PDA

Ver Versão Completa : PX + "PY" na mesma viatura... Pode?...



Murillus
11/01/2008, 17:29
Estou pensando em colocar um PX e um "PY" na mesma viatura...

Duvidas:

1) Pode?... é legal?
2) Preciso de 2 antenas e etc etc etc... tudo separado?...
3) Um dara interferencia no outro?

[]s

Gouveia
27/01/2008, 20:13
1) Pode?... é legal?


Sim, lembrando que vc precisa ter duas licenças, uma pra a faixa do cidadão e outra pra radio amador.



2) Preciso de 2 antenas e etc etc etc... tudo separado?...

Sim, são duas instalações separadas: dois rádios dois cabos, dois suportes e duas antenas.



3) Um dara interferencia no outro?


Dificlmente, as frequencias são muito diferentes, mas se a instalação não for bem feita, pode ocorrer alguma interferência quando vc estiver transmitindo em algum deles. Portanto instale num lugar "decente"

Abraço

PP5PD
PX5P4004

henrique wamser
30/01/2008, 16:31
olá
procure instalar um rádio não muito perto do outro, ou instale uma caixinha de som do que vc mais usa, mais perto da cabeça, para não confundir pois é muito com escutar no px e responder no outro e vice versa.
depois que se conhece o vhf, ninguem mais quer saber do px.....

mais tem que fazer a provinha e obter o coer e a licença móvel(tipo 6)
abraço

CABEÇA
22/02/2008, 17:26
eu tenho em minha viatura e funciona muito bem.

Guilherme Velloso
27/02/2008, 16:44
Eu tenho os dois instalados no carro, e não sofrem nehum tipo de inteferência entre um e outro, foi instalada uma antena (px) na lateral e outra (py -vhf) em cima no meio do carro na porta traseira.
O importante vc está regularizado junto a ANATEL para não ter problema com a polícia
Falou!!
Guilherme
px4 g2586
pu4 GVD

Alfredo Stavale
27/03/2008, 16:32
vale a pena ter py? eu nao acho px pra vender e lembro que era uma merda quando eu fazia trilha com meu pai, atravessava um morro já era chiadeira, sq alto e nada de transmissão. como é o vhf? é sempre limpo? precisa daquela antenas maria mole? ou um maquena já resolve?

Existe algum radio vhf com preço baixo e que funcione legal? é pra usar só em viagens e trilhas mesmo, não quero me comunicar com marcianos não. recomendam algum?

Guilherme Velloso
27/03/2008, 21:29
vale a pena ter py? eu nao acho px pra vender e lembro que era uma merda quando eu fazia trilha com meu pai, atravessava um morro já era chiadeira, sq alto e nada de transmissão. como é o vhf? é sempre limpo? precisa daquela antenas maria mole? ou um maquena já resolve?

Existe algum radio vhf com preço baixo e que funcione legal? é pra usar só em viagens e trilhas mesmo, não quero me comunicar com marcianos não. recomendam algum?
Alfredo, como já disse anterormente, eu tenho os dois no carro, a diferença de recepção é gritante. O Py (ou VHF é a mesma coisa) tem duas formas de transmissão radio -radio (frequência de transmissão = recepção) chamada simplex, o alcance é muito semelhante ao px e sofre interferência do relevo, e há tb a transmissão radio - repetidora (frequencia de transmissão diferente da recepção) chamada duplex - onde vc fala atrvéz de uma estação mais poderosa que o seu aparelho, e atravéz dos links desta estação vc fala até na .........
Eu faço apoio médico em enduros aqui em Minas, e o PY tem sido de valia para longas distãncias. O problema nas trilhas é que poucas pessoas tem o PY. O custo dele é mais caro (px = r$150,00 - pY= r$ 700,00) e há a necessidade da prova na ANATEL para receber seu indicativo.
Na minha opinião acho que no futura o pY aposentará o pX, principalmente se o custo baixar
Falou!!!
Guilhermehttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.gif

binhocastro
27/03/2008, 22:13
entao.. tb sou da mesma opiniao... muito embora eu ache q o px com bota é a melhor opcao pro off road... pois lhe permite uma excelente trasmissao radio-radio.... com certeza o vhf vai acabar dominando...

hj vc ja compra radios vhfs robustos completos por 400 reais... e a questao da lincensa... bem ou mal.. ja esta ficando de lado... hj ja existem grupos que usam o vhf sem licensa... por exemplo.. alguns clubes de jeep... voadores de glider... asa-delta... e por ai vai...

porem.. por enqto.. quem tem vhf no jeep costuma deixa-lo desligado.. pq o px ainda impera...

Alfredo Stavale
31/03/2008, 18:03
eu tenho um radio px alan 48( acho que ésse o modelo) aqueles de mão. não vo comprar outro então. vo juntar uma grana e partir pra um equipamento mais avançado ja o que o py tem mais vantagens.

obrigado a todos!