PDA

Ver Versão Completa : Pajerinho V6 - Preparação p/ Trilhas



Paulo_CW
27/12/2007, 08:25
Pessoal,
Sou novo na comunidade dos Pajeristas, pois antes trilhava com os Suzuki's, um Samurai de uso exclusivo em trilhas que me deu muitas alegrias, mas mudanças são necessárias e acabei por comprar uma Pajerinho V6 3000 com kit gás.... hehehe trilha com conforto agora.

BOM... meu uso será exclusivo para trilhas e como ainda não tenho muito conhecimento da viatura, gostaria da opinião e com entários de todos os entendidos na preparação da viatura para q a mesma venha a ter um bom desempenho em trilhas médias/pesadas.

Já comprei um guincho Work 12K, e estou vendo os pneus q deverão ser pelo menos 70%off...
Me ajudem aí, q mais preciso fazer em se tratando de proteções, adaptações etc... precisarei tbm de snorkel né... alguma idéia.

Vi q tem alguns aqui que tem as Pajerinhos muito bem equipadas e até já salvei as fotos como fruto de inspiração.

Valeu... e conto com vocês.

n0gs
27/12/2007, 10:50
Pessoal,
Sou novo na comunidade dos Pajeristas, pois antes trilhava com os Suzuki's, um Samurai de uso exclusivo em trilhas que me deu muitas alegrias, mas mudanças são necessárias e acabei por comprar uma Pajerinho V6 3000 com kit gás.... hehehe trilha com conforto agora.

BOM... meu uso será exclusivo para trilhas e como ainda não tenho muito conhecimento da viatura, gostaria da opinião e com entários de todos os entendidos na preparação da viatura para q a mesma venha a ter um bom desempenho em trilhas médias/pesadas.

Já comprei um guincho Work 12K, e estou vendo os pneus q deverão ser pelo menos 70%off...
Me ajudem aí, q mais preciso fazer em se tratando de proteções, adaptações etc... precisarei tbm de snorkel né... alguma idéia.

Vi q tem alguns aqui que tem as Pajerinhos muito bem equipadas e até já salvei as fotos como fruto de inspiração.

Valeu... e conto com vocês.

Ô Paulo... dá pra mecher no ajuste da barra de torsão da suspensão dianteira e subir alguns centimetros sem calços... já ouvi falar tb que dá pra colocar um calço de 1' na mola trazeira sem problemas... a minha tá com pneus BF AT 33 só com ajuste da barra de torsão dianteira... não precisei de fazer nada pra colocar os pneus... se fosse no vitara tinha que levantar suspensão e carroceria...

sei tb que existe um kit de suspensão importado da "OLD MAN EMU" tipo um "CALMINI" que levanta em 1' ou 2' polegadas... tem jeito de levantar a carroceria pra ela ficar mais alta ainda... só não conheço a receita... vamos trocando idéias... apesar de eu ter apenas a pajero pra tudo, trabalho, viagens, trilhas e etc... minha intenção é deixar ela pronta pra qualquer parada... ABS!!

Paulo_CW
27/12/2007, 11:11
nOgs...
Essa tua receita é a primeira coisa q farei pra erguer um pouco, talvez coloque o calço se for necessário... não vejo muita necessidade de erguer muito, pelo menos por enquanto...hehehe
Pneus... eu quero usar a roda original 16", daí estou estudando a medida, mas provavelmente serão Mamute (www.mamuteoffroad.com.br (http://www.mamuteoffroad.com.br)), tinha no meu samurai e são bons demais na lama....
Snorkel, acho q farei de tubo pra dentro do carro, por enquanto num da pra investir num OGS naum...
Parachoque... vou fazer de tubo, gostei muito do modelo do Novais aqui do forum, achei q ficou bem "cleam", só num sei q tubo ele usou...2" ou 3" pol...
Estribos... também esta nos meus planos somente em tubo sem frescuras...
Chapa de proteção no tanque... vc colocou ou usa a original????
Estes são os fatos consumados nos quais vou investir.... Será q precisa de mais alguma coisa....
Por enquanto estou dando uma geral na manutenção p/ janeiro fazer as modificações... pena naum existir um tópico mais dedicado as Mits... assim como peças de reposição etc....mas já q elas num quebram....bele....
Valeu nOgs....

n0gs
27/12/2007, 11:28
nOgs...
Essa tua receita é a primeira coisa q farei pra erguer um pouco, talvez coloque o calço se for necessário... não vejo muita necessidade de erguer muito, pelo menos por enquanto...hehehe
Pneus... eu quero usar a roda original 16", daí estou estudando a medida, mas provavelmente serão Mamute (www.mamuteoffroad.com.br (http://www.mamuteoffroad.com.br)), tinha no meu samurai e são bons demais na lama....
Snorkel, acho q farei de tubo pra dentro do carro, por enquanto num da pra investir num OGS naum...
Parachoque... vou fazer de tubo, gostei muito do modelo do Novais aqui do forum, achei q ficou bem "cleam", só num sei q tubo ele usou...2" ou 3" pol...
Estribos... também esta nos meus planos somente em tubo sem frescuras...
Chapa de proteção no tanque... vc colocou ou usa a original????
Estes são os fatos consumados nos quais vou investir.... Será q precisa de mais alguma coisa....
Por enquanto estou dando uma geral na manutenção p/ janeiro fazer as modificações... pena naum existir um tópico mais dedicado as Mits... assim como peças de reposição etc....mas já q elas num quebram....bele....
Valeu nOgs....

pois é... estou meio na dúvida quanto a essa questão das proteçoes inferiores... pretendo colocar sabe... mais até agora pelas trilhas q fiz, não ví necessidades... o carro tá muito alto... não pega nada nunca... hehehe... mesmo assim acho que por medida de segurança deveria colocar chapas de aço pra proteger motor, caixa e tanque... já senti nescessidade tb de trocar os parachoques, eles sã muito longos e o angulo de entrada fica ruim... além disso o que eu mais gostaria de investir mais está longe de acontecer é um bloqueio de diferencial traseiro... aih sim... ia ficar o bicho...

Paulo_CW
27/12/2007, 11:40
nOgs...
Já vi quem fechou a parte inferior com alumínio, mas tenho minhas dúvidas se ajuda ou atrapalha... visto q dificulta manutenção e a verificação preventiva pós trilha... tbm acho q deve acumular muita lama.
Vc sente muita necessidade do bloqueio de diferencial? pergunta besta de quem ainda conhece pouco o carro, mas o bloqueio dela (acho q uns 75%) já num resolve bastante
Até...

davidss6
27/12/2007, 11:57
Ô Paulo... dá pra mecher no ajuste da barra de torsão da suspensão dianteira e subir alguns centimetros sem calços... já ouvi falar tb que dá pra colocar um calço de 1' na mola trazeira sem problemas... a minha tá com pneus BF AT 33 só com ajuste da barra de torsão dianteira... não precisei de fazer nada pra colocar os pneus... se fosse no vitara tinha que levantar suspensão e carroceria...

sei tb que existe um kit de suspensão importado da "OLD MAN EMU" tipo um "CALMINI" que levanta em 1' ou 2' polegadas... tem jeito de levantar a carroceria pra ela ficar mais alta ainda... só não conheço a receita... vamos trocando idéias... apesar de eu ter apenas a pajero pra tudo, trabalho, viagens, trilhas e etc... minha intenção é deixar ela pronta pra qualquer parada... ABS!!


NOgs, esse ajuste na barra de torção não deixa o carro muito duro não?? Qual o melhor ajuste pro carro ficar mais alto e sem prejudicar mto o conforto?? Cara meu sonho eh calçar a viatura com uns 33 :twisted::twisted:

Dpois vou te dar uma ligada pra combinarmos o test drive!! :mrgreen::mrgreen:

Abracos David

Novais
27/12/2007, 19:36
Parabéns novamente pela sua aquisição Paulo...:concordo:.

Tenho Pajero a 3 anos e a grande vantagem deste carro é não precisar gastar muito na preparação para colocá-la no barro.

No meu caso, na dianteira a barra de torção resolveu o problema, na traseira, coloquei molas da Pajero Sport e ficou muito bom, eu se fosse vc não usaria calços. O Snorkel é importantíssimo: a entrada de ar fica dentro do para-lama. vale a pena também tirar todos os apliques e para-choques originais, colocando aqueles das fotos que vc viu e as proteções inferiores. O guincho vc já tem...esse acessório ajuda bastante...não é qualquer carro que tira uma Pajero atolada :mrgreen:.

Agora, as rodas aro 15 com os BF's Mud 33 não tem melhor. Comprei uma 98 3500 e joguei nela uns 15/12,5/33....

Vou postar aqui umas fotos da 3000, da 3500 não tenho ainda, por que faz uma semana que estou com ela.

[]'s

Paulo_CW
28/12/2007, 09:17
Valeu Novais,
Essa troca das molas pela Sport é interessante, não sabia dessa??? mas será q fica bom, lembrando q tenho o cilindro de gás que deixa a traseira mais pesada.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
28/12/2007, 10:02
Pessoal

Não tenho Pajerinho, mas tem uma amigo meu q tem uma 3000 com pneus 33", mas recapado q dá a mesma coisa q um 35". O impressioanante é q mesmo com esses baita pneus e com o motorzão, o carro nunca quebrou. É forte mesmo heim esse brinquedo heimm:mrgreen:http://www.jeepbom.com.br/fotos/novo/show.php?start=0&file=DSC01115.JPG&album=2

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
28/12/2007, 10:04
Mais fotos

http://www.jeepbom.com.br/fotos/novo/show.php?start=45&file=DSC01179.JPG&album=2 http://www.jeepbom.com.br/fotos/novo/show.php?start=45&file=DSC01181.JPG&album=2

n0gs
28/12/2007, 10:10
nOgs...
Já vi quem fechou a parte inferior com alumínio, mas tenho minhas dúvidas se ajuda ou atrapalha... visto q dificulta manutenção e a verificação preventiva pós trilha... tbm acho q deve acumular muita lama.
Vc sente muita necessidade do bloqueio de diferencial? pergunta besta de quem ainda conhece pouco o carro, mas o bloqueio dela (acho q uns 75%) já num resolve bastante
Até...

Cara eu sinto nescessidade sim, o curso de suspensão da pajero não é lá grandes coisas, daih a frequencia com que um dos pneus do eixo perde aderencia em terrendos com obstáculos como pedras e valas é grande... um bloqueio 75% no diferencial trazeiro seria muito bom...



NOgs, esse ajuste na barra de torção não deixa o carro muito duro não?? Qual o melhor ajuste pro carro ficar mais alto e sem prejudicar mto o conforto?? Cara meu sonho eh calçar a viatura com uns 33

Dpois vou te dar uma ligada pra combinarmos o test drive!!

Abracos David

Não acho q fica duro não, estou usando esse ajuste com pneus BF AT que são mais duros que os convencionais e tá até macio o carro... Lembrando que um utilitário neh... hehehe...



Parabéns novamente pela sua aquisição Paulo....

Tenho Pajero a 3 anos e a grande vantagem deste carro é não precisar gastar muito na preparação para colocá-la no barro.

No meu caso, na dianteira a barra de torção resolveu o problema, na traseira, coloquei molas da Pajero Sport e ficou muito bom, eu se fosse vc não usaria calços. O Snorkel é importantíssimo: a entrada de ar fica dentro do para-lama. vale a pena também tirar todos os apliques e para-choques originais, colocando aqueles das fotos que vc viu e as proteções inferiores. O guincho vc já tem...esse acessório ajuda bastante...não é qualquer carro que tira uma Pajero atolada .

Agora, as rodas aro 15 com os BF's Mud 33 não tem melhor. Comprei uma 98 3500 e joguei nela uns 15/12,5/33....

Vou postar aqui umas fotos da 3000, da 3500 não tenho ainda, por que faz uma semana que estou com ela.

[]'s

Novais, essas molas de pajero sport, o benefício é somente a altura? quanto de altura eu ganho?

ABS!!

CARLOS MOREIRA
28/12/2007, 10:46
Pessoal, aproveitando o tópico, tô vendendo meu Engesa e comprei uma 3500 que estou preparando prá trilha. Tô precisando trocar os amortecedores. Alguem tem uma dica de onde comprar, de preferência no Paraná????
Só prá ilustrar: comprei pneus 33x12,5R15 com rodas do Troller antigo (Dragon), snorkel, proteção total inferior, vou fazer parachoques de tubo 3", levantei na barra de torção e vou tirar as peças em fibra. Quando ficar pronta, posto fotos....

[ ]´s

Paulo_CW
28/12/2007, 11:04
Caraca... procurei as molas da Pajero Sport... mas onde achei no ferro velho, me pediram 300,00 por cada uma... loukkkura... assim sou obrigado a por calços mesmo...
Carlos,
Por acaso vc naum pesquisou algum amortecedor alternativo... pq mesmo em Ctba fora de concecionária vai ser difícil de encontrar... daí se prepara...

Fred Bailune
28/12/2007, 12:33
Valeu Novais,
Essa troca das molas pela Sport é interessante, não sabia dessa??? mas será q fica bom, lembrando q tenho o cilindro de gás que deixa a traseira mais pesada.

Novais,

Eu tinha uma 3.5 com 33 e gas, na mola traseira coloquei a da Pajero GLS (5portas) o carro ficou muito bom !!!

Abs

Novais
28/12/2007, 14:28
Valeu Novais,
Essa troca das molas pela Sport é interessante, não sabia dessa??? mas será q fica bom, lembrando q tenho o cilindro de gás que deixa a traseira mais pesada.


Paulo e cia,

no meu carro ficou muito bom, ganhei em altura e principalmente no conforto, com as molas originais o meu carro socava demais nos batentes e os calços não resolveram este problema.

Fred, acho que as molas da GLS-B 5 portas devem trazer o mesmo resultado, elas são mais resistentes por causa do peso do carro. Comprei as minhas molas na SP Imports aqui em BH por R$ 200,00 cada (usadas).


[]'s e feliz ano novo.:mrgreen:

CARLOS MOREIRA
29/12/2007, 11:48
Caraca... procurei as molas da Pajero Sport... mas onde achei no ferro velho, me pediram 300,00 por cada uma... loukkkura... assim sou obrigado a por calços mesmo...
Carlos,
Por acaso vc naum pesquisou algum amortecedor alternativo... pq mesmo em Ctba fora de concecionária vai ser difícil de encontrar... daí se prepara...

Pois é Paulo, o problema é que não tenho NENHUMA especificação, nem original nem paralelo. Só tenho os da 3000, e pelo que sei, não são os mesmos. Saberia especificar?????

[ ]´s

Paulo_CW
02/01/2008, 07:52
> Carlos,
Bem q gostária de te ajudar, mas tenho a minha 3000 a apenas um mês, e ainda não conheço bem a viatura, mas pelo q vi não parece difícil a adaptação de um amortecedor de outro carro nacional, o negócio e tirar o amortecedor, ver o curso e ir numa loja ver se tem algum similar para o mesmo peso...
Tem um desmanche aqui q tem algumas pajeros bem novas sinistradas, se vc quiser dar uma ligada e ver se tem uns amortecedores bons lá, o fone é 41-3268-4000, os caras só trabalham com importados, e tem muitas peças... tenta aí...

buchmann
02/01/2008, 09:54
Bom dia e feliz ano novo... hehehehe
eu tenho uma Pajeiro 3000 99 3p tambem...
a minha intenção eh usar mais pra viajar, mas esporadicamente pegar umas trilinhas leves e/ou medianas....
fiquei na duvida sobre a proteção inferior dela... o que percebi que na minha jah tem uma boa quantidade de ferro protegendo a parte inferior...
Vcs acham que isso eh pouco ou tem que colocar mais alguma coisa para as trilhas ???
Estou com ela toda original ...

vlw

Paulo_CW
02/01/2008, 10:02
P/ trilhas leves/médias... não vejo nenhuma necessidade não...... elá tem um bom vão livre já... e ferragens, eu só acho essencial a proteção do tanque, de resto só se vc partir para trilhas das boas....

Paulo_CW
03/01/2008, 11:51
Sinto pela ignorância,:oops: massss, alguém pode me explicar como funciona a tração dianteira (engate/ desengate), q tipo de problema pode dar e q fazer de manutenção???
Valeu

Enio CGJC
03/01/2008, 18:13
:palmas:Meus parabéns pela aquisição, tb tenho uma V6 3000 98, e vim também de um Suzuki Vitara 95. Grande salto o jipe é 10. Para funcionar a tração dianteira é fácil, vc só tem que levar a alavanca até ao meio, vc vai perceber que no painel vai acender as luzes de tração, e se vc quizer 4x4 reduzida vc vai acionar a alavanca para baixo jogando para direita ok, quanto a problemas desconheço e nunca ouvi falar, só aconselho nao usar em asfalto. Boas trilhas:dance:
Sinto pela ignorância,:oops: massss, alguém pode me explicar como funciona a tração dianteira (engate/ desengate), q tipo de problema pode dar e q fazer de manutenção???
Valeu

Novais
03/01/2008, 22:18
Pessoal,

fiquei de postar algumas fotos da minha 3000 que vendi a 15 dias....

antes e depois da plotagem:concordo:.


[]'s

Novais
03/01/2008, 22:24
Quando tiver fotos da 3500 em ação, mando fotos.




Boa noite!!!

Paulo_CW
04/01/2008, 08:09
>Enio...
Quanto ao engate no câmbio...blz..... me expressei errado, mas q eu quero saber é sobre a parte mecânica, se a tração tem engate mecânico, vácuo, elétrica ou é permanente.....??? está é minha dúvida
>Novais...
Só posso dizer... q tá demais... tô loKKo pra equipar a minha e por em "testes"..hehehehe, mas fim de ano a gente não consegue fazer nada.... vamos ver agora em janeiro. Os pneus eu já estou negociando, não sei se uns recapados VJ ou Mamute http://www.mamuteoffroad.com.br ... mas tbm tô pensando na opção de pneus novos...no caso este do link http://www.procomptires.com/xtrememudterrain.html (http://www.procomptires.com/xtrememudterrain.html) , pois se for viajar pra fazer trilhas distantes, os recapados tem limite de velocidade de 100km, daí minha dúvida quanto á recapado ou novo sabendo de meu uso da viatura exclusivo p/ trilhas
Tô numa dúvida Novais.... as fotos são da mesma viatura...ou vc pintou???
Espero em breve tar postando aqui as fotos da minha...

Novais
04/01/2008, 09:40
>>Novais..............

Só posso dizer... q tá demais... Tô numa dúvida Novais.... as fotos são da mesma viatura...ou vc pintou???
Espero em breve tar postando aqui as fotos da minha...

Paulo,

é a mesma viatura. Depois de um "pequeno arranhão" eu plotei de amarelo!!!!!


[]

buchmann
04/01/2008, 11:23
Belo carro Novais e Enio..... parabens mesmo...
mas quando eu vi as fotos fiquei com pena da minha 3000.. não quero colocar ela na trilha não.. ela tah bem inteirinha.. hehehehe.... quero só colocar em trilinhas.. não assim como vcs.. heheheh...

Uma pergunta Novais... eu vi pela primeira foto que sua pajero não tinha o hack em cima... depois que vc a pintou, foi colocado esse acessório. To procurando pra colocar na minha ... sabe onde e quanto custa ????

Grande abraço..

Paulo_CW
04/01/2008, 11:40
>Novais...
Pq vc tirou o estribo?... não viu necessidade?
Tenho a intenção de fazer um igual ao q vc tinha devido aos escorregões laterais nas pedras, eu tinha no Samurai e ele me ajudou bem... claro q se bater de baixo pra cima, a caixa de ar vai sofrer junto.

davidss6
04/01/2008, 13:49
>Enio...
Quanto ao engate no câmbio...blz..... me expressei errado, mas q eu quero saber é sobre a parte mecânica, se a tração tem engate mecânico, vácuo, elétrica ou é permanente.....??? está é minha dúvida
>Novais...
Só posso dizer... q tá demais... tô loKKo pra equipar a minha e por em "testes"..hehehehe, mas fim de ano a gente não consegue fazer nada.... vamos ver agora em janeiro. Os pneus eu já estou negociando, não sei se uns recapados VJ ou Mamute http://www.mamuteoffroad.com.br ... mas tbm tô pensando na opção de pneus novos...no caso este do link http://www.procomptires.com/xtrememudterrain.html (http://www.procomptires.com/xtrememudterrain.html) , pois se for viajar pra fazer trilhas distantes, os recapados tem limite de velocidade de 100km, daí minha dúvida quanto á recapado ou novo sabendo de meu uso da viatura exclusivo p/ trilhas
Tô numa dúvida Novais.... as fotos são da mesma viatura...ou vc pintou???
Espero em breve tar postando aqui as fotos da minha...

Na minha (4x4 parcial) pelo que analisei preliminarmente o sistema é mecanico (ainda bem!! :lol:). Nas Super Select eu não sei... Com relação a roda livre, na minha é automatica.. :putz: :parede:)

Parabéns pelas fotos novais!! Inspiradoras!! Ainda vou deixar a minha assim :lol:

Abracos

David

sayon
05/01/2008, 23:59
Caceta ainda bem q eu achei esse topico...eu tenho uma pajerinho azul/cinza 3500...tava com uns problemas no motor...tah queimando muito oleo. esse mes ainda leve ela pro mecanico. tirando isso. queria achar um rack pra ela...eu faço umas trilhas mas como uso todo dia nao da pra por um mudzilla nela... e so pra saber de quantas libras eh um guincho recomendado pra esse carro?

Paulo_CW
07/01/2008, 08:02
Sayon... quanto ao guincho, no mínimo um 9000, mas pra se garantir vai logo de 12000 pq ela é pesada....

Paulo_CW
07/01/2008, 11:51
Bom... a vontade de lama é tão grande antes mesmo de por pneus etc... enfiei a viatura no mato para um primeiro teste.
Seguinte..., patinando até dizer chega com os pneus lizinhos, em alguns momentos mais complicados escutei uma das rodas diant. ficar estalando enquanto tracionava. Agora pergunto: É normal, ou é tipo roda livre automática escapando?...
até mais...

Novais
07/01/2008, 12:21
Caros pajeristas, bom dia...

"Uma pergunta Novais... eu vi pela primeira foto que sua pajero não tinha o hack em cima... depois que vc a pintou, foi colocado esse acessório. To procurando pra colocar na minha ... sabe onde e quanto custa ????"


Buchmann, o hack já veio nela e fiquei um tempo sem usar, só depois da plotagem que voltei a utilizá-lo.

"Pq vc tirou o estribo?... não viu necessidade?"

Paulo, o estribo ajudou bastante enquanto "aguentou"....depois tive que tirar por causa da barulheira....ele não estava mais dando ajuste por causa das "porradas".

:idea: Uma sugestão: Na 3500 uso uma chapa envolvendo toda a caixa de ar...ficou bacana e protege mais que o estribo.:concordo:

e so pra saber de quantas libras eh um guincho recomendado pra esse carro?

Olha, se vc for utilizar mesmo o guincho para arrancar Pajero do enrosco....vai de 12000 para não ter dor de cabeça, já vi 9000 derretendo!!!!!


[]

Novais
07/01/2008, 12:26
Bom... a vontade de lama é tão grande antes mesmo de por pneus etc... enfiei a viatura no mato para um primeiro teste.
Seguinte..., patinando até dizer chega com os pneus lizinhos, em alguns momentos mais complicados escutei uma das rodas diant. ficar estalando enquanto tracionava. Agora pergunto: É normal, ou é tipo roda livre automática escapando?...
até mais...

Não é normal....você deve estar com a homocinética ruim, infelizmente!!!!


[]

buchmann
07/01/2008, 13:11
Não é normal....você deve estar com a homocinética ruim, infelizmente!!!!
[]

X2


Valeu ai Novais.

Vou ter que continuar mesmo a minha saga pelo hack
Os ferros velhos me esperão :mrgreen:

gchamone
07/01/2008, 13:27
:idea: Uma sugestão: Na 3500 uso uma chapa envolvendo toda a caixa de ar...ficou bacana e protege mais que o estribo.:concordo:


Oi, Novais!

Essa proteção muito me interessa... aonde você fez a sua? Foi aqui em BH mesmo?

Abraços,
Gustavo Chamone

Novais
07/01/2008, 13:50
Oi, Novais!

Essa proteção muito me interessa... aonde você fez a sua? Foi aqui em BH mesmo?

Abraços,
Gustavo Chamone


Sim,

Leles Acessórios: 3428-1777/8713-9977. Rua José Benedito Antão, 60-B - Bairro Aparecida.

Vou cobrar comissão do Luiz....:mrgreen:

[]

gchamone
07/01/2008, 13:58
Sim,

Leles Acessórios: 3428-1777/8713-9977. Rua José Benedito Antão, 60-B - Bairro Aparecida.

Vou cobrar comissão do Luiz....:mrgreen:

[]

Boa demais. Achei que no Leles só tivesse o estribo mesmo. Quando esbarrarmos numa trilha dessas por aqui, vou tentar entender essa proteção...

Todas proteções/parachoques da minha Pajero vieram do Leles mesmo.

Valeu pela dica!

Abraços,
Gustavo Chamone

Paulo_CW
08/01/2008, 08:50
>Novais....
Ptzzz vou ter de ver se é reamente a Merda da homocinética, pq em teste de roda esterçada ela não apresentou problemas... só na trilha q me lembrou meu velho willys com roda livre automática.

Quando puder, posta aí uma foto desta proteção da cx. de ar. Falei com o pessoal da Leles, e eles tbm me ofereceram esta proteção...os preços dos parachoques iguais aos seus tão uma facada... quero ver se dou uma orçada por aqui em cima das fotos q vc postou.

sayon
09/01/2008, 09:35
Nossa guincho de 12000lb??? meu deus...mas relmente os caras da mitsu nao economizaram no peso do carro 2,5 ton...eh um caixote de aço.

sayon
09/01/2008, 10:15
Falando Em Preparaçao Para Trilha E Tal. Alguem Sabe Se é Possivel Adaptar A Tomada De Ar Das Novas Pajeros (que é Na Frente Pegando O Ar Frio) Nas Pajeros Mais Antigas Onde Tem A Caixa De Ar No Paralama Dianteiro Direito.

buchmann
09/01/2008, 10:19
Ei Sayon... fiquei curioso com o peso que vc mencionou... por isso foi ver se era verdade tudo isso que vc falou (2,5 ton)...
bom...
pelo que diz nessa pagina ai o peso do carrinho é de 1.985 kg com motor 3500
com o motor 3000 deve ser menos.. mas não muito menos é claro.... :( hehehehe
Caraaaa... é quase um carro forte... hauhauhuaha muito pesado esses bixos... imagina as de 4 portas com o tanque cheio ( 75 L ) mais 5 pessoas dentros.. deve beirar as 3 toneladas.. uhauhauahuah

http://noticias.vrum.com.br/veiculos_ig/template_interna_noticias,id_noticias=741&id_sessoes=160/template_capa_veiculos.shtml

Fred Bailune
09/01/2008, 11:35
Falando Em Preparaçao Para Trilha E Tal. Alguem Sabe Se é Possivel Adaptar A Tomada De Ar Das Novas Pajeros (que é Na Frente Pegando O Ar Frio) Nas Pajeros Mais Antigas Onde Tem A Caixa De Ar No Paralama Dianteiro Direito.


Sayon,

nunca vi nada parecido, mas pq vc quer mudar isso? A Pajero quase nunca aquece!!!

Abs

sayon
09/01/2008, 12:36
Ptz eu nao sei pq eu tava com 2,5 ton na cabeça...mas com o carro carregado da facil isso...entao fred era mais pelo medo de pegar agua e pq eu nao quero por snorkel no carro. a tomada de ar na frente me parece mais seguro.

Fred Bailune
09/01/2008, 13:13
Ptz eu nao sei pq eu tava com 2,5 ton na cabeça...mas com o carro carregado da facil isso...entao fred era mais pelo medo de pegar agua e pq eu nao quero por snorkel no carro. a tomada de ar na frente me parece mais seguro.

Sayon,

Eu acho que a tomada da antiga melhor, porque sempre que vc entra no rio sobe agua no capu. O snorkel é sempre uma garantia, mas ja passamos em muito Rio fundo e nao deu nada. Uma vez tava tao fundo que entrou agua ate na mala da Defender e a Pajero passou na boa.

sayon
09/01/2008, 21:17
Pode ser...mas ela puxa o ar debaixo do paralamas....acho q eh pura noia minha...espero q nao pegue nada mesmo...:)

Paulo_CW
10/01/2008, 11:03
tenho um conhecido q somente prolongou a parte q entra na caixa de ar para traz com um tubo de PVC...não sei da funcionalidade disso...

Paulo_CW
14/01/2008, 08:35
UFA... Já estava agonizando de vontade de fazer andar a preparação para trilha da minha Pajero, mas agora ela já esta calçada...
A próxima etapa deve ser a fabricação de um snorkel, que por enquanto vou fazer captando ar do motor mesmo (perto da dobradiça do capô) só pra não pegar o ar da cx de roda... e depois a fabricação do parachoque para q possa instalar o guincho 12K.
Ae... será q vou pro barro com esses kichutes!!! Agora já dá pra começar a brincar...hehehe

buchmann
14/01/2008, 14:13
Ei Paulo...
quando entrar na trilha, tira essas calotinhas cromadas da roda ai.... hehehe
elas são tão bunitinhas pra ficar riscando na lama... hehehehe

boa trilha..

Novais
15/01/2008, 20:42
A 3500 já foi estreada!!!!!

algumas fotos da viatura pronta pro barro....:twisted:


[]

sayon
15/01/2008, 21:07
Novais o encaixe do rack eh simples? eu to desesperado atras de um rack....acho q vou fazer um..

Paulo_CW
16/01/2008, 07:15
Novais...
Beleza de viatura... eu tô precisando de tempo pra ver os parachoques, esses seus tbm são da Leles?

Sayon...
Vc por acaso já viu os de carros nacionais, tem alguns muito parecidos... só não sei se na pajero tem local certo de fixação.

buchmann
16/01/2008, 09:11
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Parabéns ai Novais...

Esta muiiiiito bonita sua pajero...

Quem sabe um dia vou fazer isso com a minha.. mas por enquanto vou deixar ela só para asfalto ou trilha leve.. tadinha ..tenho tanta pena dela quando penso em colocar ela em trilhas boas :sad: .. ela esta tão lindinha.. hehehehehe
mas parabéns de novo pela caranga ai Novais... :concordo:

Novais
16/01/2008, 14:34
Ô gente...não precisa ter dó das Pajeros...elas são feitas pra isso!!!!! É só ter uma boa manutenção e não ligar muito para a lataria, se bem que uma plotagem protege bastante.

Se elas são boas em trilhas leves e no asfalto....imagina numa quebradeira ou em provas de Raid...aí que vcs vão ver o desempenho delas de verdade!!!!!

Sobre o hack, ele já veio quando comprei e parece que a instação é simples, os para-choques o Leles faz.


[]

Paulo_CW
28/01/2008, 07:30
Bom, já tava na hora do projeto "preparação da pajero p/ trilhas" seguir em frente...
Pesquisei alguns parachoques por aí, mais nenhum me atende pq só servem pra bonito mesmo e os preços são uma facada, entaum me inspirei nas fotos da Pajero do Novais que tinha os parachoques da Leles ( custo do parachoque + berço de guincho $+-1.000,00) com algumas pequenas modificações...
Por questões de gosto e de custo tbm né, faço tudo q posso na minha viatura e quem mais aqui gosta de tudo "home made"....segue a lista de iténs e valores q gastei...

Tubo 2.1/2" x 3mm = 79,00
Serviço de curvadora de tubos = 5,00 por dobra = 40,00
Chapas laterais #3/8" com oxicorte = 115,00
Berço do guincho #3/16" com ocicorte = 48,00

Ainda vou gastar:
Outras pequenas chapas de acabamento = 15,00
Soldas MIG = 50,00
Pintura eletrostática = 50,00

Seguem as fotos, ainda falta um perfil em ferro chato contornando as chapas laterais e um distanciador entre os tubos na ponta do parachoques de 1"... isso ainda tenho de comprar material....

Paulo_CW
28/01/2008, 07:38
Bom... tbm tenho de fazer o parachoque traseiro que seguirá o padrão do dianteiro e os estribos.
Os estribos q pra mim não são só pra bonito, pois eu realmente os uso para encostar em pedras, evitar tocos de arvores e outros, devo fazer em tubo fixado no chassi...
A Leles tem uma proteção para caixa de ar (680,00) fixada por rebites, não sei se pra mim vai servir, Alguém tem aí alguma foto que mostre mais detalhadamente ela...

locomeubr
28/01/2008, 09:05
Bom, já tava na hora do projeto "preparação da pajero p/ trilhas" seguir em frente...
Pesquisei alguns parachoques por aí, mais nenhum me atende pq só servem pra bonito mesmo e os preços são uma facada, entaum me inspirei nas fotos da Pajero do Novais que tinha os parachoques da Leles ( custo do parachoque + berço de guincho $+-1.000,00) com algumas pequenas modificações...
Por questões de gosto e de custo tbm né, faço tudo q posso na minha viatura e quem mais aqui gosta de tudo "home made"....segue a lista de iténs e valores q gastei...

Tubo 2.1/2" x 3mm = 79,00
Serviço de curvadora de tubos = 5,00 por dobra = 40,00
Chapas laterais #3/8" com oxicorte = 115,00
Berço do guincho #3/16" com ocicorte = 48,00

Ainda vou gastar:
Outras pequenas chapas de acabamento = 15,00
Soldas MIG = 50,00
Pintura eletrostática = 50,00

Seguem as fotos, ainda falta um perfil em ferro chato contornando as chapas laterais e um distanciador entre os tubos na ponta do parachoques de 1"... isso ainda tenho de comprar material....


nao vende um desse nao??? rsrsrs

quanto aos estribos, a tarde tiro umas fotos do meu, ele e de tubo com uma chapa de piso de onibus por cima, ta bem legal e parece ser forte

Paulo_CW
28/01/2008, 09:18
Entaum LOCOMEUBR...
Já estou até pensando sériamente na questão de vendas...kkkkkk
Achei q ficou bom, bem reforçado pois é tubo de 3mm, e até vai esconder bem a lataria atraz dele... ainda vai mais tubo tipo "A" pra proteger o guincho, mas quero ver se faço um esquema parafusado.
O chato do estribo, é q o chassi fica numa posição mais alta q a cx de ar... tô bolando a coisa....

locomeubr
29/01/2008, 18:02
Entaum LOCOMEUBR...
Já estou até pensando sériamente na questão de vendas...kkkkkk
Achei q ficou bom, bem reforçado pois é tubo de 3mm, e até vai esconder bem a lataria atraz dele... ainda vai mais tubo tipo "A" pra proteger o guincho, mas quero ver se faço um esquema parafusado.
O chato do estribo, é q o chassi fica numa posição mais alta q a cx de ar... tô bolando a coisa....


fala um valor q a gente nogocia!! rsrrsrs

meu pc ta de onda aki, nao ta carregando as fotos da maquina, vou tentar denovo aki pra botar as fotos dos estribos

vlwwww

Paulo_CW
29/01/2008, 18:10
Opa... 1º cliente ganha desconto....kkkkkk
Eu tô bolando os estribos....está em projeto, quero ver se parto p/ uns modelos ao tipo "rock sliders" mas por enquanto tenho como prioridade o parachoque traseiro...

Paulo_CW
06/02/2008, 08:21
Fim do projeto "parachoque dianteiro".
Seguem as fotos de como ficou o parachoque acabado... acabei gastando mais q o estimado devido ao custo da solda MIG q foi muito mais para um melhor acabamento... mas mesmo assim ficou num custo camarada devido a qualidade e robustes.
Agora estou partindo para o projeto do parachoque traseiro q já esta em andamento.

locomeubr
06/02/2008, 08:36
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas::palmas:

agora tem q abrir a fabrica! rsrsrs parabens, é bem isso q tenho em mente pra minha full aki....

ROAD TECH
06/02/2008, 08:53
Olá Paulo Cesar,

Parabéns pelo ótimo trabalho no párachoque. :palmas:

Vc já está pensando em fazer o traseiro também? Tenho uma Pajero GLS-B 95 e sempre desejei trocar os párachoques originais por tubulares. Vou me basear no seu projeto.

Vc tem fotos de detalhes da fixação do párachoque ao chassis? Se puder postar vai ser legal.

Sds,

Octávio

Paulo_CW
06/02/2008, 09:06
Obrigado pessoal...
Osarmento>> a fixaxão foi feita na mesma posição dos parachoques originais... dá até pra ver na foto da pág. anterior no molde de papelão... mas tbm tiro e posto fotos de como ficou depois de pronto.
O parachoque traseiro já esta em projeto sim... comecei este fds a fazer os moldes de papelão e bolar a idéia....

buchmann
06/02/2008, 09:10
Mais uma vez parabéns ai Paulo..
esta ficando um show a sua Pajerinho..
logo logo vai estar colocando ela nas trilhas pesadas em??? hehehe...
e quando o fizer posta as fotos ai.. vai ser de dar inveja.... (coisa que já estou.. hehehe)

quem sabe um dia chego lah... :)

boa trilha .. e boa sorte na hora de registrar a empresa de confecção de para-choques.. hahaha

Grassmann
06/02/2008, 10:44
Bom... tbm tenho de fazer o parachoque traseiro que seguirá o padrão do dianteiro e os estribos.
Os estribos q pra mim não são só pra bonito, pois eu realmente os uso para encostar em pedras, evitar tocos de arvores e outros, devo fazer em tubo fixado no chassi...
A Leles tem uma proteção para caixa de ar (680,00) fixada por rebites, não sei se pra mim vai servir, Alguém tem aí alguma foto que mostre mais detalhadamente ela...


Paulo,

Os protetores que vc citou são parecidos com os que o Fabil fabrica (deve ser coisa de mineiro... hehehe).
Veja fotos em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=535737&postcount=4
São para Samuka, mas acho que devem ser fixos da mesma maneira na Pajero.

Cara, me passe depois onde vc comprou os materiais, onde mandou dobrar e cortar as chapas. Tô querendo fazer um pára-choques para o Vitara... Os moldes eu mesmo faço, só preciso que alguém corte, dobre e solde as chapas pra mim... Só que eu quero fazer o meu em chapa de aço, e não tubular.

[]´s

Paulo_CW
06/02/2008, 10:50
Grande Leandro....
Os estribos serão algo parecido com os do Fabil tipo "rock sliders".... tenho visto algumas idéias de sites americanos, mas ainda não planejei nada... Tô indo pelas prioridades....
Quanto aos materiais etc... te passo por mail Ok...

Novais
07/02/2008, 22:27
Paulo,

ficou show de bola o Para-Choque.:palmas::palmas::palmas:

Deixa o Leles ficar sabendo...:roll::roll::roll:

Daqui a pouco só falta estrear a viatura e quero ver as fotos...:concordo:


[]'s

Paulo_CW
08/02/2008, 11:25
Valeu Novais....
Como vc bem sabe... a inspiração veio das suas fotos... a diferença é q o da Leles são duas peças... parachoques e quebramatos... e no meu caso eu unifiquei ambos...
Espera só pra ver q eu tô bolando no parachoque traseiro.... mas ainda demora um 20 dias aí...
Ainda não consegui estrear em trilhas... pq o´s camaradas estão curtindo as ferias....então só alguns passeios mais leve....... aguarda aí....

buchmann
08/02/2008, 11:28
quando tiver fazendo as trilhas.. tira umas fotinhas e posta para ver o bixo em ação.. hehehe

Paulo_CW
18/02/2008, 08:04
Este fds, finalmente a Pajero foi pra trilha, nada de pesado mas deu para tirar as primeiras conclusões de quem quer a viatura pra qquer coisa....
Ela muito valente em erosões e situações onde se conta com o motor, se estiver tracionando, vai de qualquer jeito e vc nem percebe a encrenca;
Na lama ficou a desejar devido a pouca altura que dificulta passagem nos facões, daí só sai no arrasto mesmo...
Senti muita necessidade do snorkel... passamos em poças profundas onde patinava muito jogando lama pra todo lado e fiquei com receio de entrar água pela tubulação do filtro original.
Pra quem tinha um Samurai, senti bastante o "peso" dela nas trilhas. Vamos ver as próximas...
E as adaptações continuam...agora pensando tbm em um body-lift...

brun0bin0
18/02/2008, 10:02
legal faz tempo qe nao vejo um a pajero na lama

parabens :palmas::palmas::palmas::concordo:

locomeubr
18/02/2008, 11:14
Este fds, finalmente a Pajero foi pra trilha, nada de pesado mas deu para tirar as primeiras conclusões de quem quer a viatura pra qquer coisa....
Ela muito valente em erosões e situações onde se conta com o motor, se estiver tracionando, vai de qualquer jeito e vc nem percebe a encrenca;
Na lama ficou a desejar devido a pouca altura que dificulta passagem nos facões, daí só sai no arrasto mesmo...
Senti muita necessidade do snorkel... passamos em poças profundas onde patinava muito jogando lama pra todo lado e fiquei com receio de entrar água pela tubulação do filtro original.
Pra quem tinha um Samurai, senti bastante o "peso" dela nas trilhas. Vamos ver as próximas...
E as adaptações continuam...agora pensando tbm em um body-lift... me vende o parachoque!! rsrsrs

parabens! tentei por a minha na trilha ontem tb...mais nao deu...tenho q levantar ela e ver uns parachoques tubolares desses pra melhorar os angulos mesmo.....

vlwww

Paulo_CW
18/02/2008, 11:22
Valeu pessoal...
Após a trilha tenho de fazer algumas melhorias....como reforço ma fixação do parachoques.... só os 4 parafusos na posição original não ficou bom... estou estudando....
Tbm abortei a primeira idéia do parachoque traseiro q estava fazendo.... ele ia ficar com os cantos muito quadrados dando melhor proteção da lataria mas ia tirar muito o ângulo traseiro....como aparece na foto... mas o novo modelo já esta estudo... assim como a proteção de tanque....

sayon
19/02/2008, 23:24
Este fds, finalmente a Pajero foi pra trilha, nada de pesado mas deu para tirar as primeiras conclusões de quem quer a viatura pra qquer coisa....
Ela muito valente em erosões e situações onde se conta com o motor, se estiver tracionando, vai de qualquer jeito e vc nem percebe a encrenca;
Na lama ficou a desejar devido a pouca altura que dificulta passagem nos facões, daí só sai no arrasto mesmo...
Senti muita necessidade do snorkel... passamos em poças profundas onde patinava muito jogando lama pra todo lado e fiquei com receio de entrar água pela tubulação do filtro original.
Pra quem tinha um Samurai, senti bastante o "peso" dela nas trilhas. Vamos ver as próximas...
E as adaptações continuam...agora pensando tbm em um body-lift...


Qtas libras vc usou nesse pneu?? ta muito cheio

Paulo_CW
20/02/2008, 08:50
Geralmente uso 27L.... como ele cavoca muito bem, não precisa ficar muito menos q isso....

Fred Bailune
20/02/2008, 09:57
Geralmente uso 27L.... como ele cavoca muito bem, não precisa ficar muito menos q isso....


Paulo se vc usar 21 ou 22 nao acha que deve ficar ainda melhor?

Abs

Paulo_CW
20/02/2008, 10:31
Com pneus muito baixos em trilhas mais pesadas tenho receio de destalonamento, principalmente se tratando de uma viatura pesada como a Pajero.... tbm prefiro o meio termo para ter ganho na altura, pois estes pneus garantem a tração... 100% off

Fred Bailune
20/02/2008, 11:33
Com pneus muito baixos em trilhas mais pesadas tenho receio de destalonamento, principalmente se tratando de uma viatura pesada como a Pajero.... tbm prefiro o meio termo para ter ganho na altura, pois estes pneus garantem a tração... 100% off


Paulo,

concordo que calibragem muito baixa é perigoso, mas 22 vc nao corre esse risco ... ja fizemos deversas trilhas e raids de Pajero, Troller, Defender etc e nunca tivemos esse tipo de problemas(sempre de Mud 33). Na areia pode colocar ate 16 na Pajero que vai bem.

Abs

sayon
20/02/2008, 15:58
eu baixo pra exatamente 16. Q pneu eh esse q vc ta usando?

Paulo_CW
20/02/2008, 17:09
Pozé.... eu uso, Mamute 32" (vejam fotos na pág 5 deste tópico)... ou seja 100% off... muito mais agressivos q Mud, portanto muito mais traçao e perigo de destalonamento... este pneu cavoca de um jeito espetacular...
No caso da maioria das trilhas, ou seja lama, prefiro a altura por causa dos diversos facões....
Com estes pneus, fazer trilha com menos de 20L e destalonamento certo... isso por experiência de quem o fez em troller...
E segue foto do mergulho

Fred Bailune
20/02/2008, 17:17
Pozé.... eu uso, Mamute 32" (vejam fotos na pág 5 deste tópico)... ou seja 100% off... muito mais agressivos q Mud, portanto muito mais traçao e perigo de destalonamento... este pneu cavoca de um jeito espetacular...
No caso da maioria das trilhas, ou seja lama, prefiro a altura por causa dos diversos facões....
Com estes pneus, fazer trilha com menos de 20L e destalonamento certo... isso por experiência...
e segue foto do mergulho


Paulo,

Esse pneu 33 nao cabe na Pajero nao? Alem de mais largo acho que é mais alto, seria uma forma de ganhar altura. Esse pneu é 75?

Abs

Paulo_CW
20/02/2008, 17:25
Fred...33" MUD cabe sim sem problemas... mas 33" Mamute começam a enroscar por causa q tem mais a altura dos cravos q quando novos são uns 22mm... por isso minha opção pelos 32"

Fred Bailune
20/02/2008, 18:07
Fred...33" MUD cabe sim sem problemas... mas 33" Mamute começam a enroscar por causa q tem mais a altura dos cravos q quando novos são uns 22mm... por isso minha opção pelos 32"


Por isso que nao vejo esses carros com esse pneu 33, eu queria colocar o 3k no meu carro, mas rodo muito em asfalto, o pneu ia acabar com 5mil rodados.

O 33 mamute pega mesmo levantando a barra de torcao? Pegao aonde?

Abs

sayon
20/02/2008, 18:14
ai fred muito loco seus videos com a pajerinho. nao sabia q esse modelo ainda podia andar na terra :D hehe mas q ficou mais on road ficou...e cada ano q passa a mitsubishi perde a alma offroad com as pajeros.

Fred Bailune
20/02/2008, 18:26
ai fred muito loco seus videos com a pajerinho. nao sabia q esse modelo ainda podia andar na terra :D hehe mas q ficou mais on road ficou...e cada ano q passa a mitsubishi perde a alma offroad com as pajeros.


Sayon,

Acho que ficou um pouco mais sim, mas acho mais que é questao de costume. Em 99 meu pai comprou uma 3.5 3p para fazermos trilhas e raids, so tinha o nosso carro correndo ... hj so da Pajero.

Semana que vem meu carro vai ficar com uma cara mais offroad :twisted: segue uma foto de uma com o mesmo parachoque.

Paulo_CW
20/02/2008, 18:46
Fred....meu uso da Pajero é sómente pra trilhas...por isso uso os Mamutes.... pra rodar em asfalto, nem pense nos 100% off... além do gasto dos pneu, vc fica limitado na velocidade tbm....melhor opção entaum é os Mud 33... ou os xtreme MT http://www.procomptires.com/xtrememudterrain.html

Novais
21/02/2008, 13:17
Sayon,

... hj so da Pajero.

Semana que vem meu carro vai ficar com uma cara mais offroad :twisted: segue uma foto de uma com o mesmo parachoque.

Fred,

esta Pajero da foto era do Wandinho aqui de BH e coincidentemente sou eu navegando para ele na Copa Mineira do ano passado.

Show de bola esse carro!!!!

[]'s

buchmann
21/02/2008, 13:26
Cara.. esse parachoque ai é show de bola Fred .. boa escolha...
achei muito legal o guincho acoplado dentro dele...

soh uma curiosidade ai Fred.. quanto custa esse parachoque ai??

n0gs
21/02/2008, 14:27
Fred,

esta Pajero da foto era do Wandinho aqui de BH e coincidentemente sou eu navegando para ele na Copa Mineira do ano passado.

Show de bola esse carro!!!!

[]'s

Ô Novais... baum?

quem trocou seu bendix aqui em bh?

sayon
21/02/2008, 14:28
nossa aonde vc arranja um parachoque desses??? a minha pajero eh 99 3p 3500 :D . acho q ia ficar legal fazer uma abertura pra encaixar 2 farois de milha.

Novais
21/02/2008, 14:39
Ô Novais... baum?

quem trocou seu bendix aqui em bh?

baum tamém,

foi na Auto Elétrica Yanke, sito à Av. Barão Homem de Melo nº 701, tel.: 3334-8181. Procura o Antero e fala que eu indiquei....assim ele vai cobrar mais caro...:mrgreen:. O homem é bom, fez uma revisão no alternador nota 10.:concordo:

Quem eu conheço de para choque em BH é o Leles. (031)3428-1777.

[]'s

Paulo_CW
21/02/2008, 14:49
NOVAIS...
Vc sabe me dizer se o parachoque q vc tinha na sua Pajero 97 era fixado somente pelos 4 parafusos dos parachoques originais, ou tinha mais algum reforço extra....
No parachoque q fiz, fixei sómente nos 4 originais, mas tenho algum receio....
Valeu...

Novais
21/02/2008, 15:30
NOVAIS...
Vc sabe me dizer se o parachoque q vc tinha na sua Pajero 97 era fixado somente pelos 4 parafusos dos parachoques originais, ou tinha mais algum reforço extra....
No parachoque q fiz, fixei sómente nos 4 originais, mas tenho algum receio....
Valeu...

Paulo,

não tenho 100% de certeza, mas acho que é a furação original...não lembro de ver reforços ou outros tipos de parafuso.


[]'s

Fred Bailune
21/02/2008, 16:29
Fred,

esta Pajero da foto era do Wandinho aqui de BH e coincidentemente sou eu navegando para ele na Copa Mineira do ano passado.

Show de bola esse carro!!!!

[]'s


Fala Novais,

exatamente isso, ele falou que fez na Leles, vou levar meu carro la na semana que vem para trocar os dois parachoques e por o estribo ...

Estou com o meu a quase 2 anos e nao tenho nenhuma reclamacao !!!! Meu proxima vai ser outra Pajero

Abs

trilhamarcelo
21/02/2008, 17:20
na hora de fazer seus estribos, pensa em fazer alguma coisa assim como eu fiz... faz ele abraçar o chassis, sem tem q furar e ficando mais firme no carro... no meu, fiz com canos finos, porem com parede grossa, ja foram bem testados e nunca perdeu a forma original

Novais
21/02/2008, 22:49
estou aqui em casa a tôa e achei estas 2 fotos da Pajero na trilha...



[]'s

sayon
22/02/2008, 02:26
novais vc tem fotos da sua pajero atras? eu queria ver como vc fez a lateral do parachoque traseiro.

Novais
22/02/2008, 18:39
novais vc tem fotos da sua pajero atras? eu queria ver como vc fez a lateral do parachoque traseiro.


Na página 5 post 49 tem fotos da traseira...



[]´s

Paulo_CW
26/02/2008, 11:46
Pessoal...
Após a primeira incursão da Pajero nas poças de água, percebi que o filtro de ar chegou a sujar com a lama então resolvi mudar a captação de ar para um lugar menos suscetível a este problema fazendo a tubo q mostra na foto... acho que este problema esta resolvido... e de quebra ganhei um ótimo espaço para por a cx. de solenóides do guincho.....
Também segue a foto do projeto do parachoque traseiro que logo estará indo pra solda e pintura.... depois posto aqui as fotos de como ficou...

sayon
26/02/2008, 14:52
vc ja viu onde fica a captaçao das pajeros novas?? eh bem posicionado tbm

Fred Bailune
26/02/2008, 14:56
vc ja viu onde fica a captaçao das pajeros novas?? eh bem posicionado tbm

Sayon,

Acho que das novas é pior que da antigas, fica bem de frente !!!! Tem uma borracha que ajuda a segurar a agua, mas acho que ficou poir.

Abs

Paulo_CW
26/02/2008, 15:40
Sayon.....Fred...
Não vi nas novas.... mas é brincadeira a Mit fazer uma destas numa viatura própria pro barro... éra só passar num cuspe q ia tudo pro filtro de ar.... mas agora, acho tá resolvido.... tbm se molhar...kkkk é pq o motor já foi...kkkkk

Fred Bailune
26/02/2008, 17:18
Sayon.....Fred...
Não vi nas novas.... mas é brincadeira a Mit fazer uma destas numa viatura própria pro barro... éra só passar num cuspe q ia tudo pro filtro de ar.... mas agora, acho tá resolvido.... tbm se molhar...kkkk é pq o motor já foi...kkkkk

Paulo,

eu nunca olhei o filtro dos nossos carros depois de passar em agua, mas nunca tivemos problemas ... o que os engenheiros da mit nos falaram é que esse carro (o seu no caso) tem um ladrao no suspiro que fica na altura do para-lama, assim mesmo se vier agua ela sai por esse suspiro e nao entra dentro do motor.

Vou tentar achar uma foto do motor do meu carro, acho que é bem pior do que da antiga.

Abs

Fred Bailune
26/02/2008, 17:28
http://fotos.webmotors.com.br/_fotos/anuncioUsados/grande/2006/200610/20061025/MITSUBISHIPAJERO303070820061025131911.jpg

Pessoal,

Segue a foto!!!!

Paulo_CW
26/02/2008, 17:39
Fred...
Existe após a cx do filtro, na sequência da tubulação, uma caixa de ar que que pode funcionar como depósito de água sim.... mas.... o problema é q teria de trocar o filtro após cada trilha pq a lama chega muito fácilmente nele.......acredite...kkkk quando digo póça de água..... é coisa feia mesmo...kkkk
Putz....de fato a nova é pior...

Paulo_CW
26/02/2008, 17:46
hummmm........... será q mais alguém do forum fez algo parecido como esta adaptação???????

Fred Bailune
26/02/2008, 17:50
Fred...
Existe após a cx do filtro, na sequência da tubulação, uma caixa de ar que que pode funcionar como depósito de água sim.... mas.... o problema é q teria de trocar o filtro após cada trilha pq a lama chega muito fácilmente nele.......acredite...kkkk quando digo póça de água..... é coisa feia mesmo...kkkk
Putz....de fato a nova é pior...

Na antiga ja passamos alguns rios em que a agua subiu pelo capo e foi ate o vidro, claro que o rio era mais baixo do que isso mas nao tivemos problemas. Com essa nova passei pelo rio a agua subiu o capo e tb foi tranquilo. Acho que esse tem no youtube.

o meu irmao passou em uma poca de lama com a IO e o filtro dele molhou tb ...

Abs

Novais
26/02/2008, 18:36
vc ja viu onde fica a captaçao das pajeros novas?? eh bem posicionado tbm

cara, este problema é crônico nas pajeros...mesmo com o snorkel o filtro molha e fica sujo de barro, tem é que ficar esperto e verificar sempre no final da trilha.

O compartimento do filtro também é ruim, ele não consegui vedar direito. Já pensei em utilizar silicone na vedação!!!!! será se ajuda????

Paulo, depois vc conta a sua experiencia com esse tubo.


[]'s

locomeubr
26/02/2008, 19:23
eu ja tinha percebido isso na paj aki...minha ideia é ir um poco mais alem disso.....e trocar o sistema todo...acho q akela caixa do filtro nao veda!..nao q tenha feitos testes...rs mais nao sei pq..olha pra ela e nao boto fé...rs

to querendo meio q fazer o snorkel saindo antes da caixa do filtro e tirar akela por##%$$a toda fora..e bolar um esquema para algun desses filtros esportivos na ponta do snorkel....vi o cara q fez isso num samuka e ele disse q ficou bom até no desempenho...pois o filtro esportivo ficava no topo do snorkel e pegava o ar bem de frente e como era filtro lavavel...depois da trilha só levar ele pra tomar o banho junto! rsrs...

sera q funfa?? como fazer isso mantendo uma "estetica" aceitavel para nao ficar uma "gambiarra"??


vlwwww

buchmann
26/02/2008, 22:26
precisando de companhia para tomar banho depois de uma trilha bem barrenta, pois sua mulher quando te vê assim te chama de pouco do mato??????

Seus problemas ACABARAM-SE, compre um Filtro de Ar Novinho da Tabajara Company

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:: mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgre en::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::m rgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgree n::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mr green::mrgreen::mrgreen:

brincadeira ai Loco ..mas achei muito boa essa ai, tive que falar..... hahahaha

sayon
27/02/2008, 02:29
nossa jurava q a caixa do filtro era mto bem vedada....na duvida poem graxa ou alguma coisa assim nas bordas e fecha. mas a caixa do filtro e o menos preocupante...a captaçao no paralamas eh meio assustador...e seu amigo que tem snorkel nao deve ter instalado direito..pq eh impossivel entrar lama...a caixa de ar no paralamas tbm tem q ser vedada...

sayon
27/02/2008, 02:50
Alguem aqui ja tirou o silencioso principal ou deixou o escapamento livre de uma pajero 3500??? queria saber do barulho..

Paulo_CW
27/02/2008, 08:20
Quanto a vedação da caixa do filtro eu tbm achava q as presilhas davam pouca pressão... solução... comprei um novo fitilho de borracha esponjosa ($1,50 o ml em qquer casa do borracheiro de tua city) e pra garantir mais ainda...dobrei um pouco mais as presilhas pra maior pressão... ficou 100%....

Paulo_CW
03/03/2008, 09:16
APROVADO!!!
Após um fds de muita lama na trilha, ficou comprovada a eficiência do *1/2" snorkel* que montei na viatura...:concordo:
Como vcs podem comprovar nas fotos, a unica parte q sobrou limpa foi a ponta da tubulação... não entrou nada de água no filtro... e olha que abusei da água e lama:-P
Bom... segue a receita aos q acharam a idéia boa e podem tirar o mesmo proveito q eu...
Tubo de 3"($10,00 com curva feita)
tubo de borracha do gol 1.8 ($20,00 no ferro velho)
Luva de PVC 75mm ($2,10 p/ fazer conexão do tubo de borracha c/ a cx do filtro)
Pedaços de ferro chato #3mm para suporte do tubo metálico (aproveita-se parafuso do alternador e da parede corta fogo do motor)
(Obs: as peças originais não são usadas...é só guardar e se aproveitam os furos existentes no carro)
Valeu...

n0gs
03/03/2008, 11:10
APROVADO!!!
Após um fds de muita lama na trilha, ficou comprovada a eficiência do *1/2" snorkel* que montei na viatura...:concordo:
Como vcs podem comprovar nas fotos, a unica parte q sobrou limpa foi a ponta da tubulação... não entrou nada de água no filtro... e olha que abusei da água e lama:-P
Bom... segue a receita aos q acharam a idéia boa e podem tirar o mesmo proveito q eu...
Tubo de 3"($10,00 com curva feita)
tubo de borracha do gol 1.8 ($20,00 no ferro velho)
Luva de PVC 75mm ($2,10 p/ fazer conexão do tubo de borracha c/ a cx do filtro)
Pedaços de ferro chato #3mm para suporte do tubo metálico (aproveita-se parafuso do alternador e da parede corta fogo do motor)
(Obs: as peças originais não são usadas...é só guardar e se aproveitam os furos existentes no carro)
Valeu...

opa... muito bom essa sua solução hein... atende muito bem e é bem barato... parabens...
eu tenho que dar uma revisada no meu snorkel, ele não está 100% vedado, to criando coragem pra tirar ele... hehehe...

ABS

Paulo_CW
04/03/2008, 08:32
É impressionante a quantidade de lama q vai pro motor durante as trilhas....

Alguém já fez algum tipo de proteção de chapa na parte de baixo do motor para tentar evitar que a lama bata no ventilador e lambuze o motor inteiro....

Paulo_CW
10/03/2008, 08:25
Bom.... esta concluido projeto dos parachoques... este fds eu instalei o traseiro.:concordo:
Agora estou partindo para a proteção do tanque e um peito de aço se se prolongue p/ debaixo do motor a fim de evitar a lama pra dentro do cofre do mesmo...
Veja aí q acharam dos parchoques....ficaram reluzentes na viatura suja

Paulo_CW
12/03/2008, 11:27
Pessoal...
Estou tentado a fazer um Body-Lift na Pajero... alguém de vcs já fez, tem comentários a respeito ou então conhece algum kit pronto...
Valeu

Paulo_CW
31/03/2008, 10:35
Bom... devido a grande falta de opções de acessórios no mercado para nossas Pajeros, segue mais uma criação, qual considero ser fundamental pra quem faz trilhas....

beetle
17/04/2008, 09:29
Paulo,
Comprei uma Pajero 97, e achei muito bacana tudo q vc fez na sua, os parachoques ficaram muito bonitos mesmo e tbm esse protetor de tanque.
Eu pretendo fazer algumas trilhas com a minha Pajero, nada muito radical mas gostaria de equipar ela assim como vc fez.
Alguém sabe me dizer quem fabrica acessórios para Pajero?

Paulo_CW
18/04/2008, 08:05
Beetle...
Taí pq eu fiz tudo.... quase num tem quem faça acessórios pra Pajero...
Por indicação do pessoal daqui só encontrei a "Leles" em BH -> foi de quem me inspirei no parachoque diant. o traseiro q fiz é bem diferente do deles...

beetle
18/04/2008, 09:25
Olhei um monte as fotos aqui do tópico, mas tinha passado desapercebido o teu snorkel, SOLUÇÃO LEGAL.

beetle
28/04/2008, 16:50
Paulo,
Vamos negociar aí uma dessas proteções que vc fez pro tanque??? A original da minha esta um lixo.

Paulo_CW
29/04/2008, 09:08
Paulo,
Vamos negociar aí uma dessas proteções que vc fez pro tanque??? A original da minha esta um lixo.

Te mandei uma MP...

buchmann
29/04/2008, 13:54
ei Paulo.. a sua pajero não veio com o protetor do tanque??? ou vc trocou por achar ele meio fraco para o uso off-road???
pergunto isso pois acho o meu protetor super bom.. vlw

de todos os modos o seu ficou show.. gostei do 4x4 escrito atráz.. :)

Paulo_CW
29/04/2008, 14:06
ei Paulo.. a sua pajero não veio com o protetor do tanque??? ou vc trocou por achar ele meio fraco para o uso off-road???
pergunto isso pois acho o meu protetor super bom.. vlw

de todos os modos o seu ficou show.. gostei do 4x4 escrito atráz.. :)

Veio sim, mas o protetor original é feito de chapa muito fina, amassa junto com o tanque nas erosões, como meu uso é pra trilhas, preciso de coisa boa pq a primeira erosão q me enfiei já enrosquei a original.... entaum resolvi fazer uma caprichada.... sem erro agora... até já estou negociando uma ae....:D

Paulo_CW
06/05/2008, 07:30
Mais uma coisinha q bolei...
Percebi q algumas Pajeros, geralmente as modelos acima de 98 tem uma continuação do peito de aço...(não sei se é original)
Bom a minha e a grande maioria não tem, então fiz esta chapa... não com a intenção de proteção contra pancadas (claro q ajuda), mas sim pra evitar um pouco de lama no cofre do motor, na última aventura comprovei q funciona bem a ídeia pois por baixo fecha bem as frestas inclusive junto da balança da viatura....

catatau
06/05/2008, 09:08
Mais uma coisinha q bolei...
Percebi q algumas Pajeros, geralmente as modelos acima de 98 tem uma continuação do peito de aço...(não sei se é original)
Bom a minha e a grande maioria não tem, então fiz esta chapa... não com a intenção de proteção contra pancadas (claro q ajuda), mas sim pra evitar um pouco de lama no cofre do motor, na última aventura comprovei q funciona bem a ídeia pois por baixo fecha bem as frestas inclusive junto da balança da viatura....

Paulo, gostei da proteção que você bolou... é dez.......
Você me vende uma ? Se positivo qual é o preço.... se combinarmos posso pegar e pagar na Fenajeep.....:concordo:

Paulo_CW
06/05/2008, 09:20
Catatau....
Respondi via MP

n0gs
06/05/2008, 09:29
Mais uma coisinha q bolei...
Percebi q algumas Pajeros, geralmente as modelos acima de 98 tem uma continuação do peito de aço...(não sei se é original)
Bom a minha e a grande maioria não tem, então fiz esta chapa... não com a intenção de proteção contra pancadas (claro q ajuda), mas sim pra evitar um pouco de lama no cofre do motor, na última aventura comprovei q funciona bem a ídeia pois por baixo fecha bem as frestas inclusive junto da balança da viatura....

parabens Paulo, ficou excelente!!!

catatau
06/05/2008, 10:12
Catatau....
Respondi via MP


Paulo, não consegui abrir a MP..... :cry: você pode me responder por e-mail :razz: matias@mgalink.com.br ou msn a-matias@mgalink.com.br


opa, já conegui ler a MP... te mandei um e-mail.....

beetle
07/05/2008, 11:58
Paulo,
Além da proteção para o tanque q negociamos e estou na espera, da pra por no pacote essa chapa nova q vc fez pra fechar a parte debaixo do motor por um precinho camarada pra cliente já :D:D:D.

Paulo_CW
07/05/2008, 14:06
Paulo,
Além da proteção para o tanque q negociamos e estou na espera, da pra por no pacote essa chapa nova q vc fez pra fechar a parte debaixo do motor por um precinho camarada pra cliente já :D:D:D.
Fala Beetle...
Tua proteção de tanque tá indo pra pintura...fazemos um promocional p/ o conjunto sim... veja q vc quer fazer e mande um e-mail q daí envio junto e vc paga menos frete ok......

beetle
07/05/2008, 15:48
Fala Beetle...
Tua proteção de tanque tá indo pra pintura...fazemos um promocional p/ o conjunto sim... veja q vc quer fazer e mande um e-mail q daí envio junto e vc paga menos frete ok......
Valeu aí Paulo.
Te enviei uma MP.

beetle
21/05/2008, 07:35
Paulo,
Recebi as proteções ontem da transportadora e já instalei, FICOU MUITO BOM mesmo :-D:-D:-D, a unica coisa q deu errado foi que espanou um prarfuso na hora de colocar a proteção do diferencial, agora tenho de mandar abrir uma rosca maior, a proteção de tanque além de útil, deixou um visual legal.
Valeu mesmo pelos produtos e pela sua atenção.

Ahhh ia esquecendo!!! Agradeço pelos adesivos e já estou fazendo propaganda de você por aqui:concordo:

Paulo_CW
21/05/2008, 09:20
Paulo,
Recebi as proteções ontem da transportadora e já instalei, FICOU MUITO BOM mesmo :-D:-D:-D, a unica coisa q deu errado foi que espanou um prarfuso na hora de colocar a proteção do diferencial, agora tenho de mandar abrir uma rosca maior, a proteção de tanque além de útil, deixou um visual legal.
Valeu mesmo pelos produtos e pela sua atenção.

Ahhh ia esquecendo!!! Agradeço pelos adesivos e já estou fazendo propaganda de você por aqui:concordo:
Q bom q gostou beetle, agora é so por a tua Pajero no barro e depois postar umas fotos lá no tópico das trilhas....

beetle
12/08/2008, 15:58
Paulo,
Vou estar no fds em Curitiba, quem sabe a gente pode marcar uma trilhasinha aí se não for nada muito radical.
Também gostaria de dar uma olhada pessoalmente nos parachoques q vc esta fabricando, quem sabe fazemos alguma coisa.
Até mais

Paulo_CW
13/08/2008, 08:05
Falaaa Betle...
Estamos até marcando alguma coisa para sabadão...
Quanto a ver de perto os parachoques q estou fazendo.... tbm não tem erro, enquanto isso dá uma olhada no www.xtreme4x4.com.br (http://www.xtreme4x4.com.br) q tem outras fotos deles agora... depois te mando uma MP com meu fone e a gente combina OK. Valew

sayon
13/08/2008, 13:32
paulo vc consegue fazer parachoques de chapa nao de tubo? alguem aqui do forum tem um modelo de parachoques muito bom com o guincho dentro do proprio parachoque..

Paulo_CW
15/08/2008, 10:18
Sayon,
Por enquanto só tubular... aqui no sul as trilhas são com muita lama e poucas erosões... o pessoal prefere tubular pois não acumula barro internamente e pela facilidade da limpeza... mas conheço estes parachoques de chapa e tbm acho bacana...

mauarj
08/10/2008, 14:54
Sayon,
Por enquanto só tubular... aqui no sul as trilhas são com muita lama e poucas erosões... o pessoal prefere tubular pois não acumula barro internamente e pela facilidade da limpeza... mas conheço estes parachoques de chapa e tbm acho bacana...
Fala ae companheiro de mitsubichi, ficaram muito legal teus para-choques e as proteções, é uma pena que não tenha nada para TR4, abs.

Paulo_CW
10/10/2008, 07:50
Ae Mauarj... Valeu pela consideração....
Respondi sua MP

n0gs
21/06/2010, 11:59
E ae Paulo,

detonei meus parachoques, estão um caco... andei olhando por aí e são muito caros... tens alguma solução para uma pajerinho V6 3000 98?

ABS!

Marcio Medina
21/06/2010, 12:54
paulo vc consegue fazer parachoques de chapa nao de tubo? alguem aqui do forum tem um modelo de parachoques muito bom com o guincho dentro do proprio parachoque..

Eae, Sayon.

Tenho na minha TR4 esse parachoque em chapa com guincho embutido. É da Four Wheel. Eles fazem pra Full, Savana e mais uma penca de modelos de 4x4.

Essas são as fotos da minha TR com esse parachoque: http://picasaweb.google.com.br/cdvonline/PajeroTR4#

No site da Four Wheel tem fotos de mtos outros carros tb.

Abs,

Cesio137
14/03/2011, 18:49
Paulo, onde vc comprou o arb pra sua pajero?!?

To querendo por a minha na trilha, ja que o que pagam por ela é um absurdo!!!
tenho um samurai, sera que eu consigo o mesmo desempenho que ele em trilhas medias/pesadas?!?! po, to numa duvida cruel, tenho que vender um dos dois, nao sei se fico com a desenvoltuda do samuca na triha ou com o conforto do pajero!!!!
me ajuda ae, vc que ja fez trilha com os dois!!!!

abraço,

Paulo_CW
14/03/2011, 19:41
Paulo, onde vc comprou o arb pra sua pajero?!?

To querendo por a minha na trilha, ja que o que pagam por ela é um absurdo!!!
tenho um samurai, sera que eu consigo o mesmo desempenho que ele em trilhas medias/pesadas?!?! po, to numa duvida cruel, tenho que vender um dos dois, nao sei se fico com a desenvoltuda do samuca na triha ou com o conforto do pajero!!!!
me ajuda ae, vc que ja fez trilha com os dois!!!!

abraço,

Bom... como vc viu.... saí d um Samurai para a Pajero...nem falar, Pajero na trilha vai muito bem, acompanha troller, band...etc... claro q em condições de preparação semelhantes.... e muitas vezes supera esas viaturas....
Por aqui... a migração para as Pajeros é muito grande... basta ver a quantidade delas na transparaná e transSC.... trilha e conforto....
Não sinto falta do Samurai não, e obviamente tem de saber q existem muitas situações em q uma viatura se da melhor q a outra...
Comprei o ARB com o samukanvas aqui do forum...

Cesio137
14/03/2011, 21:20
To quase convencido!!!! se o bloqueio fosse um pouco mais barato...!!! acho que nao vale a pena um kaiser no meu caso que o carro vai ser usado tambem na rua, e a diferença no preço nem é tao grande olhando o beneficio do arb!!!
o guincho de 12k puxa bem o carro, ou devo partir pra ignorancia de um 15k ou 16k?!!?

Paulo_CW
15/03/2011, 07:09
To quase convencido!!!! se o bloqueio fosse um pouco mais barato...!!! acho que nao vale a pena um kaiser no meu caso que o carro vai ser usado tambem na rua, e a diferença no preço nem é tao grande olhando o beneficio do arb!!!
o guincho de 12k puxa bem o carro, ou devo partir pra ignorancia de um 15k ou 16k?!!?
kkkk.... vai fundo q não tem como se arrepender...
Veja.... bloqueio é muito bom na trilha, mas certamente é a última coisa a ser instalada... primeiro coloca um prot. de tanque um prot. de carter e dif. guincho etc.... quando vc estiver acostumado com a viatura e dependendo dos tipos de trilha vc instala o bloqueio.... pois lembre-se q ele não resolve tudo.
Um bom guincho 12k tá muito bom para a Pajero, acho q ele é o ideal.... vai lembrando q isso é peso extra em trilha né...

patto
15/03/2011, 12:08
Paulo_CW e Cesio137,

me intromentendo um pouquinho na conversa de vcs...

Eu tenho uma TR4 e coloquei bloqueio kaiser...sim, dá para usá-lo no dia a dia tranquilamente...minha TR4 é meu único carro...eu fiz, nesta ordem: remapeamento de ECU, lift 2", amortecedores de alta performance e proteções inferiores, bloqueio kaiser, pneus maiores e AT e, por fim, snorkel...

O mais importante é a tranquilidade, então, antes de mais nada, proteções inferiores, depois pode partir pro bloqueio e demais preparações, inclusive porque o bloqueio é uma forma de tranquilidade, já que você evitará situações de "X", além de forçar menos o carro ao passar por alguns obstáculos...

abs

Paulo_CW
15/03/2011, 13:54
Fala Patto....
A questão de bloqueios é uma eterna complicação.... eu particularmente tenho como opinião q bloqueio TEM de ser selecionável... claro q até já cheguei a pensar nos Kaiser por falta de opção e dou os parabéns a eles por desenvolverem produtos para diversas viaturas as quais não existiam opções.... diga-se as Mits....hehehehe
Eh q já escutei tanto e já presenciei os problemas, já vi no mecânico o Kaiser de land moido.... q quando foi a hora de instalar na minha fiquei com o pé atras.... mas tbm sei q eles melhoraram.... porém ainda fica aquela pulguinha.
Outra q é fato de fato... é q kaiser se da bem nos bloqueios de viaturas mais leves.... quem tem viaturas mais pesadas, trollers, band, land, Paj... continuam reclamando dos estalos...
Mas em fim é uma opção sem dúvida... e a credibilidade deles tbm é boa... mas pelo preço, eu acho q não vale.

Cleberr
15/03/2011, 13:57
Pessoal, boa tarde.
Alguem ja mediu o consumo da Pajerinho V6 3P na trilha ? uma média OK,
não precisa ser numeros exatos até porque cada um tem uma forma diferente de pilotar. A minha é automatica.
Esta informação é importante para saber quanto podemos rodar até precisar encher o tanque novamente.

Abraços,

Cesio137
15/03/2011, 14:14
Paulo_CW e Cesio137,

me intromentendo um pouquinho na conversa de vcs...

Eu tenho uma TR4 e coloquei bloqueio kaiser...sim, dá para usá-lo no dia a dia tranquilamente...minha TR4 é meu único carro...eu fiz, nesta ordem: remapeamento de ECU, lift 2", amortecedores de alta performance e proteções inferiores, bloqueio kaiser, pneus maiores e AT e, por fim, snorkel...

O mais importante é a tranquilidade, então, antes de mais nada, proteções inferiores, depois pode partir pro bloqueio e demais preparações, inclusive porque o bloqueio é uma forma de tranquilidade, já que você evitará situações de "X", além de forçar menos o carro ao passar por alguns obstáculos...

abs

As proteções ja estao todas programadas, inclusive, em breve vou virar fregues do Paulo heheheh!!!

Tenho um lockright no samurai e fico com receio do kaiser agir da mesma forma, ficar com uma folga monstro e dar trancos, os estalos eu nem ligo, mas o samurai quanto tem que fazer uma curva acelerando no asfalto ele sai quicando ou cantando pneu, nao quero a pajero assim!!!!

Quero equipar com tudo logo para nao dar trabalho nas trilhas, ja que pra tirar ela dos enroscos nao é facil. Por aqui os pajeros ainda tem o carinhoso apelido de bigorna na trilha!!! Por isso so saio pra trilha quando tiver com o bloqueio (quem sabe nos dois eixos), o guincho, e pneus.

O samuai é muito guerreiro (sem trocadilho) vou ficar com pena de vende-lo!!!!mas.....

Paulo, suas dicas estao me ajudando demais!! valeu!!!

abraço,

Paulo_CW
15/03/2011, 15:39
Tenho um lockright no samurai e fico com receio do kaiser agir da mesma forma, ficar com uma folga monstro e dar trancos, os estalos eu nem ligo, mas o samurai quanto tem que fazer uma curva acelerando no asfalto ele sai quicando ou cantando pneu, nao quero a pajero assim!!!!
abraço,

Dos arrastos não adianta, não tem como escapar nos automáticos.... por isso a preferência pelo selecionável.... e pra mim, melhor ainda se via cabo.

KKKK.... essa da bigorna foi forte.... vc sabe q aqui na minha região... o pessoal já encarou a realidade de ver pajeros na trilha.... e te digo o seguinte... eu NÃO gosto de pajero, nem troller, nem band, nem land, nem samurai... etc.... EU GOSTO DE TRILHA.... e a viatura que atender aquilo que faço é a q uso.... e por enquanto, a Pajero me leva onde quero ir... e arasta mais alguns.....kkkkk:odedo:.....
Eu fui um dos primeiros aqui de Curitiba com Pajero.... hj ta cheio de gente metendo elas no mato pq viram q o trem aguenta o tranco.

patto
15/03/2011, 16:22
de fato, se o bloqueio estiver tracionando, especialmente andando na cidade, não tem como, sai cantando pneu mesmo, dos automáticos, não tem como escapar disso.

eu também prefiro os selecionáveis, inclusive meu sonho de consumo é o E-Locker da Eaton, mas não existe para Mits...então, o trem foi remediar com o kaiser.

os estalos são poucos e raros...depende também mto de quem e como dirige...meu irmao, que não está acostumado, rodou 300km com os estalos na orelha e precisou de mais um tanque de combustível (álcool) para fazer estes 300km...ele não está acostumado nem com o bloqueio e nem com carro AT...ele tem uma ranger 3.0 TD PowerStroke

enfim, usamos o que temos e podemos...hehehehe

abs

Paulo_CW
15/03/2011, 16:42
enfim, usamos o que temos e podemos...hehehehe

abs
Com certeza.... se eu não tivesse tido a oportunidade do ARB... iria de Kaiser sem dúvida, pois somos orfãos de bloqueios... e minha viatura é só p/ trilhas, ou seja pra mim não faria tanta diferença os estalos.
Acho super elogiável a atitude da Kaiser q sem dúvida é uma grande empresa em atender as Mits q cada vez mais estão presentes nas trilhas por aí.... já até cheguei a abrir tópico aqui comentando isso...
Apesar q não gosto de Kaiser.... só Skol.....kkkkkkk

Cesio137
15/03/2011, 19:06
Po, ja to ficando no estagio de nao ver a hora de por a bichinha na lama....!!!!!heheh

Paulo vc teve alguma dificuldade para definir o modelo do arb? entrei em contato com um revendedor e ele me pediu numero e modelo do dif., numero do chassi!!! ja to ate com medo de comprar errado!!!! pelo que vi no site da arb seria o RD154. qual vc usa?
foi tranquila a negiciação com o samukanvas?!!?

Foi mal o monte de perguntas e a encheção, mas to querendo saber de tudo antes de fazer alguma besteira!!!

abração,

Paulo_CW
16/03/2011, 08:26
Po, ja to ficando no estagio de nao ver a hora de por a bichinha na lama....!!!!!heheh

Paulo vc teve alguma dificuldade para definir o modelo do arb? entrei em contato com um revendedor e ele me pediu numero e modelo do dif., numero do chassi!!! ja to ate com medo de comprar errado!!!! pelo que vi no site da arb seria o RD154. qual vc usa?
foi tranquila a negiciação com o samukanvas?!!?

Foi mal o monte de perguntas e a encheção, mas to querendo saber de tudo antes de fazer alguma besteira!!!

abração,

kkkk.....
Tem de ver qual é o teu diferencial.... para saber o modelo, ela e a 3.5, ou a 3.0....
Na minha, o modelo usado é o RD46, e quanto a negociação, foi tranquila....
Pô... bota pneu, arranca as ponteiras dos pc.... e bota o trem no barro velinho..... pare com isso de querer deixar a viatura pronta pra depois sujar......

patto
16/03/2011, 09:38
Apesar q não gosto de Kaiser.... só Skol.....kkkkkkk

É Paulo, esta também é uma eterna discussão...eu prefiro bhoemia ou original...mas, só tinha kaiser...e olha que nem deu dor de cabeça no dia seguinte...hahahahahaaha

na minha casa tem um barranquinho, uns 60cm de altura mais ou menos...tentava subir antes do bloqueio, nem de reduzida entrando "disguei" (45º) para não bater parachoque....depois do bloqueio, mesmo lugar passo de 4x2, nem precisa ligar a tração

abs

Cesio137
16/03/2011, 13:06
kkkk.....
Tem de ver qual é o teu diferencial.... para saber o modelo, ela e a 3.5, ou a 3.0....
Na minha, o modelo usado é o RD46, e quanto a negociação, foi tranquila....
Pô... bota pneu, arranca as ponteiras dos pc.... e bota o trem no barro velinho..... pare com isso de querer deixar a viatura pronta pra depois sujar......

A minha é 3.5.
vou desmontar e ver o numero de estrias, diametro do eixo etc pra nao ter erro!

E para de botar pilha errada que eu sou cabeça fraca!!! kkkkk

abraço,

raivil
16/03/2011, 14:16
Pessoal,

tenho uma pajero 3500 e estou precisando trocar os estribos originais. ja estão comecando a amassar devido as trilhas.

Alguem tem alguma sugestão/dica?

Vi comentarios sobre colocar uma chapa pra proteger a caixa de ar.

Gostaria de estribos que fiquem pra fora pra evitar de raspar a viatura em terrenos inclinados/apertados.

Att,

Ronaldo.

Paulo_CW
16/03/2011, 14:26
Olha os q fiz... tipo rock slider com barra q fica sob a caixa de ar...

raivil
16/03/2011, 14:35
Bacana.
é isso mesmo que eu quero.

So nao vai ter degrau pra subir no carro, mas é melhor que tem um estribo amassado e caindo aos pedaços.

Como eu consigo um desses? $$?

Eu cotei na 4WD Brasil e achei caro demais...

Paulo_CW
16/03/2011, 14:43
Então, este é o modelo q eu fabricava para vender.... tubos de parede 3,0mm e 2,25mm, bem reforçados para uso extremo mesmo.... mas hj em dia, infelismente não tenho mais tempo sobrando para me comprometer com a fabricação deles

raivil
16/03/2011, 14:47
Voce recomenda algum lugar que fabrique/venda?

Waldir Carlos
16/03/2011, 15:55
Olha os q fiz... tipo rock slider com barra q fica sob a caixa de ar...

Primoroso trabalho, Paulo! Parabéns. Na minha caduca, tenho o kit [PC+Skid Plate+Rocker Sliders] Four Wheel. Excelente projeto, mas preciso reconhecer. Os projetos by Paulo_CW são muito bons também.

As "proteções" under car são até mais prioritárias. Foi essa receita que procurei seguir. Aprovado.

:concordo::concordo:

[]s

Cleberr
16/03/2011, 16:17
Paulo, parabéns pelo trabalho, ficou muito harmonioso este seu conjunto.
Uma curiosidade, quando você trocou seu para-choque você desligou o seu Air-Bag ?
Abraços,

raivil
16/03/2011, 16:27
Falando em proteçoes, a minha pajero tem as proteçoes originais de tanque e peito de aço/skidplate.

Voces acham que elas sao suficientemente robustas ou é melhor colocar umas mais resistentes?

Paulo_CW
16/03/2011, 17:32
Paulo, parabéns pelo trabalho, ficou muito harmonioso este seu conjunto.
Uma curiosidade, quando você trocou seu para-choque você desligou o seu Air-Bag ?
Abraços,
Valeu.... minha Pajero não tem air bag.... mas trocando os PCs... não tem necessidade de desligá-los não.... porém tenha conciência q eles não mais funcionaram como projetado.

Paulo_CW
16/03/2011, 17:37
Falando em proteçoes, a minha pajero tem as proteçoes originais de tanque e peito de aço/skidplate.

Voces acham que elas sao suficientemente robustas ou é melhor colocar umas mais resistentes?

Pode jogar eles no lixo.... e falo isso não pq vendo, sim pq uso a viatura de verdade em trilhas e o tanque da Pajero é o primeiro a sofrer numa trilha.... olha ae os q faço....
Tbm pode recorrer a Four whell conforme comentado pelo Waldir

beetle
16/03/2011, 22:43
:twisted:Tenho q dar meus 10cents de contribuição, mesmo não ganhando nada por iso.
Comprei acessórios do Paulo e posso dizer q são excelentes e de qualidade indiscutível, que são feitos por um jipeiro de verdade para outros jipeiros, ou seja não são acessórios q só servem para bonito, são realmente para colocar a viatura na trilha e ficam bunitinhos:concordo:
Sem brincadeira, os pcs, são insuperaveis e para trilhas, nada melhor q ser tubular para garantir robustez e facilidade de limpeza.
Olha q como o colega PATTO comentou, o Paulo bem q poderia abrir uma loja de acessórios pois já teria uma clientela aqui do forum.
Pena q esses elogios não valem descontos:rolleyes:.

Waldir Carlos
17/03/2011, 10:06
Esqueci de dizer. Outro dia, botei a caduca num enrosco. Nada radical, mas se não fossem as "proteções" by Paulo_CW, com certeza, eu teria prejuízo material. O tanque de combustível e o "tórax" do Pajerin, NÃO tomam conhecimento das encrencas. Aquela "latinha" original do tanque é muuuito frágil.

:dance::dance:

[]s

Cleberr
17/03/2011, 14:40
Paulo, parabéns, magnifico trabalho. Acho que ainda não vi nada com
tanto esmero e capricho.
Você está usando chapa de quantas mm para proteção do tanque ?
Abraços,

Paulo_CW
17/03/2011, 14:47
Paulo, parabéns, magnifico trabalho. Acho que ainda não vi nada com
tanto esmero e capricho.
Você está usando chapa de quantas mm para proteção do tanque ?
Abraços,
Valeu Cleberr
Uso chapa de 3,2... q é suficiente para muito tranco sem excesso de peso, pois o importante são as dobras que fazer o reforço.

Cesio137
17/03/2011, 20:48
o que sao essas marcas brancas na lateral!?!?!?

abraço,

Paulo_CW
18/03/2011, 06:50
kkkkk.... já me perguntaram isso em outro tópico.... são rebites usados para fechar os furos q ficam quando se tira aquelas carenagens.

dfleury
19/03/2011, 19:59
Pessoal,
Sou novo na comunidade dos Pajeristas, pois antes trilhava com os Suzuki's, um Samurai de uso exclusivo em trilhas que me deu muitas alegrias, mas mudanças são necessárias e acabei por comprar uma Pajerinho V6 3000 com kit gás.... hehehe trilha com conforto agora.

BOM... meu uso será exclusivo para trilhas e como ainda não tenho muito conhecimento da viatura, gostaria da opinião e com entários de todos os entendidos na preparação da viatura para q a mesma venha a ter um bom desempenho em trilhas médias/pesadas.

Já comprei um guincho Work 12K, e estou vendo os pneus q deverão ser pelo menos 70%off...
Me ajudem aí, q mais preciso fazer em se tratando de proteções, adaptações etc... precisarei tbm de snorkel né... alguma idéia.

Vi q tem alguns aqui que tem as Pajerinhos muito bem equipadas e até já salvei as fotos como fruto de inspiração.

Valeu... e conto com vocês.


Nobre forista,


Várias pesssoas já devem ter te perguntado, então peço desculpas pela repetição no questionamento, mas... vamos lá.
Observo que o Sr. utiliza sua viatura desde o final de 2007. Estou fazendo um up-grade de viatura (tenho uma F-75) e estou em dúvida entre uma Pajero V6 ou uma Grand Cherokee V8, e como o sr. não fica utilizando seu 4x4 para passear no shopping Barigui acho que poderá me responder com propriedade: após estes anos de diversão, como seu Pajero tem funcionado? Isto é, alguma falha mecânica mais grave (como cx de transferência, cambio, diferencial, etc...)? Após trilhas, apenas aquela checagem padrão de contaminação de óleos, engraxar pontos de lubrificação e conferência de fluídos, ou é preciso mais alguma verificação?
Enfim desculpa pela extensão do texto e parabéns pelo belo trabalho!

[]´s 4x4

David

Paulo_CW
20/03/2011, 10:09
David...
Valeu ae me lebrar do meu Samuca...deixe-me comentar q antes de comprar a Pajero eu pesquisei bem q viatura comprar e as cherokes sport e a V8 tbm eram minhas opçoes assim como troller gas. Bom, o Troller, eu desisti de tantas reclamações de câmbio e Diferenciais, e as cherokes puts, andei, gostei e pensei muito... desisti depois de pesquisas e tbm escutar 2 colegas, um q usava uma sport em trilha (hj tem Paj) e outro com uma V8 normal.... Bom, elas vão muitissimo bem, mas os problemas elétricos e eletrônicos principalmente são amargurantes... um dos colegas ficou mais de 30 dias parado por causa de um sensor.... e por aí vaí vai... além das dificuldades de encontrar peças.
Fui para a Pajero após conhecer o dono da primeira Paj. de trilha em Ctba... e depois de varias pesquisas, inclusive de foruns gringos fui em frente e tô até hj...tbm fui um dos primeiros equipar a viatura pro mato... pode acompanhar q verá q eram muitissimos poucos aqui no forum tbm... hj ja tem muitaaa Paj na trilha... e eu fui responsável por vários....kkkkk
Bom sobre a viatura... ja disse pra varios, gosto de trilha não de jipe x, xx,xxx... e a viatura q me atende naquilo q quero fazer... eu uso e nisso a Pajero me atende muito bem... vou em todas trilhas q quero e acompanho qquer viatura com equipamentos semelhantes.
Ter isso, tem seu custo, assim como qquer viatura... o custo dos gastos se equiparam muito com land, trollers etc. Quanto a problemas, claro q acontecem sim mas é uma viatura muito robusta e relativamente dificil de dar problemas sérios, principalmente suspensão, e mais ainda caixa e diferencial nunca vi nenhum detonado...mas claro vai de como vc usa e da preventiva....
Tbm vai de encontrar uma Pajero boa... tem quem pensa em comprar umas Pajs baratas pq vai por na trilha... depois ve a bomba q comprou e acaba gastando mais um saco de dinheiro pra arrumar... pois uma Paj boa tem seu preço.
Sobre o pós trilhas... sómente a manutenção normal de tempos em tempos... uma boa lavada em radiador, sist. freios, filtro de ar, sempre engraxar suas 11 graxeiras etc... nada fora do normal de cada trilha...
Acho q é isso... qualquer coisa é só perguntar

Pikachu
02/06/2011, 08:24
Sim... os parachoques são de minha fabricação tbm. Já até tentei terceirizar a fabricação devido a procura q tenho, mas daí já vira uma merda né.
Olha ae umas fotos:

Caraca Paulo, esse PC dianteiro (com os milhas) fico animal ! Parabéns !

Mas explica uma coisa: eu li em algum lugar aqui no fórum que não podia ter nada nos parachoques, tanto que tinha que embutir o guincho... Como fica esse seu modelo ? Não dá confusão com a polícia, ou essa info não é válida ?

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho !


Abraço,

Edu Nakiri

Pikachu
26/07/2011, 09:12
Só um comentário sobre os airbags da Pajero. Achei um manual de serviço da Pajerinho e os modelos com airbag não tem sensor no parachoque. Os modelos mais antigos (acho que até 97, não tenho certeza) tinham 3 sensores, sendo 2 deles nos PARALAMAS. Depois de 98, só existe um sensor e ele fica dentro do carro. Ele não é sensor de impacto, é de força G.

Então, pelo que eu entendi, não afeta muito a troca dos PC da viatura. Se der uma pancada bem dada, o sensor de força G que vai disparar os air bags...



Abraço !

Lin
18/08/2011, 00:17
Ola!

Amigos,
estou iniciando nova empreitada, preparando meu pajero gls 3.5 98 para trilha,
alguem pode ajudar indicar onde posso adquirir os protetores, estribos, base de guincho etc...

obrigado e Abracos,

Lin

Sem Loção
18/08/2011, 06:50
Ola!

Amigos,
estou iniciando nova empreitada, preparando meu pajero gls 3.5 98 para trilha,
alguem pode ajudar indicar onde posso adquirir os protetores, estribos, base de guincho etc...

obrigado e Abracos,

Lin

Olá,

além dos que o pessoal já falou, dá uma olhada com o Octávio, da Road Tech...fica em Campinas, produto de primeira, papo idem...ele mesmo tem uma Pajerão 5P toda arrumada, que vc vai ver lá na oficina...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/anunciantes/77883-road-tech-acessorios-especiais-protetores-rock-sliders-para-choques-bagageiros.html

Sds,

daniel [SL]

CesarMit
18/08/2011, 08:33
Ola!

Amigos,
estou iniciando nova empreitada, preparando meu pajero gls 3.5 98 para trilha,
alguem pode ajudar indicar onde posso adquirir os protetores, estribos, base de guincho etc...

obrigado e Abracos,

Lin

Primeiro de uma pesquisada áqui no forum que encontrará as indicações.
Mas se quer coisa boa, veja com o Paulo (que criou este tópico), quando equipei a minha Pajero, fiz com ele e posso afirmar q terá qualidade e robustez pra enfrentar qualquer trilha.

Lin
21/08/2011, 11:52
Ola! Amigos,

Obrigado pela informações e recomendações..

Sds,

Lin

superapple
04/01/2012, 06:29
Encontrei muitas informações interessantes aqui neste tópico.

Paulo, eu vi que usa rodas originais Pajero, certo? Como fez para pintar elas de preto? Elas não arranham fácil?

Abraço,
Mário

Paulo_CW
04/01/2012, 07:59
Encontrei muitas informações interessantes aqui neste tópico.

Paulo, eu vi que usa rodas originais Pajero, certo? Como fez para pintar elas de preto? Elas não arranham fácil?

Abraço,
Mário
Manda em qualquer lugar q trabalhe com rodas....
No meu caso q tenho compressor em casa... eu mesmo as lixei e pintei em preto fosco... quanto a riscos vai depender do serviço feito quanto do uso q vc da pra viatura.... no meu caso, trilhas..... claro q risca como qualquer roda... por isso a preferência pela tinta fosca...

superapple
04/01/2012, 08:14
Beleza, obrigado pela dica.

Cesio137
02/07/2012, 21:45
Alguem saberia me dizer como é o calço para mola traseira? estive olhando e o prato não é parafusado, não tem um lugar plano para colocar o calço. alguem que já tenha colocado poderia me ajudar?

Abraço,

Paulo_CW
03/07/2012, 06:55
Alguem saberia me dizer como é o calço para mola traseira? estive olhando e o prato não é parafusado, não tem um lugar plano para colocar o calço. alguem que já tenha colocado poderia me ajudar?

Abraço,

Basta tornear o calço com a altura desejada, soltar o amortecedor e colocar (obviamente na parte superior da mola)....

BRUNOZR30
22/11/2012, 14:22
Paulo blz
faz pouco tempo que tenho acesso ao site, a pouco tempo comprei uma pajero glx-b 3000 5portas e gostaria de levantar ela uma pouco não precissa ser mto não é um carro que vou usar tt para rua como para trilhas leves a media.
t+ adorei a sua.

RodrigoBan
03/07/2014, 23:39
Boa noite amigo, tenho uma pajero igual a sua, o que fez para tampar aqueles buracos na porta, paralamas e caixa de ar?

abraço e obrigado

Rodrigo


Olha os q fiz... tipo rock slider com barra q fica sob a caixa de ar...

Paulo_CW
04/07/2014, 07:33
Opa... São rebites de martelar, porém só colados com poxipol.

marcelog
24/07/2015, 10:56
Opa... São rebites de martelar, porém só colados com poxipol.

Fala Paulo! tudo certo?!
Muito interessante esse post, apesar de ter alguns aninhos...kkk
Ainda trabalha com as proteções da Pajero?
Abraço!

Paulo_CW
24/07/2015, 18:59
Fala Paulo! tudo certo?!
Muito interessante esse post, apesar de ter alguns aninhos...kkk
Ainda trabalha com as proteções da Pajero?
Abraço!
Ihhhh.... To sem tempo....

F1000TDI
17/09/2015, 21:09
Ihhhh.... To sem tempo....

Olá Paulo, sou de Curitiba, posso tirar umas dúvidas de Pajero contigo?
valeu!!!

Paulo_CW
18/09/2015, 19:34
Olá Paulo, sou de Curitiba, posso tirar umas dúvidas de Pajero contigo?
valeu!!!
diga lá... Não só eu como todos terão satisfação em te ajudar...

Jeepolas
17/10/2015, 11:38
diga lá... Não só eu como todos terão satisfação em te ajudar...

Caro Paulo, bom dia.

Já tentei contatá-lo tempos atrás quando ainda tinha outro nick, desde lá seu tempo é bem escasso..... (um bom sinal !!)

Paulo, sei que sua época de Pajerinho já ficou no passado, contudo, suas adaptações/alterações ainda despertam interesses tanto pela funcionalidade quanto pelo visual agressivo e harmônico dos parachoques.

Você sabe, é já passou por isso, cada ano que passa ficamos mais órfãos e com menos opções no mercado.....

Seria até uma utopia encomendar os parachoques com você hoje, né? (sério, ainda tenho muuuuito interesse !!)

Sendo assim, gostaria imensamente de te pedir um grande favor: Please, me passa os desenhos com as dimensões/diâmetros utilizadas para que eu possa "copiar" o desenho dos teus parachoques (dianteiro e traseiro).

Se preferir pode me mandar uma msg em private, faz 5 anos que a minha Pajerinho espera estes parachoques de natal !! rsrs.

Por favor Paulo, me dá uma força, ficarei imensamente agradecido.

Um grande abraço e parabéns pelas viaturas.

Guilherme.