PDA

Ver Versão Completa : Quem usa o niva para trilha?

Páginas : [1] 2

Nivoide
10/01/2008, 00:11
Moçada, to com uma impressáo que a maioria anda com o niva no máximo num passeiozinho de terra....:putz:só neguim querendo deixar original...ar condicionado...encher de badulakes..

Quem enfia o niva na bagasseira mesmo levante a mão?!:dance:

Vamos relatar os fatos ae...com fotos!

m.vinicius
10/01/2008, 09:30
euu! tô digitalizando algumas posto mais depois

Soldier
10/01/2008, 09:44
Moçada, to com uma impressáo que a maioria anda com o niva no máximo num passeiozinho de terra....:putz:só neguim querendo deixar original...ar condicionado...encher de badulakes..

:-( Bão... pelo menos no meu caso, "por enquanto" vc tem razão ... meu Niva nunca viu um barrão mesmo, tipo esses das fotos...:cry: só cascalho, areia e terra... ainda sou "virgem" :oops: de trilha, rsrs! Por pura e simples falta de oportunidade e tempo :parede::!:

Mas um dia eu chego lá:dance::!:

pedrodoniva
10/01/2008, 13:21
no meio do mato,kkkkkkkkkkk
Em barrão mesmo eu já fui, mas tava sem câmera...legal nao?

Rones Jr
10/01/2008, 16:11
Não entendi....eu tb faço umas trilhinhas...mas tenho Ar e DH, pode??? Brincadeiras a parte...confesso: depois da reforma ...só passeios mesmo!

Otávio Luiz
10/01/2008, 16:35
Pô Dilmar, pra trilhar eu tinha o Jeep, agora que vendi e comprei o Niva só faço passeio...:putz:
Esse negócio de trilha é pra quem pode encostar a viatura após a brincadeira e consertar o estrago. O Niva é meu carro de uso diário, se estragar ando de ônibus. E faltava din-din no final do mês.
Na minha opinião, Niva é pra passeio, trilha leve... pra trilha mesmo prefiro viaturas com chassis, tipo Willys, Samurai, Engesa...
Não que Niva não faça trilha. Faz e até passa aonde outros não passam. Mas o preço cobrado é maior pro monobloco.
E também não dá pra por pneuzão, motorzão, etc, com a facilidade dos "enchassizados"...

Fábio Neves
10/01/2008, 16:51
Pô Dilmar, pra trilhar eu tinha o Jeep, agora que vendi e comprei o Niva só faço passeio...:putz:
Esse negócio de trilha é pra quem pode encostar a viatura após a brincadeira e consertar o estrago. O Niva é meu carro de uso diário, se estragar ando de ônibus. E faltava din-din no final do mês.
Na minha opinião, Niva é pra passeio, trilha leve... pra trilha mesmo prefiro viaturas com chassis, tipo Willys, Samurai, Engesa...
Não que Niva não faça trilha. Faz e até passa aonde outros não passam. Mas o preço cobrado é maior pro monobloco.
E também não dá pra por pneuzão, motorzão, etc, com a facilidade dos "enchassizados"...

Concordo plenamente...:palmas:

Só tenho o Niva como carro ou jipe, seja lá o que for, uso ele:
Ir para o trabalho :???:;
Fazer compras no Shopping :oops:;
Carregar material de construção :parede:;
Visitar amigos :dance:;
Fazer novos amigos :concordo:;
Viagens ;);
Trilhas classificadas como leves... :lol:

Na hora que quebrar ninguém além do papai aqui que vai meter a mão no bolso...:discordo:

Pra manter o Niva rodando direitin, sem sustos e sem quebras na noite do RJ, já tá brabo, imagina se eu ficar metendo ele em tudo que é buraco de trilha ou alagados pela frente?

Não que eu não goste da aventura, mas o racional está falando mais forte nesse tempo de obra da casa !!!

Minha próxima empreitada no Niva é:

Colocar um engate, pois estou na fase final de reforma de uma carretinha, pra carregar material de construção, lembra da obra :pensativo:
Colocar as grades do caminhão Volvo, e colocar termotape no escape, pois a patroa tá cozinhando com o calor do Niva no RJ...

Só esse brincadeira completa vão mais de 500,00 reais no total....

Sds

dollis
10/01/2008, 17:15
Nos lugares onde meu Niva gosta de andar, esse barrinho ai fica parecendo poça d'agua.

A entrada da minha casa é assim...

Soldier
10/01/2008, 17:44
O Otávio e o Fábio têm razão... :rolleyes: pelo Niva ser meu único veículo e minha mulher estar "embuchada" tb não posso correr muitos riscos... pelo menos por enquanto :-)

[]s:concordo:

Gigantin Samurai
10/01/2008, 18:28
Esse daqui não tem dó de jogar o Niva na terra.

http://br.youtube.com/watch?v=JQySOi4RLr8:twisted:

Nivoide
10/01/2008, 22:24
Otavio meu camarada, eu só tenho o niva tb! E cuido bem dele, pq senão vou a pé...:pensativo:
Venha ver minha garagem...eu faço toda a manutenção dele sozinho, na garagem do prédio...nada que um cepo e um rabicho de luz nao resolva!:lol:
E ainda, fui na trilha sabadao...ta cheio de barro até agora...minto, choveu e ele deixou quatro montinhos de barro lá no estacio da fábrica...kkkkkkkkkkk:dance:
Outra coisa, se vc sujar a mao, nao vai precisar molhar a mao do mecanico! Só levo onde eu nao consigo fazer mesmo, e pequiso bastante ainda.:roll:
Sabe qtas vezes troquei as coifas, ou seja, desmontei meio niva? Três! Em uma semana eu troquei todo revestimento térmico do bicho...
E por ae vai! Com cem conto eu faço muita cois ano niva, e nao tenho cambis...só aqulea do distibuidor, m as fazia 15 dias que eu tinha comprado ele...kkkk

Pessoal, show de fotos, continuem postando para virar vitrine de niva esse tópico...pode ser no shopping tb...vai...:twisted:

Paulo_CW
11/01/2008, 08:41
Esse cara eu conheço...e a viatura dele tbm....
O Nivoide é totalmente maluco.... faz cada coisa com a viatura q só vendo, o sujeito não tem dó, não tem medo de barro, morro, erosão, ou qualquer coisa q apareça... NÃO TEM MEDO DE SER FELIZ....
Continua assim companheiro...hehehehehehe

m.vinicius
11/01/2008, 09:15
UAI! andar na lama quebra carro?na erosão também? vou dar uma olhada na garagem pra ver se os meus não desmontaram, inclusive as bikes!

MEUS CAMARADAS, TUDO DEPENDE DAQUELA PECINHA QUE VAI ATRÁS DO VOLANTE!

Otávio Luiz
11/01/2008, 09:32
É isso aí Dilmar, quem tem as manhas e mete a mão na graxa tudo fica mais fácil!!!
Agora que descobri que você mora num prédio (como eu) e faz as manutenções na garagem virei seu fã! Só não deixe o síndico do meu prédio saber disso, nem minha esposa, que usa a garagem com nosso (mais dela do que meu) 4x2...
Cada um é cada um (graças a Deus!), continue fazendo trilhas e seja feliz. Quem sabe um dia vou de zeca...
Já tive outro Niva, e este eu enfiava no barro. Gostei tanto de trilha que acabei trocando por um Jeep...:mrgreen:
Minha idéia é viajar muuuito com o SUV de Pobre, pois esta é a finalidade que pretendo dar a viatura, viagens e passeios com a família. De preferência junto a natureza e em lugares que um 4x2 teria maiores dificuldades... já que não posso comprar (e manter) uma Defender 110 vou de SUV de Pobre!!!
Entendeu agora o nome da viatura?!?!?:wink:

PS: antes que me entendam mal; sempre gostei, gosto e continuo gostando do Niva, mesmo se um dia vier a ter uma Defender, ou Camper, ou X5.... assim como já tive Niva, depois Jeep, F75 e agora Niva dinovo...:concordo:

Soldier
11/01/2008, 09:59
MEUS CAMARADAS, TUDO DEPENDE DAQUELA PECINHA QUE VAI ATRÁS DO VOLANTE!

Atrás do voltante:?:
Uai! O que que a chave de seta tem a ver com isso :?: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Antes que me xinguem... brincadeira... brincadeira :lol: :!:

Mas acho que cada um tem a sua prioridade... e que, independente da técnica e da experiência de cada um, quanto maior o esforço maior será a probabilidade de quebra... isso é FATO, e nem o mais experiente dos off roaders pode negar !!

:concordo:

Rones Jr
11/01/2008, 10:22
Botando mais lenha....cara, condições extremas...peças ao extremo....vida útil reduzida! Os números não mentem! Isso com qualquer carro...jeep, land, lada, suzuki...qualquer um. A diferença é q alguns destes resistem mais...q outros, por vários fatores...já terminei trilha (inteiro) onde ficaram uma Land (diferencial) e uma Cherokee (I.E)....e já fiquei parado por uma semi eixo que soltou e o velho entupimento da válvula eletromagnética da marcha lenta!...

Fábio Neves
11/01/2008, 11:10
Manutenção em casa, o que é isso :pensativo:, será que eu sei o que é isso :roll:....Acho que não :oops: heheheeee

Rapaz não sou contra todas as coisas ditas, porém como foi bem respondido, é uma questão de prioridade....

Não vou gerar custo com jipe :putz: se tenho uma casa para construir :D

Mas confesso que muitas vezes sou demasiadamente racional, ou seja, avalio muito uma coisa antes de entrar, como segurança na trilha ou passeio e etc... Pois percebo que tem muita gente viva por misericórdia de DEUS, isso por conta da falta de responsabilidade na trilha, coisas que vão de não utilizar cinto de segurança, bebidas alcooooolicas até falta de previsão correta de tempo de percursos, com almoços que seriam as 12:00, mas que só ocorrem as 18:00, pq alguém calculou errado o tempo, mas isso é outro assunto...

Como já perdi um amigo em trilha, o jipe dele caiu de um barranco e infelizmente ele faleceu, fico pensando direto na segurança!!!

Boa sorte a todos, e muita lama para todos em 2008 :dance:

Paulo_CW
11/01/2008, 11:22
Sou a favor do uso de nossos 4x4 pra ir no mercado... assim se o carrinho de supermercado atolar, podemos engatar a tração e rebocar......

Otávio Luiz
11/01/2008, 12:29
Tem gente que gosta de jipe e não gosta de trilha (ou não quer fazer) .
Tem gente que gosta de trilha e não gosta de jipe. Eu mesmo praticava montanhismo e fiz muita trilha a pé; tem os motoqueiros, gaioleiros, etc...
Não é porque tenho um carro 4x4 que preciso meter ele na lama. Inclusive o Niva não foi feito pra andar na lama, foi feito pra andar na neve.
Se é pra fazer trilha faria o seguinte: compraria um CJ, deixaria só no chassis (reforçado) e iria montando... eixo de Troller 6 furos, SPOA com feixes de Toyota, uma gaiola reforçada, caixa e reduzida de Toyota, motor diesel, pneu 35", direção hidráulica de caminhão, etc...
Como eu já disse antes, cada um é cada um...

Girti
11/01/2008, 13:36
Tem gente que gosta de jipe e não gosta de trilha (ou não quer fazer) .
Tem gente que gosta de trilha e não gosta de jipe. Eu mesmo praticava montanhismo e fiz muita trilha a pé; tem os motoqueiros, gaioleiros, etc...
Não é porque tenho um carro 4x4 que preciso meter ele na lama. Inclusive o Niva não foi feito pra andar na lama, foi feito pra andar na neve.
Se é pra fazer trilha faria o seguinte: compraria um CJ, deixaria só no chassis (reforçado) e iria montando... eixo de Troller 6 furos, SPOA com feixes de Toyota, uma gaiola reforçada, caixa e reduzida de Toyota, motor diesel, pneu 35", direção hidráulica de caminhão, etc...
Como eu já disse antes, cada um é cada um...

Eu estou no mesmo "clube" do Otávio. Sou montanhista, e o Niva é o meio de chegar aos lugares afastados e com péssimas estradas onde faço minhas caminhadas. Antes de comprar meu primeiro Niva, eu vivia destruindo os escapamentos e a suspensão de meus Polaras, devido à sua pouca altura em relação ao solo. Mesmo assim, eu rodava muito por péssimas estradas, e, por diversas vezes, me diverti muito amassando barro com estes valentes carrinhos. Estes problemas acabaram com a compra de meu primeiro Niva, em 94 (e outros problemas começaram! :mrgreen: )

Isto não quer dizer que eu não goste, e muito, de lama :concordo: . Eu gostaria de poder me dar ao luxo de ter dois 4x4, um para passeios e viagens (este eu já tenho! :wink: ), outro apenas para amassar barro. Como, no momento, não posso sequer sonhar com este segundo 4x4 (estou desempregado :( ), preciso cuidar bem do "filho único", para que ele não me deixe na mão em minhas viagens e, na medida do possível, fique beeeem longe da oficina do Wilson! :neutral:

[ ]s

emtsuhako
11/01/2008, 13:55
Camaradas, ultimamente não tenho usado muito meu Niva, pois atualmente uso um Gurgel Supermini para andar somente na cidade... é econômico, fazendo em torno de 13 a 16km/l na cidade. Algum tempo atrás, eu usava meu Niva principalmente para três coisas: ir ao sítio do meu pai (o que faço quase todo final de semana), andar em estradas de terra, bem ruinznha, para atingir uma região que era minha área de estudo em um projeto de pesquisa e, por fim, procurar e denunciar focos de desmatamento em uma região de Mata Atlântica aqui perto de minha terrinha. Como muitas vezes eu ia sozinho, precisava de um carro confiável e de fácil manutenção, robusto e valente ao mesmo tempo, por isso escolhi o Niva. Nunca tive qualquer quebra nessas "aventuras". Isso pq eu respeitava (e ainda respeito) os limites do russinho. Sei qdo ele é capaz de passar num atoleiro ou qdo devo desistir e dar meia volta. Sim, já fiz ele dar tudo de si, a fim de superar limites, mas isso qdo fosse extremamente necessário e não tivesse outra alternativa. Não foram poucas as vezes em que eu chegava em casa e logo estava tirando o barro dele e verificando se estava tudo OK! E também não foram poucas as vezes em que no dia seguinte ele estava no mecânico para uma revisão geral. Como não tinha a intenção de enriquecer o mecânico e as lojas de peças, na medida de possível eu evitava arregaçar o russinho. Trilhas? Houve uma época em que eu fazia trilhas praticamente todo dia com meu Niva, mas por necessidade! Técnica? Só as que eu aprendi com meu avô (ex-dono de um Willys) e meu pai (ex-dono de um Tocantins) e uma das coisas que eu aprendi é jamais passar em um poça levantando água para tudo o que é canto. Pode ser divertido, registrar um efeito bonito em foto, mas só serve para phoder o motor. A melhor técnica em trilhas é usar o bom senso sempre! Se alguém quiser um veículo para atravessar a Transamazônica, melhor pegar uma Band ou um Willys modificado, pq Niva é para uso misto... sim, pode ser que dê conta do recado, mas vai se arregaçar muito mais rápido do que um carro realmente feito para tal. Cá entre nós, segue uma foto do começo de uma trilha que fiz com dois Engesas... quem acertar onde é, ganha um pirulito!

Soldier
11/01/2008, 14:04
Eu estou no mesmo "clube" do Otávio. Sou montanhista, e o Niva é o meio de chegar aos lugares afastados e com péssimas estradas onde faço minhas caminhadas...

Gil, esse assunto me interessa (caminhada, montanhismo), tb já fiz isso algumas vezes, antes mesmo de saber que era "montanhismo" :mrgreen: rsrs! Vc tem dicas de trilhas aqui em SP e região :?: Se puder, por favor, envie em MP pra não desvirtuar o assunto do tópico, blz!:concordo: ?!?

Aos demais, desculpem a fugida do assunto.;)

[]s

zanötto
11/01/2008, 14:31
Gil, esse assunto me interessa (caminhada, montanhismo), tb já fiz isso algumas vezes, antes mesmo de saber que era "montanhismo" :mrgreen: rsrs! Vc tem dicas de trilhas aqui em SP e região :?: Se puder, por favor, envie em MP pra não desvirtuar o assunto do tópico, blz!:concordo: ?!?

[]s

X2, tô sempre em Monte Verde (180 Km que valem a pena).

[ ]'s CZ

emtsuhako
11/01/2008, 14:44
Entra no seguinte site: www.femesp.org

emtsuhako
11/01/2008, 14:47
Gil, eu uso meu Niva para levar meu caiaque às corredeiras... geralmente ficam em locais de difícil acesso... antes eu usava um Gol 1000, mas vez ou outra raspava na terra... Com o Niva agora posso ir em quase todo lugar... :P

alexandre roveri
11/01/2008, 15:40
Fotos do pessoal de Campinas fazendo a trilha do Bin Laden em Santa Barbara D'Oeste

alexandre roveri
11/01/2008, 15:46
Algumas fotos são do Astor e outras do Paulo Nivoide

Astor Dias de Andrade
11/01/2008, 22:08
Pessoal, já que o Roveri postou umas fotos, aí vai uma foto do último passeio de Natal em Piracity!
abraços
Astor

Astor Dias de Andrade
11/01/2008, 22:10
Pessoal, já que o Roveri postou umas fotos, aí vai uma foto do último passeio de Natal em Piracity!
abraços
Astor
ah! essa foto é de autoria do Jipeiros SA de Piracicaba, SP.
Abraços
Astor

m.vinicius
12/01/2008, 08:56
êta, agora temos um tópico legal os a favor e os contra trilhas!
sou a favor das trilhas sim, porém com responsabilidade, pode-se fazer trilhas muito pesadas com o niva sim, ele acompanha os cj`s, os engesa sem fazer feio. já botamos o niva em trilhas assim fazia numa boa. e até falo quebrava muito pouco. mas no retorno uma boa lavada uma boa vistoria no que estava errado. não concordo quando se dizem que nivas são fracos, pode até ser quando é usado além do limite do mesmo, ae até cj não aguenta, não concordo que niva não foi feito para barro e sim para neve! pô meu e quando a neve derrete lá na russia, vira barro! caros para neve são os que não tem reduzida e que são muitos por ai e que seus donos teimam em falar que são jipes.
responsabilidade na trilha é ter equipamentos necessários para uma segurança maxima, carro com uma boa manutenção preventiva, longe de alcool e drogas, analise de terreno e dos obstáculos, ñão ter vergonha de falar que não vai dar e voltar e procurar outro local para passar. responsabilidade de saber o limite do carro e não forçar. tamo com o niva desde 95 e da para contar as vezes que foi no mec. por uso indevido. foi usado uns seis anos em raid`s e foram poucas as quebras. já terminamos raid`s com a suspensão toda solta, pos acabou as buchas e chegou, passou por lugares que cj passaram. quando foi passado o cj para os raid`s,após uma reforma ele quebrava muito mais, toda volta dava zica. o niva foi mais valente. também responsabilidade de saber se seu carro está em condições minimas de manutençao. passar por alagados tem que estar preparado, escape alto, bobinas e distribuidor vedados, cabos de silicone etc.
faça trilhas quando você souber seus limites e os limites do seu jipe!

PAPA-TERRA
12/01/2008, 11:26

Olá Dilmar !
Você inteligentemente colocou um tópico que suscita polêmica.:pensativo: Lendo as manifestações que decorreram de sua pergunta, vejo que o NIVA é um veículo que serve a todos e para todos os gostos, é DEMOCRÁTICO !:) Embora tenha sido projetado na Rússia comunista...:mrgreen:

Nivoide
12/01/2008, 13:07
Galera, nao era pra gerar polemica, era para todo mundo postar suas fotos...aquela do Seu Astor, meu que foto legal!:concordo:
Atoleiro mestre!!!!

Vamos postar mais fotos...:dance:

Gustavo Niva
12/01/2008, 13:36
Belas fotos mesmo... :)

emtsuhako
12/01/2008, 14:18
Papa-Terra, o Niva não é projeto italiano da Fiat, comprado e fabricado pela Lada?

Peter
12/01/2008, 14:28
Belas fotos mesmo... :)

:pensativo::pensativo::pensativo:,ou era?:putz::putz::putz:

Peter
12/01/2008, 15:09
Papa-Terra, o Niva não é projeto italiano da Fiat, comprado e fabricado pela Lada?

Edson

A Lada entrou com o projeto da carroceria,cabeçote e caixa de transferencia.
Todo o resto era do Fiat 124,que dizem era muito robusto.Mas com a nacionalização das peças o Niva ficou um li....

Nivoide
13/01/2008, 01:06
vamos postar fotos moçada!:dance:

Otávio e Jr, lembram dessas?
Pouts, lembranças da primeira trilha...Jipe Noel 2006.

Afobaçao de principiante...foi entrar chutado na poça, molhou o distribuidor da máquina...kkkkkkk

braszil
13/01/2008, 06:54
Pena nao ter mais fotos comigo mas assim que tiver mandarei. O Niva alem de ser um carro muito valente com uma preparaçao bem feita acompanha qualquer carro de serie 4x4 e bem preparado supera a maioria deles onde realmente faz diferença no radical. Ele pode nao dar 140 na estrada como muitas lebres mas a tartaruga sempre chega.

Nivoide
13/01/2008, 19:25
Braszil, show de fotos, mas me diga, o que vc fez na suspensao dele, elevou e limitou? Vc ta usando rodas da f1000 e ficam pra fora da lata, e vc nao cortou...pela erosao a traseira nao pega no paralamas, é isso mesmo? Conta ae o segredo!

Fui numa loja e montei as rodas da f1000, fica ignorante, mas fiquei com medo da relaçao (vc mudou?) e do enrosco ne...

m.vinicius
14/01/2008, 06:27
êta braszil, sua tá muito mais bela agora, o bagajeiro deu outra cara na viatura. posta ae umas fotos do interior.
"Braszil, show de fotos, mas me diga, o que vc fez na suspensao dele, elevou e limitou? Vc ta usando rodas da f1000 e ficam pra fora da lata, e vc nao cortou...pela erosao a traseira nao pega no paralamas, é isso mesmo? Conta ae o segredo!"

nivoide, o braszil tem um caso de amor com o rogerio barcelar!hihihihihihihihi

gabriel.inacio
14/01/2008, 10:26

[]s

Ola..eu tbm piro em trilhas, afinal comprei meu nivinha para isso, podemos montar um topico e converçar a respeito disso, oq acham??

Soldier
14/01/2008, 10:28
Ola..eu tbm piro em trilhas, afinal comprei meu nivinha para isso, podemos montar um topico e converçar a respeito disso, oq acham??

Ótima idéia :idea:

Manda ver Gabriel :palmas:!

Tanque Russo
14/01/2008, 12:10
Gosto de Trilhas, já fiz algumas, minha ultima viagem foi para a Ilha comprida-Sp, acho que a Niva vai bem em trilhas e feita pra isso mesmo, pois viajar de Niva não é muito confortavél, pois todo mundo sabe que é barulhenta, não anda, e bebe muito.

falou amigos.

Peter
14/01/2008, 12:58
Tanque Russo

Este é o seu Niva?:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:

Otávio Luiz
14/01/2008, 13:10
Aí vai umas fotinhos do tempo que eu fazia trilha de Niva... depois tomei juízo...:mrgreen:
Trilhas em Campo Magro, e uma foto do meu 1º 4x4, o Brinquedão... esse aí eu enfiava no barro.

Otávio Luiz
14/01/2008, 13:13
Trilha da Pedreira, também em Campo Magro.

Otávio Luiz
14/01/2008, 13:18
Passeio da Turma do Niva, devia ter uns 30 Nivas...
E a travessia do Rio Canasvieiras, em Morretes.
Pra matar a saudade, mais duas do Brinquedão...

Nivoide
14/01/2008, 23:08
mnada ver o tópico ae...
Otavio, onde fica essa trilha da pedreia ae?

gabriel.inacio
15/01/2008, 08:12
ai pessoal...topico aberto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=526899#post526899

Otávio Luiz
15/01/2008, 08:52
mnada ver o tópico ae...
Otavio, onde fica essa trilha da pedreia ae?

Fica em Campo Magro, naquela pedreira que tem o lava-car e as cachoeiras gêmeas...
Pra quem não conhece, lava-car é um riozinho que o pessoal passa pra tirar o barro depois da trilha.
Mas a trilha está fechada, tem uma porteira com cadeado.
Da primeira vez que fomos fizemos na boa, estava aberta. É uma subida mais ou menos, mas com muita pedra solta.
No alto do morro tinha uma erosão em V que dava medo, mas passamos.
Depois do outro lado do morro uma trilhazinha média a beira de um riacho.
Mas isso foi em 2003 ou 2004, não me lembro... deve ter a data nas fotos.

Prieto 4x4
15/01/2008, 16:38
Vou falar de "bicão", pois não tenho experiência nenhuma em 4x4, nem em trilha, e muito menos em Niva. Acabo de adquirir o meu....
Mas apenas de participar de uma "brincadeira" com um pessoal em uma pista in door, ao passar ( quero dizer tentar passar ) por um atoleiro, fiquei com o carro atolado, tive que sair rebocado, motor de arranque foi pro saco, farol e milhas queimaram, e entrou lama no carro pra todos os lados....
Fico imaginando como deve ser em uma trilha pra valer :putz:.

Tudo bem, não tenho experiência,mas será que o Niva foi feito pra isso mesmo????

É só uma pergunta, não precisam detonar :mrgreen:...

Abraços

Prieto

alexandre roveri
15/01/2008, 16:50
Qual a profundidade do atoleiro :?:
Entrou na agua com toda parte elétrica ligada:?: Ou quis ligar os farois com tudo molhado:?:
Táva bloqueado :?:
O motor morreu:?: Ai quis ficar dando partida:?: Pisou na embreagem com o motor dentro da lama:?:
Relata mais detalhes ai pra gente poder te explicar as boas práticas :pensativo:

Primeiro conselho é não pasar nem perto de pista de indoor:parede: sem um minimo de expertise e preparação :concordo:

Otávio Luiz
15/01/2008, 17:01
Pro pessoal que está iniciando, uma boa dica é o livro do João Roberto.
Tempos atrás ele dava o Curso D'Paschoal de condução off road.
Fiz o curso (de grátis:lol:), ganhei o livro (também de grátis!:dance:) e foi de grande ajuda. Indico a todos, podem comprar o livro que vale a pena, já li mais de três vezes...
http://www.tecnica4x4.com.br/

Prieto 4x4
15/01/2008, 17:12
Qual a profundidade do atoleiro :?:
Entrou na agua com toda parte elétrica ligada:?: Ou quis ligar os farois com tudo molhado:?:
Táva bloqueado :?:
O motor morreu:?: Ai quis ficar dando partida:?: Pisou na embreagem com o motor dentro da lama:?:
Relata mais detalhes ai pra gente poder te explicar as boas práticas :pensativo:

Primeiro conselho é não pasar nem perto de pista de indoor:parede: sem um minimo de expertise e preparação :concordo:

Alexandre.

Resposta a primeira questão: lama até o capô:mrgreen:;

Respostas as outras perguntas: SIM :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:;

Já que era pra fazer "lambança", fiz completa.
Acho que certo, só o fato de estar bloqueado, eu acho.
Mas eu sou novo ainda, um dia eu aprendo:-D

Girti
15/01/2008, 17:26
Fiz o curso (de grátis:lol:), ganhei o livro (também de grátis!:dance:) e foi de grande ajuda. Indico a todos, podem comprar o livro que vale a pena, já li mais de três vezes...

Também tive a oportunidade de fazer este curso "de grátis", ganhando o livro também "de grátis". Foi muito divertido (meu sobrinho que o diga!) e os Nivas fizeram bonito. O que doeu foi atravessar um riacho com meu Niva tratado a pão-de-ló! :putz: E, após alguns meses, chegou a conta: precisei trocar os dois faróis, pois a água que entrou neles (e não saiu completamente) fez com que enferrujassem... :cry: :cry: :cry:

Em anexo, algumas fotos: na primeira, nosso intrépido e desaparecido Camarada Moura pintou e bordou, divertindo-se neste impossível atoleiro. Nas duas fotos seguintes, meu Niva atravessando um riacho, naquarta foto, outro Niva fazendo o mesmo. A última mostra a passagem do meu Niva por um enorme facão, onde muitos ficaram, por não quererem seguir as instruções do João Roberto, que eram de evitar o facão, passando "por cima".

Também recomendo o curso e o livro aos que quiserem aprender um pouco sobre trilhas!

[ ]s

Nivoide
15/01/2008, 23:32
Primeira pergunta seria: que velocidade?
Jipe nao é carro de arancada.

Só isso.

emtsuhako
16/01/2008, 00:25
Vou falar de "bicão", pois não tenho experiência nenhuma em 4x4, nem em trilha, e muito menos em Niva. Acabo de adquirir o meu....
Mas apenas de participar de uma "brincadeira" com um pessoal em uma pista in door, ao passar ( quero dizer tentar passar ) por um atoleiro, fiquei com o carro atolado, tive que sair rebocado, motor de arranque foi pro saco, farol e milhas queimaram, e entrou lama no carro pra todos os lados....
Fico imaginando como deve ser em uma trilha pra valer :putz:.

Tudo bem, não tenho experiência,mas será que o Niva foi feito pra isso mesmo????

É só uma pergunta, não precisam detonar :mrgreen:...

Abraços

Prieto

Prieto, verifique se seu Niva possui duas PLACAS DEFLETORAS, cada uma ao lado do peito de aço. Essas placas evitam que água e lama sejam jogadas para dentro do cofre do motor.

braszil
16/01/2008, 06:25
êta braszil, sua tá muito mais bela agora, o bagajeiro deu outra cara na viatura. posta ae umas fotos do interior.
"Braszil, show de fotos, mas me diga, o que vc fez na suspensao dele, elevou e limitou? Vc ta usando rodas da f1000 e ficam pra fora da lata, e vc nao cortou...pela erosao a traseira nao pega no paralamas, é isso mesmo? Conta ae o segredo!"

nivoide, o braszil tem um caso de amor com o rogerio barcelar!hihihihihihihihi
Bem galera quanto às perguntas aqui vai. A suspensao dele foi toda projetada pelo Rogerio que nada mais é que um mestre quando se trata de Niva As rodas sao Mangels aro 15 com pneus 31x10.5 a lata foi rebatida mas ainda precisa ser recortada estou esperando para encontrar um funileiro que faça do jeito que eu quero.
Quanto ao comentario do M.Vinicius a respeito do caso com o Rogerio é so ciumes dele por nao ter um amigo mecanico que tenha capacidade e visao para desenvolver seus projetos. Ou sera que é porque ele nao tem capacidade de projetar para que um mecanico desenvolva os mesmos.

Quando tiver aqui por Sao paulo e quiser conhecer o Rogerio pode me procurar que ele nao vai se recusar a te conhecer Vinicius.

m.vinicius
16/01/2008, 07:29
oh braszil, leva o troço nasacanagem meu, o rogerio é uma ótima figura, já tive oportunidade de conhece-lo pessoalmente e já conversei algumas vezes com ele por tel. que o cara é cranio todo mundo sabe! a sacanagem tá que em 90% de seus post`svc só fala do cara meu! ele é BÃO mesmo, a suspensão dele nãotem nada a ver com aquela porcaria da JR que vc mesmo conhece, kit direção eh ótima, e o kit br é perfeito, todos que tem niva a mais tempo sabem.

zanötto
16/01/2008, 10:52

X2, Otavio
Fiz aqui em Campinas na DP e foi muito legal. Pena que na época de seca então não tinha lama, fiz com uma Sportage que eu tinha então. Muito bom o curso, e o João é gente boa. Uma pena a DP não bancar mais o curso, agora só $$ :mrgreen:

[ ]'s CZ

Orlando MOntenegro
16/01/2008, 11:52
Usei e não gostei. Tenho um, mas não o uso para trilhas pesadas.
O Niva é pesado e baixo e o sistema de suspensão com bandeja é delicado. Claro q com muito jeito vc acaba passando pelas dificuldades exigindo muito guincho.
Outra dificuldade é a comparação do q Vc acha uma trilha pesada e oq Eu entendo por uma trilha pesada. Como parâmetro eu dou a trilha do telegrafo no litoral sul de sampa ou a trilha do quebra guincho em Capão Bonito SP como pesadas.
Para trilha eu prefiro o Jeep. Eixo rígido, feixe de molas opções múltiplas de rodas e pneus alem de leve. Um belo motor de 6 cilindros dando sustentação para um guincho mecânico e bloqueio hidraulico no diferencial. Um conjunto robusto.
Todo o conjunto é de fácil manutenção e barata. Vc já se imaginou fazendo um “remendo” em uma bandeja da suspensão dianteira no meio de uma trilha em um Niva?

Giuliano Barbosa
16/01/2008, 16:20
Vixe...o tópico tava muito legal...tava demorando pra aparecer um bonzão aqui pra desmerecer o Niva...
Rapaz, preciso procurar no site do planalto a lei que proíbe proprietários de Niva de serem felizes:pensativo:, seja em trilhas pesadas (critérios sempre polêmicos), médias, leves, no asfalto, garagem ou mesmo na oficina.:twisted:
Ademais acho que o pessoal aqui neste tópico já conhece as qualidades e limitações do Niva assim como dos quase-perfeitos CJ´s. (diga-se de passagem este motor 6cc é "belo" mesmo: exorbitantes 90cv, 4km/l e isso para o veículo se tremer todo a 80Km/h :parede: sem um mínimo de segurança... eu é que não me imagino pegando uma rodovia num maquinão destes he he.

Otávio Luiz
16/01/2008, 16:40
Mas e daí o CJ ser lento, beberrão, etc...não se está se discutindo aqui a capacidade off road da viatura? E no off road isso importa?
Eu já tive um Niva pra trilha (viu as fotos?) e um jeep, fiz trilhas com os dois e concordo com o Orlando, o jeep se sai melhor na trilha.
Pegar estrada com CJ? Deus me livre!!! Se bem que tem uns malucos que fazem isso.
Meu CJ era SPOAdo, pneu frontiera, ou seja, só pra trilha.
Meu atual Niva tem pneu AT, GNV, banco de couro, só pra passeio e viagens...

Giuliano Barbosa
16/01/2008, 16:57
Ok, o tópico é realmente sobre NIVA na trilha, não é um comparativo Niva x CJ na trilha, senão daqui a pouco fica que nem o tópico Niva x ...

Otávio Luiz
16/01/2008, 17:20
Ok, o tópico é realmente sobre NIVA na trilha, não é um comparativo Niva x CJ na trilha, senão daqui a pouco fica que nem o tópico Niva x ...

:concordo::palmas:
Ninguém tem mais fotos dos russos em ação?

Orlando MOntenegro
16/01/2008, 19:09
Ola Giuliano.. Realmente não tive a intenção de desmerecer o Niva. Tanto é que tenho um e ele faz o trabalho dele tão bem ou melhor que muito carrão importado e caro. Realmente o Niva é um excelente veiculo mas tem as limitações dele. Afinal um trator é feito para ser trator. Um Niva é feito para ser um automóvel, mas com capacidade de encarar duras estradas e situações onde um carro comum não enfrenta. Me desculpa se pareci ser arrogante, não foi a intenção, e coloco a disposição para os que gostam de aventura e muito barro os locais onde freqüento para que todos possam se divertir tanto quanto eu. Um abraço

Marcio Rossetto
16/01/2008, 22:33
Po cara , quem disse que a bandeja do niva quebra e tem mais , eu to cansado de ir em trilhas e ver carinha de boca aberta , quando o meu Niva entra em ação .
Desculpa o baixo nivel , mas meu Niva não é carrinho de passeio de fim de semana , usamos para trilha com muito orgulho e tenho 127 cv num ap preparado no meu cofre e nos encaramos qualquer trilha, aonde for . Também tenho 2 ganchos de ancoragem , projetados para arrastar qualquer F100 , rural e o caral .....Voce esta equivocado , o niva é um jipe e não um automóvel, pegou essa fama de suv de pobre, porque ele é bonitinho e as meninas gostam dele , mas não tem nada a ver com Vitara , samurai, sportage , etc
Tem outra , o cambio do Niva é no minimo 3 vezes mais reforçado que o cambio do chevete , porque ja desmontei e montei os 2 , aliás, ja colocou o cambio do chevetinho no seu CJ ? Outra coisa é o braço , pra mim quem usa pneu frontieira é bração , até meu filho de 6 anos faz o telelégrafo ou camel com pneu frontieira , quero ver alguem fazer com o meu militarzinho .

Nivoide
16/01/2008, 23:47
Booooooooooa Rossetto, agora sim vi um cara que pensa como eu...
Se é 4x4 é pq tem ir pra valeta! E fim da estoria.
Marcio, posta fotos do monstro ae...sempre tem detalhes que a gtnet pode incorporar nos nossos.

É essa a ideia do topico. Queremos ver nivas, só nivas...

Bem vamos as fotos...vamos postar fotos e discutir fotos!

Xi, deu pobrema e entrou um pouco de água....kkkk...só tirar a tampa do ralo, jogar agua limpa e boa de novo!:dance:

Nivoide
16/01/2008, 23:57
Pergunta: quem usa pneu militar ae levante a mao?

GARCIA/SP
17/01/2008, 00:14
Pergunta: quem usa pneu militar ae levante a mao?

Eu. E não tenho nada a reclamar.:concordo:

braszil
17/01/2008, 01:25
oh braszil, leva o troço nasacanagem meu, o rogerio é uma ótima figura, já tive oportunidade de conhece-lo pessoalmente e já conversei algumas vezes com ele por tel. que o cara é cranio todo mundo sabe! a sacanagem tá que em 90% de seus post`svc só fala do cara meu! ele é BÃO mesmo, a suspensão dele nãotem nada a ver com aquela porcaria da JR que vc mesmo conhece, kit direção eh ótima, e o kit br é perfeito, todos que tem niva a mais tempo sabem.
Vinicius,
Fico chateado nao com o comentario mas sim porque vejo todos usando em seus nivas as invençoes dele sem saber, porque é graças a ele que podemos desfrutar do motor AP e muitas outras coisas. Vejo tambem muita gente tentando copiar o que ele projeta ou ate mesmo comprando os inventos dele e instalando em varios lugares pelo mundo afora e depois ligando pra ele desesperados para saber o que fazer porque nao souberam instalar no carro de seus clientes, ou ate mesmo carros vindo de Minas, Mato Grosso, varias partes do Sul e Norte do Brasil para concertar o que fizeram errado. Eu tenho muito orgulho de ser amigo dele e recomendo ele para qualquer dono de Niva que queira um conselho honesto sem enrolaçao e sem rodeios. Aposto que se voce fosse realmente amigo dele nao faria tais comentarios e para saber nao é 90% e sim 110% das vezes. Pode ate existir outra pessoa no mundo que entenda tanto de Niva como ele mas tenho certeza que nem or Russos entendem mais. Alias to cansado de traduzir e-mails de Niveiros de todo o mundo que procuram ele para obter seus conselhos.

Ate mais!!

Soldier
17/01/2008, 09:26
...vejo todos usando em seus nivas as invençoes dele sem saber, porque é graças a ele que podemos desfrutar do motor AP e muitas outras coisas (...) gente tentando copiar o que ele projeta ou ate mesmo comprando os inventos dele e instalando em varios lugares pelo mundo afora e depois ligando pra ele desesperados para saber o que fazer porque nao souberam instalar no carro de seus clientes, ou ate mesmo carros vindo de Minas, Mato Grosso, varias partes do Sul e Norte do Brasil para concertar o que fizeram errado (...) recomendo ele para qualquer dono de Niva que queira um conselho honesto sem enrolaçao e sem rodeios...

Braszil, compartilho sua admiração pelo Rogério... sou do Tucuruvi (vizinho dele) e sempre que precisei, apesar de não sermos tão "íntimos" :mrgreen: ele sempre ajuda, aconselha e tá sempre a disposição. Foi ele inclusive que deu o "ok" na compra do meu.

Independente da preferencia dos "originalistas" e dos "adaptadores" ele faz isso por prazer (além de ser o "ganha pão" tb, lógico) e é sim uma referencia no mundo Niva.

:concordo:

Giuliano Barbosa
17/01/2008, 10:58
Comprei a porca para volta p/ o acoplamento original no Niva (após gastar zilhões com o homocinético e voltar ao zero :parede:) e realmente funcionou, show de bola.
Problema eliminado após longos meses de sofrimento!
Ontem mesmo estava na Dutra, parecia uma criança, andando a 100, 110Km/h de madrugada (kit Aerocar e pé embaixo) sem uma mínima vibração...quase inacreditável.
As dicas de verificações que o Rogério me passou p/ eliminar vibrações foram fundamentais, o cara é MUITO apaixonado pelo russo, se eu não o interrompesse acho que estava no telefone comigo até agora :mrgreen:.
Dá pra sentir a emoção quando o cara fala do Niva, com essa paixão toda dá pra entender por que ele é realmente diferenciado.

Prieto 4x4
17/01/2008, 12:21
Booooooooooa Rossetto, agora sim vi um cara que pensa como eu...
Se é 4x4 é pq tem ir pra valeta! E fim da estoria.
Marcio, posta fotos do monstro ae...sempre tem detalhes que a gtnet pode incorporar nos nossos.

É essa a ideia do topico. Queremos ver nivas, só nivas...

Bem vamos as fotos...vamos postar fotos e discutir fotos!

Xi, deu pobrema e entrou um pouco de água....kkkk...só tirar a tampa do ralo, jogar agua limpa e boa de novo!:dance:

Nivoide

Fui passar em um atoleiro com o meu Niva e ficou cheio de lama...igualzinho ao seu na foto....
Foi uma semana tirando lama...onde fica este bendito ralo? É original do carro, ou vc que adaptou?
Era tanta lama que não consegui descobrir por onde entrou. Será pelas borrachas da porta ou é mais provável por outro lugar?

Me convidaram pra fazer a trilha do Cachorro Louco neste sábado. Pelo que ouvi falar é uma trilha de média pra pesada, mas meu carro está com aqueles pneus Maggion ( dizem que é o original do Niva ), será que dá pra encarar?

Abraços

Cesar

arabezinho
18/01/2008, 02:09
Olá amigos, como faço para ter contato com o Rogério ? Alguem poderia me passar ou e-mail... msn...site dele ???
Obrigado!!!

Nivoide
18/01/2008, 10:32
Cprieto, no meu existem vários tampoes de borracha espalhados no assoaljho, é só abrir e pronto.
Como refiz todo assoalho,eu lavo com água e seca rapidinho, sem ferrugem nada.
No meu entrou água pela porta, a borracha tava ruim. Depois que troquei, nunc amais entrou, e olha que eu passei de novo no mesmo lugar. Ah, tem o freio de mao tb que vc tem de por borracha, pois senao entra agua tb.

Soldier
18/01/2008, 10:37
Olá amigos, como faço para ter contato com o Rogério ? Alguem poderia me passar ou e-mail... msn...site dele ???
Obrigado!!!

Tenho o telefone
Rogério Bacelar/SP: 011 6952 9078

Prieto 4x4
18/01/2008, 11:13
Cprieto, no meu existem vários tampoes de borracha espalhados no assoaljho, é só abrir e pronto.
Como refiz todo assoalho,eu lavo com água e seca rapidinho, sem ferrugem nada.
No meu entrou água pela porta, a borracha tava ruim. Depois que troquei, nunc amais entrou, e olha que eu passei de novo no mesmo lugar. Ah, tem o freio de mao tb que vc tem de por borracha, pois senao entra agua tb.

Nivoide, bom dia.

No meu também tem estes tampões. Pensei que fossem pra outras razões...
No meu tem uma forração térmica....aquilo fica uma "meleca"....tava pensando em arrancar tudo e forrar todo o assoalho com aquela chapa tipo piso de ônibus, sabe qual é? Deve ficar legal:concordo:.

Aproveitando vossa experiência ( e a do amigos que quiserem sugerir....): no primeiro alagado que passei, meu motor de arranque foi pro "espaço". Existe algum macete para proteger o motor de arranque e o alternador?

Valeu

Abraços.

Cesar

Gustavo Niva
18/01/2008, 11:18
Camarada,
sobre o alternador e arranque não sei, mas sobre o isolamento térmico posso te dizer que arranquei a po##@ toda pensando em deixar sem (tava toda "podre"), mas não dá.... tu não tem noção do quanto esquenta........ acho que o lance é tu fazer uma forração lavável e que seja fácil retirar... ainda não refiz a minha pois estou fazendo aos poucos... 1o a grade no capô, agora vai ser a fita de amianto no escapamento e poliseilaoque na caixa de marcha (por dentro mesmo, e no dia que eu tiver que baixar ela faço direito, ou seja, por fora), depois provavelmente manta asfáltica aluminizada na parede corta fogo por fora... to fazendo assim pra poder usar o mínimo de feltro por dentro, exatamente pra facilitar a limpeza.

Soldier
18/01/2008, 11:20
Nivoide, bom dia.

No meu também tem estes tampões. Pensei que fossem pra outras razões...
No meu tem uma forração térmica....aquilo fica uma "meleca"....tava pensando em arrancar tudo e forrar todo o assoalho com aquela chapa tipo piso de ônibus, sabe qual é? Deve ficar legal:concordo:.

Cesar, sei que realmente muitos tiram a forração do assoalho, uma espécie de feltro, por que quando molha fica um cheiro de cachorro molhado por muito tempo e o pior, a umidade aumenta a possibilidade de corrosão do assoalho... portanto, se vais usar em trilhas alagadas...

Nivoide
20/01/2008, 23:01
Temos outros topicos sobre o assunto. Só fechando, o motor de arranque entra água via embreagem. Se vc parar dentro de água, desligue o motor ou use o menos possivel, ou fechae os respiros da caixa seca, o que tb nao é a mlheor soluçao. A cremalheira pega água devbaixo e leva no pinhao...entra água dentro do eixo, depois seca tudo e naop da mais contato na escova...ja era.
Mas qq tranquinho pega, ou nao desligue mais...kkkk

Orlando MOntenegro
21/01/2008, 21:47
Ola Marcio... já vi esse papo de braço.. de super maquina.. já passei dessa fase.. agora eu faço meus passeios para mim. NO maximo 3 veiculos.. a magia de uma trilha é poder saborear o melhor tipo de amizade. abraço

m.vinicius
22/01/2008, 07:46
Ola Marcio... já vi esse papo de braço.. de super maquina.. já passei dessa fase.. agora eu faço meus passeios para mim. NO maximo 3 veiculos.. a magia de uma trilha é poder saborear o melhor tipo de amizade. abraço

a magia da trilha também está em aliviar o stress de cidade grande, quando me mudei de são josé dos Campos para são joão del rey, tinha certeza que stress nunca mais, quinze minutos de casa já tá na trilha, alivia as tensões do dia a dia, aqui por sinal são poucas, vida tranquila, muuuuuuuito contato com natureza. da trilha pode-se esperar de tudo, fácil brava, cada dia ela está de um jeito. agora~falar que não vou fazer trilha é complicado, ou bota o niva na terra ou só anda no asfalto! se for da opnião de botar o niva na terra, um passeio pode se tornar uma trilha pesada. ex.: vc sai para passear e chove, chove, chove, faz aquele barro, os riachos transbordam, uma pontezinha pode quebrar, ai vc é obrigado a fazer uma trilha de muito barro e água. pensar que vai voltar para o almoço e volta para a ceia, porque a janta já foi. então se vc foi passear, pode voltar todo sujo.

Orlando MOntenegro
22/01/2008, 08:00
É verdade Vinicius, um dia é diferente de outro em uma mesma trilha. Já tive susrpresas de ir a um local onde nunca deu problema e descobrir na momento em q cheguei q estavam tirando madeira de um reflorestamento proximio e as carretas de madeiras tinha feito um angu na estrada. Nem era para ser um dia de trilha. Por isso tenho o niva para andar pela região. trabalho com ecoturismo e participo de uma ONG ambientalista q administra uma enorme fazenda q esta se transformando em parque. Ela é toda embaixo de floresta primaria bem pertinho de Sampa. Como chove o ano todo aquilo é sempre encharcado. Adoro meu Niva por isso. é confortavel mas encara situações adversas.

quote=m.vinicius;531605]a magia da trilha também está em aliviar o stress de cidade grande, quando me mudei de são josé dos Campos para são joão del rey, tinha certeza que stress nunca mais, quinze minutos de casa já tá na trilha, alivia as tensões do dia a dia, aqui por sinal são poucas, vida tranquila, muuuuuuuito contato com natureza. da trilha pode-se esperar de tudo, fácil brava, cada dia ela está de um jeito. agora~falar que não vou fazer trilha é complicado, ou bota o niva na terra ou só anda no asfalto! se for da opnião de botar o niva na terra, um passeio pode se tornar uma trilha pesada. ex.: vc sai para passear e chove, chove, chove, faz aquele barro, os riachos transbordam, uma pontezinha pode quebrar, ai vc é obrigado a fazer uma trilha de muito barro e água. pensar que vai voltar para o almoço e volta para a ceia, porque a janta já foi. então se vc foi passear, pode voltar todo sujo.[/quote]

Marcio Rossetto
22/01/2008, 13:20

Tudo bem Orlando , eu respeito seus 51 de vida , me faz lembrar o Cara de Cavalo , na minha opnião uma princesa , o jipe que considero o mais bonito de todos .

Eu também tinha passado dessa fase , até comprei uma Bandeirante , viajei pra caramba , depois um JPX, fiz expedições , passeios, visitei movimentos dos sem terra , participei de ações de cidadania , Eco Turismo, projetos da Tartaruguinha e etc ....

Inclusive adoro o parque NACIONAL DE INTERVALES .

Casei com a minha esposa maravilhosa , tenho um filinho de 5 , muitos amigos jipeiros , mas descobri que era infeliz .

Agora , fazem pouco tempo , estou voltando a ativa de novo , descobri que o meu negócio é realmente sofrer :parede:

Realmente amo esse papo de guincho , facao , noite sem dormir , lama na cabeça , jipe quebrado , situação crítica , capotamento , ou seja, o extremo do negócio, o extremo das trilhas , TUDO DE RUIM POSSÍVEL .

Estou atualmente , aperfeiçoando o meu Niva , reforçando tudo , para poder encarar essas trilhas, pena que no momento tenho pouco dinheiro e tudo demora muito , pois eu mesmo desmonto e monto o jipe .

Geralmente as pessoas que fazem parte desse selecto grupo de doidos, são poucos , são pessoas modestas , prestativas , companheiras e apreciam muita cerveja .

Orlando MOntenegro
22/01/2008, 13:40
Ola Marcio..
fico contente q conhece nossa região. a Fazenda q cito q tomamos conta é vizinha de Intervales.. Na verdade ele parque estadual. O clima onde brincamos de off road é exatamente igual a intervales. muito umido e muita floresta.. Se um dia quiser vir passear é so avisar.. sera sempre bem recebido..
Abraços

JUCA DO NIVA
27/01/2008, 23:43
Comprei o Niva exclusivamente para trilhas, aqui em Manaus temos poucos Nivas, faço parte do jeep clube, mas sempre digo aonde os trollers, willys, engesas, rangers, susukis andam o NIVA acompanha. Trilha é meu relax.
podem conferir alguns videos no Yotube "Jucadoniva". http://br.youtube.com/profile?user=jucadoniva (http://br.youtube.com/profile?user=jucadoniva)

Rones Jr
28/01/2008, 10:27
todo mundo animando e sem querer tirar a onda da galera, segue uma notícia, que nos lembra da responsabilidade na trilha.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u367464.shtml

Soldier
28/01/2008, 11:49
todo mundo animando e sem querer tirar a onda da galera, segue uma notícia, que nos lembra da responsabilidade na trilha.

No fórum Geral, tb tem notícias sobre o assunto... irresponsabilidade é pouco :|

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36498

Aventura sim, loucura não :discordo: :!:

GARCIA/SP
28/01/2008, 14:18

Agora há pouco, enqto. almoçava, vi na TV...era um carro vermelho, parecido com um dos nossos...mas não deu para ter certeza se era um Niva...
Realmente, foi uma tragédia...:(

VKASP
28/01/2008, 14:49
Parece um Kia Sportage.

Fotos aqui:

http://www.montesclaros.com/

Nivoide
28/01/2008, 22:13
Juca do niva, o que vc fez no seu distribuidor....me mande um afoto dele!

JUCA DO NIVA
30/01/2008, 23:05
"Nivóide", tudo bem?

Na verdade não fiz nada de especial e o distribuidor nunca me deixou na mão.

Acho que como o motor é um ap 1.8 ele fica um pouco mais alto e mais para trás, do que no original.

Final de semana mando as fotos.
Um abraço

m.vinicius
01/02/2008, 05:52
Juca do niva, o que vc fez no seu distribuidor....me mande um afoto dele!

sacolinha de supermercado e silver tape! na bobina e distribuidor! panela de pressão barata. funciona, mas tem que ser daquelas sacolinhas mais grossas. receita, faz um furo para passar o distribuidor, veda por baixo entre a base do mesmo e a sacolinha com silter tape, bota a tampa no lugar e veda por cima, tendo o cuidado de deixar os cabos bem apertados e entrelaçando eles com a fita. eu normalmente usava duas sacolas.

no caso do acidente rio abaixo com o jipe vermelho, como o cara colocou 12 pessoas lá dentro! agora falta de noção e responsabilidade se a correnteza tava forte porque entrou?
antes de falar que é jipeiro deveriamos ao menos ler sobre conduta no off road e ter um kado de juizo na cachola!

Prieto 4x4
01/02/2008, 10:22
Sem querer ensinar o Pai Nosso aos vigários, mas ouvi dizer que usar aquelas luvas cirúrgicas ( aquelas de latex ) ficam excelentes pra esta finalidade. É só fazer um pequeno furo em cada extremidades dos dedos ( das luvas :mrgreen: ) que os cabos passarão justinhos e a luva se moldara ao distribuidor.
Detalhe: só serve para motores 4 cilindros, mas como nunca vi Niva com 6 cilindros...............cada um com seus problemas.

Algumas empresas estão vendendo umas capas para esta finalidade. Se não me engano a Paulista 4x4, vende. Aí tem pra 6 canecos também.:-D

Abraços

Prieto

Giuliano Barbosa
01/02/2008, 11:05
Algumas fotos da trilha de domingo, foi show!

Giuliano Barbosa
01/02/2008, 11:18
Mais algumas...onde os CJ´s passaram o Niva tbm passou!

Nivoide
01/02/2008, 22:56
Boa Juliano...
Valeu Juca, mas o meu niva é ap tb e qdo entra na água, começa aquele vapor do motor e condensa agua no distribuidor...dae, começa a falhar...ja era.
Tinha uma sacola e funcionava, mas começa a parar água nela e enrosca tb.
Mas ja ajuda, vou de sacola de novo entao.

Luciano SHAKALL
02/02/2008, 15:30
"... o distribuidor nunca me deixou na mão ... Acho que como o motor é um ap 1.8 ele fica um pouco mais alto e mais para trás, do que no original ..."Cara... Tenho um amigo que tem um Gol "Quadrado" AP 1.6 (carburado) e o DISTRIBUIDOR dele é lááááá em baixo,
enquanto que o do NIVAder (com motor original) é - guardada as devidas proporções - quase na altura do bloco :mrgreen: ...
Em compensação o ALTERNADOR do AP é bem em cima, ao contrário do Niva (ao menos do meu :pensativo: ...)

Esse teu motor é injetado?
Será que a posição do distribuidor é diferente nos Carburados/Injetados...? :pensativo:

[]'s

JUCA DO NIVA
02/02/2008, 19:32
Luciano, tudo bem?

Não, não é injetado.
Iria tirar uma foto hoje do distribuidor, mas o Niva está dando uma "preventiva" na parte elétrica, mas assim que ele chegar vou postar uma foto.
Até pode ser que eu tenha falado besteira, quanto a altura,
Um abraço

Nivoide
02/02/2008, 23:11
Sim o motor é mais atrasado, o dist fica relando na parede corta fogo. Bem o nivoide nao tem nada de proteçoes por baixo, entao, na hora de entrar numa poça a água sobe por detrás do motor, molhando tudo...dae condesnsa água e adios...tenho de entrar devagar...isso é uma M.

To bolando uma chapa pra proteger tudo por debaixo, mas pra prevenir água do que enrosco mesmo...tinah um lençol de borracha...até que ele durou era bom...kkkkk

Nivoide
02/02/2008, 23:14
Lucinao, só a bomba da DH que fica mais embaixo, o resto é tudo pra cima...isso é bom.
Mas como a Dh tem uma corraia simples, tudo aberto, nunca tive problemas de enroscar objetos, etc, ao contrátio da correia do alternador...peguei um cascalho na polia do virabrequin, ela fiou travada dentro da polia e foi comendo todos os dentes da correia...tive de trocar, mas nao me deixou na mao...

Prieto 4x4
04/02/2008, 22:09
Estão aí! Fotos da primeira trilha com o Niva FDP, mas estou pensando em mudar o nome dele para "Kursk" ( lembram do submarino Russo? ). Não posso entrar na água que o motor de arranque para de funcionar. Depois foi o motor que começou a falhar....e por fim acabei rebocado:mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Mas para primeira experiência valeu:D:D:D

Prieto 4x4
04/02/2008, 22:14
Acho que se conseguir proteger o motor da água e elevar o Niva um pouco, vai dar pra encarar umas trilhas legais:pensativo::pensativo::pensativo:.
Mais umas fotos:

JUCA DO NIVA
04/02/2008, 22:36
Lucinao, só a bomba da DH que fica mais embaixo, o resto é tudo pra cima...isso é bom.
Mas como a Dh tem uma corraia simples, tudo aberto, nunca tive problemas de enroscar objetos, etc, ao contrátio da correia do alternador...peguei um cascalho na polia do virabrequin, ela fiou travada dentro da polia e foi comendo todos os dentes da correia...tive de trocar, mas nao me deixou na mao...
Dilmar, tudo bem?
Talvez o segredo do Meu Niva em não molhar o distribuidor, seja esta proteção.
Desenvolvemos uma chapa abaixo do motor que realmente ajuda na hora de entrar na água.
Aqui em Manaus é difícil não ter água, igarapés (rio pequeno) para atravessar.

O Niva já está em casa e minha filha está em Parintins, quando ela voltar com a máquina digital, posto as fotos do distribuidor e da proteção.

A propósito você é de Curitiba? Moro em Manaus mas sou Catarinense de uma cidade na divisa com o Paraná, Rio Negrinho, fica a 120 km de Curitiba, tenho vários amigos e parentes nesta bela cidade

Um abraço

Nivoide
05/02/2008, 21:38
Grande Juca, beleza?
To fazendo um achapa e depois vou mandar um borrachao no dist. Acho que vai acabar o problema.
A proposito em rio negrinho tem muito jipeiro, dos bons, alem de varios locais pra andar...
Ve se aparece por ae...
Abraço.

Luciano SHAKALL
12/02/2008, 18:59
"... o DISTRIBUIDOR ... do NIVAder (com motor original) é - guardada as devidas proporções - quase na altura do bloco :mrgreen: ... Onde se lê "BLOCO", eu quiz dizer "CABEÇOTE" :oops: :mrgreen: ... é alto mesmo... :pensativo:

Juca, se der, põe a foto aí pra gente ver... :concordo:

[]'s

Tanque Russo
20/02/2008, 12:47
Pessoal, achei legal o topico do nosso amigo Nivoide , QUEM USA O NIVA NA TRILHA, acho que a maioria tem Niva é não sabe o porque...ou melhor sabe sim..é um carrinho diferente, todo mundo olha....mas na verdade ninguem tem coragem de colocar o bixo pra ralar um pouco...olha gente tem cada Niveiro..que dá medo "rs" segue o link do nosso site...

http://www.caradobrasil.com.br/

abraços e boas trilhas.

Marcelo Caiano
20/02/2008, 12:55

Voce tá de convênio com alguma LOJA DE PEÇAS né !!!!!!!
rssssss
Ou comissionado quem sabe ????????????????

Quer ver a gente quebrar as viaturas ............

Falando nisso,desde a ultima brincadeirinha, ficou até agora R$ 1300,00
tá certo que to arrumando os embuchamentos todos, mas, esse negócio de lama, barro, pedra dá um prejú mais ou menos....

To no trabalho , vou ficar devendo as fotos, se bem que ultimamente to colocando pouco o bichinho pra brincar, to deixando pros mais novos.
abç à todos

Nivoide
20/02/2008, 23:37
Eu nunca consegui esse feito seu...1300 eu troc de viatura...

Falando nisso, alguem já viu esse produto? Eliminador de distribuidor!!!

Adeus proteçoes para água...bacana!

http://www.motorspice.com.br/motorAntigo.htm (http://www.motorspice.com.br/motorAntigo.htm)

Prieto 4x4
21/02/2008, 17:37
Mais algumas fotos do FDP na trilha....

Nivoide
21/02/2008, 19:37
Show de bola! Só cavocando!

CABEÇA
22/02/2008, 17:18
o niva foi meu primeiro fora de estrada, bons tempos.

fabiocosta
04/03/2008, 16:12
Senhores,
Agora que vi este tópico. Tenho um niva com motor 1.9D que é utilizado para passeios, trilhas pesadas e pequenas expedições. Atualmente estou trocando o motor diesel por um AP 1.8 gasolina, e direcionando o bichinho somente para trilhas.
Aproveito para perguntar: Alguem sabe de algum blocante para o diferencial traseiro do Niva???
Abraços
Fábio Costa

Nivoide
06/03/2008, 21:42
Nao entendi o motivo de trocar diesel por gasolina...ate o momento o unico blocante que vi para nive é o parcial do natal4x4 ou a solda de planetarias.
Perguntei a um camarada que mexe com arrancadao sobre blocantes e disse q qq preparador faz um blocante bom pro niva, mas eu nunca fui atras disso.
Vc deveria trocar de pneus...ja melhora muito.

fabiocosta
09/03/2008, 18:14
Troquei o motor para diminuir o custo do Niva, e porque adquiri um outro jipe com motorização a diesel, não justificando manter os dois a diesel...
A respeito do blocante, vejo que não tem nada pronto no mercado, por isso devo mante-lo original, somente com uns pneus mais agressivos.
abraços
Fábio Costa

Edu Niller
09/03/2008, 18:54
To comprando um Niva... :dance: o negocio ja ta fechado.. falta so a transferencia dos documentos...:palmas: minha intencao e correr o campeonato cearense de regularidade com ele... vamos ver se aguenta... andei lendo muito esse forum.. agora e parte de participar... hehehe, e logico.. sempre vou ta fazendo trilha.. comprei p isso... forte abraço... camaradas!!!!!:wink:

Prieto 4x4
24/03/2008, 11:03
Cadê a rapaziada das trilhas????

Vamos relatar e mostrar as experiências dos Nivinhas nas trilhas. Ou será que ninguém mais ta querendo saber de sujar os "bichos".:pensativo::pensativo::pensativo:

Este final de semana repeti a trilha anterior só que desta vez foi de noite. Meu , é muito "animal" fazer trilha à noite:twisted::twisted::twisted:.
Entramos as 23:00hs e terminamos por volta das 5:00hs da manhã. Com direito a churrasco e cerveja no fim da trilha.
Desta vez consegui fazer a trilha inteira, e voltar com o carro funcionando pra casa. Tô aprendendo....tô aprendendo.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
O pessoal tirou algumas fotos, assim que consegui-las, posto aqui.

abs

Cesar

dejair
24/03/2008, 11:38
Moro em Louveira onde há muitos morros, tem lugar que só sobe com trator traçado, e o folgadão sobe numa moleza danada, em dias de chuvas, tenho muitas dificuldades visto que não tenho experiencias, mas o velhinho não deixa a desejar. Neste final de semana foi a Guarulhos e devido as chuvas e obras a rua do meu sogro estava intransitavel, havia um pequeno lamação e uma subida com muitas crateras e pedras grandes e o velhinho subiu e descei numa moleza só. Os moradoras ficaram de queixo caido. Tenho um Niva 91 apenas 20 dias.

Jonatars
24/03/2008, 22:29
As quatro primeiras são da viagem que fiz ao Petar nas minhas férias, somente eu e patroa totalizando 800 km, ida, volta e os passeios que fizemos por lá, muitas estradas de terra, rios e muita lama, as outras são da serra da cantareira no final do ano. Detalhe, na quarta foto enquanto eu atravessava o rio, o tiozinho lavava o fusca na beira do mesmo:shock:

Jonatars
24/03/2008, 22:36
Segue o resto das fotos da Cantareira

Prieto 4x4
18/06/2008, 15:31
Depois que o Dilmar ( Nivóide ) desertou ( debandou pro lado das Sportage :mrgreen: ), não surgiu ninguém mais que colocasse os Nivas para "ralar" nas trilhas por aí???

Cadê o povo que encara as trilhas com Nivas???

abs

Cesar

Otávio Luiz
18/06/2008, 15:54
Depois que o Dilmar ( Nivóide ) desertou ( debandou pro lado das Sportage :mrgreen: ), não surgiu ninguém mais que colocasse os Nivas para "ralar" nas trilhas por aí???

Cadê o povo que encara as trilhas com Nivas???

abs

Cesar

Na oficina...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Marcio Rossetto
18/06/2008, 19:18
Bem camarada , eu tenho uma planilha da trilha do verde e ano passado fui com um pessoal para lá , tres Willis e eu de Niva .

O fogo é que eu estou em Minas - Betim , minha mulher em São Paulo com o meu filho , e dia 18 de julho vamos morar todos em Betim .

Nessa brincadeira que ja vai fazer quase um ano , o meu Niva esta com teia de aranha .

De repente no final desse mes como vou para São Paulo , poderíamos marcar de fazer a Trilha do verde de novo . Eu tenho a Planilha do caminho e acho uma das mais bacanas que tem . Na última vez o colega tombou o Willis , mas era a primeira trilha dele , agora esta cobra .

Do lado dela tem a entrada pro Camel , se eu tivesse um guincho eu topava .

Prieto 4x4
19/06/2008, 10:23
Na oficina...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Aliás é onde está o meu.........de novo :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Sujeira no carburador.......mas a culpa é toda minha. Já passou da hora de instalar um Snorkel..

abs

Otávio Luiz
19/06/2008, 13:15
......Sujeira no carburador.......mas a culpa é toda minha. Já passou da hora de instalar um Snorkel.......

Mas o snorkel é p/ evitar a entrada de ÁGUA no carburador. A sujeira quem evita é o filtro...

Prieto 4x4
19/06/2008, 14:06
Mas o snorkel é p/ evitar a entrada de ÁGUA no carburador. A sujeira quem evita é o filtro...

É que neste caso entenda "sujeira" como LAMA.....

Fiquei com o Niva parcialmente submerso em lama e aí, esta foi "sugada" para o carburador :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

O Filtro impede partículas sólidas de irem para o carburador......mas a lama, não tem jeito..

:lol::lol::lol:

BACALHAU
19/06/2008, 21:41
Quando entra lama no carburador, normalmente, uma boa limpeza resolve. Mas o que fazer quando entra um pau (uii) no carro?

Prieto 4x4
20/06/2008, 08:30
Quando entra lama no carburador, normalmente, uma boa limpeza resolve. Mas o que fazer quando entra um pau (uii) no carro?

E eu que já estava invocado com um "pouquinho" de lama......

Isto aí é que é problema.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Otávio Luiz
20/06/2008, 08:56
É que neste caso entenda "sujeira" como LAMA.....

Fiquei com o Niva parcialmente submerso em lama e aí, esta foi "sugada" para o carburador :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

O Filtro impede partículas sólidas de irem para o carburador......mas a lama, não tem jeito..

Menos mal que foi só sujeira no bura, poderia ter acontecido um calço hidráulico, aí sim, preju pior que um pau atravessado...:shock:

Prieto 4x4
20/06/2008, 10:58
Menos mal que foi só sujeira no bura, poderia ter acontecido um calço hidráulico, aí sim, preju pior que um pau atravessado...:shock:

Mas será que a lama tem mais água do que o combustível que a gente usa atualmente??? :pensativo: :mrgreen::lol:

baseggiov
20/06/2008, 10:58

Rapaz! Vcs viram onde o pedaço de pau parou? Pensa no sufoco do caboclo...
E depois dizem que os opostos é que se atraem...:lol::lol::lol:

BACALHAU
20/06/2008, 11:32

É meu camarada, gosto não se discute.:dance:
Uma sujeira no bura(co), um pouquinho de água e sabão resolvem. Agora no meu, nem atravessado, nem reto (ops). De paus eu quero distância. :discordo:
Mas, o bura sendo seu... não discrimino não, contiunuo seu Simpatizante. :wink::concordo:

Zabumbas

BACALHAU
20/06/2008, 11:37
Rapaz! Vcs viram onde o pedaço de pau parou? Pensa no sufoco do caboclo...
E depois dizem que os opostos é que se atraem...:lol::lol::lol:

E quem disse que era ele? Pode ser que tenha sido ela. Pensa na alegria da "cabocla"... :dance:
Se bem que pode ter sido ele e ter ficado alegrinho também. :pensativo:
Pensa no "frisson" do cablouco, ui.:putz:

Agora falando sério...(será que consigo?)
Alguém já imaginou acontecer isso em uma trilha? De repente um galho quebrar um pára-brisas ou entrar por uma janela ainda vá. Agora, entrar pelo fundo (ops, foi mal, juro que tentei)...

emtsuhako
26/06/2008, 18:35

Putz!!! Será que o pau capou o do cara (motorista)? Ui!!!

Faz uns dois anos, um amigo meu estava dirigindo com um Gol bola numa estrada de terra... de repente ele escuta algo furando a lataria, mais exatamente o pára-lama direito... parou e viu que furou primeiro o plástico que fica acima da roda, perfurando em seguida a lataria... e olha que o pau era duro e reto, uma madeira serrada, um caibro de 5cm x 10cm por mais de 40cm de comprimento... Por isso eu sempre recomendo, nunca passe por cima de qq pau... além do perigo de ter pregos, pode acontecer isso tb...

JUCA DO NIVA
29/06/2008, 23:25
Algumas fotos de nossas trilhas aqui em Manaus

Marcio Rossetto
29/06/2008, 23:49
Show de Bola Camarada .... sem comentários , isso é viver :palmas:

JUCA DO NIVA
30/06/2008, 21:47
Uma capotadinha básica

Jonatars
30/06/2008, 22:10
Juca, vcs não fazem trilha, vcs nadam no rio:mrgreen:

shuther4x4
30/06/2008, 23:45

Como é bom ver o Niva nesse território!
Parabéns!!!

Prieto 4x4
01/07/2008, 09:20
Uma capotadinha básica

Juca

Pensei que seria interessante instalar no meu Niva uma "gaiola" interna e bancos conchas para este tipo de situação.

Você tem algo instalado no seu para evitar que estes "pequenos" acidentes possam ter consequencias maiores? Ou vai na "raça" mesmo?

As fotos estão show de bola :palmas::palmas::palmas:.

Valeu.

Cesar

Prieto 4x4
01/07/2008, 09:28
Uma capotadinha básica

Juca

Pensei que seria interessante instalar no meu Niva uma "gaiola" interna e bancos conchas para este tipo de situação.

Você tem algo instalado no seu para evitar que estes "pequenos" acidentes possam ter consequencias maiores? Ou vai na "raça" mesmo?

Valeu.

Cesar

JUCA DO NIVA
01/07/2008, 20:13
Juca

Valeu.

Cesar

Cesar, tudo bem?

Não, não tenho a gaiola, mas, você tem razão é importante este equipamento, já tivemos problemas mais sérios aqui no amaozanas e a gaiola dos veículos foi fundamental para que nossos jipeiros fossem resgatados são e salvos.

Agora é verão no amazonas, nesta época "damos uma paradinha" para manutenções corretivas e preventivas e aí vou adptar uma gaiola no meu russo.

JUCA DO NIVA
01/07/2008, 21:21
Juca, vcs não fazem trilha, vcs nadam no rio:mrgreen:

Jonatars, tudo bem?
Por aqui tem muita água, não existe trilha sem rios (aqui chamados de igarapés), mas apenas uma das fotos é uma travessia, as outras é lama e água que ficam pelas trilhas.

Em fevereiro vou enfrentar a BR 319 que liga o Amazonas ao Brasil (mas que só passa veículo 4x4), são 700 kms e depois a transamazonica até Santarém no Pará, mas 400 kms. de Niva será uma aventura e tanto.

Mas.... tem algumas pontes por aqui e olhem quem passou na trilha um pouco antes da gente!
Um abraço

Jonatars
01/07/2008, 21:31
Show de bola! Boa sorte na travessia!

emtsuhako
02/07/2008, 23:01
Jonatars, tudo bem?
Por aqui tem muita água, não existe trilha sem rios (aqui chamados de igarapés), mas apenas uma das fotos é uma travessia, as outras é lama e água que ficam pelas trilhas.

Em fevereiro vou enfrentar a BR 319 que liga o Amazonas ao Brasil (mas que só passa veículo 4x4), são 700 kms e depois a transamazonica até Santarém no Pará, mas 400 kms. de Niva será uma aventura e tanto.

Mas.... tem algumas pontes por aqui e olhem quem passou na trilha um pouco antes da gente!
Um abraço

Juca, seu Niva é à gasolina? Pergunto isso pq recentemente estive no PA, mais exatamente percorri o trecho da Transamazônica entre Paragominas-Marabá-Altamira com uma nIssan Frontier... apesar de não ter a mesma dificuldade no trecho que vc enfrentará, ficamos sem diesel quase no final da viagem, só não ficamos no mão pq tínhamos um galão de 20 litros. No caso de gasolina, como vc pretende fazer, pois a autonomia é menor do que diesel?

JUCA DO NIVA
03/07/2008, 22:18
Juca, seu Niva é à gasolina? Pergunto isso pq recentemente estive no PA, mais exatamente percorri o trecho da Transamazônica entre Paragominas-Marabá-Altamira com uma nIssan Frontier... apesar de não ter a mesma dificuldade no trecho que vc enfrentará, ficamos sem diesel quase no final da viagem, só não ficamos no mão pq tínhamos um galão de 20 litros. No caso de gasolina, como vc pretende fazer, pois a autonomia é menor do que diesel?

Edson, tudo bem?

Sim meu Niva é um ap 1.8 a gasolina.

A autonomia do Niva é para próximo de 200 km, mas na expedição vamos ter a companhia de duas camionetes 4x4 que deverão levar os galões de combustivel. No final do primeiro trecho na BR 319 vamos encontrar postos de combustivel e também um pouco mas para frente na trasamazonica na divisa dos estados também deve ter um posto, porém o combustível em Manaus é mais barato, quanto mais pudermos levar daqui melhor.

Um abraço

lisboa
03/07/2008, 23:34
Jonatars, tudo bem?

Um abraço

Cara.... ISSO que é trilha. :-D

JUCA DO NIVA
11/07/2008, 21:20
Niveiros, tudo bem?

Segue um video da nossa trilha do último domingo
Só não se assustem com o barulhinho da homocinética
Um abraço
http://www.youtube.com/watch?v=fEWiReMxdho

eniomurara
11/07/2008, 21:40
Juca do céu ... eu não tenho a tua coragem não.

Comprei um NIVA to doidinho pra minha primeira trilha ... mas acho que os caras do Jeep Clube aqui da cidade tão armando pra mim ... vão me leva logo de cara na trilha mais pedrera que tem ... por isso to adiando minha estréia.

Eu não tenho a coragem que tu tens não ... podem falar a vontade ... acho que meu NIVA não guenta esse tranco todo.

Ja vi muito filminho no youtube ... os cara não tem dó da viatura ... vc ao contrário ... vence o obstáculo na pericia, na técnica, com geitinho :-D

Parabéns mesmo ... to impressionado ... me deu até mais coragem agora pra fazer minha estréia.

Abraço.

Gustavo Niva
12/07/2008, 04:02
Cara... trilha pesadona mesmo... aposto que teve "jipão" que ficou agarrado aí...

Enio, acho que quanto mais tu ficar adiando, mais pesada é a trilha que vão te levar hehehe... vai logo e se algo quebrar é porque já tava na hora de trocar mesmo :mrgreen:

BACALHAU
12/07/2008, 12:56
Juca do céu ... eu não tenho a tua coragem não.

Comprei um NIVA to doidinho pra minha primeira trilha ... mas acho que os caras do Jeep Clube aqui da cidade tão armando pra mim ... vão me leva logo de cara na trilha mais pedrera que tem ... por isso to adiando minha estréia.

Eu não tenho a coragem que tu tens não ... podem falar a vontade ... acho que meu NIVA não guenta esse tranco todo.

Ja vi muito filminho no youtube ... os cara não tem dó da viatura ... vc ao contrário ... vence o obstáculo na pericia, na técnica, com geitinho :-D

Parabéns mesmo ... to impressionado ... me deu até mais coragem agora pra fazer minha estréia.

Abraço.

Não tenha medo não, Ênio. :discordo:
Na primeira vez é normal uma certa insegurança, um friozinho na barriga. Já ouvi até falar das pernas tremerem. :mrgreen:
Faça como recomendava a minha vovozinha: "Se o estrupo é inevitável... relaxa e goza." :shock:
Tenho certeza que os caras do Jeep Club da sua região não vão ser inconsequentes de arriscar a sua segurança ou a de seu NIVA (nem por inveja :twisted:).
Só não esquece de tirar uma fotos para a gente. Mas nada de retoques no Photo Shop, hein?

VAI FUNDO QUE O BURACO É RASO !!!

JUCA DO NIVA
12/07/2008, 13:26
Enio,

O Gustavo e o Bacalhau estão corretos, adiar é pior, sem contar que está perdendo as emoções das trilhas, principalmente nesta região de Sta Catarina que deve ter ótimas trilhas.
E não se preocupe os jipeiros de todo o Brasil tem algo em Comun, entre elas o espírito esportivo, amizades e irreverencia, porém tenho certeza que seus companheiros de clube não lhe colocaríam em situações de risco, no máximo que pode acontecer e isto é comum, é fazer vc atolar bastante, para depois "gozar", mas não esqueça vc é NIVEIRO e não se entrega nunca

Gustavo esta trilha era light, levamos até as famílias para um churrasco.
Um abraço

BACALHAU
12/07/2008, 18:04
:)
...
Gustavo esta trilha era light, levamos até as famílias para um churrasco.
Um abraço

Ei Juca, você tem coragem de chamar isso de trilha light?
Isso nem trilha é. No máximo um passeio de domingo para beatas de igreja. :twisted:
Faço isso de olhos fechados. (dormindo e sonhando...) :mrgreen:
Muuuito bom ver niveiros de Norte a Sul deste Brasil aqui no nosso Fórum. Parabéns. :concordo:
Logo, logo o Ênio vai estar aqui contando como foi a sua (dele) "primeira vez". Espero que ele não minta muito. :lol:

eniomurara
12/07/2008, 19:51
Bacalhau .... o Juca é o nosso "CHUCK NORRIS".:concordo:

E com esse incentivo de vcs eu "meto a cara e posto as fotos" ... é quase um "mato e cobra e mostro o pau" opsssss.

Lá vai minha homenagem a ele (Juca) .... AC/DC
Antes do Chuck e Depois do Chuck.
Amigão brincadeirinha entre conterraneos.

Abraços e todos.

JUCA DO NIVA
12/07/2008, 22:01
É isso ai uns chaman de trilha outros de passeios, mas nada como um bom Niva na estrada com amigos curtindo o que temos de melhor a amizade como nas fotos abaixo.

Enio, vai logo para batizar o Niva

Bom domingo a todos

BACALHAU
13/07/2008, 11:04
Ei Juca, só para esclarecer:
O meu comentário do passeio das beatas, acima, foi brincadeira, viu? :lol:
Puro despeito e inveja de quem está sem NIVA, sem trilha e que já não vê esse verde todo faz é teeeeeempo... :parede:
É por isso que eu faço isso de olhos fechados. Só sonhando. :-(
Mande sempre fotos desses "passeios" e desses lugares bonitos. Tenho certeza de que todos gostam. :concordo:

Um domingo enlameado pra vocês.

maanunes
13/07/2008, 11:05
Jonatars, tudo bem?

Um abraço

Juca;

Um colega nosso daqui do RJ veio de Manaus para o RJ com o niva dele, veja a viagem em

http://www.denivanatrilha.fot.br/AbreTemplate.asp?Pagina=Manaus-RJ

[]s

BACALHAU
13/07/2008, 12:09
Juca;

Um colega nosso daqui do RJ veio de Manaus para o RJ com o niva dele, veja a viagem em

[]s

Caaaaara... :o
Alguém pode me ajudar a colocar meu queixo de volta no lugar?
Esse camarada (Thyago) é doido, demente, aloprado, maluco... e corajoso pra caramba. Meu herói. :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
O cara fez o que eu sonho em fazer (não necessariamente nesse trecho) mas que me falta coragem, dinheiro, coragem, carro (o Pangaré ainda não está pronto), coragem, tempo, coragem e ... coragem. :roll:
Agora, eu concordo com o que (alguns abestados) dizem do NIVA. É um carro fraco, quebra muito, não presta para viagens longas, vai andando volta rebocado, ...
Só serve mesmo para um "passeiozinho" desses. Bem "curtinho", "apenas" uns míseros 4.500 km (QUATRO MIL E QUINHENTOS QUILÔMETROS) em estradas que são um verdadeiro tapete, não é Thyago? Afinal um carro "novinho" desses, no mínimo uns quinze anos, se pegar um buraquinho, quebra.
Vale a pena colocar o link dessa viagem no blog da Auto Esporte que comenta sobre o NIVA ou no blog do Flavio Gomes. (Já coloquei)

Valeu Thyago. Você tem um CARRO, você tem um NIVA. E o teu NIVA tem um MOTORISTA. Lendo o relato da tua viagem, senti-me de novo um moleque lendo um livro de aventuras. Pena que não foi mais detalhado. Já pensou em um livro? :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Flugêncio
13/07/2008, 13:07
Caaaaara... :o
Alguém pode me ajudar a colocar meu queixo de volta no lugar?
Esse camarada (Thyago) é doido, demente, aloprado, maluco... e corajoso pra caramba. Meu herói. :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
O cara fez o que eu sonho em fazer (não necessariamente nesse trecho) mas que me falta coragem, dinheiro, coragem, carro (o Pangaré ainda não está pronto), coragem, tempo, coragem e ... coragem. :roll:
Agora, eu concordo com o que (alguns abestados) dizem do NIVA. É um carro fraco, quebra muito, não presta para viagens longas, vai andando volta rebocado, ...
Só serve mesmo para um "passeiozinho" desses. Bem "curtinho", "apenas" uns míseros 4.500 km (QUATRO MIL E QUINHENTOS QUILÔMETROS) em estradas que são um verdadeiro tapete, não é Thyago? Afinal um carro "novinho" desses, no mínimo uns quinze anos, se pegar um buraquinho, quebra.
Vale a pena colocar o link dessa viagem no blog da Auto Esporte que comenta sobre o NIVA ou no blog do Flavio Gomes. (Já coloquei)

Valeu Thyago. Você tem um CARRO, você tem um NIVA. E o teu NIVA tem um MOTORISTA. Lendo o relato da tua viagem, senti-me de novo um moleque lendo um livro de aventuras. Pena que não foi mais detalhado. Já pensou em um livro? :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Bacalhau,

O Thyago é meu amigo, mesmo antes de fazer esta viagem. Lhe digo, só sabe colocar muito mal água no radiador. Até ontem, quase todas as manutenções do Baréniva teve o pitaco do seu "cumpade".
Hoje este menino está mais sensato, mas tem disposição, juntos realizamos muitos DAGs e criamos a Equipe OverHola.
Ele só está meio devagar em virtude desta "Lei seca".

shuther4x4
13/07/2008, 13:11
É isso ai uns chaman de trilha outros de passeios, mas nada como um bom Niva na estrada com amigos curtindo o que temos de melhor a amizade como nas fotos abaixo.

Enio, vai logo para batizar o Niva

Bom domingo a todos

Um lugar desses é tudo de bom!
Se não tem trilha, tem amigos!!! Isso importa muito!
E quando junta os dois então, nem se fala!
Um grande abraço e aproveite bem o que a natureza daí te disponibiliza!

BACALHAU
13/07/2008, 13:36
Bacalhau,

O Thyago é meu amigo, mesmo antes de fazer esta viagem. Lhe digo, só sabe colocar muito mal água no radiador. Até ontem, quase todas as manutenções do Baréniva teve o pitaco do seu "cumpade".
Hoje este menino está mais sensato, mas tem disposição, juntos realizamos muitos DAGs e criamos a Equipe OverHola.

"Cumpade", não me interessa nem se ele não sabe que a roda é redonda. Eu sei que o cara é doido e tem c_lhão. Transmita-lhe a minha admiração, mas sem viadagem. :concordo:
Acabei de ler a "Expedição Transamazônica" (http://www.motoronline.com.br/roteiros/amazonia/amazon2.htm), os caras também são de mais. Mas uma coisa é uma expedição (vários carros, vários doidos, etc.), outra coisa é um carro apenas (ainda que seja um NIVA) com um doido e outro abestado que se deixou convencer a ir na doideira. Foi show. :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Soldier
13/07/2008, 19:38
Bacalhau,

KKKKK... sacaneou o cara... rsrs!! Daqui a pouco ele aparece pra réplica... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Girti
13/07/2008, 19:46
......Ele só está meio devagar em virtude desta "Lei seca".

E quem não está? :(

Na quinta-feira, em nosso "miniminimini-encontro" :mrgreen:, dava vontade de chorar, só de ver aquele monte de homens feitos pedindo Guaraná, Coca-Cola, e outros refrigerantes. :putz: Ou então bebendo a conta-gotas uma única latinha de cerveja, que tinha que durar a noite inteira... :parede:

Acho que logo iremos ver grandes cegonhas chegando ao Pacaembu, descarregando os jipes e esperando ao lado, até chegar a hora de embarcar os jipes novamente e levá-los embora, deixando-os, juntamente com seus motoristas (devidamente "mamados" de cerveja) em suas respectivas casas.:mrgreen:

Hmmmm... até que a idéia não é ruim, quem topa? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Soldier
13/07/2008, 19:55
E quem não está? :(

Na quinta-feira, em nosso "miniminimini-encontro" :mrgreen:, dava vontade de chorar, só de ver aquele monte de homens feitos pedindo Guaraná, Coca-Cola, e outros refrigerantes. :putz: Ou então bebendo a conta-gotas uma única latinha de cerveja, que tinha que durar a noite inteira... :parede:

Acho que logo iremos ver grandes cegonhas chegando ao Pacaembu, descarregando os jipes e esperando ao lado, até chegar a hora de embarcar os jipes novamente e levá-los embora, deixando-os, juntamente com seus motoristas (devidamente "mamados" de cerveja) em suas respectivas casas.:mrgreen:

Hmmmm... até que a idéia não é ruim, quem topa? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Quem lê isso pensa que o Gil bebe... :mrgreen:
No máximo um suquinho de uva... e light... rsrsrs :mrgreen:

JUCA DO NIVA
13/07/2008, 20:05
Juca;

[]s

Marcelo, tudo bem?
Seu amigo aí do RJ é o Thiago, que eu infelizmente não tive a oportunidade de conhecer. Ele foi macho prá c.......
Diga para ele que meu Niva é de um amigo dele conhecido por Capixaba.

Porém... a turma dele toda "debandou" e não faz nem trilhas e nem passeios, estou sozinho( de Niva), no nosso mundo off rood amazonense, mas... não devo nada a Jepps, Susukis, Wrangles, F75, trollers e outros por aqui, ............encaro mesmo.

Um abraço

JUCA DO NIVA
13/07/2008, 20:12
Ei Juca, só para esclarecer:
O meu comentário do passeio das beatas, acima, foi brincadeira, viu? :lol:
Puro despeito e inveja de quem está sem NIVA, sem trilha e que já não vê esse verde todo faz é teeeeeempo... :parede:
É por isso que eu faço isso de olhos fechados. Só sonhando. :-(
Mande sempre fotos desses "passeios" e desses lugares bonitos. Tenho certeza de que todos gostam. :concordo:

Um domingo enlameado pra vocês.

Meu amigo Bacalhau...
Eu não esquento. E é um prazer eu ter a oportunidade de mostrar as belezas da Amazônia pra todo o Brasil, embora eu seja Catarinense me orgulho dessa região do Brasil, que adotei.

Um abraço

Jfranck
14/07/2008, 09:02
Juca,

As coisa não mudam...veja estas fotos de meu avô...acho que a coisa é genética!:D

Um abraço

Jfranck:concordo:

Girti
14/07/2008, 13:04
Juca,

As coisa não mudam...veja estas fotos de meu avô...acho que a coisa é genética!:D

Um abraço

:concordo::concordo::concordo: Muuuuuuito legal!!! :palmas::palmas::palmas:

Estes valentes Fordinhos e Chevrolets foram os precursores dos nossos russinhos, eram os Nivas da época :mrgreen:, muito rústicos, porém paus para toda a obra!

emtsuhako
14/07/2008, 13:12
Camaradas, aproveitem enqto podem, pois em um futuro não muito distante, todas essas aventuras de jipe serão num imenso deserto... floresta amazônica, só em fotos... e tenho dito, como diz aquele impronunciável... rsrsrs...

JUCA DO NIVA
14/07/2008, 20:19
Juca,

Um abraço

Cara, está foi do fundo do baú, mas que beleza.
Deve estar no sangue este espírito de aventura, de solidariedade e companheirismo.

Uma boa semana

Soldier
14/07/2008, 21:29
Juca,

Um abraço

Putz! Essa semana estava escaneando umas antiiiiiiiigas fotos de família e me deparei com uma foto do primeiro "carro" do meu pai, com a familia toda... menos eu que ainda não era nascido :-D... e depois, o meu primeiro 4x4... essa Pampa era "o bicho" :mrgreen:

Girti
15/07/2008, 10:56
Putz! Essa semana estava escaneando umas antiiiiiiiigas fotos de família e me deparei com uma foto do primeiro "carro" do meu pai, com a familia toda... menos eu que ainda não era nascido :-D... e depois, o meu primeiro 4x4... essa Pampa era "o bicho" :mrgreen:

Soldier, isto prova que o 4x4 está no seu sangue! :D

BACALHAU
15/07/2008, 19:54
Meu amigo Bacalhau...
Eu não esquento. E é um prazer eu ter a oportunidade de mostrar as belezas da Amazônia pra todo o Brasil, embora eu seja Catarinense me orgulho dessa região do Brasil, que adotei.

Um abraço

Santa Catarina... É outro lugar "feio" demais. :mrgreen:
Ainda vou lá com o Pangaré. :concordo:
Quanto à Amazônia... Não sou tão "aventureiro" (leia-se: corajoso) assim. :discordo: :-(

eniomurara
15/07/2008, 21:04
Tem alguem falando da Santa e Bela Catarina ai ???

Seria um grande prazer receber uma comitiva de nivas aqui por essas bandas.
O meu deixaria de ser um estranho no ninho, sendo o único da city fica meio estranho aos olhos dos outros.

Mas nem ligo ... adoro desfilar com meu russinho e ver a cara de espanto dos mal informados que não sabem que veículo esta passando por eles.

Abraço.

Girti
15/07/2008, 21:11
Tem alguem falando da Santa e Bela Catarina ai ???

Seria um grande prazer receber uma comitiva de nivas aqui por essas bandas.
O meu deixaria de ser um estranho no ninho, sendo o único da city fica meio estranho aos olhos dos outros.

Mas nem ligo ... adoro desfilar com meu russinho e ver a cara de espanto dos mal informados que não sabem que veículo esta passando por eles.

Abraço.

Eu não vejo a hora de voltar a visitar a Bela e Santa Catarina! Já vão 4 anos da minha última passagem por aí! :-(

Soldier
15/07/2008, 22:48
Soldier, isto prova que o 4x4 está no seu sangue! :D

Pois é Gil... eu até sabia da história... mas nem imaginava que havia uma foto... e em Aparecida... note a basílica ainda sendo construída... :shock:

Na ordem... meus Irmãos, minha mãe, meu pai, minha avó materna e meus padrinhos... e ao fundo o Jeepão :razz:

[]s :concordo:

Prieto 4x4
06/01/2009, 09:08
Só para matar saudades...

O Niva Kursk é o último a passar. Onde passou CJ's e Rural ele passou também. E não fez feio:discordo:.

YouTube - Buraco do Inferno 1

Prieto 4x4
06/01/2009, 09:32
Nivinha veío de guerra...

Daí só saiu guinchado, mas saiu rodando :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

baseggiov
06/01/2009, 11:20
karáca!!:shock::shock::shock::shock:
Eu achava que já tinha visto atoleiro forte, mas tava enganado.:discordo::discordo:
Isso prova que o Niva é pau duro. Achei que só saia do buraco empenado.
Se acontecesse comigo eu iria ficar desesperado. Acho que eu acabaria cobrindo o Niva de terra e enterrando por lá.:mrgreen:
Brincadeirinha!
Parabens Prieto, isso é que é trilha.:palmas::palmas::palmas:

shuther4x4
06/01/2009, 20:25
O Kursk afundou mesmo......... no barro:concordo::concordo:!!!
Ainda bem que não molhou a buzina nuclear:mrgreen:!!

Parabéns Prieto, seu Niva com certeza está se pagando!!!:palmas::palmas:
Abraços!!!

Prieto 4x4
06/01/2009, 21:45
O Kursk afundou mesmo......... no barro:concordo::concordo:!!!
Ainda bem que não molhou a buzina nuclear:mrgreen:!!

Parabéns Prieto, seu Niva com certeza está se pagando!!!:palmas::palmas:
Abraços!!!

Shuther

Realmente valeu cada centavo investido nele, mas eu o vendi :oops::oops::oops:.

Para as "brincadeiras" que eu fazia, achava que estava judiando demais dele. Apesar de suas muitas qualidades o Niva não foi feito para isto.
Acho que ele está sendo melhor cuidado e tendo melhor uso com a atual dona.

Hoje estou com um CJ. Tem suas limitações também, mas acho que para trilhas ele é mais apropriado.

Gostaria ter uma carro para cada situação ( um não, vários...), mas como isto não é possível....

abs

Cesar

:D:D:D

alexandre roveri
08/01/2009, 20:06
Shuther

Realmente valeu cada centavo investido nele, mas eu o vendi :oops::oops::oops:.

Para as "brincadeiras" que eu fazia, achava que estava judiando demais dele. Apesar de suas muitas qualidades o Niva não foi feito para isto.
Acho que ele está sendo melhor cuidado e tendo melhor uso com a atual dona.

Hoje estou com um CJ. Tem suas limitações também, mas acho que para trilhas ele é mais apropriado.

Gostaria ter uma carro para cada situação ( um não, vários...), mas como isto não é possível....

abs

Cesar

:D:D:D
Mais um para o time :concordo:
Trilha =CJ :dance:
Niva = Passeio :palmas:

Marcio Rossetto
09/01/2009, 08:25
ERRADO!!!!!!!!!!!

SOMENTE Trilha =CJ
Niva = Passeio ,TRILHA , CARRO DE CIDADE , ESTRADA , ETC .

Prieto 4x4
09/01/2009, 09:26
ERRADO!!!!!!!!!!!

SOMENTE Trilha =CJ
Niva = Passeio ,TRILHA , CARRO DE CIDADE , ESTRADA , ETC .

Marcio

Na boa. Concordo com você que o CJ é basicamente para trilha. Deslocamentos "on road" com ele chega quase a ser um martírio. Se bem que tem uns bem preparados que até oferecem algum "conforto".

Agora com o Niva a situação é exatamente inversa. Sem a preparação adequada ( o que é muito mais complexa e cara do que no CJ ), sua utilização em trilhas fica restrita a trilhas mais "leves" e passeios.

Se você prepará-lo para trilhas, perde também em conforto para passeios e uso diário.

Minha opinião, apenas.

Cesar

Adilson Toledo
09/01/2009, 11:02

Tambem acho!!!!:twisted:

robertofs
09/01/2009, 18:17
Pra mim até hoje não é muito claro como classificar uma trilha como leve, média ou pesada :-(

Eu tenho como:
Leve - aquela onde um Baja, X12 ou coisas afins passam;
Média - aquela onde geralmente só passa um 4x4;
Pesada - Quase um rockcrawling, considerando o grau de dificuldade, onde só se passa geralmente com guincho ou puxado hehehe

Vi que falaram basicamente em água, lama, barro, mas aqui em Goiás água é adundante, lama geralmente quando chove e barro, barro mesmo, é raro, afinal, o cerrado tem clima predominante tropical sazonal, de inverno seco. Quando passam as chuvas, vira quase uma savana, mas sem leões hehehe

O que sobra pra nós é muito cascalho, algumas travessias, e até uns bons morrinhos. Com isso, creio que o fazemos por aqui é de leve pra média, e só.

Segue algumas fotos e vídeos pra constar: http://pt-br.tinypic.com/useralbum.php?ua=RhUUcPQZavozTelwSU2b5g%3D%3D&page=1&sort=oldest

[]'s
Roberto França.

baseggiov
09/01/2009, 18:41
Pra mim até hoje não é muito claro como classificar uma trilha como leve, média ou pesada :-(

Eu tenho como:
Leve - aquela onde um Baja, X12 ou coisas afins passam;
Média - aquela onde geralmente só passa um 4x4;
Pesada - Quase um rockcrawling, considerando o grau de dificuldade, onde só se passa geralmente com guincho ou puxado hehehe

Vi que falaram basicamente em água, lama, barro, mas aqui em Goiás água é adundante, lama geralmente quando chove e barro, barro mesmo, é raro, afinal, o cerrado tem clima predominante tropical sazonal, de inverno seco. Quando passam as chuvas, vira quase uma savana, mas sem leões hehehe

O que sobra pra nós é muito cascalho, algumas travessias, e até uns bons morrinhos. Com isso, creio que o fazemos por aqui é de leve pra média, e só.

Segue algumas fotos e vídeos pra constar: http://pt-br.tinypic.com/useralbum.php?ua=RhUUcPQZavozTelwSU2b5g%3D%3D&page=1&sort=oldest

[]'s
Roberto França.

Acho que é isso mesmo, tirando trilha pesada mesmo no resto o Niva se garante. :palmas::palmas::palmas:
Essa estória de atolar o carro inteiro e depois puxar com o guincho é melhor fazer com carro com chassis.

Aliás, Roberto, o cerrado (abundante aqui no MS também) é um tipo de savana. :mrgreen:
Graças a Deus não tem leão, porque senão os bichos iriam arranhar meu Niva todo. :parede::parede::parede:

Marcio Rossetto
09/01/2009, 20:28
Uma trilha muito pesada perde o Tesão , porque vc toda hora tem que por guincho.
A técnica , o velho bom braço , jeito e coragem , ficam de escanteio .

Não to dizendo que não é bom, muitos gostam , só pelo fato de passar 2 dias no mato , trabalhando , etc .

Então , a trilha que tem facão , erosão abismo e pedra solta escorregadia , dunas ,são classificadas como leve ?

Em certas situações de grande inclinação lateral e pedra solta, onde vc necessita de perícia , como me lembro da velha trilha das aranhas, isso fiz em 1995 com o primeiro Niva na Serra da Cantaneira .

Quem fez sabe . Não sei se existe ainda .

Bem ali quem manda é a suspensão :pensativo:

Vc tem tres opções
vai
aborta
ou capota .

Posso grantir que ali o Niva passa porque torce tudo e o Willis, Samurai , passa?
Lógico depende do braço também .

negreira
09/01/2009, 21:45
Uma trilha muito pesada perde o Tesão , porque vc toda hora tem que por guincho.
A técnica , o velho bom braço , jeito e coragem , ficam de escanteio .

Não to dizendo que não é bom, muitos gostam , só pelo fato de passar 2 dias no mato , trabalhando , etc .

Então , a trilha que tem facão , erosão abismo e pedra solta escorregadia , dunas ,são classificadas como leve ?

Em certas situações de grande inclinação lateral e pedra solta, onde vc necessita de perícia , como me lembro da velha trilha das aranhas, isso fiz em 1995 com o primeiro Niva na Serra da Cantaneira .

Quem fez sabe . Não sei se existe ainda .

Bem ali quem manda é a suspensão :pensativo:

Vc tem tres opções
vai
aborta
ou capota .

Posso grantir que ali o Niva passa porque torce tudo e o Willis, Samurai , passa?
Lógico depende do braço também .

:dance::dance: GRANDE MARCIO :dance::dance:

Fiz a aranha quase 20 anos de 1980 a 2000 de moto.....sei do que vc esta falando...... e agora em dez/2008 a fiz de quadriciclo..... se vc achava naquele tempo a aranha dificil........hoje vc não vai acreditar de como
a aranha passou para trilha de dificuldade maxima......

se um dia quizer conferir...... dá um toque que a gente se encontra lá no bar do pedrão......:!: sim ainda existe :!: e vamos lá que vc vai ver o que
virou....... alias....até o pinheirinho tá mais """foda""" alias bem mais.......

JUCA DO NIVA
11/01/2009, 17:27
Inverno na Amazônia, propício para boas trilhas

JUCA DO NIVA
11/01/2009, 17:47
Um pequeno video

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=uHn64K-rYfw]YouTube - ATOLEIRO TRILHA RIO URUBU[/URL]

shuther4x4
11/01/2009, 18:03

Grande Juca. Região Norte é um dos meus sonhos de consumo!!!
Parabéns!:concordo:

robertofs
11/01/2009, 19:00

Camarada Juca, você é a testemunha perfeita de que carro bom é aquele que vai e passa, e que isso se deve a uma série de fatores, como motor, pneu, peso e, obviamente, braço, e o parabenizo pela perícia na condução.

As fotos e vídeos deixam evidente uma das principais características do Niva, que o faz não ser menos que nenhum outro 4x4: seu baixo peso! A probabilidade de um carro pesado ficar nesse atoleiro é muito grande, como uma band, mas sendo o Niva muito leve ele geralmente transpõe situações como essa sem muito trabalho, quando conduzido por pessoas como você.

Por aqui, geralmente os melhores carros para subir rampas de cascalho (já que barro por aqui é raro) são os Nivas, porque os demais pesadões, com motores muito mais potentes, pneuzões e tudo mais, geralmente cavam buracos como se fossem suas próprias sepulturas, e de lá só saem guinchados.

Essas belas fotos me lembram muito o tempo em que eu morava no sul do Pará, mais precisamente na região de Santana do Araguaia, mas que era mais próximo de Redenção do Pará. Eu ainda adolescente, em 86, morava com meu pai numa fazenda da extinta Encol, e uma das atividades do velho era chefiar pessoal para abrir picadas no meio da mata para passagem de cercas, demarcando divisas de terras e pastos. Naquela ocasião, nosso veículo off-road era um caminhão Mercedes 2213 6x4 de chassis curto, muito valente, e logo depois um CJ que veio de Brasília. O que hoje comumente chamo de trilha era a única via de acesso naqueles tempos. Bons tempos, diga-se de passagem. Em julho íamos com o CJ para Conceição do Araguaia, porque o rio Araguaia baixava e uma longa faixa de área branca vinha à tona, formando belas praias, as quais dávamos umas voltinhas a bordo do CJ. Era diversão garantida!

Resolvi dar uma pesquisada no Google Maps, para ver se encontrava a fazenda, e encontrei o que foi a sede nas coordenadas -8.515547,-50.370802. Pelas fotos de satélite, acabou a mata, e também a sede da fazenda.

[]'s
Roberto França.

JUCA DO NIVA
11/01/2009, 22:10
Camarada Juca, você é a testemunha perfeita de que carro bom é aquele que vai e passa, e que isso se deve a uma série de fatores, como motor, pneu, peso e, obviamente, braço, e o parabenizo pela perícia na condução.

As fotos e vídeos deixam evidente uma das principais características do Niva, que o faz não ser menos que nenhum outro 4x4: seu baixo peso! A probabilidade de um carro pesado ficar nesse atoleiro é muito grande, como uma band, mas sendo o Niva muito leve ele geralmente transpõe situações como essa sem muito trabalho, quando conduzido por pessoas como você.

Por aqui, geralmente os melhores carros para subir rampas de cascalho (já que barro por aqui é raro) são os Nivas, porque os demais pesadões, com motores muito mais potentes, pneuzões e tudo mais, geralmente cavam buracos como se fossem suas próprias sepulturas, e de lá só saem guinchados.

Essas belas fotos me lembram muito o tempo em que eu morava no sul do Pará, mais precisamente na região de Santana do Araguaia, mas que era mais próximo de Redenção do Pará. Eu ainda adolescente, em 86, morava com meu pai numa fazenda da extinta Encol, e uma das atividades do velho era chefiar pessoal para abrir picadas no meio da mata para passagem de cercas, demarcando divisas de terras e pastos. Naquela ocasião, nosso veículo off-road era um caminhão Mercedes 2213 6x4 de chassis curto, muito valente, e logo depois um CJ que veio de Brasília. O que hoje comumente chamo de trilha era a única via de acesso naqueles tempos. Bons tempos, diga-se de passagem. Em julho íamos com o CJ para Conceição do Araguaia, porque o rio Araguaia baixava e uma longa faixa de área branca vinha à tona, formando belas praias, as quais dávamos umas voltinhas a bordo do CJ. Era diversão garantida!

Resolvi dar uma pesquisada no Google Maps, para ver se encontrava a fazenda, e encontrei o que foi a sede nas coordenadas -8.515547,-50.370802. Pelas fotos de satélite, acabou a mata, e também a sede da fazenda.

[]'s
Roberto França.

Conheço, um pouco a região de Goiania, morei por quase um ano em Aparecida de Goiania, terra boa, deixou saudades, um dia ainda volto.

Bem, mas o Niva, foi muito bem nesta trilha, o bloqueio faz a diferença.
"fiquei" em um único atoleiro, e ainda ssim por que engatou em um tronco de árvore, ali a porrada foi feia.

Em fevereiro(carnaval) vou percorrer 700 Km da BR 319 e 1300 km da TRANSAMAZONICA, com o meu Niva em uma expedição do Jeep Clube que vai de Manaus para Santarém no Pará, previsão de cinco dias de estrada

Na volta vou relatar o comportamento do Niva e as emoções dessa aventura para todos, através do fórum

JUCA DO NIVA
11/01/2009, 22:27
Grande Juca. Região Norte é um dos meus sonhos de consumo!!!
Parabéns!:concordo:

Já fica o convite, para conhecer Manaus e a região amazônica próxima a nossa capital (puxa falando assim até parece que nasci aqui, bem... mas sou filho adotivo da terra), aqui você terá um amigo.

Um abraço

robertofs
12/01/2009, 03:36
Conheço, um pouco a região de Goiania, morei por quase um ano em Aparecida de Goiania, terra boa, deixou saudades, um dia ainda volto.

Eu trabalho em Aparecida de Goiânia. Legal saber que você já esteve por essas bandas :-)

Como eu comentei sobre o peso do Niva, o video abaixo dá um bom exemplo de como isso faz diferença.

YouTube - Niva vs rest of the world

Soldier
12/01/2009, 12:50
Naturalmente cada um tem sua opinião, mas uma coisa ninguém tem como negar... tem nego que faz sim trilha pesada com o Niva... e ele vai :rolleyes:... o quanto isso custa depois é outra conversa, mas que vai, vai e ponto final ;-)

Tenho uns amigos que fizeram o Pinheirinho (início de 2008 se não me engano) que é considerada "pesada" e filmaram pra provar...

YouTube - familia niva na trilha do pinheirinho[/url]

YouTube - Trilha do Pinheirinho - 27/05/2007[/url]

E se pesquisar, tem muito mais Niva no Pinheirinho... :p

Este final de semana estive em uma fazenda próxima a Atibaia pra montar uma "trilha in door"... e não é que o Niva Blue só saiu de lá de trator, rsrs :putz:

Como não conhecia, caí em um buraco no meio de um barro branco que mais parecia argila... sei lá :rolleyes:... aliás, me disseram que um trator atolou lá :shock: e só saiu com ajuda de outros dois tratores :lol:

Mas o restante o Blue foi na boa :grin:... enfim, tudo é possível e tudo tem seu preço :mrgreen:

Prieto 4x4
12/01/2009, 13:44
Soldier

Legal esta trilha do Pinheirinho. Onde fica?

O sistema de tração do Niva é muiiiiiiiiiiito equilibrado. O bloqueio de diferencial central faz a diferença em certas ocasiões.

Na minha opinião os pontos negativos do Niva são:

- maior dificuldade em conseguir "ganhar" altura do solo. Os facões que o pessoal tem "deixado" nas trilhas são cada vez mais profundos. Qualquer carro, encostou o diferencial, já era.

- falta potência no motor original. Nos que tem AP instalado o problema está resolvido, porém se for AP 2.0, passamos o problema para a resistência dos diferenciais.

- As torções sobre o monobloco, devido ao uso constante em trilha judiam demais do Nivinha. Se não tiver dó, sem problemas.

- ainda é mais difícil instalar outros equipamentos no Niva, como bloqueios de diferenciais por exemplo.

No mais, se estivermos falando apenas de atoleiros, trechos alagados, subidas e descidas escorregadias, a performance do Niva não deixa nada a desejar.

abs

Cesar

Prieto 4x4
12/01/2009, 13:46
Naturalmente cada um tem sua opinião, mas uma coisa ninguém tem como negar... tem nego que faz sim trilha pesada com o Niva... e ele vai :rolleyes:... o quanto isso custa depois é outra conversa, mas que vai, vai e ponto final ;-)

Tenho uns amigos que fizeram o Pinheirinho (início de 2008 se não me engano) que é considerada "pesada" e filmaram pra provar...

YouTube - familia niva na trilha do pinheirinho (http://br.youtube.com/watch?v=6jVnGgZte5o)[/url]

YouTube - Trilha do Pinheirinho - 27/05/2007 (http://br.youtube.com/watch?v=-E10H6j7G-Y)[/url]

E se pesquisar, tem muito mais Niva no Pinheirinho... :p

Este final de semana estive em uma fazenda próxima a Atibaia pra montar uma "trilha in door"... e não é que o Niva Blue só saiu de lá de trator, rsrs :putz:

Como não conhecia, caí em um buraco no meio de um barro branco que mais parecia argila... sei lá :rolleyes:... aliás, me disseram que um trator atolou lá :shock: e só saiu com ajuda de outros dois tratores :lol:

Mas o restante o Blue foi na boa :grin:... enfim, tudo é possível e tudo tem seu preço :mrgreen:

Porque você ficou sem tração na trazeira???:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

A roda trazeira ficou rodando em falso? Porque se estivessem em solo firme, era pra sair sim....

Um guinchinho já ia quebrar um galho.

Soldier
12/01/2009, 14:06
Soldier

Legal esta trilha do Pinheirinho. Onde fica?

O Pinheirinho fica na Cantareira... é show :palmas:

O sistema de tração do Niva é muiiiiiiiiiiito equilibrado. O bloqueio de diferencial central faz a diferença em certas ocasiões.

Na minha opinião os pontos negativos do Niva são:

- maior dificuldade em conseguir "ganhar" altura do solo. Os facões que o pessoal tem "deixado" nas trilhas são cada vez mais profundos. Qualquer carro, encostou o diferencial, já era.

Concordo... :concordo:

- falta potência no motor original. Nos que tem AP instalado o problema está resolvido, porém se for AP 2.0, passamos o problema para a resistência dos diferenciais.

Quanto a isso, acho que para a sua configuração original a potencia do motor é suficiente... mas penso que um AP 1.8 "bem instalado" pode mesmo ser um bom aliado em alguns momentos... :rolleyes:

- As torções sobre o monobloco, devido ao uso constante em trilha judiam demais do Nivinha. Se não tiver dó, sem problemas.

- ainda é mais difícil instalar outros equipamentos no Niva, como bloqueios de diferenciais por exemplo.

É isso mesmo... tudo tem seu preço ;-)

No mais, se estivermos falando apenas de atoleiros, trechos alagados, subidas e descidas escorregadias, a performance do Niva não deixa nada a desejar.

Sem dúvida :concordo:

Porque você ficou sem tração na trazeira???:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

A roda trazeira ficou rodando em falso? Porque se estivessem em solo firme, era pra sair sim....

Um guinchinho já ia quebrar um galho.

:mrgreen: KKKK!!! Maldade, mas ele imbicou a frente nesse buraco e a trazeira ficou "arrebitada" :odedo: ... rsrs! Além disso choveu pra diacho na noite anterior e tava tudo muito encharcado... não tinha tração "mesmo" :roll:... mas se eu tivesse um guinchinho não ia precisar do trator... rsrs!

PS: Este local onde atolei, fará parte da Super Trilha "In door" Soldier Adventures... aguardem!!!

Jonatars
12/01/2009, 22:31
Fala ae Soldier, essa do Pinheirinho eu tava lá, mas fui de Zeca, deixei o meu Niva na entrada da trilha (estavamos em 7 Nivas, só 4 entraram, pois era Domingo 14:00hs ). Eles sairam de lá as 22:00 hs, dois com um pequeno amassado na lateral direita, um voltou sem retrovisor, e na volta para casa, todos ferveram devido a grande quantidade de lama e falta de um lugar para dar uma ducha, fora isso tranquilidade:twisted:. Alias para o camarada que perguntou onde fica, é a trilha que está ao lado do bar do Pedrão.

JUCA DO NIVA
12/01/2009, 22:40
[quote=Soldier;783429]Naturalmente cada um tem sua opinião, mas uma coisa ninguém tem como negar... tem nego que faz sim trilha pesada com o Niva... e ele vai :rolleyes:... o quanto isso custa depois é outra conversa, mas que vai, vai e ponto final ;-)

Concordo plenamente!

Quem vai para uma trilha deve ter a conciência de quanto pode custar a diversão e os risco que corre.

Boa semana

Jonatars
12/01/2009, 22:44
Fotos do Niva do Eduardo de Guarulhos que está sendo preparado apenas para trilha. Nessa do Pinheirinho ele tb nao entrou por falta de pneu:-D, não tem mais desculpa!

Flugêncio
13/01/2009, 08:28
Fotos do Niva do Eduardo de Guarulhos que está sendo preparado apenas para trilha. Nessa do Pinheirinho ele tb nao entrou por falta de pneu:-D, não tem mais desculpa!

Se colocar uns diferenciais 9/40 originais, vai ficar bão.

Prieto 4x4
13/01/2009, 12:20

Esse tá "bonito" pra trilhas....:palmas::palmas::palmas:

baseggiov
13/01/2009, 16:38

É só engatar um disco de grade de 32 discos e depois uma plantadeira que esse NIVA planta qualquer coisa, até arroz irrigado!

:shock::shock::shock::shock::shock:

Jonatars
13/01/2009, 21:40
Ainda está faltando ums ajustes na supenção dianteira e calços maiores para a traseira, para o acabamento vai os alargadores do Natal 4x4 e mais um de caminhão, pois as rodas ficaram totalmente para fora, além de bancos novos, quebra-mato, trocentos faróis de milha e mais um monte de porcarias, no domingo eu andei nesse Niva lá em Guarulhos e questionado pelo Edu (o dono), minha opnião foi a seguinte: Ficou uma porcaria, portanto para trilha, está uma maravilha:twisted:. Nas fotos que eu enviei e no video que o Soldier postou, reparem que são quatro Nivas, um deles branco. Pois bem, o branco, é do Camarada Osmar de Santo André, e ele está montando chassi no Niva dele, desde o dia 10, assim que tiver fotos, (e ele autorizar é claro) vou postanto para a galera que tiver interesse.

cabral mecanica esportiva
19/01/2009, 20:24
eu ja nem falo nada do meu rsrs..nao ve agua a uns meses.só ando no barro e na serra da canastra.vamos andar de fusca e gaiolas e minha mulher vai de niva pra trazer os q quebram.ja passei em lugar q willis ficou atolado,nao desmerecendo o jeep.tenho fotos no meu orkut..milquisedeque ou milquisedequi+ taquaritinga.abçoss (cabral mecanica esportiva)

Marcio Rossetto
22/06/2009, 19:36
Alguns Passeios em MG :

shuther4x4
23/06/2009, 18:34
Niva eu uso só pra ir no shopping!!!:evil::evil:
Aqui uma fotinha dele no estacionamento do "Iguatemi"!!!!:-D:-D
Abraços!!

ps: estacionamentinho caro esse!!!!!

Prieto 4x4
24/06/2009, 10:06
Niva eu uso só pra ir no shopping!!!:evil::evil:
Aqui uma fotinha dele no estacionamento do "Iguatemi"!!!!:-D:-D
Abraços!!

ps: estacionamentinho caro esse!!!!!

Aposto que pegou até umas traíras......:mrgreen:

shuther4x4
24/06/2009, 20:34
Aposto que pegou até umas traíras......:mrgreen:

Nesse dia nem piranha!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen: (não por falta de vontade!):twisted:
Abraços

Ricardo Passoni
25/06/2009, 16:09
Bom vou dar meu relato : Qdo comprei meu NIva a 7 anos atrás ( hj não tenho mais) fazia todas as trilhas possiveis, Pinheirinho todo FDS ! Ia bem , mas segunda dava o troco rs! no bolso ! rs , mas enfrenta sim de igual para igual muito 4x4 , além de sua manutenção ser muito barata ! Troquei ele por uma F-75 verdadeiro trator passava por tudo mesmo , ainda vou ter outra , hj tenho um meio termo Samurai vai bem e as peças são mais caras, mas não quebra , portando qquer carro tem suas vantagens e desvantagens ainda esta para ter um 4x4 bom em tudo !
Abraço a todos

Marcio Rossetto
25/06/2009, 18:21
Pois é Ricardo , tudo tem as suas vantagens e desvantagens , mas a verdade é que os jipes cada vez estão mais preparados , o pessoal gasta uma grana , uma fortuna para preparar as máquinas . A grande verdade é que o pessoal do Niva pouco gasta e prepara o carro.

Bom vou dar meu relato : Qdo comprei meu NIva a 7 anos atrás ( hj não tenho mais) fazia todas as trilhas possiveis, Pinheirinho todo FDS ! Ia bem , mas segunda dava o troco rs! no bolso ! rs , mas enfrenta sim de igual para igual muito 4x4 , além de sua manutenção ser muito barata ! Troquei ele por uma F-75 verdadeiro trator passava por tudo mesmo , ainda vou ter outra , hj tenho um meio termo Samurai vai bem e as peças são mais caras, mas não quebra , portando qquer carro tem suas vantagens e desvantagens ainda esta para ter um 4x4 bom em tudo !
Abraço a todos

[Fred]
28/06/2009, 21:39
bom, ainda não tenho nenhum veículo específico para fazer trilha, o mais próximo é um fusca, mas pretendo adquirir um NIVA. Em breve isso ocorrerá. Por enquanto só lendo e aprendendo.

Vocês já viram esse vídeo: YouTube - Trophy-raid "MKR-2008" by DEN NIVA

O que acham desse upgrade realizado?

Abraços

Girti
28/06/2009, 23:25
;917746']bom, ainda não tenho nenhum veículo específico para fazer trilha, o mais próximo é um fusca, mas pretendo adquirir um NIVA. Em breve isso ocorrerá. Por enquanto só lendo e aprendendo.

Vocês já viram esse vídeo: YouTube - Trophy-raid "MKR-2008" by DEN NIVA (http://www.youtube.com/watch?v=8_21xIsR0Yk)

O que acham desse upgrade realizado?

Abraços

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Cacilda, "isso" não é um Niva, é um monstro devorador de lama!!! :mrgreen:

Cesar Rocha
29/06/2009, 09:40
De NIVA, nesse aí acho que sobrou só a Buniteza... heeheheehe

buchmann
29/06/2009, 15:42
aaahhh se eu tive-se dindin sobrando, mas dai tem que ser muito dindin sobrando para fazer algo desse naipe hehehe.

Cesar Rocha
30/06/2009, 10:55
Mas é uma boa referência pra quem quer jogar um chassis de baixo do Niva.
Fica um demoninho! :twisted:

Acacio
04/07/2009, 21:42
eu so uso pra i no chopp center e no restaurante vegetarianus

shuther4x4
05/07/2009, 23:56
eu so uso pra i no chopp center e no restaurante vegetarianus

Adoro esses shoppings, mas eu vez ou outra gasto muito neles!!!! MAS VALE!!!!:twisted::twisted::twisted:
Abraços.

Fulviors
12/07/2009, 13:43
Caros amigos
Esta e a minha primeira mensagem no forum, e gostaria de passar para os companheiros proprietarios de niva que a imagem que estão passando deste belo e forte carro não correponde com a realidade, sinto informar que temos colegas aqui em fortaleza que utilizam os carros no dia a dia e tambem os utilizam nas trilhas e pode confessar que este carro e bom e não que bra com facilidade assim tenha uma boa manutenção, eu digo isso tudo por que sou proprietario de niva e ele passa bem nas trilhas do ceara, em locais onde ficam troller e outros jeeps preparados, um grande abraço a todos.

BACALHAU
12/07/2009, 14:47
Caros amigos
Esta e a minha primeira mensagem no forum, e gostaria de passar para os companheiros proprietarios de niva que a imagem que estão passando deste belo e forte carro não correponde com a realidade, sinto informar que temos colegas aqui em fortaleza que utilizam os carros no dia a dia e tambem os utilizam nas trilhas e pode confessar que este carro e bom e não que bra com facilidade assim tenha uma boa manutenção, eu digo isso tudo por que sou proprietario de niva e ele passa bem nas trilhas do ceara, em locais onde ficam troller e outros jeeps preparados, um grande abraço a todos.

Meu camarada, seja bem-vindo.

O NIVA tem UM ponto fraco que afeta todo o restante.
É uma porcaria de uma peça mal acabada que fica ali entre o volante e o banco dianteiro esquerdo. Também conhecido como "burrinho do volante". :mrgreen:
Uma máquina qualquer, por mais resistente que seja, se não tiver uma manutenção adequada, quebra.
É isso que acontece com essa frota de russos com mais de 15 anos em média. É de admirar que alguns ainda consigam rodar. Especialmente o Pangaré, que pertenceu a uma "besta" aí de Fortaleza, que só fez detonar o carro sem pena nenhuma. Até aí, tudo bem, o carro era dele e tinha todo o direito até de tocar fogo nele. Agora, ele só não podia fazer as c@g@d@s que ele fez, seguindo a "fisolofia" de um conterrâneo meu. Se é para vender, tapeia de qualquer jeito, cola um papelão, passa uma massa, pinta e phod@-se.
Aí, o otário que comprar, se não for esperto o suficiente para futucar o carro, está arriscado a morrer.
Outro ponto é: MANUTENÇÃO PREVENTIVA. A maioria nem imagina o que seja.
Voltando ao "burrinho do volante", tem uns que não sabem "ouvir" o que o carro diz.
Conheço um camarada que saiu daqui de Tamboril para Fortaleza em um Fiat Pálio. Cinco pessoas em um carro, porta-malas cheio e um pneu traseiro furado a maior parte da viagem, apesar dos avisos (não compreendidos :parede:) dos outros motoristas.
Tem aqueles que dizem: "Tava fazendo um barulhinho esquisito, mas nem liguei, aí de repente...", "Cheiro de queimado? Acho que não é nada não, deve ser alguém queimando alguma coisa" e por aí vai.
Nesses casos, com esses cupins de ferro ao volante, o NIVA é "fraquim, fraquim".
O que eu quero ver é esse pessoal que fala mal do NIVA, muitas vezes, sem nem conhecer, apenas repetindo o que ouviu outra besta falar, pegar QUALQUER outro veículo, não fazer uma manutenção adequada e esse carro aguentar :shock: metade do que o NIVA aguenta :oops:.

Marcelo Perovano
07/08/2009, 17:55
Bom, Pessoal

Tenho um Niva 91 Já destrui 02 diferenciais dianteiros e uma homocinetica interna direita. E ainda teimo em subir ladeiras e socar o bicho na lama.
Acabei de calçar o niva com 4 kichutes (lembram?), tá igual a um trator seguem as medidias para quem quiser:
Pneus carcaça 225x60x16
Recapagem VIPAL V900
Só ficou ralando na adptação do pivo de D-20 que montei pra suspender o Niva, mas nada que um esmeril não resolva.
O único problema da trilha é que você não pode ir sozinho, e é claro que tudo tem limite né!

jorgeffn
27/08/2009, 20:26
Camaradas, depois de ler o tópico todo, pensei em várias coisas para escrever sobre o Niva em trilhas... comecei a fazer algumas com o meu.... e vou colocando as fotos... com o tempo vou falando as minhas impressões dele nas trilhas... uma delas é certa... Não sai barato.... hahahaha
188258 188259

188260 188261

188262

jorgeffn
27/08/2009, 20:31
Mais algumas

188263 188264

188265 188266

jorgeffn
27/08/2009, 20:34
Mais........
188267 188268

188269 188270 188271

jorgeffn
27/08/2009, 20:36
ultimas....

188272 188273

188274 188275

tenho mais fotos... depois coloco mais....

Afajoses
10/09/2009, 21:49
Bem ...
Acabei de ler o topico todo e cheguei a seguinte conclusão

nada é conclusivo :parede:

EU acho que carro 4x4 com reduzida e bloqueio foi feito pra enfrentar trilhas, lama, etc...
mas cada eu com seu cada um...

mas como ainda não estreie meu nivinha ( ainda sem nome ) em nenhuma trilha, se alguem do Rio for fazer alguma me avisa que eu apareco !!:mrgreen::mrgreen::mrgreen: to doido pra jogar ele na lama !!:twisted:

Gustavo Niva
11/09/2009, 10:22
mas como ainda não estreie meu nivinha ( ainda sem nome ) em nenhuma trilha, se alguem do Rio for fazer alguma me avisa que eu apareco !!:mrgreen::mrgreen::mrgreen: to doido pra jogar ele na lama !!:twisted:Final de semana que vem tem raid do carioca off road aqui em nit... vale a pena... []s

Afajoses
11/09/2009, 10:50
Fala Gustavo!!

vc sabe aonde vai ser ?

vai ser aberto para qualquer um?

Gustavo Niva
11/09/2009, 10:56
Largada em Itaipu, parte do percurso em Maricá (itaipuassu, imagino) e chegada em charitas... ou seja, vai passar numas trilhas bem legais e tranquilas aqui de niterói...

Eu vou correr (navegar pra um camarada), mas se já não tivesse combinado com ele, com certeza correria pilotando meu niva, pois pelo que entendi não vai ter quebradeira...

Além da prova vai ter passeio...

Prieto 4x4
11/09/2009, 12:15
vai ser coisa leve assim, Gustavo???? :mrgreen:

baseggiov
11/09/2009, 18:29

:shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:

zanötto
11/09/2009, 20:55

Como saiu daí?????????

GARCIA/SP
11/09/2009, 23:35

Caraca...olha do que meu niva se livrou...:mrgreen::mrgreen::twisted:
César, saiu daí como?

Abs :concordo:
Renatão

Prieto 4x4
14/09/2009, 11:07
Caraca...olha do que meu niva se livrou...:mrgreen::mrgreen::twisted:
César, saiu daí como?

Abs :concordo:
Renatão

Que é isso Renatão??? Se comprasse o seu ia usar só pra passeio :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Meu Niva tinha guincho, mas como molhou tudo o que tinha direito neste atoleiro, o motor deixou de funcionar, em consequencia o guincho também......aí vai a máxima de nunca fazer trilha sozinho. Recorri ao guincho de um amigo que me acompanhava na trilha...

Saiu facinho, facinho....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Afajoses
14/09/2009, 15:42
Como a grana ta curta :cry: pretento comprar um guincho manual, na pior hipotese ia fazer muuuuuita forca, mas agua e lama nao seria problema...

mas aproveitando, vamos colocar mas umas fotinhas assim que tiver as minhas eu coloco

Afajoses
14/09/2009, 15:48
Prieto,

Aproveitando, esses reboques (puxando o carro assim) com o tempo nao acabam desalinhando o carro ? já que Niva e monobloco ? ou tem algum macete pra evitar isso ?

Prieto 4x4
14/09/2009, 16:07
Prieto,

Aproveitando, esses reboques (puxando o carro assim) com o tempo nao acabam desalinhando o carro ? já que Niva e monobloco ? ou tem algum macete pra evitar isso ?

Afajoses

Esta acho que é uma das desvantagens do Niva (o fato de ser monobloco).

Tem que se criar pontos de ancoragem fixos aos locais mais resistentes. Eu imagino que sejam as longarinas.

Tem que se evitar (isto serve para outros carros também) é dar "trancos" quando se está puxando. Caso um veículo não tenha força suficiente, melhor recorrer a mais um carro (trenzinho) do que ficar dando trancos que são prejudiciais aos dois carros.
Utilizando-se de guincho, não tem esse problema. Uma patesca também é bem vinda (poupa o guincho também).

A gente vai se deparando com dificuldades diferentes, e arcando com as consequencias $$$$ e vai aprendendo, mas o ideal é sempre adotar as medidas que preservem o equipamento.
Atolou? Tem guincho? Use-o. Não tem? Peça uma ajuda pros amigos....Tá sozinho na trilha? aí f&3%eu....vai buscar ajuda e não faça mais isso...

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Gustavo Niva
16/09/2009, 12:49
vai ser coisa leve assim, Gustavo???? :mrgreen:Caraca Prieto, pra que torturar assim o pobre niva?!?!?!? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Com certeza, absurdamente mais leve que isso... o único que corri de niva foi quase o tempo todo na integral, só 1 pequeno trecho (lama escorregadia em subida) que eu tive que bloquear...

Nas fotos tive a impressão que tu tava sozinho, mas depois li que não... uma pena, se estivesse ia ter uma história mais legal pra contar :mrgreen:

Edintruder
16/09/2009, 15:57
Nas fotos tive a impressão que tu tava sozinho, mas depois li que não... uma pena, se estivesse ia ter uma história mais legal pra contar :mrgreen:

Pôxa! Que baita amigo!

Qual a história que teria pra contar? "fique 20 horas cavando..."

ahahahahha

Muito legal as fotos! :palmas:

Afajoses
21/12/2009, 13:43
Voltando com o topico....

Nessa foto o Niva tava começando a afundar.... ele ficou numa poça e teve que sair rebocado mas depois ainda tirou um baja que não conseguiu subir a margem do rio e terminou a trilha sem problemas ( e sem o radio, sem os milhas, sem os altos falantes :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.... mas terminou andando ) e ainda tinha mas 2 nivas que que passaram o rio com agua ate um pouca acima da metade da porta.... o meu inclusive :palmas:,

e outra...... nenhum deles tava com o ditribuidor selado...( acho que teve um pouquinho de sorte ai....)

vanderlei4x4
10/02/2010, 00:12
Este é o melhor topico do forum de niva:palmas::palmas::palmas:

Trilha da aranha :

Afajoses
01/06/2010, 18:11
Vamos ver se alguem anima de colocar mais fotos..!!! :twisted::twisted::twisted::twisted::twisted:

LFC
07/06/2010, 18:33
Aí vão algumas fotos.
Abs,
LFC

Flugêncio
07/06/2010, 20:05
Aí vão algumas fotos.
Abs,
LFC

LFC,

Deves ter uma saudade danada disso!:mrgreen:

Afajoses
03/07/2010, 22:21
Será que o pessoal só esta usando o nivinha para ir ao shopping :twisted:

Na primeira foto agente tava tentando tirar o willys por tras (ops..:shock:), ai eu tentei passar pelo lado e deu nisso, mas depois quando o willys andou um pouquinho pra tras eu sai sozinho e tirei ele de lá :palmas:

Kd o pessoal de trilhas ?

cesar_am
05/07/2010, 10:26
Será que o pessoal só esta usando o nivinha para ir ao shopping :twisted:

Na primeira foto agente tava tentando tirar o willys por tras (ops..:shock:), ai eu tentei passar pelo lado e deu nisso, mas depois quando o willys andou um pouquinho pra tras eu sai sozinho e tirei ele de lá :palmas:

Kd o pessoal de trilhas ?

Parabéns , André ! :palmas: :palmas:

Realmente, são poucos os niveiros que tem coragem, tb diga-se $, para colocar o russinho em trilhas pesadas .... me incluo nessa :(..

Tenho usado o Niva só para passeios ....

Abraço.