PDA

Ver Versão Completa : Body Lift na Frontier



Chucky
31/12/2007, 03:22
Olá rapaziada

Queria um BL na minha viatura, de 3" já tava de bom tamanho, pretendo colocar pneus 32" depois (atual 31")... então, é complicado de se fazer? pesquisei aqui e só vi a respeito de S10 e Ranger... Frontier nada...
Se alguem puder dar uma ajuda, agradeço muito...
Ah, e onde posso fazer o serviço, moro no Mato Grosso do Sul, será que tem alguem competente em Campo Grande pra me indicar??? Valeu!!!

Ric Mac
31/12/2007, 09:29
Chucky,

Para colocar pneus 32" vc não precisa de body lift na Frontier vai caber direitinho sem pegar em nada, até 33" dá para colocar e só vai pegar no final de curso da direção....
Só pensa se o investimento compensa....

Edintruder
31/12/2007, 10:35
O BL é fácil de ser feito e instalado. Qualquer mecânico caprichoso faz. Já vi Frontier com BL e 33" e ficou muito legal. O princípio é o mesmo em todas as caminhonetes.

Chucky
31/12/2007, 19:27
Chucky,

Para colocar pneus 32" vc não precisa de body lift na Frontier vai caber direitinho sem pegar em nada, até 33" dá para colocar e só vai pegar no final de curso da direção....
Só pensa se o investimento compensa....

Então Ricardo

Sei que os 32" casam bem na Frontier, os 33" não quero colocar pra não perder muito em desempenho...

Mas o body lift era pelo visual mesmo, acho muito bacana o visual da viatura mais alta hehe...

O problema é que não estou achando nenhum lugar bom pra fazer...

Abração, Feliz 2008!

Chucky
31/12/2007, 19:29
O BL é fácil de ser feito e instalado. Qualquer mecânico caprichoso faz. Já vi Frontier com BL e 33" e ficou muito legal. O princípio é o mesmo em todas as caminhonetes.

Edintruder

Cara, sabe mais ou menos quanto me cobrariam pra fazer?

Abração, Feliz 2008!

Edintruder
31/12/2007, 20:38
O kit da Keko custava entre R$1800,00 e R$1200,00 instalado. Acreditro que feito em mecânicas paralelas deve ficar por volta de R$1000,00.
Um meca aqui na cidade tinha me cobrado R$600,00 de MO de instalação. Desisti de pagar, fiz e instalei em casa mesmo.

Marcello Ladeira
02/01/2008, 08:54
Já vi o BL feito em uma Frontier aqui de BH... se procurar na seção de vendas do fórum verá fotos dela. Acho que nesse tópico do anúncio existe o endereço de onde foi feito o BL. Passei lá ano passado para ver quanto ficaria a brincadeira na minha L200, o pessoal respondeu que era por volta dos R$ 600,00.

Abs,

Chucky
04/01/2008, 23:36
Dia desses o mecanico da Nissan falou que eu poderia arquear mais o feixe de molas traseiro e depois levantar a frente ajustando as barras de torção...
1) será que presta fazer isso???
2) colocando apenas os 32" no lugar dos 31" atuais, em quanto de altura irei levantar a viatura?

Quem souber algo, agradeço!

(suspentecnica me orçou o BL em "apenas" 5 mil latinhas... nem susp a ar é tao caro!

ojaneri
04/01/2008, 23:43
Chucky,
1)Não faça o arqueamento de molas não! Alem de ficar mais dura, as molas vão perder a resistência original e podem quebrar mais facilmente...

2) Se você trocar o pneu por um de 1" maior, ele vai ficar mais alto em 0,5".

Chucky
04/01/2008, 23:52
Chucky,
1)Não faça o arqueamento de molas não! Alem de ficar mais dura, as molas vão perder a resistência original e podem quebrar mais facilmente...

2) Se você trocar o pneu por um de 1" maior, ele vai ficar mais alto em 0,5".

dessa nao sabia... é que quero levantar mais a Vtr (só estetica mesmo) e nao acho quem faça o serviço de BL... Valeu cara

AlvaroV
14/01/2008, 16:14
dessa nao sabia... é que quero levantar mais a Vtr (só estetica mesmo) e nao acho quem faça o serviço de BL... Valeu cara

Cara, também to nesse dilema. Um mecanico conhecido falou que faria exatamente isso de arquear as molas e ajustar as barras.
Hoje de manhã fui discutir com ele outra maneira de fazer o BL e ele falou que só da problema nas molas se vc ficar modificando ela direto e que ele ja fez isso em varias L200 por aqui. Outra opção que ele deu foi de adicionar mais uma mola no feixe.
Bom, eu to procurando outra maneira de fazer isso mas aqui na minha região não encontrei ninguem mais apto a fazer o serviço do que esse cara.
Abraço

Edintruder
14/01/2008, 19:14
Então compra um par de jumelos originais e manda alongá-los em mais 10cm. Quando colocar, ela ficará com cerca de 5 cm mais alta e a posição do diferencial não deixará que o ôngulo do cardam fique muito crítico pois ficará apontando levemente para cima.
Se ficar ruim destroca os jumelos. Cerca de 20 minutos de serviço com as ferramentas adequadas.

hmopar
24/01/2008, 12:45
Dá uma pesquisada aqui noforum que vc pode ver as fotos de minha frontier com os 32''

Ric Mac
08/02/2008, 16:41
Galera,

Ontem ví uma Frontier com BL de 2", pneus 33" instalado e amortecedores rancho. A viatura ficou animal, estava sem a máquina e não pude ticar fotos. Ao conversar com o Proprietário consegui as seguintes informações:

Suspensão:
Somente colocados os amortecedores Rancho com controle interno e aperto nas barras dianteiras ao máximo.

Body Lift de 2", não foi preciso men mexer nos suportes do parachoque traseiro nem dianteiro. O traseiro é preso no chassis e ficou um pouco posicionado para baixo mas nada horrivel. O Dianteiro é cravado na carroceria e sobe com a mesma, o para-choque real continua na mesma posição pois é preso na estrutura. Foi feito reajuste dos farois. A alavanca de acionamento 4x4 ficou "meio" dificil de acionar o 4x4 low pois tem que empurrar para baixo e a mão quase entra no console. Outros ajustes: Uma pequena caixa feita de borracha para direcionar o ar ao intercooler, reposicionamento dos radiadores mantendo alinhamento com a ventoinha, e só... os tubos, flexíveis, coluna de diração sem alterações.

abs

Rico-HP
15/01/2010, 13:21
Galera,

Ontem ví uma Frontier com BL de 2", pneus 33" instalado e amortecedores rancho. A viatura ficou animal, estava sem a máquina e não pude ticar fotos. Ao conversar com o Proprietário consegui as seguintes informações:

Suspensão:
Somente colocados os amortecedores Rancho com controle interno e aperto nas barras dianteiras ao máximo.

Body Lift de 2", não foi preciso men mexer nos suportes do parachoque traseiro nem dianteiro. O traseiro é preso no chassis e ficou um pouco posicionado para baixo mas nada horrivel. O Dianteiro é cravado na carroceria e sobe com a mesma, o para-choque real continua na mesma posição pois é preso na estrutura. Foi feito reajuste dos farois. A alavanca de acionamento 4x4 ficou "meio" dificil de acionar o 4x4 low pois tem que empurrar para baixo e a mão quase entra no console. Outros ajustes: Uma pequena caixa feita de borracha para direcionar o ar ao intercooler, reposicionamento dos radiadores mantendo alinhamento com a ventoinha, e só... os tubos, flexíveis, coluna de diração sem alterações.

abs
Ric, e ele lhe disse onde comprou o kit? Ou de que marca era?

schypula
15/01/2010, 13:43
fala pessoal

tambem ja vi muito para fazer BL de 3´´ na minha xterra, so noa fiz ainda porque os pneus da minha viatura sao semi novos....vou esperar acabar com eles pra ja fazer bl e colocar os pneus grandes....senao vai ficar meio desproporcional

aqui neste topico tem o relato da xterra dele, fez bl de 2´´ mas ajuste nos jumelos traseiros e barra de torcao..que é o mesmo principio da frontier...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53009&page=36

descupem mas nao pesquisei em qual pagina esta.

eu pretendo fazer bl de 3´´ direto, quero comprar o kit do adams pra ficar bem ajeitado....que ja vem competo e é tudo plug´n play.

abracos

leobnaval
15/01/2010, 19:58
Ric, e ele lhe disse onde comprou o kit? Ou de que marca era?

Rico a última mensagem do tópico era de fev. de 2008...hehehehehe desenterrou o tópico...hehehehe

Mas sobre Body Lift como disse nosso amigo, procure falar com o Adams.

Abraços, Leo

Guilherme A. Araújo
16/01/2010, 01:32
Chucky,
1)Não faça o arqueamento de molas não! Alem de ficar mais dura, as molas vão perder a resistência original e podem quebrar mais facilmente...

2) Se você trocar o pneu por um de 1" maior, ele vai ficar mais alto em 0,5".
Ojaneri, se arquear as molas ou colocar mais um feixe, nao muda em nada!
Já fex o experimento de andar com os feixes sem os amortecedores? Nao precisa nem andar, só tirá-los e pular na caranga, o trem fica mole igual carro pequeno com amortecedor estourado.
Quanto a quebra de molas, é só nao dar muuuita pressao, pq as originais aguentam muito, o que nao presta sao as que a compramos em posto de molas.
Já passei por tudo isso e sei o que estou dizendo.
Se for colocar mais um feixe, nao coloque mais grosso, pq ele vai quebrar, tem que ser da mesma espessura ou mais fino...

Cada polegada é 2,54cm, entao é isso que ela vai ficar mais alta.

Chucky, coloca o BL do ADAMS ele trabalha na fabricaçao de BL e o dele é certinho, é um pouco mais caro do que os caseiros, mas vale a pena, vem inclusive com os suportes, com logomarca e tals, muito bonito!!!

Abraço

JuniorScartezini
17/01/2010, 16:51
Amigos,

uma grande dúvida, o BL não atrapalha na estabilidade? :pensativo:
Outro dia avistei no estacionamento da Leroy Merlim aqui de Brasólia uma Ranger CD, com um BL bem alto, tanto que o estribo estava da altura dos meus joelhos, e eu tenho 1,87. Linda viu, perfeita, assim como a Frontier da foto.:concordo:

Abraços,

leobnaval
17/01/2010, 17:45
Amigos,

uma grande dúvida, o BL não atrapalha na estabilidade? :pensativo:
Outro dia avistei no estacionamento da Leroy Merlim aqui de Brasólia uma Ranger CD, com um BL bem alto, tanto que o estribo estava da altura dos meus joelhos, e eu tenho 1,87. Linda viu, perfeita, assim como a Frontier da foto.:concordo:

Abraços,

Tudo que eleva o centro de gravidade do veiculo atrapalha a estabilidade assim como o BL e pneus maiores, porém, como o BL ergue apenas a carroceria diferente dos kit de suspensão que erguem o carro todo a maior concentração de peso que é o chassi com eixos, motor, câmbio, etc. fica na mesma altura que antes do BL portanto ele afeta bem menos a estabilidade que um kit de suspensão.

O próposito do BL é justamente erguer a camionete ou jipe sem alterar a suspenção e suas geometrias podendo assim utilizar pneus maiores.

Abraços, Leo

JuniorScartezini
17/01/2010, 17:52
Tudo que eleva o centro de gravidade do veiculo atrapalha a estabilidade assim como o BL e pneus maiores, porém, como o BL ergue apenas a carroceria diferente dos kit de suspensão que erguem o carro todo a maior concentração de peso que é o chassi com eixos, motor, câmbio, etc. fica na mesma altura que antes do BL portanto ele afeta bem menos a estabilidade que um kit de suspensão.

O próposito do BL é justamente erguer a camionete ou jipe sem alterar a suspenção e suas geometrias podendo assim utilizar pneus maiores.

Abraços, Leo
Blz, obrigado por responder, fiquei imaginando isto, mas como não sabia ainda como funcionava um Body Lift, fiquei na dúvida, e pensei, sem querer parecer um idiota, "para não alterar o centro gravitacional só alargando os eixos, na medida certa".
Não sou nenhum expert no assunto, mudar sempre irá mudar, mas tem um limite máximo para não comprometer a segurança, estou certo? São as 3"?
No meu CJ, eu coloquei calços do motor do opala para levantar o caixote, pode ser considerado um tipo bizarro de Body Lift?

Abraços,

Jr.

leobnaval
17/01/2010, 18:13
"para não alterar o centro gravitacional só alargando os eixos, na medida certa".


Errado, o CG (centro de gravidade) vai ser alterado de qualquer jeito com o BL ou elevações na suspensão.
Alargando os eixos você vai conseguir ter mais estabilidade devido a bitola maior dos eixos (digamos que vai conpensar a altura, mas para saber o quanto tem que alargar só com calculos)



Não sou nenhum expert no assunto, mudar sempre irá mudar, mas tem um limite máximo para não comprometer a segurança, estou certo? São as 3"?

Sim, porém hoje os limites são bem maiores que estas 3" eu particularmente não colocaria acima disso, mas a qualidade dos kit de BL influincia muito nessa questão, por isso encontra-se kits bem maiores que 3".



No meu CJ, eu coloquei calços do motor do opala para levantar o caixote, pode ser considerado um tipo bizarro de Body Lift?

Sim, não muito recomendado por que é apenas a borracha que segura a fixação de rosca este tipo de calço foi concebido para amortecer (vibrações do motor) e não segurar forças laterais (acelerações, frenagem, curvas, etc.) que é o caso do BL, por isso é muito mais inseguro que um BL de 3". Embora eu não conheça casos de arrancamento da carroceria usando calços de motor eu desaconselho o uso. Pois no BL os calços são presos por parafusos passantes que fixam a carroceria no chassi.

Abraços, Leo

Milton C.
17/01/2010, 18:25
Sim, porém hoje os limites são bem maiores que estas 3" eu particularmente não colocaria acima disso, mas a qualidade dos kit de BL influincia muito nessa questão, por isso encontra-se kits bem maiores que 3".

Abraços, Leo


Claro que pro dia-a-dia, se vc usar o carro em condições "normais" nem é tão bonito assim. Acredito até, que sem pneu proporcional fica demasiado.
Traduzindo, apenas se tiver uso.

Aquele UTA!

leobnaval
17/01/2010, 18:47
Claro que pro dia-a-dia, se vc usar o carro em condições "normais" nem é tão bonito assim. Acredito até, que sem pneu proporcional fica demasiado.
Traduzindo, apenas se tiver uso.

Aquele UTA!

Não entendi o que você quis dizer....

Milton C.
17/01/2010, 18:51
Quis dizer que BL acima 3" só se for pra usar. Sem contar que tiver pneu "pequeno" não fica bonito.

Abraço!

leobnaval
17/01/2010, 19:02
Milton mas todos BL são feito para serem usado afinal a instalação não é tão simples e desde que tenha instalado é por que seja necessário, realmente colocar BL e não trocar os pneus fica meio estranho (fica um espaço muito grande na caixa de rodas).

Abraços, Leo

Milton C.
17/01/2010, 19:11
Entendo tua preocupacão em esclarecer todas as dúvidas, mas é que por aqui, principalmente em outros modelos de cainhonete, se usa o BL só pra 'fazer bonito', e com pneus 31, ou até orignais do modelo.

Por isso fiz a colocação.

:concordo:

Aquele UTA.

JuniorScartezini
17/01/2010, 19:16
Errado, o CG (centro de gravidade) vai ser alterado de qualquer jeito com o BL ou elevações na suspensão.
Alargando os eixos você vai conseguir ter mais estabilidade devido a bitola maior dos eixos (digamos que vai conpensar a altura, mas para saber o quanto tem que alargar só com calculos)


Sim, porém hoje os limites são bem maiores que estas 3" eu particularmente não colocaria acima disso, mas a qualidade dos kit de BL influincia muito nessa questão, por isso encontra-se kits bem maiores que 3".


Sim, não muito recomendado por que é apenas a borracha que segura a fixação de rosca este tipo de calço foi concebido para amortecer (vibrações do motor) e não segurar forças laterais (acelerações, frenagem, curvas, etc.) que é o caso do BL, por isso é muito mais inseguro que um BL de 3". Embora eu não conheça casos de arrancamento da carroceria usando calços de motor eu desaconselho o uso. Pois no BL os calços são presos por parafusos passantes que fixam a carroceria no chassi.

Abraços, Leo
Obrigado pela aula amigo Leo,

Bem, no caso do CJ levantei para colocar pneus maiores, então, fico fiscalizando regularmente a estrutura, porque uso o bixim só para trilhas, já o niva uso todos os dias, esse está original.

Enfim, quando eu comprar a Frontier, talvez levante a danada.

Abraços,

Jr.

leobnaval
17/01/2010, 19:40
Entendo tua preocupacão em esclarecer todas as dúvidas, mas é que por aqui, principalmente em outros modelos de cainhonete, se usa o BL só pra 'fazer bonito', e com pneus 31, ou até orignais do modelo.

Por isso fiz a colocação.

:concordo:

Aquele UTA.

A maioria dos casos é isto mesmo que ocorre...

Abraços, Leo

leobnaval
17/01/2010, 19:44
Obrigado pela aula amigo Leo,


Valeu
Forum é assim afinal todos podem ensinar o que sabem e aprender o que ainda não sabem...:concordo:

Abraços, Leo

JuniorScartezini
17/01/2010, 20:00
Valeu
Forum é assim afinal todos podem ensinar o que sabem e aprender o que ainda não sabem...:concordo:

Abraços, Leo
Disse tudo!!!

Abraços,

Jr.

IGORFROTA
27/01/2010, 17:08
Como fica a estabilidade da frontier com Bl de 3" e pneus 33" ?
Hoje olhwi de perto uma frontier para comprar e achei a bicha muito bachinha.
A minha ranger é bem mais alta e não tem BL.
Só um pouco de aperto na barra.
Atras não fiz nada, mas mesmo atras a ranger parece ser mais alta.
Estou usando 31" e a frontier 265/75, ou seja, praticamente a mesma coisa.

leobnaval
27/01/2010, 22:29
Igor não posso te ajudar pois nunca dirigi uma frontier nem original nem nas condições que você disse de qualquer jeito ela com BL 3" e pneus 33" concerteza perde estabilidade e dirigibilidade mas ganha capacidade off-road.

Abraços, Leo

Joao Nogueira
28/01/2010, 01:42
Como fica a estabilidade da frontier com Bl de 3" e pneus 33" ?
Hoje olhwi de perto uma frontier para comprar e achei a bicha muito bachinha.
A minha ranger é bem mais alta e não tem BL.
Só um pouco de aperto na barra.
Atras não fiz nada, mas mesmo atras a ranger parece ser mais alta.
Estou usando 31" e a frontier 265/75, ou seja, praticamente a mesma coisa.


Igor

Aqui no fórum quem teve uma frontier com BL de 3" e pneus 33" foi o Ronie Valim, mas infelizmente ele teve que fechar o Tópico onde constava todas as modificações, se der sorte ele aparece por aqui .

Valeu

IGORFROTA
02/02/2010, 16:43
Aproveitando o tópico Frontier...
Vocês percebem que as marchas da Frtontier são um pouco secas de engatar ?
Não me refiro a dificuldade de engate, mas sim a um manuseio seco.

RONIE_VALIM
04/04/2010, 01:24
Olá a todos, sei que o tópico tem mais de um mês parado, mas achei importante para o próprio tópico deixar minhas opiniões, afinal o carro era meu...

Tinha um kit de 3" do adams;
Tinha pneus mud km2 33x12,5;
Tinha mais altura na suspensão dianteira com aperto nas barras de torsão, cerca de 1";
Tinha mais altura nos feixes de mola com nova lâmina, cerca de 1 1/2".

No início, com os pneus "velhos" (31x10,5) e com BL, sinceramente não vi nenhuma diferença.

Vi diferença quando mexi nas barras de torsão, a frente pulava um pouquinho, nada assustador, mas temos que considerar uma mudança.

No final, quando tava com pneus grandes, suspensão diferente e BL, resumindo, acho que faria de novo, porém faria o BL de 2", pois com essa altura já daria para usar pneus 33 sem problemas...

Se quiserem mais informações é só perguntar, tenho fotos...

leobnaval
04/04/2010, 19:58
Ronie favor postar mais fotos.
E hoje esta com que picape e que configuração?

Abraços, Leo

RONIE_VALIM
04/04/2010, 20:35
To com uma hilux a/t original por enquanto...

Conforme for surgindo dúvidas eu vou respondendo se eu tiver condições... basta me perguntarem!

Abs!

Alexandre F.M. Gherardi
31/01/2012, 01:49
Oi! Pessoal.

Eu uso pneus 33" da Marshal, e só levantei a frente no fuso até o final dele. :cool:

Vejam as fotos.

Pavani
31/01/2012, 09:33
Pessoal,



Abri um Tópico na Frota 4x4 Brasil da minha Frontier, uso ela no dia-a-dia e em expedições..... Estou com BL de 3" e Suspensão IronMan 4x4 com pneus 33".... Estamos com ela fazem mais ou menos 2,5 anos e pegamos a mesma com 20.000km de um amigo nosso, estava guardada no sub solo do prédio dele e com forro de plástico no interior dela....


Segue o Link do Frota 4x4 Brasil;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/100878-nissan-frontier-2003-adventure-project.html


Podem fazer essa configuração sem problema algum, não perde estabilidade ao ponto de não valer a pena.... Só em 2011 fui com ela para o Atacama, duas vezes para o Ushuaia, organizei o Sertões Expedition sai de São Paulo e fui até Jeri duas vezes, Pantanal e Serra Catarinense..... A pick up nunca quebrou nada grave, nunca me deixou na mão e a manutenção dela é relativamente baixa.... A dirigibilidade é ótima, confortável e eu aconselho a todos usarem o BL.... É funcional e esteticamente melhor muito.....


Qualquer dúvida estou à disposição!


Um abraço!


Pavani

HERICK
31/01/2012, 09:53
Pessoal,



Abri um Tópico na Frota 4x4 Brasil da minha Frontier, uso ela no dia-a-dia e em expedições..... Estou com BL de 3" e Suspensão IronMan 4x4 com pneus 33".... Estamos com ela fazem mais ou menos 2,5 anos e pegamos a mesma com 20.000km de um amigo nosso, estava guardada no sub solo do prédio dele e com forro de plástico no interior dela....


Segue o Link do Frota 4x4 Brasil;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/100878-nissan-frontier-2003-adventure-project.html


Podem fazer essa configuração sem problema algum, não perde estabilidade ao ponto de não valer a pena.... Só em 2011 fui com ela para o Atacama, duas vezes para o Ushuaia, organizei o Sertões Expedition sai de São Paulo e fui até Jeri duas vezes, Pantanal e Serra Catarinense..... A pick up nunca quebrou nada grave, nunca me deixou na mão e a manutenção dela é relativamente baixa.... A dirigibilidade é ótima, confortável e eu aconselho a todos usarem o BL.... É funcional e esteticamente melhor muito.....


Qualquer dúvida estou à disposição!


Um abraço!


Pavani
Pavani, tb tô c BL e c certeza não me arrependi nenhum pouco, acredito q as opniões contrárias vão sempre existir, mas somente e somente mesmo quem tem pode dizer e ratificar o q vc e eu estamos relatando p os nossos amigos foristas e Parabéns pela viatura, abraço.

Pavani
31/01/2012, 09:58
Herick,



Com certeza, somente quem tem e utiliza pode falar sobre..... Opinião serão sempre bem vindas, afinal nem todos aprovam esse tipo de equipamento e temos de respeitar a opinião dos outros.... Mas podemos dizer sem dúvida alguma sobre sua função, afinal utilizamos as pick ups.....

Obrigado pelo elogio e parabéns pela sua viatura também, ano passado monstamos algumas Toyotas, nosso site está ficando pronto e assim que estiver no ar teremos fotos de todos os projetos.....

Grande abraço!


Pavani