PDA

Ver Versão Completa : Diferencial Ranger 4x4 v6



Vinicius Cruz
06/06/2004, 14:05
Estou com um problema e que ainda não levei ao mec. pra verificar, prefiro antes a opinião do pessoal daqui....

É o seguinte... quando vou sair com o carro parece que a frição esta trepidando, mas descarto essa possibilidade pois ela foi trocada ha menos de 3 meses e fazendo um teste de frear o carro e forçar a sair freado, queimando um pouco a frição, não acontece a trepidação....

Então desconfio que ha algo de errado com o conjunto cora pinhao...

e tb o carro dá um tranquinho quando vou sair.. depois de soltar a frição... e tb faz um barulho de ferro com ferro quando troco de marcha com ela em movimento... isto não são sinais de folga??? tem regulagem??

Se for algum problema na coroa ou no pinão existe a possibilidade de intercembiar as peças do diferencial dianteiro??? visto que a $$$ ta curta e não posso trocar um conjunto desses agora e tb só uso o 4x4 em urgencias...

Pensei em fazer um teste tirando o eixo carda traseiro, acionando o 4x4 e rodar um pouco so com o diantiero pra ver se aparecem os mesmos sintomas... acho que é possivel não???O que me dizem???

OBS: Minha Ranger é 98, a roda livre que esta fucionando, suponho que o conjunto de diferencial esteja mais preservado que o traserio... não devendo assim, gerar os mesmos sintomas...

Desculpe esse tanto de perguntas... mas é que to preocupado com isso....

obrigado
abraços.

Markito Amato
07/06/2004, 12:42
Salve, meu caro!

Já que você mencionou que o conjunto da embreagem foi trocado há pouco tempo, pode ser que o platô tenha sido montado de forma errada. Com isso, ele pode estar empenado, o que causa essa trepidação.

Por outro lado, o platô pode estar íntegro, porém, o disco pode ter sido contaminado com graxa ou óleo. O que também causa trepidação na hora de arrancar com o veículo.

Quanto ao barulho metálico, é bem provável que o diferencial trasaeiro já tivesse alguma folga. Isso é bastante comum nas Rangers. Contudo, você só atentou para ela agora, após a trepidação da embreagem. :wink:

Enfim, verifique tudo com calma antes de abrir qualquer coisa. A propósito, os semi-eixos da Ranger são presos por meio do "C-clip". Com o tempo, eles se desgastam apresentando uma pequena folga. Essa, entretanto, é grande o suficiente para causar um belo barulho quando se balança a caçamba de um lado para o outro. É algo como um toc-toc bem abafado. :wink:

Qualquer coisa, escreva!

Abraços,

Vinicius Cruz
07/06/2004, 13:48
Sobre a fricão Markito não tenho a mesma experiencia que vc e por isso que perguntei pra poder saber o que pode ser...

Mas é esquisito ser frição, pois quando comprei o carro percebi que tinha que trocar a frição pois estava trepidando e ruim de engatar as marchas....

E quando faço um punta-taco com o carro parado soltando um pouco a frição, ela não trepida... não é esquisito?? o lógico não seria que ela trepidasse??? e é por esse motivo que desconfiei que pudesse ser o diferencial.

A folga no diferencial não pode causar uma trepidação tb?

obrigado pela atencao
abracos.

Markito Amato
07/06/2004, 14:26
Fala, Vinicius!

Esse negócio de mais experiência nem sempre funciona, não! O ideal mesmo é saber ouvir e ver para, então, aprender! Nesse sentido, sou um eterno aprendiz!!! :wink: :D

Voltando ao assunto, sinceramente, eu nunca vi um veículo trepidar por causa de problema de folga no diferencial. Posso estar engando, mas, caso essa folga existisse e fosse tão grande a ponto dos dentes "pularem", você já teria escutado ou ficado na mão! :shock: :wink:

Quanto à trepidação sumir quando você faz o punta-taco, eu creditaria isso ao fato do veículo estar freado. Ou seja, o platô, o disco e o volante do motor podem até estar se tocando de forma irregular, mas o efetio não é sentido pois a picape está parada.

Nesse sentido, uma boa forma de verificar a folga do diferencial é tentar girar o cardan com as mãos. Caso haja folga excessiva entre a coroa e o pinhão você vai sentir logo. :wink:

Ah, quase me esqueço. Você disse que trocou a embreagem há pouco. Então, o serviço está na garantia, não?! Se estiver, o ideal é pedir ao mecânico que desmonte tudo para checar o estado do conjunto. Pela "cara" dos componentes dá para fazer um bom diagnóstico do que realmente está ocorrendo! :wink:


Abraços,

Vinicius Cruz
07/06/2004, 18:21
Valeu Marquito... obrigado pela ajuda..

Me diz outra coisa...

To com um outro problemão...

A junta do cabeçote desse carro pelo jeito esta queimada, esta sumindo agua do reservatorio do radiador e esta destruindo as velas... quando vc as tira, estão molhadas e oxidadas... estes são sintomas realmente de junta queimada?...

Sem duvida que no caso de ter que abrir este motor eu vou acompanhar de perto e todo o processo... pois sou muito curioso e gosto de ver tudo quando estão mexendo no meu carro....mas eu estou achando muito barato o preço que ele pediu pra trocar esta junta.... R$ 200,00 de M.O.... o que vc acha?? deconsideerando as diferencas de valores entre cidades e regioes...

Obrigado... e quando vc volta pra Ranger?????

Abracos.

amithai
10/07/2004, 19:28
amigos to de saco cheio da minha ranger.,...nao aguento mais...nao sei porque fui trocar este maldito motor e cambio ..........
que significa friccao?
Nao seria os batentes do cambio e motor??? ou buchas de suspensao???
O q significa punta taco???
Markito vc sumiu e me abandonou com esse carro.....vou jogá-lo dentro do rio ou vou dar a vc!!
O fdp agora inventou de fazer um apito no turbo TGV......vc sabe quem entende de TGV?? NINGUEM..NOBODY.......Só duas oessoas...DEUS e a Garrett que nao te explica e so te manda comprar outro.....ja abri o meu e nao vi nada de errrado na parte fria...na quente eh obvio nao consigo abrir!!!!!!
Abraços


Amithai

Walter L. L. Casitta
10/07/2004, 22:53
Amithai,

Conta pra gente como é esse apito e em que situação. Ele aparece, por exemplo, em que rotação do motor, se acelerando com o carro parado... Tem certeza que é a turbina? A minha apita bem agudo depois dos 1800RPM, mas e quase imperceptível.
Não sou tão entendido, ma turbinas são trocadas quando tem vazamento de óleo ou alguma folga internamente.

Walter
Ranger TD CD 4x4 Body Lift BF33

Klendatu
11/07/2004, 01:24
Punta-saco é frear sem parar de acelerar, usando o pé direito pra pisar nos dois pedais ao mesmo tempo.
Tb não acho que seja motivo pra trocar a turbina só o fato de apitar, tem certeza que o apito vem dela? Será que não vem da valvula de alivio?
Esse turbo TGV não tem geito mesmo, ninguém concerta, e mesmo que apareça alguém duvido que faça um serviço que preste.
Se realmente o geito for trocar o turbo, uma opção mais em conta é colocar o turbo da Ranger XL(ou XLS) que usa um motor identico, mas com turbo comum, ela só ia perder um pouco de torque.

amithai
13/07/2004, 20:58
Acredito que o apito é tipo um esmeril...nao eh chiado.nao sei. Aparece mais ou menos em 2500rpm....aumenta e nao some.....
Trocar pela WG nem pensar!
Antes nao tinha agora tem o apito. Ele é perceptível.
Eu abri a parte fria e estava tudo 100%. A parte quente vou tentar abrir...estou dando banhos de WD...mas se tiver ....o defeito deve estar lá.
nao queima oleo...a parte fria estava suja de oleo com residuos...nada liquido. Nao perdeu torque!
E aí...q vcs acham?

Pedro Bachir
14/07/2004, 13:51
esse barulho que tu ta falano parece o barulho normal de quando a turbina começa a funcionar.... :roll:

Klendatu
14/07/2004, 17:30
A turbina começa a funcionar assim que o motor é ligado. o problema é que em biaxas rotações ela se nula, rouba tanta potencio quanto gera, (em alguns casos até rouba mais do que gera) isso é o tubolag, essa tecnologia tgv veio pra minimizar esse problema.

amithai
15/07/2004, 21:13
Já tem carteira moleque!!!!!!!?????
Quem dera eu na sua idade já poder fazer isso com um jipe!!! Parabéns

amithai
15/07/2004, 21:16
Já tirei a turbina fora pela segunda vez , to fazendo um banho diario de WD(haja WD) para ver se solto a parte quente.....vou dar um esquente nela amanha!
Taquei Wd pelo orificio de lubrificacao,....ou vai ou racha!!!
abraços
Amithai

Klendatu
15/07/2004, 21:34
Cuidado pra não quebrar os parafusos!!!!

O "Muleque" que vc diz sou eu ou o Pedro?




:).... molecada da lama!!!!

amithai
16/07/2004, 13:47
vc nao tem jipe..ué!

Klendatu
16/07/2004, 16:16
Hehe
Claro que ele num tem carteira,

Eu tinha um Xamurai

Pedro Bachir
16/07/2004, 23:04
iii, foi errado, foi mal!!!! olhem a msg debaixo!!!

Pedro Bachir
16/07/2004, 23:11
Já tem carteira moleque!!!!!!!?????
Quem dera eu na sua idade já poder fazer isso com um jipe!!! Parabéns

Ainda falta a carteira... :oops: :roll:

eh, mas umas semanas pra traz, fui no jeep em uma cava(atalho de vacas, cavalos) que o meu pai tinha falado pra eu não ir, pq tinha muito barro, eu de teimoso fui, lah o jeep morreu(o tanque de comb. tava com sujeira e dependendo da posição emtupia) e meu pai teve que me tirar de lah na laranja, hj to proibido de dirigir sozinho... :oops: :roll:

Ai as fotos da cava... essa não eh a vez que eu fui sozinho, eu fui lah mais 2 vezas com o meu cunhado, mas nas 2 vezes não passamos... da segunda vez gasto trator 4x4 pra tirar nóis de lah... :lol:

Aaaaaa, olhem as fotos de baixo pra cima, pois o primeiro anexo vai lah pra baixo e o último aqui pra cima.... :roll: :lol: