Ver Versão Completa : Selo motor da Ranger
ariel kleinubing
07/01/2008, 21:36
Tive hoje um problema de vazamento de água em um selo do motor da ranger 2.5, vaza bastante água na parte traseira do bloco do motor, próximo ao cofre. A minha dúvida é a seguinte: pra trocar este selo próximo ao cofre, no bloco, tem que tirar o motor mesmo, ou tem outra solução mais viável e fácil, como colocar algum selante sobre o mesmo?
Abraços
Edintruder
07/01/2008, 22:52
Eu colei com Durepóxi!
Tira as mangueiras que passam por trás do cabeçote, limpa muito bem os selos, drena toda a água e cola com uma massa epóxi. Deixa secar por umas 12 horas no mínimo antes de colocar água.
Já colei 3 selos do motor da minha Ranger e hoje estou na estiva de colar mais um que furou ao lado do arranque. Vou aproveitar e colar o outro antes que fure.
Atrás do motor tem um grande que fica no bloco e um pequeno que é do cabeçote. Para trocar tem que tirar o motor mesmo... não tem jeito...
Se um furou os outros irão furar também, então cola todos que conseguires para não dar dor de cabeça depois.
ariel kleinubing
08/01/2008, 08:53
Valeu Edintruder, era exatamente uma solução destas que eu procurava. Vou por a mão na massa e fazer isto.
O curioso é que, como você falou, eu também já tive problema com um selo na parte dianteira do motor, que foi trocado, então a tendência é que todos acabem dando problema.
Abraços e agora com a solução sem tirar o motor.
Elmer_Jeep
08/01/2008, 11:36
Ariel acho que vc não entendeu, se for o selo que vai na parte trazeira do bloco tem que remover o motor sim.
E se vc tá afim de fazer um serviço correto compre os selos novos e substitua, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4500
Esse negócio de vedar com durepoxi é coisa do passado, geralmente se usa quando está no meio de uma viagem, trilha, etc. (Ed, não leve a mal o comentário, é que trabalho com retífica de motores e não concordo com alguns procedimentos)
Abração
ariel kleinubing
08/01/2008, 12:01
Elmer, valeu pelo alerta.
Com certeza o procedimento do Edin é um paliativo, o ideal e correto é a troca do selo por outro, mas como agora não tenho possibilidade de parar a ranger, vou arriscar e aguentar mais um pouco pra fazer a troca definitiva.
Abraços a todos e obrigado pelas sugestões.
Edintruder
08/01/2008, 12:56
Elmer, com certeza Durepóxi é serviço porco! Mas quanto gastaria pra tirar o motor da ranger, fora o tempo que ficará na oficina, enquanto posso adiar esse serviço para daqui ha mais de 100.000km?
O problema é que quando comprei a minha Ranger estava com apenas água no radiador, depois disso coloquei produto e ficou assim por quase 50.000km. Quando tirei o cabeçote, troquei o produto e começou a furar os selos. Na verdade furou 3. Então aproveito e colo todos. Com certeza irão durar mais do que se trocá-los...
Outro problema sério, não confio em mecânicos, sempre que os meus carros e inclusive a Ranger voltou de oficina eu tinha que remontar algo que ficou mal montado. Prefiro eu mesmo fazer o serviço, porém enquanto não tenho mtivos pra tirar o motor eu vou apenas colar. Com certeza irei vendê-la antes de trocar os selos, e como os selos não dão para ser visualizados sem desmontar um monte de coisas, duvido que alguém irá enxergar algo.
Eu colo da seguinte forma:
Dreno a água do sistema, coloco uma válvula em algum,a mangueira fina do sistema e diminuo a pressão por sucção de ar. Seco bem o selo e colo um camada fina de massa enquanto o ar entra pelo furo no selo. Coloco uma moeda grande em frente ao furo e deixo secar por pelo menos 12 horas, depois coloco outra camada grossa de massa e monto tudo. O tempo de secagem sem contato com água deve ser superior à 12 horas.
Nunca vazou nenhum em nenhum motor que fiz isso. (estreiei num chevette do meu sogro)
O problema é que esses selo não duram nada justamente para furar e dar serviço para concessionárias ou oficinas! Tenho um amigo que faz selos em Alumínio de 10mm de espessura ou latão de também 10mm, porém ele se mudou pra Curitiba e me sobra apenas a durepóxi mesmo!
Ariel acho que vc não entendeu, se for o selo que vai na parte trazeira do bloco tem que remover o motor sim.
E se vc tá afim de fazer um serviço correto compre os selos novos e substitua, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4500
Esse negócio de vedar com durepoxi é coisa do passado, geralmente se usa quando está no meio de uma viagem, trilha, etc. (Ed, não leve a mal o comentário, é que trabalho com retífica de motores e não concordo com alguns procedimentos)
Abração
ariel kleinubing
09/01/2008, 12:27
Finalizando a história: o mecânico passou uma camada de KPO, aquele pra chapeamento, já rodei 150 km, em dia de calor intenso, mais ou menos 33 graus e tá sem nenhum vazamento, pelo menos até agora. Vou esperar e quando der vazamento em outro, ou neste mesmo, tiro o motor e já faço todos. Abraços e obrigado pelas dicas.
Edintruder
09/01/2008, 15:14
Nesse último selo que furou, eu tinha trocado a tampa do reservatório que não estava pressurizando. Quando colei, aproveitei e pressurizei com 2 kg de ar todo o sistema para procurar algum outro vazamento. Como nada cedeu, pra mim está bom...
Pequeno jr
09/01/2008, 23:07
Ariel e Edi,
To passando o mesmo problema. Ja tinha uns dias que notava uma água baixando na Ranger não descobria de onde era. Fui ao Rio de Janeiro agora no reveillon e voltei so completando a água, mas antes de ontem dia 07/01 havia uma cachoeira debaixo da Ranger. Resultado ... selo da parte de tras do bloco.
Não deu nem tempo de ver essas indicações de vcs e ja mandei para o mecânico arrumar. Ficou um serviço de 2 dias para tirar o motor, botar os novos selos (vou trocar os 3) e colocar de volta.
tamanho da porrada .. R$ 520,00 (mão de obra + selos)
Aproveitando esse trabalho, estou vendo se há algum outra coisa de vazamento e etc.
Edi, além do vc ja disse, tem algo mais que devo prestar atenção neste trabalho? Até a marca das peças estou pegando o q vcs falaram. Os selos pegamos da representante da international no DF.
Elmer_Jeep
10/01/2008, 12:59
Pequeno, tava usando aditivo no radiador ?
[]'s
Edintruder
10/01/2008, 23:35
Eu deixo parada a Ranger um dia inteiro parada, a cola custa cerca de R$3,00 e mais uma moeda de 10 centavos em frente ao furo (caso faça cavitação na massa epóxi).
O custo de reparo meu por selo furado é R$1,60 e por selo ainda não furado (apenas preventivo) R$1,50.
O selo de trás do bloco fica fácil se tirar a forração da parede corta-fogo. O pior desse selo é fazer a limpeza pois não dá para enxergar ele e mal se toca com a ponta do dedo. Mas fica direitinho (sem vazamento).
Se tirar o motor é bom trocar todos os selos do bloco e cabeçote, revisar o arranque, o rolamento do eixo da hélice do ventilador, e os retentores do virabrequim e na caixa revisar o cilindro da embreagem. O pior é tirar o motor, então aproveita e paga uma M.O. só.
Pequeno jr
18/01/2008, 23:42
Eu deixo parada a Ranger um dia inteiro parada, a cola custa cerca de R$3,00 e mais uma moeda de 10 centavos em frente ao furo (caso faça cavitação na massa epóxi).
O custo de reparo meu por selo furado é R$1,60 e por selo ainda não furado (apenas preventivo) R$1,50.
O selo de trás do bloco fica fácil se tirar a forração da parede corta-fogo. O pior desse selo é fazer a limpeza pois não dá para enxergar ele e mal se toca com a ponta do dedo. Mas fica direitinho (sem vazamento).
Se tirar o motor é bom trocar todos os selos do bloco e cabeçote, revisar o arranque, o rolamento do eixo da hélice do ventilador, e os retentores do virabrequim e na caixa revisar o cilindro da embreagem. O pior é tirar o motor, então aproveita e paga uma M.O. só.
Galera,
Serviço executado e de uma forma que não sei se vcs já pensaram em fazer. Ao invez de tirarmos o motor completo da RAnger, soltamos no câmbio e nos calços, tiramos o radiador e chegamos o motor um pouco para a frente para dar espaço para trocar o selo traseiro, sem a necessidade de que fosse retirado todo o mtor. Ou seja, o mtoro ficou todo o tempo no cofre.
Resultado, além do selo, descobrimos que aquele cano do ar-quente tbm estava com um misero furo e vazando água. Trocamos os 3 selos + esse cano e voltamos o motor no lugar.
O mecânico conseguiu fazer tudo isso no mesmo dia e com sobras. Eu que so quis pegar a viatura no dia seguinte.
Valor total do custo deste serviço incluindo peças + mão de obra = R$ 360,00
shimomoto
19/01/2008, 00:21
Galera,
Serviço executado e de uma forma que não sei se vcs já pensaram em fazer. Ao invez de tirarmos o motor completo da RAnger, soltamos no câmbio e nos calços, tiramos o radiador e chegamos o motor um pouco para a frente para dar espaço para trocar o selo traseiro, sem a necessidade de que fosse retirado todo o mtor. Ou seja, o mtoro ficou todo o tempo no cofre.
Resultado, além do selo, descobrimos que aquele cano do ar-quente tbm estava com um misero furo e vazando água. Trocamos os 3 selos + esse cano e voltamos o motor no lugar.
O mecânico conseguiu fazer tudo isso no mesmo dia e com sobras. Eu que so quis pegar a viatura no dia seguinte.
Valor total do custo deste serviço incluindo peças + mão de obra = R$ 360,00
Pequeno;
Parabéns!!!! Gostei de ver.
Melhor do que tirar o motor inteiro fora.
Me tira só uma dúvida...fiquei sem entender....Vocês chegaram a afastar o câmbio ou foi só o motor que "andou" dentro do cofre? E que aditivo você usará no radiador?
Um grande Abraço
Pequeno jr
19/01/2008, 18:09
Daniel, foi so o motor que chegamos para a frente dentro do cofre.
AS peças e aditivos foram tdos adquiridos no representante da international aqui no DF. Vou ver o nome do aditivo e posto aqui depois.
Tive o mesmo problema no carnaval aqui no Rj e só percebi a cachoeira hoje. Alguém conhece um bom mecânico de ranger/explorer no na cidade do RJ ?
Berredo
Explorer AutoTrac 4x4 V6
Jumbão
Rogerinho
10/02/2008, 21:30
Amigo,
Estou com um problema de selo na minha Ranger (2.5TDi), no lado esquerdo do bloco...e tenho algumas duvidas sobre o que fazer!!!
-Já que o carro vai parar, estou seriamente pensando em trocar todos os selos do motor...sendo assim gostaria de saber quantos são exatamente, e o valor de mercado de cada um...e já abusando, o preço justo de mão-de-obra para a troca!!!
-Outra coisa, minha Ranger esta no momento sem a valvula termostatica (Coisa que vou comprar agora), porém estou assim a uns 50 dias e a temperatura de funcionamento tem sido bem baixa, mesmo em estrada...porém de uns 20 dias pra cá notei que ela começou a trabalhar na temperatura ideal de funcionamento dentro da cidade, mas quando peguei a estrada ela começou a esquentar muito rapidamente...não deixei nem que se aproximasse do vermelho, porém passou da temperatura ideal...e revisando o sistema descobri o selo vazando!!!Pergundo a vcs...oq pode estar acontecendo para o carro esquentar, já que em alguns testes caseiros a bomba d'agua esta em perfeito funcionamento, e mesmo com agua no sistema o carro esquentar...?!?!?...Notem que não começou com isso logo apos a retirada da valvula termostatica, e sim apos algum tempo!!!Isso vem acontecendo sem exigir do motor...2500rpm no maximo e sem carga!!!
Um abraço a todos!
Walter L. L. Casitta
10/02/2008, 21:58
Amigo,
Estou com um problema de selo na minha Ranger (2.5TDi), no lado esquerdo do bloco...e tenho algumas duvidas sobre o que fazer!!!
-Já que o carro vai parar, estou seriamente pensando em trocar todos os selos do motor...sendo assim gostaria de saber quantos são exatamente, e o valor de mercado de cada um...e já abusando, o preço justo de mão-de-obra para a troca!!!
-Outra coisa, minha Ranger esta no momento sem a valvula termostatica (Coisa que vou comprar agora), porém estou assim a uns 50 dias e a temperatura de funcionamento tem sido bem baixa, mesmo em estrada...porém de uns 20 dias pra cá notei que ela começou a trabalhar na temperatura ideal de funcionamento dentro da cidade, mas quando peguei a estrada ela começou a esquentar muito rapidamente...não deixei nem que se aproximasse do vermelho, porém passou da temperatura ideal...e revisando o sistema descobri o selo vazando!!!Pergundo a vcs...oq pode estar acontecendo para o carro esquentar, já que em alguns testes caseiros a bomba d'agua esta em perfeito funcionamento, e mesmo com agua no sistema o carro esquentar...?!?!?...Notem que não começou com isso logo apos a retirada da valvula termostatica, e sim apos algum tempo!!!Isso vem acontecendo sem exigir do motor...2500rpm no maximo e sem carga!!!
Sem a válvula termostática e com um selo furado. Tem certeza que você não sabe porque ta esquentando?
Você tem que internar a viatura com urgência para que o motor seja retirado e todos os selos trocados além da instalação da válvula. Se continuar andando com a sua Ranger assim vai acabar tendo que mexer no cabeçote também.
E já que vai tirar o motor proveita e manda verificar o estado da embreagem....
Edintruder
11/02/2008, 13:59
Rogerionho,
Tens duas medidas de selos, não sei te dizer o tamanho exato, porém tens dois pequenos no cabeçote (um no lado da bomba injetora e outro atrás) e 4 grandes no bloco (um atrás, um na frente e dois no lado do escapamento.
Elmer_Jeep
11/02/2008, 14:45
os do bloco medem 52,8mm e no cabeçote são dois, um na lateral com 23,81mm (mesma medida do selo utilizado no cabeçote de opala) e um trazeiro que tem aproximadamente 35,00mm.
[]'s
Rogerinho
11/02/2008, 15:35
Walter, que esses são os problemas que estão gerando o aquecimento eu sei...oq me intriga é o problema não ter ocorrido assim que a valvula termostatica foi retirada!!!Quanto aos selos, confesso que isso é um grande novidade pra mim...não é de muito tempo que uso meu tempo livre pra estudar mecanica...então...vivendo e aprendendo...:mrgreen:
Como o amigo disse que a melhor solução para a troca do selo traseiro é retirando a caixa...estou pensando ($$) seriamente em trocar logo a atuador da embreagem, que é o nosso calcanhar de aquiles...junto a troca das correias e retentores!!!Como o problema surgiu na semana do carnaval, não tive nem tempo ($) e muito menos folego ($$...:mrgreen:) para solucionar o problema...:(...e infelizmente a viagem teve que ser feita no Mitsuba V8 Big Block...Pajero TR4...da patroa...:lol:!!!!
EDIT: Opa...já ia esquecendo de agradecer o Edintruder mais uma vez e ao Elmer Jeep...muito obrigado...! ;)
Onde encontro esses selos com qualidade?!?!?
Edintruder
11/02/2008, 16:36
Procura um distribuidor MWM/International no site www.mwm.com.br
Todas as peças para esse motor compra direto no distribuidor que saem muito mais barato que as de segunda linha ou concessionárias!
Alguém conhece algum mecânico bom que faça isso aqui no RJ ?
Um mané que fiz orçamento quer arrancar o motor todo da ranger por cima, demontando coletor, cabeçotes, etc... e me cobrou R$ 1800,00. Aí eu quebro :shock: !!!!! Já ví pessoas neste link fazendo por R$ 360,00, R$ 500,00....
Edintruder
13/02/2008, 19:43
Eu fiz em casa do modo "cola epóxi" com cerca de R$7,00 e várias horas de serviço.
A merda é que minha Explo é 4.0 V6...
Tô ferradaço....
De qualquer forma, alguém tem um bom mecânico no RJ ? (de preferencia também com preço justo)
Pequeno jr
13/02/2008, 23:36
Alguém conhece algum mecânico bom que faça isso aqui no RJ ?
Um mané que fiz orçamento quer arrancar o motor todo da ranger por cima, demontando coletor, cabeçotes, etc... e me cobrou R$ 1800,00. Aí eu quebro :shock: !!!!! Já ví pessoas neste link fazendo por R$ 360,00, R$ 500,00....
Berredo, corre que é assalto !!!
PQP !!.. 1800 !???? Se brincar é preço de autorizada. Tem uma pessoa aqui do forum que conhece muito de Explorer e se não to errado ele é ai do Rio. O Nome dele é Nelson.
Vou tentar achar qual o nick name dele e te passo para vc mandar uma MP para ele.
Hoje ao voltar do serviço a temperatura começou a subir e antes de chegar no vermelho encostei e vi a cachoeira embaixo da ranger. Resultado: Selo do bloco foi para o saco. Já que vou morrer na oficina estou pensando em trocar todos os selos. Alguém tem uma idéia do valor dos selos do bloco e cabeçote da mwm/Intern.?
Abraços
Edintruder
13/03/2010, 17:50
Fox, selo é coisa barata, cerca de 5,00 cada um. São uns 10 no total, não tenho certeza.
Alexandre Angioletti
06/12/2017, 13:30
Pequeno, tava usando aditivo no radiador ?
[]'s
Boa tarde, na data de ontem (05/12/17) tive que trocar um dos selos do bloco....
Comprei a RANGER em Fevereiro e devo ter feito a troca de óleo uns 3/4 meses depois e junto dei uma geral, completando os tipos de óleo que estavam em baixo nível e coloquei um aditivo na água do radiador pela recomendação do funcionário encarregado.
Minha dúvida......1) o selo estourou por causa exclusivamente do uso do aditivo? e
2) Agora com o aditivo já posto, continuo seu uso ou deixo de usá-lo?
Obrigado pela paciência em responder um leigo curioso...valeu galera!!
RicardoFLN
06/12/2017, 14:47
Boa tarde, na data de ontem (05/12/17) tive que trocar um dos selos do bloco....
Comprei a RANGER em Fevereiro e devo ter feito a troca de óleo uns 3/4 meses depois e junto dei uma geral, completando os tipos de óleo que estavam em baixo nível e coloquei um aditivo na água do radiador pela recomendação do funcionário encarregado.
Minha dúvida......1) o selo estourou por causa exclusivamente do uso do aditivo? e
2) Agora com o aditivo já posto, continuo seu uso ou deixo de usá-lo?
Obrigado pela paciência em responder um leigo curioso...valeu galera!!
Alexandre,
Não sei qual é a tua Ranger, é velha, nova?
Se for velha, a resposta esta dada.....problema de idade...rsrs
Sempre utilize aditivo, no mínimo o anti-corrosivo. ;-)
Sds.
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