PDA

Ver Versão Completa : Descida Íngrime com ré engatada



MBratti
07/01/2008, 16:20
Tem um morro em SC que tem uma inclinacão de arrepiah a careca... e apesar de eu jah ter visto muitos 4x4 atolados por lah (pajeros, hilux, willis e ateh patrola), o mitsubishi airtrack com pneu 100%on-road do meu cunhado nunca nos deixou na mao...
Quando chove o piso fica extremamente liso e só com a reza braba dah prah desce sem escorregar barranco abaixo... então um jipeiro amigo nosso nos passou a seguinte tecnica:

"descer de frente com a marcha ré engatada" (detalhe que o carro tem cambio automatico)

a técnica foi testada e funcionou... o carro descia deslizando, quando tava uns toques no acelerador era possível alterar a trajetória da descida, controlando o carro...

Essa técnica é conhecida entre os jipeiros? funciona com carro manual ou ele morreria?

roadkill
31/01/2008, 02:29
Cara meu pai tem 1 Hilux SW4 automatica, se for uns 40 km/h e colocar em "R" ele fica como se estivesse em NEUTRO, mas uns 20 km/h ele da 1 reduzida boa, eu axo q num carro manual eh muito mais facil de ultilizar essa tecnica do q carro automatico
se eu estiver errado me corrijam! :mrgreen:

Denilson Maçaneiro
31/01/2008, 12:46
e ai Mbratti vc sabe que morro é esse?
sabe onde fica?

Abraços

Edintruder
31/01/2008, 22:34
Fazer isso adianta e muito o desgaste dos pacotes da ré caso as rodas estejam girando para frente, fora que queima o óleo da transmissão prematuramente também...

Se fizer em caixa manual leva uma embreagem sobressalente.

shimomoto
31/01/2008, 22:55
Fazer isso adianta e muito o desgaste dos pacotes da ré caso as rodas estejam girando para frente, fora que queima o óleo da transmissão prematuramente também...

Se fizer em caixa manual leva uma embreagem sobressalente.

X2!!!!!!!!!

E consertar um A/T hoje em dia é baratin............

Abraços

Marco Aurélio R Guimarães
31/01/2008, 23:45
Esta é uma "tênica" usual, mas absolutamente não recomendável. O correto é descer em primeira reduzida, sem freio, sem embreagem... Somente corrigindo no acelerador. Afinal, prá baixo todo santo ajuda!

Abraços!

zoega
01/02/2008, 09:30
Eu faço isso direto qdo a descida é mto ingrime, só que faço de gaiola...

Marco Aurélio R Guimarães
01/02/2008, 10:51
Eu faço isso direto qdo a descida é mto ingrime, só que faço de gaiola...

Aí justifica! Sem tração ou reduzida... Tem que improvisar! Mas com tração e reduzida acionadas, é desnecessário e prejudicial.

Abraço!

Pai do Pedro
01/02/2008, 11:15
Esta é uma "tênica" usual, mas absolutamente não recomendável. O correto é descer em primeira reduzida, sem freio, sem embreagem... Somente corrigindo no acelerador. Afinal, prá baixo todo santo ajuda!

Abraços!

Exatamente!!! Com esse procedimento da ré além dos problemas mecânicos que isso pode acarretar, fica fácil perder o controle do carro quando as rodas travam e este começa a deslizar. primeira reduzida, devagar e sempre.
Abs.

MBratti
06/02/2008, 10:51
Quando passamos de hilux é sempre na reduzida... devagar e sempre...

Porem a airtrek não tem reduzida... daih essa técnica substitui...
Tb acho que força o conjunto, por isso abri o tópico... queria saber se a galera tb usava essa tecnica

Não sei quem perguntou aih, mas o morro fica em Porto Belo - SC... comeca logo apos o porto das aguas e termina em mariscal... aliás, nunca vi tanto jipeiro por lah como nesse carnaval...

Julinot
06/02/2008, 12:25
Eu não teria o menor problema em descer esse morrão... porque sou novo nesse negócio e muito provavelmente não me arriscaria - a não ser tivesse conseguido subir... eh eh eh. Mas uma vez lá em cima, olhando o precipício e tendo que encará-lo... não resta dúvida: tentaria a todo custo descer em primeiro reduzida. Muito bom senso quem essa alternativa indicou !!!

nanito
09/02/2008, 18:51
Cara, a pouco tempo atrás fui a bombinhas, passando porto belo e atravessei um morrão lá depois de mariscal!! Tava show de bola o fim de semana, teve muito sol e muita chuva também, o suficiente pra deixar aquelas estradinhas bem lamacentas :dance:. Até fiz uma boa ação tirando um rapazinho que caiu na vala lateral da estrada com o seu peugeot 307 cabriolet, carro lindo demais, mas não tinha ponto de ancoragem!! E o motora não sabia onde ficava a balança, queria enganchar o carro no amortecedor :parede: :parede: :parede:.

Bom, tive que me sujar e deitar debaixo do carro pra prender o gancho em algum lugar firme que não desmontasse aquele belo carrinho. Prendi na balança e puxei lomba acima (lomba abaixo a lateral do 307 se estrepava numa pedrona que tinha lá). Pensei que o guaxinim ia se peidar pra subir, pois tava com pneus street, mas não, foi de barbada e aproveitei e reboquei até em cima do morro. Ganhei um fã naquele final de semana, hehe.

Quando fui atravessar o morro que tinha depois da praia do mariscal indo em direção a ............. (não lembro o nome da outra praia, acho que era tainhas), estava chovendo e escurecendo e eu com pneus street. Adrenalina total, no meio do nada, com lama deslizante e várias saídas laterais pra trilhas, aparentemente feitas por jipeiros! Quase me aventurei numa dessas, mas a minha zequinha tava com muito medo e a gente acabou abortando a indiada! No meio do caminho até passamos por um outro suzuki que tava perdido por lá.

Na próxima vez, entrarei em contato com os jipeiros catarinenses pra ver se arranjo uma parceria pra encarar aqueles morros todos!! Com pneus mud, é claro!

Haaaammmm, sobre descer o morro com a ré engatada. Não acho bom não hein, a não ser que seja uma lama muuuuuuuuuuito escorregadia, que não force muito o pneu quando tracionar ao contrário. Na dúvida (ou no cagaço) puxa beeeeem de levinho o freio de mão, desce na primeira reduzida e vai descendo tapeando o freio, bem rápido. É assim que eu não me estrepo nas descidas íngrimes e enlameadas com o meu vitara auto.

[]´s

Edintruder
12/02/2008, 14:15
Depois de ler essa dica "furada" aqui, desci uma duna (cerca de 10 metros) com o esquema da ré engatada. Bem, cada vez que ia segurar com a ré reduzida as rodas travavam a descida e enterrava a caminhonete. Ou seja, na areia não serve, e acrediuto fielmente que em nenhum outro terreno também. Se funcionar é apenas em AT (hidramático) que não segura a 1a reduzida.

Jack Jipeiro
12/02/2008, 18:12
Eu acredito que só funcione em automaticos mesmo, pois em manual qdo tirar o pé da embreagem a roda vai travar. Já fiz isso na minha XJ auto, apenas uma vez, ajuda bastante pq o cambio da XJ não fica só em primeira, é primeira e segunda, então se o morro for muito grande e ingreme o jeito é apelar para ré. Mas desanconselho.

Abraços...

Fred Bailune
12/02/2008, 19:07
Eu acredito que só funcione em automaticos mesmo, pois em manual qdo tirar o pé da embreagem a roda vai travar. Já fiz isso na minha XJ auto, apenas uma vez, ajuda bastante pq o cambio da XJ não fica só em primeira, é primeira e segunda, então se o morro for muito grande e ingreme o jeito é apelar para ré. Mas desanconselho.

Abraços...


Pessoal,

Isso funciona sim, so que na LAMA e com MUITA LAMA ... ja passei por situacoes em que o carro subia no embalo ate quase o fim, so que na volta ele ia com tudo. Tentamos varias coisas entre eles descer com a re, porem o carro pegava MUITO embalo. A melhor maneira era deixar na primeira marcha mesmo e contunuar acelerando, dessa forma o carro descia com uma velocidade controlada.

Fizemos isso com uma pajero 3 portas automatica e uma 5 portas a diesel mecanica.

Mas de qq forma so faria isso denovo se nao tivesse jeito mesmo !!!

Abs

Ramone
12/02/2008, 19:34
Um guincho traseiro nessas horas é uma mão na roda.

Fernando da Terra
13/02/2008, 16:52
Isso funciona sim, so que na LAMA e com MUITA LAMA ...

Também dou meu testemunho aqui que funciona, e muito bem, mas o cara tem que ter muita experiência....
Lembro de uma vez que fui acampar na Serra Caparaó (onde tem o Pico da Bandeira), há muitos anos atrás. Tava um tempo muito fechado e quem já foi lá sabe que tem uma tremenda subida de uns 5 km, onde deixa-se o carro para fazer a caminhada de 9 km até o Pico. Subimos em uma Kombi e uma Saveiro, antes de começar a chover e um dos primeiros a chegar ao local onde se deixava os carros. Depois, fomos caminhando até o Pico, debaixo de muita chuva, mas conseguimos chegar e voltar do cume. Mas, já tinham se passado cerca de 9 horas que tinhamos deixado o carro e muitos 4x4 tinham subido depois, deixando a estrada uma verdadeira loucura. Fomos nós lá tentarmos descer com nossa pobre saveiro........ descemos uns 30 metros deslizando totalmente sem controle com 3 peões de cada lado tentando ajudar a conter e evitar batidas no barranco.....aquela cena cômica!!... Foi ai que chegou o guarda florestal do parque:
-Me dê aqui que eu desço ela pro cêis! Tô precisando ir até a portaria.... É só descer com a ré engatada nos pior lugar....
...Meu, vocês não imaginam a perícia do cara!!! Ficamos todos boquiabertos vendo a manha que ele tinha naquela descida lisa engatando a ré e ainda fazendo gracinhas com a saveiro!!!...... não me lembro se isso acabou acarretando alguma avaria na parte mecânica da saveiro de meu amigo, mas segundo o guarda, esse era um "procedimento normal" entre eles lá no parque para descer com carros normais em dias enlameados. A bandeirante que eles usavam que o diga, pois ele fazia misérias com ela!!!....

Fernando

Edintruder
13/02/2008, 20:07
Fernando,
Como faço pra deixar currículo pra trabalhar lá???
Ahahaha!

Fernando da Terra
14/02/2008, 15:37
Fernando,
Como faço pra deixar currículo pra trabalhar lá???

Fala Edintruder, tudo beleza?
Pois é cara, os guardas de lá é que levam a vida....... Depois desse acontecimento que citei, ainda ficamos alguns dias lá acampados e deu para conversar um pouco mais com os florestais. São muito legais. Na hora que iam embora, passavam no nosso acampamento para tomar umas biritas (sem farda, é claro.. rsrs). E detonavam a Bandeirante, afinal não era eles que pagavam a manutenção mesmo, rsrs....
Também queria um emprego desses..... principalmente na época de chuvas...

Fernando

MBratti
14/02/2008, 16:36
Valeu Fernando, vc provou que minha tecnica funciona... mas eh soh na lama mesmo...

Quanto ao edintruder que testou na areia, tive que dar risada imaginando a cena comica... pelo menos teve a coragem de testar

Naquele morro, descer em primeira, ou primeira reduzida nao resolve... a nao ser se estiver seco... caso contrario ele vai deslizando na loca... só a ré resolve!!!

Carlos Bernardo
14/02/2008, 17:14
Um guincho traseiro nessas horas é uma mão na roda.

Falou tudo.

Ps: Dar ré? Tô fora.

Marco Aurélio R Guimarães
15/02/2008, 23:19
Desceu em primeira reduzida e começou a sair de lado??? ACELERADOR gente! É assim que corrige! Põe as rodas dianteiras alinhadas na descida e acelera até corrigir a traseira... Esse negócio de ré é gambiarra técnica!