Ver Versão Completa : Correção do Hodômetro com o uso de Pneus maiores.
freitasjr
06/01/2008, 17:53
Pessoal, peço o favor de me tirarem uma dúvida em relação a obtenção mais próxima do real do consumo do meu carro.
Os pneus originais da minha Pajero eram 265/70 R15, troquei então a um ano por um MUD da Yokohama 31" 10.50 R15 que equivale a aprox. 266,7/76 R15 na med. européia; ou seja, o 31" é 4,7% maior que o 265/70.
Logo a minha dúvida se dar como obter uma kilometragem mais real do Hodômetro com esses pneus 31" a fim de poder por consequência obter o consumo da Pajero.
Como fazer o calculo de correção do hodometro dos pneus maiores ? Tipo, se no hodômetro do meu carro acusa que eu rodei 120 Km com os pneus 31"(q são 4,7% maiores que os originais) então devo pegar esses 120 Km e adicionar os 4,7% totalizando 125,64 Km pecorridos ? Estou certo no cálculo ou o acerto se faz de outro modo ? :pensativo:
Agradecido, abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...
Edintruder
06/01/2008, 18:02
É esse erro mesmo que aparece.
A porcentagem deve ser medida no diâmetro externo e não no rais, pois pode haver diferença entre as carcaças e as marcas, então faz um risco no pneu original e roda ele uma volta e marca no chão a distância. Faz isso no pneu novo e marca a distância. Faz o cálculo da diferença de porcentagem aonde o 100% é o pneu original e o novo terá 1XX%.
freitasjr
06/01/2008, 18:53
É esse erro mesmo que aparece.
A porcentagem deve ser medida no diâmetro externo e não no rais, pois pode haver diferença entre as carcaças e as marcas, então faz um risco no pneu original e roda ele uma volta e marca no chão a distância. Faz isso no pneu novo e marca a distância. Faz o cálculo da diferença de porcentagem aonde o 100% é o pneu original e o novo terá 1XX%.
Edin, obg pela resposta, mas não é isso que desejo saber. Li um tempo atrás em um tópico(procurei mas Não conseguir encontrar de novo) alguém ensinando como calcular o consumo e corrigir o "erro" do Hodômetro do carro com o uso de pneus maiores, senão me engano ou foi tu, ou o AKPG ou o Walter.
A Edintruder e aos demais colegas:
A minha dúvida se dar em como corrigir a diferença já sabendo que o novo pneus já é 4,7% maior que o original, isto é, basta acrescentar 4,7% a distância pecorrida mostrada no hodômetro ?
Exemplo, se acusa no hodômetro 120 Km pecorridos com os 31" peguei os 120 e acrecentei 4,7% e deu 125,64. Seriam esses 125,64 Km que percorririam os 265/70 ? Estar certo está forma ou o cálculo a ser feito é diferente ?
Freitas,
Esta é a mesma dúvida que tenho. Na verdade, eu faço isso para corrigir o consumo e a velocidade do Troller, mas eu nunca tive certeza que é isso mesmo.
Veja o meu raciocínio: O meu Troller veio com pneus 255/75 R15 que equivalem a um pneu de 30". Ai coloquei os 33". Então o correto é eu corrigir a km rodada em 10%. Porém, o raio do pneu cresceu em 1,5 polegadas. Então o correto não seria corrigir a km em 5%?
Vou mais longe ainda: Será q a diferença entre a distância percorrida entre o pneu de 30 e o de 33 é realmente 10%? Ou será 5%? ou será outro percentual?
Agora que coloquei os pneus 35, medi no GP e a 100 km/h marcados no velocímetro, no GPS acusava 110. Ou seja, os 10% que deveriam ser quando estavam com os 33. O problema é que eu não medi no GPS quando estava usando os 33. Por isso é que fiquei com mais dúvida ainda.
Abraços tentando entender direito este monte de números!!!
enio chagas
06/01/2008, 20:54
Pessoal, acho que o Edintruder está certo. Não importa o raio, importa o perímetro. (2 x pi x R)
A diferença entre o perímetro novo e o antigo indica quanto o carro vai andar a mais por volta da roda.
O lance é medir o perímetro do pneu novo, dividir pelo do antigo, e aí se terá um fator 1,xxx.
Multiplique a quilometragem por esse fator, e terá a quilometragem correta.
Pra facilitar, tem essa calculadora no site www.trilha4x4.com.br (http://www.trilha4x4.com.br)
http://trilha4x4.com.br/dica54.asp
Digite os dados em original E novo, senão dá pau.
* Acho o método sugerido pelo Edintruder, de medir o perímetro no pneu, mais seguro. Os pneus recapados podem ser maiores que a medida "teórica".
Abraço!
srgrande
06/01/2008, 21:35
Não importa quanto o pneu substituto é maior ou menor que o substtituído.
Pois, mesmo com pneus originais, alguns carros apresentam muita diferença entre a velociade real e a demonstrada no velocimetro
Assim, o que realmente importa é a precisão do hodometro.
O ideal é usar um hodometro aferível, p saber, exatamente, a distancia, a velocidade e o consumo do carro.
shimomoto
06/01/2008, 21:40
Freitas,
Esta é a mesma dúvida que tenho. Na verdade, eu faço isso para corrigir o consumo e a velocidade do Troller, mas eu nunca tive certeza que é isso mesmo.
Veja o meu raciocínio: O meu Troller veio com pneus 255/75 R15 que equivalem a um pneu de 30". Ai coloquei os 33". Então o correto é eu corrigir a km rodada em 10%. Porém, o raio do pneu cresceu em 1,5 polegadas. Então o correto não seria corrigir a km em 5%?
(...)
Alexandre;
É que no diâmetro, (que é o que importa), você aumentou em 3 pol (os 10%). 1,5pol em cada lado. E como o que manda no cálculo da circunferência é o diâmetro, então...
Um grande abraço
Pois é. Sempre concordei com isso.
Mas como se justifica então o fato de a diferença entre o que o velocímetro marca com os pneus 35 e o GPS ser de apenas 10% e não 14% como manda a teoria?
Então será que posso creditar estes 4% como sendo a diferença fora do padrão de tolerância do velocímetro do Troller?
shimomoto
06/01/2008, 22:50
Pois é. Sempre concordei com isso.
Mas como se justifica então o fato de a diferença entre o que o velocímetro marca com os pneus 35 e o GPS ser de apenas 10% e não 14% como manda a teoria?
Então será que posso creditar estes 4% como sendo a diferença fora do padrão de tolerância do velocímetro do Troller?
Eu acredito que sim...
Abraços
FCarneiro
06/01/2008, 22:55
Pessoal, peço o favor de me tirarem uma dúvida em relação a obtenção mais próxima do real do consumo do meu carro.
Os pneus originais da minha Pajero eram 265/70 R15, troquei então a um ano por um MUD da Yokohama 31" 10.50 R15 que equivale a aprox. 266,7/76 R15 na med. européia; ou seja, o 31" é 4,7% maior que o 265/70.
Logo a minha dúvida se dar como obter uma kilometragem mais real do Hodômetro com esses pneus 31" a fim de poder por consequência obter o consumo da Pajero.
Como fazer o calculo de correção do hodometro dos pneus maiores ? Tipo, se no hodômetro do meu carro acusa que eu rodei 120 Km com os pneus 31"(q são 4,7% maiores que os originais) então devo pegar esses 120 Km e adicionar os 4,7% totalizando 125,64 Km pecorridos ? Estou certo no cálculo ou o acerto se faz de outro modo ? :pensativo:
Agradecido, abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...
freitasjr,
Segue um link que talvez possa ajudá-lo: http://www.miata.net/garage/tirecalc.html
Vou acompanhar este tópico pois também estou com este dilema. Troquei hoje os 245/70R16 da minha Ranger por 265/75R16.
[]s
enio chagas
06/01/2008, 23:13
No caso do Francisco, acho que é isso mesmo.
Perímetro do Pneu novo...: 4944,86 mm
Perímetro do Pneu antigo.: 4724,95 mm /
-------
Fator ...................: 1,04654 ...
120 Km x 1,04654 = 125,58 (mais ou menos, né?)
Creio que a calibragem baixa do pneu induza uma boa diferença também. Afinal, aquela barriga deve reduzir o diâmetro real. Ou tô viajando na "maonese"? :pensativo:
Abraços!
Voces estao esquecendo o erro original de fábrica, principalmente do Troller... :-)
E fora que as vezes o hodometro não bate 100% com o velocimetro...
enio chagas
06/01/2008, 23:31
Voces estao esquecendo o erro original de fábrica, principalmente do Troller... :-)
E fora que as vezes o hodometro não bate 100% com o velocimetro...
Claro, claro... Não adianta querer calcular as coisas com precisão absoluta, quando o próprio instrumento de referência é impreciso. É só pra ter uma idéia.
Até mesmo porque "encher o tanque até a boca" ou "até o automático" para medir o consumo é também impreciso.
Abraços!
Hoje em dia o GPS está bem popularizado, acredido ser (apesar de sua imprecisão imposta) o modo mais prático para vc realizar uma correção aproximada de seu velocímetro e odômetro.Os cálculos citados seriam 100% corretos caso não houvesse o erro de fábrica nos velocímetros/hodômetros, que normalmente oscila em torno de 5%.
Se vc não tiver um GPS, logo um amigo seu vai ter, até nos celulares eles estão aparecendo agora. Estou aprendendo a brincar com o N95 da Nokia, muito interessante.
Abraços,
Franger
Edintruder
07/01/2008, 20:09
Se partir que o pneu original marca certo no hodômetor, essa medida de pneu deverá ser a medida base para a alteração de pneus, seja pra maior ou menor.
A porcentagem nada mais é que a comparação, dessa forma se for um pneu maior que o original, a kilometragem registrada será menor que a real, dessa forma para correção de consumo devemos aumentar a porcentagem de diferença do tamanho da circunferência do pneu para termos a kilometragem que marcaria no painel com o pneu original.
A diferença por exemplo do pneu 235/75 R15 da Ranger para os 33" é aproximadamente 13%, dessa forma quando paro no posto, o hodômetro marca cerca dse 730km, porém se acrescer os 13%, ficará cerca de 825km reais rodados. Dessa forma, essa kilometragem é a que devemos usar para o cálculo do consumo final.
freitasjr
08/01/2008, 01:42
Se partir que o pneu original marca certo no hodômetor, essa medida de pneu deverá ser a medida base para a alteração de pneus, seja pra maior ou menor.
A porcentagem nada mais é que a comparação, dessa forma se for um pneu maior que o original, a kilometragem registrada será menor que a real, dessa forma para correção de consumo devemos aumentar a porcentagem de diferença do tamanho da circunferência do pneu para termos a kilometragem que marcaria no painel com o pneu original.
A diferença por exemplo do pneu 235/75 R15 da Ranger para os 33" é aproximadamente 13%, dessa forma quando paro no posto, o hodômetro marca cerca dse 730km, porém se acrescer os 13%, ficará cerca de 825km reais rodados. Dessa forma, essa kilometragem é a que devemos usar para o cálculo do consumo final.
Valeu Edin, era exatamente isso ao que eu estava me referindo. Se o hodômetro do carro é impreciso com os pneus originais, é claro que também será impreciso proporcionalmente ao novo(maior) pneu.
Logo o novoTerá uma diferença de perímetro/circunferência, e era essa diferença que eu queria saber se estava calculando certo. O exemplo que vc deu confirmou como eu pensava. :concordo:
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
LUIS ANTONIO -BA
08/01/2008, 02:38
Freitas,
Esta é a mesma dúvida que tenho. Na verdade, eu faço isso para corrigir o consumo e a velocidade do Troller, mas eu nunca tive certeza que é isso mesmo.
Veja o meu raciocínio: O meu Troller veio com pneus 255/75 R15 que equivalem a um pneu de 30". Ai coloquei os 33". Então o correto é eu corrigir a km rodada em 10%. Porém, o raio do pneu cresceu em 1,5 polegadas. Então o correto não seria corrigir a km em 5%?
Vou mais longe ainda: Será q a diferença entre a distância percorrida entre o pneu de 30 e o de 33 é realmente 10%? Ou será 5%? ou será outro percentual?
Agora que coloquei os pneus 35, medi no GP e a 100 km/h marcados no velocímetro, no GPS acusava 110. Ou seja, os 10% que deveriam ser quando estavam com os 33. O problema é que eu não medi no GPS quando estava usando os 33. Por isso é que fiquei com mais dúvida ainda.
Abraços tentando entender direito este monte de números!!!
Alexandre e Freitas o primeiro calculo é achar o perimetro, q pode ser como o Edin citou ou fazendo aquela conta o seguinte:
perimetro=Diametro x 3,1416(PI) do pneu original depois vc faz a mesma conta para o novo pneu dai vc tera uma diferença que se transforma em porcentagem e faz os calculos em cima dessa porcentagem q dar certinho.
leobnaval
08/01/2008, 22:55
só lembrando que a medida do raio deve ser feita com o pneu calibrado e a medida a ser feita deve ser a do centro da roda até o chão.
abraços
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