Ver Versão Completa : Transformar Band Lona em Rígida
Gostaria de obter informações de alguém que tenha feito a adaptação de um band lona, para capota rígida
1 - custo?
2 - É preciso trocar toda lata ou só acrescentar parte de cima e portas?
3 - Existem restrições junto ao Detran ou posso andar com ela na boa?
4 - Muda a documentação?
Agradeço de antemão a todos que puderem me ajudar, pois estou procurando uma band para troca em minha Strada adventure ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33339&highlight=procuro+band)
e tem aparecido muitas de lona, mas procuro uma rígida
abs
Elmer_Jeep
14/01/2008, 12:51
1 - não faço ideia, imagino que seja difícil encontrar e por ser difícil torna-se caro.
2 - Tem que conseguir o teto, tampa trazeira, portas com dobradiças e creio que exista alguma diferença na parte superior do quadro do parabrisa.
3 - pode andar numa boa, é JIPE pode andar com teto de lona, fibra, aço, sem teto.
4 - não
[]'s e boa sorte na aquisição
igorpatrao
14/01/2008, 18:10
Amigo,
Já que está procurando uma BAND, é melhor esperar e já comprar uma com Capota Rígida, você iria gastar muito para mudar uma de Lona para rígida e dependendo não iria ficar bom, só um conselho...Para comprar uma viatura dessas, devemos ter calma, com certeza irá conseguir achar uma para vc!!!
Um Abraço,
Igor Henriques
valeu igor:concordo:
valeu elmer:concordo:
estyvybeykr
14/01/2008, 21:54
Caro Ruzza, estou numa empreitada desta, e de antemão lhe aviso que não e facil e nem barato, não é facil de encontrar as peças:portas e seus devidos vidros e peças internas, laterais e janelas alem dos vidros curvos, porta trazeira e vidro assim como fechadura e dobradiças, e talvez o pior, o teto. Porem não acaba ai, terá tambem as borrachas de vedação entre carroceria e lateral, e lateral e teto, assim como teto e quadro do parabrizas, alem de umas outras peças pequenas de acabamento, portanto não sai barato.
Um conselho de amigo para vc que ainda irá adquirir, compre uma já fechada, de preferência com motor 364 ou 14B com caixa de 05 marchas, no meu caso estou casado com a minha a nove anos e não pretendo me separar tão cedo. Veja algumas fotos do antes, fotos do momento e mais adiante postarei já pronta. Forte abraço e espero que tenha ajudado.
estyvybeykr
14/01/2008, 21:59
Mais Umas fotinhas
artcsmota
15/01/2008, 08:38
Ruzza,
acabei de fazer o que descreveste na tua mensagem.
Passei anos procurando o bandeirante certo, meu objetivo era uso diario, portanto o carro deveria ser relativamente novo, cabine fechada e passivel de ser segurado e com um minimo de conforto (ar cond, direcao hidraulica).
No fim do ano passado topei com um jipe ano 2000, 31000km originais comprovados pelos manuais com as revisoes em concessionarias toyota, todo original, ou seja, quase perfeito...quase pois era da serie sport, teto de lona...
Por tudo isso acabei comprando o carro com a intencao de instalar a cabine de aco fechada.
Foi dificil encontrar quem tivesse as pecas, custou caro.
Nao me arrependo pois o carro fica muito melhor, mais seguro, pratico, silencioso, bonito, etc...
O barulho da capota de lona ao vento e' insuportavel, por melhor que seja a construcao a estrutura metalica fica batendo com cada irregularidade do chao, nao vences a quantidade de po que entra no carro, no sol mesmo fechada sentes o calor por dentro, com ela aberta fica ainda pior a sensacao , pelos vaos da lona se perde o ar condicionado, etc...nao consigo imaginar um so fator positivo do jipe aberto.
Nao recomendo esse caminho a ninguem pelo custo e trabalho extras.
Como os posts anteriores recomendo que aches um jipe fechado que preencha teus requisitos e economize todo o incoveniente.
Agradeço a todos que me responderam. E acho o bom senso realmente me diz parta ter paciência e pegar uma rígida. Usarei este carro em longas viagens e sei, pois já tive 2 cj's, que na estrada a impressão e de que tudo vai desmontar e sair voando. Resolvi montar o tópico e pesquisar pois apareceram umas de lona como oportunidade de troca. Para uso urbano, acho até bacana, se for reclinável da até para tomar um sol. Porém há também o fator segurança, e eu deixo meu equipamento de trabalho no carro, etc,etc...
De qualquer modo, um salve a todos e obrigado:concordo:
MALUXAXA
23/01/2009, 00:35
Caro Elmer,
Acabo de transformar a minha band longa aço em capota de lona.
Fiquei muito feliz de saber que não preciso mexer na documentãção.
Voce pode me informar onde consigo essa legislação ?
Obrigado
Mauro
maxdelta
23/01/2009, 08:08
Caro Elmer,
Acabo de transformar a minha band longa aço em capota de lona.
Fiquei muito feliz de saber que não preciso mexer na documentãção.
Voce pode me informar onde consigo essa legislação ?
Obrigado
Mauro
No seu caso é necessário sim a mudança na documentação!!! O foco da conversa era band com capota lona transformada em capota rígida. Mas o seu é o ao contrário, precisa daquele documento expedido pelo inmetro CSV.
Se vc coloca uma capota rígida em algum veículo conversível, vc apenas tá colocando uma capota.
Agora quando vc tira algo q já vem com o veículo, aí é adaptação, e precisa q o inmetro certifique q o veículo seja seguro!
Tem um tópico no forum geral, q vem com o q pode ou não se pode fazer.
MALUXAXA
07/02/2009, 23:53
Caros amigos,
Pensando na dor de cabeça que vai ser mexer com o inmetro, pergunto:
Será que vou mesmo precisar mexer no documento? Uma vez que:
No documento da minha band longa ex aço ( atual lona ) esta escrito:
Especie tipo: MIS/CAMIONETA/JIPE
Em CAP/POT/CIL : OO,OOT/095CV
Não cita que é de aço
Não fala o numero de passageiros
Obrigado por ajudar a esclarecer.
Mauro
maxdelta
08/02/2009, 01:01
Caros amigos,
Pensando na dor de cabeça que vai ser mexer com o inmetro, pergunto:
Será que vou mesmo precisar mexer no documento? Uma vez que:
No documento da minha band longa ex aço ( atual lona ) esta escrito:
Especie tipo: MIS/CAMIONETA/JIPE
Em CAP/POT/CIL : OO,OOT/095CV
Não cita que é de aço
Não fala o numero de passageiros
Obrigado por ajudar a esclarecer.
Mauro
No Espécie Tipo: PAS/AUTOMOVEL/JIPE isto é, passeio automovel jipe
No CAP/POT/CIL(capacidade de passageiros/potencia e cilindrada): 6 PAS/090/ - isto é 6 passageiros(apesar q agora é cinco, mas tudo bem ele nem olham o carro mesmo)/ 90cv/ - é pq eles não sabem, nem eu mas tenho certeza q acima de 3000cc.
Não achei nada q indicasse capota rígida ou conversível, porém já vi na parte Espécie Tipo, em alguns veículos escrito PAS/AUT/CONV acho q o mais fácil seria perguntar quem tem já de lona mesmo original de fábrica como isso sai no documento!
Mas sendo lona e transformado em rígido é bom estar com a numeração do chassi nos vidros, qualquer vidraceiro automotivo marca, pois independente, se ou era, isso custa uma reprovação no detran.
Agora tanto faz se é lona ou rígida se capotar o motorista vai virar pasta mesmo, q nem o land rover defender!
mecamaniaco
08/02/2009, 13:14
Não tem nada no documento que identifique se ela é LONA ou RIGIDA! Caso você faça a mudança, nada te obriga a fazer teste se segurança algum, que por acaso aqui no Paraná é feito pela TECPAR.
Pode rodar com ela conversível sem problemas!
maxdelta
08/02/2009, 13:54
A única vontade q eu tenho em relação a Band, é eliminar os parafusos em relação as laterais e o teto, e encaixar ao caixote de tal forma q eu consiga retirá-los quando quiser da mesma forma do wrangler e novo troller!
Aquelas borracha, q liga o teto as paredes, eu gostaria de arrancar e meter KPO, eliminando tb os parafusos, mas pra ficar algo fácil de ser removível o certo seria fibra, é bem mais leve!
Mas agora qualquer projeto fica arquivado 2010!!!!
No Espécie Tipo: PAS/AUTOMOVEL/JIPE isto é, passeio automovel jipe
No CAP/POT/CIL(capacidade de passageiros/potencia e cilindrada): 6 PAS/090/ - isto é 6 passageiros(apesar q agora é cinco, mas tudo bem ele nem olham o carro mesmo)/ 90cv/ - é pq eles não sabem, nem eu mas tenho certeza q acima de 3000cc.
Não achei nada q indicasse capota rígida ou conversível, porém já vi na parte Espécie Tipo, em alguns veículos escrito PAS/AUT/CONV acho q o mais fácil seria perguntar quem tem já de lona mesmo original de fábrica como isso sai no documento!
Mas sendo lona e transformado em rígido é bom estar com a numeração do chassi nos vidros, qualquer vidraceiro automotivo marca, pois independente, se ou era, isso custa uma reprovação no detran.
Agora tanto faz se é lona ou rígida se capotar o motorista vai virar pasta mesmo, q nem o land rover defender!
Bem, como dito, se é lona ou rígida, tanto faz, não há necessidade de qualquer certificação.
O importante, é ter uma boa gaiola para segurança de todos os ocupantes.
abraços.
Kim.