PDA

Ver Versão Completa : Montagem de Kart-Cross



Birita
07/06/2004, 18:14
bem gente, jah que ainda não tenho idade para tirar carteira, to pensando em montar um kart-cross (não aguento esperar tanto!) , para quem não sabe, é mais ou menos uma Mini Gaiola, normalmente com motor de moto...

pretendo gastar no máximo R$500, preciso de sugestões de motorização, chassi, enfim...tudo...
não necessariamente precisa ter suspensão (com essa grana,realmente vai ser dificil), pode ser apenas um kart com pneus cross

não tenho a mínima noção de mecânica, mas, um amigo do meu pai pode monta-lo, só preciso saber de todas as peças...

quem puder ajudar aew, vlws :D

Nuvo
07/06/2004, 23:08
R$ 500 tudo?

acho difícil, mas uma receita básica é:

chassis de kart, motor de cg 125, e uma gaiola em cima...

só que vc tem q bolar uma ssuspenção, para aumentar a altura do chassis em relação ao solo...

e pneu vc pode usar os de kart de chuva... consegue de graça depois de uma corrida...

Birita
08/06/2004, 09:48
me recomendaram o motor da DT200, é bem barato R$150-200, é bom?
com esse motor eu precisaria instalar uma caixa de transmissão? não teria como deixa-lo sem caixa (marcha unica)? Ou seja, só o acelerador e o freio

como vocês podem perceber sou completamente leigo no assunto, qualquer ajuda é bem vinda :)

Flávio Cadore
08/06/2004, 20:29
Birita

Vc bebeu??? com toda essa verba só sendo mágico.
É mais fácil fazer com motor de Fusca do que com motor de moto.
Onde vc consegue um motor de DT 200 por R$ 200,00???? Eu troco o meu por um de RD 350 de mano.....
Eu acho que eu gastaria uns R$ 5.500,00 para fazer uma igual a minha.
Tente uma usada, vc encontra por uns R$ 1.500,00 daqueles que querem vender.
Boa sorte.
Flávio...

OBS: Http://www.baja_autocross.ubbi.com.br este é o meu site.

dtabone
09/06/2004, 17:49
Aê Birita,

Pra te inspirar! é o Baja que foi montado pela galera da FEI, veja se você consegue alguma informação com alguém de lá.

http://www.zone.com.br/offroad/index.php?destino=noticias&id=12199&pid=1

abraço

Beto Lacerda
09/06/2004, 18:54
faço eng mec no mack ,não sei o pessoal da FEI, mas essa turma do mini-baja é bem enjoadinha , escondem o jogo até , e na boa o pessoal do forum vai te ajudar mto. mais que eles , basta ver um desses mini-baja de facu pra ver uma pilha de caga... ,suspenção então , to começando a fuçar nisso agora , não manjo picas ainda e ja vi uma porrada de erro no carrinho do mack , os links travam a susp., não se movem em conjunto ,descrevem arcos diferentes, limitam pra kct o curso , e os caras meteram coil-over e tudo .
e da FEI o que posso dizer é o prototipo dos caras com a Fiat para os sertões foi como posso dizer ... , ah digamos que num deu muito certo pra evitar polemica .
aceita conselho , off-road é pra off-roader , off-roader pode até ser engenheiro , mas essa galera que faz eng. e acha que vai fazer o mini-baja sem nunca ter se sujado de barro na vida ... ,nem conduzir um off-road direito os caras sabem , as quebras do mack poderiam ser evitadas se os caras soubessem guiar ,
fora que esses mini-baja de facu são construidos seguindo um regulamento , pra vc não importa isso , da pra fazer coisa mto. melhor e bem mais barato que os mini-baja de facu , e o motor da DT 200 por esse preço ta mto. bom , paguei isso na retifica de um 180

Flávio Cadore
09/06/2004, 20:48
Fala Beto

Concordo com vc em número, gênero e grau, esses caras precisam de uma suspensão de fundamento, tem cada uma que dá "dó". A suspenção da minha dá de "trocentos a zero" e olha que sou apenas Técnico em Mecânica...fazer o que né....
Só não acho que dá para fazer uma com 500 pilas...
Voltando à turma da SAE, usa vez uma equipe queria colocar um link para o meu site e quando ficaram sabendo que era uma "equipe de um cara só" não quizeram mais, eu "morri de preocupação".
E Birita, se vc economizar na bebida, não sei quantas vc toma, aí pode ser possível, é só um conselho!
Um abraço a todos.
Flávio...

Birita
09/06/2004, 22:40
HEHEHEHE

tipow, na real nem R$500 pila eu tenho, to economizando aqui hehe...

aqui em floripa se encontra fusca, brasília por R$500-600 pila ANDANDO (por incrivél que pareça). Inclusive já vi um opala por R$600 :shock:

não se esqueçam que vo compra a maioria das peças no ferro velho...

Flávio, R$1500 sem condições...Com esse valor eu monto um helicóptero :lol:

Flávio Cadore
10/06/2004, 01:18
Birita...

Por falar em verba para investimentos, eu estou construindo outra gaiola para min. Olha só, comprei um Fiat 147 por R$ 200,00 paguei na bucha ( motor bom), suspensão de Corcel alterada por R$ 35,00 tbm na bucha e assim vai mas acho que vou gastar uns R$ 2.000,00 e vai ter tração nas quatro. O Chassis está quase pronto, estou meio sem verba...
Se vc usar um motor Winsconsim no helicóptero eu sei de um cara que pode te ajudar....não aconselho...
Flávio...

andretomasi
10/06/2004, 18:38
Birita,

Não sei se é o que tu queres fazer.. mas eu quando tinha 13 anos, montei junto com meu irmão um kart-offroad.. a gente fez um chassis com gaiola, com ferro de ferro-velho.. o motor compramos um de 20 hp, era usado em máquinas de perfuração, pagamos uns R$ 100 na época.. o resto, foi tudo inventado, a embreagem era uma correia de borracha, ligada numa roda na ponta de uma alavanca, pra soltar a embreagem tu mexia a alavanca.. o freio era de bicicleta, nas quatro rodas, a gente soldou um disquinho, acho que era de moto, e as pinças e pastilhas de bicicleta mesmo, tinha 3 pinças por disco.. freiava pra KCT.. levando em conta que era super leve, só uma pessoa e o motor :lol: ... transmissão nao tinha, era tração traseira, direto, sem marchas.. Suspensão só atrás, uns amortecedores de moto.. na frente era direto eixo no suporte :lol:
Era show de bola pra dar uns pauzinhos com ele nas pistas de motocross e qualquer barro que aparecia..
Parei de usar ele quando um PM me pegou andando com ele na rua (detalhe que atrás vinha uns 15 piá de bicicleta indo junto), indo pra uma pistinha meio fora da cidade.. levei um cagaço memorável e nunca mais andei no bicho.. vendemos ele um tempo depois.. mas foi mexendo ali que aprendi um monte de coisa.. foi o primeiro motor com velas, filtro de óleo e tanque de gasolina (de 5 litros :lol: ) que eu vi na vida :lol:
Esse kart a gente montou todo só pegando pedaços e peças em ferro velho.. os caras do ferrovelho achavam engraçado aqueles piazinhos se metendo a montar um carrinho, e ajudavam, davam palpites e idéias, e "facilitavam" a gente levar umas peças.. sem contar quantos mecânicos emprestavam a solda pra gente.. era só chegar em oficina, uns três projetos-de-gente empurrando o kart que eles deixavam a gente usar as coisas :lol: :lol:

Desculpem o relato grande, mas eu me empolguei :lol: :lol: :oops: :oops:

[ ]´s com saudades do kartinho

Birita
10/06/2004, 20:00
HEHEHE que massa cara...

sim, é exatamente isso que eu to querendo...

o meu vô que entende bastante de mecânica pode me ajudar a montar, dai não vou gastar praticamente nada em mão de obra

keko, se não for pedir muito, você pode fazer uma lista das peças que você usou? (as que você se lembrar...)

vlws :D

andretomasi
10/06/2004, 20:49
Fala Birita,

Não sei ao certo quais peças usei, vou colocar as que me lembro. A maioria dessas foi reciclada ou reconstruída com o que a gente achava no ferro-velho.

- Motor de perfuratriz
- Discos de freio de moto (ventilados :lol: )
- Pinças, pastilhas e cabos de freio de bicicleta
- Volante pequeno encapado com espuma
- Vários tubos, pra fazer a gaiola, coluna de direção e eixos
- Chapas lisas, cortadas de carrocerias velhas, pra fazer a lataria e o assoalho
- Pedais acho que eram de Kombi
- Rodas de carrinho de mão com pneus tipo frontiera, os pneus eram usados de algum equipamento agrícola (arados, etc)
- Roldanas pra fazer a embreagem e a transmissão pro eixo
- Correias de borracha
- Faróis (no meu caso, eram uns faroizinhos 12V ligados numa bateria de lanterna, com um botão no painel

A partida no meu era no tranco, tinha uma correiazinha pra colocar no motor, aí tu acelerava e puxava a cordinha pra dar arranque.. na época chegaram a me oferecer colocar um motorzinho de arranque, acho que era de moto, por R$ 30 mas eu deixei como tava..
No mais, é criatividade pra inventar.. e vai num ferro-velho, fica amigo dos caras, que tu faz a festa :lol: :D :lol:

Qualquer coisa, pode perguntar que tô a disposição :wink:

[ ]´s

andretomasi
10/06/2004, 20:51
Ah esqueci, tinha uma buzina de Kombi também.. não podia buzinar muito senão gastava toda a bateria :lol:

Flávio Cadore
10/06/2004, 21:04
Birita e Keko

Vendo por esse ângulo é possível mesmo construir algo. Eu mesmo quando era guri queria, eu e minha turma, construir um kart. Troquei uma pedivela de bicicleta por um motor de 36 cc à gasolina. No final não conseguimos faze-lo por falta de ajuda, mas com a ajuda de alguém é possível.
Com força de vontade se consegui ir longe e se divertindo.
Um abraço a todos.
Flávio...

Samuel Esteves
17/09/2005, 22:43
Boa noite Flávio, Estou interessado em montar um MINIBAJA, caso voce diponha e queira me enviar algum endereço para que eu possa me informar sobre esse assunto.
Já andei pesquisando algo; Comprei um CD no MERCADOLIVRE, que mostra algumas gaiolas, vi alguns sites de faculdades que têem o MINIBAJA.
Gostei particularmente de um que vi num site da ITÁLIA. ( http://cgi.ebay.it/DOTERA-GO-KART-BUGGY-250cc-2-POSTI-NERA-NUOVISSIMA_W0QQitemZ4575818645QQcategoryZ18449QQrd Z1QQcmdZViewItem#ebayphotohosting )
A gaiola que pretendo fazer deverá ter motor central na trazeira, suspensão independente nas 4 rodas, seria interessante se tivesse a embreagem automática (CVT). não sei se será possivel com um motor maior do que eles utilizam nas competições da SAE.
Minha aspiração é fazer com materias fáceis de adquirir no Brasil.
Quanto aos pneus e jantes eu li nas suas orienteções, e vou PESQUIZAR MAIS,

As minhas dúvidas são muitas, mas estou disposto para enfrentar o desafio.

caso eu possa ser útil em algo a voce ou a qualquer pessoa desta comunidade, coloco-me à disposição.

Samuel Esteves
e-mail: sam53@uol.com.br

OBRIGADO! abraço Samuel

Flávio Cadore
18/09/2005, 14:18
Eu achei interessante o carrinho, mas não faria um igual, é um carrinho!!!!!
Eu não gostei da parte dianteira, é muito frágil ( tem poucas longarinas) e sujeita à torções do chassis em curvas.
Quanto a suspensão traseira, nem merecia comentários, pelo que deu para ver nas fotos o motor é preso na balança de suspensão ( coisa de carrinho de criança tipo Fapinha) eu não iria querer o motor acompanhando todas as ondulações do terreno.
Tem outras que são prefêrencias pessoais, tipo, eu não gosto de dois bancos, o peso fica de um lado quando vc anda sozinho.
Até mais...
Flávio...

terlan
19/05/2006, 17:41
Alguém ai teria um projeto para um kart-cross com fotos?
Com dimensões para o chassi e tal estou pensando em montar um, mas estou sem noção.

http://www.crossrace.com.br/
Queria se possível no estilo dos modelos desse site. Achei muito irado esse http://www.crossrace.com.br/images/inicial.jpg só não gostei dos preços. heheh



Preciso de ajuda, Obrigado.

ANDERSON DE BRITO
07/06/2006, 15:06
Amigo com R$500 não dá nem para sonhar !
Só de pneus e rodas gastei R$600 para montar meu mini baja !

um abraço :concordo:

sono
20/03/2008, 16:41
bem gente, jah que ainda não tenho idade para tirar carteira, to pensando em montar um kart-cross (não aguento esperar tanto!) , para quem não sabe, é mais ou menos uma Mini Gaiola, normalmente com motor de moto...

pretendo gastar no máximo R$500, preciso de sugestões de motorização, chassi, enfim...tudo...
não necessariamente precisa ter suspensão (com essa grana,realmente vai ser dificil), pode ser apenas um kart com pneus cross

não tenho a mínima noção de mecânica, mas, um amigo do meu pai pode monta-lo, só preciso saber de todas as peças...

quem puder ajudar aew, vlws :D
ola malta


ja agora procura "kartcross"em sites Portugueses

boa pascoa

Fkmoro
07/05/2010, 14:39
Olá amigos.
Estou ja a seis meses montando um kart cross mas estou com duvidas em algumas peças. Sobre o motor, eu comprei uma honda twister e tirei o motor completo, esse motor é bom? e sobre a transmisssao do carro eu só vejo na net (em fotos) transmissoes com eixo trazeiro inteiro com corrente e um disco de freio da moto. Dessa forma com eixo inteiro o carro curva bem? Será que fica com fazer desse jeito e com cardam saindo para as rodas? Será que existe um diferencial especifico para o Kart Cross?
Ao o meu carro ja ultrapasso R$1.500,00 fora a moto que comprei para tirar o motor.

Abraço a todos.

williann
07/05/2010, 15:25
cara e o seguinte eu tbm passei por essa ilusao quando pensava em montar minha primeira gaiola..... so em ferro gastei 800 motor de agrale paaguei caro 800 se encontar por 500 mas na epoca nao entendia muito bem axo que ate mais barato... rodas suspençao enfim comprei tudo num desmanche de peças paguei 500!fora outros detalhes que n mencionei mas axo que gastei mais que 2 millllll e ainda assim fico uma bosta a gaiolinha por economizar em pequenas coisas:parede:! sem falar que nao mandei dobrar os tubos que e o certo de fazer porem ela esta andando e fui eu que fiz e ate agora n deu problema!

aaa detalhe quando começei a montar a gailina tinha so 500 kkkke axava que ia consegui!

Fkmoro
08/05/2010, 10:38
Dinheiro nao é problema, o problema é encontrar as peças certas para montagem e fabricaçao do carro.
Eu ja li em varios lugares e conversei com engenheiros e todos me falaram que se o carro nao tiver diferencial ele NAO VURVA mas vejo em varios sites de venda de kart cross e todos sao sem diferencial. Todos usam eixo traseiro inteiro e com traçao direta nas duas rodas. Desse jeito é facil de fazer o carro mas como eu nunca fiz um desses, estou com medo dele nao curvar direito e ter que refaze-lo novamente.
Caso ninguem puder me ajudar indicar onde eu compro esse diferencial, vou fazer o carro como vejo em fotos na net.
Se alguem ja fez um kart cross com diferencial por favor, mande-me fotos e indique um lugar onde eu possa comprar tal peça ou dê uma ideia que possa esclarecer a minha duvida.
Obrigado.

leobnaval
08/05/2010, 21:36
Você vai ter que escolher o foco principal do kart.

Se você realmente quer que ele rode no asfalto e faça curvas com baixo diâmetro de giro a solução é tracionar apenas uma roda tras. ou usar diferencial.

Se você quer um Kart para andar no barro e pegar um asfalto de vez em quando que não tenha como ponto forte a manobrilidade use tração nas 2 rodas tras. sem diferencial. (para se fazer um deste tipo que não fique tão ruim de curva entra um bom dimensionamento de bitolas diant. e tras. e entre-eixos, ele consegue fazer curvas e com o tempo você aprende a fazer curvas em pequenos espaços dando o famoso cavalo-de-pau ou destracionando a tras.)

abraços

Fkmoro
09/05/2010, 21:20
Muito obrigado, essa dica ja clareou bastante as minhas ideias.
Pretendo mesmo andar com esse carro em uma propriedade rural que tenho mas com toda certeza vou andar com ele no asfalto tambem algumas veses.
Mas o problema é que eu nao faço a minima idéia de onde encontrar esse diferencial pra comprar. Nao conheço nenhuma loja especializada no assunto e ja procurei no ML e nao encontrei nada. Gostaria de conseguir no minimo o nome e tel de uma loja qualquer que possa ter esse diferencial.

Obrigado.

oliveiraideal
09/05/2010, 23:21
cara aí vai o portfólio de várias empresas, pode ser que alguma dessas consiga te ajudar..

http://www.skautomotive.com.br/portfolio.php

abraços!