Ver Versão Completa : Radiador sujo de oleo
Instalei um radiador novo porem devido a falha na vedaçao do resfriador de oleo lubrificante, o mesmo foi contaminado com oleo.
Sanado o problema de vedação resolvido alguem poderia me informar a melhor forma de lavar o sistema de refrigeraçao, contaminado com óleo:?
:arrow: agua pura varias vezes
:arrow: agua + aditivo
:arrow: agua + sabao em po
:arrow: outros
grato
Helton
Guiga Tostes
29/12/2007, 10:43
Instalei um radiador novo porem devido a falha na vedaçao do resfriador de oleo lubrificante, o mesmo foi contaminado com oleo.
Sanado o problema de vedação resolvido alguem poderia me informar a melhor forma de lavar o sistema de refrigeraçao, contaminado com óleo:?
:arrow: agua pura varias vezes
:arrow: agua + aditivo
:arrow: agua + sabao em po
:arrow: outros
grato
Helton
Ola Helton td bem!?
Não entendi mto bem seu problema, a sua Band possui radiador de oleo?:pensativo:...ou o oleo lubrificante vazou de algum lugar e contaminou o radiador de agua?
Abr
Ola Guiga,
ela tem um motor toyota 14B que possui um trocador de calor (radiador de oleo).
Devido a um superaquecimento os aneis de borracha do trocador de calor derreteram havendo mistura de oleo e agua, ou seja, entrou oleo no sistema de refrigeraçao e agua no sistema de lubrificaçao.
Soluçao
1- substituí os aneis de borracha
2- troquei o oleo do motor
3- troquei a agua do radiador 2 vezes - agora ja esta clara
Minha pergunta eh se existe alguma maneira de melhorar a limpeza do radiador de agua.
Um abraço
Helton
Allan Nielsen
31/12/2007, 15:13
Helton,
existem diversos produtos do tipo Radclean que fazem a limpeza.
Se o sistema de arrefecimento (radiador, mangueiras, parte interna do motor etc) estava bem tratado, limpo e com aditivo contra corrosão voce pode usar estes produtos (radclean ou outro de boa procedencia) seguindo a recomendação, nunca exagerar no tempo de permanencia dele no radiador.
Caso contrario eu não recomendo, pois eles realmente "limpam" e se houver corrosão interna vc pode ganhar um vazamento por algum selo ou tampa se fosse motor mercedes; pois o produto "arranca" a corrosão.
abs
Guiga Tostes
01/01/2008, 18:40
Ola Guiga,
ela tem um motor toyota 14B que possui um trocador de calor (radiador de oleo).
Devido a um superaquecimento os aneis de borracha do trocador de calor derreteram havendo mistura de oleo e agua, ou seja, entrou oleo no sistema de refrigeraçao e agua no sistema de lubrificaçao.
Soluçao
1- substituí os aneis de borracha
2- troquei o oleo do motor
3- troquei a agua do radiador 2 vezes - agora ja esta clara
Minha pergunta eh se existe alguma maneira de melhorar a limpeza do radiador de agua.
Um abraço
Helton
Ola Helton!
Entendi! O conselho do colega Alan acima, acredito q atenda a sua necessidade de limpeza, uma vez q vc ja seguiu os procedimentos descritos acima.
Ps.: Uma pergunta: Este radiador de oleo eh original nas Bands equipadas com 14B?
Abr
Guiga
eh original do 14B. Veja na foto http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...6&d=1197524266
Helton
Gabrielpol
02/01/2008, 20:50
Helton, a limpeza do radiador e so um paso para poder otimizar o sistema de refrigeracao e acabar com os problemas.
O radiador contem somente a metade do liquido refrigerante, a outra metade continua dentro do bloco e so sai se retirar o bulhao de dreno.
Nao adianta muito limpar o radiador e deixar o restante da agua contaminada dentro do motor o que ira contaminar o novo liquido.
Como disse o colega Allan, podes utilizar um destes radclean e rodar alguns dias, drenar o radiador e o bloco, e ahi sim encher todo o sistema.
O recomendado pela propia Toyota e utilizar 60% de agua DESTILADA e 40% de aditivo a base de ethilenoglicol.
A agua de torneira, agua mineral ou de rios etc. alem do cloro(corrosivo) da primeira tem os minerais que irao causar depositos e prejudicar a circulacao do liquido.
O ethilenoglicol, alem de ajudar na lubrificacao da bomba impede a formacao de incrustacoes e aumenta o ponto de ebulhicao da agua.
O proprio tem seu ponto de ebulhicao acima de 190 graus.
Apesar de que a temperatura media de trabalho geralmente nao passa de 90 graus, dentro do motor e em volta das camisas e muito mais alta o que ocasiona a formacao de bolhas de ar e vapor quando a agua pura nao consegue fazer contato com o metal das camisas.
Algo parecido acontece quando vc. joga agua numa chapa quente, alem do vapor pequenas bolinhas de agua ficam quicando na chapa sem conseguir molhar a mesma.
Isto ocasiona cavitacao, em muitos casos chegando a perfurar as camisas.
Portanto nao coloca somente agua no teu sistema, que e o que entendi pelo teu comentario de que
3- troquei a agua do radiador 2 vezes - agora ja esta clara.Outra coisa, jamais utiliza sabao em po, e altamente corrosivo, contem soda e outros abrasivos muito prejudiciais para os metais pintura etc.
Talvez a falta de aditivo tenha causado o superaquecimento.
Nao consegui abrir o link da foto do teu resfriador de oleo, suponho que seja parecido ao do meu 2.8, que tem o elemento submerso na propria agua do bloco do motor.
Boa sorte e feliz 2008.
Abs.
Gabriel.
Guiga Tostes
02/01/2008, 23:42
Guiga
eh original do 14B. Veja na foto http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...6&d=1197524266
Helton
Ola Helton,
tb não consegui visualizar a foto do trocador de calor no link.
Me interessei por este item pois estou cogitando...entendam bem, cogitando a instalação de um destes na minha Band OM-314.
Explico: por ser turbinada a temperatura do motor tende a subir um pouco qdo mais exigida e consequentemente a pressão do oleo cai um pouco pois este fica mais fino com a temperatura. Com isso pensei em um trocador de calor para o oleo com o objetivo de manter a temperatura e viscosidade ideais em tempo integral, o que preservaria mais a saude e desempenho do motor.
Levantei esta hipotese pois ao observar o desempenho, ruido e vibração do motor com o oleo a temperaturas "ideais", notei q o comportamento da viatura eh muito superior...ou seja anda mais e o motor bate mais "liso"
Porem...vem as duvidas(mtas):
Qual trocador de calor, de qual carro utilizar?
Como instalar e qual o dimensionamento correto?
Como saber se a temperatura do oleo resfriado qdo em contato com o motor quente não sera mais prejudicial?Se alguem ja pensou nisso ou ja fez tal alteração por favor poste seus comentarios...ou se eu estiver "viajando" por favor me orientem.
Gde abraço (tendo ideias e compartilhando)