PDA

Ver Versão Completa : Relações diferentes e bloqueio 100%



monge
10/05/2003, 19:25
Gente, há um mes mais ou menos quebrei o meu diferencial traserio. :(

Agora já arrumei tudo, mas com um pequeno detalhe, antes eu tinha as relações 9/44 nos dois diferenciais. Não achei coroa e pinhão 9/44, então coloquei no diferencial traseiro a relação 8/43.

Já estou com o pinhão e a coroa 8/43 pra instalar no diferencial dianteiro, mas estou numa preguiça danada de fazer isso.

Pelo fato de estar com relações diferentes corro o risco de quebra? Visto que o diferencial dianteiro tem mais giro que o traseiro?

Só uso tração quando estou em trilhas. Posso rodar assim por mais um tempo?

Aproveitando o gancho do diferencial quebrado, as planetárias antigas estão em forma ainda, então me ocorreu a ideia de soltar as planetárias e montar no jeep com as planetárias soldadas.

Mas como vou ter que abrir o diferencial dianteiro pra trocar a relação, estou pensando em colocar as planetárias soldadas nele, pq eu rodo muito em 4x2 assim eu teria um bloqueio 100% na dianteira mas somente usaria quando estivesse com as rodas livres acionadas.

Alguém anda assim? Recomenda? É loucura minha? É melhor montar o 100% no diferencial traseiro???

Alguma luz?

[]'s

Eugênio

Giovani
10/05/2003, 22:52
Gente, há um mes mais ou menos quebrei o meu diferencial traserio. :(
Agora já arrumei tudo, mas com um pequeno detalhe, antes eu tinha as relações 9/44 nos dois diferenciais. Não achei coroa e pinhão 9/44, então coloquei no diferencial traseiro a relação 8/43.
Já estou com o pinhão e a coroa 8/43 pra instalar no diferencial dianteiro, mas estou numa preguiça danada de fazer isso.
Pelo fato de estar com relações diferentes corro o risco de quebra? Visto que o diferencial dianteiro tem mais giro que o traseiro?
Só uso tração quando estou em trilhas. Posso rodar assim por mais um tempo?
Aproveitando o gancho do diferencial quebrado, as planetárias antigas estão em forma ainda, então me ocorreu a ideia de soltar as planetárias e montar no jeep com as planetárias soldadas.
Mas como vou ter que abrir o diferencial dianteiro pra trocar a relação, estou pensando em colocar as planetárias soldadas nele, pq eu rodo muito em 4x2 assim eu teria um bloqueio 100% na dianteira mas somente usaria quando estivesse com as rodas livres acionadas.
Alguém anda assim? Recomenda? É loucura minha? É melhor montar o 100% no diferencial traseiro???
Alguma luz?
[]'s
Eugênio

:D Grande Eugênio!

:o NÃO ENGATE A TRAÇÃO!!!!! QUEBRA MESMO!!!! EM TERRENO SECO VC SÓ RODA ALGUNS METROS...... :shock: :shock:
:? Deixe a preguiça de lado e troque logo!!!! Já vi acontecer... Moe todo diferencial... :shock:
:D Já usei planetárias soldadas na dianteira... quebrei a ponta de eixo! na primeira trilha! A cruzeta emigalhou... entortou a ponta de eixo acabou com os olhais, rolamentos do munhão... tive que trocar a bola do munhão, que fica soldada na carcaça do eixo, inclusive!
Sorte minha que quebrou no último obstáculo da trilha... Foi onde tive que esterçar o máximo das rodas e acelerar, senão não cruzava... Usei durante a trilha desligando uma das roda-livre, nos terrenos mais secos... tava indo bem...
Por aqui muitos usam na traseira, sem problemas de quebra, só desgaste prematuro de pneus. Não recomendo se vc roda muito na cidade. Uso 100% na traseira, mas é o da Ensimec! E ainda vou pôr outro desses na dianteira, pois antes de quebrar uma cruzeta ou ponta de eixo, ele desengata! :wink:
:arrow: Se resolver soldar as planetárias, basta preencher de solda dois "V" de 2 planetárias apenas, em lados opostos! :wink:

monge
11/05/2003, 22:57
Fala Giovani,

olha pra vc ver como são as coisas... :shock:

Depois que li o que vc escreveu, decidi trocar, já que estou com a outra relação aqui mesmo... era moleza, mas resolvi deixar isso pra amanhã :o

Então fui dar uma voltinha com o jeep, e por sorte, ou sacanagem mesmo, o burrinho de freio do lado esquerdo dianteiro estourou e fiquei sem freio na cidade.

Pra ajudar a segurar o jeep, liguei a tração... cara ele nem andou direito... começou a dar umas puxadas pro lado, umas encavaladas... :?

A sorte é que eu já estava perto de casa, e consegui chegar sem maiores danos... cheguei coloquei o jeep nos cavaletes e já desmontei todo o eixo dianteiro.. só falta tirar a caixa satélite. :)

Quanto a soldar as planetárias eu não entendi muito bem o local que vc disse. Por acaso vc não tem alguma foto por æ? :?: :?:

Rodo com o jeep no dia a dia e em trilhas, vc acha que devo soldar? É que agora estou com uma caixa satélite sobrando... caso eu veja que está dando muito problema é só eu voltar a nova pro local... :roll:

[]'s na dúvida...

Eugênio

Giovani
11/05/2003, 23:12
:D Grande Eugênio!

:D Teve mais sorte que juízo... :lol: Um amigo meu, destruiu o diferencial em menos de 100 metros! :wink:
:D A solda... O "V" que me referi é o espaço entre os dentes das satelites, basta preencher dois dentes de cada lado, em apenas duas satelites, de lados opostos. Dessa forma, quando girar os dentes trancam o movimento. Fotos não tenho...
:D A opção é sua, mas vai gastar pneu como louco! Não acho tão fácil ficar trocando as caixas satélites... Uso o Ensimec 100% no meu jeep, ele fica quadrado, e toda curva um pneu vai de arrasto. Uma voltinha na city e vc pode ir ver os pedacinhos de borracha sendo arrancados... :wink:

monge
11/05/2003, 23:29
Giovani,

Vou deixar a ideia de soldar as planetárias de lado por enquanto... Troquei os pneus da viatura tem uma semana... ainda estou com muita dó de gastar eles... :D :D :D

Na hora que eu tiver uma oportunidade legal, instalo um bloqueio de verdade.

[]'s

Eugênio