Ver Versão Completa : spoa trazeiro?
Bom dia senhores do conselho,
Gostaria de saber dos de plantão se é possivel fazer o tal spoa (descobri o que era hoje) só no eixo traseiro, visto que a viatura por vida tem a traseira mais baixa que a dianteira e a mesma esta com gnv.
O $$$$ esta curtissimo, vcs sabem: ipva, iptu seguro, mulher......o tal do kit fess não é recomendavel segundo o forum, arquear muito menos, as molas novas ficam fora do orçamento.
Pergunto: quais os prós e contras desta alteração
Aguardo os conselhos
Você num tem grana para comprar nem molas e acha que rola fazer um SPOA???
:putz::parede:
Abraços,
Bill
Marcos ET
04/01/2008, 11:25
Você num tem grana para comprar nem molas e acha que rola fazer um SPOA???
:putz::parede:
Abraços,
Bill
Tá certo Billj... acho melhor o nosso amigo Tobias transplantar uma ou duas laminas de mola do feixe dianteiro para o traseiro.... sei que isso é um "serviçio" meio porco, mas é o mais barato que pude pensar... o cara abre as molas em casa mesmo, tira umas molas da dianteira (que vai baixar) e coloca atrás (oops!!!) para levantar o carro.....
Ô Tobias! joguei fora meu feixe de molas traseiro semana passada..... e "doei" os dianteiros para um amigo do JC..... pena que vc mora longe.. senao mandava pra vc.
Boa sorte!
vou falar da minha experiencia,Tenho gnv no meu cj, e senti q ele deu uma arriada com o peso , ja q minhas molas n sao novas .. eu coloquei o tal kit fess na parte de tras do carro somente , ele realmente ganhou mais altura e n ficou ruim n, coloquei essa solução pelo msm problema q vc , meu desejo e partir para um feixe de toy , mas como a grana ta curta resolvi fazer dessa maneira , ja estou rodando assim tem uns 8 meses sem problemas rs . ta la ate agora. eu recomendo se for somente para esse proposito, mas escolha uma mola adequada ao seu carro.
fabiano carraro
04/01/2008, 17:15
O BILL ,que malvadeza com o guri,é só ele ç livrar da MULHER........pelo jeito começa a sobrar verba..........:mrgreen:
Caro Marcos ET,
Muito obrigado pela caridade, se fosse perto eu aceitaria as molas mas...... agradeço o conselho mas acho que o serviçio e mesmo porco, e por isso quando puder troco as molas, mas valeu a dica.
Santoro,
Sua ideia e interessante mas se for so na traseira perco metade do valor, correto?
Melhor e deixar como esta e quando der, meter o cartão pra cima e mandar vi da net, porque aqui em alagoas peças, e acessorios para jeep e mosca branca do olho azul.
Mais uma coisa ninguem informou o que é o bendito spoa que vejo direto no forum, vou continuar voando?
Valeu a todos fico muito grato e ate a proxima mancada.
entao , n entendi a parte do valor pela metade ... vc pretendia comprar o kit ?? e tao facil de fazer , basta vc achar 2 molas q sirvam no seu conjunto e fazer os suportes , por isso dei a ideia . como eu ganhei essas peças de um conhecido q tinha o kit eu n gastei com nda , apenas coloquei no lugar , n vejo misterio algum em se fazer .
Caro Fabiano Carraro,
Ja pensei em fazer isso varias vezes, mas se eu fizer ela leva metade do jeep e isso eu naõ vou aceitar kkkkkkk fia da mãe.
Mas o melhor e que ela me acompanha nos passeios eu gosto da encrenca.
Valeu a defesa abraços
Santoro,
Quando sugeris-te o kit veio a cabeça comprar aquele kit que vende na donatti.
Se for possivel fazer o kit so para a traseira, qual seriam as molas que devo usa tenho acesso a de gol e talvez outras.
Diga como faço, gostei da ideia
Marcos ET
04/01/2008, 18:56
Tobias, eu ja tive Kit "eu Fizz" (meu Fess), ja quebrei a kbeça com molas disso, molas daquilo... tira lamina pra ficar mais macio... poe radiografia entre as molas pra melhorar... lixa aqui, lubrifica ali.... (dá uma olhada nos outros tópicos q vc vai ver que loucura) e hoje, arranquei TUDO e coloquei molas da band... e sou feliz! hehehehe
MAS, esperei mto tempo pra colocar estas molas! e quando usava o "fizz" era uma maravilha usar o jeep no asfalto e em estradinhas de terra, mas era uma porcaria sem igual nas trilhas! vc nao tem idéia! cara, o jeep pulava tanto que nem parava no chao! era quase impossível vencer determinados obstáculos...... tinha horas que eu nao sabia se segurava no volante ou no banco... rs
Entao, vou repetir uma conclusao de um tópico enóooorme sobre isso que já morreu a algum tempo: "Se for pra usar o jeep em trilhas levíssimas e asfalto, o Fess é uma boa saída, mas se for pra usar em trilhas, nao é nada bom"
Quando ao SPOA ou SPUA (sao coisas diferentes), ninguem melhor que nosso amigo Billj (como sempre) pra responder isso! rsrsrs
MAS, vou facilitar... SPOA é vc usar as molas sobre o eixo... e SPUA e sob os eixos (original dos jeeps)..... MAS se vc qzer detalhes mais específicos, ninguem melhor que o Billj mesmo pra responder! pode crer!!!
Caro Marcos ET,
Mais uma coisa ninguem informou o que é o bendito spoa que vejo direto no forum, vou continuar voando?
Valeu a todos fico muito grato e ate a proxima mancada.
Bem resumido:
SPUA = Original, molas por baixo do eixo
SPOA = Molas por CIMA do eixo..
este é um mega assunto comentado inúmeras vezes no fórum, pelo botão pesquisa vc consegue encontrar todas as informações, desenho, fotos e comentarios deste tipo de adaptação..
abç !
marcos so pra resaltar , o carro dele n vai pular nas trilhas , com o peso do cilindro dentro do carro , o meu n pula .
Tobias, não se amofine com certas bobeiras.
Quando tiver dúvidas... pergunte. Sempre se aproveita alguma coisa de alguém que responde com seriedade.
Milton Quindim
07/01/2008, 01:56
Tobias, não se amofine com certas bobeiras.
Quando tiver dúvidas... pergunte. Sempre se aproveita alguma coisa de alguém que responde com seriedade.
Além do que tirando meia duzia de bonzões que tem no fórum o resto do pessoal é tudo gente finissima...a maioria sabe como foi dificil no começo e pena que alguns esqueceram disso , acabam pensando que nasceram sabendo e podendo tudo...um abraço e seja feliz com seu jeep...
felipemendes
07/01/2008, 09:41
No final das contas, uma coisa é verdade: fazer SPOA sem ter algum $$ pra gastar é procurar dor de cabeça, além do quê, acho esquisito fazer SPOA só atrás... Eu também partiria para transplantar uma lâmina da frente para trás.
Marcos ET
07/01/2008, 11:19
Santoro! putz, esqueci do tal "cilindro"... é que aqui, no "aquém do além" nao tem esta "novidade" que é o GNV... hehehe eu, por exemplo, usei mto tempo o GLP mesmo, até hj tem a mangueirinha lá na caçamba! rsrsrs
Poizé Felipe, tbem acho! Quando temos $$ pra gastar, a melhor (ou seria a única) opção é fzer o serviço BEM feito.... MAS... como ter $$ é sempre uma questao delicada (demorei tres anos pra instalar as molas da Band no meu jeep), nao pude pensar em nada MAIS BARATO doq tirar um final de semana pra desmontar as molas e transplantar algumas laminas para trás.... afinal de contas, QUALQUER outra coisa que for feita, vai ter que gastar $$.....
Se for instalar Kit "eu Fizz", vc pode usar molas traseiras do Ford Escort ou as dianteiras da Pampa, instaladas com apoio NAS LAMINAS traseiras... OU, vc pode usar as molas traseiras do Celta (que tem a primeira e a última espiral mais fechada) apoiada DIRETAMENTE SOBRE o eixo traseiro (e dianteiro, caso queira), bastando confeccionar um suporte muito simples (aqui no fórum tem até o desenho deles em AUTO CAD, com medidas e tudo mais).... No MEU caso, quando eu usava este recurso, ao instalar as molas helicoidais, tive que tirar algumas laminas para melhorar o funcionamento da suspensao, e isso iniciou um "pobrema" de axle wrap (hehehe sempre tive vontade de usar palavras difíceis aqui no fórum - este termo significa um fenomeno que ocorre nos eixos, quando vc acelera ou freia e o eixo "torce"... se vc acelera muito, a bola do diferencial traseiro, por exemplo, gira e a cruzeta aponta para cima, e se vc freia, faz o contrário) e se vc for subir uma ladeira "daquelas", a roda fica pulando queném doida, jogando seu cambio e motor para frente e para trás, enquanto o diferencial fica chaqualhando podendo até mesmo desconectar o eixo cardan......
Detalhe: Isso tbem ocorre (só que muuuuuuuuuuito menos intenso) com as molas da Toy Bandeirantes.....
No dia 4 você perguntou isso
Mais uma coisa ninguem informou o que é o bendito spoa que vejo direto no forum, vou continuar voando?
sendo que no dia 3 quando abriu o tópico você disse isso:
Gostaria de saber dos de plantão se é possivel fazer o tal spoa (descobri o que era hoje) só no eixo traseiro, visto que a viatura por vida tem a traseira mais baixa que a dianteira e a mesma esta com gnv
Não entendi.
Cara, se está boiando em algum assunto, pesquise, se não deu resultado, pergunte, mas não precisa falar que sabe de algo que na verdade ainda está meio perdido, não esquenta, ninguém nasce sabendo, eu mesmo fiz cada pergunta quando entrei no fórum que hoje quando dou uma repassada nelas caio na gargalhada.
Justamente por não estar por dentro do assunto, tu fez uma pergunta um tanto quanto estranha, eu mesmo nunca vi uma viatura com spoa somente na traseira, e outra, spoa decente é um puta trampo, vai tempo, conhecimento e $$$$.
Acredito que os paleativos que os colegas postaram vão te ajudar por um tempo, dá um resultado satisfatório, daí quando juntar umas latinhas parte para um serviço de 1ª, não desanima.
Precisando é só falar, a turma é bacana, o Bill inclusive, manja demais o cara, de spoa então.:lol:
[]'s
Fala Jeisonk, beleza?
a 1ª pergunta se deu porque achei que colocar as molas em cima do eixo fosse uma coisa simples como estava na foto que encontrei no forum. e a 2ª porque pela resposta que Bill me deu, achei que tinha perguntado ou afirmado algo absurdamente absurdo, mesmo porque na foto estava simples as molas por sima do eixo com amortecedor orige.
Ja percebi que os caras aqui do forum são de primeira gente finissima e sempre dispostos a ajudar. Valeu as forças fico grato:palmas:
De qualquer forma obrigado pelo apoio, vou continuar perguntando o que não sei e pesquisando no forum:palmas:.
Fala Jeisonk, beleza?
a 1ª pergunta se deu porque achei que colocar as molas em cima do eixo fosse uma coisa simples como estava na foto que encontrei no forum. e a 2ª porque pela resposta que Bill me deu, achei que tinha perguntado ou afirmado algo absurdamente absurdo, mesmo porque na foto estava simples as molas por sima do eixo com amortecedor orige.
Ja percebi que os caras aqui do forum são de primeira gente finissima e sempre dispostos a ajudar. Valeu as forças fico grato:palmas:
De qualquer forma obrigado pelo apoio, vou continuar perguntando o que não sei e pesquisando no forum:palmas:.
Não tive intenção de gerar nenhuma polemica com aquela resposta "curta e grossa" que fiz.........
O ponto é simples, qualquer coisa relacionado ao SPOA vai te custar muito, muito mais que duas molas mestres, que na realidade, é tudo que precisa para botar o seu Jeep de volta à sua altura correta...........
Abraços,
Bill
Elmer_Jeep
10/01/2008, 14:12
Você num tem grana para comprar nem molas e acha que rola fazer um SPOA???
:putz::parede:
Abraços,
Bill
Pra quem anda lendo o fórum a mais tempo ja deve ter observado que esse é o jeito do Billj encarar alguns tópicos.
[]'s sem ver motivos pras 'indiretas'
Não tive intenção de gerar nenhuma polemica com aquela resposta "curta e grossa" que fiz.........
O ponto é simples, qualquer coisa relacionado ao SPOA vai te custar muito, muito mais que duas molas mestres, que na realidade, é tudo que precisa para botar o seu Jeep de volta à sua altura correta...........
Abraços,
Bill
Billj cara,
Polêmica é uma coisa que corro leguas, e sua resposta foi na lata, pei buffe e ta correta. estou colocando a foto do que vi pra tu vê que para mim pareceu simples.
Quanto ao que respondi ao Jeisonk, é que no meu caso sou iniciante e falo por mim, fiquei meio acanhado por achar que falei a maior besteria.
Mas isso e besteira, vou continuar perguntando ate tentar chegar ao estatus de pelo menos intendido kkkkkkkk:parede:
Sou pescador desde pequeno, e é dificil encontra no meio, pessoas tao legais e prestativas como aqui no forum. Os jipeiros.
Grandes, foi mal qualquer coisa:concordo: e até a próxima.
Pera pera pera falta a foto. para mim parece simples que tu acha Billj?
Pera pera pera falta a foto. para mim parece simples que tu acha Billj?
Pronto tudo é facil, mais agora me diga, qto tempo será q essa viatura ficou parada, e qto $$ ficou em gastos pra chegar nisso q vc ta vendo pronto? Portanto como disseram não é um serviço facil e econômico pra se fazer (bem feito diga-se de passagem)
abç !!
Pera pera pera falta a foto. para mim parece simples que tu acha Billj?
SPOA no eixo traseiro do Jeep é realmente muito simples, as complicações todas estão na frente. Porém, custo há, começando com a fabricação dos berços para apoiar as molas. Só isso vai te custar igual ou mais que 02 molas mestres. Daí tem a desmontagem, gabaritagem, soldagem, pintagem, montagem, testagem, chegando numa pagagem bem maior da simples trocagem das molas..........
Entendagem??
:mrgreen:
Abraços,
Bill
Marcos ET
11/01/2008, 11:50
Entendagem ficou massa... hehehehehe
To Be or not TOBIAS? eis a questao.... amigo Tobias, eu fiz SPOA no meu jeep e posso garantir que a coisa nao é taaaao simples ao ponto de ser mais barato que trocar molas, nem taaaaao complicado a ponto de ser impossível de ser feita por um simples "posto de molas" (CALMAE gente! tou falando do eixo traseiro)...
Só pra vc ter uma pqna idéia, procura na internet algumas fotos de suporte para SPOA, daih vc tira suas prórias conclusoes!
E SE o seu jeep ficar "olhando para baixo", vc vai querer SPOAr o dianteiro tbem... daih tem um tal "High Steer" que entra no meio, que vai mudar um tal "angulo de ackerman", que vai obrigar a vc usar novas barras de direção, que vai dar um tal "axle wrap", que vai fzer vc querer usar uma "ladder bar", e por aih vai... rs SE eu fosse vc, trocava a lamina... SO SE VC FOR REALMENTE SPOAr A VIATURA é que valeria a pena... no meu caso, foi um trabalho de uma semana!
veja uns exemplos (nao são dos melhores, pois as fotos q eu queria mostrar, estao no computador de casa):
Sergio Rocha
11/01/2008, 13:03
SPOA no eixo traseiro do Jeep é realmente muito simples, as complicações todas estão na frente. Porém, custo há, começando com a fabricação dos berços para apoiar as molas. Só isso vai te custar igual ou mais que 02 molas mestres. Daí tem a desmontagem, gabaritagem, soldagem, pintagem, montagem, testagem, chegando numa pagagem bem maior da simples trocagem das molas..........
Entendagem??
:mrgreen:
Abraços,
Bill
Sacanagem
[]':mrgreen:
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