Ver Versão Completa : como tirar a cola do adeviso
leobnaval
13/01/2008, 12:53
Pessoal não estou conseguindo retirar a cola do adesivo da minha L200 eles pegavam as duas laterais, de preferência que não afete a pintura, ja passei:
removedor
querosene diluído com água 50%
gasolina
diesel
álcool de carro
cera limpadora
todos estes sem nenhum resultado expressivo, utilizando pano e esfregando bastante com as mãos.
álcool de uso doméstico (este foi o único que retirou mas é muito difícil)
dos que me indicaram só falta testar a massa pérola nº2 e a cristalização ou mandar para alguma oficina de pintura retirar, mas vai ficar caro.
Então quem ja passou por isto ou sabe alguma técnica ou produto eu agradeço.
segue algumas fotos.
Abraços
enio chagas
13/01/2008, 13:11
Você teria que descobrir qual o solvente dessa cola, mas é bem provável que ele seja agressivo à pintura. Acetona, por exemplo, ia deixar uma linda mancha branca no lugar do adesivo.
Se não sair com massa de polir nº 2, é melhor mesmo mandar num profissional.
Cuidado aí com a massa. Ela tem abrasivos e solventes. Se forçar muito a barra, pode estragar a pintura.
Abraço.
shimomoto
13/01/2008, 13:38
Pessoal não estou conseguindo retirar a cola do adesivo da minha L200 eles pegavam as duas laterais, de preferência que não afete a pintura, ja passei:
removedor
querosene diluído com água 50%
gasolina
diesel
álcool de carro
cera limpadora
todos estes sem nenhum resultado expressivo, utilizando pano e esfregando bastante com as mãos.
álcool de uso doméstico (este foi o único que retirou mas é muito difícil)
dos que me indicaram só falta testar a massa pérola nº2 e a cristalização ou mandar para alguma oficina de pintura retirar, mas vai ficar caro.
Então quem ja passou por isto ou sabe alguma técnica ou produto eu agradeço.
segue algumas fotos.
Abraços
Leobnaval;
Benzina. É meio complicado achar, mas em casa de produtos para artezanato, com alguma sorte dá para achar. Em relojoarias, também é possivel, visto tratar-se de um produto controlado. Ele remove a cola sem maiores esforços.
Álcool Isopropilico (ou álcool de limpar máquina de xerox) dá pra tirar também cola de vidro. Mas confesso que não conheco os efeitos dele na pintura.
Um abraço
Gigantin Samurai
13/01/2008, 13:50
Já tentou wd40?
Eu já retirei a cola de alguns adesivos com esse produto.
:concordo:
leobnaval
13/01/2008, 14:13
Enio, Shimomoto e Gigantin
agradeço as dicas e ainda não tentei com nenhum que vocês citaram, nem pensei no wd40.
amanhã ou depois destarei.
Se alguém tiver algum que ja testou e obteve bons resultados sem danos a pintura, passa a receita!
Abraços
RABUGENTO
13/01/2008, 14:35
Com certeza absoluta você conseguirá retirar todos os tipos de adesivos com um produto da 3M chamado 3M CITRUS LIMPANTE.
Em poucos segundos tira toda graxa, cola ou outro tipo de sujeira.
Custa entre 15 e 20 reais uma lata aerosol de 300ml. Rende bastante.
Pode ser encontrado em casas que comercializam tintas.
Composição do produto: D-limoneno, monooleato de polietileno glicol, éter metílico de dipropileno glicol, propano e butano.
Basta espreiar, esperar 30 segundos e passar um pano úmido. Sai TUDO. Apanhei muito antes de conhecer esse produto.
NÃO É CORROSIVO!
beechmaster
13/01/2008, 19:02
WD40 deve resolver.
RABUGENTO
13/01/2008, 19:23
Concordo que WD 40 até pode resolver, mas é oleoso.
WD 40 serve pra tudo :)
Alexandre F
13/01/2008, 20:40
Secador de cabelo e um pano macio e seco!
Com certeza absoluta você conseguirá retirar todos os tipos de adesivos com um produto da 3M chamado 3M CITRUS LIMPANTE.
Em poucos segundos tira toda graxa, cola ou outro tipo de sujeira.
Custa entre 15 e 20 reais uma lata aerosol de 300ml. Rende bastante.
Pode ser encontrado em casas que comercializam tintas.
Composição do produto: D-limoneno, monooleato de polietileno glicol, éter metílico de dipropileno glicol, propano e butano.
Basta espreiar, esperar 30 segundos e passar um pano úmido. Sai TUDO. Apanhei muito antes de conhecer esse produto.
NÃO É CORROSIVO!
Valeu pela dica! Vou comprar "a criança para testar"...hehehe.
Já tinha ouvido a história do WD40. Segundo dizem, funciona....mas eu nunca testei.
Abçs
D.K.
leobnaval
14/01/2008, 09:52
Secador de cabelo e um pano macio e seco!
usei secador de cabelo e uma régua para começar a retirar o adesivo mas a cola acho que não sai não, o calor até amolece mais só com pano não sai.
Obrigado pela dica já pensei nisto antes secador mais algum produto!!
Abraços
leobnaval
14/01/2008, 09:57
seu fala acho que vocês vão achar até estrranho mas nunca usei wd40, vou comprar e testar com ele, a partir de agora não vou ficar sem um tubo de wd40.
preço médio alguém sabe pelo que eu lembro é baratinho, né
Abraços
RABUGENTO
14/01/2008, 10:29
Compre o WD40 mas compre também o tira grude de base cítrica da 3M que é mais rápido.
Tenho certeza ABSOLUTA que não vai se arrepender. É mais um produto para termos sempre à mão em casa.
borracha tb tira...... :concordo:
a 3m tem um disco de borracha q usado com "politriz" tira cola de adesivos..
abs
RABUGENTO
14/01/2008, 11:12
borracha tb tira...... :concordo:
a 3m tem um disco de borracha q usado com "politriz" tira cola de adesivos..
abs
Pode ter certeza que o aerosol é bem mais prático e não causa dano algum à pintura.
tulio pessoa
14/01/2008, 16:10
segundo o manual deve-se usar querosene
Walter L. L. Casitta
14/01/2008, 18:15
segundo o manual deve-se usar querosene
Eu também sempre usei querosene. Não ataca a pintura e não deixa manchas...
leobnaval
14/01/2008, 19:12
mas querosene pura?
Abraços
Walter L. L. Casitta
14/01/2008, 20:17
mas querosene pura?
Abraços
Querosene pura! Em alguns casos também usei um cartão de crédito velho pra raspar a cola...
leobnaval
14/01/2008, 20:50
é que eu vi meu primo passando querosene para tirar a cola do adesivo e a lataria ficou esbranquiçada (o carro é preto).
DieselPower
14/01/2008, 23:55
Tenta usar um soprador (aquele usado para aplicação de insul film), ele aquece até mil e tantos graus.... Não tem cola que resista...
9998hiro
15/01/2008, 00:29
em carros que nao possuem um bom verniz sobre a pintura, realmente a querosene, gasolina ou diesel, vao manchar a pintura.
mas se for a pintura original do seu carro, fique tranquilo q nao terá problemas.
o spray da 3M realmente tb é muito bom!!!
o WD funciona as vezes.
abraços, boa sorte e poste os resultado!!!
Hiroshi
Edintruder
15/01/2008, 10:41
Eu uso massa de polir.
Se usar um soprador vai ficar na lata!!!
DieselPower
15/01/2008, 11:39
Edintruder, já retirei vários adesivos utilizando um soprador e nunca manchou não...
Inclusive, para retirar adesivos originais, só foi possivel com o soprador. É claro que não devemos deixar muito tempo, apenas esquenta um pouco e tira a cola, esquenta mais um pouco e tira mais cola e assim por diante....
leobnaval
15/01/2008, 11:40
ja vi pessoal retirando tinta com soprador ela esquenta e a pintura vai formando bolhas e descascando eu não arrisco, no máximo secador de cabelo.
Testei o digamos WD40, por que meu pai comprou mas não fala nada de WD40 só diz que é lubrificante, desingripante, etc.
a composição é: óleos minerais, butano, propano e solventes alifáticos.
passei o wd40 e vim com o pano em seguida esfregando bastante não adiantou muito depois testei em outro local aplicando o wd40 e esperando uns 30s melhorou mas não sai mesmo assim, daí passei o wd40 esperei e passei pano com querosene pura e passei borracha (destas escolares, mesmo) aí sim começou a sair mais da um trabalho, tudo isso pra tirar a cola de um pedacinho de 10x5cm.
um amigo me disse para deixar o carro no sol e passar querosene pura, mas não sei se adianta aqui últimamente só chove.
acho que vou de massa nº2 e spray da 3M.
um cara de uma loja disse que a massa tira mas tem que utilizar uma politriz.
OBS. o adesivo era original dela, portanto estava lá a 13 anos.
Abraços
DieselPower
15/01/2008, 11:49
Leobnaval, fique atento, pois como o adesivo estava lá, como você disse, a 13 anos, pode ser que aconteça uma leve diferença de coloração entre a lata exposta ao sol e a que estava sob o adesivo...
Boa sorte...
RABUGENTO
15/01/2008, 12:30
Tente usar o spray antes da massa...
MARCELO VITARA SUBMARINO
15/01/2008, 12:35
Concordo que WD 40 até pode resolver, mas é oleoso.
WD 40 serve pra tudo :)
Rabugento,
WD40 não é oleoso, inclusive já passei no vidro do meu jipe para evitar embaçamento. Tem um topico aqui que fala sobre WD40. E tira mesmo a cola.
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31500
Abs
MARCELO VITARA SUBMARINO
15/01/2008, 12:49
Está lá postado no link WD 40.
"Depois de tantas tentativas em tirar cola de adesivos sem estragar a pintura, e todas sem sucesso, hoje ao lavar o jeep experimentei o WD40 e foi um sucesso.
A técnica: aplicar o WD diretamente sobre a cola, cobrindo-a toda, esperar alguns segundos e esfregar com um pano, sai facinho, recomendo!"
beechmaster
23/01/2008, 18:47
E aí, Leobnaval?
Resolveu seu causo? Conseguiu tirar a cola?
Bons vôos.
Edintruder
23/01/2008, 20:58
Se a pintura for com verniz, tenta passar um pano úmido comThinner. O úmido é apenas úmido praticamente só com cheiro. Se passar um pano molhado com thinner vai marcar o verniz.
Marco Aurélio R Guimarães
23/01/2008, 21:08
A maioria dos produtos citados são agressivos à pintura. Pode até ser que resolvam, mas podem atacar a pintura. A dica do secador de cabelos foi boa. O calor derrete a cola e o pano vai limpando. Tente também água quente, Já fiz isso e saiu legal. Mas, o mais importante, é a paciência. Muita paciência...
Walter L. L. Casitta
23/01/2008, 21:15
Fiz um teste com o WD40 na pintura e funcionou muito bem mesmo.
davilsantos
24/01/2008, 02:10
eu so uso o WD40, ja faz uns 2 anos. nunca me deu problema com pintura. participo de bastantes campeonatos de rally e passeios com patrocionios, e não uso os adesivos apos o evento.
leobnaval
25/01/2008, 18:49
o wd 40 que testei aqui não retirou (acho que não é o original wd 40) mas a massa pérola Nº2 consegui retirar a cola só que é bem difícil tem que esfregar bastante e aja braço e depois passei cera convencional ficou brilhando isto em só um pedacinho que testei, se olhar bem da pra ver a diferença da onde tinha o adesivo e onde não tinha afinal faziam 13 anos.
to meu sem tempo mas semana que vem vou testar esquentando pra ver se sai mais fácil e acho que vou comprar o spray da 3M, ainda não procurei.
mas a massa pérola Nº 2, me salvou, mesmo que demore foi até agora o único produto que consegui retirar a cola.
acho que vou tirando um poquinho por dia, e pedir ajuda para meu pai e meu irmão!
depois posto fotos dela sem a cola, hehehe e do antes (com o adesivo) e depois (sem adesivo)
abraços
RABUGENTO
26/01/2008, 08:28
lebnaval,
Essa massa nr 2(eu não conheço) não irá tirar a tinta junto? É massa polidora?
Tenho certeza que voce resolverá com o produto da 3M. Encontra em todas as lijas que vendem tinta. Voce vai se admirar o que ele faz e, não tira a tinta. Use como recomendado na lata.
Não sou acionista nem funcionário da 3M. Mas os produtos deles são muito bons, Pena que são caros :(
sergio l200 triton
26/01/2008, 11:52
quer a solucao? simples use coca-cola...
acreditem vcs ou nao coca cola eh o melhor removedor para cola de adesivos ...basta jogar a coca deixar uns2 minutos depois passar um pano.. claro tem q esfregar...
agora nao me pergunte informacoes cientificas para provar isso q nao tenho a minima ideia... sei q tira....
leobnaval
26/01/2008, 15:09
É massa polidora ela tem como se fosse uma areia e por isso retira uma fina camada do verniz se usa sempre pode ser que danifique a pintura, mas como a pintura é original e nunca recebeu nada (estava coberta com o adesivo) não tive problemas mas vicou uns risquinhos que saiu após passar a cera convencional.
Realmente a 3M tem produtos exelentes o preço de alguns é um pouquinho caro de outros realmente valem o que custam.
Abraços