Conectar

Ver Versão Completa : Pajerinho V6 - Manutenção

Paulo_CW
02/01/2008, 10:15
Pessoal,
Junto com a preparação para trilhas q estou fazendo na viatura, preciso por em ordem a manutenção da minha Pajerinho V6-3000.
Como não tenho o manual de manutenção, peço ajuda de vcs para alguns iténs q preciso descobrir:
1- Q tipo de óleo usar para embreagem...?
2- Especificação do óleo dos diferenciais...?
3- Especificação do óleo da caixa...?
4- Qual a Amp. do alternador...?

5- Outra coisa. A caixa de fusíveis do motor tá com o desenho das funções de cada relé/fusível apagada. Alguém pode tirar uma foto pra eu saber qual fusível serve pra q?

Valeu

buchmann
02/01/2008, 11:07
1- Q tipo de óleo usar para embreagem...?
2- Especificação do óleo dos diferenciais...?
3- Especificação do óleo da caixa...?
4- Qual a Amp. do alternador...?
5- Outra coisa. A caixa de fusíveis do motor tá com o desenho das funções de cada relé/fusível apagada. Alguém pode tirar uma foto pra eu saber qual fusível serve pra q?

Bom... ai vai Paulo

1- O mesmo usado no Fluido do Freio: Fluido de Freio DOT4

2- Diferencial dianteiro 1,2 litros Castrol Syntrax 75W/90 Castrol SAF XB
Traseiro SEM diferencial de deslizamento limitado Tipo1: 1,8 litros, Tipo 2: 2,6 litros e Tipo 3: 3,8 litros (não sei o que quer dizer esse tipo ai...) é o mesmo óleio do diferencial dianteiro.
E o traseiro COM diferencial de deslizamento limitado o Tipo(1,2,3) continua com a mesma quantidade... muda o tipo de óleo que eh o Castrol Syntrax LS 75W/90 Castrol SAF XB.

3- da pajerinho 3000 altomatica é 7,5 litros de Castrol TQM SP.
Da manual com 4WD e Super Select é 2,5 litros de Castrol TAF-X 75w/90.
E da manual 4WD com tempo parcial são só 2,2 litros.

4- No manual não achei sobre o Alternador.

5- Essa foto ai vou ficar devendo por enquanto ... se der eu tiro e mando depois não tenho como fazer ela agora....

Não sei se isso ajuda Paulo.. qualquer coisa é só pedir :concordo:
quando comprei a minha (faz 3 meses8-)) troquei todos os óleos ... isso quer dizer que eu morri com R$ 546 +-,:putz: mas acho que é melhor coisa a fazer para não se incomodar no futuro...

Grande abraço
de um proprietário feliz com sua Pajerinho :mrgreen:

Paulo_CW
02/01/2008, 11:22
>Buchmann
Valeu aí, essas informações já me ajudam muito... e se vc puder tirar a foto uma hora destas vai ser D+... quero ver se faço um adesivo pra colar na tampa da cx. de fusíveis....
Com certeza a facada na manutenção é grande, mas vale pra se ter certeza de estar com tudo em dia.

buchmann
02/01/2008, 11:40
Falaaaaa Paulo....

tava lendo o manual pra ver se achava algo mais sobre suas perguntas.. bom.. achei a capacidade do alternador... eh de 75A para o motor 3000 e 90A para o motor 3500
tem uma especificação da bateria (bateria tipo)para estes dois motores: 55d23R.

Paulo_CW
02/01/2008, 16:10
>Buchmann
Valeu de novo.... queria saber sobre o alternador devido a instalação do guincho.

Abusando da boa vontade... sabe onde fica o filtro do ar condicionado (tbm chamado de filtro de cabine), pq eu ainda não encontrei o dito cujo.... meu ar tá gelando pouco, e deve ser ele q tá muito sujo, já q a tubulação de retorno do condensador tá gelando q só...???
Té +

Fred Bailune
02/01/2008, 17:51
>Buchmann
Valeu de novo.... queria saber sobre o alternador devido a instalação do guincho.

Abusando da boa vontade... sabe onde fica o filtro do ar condicionado (tbm chamado de filtro de cabine), pq eu ainda não encontrei o dito cujo.... meu ar tá gelando pouco, e deve ser ele q tá muito sujo, já q a tubulação de retorno do condensador tá gelando q só...???
Té +

paulo,

Se nao me engano esse carro assim como o meu e tr4 nao tem filtro do ar condicionado, a caixa é selada, mas vale conferir certinho.

Abs

Paulo_CW
03/01/2008, 11:41
> Fred...
Realmente tô achando q não tem mesmo.... desmontei o painel (lado passageiro), e só encontrei uma parafernalha que faz parte do ar condicionado, e que realmente é lacrado...

buchmann
03/01/2008, 11:49
Paulo...
agora não to como Sr. Manuel do meu lado... hehehehe.. mas quando eu puder chegar perto dele eu pergunto.. ;)
a foto ainda não tive tempo.. mas hj eu faço..

buchmann
08/01/2008, 13:42
Oh tempo.. Oh vida..
tá complicado de arranjar tempo pra tirar a foto e pegar o manual do carro.. mas quem sabe um dia... hehehehe

davidss6
08/01/2008, 14:22
caraca, a minha ta com essa mesma zica no ar condicionado... gelando muito pouco :pensativo:

sayon
09/01/2008, 09:17
eh eu tambem to com esse problema na pajerinho 3500....soube de um cara q limpa o ar por um sistema novo...agora nao lembro mas eh tipo um sistema de endoscopia.

Paulo_CW
10/01/2008, 11:08
Essa limpeza e higienização é uma coisa normal, qquer empresa de ar condicionado faz... mas acho estranho não ter esse filtro, todos carros q conhecia até hj tem o dito cujo e quando o problema é "gelar pouco" a culpa geralmente é do filtro sujo.

buchmann
10/01/2008, 14:18
Ai povo... segundo o manual:
"'Se o ar condicionado parece pouco eficiente, a causa pode ser vazamento de refrigerante.
Inspecione o sistema em uma concesionario Mit. O sistmea de ar condicionado do seu veículo deve ser abastecido com o refrigerante HFC-134a e o lubrificante ND-OIL8.
O suso de refrigerante ou lubrificante diferente cousa severos danos, que resultam na necessidade de substituir todo o sistema de ar condicionad......"

bom.. pelo jeito não tem mesmo filtro de ar.. o ar condicinado funciona com lubrificante...
o pior se os caras botaram outro refrigerante....

grande abraço

buchmann
19/01/2008, 16:30

Valeu

A ei Paulo.. demorou um pouco mas consegui scanear a caixa de fusivel do motor.. mas a minha também não esta lá estas coisas mas da para ler, ou decifrar :pensativo: , a maior parte dos componetens.... por isso mando de brinde a caixa de fusivel de dentro do carro.. :mrgreen:

desculpa a demora ai.. :oops:

abraços

Paulo_CW
21/01/2008, 07:09
Valeu buchmann...
Assim já consigo descobrir a maior parte deles, e tbm quais reservas q posso usar para farois de milha..

E a manutenção preventiva continua.... ainda encucado com o ar condicionado:putz:

Paulo_CW
22/02/2008, 16:21
Pessoal...
Alguém sabe me dizer se o código do motor da Pajero V6 3000 é o "6G72"
Também gostaria de saber se a correia dentada e o esticador usado na 3000 é igual ao da 3500...

Fred Bailune
22/02/2008, 16:37
Pessoal...
Alguém sabe me dizer se o código do motor da Pajero V6 3000 é o "6G72"
Também gostaria de saber se a correia dentada e o esticador usado na 3000 é igual ao da 3500...

O codigo eu nao sei, mas a correio e o esticador sao diferentes ... nao sei pq mas o da 3.5 é MUITO mais caro !!!

Abs

Paulo_CW
22/02/2008, 17:13
Fred...
Penso q tem diferença sim....
Não tenho certeza mas as 3000 tem o cód. 6G72 e as 3500 o cód 6G74.... álguem pode confirmar aí...´
É q estou a procura do kit de correia dentada + esticador nos EUA... o valor lá é de U$70,00 + frete q dá outros U$40,00...

Paulo_CW
28/02/2008, 09:10
Alguém sabe me dizer se a correia dentada da Pajero V6 3000, tem alguma variação de modelos, dentes ou qqer coisa, ou é padrão.... pq se num me engano eu vi um tópico aqui onde alguém comprou a correia e não deu certo.... é q estou querendo comprar pelo e-bay....

locomeubr
28/02/2008, 10:17
troquei a minha semana passada...mais foi o mecanico q arrumou uma nova, vou passar la hoje pra ver um barulhinho com ele e pergunto onde foi...sei q ele comprou no rio, sao cristovao...

vlwww

n0gs
28/02/2008, 10:42
eu achava que os V6 3000 não usavam correias dentadas e sim correntes...

Paulo_CW
28/02/2008, 11:22
iiiiiih....Nogs
Tenho visto os kits de correia + esticador no ebay.... e coisa q eu NÃO sabia é q existe os motores de Pajero V6 3000 cód "6G72" de 12V e tbm de 24V....???

Novais
28/02/2008, 11:22
Cambada,

algém aqui já usou Militec na Pajero?

[]'s

locomeubr
28/02/2008, 11:25
Cambada,

algém aqui já usou Militec na Pajero?

[]'s

botei semana passada..na pajero nao senti muitaa diferença nao....botei no jpx e nele sim senti sobre questões de aquecimento...ficou bemmm melhorrr a temperatura dele mesmo..de resto..ficou tudo normal...rs

buchmann
28/02/2008, 11:46
iiiiiih....Nogs
Tenho visto os kits de correia + esticador no ebay.... e coisa q eu NÃO sabia é q existe os motores de Pajero V6 3000 cód "6G72" de 12V e tbm de 24V....???

Ei Paulo.. pelo que li na história de Pajero (http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado3/pajero-1.htm) não encontrei nenhuma referencia do motor 3000 com 24 válvulas.. que eu li e lembro foi somente utilizado as 24V nos motores 3500.. :pensativo:

E sim.. o 3000 é correia dentada.. dá para ver ela tirando uma tampa do lado direito do motor.. são 2 parafusos....

Abraços

Paulo_CW
28/02/2008, 13:45
BUCHMANN
Pozé... eu tbm achava isso, mas encontrei no e-bay uma série de kits pra motor de Pajero (Montero nos EUA) 3000 SOHC e DOHC 24V... achei esquizitão...
Quero ver se compro lá pq o kit (correia mais tensionadores) custa a média de U$70,00 mais uns U$45,00 de frete... é isso difícilmente cai na alfândega... e mesmo q caia vale a pena...
Outra coisa .... alguém sabe o núm de dentes da correia.... achei correias com 187 e 201 dentes???

Novais
28/02/2008, 19:39
botei semana passada..na pajero nao senti muitaa diferença nao....botei no jpx e nele sim senti sobre questões de aquecimento...ficou bemmm melhorrr a temperatura dele mesmo..de resto..ficou tudo normal...rs
pois é, falaram a mesma coisa coisa aqui....abortei a idéia de utilizar esse "trem".

[]

gchamone
28/02/2008, 20:05
Pessoal,

Antes de mais nada, desculpem pelo cross-post... não sei se todo mundo aqui acompanha o outro tópico de Pajero, e como vocês também estão nesse assunto (motor, correia e afins), achei pertinente: quais seriam os danos colaterais de ter uma correia partida no 3.5 gasolina?

Segundo o meu mecânico, ela não bate válvula... seria só o prejuizo da correia mesmo.

É isso mesmo?

Abraços,
Gustavo Chamone

Paulo_CW
29/02/2008, 06:38
GCHAMONE....
Não sei, mas acredito q seu meca tá engandao.....?????

locomeubr
29/02/2008, 07:02
GCHAMONE....

sem duvida...se nao eu ia ficar rodando até ela estourar.....cara acho q isso nao existe nao...rs

vlwww

gchamone
29/02/2008, 07:35
GCHAMONE....

Pois é... também sou da turma dos incredulos e dos paranoicos. Prefiro trocar.

Mas o que me deixou com a pulga atrás da orelha, é que ouvi isso de um outro mecânico ontem à noite.

Cabuloso.

Abraços,
Gustavo Chamone

Novais
29/02/2008, 09:01
Pessoal,

Antes de mais nada, desculpem pelo cross-post... não sei se todo mundo aqui acompanha o outro tópico de Pajero, e como vocês também estão nesse assunto (motor, correia e afins), achei pertinente: quais seriam os danos colaterais de ter uma correia partida no 3.5 gasolina?

Segundo o meu mecânico, ela não bate válvula... seria só o prejuizo da correia mesmo.

É isso mesmo?

Abraços,
Gustavo Chamone
já ouvi essa história também....

[]

Paulo_CW
29/02/2008, 09:26
Meu... "não bater válvula"... será q procede isso... sei naum...

sayon
01/03/2008, 14:30
claramente vou perguntar isso na mitsubishi segunda. preciso ir la pega umas peças.

Paulo_CW
12/03/2008, 11:13
Pessoal...
Precisei trocar as coifas internas da viatura.... optei pelas do Santana... ficaram perfeitas....

Alguém sabe me dizer quantos dentes tem a correia dentada da Pajero V6 3000???

ibrahim abdo sleiman
30/03/2008, 01:46
Boa noite.

Sou novato no Forum, qto a correia dentada da GLS 3000v6 12 valvulas, ela é de 149 dentes, eu troquei recentemente, qto a comprar fora não sei se vale a diferença.
Comprei em SP, acho que ficou + barato, se puder ajudar, estou à disposição.

Paulo_CW
31/03/2008, 10:16
Valeu Ibrahim pela informação da correia. Quanto a comprar fora, vale muito a pena sim, mesmo pagando o envio pra cá...
Só por curiosidade, quanto vc pagou na correia, e qual marca?

ibrahim abdo sleiman
15/04/2008, 23:31
Boa noite Paulo,desculpe a demora, não me lembro do valor, não acho a NF. Vou lhe dar 2 fones e voce pode conferir e depois passar para o pessoal do Forum.

11 3782-3299
11 2131-3299 Antonio Carlos

16 3635-1712 Gustavo

Boa sorte!

n0gs
24/04/2008, 08:44
70 pratas num jogo de pastilhas tá bom?

Paulo_CW
24/04/2008, 08:47
70 pratas num jogo de pastilhas tá bom?

Tô achando até barato por ser pra mit.....kkkkk

n0gs
24/04/2008, 10:15
Tô achando até barato por ser pra mit.....kkkkk

abriu uma loja de peças para importados na rua de onde eu trabalho... hehehe... tem pra MIT!!
to até querendo trocar as pastilhas... alguém já trocou? tem alguma dica?

Paulo_CW
25/04/2008, 15:40
abriu uma loja de peças para importados na rua de onde eu trabalho... hehehe... tem pra MIT!!
to até querendo trocar as pastilhas... alguém já trocou? tem alguma dica?

NOGS -->
Faz um favor aí, veja se esse pessoal tem correia dentada e esticador pra mod. 3000 /97.....
Posta o fone deles aqui se tiver na mão....
Valeu

davidss6
25/04/2008, 16:13
nova lojinha com preços acessíveis?? isso mto me interessa :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Nogs, depois passa o tel dela

Abracos
David

JORGE CAMOI
28/04/2008, 11:25
Bom... ai vai Paulo

1- O mesmo usado no Fluido do Freio: Fluido de Freio DOT4

2- Diferencial dianteiro 1,2 litros Castrol Syntrax 75W/90 Castrol SAF XB
Traseiro SEM diferencial de deslizamento limitado Tipo1: 1,8 litros, Tipo 2: 2,6 litros e Tipo 3: 3,8 litros (não sei o que quer dizer esse tipo ai...) é o mesmo óleio do diferencial dianteiro.
E o traseiro COM diferencial de deslizamento limitado o Tipo(1,2,3) continua com a mesma quantidade... muda o tipo de óleo que eh o Castrol Syntrax LS 75W/90 Castrol SAF XB.

3- da pajerinho 3000 altomatica é 7,5 litros de Castrol TQM SP.
Da manual com 4WD e Super Select é 2,5 litros de Castrol TAF-X 75w/90.
E da manual 4WD com tempo parcial são só 2,2 litros.

4- No manual não achei sobre o Alternador.

5- Essa foto ai vou ficar devendo por enquanto ... se der eu tiro e mando depois não tenho como fazer ela agora....

Não sei se isso ajuda Paulo.. qualquer coisa é só pedir :concordo:
quando comprei a minha (faz 3 meses8-)) troquei todos os óleos ... isso quer dizer que eu morri com R$ 546 +-,:putz: mas acho que é melhor coisa a fazer para não se incomodar no futuro...

Grande abraço
de um proprietário feliz com sua Pajerinho :mrgreen:OLÁTUDO BEM COM VCS...CLARO NÉ,QUEM TEM PAJERO TA SEMPRE FELIZ..RERERE,MAS VAMOS LÁ,ALGUEM POR AQUI JA ESPERIMENTOU TROCAR DE OLEO NA CX DE MARCHA AUTOMATICA DA PAJERINHO V6 3000 02 PORTAS,POIS ESTE OLEO QUE MANDA TROCAR Castrol TQM É UMA FORTUNA!!!!ALGUEM JA FEZ TROCA DIFERENTE...VALEU...

Paulo_CW
28/04/2008, 12:31
Jorge...
Bom, na minha que é manual, coloquei o óleo indicado pelo pessoal que prepara as mits para as provas da mitcup aqui de Ctba... óleo da ELF 80w90 - API GL5 por $18,0L
Sei q esse mesmo pessoal tbm usa ELF nas automáticas.... se num engano ELFmatic...

n0gs
28/04/2008, 14:18
nova lojinha com preços acessíveis?? isso mto me interessa :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Nogs, depois passa o tel dela

Abracos
David

Ô David, segue o tel da loja, serve pra todo mundo aqui de bh, o cara trabalha com encomendas tb...

MITOYO:

31 25261055
31 25261056

Falar com Edson, se falar que é amigo meu vc ganha uma paçoquinha...

ABS

R.Fernandes
29/04/2008, 12:13
A minha, por enquanto, está com o ar bom e gelando.
Entretanto, em outros carros que tive e que o ar já não gelava bem, há dois pontos a serem observados: se não há vazamento do gas, certamente será necessário trocar o filtro.
É um cilindro que fica após o compressor (olhar no compartimento do motor).
Não é barato não. Com a troca haverá necessidade de repor o gas.
Acredito que fica tudo em cerca de R$ 400,00.
Roberto - RJ
Pajerinho 3,5

n0gs
09/05/2008, 11:55
kit de reparo da pinça de freio dianteiras Pajero V6 3000 97/98 com os pistões:

R$100,00 na SP Imports: 31 35052020 (Barato)

Parafusos da pinça de freio dianteira Pajero V6 3000 97/98 com os pistões:

R$52,80 (Preço médio)
na Mitoyo:
31 25261055
31 25261056

Paulo_CW
10/05/2008, 18:46
Esta peça da foto (as 2 do lado direito) segura um um lado da caixa com o chassi, e fica do lado do motorista bem na direção da porta... com o desgaste da peça central, a menor da foto q fica posicionado no centro da argola, a caixa q vibra normalmente ficava encostando na proteção de ferro que tem logo abaixo fazendo uma barulhera... O preço da peça q só vende completa na Mitsuroubo era de $112,00.
SOLUÇÃO= a peça da esquerda é a borracha da balança do gol que serve direitinho dentro da outra (a argola) por um total de....$3,50..
Ficou perfeito

buchmann
12/05/2008, 10:19
:O
de R$ 112,00 para R$ 3.50... é uma pequena, insignificante diferença entre as peças em??? hehehe

beetle
12/05/2008, 15:50
Putzz, como já disse o buchmann, pequena diferença heimmmm.
Escuto uma barulho de trepidação as vezes quando freio, tava achando até agora que era o escapamento mas vou dar uma olhada neste coxim aí, vai que seja isso.

buchmann
12/05/2008, 16:25
Galera... to com um zumbido no motor meio forte... e pelo que disse o meu meca é os rolamentos dos esticadores das correias.. se não me engano são dois...
alguem já trocou eles??? alguem sabe o preço deles???

Quero troca-los para ver se para o barulho.. não é nada grave, eu acho, mas quero deixar a caranga sempre zerada...
Lembrando que o meu motor é um 3.0, e os esticadores são os que estão na parte superior..

Como diz o ditado: "manutenção preventiva é sempre mais barata que manutenção corretiva" hehehe

n0gs
12/05/2008, 17:07
Galera... to com um zumbido no motor meio forte... e pelo que disse o meu meca é os rolamentos dos esticadores das correias.. se não me engano são dois...
alguem já trocou eles??? alguem sabe o preço deles???

Quero troca-los para ver se para o barulho.. não é nada grave, eu acho, mas quero deixar a caranga sempre zerada...
Lembrando que o meu motor é um 3.0, e os esticadores são os que estão na parte superior..

Como diz o ditado: "manutenção preventiva é sempre mais barata que manutenção corretiva" hehehe

já troquei um rolamento desse aih... não vale a pena trocar pelo paralelo, dura muito pouco... paguei, se não me engano exatos 431 latinhas em um rolamento desse aih, na MITCAR aqui em BH...

Paulo_CW
14/05/2008, 09:13
já troquei um rolamento desse aih... não vale a pena trocar pelo paralelo, dura muito pouco... paguei, se não me engano exatos 431 latinhas em um rolamento desse aih, na MITCAR aqui em BH...
Eu ainda não troquei, mas são 2 mesmo e o negócio é por original da marca Koyo... que custam uma fortuna.... e já q vai fazer esta troca, aproveita a mão de obra q é a mesma e troca a correia dentada....outra paulada....

buchmann
14/05/2008, 13:11

Vixiiiiiiiiii R$ 431,00 cada :parede::parede::parede::parede:
vou dar uma olhadinha melhor nisso.. cara.. vai ser muita grana para trocar esses 2.. quase milão para trocar as 2.. :shock::shock::shock::shock:
só posso chorar... :(

buchmann
14/05/2008, 13:18
Eu ainda não troquei, mas são 2 mesmo e o negócio é por original da marca Koyo... que custam uma fortuna.... e já q vai fazer esta troca, aproveita a mão de obra q é a mesma e troca a correia dentada....outra paulada....

Bom Paulo.. vou deixar para trocar a correia dentada depois... bem depois.. pois quando comprei o carro o meu meca me disse que a correia dentada erra novinha.. não tinha 10mil/km:dance:.. foi um dos fatores que me levou a compra do carro.. sei que a correia dentada é uma fortuna já em carros populares.. imagina nesse bichos importados :parede:.. quando levei para o meca e ele disse que todas as correias erram novinhas.. mas só esses dois rolamentos estavam fazendo um barulinho .. mas nada de mais..
mas agora quero ver se troco eles.. não é nada de mais (eu acho ) mas já estou com o saco cheio de escutar aquilo. hehehehe

Pelo menos em uma coisa eu vou economizar... 8-)

Paulo_CW
07/07/2008, 16:24
Bom Paulo.. vou deixar para trocar a correia dentada depois... bem depois.. pois quando comprei o carro o meu meca me disse que a correia dentada erra novinha.. não tinha 10mil/km:dance:.. foi um dos fatores que me levou a compra do carro.. sei que a correia dentada é uma fortuna já em carros populares.. imagina nesse bichos importados :parede:.. quando levei para o meca e ele disse que todas as correias erram novinhas.. mas só esses dois rolamentos estavam fazendo um barulinho .. mas nada de mais..
mas agora quero ver se troco eles.. não é nada de mais (eu acho ) mas já estou com o saco cheio de escutar aquilo. hehehehe

Pelo menos em uma coisa eu vou economizar... 8-)

Dae Buchmann
já fez essa revisão comentada ou ainda não...

Waldir Carlos
22/09/2008, 17:12
Boa tarde!

Inicialmente um agradecimento aos foristas Fred Bailune e Paulo Cesar Wisnievski. Embora não os conheça pessoalmente, os consultei e fui gentilmente orientado. Eis uma prova da importância do fórum.

Bom, sou picapeiro há quase dez anos, apaixonado por carros como a maioria dos brasileiros. Há quase um ano que planejei comprar o segundo veículo doméstico. Como o veículo ficará mais tempo com a patroa, pensei num sedan básico. Mas, uma galera de malucos aqui do 4x4 me incentivou a comprar um Jipinho com tração. Argumentei que o carro seria para uso urbano, mas depois que fiz alguns tests drives em Pajerinhos V6 fiquei enfeitiçado.

Minha peregrinação levou praticamente um ano. Acho que andei vendo uma dúzia dessas belezinhas 3 portas. Muitas estavam bem maltratadas, com sinais de falta de manutenção e a maioria com uma quilometragem beirando os 200 mil quilômetros.

Finalmente encontrei e comprei uma em Sampa. Fiz o test drive e babei pela bichinha [ops]. Foi uma longa negociação--- comprar veículo usado é complicado. Acho que dei sorte; aparentemente está bem conservada. O ex-proprietário rodava basicamente na capital e alguns passeios em rodovia do estado de SP. No começo fiquei meio cismado, imaginando que seria um daqueles clássicos "nunca fez trilha" e tal, mas o carro tem sinais de que era tipo jeep de shopping.

Negócio fechado há duas semanas. Como sou estradeiro, o maluco aqui mandou apenas trocar o óleo lubrificante e filtro e iniciou a aventura ON ROAD. Recebi a Pajerinho ali na região da Marginal do Tietê, Ponte da Casa Verde, inicialmente cruzei a capital e fui fazer um test drive mais prolongado descendo a Imigrantes até Santos, no litoral. Aos poucos, fui adquirindo confiança no jipinho e decidi encarar quase dois mil e quinhentos quilômetros de rodovia, até Aracaju.

Graças a Deus não aconteceu nada de anormal na longa viagem. Apenas precisei completar o nível de óleo do motor com aproximadamente 1,5 litros de Castrol GTX Magnatec 10W40. Dizem por aí que é "normal"; vamos ver.

Chegando na minha cidade levei o veículo numa oficina [particular] de confiança para uma revisão geral. Sou leigo em mecância mas sempre respeitei os critérios de manutenção; principalmente preventiva. A seguir, listo os itens realizados:

1. Corretiva:

* Correção de um minúsculo vazamento de óleo lubrificante, substituindo o retentor localizado na parte anterior do motor, acho que lado da caixa;
* Substituição do conjunto do limpador de pára-brisa.

2. Preventiva:

* Nova troca do óleo do motor e filtro. Mesmo considerando que eu teria feito isso antes de sair de SP, considerei a viagem como um flushing e mandei trocar a carga novamente;
* Limpeza e substituição do fluído de arrefecimento do radiador, com 40% de aditivo;
* Troca dos óleos lubrificantes da caixa, transferência e diferenciais traseiro e dianteiro;
* Alinhamento e balanceamento.

3. Preditiva [nem sei se considero esse item como exagero, mas o mecânico que tem quase trinta anos de estrada, dono da oficina, sugeriu]:

* Substituição do kit completo de embreagem [disco, platô e rolamento].

Procurei seguir a recomendação do manual, utilizando os fluídos Castrol GTX Magnatec 10W40 no motor e Castrol Syntrax 75W90 nos diferenciais, caixa e transferência. Na verdade, para os locais de engrenagem, o manual recomenda tipos codificados como Castrol TAF-X 75W90 e SAF-XB/XO. Procurei e não encontrei por aqui. Consultei o SAC da Castrol e disseram que poderia utilizar o Syntrax.

Como afirmei antes, pelo pouquíssimo conhecimento que tenho de mecancia, nessas situações prefiro ser conservador e não arriscar. Li que o óleo Dynadrive atende bem e custa quase a metade do caro Syntrax [R$ 80,00/litro!].

Desculpem o longo texto; acho que estou feito criança e me empolguei. Certamente voltarei a escrever e pedir orientações e ajuda.

Esclareço que sou apenas novato nesse negócio de trilha e lama-- as poucas que participei foram bem lights e as fiz de picape; basicamente estradões de terra. Comprei essa belezinha de Pajero [trata-se de uma modelo GLS-B V6 3000 1999/99] para uso urbano e aprender umas brincadeirinhas OFF ROAD. Os pneus que vieram são semi-novos Yoko G039 H/T 265/70 R16. Acho que se botar na lama a bichinha ficará presa, né?

Obrigado :concordo::concordo::concordo:

Paulo_CW
22/09/2008, 17:23
Olá Valdir... agradeço e precisando estamos aí...
Bonita a Mit heim, parabens pela aquisição e tenha certeza q será feliz com o brinquedo.... mas eu sou a favor de por no barro... hehehehe...

Waldir Carlos
22/09/2008, 17:55
Bonita a Mit heim, parabens pela aquisição e tenha certeza q será feliz com o brinquedo.... mas eu sou a favor de por no barro... hehehehe...

Êita, danou-se! Vamos com calma Paulo; antes eu preciso conhecer o jipinho e ir treinando aos poucos... Hehehe. Você e uma galera que tem aqui é barra pesada-- acho que li umas quatrocentas páginas com as aventuras da tropa de choque. Isso é um vício, né?

Rapaz, agora eu preciso "descansar" o bolso. Se eu falar que vou trocar por BF MUD esses sapatos de shopping quase novos que vieram na Pajerinho a patroa me expulsa de casa. Primeiro a manutenção básica, onde já gastei um bom dindin. Falta a correia dentada. Putz, a original é $$$.

Brigadão pela força. Gostei daquelas "proteções" que você projeta e constrói aí em CTBA. Os pára-choques são para trilha pesada e ficaram show-- parabéns pela criatividade.

:-D:palmas::concordo:

lealrenato
22/09/2008, 18:07

X2

:stop:lama,

e de preferencia deixando os amigos dar uma pilotada:lol::lol:.

sou o numero 1:mrgreen::mrgreen:

:concordo::concordo:

wdoc
29/09/2008, 07:57
Voltando ao topico

3.500 99 AT fez media de 7,6 na ida para o MMS floripa e 8,4 na volta, pneus AT, media 100km (chovia muito) sem usar quickdown.
Quanto ao oleo Castrol Alta KM na ida 0,5 litro e na volta (acho mais pelo uso da reduzida e as alta rotacoes ) + 0,5 litro.
Gostei do oleo e as medias estao muitos boas.

buchmann
21/11/2008, 11:08
Demorei pacas para responder.. mas ai vai hehehe

Paulo - Não fiz a troca ainda.. estou andando pouco com o carro e principalmente a faculdade esta me tirando todo o tempo disponível.. Achei as polias no rio por 258Latas e na R7(Mit da região) por 316Latas cada uma... quero ver se consigo fazer a encomenda hoje ainda com o rapaz do Rio.

Waldir - cara parabéns pela caranga..muito linda, inigualável, perfeita, etc, etc, etc... a sua é idêntica a minha, mas a minha possui GNV :) ... para espreçar melhor minha idéia: É UM PÜT@ JIPE !!!! hehehehe

José Tadeu
24/11/2008, 22:08
Caros companheiros de Pajero:

Comprei uma 98 3500 aut., a um mês, estou satisfeito, mas, neste final de semana, dando uma anilisada nela, notei que ela não tem roda livre, e no forum não li nenhum comentário sobre isso.

Alguém usa roda livre? Será que melhora o consumo e desempenho em asfalto? Isto é, nas retomadas, que achei "um pouco lerda".

O consumo da minha em estrada varia de 8,5 a 8,9 km/l, andando na faixa de 110 km/h, na cidade 5,6 km/l, achei bom pela categoria dela.

Abraços

Tadeu

n0gs
25/11/2008, 00:45

Comprei uma 98 3500 aut., a um mês, estou satisfeito, mas, neste final de semana, dando uma anilisada nela, notei que ela não tem roda livre, e no forum não li nenhum comentário sobre isso.

Alguém usa roda livre? Será que melhora o consumo e desempenho em asfalto? Isto é, nas retomadas, que achei "um pouco lerda".

O consumo da minha em estrada varia de 8,5 a 8,9 km/l, andando na faixa de 110 km/h, na cidade 5,6 km/l, achei bom pela categoria dela.

Abraços

Tadeu

pelo que entendi vc está achando que sua viatura usa 4x4 integral, no caso as Pajeros até onde eu sei, não utilizam roda livre, a tração é engatada com outro sistema, que até hj não sei como funciona, sei que é tudo na caixa de transferencia...
com o cambio em posição 4x2 a tração é somente na traseira... e vc pode passar de 4x2 para 4x4 integral até 120km/h, se o seu cambio for super select, acredito que seja...
vc está achano a 3500 lerda nas retomadas? qual a configuração de pneus vc usa? estranho, esse carro é um canhao...

o cosumo da sua tá na média...

ABS!

Paulo_CW
25/11/2008, 07:23

Abraços

Tadeu
José....
Bom, primeiro parabéns pela viatura....
As Pajeros não tem roda livre, seu acionamento é automático direto pela caixa...
Quanto a esse consumo, se for isso mesmo, levanta as mãos pro céu e pede benção q esta bom.....
até

José Tadeu
25/11/2008, 22:12
Obrigado pelas explicações, sei que quando está em 4X2, funciona a tração sómente na traseira, mas, assim mesmo o diferencial dianteiro e cardã ficam girando neutros.

Tive por muito tempo Toyota, meu outro 4x4 é um Javali, claro que não se comparam com a Pajero, mas nos dois dá uma diferença incrível se a roda livre estiver ligada, por isso surgiu a dúvida sobre a roda livre na Pajero.

Estou satisfeito com a Pajero, estou usando pneus Yokohama H/T 265/70/16, na realidade, o consumo com relação ao conforto o que ela proporciona, justifica e compensa.

Abraços

Tadeu

buchmann
25/11/2008, 23:06
Obrigado pelas explicações, sei que quando está em 4X2, funciona a tração sómente na traseira, mas, assim mesmo o diferencial dianteiro e cardã ficam girando neutros.

É ai que se engana.. não sei como funciona direito, mas quando desmontei o meu diferencial dianteiro para verificar, e graças a Deus não tinha nada, notei que tem uma trava pneumatica para o diferencial dianteira. Onde, se engatada a tração ele a libera para o normal fucinamento do diferencial, se não, ela travava o diferencial e liberava as rodas para ficarem livres. Sei lá como mas vi funcionar assim.
Desse modo não é gasto energia para movimentar o diferencial e o conjunto do cardam dianteiro.

Tive por muito tempo Toyota, meu outro 4x4 é um Javali, claro que não se comparam com a Pajero, mas nos dois dá uma diferença incrível se a roda livre estiver ligada, por isso surgiu a dúvida sobre a roda livre na Pajero.

No manual menciona as rodas livers, tanto a manual como a altomatica. Mas ao meu ver, a diferença vai ser pouca pelo fato do mecanismo descrito acima. Mas não posso afirmar isso, nunca fiz a esperiencia com a roda livre

Estou satisfeito com a Pajero, estou usando pneus Yokohama H/T 265/70/16, na realidade, o consumo com relação ao conforto o que ela proporciona, justifica e compensa.
Abraços
Tadeu

Para mim, melhor custo beneficio, se levar em conta uma usada.. :mrgreen:

moraespedro
26/11/2008, 10:27
José, faz uma prova, entra em baixo do seu carro, com o 4x2 acionado, sem as rodas da frente do "carrinho" estarem piscando, e tenta girar o cardan da frente com a mão... se ele virar, é pq sua "roda livre" está solta...

a pajero possui um sistema de roda livre automático muito eficiente... na verdade o único no qual eu confio...

[]s

José Tadeu
26/11/2008, 22:45
Obrigado pelas explicações, super interessante este sistema de roda livre.
Assim vou conhecendo os detalhes da pajero.

Abraços

Tadeu

Eduardo costa
03/12/2008, 19:49
amigo boa noite,gostaria de saber pra que serve o botão hold,que fica perto do câmbio aut? não tenho o manual.Abraços

José Tadeu
03/12/2008, 22:13
Eduardo:

No manual consta: Selecione este modo quando estiver dando a partida no veícluo em uma rodovia escorregadia e o veículo sairá suavemente.
Se você der a partida no veículo com a alavanca seletora em outra posição que não "L", o veículo dairá na segunda marcha.

Abraços

Tadeu

Paulo_CW
05/12/2008, 17:10
E novamente o assunto das VELAS
Apenas para título de informação aos colegas q tem Pajero V6 3000...
Uma opção na compra das velas cujas originais são uma fortuna... e além das NGK já conhecidas... segue a opção da Bosch com preços bem em conta e quase nenhuma auto-peças oferece...

Bosch Super Plus ->Nº: F000 KE0 P36
Bosch Super 4 ->Nº: 0 242 232 505 (quatro eletrodos - ainda não consta no catálogo do site da Bosch)

:concordo:

Paulo_CW
15/12/2008, 07:44
Mais uma dica de peça substituta...
Precisei trocar a mangueira superior do radiador e como não queria pagar nenhum valor absurdo na Mitsuroubo... fui pesquisar nas lojas de auto peças e descobri qual pode ser adaptada:
Mangueira inferior de Kadet/Ipanema => ela é bem maior q a original - basta cortá-la no meio e servira perfeitamente...

tabalipa
15/12/2008, 17:52
Olá, Pessoal!

Primeiramente eu gostaria de dizer que é uma prazer estar participando desse fórum. Ter um 4x4 é uma vontade de longa data para mim!.. E agora estou tomando a decisão de comprá-lo.

Há tempo que venho lendo os tópicos do fórum e venho amadurecendo essa ideia. Agora estou na seguinte dúvida: Comprar um pajerinho 3500 V6 (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-pajero-3.5-full-gls-4x4-v6-202-cv-gasolina-2p-automatico/5092011/detalhe.wm - essa é a candidata!) ou uma TR4.

Não tenho grandes pretensões off-road, mas a Pajerinho me seduz pela robustez, pelo conforto e pelas possibilidades de fazer passeios de fim de semana! Porém tenho medo pelo valor do seguro, das manutenções e consumo. Além, é claro, da idade do carro (principal ponto negativo para a aquisição! - Estou com dificuldade para convencer minha esposa que se o carro estiver bem cuidado, ele difilcilmente dará problemas!..)

Por outro lado, gastando um pouquinho mais (~R$ 50 - 55K), fico com uma TR4 2006, bem mais nova, mas sem tanto conforto... O ponto contra é que vejo a maioria dos proprietários reclamar do consumo e alguns problemas crônicos do carro (http://www2.uol.com.br/bestcars/tl/pajero-io.htm).

Portanto, gostaria muito da orientação de vcs. De quem já tem o carro há um tempo, das impressões e das dificuldades enfrentadas com ele...

Estou muito tentado a decidir pela pajerinho, mas me falta um empurraozinho! hehehe

Desculpem-me pelo texto um pouco grande... mas é que a ansiosidade está grande! rss

[]'s!

Paulo_CW
15/12/2008, 18:06
Olá Tabalipa..
Boa decisão a sua de partir para uma Mit...
Apenas para não disvirtuar este tópico q é de manutenção.... vc verá q tem muito assunto já discutido a respeito dos modelos, qualidades e defeitos....
Dê uma pesquizada antes nos tópicos ja existentes... assim evitamos a poluição de tópicos q tratam de assuntos mais específicos ok...

tabalipa
15/12/2008, 19:00
Descupe.. Acho q foi a empolgação hehehe.

vidal
17/03/2009, 11:28
Bom dia a todos, eu comprei uma Pajerinho 3500 98/99 e o lixão esta bebendo 1 litro de óleo a cada 1000Km, não sei o que fazer! se alguém puder indicar um mecanico que entenda deste motor, por favor me indique, obrigado, um abraço

srgrande
21/03/2009, 22:33
Bom dia a todos, eu comprei uma Pajerinho 3500 98/99 e o lixão esta bebendo 1 litro de óleo a cada 1000Km, não sei o que fazer! se alguém puder indicar um mecanico que entenda deste motor, por favor me indique, obrigado, um abraço

Procure um mecanico especialista em Mits que consiga trocar apenas os retentores de valvulas sem retirar o cabeçote.
Vai gastar +- $ 800,00 com peças e mão de obra.
Mas, se não quiser consertar, pode deixar o lixão aqui em frente de casa com a chave no contato.

wdoc
30/03/2009, 19:20
Vidal

Este motor bebe oleo mesmo, para resolver so fazendo, mas leve no ZELAO (Interlagos) que ele MANJA Muito de Mit
11 - 5679 4980

srgrande
10/04/2009, 21:48
Acabei de trocar: vedadores de valvulas, todas correias, todos tensores, retentor da bomba de oleo, as juntas das tampas de valvula e dos cabeçotes, a tampa do radiador e o aditivo, as velas, oleo e filtro.
Parou a fumaceira.
A conta bancaria diminuiu um pouco.

n0gs
11/04/2009, 18:54
Acabei de trocar: vedadores de valvulas, todas correias, todos tensores, retentor da bomba de oleo, as juntas das tampas de valvula e dos cabeçotes, a tampa do radiador e o aditivo, as velas, oleo e filtro.
Parou a fumaceira.
A conta bancaria diminuiu um pouco.

opa... seja mais específico, quanto gastou com cada item desse aí? comprou original?

wdoc
19/04/2009, 23:38
Nogs

Segue uma amostra da conta da manutenca do 3.5 24V....

Ainda esta doendo...... e logo virao pistoes e afins..

Servicos DSI Correio 1 150,00 150,00 Frete EUA 1 249,97 249,97 Tucho Hidraulico 18 72,88 1.311,84 Tucho Hidraulico 6 77,66 465,96 Polia Tensionador 1 158,73 158,73 Tensionador correia 1 163,38 163,38 Engrenagem Virabrequim 1 263,05 263,05 Selo frontal 1 122,18 122,18 Tensionador correia 1 437,75 437,75 polia 1 940,04 940,04 braco suporte polia 1 733,09 733,09 Bucha Haste 2 28,47 56,94 Junta Tampa 2 52,17 104,34 Valvula 1 92,17 92,17 Rolamento Alternador 2 250,00 500,00 Borrachas dos bicos 1 250,00 250,00 Braco Auxiliar L.Esq Paralelo 1 120,00 120,00 M.O. Mecanico 1 1.200,00 1.200,00

7.319,44

Alefull
13/08/2009, 22:49
Apesar da Pajerinho 3500 que comprei estar muito conservada, nao consigo me sentir seguro, se nao verificar tudo na mecanica, principalmente a correia dentada, e por isso levei a um mecanico especializado, e apos desmontagem de correias e polias, ele me passou uma relacao de pecas....

A suspencao dianteira, por estar com algumas folgas, outra relacao de pecas....

Ai veio o susto, .... isso tudo fora a troca de fluidos em geral, que ja fiz! R$ 1.400,00

Alguem tem alguma dica, de pecas mais baratas, e de confianca... mas nao irei importar, uma vez que o carro ja esta aberto e quero finaliza-lo o mais rapido possivel!!

Ahh... A/V tem 10% de desconto em cima dessa tabela.

Waldir Carlos
14/08/2009, 08:12
Eis a minha "contribuição". Lembrando que a Pajerinho é 3.0 SOHC 12V.

A essa planilha, some-se o jogo de cabos de silicone e as velas NGK Iridium IX, que comprei fora e paguei R$ 370,00 + R$ 275,00. Quando comprei o veículo, mandei trocar a carga completa de óleos lubrificantes e do sistema de arrefecimento. Não recordo exatamente, mas acho que gastei próximo de R$ 1.800,00.

Bom, é uma fortuna mas sou criterioso com manutenção e pretendo ficar com a caduca por uns cinco anos; pelo menos!

[]s

Paulo_CW
14/08/2009, 08:30
Apesar da Pajerinho 3500 que comprei estar muito conservada, nao consigo me sentir seguro, se nao verificar tudo na mecanica, principalmente a correia dentada, e por isso levei a um mecanico especializado, e apos desmontagem de correias e polias, ele me passou uma relacao de pecas....

A suspencao dianteira, por estar com algumas folgas, outra relacao de pecas....

Ai veio o susto, .... isso tudo fora a troca de fluidos em geral, que ja fiz! R$ 1.400,00

Alguem tem alguma dica, de pecas mais baratas, e de confianca... mas nao irei importar, uma vez que o carro ja esta aberto e quero finaliza-lo o mais rapido possivel!!

Ahh... A/V tem 10% de desconto em cima dessa tabela.

Velinho.....
Não sei de qual cidade aqui do PR vc é, mas em Ctba, os tensores são relativamente faceis de encontrar... da marca Koyo e não por este preço... assim como as correias... inclusive troquei a polia plastica fazem duas semanas e paguei 160,00 ( esta maldita ae não aguenta o tranco de trilhas por mais de 6 meses)
A coifa.... se não me engano a do santana cabe certinho.... na minha já uso a mais de 2 anos....
Tampa do radiador... os caras estão totalmente loucos... essa da pajero é com bocal mod. universal... 25,00
Meu... pesquisa isso pq essas oficinas veem pajero e pensam q não existem peças no mercado e falam q as paralelas são ruins e blablabla... sendo q nunca vem a merda de instalação q geralmente fazem.... já vi muita gente culpar paralelas, mas essas mesmas pessoas nunca prestaram atenção no serviço q foi feito....

Alefull
14/08/2009, 12:04
Entao... os precos das tabelas que obtive sao da autorizada Mitsubishi, que dao uma facada enorme, mas tive vendo uns paralelos que tbm sao caros, ai eh que fiquei na duvida mesmo!!

Tenho medo do barato sair caro!!!

Ah.. ainda falta na lista o jogo de velas!!

Paulo_CW
14/08/2009, 14:03
Entao... os precos das tabelas que obtive sao da autorizada Mitsubishi, que dao uma facada enorme, mas tive vendo uns paralelos que tbm sao caros, ai eh que fiquei na duvida mesmo!!

Tenho medo do barato sair caro!!!

Ah.. ainda falta na lista o jogo de velas!!

Meu... se eu fosse acreditar em tudo q falam de peças para Pajero... eu jamais iria ter uma q só uso pra trilhas.....
Tbm tem as questões das adaptações q ja comentei em varios tópicos...
tipo a coifa da santana, borracha da bandeja do coxim WW para substituir coxim da caixa (ficou bem melhor), mangueira do radiador de santana q vc corta um pedaço e fica perfeita na mit, .... sei lá mais q e por aí vai.... sem falar do óleo dos diferenciais q existem substitutos....
E falando em velas.... vc pode usar as Bosch Super 4 cod. 0242232505 (de 4 eletrodos) ou entaum as NGK q custam 5 vezes mais e q devem dar uma melhoria de performance de tipo uns 0,05%...

Alefull
16/08/2009, 18:43
Realmente da pra adaptar algumas pecas, mas na parte da suspencao, mas especificamente nos pivos, nao estou encontrando nada que se encaixe nas medidas originais...

Mas colocando pecas originais, para o uso restrito de apenas passeios off roads, com a familia, creio que o investimento aguentara por muito tempo!

Alefull
17/08/2009, 18:27
Eis a minha "contribuição". Lembrando que a Pajerinho é 3.0 SOHC 12V.

A essa planilha, some-se o jogo de cabos de silicone e as velas NGK Iridium IX, que comprei fora e paguei R$ 370,00 + R$ 275,00. .

[]s

Alguem sabe se o motor 3000 e o 3500 usam a mesma especificacao de velas?

Na Mitsubishi me disseram que posso usar ate velas comuns, e me ofertaram uma bosch, a mesma usada nas TR-4

Paulo_CW
18/08/2009, 07:12
Alguem sabe se o motor 3000 e o 3500 usam a mesma especificacao de velas?

Na Mitsubishi me disseram que posso usar ate velas comuns, e me ofertaram uma bosch, a mesma usada nas TR-4

Mesma vela...
A Bosch tem vela com 1 e 4 eletrodos...

Bosch Super 4 cod. 0242232505 -> inclusive indicada tbm para uso c/ GNV -> no último catálogo da Bosch q eu vi, este modelo não estava incluso ainda...

O pessoal daqui abandonou as NGK devido ao preço da Bosch ser muito, muito mais em conta e de mesma qualidade, ou entaum compram NGK até no ebay por U$36,00 + frete (+-U$25,00) - No Paraguai tbm encontra pelo valor de U$ 45,00

Alefull
18/08/2009, 12:38
Mesma vela...
A Bosch tem vela com 1 e 4 eletrodos...

Bosch Super 4 cod. 0242232505 -> inclusive indicada tbm para uso c/ GNV -> no último catálogo da Bosch q eu vi, este modelo não estava incluso ainda...

Paulo, vc sabe o preco?

O que me oferceram aqui eh a Bosch FR5DPP222, acho que eh de 1 eletrodo... sera que eh boa?

Paulo_CW
18/08/2009, 14:49
Paulo, vc sabe o preco?

O que me oferceram aqui eh a Bosch FR5DPP222, acho que eh de 1 eletrodo... sera que eh boa?

uhmmm... as referências q tenho são estas aí abaixo.... e são de fato corretas...
As "Bosh Super 4" tem lugares q só vendem a cx. com 4 velas fechada... ou seja precisa comprar 2 pcts... e ficar com 2 velas reservas... eu tinha um colega q trabalhava na bosh e conseguia comprar estas cx por uns 34,00... no mercado esta em torno de 45,00....

Bosch Super Plus ->Nº: F000 KE0 P36
Bosch Super 4 ->Nº: 0 242 232 505 (quatro eletrodos - ainda não consta no catálogo do site da Bosch)

beetle
18/08/2009, 21:11
Eu uso as velas de 4 eletrodos Bosch já a algum tempo. Pra mim fazem a mesma coisa q as absurdamente caras originais.

Paulo_CW
10/02/2010, 20:56
Para constar...
Quem precisar trocar as buchas inferiores dos amortecedores dianteiros (bilsten)... e não quer recorrer aos preços absurdos da Mitsuroubo... pode usar as buchas da Ford F1000... fica perfeito po 3,50 cada

Angelo Cássio
11/02/2010, 11:34
Olá Pessoal,

Recentemente comprei uma Pajerinho V6-3000 e pretendo preparar para trilhas e rallys, gostaria de saber onde posso encontrar quem faça ou venda parachoques em ferro para substituir pelos originais. Ví outro dia numa em um site de competições e achei SHOW.
Abraços

Paulo_CW
11/02/2010, 11:51
De uma olhada no meu album de fotos... http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?u=7764 e no site www.xtreme4x4.com.br (http://www.xtreme4x4.com.br)

jensen
14/03/2010, 21:00
Alguém aqui usa e recomenda algum aditivo de radiador que não seja o c470 original da Mit ?

Abs,

Paulo_CW
15/03/2010, 07:26
Alguém aqui usa e recomenda algum aditivo de radiador que não seja o c470 original da Mit ?

Abs,

Uso o Bardahl.... sem problemas

jensen
15/03/2010, 11:32
Uso o Bardahl.... sem problemas

Paulo,

O Rad Cool Plus ou o Rad Cool Long Life (Organico) ?

Abs,

vetelston
15/03/2010, 19:59
Paulo
Eu uso o da petrobras sem problemas, Quando comprei a Pajero mandei limpar o radiador (varetar) em loja especializada.Troco o aditivo uma vez por ano.

Paulo_CW
16/03/2010, 09:42
Paulo,

O Rad Cool Plus ou o Rad Cool Long Life (Organico) ?

Abs,

Boa pergunta... acho q o PLUS

freitasjr
17/03/2010, 19:44
Boa noite pessoal, gostaria de saber de quem tem esse motor V6 3.5, até quanto ele aguenta sem abrir o bico, é claro, mantendo as manutenções em dia. Será que dar p/ chegar as 200 mil :?:

Pergunto isso pois estou de olho em um com 55 mil Km rodados, achei muito p/ um carro com apenas 2 anos de uso, mas se o motor não tiver nenhum defeito crônico não vejo muito problema nisso.

Grato, por qualquer informação, abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...