PDA

Ver Versão Completa : Qual é O Melhor Oleo Para Minha Ranger 3.0

EDU REIS
08/01/2008, 09:06
Qual é O Melhor Oleo Para Minha Ranger 3.0, Atualmente Uso O Topturbo.

Abraço

Eduardo Eustaquio
08/01/2008, 13:39
Porque você não utiliza o óleo fabricado pela Ford se ele tem o melhor preço do mercado?

RABUGENTO
08/01/2008, 16:58
Pera! A Ford não fabrica óleo. Apenas coloca a marca Motorcraft que, se não me engano é óleo da Texaco.

shimomoto
08/01/2008, 22:23
Edu;

O melhor óleo é aquele com a especificação mínima da Ford, ou seja o de viscosidade SAE 15W-40 classificação de serviço API CH-4 ou superior (CI-4, daqui um tempo o CJ-4 que logo virá para o Brasil).

Duas coisas de SUMA IMPORTÂNCIA:

1-Evite trocar de marca de óleo a cada troca.
2-Use SEMPRE ÓLEO DE MARCA CONHECIDA (tipo, Texaco, Petrobrás, Shell, Mobil, etc.) Fuja das marcas exóticas que existem no mercado.

Abraços

RABUGENTO
09/01/2008, 08:12
LUBRAX TOP TURBO
Óleo lubrificante multiviscoso para motores diesel de alta potência, superalimentados ou turboalimentados que operem em condições severas. Recomendado para uso em motores diesel de caminhões, ônibus e tratores, tais como CATERPILLAR, CUMMINS, FORD, GMC, IVECO, MBB, MAN, MWM, SCANIA, VOLVO, entre outros, inclusive os equipados com dispositivos de recirculação de gases de escape (EGR). Aprovado pela MERCEDES BENZ 228.3, API CI-4/SL e ACEA E5-02.
Grau disponível: SAE 15W/40

LUBRAX TEC TURBO
Óleo lubrificante multiviscoso com componentes sintéticos de alto desempenho para uso nos modernos motores diesel europeus de alta potência, superalimentados ou turboalimentados, que operem em condições de elevada severidade, exigindo lubrificante com o nível de desempenho ACEA E4-99 Issue 2, DAF HP2, MERCEDES BENZ página 228.3 (Brasil) 228.5 (Internacional), MAN 3275 / 3277, Renault RVI / RXD, MTU type 3 e VOLVO VDS-2.
Grau disponível: SAE 10W/40

Eu uso o Top Turbo.

folgado
09/01/2008, 18:31
Atualmente Uso O Topturbo.

Abraço

Edu, continua usando o TopTurbo, troca a cada 5.000 Km, junto com o filtro de óleo, e seja feliz... :concordo:
Não precisa de mais nada...

[]'s.
Antonio.

Pequeno jr
09/01/2008, 23:21
O Oleo da Ford é feito pela Texaco e custa nas concessionárias aq do DF R$ 8,00 o litro para pgto a vista.

Gustavo Moreti
10/01/2008, 17:16
uso na minha ranger o mobil delvac!!!!
troco de 10 em 10 mil km.......

[]''

RABUGENTO
10/01/2008, 19:52
Dependendo do uso do veículo, esses citados podem ser trocados a cada 10mil

amithai
27/04/2008, 19:56
5000? Putz...tá lá no balde do top turbo que dura 30000!!!

Eu troco óleo e filtro com 10000km. Top Turbo...ele é FINO :)

Edintruder
27/04/2008, 22:13
Eu só uso o Top Turbo. A linha da BR é a melhor disponível em qualidade no Brasil.
O 10W40 é óleo sintético, utilizado muito em motores de motocicletas Suzuki.
Entre o 15W40 e 0 10W40, o segundo seria indicado apenas para locais de frio muito intenso para facilitar o arranque do motor. Mesmo fazendo temperaturas negtivas por aqui no inverno, eu sempre utilizei o 15W40.
Em relação à durabilidade, o Brutus T5 por exemplo manda trocar a cada 45000km, porém em um motor que trabalha a 1800rpm, com um volume de 22litros no carter e variações pequenas de temperatura. No caso de motores HSD, com 6 litros no cárter, de uso intermitente, é mais seguro seguir o manual se queres manter o motor inteiro.
Eu troco a cada 8000km. Tava trocando entre 5000km, mas o óleo na comparação com o óleo novo num papelão sem tinta era absorvido quase no mesmo tempo que o óleo novo. Então voltei para os 8000km do manual.

shimomoto
27/04/2008, 22:27
Eu só uso o Top Turbo. A linha da BR é a melhor disponível em qualidade no Brasil.

(...)

X2!!!!!!!!!! Em tudo!!!!!

O melhor é seguir a recomendação do fabricante. Sendo que diminuir um pouco o intervalo das trocas também não é uma má pedida.

Também troco com 7500km, por conta do meu uso, 50% estrada de asfalto, 50% cidade e estrada de terra e também uso Lubrax Top Turbo.

Aliás muita gente me chamará de louco mas eu uso Top turbo até no meu Fusca e na minha ex. (atual da minha mãe) Saveiro.

Abraços

Jera
27/04/2008, 23:17
fala shimomoto!!

TopTurbo na saveiro!!!!!! eu digo....é doido mesmo hehehehhe!!!

Wagninho
27/04/2008, 23:24
LUBRAX TOP TURBO
Óleo lubrificante multiviscoso para motores diesel de alta potência, superalimentados ou turboalimentados que operem em condições severas. Recomendado para uso em motores diesel de caminhões, ônibus e tratores, tais como CATERPILLAR, CUMMINS, FORD, GMC, IVECO, MBB, MAN, MWM, SCANIA, VOLVO, entre outros, inclusive os equipados com dispositivos de recirculação de gases de escape (EGR). Aprovado pela MERCEDES BENZ 228.3, API CI-4/SL e ACEA E5-02.
Grau disponível: SAE 15W/40

LUBRAX TEC TURBO
Óleo lubrificante multiviscoso com componentes sintéticos de alto desempenho para uso nos modernos motores diesel europeus de alta potência, superalimentados ou turboalimentados, que operem em condições de elevada severidade, exigindo lubrificante com o nível de desempenho ACEA E4-99 Issue 2, DAF HP2, MERCEDES BENZ página 228.3 (Brasil) 228.5 (Internacional), MAN 3275 / 3277, Renault RVI / RXD, MTU type 3 e VOLVO VDS-2.
Grau disponível: SAE 10W/40

Eu uso o Top Turbo.

X2 !!!
Lubrax Top Turbo , muito bom além de ser usado na Fórmula Truck !!!

shimomoto
27/04/2008, 23:49
fala shimomoto!!

TopTurbo na saveiro!!!!!! eu digo....é doido mesmo hehehehhe!!!

Grande Jera man!

Tava sumido!!!! (pra falar a verdade, também ando meio corrido...)

Tempos atrás coloquei o TopTurbo no Ford Ka da minha namorada e o danado até parou de bater tucho de manhã cedo!!!!

O Ford Ka da namorada, a Saveiro da mãe e o Fusca (além da Ranger, é claro!!!) tá tudo com Top Turbo. Só não tive coragem de colocar no Vectra do meu pai (carro GM, motor 16 valvulas, vai saber como está a carbonização interna do motor...de repente limpa demais, sabe como é)

Um grande Abraço!!!!!

Jera
28/04/2008, 00:04
pow....eu tava sumido pq meu cachorro comeu o cabo da internet. troquei, e aí o safado comeu de novo!! fiquei muito puto!! agora coloquei o cabo de um jeito que ele não morde mais hehehhe!!

nao sabia que se pode colocar oleo para motores diesel em motores a gasolina! achava que eram diferentes!
eu ja coloquei o oleo ursa ultra da texaco nessas lojas de oleo. mas dps vi que nao valia a pena e so troco na concessionaria mesmo durante as revisoes. se eu tivesse uma rampa boa até que arriscaria trocar o oleo a cada 5-7milkm!!

rogeriomasih
28/04/2008, 01:29
5000? Putz...tá lá no balde do top turbo que dura 30000!!! Eu troco óleo e filtro com 10000km. Top Turbo...ele é FINO :)

Já abri outro tópico aqui sobre o tema. A FORD recomenda 15mi km, mas eu faço com 10.000km.

uso o CASTROL TURBOMAX ou o URSA PREMIUM TDX.

O proprietário do posto onde troco o óleo sempre me recomenda a passar para o TOP TURBO e fazer as trocas com 5.000km.

Aproveito e pergunto: qual o problema de mudar de óleo de uma troca para outra?

dudu83
28/04/2008, 03:27
eu uso o ursa premium texaco..

paguei r$95,00 no filtro de oleo da ranger 3.0 alguem sabe de uma marca paralela que vende esse filtro ?

e o filtro de diesel qual o intervalo de troca?

Allan Nielsen
28/04/2008, 05:20
Apesar das classificações e normatizações oleo é igual a time de futebol, cada um tem sua preferencia ou simpatia por uma marca ou produto.

A base do oleo lubrificante é a mesma para todos, o que muda são os aditivos, e ai cada um faz sua propaganda. Os aditivos voce investe em pesquisa e testes ou compra de quem faz isto.

Eu particularmente fico com o maior fabricante de lubrificantes do mundo para os motores diesel que é a Texaco (Chevron), especificamente o TDX que atende a classificação mais alta, uso a muitos anos.

Muitos aqui gostam dos produtos da Petrobras, sito dois fatos ocorridos:
- a varios anos atras, fabricantes alemães de motores usados nos petroleiros da Fronape condenaram o uso de lubrificantes da Petrobras em seus motores sob perda de garantia pelos problemas que estavam ocorrendo. Isto é passado mas ficou registrado.
- comprei uma lata de querosene da Petrobras, e tinha quase um dedo de residuo no fundo da lata. Isto pode ter sido apenas um caso isolado.

Anthoniusnikos
28/04/2008, 09:18
Em carros à gasolina sempre usei o óleo recomendado + aditivo da Bardall ou STEP e as misturas ainda estavam bastantes claras após 5.000 Km, e só trocava com 10.000 Km.
Estou fazendo o mesmo com a R 2.5. Estou usando o Lubrax Top Turbo + 1 litro de aditivo Bardall para motores Diesel.
Acredito que se a Bardall recomenda deve ser bom.
Abs
Anthoniusnikos

EDU REIS
28/04/2008, 10:14
No Ano 2.000 Eu Tinha Uma Ranger 2.5, Estava Usando O Oleo Top Turbo, Mais 500 Ml De Bardall Diesel, O Meu Carro Apresentava Um Barulho No Motor, Parei De Usar O Bardall O Barulho Parou.

shimomoto
28/04/2008, 10:27
Apesar das classificações e normatizações oleo é igual a time de futebol, cada um tem sua preferencia ou simpatia por uma marca ou produto.

A base do oleo lubrificante é a mesma para todos, o que muda são os aditivos, e ai cada um faz sua propaganda. Os aditivos voce investe em pesquisa e testes ou compra de quem faz isto.

Eu particularmente fico com o maior fabricante de lubrificantes do mundo para os motores diesel que é a Texaco (Chevron), especificamente o TDX que atende a classificação mais alta, uso a muitos anos.

- a varios anos atras, fabricantes alemães de motores usados nos petroleiros da Fronape condenaram o uso de lubrificantes da Petrobras em seus motores sob perda de garantia pelos problemas que estavam ocorrendo. Isto é passado mas ficou registrado.
- comprei uma lata de querosene da Petrobras, e tinha quase um dedo de residuo no fundo da lata. Isto pode ter sido apenas um caso isolado.

Allan;

Apesar de usuário de lubrificantes Petrobrás, tenho que reconhecer que não é o primeiro que relata problemas com a marca estatal. Um senhor amigo meu, mecânico dos bons me relatou que anos atrás chegou a encontrar problemas em motores que o dono usava Lubrax.

Eu uso Lubrax, gosto do Lubrax, mas minha primeira preferência é o Texaco ou o Mobil.

Abraços

RABUGENTO
28/04/2008, 10:42
Allan;

Apesar de usuário de lubrificantes Petrobrás, tenho que reconhecer que não é o primeiro que relata problemas com a marca estatal. Um senhor amigo meu, mecânico dos bons me relatou que anos atrás chegou a encontrar problemas em motores que o dono usava Lubrax.

Eu uso Lubrax, gosto do Lubrax, mas minha primeira preferência é o Texaco ou o Mobil.

Abraços

Pelo que sei mudaram muito os produtos Lubrax.
Antes ninguem ligava porque estavam desmanchando tudo para vender.
Agora estão correndo bem atrás da qualidade.

Anthoniusnikos
28/04/2008, 12:02
Edu, sexta-feira passada troquei o óleo do motor por 15W40 Lubrax Top Turbo + 1 litro de Baradall pra Diesel, e estou percebendo que o motor está com um barulho diferente, mais ou menos aquele que o Casitta disse: Barulho de uma chave batendo numa garrafa de cerveja.
Mas me lembro que por volta dos anos 60 a STEP para provar que o aditivo era bom, colocou somente o aditivo num motor da ENGESA e fizeram o trajeto de São José dos Campos-SP à São Paulo (+- 250 Km), depois abriram o motor e tudo estava em perfeitas condições.
Aguém se lembra?
Na época Eu só tinha bicicleta.
Parece que aquí no Fórum ninguém gosta dos aditivos!
Abs

Eduardo Eustaquio
28/04/2008, 12:18
Porque vocês não usam o óleo original? Pelo que soube é mais em conta que estes outros que vocês estão falando e é muito bom.

RABUGENTO
28/04/2008, 12:47
De São José dos Campos até São Paulo são menos de 90 km.
Lembro-me bem quando há muitos anos(uns 40) colocavam banana verde no câmbio dos CJ pra não fazer barulho...

Edintruder
28/04/2008, 12:54
Eu não uso Bardahl pois não acredito em milagres e nunca ninguém provou que realmente existe diferença. No meu tempo de carro pequeno, muita gente fazia propaganda que usava o B12 no motor e durou 250.000km, eu nunca usei e tive um Monza que rodei até 235.000km sempre pisando forte (tinha menos de 20 anos) que somente trocava o óleo com intervalos de 7000km. Vendi e o cara andou muito ainda sem mexer em nada.

RABUGENTO
28/04/2008, 13:22
Eu não uso Bardahl pois não acredito em milagres e nunca ninguém provou que realmente existe diferença. No meu tempo de carro pequeno, muita gente fazia propaganda que usava o B12 no motor e durou 250.000km, eu nunca usei e tive um Monza que rodei até 235.000km sempre pisando forte (tinha menos de 20 anos) que somente trocava o óleo com intervalos de 7000km. Vendi e o cara andou muito ainda sem mexer em nada.

Também nunca usei aditivos. Não sei porque não simpatizo com eles. :)
Óleo lubrificante uso o Texaco/Motorcraft ou o Lubrax TOP TURBO.
Procuro usar o Diesel Aditivado ou Podium porque dá impressão que são melhores.
Estou querendo ver logo esse Diesel 50 que a Petrobrás está prometendo.

shimomoto
28/04/2008, 13:55

X2!!!!!!

Bardahl bom é Bardahl longe do motor do carro da gente. O Gol daqui da Fazenda rodou mais de 300 mil km com o motor original e a unica coisa que ele via era óleo de boa marca e filtro.

Os fabricantes estão carecas e cheios em afirmar: Jamais coloque aditivos no óleo...porque desrespeitar???

Rabugento: O melhor produto para radiadores que eu vi até hoje foram os Havoline XLC....

Abraços

RABUGENTO
28/04/2008, 16:20
Na minha trocaram o fluido do radiador com os 50mil km
devo demorar para trocar outra vez :)

rogeriomasih
28/04/2008, 16:33
Lembro-me bem quando há muitos anos(uns 40) colocavam banana verde no câmbio dos CJ pra não fazer barulho...

eu já sou da época de pó de serragem em diferencial de opala...:D

edubelem
28/04/2008, 17:14
O 10-40 é bom para clima frio, para minha região não é muito aconselhável não, eu uso o 15-40 CI da castrol, é o mesmo preço do original, e após uma serta quilometragem (150.000- 200.000) utilizo um pouco mais grosso ou com B-12.

E Eustaquio, o óleo da ford, é o texaco ch 15-40, se vc comprar em um posto d texaco, vai sair mais barato, porem prefiro colocar o melhor CI, CJ, ou seja lá qual for, o meu avô já dizia, que nunca se deve economizar com lubrificante, no final é uma economia cara. Por tanto procure sempre a melhor especificação com a mesma densidade.

Abs,

amithai
28/04/2008, 21:25
Qual o melhor.....por enquanto acho o Top Turbo...

shimomoto
28/04/2008, 23:05
Rabugento;

Você venceu!!!! (brincadeira, heim!)

De acordo com a pesquisa que andei fazendo, o Ursa TDX 15W/40 atende a norma API-CI-4 e ACEA E7 enquanto o Top Turbo, a despeito de ser API-CI-4, na norma européia ele ainda é E5...

Abraços!

amithai
03/05/2008, 01:45
Então o URSA é melhor? Deixa eu fazer uma pergunta..

QUAL O MELHOR ÓLEO PARA MINHA RANGER 2.8 ?

shimomoto
03/05/2008, 10:19
Então o URSA é melhor? Deixa eu fazer uma pergunta..

QUAL O MELHOR ÓLEO PARA MINHA RANGER 2.8 ?

Amithai;

Dos lubrificantes que eu andei pesquisando, o Ursa TDX API-CI-4 é o que abrange as especificações mais modernas na Europa (ACEA).

O melhor lubrificante para os nossos motores são aqueles que atendam as especificaçoes mais modernas!

Na proxima troca, colocarei o Ursa na Ranger!

Abraços

Walter L. L. Casitta
03/05/2008, 12:20
O melhor óleo é aquele que você usa sempre. Ficar trocando de marca ajuda a acabar com o motor mais cedo.

Por acaso uso esse Ursa, porque era o mesmo que as concessionária usavam quando fazia a revisões programadas até os 50.000Km

EDU REIS
03/05/2008, 16:28
Este Barulho E Devido O Uso Do Bardall, Ja Aconteceu Comigo, Pare De Usar Que O Barulho Some.

rupcic
15/05/2008, 13:40
Pelo pacote de aditivos, fico com o Delvac MX. A longo prazo pode-se determinar se um lubrificante é bom. Conheço muita gente usando o MX a 1.000.000 de km sem retífica. Eu uso e recomendo. Abraços,

RABUGENTO
15/05/2008, 13:58
rupcic,

Você esqueceu de informar qual é o seu veículo. :)

Será que você é quem eu estou pensando?
Costuma ir ao Makro da D.Pedro?

alexpioli
15/05/2008, 14:03
Eu usava na minha 2.8, o BR Top Turbo com itervalos de troca de 5.000km e 10.000 pra filtro de óleo.

Mudei pro Ursa TDX e com os mesmos intervalos de troca.

O que acham?

Allan Nielsen
15/05/2008, 20:03
Alex,

Texaco TDX e Lubrax Top Turbo são oleos equivalentes e atendem a mesma classe SAE. A escolha é pessoal ou por questão de mercado.

Eu particularmente não gosto dos produtos da Petrobras, acho a Petrobras muito boa em propaganda e politicagem. O Top Turbo tem a vantagem de custar mais barato e ser mais facil de encontrar, mes passado TDX R$10,50 e o Top Turbo R$7,00/lt. O TDX é fabricado pela Chevron, que é o maior fabricante mundial de lubrificantes e é a fornecedora da Ford que embala com a marca Motorcraft, uso a muitos anos.

Independente de sua escolha, acho que é importante não ficar trocando de marca de oleo pois os aditivos não são os mesmos e pode haver alguma incompatibilidade entre eles (vai saber!!).

Com relação a frequencia de troca, alguns defendem a troca mais frequente que com certeza mal não faz (a não ser para o bolso). Eu sempre sigo a recomendação do fabricante do veiculo, que no caso da Ranger é de 10K Km. É importante usar sempre o filtro correto, anote o codigo dos principais fabricantes e confira na hora da troca; alguns locais o porcanico diz "este filtro e o mesmo, apenas o codigo é diferente", não caia nessa.

Abs

Daniel Albuquerque
15/05/2008, 21:22
com relação ao óleo o que eu posso falar é em relação aos motores a gasolina:

tenho 2 vectras aqui em casa sob meus cuidados, um GLS (2.2 8v com GNV) e um CD (2.2 16v) e utilizo o seguinte esquema de óleo:

CD 2.2 16v: Lubrax Sintético SL 5w40, é caro mas garante meu motor, não tenho nem pena de gastar em torno de R$ 100 (5L x R$ 20) por troca de óleo pois é um motor que me dá muitas alegrias portanto merece cada centavo!

GLS 2.2 8v: Lubrax Tecno SL 15w40, é muito bom também, não passo pro Sintético porque além de estar perto dos 200mkms (apesar de estar em excelente estado), ele também não é um motor tão moderno ao ponto de precisar de um óleo melhor, portanto este já está de ótimo tamanho!

e sem aditivos, pra mim o certo é só colocar um óleo excelente e trocar a cada 5mkms que já garante a lubrificação tranquila do motor, até porque ninguem sabe se o aditivo porventura pode entrar em reação com algum componente do óleo resultando assim negativamente...

e comprovo a eficiência do meu tratamento quando preciso abrir o motor (eventualmente para trocar juntas), ambos estão limpíssimos, mecânicos que vêem se impressionam, o segredo é "uso de óleo bom com trocas a cada 5mkms (recomendo texaco sintético) + gasolina de boa qualidade (recomendo texaco plus com techron) + filtros trocados com rigor (gasolina/ar/óleo)" (além de é claro manutenção sempre em dia!)

procure sempre o óleo de melhor especificação (SL/SM no caso de motores a gasolina)...

no caso do NGD3.0E da ranger que meu pai trabalha, é um pacote fechado trocado na revisão (provavelmente óleo motorcraft) que é feita à cada 10mkms, ainda acho este prazo um tanto longo, mas como ela trabalha muito viajando, atinge este prazo quase que mensalmente :), o que contorna a situação...

abraço!

shimomoto
15/05/2008, 23:22
Daniel;

Bem provavelmente o óleo "Motorcraft" seja Texaco.

Abraços!

alexpioli
16/05/2008, 07:42
alguns locais o porcanico diz "este filtro e o mesmo, apenas o codigo é diferente", não caia nessa.

Isso é o que mais tem mesmo, fiquemos espertos.

Abraço

Daniel Albuquerque
16/05/2008, 14:20
...alguns locais o porcanico diz "este filtro e o mesmo, apenas o codigo é diferente", não caia nessa.

exatamente, muitas vezes o mexânico coloca um filtro genérico apenas porque ele "encaixa certinho" mas penso que a fábrica traça certos parâmetros para os filtros (ex: pressão, vazão e etc)...

não sei quanto as outras montadoras, mas a gm tem um programa chamado "catálogo eletrônico de peças chevrolet", que eu tenho no meu pc e é por ele que verifico os codigos das peças, muito útil!

abraço!

RABUGENTO
16/05/2008, 16:36
Como são carinhos os filtros da 3.0:

Filtro de ar R$ 99,00
Filtro de óleo R$ 50,00 (Refil)
Filtro de Diesel R$ 123,00

Pequeno jr
17/05/2008, 09:43
Daniel;

Bem provavelmente o óleo "Motorcraft" seja Texaco.

Abraços!

Confirmo. O Oleio da Motocraft é feito pela Texaco.

Minha Ranger so passou dos 300.000km/rodados usando apenas oleo motocraft e trocados a cada 5.000km/rodados.

Se o oleo fosse ruim já tinha rajado esse motor a muito tempo.

Daniel Albuquerque
17/05/2008, 11:47

Filtro de ar R$ 99,00

realmente, deve ser por ser um motor bem moderno e conseqüentemente exige o melhor...

abraço!

RABUGENTO
17/05/2008, 16:46

Minha Ranger so passou dos 300.000km/rodados usando apenas oleo motocraft e trocados a cada 5.000km/rodados.

Como minha picape saiu da garantia, já providenciei os filtros e comprei o óleo que é usado normalmente pela Ford e é etiquetado como Motorcraft.

Um companheiro já tinha colocado aqui no forum: URSA Premium TDX 15W-40.
Consegui aqui em Campinas=SP em um posto Texaco(há poucos aqui) da av.Barão de Itapura.
Embalagem de 4 litros R$ 41,00, embalagem de 1 litro R$ 11,00 = R$93,00, desconto R$ 5,00 = Total R$ 88,00 no cartão de crédito para aumentar a quantidade de milhas aéreas :)

Filtro de ar comprei na Rodofor e filtros de óleo e de combustível, pegarei na Campinas Diesel que é a representante aqui na cidade da MWM-International.

A concessionária tinha pedido R$ 650,00 para fazer esse serviço que vai ficar por R$ 360,00. Vou fazer o serviço na oficina da seguradora Porto Seguro, que não cobrará a mão de obra.

shimomoto
17/05/2008, 17:32

Filtro de ar R$ 99,00

PQP....Rabugento...onde você arrumou filtro de ar por R$99,00???? Paguei ontem o meu: R$120,00

Com relação aos filtros, quem não tiver simpatia em comprar diretamente na Ford, pode comprar (ou encomendar) no International mais próximo. Tanto o filtro de diesel quanto o de óleo eu compro na International.

Esses dias levei o Vectra do meu pai para trocar óleo: 4L (eu tinha 1/2 litro) de Havoline 15W40 semi sintético a 25 reais o litro...Enquanto na Ranger pago (carissimos, diga-se de passagem) R$11 reais o litro do Lubrax Top Turbo....Em valor, os 8 litros da Ranger acabam sendo menos que os 4 1/2L do Vectra...:pensativo::pensativo::pensativo:

Mas a partir dessa troca agora, estarei colocando o Ursa TDX. Apenas pelo fato de ele ter uma especificação ACEA superior ao do Top Turbo.

Abraços!

SmallSon

Para ilustrar apenas. Outro dia vi uma lata de solução Motorcraft para radiadores jogada num latão de lixo. Abri e vi o restinho do produto cor de rosa. No verso da embalagem dizia: Fabricado pela Texaco...

Portanto o Havoline XLC e o Motorcraft cor de rosa para radiadores são exatamente o mesmo produto.

E segundo o chefe da oficina da Ford daqui de Marilia, a solução Wurth para radiadores de coloração azul é a mesma empregada pela Ford no sistema da Ranger.

Um grande abraço

RABUGENTO
17/05/2008, 17:49
Sem dúvida! Motorcraft = Texaco (lubrificantes e outros liquidos)

Filtro de ar comprei na Rodofor www.rodofor.com.br. Tem um bom atendimento e envia pra qq lugar do Brasil.

Já os outros filtros saem mais baratos no representante da MWM.

folgado
17/05/2008, 17:57
Pessoal, basta trocar o óleo e o filtro, ou é recomendável algum aditivo?

Pequeno jr
17/05/2008, 22:02
Folgado, sempre troco o conjunto completo Oleo + Filtro de Oleo + Filtro de Diesel + filtro de ar a cada 5.000km/rodados nestes ultimos 300.000km

Allan Nielsen
18/05/2008, 00:25
Folgado, sempre troco o conjunto completo Oleo + Filtro de Oleo + Filtro de Diesel + filtro de ar a cada 5.000km/rodados nestes ultimos 300.000km

filtro de ar a cada 5.000 km? isto é por conta do poeirão do planalto?

abs

shimomoto
18/05/2008, 00:30

Olha...fuja de Bardhal, ou qualquer aditivo pra colocar no lubrificante...

Um óleo de BOA MARCA, IDÔNEA e de especificação MODERNA já faz o serviço completo.

Fuja de produtos de procedência duvidosa. Não existe milagre. Se o produto é baratinho alguma coisa tem. E não se esqueça: Uma Texaco, Esso, Shell e mesmo a Petrobrás investem fortunas e tem laboratórios equipadíssimos para desenvolver um aditivo que propicie uma adequada característica ao lubrificante. Não vai ser a fábrica que funciona no barracão da esquina que fará um produto pelo menos igual

Um grande abraço!

Jera
18/05/2008, 01:50

Filtro de ar R$ 99,00

essa semana eu cotei os preços dos filtros para a ranger tb......ela chegou nos 100.000km
estava achando mt caro os filtros de ar, óleo e comb. por 300 reais na concessionaria.
mas para a minha surpresa qnd fui cotar num representante international, vejam os preços...

filtro de óleo: 67,00
filtro de combustivel: 173,00
filtro de ar eles nao tinham

mas só pelos dois preços acima, deixei td de lado e acho melhor trocar os 3 na ford por 300,00.

fala shimomoto!!!

ja que vc mencionou wurth, aqui na concessionaria tem um monte de produtos wurth, pra limpeza de tudo, radiador, motor, bicos, etc.....a limpeza dos bicos injetores eles cobram uns 120 reais. tu acha que vale a pena pagar esses 120 pra fazer essa limpeza??? pq parece, nao tenho certeza, mas acho que o produto é colocado junto ao diesel no tanque e aí qnd o diesel chega nos bicos ele faz a sua ação....
oq q vc acha??? e essas limpeza de motor e o escambau a 4?!?!?!?!

flwssssssssss!

RABUGENTO
18/05/2008, 08:22
Jera,

Negocie com esse representante da MWM-International, eles podem baixar esse preço, mas se a concessionária daí faz por R$300,00 o que aqui me pediram R$650,00, melhor na concessionária.
Verifique se trocaram os filtros por novos ou só fizeram uma limpezinha... :)

RABUGENTO
18/05/2008, 08:38

Folgado,

Como disse o shimomoto em outros posts, e eu estou seguindo o que ele falou, usando o óleo URSA TDX que no motor 3.0 leva 9 litros. No 2.8 acredito que sejam menos. Filtros do 2.8 também são mais baratos.
Nunca usei aditivos em óleos ou combustíveis. (nem Militec :) )
Já basta a química toda que vem das distribuidoras.

Leonel Lousa
19/05/2008, 01:14
essa semana eu cotei os preços dos filtros para a ranger tb......ela chegou nos 100.000km
estava achando mt caro os filtros de ar, óleo e comb. por 300 reais na concessionaria.
mas para a minha surpresa qnd fui cotar num representante international, vejam os preços...

filtro de óleo: 67,00
filtro de combustivel: 173,00
filtro de ar eles nao tinham

mas só pelos dois preços acima, deixei td de lado e acho melhor trocar os 3 na ford por 300,00.

fala shimomoto!!!

ja que vc mencionou wurth, aqui na concessionaria tem um monte de produtos wurth, pra limpeza de tudo, radiador, motor, bicos, etc.....a limpeza dos bicos injetores eles cobram uns 120 reais. tu acha que vale a pena pagar esses 120 pra fazer essa limpeza??? pq parece, nao tenho certeza, mas acho que o produto é colocado junto ao diesel no tanque e aí qnd o diesel chega nos bicos ele faz a sua ação....
oq q vc acha??? e essas limpeza de motor e o escambau a 4?!?!?!?!

flwssssssssss!
E eu achando os filtros da Silverado caros:

filtro de óleo - 17,00
Filtro de ar - 45,00
filtro de diesel - 50,00
----------
112,00

RABUGENTO
19/05/2008, 07:25
É assim mesmo Leonel.
Eles acham que se você comprou um veículo mais novo está com mais disposição de gastar...

edubelem
19/05/2008, 14:49
Jera, vai por mim, só se meche em motor a diesel se der problema, não fica desmontando bico e bomba sem motivo.

Abs,

dudu83
19/05/2008, 14:55
ranger 3.0 precos em porto velho

filtro de oleo :
concessionaria: 115,00
loja international: -- - -

filtro de combustivel:
concessionaria: ----
loja international: 95,00

filtro de ar
concessionaria: 150,00 ; 50,00(paralelo)
loja international: -- - -

oleo texaco tdx
loja de oleos: 8,00 litro

alguem sabe de algum site que venda os filtros a precos razoaveis?

RABUGENTO
19/05/2008, 15:10
Acho que vamos ter que fazer algumas trocas :)
Você me manda alguns e eu mando outros...

Allan Nielsen
19/05/2008, 15:16
Jera, vai por mim, só se meche em motor a diesel se der problema, não fica desmontando bico e bomba sem motivo.

Abs,

X2.....

A longevidade dos motores diesel esta na qualidade do diesel, oleo lubrificante e troca de filtros. O resto deixa quieto, senão fica igual merd@ "quanto mais mexe mais fede".

RABUGENTO
28/05/2008, 07:16
Petrobras anuncia o Diesel 50 :)

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=4957

A Petrobras começou a disponibilizar para os fabricantes de veículos diesel o diesel com 50 ppm de enxofre para testes. Esse combustível atende à portaria ANP 32/2007 que estabeleceu as especificações do diesel 50 ppm para os testes de desenvolvimento de motores. Em junho a Petrobras fornecerá o diesel de referência para os testes de consumo e emissões segundo a portaria ANP 35/2007. Esses produtos serão utilizados pelas montadoras no desenvolvimento de motores para atendimento da fase P-6 do Proconve-Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

Anthoniusnikos
28/05/2008, 08:36
Já que o Jera falou em limpeza. Quando eu ia fazer a mudança de uma marca de óleo para outra costumava esgotar todo o óleo do motor e substituir por diesel, aí ligava o motor por 1 minuto, deixava escorrer bem e depois substituia, lógico, também o filtro.
O que voces acham da limpeza do motor com diesel, já que ainda não fiz na "Tratorera" ?
Abração
Anthoniusnikos

Jera
28/05/2008, 19:31
ow galera!

nem o tal "flush" vcs recomendam??? é aquele produto que se coloca no óleo velho e aí deixa funcionar por 10min e aí tira o óleo e aí coloca-se o novo.
após o flush tem tb o "oil treatment" que até o mecanico chefe da concessionaria falou que era bom e que até o barulho mais alto do carro quando se liga pela manha some. parece que esse oil treatment penetra nas paredes das peças, melhorando o funcionamento e diminuindo o atrito..........acredito que seja algo parecido ao militec

quem tiver orkut leiam aqui: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=100681&tid=5202519908868923508

o preço do flush com esse oil treatment é de 69 reais se nao me engano.

shimomoto
28/05/2008, 21:25
ow galera!

nem o tal "flush" vcs recomendam??? é aquele produto que se coloca no óleo velho e aí deixa funcionar por 10min e aí tira o óleo e aí coloca-se o novo.
após o flush tem tb o "oil treatment" que até o mecanico chefe da concessionaria falou que era bom e que até o barulho mais alto do carro quando se liga pela manha some. parece que esse oil treatment penetra nas paredes das peças, melhorando o funcionamento e diminuindo o atrito..........acredito que seja algo parecido ao militec

quem tiver orkut leiam aqui: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=100681&tid=5202519908868923508

o preço do flush com esse oil treatment é de 69 reais se nao me engano.

Grande Jera!!!

Voce e um cara zeloso...nao deixa remonar trocas de oleo, coloca oleo bom...Nao tem necessidade de flushing. Flushing e mais para motor velho, todo cheio de borra....

E no site "car bibles" (http://www.carbibles.com/engineoil_bible.html) tem um artigo interessantissimo sobre lubrificacao. E a primeira coisa que eles falam e para ter cuidado com flushing. Segundo o site, em motores muito sujos e desgastados a carbonizacao acaba tendo um efeito "vedador".

Tem gente que coloca oleo de motor a diesel em motores a gasolina para fazer o flushing. Eu mesmo costumo colocar (o Fusca, a Saveiro da mae e o Ford Ka da sogra so andam com Lubrax Top Turbo), mas so faco isso em motores novos, limpos. Em motores mais antigos, depois que li o trecho abaixo, eu que ja era meio receoso acabei desistindo.

Extrai do site acima anexado

Abs!

Can I use diesel engine oil in my petrol engine?

Not really. Diesel engines run much higher compression ratios than petrol engines and they run a lot hotter, so the oil is formulated to deal with this. Plus they produce a lot more dirt in terms of combustion by-products. Diesel-rated oils typically have more detergents in them to deal with this (see Using Diesel oil for flushing (http://www.carbibles.com/engineoil_bible.html#dieselflush) above). It's not unheard of for diesel oils to clean a petrol engine so well that it loses compression. Diesel-rated oils also have an anti-foaming agent in them which is unique to diesel engines, and not needed in petrol engines.

Jera
28/05/2008, 22:41
blz shimomoto!!! hehehehehe me convenceu!! o mecanico lá me diz a mesma coisa, que isso tudo é bobagem pra quem cuida do motor direito! eu que venho com essas ideias e ele manda eu jogar tudo no lixo!

uma coisa.....o mesmo óleo que colocam na ranger na concessionaria, é o mesmo óleo que eles usam nos caminhoes que rodam 30milkm!

shimomoto
28/05/2008, 23:49
blz shimomoto!!! hehehehehe me convenceu!! o mecanico lá me diz a mesma coisa, que isso tudo é bobagem pra quem cuida do motor direito! eu que venho com essas ideias e ele manda eu jogar tudo no lixo!

uma coisa.....o mesmo óleo que colocam na ranger na concessionaria, é o mesmo óleo que eles usam nos caminhoes que rodam 30milkm!

Grande Jera!!!!

'E bem provavel que sim!. O proprio Top Turbo: Tem aqui em Garca um transportador rodando 20 mil km com cavalos VW 18-310, com garantia da VW e da BR (ta certo...o dono da transportadora e dono de posto BR).

O que observo e que a frequencia de uso e troca de oleo 'e extendida no caso de caminhoes "estradeiros" - ou seja, passa o tempo todo com o motor a uma rotacao constante, geralmente motores de baixa rpm.

Quem pega muita estrada de terra e/ou o motor trabalha em varias faixas de rotacao, o periodo de troca de oleo acaba tendo que ser curto mesmo.

Um grande abraco

RABUGENTO
29/05/2008, 07:44

Pois é Jera,
Esse óleo, como já tinha informado se não me engano o shimomoto, é o URSA Premium TDX da Texaco que também usa o nome Motorcraft.

EDEM2008
11/02/2009, 12:13
Caros amigos,
o que voces acham do Rímula SX da Shell, para o 2.5 hsd da ranger?
Valeu galera!

-mlot-
25/02/2009, 19:35
Tabela de equivalencia de oleos interessante em

http://www.transvita.com.br/similaridades.htm

Eu uso o Castrol Turbomax 15W40 API CF-4 por preferir Castrol, mas poderia ser Lubrax Top Turbo, ESSOLUB XT4, Ipiranga BRUTUS ALTA PERFORMACE,MOBIL DELVAC 1400 SUPER, Shell RIMULA SUPER ou Texaco URSA PREMIUM TDX

CASTROL TURBO MAX GUARDIAN 3 CF (20 LITROS) R$ 176,00 ( R$ 8,80 / litro)

CRB Turbo 15W40 oferece máxima proteção para frotas mistas de veículos pesados. É um lubrificante multiviscoso recomendado para motores a diesel turbinados ou convencionais, com a exclusiva tecnologia GUARDIAN 3 que confere tripla proteção ao motor, nos momentos mais severos de sua operação, como subidas e descidas, altas temperaturas e partidas a frio. O pacote de aditivos, exclusivo, de CRB Turbo 15W40 protege contra o desgaste nas subidas e descidas, altas temperaturas e partidas a frio, prolongando a vida útil dos veículos da frota. O lubrificante atende a especificação SAE 15W40 e API CF.

http://www.newslog.com.br/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=609211&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=011480&Titulo=CASTROL%20APRESENTA%20NOVA%20GERA%C7%C3O%20 DE%20LUBRIFICANTES%20PARA%20MOTORES%20A%20DIESEL (http://www.newslog.com.br/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=609211&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=011480&Titulo=CASTROL%20APRESENTA%20NOVA%20GERA%C7%C3O%20 DE%20LUBRIFICANTES%20PARA%20MOTORES%20A%20DIESEL)

CRB Turbo 15W40

Proteção para frotas mistas de veículos pesados.
Lubrificante multiviscoso recomendado para motores diesel turbinados ou convencionais. Confere TRIPLA PROTEÇÃO nas situações mais críticas do motor.
* Possui a tecnologia exclusiva GUARDIAN 3, uma composição de aditivos desenvolvida para proteger o motor nos momentos mais difíceis.
* A tecnologia GUARDIAN 3 possui extra proteção, formando um escudo protetor no motor, garantindo maior durabilidade e desempenho.
* Exclusiva proteção extra em subidas e descidas, altas temperaturas e partidas a frio.
SAE 15W-40

API CF-4

http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025333&contentId=7047393

ubuntu2009
12/03/2009, 00:22
certa vez estava no meio de uma viagem de 300km quando fui abastecer verifiquei a vareta do oleo e nem ficava suja! dai estava sem nem uma banda e com medo coloquei 2 litros de oleo de caixa de marcha (5,00) no motor pra segurar as pontas ate chegar ao destino, chegou legal.

Allan Nielsen
12/03/2009, 09:22
certa vez estava no meio de uma viagem de 300km quando fui abastecer verifiquei a vareta do oleo e nem ficava suja! dai estava sem nem uma banda e com medo coloquei 2 litros de oleo de caixa de marcha (5,00) no motor pra segurar as pontas ate chegar ao destino, chegou legal.

O que é oleo de caixa de marcha?? (ATF, SAE90, SAE140 ?) :pensativo:

Porque não colocou oleo lubrificante na especificação correta?? :parede:

abs

RGamaJr_4x4
12/03/2009, 11:40
(......)

Uso o Lubrax Top Turbo, como muitos por aqui, mas percebo que no resto de óleo no fundo do balde fica um sedimento, tipo um pó de grafite.
Alguém percebe isso em outras marcas de óleo? Será que é normal, ou esse resíduo pode denunciar má qualidade do produto? :shock:
No Lubrax é fácil perceber devido a cor do balde (laranja).

rogeriomasih
23/06/2010, 22:22
SERÁ QUE TEM VANTAGEM OU É SOMENTE MARKETING PARA ATINGIR O PÚBLICO 4X4 ???

http://www.ipiranga.com.br/img/lubs/CIN_F1Master4X4_F.jpg

F1 Master 4X4
Descrição: Óleo lubrificante semissintético multiviscoso SAE 15W50 desenvolvido especialmente para atender às severas condições de funcionamento dos motores de veículos 4x4.

Classificação: API SL e ACEA A2/A3 para motores a gasolina e API CI-4 e ACEA B3/B4 e E3/E5 para motores diesel.

Goodines
24/06/2010, 15:39
Olá, voces já ouviram falar de um oleo que chama brutus (alguma coisa assim)... alguns caminhoneiros me falaram que é o melhor.

Daniel.Shimomoto
24/06/2010, 18:36
Olá, voces já ouviram falar de um oleo que chama brutus (alguma coisa assim)... alguns caminhoneiros me falaram que é o melhor.

Godines;

Eu uso Brutus na Ranger. Para falar a verdade até na Saveiro que eu vendi recentemente e no Fusca da assinatura eu uso Brutus.

O Brutus é fabricado pela Ipiranga e tem o Alta Performace, o Brutus EGR (ambos API-CI-4) e o T5 API-CH-4.

Uso Brutus já faz algum tempo, e todo mundo fala que Ipiranga é um excelente produto. De aspecto, ele se parece muito com o Ursa TDX (o Lubrax Top Turbo é um pouco mais turvo). Até hoje sem problemas mas não faço a troca no prazo recomendado (10.000km): Troco a cada 7.500km, ainda que meu uso, atualmente seja mais rodoviário.

Ipiranga, Texaco, Shell, Castrol, Valvoline são marcas de renome. Elas não colocariam o nome delas a premio a troco de nada.

Abs!!!!

Xamã do Brasil
17/08/2011, 21:04
Pessoal,

apesar de ser novo no time dos picapeiros, aconselho o uso do Lubrax Tec Turbo, 10W - 40, API - CH4. Neste caso, o diferencial deste produto está na viscosidade.

O fato de ser melhor elaborado e conter elementos sintéticos em sua formulação também já vale o conselho.

É um excelente produto, mas custa mais caro.

Na minha S 10, 2.8 MWM, vou usar ou o Ursa TDX, ou o Top Turbo, ou o Tec Turbo ou o Valvoline All Fleet, pois acho que são os "tops" do mercado de lubrificantes.

Sempre com troca de filtro de óleo...

Xamã do Brasil
17/08/2011, 21:18
Uso o Lubrax Top Turbo, como muitos por aqui, mas percebo que no resto de óleo no fundo do balde fica um sedimento, tipo um pó de grafite.
Alguém percebe isso em outras marcas de óleo? Será que é normal, ou esse resíduo pode denunciar má qualidade do produto? :shock:
No Lubrax é fácil perceber devido a cor do balde (laranja).

:) Rogério,

trata-se de um fenômeno diretamente relacionado com o processo de refino do óleo mineral.

Como produto derivado de um outro que é extraído das profundezas, o petróleo tem impurezas e os seus subprodutos idem.

O que Vossa Senhoria vê no fundo do recipiente do Top Turbo é algo que será visto na quase totalidade dos lubrificantes minerais. A supressão destes resíduos acontece nos produtos que passam por processo de refino mais desenvolvido ou mais processos de refino e, principalmente, nos lubrificantes sintéticos (no geral, com bases de polialfaolefinas ou ésteres).

Um abraço grande,
Xamã :violao:

Imigrante
16/11/2012, 13:53
Prezados entendedores do assunto,
Gostaria de saber suas opiniões sobre o uso desse óleo para a minha pickup Ford Ranger XL 3.0 TD 4x4 PSE 2009

380934

CASTROL CRB TURBO 15W-40 TERMO TOP
- API CF-4
- SAE 15w-40
- ANP 6175

R$ 18,00

Me parece ser uma boa opção, mas sou totalmente leigo no assunto.
Desde já agradeço pela colaboração de todos.
Abs,

Imperador!
16/11/2012, 15:13
Salvo engano, o óleo para o NGD precisa ser pelo menos API CH-4... portanto, esse óleo não atende.

Recomendo o Mobil Delvac MX.

Imigrante
16/11/2012, 15:46
Grande Imperador,
Muito obrigado pela tua consideração. Por pouco não entrei numa furada!
Quanto ao Mobil Delvac MX, encontrei com a descrição 1300 e 1400, que não sei o significado. Tu sabe a diferença entre eles e qual é o mais adequado?
Valeu.

Salvo engano, o óleo para o NGD precisa ser pelo menos API CH-4... portanto, esse óleo não atende.

Recomendo o Mobil Delvac MX.

Imigrante
16/11/2012, 15:51
Imperador, outra dúvida ficou por conta da indicação por mineral e não pelo sintético. Se possível, gostaria que desse uma breve explicação. Novamente muito obrigado.
Abs.

Imperador!
16/11/2012, 17:27
Não existe necessidade de uso de óleo sintético nesse motor.
Daqui a pouco aparece o Daniel Shimomoto que vai explicar direitinho a diferença..

O Mobil que eu falei é esse: Mobil Delvac MX 15W-40 (http://www.mobil.com/USA-English/Lubes/PDS/NAUSENCVLMOMobil_Delvac_MX_15W-40.aspx) (se houver dúvida, mande o link do lubrificante que você encontrou...)
Outra opção é o Lubrax Top Turbo e o Ipiranga Brutus T5

Pode usar qualquer um desses, de preferência o mais barato.

Imigrante
16/11/2012, 18:49
Perfeito Imperador,
Já que não há necessidade de utilizar sintético, acho até melhor, pois numa viagem, se precisar completar por algum motivo, o mineral é mais fácil de encontrar, né?!
Acabei de descobrir que o Mobil Delvac MX é o 1300, e o 1400 seria o Delvac Super e não MX.
Vou colocar algum dos 3 que tu indicou, o que eu achar com maior conveniência.
Muito obrigado pela ajuda.
Grande abraço,

DoctorKX
09/12/2012, 19:10
Eu recomendo óleo aditivado da Bardahl sem duvidas a qualidade é indiscutível em relaçao a outras marcas e pode ser trocado a cada 50.000 km trocando apenas o filtro com 25.000 km. Uso toda a linha a mais de 6 anos e o custo beneficio é incomparável.

Imperador!
09/12/2012, 19:53
Eu recomendo óleo aditivado da Bardahl sem duvidas a qualidade é indiscutível em relaçao a outras marcas e pode ser trocado a cada 50.000 km trocando apenas o filtro com 25.000 km. Uso toda a linha a mais de 6 anos e o custo beneficio é incomparável.

Trocas de óleo a cada 50.000km em picape??? :o

Aditivo tem seus seguidores, mas pra mim (e acredito ser a maioria aqui no fórum) é homeopatia e efeito placebo.
Inclusive a Bardahal uns tempos atrás tirou um dos videos de seus aditivos porque o ADG0068 comprovou que a demonstração que eles estavam fazendo numa feira era propaganda enganosa...

Daniel.Shimomoto
09/12/2012, 20:08

Cara, de boa...Que lubrificante é esse? Se for o Bardahl Diesel Turbo Plus ele é SAE 15W40 API CI-4 e serve na Ranger. Se for o CG-4 Max, ele NÃO serve.

Lubrificante da Ranger 3.0 NGD tem que ser API CH-4 ou API CI-4. E só!

Caso se utilize diesel ATÉ 500ppm de enxofre, pode colocar um API CJ-4 sintético, caso contrário nem pensar! Eu ainda fico com o mineral.

Troca a cada 25 mil km é coisa de caminhão que trafega em estradas em velocidade e temperaturas relativamente constantes, assim como a rotação do motor. Ai dá para extender o prazo de troca de óleo. Caso contrário, é besteira.

E quanto ao óleo sintético, o negocio todo é o seguinte: A base sintética ela é mais estável a oxidação, temperatura, uma vez que o processo e obtenção existe mais controle dos compontentes do lubrificante (ao contrário do mineral, obtido através da destilação do petroleo, portanto, uma mistura de hidrocarbonetos).

Em relação ao poder de limpeza, já li algumas publicações que o lubrificante de base mineral tem maior poder de limpeza em relação ao sintético. Em motores aeronauticos isso é particularmente importante devido ao uso de misturas ricas (carbonização) e ao chumbo tetra-etila. Entretanto a estabilidade ao uso e a temperatura é inferior, o que não permite o uso de prazos de troca longos.

Disso o que podemos concluir é que, nos atuais motores diesel, mantidos os prazos de troca recomendados pelo fabricante, o uso de lubrificante sintético é perda de tempo, uma vez que temos um prazo de troca de no maximo 10 mil km para as picapes diesel, os motores são de desempenho satisfatorios (nenhum de altissimo desempenho). Assim usar oleo sintetico e API CJ-4 motor mais antigo que queime disel de altos teores de enxofre é perda de tempo e dinheiro. Com o risco de uma lubrificação deficiente.

Abs!!!

DoctorKX
09/12/2012, 21:01
Cara, de boa...Que lubrificante é esse? Se for o Bardahl Diesel Turbo Plus ele é SAE 15W40 API CI-4 e serve na Ranger. Se for o CG-4 Max, ele NÃO serve.

Lubrificante da Ranger 3.0 NGD tem que ser API CH-4 ou API CI-4. E só!

Caso se utilize diesel ATÉ 500ppm de enxofre, pode colocar um API CJ-4 sintético, caso contrário nem pensar! Eu ainda fico com o mineral.

Troca a cada 25 mil km é coisa de caminhão que trafega em estradas em velocidade e temperaturas relativamente constantes, assim como a rotação do motor. Ai dá para extender o prazo de troca de óleo. Caso contrário, é besteira.

E quanto ao óleo sintético, o negocio todo é o seguinte: A base sintética ela é mais estável a oxidação, temperatura, uma vez que o processo e obtenção existe mais controle dos compontentes do lubrificante (ao contrário do mineral, obtido através da destilação do petroleo, portanto, uma mistura de hidrocarbonetos).

Em relação ao poder de limpeza, já li algumas publicações que o lubrificante de base mineral tem maior poder de limpeza em relação ao sintético. Em motores aeronauticos isso é particularmente importante devido ao uso de misturas ricas (carbonização) e ao chumbo tetra-etila. Entretanto a estabilidade ao uso e a temperatura é inferior, o que não permite o uso de prazos de troca longos.

Disso o que podemos concluir é que, nos atuais motores diesel, mantidos os prazos de troca recomendados pelo fabricante, o uso de lubrificante sintético é perda de tempo, uma vez que temos um prazo de troca de no maximo 10 mil km para as picapes diesel, os motores são de desempenho satisfatorios (nenhum de altissimo desempenho). Assim usar oleo sintetico e API CJ-4 motor mais antigo que queime disel de altos teores de enxofre é perda de tempo e dinheiro. Com o risco de uma lubrificação deficiente.

Abs!!!

Concordo com voce sobre oque disse, mas nao sou um bom entendedor para pode entrar em detalhes, falo apenas por minha experiencia com o mesmo, o oleo que estou falando e o mesmo citado por voce:Turbo Plus ele é SAE 15W40 API CI-4.
aqui usamos toda a linha em todas as maquinas e camionetas, e devido a alta quilometragem que rodamos por mes uma media de 10.000km ele fica muito viável.
Mas oq me faz usar a marca é a segurança que ele passa, temos um caso de um trator aqui que soltou o filtro e funcionou por aproximadamente 30 minutos sem lubrificar e sem danos ao motor, sempre faço a mesma proposta a todos os vendedores de outras marcas que passam por aqui..se ele garantir o funcionamento do motor por um determinado peiudo sem oleo eu passo a usar a marca deles, e até hoje só a bardahl deu essa garantia, tenho experiencia com traçoes de s10 usando oleo da bardahl onde muita gente reclama de problemas, duas que tive passou dos 250.000km sem problemas algum e usadas nas piores condiçoes possiveis, sem contar que tenho o costume de ligar a traçao na BR na chuva e andar a velocidade bem superior a 100km/h.
talvez nao seja o oleo perfeito para o motor como voce disse acima, mas foi o unico até agora que deu maior durabilidade a motores, caixas e diferenciais aqui.
talvez saí um pouco do assunto que era oleo para motor, mas foi para voce poder entender o meu ponto de vista da marca
abraço

Daniel.Shimomoto
09/12/2012, 21:51
Concordo com voce sobre oque disse, mas nao sou um bom entendedor para pode entrar em detalhes, falo apenas por minha experiencia com o mesmo, o oleo que estou falando e o mesmo citado por voce:Turbo Plus ele é SAE 15W40 API CI-4.
aqui usamos toda a linha em todas as maquinas e camionetas, e devido a alta quilometragem que rodamos por mes uma media de 10.000km ele fica muito viável.
Mas oq me faz usar a marca é a segurança que ele passa, temos um caso de um trator aqui que soltou o filtro e funcionou por aproximadamente 30 minutos sem lubrificar e sem danos ao motor, sempre faço a mesma proposta a todos os vendedores de outras marcas que passam por aqui..se ele garantir o funcionamento do motor por um determinado peiudo sem oleo eu passo a usar a marca deles, e até hoje só a bardahl deu essa garantia, tenho experiencia com traçoes de s10 usando oleo da bardahl onde muita gente reclama de problemas, duas que tive passou dos 250.000km sem problemas algum e usadas nas piores condiçoes possiveis, sem contar que tenho o costume de ligar a traçao na BR na chuva e andar a velocidade bem superior a 100km/h.
talvez nao seja o oleo perfeito para o motor como voce disse acima, mas foi o unico até agora que deu maior durabilidade a motores, caixas e diferenciais aqui.
talvez saí um pouco do assunto que era oleo para motor, mas foi para voce poder entender o meu ponto de vista da marca
abraço

Tem um senhor, mecanico diesel bastante tradicional aqui em minha cidade que só usa Bardahl. Segundo ele desmontar um motor que utiliza lubrificante Promax em comparação com outras marcas de renome é diferente. O Bardahl deixa uma pelicula protetiva que outros produtos de renome não deixam. Opinião dele. E eu honestamente respeito e acredito pois ele já desmontou muito motor por ai.

Estou fazendo limpeza no MWM da Efe (fazendo troca em curto periodo) e vou adotar agora o Promax.

Abs!!!

André Pinto
31/07/2018, 08:16
Ola amigos, e verdade que mesmo que não chegue na quilometragem de trocar o óleo se ele tiver com 6 meses já em uso é para ser trocado??? Ou posso esticar mais uns 2 meses??