PDA

Ver Versão Completa : Aumentar a velocidade da BAND



Fabio RC
07/06/2004, 16:12
Eai Amigos Toyoteiros...

Tenho uma Band 1985, motor 608 cambio 4 marchas, corao e pinhao originais, queria fazer algumas modificaçoes...

Tipo par aumentar a velocidade, estava pensando em turbinar, e alongar o diferencia alguem sabe que turbina e coletor de vo colocar e qual relaçao de coroa e pinhao sao as mais apropriadas....

VAleu :D

Rafa Band96
07/06/2004, 19:09
Fabio,

Tudo depende de como vc espera que sua band fique e o custo beneficio($$$$) das modificações, como cada proprietario de uma Band te dará uma opinião (e uma diferente da outra!!) aconselho a vc entrar no site e forum dos www.toyoteiros.com.br, ainda ontem este assunto foi muito discutido, o link esta no "meio" da pagina inicial. Para mais informações, cadastre-se no e-group do pessoal.



Abraço,

Fabio RC
07/06/2004, 22:05
entao mas vc nao sabe que tipo de turbina e usada

Rafa Band96
08/06/2004, 10:40
Fabio,

Perguntei:

"Pessoal,

Tem um conhecido querendo turbinar a band dele, com motor mb 314,
tem 4 marchas e coroa e pinhão originais. O turbo é melhor opção
para ganho de velocidade neste caso? Quem puder me ajudar me passe
mais informações a respeito."

Veja a resposta:

"Fala Rafael, já tivemos vários debates sobre o turbo nos motores
Mercedes Benz e chegamos a conclusão de que cada caso é um caso.

Depende do uso que o seu amigo irá fazer da Band.

No meu caso, que gosto de viajar grandes distâncias, optei em
princípio por alongar os diferenciais (dianteiros e traseiros) e
calculo que tenha gasto 1.400 reais em peças e mão de obra.

O carro ficou mais veloz, no mês passado fui ao Pantanal e deu para
manter a média 100-110-120 km/h. E até 144 km/h no gps.
E tudo isto a 2.000-2.300 rpm.

Por outro lado, em trilhas e subidas íngremes, a Band sente um
pouco, mesmo com a reduzida acionada.

Em todas as Bands normais nós conseguimos sair em segunda marcha.
Num veículo com diferencial alongado esta hipótese não existe. O
Carro não vai sair do lugar com a segunda marcha engatada.

É esta diferença que vc vai sentir nas trilhas.

Mas, apenas turbinar uma band 4 marchas, a meu ver não é a solução.
Vc vai aumentar a potência, mas, sempre vai ter um limitador que é o
giro do motor e os diferenciais que não vão permitir uma velocidade
elevada.

Entretanto, as retomadas de velocidade devem melhorar.

O pessoall da lista está no aguardo dos Turbos Lacombe, de Curitiba,
que serão os únicos a fabricarem os coletores para os Turbos da Band.
Investimento aproximado: 2.000 reais"

O negocio é vc entrar no grupo e esperar o resultado da colocação do turbo ai em cima.

Espero ter ajudado!
Abraço,

Julio Militão
08/08/2005, 12:03
Fábio,

Vai no grupo Turbinando o OM314 que postei umas fotos do turbo que coloquei na minha

ThE_DoG
08/08/2005, 20:35
Fabio

A Lacombe aqui em Curitiba não irá fabricar os coletores para o motor OM314 (608) , informaram que cortam e soldam o coletor original que está no veículo.
Minha band não é turbinada mas a Lacombe é uma pusta empresa, com mais de 40 anos no mercado, já vi o serviço deles e é de excelente qualidade.
Tenho um amigo que alongou os dif. da Band dele, que já era turbinada, na minha opinião é uma ótima solução para maior velocidade e diminuir o consumo, porém em trilhas todo o conjunto é mais exigido que em um veículo sem turbo e sem ter alongado os dif.... Ahhh www.lacombe.com.br

Abração

Marco Antonio

Marcelo R. A. da Cunha
06/09/2005, 19:52
Quando vcs falam em alongar o dif. qual e a relação que vcs estão falando?

Rafael

Alongou para qual relação???

Grato

Marcelo

Luca
07/09/2005, 10:09
Quando vcs falam em alongar o dif. qual e a relação que vcs estão falando? Marcelo,
Toyota Band só tem duas relações de fábrica. 37:9 e 37:10. Alongar é usar a 37:10, que é a relação das Toyotas mais antigas. As Bands que já saíram de fábrica com motor Toyota usam a mais curta, 37:9.
[]´s

Diego Durigon
07/09/2005, 10:45
Na Coniflex eles têm relações mais longas... www.coniflex.com.br

Luca, a relação 37:9, não veio apenas nas bands pickups com 14B?

Luca
07/09/2005, 14:11
Luca, a relação 37:9, não veio apenas nas bands pickups com 14B?
Diego,
Esta informação me foi passada por um meca que entende bastante de Band´s. Achei razoável a explicação para a alteração da relação do diferencial, uma vez que o motor Mercedes havia sido substituído por um Toyota. Mas eu mesmo nunca vi um manual.
[]´s

Kraken_DAGG
31/03/2015, 20:19
Senhores, boa noite.
Estou tentando reviver este topico. Devido a escolha de instalar eixo flutuante na traseira, deixei para mais tarde a ideia de turbinar a criança...
Vamos lá:
Referência => motor OM364, cambio de 5 marchas, relação original do diferencial. Infelizmente já subo o alto da boa vista e Grajau JPA de 3.a.
No bate volta que fiz no final de semana, mesmo de quinta o carro ficou bem barulhento a 2400 giros.
Pergunta, tem um relação das engrenagens do diferencial apenas "pouco maior" para conseguir manter 110 a uns 2.000 ou 2.100 giros?
Como vou desmontar mesmo o eixo traseiro, estou querendo aproveitar a MO para fazer esta adequação, se for surtir algum resultado positivo...
ALguem tem esta configuração diferencial alongado em cambio de 5 marchas OM364 SEM turbo?
Obrigado
OBS - Pneus 215/65 r16

fabiano r
31/03/2015, 21:15
Sem turbina não aconselho aumentar a relação pois vai ficar muito xoxa. A minha em terceira passa os 100km/h mas tem relacao 12x35.

Você sabe que relacao tem na sua?

nirlei
31/03/2015, 21:32
Qual o tamanho de pneu que você usa na Band? Se for encarar trocar a relação, principalmente a 12x35, sem turbo, acho que vai sofrer um pouco. Talvez seria mais interessante turbiná-la primeiro e depois trocar a relação. O mais simples para se alongar um pouco seria trocar os pneus pelos de diâmetro maior (isso se ainda não usa, obviamente).

Abrass.

Dimasi
31/03/2015, 21:35
Bota um 14b que vc vai rodar na boa a 120 :tomate:

Kraken_DAGG
31/03/2015, 22:23
Sem turbina não aconselho aumentar a relação pois vai ficar muito xoxa. A minha em terceira passa os 100km/h mas tem relacao 12x35.

Você sabe que relacao tem na sua?

Padrão fábrica 37:10


Qual o tamanho de pneu que você usa na Band? Se for encarar trocar a relação, principalmente a 12x35, sem turbo, acho que vai sofrer um pouco. Talvez seria mais interessante turbiná-la primeiro e depois trocar a relação. O mais simples para se alongar um pouco seria trocar os pneus pelos de diâmetro maior (isso se ainda não usa, obviamente).

Abrass.

Pneu 215/80 r16
Estava pensando em uma relação menor tipo 35:11

Bota um 14b que vc vai rodar na boa a 120 :tomate:

Faz isso não..:fight: motor OM364 é o melhor rsrs...
mudar motor é outro nível...rsrs

Rodrigo-ce
31/03/2015, 22:46
Krakem tudo bem.
Muitos toyoteiros usam a turbina master power 42/48 muito boa, não é muito caro
Outros usam a k16 excelente principalmente em baixa rotações (enche rápido) tem uma custo mais caro
Se turbinar é bom intercolar, pode usar o intercooler do VW 8/150 ( do caminhão mecânico)
Já as relações de alongamento tem a 11/35 que não requer muitos serviços na hora de instalar, essa relação com uma caixa com 5M acho que fica muito bom para trilha para cidade.
Se for para viajar com mais conforto a 12/35 é a melhor opção, mas é necessário que a band seja turbinada.
Para essa relação é preciso de ajuste para adaptá-la no diferencial.

Sergio c
31/03/2015, 23:03
Marca Toyota com Motor Mercedes é a melhor configuração do mundo hehehehehh

JFPagani
31/03/2015, 23:35
Existe a empresa Biagio Turbos que fabrica turbos com ótimo custo beneficio, vale a pena fazer contato e consultar.

hercilio.neto
01/04/2015, 01:06
O seu problema está na medida dos pneus. São pequenos, menores do que o original.
Com pneus de 31" você terá um aumento na velocidade de 15% e com pneus de 33" o aumento será de 22% ou seja, com o mesmo giro que você roda a 100 km/h, passará a rodar a 122 km/h.

Kraken_DAGG
01/04/2015, 05:28
O seu problema está na medida dos pneus. São pequenos, menores do que o original.
Com pneus de 31" você terá um aumento na velocidade de 15% e com pneus de 33" o aumento será de 22% ou seja, com o mesmo giro que você roda a 100 km/h, passará a rodar a 122 km/h.
oi hercilio, quando morava em casa, não tinha limite de altura... Agora morando em beliche ( apartamento) o carro já passa a dois dedos do portão da garagem ( isso quando o portão não está ruim e porro com o teto nele).,,
Não posso mexer nesta medida (215/80 r16) por estes limitantes...

Kraken_DAGG
01/04/2015, 05:33
Krakem tudo bem.
Muitos toyoteiros usam a turbina master power 42/48 muito boa, não é muito caro
Outros usam a k16 excelente principalmente em baixa rotações (enche rápido) tem uma custo mais caro
Se turbinar é bom intercolar, pode usar o intercooler do VW 8/150 ( do caminhão mecânico)
Já as relações de alongamento tem a 11/35 que não requer muitos serviços na hora de instalar, essa relação com uma caixa com 5M acho que fica muito bom para trilha para cidade.
Se for para viajar com mais conforto a 12/35 é a melhor opção, mas é necessário que a band seja turbinada.
Para essa relação é preciso de ajuste para adaptá-la no diferencial.

Rodrigo, sabem de algum lugar que venda o par de engrenagens (11/35) de qualidade?
pelo q entendi do seu relato, nesta configuracao com caixa de 5, e diferencial 11/35 sem turbina o carro ainda responde bem, correto?

Kraken_DAGG
01/04/2015, 05:36
Existe a empresa Biagio Turbos que fabrica turbos com ótimo custo beneficio, vale a pena fazer contato e consultar.
Neste momento turbina não vai dar para mim... Comprei BE e eixos flutuantes... Esperos instalá-los este mês ainda...
turbina só quando o bolso se recuperar...:putz:

Kraken_DAGG
01/04/2015, 07:14
O seu problema está na medida dos pneus. São pequenos, menores do que o original.
Com pneus de 31" você terá um aumento na velocidade de 15% e com pneus de 33" o aumento será de 22% ou seja, com o mesmo giro que você roda a 100 km/h, passará a rodar a 122 km/h.
Hercilio, notei que já existe uma diferença no velocimetro do carro para o GPS. Quando o carro marca em torno de 100, o GPS indica 90...
Acredito que instalando o diferencial alongado 11:35, o carro eteja mais proximo do ponto de operaçao dele (torque x velocidade) .. esperao pelo menos...

nirlei
01/04/2015, 09:44
Que pena essa limitação na altura da viatura. Se não fosse isso, era só calçá-la com os pneus 33" que já estava resolvido seu problema com rotação / velocidade. Eu adoraria colocar os 35" na minha viatura, mas infelizmente fico limitado na altura da garagem no subsolo da empresa. Como vou trabalhar de Band quase todos os dias, prefiro deixá-la com os 33" a ter que deixá-la estacionada na rua, durante o horário de trabalho.

Abrass.

Diogo_Vargas
01/04/2015, 11:25
oi hercilio, quando morava em casa, não tinha limite de altura... Agora morando em beliche ( apartamento) o carro já passa a dois dedos do portão da garagem ( isso quando o portão não está ruim e porro com o teto nele).,,
Não posso mexer nesta medida (215/80 r16) por estes limitantes...

Tudo bom, na minha Band uso o 265/75 R16 (equivale a um 31...") e com a suspensão original e um bagageiro sob medida na altura e ela está com 2,01m de altura, moro em apto e entro em shoppings com altura de 2,05 sem problemas... o meu portão do prédio abre 2,13... Eu estudaria em melhorar o portão e aumentar os pneus...

Acho que ninguém comentou, mas alongar a relação de diferencial tem que fazer nos dois eixos (diant. e tras.) para rodarem em sincronia com 4x4 ligado, então vai ter que mexer no dianteiro também...

Um abraço.

Kraken_DAGG
01/04/2015, 13:29
Senhores, pedi cotação a coniflex. Alguém tem referências desta empresa? Indicam alguma de qualidade para fornece o par de engrenagens do diferencial?

Francisco Bicalho
01/04/2015, 14:41
Senhores, pedi cotação a coniflex. Alguém tem referências desta empresa? Indicam alguma de qualidade para fornece o par de engrenagens do diferencial?

A Coniflex é referência em engrenagens cônicas no Brasil. O Silvio é atencioso e prestativo. Fale com ele. Aproveite e encomende com ele todos os parafusos e os dois rolamentos (FAG ou INA).

Radames Menegaz
01/04/2015, 21:04
Comprei a minha 12x35 mes passado, muito tranquilo a negociação com o pessoal da coniflex,
mas a band só fica pronta amanha

amanha falo como ficou

Kraken_DAGG
01/04/2015, 21:30
Comprei a minha 12x35 mes passado, muito tranquilo a negociação com o pessoal da coniflex,
mas a band só fica pronta amanha

amanha falo como ficou
qual a configuração da sua? Motor, caixa, turbo...?

Rodrigo-ce
02/04/2015, 09:32
Kraken como está.
Citei a relação 11x35 por que você tem uma marcha a mais que a maioria, mesmo sem alongamento o deslocamento da sua viatura já é mais veloz que as bands equipadas com câmbio de 4M.
Acredito que a 12x35 talvez fique com duas marcha praticamente infinita 4º e 5º (vai faltar estrada ). Para essa configuração é preciso ajustes no diferencial (rolamentos especiais, pequeno ajuste na caixa satélite para encaixar a caroa).
Talvez com a 11x35 consiga andar sem turbina, mas para ficar o conjunto completo e não perde força a turbina é a melhor opção.
Uma dica já que vai preparar o diferencial para alongar é bom colocar rolamento de primeira linha novos (Koyo.Fag, ina...)
Verificar o estado das caixas satélite. Você falou que comprou uma eixo flutuante, coloque todas as peças internas nova, para fazer uma serviço só.
Se poder dê um olhada nos tópicos sobre alongamento de diferencial, têm muita informação legal.
Como o amigo Chico falou: a coneflex é a referência em coroa e pião para os nossos bandeirantes.
Qual quer coisa é só perguntar, se eu souber respondo.
Boa pascoa.

MarcioNatal
02/04/2015, 14:23
Boa tarde Kraken.
O meu pitaco por experiência própria. Uso 11X35, câmbio 5M, pneu 285X75X16 e turbina Apl 240. O conjunto ficou excelente. Depois da instalação do LDA, ficou melhor ainda.

O Rodrigo tem razão quanto a 4ª e 5ª ficarem loooongas! Caberá você analisar o seu conjunto e decidir se irá abraçar 11X35 ou 12X35. Boa sorte na escolha.

Um abraço e boa Páscoa.

Márcio Humberto

MarcioNatal
02/04/2015, 14:43
Hercilio, notei que já existe uma diferença no velocimetro do carro para o GPS. Quando o carro marca em torno de 100, o GPS indica 90...
Acredito que instalando o diferencial alongado 11:35, o carro eteja mais proximo do ponto de operaçao dele (torque x velocidade) .. esperao pelo menos...

Krakem, existe como corrigir erros gerados por diâmetros de pneus e relação de diferencial que sejam diferentes dos estabelecidos pelo fabricante e que venham a gerar erros no velocímetro/hodômetro das nossas Bands. Eu fiz isso na minha, coisa rápida e fácil de fazer. O técnico manda vc dar uma volta e, com um GPS marca a distância percorrida e velocidade em alguns momentos, e compara os resultados obtidos com o que é apresentado no hod/vel da Band. Faz uns cálculos, coloca um multiplicador/redutor na saída da cx. de câmbio, onde sai o cabo,e refaz o teste.

No meu caso a velocidade estava quase 20 Km/h a menos do que a real(GPS). Na segunda tentativa deu certo. Ajustando a velocidade, automaticamente a distância percorrida também é corrigida(mesmos mecanismos).Paguei 230 latinhas, agora o vel/hod marcam batendo com o que o GPS mostra.

497775

As lojas que aferem tacógrafos de caminhões, ônibus e táxis, fazem isso. Boa sorte.

Márcio Humberto.

Kraken_DAGG
02/04/2015, 19:36
Senhores, engrenagens encomendadas...
Espero que o motor responda bem...
Apenas para ilustrar.. é isso que vou ganhar:

497808

Kraken_DAGG
02/04/2015, 19:38
Krakem, existe como corrigir erros gerados por diâmetros de pneus e relação de diferencial que sejam diferentes dos estabelecidos pelo fabricante e que venham a gerar erros no velocímetro/hodômetro das nossas Bands. Eu fiz isso na minha, coisa rápida e fácil de fazer. O técnico manda vc dar uma volta e, com um GPS marca a distância percorrida e velocidade em alguns momentos, e compara os resultados obtidos com o que é apresentado no hod/vel da Band. Faz uns cálculos, coloca um multiplicador/redutor na saída da cx. de câmbio, onde sai o cabo,e refaz o teste.

No meu caso a velocidade estava quase 20 Km/h a menos do que a real(GPS). Na segunda tentativa deu certo. Ajustando a velocidade, automaticamente a distância percorrida também é corrigida(mesmos mecanismos).Paguei 230 latinhas, agora o vel/hod marcam batendo com o que o GPS mostra.


497775

As lojas que aferem tacógrafos de caminhões, ônibus e táxis, fazem isso. Boa sorte.

Márcio Humberto.

Vou tentar isto assim que as alterações forem feitas...
Obrigado

hercilio.neto
03/04/2015, 11:04
Kraken,
O jipe com motor 14B na configuração original, desenvolve a velocidade máxima de 125 km/h com o giro de 3400 rpm (informação da fábrica).
Lembrando que essa configuração contém pneus de 29", relação 10x37 e câmbio de 5 marchas (overdrive 0,8596:1).
Ao utilizar pneus de 27", a velocidade máxima cai para 116 km/h com giro de 3400.
A relação 11x35 é utilizada por quem tem câmbio de 4 marchas para equiparar a velocidade final com a do cambio de 5 marchas, usando turbina para não sentir a diferença entre uma marcha e outra. Considere que essa é uma situação que ocorre nas Band de 4 marchas, portanto, com motores Mercedes.
Se você usar essa relação na sua configuração atual, a velocidade máxima de 116 km/h subirá para 135 km/h, ou seja, um acréscimo de 8% sobre a velocidade da configuração de fábrica.
Acho que você ficará satisfeito com o resultado, porque poderá rodar a 100 km/h a 2600 giros, sem "esgoelar" o motor.
Mas sinceramente, na minha humilde opinião, a Band com pneus menores do que os originais fica muito estranha. Ainda que melhore a dirigibilidade, o centro de gravidade e o acesso a lugares com pouca altura, perde nas características off-road e principalmente no estilo.
A maioria dos toyoteiros considera que o pneu mais adequado para manter a configuração original é o de 31" e mesmo os que preferem manter o visual original, utilizam o pneu original da Band picape (7.50x16) que corresponde a 31".

Radames Menegaz
04/04/2015, 22:13
UOTE=Kraken_DAGG;2260307]qual a configuração da sua? Motor, caixa, turbo...?[/QUOTE]



meu motor é om-314
4 marchas
turbo master power 42/48 e intercooler

agora com a relacao 12x35 posso dizer que a band esta pronta para minha futura viagem até o sul da Argentina.
a caminhonete realmente ficou muito boa, com uma retomada de velocidade excelente, pensei que iria ficar bem xoxa depois da mudanca, mas nao tive problema sem falar que andando em velocidade media de 90km/h o motor fica muito mais livre recomendo...

Sergio c
08/04/2015, 15:00
Meu vizinho Radames, quando pensa em fazer essa viagem e se quiser, podemos ir em comboio heheh

Radames Menegaz
09/04/2015, 20:51
ai meu Amigo Sergio, tudo tranquilo??

cara a ideia é ir fim do ano, realmente em comboio a viagem seria bem melhor

tem interesse??

fabiano r
10/04/2015, 08:57
Bom dia Radames!

Ai em São Marcos tem uns lugares muito bonitos p visitar não tem? Faz tempo que quero ir na "cascata da mulada" meu falecido avô se criou na Criúva, já estive lá algumas vezes mas nunca com tempo para ir ver a cascata, logo que a band ficar pronta quero ver se vou (ainda tem alguns parentes distantes por lá também), antes de ir vou entrar em contato. Abs. Fabiano


ai meu Amigo Sergio, tudo tranquilo??

cara a ideia é ir fim do ano, realmente em comboio a viagem seria bem melhor

tem interesse??

Sergio c
10/04/2015, 09:02
ai meu Amigo Sergio, tudo tranquilo??

cara a ideia é ir fim do ano, realmente em comboio a viagem seria bem melhor

tem interesse??
Dependendo da época exatamente que pretende ir e se consigo umas férias do trabalho, podemos ir conhecer aquelas geleiras hehehe. Vamos mantendo contato via MSG. Um abraço.

Leo_da_Maia
04/09/2015, 13:57
hoje meu conjunto é tambem om-314, 4M, turbo e intercooler, pneu 31X10,5.
penso em trocar relação para 12x35 - para velocidade final de 100km/h com motor em rpm menor.

qual tamanho de pneu vc usa?

usa o carro na cidade? se sim ficou bom para arrancadas?

e para subidas reposta está boa?

tudo isso comparado com o desempenho de antes.