para manter as RLs desacopladas e quando for para 4x4 aí sai o ar e entra o vácuo e não terá a bendita da mola pra desacoplar as RLs.

Estou realmente pensando nisso, vou analizar custos de compressor e todo o resto do sistema e depois posto aqui, OK!

Enquanto isso espero a opinião de todos aí!


Atée!!:concordo:
Meu amigo Tarcísio.
Analise bem os custos porque as vezes compensa mais partir para a solução definitiva. (RL's manuais).
Acredito que 99% dos Sportagers que fizeram essa troca estão plenamente satisfeito.
Assim que comecei a utilizar o 4x4, começou a dar problema com esse sistema. Se tivesse conhecido este fórum e seus ilustres membros antes, teria economizado muito $$$ e paciência tentando arrumar essa benditas RL's originais à vácuo.
Pensa nisso.
Abração
Mateus.

Robinho da Jaguatirica
08/08/2008, 08:05
Caríssimos,

Já tive problemas com as minhas RL a vácuo, hoje peguei a manha da coisa.
Geralmente os problemas não estão nas RL, e sim no vácuo, daí são 2 situações, ou mangueiras furadas (baratinhas e fáceis de trocar por mangueiras mais robustas) ou a solenóide (60 latinhas resolve), o sinal elétrico da caixa numca fiquei sabendo que deu bizú.
O vácuo necessario para o acionamento da Rl é fraquinho mesmo, mas nem precisa ser mais forte, pra testar é só chupar (ui) a mangueira e vai escutar um "TOC" do himem acoplando a RL:concordo:.
De vez em quando é bom dar uma desmontada nas Rl, lavar tudo e montar novamente, garanto a vcs que a quantidade de graxa não atrapalha seu funcionamento, tá mais fácil dar caca por falta de graxa do que por excesso (claro que não dá pra colocar meia lata de graxa, nem cabe tudo isso, uma colher já é o suficiente):mrgreen:.
Existe um anel de vedação na carcaça das RL que deixa entrar água, mas fácil de resolver com um teco de graxa na hora de dar o aprto na menina.
Pra testar se estão funcionando certinho é fácil, leve a viatura em um morro íngreme, de ré no 4x2 (subindo) tente sair, perceberá que as rodas trazeiras irão patinar, então coloque o 4x4, saia novamente, se não patinar a trazeira tá tudo certo.:dance:
Bem.... é isso.

Boa lama!


robinho

MarcSport
08/08/2008, 11:55
Cuidado, as RL auto costumam falhar nas horas mais "impróprias", as minhas eram testadas no elevador, em piso firme (curva), em piso de baixa aderencia e funcionavem normalmente. Quando viam um enrosco desacionavam.
Para os que forem fazer uso do 4x4 em regiões remotas e/ou sozinhos, tenham recursos para travá-las em caso de falha.
Se quiserem andar tranquilos optem por algum sistema manual, isso não é um problema da Sportage, acontece com praticamente todo sistema de RL auto.
[]s

mbm4x4
08/08/2008, 19:46
Cuidado, as RL auto costumam falhar nas horas mais "impróprias", as minhas eram testadas no elevador, em piso firme (curva), em piso de baixa aderencia e funcionavem normalmente. Quando viam um enrosco desacionavam.
Para os que forem fazer uso do 4x4 em regiões remotas e/ou sozinhos, tenham recursos para travá-las em caso de falha.
Se quiserem andar tranquilos optem por algum sistema manual, isso não é um problema da Sportage, acontece com praticamente todo sistema de RL auto.
[]s
Concordo plenamente com o Marcsport.
Quem esta com as Rl's originais e quer se aventurar por trilhas inóspitas, deve pelo menos aprender como se trava elas manualmente em caso de falha.
Elas não costumam mandar aviso qdo de uma hora para outra resolve falhar e te deixar em situação desconfortavel.
Ainda continuo usando as minhas travadas direto, e nunca mais falhou. Isso foi importante para voltar a ter confiança nas empreitadas solitarias.
Grande abraço a todos
Mateus.

Robinho da Jaguatirica
09/08/2008, 09:14
O melhor mesmo é andar com um calço no caso delas falharem:shock: e não ter jeito de sair do buraco:parede:, tá certo que vai ter que soltar as RL e instalar os calços:putz:, mas na hora do enrrosco, como se fala aqui em Minas, "Caboclo morrendo afogado não escolhe barranco".:mrgreen:


[]s

Robinho


Concordo plenamente com o Marcsport.
Quem esta com as Rl's originais e quer se aventurar por trilhas inóspitas, deve pelo menos aprender como se trava elas manualmente em caso de falha.
Elas não costumam mandar aviso qdo de uma hora para outra resolve falhar e te deixar em situação desconfortavel.
Ainda continuo usando as minhas travadas direto, e nunca mais falhou. Isso foi importante para voltar a ter confiança nas empreitadas solitarias.
Grande abraço a todos
Mateus.

Nava
12/08/2008, 23:28
Ta, mas que tipo de calço seria esse?

Robinho da Jaguatirica
13/08/2008, 08:59
Ta, mas que tipo de calço seria esse?

Oi Nava,

O calço em questão pode ser qualquer tipo de metal, no diâmetro da RL que faça o papel contrário das suas molas, é muito simples, as nolas desacoplam as RL, o calço instalado junto ao himem, sem as molas, as RL ficarão acopladas direto:concordo:. Seguem as fotos para melhor ilustrar, observe que existe uma medida da largura do calço, mais largo ou mais fino é problema, as engrenagens ficam roçando e daí perde tudo:parede:.

Boa lama!

Robinho

mbm4x4
13/08/2008, 12:19
Oi Nava,

O calço em questão pode ser qualquer tipo de metal, no diâmetro da RL que faça o papel contrário das suas molas, é muito simples, as nolas desacoplam as RL, o calço instalado junto ao himem, sem as molas, as RL ficarão acopladas direto:concordo:. Seguem as fotos para melhor ilustrar, observe que existe uma medida da largura do calço, mais largo ou mais fino é problema, as engrenagens ficam roçando e daí perde tudo:parede:.

Boa lama!

Robinho

E ai Trojão. Tudo firmeza?
Qdo resolvi travar as RL's , apenas inverti a posição da mola. Agora elas ficam empurrando a engrenagem para dentro da catraca. Da uma olhada nas fotos que da para enterder mehor. Ficou dez. O único problema é que na hora de fechar a RL, fica com muita pressão pra colocar aquela trava que mantem todo o conjunto dentro da RL. mas nada que com pouquinho de jeito não resolva .
Abraço
Mateus.

Robinho da Jaguatirica
13/08/2008, 15:14
:mrgreen: Alohhhhhhhhhaaaaaa!!!!! Mateus!!!!:mrgreen:

De fato a mola serve bem de calça, o meu caso é que já não tenho mais a mola original :cry: (algum sportager que tiver ela sobrando eu compro), um FDP de um meca sumiu com a minha:evil:, tive que gambiteckar uma outra mola, que é bem mais dura e com isso exerce maior pressão, como ainda uso as vácuo, por precaução ando com esses calços na caixa de ferramentas de beleza.:dance:

Forte abraço!



Robinho

mbm4x4
13/08/2008, 16:33
Alohhhhaaaa grandississimo Robinho Trojão.
Espero que nunca tenha que usar os calços. De fato, ter que desmontar as RL's no meio do enrosco para colocar os calços é uma péssima idéia. Pelo menos voce tem como se safar, se tiver tempo para a empreitada.
O pior é qdo voce anda perto do mar e o negócio resolve encrespar... Ai não dá tempo de desmontar as RL's, colocar os calços e montalas novamente...até terminar a maré ja engolio seu carro, hehehe.
Mudando de assunto, e aquele churrasco com o pessoal das Sportages vai ser quando???
Abração
Mateus

josefran
03/09/2008, 10:09
Oi amigos! Queria agradecer pelas dicas com a RL. Estava querendo trocar as minhas pela da AVM, mas agora acho que vou tentar travar as originais primeiro, se a viatura não perder muito no desempenho ou no consumo vou deixar travada. Tenho um Gran Sportage 99/00 com 108 mil km e GNV, sou o segundo dono e ela está muito conservada. O que tava me deixando de cabelo em pé mesmo era as RLs. Grato

Nava
03/09/2008, 22:27
Observando as fotos do nosso amigo Life, tive uma ideia que quem quiser investir tempo pode dar um bom resultado: fazer um furo na carcaça da roda livre com rosca. Substituir a membrana por uma chapa lisa. Colocar umparafuso no furo e rosca-lo até travar a mola. Pronto, roda livre manual! Dá pra deixar uma borboleta na face, ou um allen, sextavado, sei la. Lembrando que basta uns 3 ou 4 mm para ela ficar bem presa e nao vai soltar.

As minhas nao conseguirei fazer isso pq sao automaticas...senao já era!

Fica a ideia....quem quiser fazer me avise para eu mandar o debito de royalties pela ideia!

mbm4x4
03/09/2008, 23:51
Observando as fotos do nosso amigo Life, tive uma ideia que quem quiser investir tempo pode dar um bom resultado: fazer um furo na carcaça da roda livre com rosca. Substituir a membrana por uma chapa lisa. Colocar umparafuso no furo e rosca-lo até travar a mola. Pronto, roda livre manual! Dá pra deixar uma borboleta na face, ou um allen, sextavado, sei la. Lembrando que basta uns 3 ou 4 mm para ela ficar bem presa e nao vai soltar.

As minhas nao conseguirei fazer isso pq sao automaticas...senao já era!

Fica a ideia....quem quiser fazer me avise para eu mandar o debito de royalties pela ideia!
Boa idéia Nava.
Creio que não deve ser fácil manter o sistema vedado contra água e poeira...
Mas assim que se começa, por boas idéias, tentativas, erros e acertos.
Seria uma adaptação do sistema "pituto" que o pessoal usa nas Ranger com RL à vácuo.
Siceramente, como voce sabe preferi travar as minhas até comprar as warn qdo for em dezembro pros EUA.
Uma coisa é certo, as minhas nunca mais falharam.
ABS
Mateus

Robinho da Jaguatirica
04/09/2008, 08:28
Observando as fotos do nosso amigo Life, tive uma ideia que quem quiser investir tempo pode dar um bom resultado: fazer um furo na carcaça da roda livre com rosca. Substituir a membrana por uma chapa lisa. Colocar umparafuso no furo e rosca-lo até travar a mola. Pronto, roda livre manual! Dá pra deixar uma borboleta na face, ou um allen, sextavado, sei la. Lembrando que basta uns 3 ou 4 mm para ela ficar bem presa e nao vai soltar.


Fica a ideia....quem quiser fazer me avise para eu mandar o debito de royalties pela ideia!

Oi Nava,

Eu e o Gleison passamos boa parte deste último sábado analizando exatamente isso, estou até viabilizando um projetinho gambiteknopardal par tentar fazer a coisa acontecer... cada um dando o seu pitaco até o natal deve sair uma RL manuvácuo:mrgreen:. em breve estaremos numa oficina de um verdadeiro pardal para tentar a coisa, seria muito interessante ter uma capa da RL pra servir de piloto.:parede:
Será que alguém disponibilizaria uma carcaça para testes a fundo perdido?:pensativo:

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica.

Nava
06/09/2008, 00:59
Nosso amigo amostardeiro tem, auto, mas tem...veja se ele disponibiliza...só que nao vai dar para testar ne...sao diferentes das a vacuo...

Euboto fé que dá certo sim...é só questáo de sentar e desenhar bem pra nao ficar muito gambi e boa.

Como disse, eu só nao meto bala nas minhas pq nao sao a vacuo. Cara, nem que vc tenha de descer com um achave 13 na mao e apertar o parafuso...mas saber que vai ficar 4x4 forever, nao tem preço. Ah, alem de economizar nas AVM.

Robinho da Jaguatirica
06/09/2008, 08:51
Nava,

A minha idéia é manter a RL a vácuo pela comodidade, mas poder travar manualmente pelas necessidades, ou seja, manteria todo o sistema original, inclusive o hímem de borracha, instalaria uma borboleta, ou algo que pudesse empurrar o hímem os 4 ou 5 mm que são necessários para o acoplamento, a vedação é fácil de fazer, anel de vedação dá conta, a minha maior preoculpação agora é saber se a parede da carcaça seria grossa o suficiente para enrroscar a borboleta, ou se teria que abrir o espaço da borboleta e soldar a peça, acredito que esta última será a mais fácil.

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Robinho da Jaguatirica
06/09/2008, 16:51
Acabei de chegar do meca, a carcaça não tem parede que dê pra fazer a rosca, então vamos soldar a borboleta, parece que vai dar pra manter a vácuo e também manual, seria então manuvácuo, ou vácumano...:mrgreen:

Aguardem novos capítulos...


Robinho da Jaguatirica.

Júlio C. A. Santos
06/09/2008, 18:59
Olha pessoal! Não sei não, mas acho que as RL originais mecânicas da minha Sport 96 dão menos manutenção que essas mais novas. Coisinha chata esse negocio de sistema a vácuo heim! :lol:(risos). Mas de qualquer forma a minha RL direita estava com problema. Agradeço a vcs pelas dicas, eu mesmo fiz a manutenção em casa e resolvi o problema.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Nava
06/09/2008, 20:51
trojao, tem de ver se nao dá pra por uma peça ipo um anel trava por dentro e a peça que vai empurrar o conjunto deverá er uns doi sou tres dentes que encaixe por dentro da carcaça, e pela acáo da rosca empurar e puxar para destravar...nao sei se vc me entendeu...mas acho que sim.

Acredito que se a ideia vingar mesmo será o fim do esquenta a cabeca com essa droga...se vc conseguir manter os dois, melhor ainda. Se falhar vc vai engata manual e sai cavocando!

Nava
13/09/2008, 18:04
Eu mandei usinar uma peça igual a que quebrou da minha e ficou 100%. Ate subi uns barrancos hoje...

Robinho da Jaguatirica
15/09/2008, 08:19
Esta semana estou mais desocupado, então terei mais tempo para incrementar a idéia da RLmano-vácuo.:mrgreen:
O Gleison está com problemas na dele, então daremos um jeito de fazer a coisa funcionar mais rápido.

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Gleison BH
15/09/2008, 08:51
Esta semana estou mais desocupado, então terei mais tempo para incrementar a idéia da RLmano-vácuo.:mrgreen:
O Gleison está com problemas na dele, então daremos um jeito de fazer a coisa funcionar mais rápido.

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Fala seu Robson!!! Ontem te mandei uma msg. Tomei umas brebas em casa e como não tinha nada pra fazer desmontei a RL do lado esquerdo. A mola tava quebrada... :parede::parede: Conheço um cara que teve o mesmo problema... :evil::evil:

Será que pelo fato da RL esquerda não está acoplando isso estaria impedindo a RL do lado direito de acoplar, pois vc se lembra que não identificamos problemas na do lado esquerdo... :pensativo::pensativo:

Inté!

Robinho da Jaguatirica
15/09/2008, 09:02
Que surpresinha FDP*%^^%$%$ hein sô????:evil::evil::evil:
Vamos lá na Molinhas mandar fazer meio metro de molas e ficar de reserva então. Se a sua RL não estiver instalada é melhor, daí vamos lá e na Roma pra ver a borboleta também.
A hora que der pra vc me fala, vamos juntos.:concordo:

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica.

Gleison BH
15/09/2008, 15:10
Eu Te Ligo Até O Final Da Semana Para Combinarmos, Pois Até Quarta Ou Quinta Vou Estar Agarrado Demais No Trabalho...

Me Fala Aonde Fica A Roma.



Vamos Lá Na Molinhas Mandar Fazer Meio Metro De Molas E Ficar De Reserva Então. Se A Sua Rl Não Estiver Instalada é Melhor, Daí Vamos Lá E Na Roma Pra Ver A Borboleta Também.
Robinho Da Jaguatirica.

Nava
15/09/2008, 17:50
Moçada, eu como pai da ideia (pelo menos aqui noforum..risos) gostaria de poder ajudar mais....mesmo longe, ideias, sugestoes...

Que tipo de borboleta vcs tao pensando em por?

Robinho da Jaguatirica
15/09/2008, 18:43
Moçada, eu como pai da ideia (pelo menos aqui noforum..risos) gostaria de poder ajudar mais....mesmo longe, ideias, sugestoes...

Que tipo de borboleta vcs tao pensando em por?


Caríssimo Nava,

A idéia é usar a borboleta do Willys, no olhômentro parece que caberá, na realidade a distância entre a borboleta e o hímem nem tanta diferença faz, se for maior que os 3 ou 4mm necessários, soldamos pra fora, se for menor, instalamos um calço. o diâmentro útil da carcaça da RL a vácuo é de 46mm, a parede não suporta rosca, então deveremos soldar a borboleta e pronto. Tudo isso teoricamente....:mrgreen:
Vai dando pitaco aí que ajuda.


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

mcuan
17/11/2008, 20:51
E aí pessoal !!

Alguém sabe me dizer onde posso encontrar as engrenagens da roda livre, são as originais que vem no carro?

Esta engreangem tem 03 travas e que desgataram, tanto as travas como a base da engrenagem. Vai uma em cada RL.

Abç

Marcelo M. Cuan - SP

EDuarte
18/11/2008, 09:22
E aí pessoal !!

Alguém sabe me dizer onde posso encontrar as engrenagens da roda livre, são as originais que vem no carro?

Esta engreangem tem 03 travas e que desgataram, tanto as travas como a base da engrenagem. Vai uma em cada RL.

Abç

Marcelo M. Cuan - SP
Só vendem o conjunto Marcelo, infelizmente, veja com algum amigo do forum que trocou pelas manuais AVM se essas partes estão inteiras e negocia.
[]´s
(DU)

Nava
19/11/2008, 22:17
Eu tenho a peça verde de aluminio com as 3 perninhas. Mandei fazer no torneiro e cobrou 150 cada. Tenho uma zero.

O miolo (embreagem) que fica preso no cubo de roda tem pra vender separado na concessionaria por 150 reais.

Agora o resto sem chance.

O par de AVM manual nova está na faixa de 480 reais. Faça as contas.

Nava
21/11/2008, 18:47
Como está o projeto RL Manu-vacuo?

Marciotod
21/11/2008, 21:15
Olá fui dono de uma sportage em 2001, tinha um modelo 99, portanto ela possuía apenas 2 anos de uso e desde a 1º vez não funcionou, fui no mecânico mexe aqui/ali, testa na ofinicina ok, chegava na subida de terra nada!!!! A 1º coisa que fiz foi trocar a roda da sportage por roda livre da avm, antes disso comprei 2 rodas livres originais na época e não adiantou nada, parti para avm. Notei que quando o carro balançava na trilha escapava a tração dianteira, mesmo com a roda da avm, o que fazer? Tiramos a ponta de eixo e descobrimos que a Kia economizou na presilha da ponta do eixo, ou seja a presilha era pequena e escapava, consequente a ponta do eixo, conforme os buracos e torções da estrada escapava e assim perdia a tração, enfim parece que fizemos um trabalho que os engenheiros esqueceram, aumentamos a profundidade desta fenda e trocamos a presilha, que segura a ponta do eixo por uma bem maior, assim, depois de uns 4 meses pastando consegui ter tração nas rodas dianteiras. A sportage é um carro legal, comfortável e bonito, mas não queira muitas aventuras na terra. Hoje sou dono de uma Hilux 97 SW4 3.0 Turbo Diesel, nuca tive problema nenhum de aquecimento e peças somente revisão normal, o carro é muito bom mesmo, boa sorte.

Robinho da Jaguatirica
24/11/2008, 10:35
Como está o projeto RL Manu-vacuo?

Oi Nava,

:pipoca:Já temos uma carcaça de RL a vácuo, gentilmente doadas pelo Gleison/BH que instalou uma AVM, a doação foi a fundo perdido, mas dando certinho o projeto, devolverei as mesmas já mano-vácuo. Vou tirar algumas fotos da coisa toda e postar as idéias do projeto, assim todos poderão dar seus pitacos, o que torna a coisa mais interessante e de domínio público (:mrgreen:acabou a empresa Alohhhhauaisô, com fins interesseiros em arrancar tiras de couro das costas de Sportagers desesperados).
De hoje para amanhã posto as fotos e vamos ao debate.:idea:


Boa lama!


Robinho

mbm4x4
24/11/2008, 12:44
Pô Trojão, já me tirou da empresa sem eu nem ter entrado??:(:cry:hehehe
A nossa ex-empresa(alohhhhauaisô), pelo menos na minha opinião, não iria arrancar tiras de couro dos nossos amigos Sportagers. Era sem fins lucrativos e ganhariamos dinheiro qdo fosse vendida para uma grande Companhia Corporativa.:dance:
Agora falando sério, como já havia falado anteriormente, preciso das minhas RL originais ate comprar as novas para substituir as antigas .vou comprar as novas manuais na minha viagem aos Estados Unidos. Vou dia 25 de dezembro e volto dia 15 de janeiro. Entao qdo voltar, se ainda quiser mais uma doação me avise.
forte abraço.
mateus


Oi Nava,

:pipoca:Já temos uma carcaça de RL a vácuo, gentilmente doadas pelo Gleison/BH que instalou uma AVM, a doação foi a fundo perdido, mas dando certinho o projeto, devolverei as mesmas já mano-vácuo. Vou tirar algumas fotos da coisa toda e postar as idéias do projeto, assim todos poderão dar seus pitacos, o que torna a coisa mais interessante e de domínio público (:mrgreen:acabou a empresa Alohhhhauaisô, com fins interesseiros em arrancar tiras de couro das costas de Sportagers desesperados).
De hoje para amanhã posto as fotos e vamos ao debate.:idea:


Boa lama!


Robinho

Robinho da Jaguatirica
24/11/2008, 14:38
Pô Trojão, já me tirou da empresa sem eu nem ter entrado??:(:cry:hehehe
A nossa ex-empresa(alohhhhauaisô), pelo menos na minha opinião, não iria arrancar tiras de couro dos nossos amigos Sportagers. Era sem fins lucrativos e ganhariamos dinheiro qdo fosse vendida para uma grande Companhia Corporativa.:dance:
Agora falando sério, como já havia falado anteriormente, preciso das minhas RL originais ate comprar as novas para substituir as antigas .vou comprar as novas manuais na minha viagem aos Estados Unidos. Vou dia 25 de dezembro e volto dia 15 de janeiro. Entao qdo voltar, se ainda quiser mais uma doação me avise.
forte abraço.
mateus

Mateus,

Não fique triste, vamos esperar os americanos pararem de espirrar pq tá caindo uma catarrada em nós brasileiros:shock:, não é hora de abrir novas empresas:pipoca:. De qualquer forma o protótipo será apresentado para uma tal Organizações Tabajara, cujo advogado é o conhecido Dr. Gleison/BH, claro que vc estará presente, pode ir juntando as latas pras passagens aéreas, a apresentação será na única data disponível, primeira semana de janeiro de 2009:mrgreen:. Outra, não sou louco de estragar mais de uma RL no projeto, se não der certo, eu também vou comprar a AVM nanual e nunca mais tocarei nesse assunto.:concordo: Portanto pode aproveitar as suas RL's a vácuo enquanto durarem:palmas:.

Boa lama!


Robinho

Nava
24/11/2008, 21:29
Gente, tava viajando na maionese e to vendo que dá pra fazer um engate manual com as auto maticas mecanicas tb, de maneira fácil...vou estudar mais o projeto, mas não tirei fotos delas desmontadas...alguem tem fotos das automaticas demontadas? No site da kia tem um modelo diferente das que eu tenho e o desenho é muiuto pequeno...

L.Felipe
02/12/2008, 15:28
Alguem sabe se tem, ja comprou ou conhece alguem q comprou RL warn no Paraguai? Toh pensando em talvez tentar.

mbm4x4
02/12/2008, 16:17
E ae Nava
Eu tenho umas fotos das manuais automaticas desmontadas que alguem, nao me lembro quem, postou aqui no forum.
Direitos reservados ao fotografo e desculpa pela copia pirata...hehehe
[]s
mateus


Gente, tava viajando na maionese e to vendo que dá pra fazer um engate manual com as auto maticas mecanicas tb, de maneira fácil...vou estudar mais o projeto, mas não tirei fotos delas desmontadas...alguem tem fotos das automaticas demontadas? No site da kia tem um modelo diferente das que eu tenho e o desenho é muiuto pequeno...

dcgomes_bh
02/12/2008, 17:20
Aê moçada, só pra constar que consegui recuperar minha tração original 4x4 a vácuo.

As mangueiras estavam todas quebradas e a tubulação tava suja. Soquei um WD40 abaixo e depois soprei.

Conferi as conexões e a pressão saindo da bomba de vácuo, aquela coisa cilíndrica preta que fica do lado da bateria. De lá sai um tubinho fino que vai para as rodas. Tem um circuitinho elétrico alí... com uma tampinha vagabunda que fecha uma saída do vácuo. Bom, não entendo como funciona, mas tava parecendo OK.

Afinal, onde parecia estar o problema? Desmontei os cubos da roda livre e um estava perfeito, limpinho. O outro estava um lixão, tinha infiltrado muito lama.

Por via das dúvidas, eu desmontei os dois, deixei de molho no óleo da noite pro dia, escovei, limpei, ficou tão limpo que dava até pra fazer macarrão com a engrenagem. Depois lubrifiquei só com WD40 e montei tudo.

Antes de por as mangueiras de volta no tubo que vai à bomba, conectei apenas na roda dei uma sugada com a boca pra ver se tava dando pressão. Fiz nas duas e a pressão tava ok. Se vc puder fazer isso com o carro suspenso, vai ver a roda acionando... ou não. :)

De qualquer forma, agradeço ao pessoal da lista por postar fotos e sugestões. Eu sei que o 4x4 a vácuo eh meia boca, mas enquanto o problema for desmontar e limpar, vai ele mesmo!

Nava
02/12/2008, 17:40
Valeu as fotos.
Devido ao eixo do rolamento, nao dá pr afazer o esquema manual...droga.

EDuarte
02/12/2008, 18:00
Legal que tenha conceguido dcgomes, só uma dica, se uma delas deu infiltração, é sinal que o retentor interno esta danificado e provavelmente dará infiltração denovo.
[]s
(DU)

dcgomes_bh
03/12/2008, 12:13
Legal que tenha conceguido dcgomes, só uma dica, se uma delas deu infiltração, é sinal que o retentor interno esta danificado e provavelmente dará infiltração denovo.
[]s
(DU)

Hm, saquei... esse retentor interno ficaria atrás da roda? Como faz pra trocar esse troço? Será que eles (Kia - Fastcar) vendem só o retentor? Tem alguma adaptação conhecida? Tô perguntando demais? :parede:

EDuarte
03/12/2008, 12:55
Hm, saquei... esse retentor interno ficaria atrás da roda? Como faz pra trocar esse troço? Será que eles (Kia - Fastcar) vendem só o retentor? Tem alguma adaptação conhecida? Tô perguntando demais? :parede:
É trabalhoso fazer a troca, fiaca atras do munhão, tem que desmontar todo o sistema e tirar o munhão fora. Custa baratim esse retentor, deve ter na concessionaria sim, 15,00 cada na powerparts.
[]s
(DU)

dcgomes_bh
04/12/2008, 17:12
Nossa... aí me quebrou, eu não tenho macaco bom pra levantar o carro e talvez nem tenha ferramentas boas pra desmontar tudo...
Alguem em BH conhece uma oficina boa de 4x4 que faria o serviço ou mesmo teria um lugar pra eu pendurar a Sportage e ajudar na troca? :)

Tem uma coisa também... a mangueira estava quebrada bem em cima da entrada na parte superior do munhão. Pode ser que houve infiltração de meleca por alí, né. Afinal, eu peguei muita lama (atolei, inclusive) com a mangueira quebrada. Não era atoa que eu ficava agarrado... :roll:

Acho que vou rodar um mês ou dois e depois desmontar pra ver se entrou sujeira antes de mexer com esse retentor.

Alguem em BH sabe onde rola de comprar mangueira de borracha pra substituir as originais (tão velhas, ressacadas e curtas).

Gleison BH
04/12/2008, 17:37
Alguem em BH conhece uma oficina boa de 4x4 que faria o serviço .

Mande uma MP pro TROJÃO aqui de BH que eu acho que ele pode te ajudar. O cara é o meu Mega-blaster-Plus+++-Nikima-Consultor para Sportager's kkkkkk rssss....

EDuarte
04/12/2008, 19:37
Alguem em BH sabe onde rola de comprar mangueira de borracha pra substituir as originais (tão velhas, ressacadas e curtas).

Coloca mangueira lonada pra gasolina, são ótimas.
[]s
(DU)

dcgomes_bh
09/12/2008, 02:22
Coloca mangueira lonada pra gasolina, são ótimas.
[]s
(DU)

O problema é achar esse trem pra comprar por aqui...

Robinho da Jaguatirica
09/12/2008, 08:53
O problema é achar esse trem pra comprar por aqui...


Caro dcgomes,

Não se stresse por causa das mangueiras:paulada:, qualquer loja de material hidráulico tem, compre as de 5mm, geralmente tem que trocar somente as das rodas, o resto deve estar funcionando bem, qualquer coisa dá uma pulada aqui na Pampulha, pertinho do meu escritório na Pedro I tem uma loja, vamos lá e compramos:pipoca:. Já que está em BH entra logo pra "patota", você seria o 5º, já dá pra formar um jipe clube.:mrgreen:

Boa lama!


Robinho
3492-9000
9108-4064

Gleison BH
09/12/2008, 09:21
O problema é achar esse trem pra comprar por aqui...

O que é isso companheiro??? :parede::parede:
Achar dessas mangueiras é mais fácil do que comprar balas!!:p:p
Só que pegar com o Robson é mais barato :dance::lol::dance::lol: E ainda dá pra tomar uma cerva e comer um frango assado no botequim que tem em frente:concordo:

EDuarte
09/12/2008, 09:24
O problema é achar esse trem pra comprar por aqui...
Que estranho, é uma mangueira comum, eu diria obrigatória em qquer auto peças.
[]s
(DU)

Gleison BH
09/12/2008, 09:25
...Robinho


Fala fiote!!! E aí, blz!?!?

Rolou o passeio pra distribuir os presentes????

Fui pra Carrancas mesmo. Tava jóinha jóinha :concordo:

Inclusive fiquei sabendo de umas trilhas leves e bacanas na região. E MUIIIITAAAASSS cachoeiras. É um belo local para marcar um passeio em fds prolongado.

Inté

Robinho da Jaguatirica
09/12/2008, 11:33
O que é isso companheiro??? :parede::parede:
Achar dessas mangueiras é mais fácil do que comprar balas!!:p:p
Só que pegar com o Robson é mais barato :dance::lol::dance::lol: E ainda dá pra tomar uma cerva e comer um frango assado no botequim que tem em frente:concordo:


É Gleison, carcamano...:paulada:

Moçada, não vai nessa do Gleison, eu não vendo mangueiras, ele é que pegou quase 10 metros das minhas mangueiras reservas (na realidade foi só 30 cm), mas acabou pagando o frango assado e um monte de brejas...:mrgreen:
De qualquer forma meu escritório está virando um ponto de encontro de Sportagers,:dance: tem um estacionamento razoável que dá pra suspender as viaturas, o Gleison agora (depois das AVM) só vem pra conversar fiado e comer frango assado, o JGneves vem pra não me encontrar e ver como não instalar os seus faróis de milha:mrgreen:, o Cláudio (não participa do forum) vem pra ter certeza que tem que voltar com a viatura pro estaleiro e retificar tudo com peás originais, e agora o dcgomes_bh tá convidado pra arrumar as mangueiras... mas tome cuidado com o frango, é ruim demais.
Já dá um Jipe Clube Sportage "Uai Sô"!:palmas:


Boa lama!


Robinho

Marcos Vaz
15/12/2008, 11:54
Olá amigos, preciso tirar umas dúvidas sobre o engate da RL da Sport.
Todas elas tem engate por intermédio do vácuo?
Ontem tirei o pneu dianteiro da minha, para dar uma checada nas mangueiras do vácuo e não vi mangueira alguma nela, com excessão dos flexiveis. Estranhei, ai resolvi girar para frente a homocinética e ouvi um "click" na RL como se ela estivesse engatada, ai todo o conjunto girou junto.
Quando eu girava para trás a homocinética, o conjunto ficava livre, desengatava.
Alguém pode me tirar esta dúvida? Será que foram fabricadas RL com engate mecânico?

Minhe Sport é 96 2.0 16V

EDuarte
15/12/2008, 14:02
Olá amigos, preciso tirar umas dúvidas sobre o engate da RL da Sport.
Todas elas tem engate por intermédio do vácuo?
Ontem tirei o pneu dianteiro da minha, para dar uma checada nas mangueiras do vácuo e não vi mangueira alguma nela, com excessão dos flexiveis. Estranhei, ai resolvi girar para frente a homocinética e ouvi um "click" na RL como se ela estivesse engatada, ai todo o conjunto girou junto.
Quando eu girava para trás a homocinética, o conjunto ficava livre, desengatava.
Alguém pode me tirar esta dúvida? Será que foram fabricadas RL com engate mecânico?

Minhe Sport é 96 2.0 16V
Esta certo Marcos, as suas RLs são mecanicas, por isso a auxencia das mangueiras, elas só engatam quando vc traciona. Se não me engano, as RLs a vacuo apenas nos modelos 98/99 em diante, aterior a esse ano eram mecanicas.
[]s
(DU)

Marcos Vaz
15/12/2008, 14:12
Valeu Eduardo, obrigado pelo exclarecimento.

Nava
15/12/2008, 18:57
Iguais as minhas e tao funcionando ainda! A minha é modelo 98.

dcgomes_bh
26/12/2008, 09:03
Valeu demais pelo convite ai Robson, passa o endereço certinho que eu apareço.

Arrumei um problema pra minha cabeça... eu tirei o miolo da roda livre porque ta mesmo entrando sujeira, aí rodei um pouco sem o miolo e a membrana de borracha foi esgarçada pela ponta do eixo... Que bosta. Agora eu to lascado pra arrumar esse trem! Alguma idéia? Eu duvido que a Kia venda somente a parte da membrana de borracha.

dcgomes_bh
26/12/2008, 11:12
Ah nem... to puto com essa roda livre fresca do Sportage. Onde eu acho uma AVM 460 com precinho camarada em BH? A mais barata que achei na net foi no Armazem 4x4 por 596,00 pilas. Tô achando caro. Esse trem custumava custar na casa dos 400 conto, não é?

dcgomes_bh
26/12/2008, 12:27
Vou comprar na Jipebras por 493,00 merrecas, frete incluso.

VAI SE FU#*(%$ RODA livre original maldita!

Nava
26/12/2008, 19:04
Realmente, AVM ´´e toda vida e mais 6 meses, sem falar que qdo vc precisa ela tá la disposta....

Robinho da Jaguatirica
27/12/2008, 10:05
Valeu demais pelo convite ai Robson, passa o endereço certinho que eu apareço.

Arrumei um problema pra minha cabeça... eu tirei o miolo da roda livre porque ta mesmo entrando sujeira, aí rodei um pouco sem o miolo e a membrana de borracha foi esgarçada pela ponta do eixo... Que bosta. Agora eu to lascado pra arrumar esse trem! Alguma idéia? Eu duvido que a Kia venda somente a parte da membrana de borracha.


Oi dcgomes,

Putsss:parede:, pode ir logo pras AVM, entra em contato com o Glaison, ele acabou de comprar, deve te passar o caminho das pedras, ainda mais que o bicho é sovina demais...:mrgreen:

Vai meu enderecço do escritório:
Av: Dep. Anuar MMenhem, 329, Santa Amélia.
Só volto dia 05/01/2009, vamos marcar um dia da unha suja e arrumar as cacas de todos, com vc seremos 5, já dá um jipe clube da melhor qualidade.

Feliz ano novo!



Ps.: Galera, tô numa lama danada, ganhando 50 latinhas da Prefeitura dessa roça pra levar doentes pra cidade visinha, aqui tá ilhado, só a ambulança tá andando ainda.:dance::dance::dance::dance::dance::dance::d ance:

dcgomes_bh
27/12/2008, 14:44
Opa, tá feito então o Jipe Clube Sportage de Belzonte!!!

Vamos marcar o buteco inaugural com direito a um passeião light antes (pois meus pneus traseiros estao meio kojak, uns Scorpion meio véio...).

Bixo, eu pedí as AVM na Jipebras ONTEM as 13 hs e chegou aqui em casa AGORA as 13 hs!!!!! Insuperável! Paguei 493,00 com o frete. Estou muito satisfeito com a Jipebrás, valeu pela dica do fórum, esse forum eh show de bola.

Agora eu preciso de ajuda pra instalar porque eu não tenho aquela chave esquisita das calotas da AVM, parece uma porcaria de uma estrela. No manual ainda fala que precisa de um torquimetro?? Que bixisse é essa? Alguem pode me ajudar a montar esse trem, por favor?

Valeu demais!

dcgomes_bh
28/12/2008, 23:44
Aê!! Instalei aqui as AVM 460 e ficou SHOW DE BOLA!

Agora, que é um saco descer da viatura pra acionar a parada, isso é... chato pra caraleo.

Eu vou procurar os retentores que ficam atrás do munhão amanhã na FastCar, porque tá feio o negócio lá. Tava um verdadeiro aquário quando desmontei as RL originais.

MarcSport
01/01/2009, 11:47
Aê!! Instalei aqui as AVM 460 e ficou SHOW DE BOLA!

Agora, que é um saco descer da viatura pra acionar a parada, isso é... chato pra caraleo.



Quando sair do asfalto, vc desce e engata as RLs e pode continuar em 4x2, quando precisar do 4x4 vc engata pela alavanca, quando acabar a brincadeira, vc desacopla as RLs, ou seja, precisará acoplar e desacoplar uma única vez por trilha/passeio.
[]s

Costa Junior
01/01/2009, 22:16
Quando sair do asfalto, vc desce e engata as RLs e pode continuar em 4x2, quando precisar do 4x4 vc engata pela alavanca, quando acabar a brincadeira, vc desacopla as RLs, ou seja, precisará acoplar e desacoplar uma única vez por trilha/passeio.
[]s

Boa Noite, amigos
Desmonetei a roda livre da minha vtr para limpar, tentei tirar o himem tambem, para limpeza e fiquei com medo de forçar e danificá-lo, pois vi aki no forum que é muito fragil.
Gostaria de saber se sua retirada é facil ou se não se é melhor nao mecher com ele. Em caso de poder tirá-lo, como proceder.
Obrigado
Costa Junior

Costa Junior
02/01/2009, 11:50
Bom dia, amigos
Ontem, resolvi abrir as roda livres da minha vtr. Não consegui colocar pra funcionar uma delas, por que fazendo a sucção na mangueira, o ar veio facil, sem nenhuma resistencia, ou melhor , sem formação de vácuo.
Gostaria de saber, pela experiencia de vcs, onde está o defeito?
Ouvi falar aki no forum nos retentores da roda livre. Só que no lado da roda livre, não encontrei retentores, apenas um anel de vedação na capa da roda livre. Onde ficam os retentores? São fáceis de trocar , ou deverá ser procurado um mecanico?
Outra dúvida: qdo estava limpando as engrenagens, tentei retirar o himem que fica na carcaça da roda livre e não consegui. Este himem póde ser retirado para limpeza? Como?
Do lado da ponta de eixo, tinha algumas gotas dágua. O que fazer para evitá-las, por onde entrou?

Gleison BH
03/01/2009, 17:15
Feliz ano novo!
Ps.: Galera, tô numa lama danada, ganhando 50 latinhas da Prefeitura dessa roça pra levar doentes pra cidade visinha, aqui tá ilhado, só a ambulança tá andando ainda.:dance::dance::dance::dance::dance::dance::d ance:


Ô TROJÃO!! SEU DANADO!!! TE LIGUEI NO REVEILLON MAS ESSA TRANQUEIRA DESSE SEU CELULAR NÃO ATENDE...

VIM PRA LENÇÓIS (CHAPADA DIAMANTINA) PASSAR O REVEILLON.

VIM DE MOTO, MAS O LUGARZIM BÃO PRA PASSEAR COM AS SPTG'S TRAÇADAS. NO FUTURO TEMOS QUE MARCAR ALGO PROS LADO DE CÁ... UNS 15 DIAS DE FÉRIAS ACHO QUE DÁ.

AGORA TÔ EM ARRAIAL D'AJUDA.

TERÇA FEIRA DEVO ESTAR EM BH. TE LIGO SEMANA QUE VEM.

FELIZ ANO NOVO ATRASADO PROCÊ, PRA ROSE-DONA-ONÇA-PATROA-JAGUATIRICA-BRABA-DEMAIS E PRO RESTO DO PESSOAL DO FÓRUM.

INTÉ+ :concordo:

Tarcisio Pinheiro
03/01/2009, 22:06
E aí pessoal,

Tá só que viaja e passeia heim, já pensou quando acabar a crize, aí vai ficar beleza!!

Eu tô saindo de viajem no sábado que vem!!

Ai Gleison, depois te passo os detalhes de roteiro como voce me pediu da outra vez, este enorme atrazo e por que meu lap-top foi roubado e os contatos de hoteis e pousadas estavam todos lá.

Mas vou viajar de novo !!!


Até mais! e feliz ano novo a todos:concordo::concordo:!!

Robinho da Jaguatirica
05/01/2009, 10:49
Ô TROJÃO!! SEU DANADO!!! TE LIGUEI NO REVEILLON MAS ESSA TRANQUEIRA DESSE SEU CELULAR NÃO ATENDE...

VIM PRA LENÇÓIS (CHAPADA DIAMANTINA) PASSAR O REVEILLON.

VIM DE MOTO, MAS O LUGARZIM BÃO PRA PASSEAR COM AS SPTG'S TRAÇADAS. NO FUTURO TEMOS QUE MARCAR ALGO PROS LADO DE CÁ... UNS 15 DIAS DE FÉRIAS ACHO QUE DÁ.

AGORA TÔ EM ARRAIAL D'AJUDA.

TERÇA FEIRA DEVO ESTAR EM BH. TE LIGO SEMANA QUE VEM.

FELIZ ANO NOVO ATRASADO PROCÊ, PRA ROSE-DONA-ONÇA-PATROA-JAGUATIRICA-BRABA-DEMAIS E PRO RESTO DO PESSOAL DO FÓRUM.

INTÉ+ :concordo:


Oi Gleison,

Passei as festas fora, na lama, acabei de chegar (05/01) esses 10 dias de folga foram providenciais...:dance: Meu celular não opera por onde estava.:cry:
Sua corda já está aqui, acabei achando 4 ganchos, só tinha os 4, mas deixei meu cunhado de alerta pra comprar meis 4 pq sei que vc vai querer:concordo:.
Tenha você e todos os participantes deste forum um excelente 2009!:palmas:


Boa lama!


Robinho

Robinho da Jaguatirica
05/01/2009, 10:55
Bom dia, amigos
Ontem, resolvi abrir as roda livres da minha vtr. Não consegui colocar pra funcionar uma delas, por que fazendo a sucção na mangueira, o ar veio facil, sem nenhuma resistencia, ou melhor , sem formação de vácuo.
Gostaria de saber, pela experiencia de vcs, onde está o defeito?
Ouvi falar aki no forum nos retentores da roda livre. Só que no lado da roda livre, não encontrei retentores, apenas um anel de vedação na capa da roda livre. Onde ficam os retentores? São fáceis de trocar , ou deverá ser procurado um mecanico?
Outra dúvida: qdo estava limpando as engrenagens, tentei retirar o himem que fica na carcaça da roda livre e não consegui. Este himem póde ser retirado para limpeza? Como?
Do lado da ponta de eixo, tinha algumas gotas dágua. O que fazer para evitá-las, por onde entrou?

Oi Costa Júnior,

Feliz 2009!:dance:

O hímem parece que é colado, não dá pra tirar mesmo.
Pelo visto o seu problema são os retentores mesmo, inclusive pela entreda d'água que percebeu, acredito que seje melhor um meca trocar.


Boa lama!


Robinho

Costa Junior
05/01/2009, 12:23
Oi Costa Júnior,

Feliz 2009!:dance:

O hímem parece que é colado, não dá pra tirar mesmo.
Pelo visto o seu problema são os retentores mesmo, inclusive pela entreda d'água que percebeu, acredito que seje melhor um meca trocar.


Boa lama!


Robinho

Valeu, Trojão.
Obrigada por estar sempre nos socorrendo nas nossas dúvidas. Aprendi a abrir a roda livre e estou tentando recupera-la. Vou seguir seu conselho.Amanhã coloco no mecanico pra ver o problema.Aki na kia, me informaram que o retentor custa R$ 175,00 ou 35,00 pilas, dependendo de qual seja. Pelas informações do vendedor, o de 35,00 é aquele anel de vedação da carcaça da roda livre. TÔ achando muito caro este de R$ 175,00, pois aki no forum, falam que custa no maximo R$ 15,00.
Abraços
Costa Junior

Robinho da Jaguatirica
05/01/2009, 12:32
Costa Júnior,

Tomara que seje o mais barato mesmo pq eu tbm estou querendo trocar os meus.

Boa lama!


Robinho

EDuarte
05/01/2009, 13:19
Valeu, Trojão.
Obrigada por estar sempre nos socorrendo nas nossas dúvidas. Aprendi a abrir a roda livre e estou tentando recupera-la. Vou seguir seu conselho.Amanhã coloco no mecanico pra ver o problema.Aki na kia, me informaram que o retentor custa R$ 175,00 ou 35,00 pilas, dependendo de qual seja. Pelas informações do vendedor, o de 35,00 é aquele anel de vedação da carcaça da roda livre. TÔ achando muito caro este de R$ 175,00, pois aki no forum, falam que custa no maximo R$ 15,00.
Abraços
Costa Junior
São dois retentores, o interno e o externo da roda, o retentor interno é o que da vazamento de vacuo e entrada de agua no sistema, com absoluta certeza é esse que esta com problema, pois o externo protege os rolamentos e não interfere nas RLs. O anel que tem na RL é comum, se vc leva-lo em uma auto peças, poderá comparar e comprar outro, custa centavos.
Na powerparts os retentores custam 15,00 cada, pagar 135,00 na autorizada só se tiver $$$ sobrando ou é daqueles que acha que peça boa só as da autorizada (pura ilusão).
É facil trocar, porem muuuuito trabalhoso, se não tem intimidade com ferramentas compre o retentor e peça pro meca trocar, com certeza sairá mais barato que na kia.
[]s
(DU)

rodrigo.finatto
25/02/2009, 07:52
São dois retentores, o interno e o externo da roda, o retentor interno é o que da vazamento de vacuo e entrada de agua no sistema, com absoluta certeza é esse que esta com problema, pois o externo protege os rolamentos e não interfere nas RLs. O anel que tem na RL é comum, se vc leva-lo em uma auto peças, poderá comparar e comprar outro, custa centavos.
Na powerparts os retentores custam 15,00 cada, pagar 135,00 na autorizada só se tiver $$$ sobrando ou é daqueles que acha que peça boa só as da autorizada (pura ilusão).
É facil trocar, porem muuuuito trabalhoso, se não tem intimidade com ferramentas compre o retentor e peça pro meca trocar, com certeza sairá mais barato que na kia.
[]s
(DU)

Olá pessoal,
Estou com o mesmo problema na roda livre da sportage, porém o meu é com relação as molas que tem dentro da roda livre, elas estão quebradas. Não consigo achar para trocá-las. O vacuo está chegando nas rodas.

Nava
25/02/2009, 23:14
Rodrigo va em alguma casa de molas, de preferencia aquelas de fabricação propria, e mande fazer molas novas. Facil e barato e mata o prolbema.

Se form em Ctba eu indico um lugar.

Zé Roberto
19/03/2009, 12:10
Pessoal,
Peguei um barrinho no ultimo fds e quando precisei do 4x4, cadê? Deu um trabalho danado pra sair no 4x2. Levei no mecânico e rapidamente ele desmontou os cubos, trocou as mangueiras ressecadas do vácuo e lubrificou tudo.
Não sei se foi sorte, mas na cidade ta funcionando normal, vamos pegar um barro neste sábado, depois eu posto aqui o resultado.

Abcs.

EDuarte
19/03/2009, 12:34
Pessoal,
Peguei um barrinho no ultimo fds e quando precisei do 4x4, cadê? Deu um trabalho danado pra sair no 4x2. Levei no mecânico e rapidamente ele desmontou os cubos, trocou as mangueiras ressecadas do vácuo e lubrificou tudo.
Não sei se foi sorte, mas na cidade ta funcionando normal, vamos pegar um barro neste sábado, depois eu posto aqui o resultado.

Abcs.

Como assim "na cidade ta funcionando normal"? Voce ta usando o 4x4 permanente? Se for vai moer tudo, as Sportages não tem diferencial central.
[]s
(DU)

Zé Roberto
19/03/2009, 13:08
Como assim "na cidade ta funcionando normal"? Voce ta usando o 4x4 permanente? Se for vai moer tudo, as Sportages não tem diferencial central.
[]s
(DU)

Desculpe, me expressei mal. Na ponte com ela suspensa, está engrenando e desengrenando normalmente.:-D

EDuarte
19/03/2009, 14:47
Desculpe, me expressei mal. Na ponte com ela suspensa, está engrenando e desengrenando normalmente.:-D
A ta, aí sim, sustei.
Legal que tenha conseguido resolver tão facil assim Zé Roberto, normalmente é um pouco mais complicado como no meu caso.
[]s
(DU)

Zé Roberto
03/04/2009, 16:17
Brincadeira.
Falei que tinha resolvido trocando as mangueiras e lubrificando, ma que... Agora a danada ta acoplando e desacoplando sozinha.
Vou ter que comprar a RL manual mesmo. Alguém sabe onde eu acho? Aqui em Ribeirão preto no Donatti não tem.
Alguma dica?

Robinho da Jaguatirica
03/04/2009, 16:21
Brincadeira.
Falei que tinha resolvido trocando as mangueiras e lubrificando, ma que... Agora a danada ta acoplando e desacoplando sozinha.
Vou ter que comprar a RL manual mesmo. Alguém sabe onde eu acho? Aqui em Ribeirão preto no Donatti não tem.
Alguma dica?


Oi Zé Roberto,

Provavelmente estão acoplando sozinhas por causa da solenóide, eu cansei da minha, anulei, agora o vácuo passa direto e eu fecho ou abro através de uma válvula, coisa simples e que funciona bem.

Boa lama!


Robinho

Zé Roberto
03/04/2009, 16:56
Oi Zé Roberto,

Provavelmente estão acoplando sozinhas por causa da solenóide, eu cansei da minha, anulei, agora o vácuo passa direto e eu fecho ou abro através de uma válvula, coisa simples e que funciona bem.

Boa lama!


Robinho

Robinho,
Voce tem detalhes dessa solenoide? A válvula que voce instalou é tipo uma torneira onde voce abre e fecha o vácuo manualmente? Gostaria se voce pudesse me mandar maiores informações sobre o que voce fez, eu agradeço. Eu ando muito no asfalto a 120, 130 e ela ta acoplando, tenho medo de estragar o diferencial ou o câmbio.
Voce acha que eu não preciso partir ainda para as RL manuais?
Agradeço qualquer ajuda...

Robinho da Jaguatirica
03/04/2009, 17:08
oi Zé Roberto,

A solenóide recebe o sinal da caixa e abre passagem para o vácuo acoplando as FDP das RL's, qualquer poeirinha que a solenóide receber das mangueiras (furadas) acaba por engastalhar o pistão, então eu levei a mangueira até debaixo do painel, instalei uma válvula (tipo torneira mesmo, qualquer uma serve), e retornei a mangueira até o "T" que distribui para as RL's, assim, quando preciso do 4x4 abro a válvula e engato a alavanca, minha solenóide agora é enfeite.:mrgreen:
se suas RL's estão acoplando numa boa, acho que deve tentar esta receita acima, claro que ainda não será 100% confiável, afinal essas RL's a vácuo são umas FDP mesmo, mas de qualquer forma dá também pra adiar por um bom tempo as manuais.
Qualquer dúvida é só falar.

Zé Roberto
09/04/2009, 21:11
Grande Robinho,
Descobri a tal solenoide. tá passando vácuo direto, mesmo desligada. tirei ela de lá e fechei a mangueira pra não prejudicar o freio. O dificil vai ser arranjar outra igual. O mecanico me disse que as solenoides usadas na partida a frio dos carros a alcool deve servir, o que voce acha? tento colocar uma dessas ou já parto logo pra "torneirinha" embaixo do painel?
Agradeço sua opinião
1 abraço.

imoveisbranco
10/04/2009, 12:27
Comprei a Sportage 2001 TDi a pouco tempo,as roda livre não acoplavam
Troquei as mangueiras que vão às rodas e começo a funcionar
Agora voltou a não acoplar
Estou cansado das rodas livre automática original e vou optar para as AVM manuais.
Ai a pergunta: são fáceis de montar?
Posso fazer eu ou é melhor ir a o mecânico?

Bom final de semana e boa Páscoa

Mattia

Nava
10/04/2009, 15:48
Melhor preço que pesquisei: Jipebras 450,00 o par.

Sei que é caro mas é uma tranquilidade e dá muita segurança pro carro. Imagine vc naquele subidão com a familia e de repente vc fica em 4x2...já era!

É bem fácil de instalar, mas vc precisa de um alicate de tirar anel trava de eixo (externo) e de um jogo de chave alen e torx.

Vc tira os parafusos alen da antiga, tira o anel trava par atirar umas peças que ficam por ali (na mecanica é assim) depois limpa tudo e recoloca a graxa ali no eixo.

Passa um spray de oleo na roda livre (nao pode usar graxa!) e monta, primeiro a base e depois a capa. Tem o manual e é bem facil.

30 min depois ja dá pra ir pra lama...

Nava
10/04/2009, 15:49
Depois de uns 200km é bom reapertar tudo, pq tem junta e ela trabalha um pouco, afrouxando...usar locktite é bom tb.

imoveisbranco
10/04/2009, 17:20
Depois de uns 200km é bom reapertar tudo, pq tem junta e ela trabalha um pouco, afrouxando...usar locktite é bom tb.

Obrigado Nava

Já tive contato com a Jipebras,me passaram R$ 495,00
Vou tentar um desconto :)

a próxima semana vou encomendar e montar :concordo:

as mangueira do vácuo e só colocar um parafuso na ponta para fechar ?

imoveisbranco
10/04/2009, 17:51
Melhor preço que pesquisei: Jipebras 450,00 o par.

Sei que é caro mas é uma tranquilidade e dá muita segurança pro carro. Imagine vc naquele subidão com a familia e de repente vc fica em 4x2...já era!

É bem fácil de instalar, mas vc precisa de um alicate de tirar anel trava de eixo (externo) e de um jogo de chave allen e torx.

Vc tira os parafusos alen da antiga, tira o anel trava par atirar umas peças que ficam por ali (na mecanica é assim) depois limpa tudo e recoloca a graxa ali no eixo.

Passa um spray de oleo na roda livre (nao pode usar graxa!) e monta, primeiro a base e depois a capa. Tem o manual e é bem facil.

30 min depois ja dá pra ir pra lama...

Não sabia o que era chave allen e torx http://images.google.com/images?hl=pt-BR&rls=com.microsoft:pt-br:IE-SearchBox&rlz=1I7GGIH_pt-BR&ei=yK_fSYJ-huaVB52f8d8O&resnum=0&q=chave%20allen%20e%20torx&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi (http://images.google.com/images?hl=pt-BR&rls=com.microsoft:pt-br:IE-SearchBox&rlz=1I7GGIH_pt-BR&ei=yK_fSYJ-huaVB52f8d8O&resnum=0&q=chave%20allen%20e%20torx&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi)

Segunda vou comprar junto com a o alicate para tirar anel

Obrigado
Mattia

CarlinBC
10/04/2009, 18:18
Segunda vou comprar junto com a o alicate para tirar.Obrigado Mattia

Olá MAttia...
Um conselho meu. Leve um parafuso ALLEN como amostra, pois a medida dele não é comum vir no jogo. Eu passei este aperto porque no meu jogo, não tinha.Compre as que têm formato de " L ". São mais baratas, melhores para guardar,dar aperto e desapertar depois. Outra coisa; não compre se não for: Gedore, Belzer-Itma ou Tramontina PRO (PRO de profissional). :discordo:Jing Ling nem pensar...O alicate tem dois tipos: o reto e o curvo. É bom ter os dois em casa.
Abçs...:concordo:

imoveisbranco
10/04/2009, 18:26
Olá MAttia...
Um conselho meu. Leve um parafuso ALLEN como amostra, pois a medida dele não é comum de vir no jogo. Eu passei este aperto porque no meu jogo,não tinha.Outra coisa; não compre se não for: Gedore, Belzer-Itma ou Tramontina PRO (PRO de profissional). :discordo:Jing Ling nem pensar...O alicate tem dois tipos: o reto e o curvo. É bom ter os dois em casa.
Abçs...:concordo:

Olá Carlin

Vou comprar um jogo de Allen de qualidade e os dois alicates :concordo:

Já decidi que devagar vou ter uma pequena oficina :D

Obrigado pelas dicas

PS.voce lembra o tamanho da chave Allen da roda livre?porque vou fazer o trabalho no final de semana,e esta tudo fechado

Abs

Mattia

CarlinBC
10/04/2009, 18:36
Olá CarlinVou comprar um jogo de Allen de qualidade e os dois alicates :concordo:Já decidi que devagar vou ter uma pequena oficina :DObrigado pelas dicasAbsMattia

Mattia, A chave que te falei é tão fina que não tem a medida estampada nela.Não tem espaço.
Eu tenho um comodo aprox.4x4 no fundo da casa lotado de ferramentas nas paredes. De pedreiro, bombeiro, mecanico, etc... Muita marca boa e algumas JingLing que vou substituindo aos poucos. Gosto de meter a mão na graxa.

imoveisbranco
10/04/2009, 18:47
Mattia, A chave que te falei é tão fina que não tem a medida estampada nela.Não tem espaço.
Eu tenho um comodo aprox.4x4 no fundo da casa lotado de ferramentas nas paredes. De pedreiro, bombeiro, mecanico, etc... Muita marca boa e algumas JingLing que vou substituindo aos poucos. Gosto de meter a mão na graxa.

Beleza

Já sei que devo comprar o jogo Allen mais completo :idea:

Não me fale de ferramenta e meter mão na graxa, minha esposa me pergunta sempre porque não fecho a Imobiliária e abro uma oficina mecânica. :shock:

Abs.

Mattia

CarlinBC
10/04/2009, 18:54
[QUOTE=imoveisbranco;855792]Beleza.Já sei que devo comprar o jogo Allen mais completo :idea:Mattia[/QUOTE

Abaixo do Nº8 compre todas. Acima deste nº, é mais pra bujão de cárter, estas coisas...Não têm muita urgencia...

Robinho da Jaguatirica
13/04/2009, 16:13
Grande Robinho,
Descobri a tal solenoide. tá passando vácuo direto, mesmo desligada. tirei ela de lá e fechei a mangueira pra não prejudicar o freio. O dificil vai ser arranjar outra igual. O mecanico me disse que as solenoides usadas na partida a frio dos carros a alcool deve servir, o que voce acha? tento colocar uma dessas ou já parto logo pra "torneirinha" embaixo do painel?
Agradeço sua opinião
1 abraço.


Oi Zé Roberto,

A única coisa que a solenóide serve é pra desviar o vácuo e estragar caso uma mangueira se solte ou fure, o caso é que qualquer poeirinha que entra acaba engastalhando a agulha que fica dentro da solenóide, daí ela vai pro saco, então a válvula debaixo do painel faz bem o papel de desviar o vácuo, e sem sair da viatura, acho a melhor opção pra quem não quer gastar as 500 latinhas de imediato com as santas AVM manuais, fui pra esta válvula por que comprei uma solenóide novinha por 68 latas, daí a 2 meses a FDP já estava estragada por causa da poeira que a mangueira deixou passar.

Boa lama!


Robinho

Nava
13/04/2009, 21:22
Nao compre destas chaves naquele kit tip ocanivete...é um aporcaria e geralmente mais caro que as L.

Vc precisa das duas, allen e torx. e das alicates tb.

imoveisbranco
13/04/2009, 21:50
Nao compre destas chaves naquele kit tip ocanivete...é um aporcaria e geralmente mais caro que as L.

Vc precisa das duas, allen e torx. e das alicates tb.

este ?

http://storemixbrasil.com.br/loja/images/CHAVE_TORX_LONGA_9_PCS_003.jpg

CarlinBC
13/04/2009, 22:08
este ?
http://storemixbrasil.com.br/loja/images/CHAVE_TORX_LONGA_9_PCS_003.jpg (http://storemixbrasil.com.br/loja/images/CHAVE_TORX_LONGA_9_PCS_003.jpg)

Mattia... Já te falei as marcas que prestam. Inclua no máximo, a marca Vonder.O material tem que ser Chromo Vanadium (não sei como se escreve) senão não presta. Entorta e estraga o parafuso. Como já disse, compre em forma de "L" avulsas.

imoveisbranco
13/04/2009, 22:16
Mattia... Já te falei as marcas que prestam. Inclua no máximo, a marca Vonder.O material tem que ser Chromo Vanadium (não sei como se escreve) senão não presta. Entorta e estraga o parafuso. Como já disse, compre em forma de "L" avulsas.

quanto a marca esta certo :concordo:

ma a minha duvida era para o tipo eu pensava que Allen e torx

eram igual, agora estou com duvida

amanhã estou na ferramenta e tiro a duvida :putz:

CarlinBC
14/04/2009, 07:40
Estão aí os dois tipos de parafusos. As chaves torx voce compra tipo macho. Boas compras...

gmlima
14/04/2009, 10:48
Prezados, recentemente tive problemas com a maldita roda livre da minha maria-mole. O vácuo não parava, mesmo com a tração dianteira desligada. No primeiro mecânico que levei aqui em BH disse que teria de trocar por tração manual e que o preço de CADA roda deveria ser em torno de 800 reais com mão de obra. Outro disse que o problema era a tal valvula. A KIA queria 650 reais numa nova. Levei num mecânico indicado por um colega que teve problemas semelhantes. Ele colocou uma válvula de um Gol a álcool POR 38 REAIS. O teste foi positivo e está funcionando.
Para quem se interessar a oficina é a Maestro Autro Serviço - Av. Barão Homem de Melo. 1359-B:-D.

Robinho da Jaguatirica
14/04/2009, 11:40
Prezados, recentemente tive problemas com a maldita roda livre da minha maria-mole. O vácuo não parava, mesmo com a tração dianteira desligada. No primeiro mecânico que levei aqui em BH disse que teria de trocar por tração manual e que o preço de CADA roda deveria ser em torno de 800 reais com mão de obra. Outro disse que o problema era a tal valvula. A KIA queria 650 reais numa nova. Levei num mecânico indicado por um colega que teve problemas semelhantes. Ele colocou uma válvula de um Gol a álcool POR 38 REAIS. O teste foi positivo e está funcionando.
Para quem se interessar a oficina é a Maestro Autro Serviço - Av. Barão Homem de Melo. 1359-B:-D.

Excelente dica:dance:!!!


Boa lama!


Robinho

jarsrx
14/04/2009, 16:28
mais uma que aprendi,vou anotar na minha listinha

Zé Roberto
15/04/2009, 17:43
Ele colocou uma válvula de um Gol a álcool POR 38 REAIS. O teste foi positivo e está funcionando.
Para quem se interessar a oficina é a Maestro Autro Serviço - Av. Barão Homem de Melo. 1359-B:-D.
A minha já tirei da viatura e tá aqui na minha mesa me "olhando". Mesmo problema, liberando vácuo direto. Essa válvula que voce colocou é a mesma que se usa pra liberar gasolina na partida à frio?
Vou comprar uma dessas e trocar, depois posto o resultado.

ALEXANDRE MIETTI
15/04/2009, 23:01
Obrigado Nava

as mangueira do vácuo e só colocar um parafuso na ponta para fechar ?



Quando coloquei as minhas, apenas desliguei o conector da solenóide e mantive as mangueiras no lugar, assim evita de entrar sujeira no sistema, e se um dia..............quiser voltar as automáticas, que eu dúvido, já tá no jeito.

Até.

Zé Roberto
08/05/2009, 12:52
Prezados, recentemente tive problemas com a maldita roda livre da minha maria-mole. O vácuo não parava, mesmo com a tração dianteira desligada. No primeiro mecânico que levei aqui em BH disse que teria de trocar por tração manual e que o preço de CADA roda deveria ser em torno de 800 reais com mão de obra. Outro disse que o problema era a tal valvula. A KIA queria 650 reais numa nova. Levei num mecânico indicado por um colega que teve problemas semelhantes. Ele colocou uma válvula de um Gol a álcool POR 38 REAIS. O teste foi positivo e está funcionando.
Para quem se interessar a oficina é a Maestro Autro Serviço - Av. Barão Homem de Melo. 1359-B:-D.

Caro gmlima

Gostaria de saber se a solenoide do gol que voce colocou continua funcionando sem problemas. Tive o mesmo problema que voce e coloquei essa valvula que é da partida a frio do Gol. Ocorre que dois dias depois que eu tinha colocado, (ainda não tinha testado) o mecanico me ligou e disse que precisava tirar a válvula, pois ela iria queimar se ficasse muito tempo ligada.
Argumentou que essa válvula é feita para ficar apenas alguns minutos energizada e que no meu caso ela ia ficar muito tempo e poderia pegar fogo no chicote.
Acreditei. Tirei a valvula e coloquei uma torneira manual no lugar. Agora toda vez que preciso da tração, desço da viatura, abro o capo e abro a torneira do vácuo. Funciona, mas é um saco.
Intrigado, pensei: Não é possível que alguem vai fabricar um componente para queimar.
Peguei uma fonte de 12 volts 0,5 A e liguei a bichinha aqui na minha mesa e to agora olhando pra ela. Já faz uma hora e ela ainda não queimou, embora esteja bem quente.
Será que o macanico tá certo?

1 abraço

EDuarte
08/05/2009, 14:31
Oi Zé Roberto
Pode ser que não queime, mas pode derreter sim o chicote ou até mesmo a propria solenoide. A solenoide é um rolo de fio de cobre que quando energizado cria um campo magnetico em seu nucleo puxando um embolo liberando a valvula, ou seja, é quase um curto, se o enrrolamento não for especifico pra ficar ligado por muito tempo pode queimar ou derreter.
[]s
(DU)

Zé Roberto
08/05/2009, 18:53
Caro Eduardo,
Já fazem 8 horas que a 'bichinha' ta ligada aqui e continua firme. Tá quente pra dedéu, mas não queimou. De qualquer forma, vou acreditar que ela possa queimar e manter a minha torneira manual.

um abraço.

CarlinBC
08/05/2009, 19:14
Caro Eduardo,Já fazem 8 horas que a 'bichinha' ta ligada aqui e continua firme. Tá quente pra dedéu, mas não queimou. De qualquer forma, vou acreditar que ela possa queimar e manter a minha torneira manual.um abraço.

Olá Zé Roberto...
Não tenho conhecimento profundo sobre o assunto, por isso vou perguntar e já deixando uma dúvida no ar.
Voce disse que ligou a solenóide em uma fonte de 12V / 0,5A e até agora não queimou. Tudo bem!
Aí pergunto: Um sistema elétrico de 12V do carro não teria mais que 0,5A ? Ou a minha pergunta não procede?
OBS:Eu tenho uma fonte de 12V / 3A que liga até lâmpada halógena de 100W e tenho também uma fonte de 0,5A que só consigo ligar lâmpadas de até 21W e ainda ficam meio amareladas.
Com relação à sua torneirinha, não tem como passa-la para dentro da cabine?
Desculpe-me se falei bobagens...
Abçs...

Zé Roberto
09/05/2009, 10:12
Olá Zé Roberto...
Não tenho conhecimento profundo sobre o assunto, por isso vou perguntar e já deixando uma dúvida no ar.
Voce disse que ligou a solenóide em uma fonte de 12V / 0,5A e até agora não queimou. Tudo bem!
Aí pergunto: Um sistema elétrico de 12V do carro não teria mais que 0,5A ? Ou a minha pergunta não procede?
OBS:Eu tenho uma fonte de 12V / 3A que liga até lâmpada halógena de 100W e tenho também uma fonte de 0,5A que só consigo ligar lâmpadas de até 21W e ainda ficam meio amareladas.
Com relação à sua torneirinha, não tem como passa-la para dentro da cabine?
Desculpe-me se falei bobagens...
Abçs...

Eduardo,
Cada componente do carro tem um consumo próprio. A bateria pode fornecer 40, 50 ou 80 Amperes, mas não quer dizer que uma lampada precise dessa corrente toda pra acender.
Se a sua lâmpada consome 100 watts, a sua fonte de 12V x 3A deve estar aquecendo demais e sua lampada não está tendo o rendimento esperado, pois a relação de consumo em função da corrente e da tensão é a seguinte:
W = I*U, ou seja: Potencia (W) = Corrente(I) * Tensão (U) dessa forma pra alimentar uma lampada de 100 Watts com 12 Volts voce precisa de uma fonte que suporte a passagem de 8,3 Amperes. Já a lampada de 21W com 0,5A está mais adequada.
No caso da solenoide, Julguei que ela possa consumir, no máximo 20W e dessa forma a fonte de 0,5A creio que seja adequada, pois ela está ligada até agora e não esta aquecendo. Quanto a solenoide, tá fritando ovo, mas não queimou.
De qualquer forma, eu queria apenas comprovar que o fabricante não iria fazer uma peça pra queimar, mas vou manter a torneirinha mesmo. Já pensei em colocá-la pra dentro, como voce sugere, mas acho que vai dar mais trabalho do que ficar abrindo o capô de vez em quando. E depois, esse negócio de travar as RL com vácuo me parece meio fragil. Acho que brevemente vou ter que partir para as RL manuais da AVM.


1 abraço.

CarlinBC
09/05/2009, 10:58
Boa, Zé Roberto...
Perguntei a pessoa certa. Sabe tudo e mais um pouco! As AVM manuais realmente são a solução. A minha SPTG já veio com elas.
Obrigado pela explicação...
Abçs.

EDuarte
09/05/2009, 16:13
Vc esta certissimo Zé Roberto, é isso mesmo, todavia a resposta seria pro Carlin.
[]s
(DU)

Zé Roberto
09/05/2009, 21:15
Vc esta certissimo Zé Roberto, é isso mesmo, todavia a resposta seria pro Carlin.
[]s
(DU)

:oops: "É curpa da marvada sô. Trapaia as ideia dimaaaais!...".

Abcs.

EDuarte
11/05/2009, 11:13
:oops: "É curpa da marvada sô. Trapaia as ideia dimaaaais!...".

Abcs.
KKKKKKKKKKKKKKK, sei como é isso !!!!
[]s
(DU)

Puma
19/09/2009, 23:54
Pessoal, preciso de uma mão.
Amanhã marquei de fazer um passeio, mas da última vez, como vcs podem imaginar, minhas roda-livre não acoplaram. Por isso, to querendo travar as minhas. Consegui tirar a roda livre beleza, mas não consigo de jeito nenhum desmontar ela!

Qual o super segredo pra fazer isso??
Eu estou com isso aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=132379&d=1218640024 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=132379&d=1218640024)

só que tudo montado!!! hehe
Alguém pode me dar uma luz??

Obrigado!!

Puma
20/09/2009, 01:30
Pessoal, preciso de uma mão.
Amanhã marquei de fazer um passeio, mas da última vez, como vcs podem imaginar, minhas roda-livre não acoplaram. Por isso, to querendo travar as minhas. Consegui tirar a roda livre beleza, mas não consigo de jeito nenhum desmontar ela!

Qual o super segredo pra fazer isso??
Eu estou com isso aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=132379&d=1218640024 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=132379&d=1218640024)

só que tudo montado!!! hehe
Alguém pode me dar uma luz??

Obrigado!!

Bom, consegui desmontar tudo...
Mas pelo jeito eu sou muito azarado mesmo.... Consegui desmontar tudo de um lado, aí fui fazer do outro e tchanaaaammm, um dos parafusos da RL estava espanado. Tirei todos os outros 5, mas a cabeça do outro tá uma bola, então sem chance de tirar. Alguém tem alguma idéia mirabolante pra tirar esse parafuso maldito??

Betors4
20/09/2009, 20:22
Bom, consegui desmontar tudo...
Mas pelo jeito eu sou muito azarado mesmo.... Consegui desmontar tudo de um lado, aí fui fazer do outro e tchanaaaammm, um dos parafusos da RL estava espanado. Tirei todos os outros 5, mas a cabeça do outro tá uma bola, então sem chance de tirar. Alguém tem alguma idéia mirabolante pra tirar esse parafuso maldito??

Olá Puma, o que vc pode fazer é tentar tirar o parafuso usando um alicate de pressão. Eu já consegui afrouxar vários parafusos nessa situação usando o alicate. Espero que consiga.

Nava
20/09/2009, 22:31
Pega o alicate se der, passe um wd40, depois tente ir batedo de leve o conjunto para facilitar a soltura...

EDuarte
14/12/2009, 12:52
bom dia.. vamos marcar pra tomar uma gelada e falar de carro...
esta mangueira pode ser qualquer uma que se encaixe no cano ..certo...
por que os retentores estragam tao facilmente ??
abraços

É só dizer quando que ta marcado...
As mangueiras podem ser aquelas lonadas de gasolina, os retentores estragam com facilidade pq ficam espostos, e quando pega barro ou areia...ja viu né...vai pro saco de cara.
[]s
(DU)

BIZZORRÃO
16/12/2009, 11:02
é só dizer quando que ta marcado...
As mangueiras podem ser aquelas lonadas de gasolina, os retentores estragam com facilidade pq ficam espostos, e quando pega barro ou areia...ja viu né...vai pro saco de cara.
[]s
(du)
bom dia ..edu.. Eu trabalho por conta e tenho facilidades para arranjar tempo. Me liga e combinamos.
Res .43525107
nextel. 78318589
id . 86*34288

edujr8
16/12/2009, 13:43
Opa tbm quero toma uma gelada e fala de carro :-D mesmo que seja um refrigerante gelado se for marca alguma coisa se der posta aqui no forum ou avisa por MP trabalho a noite só que é mais facil durante fds XD

Até mais.

EDuarte
16/12/2009, 14:13
Tambem trabalho por conta mas seria mais interessante de fds como o edu disse, assim da pra reunir mais companheiros, vamos ver se marcamos um churras pra papear.
Mas se quiserem passar por aqui durante a semana pra tirar alguma duvida ou jogar conversa fora sintam-se a vontade.
[]s
(DU)

BIZZORRÃO
16/12/2009, 16:15
Este fim de semana vou passear com a dona da pensão.
Vamos dar um pulinho ate ..extrema.. Minas gerais, pra sujar o carro de terra , temos uma modesta chacrinha e futuramente estaremos organizando passeios de jipe com os amigos pra curtir um pouco do belo visual da cidade .. Abraços a todos

edujr8
18/12/2009, 04:55
Bom dia galera !!

eu to tentando entender o modo de tração da sport a minha ano 98 mod 99 deve ser a vacuo e fiquei com uma duvida levei ela no mecanico e pedi pra ele coloca no elevador engatei a tração e ela girou mas bem divagar quase nada pelo que li aqui o problema deve ser as mangueiras que foi pro espaço ou a solenoide que deve ter pegado carona com o fuguete ai to querendo mexer nela em casa mesmo e tenta acha o problemas, se vcs puderem me ajuda quero saber como acho a solenoide e como indentifico as mangueiras na roda ? e pelo que eu entendi se eu inverte a mola na RL como na foto do life a 4x4 vai fica engata full tima ?? ou só vai girar a engrenagem sem tração ?? se ficar com tração full time quando eu acionar a alavanca dentro do carro ela só vai funfa na reduzida ?

tenho muitas duvidas de como funciona a tração na sport apesar de ja ter lido uma centena de topico aqui ainda tenho duvidas quando o funcionamento e até mesmo como indentificar se elas estão boas ou não sem coloca no elevador agradeço pelas dicas que ja recebi e pesso ajuda pra mais essa e quando ouver a oportunidade de fazer um encontro do pessoal aqui em SP vou ser o primeiro a aparecer :mrgreen: e aproposito tava vendo a idade do pessoal acho que sou o membro mais novo e acho que o mais chato XD

Até mais :concordo:

EDuarte
18/12/2009, 09:33
Edu,
O solenoide fica ao lado do filtro de ar, se vc não encontrar me avise que tiro uma foto pra vc ver.
Se vc olhar atras da roda verá duas mangueiras, a de freio e a do vacuo, a dofreio vai pra pinça e a do vacuo entra num caninho proximo ao eixo.
Pra testar as RLs tente soprar a mangueirinha que entra na roda, se soprar com facilidade é pq os retentores foram pro saco, se fizer força os retentores estão bons ou esta entupido, nesse caso chupe (ui) e gire a roda ao mesmo tempo, se o eixo girar é sinal que esta tudo OK na roda, faça o teste dos dois lados.
Na minha eu troquei os quatro retentores e na primeira brincadeira ja foram pro saco, desisti e estou fazendo as RLs manuais.
Ao inverter a mola a RL ficará engatada permanentemente mas não a tração que só engata-rá na alavanca, o inconveniente de ficar com as RLs engatadas direto é o desgaste prematuro e desnecessario dos componentes e o consumo maior de combustivel.
Se vc quiser passe aqui em casa pra gente avaliar como esta.
[]s
(DU)

Lucena04
18/12/2009, 09:42
Edu,
O solenoide fica ao lado do filtro de ar, se vc não encontrar me avise que tiro uma foto pra vc ver.
Se vc olhar atras da roda verá duas mangueiras, a de freio e a do vacuo, a dofreio vai pra pinça e a do vacuo entra num caninho proximo ao eixo.
Pra testar as RLs tente soprar a mangueirinha que entra na roda, se soprar com facilidade é pq os retentores foram pro saco, se fizer força os retentores estão bons ou esta entupido, nesse caso chupe (ui) e gire a roda ao mesmo tempo, se o eixo girar é sinal que esta tudo OK na roda, faça o teste dos dois lados.
Na minha eu troquei os quatro retentores e na primeira brincadeira ja foram pro saco, desisti e estou fazendo as RLs manuais.
Ao inverter a mola a RL ficará engatada permanentemente mas não a tração que só engata-rá na alavanca, o inconveniente de ficar com as RLs engatadas direto é o desgaste prematuro e desnecessario dos componentes e o consumo maior de combustivel.
Se vc quiser passe aqui em casa pra gente avaliar como esta.
[]s
(DU)
æ Eduardo, blz?
Vc está "fazendo" as RL manuais? Já li alguma coisa a respeito, tinha um pessoal tentando fazer um esquema de apertar um pino, se eu não me engano chama-se "pituto".
Se der certo pode ser a salvação de muitos sportagers, depois passa a receita pra gente, boa sorte!
Obs: sobrou um pouco daquela garrafinha de cachaça pra gente tomar? Ainda estou te devendo um churrasco!
Falou, :concordo:

mbm4x4
18/12/2009, 11:52
Oi edujr8
Eu já andei com as RL travadas por um tempo e na verdade não é a melhor opção. Tive que trocar o rolamento agulha porque em pouco tempo começou a roncar. O aumento de consumo é quase despresivel, mas vc sente o carro um pouco mais preso.
Com as RL travadas, a tração funciona perfeitamente, em high e low. RL travada é garantia 100% de RL acopladas.
Qdo arrumei o rolamento agulha resolvi destravar novamente, só que em compensação não confiava mais na viatura com sistema original.
A solução é a compra das FAMOSAS RL AVM MANUAIS.
Pensei:
Já que vou ter que comprar as AVM, consequentemente iria jogar as originais fora. Então se elas não teram mais serventia porque não pesquisar em uma adaptação nelas. Se der errado elas iam fora do mesmo jeito, agora se desse certo:BINGO
Comecei a descutir o assunto via MP com o Trojão que tinha um amigo chamado léo que havia feito uma adaptação que tinha dado certo. Peguei as dicas com ele e resolvi tentar.
Resultado:
DEU CERTO, testado e aprovado.
Passei a receita no tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67706
Espero ter ajudado
[]s
mateus




Bom dia galera !!

eu to tentando entender o modo de tração da sport a minha ano 98 mod 99 deve ser a vacuo e fiquei com uma duvida levei ela no mecanico e pedi pra ele coloca no elevador engatei a tração e ela girou mas bem divagar quase nada pelo que li aqui o problema deve ser as mangueiras que foi pro espaço ou a solenoide que deve ter pegado carona com o fuguete ai to querendo mexer nela em casa mesmo e tenta acha o problemas, se vcs puderem me ajuda quero saber como acho a solenoide e como indentifico as mangueiras na roda ? e pelo que eu entendi se eu inverte a mola na RL como na foto do life a 4x4 vai fica engata full tima ?? ou só vai girar a engrenagem sem tração ?? se ficar com tração full time quando eu acionar a alavanca dentro do carro ela só vai funfa na reduzida ?

tenho muitas duvidas de como funciona a tração na sport apesar de ja ter lido uma centena de topico aqui ainda tenho duvidas quando o funcionamento e até mesmo como indentificar se elas estão boas ou não sem coloca no elevador agradeço pelas dicas que ja recebi e pesso ajuda pra mais essa e quando ouver a oportunidade de fazer um encontro do pessoal aqui em SP vou ser o primeiro a aparecer :mrgreen: e aproposito tava vendo a idade do pessoal acho que sou o membro mais novo e acho que o mais chato XD

Até mais :concordo:

EDuarte
18/12/2009, 13:16
æ Eduardo, blz?
Vc está "fazendo" as RL manuais? Já li alguma coisa a respeito, tinha um pessoal tentando fazer um esquema de apertar um pino, se eu não me engano chama-se "pituto".
Se der certo pode ser a salvação de muitos sportagers, depois passa a receita pra gente, boa sorte!
Obs: sobrou um pouco daquela garrafinha de cachaça pra gente tomar? Ainda estou te devendo um churrasco!
Falou, :concordo:
Fala Lucena, blz?
Estou fazendo sim, na verdade ja esta pronta, faltam apenas retoques.
A cachaça esta fechada ainda, só esperando sua visita pra abri-la.
E seu pai, como esta?
[]s
(DU)

gvirtuoso
18/12/2009, 13:36
Fala Lucena, blz?
Estou fazendo sim, na verdade ja esta pronta, faltam apenas retoques.
A cachaça esta fechada ainda, só esperando sua visita pra abri-la.
E seu pai, como esta?
[]s
(DU)

Nosso amigo aqui do forum .. Life´s Beach. .(Mateus) tem RL manuais... ou como ele mesmo diz.. Manuleo... hehehe feito por ele mesmo...

Ele pode detalhar p/ vcs.. o cara é fera! :pipoca:

edujr8
18/12/2009, 14:46
Edu,
O solenoide fica ao lado do filtro de ar, se vc não encontrar me avise que tiro uma foto pra vc ver.
Se vc olhar atras da roda verá duas mangueiras, a de freio e a do vacuo, a dofreio vai pra pinça e a do vacuo entra num caninho proximo ao eixo.
Pra testar as RLs tente soprar a mangueirinha que entra na roda, se soprar com facilidade é pq os retentores foram pro saco, se fizer força os retentores estão bons ou esta entupido, nesse caso chupe (ui) e gire a roda ao mesmo tempo, se o eixo girar é sinal que esta tudo OK na roda, faça o teste dos dois lados.
Na minha eu troquei os quatro retentores e na primeira brincadeira ja foram pro saco, desisti e estou fazendo as RLs manuais.
Ao inverter a mola a RL ficará engatada permanentemente mas não a tração que só engata-rá na alavanca, o inconveniente de ficar com as RLs engatadas direto é o desgaste prematuro e desnecessario dos componentes e o consumo maior de combustivel.
Se vc quiser passe aqui em casa pra gente avaliar como esta.
[]s
(DU)

:mrgreen: Du brigado pelo convite me manda seu endereço e seu telefone não garanto nada esse fds por que to de folga amanha :-( ai vou ver se vou la na power parts pra compra a junta da tampa de valvula, ai se me passa o telefone que qualquer coisa eu te ligo mas ja adianto que moro na Z/S proximo ao shoping interlagos (casa do pai) ou ao lado do aeroporto de congonhas (casa da mae) XD mas deixo meu telefone aqui tbm se quiser entrar em contato da um to que 8175-2243. e aproposito alguem sabe quanto vou gasta + ou - ora ir na praia grande e volta de sport saindo quase do começo da imigrantes ? ou se tem algum aite que calcula isso ??

Abraço e muito obrigado a todos pelas dicas ja to começando a entender como funciona a coisa :concordo:

EDuarte
18/12/2009, 15:07
Edu
To a disposição, meu tel é 8130-1050, moro atras da Rolls Royce, proximo a Karman-Guia e da panex, se quiser passar aqui me liga que te passo o endereço.
Pra fazer esse calculo tem que saber quanto ela ta bebendo, mas acredito que com meio tanque ou 3/4 vc vai e volta.
[]s
(DU)

EDuarte
21/12/2009, 09:32
Acabei de fazer minha RL manual, gostei do resultado final, ficou resistente e pratico, fiz em latão que tem uma boa resistencia e não enferruja, como foi usado uma mola pra empurrar a engrenagem, caso ela fique encavalada, no menor movimento que fizer ela engata automaticamente.
Como não tenho torno e quis fazer um projeto barato, usei o material disponivel no mercado que são:
Reparos de torneira - R$ 10,00 cada
Molas - R$ 0,50 cada
Tampas do tanque de gasolina do fusca - R$ 17,00 cada
Cupilhas - 0,04 cada
Porcas Cegas - R$ 4,00 cada
Satisfação de fazer vc mesmo - não tem preço
Total - R$ 31,54 por roda

Quero agradecer ao Alê (Alexandre Mietti) por ter cedido sua RL antiga, Valeu Alê.

Vejam as fotos de deem sua opinião/sugestão.
[]s
(DU)

Lucena04
21/12/2009, 10:17
Acabei de fazer minha RL manual, gostei do resultado final, ficou resistente e pratico, fiz em latão que tem uma boa resistencia e não enferruja, como foi usado uma mola pra empurrar a engrenagem, caso ela fique encavalada, no menor movimento que fizer ela engata automaticamente.
Como não tenho torno e quis fazer um projeto barato, usei o material disponivel no mercado que são:
Reparos de torneira - R$ 10,00 cada
Molas - R$ 0,50 cada
Tampas do tanque de gasolina do fusca - R$ 17,00 cada
Cupilhas - 0,04 cada
Porcas Cegas - R$ 4,00 cada
Satisfação de fazer vc mesmo - não tem preço
Total - R$ 31,54 por roda

Quero agradecer ao Alê (Alexandre Mietti) por ter cedido sua RL antiga, Valeu Alê.

Vejam as fotos de deem sua opinião/sugestão.
[]s
(DU)
Realmente, a satisfação de fazer vc mesmo não tem preço, parabéns!
:palmas::palmas::palmas:

Nava
21/12/2009, 12:44
Eduardo, ela trava bem? E se a roda bater num barranco? Ela pode desengatar/quebrar?

Gostei do pneu cavocador!

EDuarte
21/12/2009, 13:18
Nava, o acoplamento é perfeito e fica bem travada pq a mola que empurra a engrenagem é bem mais forte que a que empurra devolta.
Se bater em uma pedra ou toco fixo acho que pode quebrar sim, mas como pretendo colocar rodas com off set negativo não vou correr esse risco, acredito que se fizer de ferro não quebre.
[]s
(DU)

Nava
21/12/2009, 14:04
Boa...dai sim, com roda negativa vai apavorar.

mbm4x4
21/12/2009, 21:34
Du
Tem certeza que tu não trabalha na AVM não???
Os caras de lá vão querer sumir contigo, agora eles não vão mais vender as deles.
Parabéns, ficou bem interessante. Só vc poderia explicar melhor como monta ela e como ela funciona ...fiquei meio na dúvida. Não conseguiria fazer sozinho.
Que voce acha de abrir um Tópico?Tipo tutorial?
[]s
mateus



Acabei de fazer minha RL manual, gostei do resultado final, ficou resistente e pratico, fiz em latão que tem uma boa resistencia e não enferruja, como foi usado uma mola pra empurrar a engrenagem, caso ela fique encavalada, no menor movimento que fizer ela engata automaticamente.
Como não tenho torno e quis fazer um projeto barato, usei o material disponivel no mercado que são:
Reparos de torneira - R$ 10,00 cada
Molas - R$ 0,50 cada
Tampas do tanque de gasolina do fusca - R$ 17,00 cada
Cupilhas - 0,04 cada
Porcas Cegas - R$ 4,00 cada
Satisfação de fazer vc mesmo - não tem preço
Total - R$ 31,54 por roda

Quero agradecer ao Alê (Alexandre Mietti) por ter cedido sua RL antiga, Valeu Alê.

Vejam as fotos de deem sua opinião/sugestão.
[]s
(DU)

EDuarte
21/12/2009, 21:56
Du
Tem certeza que tu não trabalha na AVM não???
Os caras de lá vão querer sumir contigo, agora eles não vão mais vender as deles.
Parabéns, ficou bem interessante. Só vc poderia explicar melhor como monta ela e como ela funciona ...fiquei meio na dúvida. Não conseguiria fazer sozinho.
Que voce acha de abrir um Tópico?Tipo tutorial?
[]s
mateus
Grande Mateus
Acho que se o pessoal da AVM ver isso vão é dar risada...rsss
A montagem é extremamente simples, da tranquilamente pra fazer em casa, é só ter um pouco de conhecimento e ferramentas basicas, que isso sei que vc tem.
Na proxima semana vou testa-la no barro pra ver se não vai acontecer nada de errado, nos testes que fiz ela se mostrou muito segura e eficiente, mas nada como um teste de campo pra ter certeza, se tudo correr bem eu monto um tutorial pra compartilhar com os amigos foristas.
Estou pensando em fazer uma proteção de ferro pra colocar em volta pra dar uma proteção um pouco maior, o que acha?
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
22/12/2009, 23:31
Acabei de fazer minha RL manual, gostei do resultado final, ficou resistente e pratico, fiz em latão que tem uma boa resistencia e não enferruja, como foi usado uma mola pra empurrar a engrenagem, caso ela fique encavalada, no menor movimento que fizer ela engata automaticamente.
Como não tenho torno e quis fazer um projeto barato, usei o material disponivel no mercado que são:
Reparos de torneira - R$ 10,00 cada
Molas - R$ 0,50 cada
Tampas do tanque de gasolina do fusca - R$ 17,00 cada
Cupilhas - 0,04 cada
Porcas Cegas - R$ 4,00 cada
Satisfação de fazer vc mesmo - não tem preço
Total - R$ 31,54 por roda

Quero agradecer ao Alê (Alexandre Mietti) por ter cedido sua RL antiga, Valeu Alê.

Vejam as fotos de deem sua opinião/sugestão.
[]s
(DU)

Fala Edu, beleza, tá profissional mesmo heim, colocou até as incrições 4x4 e 4x2, logo sai a "Edu´s Off Road".
Agora posso buscar as rl devolta...kkk to brincando...
Que bom que elas estavam boas, o meu problema devia ser mesmo o retentor da roda.
Parabéns pelo serviço, agora é só testar mesmo.
Abs
Alê.

Rodrigo K.
25/12/2009, 22:37
Ou travando as originais ou colocando AVM

JulioOliveira
29/12/2009, 01:50
brigadão pelas dicas de todos, aprendi muito... sou novato (2 meses com sport98) e ainda to na ilusão de manter o original a vacuo... acho pratico demais se funcionar...
mas já quebrei a cabeça tbem. Liguei hoje a tal solenoide de partida a frio dos VW a alcool... R$10,00 usada, mas esquentou pra besta. Há outra mais segura ou qto custa a original?
... alguem já pensou em colocar um filtro de gasolina antes da solenoide para protegê-la da poeira? e de colocar uma coifa tipo da homocinética para proteger o retentor interno de lama/areia? A mola das engrenagens poderia ser mais fraquinha? Se tudo funcionar, ainda preciso aumentar o sulco e o anel de trava? Alguma experiencia neste sentido? agradeço comentarios.

edujr8
29/12/2009, 02:06
Boa noite galera ! ! !

Esse fds mechi novamente nas RLs só que dessa vez desmontei as duas mas só a parte do rolamento a do lado esquerdo estava em otimo estado e parecia ter sido mechida ja pois estava com a gracha limpa ja no lado direito dava até medo e vi que nao era lama mas sim gracha rececada de um pouco te trabalho mas limpei tudo e parece que elas estão boas agora mas preciso trocar as mangueiras as que comprei era muito fica 3mm ai nem encaixou mas fique preocupado com a solenoide denovo fiz outros teste a parece que nao ta mais tendo vacuo e nao consegui tirar ela pra limpa e fiz o teste de tração dando ré na subida numa pista escorregadia pra ve se iria derrapar e derrapo muito mesmo tracionada custo muito pra subi e acho que isso indica que a tração ta ruim mesmo nas RLs mas com calma vou ageitando.

Abraço a todos e Feliz 2010 que esse ano se inicie com muita lama para os que podem.

JulioOliveira
29/12/2009, 11:53
Estive matutando mais um pouco sobre tudo que vcs relataram...e sobre o que analisei nas varias desmontagens com meu meca, o Soninho, gte boa demais, o problema está na fragilidade do projeto. qdo alguma coisa falha, como o retentor (o encosto do eixo afasta, tem folga e o retentor não segura, entra agua, pó...) ou qdo a mangueira resseca, ai ferra o atracamento e a solenoide também engripa o embolo. Então "tava qui matutano" que seria mais seguro colocar um rodoar, na dianteira, furar a tampa da RL e colocar um pino de mangueira fina. assim, a pressão positiva vai empurrar a membrana original e fazer o acoplamento com segurança. acredito que também vai proteger melhor os rolamentos e os retentores, porque justamente na lama, vai impedir a entrada devido a pressão mesmo qdo tiver alguma fresta ou desgaste do retentor. a tubulação original pode ser aproveitada para levar o ar comprimido até a roda. o sinal da solenoide pode ser usado para acionar o rele de ligação do compressorzinho adicional... e ai fica tudo numa boa,:dance: sem descer da viatura... vou avaliar os custos:cry: e retorno...

Gleison BH
29/12/2009, 13:13
Ficamos no aguardo... a idéia é bem interessante...


Estive matutando mais um pouco sobre tudo que vcs relataram...

Então "tava qui matutano" que seria mais seguro colocar um rodoar, na dianteira, furar a tampa da RL e colocar um pino de mangueira fina... vou avaliar os custos:cry: e retorno...

lugosipoa
29/12/2009, 13:41
Eu ainda não sei, pois ainda não comprei a minha SPTG

mas tô batalhando, mais uns 40/50 dias eu compro


até!!!:concordo:
Caro tarcisio
O vácuo vem do coletor de admissão e o solenóide do 4x4 tem uma válvula que mantém a pressão constante.
Ainda to tentando por pra funcionar as RLs da minha Sportage mas já me falaram que essas à vácuo só funcionam bem quando novas (to pensando por as manuais).
Alguém sabe algo mais a respeito?
Abraço

JulioOliveira
30/12/2009, 00:28
Ainda to tentando por pra funcionar as RLs da minha Sportage mas já me falaram que essas à vácuo só funcionam bem quando novas (to pensando por as manuais).
Alguém sabe algo mais a respeito?
Abraço

:!: o sistema de vedação do vácuo dentro da roda danifica com facilidade e te deixa na mão:evil:. li todas as 17 paginas e vi que estava perdendo tempo. no começo, tinha a ilusão de manter o original. muitos já tentaram... desisti:(!. Se der, leia as mensagens e vai entender bem. O mais rápido e seguro é a RL manual. mas fica o desconforto de descer da viatura e muitas vezes esquecer de desligar na roda:oops:... e ai vai desgastar mais rapido:shock:.
Hoje testei os meus e os dois estão vazando:shock:. e meu carro é muito conservado, de asfalto e garagem. muitos já fizeram o teste, como eu, com o carro no elevador e a roda atracava... mas na prática não funciona... ao virar as rodas, como o sistema tem folgas, não veda, entra po, lama, agua e contamina a graxa e ferra os rolamentos (os mais baratos bons custam R$100,00 (2 rolamentos e um retentor, preço estressado) e R$70,00 de m.obra para troca e lubrificação, precinho de mecanico amigo).
Se fizer o teste do sopro ou chupar:oops: pode conferir se vaza (retire a mangueira do vacuo que chega no pino no centro da roda, por dentro, e ligue outra mangueira limpa para o teste. vire o volante todo para um lado e vai ter acesso nas duas rodas, uma pela frente outra por traz. obs: vai ver duas mangueiras: uma é do :arrow:vácuo, a outra é do :discordo:freio.
Se não estiver vazando, verifique se o vacuo chega na roda. com o carro ligado, poe a alavanca na tração 4x4 mas sem engatar marcha. veja se chega vacuo na roda, onde tirou a mangueira, uma de cada vez. se não estiver chegando, pode ser a eletrovalvula que fica ao lado do filtro de ar... ela trava qdo entra po no sistema... veja tb se chega vacuo nela... vai seguindo a tubulação.
Leia minhas mensagens de n° 164 e 168 acima. estou indo por este caminho para tentar aproveitar mais o sistema original... com o minimo de alteração e o conforto de não descer para ligar/desligar.
:arrow:Mas se tem pressa, poe logo as manuais e aproveite... li aqui varias vezes a AVM manual, e custam entre R$450,00-500,00 na jipebras (leia pag 11). pediram pela internet e chegou em 24hs... confira. Boa sorte :D.

Marcos Vaz
30/12/2009, 00:28
Boa noite amigos,
Bem hoje estava mexendo nos rolamentos da minha viatura e quando tirei aquele anel de alumínio que fica por trás da RL, aquele anel que tem a mola ao redor, consegui quebrar os dois dentes que tem nele e que entram naquelas duas fendas que tem na manga de eixo.
Minha roda livre apesar de se automática não é a vácuo, é do modelo da Sports 97.
Alguém que já trocou a sua RL por uma m anual e ainda tenha a automática, original, será que gostaria de vendê-la pra mim?


Obrigado a todos,

Marcos Vaz
31/12/2009, 00:52
Amigos a peça que quebrei da minha roda livre é igual a essa da foto.
Se alguém tiver esta peça, alguém que trocou sua roda livre e ainda tem a originau guardada e queira vender a peça eu agradeço.


Obrigado

Geisler®
31/12/2009, 03:43
Amigos a peça que quebrei da minha roda livre é igual a essa da foto.
Se alguém tiver esta peça, alguém que trocou sua roda livre e ainda tem a originau guardada e queira vender a peça eu agradeço.


Obrigado

Marcos, não da pra mandar fazer em alguma tornearia ou oficina de usinagem??:pensativo: Não parece uma peça muito complexa...:discordo:
Acho que pra quem tem essa peça ai usada, ela deve ter valor "sentimental", por isso ninguem se manifestou em vende-la ainda hehhe:mrgreen:

Abraço e LAMA \o/ :odedo:

Marcos Vaz
01/01/2010, 21:29
Acho muito complicado para fazer, mas já consegui uma com o amigo Julio aqui do forum.
Obrigado pela dica.

Nava
05/01/2010, 14:44
Essa peça tem na kia...

edujr8
05/01/2010, 15:42
Boa tarde caros amigos ! ! ! !

Nessa virada de ano fui para uma chacara na altura do KM 21 da anhanguera e com isso peguei um pequeno trexo de estrada de terra + ou - 500 metros nem da pra brinca mas blz, antes de ir resolvir coloca as RL de modo manual invertanto a posição da mola ficou muito boa e mesmo andando um pouco na cidade senti que ela fico mais firme mesmo na 4x2 quando chego na parte de terra dessa trilha coloquei a 4x4 normal e vi que o carro ganha mais força e mais estabilidade e pela primeira vez desde quando a comprei o 4x4 funciono pude senti de verdade da muita diferença e vc sente maior confiança no carro, vou tratar de arruma logo o sistema a vacuo dela e se nao de serto vou parti para as AVM mesmo e agradeço pelas dicas RL que sempre encontrei aqui no forum me ajudaram muito.

Abraços e até mais.

segue duas fotos dela:

Marcos Vaz
05/01/2010, 15:48
Essa peça tem na kia...

Obrigado Nava, o amigo Julio já me salvou e por um precinho bem melhor que na KIA.

André Slaski
05/01/2010, 18:37
Obrigado Nava, o amigo Julio já me salvou e por um precinho bem melhor que na KIA.

Julio e Marcos,

Só por curiosidade, qual o nome dessa peça??

:pensativo::pensativo:

valeu,,,,

Abraço

Nava
06/01/2010, 00:04
Se eu nao me engano, embreagem da RL...
Edu, ficou estragando a grama...kkkkkk

É isso ae!

edujr8
06/01/2010, 00:58
Edu, ficou estragando a grama...kkkkkk

É isso ae!


Nem me fala Nava depois a noite escorego uns três nessa grama depois de ter tomado banho :twisted:

Motinho
08/01/2010, 00:49
E ai pessoal blz?, minhas mangueiras das RL estão sugando graxa das rodas, isto é sinal de quê (graxa demais, retentor ou diafragma pifado)?
As RL também começaram a acoplar sozinhas e roncar forte como se estivesse encostando alguma coisa no pneu daí eu isolei o vácuo do solenóide que tá sempre aberto (daí o motivo dela acoplar).
Após ler estas 18 páginas não achei nada a respeito ou caso semelhante sobre a graxa e também fiquei desiludido com o sistema original, até porque descobri que o meu não funcionava quando atolei a SPT.:parede:, e pelo que lí não adianta investir muito no sistema. Agradeço ajuda.

Robinho da Jaguatirica
08/01/2010, 09:14
E ai pessoal blz?, minhas mangueiras das RL estão sugando graxa das rodas, isto é sinal de quê (graxa demais, retentor ou diafragma pifado)?
As RL também começaram a acoplar sozinhas e roncar forte como se estivesse encostando alguma coisa no pneu daí eu isolei o vácuo do solenóide que tá sempre aberto (daí o motivo dela acoplar).
Após ler estas 18 páginas não achei nada a respeito ou caso semelhante sobre a graxa e também fiquei desiludido com o sistema original, até porque descobri que o meu não funcionava quando atolei a SPT.:parede:, e pelo que lí não adianta investir muito no sistema. Agradeço ajuda.
Oi Motinho,

Faz logo a gambitec das manu-léo, ou corre pras AVM, não compensa a peleija do vácuo. A graxa deve ser pq seu vácuo está perfeito, com a solenóide puxando direto alguma graxa pode subir mesmo. Se as RL's acoplarem em alta velocidade sua transmissão dianteira sofrerá um enorme tranco, pode quebrar tudo, além do esforço desnecessário que acaba por diminuir a vida útil dos rolamentos, retentores e tal...

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Motinho
08/01/2010, 10:54
Fala Trojão, outro problema é que elas acoplam quando querem, e quando eu precisei fiquei na mão ("que mico", uma Gran TDI sedo puxada na praia por um Focus sedã).
Como em +ou- 8 meses que a possuo foi a primeira vez que tentei usar a tração eu vou tenter deixar ela original se não for inviável$$$.
Achei que puxava a graxa quando o retentor ou diafragma estivessem detonados.

André Slaski
11/01/2010, 17:34
Pessoal,

Minha RL quebrou :parede::parede: e queria manter o sistema original, gostaria de saber se alguem que tenha modificado para AVM e tá com antiga peça parada e queira negociar,,, to interessado.

A minha não é sistema a vácuo.

No aguardo

Abraço

Lucena04
11/01/2010, 23:11
Pessoal,

Minha RL quebrou :parede::parede: e queria manter o sistema original, gostaria de saber se alguem que tenha modificado para AVM e tá com antiga peça parada e queira negociar,,, to interessado.

A minha não é sistema a vácuo.

No aguardo

Abraço
Ae André, fora a RL, tudo em ordem?
Então a minha RL tb é a automárica mecânica, como a sua é modelo 98 eu imaginei que a sua fosse a RL à vácuo. A minha sempre funcionou quando precisei, estou começando a pegar confiança, espero que eu não me decepcione.
vc viu se não foi a peça que o Marcos citou na mensagem http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1061959&postcount=171 que quebrou?

André Slaski
12/01/2010, 11:41
Ae André, fora a RL, tudo em ordem?
Então a minha RL tb é a automárica mecânica, como a sua é modelo 98 eu imaginei que a sua fosse a RL à vácuo. A minha sempre funcionou quando precisei, estou começando a pegar confiança, espero que eu não me decepcione.
vc viu se não foi a peça que o Marcos citou na mensagem http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1061959&postcount=171 que quebrou?
Olá Lucena,

É esta td blz, fora essa novidade com a RL. :concordo:

Realmente a RL corresponde bem as necessidades, não deixa na mão. No entanto como toda peça tem seu desgaste, principalemnte depois de uma decada, fui presenteado com essa agora.:parede::parede:
A peça que quebrou tem três dentes que encaixam exatamente na peça que o Marco postou aqui no forum. Essa peça faz parte do cubo preto que fica na parte externa da roda.

Espero que tenha algum colega aqui no forum que tenha essa peça encostada na prateleira tomando poeira devido a opção pela troca por uma AVM e queira negociar.

Abraço

EDuarte
23/02/2010, 08:20
Peça da RL automatica-mecanica da Sportage do André.
Fotos da nova e da velha...
[]s
(DU)

fferrari12
02/03/2010, 11:31
Oi Motinho,

Faz logo a gambitec das manu-léo, ou corre pras AVM, não compensa a peleija do vácuo. A graxa deve ser pq seu vácuo está perfeito, com a solenóide puxando direto alguma graxa pode subir mesmo. Se as RL's acoplarem em alta velocidade sua transmissão dianteira sofrerá um enorme tranco, pode quebrar tudo, além do esforço desnecessário que acaba por diminuir a vida útil dos rolamentos, retentores e tal...

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica


Ola a todos!
Sou de SP, novato e nao sei se estou postando corretamente
A duvida é sobre a instalacao das RL AVM manual

aconteceu o seguinte, tenho uma sportage 99, RL a vacuo que nao estao funcionando, pois nao esta tracionando o 4x4 quando engata a alavanca;
Entao comprei as RL avm manuais, mas como sou leigo, pedi para um meca trocar;
Ele disse que depois de trocar, ainda precisa verificar se os retentores e rolamentos estao ok?
Isso confere?
pois tudo que li aqui no forum, dizem que basta apenas tirar a velha e colocar a nova, ou precisa verificar outras partes?
valeu!

EDuarte
02/03/2010, 11:54
Ola a todos!
Sou de SP, novato e nao sei se estou postando corretamente
A duvida é sobre a instalacao das RL AVM manual

aconteceu o seguinte, tenho uma sportage 99, RL a vacuo que nao estao funcionando, pois nao esta tracionando o 4x4 quando engata a alavanca;
Entao comprei as RL avm manuais, mas como sou leigo, pedi para um meca trocar;
Ele disse que depois de trocar, ainda precisa verificar se os retentores e rolamentos estao ok?
Isso confere?
pois tudo que li aqui no forum, dizem que basta apenas tirar a velha e colocar a nova, ou precisa verificar outras partes?
valeu!
Existe um rolamento agulha e dois retentores que ficam atras da manga de eixo, é interessante verificar sim, se os retentores estirvem ruins irá entrar sujeira/agua na manga de eixo e pode ferrar os rolamentos da roda e as RLs.
Não esqueça de tampar o tubinho de vaco da manga de eixo.
[]s
(DU)

Baudenbacher
05/03/2010, 11:51
Pessoal,
Estou precisando de ajuda.:parede:
Alguém pode me informar onde fica a bendita solenoide do vávuo da Sportage Diesel para que possa testar? A da gasolina sei identificar e até já troquei por outra Tabajara :mrgreen:, mas no motor Diesel eu nem imagino onde fica :oops: :pensativo:.
Obrigado,

Abraço...

Marcus Pereira
05/03/2010, 14:07
Retire a bateria e terá acesso a ela, fica fixada no painel. Boa sorte!

Baudenbacher
05/03/2010, 15:02
Retire a bateria e terá acesso a ela, fica fixada no painel. Boa sorte!

Valeu, Marcos Pereira,

Vou tentar.:concordo:

Abraço...

SERGIO AUGUSTO
08/03/2010, 14:20
Olá:
Alguem me informa o diametro da roda livre do SPORTAGE?
A informação que tenho fala em 76mm. Procede? Esta roda livre é a mesma para qualquer ano/modelo?
Abraços.

EDuarte
08/03/2010, 14:37
Olá:
Alguem me informa o diametro da roda livre do SPORTAGE?
A informação que tenho fala em 76mm. Procede? Esta roda livre é a mesma para qualquer ano/modelo?
Abraços.
Sergio,
Diametro externo, na base dos parafusos tem 92,5 mm.
O diametro é o mesmo para todas até 2004, porem o funcionamento/acionamento diferem:
até 1997 é com acionamento mecanico-automatico.
de 1998 até 2004 é com acionamento a vacuo.
[]s
(DU)

Baudenbacher
14/03/2010, 15:50
Fala pessoal,

Transformei minhas RL's em ManoLeo neste final de semana.

Mesmo sem experiência e sem habilidade, demorei uma hora pra realizar o serviço entre tirar, furar, engraxar, montar e isolar o sistema de vácuo tirando alimenação da vávula solenoide que o Marcus indicou onde ficava.:concordo:

Pena que não choveu no fim de semana:twisted: :mrgreen:.

Testei na terra seca mesmo mas ficaram ótimas.:concordo:

Valeu pela força Eduarte :concordo:.

Abraço...

Claudio:concordo:

Chico Almeida
16/03/2010, 15:42
Boa tarde, pessoal.

Será que alguém teria um esquema de montagem (fotos, desenhos, rascunhos, etc...) das RL's automáticas (não à vácuo!!!)??? Estou trocando as minhas AVM 460 (estão perfeitas!!!) pelas originais (estas estão novas!!!) mas, acho que faltam as travas da porca de ajuste dos rolamentos e, não faço a menor idéia como sejam ou se consigo comprar (em último caso, vou ter que mandar fazer!!!).

Se alguem puder ajudar e, por acaso tiver alguma foto das travas, vou ficar devendo essa aos parceiros.

Abraço a todos,

Chicão

wellfast
16/03/2010, 21:24
se quiser trocar as suas RL manuais, posso te passar as minhas estão em perfeito estado, pois troquei todo o sistema mes passado, mas sempre fico com um pe atras desse sistema a vacuo.:concordo:

Chico Almeida
17/03/2010, 02:24
se quiser trocar as suas RL manuais, posso te passar as minhas estão em perfeito estado, pois troquei todo o sistema mes passado, mas sempre fico com um pe atras desse sistema a vacuo.:concordo:

Bom dia, Wellfast.

Vc tem as travas de ajuste dos rolamentos??? É isso??? Se for e quizer negociar, é só falar!!! O resto do meu sistema original está novo (não é à vácuo!!!), inclusive, talvez ponha à venda as AVM manuais.
Realmente este sistema à vácuo, pelo que leio aqui, deixa muito à desejar!!!

Um abraço,
Chicão

Geisler®
09/06/2010, 05:02
Pra variar, as minhas rodas livre, começaram a não engatar mais, a primeira vez, num morro no meio do mato, onde eu não conseguia mais subir, então dei a ré pra dentro de um valo e na hora de sair, cadê tração?!?!:parede:
Fiquei me batendo uns 5 minutos numa valetinha boba:oops:.
Depois, começou a nem engatar mais, tava a um tempinho sem usar a tração já..:cry:
Desmontei pra ver, mas não havia nada quebrado.:parede:
Pensei em transformar a roda livre em manual, como alguns ja fizeram por aqui, mas me deu uma preguiça.... hehee:mrgreen:
Então, comprei as AVM manuais que todos recomendam:concordo:
Em anexo umas fotos.

Abraço, e LAMA \o/:concordo:

ALEXANDRE MIETTI
14/06/2010, 23:33
Este fds estava dando uma olhada nos discos do freio, pq comecei a houvir barulho nas pastilhas, quando fui surpreendido com os parafusos allen que prendem a roda livre soltos (apenas de um lado)...:shock:
Já faz um ano pelo mesnos que foram trocadas, não sei se não estavam bem apertados ou se soltaram com a vibração pois troquei os pneus por pneus de trilha que vibram mais do que o normal.
Já pensou em perder uma RL!!!
Fica aí a dica.
Abs a todos.

Geisler®
15/06/2010, 03:06
Este fds estava dando uma olhada nos discos do freio, pq comecei a houvir barulho nas pastilhas, quando fui surpreendido com os parafusos allen que prendem a roda livre soltos (apenas de um lado)...:shock:
Já faz um ano pelo mesnos que foram trocadas, não sei se não estavam bem apertados ou se soltaram com a vibração pois troquei os pneus por pneus de trilha que vibram mais do que o normal.
Já pensou em perder uma RL!!!
Fica aí a dica.
Abs a todos.

Dei um bom aperto na hora de montar os parafuros allen, mas por precaução, vou ficar de olho e mais pra frente fazer um reaperto :concordo:
Grato pela dica ALEXANDRE !!:palmas:

Abraço, e LAMA\o/:mrgreen:

Geisler®
15/06/2010, 03:13
Umas fotos da adaptação da calota original por cima da RL da AVM.:concordo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Robinho da Jaguatirica
15/06/2010, 07:35
Galerinha,

As RL´s têm que ser reapertadas constantemente, até quem não faz trilhas, perceberão que sempre estarão com seus parafusos bambos, as arruelas de pressão não adiantam muito.
Quem faz trilhas aprende isso, por aconselhamento, ou por prejú$$$$.:parede:

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Lucena04
15/06/2010, 09:29
Galerinha,

As RL´s têm que ser reapertadas constantemente, até quem não faz trilhas, perceberão que sempre estarão com seus parafusos bambos, as arruelas de pressão não adiantam muito.
Quem faz trilhas aprende isso, por aconselhamento, ou por prejú$$$$.:parede:

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica
essa eu não sabia, isso serve até para quem usa as originais? as minha eu acho que nunca foram reapertadas :pensativo: bom dar uma checada, valeu a dica
:concordo:

Robinho da Jaguatirica
15/06/2010, 09:32
Lucena,

As originais, de fato quase não afrouxam, mas as AVM é constante mesmo, já perdi uma do meu willys, caca pura.

boa lama!

Lucas Nassif
15/06/2010, 09:42
...mas as AVM é constante mesmo, já perdi uma do meu willys, caca pura.

boa lama!

X2!
Já perdi uma do Willys também, quando era novinha! :putz:
Essa de ter que apertar os parafusos umas 2 a 3x na trilha enche o saco. Arruela de pressão não resolve.

No meu caso, ao invés de usar parafusos, abri a rosca do cubo do Jeep para M10, coloquei prisioneiros com loctite e porcas parlock 17mm. Tem meses já que fiz isso e nunca mais bambearam.

Não sei se nas SPTGs dá pra fazer coisa semelhante, mas fica aí a dica! :concordo:

Robinho da Jaguatirica
15/06/2010, 09:47
Oi Lucas,

Gostei da dica pro willys.:concordo:

boa lama!

Geisler®
16/06/2010, 01:33
Galerinha,

As RL´s têm que ser reapertadas constantemente, até quem não faz trilhas, perceberão que sempre estarão com seus parafusos bambos, as arruelas de pressão não adiantam muito.
Quem faz trilhas aprende isso, por aconselhamento, ou por prejú$$$$.:parede:

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

To começando a ficar preocupado...:shock::putz::parede:
Acho que vou verificar nessa semana ainda.:concordo:
Valew a dica Robinho!! :mrgreen:

Abraço, e LAMA \o/:odedo:

Tanque Russo
17/06/2010, 14:07
amigos boa tarde, estou com problemas ,estou querendo muito deixar o sistema original, embora não confiavél, mas é original né!!! uma duvida caso mude de ideia e coloque a AVM, como é o sistema? eu aciono 4x4 na roda , e é só colocar reduzida dentro do carro? ou tem que fazer mais alterações? no aguardo até mais

Geisler®
18/06/2010, 04:07
amigos boa tarde, estou com problemas ,estou querendo muito deixar o sistema original, embora não confiavél, mas é original né!!! uma duvida caso mude de ideia e coloque a AVM, como é o sistema? eu aciono 4x4 na roda , e é só colocar reduzida dentro do carro? ou tem que fazer mais alterações? no aguardo até mais

Com a AVM o acionamento é manual, e se deixar a RL acionado, mesmo sem a tração estar engatada, o diferencial vai ficar girando no vazio. Estando com as RLs acionadas, você pode andar com ou sem a tração acionada até 80Km/h. Não escapa nem a pau com a AVM, e pra instalar, basta soltar os parafusos da roda livre original, dar uma limpada no cubo, e instalar a AVM que ver com seu parafusos próprios e uma junta para cada lado tambem. Vai precisar de uma chave "tork" (uma chave allen mas em forma de *), que é pra montar o acionamento por cima do miolo da RL.
Explicando melhor, primeiro tem que desmontar a RL AVM, ai monta-se a parte que acopla no cubo da esportage com a junta que vem junto e seis parafusos allen. Depois e montado pór cima dessa peça, a chave que aciona de 4x2 para 4x4, da para ver nas fotos que postei antes, é bem fácil, o maior problema mesmo é a tal chave "tork":concordo:
Ai é só desconectar o cabo do solenoide que libera o vácuo para as RLs originais, pra não ficar puxando sujeiras.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

MarcSport
18/06/2010, 11:55
Com a AVM o acionamento é manual, e se deixar a RL acionado, mesmo sem a tração estar engatada, o diferencial vai ficar girando no vazio. Estando com as RLs acionadas, você pode andar com ou sem a tração acionada até 80Km/h.

Geisler.
Com as RLs acionadas pode-se andar a qualquer velocidade (inclusive acima de 80) tanto em 4x2 quanto em 4x4.
A velocidade de 80km/h é a máxima que a Kia recomenda para mudança de 4x2 para 4x4 H, não sei se por limitação da caixa de transferência ou das RLs originais.

Topgun
22/06/2010, 23:30
Senhores Boa Noite,
Na semana que passou levei meu carro ao mecânico para uma geral, afinal desde os 80.000km não fazia uma revisão e vai atingir os 120.000km.
Troquei tudo que era previsto e pedi para ele dar uma olhada nos rolamentos, desmonta-los e engraxa-los, só é previsto inspeção visual pelo manual, e ao desmontar os da dianteira estavam bem comprometidos devido a água que se infiltrou através dos dutos da mangueira do acionamento do vácuo das Rodas Livres ao fazer trilhas.
Tive que trocar três rolamentos, 1 principal e os dois que apoiam as rodas livres quando estão com a tração acionada, estes últimos foram dificílimos de achar.
Infelizmente não tirei fotos, mas fica aí o conselho: TAPEM OS DUTOS QUANDO MUDAREM PARA AS AVM, ou chequem se as mangueiras estão boas, as minhas estavam péssimas.

Espero ter colaborado.

Abraços a todos.

Baudenbacher
23/06/2010, 08:46
Boa dica, Topgun,

Quando fiz o Manoleo na minha Loira, eu apenas desliguei o fio da válvula solenóide, e como já tinha trocado as mangueiras por mangueiras de combustível e colocado presilhas nas extremidades elas estão tampando a entrada de água nas RL's.

Fica registrado mais uma dica.

Abraço a todos...

EDuarte
23/06/2010, 09:27
Topgun,
Não é apenas pela mangueira do vacuo que entra sujeira/agua nos rolamentos, 80% das impurezas entram pelo retentor que tem atras da manga de eixo, junto com o rolamento agulha que vc trocou, por via de regra o mecanico deveria ter trocado esse retentor tbm, tendo em vista que para troca-lo é necessario desmontar tudo como foi feito pra trocar o rolamento agulha.

[]s
(DU)

Topgun
24/06/2010, 22:29
Valeu EDuarte, chequei com o mecânico eles foram trocados realmente apesar das antigas ainda estarem boas, mas só chequei pq vc chamou a atenção. Grato!

TopGun

Lucena04
13/07/2010, 16:55
Esse fds minhas RLs automáticas-mecânicas (ano 97) começaram a escapar :putz:
Fui pesquisar uma da AVM para substituir e segundo o site deles a aplicação correta para o ano do meu carro seria a 460k, que é diferente das RLs manuais da Sportage 98 em diante (modelo 460 sem o "K").
Fui pesquisar o preço da 460K e ela é ainda mais cara que o modelo 460 :parede: e pelo pouco que pesquisei o reparo original para as RLs custam quase o dobro das RLs da AVM :evil:
Eu já tinha desistido de recuperar as originais, mas isso me motivou a repensar no assunto :pensativo:
Alguém pode me dar alguma dica?

André Slaski
13/07/2010, 17:00
Esse fds minhas RLs automáticas-mecânicas (ano 97) começaram a escapar :putz:
Fui pesquisar uma da AVM para substituir e segundo o site deles a aplicação correta para o ano do meu carro seria a 460k, que é diferente das RLs manuais da Sportage 98 em diante (modelo 460 sem o "K").
Fui pesquisar o preço da 460K e ela é ainda mais cara que o modelo 460 :parede: e pelo pouco que pesquisei o reparo original para as RLs custam quase o dobro das RLs da AVM :evil:
Eu já tinha desistido de recuperar as originais, mas isso me motivou a repensar no assunto :pensativo:
Alguém pode me dar alguma dica?
Olá Lucena;

Faz tempo q não participo aqui no Forum, mais qdo posso estou acompanhando os posts.

Vc já tirou suas RL's para ver o q danificou ??? :pensativo:

Abraço

Lucena04
13/07/2010, 17:18
Desmontei, aparentemente as travas daquela peça circular estão desgastadas

André Slaski
13/07/2010, 17:53
Desmontei, aparentemente as travas daquela peça circular estão desgastadas
Sei quais são, tb foram essas que danificaram na minha RL.
Mandei torneiro fazer. ficou dez.... e o principal >> :concordo::concordo: mantive a RL original e gastei a metade de uma AVM Automatica.

Abraço

André Slaski
13/07/2010, 19:39
Sei quais são, tb foram essas que danificaram na minha RL.
Mandei torneiro fazer. ficou dez.... e o principal >> :concordo::concordo: mantive a RL original e gastei a metade de uma AVM Automatica.

Abraço
Lucena;
Procura o Eduardo(EDuarte), ele fez as peças pra mim. a diferença de material comparando com a peça antiga, a folga q deixou de existir.
Ficou show.!!!!!:palmas::palmas:

E o principal que manteve o carro original e saiu a metade do valor da AVM automatica. Pq tirar o conforto de engatar a 4x4 sem sair do carro tb conta.
Apesar q não teria nenhum problema engatar a tração manualmente.

E lembrando q sem tração não tem como ficar...:oops:

Conversa com ele..

Boa sorte
Abraço

Lucena04
13/07/2010, 20:20
Pelo que eu conversei com o Eduado e o valor para fazer as peças valeria a pena só se eu fizesse questão de manter o sistema automático.
Se bem que o lugar mais barato que eu achei a RL 460k está por R$ 500 (valor já com desconto) :putz:
Pra falar a verdade perdi um pouco da confinça no sistema original e não queria investir muito nele, o que eu queira mesmo é gastar uns 50 paus para arrumá-la, rs, mas pelo jeito eu vou ficar só querendo. Vou dar mais um tempo para ver se acho uma solução barata para arrumar as minhas, caso contrário vou ter que partir para uma Warn manual ou a AVM manual mesmo.
No ebay até tem para importar a manual da Warn só que vai demorar uns 30 dias para chegar e ainda corre-se o risco de pagar imposto de importação...
Vcs sabem se dá certo instalar a RL AVM 460 (sem o "k") nas Sportages anteriores a 97? Porque será que dá essa incompatibilidade?
:concordo:

EDuarte
13/07/2010, 22:48
Até onde eu sei as 460 e 460K são exatamente iguais, mesmo numero de estrias (26), mesmo numero de parafusos (06) e mesmo entre centro dos parafusos, tanto que a viatura do gnomo é 97 e coloquei a 460, esta funcionando perfeitamente.
A unica coisa que tive que fazer foi a trava da porca de regulagem dos rolamentos, que talvez seja essa a diferença entre elas, por via das duvidas ligue na AVM e pergunte.

[]s
(DU)

Lucena04
14/07/2010, 09:23
Eu já tinha entrado em contato com eles, eles só informaram que para o ano 97 tinha que usar um adaptador por isso a letra "k" no final, mas eu não fui mais a fundo no assunto. Eu acredito que a diferença seja essa mesma que vc falou.
Valeu :concordo:

Lucena04
19/07/2010, 14:38
A toroffroad.com.br vende a roda livre AVM 460HP (high performance) manual para a Sportage:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149358575-roda-livre-manual-avm-sportage-high-performance-_JM
Segundo o vendedor:
"As principais diferenças para o modelo standard são:
- anéis estriados de engate de aço (ferro fundido)
- borboleta vermelha com pintura especial (plástico preto)
- mancal em bronze sinterizado (ferro fundido)
- etiqueta "AVM High Performance"
- embalagem cinza (preta)"

para Sportage de 98 em diante custa 490 reais, para Sportage 97 +50 reais.
Li em algum lugar que esse tipo de roda livre seria mais reforçada para uso de pneus maiores.

Será que vale a pena investir um pouco mais para pegar uma dessas:?:

Lucena04
19/07/2010, 17:58
Diferenças entre os modelos Standard e High Performance, segundo e-mail repondido pela AVM:
"O modelo HP ( hight performance) tem o anel de engate de aço laminado em vez que de ferro fundido, a bucha é de bronze sinterizado em vez que de ferro sinterizado, a calota de contrle é de nylon especial vermelho em vez que preto. Este modelo tem 3 anos de garantia em vez que 2

dep. com."
:concordo:

DouglasMac
08/09/2010, 22:59
:cry:Com passeio marcado para sábado, não quis colocar as AVM, pois achei as mangueiras rasgadas e imaginei em salvar minha $$$ ou adotar as Manu-cuo.
Fui desmontar as budegas das RL à vácuo e furei o "hímen" (ops!). :parede:Como eterno fuçador, não fiquei contente de simplesmente lavar e remontar, desmontei até o fim!!
O bico do alicate "mordeu" o "hímen"!!! A trava plástica tem de ser destravada dente por dente e depois puxar com alicate de bico, mas não precisa, a sujeira toda sai sem ter de tirar esse bendito "hímen".
ATENÇÃO, observei que a carcaça externa tem aquelas dois cortes "meia lua", e por dentro vai uma chapa de ferro fundido (ou coisa parecida), alí passa ar e água e não deixa fazer vácuo.
Esses dois cortes da carcaça não servem para nada, imagino ser aproveitamento da indústria. A idéia é vedar na base do durepoxi.
Ô Robin ou Seu Creison, tem um "hímen" para me arrumar aí?:pensativo:

Geisler®
09/09/2010, 00:34
:cry:Com passeio marcado para sábado, não quis colocar as AVM, pois achei as mangueiras rasgadas e imaginei em salvar minha $$$ ou adotar as Manu-cuo.
Fui desmontar as budegas das RL à vácuo e furei o "hímen" (ops!). :parede:Como eterno fuçador, não fiquei contente de simplesmente lavar e remontar, desmontei até o fim!!
O bico do alicate "mordeu" o "hímen"!!! A trava plástica tem de ser destravada dente por dente e depois puxar com alicate de bico, mas não precisa, a sujeira toda sai sem ter de tirar esse bendito "hímen".
ATENÇÃO, observei que a carcaça externa tem aquelas dois cortes "meia lua", e por dentro vai uma chapa de ferro fundido (ou coisa parecida), alí passa ar e água e não deixa fazer vácuo.
Esses dois cortes da carcaça não servem para nada, imagino ser aproveitamento da indústria. A idéia é vedar na base do durepoxi.
Ô Robin ou Seu Creison, tem um "hímen" para me arrumar aí?:pensativo:

Detonei as minhas de vez da mesma forma, fui desmontar tudo e acabei "istrupando" o himen. Ai montei e engraxei de novo, assim mesmo, e olha só, fui experimentar e funcionou :shock: !!
Só que ficou 3 vezes mais "raro" ela engatar hhehe
Mas elas tão la guardadinhas, na verdade só furei uma:putz:, a outra ta certinha:concordo:
Aquele material, tipo ferro fundido, é uma especie de peneira, pra deixar passar ar, senão, ao puxar vácuo por um lado do himen, se formaria vácuo por este outro e não haveria acionamento.:concordo:
Acho uma má idéia tapar aquilo ali...:mrgreen:

Abraço, e LAMA \o/:dance:

Robinho da Jaguatirica
09/09/2010, 09:06
Douglas,

Vai ser ignorante, arregaçou o hímem com alicate, não podia usar pelo menos o dedo?:odedo:

Eu não tenho hímem:mrgreen:, uso ainda as originais, mas acho que a manu-léo nem precisa do hímem.

Qualquer dúvida me liga.

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica
09/09/2010, 09:12
Douglas,

Se nada der certo, corre aqui e pega as minhas, já leva elas travadas, vc faz o passeio e boa, depois devolve com 2 notas de 100 reaul.
Boa lama!


Robinho da Jaguatirica... O Salvador:mrgreen:

DouglasMac
09/09/2010, 22:24
Detonei as minhas de vez da mesma forma, fui desmontar tudo e acabei "istrupando" o himen. Ai montei e engraxei de novo, assim mesmo, e olha só, fui experimentar e funcionou :shock: !!
Só que ficou 3 vezes mais "raro" ela engatar hhehe
Mas elas tão la guardadinhas, na verdade só furei uma:putz:, a outra ta certinha:concordo:
Aquele material, tipo ferro fundido, é uma especie de peneira, pra deixar passar ar, senão, ao puxar vácuo por um lado do himen, se formaria vácuo por este outro e não haveria acionamento.:concordo:
Acho uma má idéia tapar aquilo ali...:mrgreen:

Abraço, e LAMA \o/:dance:

Ainda bem que não estou sozinho nessa de furar "hímen". também furei só um...rsrsrs!!! E foi de leve, bem pequeno.
Mas a famosa Araldite colou e ficou bão de furar de novo!! Mas tá acoplando beleza
Rapaz, num concordo com aquela carcaça aberta e a tal chapa, afinal quando se desliga a tração o ar volta. Mas que é por alí que entra água, isso é!!
Mas valeu!

DouglasMac
09/09/2010, 22:30
Douglas,

Vai ser ignorante, arregaçou o hímem com alicate, não podia usar pelo menos o dedo?:odedo:

Eu não tenho hímem:mrgreen:, uso ainda as originais, mas acho que a manu-léo nem precisa do hímem.

Qualquer dúvida me liga.

Boa lama!

Ô Tio, xinga não!!
Foi só um pique, mas já resolví com Araldite das Org Tabajara.:palmas:
Quem tirou seu hímen?
Tá acoplando beleza agora, testei tudo. O trabalho atrasou todo e a cupla é sua, foste tu que me animou a fuçar no Bagaça Negra...rsrsrs!!!!

Tá pronto, revisado e tanque cheio pra sábado. Cê vai ou num vai?
Anima aí, se for, pago as brebas!!:odedo:

DouglasMac
09/09/2010, 22:34
Douglas,

Se nada der certo, corre aqui e pega as minhas, já leva elas travadas, vc faz o passeio e boa, depois devolve com 2 notas de 100 reaul.
Boa lama!


Robinho da Jaguatirica... O Salvador:mrgreen:

Má rapá, tú tá me saindo um cumerciante de mão vazia...Vô querer naum.:oops:

Valeu, mas tá sarado o problem.:pipoca:

Robinho da Jaguatirica
10/09/2010, 08:59
Douglas,

Obrigado pelo convite, mas tenho compromisso com meu willys, tem 15 dias que o bichim não liga.
Se as RL´s derem pau no meio do caminho, tira logo e trave, a turma que está indo é muito boa, mas vai por mim, vcs só chegarão a noite. kkkkkkkkkkkkkkkk

Boa lama!




Robinho da Jaguatirica




Ps.: Muita viatura.....

Tanque Russo
15/09/2010, 07:58
Amigos, gostaria de saber daquela mola interna, tem alguma que eu possa adpatar , pois a minha esta destruida, obrigado a taodos.

Robinho da Jaguatirica
15/09/2010, 09:58
Amigos, gostaria de saber daquela mola interna, tem alguma que eu possa adpatar , pois a minha esta destruida, obrigado a taodos.

Oi Tanque Russo,

Pegue a RL e leve a uma loja de molas, vc não encontrará a mola naquele modelo, mas pode usar qualquer mola de aço bem resistente espiral com máximo uma volta e meia, funcionará normalmente.

Boa lama!

DouglasMac
15/09/2010, 11:30
Oi Tanque Russo,

Pegue a RL e leve a uma loja de molas, vc não encontrará a mola naquele modelo, mas pode usar qualquer mola de aço bem resistente espiral com máximo uma volta e meia, funcionará normalmente.

Boa lama!

Robin, num esquece a Barão/Lobo amanhã, hein!? Brebas!!!:pipoca:

Seguinte, voce fala em "mola bem resistente". Mas se refere ao material né? Pois quanto mais macia melhor para acoplar, o vácuo é pouco ali, tô certo?

"POEIRA"

Robinho da Jaguatirica
15/09/2010, 11:34
Robin, num esquece a Barão/Lobo amanhã, hein!? Brebas!!!:pipoca:

Seguinte, voce fala em "mola bem resistente". Mas se refere ao material né? Pois quanto mais macia melhor para acoplar, o vácuo é pouco ali, tô certo?

"POEIRA"

Oi Douglas,

Amanhã estamos firme lá, chama bar do Dailson.
As molas têm que ter alguma resistência sim, caso contrário não seguram a coiseira toda desacoplada, percebe-se qua as molas originais tem uma boa resistência, assim estando tudo nos conformes, o vácuo é suficiente para acoplar.

Boa lama!

daniloco
05/10/2010, 22:23
boa noite esse é , o primeiro topico .estou sem muito assunto :( mas logo mais e fico craque :dance: ///comprei uma sportage tdi 2003 , fui testar o 4x4 ñ funcionou ..peço ajuda . sou de são paulo capital ,sona leste ,e estou precisando de um mecanico ,que possa ver o problema.se alguem tiver algum por favor , me de adica cbgado:-P

ALEXANDRE MIETTI
05/10/2010, 23:20
boa noite esse é , o primeiro topico .estou sem muito assunto :( mas logo mais e fico craque :dance: ///comprei uma sportage tdi 2003 , fui testar o 4x4 ñ funcionou ..peço ajuda . sou de são paulo capital ,sona leste ,e estou precisando de um mecanico ,que possa ver o problema.se alguem tiver algum por favor , me de adica cbgado:-P


Parabéns pela aquisição, tem um amigo aqui do fórum, o Eduarte que pode te ajudar, manda uma mp pra ele.

Abs.

Marcus Pereira
06/10/2010, 08:32
boa noite esse é , o primeiro topico .estou sem muito assunto :( mas logo mais e fico craque :dance: ///comprei uma sportage tdi 2003 , fui testar o 4x4 ñ funcionou ..peço ajuda . sou de são paulo capital ,sona leste ,e estou precisando de um mecanico ,que possa ver o problema.se alguem tiver algum por favor , me de adica cbgado:-P

Oi Daniloco, também tenho uma TDI2003, sua RL funciona à vácuo, vc deve checar alguns ítens: verificar o estado das mangueiras que levam o vácuo até a RL, as originais são muito fracas e furam (ressecam) para isso, levante o veículo e localize as mangueiras (estão próximas das mangueiras do freio junto a roda), verifique também a válvula solenóide que libera o vácuo, fica no painel atrás da bateria, é necessário remover a bateria para ter acesso a ela, essa válvula pode agarrar devido a sujeira quando as mangueiras furam.
Se tudo isso estiver ok, aí tem que desmontar a RL para checar os diafragmas, molas etc...
Espero ter ajudado um pouco.
Boa sorte.
MP.

Ze curioso
22/11/2010, 23:48
Pessoal,
Estou chegando agora. Nem sei logar direito, ainda.

Comprei uma Sportage 98/99. Ao abrir a roda livre ja identifiquei varios problemas.
Gostaria que alguem me informasse onde posso encontrar para comprar os rolamentos agulha e os retentores da roda livre (do semi eixo dianteiro) ?
Se puderem informar mais de um lugar.
Grato
Ze Curioso

EDuarte
23/11/2010, 08:24
Pessoal,
Estou chegando agora. Nem sei logar direito, ainda.

Comprei uma Sportage 98/99. Ao abrir a roda livre ja identifiquei varios problemas.
Gostaria que alguem me informasse onde posso encontrar para comprar os rolamentos agulha e os retentores da roda livre (do semi eixo dianteiro) ?
Se puderem informar mais de um lugar.
Grato
Ze Curioso
Bem vindo Zé Curioso.
Seja "curioso", pesquise, tem muita informação aqui no forum, esse link vai te ajudar com o que esta precisando.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965

[]s
(DU)

Ze curioso
23/11/2010, 22:21
Obrigado, Eduarte, valeu dica, já fiz contato.

JulioOliveira
08/04/2011, 20:27
Pessoal, depois de avaliar bem com o fornecedor especializado, desisti do sistema rodoar: apesar de ser um sistema muito robusto e confiavel, e mesmo tendo um sistema bem curto para não ficar muioto exposto para fora da roda, vai quebrar quando o jipe passar perto do primeiro barranco ou arvore. desisti deste caminho.

JulioOliveira
08/04/2011, 20:57
Pessoal, consegui fazer o sistema original funcionar perfeitamente, e não ficou caro:
1- abrimos o sistema de roda livre, lavamos a graxa velha e colocamos nova, :arrow:a tampa bem vedada com silicone proprio na montagem.
2- troquei os 3 retentores do vacuo de cada roda (aprox. R$50,00 o conjunto original de cada roda, :!:na Kia em BH), montamos com graxa boa.
3- troquei a mangueira de borracha que liga o vacuo, vai do tubo metalico ate a roda, por uma de boa qualidade, de parede grossa, para não quebrar e não dobrar. R$5,00 :dance:cada pedaço de aprox 40cm para cada roda, em casa de mangueiras de borracha, na R Rio Gde do Sul, no centro BH.
4- troquei os 2 rolamentos da roda. O grande é comuns da L200 :-)e outras pickups. comprei em loja de peças para importados: em BH, na SP imports, na Barao Homem de Melo. Rolamento grande: R$50,00:concordo:. o Medio comprei na Salvato (RG Sul c/ Tamoios, centro BH) importado do Japao ou EUA: R$30,00. :concordo: O pequeno não troquei, que é do tipo agulha... nao procurei. estavam bons e so tem uso qdo a tração esta ligada.
5- troquei a valvula solenoide por uma usada do sportage diesel, que é muito parecida. usada: 15,00 :dance:. tentei usar a solenoide usada em carros a alcool para liberar a gasolina na partida a frio:discordo:.... é fria. ela não foi feita para uso continuo. esquenta ate ficar travada so com o calor do motor e não abre qdo vc precisa. uma nova na kia custa R$268,00 :odedo:ou 206? tentei valvulas solenoides industriais pequenas,:discordo: mas não funcionam porque o vacuo é forte e elas nao abrem...
>>> vale a pena recuperar o sitema original. agora é so puxar a alavanca e dar uma acelerada e as rodas atracam:palmas:, mesmo com o carro em movimento abaixo de 80km/hr, conforme manual,.... está uma BELEZA :-D:palmas::dance:

EDuarte
09/04/2011, 08:41
Oi Julio...
Tbm fiz o mesmo procedimento qdo comprei a minha, realmente ficou uma beleza.
Na primeira trilha que fiz funcionou perfeitamente, mas na segunda ja me deixou na mão, o que acontece é que entra barro no retentor externo e desgasta ele (são dois em cada roda, interno e externo mas só vem com um de fabrica), infelizmente não vale a pena manter o original, a não ser que vc use apenas pra rodar em estradinhas de terra.

[]s
(DU)

mbm4x4
09/04/2011, 13:48
x2!!!!!
[]s
mateus



Oi Julio...
Tbm fiz o mesmo procedimento qdo comprei a minha, realmente ficou uma beleza.
Na primeira trilha que fiz funcionou perfeitamente, mas na segunda ja me deixou na mão, o que acontece é que entra barro no retentor externo e desgasta ele (são dois em cada roda, interno e externo mas só vem com um de fabrica), infelizmente não vale a pena manter o original, a não ser que vc use apenas pra rodar em estradinhas de terra.

[]s
(DU)

Geisler®
10/04/2011, 00:14
x2!!!!!
[]s
mateus

X3!!!!

Abraço e LAMA \o/:mrgreen:

Nava
10/04/2011, 23:22
Esse sistema é pra andar em estrada boa. Saiu na lama ja era. Mas dai o 4x4 serve pra que? risos

Robinho da Jaguatirica
11/04/2011, 09:04
X3!!!!




X1000!!!!

:parede:

leandro lima
13/04/2011, 10:51
Concordo plenamente com você. Vale muito apena restaurar o sistema original. Não é caro para recondicionar. Fiz tambem na minha e ficou um espetáculo. Ando no barro, água, poeira. O esquema é so manter a parte de tras da roda limpa depois de andar no barro. Se possível, dar uma borrifada com óleo hidraulico para nao ressecar as borrachas do retentor. A cada 4000 ou 5000 quilometros voce tambem pode abrir a RL para dar uma conferida se tudo está em dia.
Abraço.