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Ver Versão Completa : Pajero 3.5 V6 falhando... Seria velas de ignição?



otaviofilho
05/01/2008, 10:15
Caros, bom dia!

Minha Pajero 98 Full 3.5 V6 começou dia 31/Dez, em Iguape/SP, com uma falha tanto na marcha lenta quanto em aceleração. Está aparentando ser alguma coisa relacionado à queima de combustível, pois parece que tem um cilindro falhando. Retirei a capa plástica que fica sobre o coletor do motor e procurei por algum conector que estivesse mal conectado ou desconectado, e nos que estavam ao alcance visual e dos dedos, estava tudo ok. Estou imaginando que há chances de ser problema nas velas ou, pior, em bico de injeção.

Já me recomendaram as velas NGK PFR5J-11 ou PFR6J-11. Amanhã devo desmontar o coletor para tirar as velas e ver seu estado, e provavelmente devo trocar o jogo.

Depois disto, e se o problema persistir, devo passar no scanner KAPTOR 2000.

Se alguém já passou por algo parecido, qualquer dica é muito bem vinda!

Um abraço e FELIZ 2008!

Otávio Borges

n0gs
05/01/2008, 21:30
Caros, bom dia!

Minha Pajero 98 Full 3.5 V6 começou dia 31/Dez, em Iguape/SP, com uma falha tanto na marcha lenta quanto em aceleração. Está aparentando ser alguma coisa relacionado à queima de combustível, pois parece que tem um cilindro falhando. Retirei a capa plástica que fica sobre o coletor do motor e procurei por algum conector que estivesse mal conectado ou desconectado, e nos que estavam ao alcance visual e dos dedos, estava tudo ok. Estou imaginando que há chances de ser problema nas velas ou, pior, em bico de injeção.

Já me recomendaram as velas NGK PFR5J-11 ou PFR6J-11. Amanhã devo desmontar o coletor para tirar as velas e ver seu estado, e provavelmente devo trocar o jogo.

Depois disto, e se o problema persistir, devo passar no scanner KAPTOR 2000.

Se alguém já passou por algo parecido, qualquer dica é muito bem vinda!

Um abraço e FELIZ 2008!

Otávio Borges

Já testou todos os cabos de vela?

Pra testar se tem algum cilindro sem queimar combustível faça o seguinte: vá retirando cabo a cabo e reconectando para testar...
ex: tirou o primeiro cabo... ligou o carro... o motor apresentou mais falhas... blz... este está funcionado... recoloque o cabo e vá testando os outros...
caso algum cilindro realmente esteje falhando daih é a vela ou o cabo... e como saber se é a vela ou o cabo? pegue um cabo bom e coloque no lugar... se não falhar é o cabo... se falhar é a vela...

ABS!

Sebastião Rezende
05/01/2008, 22:15
Olá amigo, o meu sócio tem uma e apresentou o mesmo problema; Depois de inúmeras tentativas, chegou-se no defeito; A bomba de combustível, estava com pouca pressão; Peça seu mecanico para medir a pressão dela; Se tiver que trocar a original e coisa de R$1500,00 O meu sócio por sugestão do mecanico colocou a da Blazer; identica; Problema resolvido; t+

otaviofilho
07/01/2008, 10:48
Sebastião, não é bomba, pois esta é nova própria para FLEX e original BOSCH nacional.

Nogs, apesar de ter lido sua mensagem só agora, ontem pela manhã eu havia feito o teste que você sugere na sua resposta. Consegui identificar que o problema é no cilindro 4, e não é a bobina pois dela está saindo faísca. Então o problema pode ser no cabo, na vela ou no bico.

O porém é que o cilindro 4 fica do lado direito do V (quando olhando o motor de frente), exatamente embaixo do coletor de admissão, o que para se ter acesso exige uma complexa desmontagem. E o teste (troca de cabo, troca de vela, troca de bico) só dá para realizar após remontagem completa do coletor, inviabilizando (por questão de tempo) o teste peça por peça.

O problema não é a desmontagem, pois esta mão de obra eu faço sem problemas, o que me falta é o tempo para realizar isto. Outro receio que tenho é que seja o bico, pois este ítem eu ainda nem cotei.

Tenho um amigo que trabalha com carburação e injeção eletrônica, porém só mexe com carros comuns, mas o equipamento dele (KAPTOR 2000) dá para passar na Pajero. Segundo ele, se for vela o equipamento não detecta o problema. Ele passa o equipamento e me dá o resultado, mas não coloca a mão no carro...

Qualquer nova dica eu agradeço!

buchmann
07/01/2008, 11:51
Caro Otavio Filho...

Você transformou sua pajeiro pra Flex???? pq vc mencionou o bomba de gasolina "propria para Flex"..

bom, voltando ao assunto.. pelos sintomas que vc mencionou não era a bomba mesmo.. tive problema com a bomba da minha pajeiro.. e ela falhava ao acelerar... nao quando tava parada.. quando ela estava em ponto morto a rotação do motor erra muito elevada... acho que era para compensar a falta de pressão... e esse valor de 1500 reais é puro folclore... paquei na minha R$ 175 e + mão de obra.. isso quer dizer... mão de obra pode ser vc mesmo.. pois ela eh de facil acesso... só ler no manual onde e como tirar ela...

A minha agora tah com algo parecido ao seu.. só que ela fala bem pouco mesmo.. coisa mínima, quase não dah para perceber... eu quero trocar as velas e os cabos para deixar a jabiraca mas redonda.. soh que eu preciso achar alguma vela que de certo com o gás também .. pois a vela normal esquenta muito com o gás.. por isso quero trocar... para nao dar problemas futuros..

Minha opinião sobre o seu problema deve ser somente vela mesmo.. tente trocar elas... acho q nao são tão caras... e é bom trocar elas deves em quando...
manutenção preventiva sai mais barato que manutenção corretiva ;)

grande abraço

Paulo_CW
08/01/2008, 15:26
>OtávioFilho
As velas mencionadas por você são as originais q custão $88,00 aqui em Ctba

>Buchmann
Putz... quero trocar as velas da minha que tbm tá no gás só pra manutenção preventiva. Já me indicaram as da GM 6cc, mas agora com a sua colocação sobre as "velas normais esquentam muito com o gás", eu fiquei preocupado... como q está sua procura por aí... já testou alguma e as NGK tipo competição?
Valeu

gutoxj98
08/01/2008, 16:58
>OtávioFilho
As velas mencionadas por você são as originais q custão $88,00 aqui em Ctba

>Buchmann
Putz... quero trocar as velas da minha que tbm tá no gás só pra manutenção preventiva. Já me indicaram as da GM 6cc, mas agora com a sua colocação sobre as "velas normais esquentam muito com o gás", eu fiquei preocupado... como q está sua procura por aí... já testou alguma e as NGK tipo competição?
Valeu

Eu uso a Platinun 1 eletrodo, ja rodei uns 30 mil e ainda estao boas e trabalham mais frias gerando mais faisca para i GNV !!!!

abs

gutoxj98
08/01/2008, 16:59
Sebastião, não é bomba, pois esta é nova própria para FLEX e original BOSCH nacional.

Nogs, apesar de ter lido sua mensagem só agora, ontem pela manhã eu havia feito o teste que você sugere na sua resposta. Consegui identificar que o problema é no cilindro 4, e não é a bobina pois dela está saindo faísca. Então o problema pode ser no cabo, na vela ou no bico.

O porém é que o cilindro 4 fica do lado direito do V (quando olhando o motor de frente), exatamente embaixo do coletor de admissão, o que para se ter acesso exige uma complexa desmontagem. E o teste (troca de cabo, troca de vela, troca de bico) só dá para realizar após remontagem completa do coletor, inviabilizando (por questão de tempo) o teste peça por peça.

O problema não é a desmontagem, pois esta mão de obra eu faço sem problemas, o que me falta é o tempo para realizar isto. Outro receio que tenho é que seja o bico, pois este ítem eu ainda nem cotei.

Tenho um amigo que trabalha com carburação e injeção eletrônica, porém só mexe com carros comuns, mas o equipamento dele (KAPTOR 2000) dá para passar na Pajero. Segundo ele, se for vela o equipamento não detecta o problema. Ele passa o equipamento e me dá o resultado, mas não coloca a mão no carro...

Qualquer nova dica eu agradeço!

O RAPTOR detecta se o bico ta Fu....... mais eu acredito em cabo de vela !!!

abs

otaviofilho
21/01/2008, 17:39
Novidades na busca pela solução....

Identifiquei qual cilindro estava falhando, desconectando um cabo por
vez, mas (ATENÇÃO) tem que conectar um outro cabo no lugar, com uma
vela na ponta devidamente aterrada, senão corre o risco de queimar o
módulo de injeção. Desmontei o coletor, as velas estão excelentes
(indicando boa queima nas câmaras que não estão falhando, sinal de
que o motor está ótimo), e são as NGK PFR5J-11 (indicadas pela
concessionária), com prata, e tem uma vida útil de pelo menos 60 mil
km... Aí tem razão de serem caras (+- R$80 cada nomercado nacional;
ou U$10 cada no site http://www.rockauto.com/). Os cabos e bobinas
foram testados e estão ok. Fizemos também teste de centelhamento, e
todas as saídas das bobinas estão enviando faíscas para as velas. O
scanner não identificou nada de mais, além de cilindro falhando (o
que eu já sabia). Os bicos foram levados para limpeza e testes de
estancamento, vazão, etc, e estão perfeitos. Depois de tudo montado a
falha continuava e a marcha lenta estava irregular, mas foi só um
conector que vai embaixo da borboleta que esquecemos de plugar, e a
marcha lenta ficou ok.

Com o carro funcionando, verificamos no chicote que vai para os bicos
se está indo pulso e matamos a charada, identificando problema em dois fios. Ontem refiz
a instalação do módulo flex, desta vez colocando conectores
(comprados ontem na Sta Ifigênia) para facilitar a eliminação do
módulo em um eventual novo problema ou simples teste. Sem o módulo, só um fio (que vem do módulo de injeção eletrônica) apresenta problema. Agora tenho que levar em um eletricista e ver qual o parecer que ele me dá.

Já levei o módulo FLEX para a assistência técnica, eles deram uma revisada e refizeram algumas soldas "quebradas" ou "suspeitas", e assim que solucionar o problema do fio que vem do módulo de I.E., reinstalo o módulo flex.

Não tenho o tempo necessário para a mão de obra de
desmontagem/montagem, por isto precisei pagar um mecânico. Também não
tenho o scanner, então a leitura fiz na oficina de um amigo
especializado em injeção que só fez a leitura porque não queria se
arriscar a colocar a mão neste carro "complexo" (segundo ele).

Mão de Obra desmontagem/montagem (Edson careca) = R$70
Limpeza e revisão completa em todos os 6 bicos = R$70
Leitura no scanner (inclui teste nas bobinas, cabos e velas, e de
pulso para os bicos) = R$40
SUBTOTAL = R$180

Nos conectores paguei R$20 (contando com algumas bugigangas que
comprei junto) e amanhã (domingo, meu único dia de folga) finalizo o
trabalho.

Segue abaixo as referências:
Mecânico Edson Careca (11)7821-7354
Trabalha na garagem da casa dele, uma pessoa muito simples,
inteligente e extremamente honesto. Seria um ótimo coordenador de
mecânicos, se eu tivesse a oportunidade de abrir uma oficina.

Injeção e carburação Reinaldo (11)6703-1005
Levo meus carros e indico clientes para ele há 16 anos. Oficina
pequena (3 box), trabalha com 2 ajudantes. Para melhorar, precisaria
ser menos conservador, arriscar mais, principalmente na atitude de
colocar a mão em veículos diferentes.

Injetores Especiais PAP (11)4368-1551
São extremamente especializados em tudo o que estiver relacionado a
bicos injetores. Peças para injeção eletrônica, retrabalho e limpeza
de bicos e bombas elétricas de nacionais e importados.

Tô me sentindo um C.S.I. hehehe...

Um abraço,

Otávio Borges
COLSHOP Colchões & Cia
www.colshop.com.br
(11)6104-3677; (11)9457-5538

n0gs
21/01/2008, 17:45
Novidades na busca pela solução....

Identifiquei qual cilindro estava falhando, desconectando um cabo por
vez, mas (ATENÇÃO) tem que conectar um outro cabo no lugar, com uma
vela na ponta devidamente aterrada, senão corre o risco de queimar o
módulo de injeção. Desmontei o coletor, as velas estão excelentes
(indicando boa queima nas câmaras que não estão falhando, sinal de
que o motor está ótimo), e são as NGK PFR5J-11 (indicadas pela
concessionária), com prata, e tem uma vida útil de pelo menos 60 mil
km... Aí tem razão de serem caras (+- R$80 cada nomercado nacional;
ou U$10 cada no site http://www.rockauto.com/). Os cabos e bobinas
foram testados e estão ok. Fizemos também teste de centelhamento, e
todas as saídas das bobinas estão enviando faíscas para as velas. O
scanner não identificou nada de mais, além de cilindro falhando (o
que eu já sabia). Os bicos foram levados para limpeza e testes de
estancamento, vazão, etc, e estão perfeitos. Depois de tudo montado a
falha continuava e a marcha lenta estava irregular, mas foi só um
conector que vai embaixo da borboleta que esquecemos de plugar, e a
marcha lenta ficou ok.

Com o carro funcionando, verificamos no chicote que vai para os bicos
se está indo pulso e matamos a charada, identificando problema em dois fios. Ontem refiz
a instalação do módulo flex, desta vez colocando conectores
(comprados ontem na Sta Ifigênia) para facilitar a eliminação do
módulo em um eventual novo problema ou simples teste. Sem o módulo, só um fio (que vem do módulo de injeção eletrônica) apresenta problema. Agora tenho que levar em um eletricista e ver qual o parecer que ele me dá.

Já levei o módulo FLEX para a assistência técnica, eles deram uma revisada e refizeram algumas soldas "quebradas" ou "suspeitas", e assim que solucionar o problema do fio que vem do módulo de I.E., reinstalo o módulo flex.

Não tenho o tempo necessário para a mão de obra de
desmontagem/montagem, por isto precisei pagar um mecânico. Também não
tenho o scanner, então a leitura fiz na oficina de um amigo
especializado em injeção que só fez a leitura porque não queria se
arriscar a colocar a mão neste carro "complexo" (segundo ele).

Mão de Obra desmontagem/montagem (Edson careca) = R$70
Limpeza e revisão completa em todos os 6 bicos = R$70
Leitura no scanner (inclui teste nas bobinas, cabos e velas, e de
pulso para os bicos) = R$40
SUBTOTAL = R$180

Nos conectores paguei R$20 (contando com algumas bugigangas que
comprei junto) e amanhã (domingo, meu único dia de folga) finalizo o
trabalho.

Segue abaixo as referências:
Mecânico Edson Careca (11)7821-7354
Trabalha na garagem da casa dele, uma pessoa muito simples,
inteligente e extremamente honesto. Seria um ótimo coordenador de
mecânicos, se eu tivesse a oportunidade de abrir uma oficina.

Injeção e carburação Reinaldo (11)6703-1005
Levo meus carros e indico clientes para ele há 16 anos. Oficina
pequena (3 box), trabalha com 2 ajudantes. Para melhorar, precisaria
ser menos conservador, arriscar mais, principalmente na atitude de
colocar a mão em veículos diferentes.

Injetores Especiais PAP (11)4368-1551
São extremamente especializados em tudo o que estiver relacionado a
bicos injetores. Peças para injeção eletrônica, retrabalho e limpeza
de bicos e bombas elétricas de nacionais e importados.

Tô me sentindo um C.S.I. hehehe...

Um abraço,

Otávio Borges
COLSHOP Colchões & Cia
www.colshop.com.br
(11)6104-3677; (11)9457-5538

a quanto está com este módulo FLEX? é o JFLEX?

Paulo_CW
22/01/2008, 09:06
Gutoxj98 >> qua a marca desta vela "Platinun 1 eletrodo"? sabe se serve nas Pajerinhos V6...

Otaviofilho >> vc tentou alguma outra vela fora a original...

P/ todos >> alguém já usou as velas de GM 6cc

otaviofilho
22/01/2008, 09:48
nOgs => O módulo que estou usando desde Maio/2007, com funcionamento bastante satisfatório, é o FLEXTRON (www.flextron.com.br). A instalação é super fácil, isto porque tem que cortar os fios do chicote já que os plugs que eles mandam não encaixam nos bicos por serem de padrão diferente. Já rodei uns 7 mil km no alcool, e na revisão feita nos últimos dias percebemos que não houve desgaste acentuado pelo uso do alcool nas velas e nos bicos. Lembro que a bomba de combustível eu troquei PREVENTIVAMENTE, logo após a instalação do módulo FLEX, para uma bomba própria para alcool. Troquei pouco depois o filtro de combustível também, pois ao começar a usar o alcool este "limpa" o tanque e toda sujeira acumula no filtro. Fora isto, tudo ok.

Paulo => Se você está procurando velas baratas, então a ALTERNATIVA4x4 (www.alternativa4x4.com.br) tem para as Pajero V6 da marca DENSO a R$20 cada, liga lá e fala com o Cesar. Outra opção são as velas BERU, importada da Alemanha, pelo mesmo preço, que podem ser encontradas em uma importadora de auto-peças em Santo André/SP, tel (11)4427-5909, fala com o CARECA. Na minha V6 3.5 para trocar as velas é preciso desmontar o coletor de admissão, um trampo razoavelmente complexo, tendo em vista que as velas ficam na parte superior, sem acesso nenhum a elas ou aos cabos... Já nas V6 3.0 as velas ficam na lateral do motor, local de difícil acesso, mas é possível trocá-las sem ter que desmontar nada, só é preciso algumas ferramentas pouco convencionais, alongadores, etc... Por esta razão, como minhas velas foram verificadas e estão novas, e são as de preço "salgado", devem ter uma vida útil ainda de pelo menos 50 mil km... Pelo trampo que dá para trocar as velas no motor 3.5, eu não colocaria velas que custam 1/4 do preço, mas que também duram 1/4 de vida, pois isto multiplica por 4 o custo com Mão de Obra para a troca das velas...

Paulo_CW
22/01/2008, 11:07
Otaviofilho >> Valeu... tô buscando alternativas para melhor desempenho pq meu carro esta no Gás, fazendo as velas irem pro saco mais rapidamente, achei da Bosch a WR78X Super 4 (com 4 eletrodos) e a WR8DCX, ambas por +- 23,00 q por enquanto penso ser a melhor opção, já os cabos q tbm sofrem no gás, encontrei os de silicone 8,0mm da FinaParts no ML por 160,00.

otaviofilho
23/01/2008, 11:11
Paulo, por favor defina melhor o que faz o carro "sofrer no gás"... Tive dois veículos a GNV simultaneamente durante 3 anos, um Niva e uma Bonanza 6 cil, rodei com cada um deles quase 50 mil km, na cidade e estrada, seguindo sempre o procedimento de usar o combustível líquido alguns km antes de chegar em casa no final do dia, bem como ao ligar pela manhã e rodar os primeiros km, e jamais tive problema em cabos ou velas ocasionados pelo GNV, e nunca observei o motor esquentar mais do que o normal...

Aproveitando, acabei de vir do auto elétrico, o fio suspeito que não está enviando pulso para o módulo foi testado desde o módulo e está ok, indicando que quem não está mandando pulso é o próprio módulo de injeção eletrônica... Agora FU... Vou ter que levar em um especialista que tenha coragem de abrir o módulo para verificar o que pode estar errado...

buchmann
23/01/2008, 13:09
deixa eu responder essa Paulo.

ao instalar o kit gás é de paxe eles trocarem as velas normais por umas com melhor dissipação de calor, pois o gás aquece mais que a gasolina na hora da combustão.
Isso tudo retirado da minha memória que anteriormente foi retirado da internet :mrgreen:
mas eu estava pesquisando sobre as velas recomendadas pela Mit para as Pajeros 3.5 e 3.0 (que a minha), e elas estão recomendadas para tanto o uso da gasolina e o uso do GNV, segundo uma tabela de referencia para velas fornecida pelo fabricante.. :concordo:

então é isso.. não quer se incomodar.. pesa peças originais.. hehehe

vlw

Ps.: entenderam???

Paulo_CW
23/01/2008, 14:17
Buchmann >>> isso mesmo....
Otávio filho >>> não que o sistema original não suporte o gás, mas ele esquenta demais as velas, as velas originais da pajero são excelentes e não tem este problema..., mas o preço.... inclusive a bosch tbm tem uma linha de velas pra pajero q usam GNv... o preço é de 66,00 aqui em Ctba.
Já a questão dos cabos de velas, o ideal é colocar os de 8mm de silicone por causa da melhor condutividade já que a mistura ar / combustível e mais pobre o q resulta em maior demanda de alta tensão da ignição...
Ou seja, trocar estes iténs com certeza melhora o rendimento do carro aGNV.

otaviofilho
23/01/2008, 18:19
Paulo> As velas com mais de um eletrodo servem apenas para que a faísca procure sempre um "caminho" melhor, para assim proporcionarem a melhor faísca possível dentro da câmara de combustão. Isto se faz necessário porque o GNV não tem o que poderia ser chamado de octanagem no mesmo teor da gasolina. É claro que melhorar tudo o que estiver relacionado à geração de faísca irá resultar em um rendimento melhor...

ALL> Tirei as fotos do módulo, só não consigo anexar elas aqui no "meio" do tópico... Não sei qual a razão de não conseguir encontrar um "cabra macho" que tenha, no mínimo, coragem de abrir esta caixa... O que preciso agora é encontrar um bom técnico em eletrônica que possa identificar o suposto componente danificado e proceder com a troca, só que ninguém do meio de "mecânicas" consegue falar um valor abaixo de R$1500 para um "recondicionamento"... Acho que vou precisar encontrar um técnico de televisão e aparelho de som...

Alguma dica???

sayon
23/01/2008, 18:50
otavio filho...vc percebeu alguma melhora no carro pra flex? economia$$? queria saber que vantagem vc percebeu. eu achei interessante isso. e pq o modulo tem uma chave gasolina/alcool? nao eh pra qualquer proporçao??

otaviofilho
23/01/2008, 19:51
SAYON, ela fazia 5,2km por litro de gasolina na cidade, e após a instalação do FLEX passou a fazer 4,2km/l de alcool na cidade. O funcionamento não mudou nada, continuou ótima. Agora, quase 10 mil km depois, revisei os bicos e as velas junto com todo o sistema de ignição, e não foi notado nenhum desgaste acentuado em função do uso do alcool. Estou (como vc deve ter lido acima) é com um problema no módulo de injeção eletrônica que não está enviando pulso para um dos bicos, só que não encontro quem tenha "coragem" de colocar a mão nele... E quando encontro, os orçamentos "estimados" por telefone de reparo no módulo soam entre 1500 e 2000 reais... Estes caras estão loucos... Duvido que exista um só componente no módulo que custe esta fortuna...

sayon
24/01/2008, 03:37
cara eu mandei meu carro numa oficina preparadora de rally. o cara eh conhecido meu. mto gente boa. se vc for de sao paulo....37633835 falar com rui. pegando a ponte do jaguare sentido osasco e a primeira esquerda mas tem q retornar em algum canto. Eu nao sei o quanto ele manja de eletrica. se nao vc manda mesmo em algum cara que saiba consertar tvs...


alias vc ja tentou arranjar o modulo em desmanche?? ou na sp imports..

buchmann
24/01/2008, 08:21
Ei Otavio.. tenta colocar a foto ai de novo..
assim vai dar para ver como é o modolo e qm sabe te dar umas dicas.. não sou técnico em eletrônica nem nada .. mas sempre fuso em casa e no trabalho.. qm sabe possa te ajudar..

tente ver se a foto não esta muito pesada para colocar aqui.. tente diminuir a qualidade da imagem um pouco.. pode ser que consiga dai..

buchmann
24/01/2008, 08:27
Buchmann >>> isso mesmo....
Otávio filho >>> não que o sistema original não suporte o gás, mas ele esquenta demais as velas, as velas originais da pajero são excelentes e não tem este problema..., mas o preço.... inclusive a bosch tbm tem uma linha de velas pra pajero q usam GNv... o preço é de 66,00 aqui em Ctba.
Já a questão dos cabos de velas, o ideal é colocar os de 8mm de silicone por causa da melhor condutividade já que a mistura ar / combustível e mais pobre o q resulta em maior demanda de alta tensão da ignição...
Ou seja, trocar estes iténs com certeza melhora o rendimento do carro aGNV.

Ei Paulo... essas velas que vc mencionou ai em Ctba por R$66,00 é para o motor 3000 ou 3500??? :pensativo:
quer ver se compro umas novas e os cabos de vela junto... esse é próximo investimento de prevenção.. hehehe.. quero ver se melhora um pouco o consumo com gás ... minha esta fazendo +- 5 por metro cúbico na cidade (pela ultima media)...:parede::parede::parede:

Paulo_CW
24/01/2008, 08:39
Buchmann...
estas velas comentadas são para a 3000...Bosch WR78X Super 4 (com 4 eletrodos) pelo q pesquisei já melhora p/ Gás....mas não encontrei ela aqui em Ctba, já uma especial da Bosch para GNV, eu não tenho o cód.
A minha 3000 tbm esta na média dos 5km/m3....

buchmann
24/01/2008, 09:56
Buchmann...
estas velas comentadas são para a 3000...Bosch WR78X Super 4 (com 4 eletrodos) pelo q pesquisei já melhora p/ Gás....mas não encontrei ela aqui em Ctba, já uma especial da Bosch para GNV, eu não tenho o cód.
A minha 3000 tbm esta na média dos 5km/m3....

:shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:: shock::shock:

a minha ja chegou a fazer perto dos 9 km/m3 (viajem) e 7 km/m3 na cidade, por isso q estou achando algo estranho....

vou ver se acho essas velas por aqui..
vlw

otaviofilho
24/01/2008, 13:05
Aí estão as fotos do módulo... Tô pra dizer que um técnico de eletrônica consegue resolver o problema, inclusive vou falar com um agora a tarde que mexe com placa mãe, placa de HD e placas de circuito impresso em geral... Posto aqui as novidades...

Qualquer dica continua sendo bem vinda...

buchmann
25/01/2008, 12:09
Aí estão as fotos do módulo... Tô pra dizer que um técnico de eletrônica consegue resolver o problema, inclusive vou falar com um agora a tarde que mexe com placa mãe, placa de HD e placas de circuito impresso em geral... Posto aqui as novidades...

Qualquer dica continua sendo bem vinda...

Ei Otavio..
esse modulo é da pajero TR4??? :pensativo:
que eu saiba não tem modulo flex para Pajero Full..
se for o mesmo da TR4 tente ver em um ferro-velho se tem um para subistituir..
ou esse ai é da Pajero Full e foi modificado para ficar flex??

por enquanto soh duvidas.. :|

otaviofilho
26/01/2008, 09:59
Este é o módulo ORIGINAL da minha Pajero Full 3.5 V6 98 GASOLINA. Eu instalei um OUTRO MÓDULO (FLEX), que recebe o pulso do módulo ORIGINAL, reprocessa e envia o pulso para os bicos de injeção.

buchmann
28/01/2008, 13:18
Este é o módulo ORIGINAL da minha Pajero Full 3.5 V6 98 GASOLINA. Eu instalei um OUTRO MÓDULO (FLEX), que recebe o pulso do módulo ORIGINAL, reprocessa e envia o pulso para os bicos de injeção.


vixi.. nunca tinha visto isso não... :shock:

brandtoffroad
28/01/2008, 15:46
Este é o módulo ORIGINAL da minha Pajero Full 3.5 V6 98 GASOLINA. Eu instalei um OUTRO MÓDULO (FLEX), que recebe o pulso do módulo ORIGINAL, reprocessa e envia o pulso para os bicos de injeção.

Boa tarde mestre,

Que marca/modelo é esse módulo que vc instalou?
To procurando um pra comprar!

Eu tinha no meu Vitara um chamado Flex Master. Funcionava perfeitamente
Meu Vitarinha dava 5,5 no Alcool Puro...

otaviofilho
29/01/2008, 09:56
O modulo flex que uso é o FLEXTRON (www.flextron.com.br).

otaviofilho
01/02/2008, 18:02
Galera, o módulo já foi revisado e o problema persiste. Para matar
mesmo se o problema é ou não no módulo preciso colocar um outro no
lugar e funcionar o carro, o que não leva mais do que 15 minutos para
ser feito.

Alguém de vocês que também tenha uma V6 3.5 se habilita? Fico na
minha loja de colchões de segunda à sábado dentro do horário
comercial, na Av Oratório, 1180 - Pq São Lucas - São Paulo/SP - tel
(11)6104-3677. Ou posso me deslocar para qualquer região de
SP/capital e ABCD.

Conto com a ajuda de algum colega Pajeirista, afinal é para isto que
serve este forum, não é mesmo?

Um abraço,

Otávio Borges
Supervisor de Vendas Internet
E-MAIL: otavio@colshop.com.br
MSN pessoal: otv_brg@hotmail.com
SKYPE: colshop
tel: (11) 6104-3677
cel: (11) 9457-5538
Como chegar em nossa loja:
http://mapa.colshop.com.br
*************************************

wdoc
09/06/2008, 23:51
Ola Paulo

Onde vc encontrou essas velas da Bosch? To procurando para a minha 3.5 98 mas so as originais a R$ 500,00 o jogo....
Como ficou o carro com as Bosch?

nelsonnrc
10/06/2008, 01:25
Otávio já deu uma olhada na sonda lâmbda?
Tive o mesmo problema que o seu e era a sonda.
Abs


Galera, o módulo já foi revisado e o problema persiste. Para matar
mesmo se o problema é ou não no módulo preciso colocar um outro no
lugar e funcionar o carro, o que não leva mais do que 15 minutos para
ser feito.

Alguém de vocês que também tenha uma V6 3.5 se habilita? Fico na
minha loja de colchões de segunda à sábado dentro do horário
comercial, na Av Oratório, 1180 - Pq São Lucas - São Paulo/SP - tel
(11)6104-3677. Ou posso me deslocar para qualquer região de
SP/capital e ABCD.

Conto com a ajuda de algum colega Pajeirista, afinal é para isto que
serve este forum, não é mesmo?

Um abraço,

Otávio Borges
Supervisor de Vendas Internet
E-MAIL: otavio@colshop.com.br
MSN pessoal: otv_brg@hotmail.com
SKYPE: colshop
tel: (11) 6104-3677
cel: (11) 9457-5538
Como chegar em nossa loja:
http://mapa.colshop.com.br
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wdoc
10/06/2008, 10:36
Ola Nelson

Porque nao as Bosch?
Quanto a IDX sao duplas?

Winsley de Oliveira
Equipe Piratas da Lama

L200 Outdoor
Pajero 98 Full 3.5 2P AT - A VENDA

nelsonnrc
11/06/2008, 22:39
Nunca tive experiências boas com Bosch...

Se usar Bosch de Platina no Ranger ou Explorer é troca garantida a cada 5mil km, sem contar que o carro fica uma porcaria...as velas simplesmente quebram

Meu Pajero veio com Bosch, foi só trocar que já virou outro carro.

Se for Bosh importada, Iridium ou Platina dupla até pode ser boa, mas essas nacionais de platina simples que vendem por aí não prestam.

otaviofilho
12/06/2008, 17:24
Galera,

Dia 23 de Março de 2008 consegui resolver o problema
definitivamente, e como suspeitava em minha última mensagem enviada
para este grupo no dia 8 de Fev, confirmei: "uma coisa
ridículamente simples, um plug em lugar não-
visível desplugado..."

Desde o início a falha eu já sabia que era a queima que não estava
acontecendo em 1 dos cilindros. Na primeira desmontagem foram
testados os cabos de vela, as velas e as bobinas, estavam ok, e
aproveitei para mandar limpar os bicos. Um deles estava prati
camente entupido de tanta sujeira que tinha. O mecânico montou tudo
e além de ficar falhando também ficou com marcha lenta irregular.
Levei em um especialista em injeção, ele constatou que a marcha
lenta irregular é porque o mecânico esqueceu de plugar a peça, fez
isto e a marcha lenta ficou ok. Depois conectou o kaptor2000 no meu
módulo, perguntei o que dizia, e ele respondeu: Aqui diz que está
falhando 1 cilindro. Daí eu dei risada e disse que isto eu já sabia
sem ter um aparelho destes. Ele só não recomendou a troca dos cabos
de vela e das velas porque isto havia sido verificado e estavam ok,
então testou o pulso dos fios que vão para os bicos e disse que um
deles estava pulsando diferente, e isto poderia ser problema no
módulo de injeção ou no módulo FLEX. Retirei o módulo FLEX e levei
no fabricante que constatou algumas soldas suspeitas, refez e eu não
instalei no carro, que continuou falhando também sem o módulo FLEX,
e o fio também pulsando estranho. Daí a suspeita ficou sendo o
módulo de injeção, que no mercado paralelo só encontrei por R$1.500.
Antes de comprar eu testei, tirei o meu módulo e coloquei outro, e o
carro continuou falhando. Daí as únicas coisas que faltaria trocar
eram as velas e os cabos de vela, pois todo o restante havia sido
verificado e estava tudo ok. No feriado de 20 de Março eu mesmo fiz
a desmontagem do plástico preto, depois do coletor de admissão
(aquela peça grande em alumínio), e constatei que o plug de um bico
estava desconectado. Como já estava com as velas novas na mão,
troquei. Montei tudo e o carro voltou ao funcionamento normal.
O que ficou de suspeita então foi que quando eu tive o problema
possivelmente o bico entupiu de tanta sujeira que se desgrudou da
parede interna, já que aconteceu exatamente quando eu passava em
velocidade média em estrada de terra com muitas ondulações,
trepidando o carro todo... Daí quando o mecânico desmontou e foi
montar tudo, deve ter esquecido de plugar um dos conectores, assim
como esqueceu um parafuso solto que caiu em lugar de difícil acesso
e uma chave de fenda que estava ao lado dos bicos. Já eu, como
proprietário do veículo, garanto que montei tudo certinho...
hehehe...
O problema deste carro é que uma coisa simples como a troca das
velas ou do cabo de velas leva quase o dia inteiro, em função
daquele coletor de alumínio "gigante" que impede o acesso à estes
ítens que estão do lado de dentro do V.

No meu caso fiz assim: Paguei um mecânico aqui de perto da loja R$70
(em oficina especializada o menor preço que achei foi R$150) para
desmontar o coletor e me entregar os bicos, velas, cabos de vela e
bobinas. Os bicos levei em SBC em um lugar que faz tudo o que vc
pode imaginar com os bicos, até preparação para competição. Me
cobraram R$10 a limpeza completa de cada bico (por aí não havia
encontrado por menos de R$25), e caso algum bico estivesse queimado
eles me arrumariam um outro por R$100 (no mercado só encontrava em
desmanche por R$200) mas graças a Deus não havia nenhum bico com
problema. Após a montagem, como já te disse, o carro continuou
falhando, levei em um especialista em injeção que por R$25 plugou o
kaptor2000 e diagnosticou 1 cilindro em falha. Antes disto este
mesmo cara havia testado os cabos, velas e bobinas, antes da
montagem, e segundo ele estava tudo ok. Daí ele disse que o problema
poderia ser o módulo flex, ou o módulo de injeção, ou as velas, ou
os cabos... O módulo flex a fábrica revisou, o de injeção troquei
por outro para testar e o problema persistiu, sobrou então as velas
e os cabos de vela. Achei um cara lá em São Mateus que fabrica cabo
de vela sob medida para qualquer veículo, inclusive importados,
fiquei de ir lá para conhecer e fazer orçamento do meu, acabei não
indo mas por telefone ele estimou o orçamento entre R$150 e R$200.
As velas eu encontrei em Santo André em um auto peças especializado
em importados, uma de 4 eletrodos, alemã, R$20 cada, e comprei 6. A
segunda desmontagem/montagem fui eu mesmo que fiz, e quando tirei o
coletor vi o bico desconectado, conectei e pronto, só que pra testar
o carro teria que montar tudo, então como não pretendia fazer isto
duas vezes, já que estava com a mão na massa, troquei as velas e
guardei as que estavam lá, já que possivelmente não seriam elas a
causa do problema. O único erro que cometi foi a colocação dos cabos
de vela em posição incorreta, então alguns ficaram curtos outros
longos, e para não ter que desmontar tudo de novo, mudei o caminho
dos cabos curtos para conseguir conectá-los na bobina. Fora isto, o
serviço ficou bom demais...
Meu gasto total foi de R$275, e um pouco de combustível e tempo com
as correrias... Em uma oficina especializada não teria gasto menos
de R$600... Não é nem pela grana, mas além de economizar agora tenho
CERTEZA do que foi realmente feito no carro...

Espero que esta minha experiência que terminou bem sucedida possa,
em algum momento, beneficiar outros.

Um abraço,

Otávio Borges
Supervisor de Vendas Internet
E-MAIL: otavio@colshop.com.br
MSN pessoal: otv_brg@hotmail.com
Ligue GRÁTIS para nós de qualquer lugar do Mundo:
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"Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda
a escada. Apenas dê o primeiro passo!"
Martin Luther King

"A diferença entre heróis e covardes é que os heróis se arriscam, os
covardes recuam"
frase do personagem Rocky Balboa no filme Rocky V de 1990

davidss6
12/06/2008, 18:48
Parabens pelo relato!!! Otima iniciativa :palmas::palmas::palmas:

Poxa cara, imagino o q passa pela kbca qdo tu ve que esse trabalhao todo foi por causa de um lance mal plugado.. :pensativo:

otaviofilho
13/06/2008, 09:06
Pode ter certeza de que o sentimento foi muito melhor do que se tudo estivesse plugado e mesmo após a troca das velas o problema persistisse... hehehe...

ccinelli
13/06/2008, 14:33
As velas eu encontrei em Santo André em um auto peças especializado
em importados, uma de 4 eletrodos, alemã, R$20 cada, e comprei 6.




Otavio, sua iniciativa e persistência foram louváveis. Bem como a informação quanto à solução do problema.

Por favor, poste para nós o telefone da loja onde voce adquiriu as velas.

Abraços,

otaviofilho
14/06/2008, 09:56
CCINELLI, eu já havia postado esta informação neste mesmo tópico, na página 2, a qual repito:

Importadora de auto-peças em Santo André/SP, tel (11)4427-5909, fala com o CARECA
Velas BERU de 4 eletrodos p/ Pajero 3.5 V6 a R$20 cada. As que estavam no carro antes eram as NGK PFR5J-11 (de apenas 1 eletrodo, mas com bico de prata), que custam R$80 cada, estão boas e por isto as guardei. Mas o desempenho do carro não mudou nada com estas velas BERU.

Como disse, só troquei para aproveitar a mão de obra...

Gustavo M Fujisaki
14/06/2008, 16:42
Já testou todos os cabos de vela?

Pra testar se tem algum cilindro sem queimar combustível faça o seguinte: vá retirando cabo a cabo e reconectando para testar...
ex: tirou o primeiro cabo... ligou o carro... o motor apresentou mais falhas... blz... este está funcionado... recoloque o cabo e vá testando os outros...
caso algum cilindro realmente esteje falhando daih é a vela ou o cabo... e como saber se é a vela ou o cabo? pegue um cabo bom e coloque no lugar... se não falhar é o cabo... se falhar é a vela...

ABS!
Oi amigo , estou com problema na vela ou cabo. ..
Caso esteje queimada , quanto eu gasto nelas ?
Acho q pode ter queimado qdo lavaram o motor.. e deve ter entrado agua...
Aonde posso levar pra ver se queimou ....
Será que consigo verificar eu mesmo ?

otaviofilho
16/06/2008, 08:44
Gustavo, evite lavar o motor, principalmente se for com jato de água (mangueira, wap, etc). Se após esta lavagem no motor começou a falhar pode ser apenas algum conector que desconectou, ou mesmo apenas umidade em algum deles. Se a sua for a 3.5, como a minha, as velas ficam do lado de dentro do V, abaixo do grande coletor de alumínio, em um "buraco" de uns 12cm de profundidade. O cabo de vela faz a vedação deste "buraco", mas se estiver mal encaixado pode sim ter entrado água por ali. Se a sua for 3.0, então as velas ficam do lado de fora do V, ficando "mais fácil" o acesso à elas. Neste caso confira também se secaram o distribuidor. Você mesmo consegue conferir se as velas e cabos estão bons, só precisa retirar de seu veículo e, se houver possibilidade, conectar em um outro veículo, um cabo de cada vez, aterrar a vela, dar partida e ver se a vela está faiscando. Se estiver, o cabo e a vela estão ok, caso contrário troque a vela de cabo para eliminar um deles.

Sergio Porto
24/11/2008, 00:14
Camarada... tenho uma Sport gls 3.0.
Logo quando eu a comprei (a 2 meses) tive um problema similar ao seu...levei a diversos especialistas....todos disseram ser problema de velas. resolvi
seguir as dicas de um amigo...
seguinte, o antigo dono só usava o gás, deixando de lado a gasolina, com isso o tanque estava quase vazio e sujo.... resolvi colocar gasolina aditivada + aditivo (Bardhal),fiz isso umas três vezes... na última enchi o taque e coloquei o aditivo. Gastei nessa brincadeira uns 150 R$, ficou 100%!!!
Abcs!!
8)

wdoc
11/12/2009, 02:31
Otavio

Qual o fone ou endereco e nome da empresa em SBC que faz a limpeza e conserto dos bicos?





Galera,

Dia 23 de Março de 2008 consegui resolver o problema
definitivamente, e como suspeitava em minha última mensagem enviada
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ridículamente simples, um plug em lugar não-
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Desde o início a falha eu já sabia que era a queima que não estava
acontecendo em 1 dos cilindros. Na primeira desmontagem foram
testados os cabos de vela, as velas e as bobinas, estavam ok, e
aproveitei para mandar limpar os bicos. Um deles estava prati
camente entupido de tanta sujeira que tinha. O mecânico montou tudo
e além de ficar falhando também ficou com marcha lenta irregular.
Levei em um especialista em injeção, ele constatou que a marcha
lenta irregular é porque o mecânico esqueceu de plugar a peça, fez
isto e a marcha lenta ficou ok. Depois conectou o kaptor2000 no meu
módulo, perguntei o que dizia, e ele respondeu: Aqui diz que está
falhando 1 cilindro. Daí eu dei risada e disse que isto eu já sabia
sem ter um aparelho destes. Ele só não recomendou a troca dos cabos
de vela e das velas porque isto havia sido verificado e estavam ok,
então testou o pulso dos fios que vão para os bicos e disse que um
deles estava pulsando diferente, e isto poderia ser problema no
módulo de injeção ou no módulo FLEX. Retirei o módulo FLEX e levei
no fabricante que constatou algumas soldas suspeitas, refez e eu não
instalei no carro, que continuou falhando também sem o módulo FLEX,
e o fio também pulsando estranho. Daí a suspeita ficou sendo o
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Antes de comprar eu testei, tirei o meu módulo e coloquei outro, e o
carro continuou falhando. Daí as únicas coisas que faltaria trocar
eram as velas e os cabos de vela, pois todo o restante havia sido
verificado e estava tudo ok. No feriado de 20 de Março eu mesmo fiz
a desmontagem do plástico preto, depois do coletor de admissão
(aquela peça grande em alumínio), e constatei que o plug de um bico
estava desconectado. Como já estava com as velas novas na mão,
troquei. Montei tudo e o carro voltou ao funcionamento normal.
O que ficou de suspeita então foi que quando eu tive o problema
possivelmente o bico entupiu de tanta sujeira que se desgrudou da
parede interna, já que aconteceu exatamente quando eu passava em
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trepidando o carro todo... Daí quando o mecânico desmontou e foi
montar tudo, deve ter esquecido de plugar um dos conectores, assim
como esqueceu um parafuso solto que caiu em lugar de difícil acesso
e uma chave de fenda que estava ao lado dos bicos. Já eu, como
proprietário do veículo, garanto que montei tudo certinho...
hehehe...
O problema deste carro é que uma coisa simples como a troca das
velas ou do cabo de velas leva quase o dia inteiro, em função
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No meu caso fiz assim: Paguei um mecânico aqui de perto da loja R$70
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desmontar o coletor e me entregar os bicos, velas, cabos de vela e
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encontrado por menos de R$25), e caso algum bico estivesse queimado
eles me arrumariam um outro por R$100 (no mercado só encontrava em
desmanche por R$200) mas graças a Deus não havia nenhum bico com
problema. Após a montagem, como já te disse, o carro continuou
falhando, levei em um especialista em injeção que por R$25 plugou o
kaptor2000 e diagnosticou 1 cilindro em falha. Antes disto este
mesmo cara havia testado os cabos, velas e bobinas, antes da
montagem, e segundo ele estava tudo ok. Daí ele disse que o problema
poderia ser o módulo flex, ou o módulo de injeção, ou as velas, ou
os cabos... O módulo flex a fábrica revisou, o de injeção troquei
por outro para testar e o problema persistiu, sobrou então as velas
e os cabos de vela. Achei um cara lá em São Mateus que fabrica cabo
de vela sob medida para qualquer veículo, inclusive importados,
fiquei de ir lá para conhecer e fazer orçamento do meu, acabei não
indo mas por telefone ele estimou o orçamento entre R$150 e R$200.
As velas eu encontrei em Santo André em um auto peças especializado
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otaviofilho
13/12/2009, 12:27
Segue dados de contato da empresa:

PAP INJETORES ESPECIAIS
RUA JUQUIA, 22 - RUDGE RAMOS - SBC/SP
TEL 11-4368-1551 OU 11-4365-1818
papinjetores@ig.com.br
PITT, RICARDO OU DIEGO

Um abraço,

Otávio Borges
Gerente Comercial
tel: (11) 2893-6368
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"Não importa o que você queira mudar, mude;
mudar é bom, mudar faz parte da vida.
Kathlen Heloise Pfiffer

"Sonhe alto! Nada pode ser mais medíocre do que sonhar pequeno e seus sonhos
se realizarem. A persistência é o combustível, enquanto a determinação é o
motor. A persistência é seu caminho; a determinação, sua estação de
chegada."
Tom Coelho

"Olhar sempre para a frente é o melhor caminho para não andar para trás."
Maria de Fátima Cardoso - LinkedIn

Scarello_4x4
23/12/2016, 13:34
Olá amigos. Sou novo aqui e não consegui postar minha pergunta. Sendo assim, aproveito a pergunta do amigo para fazer a minha e agradeço se puderem me ajudar. Minha Pajero Full 3.5 V6 98 não está queimando o combustível em 2 cilindros. meu mecânico trocou os cabos, as velas, limpou e testou os bicos, a bobina, testou uma central nova e nada funcionou. Inclusive confirmou que está chegando combustível e que tem compressão. Agora ele entrou em férias e me entregou ela e combinamos que quando ele voltar, irá abrir tudo pois acha que pode ser um problema nas válvulas. Alguém já passou por isso? Sabe o que pode ser? Agradeço a atenção. Abraço a todos.