PDA

Ver Versão Completa : Solução Trava planetária (diferencial)

Dimmy
12/01/2008, 12:28
o Pessoal estou postando as fotos , da substituição da trava da planetaria (diferencial), do fusca/brasilia.

Quem coloco a porca no lugar da trava disse q fica muito bom ,,e não tem mais problemas com o diferencial.
Estou enviando tambem,foto do bloqueio de diferencial q vou colocar em um Baja,
alguem ja usou esse tipo de bloqueio???

ate
abraços

Quílvio Talvani
12/01/2008, 13:24
Ola tudo bem.
Uma pergunta, este sistema também pode ser usado nas caixa de kombi?

GabrielSchutz
14/01/2008, 13:27
Ola tenho este bloqueio em minha gaiola, tabem fiz esta porca no lugar da trava ficou muito bom, quanto ao bloqueio cuidado na hora de vc apertar as planetarias, se vc apertar de mais na hora que vc adar vai rocar tudo e se vc deixar frouxo nao vai funcionar tem que apertar ate ela ficar com uma pequena folga, na minha tive que desmontar o cambio umas 3 vezes ate acerter o ponto ideal mas acho que ainda ficou um pouco solto, e tive que soldar as porcas para elas nao soltarem

qualquer coisa vc me fala

Dimmy
14/01/2008, 19:01
Ola tudo bem.
Uma pergunta, este sistema também pode ser usado nas caixa de kombi?

O Bloqueio de diferencial sim,,
o sistema de porca pra susbstituir a trava .nao ,.,pois o cambio da kombi nao tem essa trava ,.,.e outro sistema q não da problema.,.
esse sistema so pra combio de fusca/brasilia. mesmo.

Dimmy
14/01/2008, 19:05
Ola tenho este bloqueio em minha gaiola, tabem fiz esta porca no lugar da trava ficou muito bom, quanto ao bloqueio cuidado na hora de vc apertar as planetarias, se vc apertar de mais na hora que vc adar vai rocar tudo e se vc deixar frouxo nao vai funcionar tem que apertar ate ela ficar com uma pequena folga, na minha tive que desmontar o cambio umas 3 vezes ate acerter o ponto ideal mas acho que ainda ficou um pouco solto, e tive que soldar as porcas para elas nao soltarem

Gabriel.
Não teve mais problemas ,,quando coloco a porca??
Quanto ao bloqueio , o mecanico q faz aqui na minha cidade ,,tambem faz pra carro turbo, entao ele sabe a regulagem e ja me esplico sobre isso. Obrigado.
Mas tenho outro duvida quanto ao bloqueio..
nas curvas a gaiola nao sai muito de frente,(fica ruin pra fazer curvas) ???

aguardo ,
abraços

Flávio Cadore
14/01/2008, 21:06
Como é feito este esquema? seria um eixo com um furo para passar o pino original e com rosca nas pontas? tem alguma mola para dar pressão nas planetárias ou é só na porca?
Tá ficando bom este Fórum!!!

GabrielSchutz
15/01/2008, 12:44
DIMMY,depois que coloquei a porca no lugar da trava, nunca mais tive problema, so uma vez que quebrou a ponta de eixo mas isto e outro problema.
Quanto aou bloqueio n#ao tive problemas na hora de dirigir na verdade nem percebi a diferenca, mas na trilha ficou muito bom, e este sitema ja reforca as planetarias sendo mais dificil de quebrar.

FLAVIO CADORE o esquema e exatamente como vc descreveu, o que aperta as planetarias e apenas as porcas, mesmo por que as molas n#ao caberiam dentro da caixa do fusca ou brasilia, ja tinha pensei nisto.

Dimmy
15/01/2008, 18:03
DIMMY,depois que coloquei a porca no lugar da trava, nunca mais tive problema, so uma vez que quebrou a ponta de eixo mas isto e outro problema.
Quanto aou bloqueio n#ao tive problemas na hora de dirigir na verdade nem percebi a diferenca, mas na trilha ficou muito bom, e este sitema ja reforca as planetarias sendo mais dificil de quebrar.

FLAVIO CADORE o esquema e exatamente como vc descreveu, o que aperta as planetarias e apenas as porcas, mesmo por que as molas n#ao caberiam dentro da caixa do fusca ou brasilia, ja tinha pensei nisto.

Gabriel
muito obrigado ..
vou colocar a a porca e bloqueio mesmo.
mas uma pergunta .
Seu motor é AP ??
no barro entao fica muito bom o bloqueio. as duas rodas tracionam bem???

ate
abraços

Flávio Cadore
15/01/2008, 20:24
BLZ Gabriel, na primeira oportunidade vou fazer uma para colocar na minha.

GabrielSchutz
16/01/2008, 09:11
Aminha esta com motor a ar 1700cc, mas meu colega tem uma com motor de opala 4cilindros, tabem muito bom
No barro como em pedras soltas ele tracina muito bem e faz tempo que n#ao quebra nada na parte de cambio da minha gaiola

Vale apena por o bloqueio e a porca tambem

Dimmy
16/01/2008, 18:26
Gabriel .
muito obrigado ,
vou colocar bloqueio e porca tambem,

vlws pela ajuda
ate abraços

Flávio Cadore
16/01/2008, 18:44
Gabriel, tem um tal de "plastiprene" que é usado na indústria como mola de extração, se parece com uma borracha e tem várias durezas. E é o seguinte, eu fiz um teste, peguei um parafuso, uma bolacha de metal e apertei com o plastiprene e com 1,5 mm de aperto travou a bolacha. Se tiver espaço para colocar dentro do diferencial acho que funciona melhor do que só na porca.

GabrielSchutz
17/01/2008, 12:30
Flavio Cadore,
Acho que se colocasse uma peça dessa com de + ou - 5mm até daria certo, mas teria que tomar coidado par não dar muita pressão por que ai roçaria toda a caixa satelite. O sistema temque trabalhar com uma folga se não não funciona.

A ideia é boa, só precisa um corajoso para fazer o teste.

Falow

marciojeep
26/02/2008, 23:04
onde posso conseguir um bloqueio desses e o valor

marciojeep
26/02/2008, 23:38
o Pessoal estou postando as fotos , da substituição da trava da planetaria (diferencial), do fusca/brasilia.

Quem coloco a porca no lugar da trava disse q fica muito bom ,,e não tem mais problemas com o diferencial.

ate
abraços
onde acho um bloqueio desses para meu baja

Flávio Cadore
26/02/2008, 23:44
Este tipo de bloqueio pode ser feito por um torneiro mecânico...eu já ví no Mercado Livre um cara oferecendo montado no diferencial por 200,00

bajeiro do sul
12/11/2008, 16:35
Amigos do forum
Tinha no meu baja este bloqueio que se refere o Dimmy , porca para dar aperto nas planetárias. Funciona muito bem nas trilhas é o bicho. O que acontece é que com o tempo as porcas vão ficando frouxas, mesmo soldadas, e vai dando a impressão que o bloqueio ja não é tão eficiente, conforme falou o Gabriel, parece que esta meio frouxo, e esta mesmo. Depois de certo tempo tinha de tirar e reapertar ai ficava bom um tempo. depois voltava a reapertar. bem apertado fica muito bom, mas volta e meia tem de se ficar dando ajustes. Tirei tudo e mandei soldar tudo com a mig, ai não tive mais problemas
um abrço a todos

fag.online
12/11/2008, 17:00
Caro Bajeiro.
Achas que terei problemas com o meu bloqueio?
olha as fotos abaixo, são fotos diradas dele antes de colocar na caixa.
www.market.com.br/fagner/Bloqueio1.JPG
www.market.com.br/fagner/Bloqueio2.JPG
Abracos

bajeiro do sul
13/11/2008, 14:15
Caro Bajeiro.
Achas que terei problemas com o meu bloqueio?
olha as fotos abaixo, são fotos diradas dele antes de colocar na caixa.
www.market.com.br/fagner/Bloqueio1.JPG
www.market.com.br/fagner/Bloqueio2.JPG
Abracos
Amigo Fag

Como eu falei, o sistema funciona muito bem, e vc não deve ter problemas. o que pode acontecer é com o uso o sistema afrouxar um pouco e perder um pouco o bloqueio, nada que vai te deixar na estrada. depois vc retira denovo o bloqueio e aperta um pouquinho que fica bom, não danifica o sistema, apenas tem de ir ajustando com o tempo, de resto é 10

fontana
14/11/2008, 13:08

ate
abraços

acabei de postar em outro topico sobre esse mesmo assunto.......
montei esse sistema de 4 satelites no meu diferencial do Maverick, mas deixei as satelites encostando no pino pra travar, e coloquei arruelas de aço bem finas, assim não fica apertando dente contra dente como esse da ultima foto.....
e atras das satelites uma volta de mola de plato pra servir como arruela de pressão, loctite e pino elastico pra travar a porca.......
se alguem quiser ver tenho fotos, mando por emeio e se alguem quiser postar as fotos aqui.....

fag.online
14/11/2008, 13:52
Se puder mandar pra fag.online@gmail.com
Abracos

zoega
14/11/2008, 19:42
Eu fiz isso na minha também... Já estou a um bom tempo com o bloqueio e com as travas de rosca sem problemas...

Flávio Cadore
14/11/2008, 20:36
Acabei de fazer um para colocar na minha gaiola com caixa de Passat, depois vou fazer um desenho e vou colocar aqui para todos que precisarem, serve para caixa quatro marchas de Gol, Passat, etc...é capaz de servir para a caixa de cinco marchas também.

BRUNO CARRIJO
15/11/2008, 19:49
Aminha esta com motor a ar 1700cc, mas meu colega tem uma com motor de opala 4cilindros, tabem muito bom
No barro como em pedras soltas ele tracina muito bem e faz tempo que n#ao quebra nada na parte de cambio da minha gaiola

Vale apena por o bloqueio e a porca tambem

AMIGO, ME CONTA MAIS SOBRE ESTA GAIOLA COM MOTOR OPALA 4cc.
ONDE ARRUMOU A FLANGE? PRESTOU? ELE ESTÁ SATISFEITO? NÁ SUA OPINIÃO É MELHOR QUE MOTOR AP VW?

luizmacgyver
18/11/2008, 19:57
fala aí FAG, caso recebas as fotos do Fontana, poste aqui para que possamos ver , caso ele não se oponha , mas me parece que está liberado.
Grande abraço

Flávio Cadore
19/11/2008, 20:56
Estas são as fotos do bloqueio que eu fiz, depois eu vou fazer um desenho e vou postar aqui também. Eu vou usar uma arruela de plastiprene para travar as satélites.

luizmacgyver
19/11/2008, 21:03
Fala Flavião, ficou show essa sua trava,ela é para a caixa de passat , não ? Qual é a espessura dessa arroela de plastiprene ?
Parabéns acabe de montar a caixa e veja se a coisa ficou tão boa quanto a aparência.
Grande abraço

Flávio Cadore
19/11/2008, 23:06
Fala Mcgyver, o bloqueio é para caixa de Passat mas para as outras é bem parecido, se não igual.
Eu deixei um espaço de 5 mm e eu fiz a arruela de 5.5 mm e ela já trava a satélite. Este plastiprene que eu tenho é de dureza alta ( se não me engano é 90), eu fiz outras arruelas com 7 mm e vou fazer mais duas com 6 mm.

luizmacgyver
20/11/2008, 10:51
Beleza Flavio, se depois puder comentar qual medida você preferiu seria de grande valia, pelo menos pra mim que sou um ignorante mecânico.hahahaha

Forte abraço

Flávio Cadore
24/11/2008, 22:26
Pessoal, conforme prometido, aí está o desenho do bloqueio que eu fiz...é para caixa 4 marchas mas pode servir para outras também, bastando para isto verificar a medida de 25 mm e o comprimento total. A medida de 25 corresponde ao espaço entre as planetárias.
Dentro do diferencial tem duas arruelas que prendem as planetárias com o eixo que prende as homocinéticas... estas arruelas deverão ser diminuídas para poder entrar o novo pino (bloqueio).

jurusbaldo
26/11/2008, 17:13
Amigos,

Com minha pouca experiência, não acredito que o plastiprene irá funcionar, lembrem-se que plastiprene é um polimero que vai estar imerso em óleo. Existem polimeros inertes ao óleo, plastiprene é um deles?

Tenho uma idéia de melhoria para esse bloqueio apresentado aqui. Ainda não testei, ainda nem terminei minha gaiola, mas a idéia ainda vou testar.

Ela consiste em ao invés de colocar a porca apertando contra os dentes pra criar o atrito e formar o bloqueio, usar algo meio parecido com o que um cara fez. Ele colocou arruelas calçando a planetária no rebaixo do eixo de modo que o atrito era formado entre a planetária e o eixo, e não entre a planetária e a satélite.

Bem, agora minha ideia que ainda não disse.... Ela é baseada em usar algo similar a arruela pois já pensava nisso de não ter a planetária atritanto os dentes da satélite e o ajuste seria feito ainda pela porca mas compensando com uma ou mais molas tipo prato. Com isso teremos um sistema que não mais se desajustará com o tempo devido o desgaste com a porca e ainda assim cumprirá suas funçoes de bloqueio.

Um abraço a todos e se alguém resolver testar antes de mim me avisem.

Diego Calvi

diego.calvi@gmail.com

Flávio Cadore
26/11/2008, 21:56
Vou mergulhar o plastiprene no óleo para ver o que acontece...
Eu acho que o atrito causado pelas molas prato não será suficiente para ajudar a travar...o plastiprene vou testar no final do ano, teste as molas que eu testo o plastiprene!

cko_kogler
01/12/2008, 19:15
Ola amigos eu uso assim na minha com muita preção fico 100% bloqueado já uso faz uns 10 meses e nunca mais quebro com pneu 255 75 15 biscoito, abraço a todos

zoega
01/12/2008, 20:39
Ola amigos eu uso assim na minha com muita preção fico 100% bloqueado já uso faz uns 10 meses e nunca mais quebro com pneu 255 75 15 biscoito, abraço a todos

100% e faz curva? Tem que ter uma preção FDP pra deixar 100% hein...

JEFFERSON BAUER
02/12/2008, 22:18
ai pessoal estou com problema de quebra no diferencial, uso motor ap caixa do fusca com relação do 1300 e pneu biscoito 16.
é o segundo diferencial que quebro, as travas pulam fora, será que as porcas vão resolver meu problemas? Ou meus pneus estão muito grandes.

Flávio Cadore
03/12/2008, 00:15
Vc fez aquela rosca que reforça o diferencial?

JEFFERSON BAUER
04/12/2008, 23:44
Vc fez aquela rosca que reforça o diferencial?
Ainda não, só gostaria de saber se realmente vale a pena antes de mandar fazer ok

JEFFERSON BAUER
04/12/2008, 23:57
Existe outra maneira de reforçar sem colocar a caixa da kombi ou da variant ll?

JEFFERSON BAUER
05/12/2008, 00:02
Flavio! e se junto com a trava eu desbastar um pouco as bordas da ponta de eixo que ficam forçando e fazem a trava escapar? será possivel?

Flávio Cadore
05/12/2008, 00:46
Jefferson, nisso eu não vou poder te ajudar porque eu não conheço a fundo a caixa do Fusca.

JEFFERSON BAUER
05/12/2008, 18:21
Desmontei minha caixa hoje para ver o que quebrou na ultima trilha e agora não escapou a trava mais das satelites sobraram só 3 dentes o que posso fazer será que são meus pneus grandes ?

Flávio Cadore
05/12/2008, 20:41
Pneus grandes + pé pesado = quebra

JEFFERSON BAUER
05/12/2008, 23:46
flavio! já decidi, vou fazer a roscas no lugar das travas e vou diminuir os pneu para 15

JEFFERSON BAUER
07/12/2008, 22:56
Alguem Sabe Que Marca Seria Melhor Eu Adquirir Na Compra Das Satelites E Planetarias Do Fusca Uma Vez Que A Vw Não Fornece Mais?

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2009, 22:28
alguem tem um esquema de como montar um bloqueio seletivo para o diferencial do fusca?

nilaraujo
07/07/2009, 07:27
e aí Flávio, o plastirene funcionou bem????

Vou mergulhar o plastiprene no óleo para ver o que acontece...
Eu acho que o atrito causado pelas molas prato não será suficiente para ajudar a travar...o plastiprene vou testar no final do ano, teste as molas que eu testo o plastiprene!

Marcio samuca
07/07/2009, 09:53
Estas são as fotos do bloqueio que eu fiz, depois eu vou fazer um desenho e vou postar aqui também. Eu vou usar uma arruela de plastiprene para travar as satélites.

E ai flavio, como ficou o funcionamento do blqueio que vc desenvolvel:?::?::?:, estas planetarias que vc postou sao iguais as que tem dentro da caixa de satelete:?::?::?:

GAIOLA TORK 31X10,5X15
07/07/2009, 09:55
flavio! Já decidi, vou fazer a roscas no lugar das travas e vou diminuir os pneu para 15
opa jefferson blz , entao cara eu ando de tork 31 x 10,5 x 15 e nunca tive problema de quebra no cambio , nada de nada .
Entao o problema acho que nao é o diametro do pneu , oque poderia ser é que como ultilizamos peças muito usadas a sua pode estar com problema , por tanto tempo de uso . jÁ fiz umas observaçoes aqui no forum que minha caixa é de brasilia nao sei se é mais resistente mas nunca tive problema com caixa pode ser que a da brasilia seja melhor , sacou !

silvera
07/07/2009, 23:55
Boa noite pessoal,
alguem sabe me dizer como se faz pra diferenciar a caixa do 1200 pro 1300 esternamente, sem desmontar.

Denilson Maçaneiro
08/07/2009, 12:32
Fala pessoal...
andei pesquisando o preço da caixa com as reduçoes de roda da kombi e achei em um ferro velho pelo preço de 400 reais, porém, o cara me disse que um dos eixos está com problemas e tem arrumar ai ele faz por 300 reais.
E ai será que vale a pena? o preço está bom?

Marcio samuca
08/07/2009, 13:52
Fala pessoal...
andei pesquisando o preço da caixa com as reduçoes de roda da kombi e achei em um ferro velho pelo preço de 400 reais, porém, o cara me disse que um dos eixos está com problemas e tem arrumar ai ele faz por 300 reais.
E ai será que vale a pena? o preço está bom?

Aqui em BH achei a caixa + as reduçoes + facão da kombi = a 250, mais ai vai da região.(mais eu ja vi falar que estas reduções não presta, isto confere:?::?::?:)

fag.online
08/07/2009, 14:34
Amigo Samuca, na minha modesta opinião, quem te falou isso é porque deve ter procurado e não achado ou provavelmente utilizou um conjunto que já estava detonado.
Aqui na minha região, muitos gaioleiros estão procurando as reduções de ponta de eixo com as homocinéticas ou cruzetas da kombi antiga, pelo dois simples motivos de que,
- uma redução é excelente para trilhas pesadas
- a suspensão IRS com homocinéticas ou cruzetas é possível erguer muito do chão.

Ou seja, terminando minha opnião, eu colocaria de olhos fechados, é claro que, desde que esteja um conjunto em boas condições.
Abracos

Marcio samuca
08/07/2009, 14:57
Amigo Samuca, na minha modesta opinião, quem te falou isso é porque deve ter procurado e não achado ou provavelmente utilizou um conjunto que já estava detonado.
Aqui na minha região, muitos gaioleiros estão procurando as reduções de ponta de eixo com as homocinéticas ou cruzetas da kombi antiga, pelo dois simples motivos de que,
- a suspensão IRS com homocinéticas ou cruzetas é possível erguer muito do chão.

Ou seja, terminando minha opnião, eu colocaria de olhos fechados, é claro que, desde que esteja um conjunto em boas condições.
Abracos

O bairro onde moro e muito conhecido pelos ferro velho (desmanche de carros usados) que tem, deve ter mais ou menos uns 50, eu ja achei umas 7 ou 8 kombi com redução de ponta de eixo, e os preços são os mesmos, eles dão o preço da cx de marcha, pois as reduções firam sucatas pois ninguem compra aquilo, so nos (gaioleiros loucos), mais eu vou amadurecer a ideia de colocar uma redução na ponta de eixo com a caixa bloqueada, vc ja vendeu seu bloqueio:?::?::?:

fag.online
08/07/2009, 15:14
Cara, ve quanto eles querem por umas 4 reduções desas... de-repente vou fazer uns rolo ae, rssss

O bloqueio já foi sim... agora tá sobrando o chassi:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99573534-chassi-de-fusca-para-gaiola-caixa-1500-revisada-doc-_JM
e o motor de arranque:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99447435-motor-arranque-partida-golf-gaiola-fusca-com-motor-ap-_JM
Abracos

Marcio samuca
08/07/2009, 15:27
Cara, ve quanto eles querem por umas 4 reduções desas... de-repente vou fazer uns rolo ae, rssss

O bloqueio já foi sim... agora tá sobrando o chassi:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99573534-chassi-de-fusca-para-gaiola-caixa-1500-revisada-doc-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99573534-chassi-de-fusca-para-gaiola-caixa-1500-revisada-doc-_JM)
e o motor de arranque:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99447435-motor-arranque-partida-golf-gaiola-fusca-com-motor-ap-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99447435-motor-arranque-partida-golf-gaiola-fusca-com-motor-ap-_JM)
Abracos

Blz, vou olhar o preço so das reduções e depois te falo.

cRiPpLe_rOoStEr
09/07/2009, 13:36
bom mesmo seria achar uma caixa daquelas kombis que ja saíram com bloqueio, mas aí é mosca branca dos olhos azuis... de repente até serviria para copiar o esquema do bloqueio e fazer para vender e até adaptar nas irs...

EduardoXL
11/07/2009, 17:05

Abracos

Na cx de redução o semi eixo entra na parte de cima da redução e a ponta de eixo fica na parte de baixo, só isso já da quase 15 cm de altura na suspensão, sem mexer nada na regulagem do facão, pergunto pra voces, é necessário colocar uma segunda barra pra dar estabilidade no conjunto que nem na foto do chassis?
To querendo levantar um fusca e to achando que na traseira o mais fácil é colocar essas cx reduzidas, semi eixos, com capas será que dá pra colocar esses semi eixos no cambio do fusca?

Denilson Maçaneiro
13/07/2009, 12:47
Na cx de redução o semi eixo entra na parte de cima da redução e a ponta de eixo fica na parte de baixo, só isso já da quase 15 cm de altura na suspensão, sem mexer nada na regulagem do facão, pergunto pra voces, é necessário colocar uma segunda barra pra dar estabilidade no conjunto que nem na foto do chassis?
To querendo levantar um fusca e to achando que na traseira o mais fácil é colocar essas cx reduzidas, semi eixos, com capas será que dá pra colocar esses semi eixos no cambio do fusca?

Eduardo, eu num entendo muito mas parece que não é possivel apenas colocar os eixos pq a roda irá girar ao contrério ou seja vc teria 4 marchas pra tráz e 1 pra fernte. E parece que a caixa da Kombi já é modificada para inverter isso.

Não sei se é possivel mexer na caixa do fuca para fazer isso se alguém souber por favor nos informem...

Tb estou querendo colocar essa redução mas num acho aqui...

nilaraujo
10/08/2009, 21:41
o pessoal estou postando as fotos , da substituição da trava da planetaria (diferencial), do fusca/brasilia.

Estou enviando tambem,foto do bloqueio de diferencial q vou colocar em um baja,

Ate
abraços

dimmy, qual a ordem das roscas? Qual lado usa a rosca pra direita e qual deve ter a rosca pra esquerda??

Abraço

nil

MICHAEL BERNARDO TESKE
24/05/2010, 14:19
dimmy, qual a ordem das roscas? Qual lado usa a rosca pra direita e qual deve ter a rosca pra esquerda??

Abraço

nil

Boa tarde pessoal, fiz esta rosca no diferencial da minha gaiola, mas tive problemas com a mesma, não consegui sair da oficina, testei antes de colocar as rodas, a gaiola estava em cima do cavalete, funcionou legal, mas depois de umas testadas ( fazer ela trabalhar ), começou a fazer um barulho, o mesmo barulho que faz quando solta a trava. Resumindo abri a caixa e para surpresa a porca do lado esquerdo estava solta e com a rosca do diferencial estourada ( da porca está 100% ), aí veio minha dúvida, como o Nil mencionou acima, qual a ordem das roscas ??? isto eu não observei, a minha dúvida é se a rosca estourou porque a porca soltou, pelo fato de não ter observado sentido da rotação ??? talvez peça mal torneada ou montei errado mesmo, quando mandei o torneiro fazer a rosca, pedi para ele considerar que iria o calço ( contando que deixei o calço aí coloquei a porca), é assim mesmo ??? tem que apertar bem a porca ????
Se alguem puder me ajudar agradeço muito

abraços

mali9ski
29/05/2010, 00:16
flavio! já decidi, vou fazer a roscas no lugar das travas e vou diminuir os pneu para 15

coisa que faz quebrar as satelites e que quando pesa a trava sede um pouco e afasta as panetarias e ai pega na ponta dos dentes e ai quebra com as rosca alem de não saltar as travas não deixa as panetarias se afastarem e dificilmente quebra as planetarias tem gente que solda as travas mas ai a solda trabalha não salta as travas mas quebra as satelites

MICHAEL BERNARDO TESKE
29/06/2010, 12:36
Nilaraujo, boa tarde, no meu diferencial a rosca que soltou foi a do lado do carona (com a caixa colocada na gaiola), eu acabei fazendo rosca igual dos dois lados, não tinha observado este detalhe. Mas mesmo tendo rosca esquerda e direita, me corrige se eu estiver errado, quando eu andar de ré, não vai soltar a outro lado ??????
Estou com a ideia de manter a rosca igual dos dois lados, colocar a porca de aço no lugar, levar ao torneiro e fazer um furo na carcaça do diferencial e na porca. Para colocar um parafuso sextavado interno 3/16 x 3/16 para travar a porca. Em conversa com o torneiro que faço serviço, ele achou uma boa ideia. Se alguem tiver alguma sugestão, desde já agradeço.
Abraços
Michael

mali9ski
29/06/2010, 15:13
Nilaraujo, boa tarde, no meu diferencial a rosca que soltou foi a do lado do carona (com a caixa colocada na gaiola), eu acabei fazendo rosca igual dos dois lados, não tinha observado este detalhe. Mas mesmo tendo rosca esquerda e direita, me corrige se eu estiver errado, quando eu andar de ré, não vai soltar a outro lado ??????
Estou com a ideia de manter a rosca igual dos dois lados, colocar a porca de aço no lugar, levar ao torneiro e fazer um furo na carcaça do diferencial e na porca. Para colocar um parafuso sextavado interno 3/16 x 3/16 para travar a porca. Em conversa com o torneiro que faço serviço, ele achou uma boa ideia. Se alguem tiver alguma sugestão, desde já agradeço.
Abraços
Michael

ola amigo eu tenho essas roscas e a minha as duas são direita mas eu fiz dois furos no lado onde vai o rolamento e travei com um arame de eletrodo mesmo fiz pra ele não entra muito firme (pra conceguir tirar no futuro) e fiz o furo pra não passa pro outro lado da porca dai coloquei o arame travando dois por porca e como o rolamento vai encima de onde eu fiz o furo segura ele e nao sai nunca mais

MICHAEL BERNARDO TESKE
30/06/2010, 12:30
mali9ski, boa tarde, isso aí, vc fez bem mais simples do que eu imaginava, valeu pela dica. Tira uma dúvida minha, vc manteve o calço interno (tem o anel elastico mas antes vai um calço ) ???? a porca vc apertou bem ou deixou uma pequena folga.
Na minha eu deixei a mesma folga como se fosse com anel elastico, é correto ???
valeuuu pela sua atenção

abraços

bajeiro do sul
30/06/2010, 13:44
Gabriel
muito obrigado ..
vou colocar a a porca e bloqueio mesmo.
mas uma pergunta .
Seu motor é AP ??
no barro entao fica muito bom o bloqueio. as duas rodas tracionam bem???

ate
abraços
Amigos
Usei muito este sistema de bloqueio da foto, mas com o tempo e a fadiga dos materiais, aquela regulagem da folga das planetarias acaba ficando muito flouxa com o uso e o bloqueio acaba ficando prejudicado, fica bom, mas tem de sempre estar verificando a regulagem destas folgas. Por fim no meu baja motor ap 1.8, soldei as planetarias e agora faço trilhas com diferencial 100% bloqueado todo o tempo, ficou um pouco mais dificel de dirigir, mas nada que um pouco de costume não endireite

abraços

bajeiro

mali9ski
01/07/2010, 17:43
mali9ski, boa tarde, isso aí, vc fez bem mais simples do que eu imaginava, valeu pela dica. Tira uma dúvida minha, vc manteve o calço interno (tem o anel elastico mas antes vai um calço ) ???? a porca vc apertou bem ou deixou uma pequena folga.
Na minha eu deixei a mesma folga como se fosse com anel elastico, é correto ???
valeuuu pela sua atenção

abraços

sim cara aquela arroela de aço com uma orelha deixa, e eu apertei bem e não deixei folga que ajuda a frear um pouco as planetarias

MICHAEL BERNARDO TESKE
02/07/2010, 08:26
mali9ski, vou fazer assim, eu tinha deixado a mesma folga de quando tinha o anel elastico
valeuuu pela dica.
abraços

MICHAEL BERNARDO TESKE
19/07/2010, 12:45
mali9ski, boa tarde, preciso de uma ajuda sua, quando vc fez o bloqueio, vc arrochou as porcas e soldou as mesmas ?????
Mandei fazer as roscas novamente no diferencial da minha, e queria aproveitar para fazer o bloqueio. Se puder me dar umas dicas agradeço muito. abraços

jcaguiargti
19/07/2010, 14:23
Srs com o intuito de travar as roscas coloquei parafusos allen sem cabeça 5mm x 8mm nao pude testar completamente ainda , mas com certeza ali não sai do lugar.... qualquer duvida estamos ai:concordo::concordo::concordo:

http://img833.imageshack.us/img833/3061/n0cafqpz6ycaz9aluccazry.jpg

mali9ski
19/07/2010, 14:47
mali9ski, boa tarde, preciso de uma ajuda sua, quando vc fez o bloqueio, vc arrochou as porcas e soldou as mesmas ?????
Mandei fazer as roscas novamente no diferencial da minha, e queria aproveitar para fazer o bloqueio. Se puder me dar umas dicas agradeço muito. abraços

ola amigo a minha eu não fiz bloqueio porque fiquei com medo que não aguente(tenho o pé pesado)mas os que eu vi os cara passavam loctite trava parafuso e fazian quatro furo na ponta e reitavam com uma marreta

genhero
19/07/2010, 20:16
Srs com o intuito de travar as roscas coloquei parafusos allen sem cabeça 5mm x 8mm nao pude testar completamente ainda , mas com certeza ali não sai do lugar.... qualquer duvida estamos ai:concordo::concordo::concordo:

vc usou esse sistema? o q achou? quanto ao bloqueio ele é eficiente?

MICHAEL BERNARDO TESKE
20/07/2010, 09:08
ola amigo a minha eu não fiz bloqueio porque fiquei com medo que não aguente(tenho o pé pesado)mas os que eu vi os cara passavam loctite trava parafuso e fazian quatro furo na ponta e reitavam com uma marreta

Amigo, tbem estou com essa dúvida, bloqueando será que vai aguentar ??? acho que vou ter que montar o bloqueio e mandar ver, se aguentar fico no lucro, hehehehe

abraços

jcaguiargti
20/07/2010, 09:09
Por enquanto ta sendo eficiente sim.... alguns dizem que com o tempo perde a pressao nas porcas , mas ai vou ver o que faço...

MICHAEL BERNARDO TESKE
20/07/2010, 10:16
Por enquanto ta sendo eficiente sim.... alguns dizem que com o tempo perde a pressao nas porcas , mas ai vou ver o que faço...

Amigo, vou fazer o mesmo, vou bloquear e mandar ver, se tiver que abrir paciencia.

Abraços

Dark
04/01/2011, 15:19
Eu tenho uma gaiola que mandei fazer a rosca, porém eu não tirei a trava, certa vez minha trava pulou para fora por não ter aguentado a força que recebeu, ai colokei travas novas e a porca encostada na trava, mais sem apertar, apenas de coloka a trava e encosta a porca nela, mas não de eskeça de colokar cola de rosca na porca. Minha ta assim a muuito tempo e até hoje nada de peoblemas, só alegria e muita diversão... ALTAMENTE RECOMENDADO. :concordo:

Costella
05/01/2011, 00:59
A minha nao uso essa rosca, soldei tudo pra q as pontas de eixo nao saltem ficou muito bom

mali9ski
05/01/2011, 15:41
A minha nao uso essa rosca, soldei tudo pra q as pontas de eixo nao saltem ficou muito bom

amigo soldar adianta mas

a solda trabalha quando celera ela faz força e cede um pouco e ai os dentes das planetarias pegam mais nas pontas e podem quebra o bom mesmo é as roscas que não cedem

FUKETEIRO
07/04/2011, 23:38
Olá, se vc olhar bem a foto aquelas peças pretas com uma haste presas nos tubos (canelas) dos semi-eixos são amortecedores de carro bem antigo que eram por atrito, olha bem a foto que o sujeito cortou o lugar onde estavam os amortecedores originais, Abraço.

paulosinhorini
07/07/2011, 15:28
boa tarde amigos gaioleiros
estou colocando um motor ap , e ja estou fazendo aquele serviço nas trvas das planetarias, só uma dúvida , ( retira -se a trva e coloca a porca ou coloca a trava e porca ?)

Gomes Pride
02/09/2013, 09:09
Ola, amigos!
Tbm estou cansado dessa trava esse fim de semana foi a ultima vez que a aconteceu isso vou colocar ela rosqueada, tenho algumas duvidas a grana ta curta então eu mesmo vou desmontar a caixa é muito complicado? tem algum la que devo soltar primeiro?
A duvida do Paulo, tbm é a minha mantenho a trava com a porca ou elimino ela e faço uma porca mais larga como na Foto anterior?

:parede: Me ajudem

Gomes Pride
03/09/2013, 07:49
:parede: Galera me ajuda ai alguém sabe como se desmonta o planetário, e se é melhor manter a trava?????

vinijost
03/09/2013, 12:46
:parede: Galera me ajuda ai alguém sabe como se desmonta o planetário, e se é melhor manter a trava?????

da uma olhada nos topicos de caixa por ai que eu tenho um esquema bem explicado. vou ver se acho. vlw

Douglas Souza
03/09/2013, 21:22
mantem a trava, só manda fazer a rosca por cima da trava no torneiro!

Gomes Pride
04/09/2013, 08:38
Obrigado galera! Sábado vou desmontar so espero que o torneiro ñ ranque meu coro, rsrs

jefferson al
10/09/2013, 23:57
Amigo onde eu encontro essa trava na net?obrigado.

vinijost
11/09/2013, 00:05
Amigo onde eu encontro essa trava na net?obrigado.

Cara, no mercado livre os caras vendem um diferencial de fusca bloqueado 80% com as roscas nas pontas para os eixos não saltarem.. então é 2 em 1. e fica 100%

segue link

Blocante Para Cambio Fusca E Similares Sistema De Porca 80% - R$ 295,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500003258-blocante-para-cambio-fusca-e-similares-sistema-de-porca-80-_JM)

Lejose
16/09/2013, 11:55
Boa tarde Vini, Blz ?

Desculpe a ignorância, se eu comprar o blocante 80% ou 100% na net resolve o problema da trava de platernária ?

Abraço

Cara, no mercado livre os caras vendem um diferencial de fusca bloqueado 80% com as roscas nas pontas para os eixos não saltarem.. então é 2 em 1. e fica 100%

segue link

Blocante Para Cambio Fusca E Similares Sistema De Porca 80% - R$ 295,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500003258-blocante-para-cambio-fusca-e-similares-sistema-de-porca-80-_JM)

vinijost
16/09/2013, 13:51
Boa tarde Vini, Blz ?

Desculpe a ignorância, se eu comprar o blocante 80% ou 100% na net resolve o problema da trava de platernária ?

Abraço

sim.. porque os de 80% deste link que postei já vem com as porcas nas pontas..

Valeu!

Lejose
16/09/2013, 14:19
Valeu Vini !

Agora vem a pergunta de 01 milhão de reais ! ! :curtir:

Blocante 80% ou 100% ? (só vou usar o carro em trilhas)

Abraço

sim.. porque os de 80% deste link que postei já vem com as porcas nas pontas..

Valeu!

vinijost
16/09/2013, 14:32
Valeu Vini !

Agora vem a pergunta de 01 milhão de reais ! ! :curtir:

Blocante 80% ou 100% ? (só vou usar o carro em trilhas)

Abraço

usa o de 80%.. fica bem melhor de fazer curvas.. e vai funcionar igual o 100% na hora de acelerar..

valeu

Lejose
16/09/2013, 17:32
Show Vini, Valeu !

Vou fechar o 80% ! 240,00 Dilmas ! - Blocante Para Fusca - R$ 240,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-503742527-blocante-para-fusca-_JM)

Abraço

usa o de 80%.. fica bem melhor de fazer curvas.. e vai funcionar igual o 100% na hora de acelerar..

valeu

vinijost
17/09/2013, 00:52
Show Vini, Valeu !

Vou fechar o 80% ! 240,00 Dilmas ! - Blocante Para Fusca - R$ 240,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-503742527-blocante-para-fusca-_JM)

Abraço

perguntou para o vendedor se este dele é igual o da foto anunciada? porque na foto tem as porcas com roscas nas pontas onde sai os eixos.. valeu.

Lejose
23/09/2013, 12:59
perguntou para o vendedor se este dele é igual o da foto anunciada? porque na foto tem as porcas com roscas nas pontas onde sai os eixos.. valeu.

Respondeu só agora !

Falou que é igual e tem tratamento anti ferrugem micromatizado.
Enfim, vou fechar dia 30 e falo como ficou !

Abs

vinijost
24/09/2013, 00:23
Respondeu só agora !

Falou que é igual e tem tratamento anti ferrugem micromatizado.
Enfim, vou fechar dia 30 e falo como ficou !

Abs

Ok.. boa escolha..

Gomes Pride
28/09/2013, 20:13
Galerinha, desmontei o cambio para fazer as roscas e tive uma péssima surpresa os dentes das engrenagens satélites estão gastas e a planetária da esquerda esta meio dura travando acho que por por isso que teve os desgastes e quebra das pontas dos dentes das satélites,
Por que sera esta travando a planetária? tive dando um olhada essas engrenagens são bem caras, ñ sei se invisto nisso minha vontade era comprar um cambio com homocinética mas a grana ta curta de opiniões por favor.
E como faço para desmontá las?
Sera que elas aguentam mais um pouco?

432904432905

Douglas Souza
29/09/2013, 19:51
Galerinha, desmontei o cambio para fazer as roscas e tive uma péssima surpresa os dentes das engrenagens satélites estão gastas e a planetária da esquerda esta meio dura travando acho que por por isso que teve os desgastes e quebra das pontas dos dentes das satélites,
Por que sera esta travando a planetária? tive dando um olhada essas engrenagens são bem caras, ñ sei se invisto nisso minha vontade era comprar um cambio com homocinética mas a grana ta curta de opiniões por favor.
E como faço para desmontá las?
Sera que elas aguentam mais um pouco?

432904432905
Desmontei o meu cambio depois de 2 anos com rosca, e por surpresa não tinha nada de desgaste, tudo intacto. O seu cambio vc mantia sempre o nível do óleo em todas as trilhas?

Gomes Pride
29/09/2013, 21:01
Em toda trilha ñ mas mantia sempre o nivel do oleo, sempre soltava a trava ja troquei os anéis elástico duas vezes.

vinijost
30/09/2013, 08:59
Em toda trilha ñ mas mantia sempre o nivel do oleo, sempre soltava a trava ja troquei os anéis elástico duas vezes.

Cara, nas vezes que escapou a chaveta deve ter afastado a planetaria do eixo para fora e deve ter ficado pegando so a ponta dos dentes, por isso que desgastou..

não é tão caro.. coloca umas usadinhas boas.. valeu!!

Gomes Pride
30/09/2013, 11:50
Realmente Vini deve ter acontecido isso mesmo, que que o planetário ta meio travado por causa dos cavacos que se soltaram?
Tai mais uma duvida ñ tem perigo desse cavacos terem ido para as engrenagens das marchas?

vinijost
01/10/2013, 09:22
Realmente Vini deve ter acontecido isso mesmo, que que o planetário ta meio travado por causa dos cavacos que se soltaram?
Tai mais uma duvida ñ tem perigo desse cavacos terem ido para as engrenagens das marchas?

com o óleo, as peças soltas vão para a parte do diferencial. nem te extressa.

VanderleiCruz
03/10/2013, 17:07
Bom pessoal aqui na minha cidade ja coloquei em mais de 10 gaiolas a trava da tampa da 5ª marcha do santana, substituindo a trava original da cx. de satelite do fusca. Já aconteceu de tudo menos soltar a trava. Essa trava encontra-se com facilidade em retifica de cx. de marcha

ferrugento
03/10/2013, 22:50
O pessoal estava trabalhando, e pensando nesse negocio do diferencial, q a porcas com o tempo ela se solta pq tem atrito direto ali entre a porca e a satélite, ai me veio uma ideia assim, sabe aquelas esferas de bicicleta, aquelas feriazinhas pequenininhas essa aki 433638

ai tipo pega a porca do blocante e leva num torneiro e pede para ele fazer uma canaleta na porca para colocar elas tipo isso ;433639

ai quando aperta ñ vai ficar ferro com ferro, e si mas esferas ali pressionadas,vai ficar tipo rolamento ali, é só solda a porca e e eu acredito q por um bom tempo ñ vai dar problema,esse negocio de soltar regulagem ai ficaria aki as esferas ;433640 ai oq o pessoal acha da minha ideia ????

ferrugento
03/10/2013, 22:52
433641 tipo assim, ali em preto é um afundado a (canaleta) na onde ficaria as esferas !!!

Douglas Souza
03/10/2013, 22:58
433641 tipo assim, ali em preto é um afundado a (canaleta) na onde ficaria as esferas !!!
Interessante a idéia ferrugento...

vinijost
03/10/2013, 23:38
Interessante a idéia ferrugento...

Muita viagem.. hahaha.. imagina o puta servico.. fazer furos na porca.. haha.. é mais facil fazer uma aruela de prastiplene (é assim).. haha ;)

Alex Gambiara
04/10/2013, 10:42
mas pelo que eu entendi, nao se faz furos na polca.... se faz uma canaleta pras esferas correr dentro.. aqueles pontinhos vermelhos seriam as esferas, sei la, eu acho que funfa.. pq dai nao vai forçar a polca, nao forçando a polca, ela nao da problema

ferrugento
04/10/2013, 19:04
aki pessoal, mais um pouco explicativo ;433736

Gomes Pride
05/10/2013, 19:15
Uma pergunta galera, comprei uma nova caixa de satelite completa, mas a gaiola visualmente é um pouco diferente da que eu tinha, os numeros de dentes do satélite com os planetários são os mesmos, teria algum problema nisso?

juniorMG
11/04/2020, 21:18

Boa noite. Poderia passar mais detalhes do ajuste das porcas? Já quebrei 2 caixa em 2 trilhas. Queria saber como é este sistema