Ver Versão Completa : AJUDA - Qual o offset ideal para roda 15x8???
Pessoal,
Estou precisando da ajuda de vocês em um assunto que não tenho o menor conhecimento: Off set de rodas.
O negócio é o seguinte: Coloquei os pneus 35 no meu Troller em rodas 15x10 e ET 41. :dance: O carro ficou show, porém as rodas obviamente ficaram muito para fora da carroceria e como utilizo o bugão no dia-a-dia e em viagens, fiquei com medo de virar alvo da fiscalização. :pensativo: :pensativo:
Então resolvi montar os pneus nas rodas originais do Troller (15x7) que têm off set -5. Desta forma, os pneus ficam para dentro do pára-lamas e aparentemente tudo está ok. :concordo:
Só que ai entra o problema do pneu com 12,5 pol de largura montado em uma roda de 7 pol sendo que o ideal seria montá-lo em rodas de 8, pois o próprio fabricante pede isto.
Portanto, minha dúvida é: qual o off set de uma roda 15x8 que irá fazer com que os pneus não fiquem para fora da carroceria? Deve ser o mesmo da roda 15x7? Ou tem que ser outro? Como descobrir isto?
Desculpem se minha dúvida é muito básica, porém este assunto não entra na minha cabeça. :parede: :parede:
Obrigado.
AlemãoRS
08/01/2008, 21:16
Qual era o offset das tuas rodas 15x10"?
Pra não ficar pra fora mede o offset dessas rodas e ve quanto tem ser menor pra ficar dentro do paralama.
Meu irmão usa 33" em rodas 15x8 com offset -25 e fica um pouco pra fora dos paralamas.
Alemão,
Vc tem como tirar uma foto de quanto as rodas ficam para fora e colcar ela aqui?
Vou colocar a foto com os dados da roda 15x10. Pelo que entendi, o off set dela é 41.
Um abraço e obrigado.
AlemãoRS
08/01/2008, 23:31
Alexandre,
Acho que nessa foto ai dá pra ver bem o quanto fica pra fora. Só um detalhe:
Nessa foto tá com pneus pirelli, quando usa os BF os pneus ficam menos pra fora, o pirelli é mais "balão", dae passa a impressão de ser mais largo.
danielgab
09/01/2008, 11:30
É comum ver Troller com pneu 33 x 12,5 em roda tala 8 com offset -20. A roda original é tala 7 com offset -5. Uma vez fiz as contas e se não me engano a tala 8 com -20 deixaria o aro externo da roda aprox 1 pol mais pra fora que o original.
Daniel
T4-2003
Alexandre,
Acho que nessa foto ai dá pra ver bem o quanto fica pra fora. Só um detalhe:
Nessa foto tá com pneus pirelli, quando usa os BF os pneus ficam menos pra fora, o pirelli é mais "balão", dae passa a impressão de ser mais largo.
Leonardo,
Até que não ficou muuuuito pra fora não.
Valeu.
outra coisa , se vc colocou calço de mola, vai ver que um lado da carroceria o pneu fica mais pra fora do para lama +/- 1cm , isso se deve ao arco q a panhard faz com a nova altura relativa eixo carroceria....:putz:
Bruno
Bruno,
Não percebi esta diferença não. Vou olhar novamente para ver se percebo.
Obrigado.
olha só qualquer pneu 33 ou 35 x12,50 montado na roda original ,ja fica na linha limite do paralama ...se aumentar a largura da roda pra 8 ja sai pra fora dessa linha.... se colocar uma roda positiva vai ficar dentro dessa linha mas o pneu vai pegar na mola ....:discordo: então na lei só mesmo com a roda original ...
Bruno
Bom, então acho que não terei muita opção....
Valeu.
É comum ver Troller com pneu 33 x 12,5 em roda tala 8 com offset -20. A roda original é tala 7 com offset -5. Uma vez fiz as contas e se não me engano a tala 8 com -20 deixaria o aro externo da roda aprox 1 pol mais pra fora que o original.
Daniel
T4-2003
Daniel,
Ai já fica muito pra fora mesmo.
Agora, será que o carro do irmão do Leonardo está mesmo com uma polegada pra fora?
Obrigado,
AlemãoRS
09/01/2008, 14:45
Daniel,
Ai já fica muito pra fora mesmo.
Agora, será que o carro do irmão do Leonardo está mesmo com uma polegada pra fora?
Obrigado,
Não fica uma polegada pra fora, é menos.
Mas vc tá usando os 35" nas rodas originais e ele não tá pegando nas molas traseiras e nem nos braços da suspensão dianteira?
Se não estiver raspando, rodas 15x8 com offset -12 devem ficar no limite ou pouca coisa pra fora.
Leonardo,
Nas rodas dianteiras, estou usando a regulagem que já havia sido feita para os pneus 33 e está raspando pouca coisa quando esterço tudo para um lado.
Já na suspensão traseira, não está raspando nas molas, apesar de estar muuuuito próximo.
Eu havia pensado nas rodas 15x8 com offset -10. Será que irão raspar?
Obrigado.
AlemãoRS
09/01/2008, 16:06
É difícil dizer Alexandre, só conseguindo as rodas e testando pra ter certeza. Escolher roda é complicado memos pq pra saber como vai ficar tem que montar os pneus e testar, não tem jeito.
Vou tentar encontrar alguém que tenha uma roda 15x8 com offset -10 pra fazer o teste. Nas lojas que eu fui aqui em SP, ninguém tem esta roda em estoque, então fica difícil fazer o teste.
Ou então torcer para alguém que tenha esta roda com este offset em pneus 35 apareça por aqui para mostrar como fica.
Mais uma vez, obrigado.
danielgab
14/01/2008, 13:25
Não fica uma polegada pra fora, é menos.
Será q eu errei em alguma coisa? Fiz as contas uma vez, só pra ter referência, pq ia colocar pneu 32 em roda tala 8. Colocar no carro pra ver com certeza é melhor. Aí vai:
7" = 177,8 mm
177,8/2 = 88,5 (centro da "tala")
88,5 + 5 (offset) = 93,9 (distancia do cubo ao aro externo da roda)
8" = 203,2 mm
203,2/2 = 101,6 (centro da "tala")
101,6 + 20 (offset) = 121,6 (distancia do cubo ao aro externo da roda)
121,6 - 93,9 = 27,7 mm (diferença da distancia entres os aros externos das rodas em relação ao cubo)
1" são 2,54 cm, o que acho que visualmente é pouco no troller...
Abraço,
Daniel
t4-03
Daniel,
Muito bom o cálculo. Agora dá até pra desenhar e ter uma noção de quanto a roda irá se deslocar para dentrou ou para fora.
Só uma dúvida: o offset da roda do Troller é -5. Então vc somou 5 para deslocar o cubo da roda para dentro e consequentemente o aro da roda para fora. É isso? Ou é ao contrário?
Sei que já foi amplamente discutido aqui no fórum, mas só para eu relembrar e tentar gravar de uma vez por todas: offset negativo joga a roda pra fora e positivo joga a roda pra dentro? Ou é ao contrário?
Um abraço e desculpem se estou sendo repetitivo na dúvida.
Obrigado.
danielgab
14/01/2008, 20:59
é isso mesmo:
offset negativo: centro da tala pra fora em relacao ao cubo;
positivo: pra dentro;
abraço
AlemãoRS
14/01/2008, 22:22
Será q eu errei em alguma coisa? Fiz as contas uma vez, só pra ter referência, pq ia colocar pneu 32 em roda tala 8. Colocar no carro pra ver com certeza é melhor. Aí vai:
7" = 177,8 mm
177,8/2 = 88,5 (centro da "tala")
88,5 + 5 (offset) = 93,9 (distancia do cubo ao aro externo da roda)
8" = 203,2 mm
203,2/2 = 101,6 (centro da "tala")
101,6 + 20 (offset) = 121,6 (distancia do cubo ao aro externo da roda)
121,6 - 93,9 = 27,7 mm (diferença da distancia entres os aros externos das rodas em relação ao cubo)
1" são 2,54 cm, o que acho que visualmente é pouco no troller...
Abraço,
Daniel
t4-03
Estão certas as contas Daniel, mas pelo que eu lembro não chega a ficar 1" pra fora. Meu irmão mora em outra cidade, mas qdo ver o troller dele vou medir quanto que a borda da roda fica pra fora dos paralamas.
As rodas dele são 8" com offset -25. Mas as originais que vieram acho que tinham offset 0.
danielgab
15/01/2008, 07:30
Eu não sei o qto fica pra fora do paralama, o q eu disse é que seria 1 pol pra fora em relação à roda original. No visual, acho que é muito pouco. O q fica pra fora mesmo são aas rodas tala 10" (algumas da Mangels tem offset de -44)...
Ricardão4x4
25/01/2008, 11:49
Pessoal,
Tenho nas rodas originais os Wrangler 33 x 12,5". Essa roda tem off set -5 (são os 93,9 mm do cubo até o aro externo citados pelo Daniel) e os pneus traseiros raspam levemente no suporte das molas.
Também tenho um jogo de rodas Mangels Daytona 15 x 10 off set -44 (que na realidade tem os mesmíssimos 93,9 mm entre o cubo e o aro externo da roda). Ocorre que como a roda é 3" mais larga, a barriga que o pneu faz para fora dos aros interno e externo (12,5" do pneu versus 7" da roda original) diminuem em 3", afastando bastante o pneus das molas, mas por outro lado os jogando lá para fora dos para-lâmas. Os pneus ficam mais "quadrados" nessas rodas, a ponto de os gomos laterais colocados a frio (é um mud artesanal) não terem se quer ficado perto das molas.
Isso tudo para concluir que, se o pneu é 12,5" de largura, sem os gomos laterais e se a medida do cubo até o aro externo da roda é de 93,9 mm, a situação é melhor que com as rodas originais, no caso da interferência com as molas. Sobre os pneus para fora do para-lâmas, devem sair mas será muito pouco, imperceptível no caso de inspeção policial, creio eu.
Abs,
Pessoal,
Tenho nas rodas originais os Wrangler 33 x 12,5". Essa roda tem off set -5 (são os 93,9 mm do cubo até o aro externo citados pelo Daniel) e os pneus traseiros raspam levemente no suporte das molas.
Também tenho um jogo de rodas Mangels Daytona 15 x 10 off set -44 (que na realidade tem os mesmíssimos 93,9 mm entre o cubo e o aro externo da roda). Ocorre que como a roda é 3" mais larga, a barriga que o pneu faz para fora dos aros interno e externo (12,5" do pneu versus 7" da roda original) diminuem em 3", afastando bastante o pneus das molas, mas por outro lado os jogando lá para fora dos para-lâmas. Os pneus ficam mais "quadrados" nessas rodas, a ponto de os gomos laterais colocados a frio (é um mud artesanal) não terem se quer ficado perto das molas.
Isso tudo para concluir que, se o pneu é 12,5" de largura, sem os gomos laterais e se a medida do cubo até o aro externo da roda é de 93,9 mm, a situação é melhor que com as rodas originais, no caso da interferência com as molas. Sobre os pneus para fora do para-lâmas, devem sair mas será muito pouco, imperceptível no caso de inspeção policial, creio eu.
Abs,
Show de bola seu Troller hein!!! Coloca mais algumas fotos das rodas. Acho que as rodas 15x10 que tenho devem ser iguais às suas e acho que vou acabar utilizando elas mesmo....
Ricardão4x4
01/02/2008, 12:19
Obrigado, Alexandre.
Como as fotos que tenho do bugão, as rodas estão sempre dentro de uma lama, aí vai a foto da roda propriamente dita.
Um abraço,
Estão certas as contas Daniel, mas pelo que eu lembro não chega a ficar 1" pra fora. Meu irmão mora em outra cidade, mas qdo ver o troller dele vou medir quanto que a borda da roda fica pra fora dos paralamas.
As rodas dele são 8" com offset -25. Mas as originais que vieram acho que tinham offset 0.
Leonardo,
Vc conseguiu medir o quanto elas ficaram para fora do pára-lamas?
Outra pergunta: o pneu 33 raspa nas molas traseiras?
Um abraço,
AlemãoRS
12/02/2008, 00:26
Ainda não Alexandre, faz um tempo que não nos vemos, mas nas molas traseiras não raspa.
Nas rodas originais com o 33" raspava, nessas tala 8" com offset -25 não raspa em nada.
com rodas 15x8 e off-set -25 (original das rodas manguels 15x8 ) não raspa em nada, só com 35 q raspa na caixa de roda.
Reativando o tópico.
Estou pensando seriamente em trocar as rodas 15x10 ET -41 por rodas 15x8 ET -20.
Fazendo os cálculos, irei ganhar 4mm na parte interna e irei perder 46mm na parte extrena, ou seja, a parte interna da roda irá ficar um pouco mais para fora (4mm) e a parte de fora da roda irá recuar 46mm, o que irá fazer com que eu pare de enlamear a lateral do carro quando passo por qq poça de lama...... Sem contar que também poderei usar menos pressão nos pneus quando for para a trilha.
Porém a minha dúvida é: por estar usando pneus de 13,5 pol de diâmetro, será que esta redução da tala não irá fazer ele raspar na parte interna (no amortecedor) mesmo tendo um ganho de 4mm? Minha dúvida é justamente pelo fato de que o pneu irá trabalhar numa roda de tala menor. Será que ele não irá estufar muito na lateral, fazendo com que passe a raspar na parte de dentro?
Qual a opinião de vocês?
Obrigado pela ajuda.
praiasecacustom4x4
03/05/2008, 21:56
13.5 de diametro ou tala?
se vc usa amaxxis com tala 13.5 da com roda da 8".para rodar melhor o abaixar a calibragem.a lateral do pneu esta bem reinforçada e sustenta bem o pneu
praiasecacustom4x4
03/05/2008, 22:08
Ricardao ,vc aonde achoa roda das fotos?estavo procurando 4 assim.
obrigadao
13.5 de diametro ou tala?
se vc usa amaxxis com tala 13.5 da com roda da 8".para rodar melhor o abaixar a calibragem.a lateral do pneu esta bem reinforçada e sustenta bem o pneu
Então, estou usando os Mudzilla 35x13,5 e estou com medo de trocar a roda de tala 10 pela de 8 e começar a raspar. Vc já viu alguém usando 35x13,5 no Troller com tala 8?
E se der certo mesmo eu usar a tala 8, as tala 10 voltarão a venda. Ai podemos conversar se vc ainda tiver interesse.
Abraços,
praiasecacustom4x4
03/05/2008, 22:32
tem um cliente que roda com uma band com mudzilla e roda tala 8,eli roda con 16 libras.esta difficil falar se raspa ou nao.tem um meu cliente que tem Troller "99 que roda com roda 7.5 e pneu bf 33,no inicio pecisamo limitar a direçao depois resolvi colocar espaçadores de12 mm e resolvemo o problema
Christian
03/05/2008, 23:11
tem um cliente que roda com uma band com mudzilla e roda tala 8,eli roda con 16 libras.esta difficil falar se raspa ou nao.tem um meu cliente que tem Troller "99 que roda com roda 7.5 e pneu bf 33,no inicio pecisamo limitar a direçao depois resolvi colocar espaçadores de12 mm e resolvemo o problema
cuidado com esses espaçadores , aki no sul é sinonimo de prisioneiros quebrados !!!! o melhor é usar aqueles que são presos com porcas e tem
outros prisioneiros mas tem no minimo 30 mm
Christian
praiasecacustom4x4
04/05/2008, 09:18
nunca tevi problema com espaçadores "finos",sou 1 anos que uso tambem em competiçao e nunca quebrei
fora essa diferença de espaço, qual a diferença na conduçao e dirigibilidade com rodas mais largas utilizando pneu 33?
Olha,
Usando as rodas de tala 10 com offset -41, elas ficam com quase 5 cm para fora do pára-lama. Mesmo usando os pneus 35, percebi que a estabilidade em curvas está muito melhor do que antes, tanto com os pneus 33 como com os originais. Afinal, aumentou a distância entre as rodas no mesmo eixo, o que fez com que o carro ficasse mais largo.
Um abraço,