Conectar

Ver Versão Completa : Fibrar o assoalho: trabalho "porco" ou saída interessante?

Marcos ET
02/01/2008, 17:56
Amigos do fórum! feliz 2008!!!!

Depois de algumas horas conversando com um amigo, que é dono de um CJ3A igual ao meu, sobre a melhor maneira de arrumar o assoalho do jeep dele, apareceu a idéia de aplicar fibra de vidro diretamente sobre a lata... (detalhe: NAO haverá retirada da lataria original)

Pensamos em levar a carroceria até o jateamento (jato de areia) para tetirar "o que der" pra tirar... (o assoalho do jeep está em péssimas condições, muitos muitos buracos... o dono do jeep tem medo de meter o jato de areia e nao sobrar nada pra contar história) Assim, com a superfície porosa, aplicaríamos perfis em "L" em alguns pontos do assoalho (para aumentar a rigidez) e, por cima, seria adicionado a fibra de vidro em camada relativamente grossa em todo o assoalho dianteiro do jeep, pegando também a parte da lataria lateral e parede corta-fogo. Da mesma forma, seria aplicada a fibra de vidro na parte externa-inferior do assoalho, na parte de baixo do jeep, montando um "sanduíche" de fibra-metal-fibra.

Para a preparação, seriam feitos outros furos no assoalho, para permitir uma melhor aderencia entre as partes superior e inferior.

A parte onde vai fixada a tampa do cambio nao seria fibrada, permanecendo original, bem como nao seriam obstruidos os drenos originais que ficam na lateral do CJ3A....

O assoalho da caçamba nao necessita ser alterado.

Pensamos nesta alteração pelos seguintes motivos:
- a substituição do assoalho do jeep por outro metálico nao evitará nova oxidação posterior, exigindo maior cuidado com a montagem, soda, preparação quimica e aplicação de tinta.
- Aplicando a fibra, com a resina e catalisadores adequados, a aplicação direta de tudo isso sobre a lataria existente (previamente jateada e protegida contra corrosao) constituiria um assoalho "imune" a corrosao futura, além de poder receber pigmento na resina, dando um acabamento homogeneo e fácil de recuperar em um improvável evento que quebre tudo.
- O assoalho metálico nao retém calor transmite ruídos do veículo para dentro do habitáculo.
- O assoalho de fibra retem (um pouco) do calor do motor e escapamento, e também "abafa" (um pouco) os ruidos externos...
- A solda do assoalho metálico poderá causar novos pontos de corrosao na lataria das laterais do jeep, necessitando de um cuidado extra para que isso nao ocorra
- A aplicação da fibra sobre a lata do assoalho aumentaria a resistencia do mesmo e eumantaria a resistencia da junção assoalho-lateral. Torção da carroceria? bom, a fibra vai mudar isso, tornando o conjunto mais rígido, se for bem aplicada, nao descolará da lataria.... (furos na lataria, em espaçamentos programados, "amarrarão" as partes interna e externa)

Mas... acima de tudo....
NAO ENFERRUJA - NAO ENFERRUJA - NAO ENFERRUJA.......

Entao, por estes motivos, gostaria de saber da experiencia de vcs, ou se tem algo que eu nao pensei... algo que pudesse inviabilizar a idéia.... Já vi o pessoal discutir algo parecido aqui no fórum ( pessoal do Niva, falando em montar uma piscina no assoalho do carro), mas já vou adiantando que lá a coisa nao vingou, pois a conversa era mais ou menos assim: "pessoal, quero montar assoalho com fibra+lata+fibra, oq vcs acham?" e a resposta era algo tipo "nao vai ficar bom, pois nos pisos com BORRACHA deu ferrugem..." ou ainda "nao vai funcionar pq os emborrachados nao aderem a lataria..." Entao, gostaria de pedir para evitarem comparar a fibra de vidro com os materiais emborrachados que, a meu ver, tem comportamentos muuuuuuuuuuuuuuuito diferentes, tanto em aderencia, quanto em flexibilidade... ok?

Como o dono é meio "exagerado", ele tá pensando em aplicar aquela manta asfáltica sobre a fibra.... rsrsrs

Beto Lacerda
02/01/2008, 18:33
1-se num tratar direitinho a chapa enferruja por dentro da fibra , igual reforços de vergalhão em carroceria de fibra tabajara .
2- se tratar direitinho a chapa , com o tempo e a vibração a fibra vai raspar o tratamento fora , e vai enferrujar por dentro da fibra , criar bolhas e um dia a fibra racha e aparece tudo podre por dentro .não tem como isso não ocorrer , pois com a troção da lata a fibra de cima anda mais que a de baixo .. pega 3 pedaços de papelão , coloca um sobre o outro , agora dobra um pouco , viu como o de cima fica "menor" que o de baixo ? imagine isso acontecer milimetricamente no seu sanduiche de fibra lata fibra , uma hora aparece uma frestinha onde entra ar e pronto ja vai começar a oxidar a chapa ...
[]'s

Marcos ET
02/01/2008, 18:46
Falae Beto, blza?

Cara, eu pensei nestas "micromovimentações".... mas pensei tbem nos perfis em "L" sobre e sob o assoalho, e na furação de toda a chapa, e no jateamento para aumentar a aderencia da fibra, e na camada "reforçada" para inibir este tipo de comportamento de maneira exagerada....

No fim das contas, se além de tudo isso nao funcionar... será que a saída seria aproveitar o "resto" do assoalho para tirar o molde, e depois descartar TODA a lataria? Gostaria de ter mais opinioes antes de partir para uma "assoalhotectomia".. rs

Beto Lacerda
02/01/2008, 18:50
jateia , como disse que ia fazer , da um fundo bomna chapa e mete um liner por cima .
o Rhino é o melhor , de PU , dificil achar por aqui mas existem similares ...
http://www.rhinolinings.com/applications.php?id=24&pid=19
[]'s

Marcos ET
02/01/2008, 19:01
Cara, juro que nao conhecia isso daih..... vi algo parecido a algum tempo atrás na 4x4& Cia, este produto tbem nao teria as mesmas "dificuldades mecanicas" que a fibra? (respeitadas as suas diferenças básicas) Tipo: Se a fibra apresenta os problemas q vc falou, mas pode dar certo se for bem aplicada, nao seria melhor doq importar isso dai? (custo-benefício)???
Posso estar falando besteira, mas é pq nao conheço o produto...

Para o Jeep do meu amigo, acho que nao serve, pois o assoalho tá muito danificado... mas para o meu, putz, deu vontade de aplicar no jeep INTEIRO! por dentro e por fora!!! hehehehehe

Alguem sabe onde encontrar este produto?

Beto Lacerda
02/01/2008, 19:05
o Rhino é de PU e tem uma certa elasticidade , é uma "resina emborrachada" digamos assim .
[]'s

Marcos ET
02/01/2008, 19:23
Pozé Beto, entao, qual seria a vantagem entre "emborrachar" e aplicar este produto? somente a resistencia? sera que ele tbem nao vai acabar "descolando", infiltrando água... enferrujando a lataria e amolecendo tudo....? se acontecer a mesma coisa, ainda vejo vantagem em aplicar a fibra, pois se agarra da mesma forma, a fibra ainda vai dar a resistencia que o assoalho tem que ter, pois esta muito deteriorado.....

Beto Lacerda
02/01/2008, 19:38
da uma olhada no site dos caras que vc vai ver que se trata de algo mutio superior a uma simples emborrachamento .
e garanto sem sombra de duvidas que a adesão a chapa da resina de pu do Rhino vai ser incomparavelmente superior a adesão da fibra .. se é que vai existir adesão entre a fibra e a chapa .
[]'s

praiasecacustom4x4
02/01/2008, 20:02
ola Marcos
eu trabalho da 15 anos com as fibra,fazendo um trabalho de revestimento de chapa em fibra a adesao fiqueri boa ate a primeira saida em offroad o ate o primeiro dia bem insolarado ,a vibraçao e as dilataçao termica da chapa metalica souincompativel com a fibra.esta muito melhor colocar um pedaço de madeira como reinforço que aço.
a fibra nao tem dilataçao e tem diferente deformaçao elastica.
eu trabalho muito com o rhinolining,funciona de verdade,eu uso como revestimento de peça e acesorio em fibra.
fabrizio

Beto Lacerda
02/01/2008, 20:06
Fabrizio , onde tem conseguido comprar o Rhino em terras brasucas??
[]'s

Luciano SHAKALL
02/01/2008, 23:11
"... mete um liner por cima ... o Rhino é o melhor , de PU , dificil achar por aqui mas existem similares ... http://www.rhinolinings.com/applications.php?id=24&pid=19
"... o Rhino é de PU e tem uma certa elasticidade , é uma "resina emborrachada" digamos assim ..."
"... eu trabalho muito com o rhinolining,funciona de verdade,eu uso como revestimento de peça e acesorio em fibra..."

"... Fabrizio , onde tem conseguido comprar o Rhino em terras brasucas?? ..."

Esse produto (Rhino, ou Rhinolining...), é algo semelhante a esse descrito no tópico Arma Coatings - Alguém conhece? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27047) ?
Reiterando a pergunta do CAmaRAda Beto: Tem pra vender aqui? Quanto? :pensativo:

VALEU!!!

PS.

"... Já vi o pessoal discutir algo parecido aqui no fórum ( pessoal do Niva, falando em montar uma piscina no assoalho do carro), mas já vou adiantando que lá a coisa nao vingou, pois a conversa era mais ou menos assim: "pessoal, quero montar assoalho com fibra+lata+fibra, oq vcs acham?" e a resposta era algo tipo "nao vai ficar bom, pois nos pisos com BORRACHA deu ferrugem..." ou ainda "nao vai funcionar pq os emborrachados nao aderem a lataria..." Entao, gostaria de pedir para evitarem comparar a fibra de vidro com os materiais emborrachados que, a meu ver, tem comportamentos muuuuuuuuuuuuuuuito diferentes, tanto em aderencia, quanto em flexibilidade... ok?...""Telefone sem fio" é phod@... :putz: :parede: :twisted:

O "pessoal do Niva" não queria montar uma piscina no assoalho do Jipe não :stop: :discordo: ...

O termo "piscina" foi usado ironicamente no tópico Assoalho como piscina!!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29028), fazendo uma brincadeira (em referência ao material que seria utilizado (Fibra)...
Tenho certeza que vc entendeu, mas não sei a respeito dos demais que não viram o tópico "original", e leram apenas da forma que vc postou aqui... :-?

A idéia do pessoal lá, era fazer uma composição estilo "sanduíche" (Fibra-Lata-Fibra) - exatamente o que você (seu amigo :mrgreen: ) estava pensando em fazer :rolleyes: ,
e eles (os niveiros), realmente, desistiram da idéia, pelos mesmos motivos expostos aqui pelo Beto! :concordo:

[]'s

Beto Lacerda
02/01/2008, 23:24
Esse produto (Rhino, ou Rhinolining...), é algo semelhante a esse descrito no tópico Arma Coatings - Alguém conhece? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27047) ?

ao meu ver são produtos semelhantes , porém Rhino é aplicado frio
[]'s

GBarros
03/01/2008, 10:23
Sei que o assunto gira em torno da adaptação da fibra com a parte de metal do assoalho, mas quando comprei meu jipe, ele não tinha assoalho, aí parti pra questão de comprar um assoalho original (que eu acho que tem a chapa muito fina e logo daria corrosão novamente) ou adaptar uma chapa alternativa, mais grossa, mas resistente. Taí, coloquei ela mesmo, optei por uma chapa que o vendedor deu o nome de "usipiso" (aquelas semelhantes as que tem no piso de onibus, mas a que usei era de ferro, já que as de onibus são de aluminio). Pois é, mandei cortar já na medida certa e soldei as barras de sustentação do assoalho por baixo, sem problemas. A chapa tem + ou - 40 mm de espessura, dei tratamento anti ferrugem antes e joguei tinta em cima. Espero que dure, pois o proprio lanterneiro me garantiu isso. Se alguem se interessar, passo fotos. Abração.

[]´s usando alternativas pra durabilidade das viaturas.

Marcos ET
03/01/2008, 11:45
O Luciano! blza? cara, eu entendi sim.. realmente, postar "montar uma piscina no niva" foi mais uma brincadeira com uma pitada de provocação (aquelas tipo: "se eles tivessem comprado um jeep de verdade, isso nao teria acontecido"... hehehehehe)

GBarros, sei qual é a chapa q vc comprou, e já pensamos nisso... mas ainda procuramos outras alternativas... encontramos estas chapas de aluminio mesmo, em um FV que tinha uns "pedaços de onibus", mesmo assim, ela é muuuuuuuuuito cara!

Beto, em outro post vc falou algo como "se a fibra realmente aderir a lata" e coisa e tal... cara, minha insistencia (e aparente teimosia) em "colar" a fibra na lata é justamente por pensar que a fibra tem ótima aderencia a lata e que a idéia surgiu depois de ver um amigo nosso que aplicou fibra diretamente no assoalho de uma "Kombi" a uns cinco anos atrás, e tá tudo lá, intacto e sem oxidação! E este nao foi o único exemplo que vi de fibrar um assoalho... pois quando eu morava no Rio de Janeiro, via muito Chevette, brasília e Fusca com esta aplicação de fibra no assoalho sem jamais ter ouvido falar que deu problema...

Isso sem falar naquelas antigas Pick-Ups cabine dupla que eram metade lata, metade fibra..... (e só pra lembrar, aquelas RACHADURAS que apareciam na fibra era sempre na junção da cabine para o que seria a antiga caçamba, que tinha pontos de flexao original de fábrica e eram ignorados pelos "fabricantes" de cabines grandes) eu nunca vi a fibra daquelas antigas "Sulan", Bonanza, F.1000XK e etc... nunca vi soltar.....

Ah! só pra lembrar.... tem a questao "Custo - Benefício" tbem....

Eduardo Muguet
03/01/2008, 12:12
Sei que o assunto gira em torno da adaptação da fibra com a parte de metal do assoalho, mas quando comprei meu jipe, ele não tinha assoalho, aí parti pra questão de comprar um assoalho original (que eu acho que tem a chapa muito fina e logo daria corrosão novamente) ou adaptar uma chapa alternativa, mais grossa, mas resistente. Taí, coloquei ela mesmo, optei por uma chapa que o vendedor deu o nome de "usipiso" (aquelas semelhantes as que tem no piso de onibus, mas a que usei era de ferro, já que as de onibus são de aluminio). Pois é, mandei cortar já na medida certa e soldei as barras de sustentação do assoalho por baixo, sem problemas. A chapa tem + ou - 40 mm de espessura, dei tratamento anti ferrugem antes e joguei tinta em cima. Espero que dure, pois o proprio lanterneiro me garantiu isso. Se alguem se interessar, passo fotos. Abração.

[]´s usando alternativas pra durabilidade das viaturas.

Fala GBarros! Cara, eu tava exatamente com a msm idéia que vc pra fazer no assoalho do meu CJ-6! Vc pode mandar algumas fotos pra eu dar 1 olhada no trabalho?
Abraço!

praiasecacustom4x4
03/01/2008, 21:24
levei o Rhinolining quando mudei pra aqui,levei um 80 litros,eu comprei diretamente da um revendedor na englaterra.quando vou viajar para italia vou a comprar mais.importando eli aqui como material quimico o preço fiqueria acresentado mais de 3 veiz.1 litro no estado unido sai a 18 dollares

Luciano SHAKALL
04/01/2008, 03:17
"... optei por uma chapa que o vendedor deu o nome de "usipiso" (aquelas semelhantes as que tem no piso de onibus ...
... A chapa tem + ou - 40 mm de espessura, dei tratamento anti ferrugem antes e joguei tinta em cima ... 40 Milímetros?
40? :shock:
É isso mesmo? :pensativo:

"... O Luciano! blza? cara, eu entendi sim ... realmente, postar "montar uma piscina no niva" foi mais uma brincadeira
com uma pitada de provocação (aquelas tipo: "se eles tivessem comprado um jeep de verdade, isso nao teria acontecido"... hehehehehe)Se não teria acontecido, vc tava querendo "fibrar" porque? :pensativo: :mrgreen: :twisted:

"... minha insistencia (e aparente teimosia) em "colar" a fibra na lata é justamente por pensar que a fibra tem ótima aderencia a lata ... um amigo nosso que aplicou fibra diretamente no assoalho de uma "Kombi" a uns cinco anos atrás, e tá tudo lá, intacto ... via muito Chevette, brasília e Fusca com esta aplicação de fibra no assoalho sem jamais ter ouvido falar que deu problema ... antigas Pick-Ups cabine dupla que eram metade lata, metade fibra ... "Marcos, aderir, eu acho até que adere, mas o lance, é que esses veículos citados por vc, não sofrem tanta "torção" quanto um Jipe (ou outro OFF ROAD). Claro que tudo depende do tipo de terreno enfrentado: Se for com erosões, Fu... :twisted: O tal Chevette, Fusca e Brasília que vc viu (também já vi alguns...), provavelmente não tiveram problema de "descolamento" da fibra na lata, por que só andavam em terrenos relativamente planos: Não que as estradas brasileiras sejam um tapete :mrgreen:, longe disso :twisted: , maaaaaaaaaas... Ah, vc entendeu o que eu quis dizer... ;-) :lol:

"... importando eli aqui como material quimico o preço fiqueria acresentado mais de 3 veiz.1 litro no estado unido sai a 18 dollaresCom 1 litro, se reveste mais ou menos quantos m2?
Ele vem pronto pra aplicar, ou requer algum preparo/diluição, etc?
É nescessário alguma técnica/equipamento específico para aplicá-lo, ou "quem pinta" faz?

[]'s

Marcos ET
04/01/2008, 10:55
Se não teria acontecido, vc tava querendo "fibrar" porque? :pensativo: :mrgreen: :twisted:

Amigo Luciano, "eu agarantiu" que foi por pura provocação que falei algo sobre o niva... mas mesmo assim, tou (ou estava) querendo fibrar um assoalho de 57 anos de idade... quanto ao niva... bom, acho que ele se dissolve por completo muito antes da metade deste tempo... rsrsrsrs

Marcos, aderir, eu acho até que adere, mas o lance, é que esses veículos citados por vc, não sofrem tanta "torção" quanto um Jipe (ou outro OFF ROAD) ... Não que as estradas brasileiras sejam um tapete :mrgreen:, longe disso :twisted: , maaaaaaaaaas... Ah, vc entendeu o que eu quis dizer... ;-) :lol:
[]'s

Pode crer que eu entendi... rs já estou partindo para outras opções SEM SER o tao desejado Rhino, pois tou até com medo de saber quanto ficaria a aplicação deste material no jeep..... tou até mesmo pensando em montar o assoalho 100% de fibra, retirando toda a lataria e fixando o novo assoalho às laterais com parafusos...... rs (lembra que tou falando só do assoalho dianteiro)

shaolin36
04/01/2008, 14:18
Já vi adaptações semelhantes, de fibra/metal e como ja foi dito aqui, não dura. Só da certo em equipamentos q não tem vibração.....eheheheh que não é nosso caso.

Abraços.

GBarros
04/01/2008, 14:42
40 Milímetros?
40? :shock:
É isso mesmo? :pensativo:[]'s

Realmente, errei no valor, a chapa é 1/8, então 0,125 pol de espessura, ou 0,3175 centimetros, ou 3 milimetros. Mesmo assim, é muito ferro pro tempo tentar corroer, principalmente se esta estiver protegida de forma correta.
Aí vai umas fotos do assoalho, que pra mim, não ficou muito caro, em se falando em custo x beneficio (350,00 a chapa com 3,00 x 1,20 mts).
Abração!

Milton Quindim
04/01/2008, 15:47
Isso que vc está querendo não é nenhuma novidade, os tanques de combustível modernos são de metl com revestimento interno e externo de fibra , o que aumenta a vida util dos memsos.
Porém como já foi dito aqui somente dará certo se a sua carroceria ficar imovel sem torçoes ou vibrações, pois os dois materiais não são compativeis quimicamente e retenções mecânicas seriam paliativas.
Assim creio que se vc fizer somente um revestimento interno sobre a chapa do assoalho tratado e pintado poderia evitar acumulo de agua e uma possivel corrosão, se fizer por baixo evitaria os ruidos e as pedras que batem e enchem o saco, se fizer dos dois lados unirá tudo isso,mas elas teriam de ser fixadas de alguma maneira para não cairem na rua.

É possivel sim mas tem um monte de contras a mais do que prós.

Luciano SHAKALL
04/01/2008, 16:42
" ... Amigo Luciano, "eu agarantiu" que foi por pura provocação que falei algo sobre o niva... mas mesmo assim, tou (ou estava) querendo fibrar um assoalho de 57 anos de idade... quanto ao niva... bom, acho que ele se dissolve por completo muito antes da metade deste tempo... rsrsrsrs ... "Sem "cuidado", até Tanque de guerra se dissolve...
Em quanto tempo?
Só tempo dirá:
Meu NIVA tem 12 anos... Se quiser, daqui a 45 a gente conversa... :twisted:

[]'s

Marcos ET
04/01/2008, 18:48
HAHAHAHA... boa! mto boa Luciano!!!

Certamente, qdo seu niva estiver com 57 anos, o meu Jeep vai estar com 102 anos! mas certamente vai estar com a mesma lataria... rsrsrsrsrs é isso aih! a diferença dos carros velhos para os carros antigos sao os donos!

Eu ainda tou preparando meu Jeep (isso deve acontecer este ano... rs) para a primeira jateada de areia e retoques na lataria....

Dodger
07/01/2008, 02:49
Marcos,

No Jeep que tem um assoalho relativamente simples, eu recomendaria vc fazer em chapas metálicas como o amigo mostrou em fotos aí atrás e ficou joia.

Mas se vc insistir em fibrar tudo, vai ter que usar uma resina diferente, pelo menos nas primeiras camadas de laminação. A resina comum(poliester) não tem boa adesão ao aço, vai ter que usar resina epoxi que é bem mais cara pelo menos na primeira camada de fibra, depois vc lamina com resina comum as demais camadas até chegar na espessura desejada.
Lixe e limpe o resto do metal que tem na sua carroceria, de preferencia tudo a seco. Aplique duas camadas de wash primer(fundo fosfatizante) com psistola para garantir proteção contra corrosão e depois pode laminar. Pode fazer uns furinhos com broca nas bordas da chapa metálica que sobrou pra melhorar um pouco a adesão da fibra. Para laminar sobre os buracos, vc mete fita adesiva daquelas largas por baixo fechando tudo e quando estiver seca a fibra, vc tira a fita e lamina por baixo, se os buracos forem muito grandes use uma chapa plastica, formica etc.

Já fiz reparos em carroceria de aço usando resina epoxi e tem algumas com vários anos sem problema algum, mas nas dimensões do serviço que vc quer fazer eu não sei se é lá muito recomendado.

Quanto ao Rhino, é muito bom, mas se num tem assoalho, onde vc vai aplicar isso??

Ronaldo Petri
07/01/2008, 03:31
só pra dar meu pitaco.....o assoalho dianteiro da minha rural já foi fibrada, não foi eu que fiz, já a peguei assim. O antigo dono que é colega meu, resolveu fibrar aos primeiros traços de ferrugem. Ele escovou com escova de aço e passou ferrox, depois passou boas camadas de fibra com resina. Eu como dono atual acho bom, porque rural costuma entrar um pouco d´agua pelas portas e fica com o assoalho úmido. Já faz dois anos que foi aplicado e está do mesmo jeito, e acredito que isso vai retardar e muito o processo de oxidação. Agora se o assoalho estiver muito comprometido eu não acho uma boa idéia, justamente pelo problema da vibração, no caso da minha viatura foi apenas para brecar a oxidação.

Marcos ET
07/01/2008, 10:40
Poizé PessoALL, a questao é justamente esta que o Dodger e o Ronaldo escreveram....

Dodger, eu penso (ou pensava) em usar mesmo a resina específica para garantir melhor adesao possível à chapa do assoalho! Eu nao tenho que usar uma GRANDE área fibrada, posso, como já disse antes, fzer vários furos de tamanho mediano ao longo da superfície onde quero fibrar e depois aplicar a fibra com se fossem dois assoalhos, um de cada lado do jeep... assim eu nao teria uma área contínua muito grande a ser fibrada, tornando "menos pior" (segundo vcs) a questao de torçao, dilatação e outras coisas.....

Ronaldo, é justamente neste tipo de depoimento que encontro uma certa convicção de que a "fibrada" pode funcionar.... eu acho (nao estou certo) que usando o tratamento correto na superfície a ser fibrada, em conjunto com a resina indicada e a espessura apropriada, tudo isso resultaria em algo viável para o caso do CJ3A....

vekia
25/01/2008, 12:46
Colegas

Procurei no forum topico sobre fibra e somente achei sobre troca de peças completas ou fibrar partes grandes sobre diretamente sobre a lata.

Minha carroceria não tem ferrugem, ms possui uma quantidade enorme de furos que foram feitos através dos anos. Posso tampa-los com Fibra? é possível ou fica lixo?

Abraços

Alexandre

wcas
25/01/2008, 21:59
Eu to querendo fazer isso no meu jeep também, mais são furos pequenos de antigos parafusos dos bancos antigos que estavam nele. Ja fiz alguns pequenos reparos em fibra em outro carro que eu tive e não deu problema, claro que são lugares onde não existe flexibilidade da peça para não trincar a fibra.

Luciano SHAKALL
25/01/2008, 22:33
Reiterando as perguntas do Post #17 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=519769&postcount=17), referente ao "Rhino"...

"... importando eli aqui como material quimico o preço fiqueria acresentado mais de 3 veiz.1 litro no estado unido sai a 18 dollares..."

:arrow: Com 1 litro, se reveste mais ou menos quantos m2 :?:

:arrow: Ele vem pronto pra aplicar, ou requer algum preparo/diluição, etc :?:

:arrow: É nescessário alguma técnica/equipamento específico para aplicá-lo, ou "quem pinta" faz :?:

[]'s

aareal
26/01/2008, 15:50
Fabrizio , onde tem conseguido comprar o Rhino em terras brasucas??
[]'s

sou engenheiro civil e estou no momento construindo uma fábrica de cerveja. Pela grande quantidade de estruturas metálicas envolvidas na obra e o processo agressivo de lavagem das garrafas (com ácido), tomei conhecimento do DUROSHIELD.

É um sistema de impermeabilização e proteção de superfícies totalmente aderente ao aço.

Batendo um papo informal com o Engenheiro da Duroshield aqui na obra, ele me disse que nos EUA usa-se muito o produto na proteção de assoalhos de Jeeps e caçambas de pickups.

www.duroshield.com.br (http://www.duroshield.com.br)

ortiz
27/01/2008, 00:42
ja parou pra pensar no valor?
resina normal 20,00 o litro
não sei o qto vc vai precisar de manta, mas paguei 6,oo em 250g.
uma meia duzia de pincel do mais barato (pode ser aqueles do 1,99 mesmo.....)
uma meia duzia de lata de cerveja para vc cortar e usar como recipente misturador da resina
uma bela tarde de serviço patrocinada a cerveja tendo em vista que vc precisa dos recipientes.........

para deposi de um tempo descobri que aquilo não dava certo ou então dava.........quem sabe ao certo?

quem aqui ja fez esta experiencia? o maximo que pode acontecer é descobrir que não deu certo mas ai ja não da pra devolver a cerveja.........

se precisar de ajuda na mão de obra.... principalmente para os precisos recipientes para resina eu me candidato..........

toca ficha....fibra esse assoalho logo...... no maximo daqui uns dias vc ressucita este topico e coloca as fotos do novo ultra resistente assolho de chapa....

em tempo se precisar o engove eu levo.......

Luciano SHAKALL
27/01/2008, 01:28
"... DUROSHIELD ... É um sistema de impermeabilização e proteção de superfícies totalmente aderente ao aço ... usa-se muito o produto na proteção de assoalhos de Jeeps e caçambas de pickups ... www.duroshield.com.br (http://www.duroshield.com.br) ..."Parece legal o produto :concordo:...
Você já viu instalado :pensativo: ?

" ... estou no momento construindo uma fábrica de cerveja ... ":shock: ;) :concordo: :lol: :palmas: :shock: ;) :concordo: :lol: :palmas: :shock: ;) :concordo: :lol: :palmas:

[]'s

praiasecacustom4x4
27/01/2008, 10:03
interesante o duroshield,tem a ver se a pistola para aplicar poderia ser uma "comun"ou se consegue a spraiar so com equipamento industrial.

praiasecacustom4x4
27/01/2008, 10:06
ola luciano,mai ou menos com 1 litro se consegue 3m2 espesur baixa,ideal pra interno do carro,interno paralama e fundo do carro mais ou menos 1,5-1,8m2.o Rhino se consegue a spraiar com uma pistola para lavagem modificada e um compresor piqieno,a uma precao de 3 bar

aareal
27/01/2008, 16:23
Parece legal o produto :concordo:...
Você já viu instalado :pensativo: ?

:shock: ;) :concordo: :lol: :palmas: :shock: ;) :concordo: :lol: :palmas: :shock: ;) :concordo: :lol: :palmas:

[]'s

O duroshied vai começar a ser aplicado aqui na obra na 2a feira. Mas pelo que eu conversei tem jeito de aplicar até com rolo, mas temq ser um tipo com a pega mais lenta, poi sparece q a pega normal se dá com 10 seg.

Vou perturbar mais os caras e posto aqui.

Marcos ET
28/01/2008, 12:05
...parece bom! vamo esperar até alguem pegar isso daih (Duroshied) e aplicar no jeep...

CANUTO/NITERÓI
28/01/2008, 15:21
No meu vou colocar USIPISO c/ emborrachamento, para durar a vida inteira e mais um pouco!!! rsrsrs..

Marcos ET
28/01/2008, 16:00
... e a coisa tá ficando interessante...

. Fibra de Vidro (idéia original)
. Rhino (Produto "dos gringo", parece ser mais caro que o próprio jeep)
. Duroshied (inédito em viaturas, ninguem sabe onde vai dar)

. USIPISO (nao é material pra aplicar na lata, mas é o mais comum)
. Chapa nova (vai acabar enferrujando novamente)

Alguem mais ?

aareal
28/01/2008, 21:33
... e a coisa tá ficando interessante...

. Fibra de Vidro (idéia original)
. Rhino (Produto "dos gringo", parece ser mais caro que o próprio jeep)
. Duroshied (inédito em viaturas, ninguem sabe onde vai dar)

. USIPISO (nao é material pra aplicar na lata, mas é o mais comum)
. Chapa nova (vai acabar enferrujando novamente)

Alguem mais ?

O Duroshield não é inédito em viaturas. Segundo o representane no Brasil (o produto é da Bayer) é largamente utilizado em carros, principalmente em caçambas de pick-ups. E o melhor: GARANTIA DE 10 ANOS!!!

Como está chovendo por aqui o produto ainda não foi aplicado, mas assim que tiver mais detalhes, posto aqui.

Luciano SHAKALL
29/01/2008, 03:22
"... Como está chovendo por aqui o produto ainda não foi aplicado, mas assim que tiver mais detalhes, posto aqui ..."Estamos no aguardo... :concordo:

[]'s

Girão
29/01/2008, 08:36
Para tratamento das partes de metal, para retardar o efeito da oxidação, podem acrescentar nessa lista de produtos o R.P.T da 3M.

Por outro lado, o meu CJ6 vai ser cobaia deste produto aqui: http://catalogo.weg.com.br/FILES/Artigos/9-1810.pdf

Prometo, assim que aplicar, passar as impressões e repassar o custo benefício!

Marcos ET
29/01/2008, 11:36
O Duroshield não é inédito em viaturas. Segundo o representane no Brasil (o produto é da Bayer) é largamente utilizado em carros, principalmente em caçambas de pick-ups. E o melhor: GARANTIA DE 10 ANOS!!!

Santa ignorancia a minha Batman! é que morando aqui no Tocantins, uma coisa "nova" destas demora uns 30 anos pra chegar..... quem sabe entao "inédito em Jeeps"? rsrsrs

Bom, o ideal seria aparecer um proprietário de Pick-Up aqui para dar o "testemunho"..... pois o dono da Kombosa fibrada a 10 anos me mostrou como ficou, e tá 100% até hoje... (detalhe, aqui ele anda por muuuuuuuitas estradas de chao, com muitos buracos, e com o carro carregado..... a única coisa ruim disso tudo é o fato de ele ter uma Kombi por tanto tempo! rsrsrs)

Rhino Brasil
02/10/2008, 08:55
Só para informar que a Rhino Linings já está operando no Brasil.
Rhino Brasil - 61 32341939
Revenda em operação no DF com unidade Móvel e serviços executados em SP, MG, RJ e etc.
Nossa rede está em expansão, caso alguém se interesse em ser um franqueado ou ter seu veículo revestido com o "Linner" número 1 do mundo, favor entrar em contao.

Sds

Renato Fonseca
Rhino Brasil

Marcos ET
02/10/2008, 11:08
Muito interessante! bom saber que já podemos encontrar este produto aqui! só resta a curiosidade de saber os valore$.. rs

Gde abraço!

Thiago Terrie
02/10/2008, 22:21
IAU!!!!!!!!!

Oi Marcos e todo pessoal do forum

Deixando aqui meu primeiro post forum, até que enfim hehehehe. Bem mais já tinha vindo com algumas duvidas para posta, por varias vezes só que fiquei na bendita pesquisa avançada(porque essa eu uso a muito tempo, na verdade antes de eu ter um jeep, ou melhor um carro(pois o jeep cj5 que eu tenho a mais ou menos 1 ano, e nunca fui na praia com ele foi meu primeiro carro) e ja lia o forum e foi nele que eu me decidi vou ter um Cj), bem acabando o blablabla de mirim estreiando seu primeiro post vamos ao que me levou a ter que postar.

Bem se é que opnião de primeiro poste de mirim conta, vai um apoio de quem ja mexeu uma vez com fibra(mais não deu certo), que ja mexou com muitas coisa mais não foi longe em quase nada, por cousa de uma coisa simples, uma pequena falta de uma grande dose de experiência hehehe, é mais se não fizer não sabe e com isso eu faço, pelo menos para saber que não deu depois.

Bem Marcos, le o topico todo e outros e coisas em outros sites, seria o rhino que eu deveria apoiar, mais eu vou apoiar a sua vontade de fazer o sanduba de fibra+metal+fibra, pelo simples e complexo fato de ser o que você mais passa vontade de fazer, você só falta falar que vai pagar para ver(e no final se fazer é que vai ser mesmo), claro que não seria só pagar paraver e fazer, se não você ja teria feito. è obivio qu evocê está com cautela se não nem teria entrado com o topico, bem se queria ver se alguem tirava a ideia da sua cabeça achou um monte, e queria ideias auternativas achou varias tambem esse penultimo topico do Rino Brasil ainda com cara de muito sem confiança (após uma rapida pesuqisa no google, não vi nada refente ao Rhino Brasil, bem mais se é novo, leva tempo para aparicer né), ainda teria que ver o preço né, já a fibra...

...já a fibra pelo que todos já falaram aqui tem uma grande possibilidade de da errado, que se de aplicade de qualquer jeito ou até do jeito normal com certeza ira da errado, mais tambem não é dificil imaginar que de uma certa forma possa da certo né. E ai que tá como seria esta certa forma. E você marcos já deve ter pensado bastante sobre uma boa maneira de aplicar a resina, e é assim mesmo que se constri novas tecnicas e metodos, se ninguem inventa se, nada novo apariceria né.

Bem se a ideia for essa seria interessante, esquematizar tudo que ja foi pensado sobre e começar a esquematizar como seria... já se você já desistiu da fibra, sobraria repara a carroçeria(porque não da para aplicar nada em cima de algo que não exite) e aplicar algum desse produtos atpe aqi citado(nesse caso falada saber aonde, quanto, como, etc desses produtos para poder usalos), e a carroceria toda de fibra, se bem que o preço pode ficar bem acima do falado ate aqui, mais teria seus outros beneficios e o preço continuar ??? de tudo.

Bem sei que não agreguei nenhum conteudo de pois de muito escrever mais é isso ai, se continuar nessa linha estarei acompanhando.

PredadorRJ
03/10/2008, 00:34
Salve.

Aareal, por algum acaso a fábrica que vc tá construindo é a de Pedro do Rio? Se for, posso aparecer pra visitar? :) Pra conhecer o produto, não a cerveja (mas aceito galões de brinde)...

Renato, já tem site ou representação no RJ?

Abraços!

Marcos ET
03/10/2008, 08:58
Thiago... realmente o assunto sobre fibra é algo muito controverso! (assim como muitos outros aqui no fórum). Sempre tem quem defenda e sempre tem os que condenam... o fato até agora observado é que a fibra, após aplicada em pequenas áreas, realmente adere ao aço da carroceria e oferece menor ruído, só nao testamos ainda "fibrando" o assoalho todo... ainda estamos pensando em alternativas para resolver a questao da elasticidade do material, que se movimenta durante trilhas, para que nao ocorram rachaduras, trincas ou descolamento de resina (este último eu acho quase impossível de ocorrer, mas como já foi falado aqui no fórum que pode acontecer, entao prefiro levar esta possibilidade em consideração).

O produto que o Renato falou é mto bom, mas penso que sua utilização seria para outros casos... pois a nossa idéia aqui era aplicar a fibra sobre um assoalho muito deteriorado, praticamente utilizando "o que sobrou" como um molde para a nova estrutura... penso que o Rhino sirva muito bem para proteger o assoalho já existente...

Mas é isso daih... vamos ver como vai ficar! assim que o dono do jeep-cobaia conseguir desmontar a carroceria, nós vamos terminar o "serviço". Até agora, nas áreas aplicadas, nao tivemos problemas...

PredadorRJ
03/10/2008, 09:05
Salve Marcos.
Vc pretende então utilizar o assoalho que sobrou, e que vai levar uma BOA proteção pra não deteriorar, como estrutura para laminação com fibra, é isso?

Se sim, acredito que, dependendo do tratamento do que restou do piso original, deva dar certo, só se precisando ver/calcular/ajustar o movimento e resistência dos materiais diferentes (fibra e lata).

Marcos ET
03/10/2008, 09:32
Salve Predador!
Sim sim.. a idéia é esta mesmo! só que o assoalho que temos está tao tao tao deteriorado que só serviria mesmo para estrutura-base de um assoalho de fibra...
o pior é que o "resto" do metal que tem lá ta tao estragado que eu penso que ele nem conseguiria servir de estrutura ou algo que pudesse influenciar o comportamento da fibra... mas ainda estamos estudando isso. pra vc ter uma idéia, pra entrar no jeep, tem que ter cuidado... pois se o pé for no lugar errado, sua perna vai furar a lata! (tá podre! rs)

PredadorRJ
03/10/2008, 22:04
Vc já fez previsão de custos (total), pra comparar com a troca do assoalho por um novo ou colocação daquela chapa tipo piso de ônibus?

wcas
03/10/2008, 23:21
Marcos, a fibra aguenta sim, mais o fundo tem que estar na lata, tipo, passar a lixadeira e deixar no ferro, depois passa um tinner pra tirar a gordura que ficou no metal, isso pra melhor aderencia e vida util.
Voce pode fazer com tecido(usado em pranchas) que fica mais resistente e é mais facil de trabalhar, e se tiver paciencia e uma lixadeira, manda um gel coat depois pra dar um acabamento.

Agora, acho que a chapa de aço sairia mais barato. Trabalhei em uma loja que vendia materiais para fabricantes de piscina e barcos. Fibra, resinas e tudo a respeito. Não sei não se vai valer a pena $$$, porque se o piso esta tão ruim assim, não vai ser uma camadinha de manta que vai ficar bom, pode colocar pelo menos 3 camadas. Claro que isso depende da gramatura da manta que voce vai usar.

ha, e se prepara para as cosseiras depois de trabalhar com a manta,.rssss

[]s

ZCC
03/10/2008, 23:34
Opa

Esse processo de sanduiche de fibra é bem antigo, foi pantenteado pelo Gurgel como Plasteel e funciona razoavelmente bem... também era usada pela Tanger, só que com fibra muito mais grossa, que bania por completo a corrosão e funcionava mesmo

No meu gurgel, as vigas de aço do chassi se incorporam perfeitamente à fibra, é claro que em certas partes houve um pouco de desgaste, mas o projeto não permite que as vigas fiquem desprotegidas facilmente, o assoalho é de fibra pura, só que a espessura dela varia dependendo do lugar e vai de 1 a 2cm.

Tem que fazer de forma que mesmo que descole, não permita que entre água... se o sanduiche ficar bem feito, bane a corrosão, se for mal-feito, acelera e muito o processo.

Marcos ET
04/10/2008, 23:59
Vc já fez previsão de custos (total), pra comparar com a troca do assoalho por um novo ou colocação daquela chapa tipo piso de ônibus?

Caros amigos Predador, wcas e Zecacu (cara, este apelido é perigoso - rsrsrs)

Sim, nós já fzemos um levantamento de preços e realmente a lata fica quase o mesmo preço (pois nao é só a lata... tem o corte do assoalho atual, tratamento e reforço nas laterais da carroceria onde será fixado a nova chapa, instalação das nervuras sob a lamina do assoalho, aplicação de primer, antiferrugem, pintura...) MAS, a aplicação de uma manta GROSSA de fibra no que resta do assoalho normal (apenas a parte do assoalho dianteiro) já pula quase todas as etapas "preparatórias" do outro método (piso de chapa nova), pois a fibra já vai aderir às laterais, vai proteger a lata que sobrou e vai usar o que está lá como "nervura" para aumentar a resistencia... daih, por ser bem mais rápido, acaba saindo mais em conta... além do fato de que aqui onde moro, a mao de obra para cortar nova chapa e concluir um serviço "aceitável" é mais rara do que alguem que trabalhe com fibra....

Além do mais, a aplicação de manta grossa de fibra no assoalho deve diminuir muito os barulhos dentro do carro e o calor produzido pelo motor... só isso já sao vantagens que parecem valer a pena para o dono do jeep...

Só que agora estou com a cabeça voltada a outro problema... um retentor detonado e um deslocamento em estradas me obrigaram a tirar o cambio e t-case fora! amanha é dia de passar o tempo todo desmontando o bixo... hoje o dia foi só pra tirar ele do Jeep... segue uma foto de um dos ultimos momentos de descontração antes da zica... rs

Gde abraço! VOTEM conscientes! (e nao liguem para os adesivos rasgados no jeep) rsrsrs

PredadorRJ
14/11/2008, 15:06
E aí Marcos, como anda o projeto de metal encpsulado na fibra? E os outros acima, todos resolvidos?

Abraço

Marcos ET
14/11/2008, 16:50
Predador! e aih?
Cara, até hoje ainda nao terminei de montar o cambio e t-case (esperando algumas poucas peças). Tive a grata surpresa de descobrir que minha t-case já usa rolamentos conicos desde quando meu pai comprou o jeep (1979) para meu avô! era por isso que minha t-case era tao macia.. e eu nem sabia disso! rsrsrs
Quanto ao assoalho, bom, enquanto estamos "em obras" com a t-case, o outro jeep ficou meio prejudicado, pois nosso "trabalho" ocorre mais nos finais de semana, daih ja viu ne?
Por enquanto estamos testando a fibra no tanque de combustível. Aplicamos uma manta fina de fibra de vidro no tanque do jeep (que estava num estado parecido com o do assoalho - cheio de buracos!) e estamos observando o progresso da coisa, se vao aparecer trincas ou infiltrações de álcool entre a chapa e a fibra. Aplicamos também em um niva, para tampar o buraco de um antigo snorkel e, em todas as aplicações, até agora nao houve problema algum (nem de infiltração, nem de oxidação, nem de descolamento, nem de trincas). O Niva tá com fibra a mais de dois anos, os tanques estao fibrados a alguns meses...

Adalberto Veiga da Silva
14/11/2008, 18:10
Pessoal
Me interessei pelo assunto pois estou na fase de preparação da chaparia do meu JEEP para pintura e a base é realmente importante para evitar a corrosão!
Uma pergunta, não vi ninguem mencionando o tal do fosfato?!?!
Pelo que eu havia entendido os carros Principalmente antigos tinham uma proteção de fosfato na chaparia para conter a corrozão. Será que não ajuda?
O fato é que fiz toda a minha carroceria do zero, restaurando caixas de roda curvão e comprando algumas peças novas, tudo jateado e tudo que todos já sabem.
Nestas ideias de proteger a chaparia efetuei um teste com um produto fosfatizante da Glasurit em uma caixa de rodas e no curvão (conjunto painel+parede corta fogo+curva do capo).
Depois do jato de areia mandei o tal produto com uma trincha. Resultado, o treco dá uma reação quimica muito superior ao tal FERROX, e cria efetivamente aquela camada meio esverdeada sobre a chapa. Fiz este procedimento no começo da reforma e até agora (6 meses) o treco está com a mesma aparencia, o que com o manuseio + umidade do ar normalmente já teria criado oxidação se a chapa não tivesse bem protegida.
Bom esta é uma ideia de baixo custo e pelo que já li a respeito se bem feita tem grande capacidade de proteção a um custo baixo.

Outro processo que fiz no meu JEEP foi na reforma do chassi o tradicional Jato de Areia + Primer utilizado nas pinturas de plataformas de Petroleo. Acreditem se quiser... Achei uma empresa que faz jateamento e pintura de peças que trabalham submersas nas plataformas de petroleo, Tubos, Dutos Gigantes, etc.. Bom, levei o chassi para um jato de areia e no serviço poderia ser incluso a pintura. Como ainda precisaria revisar depois de jateado(trincas, solda mal feitas...) comprei o tal Primer. Pelo que entendi é a base de PU bicomponente. Um galão Componente A + Componente B saiu na epoca algo em torno de R$250,00.
Bom a tinta deve ser boa para aguentar a maresia e corrozão litoranea!!
Vou postar a marcar e descrição da tinta posteriormente(acho que é WEG)!!
Bom tentei dar minha contribuição!!!
Abraços

PredadorRJ
14/11/2008, 19:24
SAlve Adalberto, bem vindo.
O fundo fosfatizante é, na minha opinião, indispensável se vc for reparar a lataria. Mas ele não é de muita serventia se a lata estiver furada que nem peneira.
No Mastigado, onde a lata estava inteira, depois de lixar (aqui não tem jateamento...), apliquei o fundo fosfatizante, que ficou meio esverdeado, depois apliquei o primer e depois a tinta.
Onde a lata tava fudid@, mandei pra cortar fora e soldar nova. Depois foi o mesmo processo acima.
O estilo "sanduiche" que o Marcos tá testando, se for aprovado por ele, vai ser uma boa saída pra evitar de sacrificar a lataria com o calor excessivo da solda.
Abraço, e posta fotos da viatura aí pra gente ver.

wcas
14/11/2008, 19:58
Marcos, mais voce esta testando em um tanque que esta turado e que vao por gasolina ?? Acho que no contato direto com a gasolina não vai dar muito certo, deve começas a descolar depois se enfiltrar gasolina.

ZCC
15/11/2008, 01:37
Acho que a gasolina desfaz a fibra... a fibra perto da boca do tanque do meu carro já recebeu alguns banhos de gasolina e ficou amolecida... num é bom confiar não

Marcos ET
17/11/2008, 17:48
nao nao! estamos usando álcool.... rsrsrs

wcas
17/11/2008, 20:12
nao nao! estamos usando álcool.... rsrsrs

rsssss, acho que da na mesma não ?!?!?! kkkkkkkk

Marcos ET
18/11/2008, 17:10
nao nao! álcool é muito pior! rsrsrs
Acho que o álcool nao ataca a fibra (embora ataque a lata do tanque), entao, ainda que seja um ambiente tao agressivo para o metal, se a fibra segurar o tranco sem permitir infiltrações e coisas do gênero (até agora tá tudo bem), entao para o resto do assoalho, que ve água, lama e um pouco de óleo vai ser moleza....

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 01:56
é melhor substituir a carroceria toda por uma de fibra... é mais caro mas é melhor que apenas "fibrar" o assoalho... o acabamento fica mais homogêneo e ainda ajuda a economizar combustível...

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 02:07

misturar aço com alumínio é delicado pq pode induzir a corrosão do aço... pode-se fazer como a audi fez no novo tt e manter os metais isolados por uma espécie de cola...

Marcos ET
05/01/2009, 18:08
Depois de dar uns "rolés" pela internet, encontrei algumas coisas interessantes sobre usar "sanduíches" de aço e fibra... vejam:

Sobre o sistema "Plasteel" utilizado nos Gurgel:

"O chassi era uma união de plástico e aço (projeto patenteado pela Gurgel desde o início de sua aplicação, denominado Plasteel), que aliava alta resistência a torção e difícil deformação. A carroceria era em plástico reforçado com fibra-de-vidro (FRP). Conta-se que, na fábrica, existia um taco de beisebol para que os visitantes batessem forte sobre a carroceria para testar a resistência. Não amassava, mas logicamente o teste pouco comum era feito antes de o carro receber pintura. A carroceria e o chassi formavam um só bloco. Pelo emprego destes materiais a corrosão estava completamente banida." ( retirado do site http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/gurgel-1.htm )

Tem aqui também:

Na década de 1970, a Gurgel diversificou seus produtos e criou o sistema plasteel, registrando essa marca. O plasteel era uma estrutura formada por camadas de F.R.P., que envolvia uma armação de tubos de aço de secção quadrada. Com esse sistema bastante resistente, a empresa partiu para a construção de utilitários para todo tipo de terreno, graças ao uso de seus fortíssimos chassis do tipo monobloco.
- carroceria em F.R.P. (Fiberglass Reinforced Plastic). -
(retirado do site http://www.designbrasil.org.br/portal/almanaque/enciclopedia_exibir.jhtml?idLayout=10&id=377 )

Amigo cRiPpLe_rOoStEr, se fosse aplicar muita fibra sobre a carroceria, concordo que seria interessante a troca completa... mas nao é o caso... uma carroceria inteira, nova, de fibra deve sair em torno de R$ 3.000,00 na melhor das hipóteses correto? porém, a aplicaçao de fibra sobre a estrutura existente no assoalho do jeep nao deve sair mais que R$ 500,00, ou seja, 1/6 do investimento. É por isso que nao considero comprar toda uma nova carroceria... da mesma forma, juntar assoalho de onibus com lataria de jeep envolveria cortes, dobras, soldas novas, um bom trabalho na junçao das chapas... e acho isso mais complexo do que simplesmente aplicar a fibra sobre o assoalho já existente... pois as dobras, uniões, cortes, soldas novas, novas nervuras e todo o trabalho de junçao da nova estrutura (assoalho e nervuras) seria evitado... eu crio um novo assoalho mais resistente, mais "silencioso" e mais térmico... e tem mais... todo o trabalho nao demoraria mais que um dia entre aplicaçao de um jato de areia, limpeza, remoçao de sujeira e graxas e aplicaçao da resina..... em um dia de trabalho teria o assoalho pronto para receber nova pintura ou alguma outra cobertura como um emborrachamento ou coisa parecida....

PessoALL, alguém aih sabe falar mais sobre o plasteel? nos Gurgel que já vi, parece que a estrutura continua intacta....

cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2009, 22:59
faz como achar melhor então, mas não esquece de mandar as fotos...

wcas
06/01/2009, 22:38
Pra tirar as duvidas ai vão,...o assoalho do passageira depois de tirar toda a tinta que encubria a caca e passar o ferrox.

As ultimas 2 fotos ja com uma camada de manta em cima só pra reforças o piso.

Marcos ET
07/01/2009, 10:59
Pra tirar as duvidas ai vão,...o assoalho do passageira depois de tirar toda a tinta que encubria a caca e passar o ferrox.

As ultimas 2 fotos ja com uma camada de manta em cima só pra reforças o piso.

Ficou SHOW DE BOLA heim?! é isso mesmo que estava falando! a única diferença é que eu pretendo fazer vários furinhos no assoalho (além dos já esculpidos pela ferrugem) para ligar a manta e a fibra do assoalho interno com a manta e fibra da parte externa inferior do jeep.... mas e aih? como ficou (em $$) para fibrar??

Parabéns!

wcas
07/01/2009, 17:17
Aqui, o kilo de resina esta saindo 22,00 e a manta foi 15 o kilo, da pra fazer os 2 lados embaixo dos bancos da frente tranquilo, mais no meu caso foi só um reforso por cima, embaixo esta na lata, até porque esta liso e pintado embaixo.

Fou uma camada de manta em tudo e uma tiras cruzadas para reforço.

Se voce comprar o tecido, da menos trabalho e a resina rende mais, acho que até ficaria melhor, só que a manta é mais grossa.

Marcos ET
07/01/2009, 19:03
a idéia é justamente usar manta e resina.... este tecido que vc fala é a manta?

é justamente por conta destes valores que eu acho que nao vale a pena o trabalho todo de trocar o assoalho inteiro, ou até mesmo a carroceria.... se dá pra fibrar, e se dura mais uns 20 anos... entao tá ótimo! rs

wcas
07/01/2009, 19:40
O tecido, é o que o pessoal usa pra fazer prancha de surf, é mais maleavel e não solta aquelas fibras, é igual a um tecido de "pano de chão".

PredadorRJ
24/02/2009, 14:43
Salve.
Como tá o assoalho? Vc chegou a dar (ui) algum tipode acabamento, tipo pintura?
Abraço

Julio Rebello
24/02/2009, 22:45
salve.
Como Tá O Assoalho? Vc Chegou A Dar (ui) Algum Tipode Acabamento, Tipo Pintura?
Abraço
Cara, Na Minha Opinião, Vc Poderia Seim Trabalhar Com Fibra, Mas O Ideal é Trocar O Asssoalho Por Metal Mesmo E Se Puder Chapa Xadres Que é Quase Eterna.
Sds4x4,
Julio Cj

Marcos ET
25/02/2009, 15:10
Bom, sabe o tal do "JaQuê?" poize... apareceu uns "ja que" no jeep que ainda nao permitiu que eu socasse fibra onde queria... MASSSSS onde já coloquei (tanque de combustível, por exemplo) tá perfeito! sem nenhum sinal de infiltração ou de amolecimento da fibra de vidro... penso que se a fibra está aguentando bem em um local tao ruim ("submersa" em álcool com gasolina) sem problemas, nao vai apresentar outros problemas qdo for aplicada nas partes do assoalho... pretendo executar o serviço mes q vem, pepois de resolver dois "Ja que" que apareceram neste final de semana....

Julio, eu já considerei trocar as chapas, mas lá no inicio do tópico eu expliquei porque de aplicar a fibra sobre a lata já existente.... mesmo assim, valeu o toque!

Marcos ET
04/05/2009, 10:04
wcas, e aih?

Como está o assoalho de seu Jeep?? Já fez trilha com ele? trincou?? rachou??? descolou???? APODRECEU MAIS????? teve algum problema??????

posta aeh como andam as coisas para que a galera possa avaliar melhor se é ou não é uma saída interessante...

gde abraço!

wcas
04/05/2009, 11:06
Não fui pra trilha ainda porque minha caixa de transferencia ta soltando e precisa fazer uma revisão, mais to rodando com ele por perto e a fibra ta igual quando fiz.

Marcos ET
04/05/2009, 11:53
... problemas de t-case...

este era um dos "jaquê" que eu tive que resolver... rsrsrsrs
coisas de jeep Willys...

no entanto, parece entao que a saída é interessante por ser rápida, relativamente fácil, "barata" e com boa eficiência... correto?

wcas
04/05/2009, 16:48
... problemas de t-case...

este era um dos "jaquê" que eu tive que resolver... rsrsrsrs
coisas de jeep Willys...

no entanto, parece entao que a saída é interessante por ser rápida, relativamente fácil, "barata" e com boa eficiência... correto?

é, esse problema ja ta me perseguindo a um ano e não aguento mais andar com a alavanda amarrada,.rssssssss.

Fazer com fibra é rapido sim, mais pelo menos aqui não é a mais barata, a resina ta caro pra caramba.

JoniBarth
21/06/2009, 15:30
Renato,

Essa semana vi uma Ranger com a proteção Rhino na carroceria, ficou muito bom e de ótima aparência. Vc poderia informar os custos para aplicação?

Obrigado,

Joni Barth

[QUOTE=Rhino Brasil;705187]Só para informar que a Rhino Linings já está operando no Brasil.

Rhino Brasil -

Marcos ET
22/06/2009, 12:15
é... eu tbem tou querendo saber deste "Rhino"! ainda tou me recuperando dos ultimos "jaquês".... por isso ainda nao fibrei nada (embora já tenha fibrado uns outros jeeps e até agora tudo sob controle)

Pablo.pinto2007
24/06/2009, 21:27
é... eu tbem tou querendo saber deste "Rhino"! ainda tou me recuperando dos ultimos "jaquês".... por isso ainda nao fibrei nada (embora já tenha fibrado uns outros jeeps e até agora tudo sob controle)

Olá peguei o tópico agora, mas li um pouco do começo, e a minha opinião em relação ao assoalho em fibra é a seguinte...
Utilizo uma carroceria de fibra que foi fabricada e instalada há 10 anos, então de lá pra cá nunca tive problemas com "inchaço" de partes, ou bolhas em qualquer local que seja, e a minha carroceria tem pedaços de ferro por dentro, tipo longarinas nas laterais e assoalho, e nunca tivemos problemas por aqui e olha que por aqui a maresia não é fraca!
Sou um adepto da fibra e meio estudioso no assunto e acho que ainda não tem material melhor para se personalizar um jeep... para tudo que se imagina por aqui fazemos de fibra, quando digo fazemos, os mecânicos e funileiros da região!!!
Abração à todos!

Pablo Pinto
Renegados Off Road
www.renegadosoffroad.com.br

cRiPpLe_rOoStEr
24/06/2009, 23:13
"fibrar" a carroceria toda é mesmo a melhor solução para quem não quer se preocupar com ferrugem... a propósito: como é esse rhino? do que é feito?

o cara da rural 67
29/06/2009, 10:49
Amigos do fórum! feliz 2008!!!!

Depois de algumas horas conversando com um amigo, que é dono de um CJ3A igual ao meu, sobre a melhor maneira de arrumar o assoalho do jeep dele, apareceu a idéia de aplicar fibra de vidro diretamente sobre a lata... (detalhe: NAO haverá retirada da lataria original)

Pensamos em levar a carroceria até o jateamento (jato de areia) para tetirar "o que der" pra tirar... (o assoalho do jeep está em péssimas condições, muitos muitos buracos... o dono do jeep tem medo de meter o jato de areia e nao sobrar nada pra contar história) Assim, com a superfície porosa, aplicaríamos perfis em "L" em alguns pontos do assoalho (para aumentar a rigidez) e, por cima, seria adicionado a fibra de vidro em camada relativamente grossa em todo o assoalho dianteiro do jeep, pegando também a parte da lataria lateral e parede corta-fogo. Da mesma forma, seria aplicada a fibra de vidro na parte externa-inferior do assoalho, na parte de baixo do jeep, montando um "sanduíche" de fibra-metal-fibra.

Para a preparação, seriam feitos outros furos no assoalho, para permitir uma melhor aderencia entre as partes superior e inferior.

A parte onde vai fixada a tampa do cambio nao seria fibrada, permanecendo original, bem como nao seriam obstruidos os drenos originais que ficam na lateral do CJ3A....

O assoalho da caçamba nao necessita ser alterado.

Pensamos nesta alteração pelos seguintes motivos:
- a substituição do assoalho do jeep por outro metálico nao evitará nova oxidação posterior, exigindo maior cuidado com a montagem, soda, preparação quimica e aplicação de tinta.
- Aplicando a fibra, com a resina e catalisadores adequados, a aplicação direta de tudo isso sobre a lataria existente (previamente jateada e protegida contra corrosao) constituiria um assoalho "imune" a corrosao futura, além de poder receber pigmento na resina, dando um acabamento homogeneo e fácil de recuperar em um improvável evento que quebre tudo.
- O assoalho metálico nao retém calor transmite ruídos do veículo para dentro do habitáculo.
- O assoalho de fibra retem (um pouco) do calor do motor e escapamento, e também "abafa" (um pouco) os ruidos externos...
- A solda do assoalho metálico poderá causar novos pontos de corrosao na lataria das laterais do jeep, necessitando de um cuidado extra para que isso nao ocorra
- A aplicação da fibra sobre a lata do assoalho aumentaria a resistencia do mesmo e eumantaria a resistencia da junção assoalho-lateral. Torção da carroceria? bom, a fibra vai mudar isso, tornando o conjunto mais rígido, se for bem aplicada, nao descolará da lataria.... (furos na lataria, em espaçamentos programados, "amarrarão" as partes interna e externa)

Mas... acima de tudo....
NAO ENFERRUJA - NAO ENFERRUJA - NAO ENFERRUJA.......

Entao, por estes motivos, gostaria de saber da experiencia de vcs, ou se tem algo que eu nao pensei... algo que pudesse inviabilizar a idéia.... Já vi o pessoal discutir algo parecido aqui no fórum ( pessoal do Niva, falando em montar uma piscina no assoalho do carro), mas já vou adiantando que lá a coisa nao vingou, pois a conversa era mais ou menos assim: "pessoal, quero montar assoalho com fibra+lata+fibra, oq vcs acham?" e a resposta era algo tipo "nao vai ficar bom, pois nos pisos com BORRACHA deu ferrugem..." ou ainda "nao vai funcionar pq os emborrachados nao aderem a lataria..." Entao, gostaria de pedir para evitarem comparar a fibra de vidro com os materiais emborrachados que, a meu ver, tem comportamentos muuuuuuuuuuuuuuuito diferentes, tanto em aderencia, quanto em flexibilidade... ok?

Como o dono é meio "exagerado", ele tá pensando em aplicar aquela manta asfáltica sobre a fibra.... rsrsrs
Amigo

Saindo um pouco do assunto jeeps, possuo um fusca baja que tb uso para trilhas, além de uma rural 4x4. o assoalho e laterais do fusca, inclusive paralama interno estavam podres. Lixei bem e retirei todo o resto de tinta e alguma ferrugem, apliquei convertedor de ferrugem AF7 em toda aparte de lata. depois de bem seco, fibrei tudo onde podia, fazendo o sandwiche que vc falou. Faço trilhas pesadas com ele, e ja levou muita pancada no assoalho e nunca conteceu nada, a fibra se desloca e volta para o lugar sem descolar da lata. O lance é não deixar a fibra entrar em contato direto com a lata, e sim aplicar um fundo AF7 ou outro, depois ate pode ser pintado por cima. depois a fibra se adere a tinta, sem soltar, somente se a tinta soltar da lata. O resultado ficou muito bom, apenas depois tive de colocar "ralos" na piscina interna, para escoar a agua que entra pelas portas, de resto é so alegria

um abraço

Marcos ET
29/06/2009, 15:39
"O Cara", blza?
Rapaz, este "AF7" é o mesmo que o "Fundo Fosfatizante"?
Quando você falou que a fibra se desloca e volta para o lugar, quer dizer que ela amassa junto com a lata?
O lande dos "ralos" ficou legal! rs vou pensar no assunto para o jeep!

Valeu pela sua contribuição! obrigado mesmo!!!
Gde abraço!

PredadorRJ
03/07/2009, 10:54
Salve!

Eu tive que fazer uns "furos" no Mastigado e pra proteger a lata, resolvi apelar. Achei um azul parecido da Hammerite e pintei. Até agora não teve problema nenhum, e aqui nessa cidade é úmido bagaray...

Outras partes eu to pintando com tinta epoxi. Acredito que não vou ter problema com ferrugem. Mesmo onde tem emenda de metal por solda, se fosfatizar ou meter a hammerite não vai problema durante um BOM tempo.

bajeiro do sul
03/07/2009, 17:18
"O Cara", blza?
Rapaz, este "AF7" é o mesmo que o "Fundo Fosfatizante"?
Quando você falou que a fibra se desloca e volta para o lugar, quer dizer que ela amassa junto com a lata?
O lande dos "ralos" ficou legal! rs vou pensar no assunto para o jeep!

Valeu pela sua contribuição! obrigado mesmo!!!
Gde abraço!
Marcos

ta certo, o af7 é o fundo fosfatizante.
Qualdo disse que a lata amassava, quiz dizer a lata do assoalho que cede um pouco e depois volta para o lugar junto com a fibra, mas quando o amassado é muito grande, a fibra fica afundada junto com o assoalho, mas ele ficou mais resistente no todo

um abraço

eduardo

Marcos ET
28/02/2011, 16:07
Não fui pra trilha ainda porque minha caixa de transferencia ta soltando e precisa fazer uma revisão, mais to rodando com ele por perto e a fibra ta igual quando fiz.

3... 2... 1... DESFIBRILADOR!

Ressuscitando o velho tópico...

WCAS, e aih? como é que está o "assoalho sanduíche" depois destes anos todos? rs espero que tudo bem! Aqui no meu jeep as coisas ainda estão "sobre controle"... não fibrei uma grande área como você, mas agora já estou pensando bem em fibrar toda a parte interna do jeep... como é que a fibra se comportou neste tempo todo???

Bajeiro! e aih? blza?? como é que está a fibra no assoalho do seu Baja?

Grande abraço pessoALL!!!

Marcos ET.

bajeiro do sul
02/03/2011, 00:03
3... 2... 1... DESFIBRILADOR!

Ressuscitando o velho tópico...

WCAS, e aih? como é que está o "assoalho sanduíche" depois destes anos todos? rs espero que tudo bem! Aqui no meu jeep as coisas ainda estão "sobre controle"... não fibrei uma grande área como você, mas agora já estou pensando bem em fibrar toda a parte interna do jeep... como é que a fibra se comportou neste tempo todo???

Bajeiro! e aih? blza?? como é que está a fibra no assoalho do seu Baja?

Grande abraço pessoALL!!!

Marcos ET.

Amigo, o assoalho ensanduichado e fibrado continua se comportando muito bem, é algo que não me preocupo no veiculo. apenas vou fazendo cada vez mais remendos de fibra como nos paralamas (que tb são de fibra) e outras partes do carro. ele é vermelho mas ja ta dificel de se ver a cor original, tamanho a quantidade de remendos, mas funcionando bem

abraços

HenriqueRS
25/08/2011, 18:43
Bah, tava lendo o tópico a procura de soluções pro meu Jeep e resolvi procurar no google sobre bate pedra. Achei o seguinte, olhem só que interessante:
Willys cj3a Blog (http://willyscj3a.wordpress.com/)
No dia 18/03/2009 o cara postou umas fotos da carroceria do Jeep dele com bate pedra no assoalho, parece que ficou bem bom. Seria esse o emborrachado que vocês falaram no início do tópico?
Tava pensando em fazer isso pro meu Jeep :semideia Será que funciona?

vavarusso
10/12/2011, 15:41
Boa tarde!
Pessoal estou trocando o assoalho do meu jeep e gostaria de saber se poderia deixar em 90° aquela rampa que fica embaixo da pedaleira, ja que vou colocar pedaleira suspensa???

Rodrigotche
19/01/2012, 21:29
Reativando o tópico, eu lixei todo o fundo do jeep passei fosfatizante e fundo PU, agora para eu fibrar os buracos e passar emborrachamento eu preciso lixar o fundo ou é só aplicar sobre o fundo. Por favor algum entendido me de uma luz
Um abraço

Marcos ET
21/01/2013, 17:04
Rodrigo, um ano depois da sua pergunta... no meu caso, eu só apliquei sobre o fundo... rs

advocaciamartins
26/01/2013, 21:33
Amigos,

Se ajudar lá vai:

Também tenho uma Bandeirante para fazer companhia ao meu CJ5 e tive problemas de ferrugem no assoalho, lado do motorista, próximo aos pedais.

Veja o procedimento completo no tópico das Bandeirantes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/115169-fibra-de-vidro-no-assoalho-com-ferrugem.html

Note que o assoalho não sofre tanta torção como outras partes da carroceria, e que a fibra de vidro acompanha o movimento.

Na parte inferior (que não tinha ferrugem, apenas os furos que vinham de cima) não apliquei manta (fibra de vidro), apenas a resina, que além de oferecer uma proteção contra ferrugem, juntou-se (pelos furos) à resina da parte superior, vedando assim o metal e matando definitivamente a ferrugem.

Quanto à preocupação levantada aqui no forum sobre a dilatação diferente dos materiais e a possível descolação da fibra de vidro:
- no passado era comum laminar o assoalho de fuscas, brasílias e outros veículos VW como forma de eliminar definitivamente a ferrugem e essa solução sempre se mostrou duradoura. Lembrando que esses veículos possuem um chassi (?) de chapa que se contorce muito mais que o chassi de um jeep;
- eu possuía uma fábrica de peças em fibra de vidro para torres de resfriamento. Para proteger as partes metálicas das torres o procedimento era aplicar fibra de vidro (ou apenas resina) nas partes de ferro, e nunca houve problema algum de descolamento. Neste caso em específico é comum, durante a operação da torre, a elevação da temperatura visto que a água que cai sobre a mesma é quente. Quando reiniciado o trabalho a água que cai é fria, e mesmo assim não tinhamos problemas de descolamento.

Espero ter ajudado.

Dodger
27/01/2013, 02:40
Descobri uma gambiarra revolucionária para tapar buracos em assoalho.
Testado e aprovado! KPO+manta de fibra.

dá trabalho pq é chato fazer o KPO que é grosso impregnar na fibra. só limpar bem o local com escova de aço pra deixar o metal limpo sem ferrugem e depois thiner, aplica o KPO e camadas fininhas de manta de fibra, poede desfiar a fibra pra facilitar e vai batendo tudo com pincel até ficar tudo no lugar, depois de seco fica muito resistente e num descola nem a pau.

isso é valido pra pequenas áreas pq é chato de fazer.

Pra fibrar todo assoalho eu recomendo fibrar a primeira camada, que pode ser bem fina, com resina epoxi, já que ela é cara. Pois a resina epoxi realmente se cola ao metal diferente da resina comum(poliester) ai as outras camadas vc pode fazer em resina comum pra dar a resitencia mecanica.

só seguir o procedimeto basico: remover o máximo de ferrugem com escova de aço, esmerilhadeira ou o que for, limpa o metal muito bem com thiner ou desengraxante(pra pintura automotiva), fibra com epoxi a primeira camada, espera curar e faz as demais camadas (2 ou 3) com resina comum e pronto. bem feito dura muuuito!!

Marcos ET
28/05/2013, 19:14
Sem "cuidado", até Tanque de guerra se dissolve...
Em quanto tempo?
Só tempo dirá:

[]'s

Bom Luciano, só para não perder a brincadeira... contando até agora já se vão mais cinco anos, então seu Lada Niva está agora com 17... ele ainda está inteiro? Na época o meu estava com 57, hoje está com 62 e a lata ainda tá lá (só que agora, fibrada a mais de três anos!) rs

Só para confirmar, até agora não descolou nada, e o único ponto de oxidação é o parafuso que fixa a carroceria no chassis...

[]'s fibrados!

Marcos ET
03/08/2015, 10:47
Acho que já consagramos uma "técnica" (gambiarra) digna de nota! Parece que fibrar o assoalho foi uma boa coisa para mim.

Sem "cuidado", até Tanque de guerra se dissolve...
Em quanto tempo?
Só tempo dirá:

[]'s

kkkkkk Amigo Luciano, estou certo de que você vai entender que eu jamais poderia perder a piada! Estou contando o tempo, dos 45 anos, já se passaram sete, ou seja, agora faltam "só" 37 anos!!! kkk Agora, seu niva teria 19 anos, e meu bom e velho jeep, está com 64 anos, tirando a brincadeira de lado, realmente gostaria de saber como está o Niva. Só para confirmar, até agora aqui (no jeep) não descolou nada, e o único ponto de oxidação é o parafuso que fixa a carroceria no chassis...

Salve.
Como tá o assoalho? Vc chegou a dar (ui) algum tipode acabamento, tipo pintura?
Abraço

PredadorRJ, tudo no lugar, até hoje! "acabamento", na época, foi só uma tinta preta por cima da fibra, e um tapede de assoalho de jeep por cima de tudo... kkk

Agora, por outro lado, estou pensando em algo mais profundo! estou me programando para retirar a carroceria fora, lixar e aplicar proteção por baixo também (no momento, a fibra é somente sobre o assoalho).

Grande abraço a todos!!

matheusfelicio
11/02/2016, 09:52
Amigo bom dia... de qual resina esta falando que foi utilizada ? abraços

Amigos,

Se ajudar lá vai:

Também tenho uma Bandeirante para fazer companhia ao meu CJ5 e tive problemas de ferrugem no assoalho, lado do motorista, próximo aos pedais.

Veja o procedimento completo no tópico das Bandeirantes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/115169-fibra-de-vidro-no-assoalho-com-ferrugem.html

Note que o assoalho não sofre tanta torção como outras partes da carroceria, e que a fibra de vidro acompanha o movimento.

Na parte inferior (que não tinha ferrugem, apenas os furos que vinham de cima) não apliquei manta (fibra de vidro), apenas a resina, que além de oferecer uma proteção contra ferrugem, juntou-se (pelos furos) à resina da parte superior, vedando assim o metal e matando definitivamente a ferrugem.

Quanto à preocupação levantada aqui no forum sobre a dilatação diferente dos materiais e a possível descolação da fibra de vidro:
- no passado era comum laminar o assoalho de fuscas, brasílias e outros veículos VW como forma de eliminar definitivamente a ferrugem e essa solução sempre se mostrou duradoura. Lembrando que esses veículos possuem um chassi (?) de chapa que se contorce muito mais que o chassi de um jeep;
- eu possuía uma fábrica de peças em fibra de vidro para torres de resfriamento. Para proteger as partes metálicas das torres o procedimento era aplicar fibra de vidro (ou apenas resina) nas partes de ferro, e nunca houve problema algum de descolamento. Neste caso em específico é comum, durante a operação da torre, a elevação da temperatura visto que a água que cai sobre a mesma é quente. Quando reiniciado o trabalho a água que cai é fria, e mesmo assim não tinhamos problemas de descolamento.

Espero ter ajudado.

matheusfelicio
11/02/2016, 09:54
Olá e bom dia! Tenho um amigo que usou a resina de poliéster mesmo e não a epóxi como o recomendado aqui neste post e após 3 anos não teve nenhum problema de descolamento ou algo do tipo. Qual resina vc usou? POis estou com o mesmo problema e tenho acesso muito mais fácil a esta resina do que a de epóxi. poderia me esclarecer sobre o teu caso? abraços
Bom Luciano, só para não perder a brincadeira... contando até agora já se vão mais cinco anos, então seu Lada Niva está agora com 17... ele ainda está inteiro? Na época o meu estava com 57, hoje está com 62 e a lata ainda tá lá (só que agora, fibrada a mais de três anos!) rs

Só para confirmar, até agora não descolou nada, e o único ponto de oxidação é o parafuso que fixa a carroceria no chassis...

[]'s fibrados!

Marcos ET
14/09/2016, 11:10
Qual resina vc usou? POis estou com o mesmo problema e tenho acesso muito mais fácil a esta resina do que a de epóxi.

Matheus, bom dia! desculpe a demora em responder, mas é que o fórum, estranhamente, não me manda mais notícias quando há mensagens nos tópicos que participo, daih tenho que ficar garimpando um por um...

Bom, na época eu coloquei a resina de poliéster mesmo, da normal e mais fácil de encontrar. Coloquei ela (a resina) e a manta da maneira mais "porca" e inexperiente o possível (depois levei num cara que mexe com fibra, que lixou as partes que não consegui fazer e acertou algumas coisas). Também não preparei direito o assoalho, apenas lixei ele e depois passei escova de aço e convertedor de ferrugem e fui derramando resina.

Devo lembrar que coloquei fibra apenas na parte de dentro do jeep, somente nos assoalhos dianteiros do piloto e navegador. Neste momento, depois de anos de enrolação, mandei a carroceria para o jato de areia e neste final de semana vou começar a aplicar fibra na parte de baixo (parte de fora) do assoalho todo.

No meu caso, que já jateei e encontrei muito podre (que agora se transformou em muito buraco no fundo), vou aplicar wash primer, depois resina, depois manta, depois resina, manta, resina, manta, resina até atingir uma espessura regular de 5mm quero uma camada grossa por baixo para compensar a fragilidade estrutural devido a oxidação das chapas (que ficaram mais finas) e das nervuras que haviam ali.

Após fibrar, ainda vou aplicar o emborrachamento comum, apenas para dar um aspecto de "lataria" no jeep... rs

Antes de fazer todo este processo, devo lembrar, vou parafusar uns perfis de aço em determinadas partes, para que substituam partes estruturais que sustentam a carroceria sob os coxins.

Tomara que desta vez eu consiga fazer os serviços e tirar fotos ao mesmo tempo... rs

Gente, alguém sabe se o Luciano Shakall ainda tem o niva? kkkkkkkkkk

Marcos ET
23/05/2019, 12:04
Gente, alguém sabe se o Luciano Shakall ainda tem o niva? kkkkkkkkkk

kkk sempre no intuito de preservar o bom-humor e as brincadeiras no meio Off-Road... já se vão onze anos desde a inauguração do tópico, e muita coisa rolou desde então (inclusive um recente problema de rolamentos na t-case novamente, vou ter que abri-la - rsrsrs)

Neste meio tempo, "Fibramos" um segundo Jeep (daquele meu amigo que deu a ideia de fazer assim... ele demorou um pouco mais que eu para criar coragem! kkk) e até agora parece que está tudo bem! Também neste meio tempo, fiz outras experiências, como a aplicação de "gel coat" na parte de baixo e na parte interna do jeep (onde alguns aplicam o tal emborrachado). A camada externa, embaixo, foi fina, mas parece que o resultado ficou interessante, enquanto a camada interna foi mais grossa, e também ficou boa.

Shakall, como vai seu niva meu amigo? Se eu bem me lembro, creio que agora ele deva estar com 23 anos de uso, enquanto meu velho jeep está com 68 (e contando), seguem fotos do veterano (não reparem a sujeira! kkk):

Marcos ET
12/10/2019, 21:58
Só para informar que a Rhino Linings já está operando no Brasil.
Rhino Brasil - 61 32341939
Revenda em operação no DF com unidade Móvel e serviços executados em SP, MG, RJ e etc.
Nossa rede está em expansão, caso alguém se interesse em ser um franqueado ou ter seu veículo revestido com o "Linner" número 1 do mundo, favor entrar em contao.

Sds

Renato Fonseca
Rhino Brasil

Rapaz, eu queria muito saber se a Rhino ainda está no Brasil... não encontro nada por aqui, nem mesmo na internet.

Alguém saberia dizer se temos onde aplicar Liners automotivos aqui no Brasil?