PDA

Ver Versão Completa : Entrada de ar Samuka - problema



Mineiro do Cerrado
03/01/2008, 13:05
Olá pessoal,

Amanhã devo desmontar o painel do meu samuka atrás de um probleminha.:pensativo:
Sabem aquela entrada de água na frente do para-brisa, então!!! Tá entrado água e vai direto nos pés do passageiro. Não é muita coisa mas, melhor arrumar agora. Alguém já teve este problema?

Já desentupi os "ladrões" de folha e tudo mais... acho que o diabo da peça deve estar quebrada ou desencaixada apenas! Pelo que já ví o acesso a ela é pelo painel... então lá vou eu desmontar aquela tranqueira toda hehehe:mrgreen:
A idéia é aproveitar e colocar o Ar Condicionado para funcionar... já que vou desmontar já tento limpar esse trem e colocar gás pra andar no geladinho :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Já ví um tópico sobre o A/C aqui no fórum... tentei achar na pesquisa e não achei. Por isso refaço a pergunta aqui!

Abraços do Mineiro ( de férias!!! Urrúúúú´!!!:mrgreen: )

Mineiro do Cerrado
03/01/2008, 14:50
Gostaria de dicas para desmontar o painel do Samurai... quem já desmoutou?
Tem como acessar esta peça pelo lado de baixo? Retirando a caixa de ventilação somente?

Mineiro do Cerrado
03/01/2008, 20:04
Esta é a entrada de ar por onde esta entrando água. Alguém já desmontou ela alguma vez???

mir000
04/01/2008, 21:18
Também estou com o mesmo problema!

Consegui desentupir os drenos (tinha folha pra caral¨%$) e melhorou bem...

Mas ainda pinga do lado do passageiro. Me pareceu ser dreno de algum outro local...

Conversei com o meca e ele iria olhar.

Outro lugar que vi entrando água é pelo forro da porta... Acho que vou ter que desmontar e vedar tudo!!!

Acho que molhou durante tamto tempo (to com ele a 6 meses) que tem um podre no assoalho do lado do passageiro!

Se alguém tiver alguma luz no fim do túnel... kkkk

[s]

Mineiro do Cerrado
05/01/2008, 12:42
Mir,

comecei a pouco a desmontar o painel do samuka para uma geral! Tô na luta pra sacar o volate para pintar aquela coluna de direção que já tá um lixo.
Não cheguei ainda na parte do ar condicionado que deve me dar acesso a caixa embaixo daquela entrada... mas tô vendo que vai ser uma puta dor de cabeça desmontar esse painel...:putz::putz::putz: putz!!!

Vc, ou alguém aqui do forum, já dsmoutou o painel do Samuka??? Tô precisando de ajuda para encontrar uns parafusos escondidos...:putz::putz::putz:

Mineiro do Cerrado
05/01/2008, 16:26
Moçada,
Fotos da faxina!

Mir,

acho que achei o defeito é uma borracha reseecada na peça da 3ª foto!
Vou continuar e posto o reseltado aqui ok!


Abraços

Mineiro do Cerrado
05/01/2008, 21:48
Mir,

Uma pizza, uma coca 2L e uma garrafa de café depois o problema está resolvido!!!:-D:-D:-D
Foi um programa em familia... eu e meu pai desmontamos e montamos o painel... meu filho zanzou em tornou, ajudou um pouco e tomou um choque pra ficar esperto hehehe:mrgreen:

Mas, vamos ao que interessa.
A tomada de ar externa toma toda a frente do painel, mas o caso é que o Ar/Condicionado fica do lado do passageiro. O problema estava nas espumas que faziam o vedamento da ligação entre o Ar/Cond e a caixa coletora. Com o tempo (aquele troco devia ser original ainda!!!:shock:) a espuma esfarinhou... e a ficava vazando no encaixe!
Solução, espumas novas e um pouco de cola de silicone para vedar de vez!!!;) uma solução rápida e simples. Derramei 3 pet de água e não voltou a vazar!!!
Mas descobri que como vc o banco do passageiro esta com uma puta ferrugem no ponto de fixação traseiro. Um burraco pra falar a verdade:putz::putz::putz: Lá vamos nos de novo!!! hehehe

Ah! O tubo central de distribuição do Ar/Cond também usa a tal borracha também ganhou uma nova! Assim já voltou a vedar 99%. E as outras mangueiras também ganharam um banho!!! hehehe.
Agora só falta colocar gás e andar no geladinho hehehe:dance:

Seguem fotos da desmontagem, des algumas peças limpas e do lugar onde estava vazando água!


Abraços

mir000
06/01/2008, 16:31
Opa!

Que trampo desmontar tudo, hein?

A viatura tá no estaleiro e semana que vem eu estou saindo de férias...

Mas assim que voltar vou verificar tudo!

O teste de drenagem da água do parabrisa eu já fiz e tudo OK. Mas em um dia de chuva ainda pingou do lado do passageiro, devem ser essas borrachas do AC.

Bom, já tenho uma luz no fim do túnel... kkkkkk

Valeu

Abraços

Poc
07/01/2008, 17:49
Meu carro tb esta com o mesmo problema, só que qualquer chuva inunda o carro, vou juntar bastante coragem e fazer igual a vc. Valeu pelas dicas e fotos.[]s

Mineiro do Cerrado
07/01/2008, 19:04
Poc,

Se vc tiver um amigo que goste destas coisas, um irmão ou mesmo um pai para ajudar facilita muito! Pois dois trabalhando rende bem... fizemos tudo em um dia, mas se você puder deixar o jipe parado 2 ou 3 dias ai dá pra fazer um trabalho bem mais legal de limpeza e recuperação das peças! Esse desmonte todo na verdade começou com a coluna da direção que eu queria recuperar e pintar pois o plástico já esta carcomido pelo sol... bem nos empolgamos e terminamos desmontando tudo!!!

Não tem segredo... só uma dica é pegar uma fita crepe e ir identificando os fios dos chicotes eletricos que vc vai ter que desconectar! Fora isto tudo é meio óbvio naquele painel...

Manda ver!!!

Abraços

enio chagas
07/01/2008, 19:55
Mineiro,

Que tal você colocar uma descrição (textual mesmo), de onde estão todos os "segredos", só pra quem for desmontar não ter que passar pelo mesmo sofrimento?
Faz aí um how-to.

Abraço!

Mineiro do Cerrado
07/01/2008, 22:18
Enio,

Amanhã ou depois faço esta descrição sim!:concordo:
UMa pena que minha máquina teve um conflito de memória e várias fotos não sairam!!! deram "erro de arquivo" grrrrrr:mad::mad::mad:

Gigantin Samurai
08/01/2008, 19:57
Eu também tenho o mesmo problema; pinga água no pé da embreagem quando chove. É foda.:putz:

Eu achava que o parabrisa tinha sido mal vedado e já tava providenciando uma nova vedação.

Vou verificar se o problema é realmente o mesmo e, de qualquer forma, valeu pelas dicas.:concordo:

Mineiro do Cerrado
08/01/2008, 23:45
Bem vamos por partes como diria Jack, o estripador! Vou postar apenas a desmontagem do painel hoje ok! (depois alguém me ensina como colocar as fotos entre o texto!?)

Ferramentas:
Uma boa chave philipis e você desmonta quase tudo naquele painel. Uma chave de fenda pois sempre achamos um parafuso que não é mais o original! Um alicate de bico fino para ajudar com algumas conexões mais chatinhas. Fita crepe e caneta para identificar as conexões que você vai desplugar ao longo da depenagem! Um martelo leve e um saca volante. Essa última como eu não tinha improvisamos furando uma chapa de ferro nos dois extremos (devidamente medido com a distância e o diâmetro dos parafusos que vão auxiliar a sacar o volante.)

Começando o desmanche!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

:arrow: Desligue a bateria! Afinal vc não quer correr o risco de causar um curto e queimar toda a parte elétrica ou pior por fogo na viatura!:shock:

A primeira coisa a sacar é o volante. A tampa da buzina é pressão só puxar!
Pela parte de trás do volante você acessa e desparafusa a armação da buzina.
Em alguns casos o volante pode sair com facilidade só o puxando com força. Caso não saia use um saca volante.
Desparafuse a capa da coluna de direção; desparafuse o sistema de comandos (setas, faróis e limpador) são 4 parafusos pequenos; desconecte os chicotes deste sistema para poder tirar a parte de cima da coluna de direção.

Seguindo... O painel de instrumento é preso por 4 parafusos bem visíveis. Tirou puxe com cuidado, desconecte o velocímetro (de pressão) os chicotes e desplugue o fio terra (cor verde) do painel.

O próximo painel é o central. Se tem rádio instalado puxe e mande longe!
Retire o cinzeiro, a placa de metal que ficou no painel tem dois parafusos, um em cima e um no fundo, retire-os.
Puxe as ponteiras dos comandos da ventilação.
Por meio da cavidade deixada enfie a mão e pressione levemente a frente do controle do ar condicionado (é só pressão). Soltou, puxe com cuidado, desconecte o comando do Ar Condicionado e retire a lâmpada da iluminação (a lâmpada é só torcer e puxar bem de leve para não quebrar os encaixes).

Neste compartimento vc vai ver 4 parafusos retire-os todos!
Agora na parte de baixo do painel são mais 3 parafusos saque-os fora!
Na parte de cima tem dois parafusos longos escondidos por umas capinhas de plástico. Tire-as com cuidado para não machucar o plástico do painel e saque-os fora também.
Beleza... o espelho do painel central já esta solto na sua mão! Pro tanque sabão e puxa nele hehehe!!!:mrgreen:

Seguimos retirando o painel. Comece pelos parafusos das laterais, são 4, bem fáceis e visíveis.
Na parte inferior do painel vai achar mais dois, um em cada extremidade. Abaixo do porta luvas e do lado esquerdo do volante.
Na parte superior três capinhas cobrem os outros parafusos. Retire-as e desparafuse tudo. Uma dica as laterais tem um parafuso cada, direto e simples, o suporte central tem 4 parafusos, mas não precisa tirar os 4. Você vai ver que existe um suporte onde o painel se apóia. O parafuso diretamente à frente segura este suporte, os laterais apenas ajudam a encaixar (pois nestes pontos o painel tem um rasgo de modo que é só puxar que ele sai.) Retire apenas o parafuso que esta de topo (em quase 90º com a linha do horizonte) Tirou ele desencaixe o painel empurrando para cima e depois puxando. Não saiu né!!!!
Lógico esquecemos um lugar...:parede::parede::parede: É no porta luvas e que se esconde a chatice Mor... sabe o trem de destravar o capô! Pois bem aquela inhaca não sai! Vc desparafusa as laterais e o fundo do porta luvas. Mete a mão por trás até alcançar o cabo de aço. Ele tem uma rosca, solte ele, pois isso vai facilitar. Depois dobre a parte interna do porta luvas e faça-a passar pelo restante que é parte do painel. Parece que vai quebrar, mas não quebra!!!
Agora se não esqueceu nenhum parafuso ele vai se soltar e seus problemas começam ai! Hehehe:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
:arrow: Os chicotes elétricos estarão fixos ao painel por aquelas presilhas que parecem um metal maleável. Vá com calma soltando todos os fios antes de tirar o painel para fora do carro.
As magueiras do ar condicionado vão ir se soltando e caindo... liga não, é como LEGO depois você monta de novo!
Bem o painel e as mangueiras do Ar Condicionado já estão fora, Taca um detergente nisso tudo que deve estar medonho de tanta inhaca, craca, crosta, macucu, enfim sujeira acumulada por anos à fio!!! Hehehehe :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Eu paguei uma daquelas máquinas de pressão e mandei ver... o painel ta pretinho, até parece novo hehehe :roll::roll::roll:
Substitua, pinte, troque, jogue no lixo o que não quer mais etc.. etc e tal

Para colocar no lugar é só ler de trás pra frente!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Por hoje é só pessoal, Abraços....

MUTS
09/01/2008, 22:31
Tanto meu antigo Metal Top como o atual Canvas pinga agua no pé, mas apenas com chuva forte.... já desmontei, procurei e não consegui resolver o problema..

Acho que é cronico nos samurais...

Se alguém tiver a solução não esqueçam de postar aqui !!

Abs

enio chagas
10/01/2008, 02:57
Bem vamos por partes como diria Jack, o estripador! Vou postar apenas a desmontagem do painel hoje ok! (depois alguém me ensina como colocar as fotos entre o texto!?)
...


:palmas::palmas::palmas:

Cara, isso é que é how-to! Agora até me animei pra fazer uma faxina no jiponês, sem medo que quebrar os "prásticu"!

Valeu! :concordo:

Mineiro do Cerrado
15/01/2008, 10:45
ALEGRIA DE POBRE DURA POUCO!!! :( A solução é rir pra não chorar!!! :-P

Desmontei o bicho todim... montei e tava todo feliz indo colocar gás pra potar pra gelar de novo (pois só quem já andou de samuka na chuva sabe como aquele vidro embassa!!!) Bem ai o diabo do Ar Condicionado estraga a ventuinha!!! tudo padím na hora que eu viro as alavancas...:parede::parede::parede: Eu podia ter trocado aquela merda toda quando o bicho estava desmontado... ô sacola!!! :parede::parede::parede:

Agora também vou pensar com calma...:putz:
Queria perguntar se alguém já montou outro Ar Condicionado no samurai? Pois tô pensando em arrancar aquele e botar um novo!!! Alguma dica antes que eu desmonte aquela carniça denovo!!!:evil:

Abraços

Marcos W
31/05/2008, 12:42
Eu to precisando fazer isso no meu tb, só ta faltando tempo e coragem.

Estou com o mesmo problema, quando chove entra água no lado do passageiro.

Parabéns pelo tutorial!!!! :concordo: Quando eu iniciar a minha saga na desmontagem vai ser de grande ajuda.

Jalisson
12/09/2009, 00:20
Olá parceiros!

Segue anexo o manual de instalação do Ar-Condicionado.

Tem muita coisa boa e mostra os pontos do painel tb (fixação).

Abraços

Jalisson
20/09/2009, 23:37
Olá parceiros!

Desmontei o painel todo de meu Canvas neste fim de semana.

Deu tudo certo.

Fiz toda limpeza e ainda organizei as fiações extras (som, conta-giros, antena....)

As dicas do Mineiro me deram coragem e são de grande valia.

Quanto ao cofre: é meio chatinho, mas a capa sai na boa!

OBS.: Tem que ter um boa chave philips (estrela), se não você fica na mão! e não esqueça de desligar a bateria!!!

:concordo: