PDA

Ver Versão Completa : Selo motor da Ranger

ariel kleinubing
07/01/2008, 21:36
Tive hoje um problema de vazamento de água em um selo do motor da ranger 2.5, vaza bastante água na parte traseira do bloco do motor, próximo ao cofre. A minha dúvida é a seguinte: pra trocar este selo próximo ao cofre, no bloco, tem que tirar o motor mesmo, ou tem outra solução mais viável e fácil, como colocar algum selante sobre o mesmo?
Abraços

Edintruder
07/01/2008, 22:52
Eu colei com Durepóxi!
Tira as mangueiras que passam por trás do cabeçote, limpa muito bem os selos, drena toda a água e cola com uma massa epóxi. Deixa secar por umas 12 horas no mínimo antes de colocar água.
Já colei 3 selos do motor da minha Ranger e hoje estou na estiva de colar mais um que furou ao lado do arranque. Vou aproveitar e colar o outro antes que fure.
Atrás do motor tem um grande que fica no bloco e um pequeno que é do cabeçote. Para trocar tem que tirar o motor mesmo... não tem jeito...
Se um furou os outros irão furar também, então cola todos que conseguires para não dar dor de cabeça depois.

ariel kleinubing
08/01/2008, 08:53
Valeu Edintruder, era exatamente uma solução destas que eu procurava. Vou por a mão na massa e fazer isto.
O curioso é que, como você falou, eu também já tive problema com um selo na parte dianteira do motor, que foi trocado, então a tendência é que todos acabem dando problema.
Abraços e agora com a solução sem tirar o motor.

Elmer_Jeep
08/01/2008, 11:36
Ariel acho que vc não entendeu, se for o selo que vai na parte trazeira do bloco tem que remover o motor sim.

E se vc tá afim de fazer um serviço correto compre os selos novos e substitua, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4500

Esse negócio de vedar com durepoxi é coisa do passado, geralmente se usa quando está no meio de uma viagem, trilha, etc. (Ed, não leve a mal o comentário, é que trabalho com retífica de motores e não concordo com alguns procedimentos)

Abração

ariel kleinubing
08/01/2008, 12:01
Elmer, valeu pelo alerta.
Com certeza o procedimento do Edin é um paliativo, o ideal e correto é a troca do selo por outro, mas como agora não tenho possibilidade de parar a ranger, vou arriscar e aguentar mais um pouco pra fazer a troca definitiva.
Abraços a todos e obrigado pelas sugestões.

Edintruder
08/01/2008, 12:56
Elmer, com certeza Durepóxi é serviço porco! Mas quanto gastaria pra tirar o motor da ranger, fora o tempo que ficará na oficina, enquanto posso adiar esse serviço para daqui ha mais de 100.000km?

O problema é que quando comprei a minha Ranger estava com apenas água no radiador, depois disso coloquei produto e ficou assim por quase 50.000km. Quando tirei o cabeçote, troquei o produto e começou a furar os selos. Na verdade furou 3. Então aproveito e colo todos. Com certeza irão durar mais do que se trocá-los...
Outro problema sério, não confio em mecânicos, sempre que os meus carros e inclusive a Ranger voltou de oficina eu tinha que remontar algo que ficou mal montado. Prefiro eu mesmo fazer o serviço, porém enquanto não tenho mtivos pra tirar o motor eu vou apenas colar. Com certeza irei vendê-la antes de trocar os selos, e como os selos não dão para ser visualizados sem desmontar um monte de coisas, duvido que alguém irá enxergar algo.

Eu colo da seguinte forma:

Dreno a água do sistema, coloco uma válvula em algum,a mangueira fina do sistema e diminuo a pressão por sucção de ar. Seco bem o selo e colo um camada fina de massa enquanto o ar entra pelo furo no selo. Coloco uma moeda grande em frente ao furo e deixo secar por pelo menos 12 horas, depois coloco outra camada grossa de massa e monto tudo. O tempo de secagem sem contato com água deve ser superior à 12 horas.
Nunca vazou nenhum em nenhum motor que fiz isso. (estreiei num chevette do meu sogro)
O problema é que esses selo não duram nada justamente para furar e dar serviço para concessionárias ou oficinas! Tenho um amigo que faz selos em Alumínio de 10mm de espessura ou latão de também 10mm, porém ele se mudou pra Curitiba e me sobra apenas a durepóxi mesmo!

Ariel acho que vc não entendeu, se for o selo que vai na parte trazeira do bloco tem que remover o motor sim.

E se vc tá afim de fazer um serviço correto compre os selos novos e substitua, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4500

Esse negócio de vedar com durepoxi é coisa do passado, geralmente se usa quando está no meio de uma viagem, trilha, etc. (Ed, não leve a mal o comentário, é que trabalho com retífica de motores e não concordo com alguns procedimentos)

Abração

ariel kleinubing
09/01/2008, 12:27
Finalizando a história: o mecânico passou uma camada de KPO, aquele pra chapeamento, já rodei 150 km, em dia de calor intenso, mais ou menos 33 graus e tá sem nenhum vazamento, pelo menos até agora. Vou esperar e quando der vazamento em outro, ou neste mesmo, tiro o motor e já faço todos. Abraços e obrigado pelas dicas.

Edintruder
09/01/2008, 15:14
Nesse último selo que furou, eu tinha trocado a tampa do reservatório que não estava pressurizando. Quando colei, aproveitei e pressurizei com 2 kg de ar todo o sistema para procurar algum outro vazamento. Como nada cedeu, pra mim está bom...

Pequeno jr
09/01/2008, 23:07
Ariel e Edi,

To passando o mesmo problema. Ja tinha uns dias que notava uma água baixando na Ranger não descobria de onde era. Fui ao Rio de Janeiro agora no reveillon e voltei so completando a água, mas antes de ontem dia 07/01 havia uma cachoeira debaixo da Ranger. Resultado ... selo da parte de tras do bloco.

Não deu nem tempo de ver essas indicações de vcs e ja mandei para o mecânico arrumar. Ficou um serviço de 2 dias para tirar o motor, botar os novos selos (vou trocar os 3) e colocar de volta.

tamanho da porrada .. R$ 520,00 (mão de obra + selos)

Aproveitando esse trabalho, estou vendo se há algum outra coisa de vazamento e etc.

Edi, além do vc ja disse, tem algo mais que devo prestar atenção neste trabalho? Até a marca das peças estou pegando o q vcs falaram. Os selos pegamos da representante da international no DF.

Elmer_Jeep
10/01/2008, 12:59
Pequeno, tava usando aditivo no radiador ?

[]'s

Edintruder
10/01/2008, 23:35
Eu deixo parada a Ranger um dia inteiro parada, a cola custa cerca de R$3,00 e mais uma moeda de 10 centavos em frente ao furo (caso faça cavitação na massa epóxi).
O custo de reparo meu por selo furado é R$1,60 e por selo ainda não furado (apenas preventivo) R$1,50.
O selo de trás do bloco fica fácil se tirar a forração da parede corta-fogo. O pior desse selo é fazer a limpeza pois não dá para enxergar ele e mal se toca com a ponta do dedo. Mas fica direitinho (sem vazamento).

Se tirar o motor é bom trocar todos os selos do bloco e cabeçote, revisar o arranque, o rolamento do eixo da hélice do ventilador, e os retentores do virabrequim e na caixa revisar o cilindro da embreagem. O pior é tirar o motor, então aproveita e paga uma M.O. só.

Pequeno jr
18/01/2008, 23:42
Eu deixo parada a Ranger um dia inteiro parada, a cola custa cerca de R$3,00 e mais uma moeda de 10 centavos em frente ao furo (caso faça cavitação na massa epóxi).
O custo de reparo meu por selo furado é R$1,60 e por selo ainda não furado (apenas preventivo) R$1,50.
O selo de trás do bloco fica fácil se tirar a forração da parede corta-fogo. O pior desse selo é fazer a limpeza pois não dá para enxergar ele e mal se toca com a ponta do dedo. Mas fica direitinho (sem vazamento).

Se tirar o motor é bom trocar todos os selos do bloco e cabeçote, revisar o arranque, o rolamento do eixo da hélice do ventilador, e os retentores do virabrequim e na caixa revisar o cilindro da embreagem. O pior é tirar o motor, então aproveita e paga uma M.O. só.
Galera,

Serviço executado e de uma forma que não sei se vcs já pensaram em fazer. Ao invez de tirarmos o motor completo da RAnger, soltamos no câmbio e nos calços, tiramos o radiador e chegamos o motor um pouco para a frente para dar espaço para trocar o selo traseiro, sem a necessidade de que fosse retirado todo o mtor. Ou seja, o mtoro ficou todo o tempo no cofre.

Resultado, além do selo, descobrimos que aquele cano do ar-quente tbm estava com um misero furo e vazando água. Trocamos os 3 selos + esse cano e voltamos o motor no lugar.

O mecânico conseguiu fazer tudo isso no mesmo dia e com sobras. Eu que so quis pegar a viatura no dia seguinte.

Valor total do custo deste serviço incluindo peças + mão de obra = R$ 360,00

shimomoto
19/01/2008, 00:21
Galera,

Serviço executado e de uma forma que não sei se vcs já pensaram em fazer. Ao invez de tirarmos o motor completo da RAnger, soltamos no câmbio e nos calços, tiramos o radiador e chegamos o motor um pouco para a frente para dar espaço para trocar o selo traseiro, sem a necessidade de que fosse retirado todo o mtor. Ou seja, o mtoro ficou todo o tempo no cofre.

Resultado, além do selo, descobrimos que aquele cano do ar-quente tbm estava com um misero furo e vazando água. Trocamos os 3 selos + esse cano e voltamos o motor no lugar.

O mecânico conseguiu fazer tudo isso no mesmo dia e com sobras. Eu que so quis pegar a viatura no dia seguinte.

Valor total do custo deste serviço incluindo peças + mão de obra = R$ 360,00

Pequeno;

Parabéns!!!! Gostei de ver.

Melhor do que tirar o motor inteiro fora.

Me tira só uma dúvida...fiquei sem entender....Vocês chegaram a afastar o câmbio ou foi só o motor que "andou" dentro do cofre? E que aditivo você usará no radiador?

Um grande Abraço

Pequeno jr
19/01/2008, 18:09
Daniel, foi so o motor que chegamos para a frente dentro do cofre.

AS peças e aditivos foram tdos adquiridos no representante da international aqui no DF. Vou ver o nome do aditivo e posto aqui depois.

Berredo
09/02/2008, 16:19
Tive o mesmo problema no carnaval aqui no Rj e só percebi a cachoeira hoje. Alguém conhece um bom mecânico de ranger/explorer no na cidade do RJ ?

Berredo
Explorer AutoTrac 4x4 V6
Jumbão

Rogerinho
10/02/2008, 21:30
Amigo,

Estou com um problema de selo na minha Ranger (2.5TDi), no lado esquerdo do bloco...e tenho algumas duvidas sobre o que fazer!!!

-Já que o carro vai parar, estou seriamente pensando em trocar todos os selos do motor...sendo assim gostaria de saber quantos são exatamente, e o valor de mercado de cada um...e já abusando, o preço justo de mão-de-obra para a troca!!!

-Outra coisa, minha Ranger esta no momento sem a valvula termostatica (Coisa que vou comprar agora), porém estou assim a uns 50 dias e a temperatura de funcionamento tem sido bem baixa, mesmo em estrada...porém de uns 20 dias pra cá notei que ela começou a trabalhar na temperatura ideal de funcionamento dentro da cidade, mas quando peguei a estrada ela começou a esquentar muito rapidamente...não deixei nem que se aproximasse do vermelho, porém passou da temperatura ideal...e revisando o sistema descobri o selo vazando!!!Pergundo a vcs...oq pode estar acontecendo para o carro esquentar, já que em alguns testes caseiros a bomba d'agua esta em perfeito funcionamento, e mesmo com agua no sistema o carro esquentar...?!?!?...Notem que não começou com isso logo apos a retirada da valvula termostatica, e sim apos algum tempo!!!Isso vem acontecendo sem exigir do motor...2500rpm no maximo e sem carga!!!

Um abraço a todos!

Walter L. L. Casitta
10/02/2008, 21:58
Amigo,

Estou com um problema de selo na minha Ranger (2.5TDi), no lado esquerdo do bloco...e tenho algumas duvidas sobre o que fazer!!!

-Já que o carro vai parar, estou seriamente pensando em trocar todos os selos do motor...sendo assim gostaria de saber quantos são exatamente, e o valor de mercado de cada um...e já abusando, o preço justo de mão-de-obra para a troca!!!

-Outra coisa, minha Ranger esta no momento sem a valvula termostatica (Coisa que vou comprar agora), porém estou assim a uns 50 dias e a temperatura de funcionamento tem sido bem baixa, mesmo em estrada...porém de uns 20 dias pra cá notei que ela começou a trabalhar na temperatura ideal de funcionamento dentro da cidade, mas quando peguei a estrada ela começou a esquentar muito rapidamente...não deixei nem que se aproximasse do vermelho, porém passou da temperatura ideal...e revisando o sistema descobri o selo vazando!!!Pergundo a vcs...oq pode estar acontecendo para o carro esquentar, já que em alguns testes caseiros a bomba d'agua esta em perfeito funcionamento, e mesmo com agua no sistema o carro esquentar...?!?!?...Notem que não começou com isso logo apos a retirada da valvula termostatica, e sim apos algum tempo!!!Isso vem acontecendo sem exigir do motor...2500rpm no maximo e sem carga!!!

Sem a válvula termostática e com um selo furado. Tem certeza que você não sabe porque ta esquentando?
Você tem que internar a viatura com urgência para que o motor seja retirado e todos os selos trocados além da instalação da válvula. Se continuar andando com a sua Ranger assim vai acabar tendo que mexer no cabeçote também.
E já que vai tirar o motor proveita e manda verificar o estado da embreagem....

Edintruder
11/02/2008, 13:59
Rogerionho,
Tens duas medidas de selos, não sei te dizer o tamanho exato, porém tens dois pequenos no cabeçote (um no lado da bomba injetora e outro atrás) e 4 grandes no bloco (um atrás, um na frente e dois no lado do escapamento.

Elmer_Jeep
11/02/2008, 14:45
os do bloco medem 52,8mm e no cabeçote são dois, um na lateral com 23,81mm (mesma medida do selo utilizado no cabeçote de opala) e um trazeiro que tem aproximadamente 35,00mm.

[]'s

Rogerinho
11/02/2008, 15:35
Walter, que esses são os problemas que estão gerando o aquecimento eu sei...oq me intriga é o problema não ter ocorrido assim que a valvula termostatica foi retirada!!!Quanto aos selos, confesso que isso é um grande novidade pra mim...não é de muito tempo que uso meu tempo livre pra estudar mecanica...então...vivendo e aprendendo...:mrgreen:

Como o amigo disse que a melhor solução para a troca do selo traseiro é retirando a caixa...estou pensando ($$) seriamente em trocar logo a atuador da embreagem, que é o nosso calcanhar de aquiles...junto a troca das correias e retentores!!!Como o problema surgiu na semana do carnaval, não tive nem tempo ($) e muito menos folego ($$...:mrgreen:) para solucionar o problema...:(...e infelizmente a viagem teve que ser feita no Mitsuba V8 Big Block...Pajero TR4...da patroa...:lol:!!!!

EDIT: Opa...já ia esquecendo de agradecer o Edintruder mais uma vez e ao Elmer Jeep...muito obrigado...! ;)

Onde encontro esses selos com qualidade?!?!?

Edintruder
11/02/2008, 16:36
Procura um distribuidor MWM/International no site www.mwm.com.br
Todas as peças para esse motor compra direto no distribuidor que saem muito mais barato que as de segunda linha ou concessionárias!

Berredo
13/02/2008, 11:58
Alguém conhece algum mecânico bom que faça isso aqui no RJ ?

Um mané que fiz orçamento quer arrancar o motor todo da ranger por cima, demontando coletor, cabeçotes, etc... e me cobrou R$ 1800,00. Aí eu quebro :shock: !!!!! Já ví pessoas neste link fazendo por R$ 360,00, R$ 500,00....

Edintruder
13/02/2008, 19:43
Eu fiz em casa do modo "cola epóxi" com cerca de R$7,00 e várias horas de serviço.

Berredo
13/02/2008, 23:18
A merda é que minha Explo é 4.0 V6...
Tô ferradaço....
De qualquer forma, alguém tem um bom mecânico no RJ ? (de preferencia também com preço justo)

Pequeno jr
13/02/2008, 23:36
Alguém conhece algum mecânico bom que faça isso aqui no RJ ?

Um mané que fiz orçamento quer arrancar o motor todo da ranger por cima, demontando coletor, cabeçotes, etc... e me cobrou R$ 1800,00. Aí eu quebro :shock: !!!!! Já ví pessoas neste link fazendo por R$ 360,00, R$ 500,00....

Berredo, corre que é assalto !!!

PQP !!.. 1800 !???? Se brincar é preço de autorizada. Tem uma pessoa aqui do forum que conhece muito de Explorer e se não to errado ele é ai do Rio. O Nome dele é Nelson.

Vou tentar achar qual o nick name dele e te passo para vc mandar uma MP para ele.

Foxtrot
13/03/2010, 12:54
Hoje ao voltar do serviço a temperatura começou a subir e antes de chegar no vermelho encostei e vi a cachoeira embaixo da ranger. Resultado: Selo do bloco foi para o saco. Já que vou morrer na oficina estou pensando em trocar todos os selos. Alguém tem uma idéia do valor dos selos do bloco e cabeçote da mwm/Intern.?

Abraços

Edintruder
13/03/2010, 17:50
Fox, selo é coisa barata, cerca de 5,00 cada um. São uns 10 no total, não tenho certeza.

Alexandre Angioletti
06/12/2017, 13:30
Pequeno, tava usando aditivo no radiador ?

[]'s
Boa tarde, na data de ontem (05/12/17) tive que trocar um dos selos do bloco....
Comprei a RANGER em Fevereiro e devo ter feito a troca de óleo uns 3/4 meses depois e junto dei uma geral, completando os tipos de óleo que estavam em baixo nível e coloquei um aditivo na água do radiador pela recomendação do funcionário encarregado.

Minha dúvida......1) o selo estourou por causa exclusivamente do uso do aditivo? e
2) Agora com o aditivo já posto, continuo seu uso ou deixo de usá-lo?

Obrigado pela paciência em responder um leigo curioso...valeu galera!!

RicardoFLN
06/12/2017, 14:47
Boa tarde, na data de ontem (05/12/17) tive que trocar um dos selos do bloco....
Comprei a RANGER em Fevereiro e devo ter feito a troca de óleo uns 3/4 meses depois e junto dei uma geral, completando os tipos de óleo que estavam em baixo nível e coloquei um aditivo na água do radiador pela recomendação do funcionário encarregado.

Minha dúvida......1) o selo estourou por causa exclusivamente do uso do aditivo? e
2) Agora com o aditivo já posto, continuo seu uso ou deixo de usá-lo?

Obrigado pela paciência em responder um leigo curioso...valeu galera!!

Alexandre,

Não sei qual é a tua Ranger, é velha, nova?
Se for velha, a resposta esta dada.....problema de idade...rsrs
Sempre utilize aditivo, no mínimo o anti-corrosivo. ;-)

Sds.