Conectar

Ver Versão Completa : Trilha em São Francisco Xavier

Luiz Kristophor
09/01/2008, 21:00
Pessoal, bom inicio de ano a todos....

Estou indo para São Francisco Xavier neste fim de semana e gostaria de saber se alguem indica alguma trilha legal na região, dei uma procurada mas não achei nada, se tiverem dicas de Monte Verde tb ajuda....

Abs, Luiz :concordo:

Girti
10/01/2008, 00:12
Pessoal, bom inicio de ano a todos....

Estou indo para São Francisco Xavier neste fim de semana e gostaria de saber se alguem indica alguma trilha legal na região, dei uma procurada mas não achei nada, se tiverem dicas de Monte Verde tb ajuda....

Olá, Luiz!

Embora eu conheça bem a região, não conheço trilhas, mas há muitas estradas de terra, algumas melhores, outras piores (principalmente na época das chuvas) que valem o passeio. Em resumo , há estradas ligando todas as cidades da região, a saber:

Extrema
Joanópolis
Camanducaia
Monte Verde
Gonçalves
São Francisco Xavier
São Bento do Sapucaí
Sapucaí Mirim
Campos do Jordão

Um sugestão de roteiro, saindo de São Paulo, saindo bem cedo:

Vá até Joanópolis, de lá siga para Monte Verde (pela estrada da Cachoeira dos Pretos, há placas indicativas), de onde você poderá seguir até Gonçalves, passando pelo bairro do Juncal. De Gonçalves, há duas opções:

voltar até um pouco depois do Juncal, pegando a bonita estrada que leva a São Francisco Xavier;

descer até Sapucaí Mirim, de onde sai uma estrada que leva a São Francisco Xavier (não conheço esta estrada, sei que chega ao mesmo entroncamento onde chega a estrada que vem do Juncal)

Na volta a São Paulo, uma boa opção é a estrada que liga São Francisco Xavier a Joanópolis.

Estou anexando um mapa que talvez possa ajudá-lo um pouco.

Boa viagem!

[ ]s nivescos

Luiz Kristophor
10/01/2008, 11:55
Girti, valeu pelas dicas...to caindo hoje na estrada...

Abs, Luiz

Girti
10/01/2008, 13:53
Girti, valeu pelas dicas...to caindo hoje na estrada...

Abs, Luiz

Ok, boa viagem, conte-nos depois como foi!

[ ]s

Ricardo Bambhoo
10/01/2008, 18:05
Olá, Luiz!

Embora eu conheça bem a região, não conheço trilhas, mas há muitas estradas de terra, algumas melhores, outras piores (principalmente na época das chuvas) que valem o passeio. Em resumo , há estradas ligando todas as cidades da região, a saber:

Extrema
Joanópolis
Camanducaia
Monte Verde
Gonçalves
São Francisco Xavier
São Bento do Sapucaí
Sapucaí Mirim
Campos do Jordão

Um sugestão de roteiro, saindo de São Paulo, saindo bem cedo:

Vá até Joanópolis, de lá siga para Monte Verde (pela estrada da Cachoeira dos Pretos, há placas indicativas), de onde você poderá seguir até Gonçalves, passando pelo bairro do Juncal. De Gonçalves, há duas opções:

voltar até um pouco depois do Juncal, pegando a bonita estrada que leva a São Francisco Xavier;

descer até Sapucaí Mirim, de onde sai uma estrada que leva a São Francisco Xavier (não conheço esta estrada, sei que chega ao mesmo entroncamento onde chega a estrada que vem do Juncal)

Na volta a São Paulo, uma boa opção é a estrada que liga São Francisco Xavier a Joanópolis.

Estou anexando um mapa que talvez possa ajudá-lo um pouco.

Boa viagem!

[ ]s nivescos
:palmas:
Ja rodei tudo isto. bem legal mesmo. sempre fico acampado na cachoeira dos pretos...
[]s

Luiz Kristophor
16/01/2008, 23:49
É Girti, andei bastante pela região de São Francisco Xavier, acho que passei por boa parte das estradas a procura de algo mais radical, mas tava dificil, as estradas são muito bem concervadas, mesmo com muita chuva tava bem tranquio, valeu pela paisagem, o lugar é lindo e chio de cachoeiras, já conhecia um pouco, mas foi legal ver o resto....
De trilha mesmo, a unica que achei passava por dentro de uma propriedade e o dono não deixava ir de carro, apenas a pé, era uma antiga trilha de jipeiros que ligava São Francisco a Monte Verde, acabei indo para lá por outro caminho....mas valeu.

Girti
21/01/2008, 20:27
É Girti, andei bastante pela região de São Francisco Xavier, acho que passei por boa parte das estradas a procura de algo mais radical, mas tava dificil, as estradas são muito bem concervadas, mesmo com muita chuva tava bem tranquio, valeu pela paisagem, o lugar é lindo e chio de cachoeiras, já conhecia um pouco, mas foi legal ver o resto....
De trilha mesmo, a unica que achei passava por dentro de uma propriedade e o dono não deixava ir de carro, apenas a pé, era uma antiga trilha de jipeiros que ligava São Francisco a Monte Verde, acabei indo para lá por outro caminho....mas valeu.

De fato, de modo geral, as estradas próximas a SFX são bem conservadas, ficam piores apenas quando chove muuuuito (o que não ocorreu, no seu caso) ou, em algumas delas, quando há derrubada e retirada de árvores, quando os caminhões madeireiros, sobrecarregados, detonam tudo. Da última vez que estive na região, há poucos meses, após vários dias de chuva, a pior estrada da região era a ligação Monte Verde - Juncal, onde dois amigos com duas L200 quase encalharam e um casal amigo de Gran Vitara ficou preso em um facão.

[ ]s