Ver Versão Completa : Pequenos problemas - Cherokee
bioranieri
06/01/2008, 21:20
Pessoal,
Sou muito chato com pequenos problemas nos meus carros e estou procurando uma solução para:
- Rangidos nas molas traseiras
- Tapete do motorista sempre molhado
- Barulho " tec tec tec" ao subir ladeiras com o volante um pouco virado
- Caixa do interna do ar (evaporador) suando um pouco quando com o ar ligado direto
- Pequena "rebolada" ao sair beeeem devagar.
- Barulhos na tampa da mala
- Barulhos no console dianteiro
- Pequena folga na direção
Sei que alguns dos problemas são "próprios" do carro, mas se alguem tiver uma dica.. eu agradeço. O carro está bem novo, como falado por todos os mecânicos e principalmente pelo Gustavo, mas sou muito chato mesmo. heheheh
Leo - Beethoven
06/01/2008, 22:30
Bio,
Se vc se acha chato é por que não me conhece....hehehe.....eu no seu lugar iria atrás de resolver isso mesmo.
Quando ao rangido nas molas, procure um posto de molas, que lide com esse tipo de mola, normalmente os que trabalham com caminhões. O que range normalmente são as presilhas.
O tapete molhado é por conta de quando chove, ou por conya do AC ? Como vc reclama que a caixa do evaporador está soada, pode estar aí o problema. Tem que ver se o respiro dessa caixa não está entupido. E ver se o AC está OK realmente.
Se a umidade for por conta da chuva é batada, a cola do parabrisa está ruim, só mandar colar de novo.
O tec....tec...do volante, pode ser as cruzetas do semi eixo....
Quanto aos barulhos, tem que ter paciência....avaliar onde está o ruído e tratá-lo.
Folga na direção pode ter várias origens, caixa, terminais, etc...tem que avaliar com cuidado, mas nada que não possa ser resolvido.
Pra te animar, tudo o que vc relata aí, são coisas até que simples e 100% possíveis de serem solucionadas, com execessão dessa rebolada ao sair que não entendi direito, explica melhor, mas não seriam os freios ?
O que o Gustavo falou disso ?
Abs.
Bio,
Rapaz... Muita calma. ;-)
Você é de BSB também ou está no Rio? Qualquer desespero a gente marca pra trocar idéias, comparar o desempenho etc.
Sou muito chato em relação a esses probleminhas também. Pelo jeito, tipo o Leo e o Zardo. hehehe
T+;-)
bioranieri
07/01/2008, 11:05
Oi Gadelha,
Moro no Rio e em Brasília. O jeep fica no Rio.
Ontem dei um aperto na tampa da mala e o carro melhorou bastante a barulheira. Vou mandar para o mecânico e ver no que dá.
Abs, Fabio.
caro Bioranieri
- Rangidos nas molas traseiras
coloque uma graxa nas molas, já passei por isto ...
- Barulho " tec tec tec" ao subir ladeiras com o volante um pouco virado
eu estou com um tec tec, qdo o volante passe do centro ... ainda n descobri o q é, ainda n parei com o carro ...
mas ja me deram umas dicas para ver o q o leo mencionou e tb a bucha da bieleta, bucha da track bar, bucha da estabilizadora e amortecedor de direção um pouco solto. ...
- Pequena "rebolada" ao sair beeeem devagar.
podem ser os amortecedores!!!
depois q coloquei os pneus bf at senti o carro mais macio, e alias estou sentindo macio até de mais .. os meus amortecedores ainda são originais , mas estão bons.
[]s
chato pra viatura??... eu ??...... :oops:
A galera ta aplicada mesmo....só me resta uma pequena dica da tampa do porta malas..... a minha o plástico ragia.... passei em toda a volta um perfil de borracha.... e pra quem esta com a tampa frouxa... hehehe... a trava fixada no piso do porta malas, vc olhando ela de cima, a danada tem uma abertura meia sexuausss.... uii.... parece um [], coloque uma chave de fenda e aumente um pouco a abertura... UM POUCO ! ! se não vc trava a tampa........ resorve q é uma beleza.... :concordo:
bioranieri
07/01/2008, 22:22
Garrett,
Essa ideia da graxa acho que vai ser a boa mesmo.
Qto a esse tec tec tec no meio do volante pode ser mesmo a trackbar, pois a minha estava exatamente assim e era o pivo da trackbar. Comprei uma nova na Castro AutoPeças a 280 pilas.
Os meus amortecedores estao com 15 mil km e são originais jeep.
Nilton,
Ajustei na fechadura da mala e o barulho melhorou bastante.
Qto a água no tapete do motorista ainda não descobri o que é. Realmente depois que choveu piorou, mas tentei empurrar o vidro dianteiro e não vi nenhuma folga.
Garrett,
Essa ideia da graxa acho que vai ser a boa mesmo.
Qto a esse tec tec tec no meio do volante pode ser mesmo a trackbar, pois a minha estava exatamente assim e era o pivo da trackbar. Comprei uma nova na Castro AutoPeças a 280 pilas.
Os meus amortecedores estao com 15 mil km e são originais jeep.
Nilton,
Ajustei na fechadura da mala e o barulho melhorou bastante.
Qto a água no tapete do motorista ainda não descobri o que é. Realmente depois que choveu piorou, mas tentei empurrar o vidro dianteiro e não vi nenhuma folga.
Bio,
na minha vtr, apesar de não ter o dreno da caixa do AC entupido, quando uso o ar fora da posição de recirculo, acontece, eventualmente, de pingar nos dois tapetes dianteiros, justamente após de subir ou descer uma ladeira. Acho que a água permanece acumulada em algum lugar e passa para outro vazando pelos eixos das janelas/válvulas da caixa do AC.
Mudando de foco, não está vazando fluido pela caixa de ar quente do AC ?
sds
Garrett,
Essa ideia da graxa acho que vai ser a boa mesmo.
Qto a esse tec tec tec no meio do volante pode ser mesmo a trackbar, pois a minha estava exatamente assim e era o pivo da trackbar. Comprei uma nova na Castro AutoPeças a 280 pilas.
Os meus amortecedores estao com 15 mil km e são originais jeep.
Nilton,
Ajustei na fechadura da mala e o barulho melhorou bastante.
Qto a água no tapete do motorista ainda não descobri o que é. Realmente depois que choveu piorou, mas tentei empurrar o vidro dianteiro e não vi nenhuma folga.
Bio,
Neste causo da agua o Leo será de grande ajuda, pq ele teve esse problema e resolveu.... agora não lembro como ele descobriu.... mas nada como um esguicho e uns rituais contorcionistas dentro da viatura... :twisted:
Leo - Beethoven
08/01/2008, 09:41
Neste causo da agua o Leo será de grande ajuda, pq ele teve esse problema e resolveu.... agora não lembro como ele descobriu.... mas nada como um esguicho e uns rituais contorcionistas dentro da viatura... :twisted:
Bio, no meu caso não foi bem assim como o Nzardo disse....nem tive que quebrar a coluna....hehehe.....verifiquei que as borrachas de portas, painel corta-fogo, e o respiro do AC, etc...tudo estava OK....seguindo a institência do Luís Arato aqui do fórum, fui ver o para-brisa que aparentemente não tinha NADA. Vi o preço pra arrancar o bicho, colar de novo e trocar a borracha....na época 150 pilas, como não era um preju "muito grande", gritei truco e paguei pra ver.....foi o dinheiro mais bem gasto na VTR....ao tirar o parabrisa a cola na parte de baixo do parabrisa tinha ido pro saco.....feito o serviço nunca mais entrou uma gota de água.....e olha que esses dias aqui em SP deu uma bela chuva, atravesse um alagado de uns 50cm de altura e por dentro tá tudo sequinho.
Abs.
Pô Nilton, agora que avisa que é para ter delicadesa com o objeto sexual da tampa traseira. Tô indo atraz de um especialista para abrir meu porta mala. Tchau.
Pô Nilton, agora que avisa que é para ter delicadesa com o objeto sexual da tampa traseira. Tô indo atraz de um especialista para abrir meu porta mala. Tchau.
Ô Walthão,
Isso é q da ser bruto, assim ela se fecha mesmo e não deixa mais vc mexer na aberturinha dela.... :twisted::twisted:.. na próxima seja mais delicado.... :mrgreen::mrgreen:
Annecildo
08/01/2008, 22:15
Bio,
o rangido é nas molas ou no fecho de mola (traseiro). Eu estava com um rangido no fecho de mola traseiro do meu e o problema é que entre eles tem uma camada de borracha, no meu caso as minhas estavam gastas. Fui num cara bom em molas e ele tirou meu fecho de molas fora, deu arquiada (a traseira estava mais baixa que a frente do carro) e colocou borrachas novas. Custo R$ 100,00. Esses caras que fazem suspensão de caminhão fazem o serviço em média em uma hora (rapidão).
Leo - Beethoven
09/01/2008, 09:17
Pô Nilton, agora que avisa que é para ter delicadesa com o objeto sexual da tampa traseira. Tô indo atraz de um especialista para abrir meu porta mala. Tchau.
Nem precisa de especilista. Arruma dois cabras macho. Enquanto vc mantém o trinco puxado, os dois cabras, um em cada lado da tampa, a pressionam com força como se quisessem fechá-la ainda mais, quando eles soltarem a tampa vc puxa ela (abrindo). É batata e vc economiza uma grana pra me pagar uma gelada....hehehe.
Abs.
Nem precisa de especilista. Arruma dois cabras macho. Enquanto vc mantém o trinco puxado, os dois cabras, um em cada lado da tampa, a pressionam com força como se quisessem fechá-la ainda mais, quando eles soltarem a tampa vc puxa ela (abrindo). É batata e vc economiza uma grana pra me pagar uma gelada....hehehe.
Abs.
Léo,
Esse é o grande problema...... o Walthão é de Brasília..... :shock:
E lá não tem cabra macho (fora ele hehehehe..) ... só tem Cabra Safado.... :mrgreen::mrgreen:
Caros,
ontem finalmente deitei embaixo do carro para tentar achar o estalo na direção. coloquei a patroa para ficar virando o volante .. ehehe
conclusao: todas as buchas ok, nada estalando ... reparei q o som vem de cima, desconfio q seja na caixa de direção ...
[]s
Leo - Beethoven
09/01/2008, 11:58
Garrett,
O jeito que fez é a melhor forma mesmo de avaliar isso que está dizendo. Antes de condenar a caixa de direção. Faça a mesma coisa (programa romântico com a patroa....hehehe) só que agora fique de olho (ouvido) na parte de cima. Preste atenção na coluna de direção (aste que liga o volante à caixa), digo isso por que ele tem uma cruzetinha e um junta de flexão que são doidas pra dar folga e perigoso quando isso acontece.
Tô dizendo isso, pq vc deitado embaixo do carro ia perceber "fácil" se fosse a caixa, pq ela está fixada bem na longarina no lado do motorisma e ela está mais para a parte de baixo que na parte de cima, blz ?
Abs.
Garrett,
O jeito que fez é a melhor forma mesmo de avaliar isso que está dizendo. Antes de condenar a caixa de direção. Faça a mesma coisa (programa romântico com a patroa....hehehe) só que agora fique de olho (ouvido) na parte de cima. Preste atenção na coluna de direção (aste que liga o volante à caixa), digo isso por que ele tem uma cruzetinha e um junta de flexão que são doidas pra dar folga e perigoso quando isso acontece.
Tô dizendo isso, pq vc deitado embaixo do carro ia perceber "fácil" se fosse a caixa, pq ela está fixada bem na longarina no lado do motorisma e ela está mais para a parte de baixo que na parte de cima, blz ?
Abs.
Beleza Leo,
vou ver isto hoje ...
outra coisa q reparei foi q n preciso virar muito o volante, as vezes ao passar em buracos ela ja estala, só no balanço!
[]s
Leo - Beethoven
09/01/2008, 12:28
Garret, pelo que vc diz é realmente uma boa chance de ser o que estou dizendo. Aproveite e faça um teste: Nas XJs o volante (coluna de direção) é escamoteável, certo ? Ajuste a posição do volante o mais baixo possível e veja como se comporta ao rodar. Ali tem um sistema mecânico que é doido pra dar folga e isso em qualquer carro....se sumir os estalos vc já vai saber de cara onde está o problema.
Abs.
Léo,
Esse é o grande problema...... o Walthão é de Brasília..... :shock:
E lá não tem cabra macho (fora ele hehehehe..) ... só tem Cabra Safado.... :mrgreen::mrgreen:
Vou te contar... Cliente tendo que ouvir essas coisas... :neutral:
Os cabras safados que têm por aqui vieram todos de fora. Cambada de arruaceiros. Aparecem por aqui pra encher a pança...
:mrgreen:
PS.: Cadê os maleditos rodapés das portas, aqueles para não entrar baratas? :p
T+
Vou te contar... Cliente tendo que ouvir essas coisas... :neutral:
Os cabras safados que têm por aqui vieram todos de fora. Cambada de arruaceiros. Aparecem por aqui pra encher a pança...
:mrgreen:
PS.: Cadê os maleditos rodapés das portas, aqueles para não entrar baratas? :p
T+
Gadelha !!!!
Esqueci de vc..... :oops::oops:
Corrigindo... exceto o Gadelha, Walthão, Edie + alguem q tenha esquecido.... e o resto é tudo cabra safado.... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Esses rodapés..... ja olhei duas XJ e nenhuma tinha.... :pensativo:... acho q vou desmontar os rodos da muié e instalar.... :twisted::twisted:
Leo - Beethoven
10/01/2008, 12:33
Vou te contar... Cliente tendo que ouvir essas coisas... :neutral:
Os cabras safados que têm por aqui vieram todos de fora. Cambada de arruaceiros. Aparecem por aqui pra encher a pança...
Me diverti com essa história dos cabras safados....hehehe.....bem que eles poderiam pegar febre amarela todos por aí, afinal moram na Asa Norte onde estão os macaquinhos amarelados da doença...hehehe....eles mesmo só tem febre verde ($$).....isso é que é dose.
PS.: Cadê os maleditos rodapés das portas, aqueles para não entrar baratas? :p
Tem alguma foto disso ? Fiquei curioso pra saber o que é....:pensativo:..
Abs.
Garret, pelo que vc diz é realmente uma boa chance de ser o que estou dizendo. Aproveite e faça um teste: Nas XJs o volante (coluna de direção) é escamoteável, certo ? Ajuste a posição do volante o mais baixo possível e veja como se comporta ao rodar. Ali tem um sistema mecânico que é doido pra dar folga e isso em qualquer carro....se sumir os estalos vc já vai saber de cara onde está o problema.
Abs.
Caros,
vi a cruzetinha e toda aquela região, hoje rolou graxa e um apertaozinho ...
o braulho continuou e vimos q é a caixa mesmo ...
fui informado q n é nada muito grave, talvez um kit reparador de caixa de direção resolva ... mas tem q abrir pra ver. E só vou parar a xj na segunda para poder viajar tranquilo na sexta.
[]s
Leo - Beethoven
11/01/2008, 11:44
Garret,
Se o Gustavo não der solução, procure por alguém aí no RJ que só lide com caixas de direção. Existe a DHB (só não me recordo onde é aí no Rio) ou então um representante TRW ou algo assim. O serviço destes caras não costuma ser demorado e é pagável.
Abs.
Garret,
Se o Gustavo não der solução, procure por alguém aí no RJ que só lide com caixas de direção. Existe a DHB (só não me recordo onde é aí no Rio) ou então um representante TRW ou algo assim. O serviço destes caras não costuma ser demorado e é pagável.
Abs.
Valeu Leo ...
o problema de levar nestes caras é ..."direção de cherokee dotô!" ai la vem a pemba hehehe.
já achei o endereço da dhb, vou ver por aqui, é mais uma opção.
sei q o sistema de direção n é tão complicado assim, acho q é parecido com o da s-10 , já escutou falar disto?
Leo - Beethoven
11/01/2008, 12:05
Concordo contigo, os caras quando vêem um Cherokee os olhos até brilham, não sei se a caixa da XJ é igual a da S-10, mas nela não tem nada de especial com certeza.
O ideal seria levá-la desmontada, vai de chinelos, camisa furada e diz pros cara que tá arrumando o carro de um vizinho....aí saí barato.
Abs.
De longe é dificil....ainda mais pela grande variedade de ''estalos'' que existem..... mas o cabeça dura aqui ta achando dificil ser a caixa.... :parede:
Valeu Leo ...
o problema de levar nestes caras é ..."direção de cherokee dotô!" ai la vem a pemba hehehe.
já achei o endereço da dhb, vou ver por aqui, é mais uma opção.
sei q o sistema de direção n é tão complicado assim, acho q é parecido com o da s-10 , já escutou falar disto?
Boa tarde Garrett,
Já fiz a minha caixa e da primeira vez o cara de uma especializada em caixas retirou a minha e colocou uma outra recondicionada de uma S10 se eu não me engano. Como ficou um pouco de folga, ele recondicionou a minha original e colocou de volta. Pelo o que ele havia me falado, é a mesma caixa ou muito semelhante.
Um abraço
bioranieri
11/01/2008, 21:47
Jester,
Qto vc pagou para recondicionar?
De longe é dificil....ainda mais pela grande variedade de ''estalos'' que existem..... mas o cabeça dura aqui ta achando dificil ser a caixa.... :parede:
Zardo, já olhamos td ... rolou ate uma graxinha e um aperto.
e os estalos vem de dentro mesmo ... na verdade, sabe qdo vc aperta alguma coisa e vai fazendo tec, tec, tec ... eheheh é isto q acontece ... e com o carro desligado.
vamos ter q abrir para ver o q é.
eu quero ver esta semana, mas se n conseguir vou viajar assim mesmo e t mostro em Atibaia ... ehehehehh, afinal vai ou n?
[]s
Boa tarde Garrett,
Já fiz a minha caixa e da primeira vez o cara de uma especializada em caixas retirou a minha e colocou uma outra recondicionada de uma S10 se eu não me engano. Como ficou um pouco de folga, ele recondicionou a minha original e colocou de volta. Pelo o que ele havia me falado, é a mesma caixa ou muito semelhante.
Um abraço
Jester, me falaram se abrir a caixa vai ter sempre algo pra fazer ...
a minha tb foi constatada q esta com um vazamento de leve.
[]s
Jester,
Qto vc pagou para recondicionar?
Boa tarde bioranieri,
Se eu não me engano foi por volta de R$ 300,00, mas se eu não me engano não foi um recondicionamento geral. Ainda tenho que levar ela lá porque parece que pega alguma coisa de vez em quando.
Depois também troquei as mangueiras do flúido que estavam vazando.
Um abraço:concordo:
Jester, me falaram se abrir a caixa vai ter sempre algo pra fazer ...
a minha tb foi constatada q esta com um vazamento de leve.
[]s
Boa tarde garrett,
Também acho. Quando o mecânico me falou que ia ter que tirar a caixa e enviar para alguém especializado, ele me falou que eu ia gastar uns 450. No final deu por volta de 300. ´Depois também troquei duas mangueiras que estavam com vazamento. Como eu falei antes, não ficou 100% ainda. Quando eu viro para um dos lados, as vezes parece que está pegando em algo.
Um abraço:concordo:
bioranieri
13/01/2008, 12:21
Alguem sabe se existe algum acabamento de porta (aquela borracha entre as portas e lataria que impede a entrada de agua e poeira) de algum carro nacional que funcione na cherokee?
Ricardo Bambhoo
13/01/2008, 12:52
Alguem sabe se existe algum acabamento de porta (aquela borracha entre as portas e lataria que impede a entrada de agua e poeira) de algum carro nacional que funcione na cherokee?
é simples: vai em um vidraceiro e peça pra ele testar alguns modelos. o que pode variar é o tamanho da borracha. normalmente é quase tudo igual, pois "a parada" na lataria do carro onde prende a borracha é tudo do mesmo jeito (acho eu).
[]'s
bioranieri
13/01/2008, 15:47
Me falaram que não é tão facil assim, mas acho que vou fazer isso mesmo.
Me falaram que não é tão facil assim, mas acho que vou fazer isso mesmo.
Bio,
Trocando idéias com o Gadelha, a dele tem esses ''rodos'' na porta.... a minha não tem, e ja xeretei duas q também não tinham....... :shock:
Mas as danadas estão lá no catálogo..... e ja vi o preço delas... original Mopar as 4 vão dar uns R$400.... :putz:.... a minha vai ficar sem.... :cry:
Bio,
Trocando idéias com o Gadelha, a dele tem esses ''rodos'' na porta.... a minha não tem, e ja xeretei duas q também não tinham....... :shock:
Mas as danadas estão lá no catálogo..... e ja vi o preço delas... original Mopar as 4 vão dar uns R$400.... :putz:.... a minha vai ficar sem.... :cry:
Mas alguém perguntou pelo rodo da porta é?? hehehe
As fotos:
http://img174.imagevenue.com/loc7/th_57877_rodape_1_122_7lo.JPG (http://img174.imagevenue.com/img.php?image=57877_rodape_1_122_7lo.JPG)http://img148.imagevenue.com/loc796/th_57878_rodape_2_122_796lo.JPG (http://img148.imagevenue.com/img.php?image=57878_rodape_2_122_796lo.JPG)http://img136.imagevenue.com/loc669/th_57888_rodape_3_122_669lo.JPG (http://img136.imagevenue.com/img.php?image=57888_rodape_3_122_669lo.JPG)
Faz uma diferença enorme. A soleira fica sempre limpinha e seca. Só não tenho na porta do motorista.
400 pilas é caro... Será que a gente consegue reproduzir essa dobrinha??
T+ ;-)
Annecildo
14/01/2008, 23:01
Pessoal, na minha tenho nas quatro portas,más não vejo muita diferença não...só que fica toda origi mesmo!!!
bioranieri
14/01/2008, 23:05
Nilton,
As que estou falando são as borrachas normais (igual fiat uno e gol tem). A minha tem esse rodo tb. Mas o que estou precisando são as que vão em volta da lataria toda onde bate a porta.
Estou achando as minhas um pouco gastas.
Gadelha,
Faz um desenho pra nós com as medidas/formato do "rodo", é provavel q em uma casa q venda perfis de borracha a gente encontre alguma coisa.... a minha não tem... :cry:... e tambem não tem o menor sinal de q ja teve.... :?
Bio,
Os frisos laterais e os fenders, aparentemente não suportam muito o sol...e nem o querosene dos lava-rápido.... mesmo lá nos USA eles tambem ficam ''queimados'' tanto é q lá tem um produto q eles dizem q recupera a cor e da proteção...será... vai saber... :pensativo:
Por aqui a solução é pintar na cor do veículo ou um preto fosco básico.... ;)
gutoxj98
15/01/2008, 11:19
Esse lance dos Fenders ( Alargadores ) queimados EU tenho a soluçao mais barata e duradoura do mundo !!!!!....hehehehehe
NUGET LIQUIDO PRETO - isso mesmo, sabe aquele nuget liquido que vc compra em supermercado R$ 3,00 que tem uma esponja na ponta.............pode comprar e passar umas duas maos daquilo....................dura mais ou menos 1 ano.......nao sai na agua como os silicones e afins.
abs
Ricardo Bambhoo
15/01/2008, 11:45
Esse lance dos Fenders ( Alargadores ) queimados EU tenho a soluçao mais barata e duradoura do mundo !!!!!....hehehehehe
NUGET LIQUIDO - isso mesmo, sabe aquele nuget liquido que vc compra em supermercado R$ 3,00 que tem uma esponja na ponta.............pode comprar e passar umas duas maos daquilo....................dura mais ou menos 1 ano.......nao sai na agua como os silicones e afins.
abs
fui no extra e só tinha marrom e incolor :evil:
[]'s
Esse lance dos Fenders ( Alargadores ) queimados EU tenho a soluçao mais barata e duradoura do mundo !!!!!....hehehehehe
NUGET LIQUIDO PRETO - isso mesmo, sabe aquele nuget liquido que vc compra em supermercado R$ 3,00 que tem uma esponja na ponta.............pode comprar e passar umas duas maos daquilo....................dura mais ou menos 1 ano.......nao sai na agua como os silicones e afins.
abs
Isso eu faço na Caravan pra polir as polainas. :mrgreen:
Na XJ ainda não tive coragem. Tá um preto fosco meio "fashion" ainda. hehehe
Daqui a pouco vou ter que passar é no capô. Tá ficando parecido com aquelas pinturas craquelê, ou algo assim. :p
Aqui o sol queima pintura...
T+ ;-)
NUGGET ! !!!!!!!...... :-?
Já tentei e ficou uma bost... tudo manchado.... :(
Bambheta, me empresta essa incolor pra ieu testar.... se não vou comprar uma lata de Parquetina....... :twisted:
Guarnições das portas (borrachas). A do porta-malas é da porta do Pálio (2 tem que emendar) fica perfeito. As da porta me disseram que as da Sprinter servem. Estou procurando e vou tentar. Se ficar bom, aviso.
Abração
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.