Conectar

Ver Versão Completa : Rádio chiando com o motor ligado!

Lucas Nassif
13/01/2008, 15:17
Pessoal,

o rádio do meu Jeep (rádio de música, e não de comunicação) está chiando com o motor ligado.
Com o motor desligado ele funciona super bem, mas quando é ligado, começa a chiar.

O rádio é antigo (TKR "faixa preta" com fita cassette ainda :mrgreen:) e quando ele era do Opala 6cc do meu tio ele funcionava perfeitamente bem!

Tem como resolver esse problema ou só resolve colocando um GM 6cc no Jeep mesmo?? :-P :twisted: :mrgreen:

Abrs,
Lucas Nassif.
:concordo:

edgar
13/01/2008, 15:29
Moleza....vai em uma casa de eletronica e compra um capacitor eletrolitico (tem que ser eletrolitico) de uns 2000 micro farads x no minimo uns 36 volts, o valor é aproximado serve 2200, 2700, algo assim. A voltagem se for maior tambem não tem problema, mas não pode se menor que 24 de jeito nehum !. Pronto, uma peça cilindrica com duas perninhas.
Vai ver que na lateral dele tem uma faixa indicando qual é a perna negativa. Liga esta perna negativa (deve mostrar uns simbolos de negativo) na lataria. Qualquer ponto que seja bem aterrado.
A outra perna, a positiva, voce liga no fio que alimenta o radio, provavelmente o fio vermelho. Aquele que vem da bateria. O detalhe é ligar o mais proximo possivel do radio.

Pronto

Lucas Nassif
13/01/2008, 15:34
Moleza....vai em uma casa de eletronica e compra um capacitor eletrolitico (tem que ser eletrolitico) de uns 2000 micro farads x no minimo uns 36 volts, o valor é aproximado serve 2200, 2700, algo assim. A voltagem se for maior tambem não tem problema, mas não pode se menor que 24 de jeito nehum !. Pronto, uma peça cilindrica com duas perninhas.
Vai ver que na lateral dele tem uma faixa indicando qual é a perna negativa. Liga esta perna negativa (deve mostrar uns simbolos de negativo) na lataria. Qualquer ponto que seja bem aterrado.
A outra perna, a positiva, voce liga no fio que alimenta o radio, provavelmente o fio vermelho. Aquele que vem da bateria. O detalhe é ligar o mais proximo possivel do radio.

Pronto

Putzz...ótimas dicas.
Amanhã vou providenciar esse capacitador e vou levar num lugar onde mexe com som aqui pra colocar isso, pq de elétrica eu não sei nada e não tenho coragem de arriscar!! :parede:

OBS.: Hoje encontrei com um cara que trabalha com instalação de som, e explicando pra ele, ele disse que eram os cabos de velas!! :sad: Será??
Eles são novos, e pra mim, não é isso não. :discordo:

Abraços,
Lucas Nassif.

edgar
13/01/2008, 15:40
Tai o "pobrema" os cabos de vela produzem uma nuvem de ruido eletromagnetico no ar que fica ali em volta do motor....os fios que alimentar o radio funcionam como antenas e levam este ruido para o radio e ai faz este chiado chato. O capacitor serve para filtrar esta interferencia da linha de alimentação do radio e pronto.
Logico que se voce trocar seus cabos de vela para supressivos, talvez resolva, mas não com certeza, dai vão dizer que é culpa do alternado que é velho, que esta dando fuga....e assim vai.
Fora que cabos supressivos não combinam com o distribuidor original, ai vai começar a dar problema de platinado, de rotor, de contatos da tampa do distribuidor.....
Uma capacitor deste custa uns 4 pilas se te roubarem bastante e resolve.

Lucas Nassif
13/01/2008, 19:28
O cabo de vela que uso são os supressivos 8mm. :roll:
E ele já é ignição eletrônica.

Fiquei sabendo de um ''condensador'' que põe no distribuidor que resolve esse problema. Pergunto:

:arrow: É a mesma coisa desse capacitador?
:arrow: Mesmo sendo ignição eletronica tem como colocar esse ''condensador''?

Abraços,
Lucas Nassif.

Cacá
14/01/2008, 00:23
Lucas, na boa, vai na dica do Edgar. O capacitor filtra bem esse RF gerado pelo campo da vela e resolve a parada. No TKR cara preta tem um parafuso de fixação atrás. Aterre o radio neste parafuso. E cuidado: nunca ligue radios, px, etc direto na bateria, principalmente o negativo e AINDA MAIS SE O SEU JEEP TEM CHAVE GERAL. Ocorre que, se vc esquecer de ligar a geral e der a partida, o circuito vai correr por onde há contato. Adivinha? Rádio grelhado e muito bem-passado. Experiência de quem já torrou um PX assim.

Abração!

junior braga
14/01/2008, 10:59
Ok!!
Lucas, o Edgar falou tudo...é batata a dica dele.

Sds,

Lucas Nassif
14/01/2008, 22:16
Beleza, vou seguir as dicas do nosso amigo Edgar!!

Obrigado a todos!!

OBS.: Cacá, valeu por me alertar do churrasco de Px e rádios! :concordo:

binhocastro
14/01/2008, 22:51
galera... tenho o mesmo problema no PX... qdo ta desligado eh uma beleza... limnpinho.. pois a instalacao da antena foi bem feita.. qdo liga o bendito... o squelch tem q ir la pra cima... pejudicando recepcoes distantes...

o capacitor daria jeito ??

alexandre roveri
15/01/2008, 07:59
Ia fazer a mesma pergunta do Binho :pensativo:

Lucas Nassif
15/01/2008, 11:25
Eu já não tenho problema com o PX!!
Tô falano, cada Jeep com sua mania!!

heheheeh :D

Abrass,
Lucas Nassif.

Cacá
15/01/2008, 13:16
O meu parou de chiar depois que troquei os cabos de vela por Silicone 8mm. Acho que o isolamento dele, por ser melhor, não gera tanto campo quanto os cabos comuns. Os seus são de silicone? :mrgreen:

Lucas Nassif
15/01/2008, 13:35
O meu parou de chiar depois que troquei os cabos de vela por Silicone 8mm. Acho que o isolamento dele, por ser melhor, não gera tanto campo quanto os cabos comuns. Os seus são de silicone? :mrgreen:

O meu já tem os cabos de silicone, e nem assim...........:roll:

Cacá
15/01/2008, 14:22
Ah... nada como ter um motorzão OHC pra não dar esses problemas, né Lucas... Arta tecolojonia debaixo do capô, seu moço... :mrgreen:

Huahuahuahuahuahua...

Lucas Nassif
15/01/2008, 15:08
Ah... nada como ter um motorzão OHC pra não dar esses problemas, né Lucas... Arta tecolojonia debaixo do capô, seu moço... :mrgreen:

Huahuahuahuahuahua...

A é, né? :twisted:

Espera só o Master Power Mega Plus Xodózão Extra 4.400 roncar artooo, fazendo os 'motorzinhos' que tiverem perto engasgarem com o RONCO da usina!! :mrgreen:

[]'s sonhando arrrtoo dimais!!:o

Cacá
15/01/2008, 15:32
A é, né? :twisted:

Espera só o Master Power Mega Plus Xodózão Extra 4.400 roncar artooo...

Nooooossa, é mesmo, aí é que vai dar uma puuuuuuta interferência.... hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha... :twisted:

[]s sem chiados, limpinho, limpinho, QSL?

Lucas Nassif
15/01/2008, 15:37
Nooooossa, é mesmo, aí é que vai dar uma puuuuuuta interferência.... hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha... :twisted:

[]s sem chiados, limpinho, limpinho, QSL?

Que nada, o problema é que num vai dar pra ouvi o som, devido ao RONCO da usina...

é muito barui!! :mrgreen:

binhocastro
15/01/2008, 22:02
mas entao... funciona ou nao o capacitor no px ?

Lucas Nassif
15/03/2008, 16:35
Pessoal,

o TKR cara preta tá precisando de ajuda.

Antes ele chiava com o motor ligado....agora nem som sai mais! :putz:

Com o Jeep desligado mesmo eu ligo o FM e nada do som. As luzes do rádio acendem, porém a luzinha da antena que é colada no parabrisa não acende mais. Conclusão: o rádio liga, mas não sai som, nem mudando as estações...ficou mudo!!!! :parede:

Já quando ligo o AM, o som sai normal, a luz da antena acende, etc....só o FM mesmo que empacou.

O que será?

rctorrezam
16/03/2008, 10:55
Lucas, na boa, vai na dica do Edgar. O capacitor filtra bem esse RF gerado pelo campo da vela e resolve a parada. No TKR cara preta tem um parafuso de fixação atrás. Aterre o radio neste parafuso. E cuidado: nunca ligue radios, px, etc direto na bateria, principalmente o negativo e AINDA MAIS SE O SEU JEEP TEM CHAVE GERAL. Ocorre que, se vc esquecer de ligar a geral e der a partida, o circuito vai correr por onde há contato. Adivinha? Rádio grelhado e muito bem-passado. Experiência de quem já torrou um PX assim.

Abração!

:pensativo:Não entendi!!! O meu PY e Toca-Fitas são ligados direto na bateria, é claro que com fusivel para proteção do circuito, e nunca deu problema. Inclusive sempre achei que isto era o indicado

rctorrezam
16/03/2008, 11:00

O meu está com o mesmo problema, já tentei os filtros de ruído (como é chamado o tal capacitor) e nada!!! Cheguei a instalar um no rádio em um em cada polo da bobina e nada!!!

Em mais de uma instaladora de som me indicaram a troca dos cabos de vela, que são "véi" mesmo. Então encomendei os cabos de vela por Silicone 8mm, como os do Cacá, e espero que resolva o problema. Quando instalar aviso se resolveu.

rctorrezam
16/03/2008, 11:05
......
Fora que cabos supressivos não combinam com o distribuidor original, ai vai começar a dar problema de platinado, de rotor, de contatos da tampa do distribuidor.....

:confused: Edgar, esta sua afirmação me preocupou. No site do zezo4x4, onde encomendei meus cabos supressivos (ainda não chegaram), diz que os cabos são para jeep ! ! ! :?:Você pode esclarecer ? ? ?

Lucas Nassif
17/03/2008, 21:36
Os meus sao de silicone 8mm, e chiam do mesmo jeito.

Cacá
17/03/2008, 21:47
:pensativo:Não entendi!!! O meu PY e Toca-Fitas são ligados direto na bateria, é claro que com fusivel para proteção do circuito, e nunca deu problema. Inclusive sempre achei que isto era o indicado

RC, é o seguinte: se o seu jeep tem chave geral, no momento em que vc desliga a chave, corta o negativo, certo? Muito bem. Se vc tentar dar a partida com a chave geral desligada, o positivo da ignição continua ativo, mas o negativo foi interrompido pela chave geral, certo? Ok. Adivinha por onde fechar o aterramento? :putz:

[s],

rctorrezam
18/03/2008, 16:22
Entendi Cacá. Valeu!!!

turboroe
19/03/2008, 00:32
Assim ó...

* é um ruído variável ? (varia conforme a velocidade do carro ou a rotação do motor)
se for, o ruido está vindo de alguma coisa elétrica ligada ao motor: alternador, ignição, etc...

* é um ruído constante? (fica igual não importa o q vc fizer com o carro)
se for, o ruído está vindo de alguma coisa não ligada ao motor: bomba de gasolina elétrica, ventilador elétrico, ventoinha elétrica, etc...

O próximo passo é descobrir qual dos acessórios está causando o ruido.
como?
testando.
desligue um aparelho de cada vez e veja se o ruido persiste.
alternador: remova o terminal + do alternador
ignição: Não tem como desligar, mas é a mais provável causa. Que eu saiba, o ruído da ignição só afeta o rádio AM.

Quando você descobrir a causa da interferência, mande pro conserto!

E se for a ignição:

Não é só os cabos de vela que causam o ruido
é o sistema de ignição inteiro.

Desde quando a faisca sai da bobina, até chegar dentro do cilindro ela gera ruido.

Pra se livrar do ruido é preferivel que TUDO entre a bobina e o cilindro seja supressivo.

Rotor do distribuidor (o que na maioria dos casos não existe para os jeeps)
Cabos de vela (de qualidade...)
Velas

Todos esses itens têm que ser supressivos pra não dar ruido. Se um deles não for, é bem provável q vc vai ter ruido no circuito elétrico do carro.

Bom, como a eletrônica cria ruidos com a maior facilidade... ela também os elimina com facilidade.

Um capacitor ligado como o pessoal já falou vai eliminar o ruido se estiver próximo ao aparelho que está sendo afetado (o seu rádio, no caso).
(vc compra um capacitor em qualquer loja de componentes eletrônicos ou até em lojas de conserto de aparelhos eletrônicos)

Não te preocupa que esse ruido, se for da ignição, não vai causar nenhum problema ao teu rádio nem ao teu jeep. Inclusive, um ruído maior pode significar que a sua ignição está mais forte :razz:

Lucas Nassif
19/03/2008, 20:26
Antes quando o FM funcionava, o chiado era constante, independente do giro do motor. E eu não ligava o AM.

Agora que o FM pifou, as vezes ligo no AM e o chiado acompanha a rotação.

Não sei o que faço...

Ah, acho que esse ruído deve ser por causa da tampa do distribuidor que quebrou. Será??

:mrgreen:

turboroe
20/03/2008, 01:21
Não... se o chiado aparece só na AM e acompanha o giro do motor, então é ruído causado pela ignição.

Só trocando cabos e velas (e se possivel, rotor) por resistivos (supressivos) e dando uma limpeza geral na ignição (qualquer carbonozinho ou queimadozinho que tiver vai provocar ruído)

rctorrezam
29/03/2008, 10:58

Pronto
Edgar,
Comprei um capacitor eletrolítico de 2200 x 35 volts, instalei junto ao rádio e não mudou nada ! ! !:discordo:
Você tem alguma outra idéia ? ? ?:idea:

rctorrezam
29/03/2008, 11:29
As coisas parecem não serem tão simples assim, vejam o que encontrei em outro tópico respondido por Sukys:

Isso tem a ver com interferência eletromagnética, e normalmente tem como origem o sistema de ignição ou gerador (dinamo ou alternador) e a forma mais prática para identificar a origem é removendo a correia do gerador. Se com o gerador parado e o motor funcionando a interferência continuar, bingo, o problema é oriundo do sistema de ignição, que é o mais comum de ocorrer, diga-se de passagem.

Primeira providência que é válida para os dois casos: aterrar a carcaça do rádio. Na traseira do rádio geralmente existe uma lingueta (conector do tipo faston) que existe justamente para aterrar a carcaça, ou então um parafuso que serve para fixação, mas que também tem a função de aterramento.

Resolvendo o problema, um abraço, caso contrário:

Interferência de gerador normalmente é resolvida com a instalação de capacitor supressor de ruídos junto ao borne positivo do gerador, e dificilmente existe a necessidade de qualquer outro procedimento.

Interferência de sistema de ignição pode (ou não) se tornar mais complicado para resolver, e antes de qualquer coisa convém checar se não está havendo fuga de corrente pelos cabos de alta tensão, tampa do distribuidor ou bobina.
Daí pra frente não existe uma ordem a ser seguida já que a interferência pode ser eliminada (ou atenuada) com a utilização de cabos de vela supressivos E/OU conectores (chupetas) de vela também supressivos E/OU instalação de capacitor supressor de ruídos o mais próximo possível da entrada do fio de alimentação, bem junto ao rádio, E O/U capacitor supressor de ruídos junto ao borne negativo da bobina de ignição.

O tão falado capacitor supressor de ruídos nada mais é que um capacitor (também conhecido como condensador) de 100 a 400nf (nano Farad) com uns 400V de isolação, e para compra-lo é muito fácil, basta se dirigir à primeira loja de auto-peças e pedir para o balconista um condensador de distribuidor de fusca (de fusca por ser mais barato, mas pode ser de qualquer outro carro), já que todo condensador que existe em ignição por platinado também tem a função de eliminar interferência eletromagnética.

.

rctorrezam
06/04/2008, 11:52
Galera,

:dance: Resolvido o problema da Chiadeira no PX e no Toca-fitas ! ! !

:smile: Chegaram os cabos supressivos (8mm FCR, encomendados na ZEZO4X4) que estava aguardando, instalei e pronto. Ficou uma maravilha. Ale'm de nenhum dos aparelhos chiarem mais o motor ainda mudou o barulho, parece mais redondo.:mrgreen:

:discordo: Não tive problema nenhum de adaptação, como havia sido dito no tópico. Foi só tirar os velhos e colocar os novos. Existe o compatível com Willys.

:lol: Agora é só felicidade ! ! !

Julinot
06/04/2008, 12:32
RC, eu acredito que o efeito supressivo não tenha sido responsável pelo teu motor estar "mais redondo". O que você acha ? Os cabos antigo estavam com problemas, prejudicando o funcionamento do motor - e inclusive gerando mais ruído do que seria normal ? O que dizem os nossos "universitários" ?

Galera,

:dance: Resolvido o problema da Chiadeira no PX e no Toca-fitas ! ! !

:smile: Chegaram os cabos supressivos (8mm FCR, encomendados na ZEZO4X4) que estava aguardando, instalei e pronto. Ficou uma maravilha. Ale'm de nenhum dos aparelhos chiarem mais o motor ainda mudou o barulho, parece mais redondo.:mrgreen:

:discordo: Não tive problema nenhum de adaptação, como havia sido dito no tópico. Foi só tirar os velhos e colocar os novos. Existe o compatível com Willys.

:lol: Agora é só felicidade ! ! !

rctorrezam
06/04/2008, 13:10
Julinot,

Os cabos antigos realmente estavam péssimos. Eram muito velhos, os pretos convencionais, com os "plugs" da vela já meio derretidos e contatos meio oxidados.

Lógico que cabo novo melhora o rendimento do motor e neste caso os cabos são de muito melhor qualidade, pois além de supressivos, estão novos, são de 8mm e silicone.

Só quis ressaltar esta melhora, pois a troca dos cabos, além de resolver o problema da chiadeira, melhorou a performance da viatura, o que justifica o preço.

Até

Julinot
06/04/2008, 19:49
RC... acho que vou encomendar esses cabos também.
Assim quando tiver um som a bordo não correrei risco de interferências.
Outra coisa que coloquei mas ainda não testei porque o CJ está na oficina ainda, foi a ignição eletrônica - uma que um certo Nilto vende no Mercado Livre. Vejo que o teu CJ é bem parecido com o meu: motor, caixa e ignicão. Os meus diferenciais são 43/8, e os pneus são de 31". Fugindo um pouco do tema desse tópico... diga-me, por favor: qual é a relação do steus diferenciais ? E o que você tem a dizer sobre a força do teu CJ - principalmente se as relações forem 43/8, com esse spneus de 33" ? Pergunto isto porque coloquei pneus 31" apenas e sinto o conjunto ainda muito reduzido, fazendo com que a velocidades um pouquinho mais altas o giro fique muito alto também, exigindo em minh aopinião um esforço desnecessário do velho motor. Apesar dos meus pneus serem novinhos, estou pensando em trocar por pneus com 33" ou até 35".

rctorrezam
06/04/2008, 21:14
A relação do meu é DANA 44/9 com pneus 33', anda muito bem na estrada (a "velocidade de cruzeiro" ideal é 75Km/h) e não tenho o que reclamar da força nas rampas. Na estrada o chato é o barulho dos pneus, mas barulho para jeep é o que não falta.

Lucas Nassif
17/05/2008, 20:13
Galera,

comprei cabos novos na Donatti. São os 8mm da Finaparts, supressivos.

Eles chegaram hoje. Após instalá-los, instalei a antena do rádio.

Liguei o rádio com o motor desligado. Funcionou normal. Liguei o rádio com motor ligado, funcionou normal!! Até aí tudo bem...

Porém, quando acelero o Jeep, o rádio tá chiando. MAS, É APENAS QUANDO O FIO POSITIVO DA ANTENA ESTÁ LIGADO. Se eu desligar a antena (e colocar numa radio local, onde pega bem), não há interferencia.

O que pode ser agora?

Osvaldo Minutti
17/05/2008, 20:33
Manda fazer uma geral no alternador provavelmente as escovas ou o rotor deve esta com problema

turboroe
17/05/2008, 20:34
Cabo + velas supressivos vao acabar com o ruido, mas vão diminuir bastante o poder da ignição.

Uma vela resistiva diminui umas 10 vezes a corrente da ignição, e os cabos também.

O ideal seria usar tudo direto, sem resistência nenhuma... mas isso gera ruido no rádio e interferência em aparelhos eletrônicos (injeção eletronica).
O outro ideal seria usar filtros em todos os circuitos eletronicos do carro, mas as interferências da ignição direta geralmente atrapalham tudo em volta do carro (podem até tontear uma injeção eletrônica de um carro parado ao lado), por isso as montadoras usam resistivos.

Se o motor ficou melhor com os cabos resistivos é pq os cabos velhos estavam dando fuga. Cabos vagabundos tipo os da marflex dão muita fuga e o carro fica uma bosta mesmo. Só serve pra carros com platinado, que trabalham com tensões bem mais baixas do q ignição eletrõnica.

Lucas Nassif
17/05/2008, 20:38
O meu tava com de PVC e chiava em qualquer rotação.

Agora só chia quando a antena tá ligada. (e acelera, pq na marcha lenta tá normal)

Cacá
17/05/2008, 20:55
Opa, beleza Lucas? Onde está instalada a antena?

[s]

Lucas Nassif
17/05/2008, 21:00
Opa, beleza Lucas? Onde está instalada a antena?

[s]

Detalhe na foto, Cacá!

Essa antena tem 3 fios se nao me engano. 1 é negativo, outro positivo e o outro é o que vai no rádio. Depois confiro lá.

Mas é o positivo que tá dando biziu! :parede:

Cacá
17/05/2008, 21:36
Detalhe na foto, Cacá!

Essa antena tem 3 fios se nao me engano. 1 é negativo, outro positivo e o outro é o que vai no rádio. Depois confiro lá.

Mas é o positivo que tá dando biziu! :parede:

Esse positivo liga junto com o Radio? Vc disse que é um TKR, ele nao tem chaveamento pra ligar a antena, então deve haver alguma chave que liga ela. Tem? Essa antena é chata mesmo, Lucas :parede:

[s]

Lucas Nassif
17/05/2008, 21:55
Esse positivo liga junto com o Radio? Vc disse que é um TKR, ele nao tem chaveamento pra ligar a antena, então deve haver alguma chave que liga ela. Tem? Essa antena é chata mesmo, Lucas :parede:

[s]

Cacá, devido a um problema com o TKR que estava me enxendo o saco, ele foi retirado do Jeep.

Agora tá com um CD player que era da antiga S10 do meu pai!

Bom, que eu saiba o positivo liga junto com o rádio...ou nao??

De elétrica eu nao sou mto bom nao.

Cacá
17/05/2008, 23:28
Lucas, é assim:

A antena é alimentada, ou seja, vai um positivo nela (vc viu se tem um led vermelhinho qu acende?). Entao ela tem que ter um liga-desliga. No caso do CD player, um pouco :mrgreen: mais moderno que o TKR, existe um fio que aciona a antena elétrica. É esse fio que funciona como liga-desliga da antena. Então, entrando na antena vc deve ter: 1 fio quente (+) e um frio (-) além do fio do interruptor liga-desliga. Aí, da antena, sai o cabo pra fincá no tocadô. O fato é: essa antena é alimentada, portanto, a fonte de ruído é o booster da menina. Com uma antena comum (telescópica) vc provavelmente nao terá interferências. Ja experimentou usar um cabo de antena comum, só o cabo mesmo? Espeta ele no CD e fixa no quadro pra testar. :concordo:

GIOVANNI LUIS
18/05/2008, 05:11
O sistema de iguinicao gera em todo o seu percurso campos magneticos q interferem. Eu sugiro vc pegar os cabos de alimentacao desse teu radio, e transsar um outro cabo de expessura nao muito grande,(1 mm) e fazer um aterramento desse mesmo cabo.
ou vc trocar esses teus cabos do radio, por outros conhecidos como "cabos Coaxiais", que trabalha com o mesmo principio do que a primeira opcao. Tenho certeza q com uma das duas alternativas o teu problema sera solucionado.
Selva!!!

Lucas Nassif
18/05/2008, 11:33
Ja experimentou usar um cabo de antena comum, só o cabo mesmo? Espeta ele no CD e fixa no quadro pra testar. :concordo:

Como faz isso?? :pensativo:

Eu estou querendo comprar uma antena telescópica mesmo. Essa que tenho é muito chata!! :parede:

Lucas Nassif
18/05/2008, 11:39
Eu sugiro vc pegar os cabos de alimentacao desse teu radio, e transsar um outro cabo de expessura nao muito grande,(1 mm) e fazer um aterramento desse mesmo cabo.

Opa, beleza. Vou fazer isso mais tarde!! (pq agora a bateria tá zerada!! :mrgreen:)

HENRY TAIA
21/07/2009, 19:55
Meu px tava funciona perfeito, mas agora quando ligo o farol (xenon) ou ar condicionado fica chiando muito!!! pelo que li no tópico, vou ter que colocar supressor de ruido no farol e ar condicionado???
grato

Marcelo Cunha
22/07/2009, 09:38
Meu px tava funciona perfeito, mas agora quando ligo o farol (xenon) ou ar condicionado fica chiando muito!!! pelo que li no tópico, vou ter que colocar supressor de ruido no farol e ar condicionado???
grato

Talvez dê para usar no próprio rádio, conversa com um eletrecista.