PDA

Ver Versão Completa : Como colocar pra funcionar roda livre Sportage ??



Páginas : 1 [2]

EDuarte
13/04/2011, 12:16
Como eu disse, pra andar em lugares extremamente light o sistema original é exelente, funciona muito bem, mas se for colocar a bichinha a prova, exigir da rl, esquece, vai funcionar por pouco tempo...

[]s
(DU)

claudinho10001
04/05/2011, 09:53
Caros companheiros de infortunio, comprei minha viatura Grand TDi 2001 e nunca atinei para aquela alavanquinha entre o cambio e o freio de mao ate que um belo dia, ou melhor noite, de carnaval no sul da Bahia estacionei no centro de Nova Viçosa ("ouçam" bem, no centro!) e ao sair feliz da vida para pegar um show do Calypso em Mucuri, adivinhem: Era tudo areia e ali ela ficou.

Num primeiro momento, nem esquentei, cheguei ate pensar em extase: "Esse bicho eh 4x4, voì là!", e crau na alavanca de acionamento, enquanto olhares curiosos e ansiosos aguardavam o bolido dar o ar da graça. Ledo engano. A lampada piloto acendeu no painel e nada aconteceu. Se nao fosse um companheiro com sua SsangYong (carro lindo por sinal e mecanica Mercedes, uau! Quando eu crescer eu quero um!) eu, ou melhor, a viatura estaria la ate hoje. Detalhe: O carro do chegado teve que arrasta-la tracionado. Graças a Deus tenho a mania de carregar algumas tralhas, que julgo serem uteis em algum momento, num bau Camper que tenho no teto, e la estava um cabo de aço de 15 metros com mola, proprio para tracionar, novinho em folha em meio a barraca, luzes de emergencia, colchoes inflaveis (a boneca eu nao levo, rs), macaco hidraulico, ferramentas mil e tals.

De outra feita, na mesma cidade, agora na Semana Santa ali estava eu, passeando pela orla dos quiosques badalados e por ali a prefeitura resolveu pavimentar a via com bloquetes, e tome-lhe areia para o serviço. Nem preciso contiinuar o desfecho para saberem o que aconteceu. Ainda bem que nessas duas situaçoes nem precisei pedir ajuda. A galera vem nao sei de onde para acudir a manguaça. Desta vez foi na base do empurrao mesmo. Esse pessoal praiero tem mesmo a manha da areia.

Nao sei se meus pneus tem alguma culpa no cartorio. Sao bem largos (255/60, Hankook), de desenho para asfalto, e uso rodas Mangels aro 17. Mas fiquei intrigado ao ver veiculos pequenos la no meio da areia da praia, como Ford Fusion, Parati e outros com peso do som e tudo. E nunca vi ninguem atolado, e minha viatura "4x4" me fazendo pagar mico. Ninguem merece!


Pois bem, vem ai minha ideia: Voces ja ouviram falar nos bloqueios Kaiser (www.bloqueiokaiser.com.br (http://www.bloqueiokaiser.com.br)). Entao, acho que caem como uma luva nas nossas 4x4 meia boca. Pensei o seguinte: Instalar esses bloqueios nos dois eixos, travar as rodas livres originais e manter o 4x4 em "full time". So estou aguardando uma resposta da Kaiser para confirmar a existencia do modelo para os dois eixos. Num primeiro momento, no site indica a existencia para o eixo dianteiro (nao informa o ano). Esse troço, pelo menos no eixo traseiro ja ajuda pra la.

O negocio eh muito bem bolado (parabens, engenheiros), nao altera nada no veiculo.
"...Com o Bloqueio de Diferencial Kaiser ambas as rodas recebem força de tração por igual; caso uma delas perca a aderência ao solo, a tração (aplicada) será mantida pela roda oposta, permitindo atravessar obstáculos e fazer curvas com maior controle e dirigibilidade. ou seja, o Bloqueio de Diferencial Kaiser não permite que nenhuma das duas rodas do eixo, gire menos que a coroa do diferencial, mas permite que qualquer uma das rodas gire mais se for necessário para fazer a compensação em curvas.

A liberação da roda na curva, é inerente ao funcionamento do bloqueio, garantindo uma maior suavidade e habilidade em curvas, além de uma grande redução nos estalos e ruídos." (palavras da Kaiser)

- Tração 100% em ambas as rodas;
- Utiliza óleo original, recomendado pela montadora do veículo;
- aplicabilidade no eixo dianteiro e traseiro (inclusive em veículos de tração integral);
- livre de manutenção periódica;
- Garantia de 1 ano sem limite de quilometragem ou preparação do veículo;

Sou todo "ouvidos" agora. O que acham?

Robinho da Jaguatirica
04/05/2011, 10:59
claudinho,

Ninguém melhor que o Lulute pra te dar aula nisso, o menino tem feito misérias :karate: com sua sportage preparada aqui pelas nossas bandas...:campeao:


Boa lama!

claudinho10001
04/05/2011, 15:31
Como encontrar com a galera SPT ai em BH pra trocar umas ideias? Minha Uga Uga negra quase me matou no dia 23 de dezembro. Na verdade ela nao teve culpa, pois estava quietinha la na Autos & Vans em contagem depois de uma revigorada total no motor depois des uma fritada geral apos um superaquecimento com um amigo que ia com ela para BH. Eh que deu saudade depois de oito meses que ela estava internada. A bisca eh que resolvi ir na minha Honda XRE 300 e ja chegando no Anel um caminhaozinho bau resolveu me ultrapassar, ocupando meu espaço de segurança do veiculo a frente. Ocorre que o transito estava parando e foi o que ele fez. Nao sobrou muito o que fazer a n,ao ser juntar a moto nos freios. E que freios! Ela parou, mas eu fui (quando eh que vao inventar cintos de segurança pra motos?), e la estava o bau bem na minha frente e o abençoado escafedeu-se sem que ninguem desse noticia.

O resultado disso foram 7 costelas fraturadas, umero do braço direito partido ao meio, mao esquerda quebrada no polegar e um pneumotorax (um buraquinho no pulmao). Ainda bem que o capacete era zero bala e nao senti pancada alguma na cabeça, mesmo por que sou meio cabeça dura... Nem precisa dizer que passei o Natal no Joao XXIII e o Ano Novo e mais um mes no Maria Amelia Lins. duas cirurgias e mais 2 meses ate poder pegar na viatura, com um braço so, ja que o ourto estava processo de solda, com placa interna, tutor e tipoia. Hoje, apesar de estar usando o tutor ainda, ja troco de marchas normalmente. Nem preciso dizer que tive que voltar a BH com motorista umas tres vezes para as revisoes. Minhas e da viatura, pois estava com vazemento de oleo. Na verdade ainda esta, segundo a Kia, carter trincado e no retentor do volante do motor. Como esta na garantia do serviço, vou ter de leva-la ai. A moto? Gastei 90 pilas pelo retrovisor e manete de freio dianteiro e ganhou alguns relados. Ainda nao peguei nela depois disso, so numa Honda Dream que tenho aqui.

Mas como disse o mestre Cazuza: "...faz parte do meu show..."

L.Andrade
02/04/2012, 11:57
Peça da RL automatica-mecanica da Sportage do André.
Fotos da nova e da velha...
[]s
(DU)
Edu isso funciona mesmo?????estou com problemas porem nao quero ficar descendo do carro para engatar a traçao quero deixar original se ficou bom me indica o torneiro que fez ou se puder adiantar a peça pra mim eu vou buscar e te reembolso.
Abraçs

EDuarte
02/04/2012, 12:35
Ficou muito bom sim, no caso da automatica mecanica vale apena manter original, vou procurar o telefone dele e depois te passo, ja faz tanto tempo que acho que ele nem lembra mais.

[]s
(DU)

L.Andrade
02/04/2012, 18:09
Ficou muito bom sim, no caso da automatica mecanica vale apena manter original, vou procurar o telefone dele e depois te passo, ja faz tanto tempo que acho que ele nem lembra mais.

[]s
(DU)
Valeu Edu ve pra mim que vou na hora la estarei no aguardo meu tel 1194050030
abraçs

EDuarte
02/04/2012, 18:18
Valeu Edu ve pra mim que vou na hora la estarei no aguardo meu tel 1194050030
abraçs

Por acaso vc ja desmontou pra ver se é essa peça mesmo que quebrou?

[]s
(DU)

L.Andrade
02/04/2012, 22:04
Por acaso vc ja desmontou pra ver se é essa peça mesmo que quebrou?

[]s
(DU)
Ja sim Edu esta feio igual aquela foto das comparaçoes que voces colocaram

EDuarte
03/04/2012, 17:44
Ja sim Edu esta feio igual aquela foto das comparaçoes que voces colocaram

Naõ to achando o telefone dele, vou fazer alguns contatos pra ver se alguem tem , se não conseguir assim que der um tempinho vou até lá e pego com ele.

[]s
(DU)

L.Andrade
04/04/2012, 00:52
Naõ to achando o telefone dele, vou fazer alguns contatos pra ver se alguem tem , se não conseguir assim que der um tempinho vou até lá e pego com ele.

[]s
(DU)
obrigado se nao for te atrapalhar por ai qqr coisa me passa o endereço eu vou ate o cara pois os torneiros por aqui nao estao querendo trabalhar rsrsrs

Solrac Alberto
04/04/2012, 11:31
Prezados,
Alguém pode me dizer se o retentor da roda livre tem que ser somente o da Sportage, ou há de outro veículo que combine, pois tem peças simples, que por incrível que pareça aqui em Brasília é difícil de achar viu!!!
Obrigado.

Carlos alberto

Solrac Alberto
04/04/2012, 11:32
Esqueci de descrever, o retentor é para a TDI 2001 a vácuo.

EDuarte
04/04/2012, 11:52
Retentor da RL? Ela não usa retentor, só um anel oring.
Mas se vc estiver falando do retentor traseiro da manga de eixo, aí sim, são dois em cada roda.
Assim como os rolamentos, os retentores são padrão ISO, ou seja o codigo é igual no mundo inteiro, tente ir com o codigo em uma casa de retentores.
Ja fui atras e não encontrei outro igual, tudo indica que é especifico pra sportage.
Encomenda na concessionária, não é caro.
Se sua ideia é manter o sistema a vacuo funcionando, não perca seu tempo, esses retentores não duram nada por ter contato direto com lama, terra, areia, etc.

[]s
(DU)

EDuarte
04/04/2012, 14:16
obrigado se nao for te atrapalhar por ai qqr coisa me passa o endereço eu vou ate o cara pois os torneiros por aqui nao estao querendo trabalhar rsrsrs

Anota aí
4361-8491 - Jeremias
Não sei se ele vai lembrar do trampo pq ja faz um tempinho, qquer coisa me avisa que eu entro em contato com ele.

[]s
(DU)

Solrac Alberto
04/04/2012, 17:16
Edu,
Talvez não soube me expressar, más me refiro a uma peça de borracha (semelhante a um copinho de café) que fica anexado a um anel de plástico duro dentro do sistema de tração (roda livre). O mecânico falou que é um retentor. O do meu carro esta furado e escapando ar, não permitindo o acionamento da tração. Tenho o veículo à pouco tempo e não tenho noção de como funciona a tração, portanto quero recuperar este sistema a vácuo. Caso não seja satisfatório irei utilizar o sistema manual. Não pretendo fazer trilhas pesadas, más vai que em algum momento em caso de emergência eu precise, não é mesmo? Cara desde já te agradeço. Tenho acompanhado o fórum e te parabenizo por sua prestatividade e por seus conhecimentos.

Abraço,

Carlos Alberto

EDuarte
04/04/2012, 17:49
Por acaso é aquela preta dentro da RL na foto?
339802
[]s
(DU)

Solrac Alberto
05/04/2012, 11:17
Por acaso é aquela preta dentro da RL na foto?
339802
[]s
(DU)

Exatamente! A do meu carro tem um pequeno furo no meio.

EDuarte
05/04/2012, 13:53
É a membrana da RL, infelizmente não é vendido a parte, só com a RL completa.
Tenta remendar com remendo de camara de ar ou comprar uma RL usada.

[]s
(DU)

Solrac Alberto
05/04/2012, 15:16
É a membrana da RL, infelizmente não é vendido a parte, só com a RL completa.
Tenta remendar com remendo de camara de ar ou comprar uma RL usada.

[]s
(DU)

Então essa é o tal do "hímen" que a galera diz que às vezes rompe e fazem bricadeiras. Ela está apenas com um pequeno furo e dá para recuperar. Valeu e obrigado!! Tenha uma boa Páscoa extensiva a seus familiares!

Carlos Alberto

L.Andrade
06/04/2012, 22:16
Anota aí
4361-8491 - Jeremias
Não sei se ele vai lembrar do trampo pq ja faz um tempinho, qquer coisa me avisa que eu entro em contato com ele.

[]s
(DU)
Valeu Edu na semana mesmo eu ligo pra ele depois te dou um retorno
Abraçs

L.Andrade
11/04/2012, 00:24
Edu falei com o jeremias ele lembra da peça mesmo assim pediu umas fotos eu enviei aquelas que voce postou aqui no site estou aguardando retorno dele
mais uma vez obrigado
abraçs

EDuarte
11/04/2012, 07:38
Edu falei com o jeremias ele lembra da peça mesmo assim pediu umas fotos eu enviei aquelas que voce postou aqui no site estou aguardando retorno dele
mais uma vez obrigado
abraçs

Maravilha, tamo aki pra se ajudar...

[]s
(DU)

Costa Junior
11/04/2012, 14:42
Retentor da RL? Ela não usa retentor, só um anel oring.
Mas se vc estiver falando do retentor traseiro da manga de eixo, aí sim, são dois em cada roda.
Assim como os rolamentos, os retentores são padrão ISO, ou seja o codigo é igual no mundo inteiro, tente ir com o codigo em uma casa de retentores.
Ja fui atras e não encontrei outro igual, tudo indica que é especifico pra sportage.
Encomenda na concessionária, não é caro.
Se sua ideia é manter o sistema a vacuo funcionando, não perca seu tempo, esses retentores não duram nada por ter contato direto com lama, terra, areia, etc.

[]s
(DU)

Oi, Eduarte.Será que não está havendo um engano?
Acho que na roda livre, alem do oring, tem um retentor mais dentro do eixo. Inclusive, qdo este retentor está ruim, a roda livre não funciona.
Tem o retentor nacional. O original é bem mais caro.
Costa Junior

EDuarte
11/04/2012, 15:13
Oi, Eduarte.Será que não está havendo um engano?
Acho que na roda livre, alem do oring, tem um retentor mais dentro do eixo. Inclusive, qdo este retentor está ruim, a roda livre não funciona.
Tem o retentor nacional. O original é bem mais caro.
Costa Junior

Na RL não vai retentor nenhum só o oring.
Vc deve estar se referindo ao retentor do rolamento que vai na manga na parte de tras do cubo, mas esse não influencia na RL devido a quantidade de graxa dos rolamentos.
Atras da manga de eixo vão mais dois retentores, esses sim influenciam diretamente na RL e tbm protegem o rolamento agulha.
É só olhar a foto do post 267 que vc vai ver que não tem retentor nenhum.
Se eu estiver errado é só me corrigir.

[]s
(DU)

L.Andrade
23/04/2012, 10:07
Maravilha, tamo aki pra se ajudar...

[]s
(DU)
Edu o jeremias me passou o preço de 470 reais preço das AVM rsrsrs
mesmo assim obrigado

EDuarte
23/04/2012, 10:19
Fica carinho mesmo, lembro que na época paguei em torno de 350,00 mas faz tempo.
A vantagem é que vc continua com o sistema original, ou seja, com acionamento automatico e muuuuito mais confiavel.

[]s
(DU)

rpetrucci
20/05/2012, 17:15
Na minha coloquei as da AVM automatica/mecanica ... show de bola funciona 100% e não precisa descer do carro para ligar, basta engatar a alavanca da tração e pronto .... achei no mercado livre, ficou 900,00 com frete mas vale cada centavo.

L.Andrade
20/05/2012, 22:30
Na minha coloquei as da AVM automatica/mecanica ... show de bola funciona 100% e não precisa descer do carro para ligar, basta engatar a alavanca da tração e pronto .... achei no mercado livre, ficou 900,00 com frete mas vale cada centavo.
Tem um artista amigo nosso aqui do site que ja quebrou duas dessa ai optei pela manual mesmo!!!rs

rpetrucci
28/05/2012, 11:16
Amigo não tive problema algum, tem que respeitar a velocidade para ligar a tração que cai dos originais 60km/h para 40km/h ....

LisandroCB
15/08/2012, 18:54
Olá colegas,

Comprei minha Sportage TDI 2001 em janeiro de 2010. Nunca havia tido uma caminhonete e muito menos um veículo 4x4. Confesso que apesar de precisar da tração 4x4 para poder subir morros com estrada de terra (não lama), nunca consegui arrumar o sistema original, até porque achava que iria gastar muito. Sempre "namorei" uma roda livre da AVM mas a manual mais barata que achei foi R$ 530,00 com o frete incluído. E nunca de juntar o dinheiro pra comprar...

Bom, fui há 20 dias num mecânico especializado em Kia pra trocar os 4 rolamentos das rodas da frente, retentores, discos de freio e pastilhas. Nessa brincadeira gastei R$ 650,00. Ele porém me disse que a tração nunca iria funcionar pois as mangueiras estavam rachadas. Trocou então as duas mangueiras que vão ligadas nas rodas (colocou mangueiras reforçadas com tecido). Como eu disse que não entendia nada de tração, ele me levou até um morro com estrada de terra e mostrou o funcionamento, pois agora estava acoplando perfeitamente. Quando voltamos pra oficina, ele me mostrou que a válvula solenoide estava travada, e ficava sempre puxando o vácuo. Me sugeriu que eu trocasse a mesma e que o sistema iria ficar perfeito. Fui então na concessionária da Kia da minha cidade e comprei a peça original (na caixa da Kia, com nota fiscal). Paguei R$ 71,10. Eu mesmo retirei a válvula solenoide velha e instalei a nova, fiz os testes pra ver se tinha vácuo nas mangueiras das rodas e depois testei a Sportage rodando de ré com a tração em 4x4 numa subida que eu sempre patinava e subiu sem derrapar nenhuma roda.

Enfim, para quem não faz trilha e utiliza a tração 4x4 somente para subir ruas de terra, como eu, recomendo que tente sim "consertar" o sistema original de fábrica. O gasto é relativamente pequeno comparado com a roda livre da AVM e o resultado é muito bom.

Valeu,

LisandroCB

tdrosten
06/09/2012, 21:16
Caros amigos !!!
Comprei uma sportage, e agora estou com dificuldades para por em funcionamento o 4x4. Pois, na alavanca ele acopla. Mas, nas rodas ele não funciona, ja limpei tirei a graxa.
O sistema funciona sem vacuo, e como se fosse algo mecanico que aciona diretamente ao engatar a alavanca em 4x4.
Será que alguem pode me ajudar?

vagnerricardo
10/09/2012, 09:25
Bom dia, galera, comprei a gran SPT TDI99 tem aproximado 1 mes
porem, estou com problemas na tração, o cambio que fica embaixo da marcha está duro, parece travado em alguma posição.
alguem já teve isso com as SPT?
ele tá puxando só na traseira. que é o correto. mas acho a SPT mto fraca pra sumir morros sem tração. até consigo mas judia muito.

gutors
25/09/2012, 22:21
sou novo no forum, sou proprietário de uma sportage turbo diesel 2000, graças a vcs, do fórum resolvi todos os problemas da minha tração. acabei não gastando quase nada, pois sou meio "mechãnico", rerer, muito boa a iniciativa de ter uma comunidade desta qualidade. Parabens 4x4brasil.

DouglasMac
25/09/2012, 23:58
Sejam bem vindos, gutors, tdrosten, lisandroCB, e demais!!

A turma é boa e tem muito conteúdo nas salas...ao pesquisar, vão conhecer melhor a viatura que compraram...tudo de bom!!
Abraços.

lorpa
05/12/2012, 14:04
Olá a todos.

Venho lendo a tempos o fórum, mais de ano, e foi por causa dele que fiz com que meu pai comprasse uma sport diesel 00.
Aprendi bastante sobre a viatura, e com base nas leituras que realizei, solucionei o problema de partida a frio (3 velas queimadas), bateção do estepe na tampa, entre outras coisas menores.

Agora estou arrumando a tração, meu pai mora no interior do RS e para sua casa de campo no findi, e pega estrada de chão/cascalho, e quero fazer funcionar o sistema a vácuo pela comodidade, como não vai ser usado em condições severas, creio que seja adequado ao proposito.

Lendo o fórum, vi que as mangueiras eram na maioria as responsáveis pelo mal funcionamento, e olhando na viatura, vi que estavam em condições ruins. Troquei elas por mangueiras de rodo ar de caminhão provisoriamente, testei e vi que não acoplava.
Meu pai levou na KIA fazer uma revisão geral e eu pedi pro meca ver da tração. Ele disse que seria necessário trocar os retentores e teria que ser por encomenda.

Resolvi então fazer tudo por conta própria. Fui testar a solenoide e vi que estava travada. Graças ao fórum, li que poderia ser destravada com umas borrifadas de desengripante. Fiz isso, deixei uns 15min pra desengripar, coloquei de volta e voltou a funcionar a válvula, pelo pouco que testei.

Pergunta:
Vi que a solenoide é apenas um ON/OFF para o vácuo, e a minha duvida é: existe posição correta das mangueiras?
Pergunto isso porque na parte de baixo da válvula, tem uma tampinha de plastico, que reparei que vaza ar por ali. Era para ter esse escape pela tampinha?
Nos testes que fiz, para ver se estava funcionado, puxando ar e assoprando, vi que um lugar a valvula fechava bem, e em outro, existia uma fuga pela parte de baixo. Li no forum uma vez que a válvula seria 3 vias, e essa tampinha seria para fechar uma das vias? (fim da pergunta)

Bom estou a procura dos retentores.
Lendo no forum, e com base na imagem abaixo,
http://www.kiapartsoverstock.com/images/parts/Kia/fullsize/NASK92099B3300BA01.jpg

e conforme a lista que consta no site,
FRONT AXLE & BRAKE MECHANISMS (5MT4WD). Fits: Kia | Kia Parts Overstock (http://www.kiapartsoverstock.com/showAssembly.aspx?ukey_assembly=1065686)

vi que os retentores eram os códigos 0K08133065 e 0K08133066 (imagens ilustrativas abaixo)
http://www.kiasklep.pl/kia/pic/8133065.jpg
http://www.kiasklep.pl/kia/pic/8133066.jpg

Pergunta:
Alguém saberia me dizer se estes são os retentores corretos?

Também dei uma garimpada em algumas lojas, e encontrei por esses preços.

dalperpecas: interno=R$ 65,00 / externo=R$ 65,00
CFimports: interno=R$ 50,00 / externo=R$ 51,00
RETENTOR RODA DIANTEIRA INTERNO SPORTAGE (ORIGINAL KIA ) R$ 45.0 - Interpeças (http://interpecas.mercadoshops.com.br/retentor-roda-dianteira-interno-sportage-original-kia-_172xJM) por R$45,00
Liguei na powerparts, e me disseram que não tinha.

Posso comprar de fora, procurei no ebay, mas não valia a pena, mas achei um site interessante.
Auto Part Item View : 0K08133065 SEAL-OIL for HYUNDAI/KIA SPORTAGE (http://www.koraps.com/shop/item.php?it_id=1393484)
Auto Part Item View : 0K08133066 SEAL-OIL for HYUNDAI/KIA SPORTAGE (http://www.koraps.com/shop/item.php?it_id=1393486)

Comprando 2 retentores de cada e somando o envio, custa US$31,00, em torno de R$68,00.

Pergunta:
Alguém saberia algum lugar, de preferencia em Porto Alegre em que eu encontre mais barato?
Será que vale a pena comprar pelo koraps? O preço é tentador

Alias, onde eu encontro barato as calotinhas das rodas?

E por fim, gostaria de agradecer a todos do fórum, pelas valiosas dicas e relatos, que me foram de grande valia

[]s

Claudio_Mag
06/12/2012, 09:31
Prezado Lorpa,

Um bom dia !
As calotinhas das rodas vc encontra na www.farecar.com.br (http://www.farecar.com.br). Custa por volta de R$ 25,00 a unidade.

Um abraço,

Claudio

Claudio_Mag
04/02/2013, 19:45
Amigos,

Duas perguntas básicas de quem não entende nada do assunto . . . . . :

a) Qual a especificação da graxa a ser utilizada na lubrificação das rodas livres ? Como a viatura já está com 300.000 km estou pensando em um fim de semana fazer uma limpeza (remover a graxa antiga somente com estopa ou utilizar algum solvente, etc ?). O aspecto que observei da graxa é uma tonalidade bem escura, talvez grafitada ?

b) Na minha SPT Diesel 2001 as rodas livres estão com a marcação em relevo "Made in USA" e a logo da Warn. Seriam RL originais ou será que foram substituídas ?

Um abraço a todos,

Claudio

Claudio_Mag
04/02/2013, 19:50
Complementando. . . o sistema de acionamento parece ser original a vácuo . . . .

EDuarte
04/02/2013, 20:57
Não utilize graxa grafitada, ela é abrasiva, use graxa comum ou branca (lítio).

As RL's warn são originais da sportage.

[]s
(DU)

Claudio_Mag
05/02/2013, 15:03
OK EDuarte, gratíssimo !

Confesso que fiquei todo animado quando vi a logo da Warn nas RL . . . falam tão mal das RL´s da Sportage e como elas estão me atendendo bem e a Warn tem uma boa tradição. . . fiquei na esperança do proprietário anterior ter dado um "upgrade" nas mesmas. . .

Um abraço,

Claudio

EDuarte
05/02/2013, 15:47
As RL´s da sportage são muito boas, tanto que fiz as minhas manuais utilizando as originais, o que não funciona direito é o sistema de vacuo (mangueiras, retentores, etc...)

[]s
(DU)

Claudio_Mag
05/02/2013, 22:25
Prezado EDuarte,

OK ! Assim que tiver um tempinho vou ver se modifico então as minhas com as dicas do forum . . . até agora não me deixaram na mão (noto que demoram de meio a uns dois minutos para engatar), mas pela Lei de Murphy. . . .

Gratíssimo pela orientação e um abraço,

Claudio

quiksilver26
08/03/2013, 13:00
AJUDA Boas, será que me podem ajudar, estou sem tração à frente, as RL's não funcionam, elas funcionam sem vácuo por isso serão automáticas mecânicas? Se assim for, terão mesmo avariado ou preciso de fazer alguma coisa para as por a funcionar?

ViniFreitas
08/03/2013, 14:22
AJUDA Boas, será que me podem ajudar, estou sem tração à frente, as RL's não funcionam, elas funcionam sem vácuo por isso serão automáticas mecânicas? Se assim for, terão mesmo avariado ou preciso de fazer alguma coisa para as por a funcionar?

Quik, as RL's da Sportage são um tanto quanto problemáticas, o sistema à vácuo que são essenciais para o seu funcionamento é muito falho, (Mangueias e Retentores), gastei 600 reais para arrumar o sistema original do meu carro, faltava um retentor dificil de achar. e por um tempo estava usando tração 4x3. Sei que daqui uns 40,000km terei problemas novamente. Se não quiser ter problemas de novo coloca roda livre automática AVM, (custam 900,00) ou Manuais (400,00).

Um abraço!

Djalma colombo
09/03/2013, 22:53
Quik se não tiver nenhuma mangueira conectada ao sistema, sim elas são automaticas mecanicas, como vc sabe que esta sem tração nas rodas, fez qual teste? como disse o Vini coloca as avm que sai mais em conta, se realmente o problema for as rl's, falta de tração pode ser varias causas!

Tiagoniches
09/03/2013, 23:22
Buenas companheiros!

Li este tópico garimpando soluções para o meu problema mas não consegui sanar todas as minhas dúvidas.

As rodas livres da minha viatura não estão acoplando. Tentei subir um obstáculo ridículo e nada feito. Patina a roda traseira e não sobre. Testei no plano e também só patina a roda traseira, porém, a reduzida engrena tranquilamente, ficando 4x2 reduzida.
Subi a viatura em uma rampa para inspecionar a parte de baixo (pois estou com ela há somente uma semana) e verifiquei que as mangueiras da roda livre estão extremamente envelhecidas, bastante rachadas.
Já descobri aqui neste tópico onde fica a tal válvula solenóide que pode ser a fonte dos meus problemas, além das tais mangueiras.

Minha dúvida fica por conta de qual ordem testar e substituir os componentes a fim de utilizar o 4x4. Qual o diâmetro e tipo de mangueira devo comprar para substituir as mangueiras que estão ali? As mangueiras de borracha são somente aqueles dois pedaços nas caixas de roda ou dentro do cofre do motor também tem componentes de borracha neste sistema? Ao retirar a válvula solenóide para limpar (lubrificar), qual o outro procedimento que devo adotar?

Mesmo funcionando o sistema após estes reparos, seria conveniente abrir a roda livre e lubrificar? Qual o cuidado ao abrir para não romper este famoso hímen (este ninguém quer romper, né??)?

Este retentor que vai entre o eixo e a roda livre, que o pessoal fala que danifica com o barro ao fazer trilhas, custa quanto aproximadamente? Ele influencia ou não no acionamento da roda? (Não ficou muito claro pra mim nos posts anteriores)

Antes de ser convencido a trocar de sistema, digo que o uso para qual pretendo destinar a viatura é tão somente alguns quilômetros de praia para pescarias e algumas estradas de terra, ou seja, nada muito wild (por enquanto...).

Hoje eu judiei vocês com uma metralhadora de perguntas, mas, como já vi que este fórum é muito interativo, sei que poderão me ajudar de alguma forma.

Um grande abraço pessoal!

lorpa
10/03/2013, 23:11
Como tu comentou que as mangueiras estão ruins, troca as mangueiras, acho que é 5mm de diâmetro interno. Eu recomendo usar uma mangueira mais reforçada, as usadas em linhas de combustível em carros com injeção eletrônica são bem robustas para esse fim, possuem alma. No link abaixo tem uma imagem para tu ter ideia de como é
https://sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=903

As mangueiras internas não sofrem tanto. Aqui eu troquei apenas as das caixas de roda, as internas estão OK. Creio que as tuas estejam ok também. Faça uma inspeção visual para ver se apresentam danos aparentes.

A solenoide é simples de testar. Eu tirei ela para fora, e liguei ela na bateria. Inicialmente não ouvi nada, ela estava travada. Passei desengripante nos buracos e na traseira que possui a tampinha, deixei agir uns 10 min, e voltei a testar direto na bateria. Nessa segunda etapa, ela foi se soltando, e aumentando o "clec" que faz quando liga e desliga. Este barulho é bem característico, similar a um relé, fácil de identificar. Fiz este procedimento por uns 5 min, ligando e desligando ela, limpei e testei para ver se estava interrompendo e liberando o vácuo, usando a boca mesmo.
Caso não funcione, troque a válvula. O código de referencia dela é 0K08118741

Por ultimo, caso não funcione após os procedimentos anteriores, é provavelmente culpa dos retentores da roda livre. Eu importe os 4 originais por R$70,00 (0K08A33065 e 0K08A33066). Os componentes do "hub" pelo que li no forum, não costumam dar problema.

[]s

Tiagoniches
10/03/2013, 23:57
lorpa,

Achei um esqueminha no kia parts overstock com o código da peça que tu me passou. Vou comprar a mangueira amanhã e limpar a solenóide, com os dedos cruzados.... Vou viajar final de semana e, se não resolver assim, não vai dar tempo de encomendar os retentores...

Valeu a dica! Abraço!!

Claudio_Mag
12/03/2013, 09:49
Por ultimo, caso não funcione após os procedimentos anteriores, é provavelmente culpa dos retentores da roda livre. Eu importe os 4 originais por R$70,00 (0K08A33065 e 0K08A33066). Os componentes do "hub" pelo que li no forum, não costumam dar problema.

[]s

Prezado lorpa, estou em dificuldades para encontrar o 0K08A33066 nos diversos sites americanos/coreanos. Seria possivel uma "dica" de aonde o amigo está conseguindo importar ?

Um abraço e muito grato,

Claudio

lorpa
12/03/2013, 11:38
Prezado lorpa, estou em dificuldades para encontrar o 0K08A33066 nos diversos sites americanos/coreanos. Seria possivel uma "dica" de aonde o amigo está conseguindo importar ?

Um abraço e muito grato,

Claudio

Com certeza Claudio.
Eu comprei na KORAPS. Esse é onde tem o melhor preço. Até mencionei em um outro tópico isso.
Infelizmente, o sistema de busca do site usa apenas o nome que consta no calango da kia, tornando o processo bem mais difícil.
Por exemplo, o retentor da roda livre que tu quer, procura por "SEAL-OIL". Vai aparecer um punhado de peças com o mesmo nome, e por sorte, tem fotos. Tem muita coisa que não tem, que é só pelo numero mesmo.
Essa semana eu comprei outra manopla do cambio. A minha caiu o diagrama das marchas, e como era barato, (cerca de R$25) acabei comprando.

Estranho que procurando com os códigos que postei antes, eu encontrei sites com valores muito altos. Vi que postei "errado".
Tenho que ver no microcat, mas eu acho que são da 3° versão. Segue os "corretos" (baratos).

0K08133065 e 0K08133066

Auto Part Item View : 0K08133065 SEAL-OIL for HYUNDAI/KIA SPORTAGE (http://www.koraps.com/shop/item.php?it_id=1393484)

Auto Part Item View : 0K08133066 SEAL-OIL for HYUNDAI/KIA SPORTAGE (http://www.koraps.com/shop/item.php?it_id=1393486)


Existe também os 0K08133065A e 0K08133066A, que pelo que consta no catalogo, passaram a ser usados depois do anterior. Em teoria, eles são melhores que os 0K08133065 e 0K08133066, mas infelizmente não tem em estoque.

Qualquer coisa que eu puder ajudar, pode pedir

[]s

Claudio_Mag
12/03/2013, 18:56
Prezado lorpa,

Ok, gratíssimo pela orientação, que vai me ajudar em muito, assim como a outros Sportagers . . . .

Um abraço,

Claudio Magnanini

Tiagoniches
12/03/2013, 22:42
Mais dúvidas... Sou só dúvidas... Quase um parasita do conhecimento alheio... hauahuhauhau

Bueno, gostaria de saber se alguém sabe alguma forma de testar a roda livre da sportage sem elevar ela no elevador (o elevador da oficina dos meus amigos tá entulhado com uma bucha de canhão, toda desmontada... )
Achei que não estava engrenando, mas hoje resolvi engrenar a 4x4 e andar uns quilômetros antes do barro que eu iria pegar e tive a impressão que ela tracionou na frente também... Mas não tenho certeza disto...

Qual a diferença que eu deveria sentir andando no asfalto e no chão batido molhado com a 4x4 engrenada?

Abraços companheiros!

Djalma colombo
12/03/2013, 23:59
Ergue a dianteira dela e gira o cardã, se as rodas girarem juntas ta engrenando, detalhe motor desligado e em ponto morto!

Claudio_Mag
13/03/2013, 07:12
Ergue a dianteira dela e gira o cardã, se as rodas girarem juntas ta engrenando, detalhe motor desligado e em ponto morto!

Prezado Djalma,

Perfeito, é isto mesmo se a RL for mecânica. Agora se for com acoplamento a vácuo, como a minha (2001), não funciona. O que o meu mecanico fez foi levantar a lateral, deixando as duas rodas no ar. Ligar o motor, soltar o freio de mão - não esquecer !!!, engrenar a primeira e soltar aos poucos a embreagem. . . (claro que somente para quem não tem bloqueio de diferencial, LSD, etc...). Estando tudo OK, as duas rodas no ar vão girar. . . depois é inverter o lado para comprovar que está no 4x4 e não no 4x3. . . com um macaco jacaré é muito fácil e rápido . .

Um abraço e um ótimo dia,

Claudio

Djalma colombo
13/03/2013, 22:12
Valeu pela correção Pardal, essas dicas são muito valiosas!

Claudio_Mag
16/03/2013, 20:08
Prezado Djalma,

Não é uma correção, é apenas um complemento para o caso das com acionamento a vácuo, que dependem do motor funcionando, ao contrário das mecânicas. No meu caso, demora de uns 20 a 40 segundos para acoplar . . .não sei se estes valores são normais ou não, mas de qualquer forma, graças a excelente dica do amigo lorpa, estou importando as vedações / retentores da RL . . . vamos ver se chegam em uns 30 dias . . . os meus parecem ser os originais, com quase 300.000 km. . .

PS : Não esquecer de soltar o freio de mão mas calçar as rodas que estão no piso ! Vai que . . . .

Um abraço,
Claudio

Djalma colombo
17/03/2013, 15:04
Mais uma vez correto Pardal, as minhas são originais e automaticas mecanicas, basta rodar um pouquinho e ja acopla, e funcionam muito bem!

Tiagoniches
27/03/2013, 23:33
Mais uma vez...

Estive um pouco fora pois saí de férias e fui viajar... Sem a bendita tração... Resultado? Fiquei atolado em uma grama ridícula na beira de um rio porquê as rodas da frente desceram um nível de nem 10cm da altura da picada no mato... Que merda!

Passado isto, a primeira coisa que fiz quando voltei foi dar um jeito de consertar as RL.

Levei na oficina dos meus amigos (que não costumam trabalhar com 4x4) e resolvemos abrir as rodas, utilizando as informações deste tópico e a imagem explodida do eixo dianteiro da viatura.

Fizemos o primeiro teste de assoprar e fazer vácuo na mangueira da RL e percebemos que tanto assoprando como aspirando não existia resistência (mais de um lado do que de outro)

Abrimos os cubos da RL e estavam bem engraxados, bem móveis, aparentemente sem problemas. Desmontamos, lavamos bem e engraxamos com graxa para rolamentos a base de lítio. Soltamos os pivôs e baixamos os mangotes dos eixos para inspecionar os retentores que, aparentemente, estavam bons, mas, mesmo assim desmontamos e lavamos os rolamentos para engraxá-los novamente. Todo o sistema tinha umas gotas de água com cor de café com leite. Nada muito absurdo, mas tinha água.
Comprei os dois retentores de cada lado, aqueles linkados em uns comentários anteriores a este. Os menores (externos), 15 reais cada. Os maiores (internos), 10 reais cada. O detalhe é que os retentores maiores não estavam catalogados na loja como sendo da sportage, e sim da Bongo, e da roda traseira ainda. Como levei os retentores que eu havia tirado, comparamos e vimos que era o mesmo. Tinha um outro retentor interno na loja, como sendo da sportage, na roda dianteira, mas eu não encontrei ele no eixo. Montamos um lado e fizemos o teste erguendo um lado da viatura. Não acoplou. Fiz o outro lado e? Tcharam! Bombou a tração nas 4!

Levei aproximadamente 1 hora e meia pra fazer cada lado, já que me falta experiência. Acho que alguém que trabalhe com isto deva levar este tempo pra fazer os dois lados.

MAS, não é porque consegui fazer a tração funcionar que minhas dúvidas acabaram: Engatando a tração no asfalto e esterçando bem as rodas, quase totalmente ou totalmente, percebi que ela parece que "se freia", fica um pouco freada. Mais à ré do que à frente. Alguém já percebeu isto? É normal isto por estar no asfalto e não ter um diferencial central? Quando estou em 4x2 não acontece este problema.
Não mexi nos freios. Só tirei a pinça e coloquei ela novamente no lugar. Não tem flexível de freio dobrado.

Alguém tem uma luz??

Abraço pessoal e, mais uma vez, obrigado pelas informações do tópico, que possibilitaram que resolvêssemos o problema hoje.

Claudio_Mag
28/03/2013, 11:18
Bom dia, Tiago,


Parabéns por ter resolvido o problema da tração/roda livre da Sportage ! ! ! !
Como ela não tem diferencial central para compensar a diferença entre o deslocamento dos eixos traseiro/dianteiro, é uma característica esperada "agarrar" em pisos de alta aderencia . . . na curva, algo tem que ceder . . . ou o pneu/piso ou. . . a parte mecânica da viatura . . . .
É por este motivo que, lamentavelmente, não é recomendado ou mesmo possivel andar com a tração 4x4 no asfalto. . .

Um abraço e boa lama,

Claudio Magnanini

Tiagoniches
28/03/2013, 13:15
E aí Cláudio!

Agora sim, de posse desta informação de que este travamento é normal, posso ficar sossegado já que está tudo funcionando na viatura.

Abração!!

Djalma colombo
29/03/2013, 17:14
Tiago se tiver os codigos das peças coloca no post pra galera saber. A tração da sportage não como de carros esportivos, ela é pra ser usada em terreno solto, como cascalho lama e outros, se usar no asfalto, na maioria das vezes quebra a viatura!

Luiz Roberto Coura Paiva
31/03/2013, 10:46
Ô Pessoal, blza?
Olha, quando comprei minha Sportage o sitema de RL era original. Como adiquiri a viatura para trilha, as RLs originais não aguentaram. Quebraram duas vezes. Da segunda vez que quebrou, instalei da AVM, modelo 960K, e nunca mais tive problema, isso há mais de cinco anos. Semana passada, ao desmontar a RL para manutenção preventiva, um dos parafusos cônicos (que prendem a calotinha) quebrou. Pesquisei na net e achei um "KIT" da AVM mesmo, que vem com tais parafusos. Para minha surpresa, no manual de instalação, que veio com o KIT fornecido pela própria AVM, diz em letras garrafais PARA NÃO USAR GRAXA, lavar os componentes com querosene e lubrificá-los, levente, com óleo SAE 30. O que me intrigou foi o fato de quando comprei as RLs, no manual de instação que veio junto, não fazia qualquer alusão sobre como lubrificar as RLs da AVM, e eu usei graxa. Então fica este alerta: NUNCA USEM GRAXA NAS RLs DA AVM, pelo menos no modelo 960K.
Espero ter ajudado.

Abraços a todos.

Tiagoniches
31/03/2013, 22:48
Tiago se tiver os codigos das peças coloca no post pra galera saber. A tração da sportage não como de carros esportivos, ela é pra ser usada em terreno solto, como cascalho lama e outros, se usar no asfalto, na maioria das vezes quebra a viatura!

Bah Djalma! Joguei fora as embalagens onde tinham os códigos. Nesta semana ou na próxima eu devo voltar na loja para comprar o filtro de combustível, daí aproveito para anotar os códigos dos retentores... Mas me pareceram diferentes dos códigos do post que o companheiro linkou antes...

Abraço!

Claudio_Mag
14/04/2013, 19:40
Amigos,

Um retorno que creio ser útil a todos. Graça as ótimas dicas do lorpa, importei pelo site KORAPS - KORea Auto Parts Service - HYUNDAI KIA GM SSANGYONG RENAULT Genuine Parts! Low Price! (http://www.koraps.com) os retentores da roda livre da Sportage e os recebi, em exatos 30 dias, muito bem embalados e sem nenhuma taxação (vieram como "gift", valor declarado de US$ 4).

Valeu Lorpa !

Um abraço a todos,

Claudio

denishark
18/05/2013, 19:45
Boa noite pessoal...

Fui revisar meu sistema de vácuo e notei que a roda do lado do passageiro tinha algum vazamento e não gerava vacuo pra RL.

Ai resolvi transforma-la em manual com as diversas idéias aqui do fórum pra fazer isso.

Fotos:
411984411985

Instalei primeiro uma chapa de aluminio para aumentar a espessura, ai fiz uma roca M8.

Por dentro, removi o diafragma de borracha e substitui por uma chapa de inox redonda, o restante ficou igual.

Falow !

Djalma colombo
18/05/2013, 21:03
como vc faz o acionamento?

denishark
18/05/2013, 23:04
como vc faz o acionamento?

Abri a rosca só com o primeiro macho... o parafuso entra apertado. Ai quando quero ela travada deixo o parafuso apertado, quando quero liberar "descocho" ele 4 voltas...

Uso uma chave allen de 6mm que agora faz parte do carro... rsrs

denishark
18/05/2013, 23:54
Aí galera... segue um esquema do que exatamente eu fiz.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/kia-sportage/132379d1218640024-como-colocar-pra-funcionar-roda-livre-sportage-rl1_182.jpg

(Aproveitei a foto do amigo "life's a beach")

412011

O parafuso M8 deve ser cortado de modo que quando ele chegar no fim, a RL esteja completamente acionada, e sempre que ele for descochado 4 voltas, recua 4mm e a RL libera.

Robinho da Jaguatirica
19/05/2013, 10:03
Show de bola a gambytecnologia!!!

denishark
23/05/2013, 10:15
Show de bola a gambytecnologia!!!

kkkkk... dizem por ai que dono de Sportage tem que ter uma boa dose de "faça você mesmo"... assim como dono de Jipe e etc etc étc

Djalma colombo
23/05/2013, 14:54
Aí galera... segue um esquema do que exatamente eu fiz.



(Aproveitei a foto do amigo "life's a beach")

412011

O parafuso M8 deve ser cortado de modo que quando ele chegar no fim, a RL esteja completamente acionada, e sempre que ele for descochado 4 voltas, recua 4mm e a RL libera.

Este seu esquema detalhado ficou muito bom e fácil de entender, é bem disso que precisamos, show!

Henriquemix
24/05/2013, 20:59
Olá pessoal......atrás do alternador tem uma bomba de vácuo.....será que não é ela que gera o vácuo das RL ?
Abçs

Marcus Pereira
26/05/2013, 18:59
É exatamente ela Enriquemix, o vácuo gerado por essa bomba alimenta um reservatório cilindrico que fica próximo a bateria, esse vácuo atende o sistema de freio da viatura e também o acoplamento da roda livre.

Joel Sportage
17/07/2013, 00:13
Gostaria de uma ajuda Pessoal !

Sou novo no forum e tenho uma spotage 95 dissel , e ela nunca funcionou o 4x4 já tive a curiosidade de desmontar a roda livre
não vi nada de anormal pelas fotos que vi nos outros posts então gostaria de fazer duas perguntas;
1-Este tipo de roda livre automatica , porem não sendo a vacuo funciona bem ?
2-Gostaria de uma indicação de oficina para solucionar este problema do 4x4 em BH ou Contagem ?

rDuran
17/07/2013, 08:17
Gostaria de uma ajuda Pessoal !

Sou novo no forum e tenho uma spotage 95 dissel , e ela nunca funcionou o 4x4 já tive a curiosidade de desmontar a roda livre
não vi nada de anormal pelas fotos que vi nos outros posts então gostaria de fazer duas perguntas;
1-Este tipo de roda livre automatica , porem não sendo a vacuo funciona bem ?
2-Gostaria de uma indicação de oficina para solucionar este problema do 4x4 em BH ou Contagem ?

Funciona bem,
só que é assim, se uma delas não tiver acoplando, a tração na frente não funciona de jeito algum.

E elas quebram fácil, e desaclopam fácil

Para testar, ligue o 4x4, como é mecanica ande um pouco pra frente, tente girar na mao o eixo da frente atrás da roda, se girar, elas não travaram.

Apesar da mecanica ser mais fácil de arrumar que a vacuo, eu investiria logo em uma roda livre manual da AVM,
quanto nos tinhamos a sportage 97, meu pai mandou fabricou as peças que quebraram da roda livre, e nunca mais teve problemas.

Robinho da Jaguatirica
17/07/2013, 08:38
Joel,

Seja bem vindo!
A melhor e mais prática solução para as rodas livres automáticas da sportage é a troca por uma manual AVM, se a sua fosse a vácuo poderia fazer a adptação manuléo.
Meca de jipe bão, barato e adepto a adaptações em BH: 97579901

Boa lama!

Joel Sportage
17/07/2013, 13:11
Obrigado Parceiro, vou fazer o teste se não funcionar vou dar uma ligada pro manuléo .

Valeu a força !

Batalha1984
07/08/2013, 12:52
Caros, minha tracao esta com problemas... Parece que ela nao acopla direito, como se estivesse escapando alguma coisa. Depois de muito pesquisar no forum, comprei um par de RL da avm e instalei, na esperanca de que meu problema fosse a RL original. O problema é que o barulho contnua, não mudou com a instalaçao da avm. O que pode ser? Um mecanico me falou que pode ser a corrente da traçao que esta com folga, e por isso está escapando. Abs.

EDuarte
07/08/2013, 14:23
Esse barulho acontece em que situação?
Da pra identificar de onde vem o barulho?
Se for a corrente da tração, só vai fazer barulho qdo em 4x4, em 4x2 a corrente fica parada.

[]s
(DU)

Batalha1984
08/08/2013, 09:49
Esse barulho acontece em que situação?
Da pra identificar de onde vem o barulho?
Se for a corrente da tração, só vai fazer barulho qdo em 4x4, em 4x2 a corrente fica parada.

[]s
(DU)

Mestre EDuarte, esse barulho so aparece no 4x4... Andando em 4x2 nao faz o barulho. O barulho parece de homocinetica quebrada, mas e,a esta em ordem... Aparentemente vem do meio do carro msm. Vou ver se arrumo um elevador pra levantar a fiona e ligar a tracao no alto, pra ouvir com calma... Abs

EDuarte
08/08/2013, 10:07
Mestre EDuarte, esse barulho so aparece no 4x4... Andando em 4x2 nao faz o barulho. O barulho parece de homocinetica quebrada, mas e,a esta em ordem... Aparentemente vem do meio do carro msm. Vou ver se arrumo um elevador pra levantar a fiona e ligar a tracao no alto, pra ouvir com calma... Abs

É muito dificil dar problema na corrente, mas pode acontecer...
Ja verificou as cruzetas do cardã dianteiro? Pode ser uma delas ou as duas.

[]s
(DU)

ROGENIO
08/08/2013, 23:25
Boa noite galera!
Gostaria de saber onde encontro para comprar o sensor de temperatura do sportage 99 td

Batalha1984
08/08/2013, 23:51
Rogenio... De uma procurada no mercado livre ou nos topicos proprios.. Tem varios sobre o tema...

EDuarte, nao verifiquei as cruzetas... Na vdd ne, sei onde ficam, mas vou pedir pro mecanico ver. Hj resolvi testar de novo, inclusive fiz o teste com a vtr ligada, traçao ligada e ponto morto... O eixo nao vira, logo, a RL etá acoplando, estou certo? Tmem andei com o carro traçado, mas sem acionar as RL e nao faz barulho. Com as RL acopladas, o barulho aparece quando força o carro, ou seja, se eu dou uma forçada na aceleracao ou se a situacao exige resposta do carro. Dou exemplo: liguei a tracao, acoplei as RL e sai de boa pela estrada de terra... Nao fez qualquer barulho, nem na reduzida, se saisse de boas... Quase fiquei feliz... Mas ao fazer uma curva, bem devagar, pra entrar na trilha, ja forcou e fez o barulho (que parece homocinetica fudida - o q nao eh, pq foram verificadas qdo coloquei os rolamentos agulha). Nao satisfeito, resolvi descer um pokinho na trilha no meio da plantacao de eucalipto (e manobrar na metade so pra ver se da certo). Acontece q nao deu pra manobrar no meio. Tive q descer a pirambeira abaixo e la consegui manobrar pra voltar. Nessa hora eu ja tava rezando pro santo lameiro pra me tirar daquela, e falando no ouvidinho da fiona (vtr) pra nao me deixar na mao naquela situaçao... Sem traçar, engatei a primeira tentei sair, sem sucesso. Pensei: FUDEU!!! liguei a traçao na reduzida e fui tentar sair, mas o barulho nao me deu coragem. Mto forte. Andou uns cm pra frente mas deu medo de quebrar a porra toda. Tirei da reduzida e mandei ver no pe direito, tentando nao forcar mas fazendo o possivel pra sair, pq sem tracar nao ia subir. Resumo, subiu. Agradeci e beijei a vtr... A traçao funciona, fazendo barulho de correia soltando dos dentes, mas funciona. Vou procurar nao usar, somente em caso de extrema necessida por conta do trampo (oficial de justica). Caso contrario, só 4x2. O q acham? To meio sem $$ pro meca, pq acabei de refazer a suspensao dianteira quase toda. Sera q pode ser falta de oleo?!? Vou dar um confere.

EDuarte
09/08/2013, 15:53
Batalha, isso não é corrente, ta com cara de homocinetica.
Faz um teste, liga as duas RL´s mas não engata a tração e sai pra dar uma volta no asfalto mesmo, faz umas curvas fechadas, se estralar nas curvas é a homocinetica.
Outro teste que vc pode fazer é tirar o cardã dianteiro e andar com ela traçada.

[]s
(DU)

Joel Sportage
20/08/2013, 02:46
Boa noite !
Gostaria das referencias das rodas livres AVM para sportage ano 95 diesel ?
Roda livre AVM manual ?
Roda livre AVM automatica mecanica ?
Se alguem puder me dar essa força agradeço pois pretendo comprar pela internet e não quero dor de cabeça !
Outra pergunta e sobre as travas da porca da roda ( as mesmas que retiram a folga dos rolamentos da roda dianteira ) as rodas livres AVM tem
ou vem com o sistema de travamento das rodas livres originais ou tenho que fazer adapitação ?

EDuarte
20/08/2013, 09:51
Boa noite !
Gostaria das referencias das rodas livres AVM para sportage ano 95 diesel ?
Roda livre AVM manual ?
Roda livre AVM automatica mecanica ?
Se alguem puder me dar essa força agradeço pois pretendo comprar pela internet e não quero dor de cabeça !
Outra pergunta e sobre as travas da porca da roda ( as mesmas que retiram a folga dos rolamentos da roda dianteira ) as rodas livres AVM tem
ou vem com o sistema de travamento das rodas livres originais ou tenho que fazer adapitação ?

Sugiro vc colocar as manuais, nunca te deixarão na mão, as automaticas não são confiaveis.
No seu caso tem que ser a AVM 460K, o K significa que ja vem com a porca para ajuste e trava dos rolamentos.

[]s
(DU)

Joel Sportage
21/08/2013, 00:04
Sugiro vc colocar as manuais, nunca te deixarão na mão, as automaticas não são confiaveis.
No seu caso tem que ser a AVM 460K, o K significa que ja vem com a porca para ajuste e trava dos rolamentos.

[]s
(DU)


Valeu a sugestão vou entrar em contato com a AVM , pois essa 460K e rara de se achar no mercado !

pomerode4x4
11/09/2013, 21:20
Boa noite pessoal,

AS RLs da minha sportage 2001 não estão engatando. Então resolvi comprar logo RLs manuais AVM.
O modelo correto é o 460 certo?
Sou de SC e aqui na redondeza não tem nenhuma loja especializada em acessórios 4x4, então comprarei na internet mesmo.
Alguém indica um site com bom preço?

Obrigado!

rDuran
11/09/2013, 21:26
Boa noite pessoal,

AS RLs da minha sportage 2001 não estão engatando. Então resolvi comprar logo RLs manuais AVM.
O modelo correto é o 460 certo?
Sou de SC e aqui na redondeza não tem nenhuma loja especializada em acessórios 4x4, então comprarei na internet mesmo.
Alguém indica um site com bom preço?

Obrigado!

Entre em contato com a Tor off-road - Comércio e Serviços Ltda (http://www.toroffroad.com.br/)
é revendedor direto da AVM, comprei a minha 460HP e os kits reparos lá, foi o local com o preço mais em conta

pomerode4x4
11/09/2013, 21:35
Valeu rDuran!
Entrarei em contato com eles.
Preço realmente bom! :palmas:

Mário Moacir Pereira Card
02/12/2013, 03:35
Olá amigos, minha primeira postagem. Tenho uma 98/99 2.0 gaz, á dois anos e sofri com tração. alguém me dise que os semi eixos eram retrátil e automático (á vacuo suponho), mas resolvi o problema de forma radical, coloquei manual frezei o eixo e coloquei uma arruela para não retrair. Nunca mais incomodou. Ah, antes tive que refazer a freza nas pontas dos semi eixos que gastaram.

Alexandre B.
21/02/2014, 22:30
Olá pessoal, minha RL original a vacuo foi bem na primeira trilha e na segunda não funcionou mais.
Ainda bem que foi no início, senão só rebocando de volta. Nem pensar em abrir pra travar elas no meio das dunas!!!!
452280
Passei a maior vergonha, menos mal que tinha guarda sol, cadeira e agua pro pessoal esperar eu desenterrar a viatura.
Quase me deu uma insolação...
Vi que tem vacuo nas duas rodas, mas não vou nem tentar arrumar, já estou encomendando as AVM!!! Encontrei o melhor preço no Mercado Livre.
Depois que instalar as AVM posto umas fotos dela em cima das dunas.
Abraço.

mflaviorodrigues
22/02/2014, 19:57
Pessoal aproveitando o tópico as avm automática são confiáveis?

EDuarte
23/02/2014, 00:23
Pessoal aproveitando o tópico as avm automática são confiáveis?

As mecanicas sim, as a vacuo não...

[]s
(DU)

Alexandre B.
23/02/2014, 00:26
Olá mflaviorodrigues.
Sou novato no assunto, mas pelo que entendi dos depoimentos aqui do fórum (Sportage e de outras viaturas) a mais confiável é a manual. As automáticas, tanto a vácuo quanto a mecânica, são menos confiáveis e podem ter problemas se utilizadas em condições mais severas. Acredito que seja devido ao mecanismo de acoplamento e desacoplamento automático não proporcionar um "travamento" da RL que permita suportar maiores esforços. No caso das manuais este "travamento" deve ser mais forte e por isso ser mais confiável e durável. Esta é a minha impressão sobre as RLs automáticas (originais e AVM), com base nos comentários que li.
Eu também tenho esta dúvida e gostaria de manter as automáticas, mas decidi comprar as manuais e ainda comprei as reforçadas, pois era só 25 reais mais caras que a RL AVM "normal". Comprei no Mercado Livre por 520 reais ( Roda Livre Manual Avm Sportage High Performance - R$ 520,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-541311301-roda-livre-manual-avm-sportage-high-performance-_JM)). Se receber as RLs até sexta, vou testar elas no final de semana e depois conto como se comportaram.
Caso alguém encontre informações que tirem a nossa dúvida, favor postar neste tópico.
Abraço.
Alexandre B.

pegasus
31/03/2014, 16:01
As mecanicas sim, as a vacuo não...

[]s
(DU)
Eduarte, li quase todos as discussões neste tópico sobre as RL´s da Sptg e vi que você está em quase todas, o que me dá a entender que conhece bem este detalhe do carro.
Tenho uma 95 e pelo que entendi ela é mecânica/automática, ou seja nada de solenóides ou tubinhos.
isto quer dizer que os semieixos e cardan dianteiro rodam o tempo todo desengatados da transmissão?
O engate é mecânico somente via o câmbio 4x4?
Vi que alguns questionam a resistência dessas RL´s em trilhas mais pesadas e que podem desacoplar quando solicitadas em situações mais dificeis. É fato para este sistema mecânico/automático?
Acontece que sai para uma trilha que deveria ser leve e ficou pesada devido as chuvas e quando precisei do 4x4 :putz:. Não subia nem em rampa de 5º. Levei ao mecânico e realmente não entra. Na verdade o semieixo roda, mas não vira a roda. Todas estas perguntas é para me decidir se conserto esta e mantenho original ou já parto para uma AVM manual. Afinal, trilhas leves podem ficar pesadas, como ficaram. E se não são confiáveis é melhor já colocar um sistema que funcione em qualquer condição.

EDuarte
31/03/2014, 17:46
Vamos ver se consigo ajudar...

Tenho uma 95 e pelo que entendi ela é mecânica/automática, ou seja nada de solenóides ou tubinhos.
Correto
isto quer dizer que os semieixos e cardan dianteiro rodam o tempo todo desengatados da transmissão?
Não, eles ficam parados, só giram qdo engata a tração (no caso das RLs originais).

O engate é mecânico somente via o câmbio 4x4?
As RLs só engatam qdo o semi eixo gira, ou seja, qdo engata a tração (no caso das RLs originais).

Vi que alguns questionam a resistência dessas RL´s em trilhas mais pesadas e que podem desacoplar quando solicitadas em situações mais dificeis. É fato para este sistema mecânico/automático?
As mecanicas são muito mais confiaveis que as a vacuo, mas não são 100%

Acontece que sai para uma trilha que deveria ser leve e ficou pesada devido as chuvas e quando precisei do 4x4 :putz:. Não subia nem em rampa de 5º. Levei ao mecânico e realmente não entra. Na verdade o semieixo roda, mas não vira a roda. Todas estas perguntas é para me decidir se conserto esta e mantenho original ou já parto para uma AVM manual. Afinal, trilhas leves podem ficar pesadas, como ficaram. E se não são confiáveis é melhor já colocar um sistema que funcione em qualquer condição.
Realmente, não tem como saber o estado da trilha, por isso tem que estar preparado para o pior, mesmo que vc tenha feito a mesma trilha no dia anterior ela estará diferente.
Precisa desmontar a sua pra ver o que esta quebrado, é comum quebrar a coroa que faz o engate, da pra fazer em bronze e reforçada, mas não vele o custo, a não ser que vc faça questão de ser automatica, se não coloque as manuais AVM que são mais confiaveis.
Outra opção é colocar as automaticas AVM, são muito resistentes e confiaveis, porem muito caras.


[]s
(DU)

pegasus
31/03/2014, 18:18
Vamos ver se consigo ajudar...


[]s
(DU)
Rápido na resposta :dance:Valeu.
Vi uma citação nos primeiros posts de alguem que dizia que um dos problemas de desengatar é a ponta do semieixo muito curta e presilha de trava fraca. Será?
Só por curiosidade, então quando o semieixo roda, um dispositivo na RL atraca a coroa nas estrias do semieixo sem a necessidade de vácuo?
Obrigado pelas explicações.
Vou esperar a analise do mecânico e ver a melhor opção. Reparo ou troca tudo por AVM.

EDuarte
31/03/2014, 18:33
Vi uma citação nos primeiros posts de alguem que dizia que um dos problemas de desengatar é a ponta do semieixo muito curta e presilha de trava fraca. Será?
Não tem como a ponta do semi eixo ser curta, só se vc cortar, se a trava estiver fraca o que vai acontecer é o semi eixo deslizar um pouco pra dentro da manga de eixo, mas isso não a faria escapar e desgastaria as estrias.

Só por curiosidade, então quando o semieixo roda, um dispositivo na RL atraca a coroa nas estrias do semieixo sem a necessidade de vácuo?
Correto

Disponha
[]s
(DU)

Alexandre B.
27/08/2014, 18:58
Códigos dos retentores das rodas dianteiras

Preciso de uma grande ajuda dos experts.
Vou trocar os retentores das rodas dianteiras mas estou em dúvida com relação aos códigos.
Lendo o fórum entendi que existem 03 retentores, sendo 02 entre o cubo e a manga e 01 no lado do rolamento de agulhas. Como já coloquei a RL AVM manual, não vou colocar os dois retentores do cubo de roda, vou colocar somente trocar o que vem de fábrica no cubo e o do rolamento de agulha.
Encontrei estes 03 códigos e gostaria de saber "quem é quem":
0K08133065
0K08133066
0K08133067

Agradeço pela ajuda.
Abraço.
Alexandre

Djalma colombo
10/11/2014, 19:24
Peça da RL automatica-mecanica da Sportage do André.
Fotos da nova e da velha...
[]s
(DU)

Alguem tem idéia de onde consigo esta peça? A minha estava super fina na base e quebrou!

Dr_Marcus
18/10/2016, 09:26
Galera,
minha Sportage tava sem tração dianteira. Revisei o sistema, achei uma mangueira rachada, bem na ponta onde vai no solenóide. Só cortei o pedacinho e recoloquei. Desmontei as rodas livres e ali aonde tem o O'ring vedei com silicone alta temperatura. Esperei secar e montei.

Pronto!! Voltou a funcionar!!

Abraço

rDuran
18/10/2016, 10:31
códigos dos retentores das rodas dianteiras

preciso de uma grande ajuda dos experts.
Vou trocar os retentores das rodas dianteiras mas estou em dúvida com relação aos códigos.
Lendo o fórum entendi que existem 03 retentores, sendo 02 entre o cubo e a manga e 01 no lado do rolamento de agulhas. Como já coloquei a rl avm manual, não vou colocar os dois retentores do cubo de roda, vou colocar somente trocar o que vem de fábrica no cubo e o do rolamento de agulha.
Encontrei estes 03 códigos e gostaria de saber "quem é quem":
0k08133065
0k08133066
0k08133067

agradeço pela ajuda.
Abraço.
Alexandre


o 65 é: 10
o 66 é: 25
o 67 é: 11


537802

Andrade sjcampos
07/05/2018, 19:17
Olá BLZZ!

Eu não conheço o sistema de RL das SPTG mas de tudo que já li, dá pra ter uma idéia e então eu pergunto:

O vácuo que aciona as RL vem do próprio motor ou tem uma bomba de vácuo para isso?

E se acelerar o motor, até próximo de 2000RPM na hora do engate,
o vácuo será maior !


Até!!!:concordo:
O sistema de vacuo é gerado pelo acionamento do alternador, que serve tanto o hidrovacuo (freios) quanto o aumento de rotação quando liga o ar condicionado e lógico, o sistema de roda livre.

EDuarte
08/05/2018, 06:59
O sistema de vacuo é gerado pelo acionamento do alternador, que serve tanto o hidrovacuo (freios) quanto o aumento de rotação quando liga o ar condicionado e lógico, o sistema de roda livre.

Esse sistema de bomba de vacuo no alternador é nas diesel, nas a gasolina o vacuo é gerado pelo sistema de admissão do motor.

[]s
(DU)