Ver Versão Completa : Flutuante e Bloqueio
André Pereira
26/12/2007, 23:32
Prezados,
Quase concluídas as adaptações em meu engesa, preciso ainda, segundo o conselho dos mais experientes, adaptar um flutuante (parece que para preservar o semi-eixos e evitar acidentes. É isso mesmo?). Além disso (desejando usar o veículo em todas as condições: trilhas, asfalto, rodovias, etc...), fui aconselhado a instalar um bloqueio. Aí as dúvidas: instalar ou não flutuante? Qual (já me disseram que a qualidade dos existentes varia muito) Bloqueio? Qual (já me disseram que há algum comprometimento na dirigibilidade, fazendo com que o jipe fique meio "quadrado")?
Obrigado,
André
PS meu eixo traseiro é o original do fase II
André,
A prioridade de investimento é o flutuante, pois é questão de segurança... principalmente se vc está usando pneus à partir de 33".
No meu eu instalei o flutuante da Ensimec - TRex Bone - e aproveitei para colocar freios à disco no diferencial traseiro também. Lembrando que ter os semi-eixos flutuantes independe se vc tem ou não Bloqueio !!! Sem os semi-eixos flutuantes, se quebrar um semi-eixo traseiro do seu carro em movimento, a roda vai cair e dependendo da velocidade e onde vc estiver o estrago é grande :parede: :parede:
Como vc vai usá-lo não apenas em trilhas, aconselho colocar um Bloqueio do tipo selecionável, pois desta forma vc roda no dia-dia com o diferencial livre e bloqueia apenas quando estiver em situação de necessidade no uso off-road. O pessoal tem utilizado o Macrotorque (acionamento à cabo) e tem gostado deste bloqueio. Além deste tem um nacional com acionamento à ar (Micromaque ?? acho que é isso) ..... Se estiver sobrando $$$$ compre um ARB que tem acionamento a ar.
Se quiser partir para um automático, eu indicaria o Ensimec Full Lock Fase 4s que tem sua qualidade comprovada por vários usuários.
Aproveite para entrar no tópico abaixo e colocar os dados da sua viatura, pois estamos realizando um mapeamento de todos os Engesas que ainda estão rondando.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=516516#post516516
[]'s
guilhermeabreu
28/12/2007, 21:02
ANDRÉ
Endosso as palavras do GNECCHI , e acrecento muito pouco .
Com relação ao FLUTUANTE , é disparado uma NESCESSIDADE PRIMORDIAL para a sua segurança e de sua família , " ver o tópico PNEUS 33" OU MAIORES " de minha autoria .
Já com relação ao BLOQUEIO tb endosso as palavras do GNECCHI , e acressentaria somente o seguinte : Dependendo do seu uso , caso vc seja igual a mim , que ando muito pouco em trilhas , e uso o ENGESA para o trabalho tb , logo ando muito em asfalto a velocidade cruzeiro de 120/130 Km/h , DESACONSELHO a vc comprar o BLOQUEIO AUTOMÁTICO ENSIMEC FULL-LOCK IV ( QUE É UM EXCELENTE BLOQUEIO ) , MAS NÃO PARA SER USADO NESTAS VELOCIDADES , colocaria sim se eu andasse em velocidades mais baixas , porque irá comprometer a sua segurança na diribilidade em velocidades altas , acima de 110Km/h . REPITO : é um excelente bloqueio , já aprovado e comprovado pela maioria dos trilheiros , eu iria colocar um desses mas desisti , se um dia colocar , colocarei o MACROTORQUE selecionável a cabo , como o amigo GNECCHI explicou .
ABRAÇÃO
André Pereira
29/12/2007, 11:52
Prezado Guilherme,
Penso que o meu perfil de uso seja mesmo como o seu. No meu caso, quero que o engesa: 1) me atenda no dia a dia da cidade (trânsito urbano, portanto, daí a necessidade de ar condicionado) 2) Aceite bem nas rodovias 120/130 Km/h (isso ele já está conseguindo) 3) entre sem maiores dificuldades nas trilhas.
O que desejo, portanto, é isso mesmo: um bloqueio que não altere a dirigibilidade no asfalto rodovias, a 120/130), mas me dê segurança para sair das situações mais difícieis. Daí perguntar: além desse bloqueio que mencionou, algum outro atende a tais condições?
Grato
André
guilhermeabreu
29/12/2007, 12:29
CARO ANDRÉ
Reiterando as palavras do GNECCHI , além do MACROTORQUE que é selecionável a CABO , vc tem o ARB que é acionado a AR , mas muito mais caro além de vc ter que colocar um balão de ar .
O meu ENGESA " CORAÇÃO VALENTE " , realmente uso como vc , faço tudo com ele , na cidade então é uma tranquilidade , qdo vc vem e se vier rápido , os automóveis sobem até a calçada para dar passagem para a gente , DIGO : NÓS COM NOSSOS ENGESAS , ha ha ha ha ha ha , é de dar rizadas mesmos do medo que as pessoas tem , mas eu não faço ísto para provocar , é que o ENGESA é brutamontes mesmo , e por ele ser macio demais , balança um pouco aí as pessoas pensam que ele irá desgovernar , mas é só má impressão para eles , OS NORMAIS dos automóveis .
Qdo comprei minha capota de fibra , ela veio com um adesivo no vidro trazeiro com a seguinte frase : " NORMAL PEOPLE WORRY ME " , mas como sou fraco em línguas , inclusive o nosso portugues , perguntei a várias pessoas o que esta frase dizia e foi traduzida assim :" PESSOAS NORMAIS ME INCOMODAM " , Caiu bem para quem tem um ENGESÃO , SOMOS MEIO MALUCOS MESMO .
FernandoPedro
07/01/2008, 13:00
André:
Veja a foto em anexo, é isso que pode acontecer... Neste fds fiz uma viagem e o rolamento da roda foi pro saco, tentei levar a viatura até uma mecânica maos próxima, e aí aconteceu isso, sorte q eu estava no acostamento e bem devagar, isso evitou um grande acidente.
Aí vem minha pergunta... se eu tivesse o flutuante na viatura, isso não aconteceria?
Gnecchi:
Vc que já instalou na sua viatura, qual sua sugestão? Onde eu poderia instalar o flutuante, só na Rota4x4 ou tem outro lugar que posso fazer isso?
Abraços.
Aí vem minha pergunta... se eu tivesse o flutuante na viatura, isso não aconteceria?
Não teria acontecido!
Rapaz, que sorte você deu!
Alfredo Fonseca
07/01/2008, 13:55
Fernando, vc é um cara de sorte, pode crer!!!!!
Semi-eixos flutuantes foram o meu primeiro investimento na minha viatura, e estou certo que foi um bom investimento.
No meu caso eu mesmo que montei utilizando o kit da Ensimec, mais os cubos de toya que vc vai ter que comprar.
É muito simples de se montare vem até com manual, as opções são Ensimec ou Cimfel.
Abraços.
FernandoPedro
07/01/2008, 14:03
É pessoal:
Posso dizer que foi sorte mesmo.
Já estou fazendo uma correria pra ver isso.
Uma dúvida que surgiu... No site da Ensimec, apesar de fornecer o freio a disco traseiro, eles recomendam que se utilize à tambor, qual é a opinião de vocês?
Abraços.
Alfredo Fonseca
07/01/2008, 15:07
Negativo, acho que vc entendeu mal Fernando.....
Vc vai ter que instalar freios a discos traseiros, o kit Ensimec já vem com os suporte para as pinças de Kadette Gsi.
Os Gastos vão ficar aprox.
Kit Ensimec:R$ 1300,00
Manga/Cobos/Rolamentos e Prisioneiros de Toya: R$ 700,00
Pinças e Disco de freio:R$ 450,00
Mão de Obra: R$ ????
Mas pesquise bem para comprar as peças, pois vc consegue montar mais barato.
[]´s
FernandoPedro
07/01/2008, 21:49
Alfredo:
Valeu pela dica, tb acho isso, pesquisar pra gastar menos.
Cara, vc ainda não participou do tópico "Mapeamento de Engesas na Ativa (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35245)"? Tá ficando muito bom, entra lá e descreve os dados da sua viatura.
Abraços.
E aí Fernando... td certo?
Vai ter sorte assim lá .... :parede: ainda bem que vc estava esperto com velocidade baixa no acostamento.
Coloque o flutuante da Ensimec e fique tranquilo que é produto de primeira.
Quanto ao freio vc pode escolher entre manter o freio à tambor ou partir para os freios à disco.
Eu optei por colocar os freios à disco no eixo traseiro (disco rígido de Band com a pinça original do Engesa.. que é na realidade de Kombi) e mudei também o freio à disco original do eixo dianteiro, colocando disco ventilado de Band com pinças de Band tb.
O freio dianteiro sempre tem que ser superior ao freio traseiro (60% de eficiência no eixo dianteiro e 40% no traseiro).
Se eu fizesse esse up-grade hj utilizaria a pinça do Kadett na traseira, pois com esta pinça vc consegue manter o freio de mão funcionando.
Outra mudança que fiz no sistema de freio, foi colocar o conjunto de hidrovácuo + cilindro mestre da Blazer. Com esse conjunto posso lhe garantir que seu engesa vai parar melhor que muito carro de passeio !!! :concordo::concordo: experiência própria 8-)
[]'s
paulosotello
09/01/2008, 16:49
Então..
Flutuante nem precisa falar ...
coloca sem pensar ... sua vida depende disso...vai que da uma merda vc pode morrer ou acabar matando alguem por causa disso ..... eu comprei o meu na ROTA ... e gostei muito....
Ja o bloqueio, pro uso que vc quer dar ao jipe ... o bicho seria um air locker.... mas é uma grana .
[]s
FernandoPedro
09/01/2008, 21:59
Fala aí Paulo, blz?
Sou da mesma opinião, segurança em primeiro lugar.
O da Rota4x4 é da Enfer, é bom mesmo? Igual ou melhor do que o Ensimec?
Qual sua opinião?
Abraços.
André Pereira
17/01/2008, 12:23
Companheiros,
Vou colocar o ensimec. Onde posso achar melhores preços?
obrigado.
André
equipeminas4x4
19/01/2008, 10:39
cota com o Leo Valle aqui do fórum.
[]´s
cota com o Leo Valle aqui do fórum.
[]´s
X2
Pode procurar a vontade, só vai perder tempo, o Leo tem o melhor preço.
[]'s sem comissssaaaa
depois desse topico eu viajo num cagaço danado, assim que sobrar grana vou trocar pelos flutuantes.uma duvida, é só o traseiro né?e o leo tem aqui em belo horizonte a quanto?
equipeminas4x4
21/01/2008, 10:00
provavelmente ele vai encomendar da fábrica pra vc, não deve ter isso em estoque. Ele está em BH mesmo. O preço só com ele.
[]´s
André Pereira
24/01/2008, 22:21
Companheiros,
Alguém pode me indicar outros revendedores da Ensimec?
Obrigado
André,
Fale tb com o Rodrigo Fonseca da Garra 4x4.... mas já lhe adianto que o preço dele e do Marcel é praticamente o mesmo. O que pode mudar é apenas a condição de pagamento.
www.gara4x4.com.br (http://www.gara4x4.com.br)
[]'s
André Pereira
25/01/2008, 11:11
Mantive contato com Leovalle, mas não houve o retorno prometido, ainda. Por isso eu já estar à procura de outro fornecedor. Meu interesse é na aquisição de flutuante para um fase II.
FernandoPedro
25/01/2008, 22:55
André:
Eu solicitei à mais ou menos duas semanas, via site da Ensimec um orçamento do kit para o fase 1 e eles me responderam com o seguinte orçamento:
O kit ponta de eixo da ENSIMEC é composto por:
a) Duas pontas de eixo com dupla estria
b) Duas tampas estriadas ( terminais) para cubo
c) 12 parafusos Allen para fixar a tampa no cubo
d) dois flanges de adaptação de manga com o eixo
e) 16 parafusos M10 para fixação das mangas na flange
f) 8 parafusos Allen M12 para fixação da flange no eixo
g) dois suportes de retentor com retentor para o eixo
O valor q eles me passaram foi: 1.475,65 - valor para retira.
Além do kit, eles me passaram uma lista das peças que eu tenho que comprar para completar o conjunto:
h) dois cubos dianteiros de Toyota Bandeirante 1986 > 2000 ( que usa homocinetica)
i) duas mangas de eixo
j) dois retentores de cubo
k) dois rolamentos LM102949 /10
l) dois rolamentos JLM104948 /10
m) duas arruelas de encosto
n) quatro porcas sextavadas de manga
o) duas trava aranha
p) 12 prisioneiros de roda
q) sistema de freio completo
Na Rota4x4 o kit da Enfer sai por uns 1000,00
Fora isso, tem a mão de obra do meca.
Abraços.
Francesco Carbone
28/01/2008, 14:33
Galera, o Igor da Rota 4x4 tem bom preço para flutuante e ainda dá um peitinho para pagamento.....A turma toda anda com o conjunto da Enfer e nunca vi quebrar....e olha que tem uns "pé de anjo" que são uns demônios com as joinhas....Vale a pena consultar.....O meu vou instalar lá.....
Francesco Carbone
28/01/2008, 14:40
Só completando, o Igor da Rota ajudou a desenvolver os semi-eixos junto com a Enfer quanto a dureza do aço, torção, e resistência....Está mais que aprovado......
CARLOS SIQUEIRA
30/01/2008, 04:10
Comprei o meu também na ROTA. O Igor informou que o sistema desenvolvido junto com a ENFER diminuiu o numero de itens, principalmente parafusos, e com isto ficou mais fácil a instalação. Não esqueçam de encomendar o disco de freio e tornear o cubo de TOY, para permitir o encaixe entre ambos. Digo isto, devido a bronca do mecânico no final da montagem e por não ter perguntado ao Igor, e este ter esquecido de avisar-me.
[]'s e bom trampo !!!
Carlos Siqueira
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