PDA

Ver Versão Completa : como trocar embuchamento do pitman?

ricleite
11/01/2008, 20:52
Estava verificando as férias da direção do meu jeep 66 cj5 e percebi que a principal folga está neste local. Ao movimentar a direção existe um jogo entre o pitman e a bucha, o que causa atraso na movimentação do restante do sistema de direção. comprei aquela bucha de aço e pretendo trocá-la eu mesmo, porém gostaria de ajuda de como proceder. Já ouvi dizer que `as vezes é necessário embuchar com bronze o anel do braço?
Aceitando sugestões....
Ricardo

Estou militarizando meu jeep, vendo towbar, hi - lift original, ver seção de acessórios do site rolo4x4.com.br.

Cacá
11/01/2008, 21:21
Estava verificando as férias da direção do meu jeep 66 cj5 e percebi que a principal folga está neste local. Ao movimentar a direção existe um jogo entre o pitman e a bucha, o que causa atraso na movimentação do restante do sistema de direção. comprei aquela bucha de aço e pretendo trocá-la eu mesmo, porém gostaria de ajuda de como proceder. Já ouvi dizer que `as vezes é necessário embuchar com bronze o anel do braço?
Aceitando sugestões....
Ricardo

Estou militarizando meu jeep, vendo towbar, hi - lift original, ver seção de acessórios do site rolo4x4.com.br.

Qual bucha do Pitman? Não seria a bucha no braço "L" que une as duas barras? Pitman, salvo engano, é o braço que sai da caixa de direção.

:concordo:

edgar
11/01/2008, 21:40
seria os itens 13 e 16 que voce fala?

O pitman entra proximo a peça 37 ! não aparece neste desenho

No caso dos itens 13 e 16 da para substituir por rolamentos...fica 1000 vezes melhor.

no caso das peças 41 e 34, é possivel desmontar, lavar, limpar, verificar, exsite um kit de peças de reposição e montar bem ajustado, ajuda muuuito !

ricleite
11/01/2008, 21:41
É este braço em L mesmo. Achei que este era o tal do pitman. Vivendo e aprendendo.

edgar
11/01/2008, 21:52
Tai Ricleite um monte de opções....vai da ideia de cada um.

Se voce ja comprou a bucha e o parafuso, eles normalmente vem casados e ajustados para trabalhar bem apertadinho. Solte a porca 5, solte o parafuso 8, ali onde esta a porca deste parafuso, tem uma fenda nesta peça que fica rebitada no chassi. bate uma chave de fenda ali para ficar mais facil de soltar o parafusão. Pronto remove a peça 3 (eu conheço como "J"). Leva em alguem que tenha uma prensa, arranca a bucha velha, poe a nova e monta tudo denovo.
A primeira vez que troquei a bucha só saiu com quase 10 ton ! Cuida que ela tem mau habito de pular longe !
Na hora de montar eu firmo o parafusão no lugar com uma leve presão do macaco hidraulico e aperto a porca. Depois aperta o parafuso 8 e pronto, é só mandar graxa