PDA

Ver Versão Completa : PISTA PARA INDOOR



Aurélio
07/06/2004, 13:54
Amigos,

Alguém tem uma planta ou poderia me fornecer algumas dicas para construção de uma pista de indoor para jeep?

[]'s

leitao
13/06/2004, 13:47
Aurélio,

Já construí 3 pistas e foi o coordenador do campeonato Mineiro de Jeepcross em 99.

ME ligue para conversarmos.... mas aí vai algumas sugetões:

1) A pista deve ser necessariamente dupla. Entre 750 metros e 2.000, nem mais nem menos.

2) O uso de foto-células é fundamental para uma prova profissional e de qualidade. O uso do sistema de FILA-ÚNICA é fundamental e já é usado desde 2000 nas principais provas e campeonatos como no Fenajeep em Brusque, em todos os campeonatos do Sul e de São paulo. ME ligua para que eu te exclique o que é a FILA-ÚNICA>

3) A pista deve ser plana, apenas com alguns saltos pequenos (máxino de meio metro) e com afundamento e laterais de terra (pelo menos 40 cm). DEve haver escoamento para agua no caso de chuva e espersores de água em algums pontos da pista. A irrigação deve ser regular ou não deve haver nenhuma.

4) não deve haver curvas muito fechadas de exijam manobras. É um absurdo!

5) Subidas íngremes e chuva podem arruinar sua prova.

6) DEve haver necessáriamente uma categoria Geral para 4x4 e outras categorias ou sub-categorias para estimular tanto os carros muito preparados, como os pouco preparados e originais. Me ligue para detalhes.

7) A segurança é fundamental, deve ser proíbido voltas de reconheciemntos ou treinos. O sistema de FILA-ÚNICA resolve estes problemas.

LuizCabral
18/06/2004, 12:24
aqui em natal eu ja corri tanto em pistas duplas quanto em pistas unicas. O ideal eh colocar obstaculos variados; nao muito pesados mas que possam medir realmente a capacidade do carro e do piloto. Eh claro lembrando que os obstaculos nao podem ser muito pesados pq se nao vira um endurance trial em vez de indoor.
Se eu fosse fazer uma pista de indoor eu colocaria areia de duna, lama, água, chão duro (pedra) etc.

andretomasi
18/06/2004, 18:57
Marcelo,

Podia explicar pra todos nós aqui a tal da fila-única :wink:

[ ]´s

leitao
19/06/2004, 20:31
PessoALL,

Filá-única é o sistema de cronometragem+regulamento que permite dar mais dinânica e segurança a provas de jeepcross tipo indoor.

POde ser usado em pistas simples, duplas, triplas, quadruplas, etc...

É usada a muito tempo na Fenajeep em Brusque e demais provas na região Sul e SP.

Consiste em utilizar uma fila-única (igual a de bancos) para a largada do Jeepcross... não existe sorteio, não há separação de categorias ou carros nas tomadas de tempo.

São definidos horários para início e fim de cada etapa da Prova (ex: etapa de classificação das 9:00 as 12:00 e etapa final de 12:30 as 14:00)

OS carros fazem a tal fila única e vão entrando dois a dois (no caso de pista dupla) na pista e largando... pode haver a inversão imediata ou não, os carros após a primeira tomada entram novamente no final da fila.

Este sistema permite mais dinâmica na prova, uma vez que não há interrupções... e permite que os pilotos dêem muitas voltas (que podem ser limitadas em 3,4,5 em cada etapa conforme o número de participantes)

Caso algum carro estrague outro toma seu lugar e o carro que estragou volta para o final da fila onde pode ser reparado.

A hora de entrar na fila ou na pista passa a fazer parte da extratégia da equipe. O número de voltas tb.

não é necessário o uso de bumps, bandeira ou outra demarcação nas pistas... caso algum competidor cometa alguma irregularida na volta está volta é simplesmente anulada e o carro volta para o final da fila.

OS pilotos vão eliminando as piores voltas de cada pista (interna e externa)

Os melhores (geralmente 50% dos competidores) vão para a faze final.

O sistema evita que um competidor viage muitos Km para fazer apenas uma volta ou nem isso.

É ideal para uso de foto-células.

Evita os treinos livres (que geralmente são perigosos), os pilotos vão melhorando seus tempos a cada volta.

Diminui o fator sorte, com chuvas inesperadas e falta de irrigação. Uma vez que muitos podem voltar a pista e melhorar seus tempos.

O sistema permite que a prova começe e termine em horários programadas, evitando o sofrimento do público com atrasos e dos pilotos.

GEralemnte com provas entre 20 e 30 competidores 50% passam para a fase final... Provas com mais de 30 competidores é aconselhável que nó máximo 30 competidores passem para a fase final.

Muitas categorias podem correr juntas: gaiolas e Jeeps e força livre e originais... Os próprios pilotos podem eventualmente estar formando as duplas na fila.

No caso de muitos competidores como em brusque a prova pode ser feita em 2 dias.

A vantagem deste sistema é tão grande que eu simplesmente não participo de provas que não adotem este sistema e suas vantagens.

Perguntas?

bruno_
16/07/2004, 23:29
leitão eu tbm gostaria de alguns modelos mas pode ser modelos mais simples somente para a galera brincar nos finais de semana temos aqui em sao sebastiao do paraiso um terreno com pouca declividade e nos vamos andar de gaiola se vc puder nos ajudar


Obrigado :D

leitao
19/07/2004, 12:54
Vcs vão precisar de uma Retro e um trator de esteira tipo D4 ou maior.

O Ideal é fazer uma pista dupla, o mais larga possível, com curvas o mais suaves possíveis (de alta) e apenas pequenos saltos com kings menores que 60 cm.

É importante fazer um rebaixamneto em toda a pista de modo a criar um guard-rail natural. Geralmente rebaixamos a pista de 30 a 50 cm o que com o acumulo da terra que é depositada nas laterais´proporcionam uma proteção de um metro ou mais.

Entre as pistas deve haver tb o guard-rail natural de terra.

A pista deve ser pensada e funcionar seca, porém tb deve ser planejada para não ficar intransponível na chuva. Façã ladrões...


Uma reta e uma curva podem ser molhadas... não tente molhar a pista toda... é muito difícil manter uma irrigação por igual na pista. Concentre a água disponível em apenas uma área. Tente manter a irrigação por igual nesta área em intervalos regulares...

Curvas muito fechadas devem ser evitadas... acaba dimunuindo muito a velocidade e a emoção... nunca faça curvas que exijam manobras... nunca faça atoleiros intransponíveis e kings altos e perigosos.

Nunca façã a pista em 8 com interseções, pode ser em 8, mas sem a interseção central.

Uma pista famosa e que pode ser usada como modelo é a da Fenajeep de Brusque-SC, procure por fotos.

As curvas podem ter caimento, sempre positivo.

Não esqueça dos ladrões para dias de chuva... vc não quer construir uma piscina. :shock:

A largura ideal de cada pista (lembre-se de fazê-la dupla e paralela uma da outra) é de duas lâminas da retro... as curvas podem e devem ser mais largas com 3 lâminas.

Me ligue para mais detalhes ou para tirar alguma dúvida.

bruno_
19/07/2004, 14:11
Marcelo Muito obrigado pelas dicas :D
tenho certeza que aosta vai ficar muito boa :twisted:

bob_f
15/06/2005, 23:16
Poderias me dar uma dica... tenhu a foto celula, qual eh o programa q devo usar para a classificação, asoma dos tempos de dentro e de fora (2 pistas) dandu o resultado parcial ou final.
Eh planilha ou eh programa ???? ALguem konsegue issu ??? Pago !!!!
Velu e Abraço

Marcelo Leitão
16/06/2005, 14:23
Aconselho o uso de planilha Excel...

O ideal mesmo é fazer uma planilha manual, onde o tempo será anotado e rubricado pelo piloto. Depois este tempo será jogado na planilha excel.

Pode ser usado um cartão de tempos, como no rallye... os tempos são anotados no cartão e transcritos na planilha manual que será lançada em um nootebook... tudo na hora.

A responsabilidade do cartão é do piloto. No final o cartão é recolhido para conferência.

Outra coisa importante é manter um placar com a melhor volta de cada piloto... pode ser um quadro negro e giz, ou um quadro branco com caneta de retroprojetor.

No sistema de fila única as piores voltas são descartadas e so aproveita a melhor da pista interna e a melhor da pista externa. DEsta forma é só modificar o placar quando o tempo de um piloto melhorar.

Monte uma equipe:

1) Controle de chegada - que irá anotar no cartão do piloto, na planilha e pegar a rubrica do piloto.

2) Apurador - que irá lancar da planilha para o notebook e emitir as parciais.

3) Divulgador... que irá lançar os melhores tempos no placar e informar o locutor dos tempos para serem lidos para o público e equipes.

Estas 3 pessoas e seus ajudantes dão conta de toda apuração e divulgação.

Abraços,

Leitão

WOT
16/06/2005, 14:57
Eu vejo como uma boa opção para o problema de ficar trocando de pista, um sistema q fizeram no "Race of Champions" na França.
A pista era longa com várias curvas, mas em certo ponto do percurso, as 2 pistas se cruzam, concordo que é perigoso com já foi falado, mas o que eles fizeram foi construir uma ponte sobre uma das pistas, assim uma pista fica por baixo da ponte e o outro competidor passa por cima, eliminando assim a espera dos espectadores e o trabalho dos pilotos na hora de trocar de pista, como é feito por exemplo na FENAJEEP.
Eu acho que DESDE QUE BEM CONSTRUÍDA, a ponte só tem a melhorar a dinâmica da prova, aumentando a satisfação dos espectadores, e facilitando também na cronometragem, pois assim a volta seria corrida, e o piloto passaria pelas 2 pistas sem ter que parar, portanto seria como se estivessem cronometrando 1 só volta

akio nishikawa
14/08/2007, 22:58
Aconselho o uso de planilha Excel...

O ideal mesmo é fazer uma planilha manual, onde o tempo será anotado e rubricado pelo piloto. Depois este tempo será jogado na planilha excel.

Pode ser usado um cartão de tempos, como no rallye... os tempos são anotados no cartão e transcritos na planilha manual que será lançada em um nootebook... tudo na hora.

A responsabilidade do cartão é do piloto. No final o cartão é recolhido para conferência.

Outra coisa importante é manter um placar com a melhor volta de cada piloto... pode ser um quadro negro e giz, ou um quadro branco com caneta de retroprojetor.

No sistema de fila única as piores voltas são descartadas e so aproveita a melhor da pista interna e a melhor da pista externa. DEsta forma é só modificar o placar quando o tempo de um piloto melhorar.

Monte uma equipe:

1) Controle de chegada - que irá anotar no cartão do piloto, na planilha e pegar a rubrica do piloto.

2) Apurador - que irá lancar da planilha para o notebook e emitir as parciais.

3) Divulgador... que irá lançar os melhores tempos no placar e informar o locutor dos tempos para serem lidos para o público e equipes.

Estas 3 pessoas e seus ajudantes dão conta de toda apuração e divulgação.

Abraços,

Leitão
Boa noite galera!!
Estamos planejando a construçao de uma pista aqui no sitio, pra turma brincar nos fins de semana..Ja temos o local, as fotos estao na galeria, no meu nome.So precisamos de alguns palpites, todos sao bem vindos...Alguem pode nos ajudar?Temos um traçado mais ou menos definido, mas nao temos muita experiencia no assunto.Aos entendidos no assunto, agradecemos as opinioes!
Saudaçoes!

Italo Morais
10/07/2012, 22:48
Gostei das dicas , muitas informações importantes

Murillus
05/09/2012, 18:18
assinado... muito boas as dicas...