Ver Versão Completa : Problema Ranger 3.0 Reduzida
Pessoal estou precisando de uma ajuda pois meu irmão tem uma Ranger 3.0 2005 e de vez em quando a reduzida do carro dele não entra. Hoje foi um dia a reduzida não entrou, quando chegamos em casa desligamos o cabo da bateria e religamos ai testamos e a reduzida entrou normalmente. Por favor gostaria de saber o porque disso e o que pode ser!!!
Pequeno jr
12/01/2008, 22:50
Smyle ... como diria jack, vamos por partes:
1 - A Reduzida funcionava antes? Vc faz o procedimento correto ao ligar a reduzida pé no freio e embreagem juntos e espera 5 seconds no máximo até engatar?
2- Se funcionava, qual o terreno que vc trafega com reduzida? Dunas? Lamaçais?
3- Como era teu uso e pos uso? Vazia alguma manutenção ou limpeza do teu veículo?
4- Ja houve alguma mexida no motor da tração da sua RAnger?
5- a Quanto tempo vc está com a RAnger??
Vai respondendo essas perguntas iniciais e bora vendo o que pode ser.
1.A Reduzida funcionava sim agora fazia uns 2 meses que eu não usei, e estou fazendo este procedimento como diz no manual e não dá certo
2. Só pela praia mesmo
3.Comprei o veiculo faz uns 4 meses ando muito pouco na praia fui só umas duas vezes depois dessa duas vezes mandei fazer a revisão dela na autorizada ford aqui de fortaleza. E quando chego da praia mando jogar agua por baixo.
4.Não nunca foi mexido só se o antigo dono mexeu mais o carro só esta com 40.000 km foi feita todas revisões de acordo com o manual esta tudo direitinho as datas batem eu sou o 2º dono dela.
5. 4 meses o carro é de novembro de 2005
rogeriomasih
13/01/2008, 09:53
oi,
dá uma conferida nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33888
Conforme mensagem a seguir, relato um problema similar que tive com a minha e a solução para o mesmo.
Te enviei uma MP com o meu celular. Dá uma ligada que trocamos uma idéia sobre como foi resolvido o problema. O teu caso pode ser parecido e posso ir com vc na oficina que fez o serviço.
rogeriomasih
13/01/2008, 09:54
A minha estava com o seguinte problema:
ao acionar o botão, acontecia a mudança para a 4x4 HI ou LOW e o respectivo retorno para a 4X2, mas o painel demorava a acusar a mudança ou mesmo não acusava.
Levei no mecânico e ele identificou que o problema era em uma peça interna do motor, um disco de cerâmica com os contatos elétricos. É esse disco que transmite o sinal da chave seletora para o motor e devolve para as luzes indicadoras do painel.
Devia ter batido uma fotos...:oops:
O disco estava solto e o mecânico colou. Por azar, acabou colando na posição errada e o problema não foi resolvido. Quando tentamos descolar o disco quebrou...:parede:
Por sorte conseguimos outro, já colado tb, em uma sucata. Por enquanto está funcionando perfeitamente. :dance:
Espero que continue assim por muito tempo...:grin:
Edintruder
13/01/2008, 10:35
O módulo de controle é meio lerdo na resposta, então tenta sempre acionar o 4x4 hi primeiro e depois que acender a luz do painel é que passa para a reduzida. Para desligar também. O acionamento dessa forma é sempre mais rápido, cerca de 2 segundos para engatar e 4 segundos para desengatar.
Acho que não ficou bem claro o meu problema.
O acionamento do 4x4High está perfeito.
O acionamento do 4x4Low, não funciona, faço o procedimento de acordo com o manual, pisando no freio e na embreagem, veículo parado, etc.
Aconteceu um fato inusitado, verificando os fusíveis, na busca de solucionar o problema, desliguei o cabo (+) da bateria para poder verificar o porta fusivel no compartimento do motor. Não encontrei nada de errado, coloquei o cabo na bateria, e tentei novamente o engate do 4x4 Low, não é que funcionou perfeitamente.:dance:
Fique intrigado com esse fato, qual será a verdadeira causa do problema???? Será que ele voltará a não funcionar?:parede:
rogeriomasih
13/01/2008, 17:23
Era exatamente isso que estava acontecendo comigo, só que, no meu caso, a low não desengatava.
guiga garrido
14/01/2008, 22:27
Rapaz,
as vezes só engatando a ré! voce da um rezinha de leve, depois pisa no freio e embreagem e engata. ou então man, pode ir ver essa sua chave de acionamento que deve ser algo na parte eletrica.
abraços
Pequeno jr
15/01/2008, 07:59
Rogerio, o seu caso foi aquele que tirou os cabos e viu algo solto no motor de tração??
rapaz, até hj quase 4 anos com a Ranger so tivemos uma vez problema com esse motor da tração logo qdo compramos ela. Descobrimos que o antigo dono nunca havia usado o mesmo. Depois que colocamos um zerado, de lá para ca nunca houve problema algum... so alegria.
rogeriomasih
15/01/2008, 21:20
Tirei os cabos somente para aplicar um limpador de contatos, na esperança que resolvesse o problema. Verifiquei que estava tudo bem vedado e que o problema não era lá.
Somente após desmontar o mecânico descobriu o problema do disco de contato solto.
Walmiro carlos
11/03/2010, 18:26
Boa tarde colegas estava dando um espiada nos problemas de ranger e encontrei um igual ao meu. Eu tb tenho uma ranger 4x4 3.0 zerada carro que nunca vi um barro e eu como gosto que tudo funcione fui testar a minha no sítio e fiquei triste pois o 4x4 H engata perfeitamente mas o reduzido nem com reza. Desmontei o motorzinho da tração e tudo esta novo testei na bancada e funcionou as duas funções perfeitamente, verifiquei os fuzíveis e tudo estava ok, e nada de engrenar o 4x4 reduzido, então verifiquei o tal módulo gem , desconectei-o passei um limpa contato e montei. Surpresa!!! começou a funcionar, fiquei feliz, mas foi por pouco tempo, dois dias depois não funcionou mais. Resumindo ele funcionou pq eu qdo desconectei o plug acabei interrompendo a alimentação do móduloe qdo pluguei voltou a funcionar temporariamente. Testei o botão e esta tudo ok, mas parece que o módulo não armazena os dados referente ao 4x4L . Observação se eu tirar o cabo positivo da bateria e religar tudo volta a funcionar. Colega o meu problema é igual ao do seu irmão. Será que vou ter que acabar comprando um módulo gem ou um motorzinho? ou o problema não é nenhum desses? Tambem estou precisando de ajuda, se acaso encontrar por favor me da um toque pois estou ficando quase louco ja com esse problema, espero resolver sem precisar procurar a consecionária , pois lá com certeza resolverão pois troca todas as peças possíveis aí acaba funcionando, duro é o arrombo no bolso. Abraço!
Pequeno jr
11/03/2010, 18:49
Walmiro, o grande problema das Rangers 4x4 é que o pessoal não segue o que manda no manual que é utulizar a tração mensalmente por até 50 metros em H e 20 metros em Low.
Na concessionária aonde vou, o pessoal lá fala até mais. Tração deve ser usada a cada 15 dias da forma que menciono acima.
Agora que ano é a sua RAnger? Ela ainda não está na garantia? Se sim, não tem dessa de bolso, pois é dever deles arrumarem.
Quando você diz tirar o cabo da bateria, você só o retira e na hora o põem de volta? Se sim, faça outra coisa. Retire, espere algumas horas e ponha-o de volta.
rogeriomasih
11/03/2010, 23:22
Vc conferiu o sensor de embreagem?
Pequeno jr
12/03/2010, 09:56
Bem lembrado Rogerio.
Também estou com o mesmo problema. Minha ranger é 2005 com 44.000 km sempre que aciono o 4x4 hi funciona normal, quando passo pra low não funciona. Vou fazer o teste retirando o cabo da bateria pra vê se funciona. Funcionava perfeitamente ai comprei o dvd é andei desmontando a frente (talvez seja pura coincidência) ai não funcionou +. Já testei o botão e esta funcionando perfeitamente. Até por que pelo que vi no circuito da chave o 4x4 hi e low são acionados por apenas dois fios. Este dois fios desliga e liga o 4x4 hi e low através de 3 resistores em paralelo que fazem a diferença de Ohms. Resumindo: Se o fios estivesse partido ou contato mal feito não funcionava nem hi nem low.
abraço!
Guilherme A. Araújo
02/11/2010, 03:26
Também estou com o mesmo problema. Minha ranger é 2005 com 44.000 km sempre que aciono o 4x4 hi funciona normal, quando passo pra low não funciona. Vou fazer o teste retirando o cabo da bateria pra vê se funciona. Funcionava perfeitamente ai comprei o dvd é andei desmontando a frente (talvez seja pura coincidência) ai não funcionou +. Já testei o botão e esta funcionando perfeitamente. Até por que pelo que vi no circuito da chave o 4x4 hi e low são acionados por apenas dois fios. Este dois fios desliga e liga o 4x4 hi e low através de 3 resistores em paralelo que fazem a diferença de Ohms. Resumindo: Se o fios estivesse partido ou contato mal feito não funcionava nem hi nem low.
abraço!
Como desmontou varias vezes o painel, esperimente dar mais pressao nos encaixes dos fios, pode ser q ele esteja com algum mal contato, experimente ligar a low com o carro desligado, somente a chave ligada pra ver, depois siga para os sensores, do pedal de freio e da embreagem.
Como desmontou varias vezes o painel, esperimente dar mais pressao nos encaixes dos fios, pode ser q ele esteja com algum mal contato, experimente ligar a low com o carro desligado, somente a chave ligada pra ver, depois siga para os sensores, do pedal de freio e da embreagem. Guilherme, resolvi o problema retirando o cabo da bateria e esperando uma hora, até agora esta funcionando!.
abraço!
rogeriomasih
03/11/2010, 01:24
Fala, Dual.
anda sumido, hein companheiro?
cara, a minha estava com este problema e era somente o sensor de embreagem. Se o teu problema voltar, me liga que verificamos este componente.
abraços.
Fala, Dual.
anda sumido, hein companheiro?
cara, a minha estava com este problema e era somente o sensor de embreagem. Se o teu problema voltar, me liga que verificamos este componente.
abraços. Fala Rogerio, Pois é companheiro andava sumido mais estou de volta.:dance::dance:
Blz se o problema voltar te aviso!
Está tudo bem com vc?
Vai brincar sábado nas dunas?
abraço!