PDA

Ver Versão Completa : Pajero TR4 (Pajerinho) + GNV -- Boa Pedida?

Agoice
14/01/2008, 11:38
Olá Meus Caros Amigos de Forum!

Estou interessado em saber se alguem que faz parte desse Forum já possuiu ou possui atualmente alguma TR4 com GNV. Como todos nos sabemos, é o carro é excelente, mas "bebe" bastante:) Por isso, estava considerando colocar GNV nele. Alguem já possui alguma experiencia nisso? Algum Kit recomendado? Fica boa a Conversão? Ou realmente, pode esquecer pq danifica muito o carro? Sou do Rio, por isso, se alguem souber alguma loja que faça conversão no estado do Rio, ficaria muito grato!

Abs a Todos! :P

gutoxj98
14/01/2008, 11:50
Olá Meus Caros Amigos de Forum!

Estou interessado em saber se alguem que faz parte desse Forum já possuiu ou possui atualmente alguma TR4 com GNV. Como todos nos sabemos, é o carro é excelente, mas "bebe" bastante:) Por isso, estava considerando colocar GNV nele. Alguem já possui alguma experiencia nisso? Algum Kit recomendado? Fica boa a Conversão? Ou realmente, pode esquecer pq danifica muito o carro? Sou do Rio, por isso, se alguem souber alguma loja que faça conversão no estado do Rio, ficaria muito grato!

Abs a Todos! :P

Alem dos 75% de desconto no IPVA.........!!!!

entra no site www.gnvecia.com.br lá tem uma calculadora de coversao....da pra brincar um pouco com as contas !!!

Agoice
14/01/2008, 11:56
Fala Meu Irmao, Guto!

Entaum... É uma boa colocar GNV? Nao dá problema nao? Ou é meio arriscado esse tipow de conversao? O desconto do IPVA é show!!!! Mas gostaria de saber se essa conversao danifica o carro, entendeu?

Abs e Obrigado pela Resposta!:)

lucio biscaia
14/01/2008, 12:00
Caro amigos, já coloquei GNV em uma Ranger, e hoje não colocaria mais, pois:
- o $ do GNV já não é tão vantajoso assim, como no passado;
- não valoriza um centavo e ainda tem loja diz que compromete a vida útil do motor, e quer pagar menos;
- carro fica mais fraco e apaga em ponto morto;
- a Bolivia quer acabar com a festa;
- tira a originalidade do carro e ganha um buraco;
- vc tem que desembolsar $4000, que paga muita gasosa;
- perde espaço do carro e deixa mais pesado...
enfim merece ser cuidadosamente pensado, a menos que seja naquele jeep velho aonde não tem nada de original, aí eu colocaria.....

davidss6
14/01/2008, 12:38
Caro amigos, já coloquei GNV em uma Ranger, e hoje não colocaria mais, pois:
- o $ do GNV já não é tão vantajoso assim, como no passado;
- não valoriza um centavo e ainda tem loja diz que compromete a vida útil do motor, e quer pagar menos;
- carro fica mais fraco e apaga em ponto morto;
- a Bolivia quer acabar com a festa;
- tira a originalidade do carro e ganha um buraco;
- vc tem que desembolsar $4000, que paga muita gasosa;
- perde espaço do carro e deixa mais pesado...
enfim merece ser cuidadosamente pensado, a menos que seja naquele jeep velho aonde não tem nada de original, aí eu colocaria.....

Discordo..
"- o $ do GNV já não é tão vantajoso assim, como no passado;"

Aqui em Minas pelo menos tá quase um real a menos e o carro roda mais no gás

"- não valoriza um centavo e ainda tem loja diz que compromete a vida útil do motor, e quer pagar menos;"

Esse papo que diminui a vida útil do motor é balela. O que acontece é que geralmente estes kits são instalados em carros que precisam rodar muito. Daí na verdade o cara pega um carro com motor surrado pelo uso não pelo fato de ser gás.

"- carro fica mais fraco e apaga em ponto morto;"

Problema de regulagem.

"- a Bolivia quer acabar com a festa;"
Ainda não acabou e o país tem reservas que futuramente serão exploradas.

"- tira a originalidade do carro e ganha um buraco;"
Tem gente que faz isso por coisas bem mais inúteis...

"- perde espaço do carro e deixa mais pesado..."
Isso não tem como negar...

Abracos

Alexandra
24/06/2008, 22:09
Oi meninos...
Tb estou com a mesma dúvida. Moro em São Paulo e não usarei o carro p trilha. Posso pagar até 40 K, ou seja, vai dar p pegar um io ou tr4 usadinho...
Por favor vcs recomendam transformá-lo em GNV? Qto sai mais ou menos a brincadeira? Dps é fácil para modificar o documento?
Muito obrigada...
Desculpem mas realmente não entendo nada do assunto!:concordo:

Bento
25/06/2008, 22:00
Em Relação ao GNV, algumas considerações devem ser feitas. O companheiro falou do preço, que realmente teve um aumento. Na verdade a única vantagem é o desconto do IPVA. Se colocar na ponta do lápis, a instalação, as dores de cabeça até a regulagem ficar certa, a troca de cabos de vela, filtro de ar e velas em intervalos menor, acredito que não
há tanta vantagem. Para que tudo isso chegue a fazer diferença, tem que
se rodar uns 20000 km/ano. Além disso o motor da TR é de 16 válvulas e
não é qualquer convertedora que faz um serviço ideal nesses motores.
Peça a opinião de um mecânico de confiança que conheça funcionamento de motores convertidos. Abraços e neste caso...boa sorte.

brpresente
27/06/2008, 18:49
Buenas...

Bom tenho uma IO/01, tenho Gnv desde quando comprei a bichinha, 3 anos atrás... vamos as considerações:

Na época eu rodava uns 60km por dia, e quando instalei o GNV era 0,89 alguma coisa por aí... paguei na época R$2.500 na instalação e segui o conselho do meu primo que me disse para fazer em 12x porque o dinheiro que eu ia economizar com o gás eu pagaria a instalação.

Naquela época lembro que eu gastava em média 450, 500 reais de gasolina por mês, não lembro qual era o valor... a minha IO é aut entao ela faz algo em torno de 7km por litro na cidade (tenho pé pesado tbem), e no GNV faz em torno de 9km/m³. financiei o GNV em 12 de 240 reais se eu não me engano... aí somando tudo eu por mês gastava uns 400 reais, era fácil encher o cilindro com 10 reais. Ou seja paguei o GNV e ainda economizava em torno de 50 a 100 reais por mês, e depois de um ano já tinha pago o GNV e ainda tinha o desconto do IPVA e aí é só alegria.

Hoje em dia como valor do GNV que aqui em sampa tá na média R$ 1,55, pensaria muito em mudar... talvez mudaria pro alcool ou algo do tipo... não sei tbem quanto tá pra instalar hoje em dia o kit.

Com relação a problemas, realmente é difícil deixar a regulagem certa pra qualquer carro automático o GNV, mas após algumas idas e vindas, não tive muito problema. e hoje em dia é só alegria... é só fazer uma revisãozinha em mecanicas de GNV boa a cada uns 6 meses que tá tudo certo...

Pontos negativos: Realmente não tem como negar, ganha-se um peso EXTRA bem EXTRA, perde-se uma BELA parte do porta malas... perde-se na potencia, a manutenção tem que ser feita sempre, e as vezes desregula do nada (nada que uma passada na mecanica não resolva).

Abs
Bruno Presente
Pajero IO/01
Logo mais com lift de 2"!!!! :palmas::dance::razz:

baques
12/07/2008, 22:43
Bruno, qual o tamanho do tubo instalado? Sabes de alguma restrição técnica ou legal de fazer a instalação sob o porta-malas a exemplo de algumas Explorers que tenho visto? Obiamente que seria necessário retirar o abafador do escapamento, fazendo um "reto" até o final. Abs.

Marcinha
15/07/2008, 17:47
Mitsubishi não é carro para ter Gás. Muito menos a TR4. Não aconselho de maneira alguma a fazer isso.
Existe uma peça, que ao colocar gás, tem q ser tirada, porém ao tirá-la danifica a proteção do motor.
Além de ficar sem mala NENHUMA, vc vai ter um carro que vai ter problema em breve.
Além disso, nenhuma Mit autorizada vai aceitar seu carro na troca caso pretenda trocar num 0 km ou mais novo....

brpresente
15/07/2008, 21:40
Bruno, qual o tamanho do tubo instalado? Sabes de alguma restrição técnica ou legal de fazer a instalação sob o porta-malas a exemplo de algumas Explorers que tenho visto? Obiamente que seria necessário retirar o abafador do escapamento, fazendo um "reto" até o final. Abs.

Baques, o cilindro é de 14m³, que eu saiba não existe nenhuma restrição para instalar o cilindro sob o porta malas, visto que pelo menos aqui em são paulo isso é comum nos taxis e nos carros que tenho visto.

Mitsubishi não é carro para ter Gás. Muito menos a TR4. Não aconselho de maneira alguma a fazer isso.
Existe uma peça, que ao colocar gás, tem q ser tirada, porém ao tirá-la danifica a proteção do motor.
Além de ficar sem mala NENHUMA, vc vai ter um carro que vai ter problema em breve.
Além disso, nenhuma Mit autorizada vai aceitar seu carro na troca caso pretenda trocar num 0 km ou mais novo.... ..

Marcinha, eu tenho gnv há 3 anos e os problemas que aconteceram até o momento foi o que acontece com todos os carros que possuem GNV's, desregulagem e algumas revisoes básicas, agora com relação a peça que tem que ser tirada do motor, isso realmente eu não sei, poderia nos informar que peça seria e qual seria essa proteção para eu dar uma verificada aqui ?!

abs
Bruno Presente
Pajero IO - finalizando o lift de 2"

NARCELO TRINDADE
16/07/2008, 00:22
Olá,
tenho uma io com gás, e ela se adaptou mto bem ao combustível. perdeu pouca potência...foram instalados 2 cilindros de 7,5m3 na horizontal, perdendo o mínimo de mala possível (mas ainda perdeu muita mala). com relação as restrições, existe uma peça no motor (a MAF) que é mto frágil..e qdo acontecem os back fires (explosões nos coletores) a danifica (custa R$2.000,00) por isso, aqui em Fortaleza, instalaram uma peça que impede que a explosão atinja a MAF.
assim que instalei o gnv, aconteceram alguns back fires, mas não danificou a MAF, e após troca das velas não mais aconteceu.

Abraços.

Marcinha
16/07/2008, 11:22
Não me recordo a peça que é retirada, mas a peça que é danificada é o sensor de massa de ar...

ANGELA de SOUZA
05/01/2009, 14:52
fala Meu Irmao, Guto!

Entaum... é Uma Boa Colocar Gnv? Nao Dá Problema Nao? Ou é Meio Arriscado Esse Tipow De Conversao? O Desconto Do Ipva é Show!!!! Mas Gostaria De Saber Se Essa Conversao Danifica O Carro, Entendeu?

Abs E Obrigado Pela Resposta!:)

Amigo, Tenho Uma Tr4 2007 Com Gnv, Já Comprei Ela C/ Gnv, Mas é O Digital Da Tury, E Ficou O Maximo, Só Perde Um Pouco Na Subida Mas Valeu A Instalação Ficou Muito Boa, Mas Tem Que Ser Em Uma Convertedora De Respeito Ok Não Economize Neste Quezito
Pois Vai Valer Apena.

ale_ralves
18/01/2010, 14:45
Andei em fins do ano passado pesquisando e procurando bastante Kits GNV, mas acabou que a profundidade do bolso não me permitiu colocar. Essa semana quando fui pagar o IPVA me arrependi.
Creio que por ser a io/TR4, carros um tanto beberrões e com o assalto que é o IPVA devemos consirerar fortemente a opção do GNV.

Tenho um amigo que tem uma TR4 com GNV, com kit de 4ª geração. E confirmando o que encontrei quando pesquisei, o carro é excelente. Não dá problema nenhum e não perde nenhuma potência. Realmente é o Kit, zero stress.
O grande problema: custo. O orçamento mais barato que consegui foi de R$ 4600. E demora de 3 a 4 dias pra ficar pronto. É obrigatório fazer em uma grande e especializada oficina, já que é essencial computadores e softwares, além de pessoal qualificado.

Quanto ao uso de outro tipo de Kit, penso que não seria o ideal, mas se for bem mais barato é um caso a considerar.
É possivel melhorar o desempenho com o uso de um gerenciador de fluxo e monitorando a mistura com um Hallmeter qualquer probleminha fica mais fácil de identificar antes de se tornar um grande problema.

Agora quanto a perder a mala, não tem jeito. A melhor solução que achei foi colocar 2 cilindros de 9 m3 deitados na mala, retirando aquele plástico pra não perder muito. Depois colocar por cima dos cilindros um tampão de madeira acarpetado. No total se teria uma mala 15 cm menor em altura, em ralação ao que é originalmente.
Quanto a colocar o GNV em baixo. Quem faz trilha pode esquecer. Um pancada no cilindro que faça um pequeno amassado já é suficiente pra reprovar na vistoria do inmetro.
Outro ponto é que o cilindro fica bem visível exteriormente, fazendo com que seja muuuuito mais visado para roubo.

[ ]'s
Alessandro.

guga9900
18/01/2010, 15:23
acho engracado a visão das pessoas em relação ao GNV, usei no meu Palio por 3 anos sem qualquer problemas, instalei no Megane 2007 2.0 16v auto o injeção positiva (5ªgeração) faz 7 meses sem qualquer unico problema!

Em breve colocarei o injeção positiva no meu Fit.

Gnv com problemas: instalação mal feita e kits mais baratos.

Quer alegria e sem incomodo instale o 5ª geração!

ale_ralves
18/01/2010, 20:14
Errata.

Na minha mensagem acima, onde lê-se "4ª geração", leia-se "5ª geração".

Marcos Paiva
19/01/2010, 12:07
Instalei o kit de GNV na minha TR4 2009 Flex no final de novembro de 2009. Ela estava com cerca de 9500 Km rodados. Em dezembro peguei a estrada com ela e percorri 5200 Km entre o Rio, Urubici-SC e Mostardas-RS sem problema algum. A grande vantagem aqui no Rio, além da economia do GNV é a redução no valor do IPVA, que baixa do 4% para 1% do valor do veículo. Já puxei o meu IPVA desse ano e vou pagar aproximadamente R$ 700,00, entre o IPVA, seguro obrigatório e o Duda da vistoria (obrigatório aqui no Rio). O carro já está com cerca de 16000 Km sem problema algum.
Já tive GNV no meu carro anterior e os problemas que ocorrem, se isso pode ser chamado de problema, é a redução no tempo da manutenção de velas, cabos de velas, limpeza do sistema de injeção, etc. No mais é tudo festa. Ah, já ia esquecendo, a perda de potência do motor, que no momento que precisar é só mudar para o combustível que estiver no tanque.

ale_ralves
19/01/2010, 13:13
Instalei o kit de GNV na minha TR4 2009 Flex no final de novembro de 2009. Ela estava com cerca de 9500 Km rodados. Em dezembro peguei a estrada com ela e percorri 5200 Km entre o Rio, Urubici-SC e Mostardas-RS sem problema algum. A grande vantagem aqui no Rio, além da economia do GNV é a redução no valor do IPVA, que baixa do 4% para 1% do valor do veículo. Já puxei o meu IPVA desse ano e vou pagar aproximadamente R$ 700,00, entre o IPVA, seguro obrigatório e o Duda da vistoria (obrigatório aqui no Rio). O carro já está com cerca de 16000 Km sem problema algum.
Já tive GNV no meu carro anterior e os problemas que ocorrem, se isso pode ser chamado de problema, é a redução no tempo da manutenção de velas, cabos de velas, limpeza do sistema de injeção, etc. No mais é tudo festa. Ah, já ia esquecendo, a perda de potência do motor, que no momento que precisar é só mudar para o combustível que estiver no tanque.

Fala Marcos,

Dá as coordenadas dessa sua instalação aí.

Onde foi que vc fez?
Que tipo de KIT é?
Qual marca?
Agum componente especial?
Preço?

[ ]'s curiosos.
Alessandro.

Marcos Paiva
19/01/2010, 15:04
Fala Marcos,

Dá as coordenadas dessa sua instalação aí.

Onde foi que vc fez?
Que tipo de KIT é?
Qual marca?
Agum componente especial?
Preço?

[ ]'s curiosos.
Alessandro.

Instalei o kit na mesma empresa que tinha colocado no meu carro anterior, um Corsa Sedan. Foi na Remagas. Paguei 2040,00 à vista num kit com um cilindro de 16 m3. Ele foi colocado na mala, pois não senti muita segurança de colocá-lo embaixo do carro, por esse motivo praticamente perdi a mala do carro. Como sou apenas eu e a esposa, na viagem deu para colocar duas malas médias na mala do carro (o que restou dela) e o restante das bolsas foram no banco de trás.
Não sei te dizer qual é a geração do kit, só sabia que não tive problemas no Corsa e por isso coloquei lá.
O único problema que surgiu na hora da instalação do kit foi a falta de espaço, pois o carro é flex e o espaço onde entraria normalmente aquela peça que fica no compartimento do motor, à esquerda, teve de ficar à direita, próximo ao reservatório do fluído de freios e ficou um pouco inclinada, mas nada que causasse problemas.

ale_ralves
19/01/2010, 16:02
Instalei o kit na mesma empresa que tinha colocado no meu carro anterior, um Corsa Sedan. Foi na Remagas. Paguei 2040,00 à vista num kit com um cilindro de 16 m3. Ele foi colocado na mala, pois não senti muita segurança de colocá-lo embaixo do carro, por esse motivo praticamente perdi a mala do carro. Como sou apenas eu e a esposa, na viagem deu para colocar duas malas médias na mala do carro (o que restou dela) e o restante das bolsas foram no banco de trás.
Não sei te dizer qual é a geração do kit, só sabia que não tive problemas no Corsa e por isso coloquei lá.
O único problema que surgiu na hora da instalação do kit foi a falta de espaço, pois o carro é flex e o espaço onde entraria normalmente aquela peça que fica no compartimento do motor, à esquerda, teve de ficar à direita, próximo ao reservatório do fluído de freios e ficou um pouco inclinada, mas nada que causasse problemas.

Hummmm... legal.

Em qual Remagás foi? Em Santíssimo? É perto da minha casa.

Marcos Paiva
21/01/2010, 10:57
Hummmm... legal.

Em qual Remagás foi? Em Santíssimo? É perto da minha casa.

Bom se for a Remagas de Senador Camará/Santissímo (acho que é a mesma coisa), ela não pertence mais ao grupo Remagas, assim como a loja que fica na estrada dos Bandeirantes em Jacarepaguá (onde coloquei o kit do meu carro anterior). Hoje do grupo, só conheço as loja que ficma na estrada do Tindiba, em Jacarepaguá, onde coloquei o kit da TR4 e a loja da Mal. Fontenelle, em Realengo.

ale_ralves
22/01/2010, 09:04
Bom se for a Remagas de Senador Camará/Santissímo (acho que é a mesma coisa), ela não pertence mais ao grupo Remagas, assim como a loja que fica na estrada dos Bandeirantes em Jacarepaguá (onde coloquei o kit do meu carro anterior). Hoje do grupo, só conheço as loja que ficma na estrada do Tindiba, em Jacarepaguá, onde coloquei o kit da TR4 e a loja da Mal. Fontenelle, em Realengo.

Opa, valew mesmo Marcos! Pretendo em meados desse ano colocar o GNV e essa informação vai ser bem útil.

Alfredo Stavale
22/01/2010, 15:34

um amigo meu instalou no carro dele nesta remagas da Tindiba e eu fui lá fazer regulagens no meu carro. boa oficina, não boto a mão no fogo por mecanico , mas o atendimento é legal.

AACL
22/01/2010, 16:00
GNV só se for em camionete, pq em carro vc perde muito da mala e custo de instalação + o preço do m3 eu acho que não compensa. talvez compense no RJ por causa do IPVA, mas mesmo assim tem que levar em conta vistoria, cuidados com a vela e cabo (uma aporrinhação).

Tive em uma Ranger e achava que valia a pena pq era V6 e não tinha problema de espaço para bagagem (só para passageiros, pq era CS). Além disso, naquela época em que a Petrobrás tirava o gás boliviano de graça, eu pagava 0,40 o m3. Dava até vergonha na hora de pagar com aquelas moedinhas pra encher o tanque.

No meu caso o kit era dos primeiros então tinha alguns problemas que não sei até que ponto foram resolvidos nos atuais: regulagem, bomba de combustivel queimada (e eu sempre usava alternadamente a gasolina), vela e cabos...

E vc ganha mais um mecânico pra sustentar pq geralmente o cara que regula o GNV não faz troca de velas e vice-cersa...

Sei lá. Acho que a TR4 anda bem como gasolina e dá pra fazer economia usando o álcool quando está barato (faz tempo que o meu tanque não vê uma gota de álcool). Eu não instlaria GNV hj em São Paulo.

Abs

Lindóia

Marcos Paiva
23/01/2010, 11:27
NA TR4 você não perde espaço na mala, você perde a mala literalmente. No meu caso, como disse antes, não foi tão ruim porque eu e a esposa temos duas malas que couberam certinho no espaço mínimo que sobrou e o restante vai no banco de trás. Caronas nem pensar.

No Rio vale a pena com a redução do IPVA. Sem o gás pagaria R$ 1476,33, com o GNV vou pagar R$ 712,65, isso sem contar na economia com o preço menor do GNV.

Gastos com mais um mecânico, praticamente não tive com o carro anterior. Só uma vez quando o emulador pifou e tive de trocá-lo na própria Remagas. As regulagens de vela eu mesmo fazia. No início trocava as velas com 10000 Km, uma recomendação deles, mas comecei a limpar e regular as velas por conta própria, a regulagem do GNV é diferente, e aí conseguia prolongar a vida útil das velas uns 18000 km.

mautecseg
04/02/2010, 10:37
na tr4 você não perde espaço na mala, você perde a mala literalmente. No meu caso, como disse antes, não foi tão ruim porque eu e a esposa temos duas malas que couberam certinho no espaço mínimo que sobrou e o restante vai no banco de trás. Caronas nem pensar.

No rio vale a pena com a redução do ipva. Sem o gás pagaria r$ 1476,33, com o gnv vou pagar r$ 712,65, isso sem contar na economia com o preço menor do gnv.

Gastos com mais um mecânico, praticamente não tive com o carro anterior. Só uma vez quando o emulador pifou e tive de trocá-lo na própria remagas. As regulagens de vela eu mesmo fazia. No início trocava as velas com 10000 km, uma recomendação deles, mas comecei a limpar e regular as velas por conta própria, a regulagem do gnv é diferente, e aí conseguia prolongar a vida útil das velas uns 18000 km.

eu instalei gnv na minha io 2000, mas ta funcionando mt mal na gasolina, estou desconfiado que tenha dado pau na maf, pois ta falhando e ocilando mt a rotação. Alguem sabe ao certo se o sintomas são estes?

Marcos Paiva
04/02/2010, 15:36
eu instalei gnv na minha io 2000, mas ta funcionando mt mal na gasolina, estou desconfiado que tenha dado pau na maf, pois ta falhando e ocilando mt a rotação. Alguem sabe ao certo se o sintomas são estes?

Bom, não sou mecânico, mas os problemas com o carro que tem GNV instalado, muitas vezes afetam mais na gasolina e geralmente o problema está nas velas ou nos cabos de velas. Mas como disse não sou mecânico e tem gente muito mais gabaritada por aqui.

ale_ralves
08/02/2010, 10:34

A 1ª pergunta é se vc instalou o GNV agora e o carro ficou ruim na gasolina, ou se o carro funcionava bem na gasolina e no GNV e derrepente isso começou a acontecer.

Quanto ao MAF, até onde sei, o que pode danificar ele quando o GNV está inadequado é o "back fire", ou seja, aqueles estouros que acontecem principalmente nas retomadas de velocidade. Então, esses estouros aconteceram?

Quanto a problemas na ignição (velas, cabos, bobinas,...), o GNV não causa problema nestes, o caso é que o GNV é muito sensível a qualquer falhazinha de ignição que na gasolina passa desabercebida. Então se o carro funciona bem no GNV e mal na gasolina, não é ignição.

hugo_clock
24/10/2010, 23:27
eu coloquei gnv na minha tr4 ano 2004 e sinto q ela ficou muito manca ,mas mto mesmo , ate os tres mil giro o carro parece um fusca ... depois dos 3000 giros ele parece um uno asjdsajdklsajd !!! acho q to precisando trocar as velas ... a instalei 2 cilindros de 7,5 ... aqui na minha cidade Ponta Grossa PR o gnv esta 1,50 R$ , estou fazendo uma media de 9,2 km por metro ...mas o carro nao esta em sua melhor forma ..a minha e automatica qndo a marcha esta no N neutro o carro sobe o giro a qse dois mill giros no gnv e na gasolina passa um pouco , qndo engato a marcha no D , o giro cai pra perto de mil .... ou seja nao ta certo .. !!! a traseira ficou mais bamba o porta malas reduziu .... em muito ..!! mas a economia e significativa ... mto mesmo ..!! estou pensando em trocar todos os amortecedores , colocar os amortecedores rancho com regulagem na traseira e fazer um lift de 2 .... !!

vsmello
25/10/2010, 12:55
coloquei kit gas, num golf meu antigo, o carro era usado logo ja nao tinha mais garantia.

O carro ficou pior que um 1.0, usei ele uns 3 meses assim, ate que encontrei uma oficina melhor que mechia em GNV, deu uma regulada no meu carro, trocou umas pecas vagabundas por melhores (nada muito caro, ficou acho que 300 reais essa regulagem) e o carro ficou outro, saltou de 1.0 pra 1.6 na hora (isso eh, sendo ele 2.0 com o kit regulado perde potencia mas nao tanto).

hoje nao colocaria mais, pois estou rodando muito pouco, mas se voltasse a rodar o que rodava antes (30.000 km por ano) com certeza colocaria, mas em um carro ja sem garantia. a economia eh muito boa, 75% menos IPVA o consumo fica muito melhor e onde moro o preco do GNV fica 30 centavos mais barato que o alcool enquanto a alcool o carro consome 30% mais e no gas 30% menos (varia de carro pra carro logico).

revenda, nao tive problema algum, mesmo com o golf sendo um carro ruim de vender por causa do seguro, vendi o mesmo ate rapido demais, quanto a valor, nem valorizou e nem desvalorizou, vendi pelo mesmo preco que venderia um carro sem gas.

mais uma coisa, na epoca que peguei o Golf estava comprando um astra GSi (motor 16v) e me disseram que se minha ideia era por gas, nao comprar esse carro de jeito nenhum que em 16v o gas fica uma porcaria, nao sei se eh verdade ou nao, mas nao arrisquei descobrir tbm...

Parapa_Sam
24/08/2011, 23:47
No ultmo dia 16, instalei o kit de 5ª geração com 2 cilindros de 7,5 m³ cada, ambos deitados.
Fiquei babando: 2 dias depois, peguei a estrada, e, abastecido aproximadamente às 11:30h (temperatura ambiente de 32º/36ºC) alcancei a autonomia de 174,3 km (100% do percurso com GNV), sem ar, em velocidade entre 90/100 com pico de 110 somente nas ultrapassagens.

Na cidade, percorre, em média, 150 km, sem ar, arrancando em RPM inferior a 2000.

Ñ notei perda de potência, se houve, é imperceptível.

Na Italian Gas o 5ª geração da Landirenzo custou-me R$ 3.800,00 à vista. Preço imbativel no Rio de Janeiro (talvez o mais barato)
Italian Gás - Um novo Conceito em GNV (http://www.italiangas.com.br/)

Atendimento nota 10, melhor q na Del Gas.

Alexandro e Bruno, os donos, me contaram de suas esperiências no ramo: o 1º foi tecnico da LOVATO; o BRUNO trabalhou na propria Landirenzo. Por diversas vezes foram à Ilatia para se submeter a cursos de especialização no ramo.

O Alexandro, de forma muita atenciosa e segura, lançou algumas sugestões para aproveitamento da mala, uma vez q durante as medidas dos cilindros e de espaço interno da mala, procurou - junto comigo - viabilizar o maximo de espaço remanescente.

A saliência do macaco foi aproveitado, porem, ñ foi possivel assentar o isopor e o acabamento em plastico q prende a chave de roda, mas, orientou sobre um calço (5 arruelas) a ser colocado abaixo do suporte dos cilindros, elevando-o e possibilitando o encaixe do isopor e o plastico.

Durante as trocas de combustiveis (GNV/GAS, GAS/GNV) ñ ha qq sinal ou engasgo do motor no momento da troca.

Foi instalado 2 opções de abastecimento: 1 entrada junto ao motor e outra no interior da tampa da gasolina (este último, apenas um agrado ao cliente).

Assim, RECOMENDO a ITALIANGAS como a melhor convertedora de GNV na cidade do R.J., dentre as anteriores já experimentadas ao longo dos anos.

Futuramente deixarei fotos para analise dos amigos 4x4.

brenodf
24/08/2012, 13:49
No ultmo dia 16, instalei o kit de 5ª geração com 2 cilindros de 7,5 m³ cada, ambos deitados.
Fiquei babando: 2 dias depois, peguei a estrada, e, abastecido aproximadamente às 11:30h (temperatura ambiente de 32º/36ºC) alcancei a autonomia de 174,3 km (100% do percurso com GNV), sem ar, em velocidade entre 90/100 com pico de 110 somente nas ultrapassagens.

Na cidade, percorre, em média, 150 km, sem ar, arrancando em RPM inferior a 2000.

Ñ notei perda de potência, se houve, é imperceptível.

Na Italian Gas o 5ª geração da Landirenzo custou-me R$ 3.800,00 à vista. Preço imbativel no Rio de Janeiro (talvez o mais barato)
Italian Gás - Um novo Conceito em GNV (http://www.italiangas.com.br/)

Atendimento nota 10, melhor q na Del Gas.

Alexandro e Bruno, os donos, me contaram de suas esperiências no ramo: o 1º foi tecnico da LOVATO; o BRUNO trabalhou na propria Landirenzo. Por diversas vezes foram à Ilatia para se submeter a cursos de especialização no ramo.

O Alexandro, de forma muita atenciosa e segura, lançou algumas sugestões para aproveitamento da mala, uma vez q durante as medidas dos cilindros e de espaço interno da mala, procurou - junto comigo - viabilizar o maximo de espaço remanescente.

A saliência do macaco foi aproveitado, porem, ñ foi possivel assentar o isopor e o acabamento em plastico q prende a chave de roda, mas, orientou sobre um calço (5 arruelas) a ser colocado abaixo do suporte dos cilindros, elevando-o e possibilitando o encaixe do isopor e o plastico.

Durante as trocas de combustiveis (GNV/GAS, GAS/GNV) ñ ha qq sinal ou engasgo do motor no momento da troca.

Foi instalado 2 opções de abastecimento: 1 entrada junto ao motor e outra no interior da tampa da gasolina (este último, apenas um agrado ao cliente).

Assim, RECOMENDO a ITALIANGAS como a melhor convertedora de GNV na cidade do R.J., dentre as anteriores já experimentadas ao longo dos anos.

Futuramente deixarei fotos para analise dos amigos 4x4.

pergunta: quanto vc roda no total no mes ? e so usando gnv o mes interio gasta quanto? e na gazolina gastava quanto rodando o mesmo!?!?

Parapa_Sam
25/08/2012, 17:38
pergunta: quanto vc roda no total no mes ? e so usando gnv o mes interio gasta quanto? e na gazolina gastava quanto rodando o mesmo!?!?

BrenoDF, antes de responder seu post, faço 2 considerações:
-Na minha cidade (Niterói, RJ), o m³ de GNV custa R$ 1,57, diferentemente das cidades do interior do Rio, q chega a custar R$ 1,90 a R$ 2,00 o m³.
-Aqui, o Governo do RJ concede insentivo fiscal para o uso de carros movidos a GNV, concedendo desconto no IPVA de 75%, assim, o meu IPVA q custava R$ 1.590,00, cai pra R$ 700,00 (lembro q o desconto é so no imposto. Tx de Serviço de Vistoria Anual e Seguro Obrigatório permanecem sem desconto).

Rspondendo sua pergunta:
1) Rodo pouco, uma média de 550 km/mês.
2) Gasto aproximadamente R$ 100,00 por mês.
3) Desculpe-me mas essa pergunta ñ sei te responder, pois 99% do meu percurso faço com GNV. Só rodo na gasolina nos ultimos 500 m antes de guardar o carro (recomendação/manutenção preventiva do kit GNV, q tem por objetivo ñ deixar resecar os bicos injetores de gasolina - meu kit [5ª geração] injeta gnv pelo injetor direto na câmara de combustão, e não, pela entrada de ar).
Mas, ainda sim, se vc quiser saber qto gasto de gasolina: R$ 50,00 de 3 em 3 meses (litro no RJ: R$ 2,69).

Se vc ta pensando em adquirir uma TR4, veja, algumas informções.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/45962-pajero-gas-gnv-compensa-3.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/82434-pajero-sport-07-com-gnv-compensa.html

Só Critico duas coisa na tr4: 1- O espaço é de um fusca 2-Ela é uma beberrona.

Por outro lado, é um carro q sobe parede. Primordial pra subir montanhas para prática do meu esporte.

É um excelente carro híibrido: uso pra subir montanhas e andar na estrada.

Abçs do sam!

brenodf
27/08/2012, 10:13
BrenoDF, antes de responder seu post, faço 2 considerações:
-Na minha cidade (Niterói, RJ), o m³ de GNV custa R$ 1,57, diferentemente das cidades do interior do Rio, q chega a custar R$ 1,90 a R$ 2,00 o m³.
-Aqui, o Governo do RJ concede insentivo fiscal para o uso de carros movidos a GNV, concedendo desconto no IPVA de 75%, assim, o meu IPVA q custava R$ 1.590,00, cai pra R$ 700,00 (lembro q o desconto é so no imposto. Tx de Serviço de Vistoria Anual e Seguro Obrigatório permanecem sem desconto).

Rspondendo sua pergunta:
1) Rodo pouco, uma média de 550 km/mês.
2) Gasto aproximadamente R$ 100,00 por mês.
3) Desculpe-me mas essa pergunta ñ sei te responder, pois 99% do meu percurso faço com GNV. Só rodo na gasolina nos ultimos 500 m antes de guardar o carro (recomendação/manutenção preventiva do kit GNV, q tem por objetivo ñ deixar resecar os bicos injetores de gasolina - meu kit [5ª geração] injeta gnv pelo injetor direto na câmara de combustão, e não, pela entrada de ar).
Mas, ainda sim, se vc quiser saber qto gasto de gasolina: R$ 50,00 de 3 em 3 meses (litro no RJ: R$ 2,69).

Se vc ta pensando em adquirir uma TR4, veja, algumas informções.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/45962-pajero-gas-gnv-compensa-3.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/82434-pajero-sport-07-com-gnv-compensa.html

Só Critico duas coisa na tr4: 1- O espaço é de um fusca 2-Ela é uma beberrona.

Por outro lado, é um carro q sobe parede. Primordial pra subir montanhas para prática do meu esporte.

É um excelente carro híibrido: uso pra subir montanhas e andar na estrada.

Abçs do sam!

fala galera, depois de mais um final de semana tentando decidir qual caranga comprar, ou a tr4 2008 ou uma ranger diesel 2001, tive pensamentos absurdos, ate em colocar um motor a diesel em uma tr4, pensei tb em gnv achei ate alguns psts aki no forum, mais o pro e a perda do porta mala, (ps.: muitos falam que o porta mala da tr4 4 pequena mais porra siante do meu palio), vamos ao que interessa, procurando noticias sobre economia de consumo acabei achando um parangole chamado ECOCHIP, promete horrores de economia de combustivel, posts em forums fala e carros fazen 6 7 com litro passando a fazer 10 ate 14, OPA TA AI A SOLUÇÃO DOS PROS DA TR4!! sera????? pesquisando o mais bizarro de tudo e que e apenas um treco que se coloca dentro da caixa de filtro de ar!!! isso mesmo cola-se a caixinha com cola quente dentro da caixa do filtro de ar, e ainda tem mais se vc naum acredita ou se não estiver satisfeito o maluco devolve o dinheiro!!! e coisa de sergipano, (minha mae e de la ta, ciudado com as ofensas, rsrsrs) segue links ve oque vcs acham?!?!?!

ECO Chip (http://www.eco-motor-system.com/index.html)

A Saga, eco chip economiza 50% de combustível? - Techtudo-Forum (http://forum.techtudo.com.br/perguntas/560/a-saga-eco-chip-economiza-50-de-combustivel)

eco chip economiza mesmo 50% de combustivel? - Techtudo-Forum (http://forum.techtudo.com.br/perguntas/410/eco-chip-economiza-mesmo-50-de-combustivel)

eco chip economiza mesmo 50% de combustivel? - Techtudo-Forum (http://forum.techtudo.com.br/perguntas/410/eco-chip-economiza-mesmo-50-de-combustivel)

andre.abreu
31/05/2013, 02:15
Olá pessoal, bom dia! Coloquei o kit de 5º geração na minha TR4 2010 ... e como um amigo do Grupo Tr4Brasil do FB me pediu um relato eu lembrei de por aqui...

Coloquei o KIT na Italian Gas com um unico cilindo de 10m³ eu calculei a autonomia da seguinte forma ... enchi o tanque e zerei o contador de quilometragem, após esvaziar o tanque eu dividir a quilometragem pelo valor abastecido em m³ cheguei ao valor médio de 8.2km/m³ (foram feitas cinco medições).

Vale lembrar que o uso do ar-condicionado é praticamente de 99% e nem sempre mantenho o giro em 2000 RPM, meu trajeto é sempre ILHA > BOTAFOGO, BOTAFOGO > ILHA em horário de rush. Há uma diferença de potência a considerar que na minha opinião é totalmente aceitável diante da economia, onde eram gastos cerca de R$180,00 por semana agora são gastos menos de R$50,00. Claro que esta tolerância se deve ao fato de eu dificilmente ultrapassar a velocidade de 60km/h no percurso mencionado. Ainda não peguei estrada, nem fiz nenhuma trilha ainda. Relatos com este intuito estão por vir.

O barulho de uma válvula do sistema de 5º ger. que segundo o pessoal da Italian Gas é normal, é um pouco incomodo mas logo vc esquece dele e o mesmo ainda não foi notado por outros passageiros como minha esposa e filha.

No balanço geral, eu estou muito satisfeito! Quando necessário sempre há a possibilidade de uso do overdrive ou como um passe de magica posso mudar para gasolina sem que ninguém perceba a mudança de tão discreta que é.

O Valor do kit foi cerca R$3.600,00.

A disposição,

@nderson
19/08/2015, 16:59
Boa Tarde Amigo,
Tenho uma Tr4 2008 e após ver seu relato me inclinei ai instalar o GNV de 5 geração la na Italian gas.... pode me dizer como foi a experiencia.... não conheço muito a mudança... pode me dar uma luz....obg

Raf-cre
19/08/2015, 20:12
Boa Tarde Amigo,
Tenho uma Tr4 2008 e após ver seu relato me inclinei ai instalar o GNV de 5 geração la na Italian gas.... pode me dizer como foi a experiencia.... não conheço muito a mudança... pode me dar uma luz....obg

Eu eu instalei lá e não me arrependo, eu não tenho tr4 tenho uma asx e já rodei quase 20k e não tive nenhum problema, recomendo 100% a italian gás, entra no tópico da asx tem umas fotos que postei lá

Parapa_Sam
19/08/2015, 22:31
Boa Tarde Amigo,

Saudações Anderson!
Reporto-me ao post n. 32.

Para acomodar melhor algumas bolsas de supermercado ou uma caixa de ferramenta, eu fiz um suporte q se repousa sobre os cilindros. Com o hack original abaixado, fica bem discreto.
510091

510092

Abçs do SAm!

Parapa_Sam
19/08/2015, 23:02
Reforcem o aterramento de suas vtr:

https://www.youtube.com/watch?v=ZKko-psLKdo

Créditos ao membro SFeitosa (post n. 5268 do link abaixo):

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/62464-amantes-da-l200-savana-triton-gls-gl-hpe-e-outdoor-439.html

Abçs do Sam!

@nderson
19/08/2015, 23:07
Realmente Sam, me pareceu boa a solução.... e quanto ao uso com o GNV, notou muita diferença? aumentaram as manutenções? valeu a economia? obrigado pelas esclarecimentos.

Abs
@nderson.

Parapa_Sam
20/08/2015, 02:12
.... e quanto ao uso com o GNV, notou muita diferença? aumentaram as manutenções? valeu a economia? obrigado pelas esclarecimentos...

Amigo Anderson.
Antes de responder suas indagações, permita-me tecer uma consideração de cunho exclusivamente pessoal. Logo, tal consideração pode ñ ser aplicável a sua pessoa.
Inicialmente, quero declarar q sou amante incondicional de GNV há aproximadamente 15 anos, por dois simples motivos:
1- preço do combustível em relação a cada km rodado.
2- desconto no IPVA

Minhas últimas 6 ou 7 vtr foram convertidas pra GNV e em todas elas, o sistema funcionou perfeitamente bem. Nunca tive problema de qq espécie (com exceção da perda parcial do porta-malas).

Raríssimas vezes voltei a convertedora para regulagem no sistema, pois ao trocar o elemento do filtro de ar as vezes mistura AR/GNV necessitava de ajustes, porém, com o surgimento do kit 5ª geração acabou com problema de mistura de gases; isso pq o 5ª geração se autoajusta, alem do mais o GNV é injetado diretamente na câmara de combustão pelos injetores. A mistura se dá dentro da câmara e ñ fora como nos kit anteriores ao 5ª geração.

Dito isso, qq opinião q eu expresse, esta deve ser recebida com resguardo, eis q dotada de completa parcialidade, pois o q pode ser lindo e maravilhoso pra mim, pra vc pode ser terrível, uma tragédia.

Assim, passo a responder objetivamente as suas indagações:

1º- Ñ notei qq diferença. Mas vou mitigar essa resposta: Minhas vtr's tem motorização potente 1.8 cc, 2.0 e, a atual 3.5 cc. Qto maior a quantidade de cavalos/força mais imperceptível a queda de potência, diria quase nenhuma. Vtr com motorização 1.0, 1.4 é latente a queda de potência, principalmente numa subida ou ultrapassagem.

2º- A manutenção do veículo continua absolutamente a mesma. Manutenção do Kit (tanto a preventiva, qto a reparadora) nunca fiz. Registre-se q a minha permanência com a mesma vtr é de 2 a 3 anos, fim desse período eu troco de carro, consequentemente, nova instalação de kit 0km.

3º- Economia sempre vale a pena, por menor q seja. Basta te dizer q no ano subsequente a instalação do GNV na minha atual vtr paguei um pouco mais de R$ 900,00 de IPVA contra os R$ 2.700,00 (aproximados) do ano anterior. Lembrando q o isentivo fiscal de 75% só alcança o IPVA. A tx de vistoria e seguro obrigatório permanecem íntegros. No meu caso a economia ñ é grande, pois ñ ando muito com a vtr. Eu ñ tiro a vtr da garagem pro trabalho. Eu trabalho ao lado de casa, vou à pé pro trbalho. rodo em média 500 km mês. Por outro lado, qm percorre distância acima de 800/1000/mês e, permanece com a vtr no mínimo por 2 anos, a economia é fenomenal. Vale a pena sim.

Abçs do Sam!

@nderson
20/08/2015, 07:07
Blz Raf... obg pela dica.

@nderson
20/08/2015, 09:41
Excelentes considerações Sam,
Informações muito proveitosas que ajudarão nessa decisão de adaptar o GNV, já fiz um primeiro contato lá com Italian e comecei sondar valores.... mais uma vez obrigado pela ajuda... novo no 4x4 ainda tenho muito a aprender desse mundo.

abs
Anderson

andremacedo
16/09/2015, 20:59
Gostaria de relatar minha experiencia da minha tr4 automatica com gnv ano 2009 flex.
infelizmente no estado onde moro nao há incentivos do ipva para carros com gnv, mas ainda assim optei pela instalacao.
A mais de dez anos possuo carro com gnv e posso com propriedade falar que so critica quem nao conhece ou nunca teve.
Ao longo desses anos tive 2 rangers 4.0 gnv, ranger 2.3 16v com gnv, golf 2.0 gnv, astra 2.0 gnv, e agora tr4 gnv.
por incrivel que pareça o gnv instalado no meu carro ainda e o de 3 geracao por ser um kit pratico e barato de facil manutenção.
pretendo no começo do proximo ano converte lo para 5 geracao, por aqui há poucas pessoas qualificadas para 5 geracao ja que há alguns componentes eletronicos exige a qualificação do mecanico.
Bom enfim a minha tr4 nao estoura nao apaga fogo nem falha, reduziu a potencia obviamente mas nada que pudesse afetar a desenvoltura do carro, quanto a tração funciona perfeitamente no gnv brincadeiras leves como areia de praia ou mesmo lamas tranquilas o gnv da conta, em casos excepcionais de muita exigencia um simples botao que converte para alcool ou gasolina resolve a questao! Meu cilindro e de 17 encho com 30 reais e rodo 140 km na cidade com ar ligado lembrando que e automatica, com 30 reais de gasolina lembro me que so rodava uns 60 km nao desligo o ar pra nada nesse mundo! Quanto a galera que fala do estouro o segredo esta nas velas e cabos, tem que ser da marca ngk sempre pois aguenta maiores temperaturas!

JulianoRM
18/09/2015, 22:08
Boa noite pessoal,
Uso GNV há mais de 5 anos, só tenho boas experiências e com certeza vou colocar no meu próximo carro.
Estou pensando em comprar um TR4, dias atras fui ver uma 07 automática (gasolina), mas não me agradou muito, tinha muitos detalhes de pintura, achei ela meio "mortona" na arrancada, é assim mesmo? A retomada dela é boa?
obrigado

Rodrigo_Alcanza
06/05/2016, 03:00
Olá, pessoal! O tópico é um pouco antigo e gostaria de saber se mudou alguma coisa com relação ao Kit Gás. O de 5th Geração ainda é o melhor? A Italian Gás ainda é um boa instaladora? Tenho uma TR4 2012 e venho cogitando a instalação do GNV. Ando bastante por mês e somado ao desconto no IPVA aqui no Rio, terei uma economia significativa.

Já tive dois carros com GNV e todos ficaram ótimos! Minha incerteza com a TR4 se dá por conta de ter lido por aí que um Mitsubishi pode não se adaptar muito bem, problemas na revenda, e que me atrapalharia nas trilhas. Gosto de fazer Rally com esse carro, mas sempre nas categorias de turismo. Como já tive GNV antes em meia veículos, sei bem da perda da mala, mas como seria para colocar o cilindro embaixo? Quanto aos amortecedores... Terei problemas?

Agradeço antecipadamente!

Parapa_Sam
07/05/2016, 00:46
Olá, pessoal! O tópico é um pouco antigo e gostaria de saber se mudou alguma coisa com relação ao Kit Gás. O de 5th Geração ainda é o melhor? A Italian Gás ainda é um boa instaladora? Tenho uma TR4 2012 e venho cogitando a instalação do GNV. Ando bastante por mês e somado ao desconto no IPVA aqui no Rio, terei uma economia significativa.

Já tive dois carros com GNV e todos ficaram ótimos! Minha incerteza com a TR4 se dá por conta de ter lido por aí que um Mitsubishi pode não se adaptar muito bem, problemas na revenda, e que me atrapalharia nas trilhas. Gosto de fazer Rally com esse carro, mas sempre nas categorias de turismo. Como já tive GNV antes em meia veículos, sei bem da perda da mala, mas como seria para colocar o cilindro embaixo? Quanto aos amortecedores... Terei problemas?

Agradeço antecipadamente!

Saudações Rodrigo, seja bem vindo.

O kit de 5ª geração continua sendo o top, porém, mais evoluído em tecnologia. Mas procure instalar os kit italianos.
Em termo de qualidade do kit, manutenção e serviços a Italian gás continua a prestar bons serviços, mas um membro teve um problema: Ele pediu um orçamento por tel e a Italiangás pediu um prazo; no final de 4 dias a empresa ñ deu o orçamento; novo prazo foi dado e eles ñ deram o preço; no final de 15 dias, sem orçamento, me parece q o membro desistiu da instalação. Eu entrei em contato com o Bruno, dono da Italiangás, relatando o problema e ele me respondeu q ñ poderia fornecer um orçamento devido a mudança da legislação q regulamenta a instalação e uso do GNV e, considerando q ele ñ tinha as peças ajustadas as novas regras, ñ podia dar o orçamento. No mais, pediu q transmitisse as desculpas aos membros do 4x4_Brasil e q sempre demonstrou apreços e considerações a nossa comunidade.

Em pesquisa, pude verificar q em 2015 realmente teve uma alteração na legislação do uso do GNV, dentre as mudanças (q ñ sei explicar tecnicamente) a proibição de instalação de bico extra junto a entrada da boca do tanque de gasolina/álcool (mas me parece q isso já mudou, permitindo a instalação).

Antes de responder suas perguntas no final do texto, permita retocar suas declarações em relação ao desconto no IPVA. No Rio de Janeiro ñ há desconto no IPVA, o incentivo existente em relação aos demais veículos de passeio é a própria alíquota, que para vtr movida a gás o proprietário deve pagar 1,5% da tabela de referência do veículo, contra os tradicionais 4% pra vtr sem gnv (vide Lei estadual n. 2877/97, art. 10, inc. VI-A). Mas a consequência é a mesma: pagamos menos imposto em relação às vtr a gasolina/álcool.

Em resposta a suas indagações:

um Mitsubishi pode não se adaptar muito bem, problemas na revenda, e que me atrapalharia nas trilhas
Mitsubishi ñ se adapta aos kit's de 3ª geração, pois devido uma das peças do kit, forçava a bobina, o q refletia no consumo, no ponto, na potência da vtr. Os kit's de 5ª geração, devido sua tecnologia e funcionamento, esse problema foi eliminado e, atualmente, funcionam sem a menor imperfeição, até mesmo nas trilhas.

sei bem da perda da mala, mas como seria para colocar o cilindro embaixo?
Aliás, esse, ao meu ver, é o único inconveniente do GNV (perda de mala). Infelizmente ñ tem jeito, já estudei, juntamente com um profissional q trabalha somente com 4x4, uma forma de por os cilindros por baixo e cheguei a conclusão q ñ iria ficar bom, pois além remover proteções de cx e e outras peças, bem como transferir o catalizador (q tem sensores) seria necessário usinar o tubo de escapamento em substituição ao de fábrica. E ainda, percebemos q o cilindro ficaria próximo ao solo, o q seria uma grande inconveniente no solo irregular das trilhas, logo, considero descartada essa engenharia.

Quanto aos amortecedores... Terei problemas?

Ñ, mesmo os cilindros estando cheios, a vtr permaneceu na sua altura. Ñ tive o menor problema nesse aspecto e fazia trilhas q eram uma beleza.

É isso aê, boa sorte na sua decisão!

Abçs do Sam!

Rodrigo_Alcanza
07/06/2016, 20:57
Obrigado Samuel pelos esclarecimentos e pelas indicações. Somando tudo que você e outros membros opinaram aqui, decidi instalar o GNV na TR4. Também escolhi a Italian Gas por tudo que vi a respeito, incluindo seus comentários. Tenho gostado de quase tudo a respeito dessa oficina, apenas achei o atendimento meio confuso. Demora no orçamento, falta de uma pessoa que realmente chegasse no carro com você para discutir as possibilidades, fazer explicações, etc. A pesar de que o e-mail com o orçamento veio com vários textos interessantes e elucidativos. Seja como for, se eu já não conhecesse o GNV talvez tivesse escolhido a Del Gás por isso.

Outra coisa, que não é necessariamente um problema, é a longa espera na agenda deles. Só estão com vagas para receber o carro para a instalação 3 semanas a frete, pois estão com muita procura. Agora, me pediram de 2 a 3 dias para a instalação, é normal isso no Kit de 5ª Geração?

Bem, assim que realizar a instalação deixo aqui minhas impressões.

isilva
08/06/2016, 19:25
Na ItalianGas é assim. Surgiu um mito na internet que eles são os fodões e eles realmente pensam que são. Atendimento ruim mesmo, também passei por isso.
Instalei o meu na Romagas em padre miguel, mesmo kit 5a da Landirenzo e quase 2mil mais barato. Procurem o Marcos, é o dono e quem faz a regulagem final, gente fina e curte off road!

gigio70
27/01/2017, 15:00
Olá pessoal! Como estão as tr4 com o gnv de 5 geração? ?? Tudo tranquilo? ? Grato

dressa17
13/02/2017, 08:58
Também gostaria de saber se está tudo ok..

gigio70
13/02/2017, 16:08
Olá amigo, tem como relatar suas impressões da TR4 no GNV???? Obrigado.

Obrigado Samuel pelos esclarecimentos e pelas indicações. Somando tudo que você e outros membros opinaram aqui, decidi instalar o GNV na TR4. Também escolhi a Italian Gas por tudo que vi a respeito, incluindo seus comentários. Tenho gostado de quase tudo a respeito dessa oficina, apenas achei o atendimento meio confuso. Demora no orçamento, falta de uma pessoa que realmente chegasse no carro com você para discutir as possibilidades, fazer explicações, etc. A pesar de que o e-mail com o orçamento veio com vários textos interessantes e elucidativos. Seja como for, se eu já não conhecesse o GNV talvez tivesse escolhido a Del Gás por isso.

Outra coisa, que não é necessariamente um problema, é a longa espera na agenda deles. Só estão com vagas para receber o carro para a instalação 3 semanas a frete, pois estão com muita procura. Agora, me pediram de 2 a 3 dias para a instalação, é normal isso no Kit de 5ª Geração?

Bem, assim que realizar a instalação deixo aqui minhas impressões.

KAIOTR4
03/03/2017, 10:42
Resumindo todos os bababás,

tenho uma TR 07/07 AT no GNV 5ªG, simplesmente magnifica, não incomoda, não falha, revisão BARATÍSSIMA entre velas e cabos e bobinas. Eu tinha um new civic e no posto meu broder era só de 100, 100, 100, e la se iam 700~800 por mes de gasolina. sabe quanto eu guasto por mes agora? em torno de 200~300... Isso é literalmente ver a cor do dinheiro :safari-rig::cool:

mas detalhe importante: GNV 5ªG!!!!!!!!!!!!!!

juliana_andrade
09/05/2018, 10:55
Eu estou pensando em comprar uma TR4, mas tenho outro carro com GNV com quase 3 anos de instalados, nenhum problema, tive somente na primeira semana para regular, mas depois disso, nenhum, porém eu instalei o GNV5.
Quantos m3 é o seu cilindro?

juliana_andrade
09/05/2018, 11:02
Andei em fins do ano passado pesquisando e procurando bastante Kits GNV, mas acabou que a profundidade do bolso não me permitiu colocar. Essa semana quando fui pagar o IPVA me arrependi.
Creio que por ser a io/TR4, carros um tanto beberrões e com o assalto que é o IPVA devemos consirerar fortemente a opção do GNV.

Tenho um amigo que tem uma TR4 com GNV, com kit de 4ª geração. E confirmando o que encontrei quando pesquisei, o carro é excelente. Não dá problema nenhum e não perde nenhuma potência. Realmente é o Kit, zero stress.
O grande problema: custo. O orçamento mais barato que consegui foi de R$ 4600. E demora de 3 a 4 dias pra ficar pronto. É obrigatório fazer em uma grande e especializada oficina, já que é essencial computadores e softwares, além de pessoal qualificado.

Quanto ao uso de outro tipo de Kit, penso que não seria o ideal, mas se for bem mais barato é um caso a considerar.
É possivel melhorar o desempenho com o uso de um gerenciador de fluxo e monitorando a mistura com um Hallmeter qualquer probleminha fica mais fácil de identificar antes de se tornar um grande problema.

Agora quanto a perder a mala, não tem jeito. A melhor solução que achei foi colocar 2 cilindros de 9 m3 deitados na mala, retirando aquele plástico pra não perder muito. Depois colocar por cima dos cilindros um tampão de madeira acarpetado. No total se teria uma mala 15 cm menor em altura, em ralação ao que é originalmente.
Quanto a colocar o GNV em baixo. Quem faz trilha pode esquecer. Um pancada no cilindro que faça um pequeno amassado já é suficiente pra reprovar na vistoria do inmetro.
Outro ponto é que o cilindro fica bem visível exteriormente, fazendo com que seja muuuuito mais visado para roubo.

[ ]'s
Alessandro.

Sabe me informar se aumenta muito o custo em relação a colocar 2 cilindros de 9m³ ou 1 de 18m³ ?

Talita_sc
08/06/2018, 10:52
Olá,
Tenho uma TR4 2014 - automática e fiz a conversão para GNV em Nov 2017, usei Kit aspirado e até o momento nada tenho a reclamar.
Duas diferenças ocorreram , uma no bolso kkkkkk e outra em arrancadas ,noto que ele ficou lento nas marchas iniciais, quando estou parada e vou arrancar, no combustível líquido tem maior desempenho do carro. Mas nada que as adaptações não resolvam, tem bom desempenho e rodo sempre dentro de 100 e 110 km p/hs não tem como notar que esta usando o gnv.
Instalei um kit com cilindro de 15m3 , roda em viagens longas 183 km e dentro da cidade 150 km.
Hoje com toda a mudança nos valores de combustíveis líquidos foi o melhor investimento que realizei.
Espero ter colaborado : )

Abraço!

Parapa_Sam
09/06/2018, 19:05
Olá,
Tenho uma TR4 2014 - automática e fiz a conversão para GNV em Nov 2017, usei Kit aspirado e até o momento nada tenho a reclamar.
..
Duas diferenças ocorreram , uma no bolso kkkkkk e outra em arrancadas ,noto que ele ficou lento nas marchas iniciais, ..., no combustível líquido tem maior desempenho... tem bom desempenho e rodo sempre dentro de 100 e 110 km p/hs não tem como notar que esta usando o gnv.
Instalei um kit com cilindro de 15m3 , roda em viagens longas 183 km e dentro da cidade 150 km.
... foi o melhor investimento que realizei.
Espero ter colaborado : )

Abraço!

Seja bem vinda Talita.

Vc instalou o 3ª geração?

Realmente, o desempenho são bem semelhantes entre os dois combustíveis.

Eu prefiro e aconselho ao invés de um cilindro de 15 m³, instalar 2 x 7,5m³, pois o espaço remanescente fica melhor distribuído ganhando mais litros em espaço da mala, consequentemente, fazendo um console repousando sobre os cilindros, pode-se pôr cx de ferramenta, bolsas de compras e até mesmo malas de viagens (veja o post n. 39).

Com o 5ª geração tb conseguia 180 km na estrada, mas na cidade a autonomia era de 130 km com ar ligado por causa do clima no RJ. A perda de potência com GNV ficava na casa de 2,4% a 2,7%, logo, imperceptível .

Sem dúvida, é um grande investimento, principalmente nos estados q concedem incentivo fiscal, como alíquota diferenciada.
É bom esclarecer que no RJ ñ há desconto no IPVA, mas sim alíquota inferior em relação aos demais veículos.
Conforme Lei estadual n. 2877/97, art. 10, inc. VI-A, a alíquota de veículos movidos a GNV é de 1,5% do valor venal do veículo, contra os 4% nos movidos à gasolina.
Mas, na prática, tanto na alíquota diferenciada e como no desconto, a consequência é a mesma: paga-se menos IPVA.
Mas fica aí, essa nuance técnica, qual seja, ñ existe desconto.

Abçs do Sam!

winderbr
19/06/2018, 18:06
Seja bem vinda Talita.

Vc instalou o 3ª geração?

Realmente, o desempenho são bem semelhantes entre os dois combustíveis.

Eu prefiro e aconselho ao invés de um cilindro de 15 m³, instalar 2 x 7,5m³, pois o espaço remanescente fica melhor distribuído ganhando mais litros em espaço da mala, consequentemente, fazendo um console repousando sobre os cilindros, pode-se pôr cx de ferramenta, bolsas de compras e até mesmo malas de viagens (veja o post n. 39).

Com o 5ª geração tb conseguia 180 km na estrada, mas na cidade a autonomia era de 130 km com ar ligado por causa do clima no RJ. A perda de potência com GNV ficava na casa de 2,4% a 2,7%, logo, imperceptível .

Sem dúvida, é um grande investimento, principalmente nos estados q concedem incentivo fiscal, como alíquota diferenciada.
É bom esclarecer que no RJ ñ há desconto no IPVA, mas sim alíquota inferior em relação aos demais veículos.
Conforme Lei estadual n. 2877/97, art. 10, inc. VI-A, a alíquota de veículos movidos a GNV é de 1,5% do valor venal do veículo, contra os 4% nos movidos à gasolina.
Mas, na prática, tanto na alíquota diferenciada e como no desconto, a consequência é a mesma: paga-se menos IPVA.
Mas fica aí, essa nuance técnica, qual seja, ñ existe desconto.

Abçs do Sam!

Boa tarde Parapa_Sam, sou novo no forum e recentemente adquiri uma TR4 2009 Flex, estou achando o consumo alto. Gostaria de saber de você que tem a viatura a GNV o que está achando e se é um bom investimento e média de gasto x km por mes.

Grande abraço

rafa_brutus
05/03/2020, 17:11
boa tarde a todos, reativando o tópico.
comprei uma tr4 já com o GNV instalado, a pouco mais de 2 mil km, estou no 3 tanque de GNV e notei q fica mt mais fraco, hoje msm morreu 3x quando estava estacionando na marcha ré, onde no mínimo de obstáculo o carro simplesmente n tinha a força necessária para se manter ligado, isso realmente acontece, ou pode ser outro problema? na gasolina ficou tranquilo.
ou talvez seja algo de carros automáticos?

Parapa_Sam
06/03/2020, 01:11
... n tinha a força necessária para se manter ligado, isso realmente acontece, ou pode ser outro problema? na gasolina ficou tranquilo.
ou talvez seja algo de carros automáticos?...

Seja bem vindo , rafa!

Ñ, isso ñ é normal.
Tanto na gasolina como no GNV a rotação deve ser a mesma, talvez, milésimo de RPM menor quando alimentado pelo gás.
Seu carro está desregulagem na Central.

Trocou recentemente o filtro de ar, velas ou cabos?
Seu kit é de 5g?
Sugiro verificar a regulagem na central.

Abçs do Sam!

Chrisler
09/08/2021, 16:30
Boa tarde, pessoal.

Ia criar um tópico, mas como já tem esse vou tentar aproveitá-lo para a questão.

Estou vendo uma TR4 flex (4x2) 2014, não devo usar para fazer trilha, apenas ocasionalmente estradas de terra em boas condições.

A TR4 é manual e recuperada de leilão. Aparentemente foi bem recuperada e está bem cuidada. Está com um kit GNV de 3ªG de 11m³, segundo o dono faz de 95 a 100km na cidade.

Achei interessante o GNV, mas sendo de terceira geração não sei se é uma boa... e para passar para um de 5ªG gastaria quase igual um kit novo pelo que li por aí. E aqui em SP não tem muita vantagem, já que não tem desconto no IPVA. O custo do GNV aqui é R$4/m³. Abasteço meu carro atual só com etanol (R$4/L).

Quem já teve TR4 com kit de terceira geração poderia dar alguma opinião sobre? Se teve problemas ou coisa do tipo...

BlackH
10/08/2021, 09:15
Boa tarde, pessoal.

Ia criar um tópico, mas como já tem esse vou tentar aproveitá-lo para a questão.

Estou vendo uma TR4 flex (4x2) 2014, não devo usar para fazer trilha, apenas ocasionalmente estradas de terra em boas condições.

A TR4 é manual e recuperada de leilão. Aparentemente foi bem recuperada e está bem cuidada. Está com um kit GNV de 3ªG de 11m³, segundo o dono faz de 95 a 100km na cidade.

Achei interessante o GNV, mas sendo de terceira geração não sei se é uma boa... e para passar para um de 5ªG gastaria quase igual um kit novo pelo que li por aí. E aqui em SP não tem muita vantagem, já que não tem desconto no IPVA. O custo do GNV aqui é R$4/m³. Abasteço meu carro atual só com etanol (R$4/L).

Quem já teve TR4 com kit de terceira geração poderia dar alguma opinião sobre? Se teve problemas ou coisa do tipo...

Não sou muito fã de GNV, mas se quer manter sua Pajero com GNV, faça uma boa revisão deste kit de terceira geração e mantenha ele mesmo. procure revesar o GNV com gasolina e não álcool. fará melhor para o motor se evitar dois combustíveis de lubrificação tão baixa.