PDA

Ver Versão Completa : Duvida Ranger ou F-75?



João Fellipe
01/01/2008, 13:21
Pessoal, estou escrevendo pois a novela da compra da minha viatura está com os capítulos com alta Km, bem, vamos começar to fazendo eng mecanica e aprendo que nem sempre as coisas cheias de tecnologias avançadas são a melhor escolha para um determinado trabalho, um exemplo eu sou um cara que gosto de motor Diesel, salvo o tio Rudolph!!!, to tentando comprar minha viatura 4x4 a 1 ano, sabe como é junta dim dim daki, junta mais ali enfim ta quase dando! to afim de gastar 15 latinhas numa F-75 a gasolina mesmo, depois enfio um MWM nela, porém a diretoria da familia tem aversão a carro velho se falar em 95 já falam que é velho, imagina uma F-75? daí sugeriram comprar uma ranger de 97 a 99 (pq se nao me engano sairam com 7 pés de carroceria que eu gosto ) 4x4 Diesel estão na faixa de 30 a 35 latinhas aki na região, só que minha duvida é a seguinte! quero um carro com tecnologia simples, sem motores elétricos que dão problemas, sensores de nao sei o q mais que tem na ranger e fico bravo com manuais que nao acho na internet, tipo manuais de mecanico da ranger, mais estou procurando ainda. voltando a minha duvida, aki tem um corsa que eu ando. 2000 4p e bla bla bla 1.0 economico que é uma beleza e dele só troco se for pra um carro com 4x4 e a oleo, resumo da opera.

Corsa R$ 14000 + 15000 ( da F-75 ) = 29 000 o resto financio em 3 vezes e pronto da pra comprar um ranger.

ou

Deixa o Corsa quieto e pagar 12000 em uma F-75 e fazer ela devagarinho?

Problemas da RANGER: a porcaria do seguro uns 3 conto por ano, a porcaria do IPVA e se uma turbina abrir o bico uns 2 pila, o motor da traçao tb é caro. Se eu arranhar a lataria vao ficar falando no meu ouvido. e não da pra pintar de verde militar!!! quero uma f-75 militar!

Vantagens da RANGER: bonita! hehehe, ja ta tudo pronto, motor, DH, elétrica, ar condicionado e tudo mais, mais facil de vender, não assustar os pais das namoradas pq sempre perguntam? o rapaiz o q vc faz da vida? faço eng mecanica seu dotô numa faculdadezinha publica pra pagar facul é f*%$@, e tenho uma rangerzinha velha pra me divertir nos finais de semana, agora imagina falar da F-75? tenho um carro velho q to ajeitando devagarinho é uma F-75 e ando pra tudo quanto é lugar com ela! huahuahauhah (por mim fico com a F-75 )

Vantagens da F-75: Velha (adoro carro antigo), posso pintar de verde militar, ficar diferente detesto ser igual aos outros, vou poder arranhar, vão falar "aquela porcaria vc faz o q quiser!!!" e posso conserta-la em qualquer lugar basta ter um torno, uma fresa e maquina de solda que ja da pra fazer bastante coisa!

Desvantagens da F-75: heheheheh se calcular a confiabilidade da F-75 de 1972 hehehehehe to ferrado vou achar proximo de 0, to preocupado com quantas $$$ latinhas vou gastar pra fazer uma F-75 4x4 com motor diesel MWM e AR e direção o resto é facil fazer to estimando R$ 20K calculei direito?

Desculpe o post grande mais é para uma boa causa!
Ahhh minha F-75! Relutando em comprar ranger!

Abraços
João Fellipe

ed_flk
01/01/2008, 15:20
pelo que eu pide perceber vc ta louco mesmo é pra pegar uma f 75, a opção da ranger parece mais para contentar os outro do que a vc mesmo. se fosse eu deixava o corsa quieto pra andar dia a dia e "fazia" uma f 75 pra se divertir.

dalmo cruz torres
01/01/2008, 17:24
Amigo, v/c pode preparar a ranger para que fique boa de barro como a F-75 é, mas vai terque adptar muito a ranger, e na hora de vender ela não vai ser fácil de achar uma pessoa que compre uma ranger tão adaptada assim.
V/c provavelmente, entre a compra da F-75, e as adaptações, vai gastar un 30mil para ter uma F-75 diesel e mais um monte de coisas. Na hora de vende-la v/c consegue os 30mil gastos nela.
Sobre o uso prático, não existe trilheiro, por melhor que seja, que não dê uma barrancada vez ou outra, uma barrancada num F-75 vai te custar uns 300 reais, a mesma barrancada na Ranger não fica menos de 1000 reais.
A F-75 é feia mesmo, a ranger é muito bonita.
A ranger é muito procurada por ladrões para a retirada de peças. A F-75 não é tão procurada por isso.

João Fellipe
01/01/2008, 22:55
Dalmo - tb penso assim mais isso que vc falou do dim dim será q volta mesmo, não tenho experiencia mais adoro diesel e carro a diesel tem mais valor agora não sei a Liquidez, é alta? é igual a nelore gordo? ou a motor a diesel MWM? vende facil? e a verdade é que gosto de carro velho mesmo! queria uma rural mais como tem uma censura aki em casa tive q optar pela F-75 pois tem uma frente igual e tb gosto!!!
Abraços

João Fellipe

Dodger
02/01/2008, 00:57
João,

Quanto ao comparativo F-75 X Ranger, acho que vou ficar devendo, pq F-75 eu até tenho experiência, mas Ranger, fora algumas voltinhas que dei na do meu irmão e dentro da cidade, num conheço lá muito bem.

Mas acho que posso dar minha opinião aqui sobre carro modernoXcarro antigo.
Carro novo é mais confiável, economico, confortável, de maior desempenho, etc, etc, etc. Já um carro mais antigo, vai com certeza te dar algumas dores de cabeça ao longo da vida, mas é muito mais divertido!!
Carro antigo pra quem gosta de se sujar de graxa é prato cheio, tem nehuma complicação tecnológica, funcionamento é 100% mecânico. Com um pouco de conhecimento e paciência vc mesmo faz muita coisa e acompanha o resto sem problemas.

Se for carro só pra curtir mesmo, eu aconselho a manter um carro economico e confiável de dia a dia e meter as caras numa F-75 antiga que já num demanda um investimento inicila tão grande

ojaneri
02/01/2008, 10:28
Vai pela sua paixão, pega uma F-75 bem baratinha e um carro 1.0 mais novo, já que você não vai conseguir andar na f-75 por um tempo. Anda com o carro 1.0 e deixa a F-75 na garagem para você ir mexendo.

Apesar de eu ter Ranger e querer continuar na linha de picapes (Ranger também), acredito que se você comprar uma Ranger, toda vez que ver uma F-75 vai ficar babando e sonhando. Então, realiza logo o sonho, e ai quando você tiver formado e trabalhando numa grande montadora, vende o 1.0 e compra uma Ranger, ai fica com a Ranger E a F-75! :-)

Zepi
02/01/2008, 12:18
Num sei nada de Ranger além do externo...(muito bonita e seus atraentes 200cv da v6)
Tenho uma F-75 do ano de 1971 que uso muito pra viagens...
Acredito que uma manutenção periódica,a rural ser muito confiável sim.
Afinal de contas existem muitas rodando com mais de 40 anos.
Agora realmente o motor original e a caixa de marchas são crônico mesmo...trocando isso acabam-se praticamente todos os problemas.
Também tenho aversão a muita tecnologia,mas admito que a injeção eletrônica foi a maior invenção automobilística.

Realize seu sonho e fique com o corsa pra acalmar a patroa...hehehehe!!!!!

Seja Feliz!

Abs e um bom ano novo!

Denilsom
02/01/2008, 14:56
Oi colega Joao Fellipe, pelo que vi vc ta afim mesmo e da F75, nao gosto de Ranger e um carro duro,traçao eletrica da muito defeito, a F75 e muito mais macia, boa nas trilhas,eu fiz uma Rural aos poucos coloquei tudo que queria, ums me chamam de doido, mas tem lugar que so sucesso,a minha Rural tem Maxion HS, direcao hidraulica, freio Hidrovacuo, Ar, freio a disco, compre uma F75 que vc vai ficar satisfeito.

Denilson
Rural 4x4
Mariana

Zepi
02/01/2008, 16:10
Como disse o amigo Denilson vc faz TUDO com uma F75!!!

Abs

João Fellipe
02/01/2008, 16:32
Denilson - to pesando mesmo em fazer devagar, motorzinho diesel mecanico nada de eletronico e depois do motor diesel vai ficar como meu carro do dia-a-dia heheheheheh se acha que depois de motor a óleo vou andar num a gasolina? heheheehhehe
abraços e obrigado

PS: esqueci de falar, não considero viatura mais agora tenho um BUGRE 94 e to cansado de ser rebocado na areia pelas F-75 e JEEPs daki da cidade, hehehehe sempre xingo, desgraçado de bugre filho d%@# P@$3 e sempre jogo praga um dia ainda vou ter um 4x4!

João Fellipe Brandão

ojaneri
02/01/2008, 19:36
Tudo bem falar que preferem a F-75, mas:


Oi colega Joao Fellipe, pelo que vi vc ta afim mesmo e da F75, nao gosto de Ranger e um carro duro,traçao eletrica da muito defeito, a F75 e muito mais macia, boa nas trilhas,eu fiz uma Rural aos poucos coloquei tudo que queria, ums me chamam de doido, mas tem lugar que so sucesso,a minha Rural tem Maxion HS, direcao hidraulica, freio Hidrovacuo, Ar, freio a disco, compre uma F75 que vc vai ficar satisfeito.

Denilson
Rural 4x4
Mariana

Só pode ser brincadeira ou ignorância...

João Fellipe
02/01/2008, 22:20
Caro Onarje, aki em casa tem uma ranger tb, é muito macia aquelas americanas então são super macias tudo bem que a suspensão dianteira é diferente pois nao tem 4x4 aí é facil fazer macia, mais a 4x4 tb é macia, f-75 eu nunca aindei direito só no asfalto entao nao sei como é, e respeito pela ranger eu tenho e muito, caminhonete se fosse comprar NOVA compraria ranger, as L200, S-10, fontrier são boas mais minha adoração é pela ranger os outros picapeiros que fiquem loucos mais gosto da ranger. só to optando pela F-75 pois é mais barata e posso arranhar onde eu quiser! e nao tem a porcaria do seguro desgraçado.

Um abraço
João Fellipe Brandão

Ronaldo Petri
03/01/2008, 02:43
A verdade é que todos nós somos suspeitos para dar nossos pitacos, devido a paixão que temos por essas viaturas...mas vamos lá...rs...na minha opnião você deveria pegar uma F75, mas se você pegar uma original certamente, em um longo prazo, gastará bem mais do que pegar um rânger já pronta, isso para deixar a F75 do jeito que você tem vontade. Por isso talvez seja interessante ter paciência e esperar aparecer um bom negócio, ou seja, já com algumas adaptações importantes, assim como acessórios. As adaptações apesar de melhorar nossas viaturas, sempre que se mexe numa coisa, abrimos um leque para mexer em outras. E as vezes temos uma grana guardada para fazer a próxima adaptação e derrepete aparece um conserto, aí temos que pegar aquele dinheiro para consertar senão você não anda, afinal não é só mar de rosas. Mas mesmo assim, pelo prazer de andarmos nesses clássicos, despertando a atenção de todos na rua e ainda com conforto e segurança, digo que vale a pena.

ojaneri
03/01/2008, 11:23
Caro Onarje, aki em casa tem uma ranger tb, é muito macia aquelas americanas então são super macias tudo bem que a suspensão dianteira é diferente pois nao tem 4x4 aí é facil fazer macia, mais a 4x4 tb é macia, f-75 eu nunca aindei direito só no asfalto entao nao sei como é, e respeito pela ranger eu tenho e muito, caminhonete se fosse comprar NOVA compraria ranger, as L200, S-10, fontrier são boas mais minha adoração é pela ranger os outros picapeiros que fiquem loucos mais gosto da ranger. só to optando pela F-75 pois é mais barata e posso arranhar onde eu quiser! e nao tem a porcaria do seguro desgraçado.

Um abraço
João Fellipe Brandão

Joao, você entendeu mal!

Eu falei que o colega ao afirmar que a F-75 é mais macia que a Ranger, errou feio. No seu caso, vide post meu mais antigo, eu recomendo, no seu caso, a compra da F-75 e ir pro seu sonho.

Denilsom
03/01/2008, 15:04
Tudo bem falar que preferem a F-75, mas:



Só pode ser brincadeira ou ignorância...


Caro colega vc me desculpe mas eu vou sempre em uma oficina de um amigo, que so conserta carros 4x4 ele detesta Ranger, ja dirigir varias nao gostei,a F75 so e dura quando se arqueia muito as molas.

ojaneri
03/01/2008, 15:14
Caro colega vc me desculpe mas eu vou sempre em uma oficina de um amigo, que so conserta carros 4x4 ele detesta Ranger, ja dirigir varias nao gostei,a F75 so e dura quando se arqueia muito as molas.

Você devia aprender a tirar suas próprias conclusões e não repetir opiniões de terceiros. Só usar a lógica, você acha que a Ranger, uma picape das mais vendidas desde 98 no Brasil, é mais dura que a F-75, um veiculo com projeto de 40 anos ou mais, com suspensão resistente toda de feixe de molas mas de projeto antiguissimo?

Já tive Suzuki Samurai, Suzuki Grand Vitara, tenho um Troller e uma Ranger, meu pai tem outra Ranger, a empresa tem uma F-1000 e ja tivemos uma S-10, já andei em Jeep, F-75, Rural. Ou seja, entendo algo de picapes e 4x4 em geral, incluindo mecânica (básica).

Reitero, no caso do colega, recomendo a F-75 que é o sonho dele. Mas, afirmar algo que não é verdade para justificar a resposta, para mim não é válido.

João Fellipe
03/01/2008, 16:01
Se trabalhasse eu comprava as 2!!! uma F-75 e uma ranger, mais como só to estagiando a grana é curta! huahauhauhauhauha mais daki a 1 ano isso acaba, hoje fui num loja de carro ver uma ranger, 32 000, 99 XLT 4x4 do jeito q queria muito boa bonita só o motor que tava no fimzinho puxei a vareta do óleo e fiquei na frente da vareta, a camisa é branca é foi sujada de óleo lubrificante!!! e o vendedor ainda falou que o motor tava na metade da vida útil hauhuahuah morri de rir esses caras. mais foi legal pelo menos andei de ranger! agora ja decidi ranger é muita areia pro meu caminhãozinho vou deixar pra depois tá decidido é uma F-75 mesmo agora é só achar, to afim de gastar umas 12 k latinhas. tava estudando o sistema de 4x4 e reduzida da F-75 nuns manuais aki e vi roda livre automatica, nunca fui jipeiro mais nao confio em roda livre automatica? alguem confia? porem ter q descer pra ligar roda livre é um problema sério, na chuva é uma beleza. Alguem já desenhou alguma F-75 no solidworks ou autocad?

Rumo a F-75

Abraços
João Fellipe Brandão

Zepi
03/01/2008, 16:07
Com algumas modificações a rural/f75 pode ficar muito macia...inclusive usando os próprios amortecedores da Ranger...mas ficar mais macia aí é demais,não por ser antiga,mas pelo propósito off road!

O Landau é bem antigo e é bem macio...hehehe!!!Macia mesmo seria a 4x2 com molas helicoidais.
São coisas bem diferentes.No caso do amigo é um sonho,ele pode fazer o que quizer,fazendo aos poucos e tem custo mais baixo.Mas a tecnologia faz com que uma ranger tenha um conforto enorme."Com tudo pronto!"

VAI BUSCAR ESSA "F" AMIGO!

Abs

Marcelo Lopes
03/01/2008, 23:28
Caro Marcelo, blz? sua viatura tá perfeita! do jeito q eu quero porém ja tá pronta, como to fazendo eng mecanica to querendo fazer tudo! não sabia nada de motores (na pratica) daí comprei um motor velho e fui aprendendo pq meu grande problema hoje é saber teoria demais e quando vou aplicar demoro muito, queria desenvolver esse lado prático, obrigado mesmo! abraços e parabens pela sua F-75? só uma pergunta vc ta querendo uma ranger pq? enjoou? to sentindo q vc tá um nivel acima de mim sabe como é? ja fez e depois descobre que a ranger é melhor? foi isso? por favor me tira essa dúvida pra aproveitar e pegar um atalho? abraços

Abraços

João Fellipe

João,

O meu problema é a família... montei a F75 para fazer passeios, mas infelizmente o espaço interno para 3 pessoas ( minha esposa e filho ) é menor que o de uma Ranger. Além disso, tenho uma Explorer 98 XLT 4X4 e simplesmente adoro o carro. Assim, infelizmente, terei de optar pela troca.

Quanto a F75, ela é macia ( menos que a Explorer, é claro ), o ar condicionado é o diferencial e optei pelo motor 4cc Álcool do Opala pelo custo, benefício, simplicidade e principalmente por ser fácil de adaptar ( eu tinha um 6cc que achava MUITO pesado, apesar de ser mais forte ). Enfim, fiz a F75 com cuidado para ficar com ela para sempre ( e acho que talvez fique... hehehe ) e as opções foram exclusivamente ligadas ao meu gosto pessoal. Cada um compra ( ou monta ) um carro com a sua cara. Acho que vc está certo em tentar montar um com a sua. Divirta-se !

PS : Continuo gostando da Ranger e procurando uma para trocar pela F75.

João Fellipe
03/01/2008, 23:49
Olá Marcelo, obrigado pelo esclarecimento, é verdade o espaço interno da F-75 é pequeno mesmo, aki em casa tem uma Ranger 97 americana 6cc porem sem 4x4 otimo carro ( pra quem tem dinheiro pra colocar gasolina ou anda muito pouco, a gracinha bebe 150 conto por semana e não roda nada mesmo vai pro trabalho que é perto uns 5 km e volta, e muito raramente roda pra comprar alguma coisa em lojas da cidade mais mesmo assim anda pouco !) ja optei mesmo, pela F-75 hoje fui numa loja e calculando vi que era gasto demais pra mim, a grana do estagio e a mesada iam pro saco daí desisti, fiz um test drive num hoje, du caral*@(# o carro muito bom mesmo, mais acho que não é carro pra mim não, é carro pra cara formado, com a vida estavel e bla bla bla se comprasse ia dar é mais despesas pros pais e isso não quero não!!! nos finais de semana ando de D-20 diesel que beleza com 20 conto de oleo eu ando tanto que até perco a conta, a D-20 é 1984 é de entrega da empresa da minha tia nos finais de semana eu pego ela pq jovem e ferrado tem que ser carro economico, eu rodo muito com carro dá uma faixa de 500 km por mes só na cidade e meu corsinha é perfeito pra isso, e agora ele vai ter companhia a F-75!!! abraços e se possivel compre uma ranger a Diesel não vai querer melhor principalmente se rodar muito.


Abraços
João Fellipe

Dodger
05/01/2008, 10:40
Com algumas modificações a rural/f75 pode ficar muito macia...inclusive usando os próprios amortecedores da Ranger...mas ficar mais macia aí é demais,não por ser antiga,mas pelo propósito off road!

O Landau é bem antigo e é bem macio...hehehe!!!Macia mesmo seria a 4x2 com molas helicoidais.
São coisas bem diferentes.No caso do amigo é um sonho,ele pode fazer o que quizer,fazendo aos poucos e tem custo mais baixo.Mas a tecnologia faz com que uma ranger tenha um conforto enorme."Com tudo pronto!"

VAI BUSCAR ESSA "F" AMIGO!

Abs

Pô, aí vc's pegam pesado...heheheh
Landau é macio até demais, mas tem molas helicoidais nos dois eixos. è um legitimo banheirão americano da decada de 60.

Já vi algumas caminhonetes antigas com o chassi , suspensão e até mecânica completa de Landau, fica uma delicia, mas perde sua funcionalidade, só carro de passeio mesmo. O mesmo raciocinio é valido para quem modifica demais a suspensão pensando em conforto, vai ganhar de um lado e perder do outro.

A F-75/Rural num são nenhuma carroça, mas com feixe de molas nos dois eixos, num tem como ser um primor de conforto. Aprioridade ali é resistência e simplicidade.

Zepi
05/01/2008, 17:28
Pô, aí vc's pegam pesado...heheheh
Landau é macio até demais, mas tem molas helicoidais nos dois eixos. è um legitimo banheirão americano da decada de 60.

Já vi algumas caminhonetes antigas com o chassi , suspensão e até mecânica completa de Landau, fica uma delicia, mas perde sua funcionalidade, só carro de passeio mesmo. O mesmo raciocinio é valido para quem modifica demais a suspensão pensando em conforto, vai ganhar de um lado e perder do outro.

A F-75/Rural num são nenhuma carroça, mas com feixe de molas nos dois eixos, num tem como ser um primor de conforto. Aprioridade ali é resistência e simplicidade.



Concordo plenamente com vc colega....ainda não troquei os feixes pelos da S10,entretanto dizem que fica muito bom!
pretendo colocá-las na minha Rural em conjunto dos amortecedores da caminhonete Ranger em questão.



Abs

Estevam
07/01/2008, 01:15
pelo que eu pide perceber vc ta louco mesmo é pra pegar uma f 75, a opção da ranger parece mais para contentar os outro do que a vc mesmo. se fosse eu deixava o corsa quieto pra andar dia a dia e "fazia" uma f 75 pra se divertir.
Oi ED...é isso ai........................o cara ta louco numa F75...hehe
Um abraço............................................ ........:cool:

João Fellipe
07/01/2008, 10:15
Pelo menos aqui no RJ ta dando um bom trabalho achar o carro, os que acho são como os dos amigos aqui do forum com muitas coisas feitas, to reavaliando aqui e achar um original mesmo destruido ta sendo uma loucura. Mais vou continuar procurando!

Abraços
João Fellipe Brandão

Thiago Basso
08/01/2008, 15:06
Pelo menos aqui no RJ ta dando um bom trabalho achar o carro, os que acho são como os dos amigos aqui do forum com muitas coisas feitas, to reavaliando aqui e achar um original mesmo destruido ta sendo uma loucura. Mais vou continuar procurando!

Abraços
João Fellipe Brandão


o Elmer aki do forum tah vendendo uma ... ele quer 12k !!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32797

abraço

dalmo cruz torres
09/01/2008, 22:55
Pessoal, gosto muito da Ranger, acho ela confortável, macia, bonita, etc, mas gosto muito mais de barro, campos, serras, trilhas, etc, por causa disso, vou na Minha Picape jeep 1964, com molas do Toy na dianteira, s-10 na traseira, chassis 30cm mais curto, motor MWM Sprint 3.0 com 180CV e 40Kde torque no cambio clark 240, direção hidráulica do Ômega, coluna de direção reclinável do Ômega, freios a disco na dianteira com duas pinças por roda, Hi-steer Ensimec, semi eixos Ensimec, bloqueios 100% nos dois eixos e outras firulas.
Espero ter ajudado em alguma coisa...........

João Fellipe
25/02/2008, 09:27
Pessoal só pra fechar o tópico comprei uma ranger 4x4 diesel 99 o sonho da F-75 vai ficar pra depois!!! abraços e obrigado

RogérioNunes
25/02/2008, 10:08
Pessoal, gosto muito da Ranger, acho ela confortável, macia, bonita, etc, mas gosto muito mais de barro, campos, serras, trilhas, etc, por causa disso, vou na Minha Picape jeep 1964, com molas do Toy na dianteira, s-10 na traseira, chassis 30cm mais curto, motor MWM Sprint 3.0 com 180CV e 40Kde torque no cambio clark 240, direção hidráulica do Ômega, coluna de direção reclinável do Ômega, freios a disco na dianteira com duas pinças por roda, Hi-steer Ensimec, semi eixos Ensimec, bloqueios 100% nos dois eixos e outras firulas.
Espero ter ajudado em alguma coisa...........

Dalmo, qual a T-case vai usar nesse motor?