PDA

Ver Versão Completa : Ninguem escapa mais : Biodiesel

FlavioLouveira
28/12/2007, 18:50
Eu até tentei escapar/evitar desde que comprei minha picape , mas 2008 ninguem escapa mais...

Postos serão obrigados a vender diesel com 2% de biodiesel a partir de janeiro

http://n.i.uol.com.br/ultnot/home/valor.gif (http://noticias.uol.com.br/ultnot/valor/)
http://bn.i.uol.com.br/1x1.gif
BRASÍLIA - Os postos de abastecimento de combustíveis serão obrigados a vender o óleo diesel adicionado com 2% do biodiesel (B2) a partir do próximo dia 1º de janeiro, segundo anunciou hoje em entrevista coletiva o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner.

Ele prevê que não haverá impacto no preço ao consumidor, que já vem procurando o combustível adicionado. A venda será fiscalizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que fechará os postos que não cumprirem a determinação.

O espírito de concorrência, segundo Hubner, fará com que o preço tenha a variação atual, apesar do custo do biodiesel ser mais alto que o do óleo diesel, entre 0,018% a 0,060%, dependendo da região produtora.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) já concordou com o governo, inclusive, com a mistura de 3%, mas segundo o ministro há empresas que já usam o biodiesel misturado ao diesel acima de 2%.

A meta do governo é aumentar a mistura obrigatória para 5% a partir de 2013, o que poderá ser antecipado se os estudos sobre logística e produção indicarem segurança de abastecimento.

O uso da mistura de 2% requer 840 milhões de litros de biodiesel e, quando forem misturados 5%, a necessidade será de 2,5 bilhões de litros por ano.

A produção atual do combustível alternativo em todas as regiões do país chega a 2,5 bilhões de litros. Esse excesso permite que as frotas que vêm usando a mistura, que em alguns casos chega a até 3%, comprem parte do estoque adicional.

Até dezembro de 2008 a produção deve passar dos 2,5 bilhões de litros atuais para 3,815 bilhões de litros. O uso do combustível alternativo permitirá economia anual de R$ 900 milhões na importação de diesel. Quando a mistura for de 5%, a economia ficará em R$ 2,250 bilhões por ano, segundo Nelson Hubner.

O Brasil vem importando 7% do óleo diesel que consome, o que cairá para 5% em 2008. A produção de biodiesel na agricultura familiar beneficia 100 mil famílias, num total aproximado de 500 mil pessoas.

Até dezembro de 2008 devem estar envolvidas na produção 200 mil famílias, que terão renda mensal entre R$ 250 e R$ 1.500, dependendo do tipo de planta oleaginosa que cultivar, da área agricultável e da produtividade. O combustível alternativo é sintetizado da mamona, do girassol, da soja, do dendê e do algodão.

Na etapa industrial, a fabricação do biodiesel gera 500 empregos diretos nas usinas já instaladas e 2 mil empregos indiretos. A utilização da mistura permitirá reduzir a poluição ambiental, com menor emissão de monóxido de carbono, material particulado, hidrocarbonetos totais e óxido de nitrogênio, segundo os setores técnicos do Ministério de Minas e Energia.

Os leilões de biodiesel promovidos neste ano pela Petrobras resultaram na contratação de 335 milhões de litros produzidos no Nordeste, 156,6 milhões de litros na região Sul, 148,7 milhões no Centro Oeste, 147,5 milhões no Sudeste e 97,2 milhões de litros na região Norte.

Outros leilões feitos em novembro último no país resultaram na contratação da compra de 380 milhões de litros de biodiesel, sendo 27,4 provenientes do Nordeste, 27,1% do Centro Oeste, 21,6% do Sul, 14,5% do Sudeste e 9,5% da região Norte.

De acordo com estudo do MME, a diversificação da matriz energética brasileira, com a introdução sustentável de um novo combustível renovável permite a redução das importações de diesel e petróleo, cria emprego e renda no país; fixa as famílias no campo e expande a agricultura com aproveitamento de solos inadequados para produção de culturas alimentícias. Essas vantagens correm paralelas à disponibilização de um combustível ambientalmente correto e permite o desenvolvimento de novos produtos químicos além de abrir novas rotas tecnológicas,segundo os estudos do MME.

Entre dezembro de 2004 e dezembro de 2007 foram investidos em usinas de biodiesel R$ 1 bilhão, conta que chegará a R$ 1,5 bilhão ao final de 2008.

Nix
29/12/2007, 00:35
Desculpa a ignorancia, mas qual é a desvantagem do biodiesel???

shimomoto
29/12/2007, 00:53
Desculpa a ignorancia, mas qual é a desvantagem do biodiesel???

Meu ponto de vista: Mesmo sendo 2%, nenhuma. Segundo a International, seus motores já foram testados e são garantidos em misturas até 5% e a Valtra, para seus motores, até 20%.

Entretanto tem gente usando óleo de soja/girassol de cozinha como combustível. Ai mora o perigo.

Aproveito e anexo um artigo teste do IAC sobre óleo bruto de girassol, oleo diesel comum e biodiesel.

Abraços

RCarlosf
29/12/2007, 10:44
Eu ja uso o Biodiesel ha ums 5 meses e por incrivel que pareca rendeu bem mais do que o Diesel comum.

Edintruder
29/12/2007, 13:45
O biodiesel não tem nada de ruim não.

Dieselboy
29/12/2007, 16:28
O biodiesel não tem nada de ruim não.
O combustível em sí e, na proporção adotada, realmente não tem nada de "anormal".

Contudo, o lado "ruim" desta história é a política que gere este programa :putz: o pior disto é que poucos estão querendo ver que a longo prazo isto acabará por nos tornar "reféns" do preço da soja que, NÃO é cotado em "reaus" e sim em "doletas", afinal de contas trata-se de uma commoditye :shock:

Hj isto "tá" uma beleza, pois o dólar está lá embaixo, mas até qdo vc's acham que permanecerá está doce ilusão? :shock:

Este "programa" de biocombustíveis já nasceu errado :parede: logo de início o governo alardeava que a fonte majoritária p/ fabrico do biodiesel seria proveniente de pequenas propriedades, seguido de todo aquele hipócrita discurso social :mad: agora a situação já mudou de figura e, o governo admite que a fonte majoritária será proveniente da soja :rolleyes:

shimomoto
29/12/2007, 21:32
(...)

Este "programa" de biocombustíveis já nasceu errado :parede: logo de início o governo alardeava que a fonte majoritária p/ fabrico do biodiesel seria proveniente de pequenas propriedades, seguido de todo aquele hipócrita discurso social :mad: agora a situação já mudou de figura e, o governo admite que a fonte majoritária será proveniente da soja :rolleyes:

É Diesel...

Pois é...até agora não se definiu ao certo qual será a fonte principal de Biodiesel. Cada óleaginosa tem uma característica, um rendimento. Não lembro onde li mas dizem que o dendê tem um rendimento de óleo maior que a soja, por hectare. Em Lins, o frigorífico Bertin inaugurou este ano (2006) uma usina de Biodiesel cuja matéria prima será banha...

Restam as dúvidas: Como garantir a uniformidade do produto final? Quem atestará? Há condições de garantir? Se já vendem óleo combustível de navio como sendo óleo diesel veicular, imagine com biodiesel?

O grande mal é que infelizmente o pensamento do Brasil não é de longo prazo. Volta-se mais para as questões políticas momentâneas, desprezando o técnico, o que, em economia se diz, maximize o bem estar da sociedade. Busca-se maximizar o bem estar de alguns grupos.

O estado de São Paulo está acabando. Virando um enorme canavial. A Cana pagou excelentes arrendamentos para atrair fazendeiros, sitiantes, etc. E assim só se acha cana por todos os lados...

A única coisa que o Hugo Chavez falou e que prestou foi que logo logo o Brasil vai ter que importar comida.O estado de São Paulo está bem perto disso...

Abraços

ojaneri
29/12/2007, 21:44
Abasteci algumas vezes com o biodiesel e notei diferença zero. Tento evitar e uso diesel comum, pois ainda tenho algum receio em relação a novos combustiveis. Mas acredito que o B2 (2% de Biodiesel) não trará nenhuma diferença aos nossos veiculos, somente a nossa economia.

O Brasil ainda não tem capacidade de suprir essa demanda toda que está gerando, e o pior, como disse shimomoto, quem atesta a qualidade? Qual é a minima especificação que se exigirá desse produto? O problema é esse, age-se sem pensar no futuro, e vai resolvendo os problemas conforme vão aparecendo... o problema é que as vezes esses problemas não podem ser resolvidos tão facilmente ou de forma 'barata'.

Dieselboy
30/12/2007, 01:52
O estado de São Paulo está acabando. Virando um enorme canavial. A Cana pagou excelentes arrendamentos para atrair fazendeiros, sitiantes, etc. E assim só se acha cana por todos os lados ...
Daniel

Aqui no PR, para ser + exato na região Noroeste, a "coisa" não está muito diferente :putz: fazendas que eram mega-empreendimentos agropecuários, hj tornaram-se plantações de cana a perder de vista :shock: enquanto, usinas de álcool começaram a "pipocar" por toda parte.

Esse "ciclo da cana" que, desta vez parece ter retornado para ficar, está modificando o panorama economico de tal maneira que, quem diria, até mesmo magnatas árabes do petróleo estão "sondando" a aquisição de usinas de álcool aqui na região :shock:

O pior disso TUDO é que as usinas estão arrendando fazenda atrás de fazenda :shock: e, muitos por aqui estão se "rendendo" a essas proposta$ que são feitas por meio de contratos que valem por 8, 10 ou até mesmo 12 anos de prazo!!! :shock:

Quem é da área sabe o "estrago" que a cana causa ao solo :putz: tudo bem que a área é calcareada, corrigida e adubada safra após safra, porém imaginem o esgotamento deste solo daqui há 10 anos :shock: :putz:

Já tem gente "chiando" em relação ao preço da carne e do leite, mas esperem para ver o que será daqui há 5 anos :putz: o "plano" do governo é excelente :rolleyes: pois, haverá fartura (abastança) de combustível (cana e biodiesel) para nossa crescente frota veicular e, "fartura" (falta) de comida para nós :parede:

De uma "coisa" podem ter certeza, será uma experiencia ímpar :rolleyes: a oportunidade de ter simultaneamente o tanque do carro cheio e o prato de comida vazio :parede:

shimomoto
30/12/2007, 02:30
Daniel

Aqui no PR, para ser + exato na região Noroeste, a "coisa" não está muito diferente :putz: fazendas que eram mega-empreendimentos agropecuários, hj tornaram-se plantações de cana a perder de vista :shock: enquanto, usinas de álcool começaram a "pipocar" por toda parte.

(...)

O pior disso TUDO é que as usinas estão arrendando fazenda atrás de fazenda :shock: e, muitos por aqui estão se "rendendo" a essas proposta$ que são feitas por meio de contratos que valem por 8, 10 ou até mesmo 12 anos de prazo!!! :shock:

(...)

De uma "coisa" podem ter certeza, será uma experiencia ímpar :rolleyes: a oportunidade de ter simultaneamente o tanque do carro cheio e o prato de comida vazio :parede:

Diesel

Já que você tocou no assunto...

Aqui em São Paulo, já se começa a ver o lado "reverso" da moeda: Arrendamentos estão vencendo, Fazendeiros que se desmobilizaram (venderam gado, tratores, desmancharam cercas, currais, barracões, etc) estão "recebendo" sua terra de volta, e a eles restam, ou arrendar ao preço que a usina está a fim de pagar (coloquei em negrito pois elas no caso é que ditarão as regras) ou vender.

Estou numa região privilegiadíssima, onde as propriedades com mais de 400 alqueires são poucas (conta-se nos dedos) e um tanto ondulada, onde há espigões excelentes, excelentes para café, mas para os padrões das usinas, pequenos, o que não atrai empreendimentos deste tipo.

Antigamente, na região de Garça e Marília, haviam inúmeros sítios pequenos, com café esparramados por todos os lados. Plantadores de "roça" como se diz, com amendoim, gergelin, arroz sequeiro, que davam a cara da região. Os arrendatários de milho, de pasto....tudo isso acabou. O Lula com sua cruzada pelos Biocombustíveis ajudou a acabar com tudo isso. Jogou a pá de cal. A falta de apoio a essa gente fez com que a região acabasse por ficar abandonada. Onde a Cana não chega, traços de abandono (é o caso de Marília. Em Garça temos o café) E se orgulha de ter sido chamado de "evangelizador do álcool" pelo seu colega George W. Bush.

Carro a álcool diminui emissões? Pode ser, mas e a queima da cana? Por acaso ela não emite CO2, CO, ou material particulado? Os usineiros se comprometeram a acabar com ela até 2012, mas eu DUVIDO QUE ELES CUMPRAM. A COSAN chega ao extremo de publicar via internet quando vai efetuar a queima (vide http://cana.cosan.com.br/peq/).

Ai se é você ou eu que resolva queimar uns galhos e/ou umas folhas secas na propriedade da gente...

Abraços indignados

cantodopirão
05/01/2008, 02:47
Eu ja uso o Biodiesel ha ums 5 meses e por incrivel que pareca rendeu bem mais do que o Diesel comum.

Uso o biodiesel esporadicamente e também tive essa impressão!

FlavioLouveira
05/01/2008, 11:51
Uso o biodiesel esporadicamente e também tive essa impressão!

puts eu nao vi diferença de rendimento nenhum nao....

shimomoto
06/01/2008, 04:06
puts eu nao vi diferença de rendimento nenhum nao....

Flávio;

X2.....Nem eu

Abraços

Marcello Ladeira
07/01/2008, 00:00
x3 nem eu!!!

Abs,

tulio pessoa
07/01/2008, 01:14
x4 então

achei a mesmissima coisa

eu sou a favor do biodiesel desde que plantassem nos lugares do nordeste onde não da pra fazer outro tipo de cultura

ai sim,nordestinos "mortos de fome" virariam sheiks do diesel

Dieselboy
07/01/2008, 02:28
eu sou a favor do biodiesel desde que plantassem nos lugares do nordeste onde não da pra fazer outro tipo de cultura

ai sim,nordestinos "mortos de fome" virariam sheiks do diesel
Nossa, eu quero estar vivo no dia que isso vier ocorrer!!! :rolleyes:

Não é por nada não, mas a região Nordeste tem DONO(S)!!! e, NÃO são os nordestinos :discordo: :putz: e sim, velhos caciques políticos que perpetuam seus clãs no poder desde a época da colonização :putz: tudo à base de uma manutenção do "status quo", cujo intuito é manter INALTERADO o panorama político desta região em detrimento da uma imensa maioria que serve UNICA e EXCLUSIVAMENTE aos seus interesses politiqueiros, sob a forma de CURRAL ELEITORAL!!! :putz:

dudu83
07/01/2008, 02:51
o que me deixa indignado e essa obrigatoriedade da adicao de combustiveis renovaveis aos derivados de petroleo, por que nao temos a opcao de abastecer gasolina pura, alcool puro, diesel puro, biodiesel puro, por que nao deixam o consumidor escolher oq quer usar, sou muito a favor do uso de combustiveis renovaveis, mais sou muito mais a favor a livre concorrencia de mercado.

no final das contas ficamos a merce da especulacao financeira em torno dos comoditise da ganancia de usineiros.

.ê Brasil (oq se esperar de um pais governado por um semi analfabeto.....:dance::palmas::dance::palmas:)

dudu83
07/01/2008, 03:27
e o nosso querido gas, ficamos refens do evo moralez (aspirante a ditador), exatmente por que o lulinha deu de presente as refinarias da petrobras na bolivia, contrato e contrato, pq o brasil nao bateu o pe? simplesmente o lulinha disse: coitadinho dos bolivianos nos estavamos estavamos explorando os coitadinhos! (vai a #$%¨@ lulinha)

bom gente, desculpem o desabafo, isso comecou hoje quando percebi que no maximo em 15 dias terei que trocar 2 pneus, so de pensar nos 1000 conto ja fico p da vida.

Estou trabalhando em uma rodovia que fica que fica as margens da ferrovia madeira - mamore, pra quem nao sabe, durante a primeira metade do seculo passado a grande maioria da borracha produzida no mundo foi tranportada por esta ferrovia e hoje esta se encontra totalmente abandonada, milhares de toneladas de aco apodrecendo no meio do mato, e pensar que os melhores pneus sao os michelin feitos com borracha natural (os outros sao feitos com borracha proveniente de petroleo), pq o governo nao da incentivos para construcao de industrias de pneu feitos com borracha natural (recurso renovavel)? e as florestas de latex la no acre tudo virando pasto.....

ê brazil zil zil.....:dance::palmas::concordo::dance::palmas::d ance::palmas:

(desculpem os erros de portugues e o odio pelo lulinha)

Fernando César Ximenes
07/01/2008, 16:57
Nossa, eu quero estar vivo no dia que isso vier ocorrer!!! :rolleyes:

Não é por nada não, mas a região Nordeste tem DONO(S)!!! e, NÃO são os nordestinos :discordo: :putz: e sim, velhos caciques políticos que perpetuam seus clãs no poder desde a época da colonização :putz: tudo à base de uma manutenção do "status quo", cujo intuito é manter INALTERADO o panorama político desta região em detrimento da uma imensa maioria que serve UNICA e EXCLUSIVAMENTE aos seus interesses politiqueiros, sob a forma de CURRAL ELEITORAL!!! :putz:

Diesel, infelizmente essa é a nossa realidade. Entra governo, sai governo e a pasmaceira continua. No caso da monocultura, no sul do Estado, a soja está tomando conta de tudo e também, ensaiando os primeiros passos, na região norte.