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Luiz André
07/01/2008, 02:53
Olá pessoal desculpa abrir outro topico sobre isso mas é q o outro jah estava fora do assunto,
bom vamos lá
Comprei um modulo bosch 6 pinos, e o distribuidor Fiat do uno, gostaria de saber se é só mandar no torneiro e fazer a ponta do eixo do distribuidor, se alguem usa o distribuidor Fiat dá umas dicas aí se fica bom!!!???

Flugêncio
07/01/2008, 09:32
Não é só isso não!
Sugiro procurar o catálogo Bosch pra ver para qual carro realmente é este distribuidor ( curva de avanço), que tipo de ignição é (módulos), pois tem uns da Fiat que já vem com o módulo acoplado no distribuidor.

maanunes
07/01/2008, 09:50
O Flu-Flu tem razão. Além da quantidade de pinos no módulo, vc tem de ficar atendo a que tipo de ignição o módulo se destina. Além disso, tem o chicote, que tem de ser compatível tb e a bobina tb. ë igual mas é diferente :o)

[]s

Luiz André
07/01/2008, 15:10
PEsquisando melhor descobri que o modulo que comprei é o mesmo do Monza, chevete1.6, e VW, e alguns fords, será esse o certo ??? o modelo é 9 220 087 005 nao achei no catalogo devem ter parado de fabricar!!

Nivoide
07/01/2008, 23:05
Luis, veja no site da bosch.com.br que tem todos os catologos de modulos e afins.
Este seu numero esta certinho com o padrao bosch. Pode ir lá que se for antigo tem referencia.

Girti
07/01/2008, 23:19
PEsquisando melhor descobri que o modulo que comprei é o mesmo do Monza, chevete1.6, e VW, e alguns fords, será esse o certo ??? o modelo é 9 220 087 005 nao achei no catalogo devem ter parado de fabricar!!

Luiz, o distribuidor tem que ser da Lada, o módulo pode ser o Bosch para o VW Santana.

[ ]s

Luiz André
08/01/2008, 03:24
bom ia fazer uma adptação, colocar o modulo do monza 1.8 com o distribuidor do fiat uno, ia mandar num torneiro pra ele soldar a ponta do eixo do distribuidor pra ficar certinho e poder encaixar no lugar do antigo, tinha comprado um distribuidor indutivo, q tem uma manutenção razoavelmente de facil acesso, pesquisei bastante e pensei comigo: isso vai ficar uma gambiarra da po#$%%¨#@, resolvi voltar ao ferro velho, procurando alguma solução mais clara ou um kit de um carro só, pensando longe, qdo olho pra um canto e me deparo com um carrinho meio quadrado jogado ali, fui chegando perto e adorando a imagem de ver um Laika, pedi pra abrir o capô e meus olhos brilharam hehehehe, um kit completinho de ignição original russa, o mecanico disse pra nao optar por distribuidor com sensor hall, mas estudei bastante isso, e comclui q o sensor hall proporciona uma centelha melhor com a curva bem mais precisa, é o q eu preciso no momento, pra obter mais potencia e economia.
Como jah tinha feito negocio no antigo kit, o cara me pediu mais 30 latinhas de volta e podia levar, rapidamente jah mandei tirar, q era meu, agora feliz da vida por nao ter mais uma adptação no Bicho, no total tudo saiu pra mim por 145 latinhas o conjunto completo de modulo e distribuidor, agora pergunto aos colegas, quais as peças eu tenho q tirar do antigo sistema, levando em conta que vou colocar a bobina bosch vermelha, e se alguem tiver o esquema pra ligação dos fios e da mangueirinha do avanço eu agradeço!!!!

Segue as fotos do conjunto
http://img223.imageshack.us/img223/4259/0801080126af6.jpg

http://img86.imageshack.us/img86/1849/0801080127vg2.jpg

http://img223.imageshack.us/img223/8300/0801080128sk6.jpg

Espero agora sim resolver o problema

Flugêncio
08/01/2008, 08:53
Luiz, o distribuidor tem que ser da Lada, o módulo pode ser o Bosch para o VW Santana.

[ ]s

Gil,
O distribuidor pode ser Bosch tb, a ponta do eixo para encaixar no motor tem de ser LADA, já os módulos, podem ser Bosch, Telefunken etc...:lol:

Flugêncio
08/01/2008, 08:58
bom ia fazer uma adptação, colocar o modulo do monza 1.8 com o distribuidor do fiat uno, ia mandar num torneiro pra ele soldar a ponta do eixo do distribuidor pra ficar certinho e poder encaixar no lugar do antigo, tinha comprado um distribuidor indutivo, q tem uma manutenção razoavelmente de facil acesso, pesquisei bastante e pensei comigo: isso vai ficar uma gambiarra da po#$%%¨#@, resolvi voltar ao ferro velho, procurando alguma solução mais clara ou um kit de um carro só, pensando longe, qdo olho pra um canto e me deparo com um carrinho meio quadrado jogado ali, fui chegando perto e adorando a imagem de ver um Laika, pedi pra abrir o capô e meus olhos brilharam hehehehe, um kit completinho de ignição original russa, o mecanico disse pra nao optar por distribuidor com sensor hall, mas estudei bastante isso, e comclui q o sensor hall proporciona uma centelha melhor com a curva bem mais precisa, é o q eu preciso no momento, pra obter mais potencia e economia.
Como jah tinha feito negocio no antigo kit, o cara me pediu mais 30 latinhas de volta e podia levar, rapidamente jah mandei tirar, q era meu, agora feliz da vida por nao ter mais uma adptação no Bicho, no total tudo saiu pra mim por 145 latinhas o conjunto completo de modulo e distribuidor, agora pergunto aos colegas, quais as peças eu tenho q tirar do antigo sistema, levando em conta que vou colocar a bobina bosch vermelha, e se alguem tiver o esquema pra ligação dos fios e da mangueirinha do avanço eu agradeço!!!!

Segue as fotos do conjunto
http://img223.imageshack.us/img223/4259/0801080126af6.jpg

http://img86.imageshack.us/img86/1849/0801080127vg2.jpg

http://img223.imageshack.us/img223/8300/0801080128sk6.jpg

Espero agora sim resolver o problema

André,
Acredito que vc terá que alongar o chicote para poder instalar no Niva ou comprar um novo chicote da linha VW, do Santana/Gol/Kombi.

Rones Jr
08/01/2008, 09:54
Lembrando....chicote para sistema de sensor hall tem 7 pinos, e o indutivo 6 pinos.

Girti
08/01/2008, 11:58
bom ia fazer uma adptação, colocar o modulo do monza 1.8 com o distribuidor do fiat uno, ia mandar num torneiro pra ele soldar a ponta do eixo do distribuidor pra ficar certinho e poder encaixar no lugar do antigo, tinha comprado um distribuidor indutivo, q tem uma manutenção razoavelmente de facil acesso, pesquisei bastante e pensei comigo: isso vai ficar uma gambiarra da po#$%%¨#@, resolvi voltar ao ferro velho, procurando alguma solução mais clara ou um kit de um carro só, pensando longe, qdo olho pra um canto e me deparo com um carrinho meio quadrado jogado ali, fui chegando perto e adorando a imagem de ver um Laika, pedi pra abrir o capô e meus olhos brilharam hehehehe, um kit completinho de ignição original russa, o mecanico disse pra nao optar por distribuidor com sensor hall, mas estudei bastante isso, e comclui q o sensor hall proporciona uma centelha melhor com a curva bem mais precisa, é o q eu preciso no momento, pra obter mais potencia e economia.
Como jah tinha feito negocio no antigo kit, o cara me pediu mais 30 latinhas de volta e podia levar, rapidamente jah mandei tirar, q era meu, agora feliz da vida por nao ter mais uma adptação no Bicho, no total tudo saiu pra mim por 145 latinhas o conjunto completo de modulo e distribuidor, agora pergunto aos colegas, quais as peças eu tenho q tirar do antigo sistema, levando em conta que vou colocar a bobina bosch vermelha, e se alguem tiver o esquema pra ligação dos fios e da mangueirinha do avanço eu agradeço!!!!

Segue as fotos do conjunto
http://img223.imageshack.us/img223/4259/0801080126af6.jpg

http://img86.imageshack.us/img86/1849/0801080127vg2.jpg

http://img223.imageshack.us/img223/8300/0801080128sk6.jpg

Espero agora sim resolver o problema

Luiz, as bobinas da Bosch não são mais coloridas, são em alumínio (a não ser alguma que etseja em estoque há tempo...), mas basta pedir a bobina de final XXX97, que, se não me engano, também é do Santana.
Se você conseguir a bobina original russa daquele Laika, é uma boa opção, as bobinas originais são bastante potentes, eram, inclusive, procuradas por pilotos de competição.

[ ]s

Luiz André
09/01/2008, 02:18
bom depois de tudo trocado, bobina bosch vermelha, ignição pronta e instalada!!!! fiquei na rua com o niva, entendo q sempre q agente faz alterações desse tipo temos riscos, fica a duvida, ele parou sem mais nem menos simplesmente nao liga, o motor gira mas nao pega, tive lendo alguns materiais sobre esse tipo de instalação, e vi que as velas tem q ser proprias pra ignição, agora o bicho tá lá na auto eletrica, pra ver o q aconteceu.......

Esperando pra ver....!!!!

Sukys
09/01/2008, 03:27
Velas de ignição não tem nada a ver com o sistema de ignição e sim com as características do motor, combustível, e até forma de utilização do carro.

Bobina Bosch vermelha (KW-12) requer resistor ballast em série com a alimentação, caso contrário é grande a chance de mandar para o saco o módulo eletrônico (amplificador de corrente).


.

Luiz André
09/01/2008, 03:29
Certo, sukys vc tem msn ??? precisava tirar algumas duvidas!!!! o meu é luizandremartins@hotmail.com

BACALHAU
09/01/2008, 13:00
Olá, gALLera, segue abaixo o link de uma empresa que fabrica um dispositivo que achei interessante. Como sou totalmente leigo no assunto, gostaria da opinião de quem entende e de saber se algum dos camaradas já usou, viu, tem conhecimento, etc. (este assunto já foi discutido anteriormente)
Anexei também cópia dos e-mails trocados com o sr. Sérgio Raposo, daquela empresa. As mensagens são bastante extensas, mas procurei saber o máximo de informações possível antes de postar aqui.

www.motorspice.com.br (http://www.motorspice.com.br)


From: BACALHAU
To: motor_spice@hotmail.com
Subject: Niva 1992
Date: Sun, 23 Dec 2007 23:54:21 +0300
Prezados Senhores:
Moro no interior do Ceará.
Possuo um NIVA 92, motor 1.6, original, a gasolina, com distribuidor de platinado.
Penso ainda fazer uma adaptação para que funcione, eventualmente, com GLP (gás de cozinha) em trilhas pelo interior, onde postos de gasolina são distantes.
Também sei que a "adaptação" mencionada acima é ilegal, mas, é uma necessidade por estas bandas.
Gostaria de saber qual dos seus produtos seria o mais indicado para o meu caso.
Favor informar, também, preço, condições de pagamento, se acompanha manual de instalação e se a mesma é simples (por aqui não existem oficinas mecânicas, apenas alguns mexânicos).
Grato pela sua atenção.
BACALHAU



From: motor_spice@hotmail.com
To: BACALHAU; sraposo@motorspice.com.br Subject: RE: Niva 1992 Date: Wed, 26 Dec 2007 16:23:57 +0000
Caro BACALHAU, Confesso que ainda não tive produto instalado em carro com GLP e não sei se o que é adequado ao GNV é igualmente aplicável ao GLP. Em caso positivo, a versão do DIS para GNV ou a versão AMI-GNV seriam as mais indicadas. A versão para GNV custa R$330,00 e a AMI-GNV R$360,00. A segunda tem a vantagem de proporcionar ganho não só andando com GNV, mas também com a gasolina brasileira ou álcool. Sim, o produto é acompanhado de manual. Simples a instalação é, mas precisa que o instalador esteja minimamente preparado para fazer conexões elétricas confiáveis com solda e seguir as recomendações do manual. Simples, mas importantes.
Atenciosamente,
Sérgio Raposo



From: BACALHAU (sfsagres@msn.com)
To: motor_spice@hotmail.com
Subject: RE: Niva 1992
Date: Wed, 26 Dec 2007 22:05:39 +0300
Caro Sérgio Raposo:
Em primeiro lugar, agradeço a sua pronta resposta.
Em seguida, abusando de sua boa vontade, gostaria que me enviasse maiores detalhes desse equipamento.
Desculpe, mas, sou totalmente ignorante no assunto.

1 - Gostaria de saber quais os componentes do kit (pela sua resposta parece que a versão AMI-DIS vai me atender melhor).
2 - Se o conjunto já vem com tudo o que eu preciso, ou se vai ser necessário adquirir mais alguma(s) peça(s).
3 - Já que não mais vai ser usado o distribuidor, eu não posso simplesmente retirá-lo?
4 - Como é o funcionamento desse equipamento?
5 - Um "mexânico" por aqui me disse que poderia adaptar uma ignição eletrônica, de não sei qual carro, no meu. O seu equipamento é ou substitui a ignição eletrônica?
6 - É possível me enviar o esquema de instalação ou manual desse equipamento, para que eu possa avaliar como é feita a instalação, uma vez que, com quase certeza, vai ser feita por mim. Se o problema maior são as conexões elétricas bem feitas (soldadas) e seguir as recomendações, creio que dou conta do recado.
7 - Se houver uma recomendação sobre um melhor tipo de vela, cabos e outros componentes que não sejam parte do kit, porém, que necessitem ser substituídos, acompanha as especificações dos mesmos?
8 - Tem "suporte técnico", após a compra do produto, em caso de dúvidas?
9 - Tem "assistência técnica" em caso de defeito ou peças de reposição?
10 - Pode me informar o valor de envio (encomenda normal ou PAC) para o CEP 63.750-000? Qual o peso do kit MI-DIS?

UFAAA...

Provavelmente ache algumas (ou todas) indagações acima ridículas e por isso, mais uma vez, peço desculpas. Mas além de (devido à necessidade) ter que aprender pelo menos o básico de mecânica e eletricidade/eletrônica de automóveis, preciso estar seguro de que estou adquirindo um produto de boa qualidade e de pessoas idôneas, haja visto o sem número de "trambiqueiros" que andam por aí vendendo "milagres". (perdoe minha franqueza)

Desde já agradeço a sua atenção e paciência.
BACALHAU




RE: Niva 1992
De: Sérgio Raposo (motor_spice@hotmail.com (http://by138w.bay138.mail.live.com/mail/ApplicationMain_12.1.0069.1213.aspx?culture=pt-BR&hash=2415078144))
Enviada:quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 1:01:57
Para:BACALHAU

Caro BACALHAU,

Responderei cada pergunta, repetindo-a aqui:

1 - Gostaria de saber quais os componentes do kit (pela sua resposta parece que a versão AMI-DIS vai me atender melhor).
Sim, pois ela corrige o mapa de ignição para o uso da gasolina nacional com, atualmente, 25% de etanol. O teu carro foi ajustado para uma gasolina que não se encontra mais aqui há muito.

2 - Se o conjunto já vem com tudo o que eu preciso, ou se vai ser necessário adquirir mais alguma(s) peça(s).
Você precisará comprar 2 bobinas para Palio 8v/Uno e, caso já não os tenha atualmente, cabos de vela supressivos.
3 - Já que não mais vai ser usado o distribuidor, eu não posso simplesmente retirá-lo?
EU não sei se o distribuidor do teu carro poderia ser retirado, pois parece que a maioria dos carros usa a árvore do distribuidor para acionar a bomba de óleo e/ou de combustível. De qualquer modo, o DIS precisa do sinal gerado pelo distribuidor (no caso, do platinado).

4 - Como é o funcionamento desse equipamento?
O DIS implementa um sistema de ignição por centelha perdida, como nos modernos motores. Ele oferece um centelha significativamente mais potente do que a gerado por sistema com platinado. Além disso, o DIS corrige o mapa de ignição para melhor uso do combustível atual.

5 - Um "mexânico" por aqui disse-me que poderia adaptar um ignição eletrônica, de não sei qual carro, no meu. O seu equipamento é ou substitui a ignição eletrônica?
Não há necessidade, a não ser que você queira. O DIS aceita o sinal do platinado e do módulo de ignição eletrônica, indiferentemente.

6 - É possível me enviar o esquema de instalação ou manual desse equipamento, para que eu possa avaliar como é feita a instalação, uma vez que, com quase certeza, vai ser feita por mim. Se o problema maior são as conexões elétricas bem feitas (soldadas) e seguir as recomendações, creio que dou conta do recado.
A parte mais 'difícil', ou menos fácil, da instalação é a confecção de um suporte para um sensor especial que é enviado junto com o módulo eletrônico. O suporte deverá ficar preso ao bloco do motor e deverá fazer o sensor ficar próximo à polia do virabrequim, na qual deverá ser preso um pequeno imã, também fornecido. Você precisará de ferramentas básicas para cortar, dobrar e furar um chapa rígida de metal.


CONTINHUA...

BACALHAU
09/01/2008, 13:04
... CONTINUANDO

7 - Se houver uma recomendação sobre um melhor tipo de vela, cabos e outros componentes que não sejam parte do kit, porém, que necessitem ser substituídos, acompanha as especificações dos mesmos?
Velas mantém-se originais. Cabos de vela devem ser supressivos. Comumente os carros têm este tipo de cabo por causa do auto-rádio.

8 - Tem "suporte técnico", após a compra do produto, em caso de dúvidas?
Certamente! Por telefone, e-mail e/ou MSN/Skype


9 - Tem "assistência técnica" em caso de defeito ou peças de reposição?
Certamente.

10 - Pode me informar o valor de envio (encomenda normal ou PAC) para o CEP 63.750-000?
Dados gerados pela página dos Correios em
http://www.correios.com.br/encomendas/precos/default.cfm (http://www.correios.com.br/encomendas/precos/default.cfm)

"CEP: 24240-211 63.750000 Endereço: Rua Vereador Duque Estrada Bairro:
Santa Rosa Cidade/UF: Niterói/RJ - Tamboril/CE Prazo de Entrega: 6 DIAS ÚTEIS Entrega: A entrega será realizada na agência mais próxima do endereço do destinatário.
Dias de entrega: Segunda a Sexta-feira.
Valor do Frete: R$ 14,90 Seguro Obrigatório Valor Declarado
Serviços Opcionais:Caixa Encomenda 01 (18x13,5x9 cm): R$ 2,00
Valor Total: R$ 16,90
Localidade com DISQUE COLETA. Clique aqui (http://www.correios.com.br/disquecoleta/pedido/default.cfm?cepOrigem=24240211) para solicitar a coleta de sua encomenda".

11 - o peso do kit AMI-DIS?
Menor do que 600 gramas. A garantia é de 1 ano.

Espero ter conseguido responder a contento. Informe se algo ainda carecer de esclarecimento.
Atenciosamente,

Sérgio Raposo
Motor Spice electronic devices
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Aviso: o conteúdo deste e-mail é exclusivamente direcionado ao(s)
destinatário(s) explicitamente arrolado(s) e unicamente para seu
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divulgação e/ou cópia, parcial ou integralmente, em qualquer mídia
que franqueie o acesso a terceiros, intencional ou acidentalmente.
Se esta mensagem foi erroneamente recebida, apague-a sem lê-la.
Caso leitura parcial ou total tenha ocorrido, seu compromisso de
manter sigilo fica irreversivelmente assumido, sendo eventuais
infrações tratadas em conformidade com a Lei em vigor.



De:BACALHAU
Enviada:
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 3:46:08
Para:
Sérgio Raposo (motor_spice@hotmail.com)


Prezado Sérgio:

Muito agradeço sua atenção e explicações esclarecedoras. As dúvidas eram muitas. Se a "turma" de Niterói está usando e aprovando, para mim já conta muito, pois, sou do Rio de Janeiro e conheci várias pessoas de Nikiti, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí que eram verdadeiros aficionados por suas viaturas e que não colocavam nas mesmas qualquer porcaria não.
O "Pangaré" (meu Niva) está baixando no estaleiro na primeira semana de janeiro, para reparos estruturais (troca do assoalho, caixas de ar, longarinas, reforços, ferrugens e sabe lá Deus mais o que mais vai aparecer).
O prazo de execução é de 15 a 20 dias (será?). Assim que estiver sendo montado entrarei em contato (provavelmente no início de fevereiro) para pegar seus dados bancários para efetuar o depósito. Pode ser desta maneira, ou você entrega no Rio?
Como faço parte do "Fórum 4X4 Brasil" e várias pessoas têm se mostrado curiosas/interessadas em melhorar o desempenho de suas viaturas, sendo uma boa parte aqui do NE, onde não dispomos de muitas opções, principalmente no que se refere a Nivas, gostaria de sua autorização (tendo em vista o "aviso" que aparece no seu último e-mail) de compartilhar as informações que me disponibilizou, naquele "Fórum". Essas informações seriam "postadas" exatamente da maneira que recebi e com seus e-mail/telefones, para quem quiser adquirir o kit ou esclarecer dúvidas que entre em contato diretamente com você, uma vez que não tenho interesse em ser intermediário.

Mais uma vez, o meu muito obrigado e os meus votos de um 2008 de muito $uce$$o.

BACALHAU




De: Sérgio Raposo (motor_spice@hotmail.com (http://by138w.bay138.mail.live.com/mail/ApplicationMain_12.1.0069.1213.aspx?culture=pt-BR&hash=2415078144))
Enviada:
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 13:26:11
Para:
BACALHAU


Prezado BACALHAU,

Espero que você não tenha más surpresas ao longo da reforma. Carros costumam guardar alguns "brindes" para o dono nestas horas :)
Fique à vontade para colocar alguma informação no fórum se achar que possa ser útil.

Um forte abraço!


Bem pesoALL, era "apenas" isso que eu tinha a apresentar. Desculpem o cansaço, mas achei que quanto mais informações melhor.
Aguardo suas considerações.

Zabumbas do BACALHAU

Peter
09/01/2008, 14:12
Bacalhau

Da uma olhada no link a seguirhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=489123#post489123

Otávio Luiz
09/01/2008, 14:15
Bacalhau, tem este tópico criado pelo Eduardo, que deve ser da Motorspice...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10120&highlight=motorspice
Este outro trata de ignição eletrônica no Niva, muito bom, acabei comprando um CDI do Sukys, quero ver se intalo neste fds.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7636&highlight=motorspice
Boa leitura!

Sukys
09/01/2008, 14:38
Certo, sukys vc tem msn ??? precisava tirar algumas duvidas!!!!

Não tenho MSN, mas as dúvidas podem ser postadas por aqui mesmo, assim todos participam.


.

Luiz André
09/01/2008, 18:41
Não tenho MSN, mas as dúvidas podem ser postadas por aqui mesmo, assim todos participam.


.

Bom sukys o que houve foi o seguinte, fui agora a tarde na eltrica, e testamos o modulo, está ok, testamos a bobina, tb está ok, o que restou segundo o mecanico, é o sensor hall do distribuidor, ah testamos tb com a ignição platinado e o carro pegou sem problemas, gostaria de saber se tem como testar o sensor hall com material simples, tipo um multimetro, pq é bem dificil de achar esse sensor para os distribuidores do niva, ou tenho outra opção??

começando ficar preocupado.... hehehhe

Sukys
09/01/2008, 20:25
Para testar o sensor Hall com multímetro e com todo o sistema de ignição instalado: polo negativo do multímetro no terminal 2 do conector do módulo e polo positivo no terminal 6 do mesmo conector.
Chave de ignição ligada, girar o motor manualmente e observar que a tensão varia abruptamente entre 0 e 12V, em consonância com o disco de sincronismo (disco de janelas que fica dentro do distribuidor e que serve para comutar o sensor Hall).

Eletrônicamente falando, o sensor Hall do Niva é compatível com qualquer outro da Bosch.
Mecanicamente falando, tenho a impressão de que são iguais, e se houver alguma diferença fica por conta da fixação à mesa, coisa que qualquer pessoa com um pouco de habilidade manual pode tirar de letra.


.

VKASP
10/01/2008, 01:02
Bobina Bosch vermelha (KW-12) requer resistor ballast em série com a alimentação, caso contrário é grande a chance de mandar para o saco o módulo eletrônico (amplificador de corrente).
.

Sukys, tudo bem?

Fiquei com umas dúvidas agora:

1) o catálogo da Bosch cita a KW 12V (9 220 081 077) como reposição para a bobina original Lada. Suponho que a bobina original tenha capacidade semelhante.
O equipamento original já vinha protegido com o resistor? Ou com aquele fio resistivo na ignição?

2) Substitui recentemente minha bobina russa (com 10 anos de uso) por esta da Bosch, mas supondo que eram intercambiáveis, nem pensei no resistor. Se não são, você saberia me dizer qual o resistor e em que parte do circuito ele vai? Meu carro é ignição eletrônica original.

3) Onde acho o diacho do resistor?


[]s, e obrigado!


Valdomiro

Sukys
10/01/2008, 02:53
Vamos lá:

1) Tenho os manuais de serviço do Lada (inglês e português) e em nenhum deles existe menção sobre resistor ballast ou fio resistivo. Levando em conta o diagrama elétrico não existe resistor como tal, mas não tenho como afirmar se existe fio resistivo ou se existe coisa do tipo interno ao módulo eletrônico.
A bobina 9 220 081 077 realmente é a reposição da Bosch para o Niva, que é a mesma de alguns modelos da VW, tanto carburados quanto injetados.

2) Se o resistor for na forma de fio resistivo, deve estar entre o relé de ignição (no diagrama em inglês consta um relé para controle da ignição) e o positivo da bobina ou entre a saída do módulo e o terminal negativo da bobina. Para saber, só com multímetro de qualidade, já que o valor da resistência é baixo (alguma coisa entre 1 e 1,5 Ohm, tipicamente).

3) Na forma de fio resistivo só encontrará em ferro-velho, já que coisa do tipo não existe no mercado de reposição. Na forma de resistor propriamente dito poderá encontrar em lojas de auto-peças ou em auto-elétricos, mas é coisa rara, já que o comum, de fábrica, é o fio resistivo, e como isso raramente apresenta problemas...


Por essas e outras é que sempre recomendo cautela na adaptação de módulos ou bobinas.
Existem módulos que possuem controle de corrente (que é a mesma função do resistor ballast), outros com CCR (que é um dispositivo que desabilita a bobina em caso de motor parado com chave de ignição ligada) e tem módulo que não possui nada disso. E o pior é que estas informações não constam no catálogo do fabricante e muito menos em manuais de serviço.
Daí, qualquer mistura entre módulo ou bobina, ou até mesmo substituição da fiação original que contenha fio resistivo, e o sistema de ignição deixará de render o que deveria ou a bobina/módulo terão a vida útil abreviada.

Ignição em motor carburado é coisa simples, mas não aceita desaforo de adaptação sem critério.

.

Luiz André
10/01/2008, 04:20
Bom felizmente consegui trocar o distribuidor no ferro velho, o cara tinha outro lá hehehehe, bom em questão da bobina vem escrito nela bem claramente, "Utilizar com resistor 0,8 ohm" acho q é isso se nao me falha a memoria, se na propria bobina diz, quem sou eu pra discordar hehehehe,

tenho uma duvida sukys, o que pode causar pane no sensor hall, tem algum motivo ou é normal com o tempo de uso????

Sukys
10/01/2008, 19:25
Dentro do sensor Hall existe um circuito integrado com quase uma centena de componentes eletrônicos espremidos em área equivalente à metade de uma cabeça de alfinete.
Daí, meu caro, o estranho não é pifar e sim funcionar por tanto tempo. :mrgreen:

Sensor Hall tem lá suas proteções contra a lei de Murphy, mas qualquer triscada da saída do sensor em +12V pode abreviar a sua vida ou transforma-lo em churrasco de silício. Se um ou outro, vai do tempo da triscada.


.

Luiz André
10/01/2008, 20:40
Ignição recolocada novamente, agora em testes, o ponto parece q ficou bom, mas só amanha pra atestar novamente, o carro ficou mais redondo, retomadas um pouco melhores, mas nada de absurdo!! vamos como vai ser o dia á dia!!!
agora tenho um kit de ignição platinada pra vender se alguem interessar!!!

Sukys um pergunta essa triscada no +12 do sensor seria no chicote, ou no proprio sensor????

Sukys
11/01/2008, 01:58
Direto no sensor ou no chicote, tanto faz, se tascar uma tensão positiva sem limitação de corrente no fio de saída de sinal... era uma vez um sensor.


.

Luiz André
11/01/2008, 03:31
É parece q fui azarado mesmo entao, pq pelo que vi, o chicote está bem isolado, tem uma emenda de fios nele, mas foi bem feita, tudo isoladinho certinho, no sensor acho dificil ter tido algum problema acompanhei toda a instalação, e ajudei pra que tudo fosse bem feito, e todos os cabos bem organizados, o eletrecista disse que o que causou o problema foi a bobina que estava tendo fuga de corrente, eu tinha instalado sem o resistor, é isso que me resta de defeito entao, pois o distribuidor simplesmente parou, estava andando e o carro morreu e daí começou a dor de cabeça, agora está em teste, troquei o distribuidor e vamos ver no que dá, a principio tudo redondo, sukys pode ter sido mesmo isso que o eletricista disse???

Sukys
11/01/2008, 13:46
Fuga de corrente na bobina, quanto muito, ocasiona mal funcionamento do motor, e nunca vi este tipo de situação pifar sensor. Agora, se o eletricista identificou fuga na bobina a mesma deveria ser substituída, porque o problema pode voltar a qualquer instante e te deixar mais uma vez na mão.


.

Luiz André
11/01/2008, 18:20
Ok sukys a bobina jah foi subistituida, e foi colocado o resistor agora, por enquanto tudo tranquilo, espero que se mantenha assim :concordo:

VKASP
11/01/2008, 21:30
Ainda sobre esse assunto, achei uma página muito boa que explica em milhares de detalhes os sistemas de ignição, inclusive mencionando a famosa bobina KW 12V final 067 em comparação com a final 077, que a Bosch diz que é reposição para Niva/Laika.
Seguem o link, uns excertos (gostaram?) e uma dúvida que ficou:

http://www.dellara.com.br/literatura.html

"Nessa geração foi eliminado pré-resistor, passando-se a utilizar uma nova bobina de ignição (9 220 081 077). A bobina ...077 não é intercambiável com a ...067, por possuírem enrolamento e conectores diferentes."

"No caso de veículos com ignição a platinado onde o catálogo de aplicação determina que a bobina a ser instalada seja KW (...67) devemos verificar se o veículo possui ou não resistor. O problema da utilização ou não do resistor deve-se ao fato de não haver informações suficientes sobre o tema. É importante esclarecermos que a Bosch não fabrica bobinas de ignição com resistor incorporado, e sim alguns tipos de bobinas que necessitam de resistor externo."

"Existe a dúvida: se a bobina KW necessita do resistor, por que ele não é fornecido junto com a bobina, dentro da embalagem?
A razão é que, quando o veículo novo saiu de fábrica com a bobina KW, esse sistema de ignição já veio provido do resistor, também conhecido por pré-resistor. O resistor pode ser da forma convencional (porcelana), como também pode ser um fio resistivo. Esse fio resistivo (condutor), geralmente feito de níquel-cromo, está instalado entre a chave de ignição e o borne 15 (positivo) da bobina de ignição."

"Antes de instalar a bobina vermelha KW (quando o sistema de ignição solicita), é importante saber se o veículo possui ou não o resistor. A verificação pode ser visual, ou medida com um voltímetro.

http://www.dellara.com.br/sistemasdeignicao_arquivos/ign_19.jpg
Procedimento:
instalar o voltímetro conforme desenho acima.
com a chave de ignição ligada e o platinado fechado, medir a tensão de alimentação no borne 15 (positivo) da bobina
se a tensão for igual à da bateria, 12V, o veículo não possui o resistor.
Se a tensão encontrada for entre 7...9V, existe no circuito o resistor."De novo, segundo a Bosch:

Bobina: 9 220 081 077
Unidade de comando: 9 220 087 013

Porém ainda há um problema: Os Lada com ignição eletrônica usam para controle de faísca o sistema indutivo ou Hall?
A unidade de comando acima, segundo o site, é para o sistema TSZ-I (indutivo), mas o distribuidor do meu carro (94/95, original) tem lá as janelinhas e o sensor do sistema Hall.

E agora?

Abraços,

Valdomiro

alexandre roveri
11/01/2008, 21:41
Meu Niva, 93/94, "original" era Hall ! Nunca vi lada (Laika ou Niva) com sensor indutivo, no Brasil .

Nos sites de peças russos já vi ignição com sensor indutivo , mas no brasil, nunca :confused:

Rones Jr
11/01/2008, 23:26
essa é uma questão para o Super João...da Bomer...

Juliano R. Papa
29/07/2008, 21:22
Boa Noite Amigos Niverios;

Estava fazendo pesquisas sobre ignição para NIVA e encontrei este anuncio;
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78312199-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-_JM

Gostaria de saber se alguem ja usou este modulo de ignição no Niva com platinado e se apresentou bom desempenho e realmente boa redução no desgaste do platinado.
Estou querendo comprar, mais seria interessante saber dos colegas que ja instalaram e os que estão querendo instalar em seus Nivas, qual os prós e contras deste sistema.
Desde já agradeço a atenção dos colegas.

Att: Juliano R. Papa.

eniomurara
29/07/2008, 22:05
Oi ... não entendo muito mas meu niva tinha uma configuração parecida com a que vc esta procurando.

Primeiro: Platinado (que é original)

Segundo: Ignição com platinado (o meu era assim quando comprei, estava funcionando, não sei quanto durou, mas na minha mão deu pau logo depois)

Terceiro: Ignição Eletronia (agora é assim, do AP1.8 logo depois da compra do carro tive problemas e passei para esta configuração)

OBS: ta uma beleza, só me parece que o carro engasga um pouco nos primeiros kilometros enquanto ainda esta frio, depois que esquentou vai que é uma maravilha.

Quem sabe os colegas te orientem a partir direto pra fase 3 que é a mais utilizada e mais cedo ou mais tarde vc vai ter ela tbm, então não gaste seu dimdim na fase 2.

Minha singela opinião .... logo logo os "experts " vão se pronunciar ... ai o burrinho aqui baixa a orelha e aprende. :mrgreen:
Eu só relatei minha experiencia, mas vai na deles que é quente.

Abraço...ENIO

shuther4x4
29/07/2008, 22:47
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42419&highlight=igni%E7%E3o
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7636&highlight=igni%E7%E3o&page=4

Abraços!

luispiloto
28/10/2008, 00:57
Foram muitas revisões do carburador, jogos de velas, cabos de vela, rotores e bobinas e já cansado de ficar torcendo e rezando para que o motor voltasse a pegar após funcionar por algum tempo ou então quando ficava alguns dias sem dar a partida, resolvi tomar uma decisão entre as seguintes alternativas:

1° - Instalar ignição eletrônica do laika/niva
2° - adaptar ignição eletrônica VW.
3° - Instalar módulo eletrônico que trabalha com platinado.

A primeira e segunda opção se mostraram meio salgadas, pois teria que desembolsar entre R$400,00 e R$500,00 para ter um distribuidor usado do laika ou recondicionado+adaptação.
Após pesquisar bastante decidi "arriscar" na terceira opção.

Após a instalação do módulo do Marcelo Tonella adquirido através do Mercado Livre tive uma agradável surpresa, um motor funcionado como um relógio, marcha lenta sem oscilações, não falha em acelerações e a partida parece carro com injeção eletrônica. Bateu, pegou...

Até mais,

Luis

Izzi
28/10/2008, 09:40
Luis, quanto vale o show?
Dá pra instalar sozinho ou precisa de mão de obra especializada?
Quanto tempo faz que vc instalou?
O Kalashnikov I tá zuado na garagem e ninguém sabe oq é, se pá, já que tô gastando uma bala mesmo, já enfio um kit desses pra ver.

Valeu!
Abraço!

luispiloto
28/10/2008, 10:14
Luis, quanto vale o show?
Dá pra instalar sozinho ou precisa de mão de obra especializada?
Quanto tempo faz que vc instalou?
O Kalashnikov I tá zuado na garagem e ninguém sabe oq é, se pá, já que tô gastando uma bala mesmo, já enfio um kit desses pra ver.

Valeu!
Abraço!

Caro Izzi,

Instalei ontem a tarde. Fiquei surpreso com o resultado, pois como relatei, foram várias tentativas que até faziam o niva pegar relativamente rápido, mas era só funionar por um tempo que a "zica" voltava. Após a instalação, é só "relar" na chave, certamente terei que fazer um teste de longa duração, mas estou animado porque em todas as intervenções anteriores, não tinha nem coragem de sair da garagem.
Para instalar eu demorei umas duas horas, pois resolvi adaptar o platinado do monza e isso precisou de alguns ajustes. Caso o teu sistema ignição (platinado, bobina, velas, cabos, tampa distribuidor e rotor esteja com platinado) esteja em ordem, vc mesmo instala em menos de meia hora.
No meu caso todo sistema estava "ok" e resolvi instalar um platinado novo pois daqui pra diante será uma nova história. O fornecedor do módulo é muito prestativo e tira todas as suas dúvidas rapidamente (caso existam).

Att, Luis

Izzi
28/10/2008, 10:23
Luis, vc teria o link do Mercado Livre ai pra me enviar?
Ou até mesmo o telefone do cara? Quanto ele te cobrou? Vem com os chicotes e tal?

Obrigado!

JuniorScartezini
28/10/2008, 10:45
Já ouviram falar no Sistema de Ignição Direta?
O DIS, serve tanto pra platinado quanto para a ignição eletrônica.
O niva fica bala, e pode funfar na água que não terá problemas com a bobina.
E pra quem usa o GNV e melhora muito o desempenho.
Abraços, tenham todos um bom dia.

luispiloto
28/10/2008, 10:50
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80679943-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-tonella-_JM

O valor é R$60,00 + despesas de envio. Quanto ao comprimento do chicote ele varia de carro pra carro e isto é definido após vc iniciar a negociação. Vc pode tirar todas as dúvidas antes de comprar através do próprio mercado livre. Ele vem pronto pra instalar (chicote, terminais, presilhas).

Luis.

Izzi
28/10/2008, 11:26
Já ouviram falar no Sistema de Ignição Direta?
O DIS, serve tanto pra platinado quanto para a ignição eletrônica.
O niva fica bala, e pode funfar na água que não terá problemas com a bobina.
E pra quem usa o GNV e melhora muito o desempenho.
Abraços, tenham todos um bom dia.

Júnior, por favor, discorra mais sobre o assunto...
Quais os custos envolvidos na adaptação?
Dá pra fazer na raça ou tem que jogar na mão do meca?

Valeu!

eniomurara
28/10/2008, 11:50
IZZI ... bom dia.

Esse tal DIS, pelo que andei vendo na NET é coisa boa mesmo.
Não sei se vc conhece o KAVUSKA (Anderson Areal) ele tem NIVA/GNV e boto esse DIS no carro dele, diz que é impressionante.

Tem página na NET ... www.motorspice.com.br (http://www.motorspice.com.br)
Tem muita explicação e filminho com tudo instalado e funcionando.
Tem o modelo mais caro a prova dágua e os mais em conta pra quem não tem essa necessidade específica.

Quanto a instalação não sei te explicar o grau de dificuldade.
Quanto a preço acho que eles tem representantes q podem te passar orçamento.

Abraço...ENIO

"GRAUÇÁ 4x4"
20/03/2010, 19:21
Anteriormente com problemas com a partida (arrastando) do Grauçá, através do amigo Claudinei Potapczuk proprietário do Niva Baiano “Tucunamóvel”, fiz investimento provisório antes de implantar a Ignição Eletrônica Lada, comprei um platinado novo e uma “Ignição Eletrônica para Motores com Platinado FET-10”.
Vídeo: - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=jNBzQ0XzVtc)
Ignico Eletrnica P Motores C Platinado Fet10 Original | MercadoLivre 📦 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-121896845-ignico-eletrnica-p-motores-c-platinado-fet10-original-_JM)
Resultado do 1º teste do FET 10
Após a instalação do FET 10 iniciou um teste de aprovação onde os critérios eram: 1)Partida, 2) Desempenho, 3) Consumo de combustível.
Logo ao instalar o FET 10 percebemos que motor estaria mais “redondo” no seu funcionamento e que seu desempenho de rua havia melhorado.
Outro detalhe que foi notado, é que o Grauçá ficara sem funcionar por 9 dias na garagem, e depois de apenas 3 tentativas de partida e algumas “bombadas” até chegar o combustível no carburador, VRRUUUMMMMMM!!! O Grauçá funcionou sem problemas!!!
Quanto ao consumo de combustível do Grauçá, anteriormente a média observada na cidade era de 3,9 km/l, que era muito assustador, haja vista a raridade de se conseguir usar a 4ª ou 5ª marcha. Instalado o FET 10 observamos que houve crescimento de 56% ou seja, o Grauçá rodou a mais 2,2 km/l, chegando a média de 6,1 km/l nas mesmas condições de dirigibilidade.
Após a próxima revisão do Grauçá faremos o 2º teste do FET 10 e postaremos os resultados.
Ah, detalhe, o problema de após esquentar continua... Resolverei em breve...
Aproveita visita o blogger do Grauçá (www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com)) e vote no NIVA do Mês.

Betão

Dinola
20/03/2010, 21:42
Anteriormente com problemas com a partida (arrastando) do Grauçá, através do amigo Claudinei Potapczuk proprietário do Niva Baiano “Tucunamóvel”, fiz investimento provisório antes de implantar a Ignição Eletrônica Lada, comprei um platinado novo e uma “Ignição Eletrônica para Motores com Platinado FET-10”.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jNBzQ0XzVtc (http://www.youtube.com/watch?v=jNBzQ0XzVtc)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-121896845-ignico-eletrnica-p-motores-c-platinado-fet10-original-_JM
Resultado do 1º teste do FET 10
Após a instalação do FET 10 iniciou um teste de aprovação onde os critérios eram: 1)Partida, 2) Desempenho, 3) Consumo de combustível.
Logo ao instalar o FET 10 percebemos que motor estaria mais “redondo” no seu funcionamento e que seu desempenho de rua havia melhorado.
Outro detalhe que foi notado, é que o Grauçá ficara sem funcionar por 9 dias na garagem, e depois de apenas 3 tentativas de partida e algumas “bombadas” até chegar o combustível no carburador, VRRUUUMMMMMM!!! O Grauçá funcionou sem problemas!!!
Quanto ao consumo de combustível do Grauçá, anteriormente a média observada na cidade era de 3,9 km/l, que era muito assustador, haja vista a raridade de se conseguir usar a 4ª ou 5ª marcha. Instalado o FET 10 observamos que houve crescimento de 56% ou seja, o Grauçá rodou a mais 2,2 km/l, chegando a média de 6,1 km/l nas mesmas condições de dirigibilidade.
Após a próxima revisão do Grauçá faremos o 2º teste do FET 10 e postaremos os resultados.
Ah, detalhe, o problema de após esquentar continua... Resolverei em breve...
Aproveita visita o blogger do Grauçá (www.grauca4x4.blogspot.com) e vote no NIVA do Mês.

Betão


Fala Betão !
Parabens pela nova aquisição ! O niva será outro ! :concordo::concordo:
Como todo novato no forum (como eu), não poderia deixar de dizer pelo menos uma curiosidade com relação aos módulos. Meu módulo não é este mas o principio é o mesmo.
O desempenho é inquestionável, mas e a água ? :pensativo:
Eu fiz uns testes para saber até onde o motor continuaria funcionando. E fiquei surpreso.
Peguei uma mangueira e fui jogando água (muita água) primeiro nas velas, o motor nem sentiu. Depois joguei na bobina, nada. Aí, joguei na tampa do distribuidor, o motor parou. Tornei a ligar o motor, pegou normal. Passei a jogar a água em cada cabo de vela do distribuidor. Só parou quando joguei no cabo central ( o que vem da bobina). Resolvi com um dedo de luva de borracha (de cinco dedos :mrgreen:) o problema neste ponto.
Mas e o platinado ?
Abri o distrib e joguei água direto no platinado, recoloquei a tampa e vualá, o motor pegou sem falhas. Pessoal, eu joguei MUITA água.
Já no dia seguinte, O MOTOR NÃO PEGOU :oops:
Abri a tampa do distrib e estava com sua parede interna e o cachimbo cheios de pequenas gotas. Sequei bem e aí ele pegou. Concluí que o que faz desligar o motor é o vapor que só se acumula depois de algum tempo. Platinado molhado não faz a mínima diferença. Nas trilhas funciona mesmo. Meu niva nunca mais parou em alagados (dentro de limites, claro). É bom dizer que meus cabos são amarelos.
É só uma estória de novato. :D
Abs

Ale do Niva
13/02/2023, 15:53
Boa tarde a todos, pensando em colocar ignição eletrônica em meu niva. Minha pergunta é: existe plano B que não seja o kit original da Lada?