PDA

Ver Versão Completa : Deve-se usar 4x4 no asfalto com chuva?



Malungo
07/01/2008, 16:55
Peguei uma Pajero TR4 2005 semana passada. Pretendo usa-la em trilhas e tudo mais, mas por enquanto sou cabação de tudo! :parede:

Minha primeiras dúvidas são:

1) deve-se usar 4x4 (High) no asfalto com chuva? Ou 4x4 não é recomendado nunca em asfalto?

2) Quando deve-se usar tração 4x4H ou 4x4Hlc (blocada)?

Obrigado!

CJ 60
08/01/2008, 02:51
Peguei uma Pajero TR4 2005 semana passada. Pretendo usa-la em trilhas e tudo mais, mas por enquanto sou cabação de tudo! :parede:

Minha primeiras dúvidas são:

1) deve-se usar 4x4 (High) no asfalto com chuva? Ou 4x4 não é recomendado nunca em asfalto?

2) Quando deve-se usar tração 4x4H ou 4x4Hlc (blocada)?

Obrigado!

1 - Não vejo necessidade de se utilizar 4x4 em dias de chuva principalente estrada,

2 - o seu carro aceita 4x4 blocado sem estar reduzido? pois a funcçao do bloqueio é deixar as 2 rodas com a mesma força quando uma delas não esta em contato com o solo, presume-se intaum q seja numa situação extrema que vc estaria em 4x4 low (reduzido), bom costumamos usar o 4x4 em casos de estrada de terra, ou um barro leve, onde se quer um bom controle do veiculo, e blocado, numa trilha bem hard onde sabemos q ao encarar uma erosão por ex, o carro vai perder o contato de uma das rodas com o solo, bom é minha opiniao, não pode ser das mais certas, se eu estiver errado que me corrijam..

abç !!

Malungo
08/01/2008, 10:00
Valeu Cj...

Então, minha dúvida é realmente esta. Eu sei que em situações extremas deve-se usar a 4x4 reduzida blocada. Mas a dúvida é quando a situação não é tão extrema assim... como escolher pela 4x4 normal ou pela 4x4 blocada (sem estar reduzido)?

Abrax!

CJ 60
08/01/2008, 12:54
Valeu Cj...

Então, minha dúvida é realmente esta. Eu sei que em situações extremas deve-se usar a 4x4 reduzida blocada. Mas a dúvida é quando a situação não é tão extrema assim... como escolher pela 4x4 normal ou pela 4x4 blocada (sem estar reduzido)?

Abrax!


Mais intão.. é o q disse ali em cima, o carro aceita ligar blocado em High, por ex, no jeep a reduzida so entra se estiver em 4x4, bom agora qto ao como, e onde usar, é uma coisa que vc mesmo tem que descobrir, por ex, vai subir uma erosão, normal vai sentir o carro fraco ou o mesmo nao vai subir, qual a medida a tomar? reduzir, e por ai vai, o ideal seria levar alguem com vc já habituado nas trilhas, e essa pessoa vai te passando o q fazer e o porque ai com o tempo vc pega o jeito da coisa....

abç

alexandre roveri
08/01/2008, 13:03
Não sei ao certo como funciona todos os modos de tração de uma TR4, mas se for possivel usar 4x4 sem bloqueio de diferencial central, pode usar sem medo! É muito estavel em piso escorregadio! Vc vai notar e gostar da diferença:concordo:

Bailune1
08/01/2008, 16:21
Peguei uma Pajero TR4 2005 semana passada. Pretendo usa-la em trilhas e tudo mais, mas por enquanto sou cabação de tudo! :parede:

Minha primeiras dúvidas são:

1) deve-se usar 4x4 (High) no asfalto com chuva? Ou 4x4 não é recomendado nunca em asfalto?

2) Quando deve-se usar tração 4x4H ou 4x4Hlc (blocada)?

Obrigado!

Malungo,

O 4x4 high, sem bloqueio, que é a primeira opção, é para ser usada em asfalto molhado, ideal para serra escorregadia, não tem problema nenhum. A única coisa que ira mudar será o consumo que aumentará um pouco, mas o carro fica muito mais na mão.

O 4x4 high com bloqueio, não pode ser usado no asfalto, apenas em estradas de terra onde voce tem pouca tração, é recomendado em terrenos irregulares, onde o carro tem pouca tração e o 4Hlc, vc reduz a relação e bloqueia, é ideal para areia, subidas e descidas íngrimes, e também so pode ser utilizado em terrenos de baixa aderencia.

Abs,

lucio biscaia
08/01/2008, 17:21
Tbem já tive esta orientação, que com o 4x4 on o carro mantem dirigibilidade muito maior....tanto que o manual orienta que pode ser acionado até 100Km, sem problemas

Malungo
08/01/2008, 17:29
Malungo,

O 4x4 high, sem bloqueio, que é a primeira opção, é para ser usada em asfalto molhado, ideal para serra escorregadia, não tem problema nenhum. A única coisa que ira mudar será o consumo que aumentará um pouco, mas o carro fica muito mais na mão.

O 4x4 high com bloqueio, não pode ser usado no asfalto, apenas em estradas de terra onde voce tem pouca tração, é recomendado em terrenos irregulares, onde o carro tem pouca tração e o 4Hlc, vc reduz a relação e bloqueia, é ideal para areia, subidas e descidas íngrimes, e também so pode ser utilizado em terrenos de baixa aderencia.

Abs,

Valeu galera... as dicas foram muito úteis!!! :concordo:

Felipe, só uma dúvida. Quando vc disse 4Hlc no segundo parágrafo, vc quis dizer 4Llc, certo? (4x4 reduzida com bloqueio)

Abx

Bailune1
08/01/2008, 20:25
Valeu galera... as dicas foram muito úteis!!! :concordo:

Felipe, só uma dúvida. Quando vc disse 4Hlc no segundo parágrafo, vc quis dizer 4Llc, certo? (4x4 reduzida com bloqueio)

Abx

Malungo,

Foi isso mesmo, é que eu escrevi errado :oops:

Jorge T
09/01/2008, 12:18
Malungo,

O 4x4 high, sem bloqueio, que é a primeira opção, é para ser usada em asfalto molhado, ideal para serra escorregadia, não tem problema nenhum. A única coisa que ira mudar será o consumo que aumentará um pouco, mas o carro fica muito mais na mão.

O 4x4 high com bloqueio, não pode ser usado no asfalto, apenas em estradas de terra onde voce tem pouca tração, é recomendado em terrenos irregulares, onde o carro tem pouca tração e o 4Hlc, vc reduz a relação e bloqueia, é ideal para areia, subidas e descidas íngrimes, e também so pode ser utilizado em terrenos de baixa aderencia.

Abs,
Adicionando um comentário ao Felipe.

Além do consumo vc desgasta mais os Pneus.

De qq forma a estabilidade da TR4 me surpreendeu positivamente em qq situação, a ponto de não utilizar o high em dias chuvosos.

rogeriomasih
15/01/2008, 21:17
Falando nisso, qual é aproximadamente o consumo de uma TR4 (manual e automática)?

Pai do Pedro
16/01/2008, 08:58
Falando nisso, qual é aproximadamente o consumo de uma TR4 (manual e automática)?

Rogerio,
tem um tópico aberto (se não me engano sa seção de SUVs) que aborda exatamente a questão do consumo da TR4. Dá uma olhada lá...
Abs.

rogeriomasih
19/01/2008, 15:12
OK. Obrigado.

Felipao
13/01/2009, 00:28
A ideia de se usar o 4x4 Hi em dias em que o asfalto esta molhado, eh perfeitamente normal. Pode-se usar, tanto que o manual aconselha o uso. Por outro lado, o bloqueio do diferencial soh deve ser usado em terreno muito adverso, em linha reta e 4x4 Low, conforme o manual explica.