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Ver Versão Completa : [AJUDA] Conexao flexivel do oleo BF161



Dic3
11/01/2008, 17:16
Pessoall

Depois do retorno de viajem com o Pépe, apareceu um vazamento de oleo no motor. Procurando o vazamento acabei descobrindo que o mesmo esta na conexao do oleo que sai de baixo do filtro de oleo e vai para o motor (conforme foto abaixo).
Retirei o flexivel para ver se existia algo errado com o mesmo e acabei descobrindo que o mecanico que instalou esse flexivel rosqueou ele "torto" e nao percebendo a besteira atarrachou ele até o fim.

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/bf161.jpg

A rosca infelizmente foi totalmente danificada até porque o material ali é latao e danifica com facilidade. Consultei o manual do mecanico Willys e ja vi que precisarei retirar aquela tampa de metal para refazer a rosca da conexao.

Minha duvida é: O que sera preciso tirar fora (polias, retentores, etc) para remover essa tampa? E quais as juntas que precisarei comprar para depois instalar denovo?

Agradeco a quem puder me auxiliar a resolver essa!

Treme Terra
12/01/2008, 11:19
Para te dar mais espaço para trabalhar:

- Retire o radiador (facil)
- Retire a helice (4 parafusos)
- Retire a polia do virabrequim (na montagem substitua o retentor)
- Retire a capa da engrenagem do comando de valvula (cuidado alguns parafusos tambem fixam o carter)
- O niple onde a mangueira de oleo e rosqueado na capa é substituivel (vc encontra em lojas de conexões).
- A junta vc só vai encontrar junto com o jogo de juntas completo, mas não desespere, compre um pedaço de junta de cortiça similar e recorte uma junta nova.
- Na montagem passe um quantidade razoavel de cola na junta proximo onde é fixado no carter.

Abraços,

Treme Terra
12/01/2008, 11:23
Continuando:

Muito cuidado com o uso de sacadores para retirar a polia, sacadores com parafusos muito comprido podem danificar a capa das engrenagens do comando de valvulas.

abraços

leopoldo
12/01/2008, 13:38
DIC,

se vc puder avaliar uma 2º vez:

a rosca na tampa pode ter ficado intacta e portanto só a rosca do flexível estragou, assim, vc pode roscar um flexível novo.

Ou

além de ter estragado a rosca do flexível houve considerável dano na rosca da conecção na tampa.


Leve em consideração:

esta mangueira não tem pressão de óleo(é só retorno do filtro) portanto, mesmo que o dano na rosca da tampa esteja levemente danifcada, vc pode colocar um flexível novo sem probemas.

Agora, se o seu mecanico rosqueou de arrancar os filetes da conecção na tampa, esteja ciente que a conecção na tampa é soldada.

Dic3
12/01/2008, 19:15
TremeTerra muito obrigado mesmo, tudo ficou mais claro. Gracas a voce agora ja posso sair atras das pecas antes de comecar a fazer o servico, e agradeco pela atencao sobre sacar a polia.

Leopoldo, ja fiz essa segunda verificacao e realmente a rosca da conexao foi-se. Inclusive a rosca do flexivel antigo esta perfeita (bastou retirar os restos dos fios de rosca da conexao, que raiva). Tentei rosquear uma conexao nova e ela nao da aperto, o dano foi extenso.
Pois é percebi que a conexao é soldada, mas é soldada com que material, voce tem ideia?
Ao inves da solda, acredito que possa usar uma conexao rosqueada né?

Bem, a ideia a principio é tentar refazer a rosca com um macho (se houver parede suficiente), senao partirei pra troca mesmo.

leopoldo
12/01/2008, 20:19
solda oxiacetileno
junção brazada

Dic3
14/01/2008, 10:59
solda oxiacetileno
junção brazada
Leopoldo muito obrigado, vou partir para uma conexao rosqueada mesmo usando arroelas de cobre em ambos os lados. Vou comprar as pecas e resolver isso na proxima semana.

Obrigado novamente!